“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities

Jéssica de Martins Sampaio, Adílio Renê Almeida Miranda, Flávio Terra Junho

Resumo


O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito.

 

Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade.

 
ABSTRACT

 

The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice.

 

Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.10.5

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