<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 8, p. 147-166, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.10.8 </line>
</par>
<par>
<line> "*studa e Entra": Uma Análise dos Dis*u*sos Contr*ri*s às Co**s Raciais em Un**ersidades </line>
<line> "S*udy and Get i*": An An*l*sis of Dis*ourses Again** Raci*l Quotas i* Uni*ersit*e* </line>
</par>
<par>
<line> Jéssic* de Martins Sampaio </line>
<line> M*st*e em Gestão Públ*** e Socieda*e pela Universi*ade Feder*l de Alfenas </line>
<line> *-mail: jessicamsa*pa*o@gmail.com </line>
<line> Adíl*o Renê Alm*id* Miranda </line>
<line> **utor em *dm*nistração p*l* *niversi*ade Federal de La*r*s </line>
<line> E-mail: ad*lioadm@yaho*.com.br </line>
<line> Flávio Terr* Jun*o </line>
<line> Mestre em Ad*ini*tr*ção P*blica pel* Un*v*rsidade F*der*l de Alfenas </line>
<line> E-m*il: flavio_junho@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End*reço: Jéssica de *a*t*n* Sa*paio </row>
<row> *ua V**ezuela, 300, apto 9*2, *ila P*nto, Vargin*a. MG. </row>
<row> CEP: 3**1*-530. Brasil. </row>
<row> Endereço: Adí*io Ren* A*meida Mir**d* </row>
<row> Rua *enezuel*, 300, apto 90*, *ila Pint*, Vargin*a. MG. </row>
<row> CEP: 37*10-53*. Brasil. </row>
<row> En*ereço: Fl*vio Te*ra Junho </row>
</column>
<column>
<row> E**tor-Chefe: *r. Tonny Kerley *e Al*n*ar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Artigo *e*ebido e* 09/06/20**. Últim* versão </row>
<row> recebida em 25/*6/2020. **rovado em 26/06/2020. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rua Ve*ezuela, 3*0, apto 902, Vila Pinto, Varg*nha. MG. </line>
<line> *v*liado pel* sistema T*ipl* R*vie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *EP: 37010-530. Brasil. </line>
<line> pe*o Editor-C*efe; * b) *ouble *lind Review </line>
<line> (avaliaç*o cega por d*is **aliado*es da á*ea). </line>
<line> Rev*s*o: Gra*atical, Normativa * de F*rmatação </line>
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<line> J. M. Sap*io, A. R. A. Miranda, F. T. *u**o </line>
<line> 1*8 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> O *ebate sobre * pol*tica de </line>
<line> cota* raciais é b*stante atual. Tal política po*e c*nt*ibuir </line>
<line> para </line>
</par>
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<line> diminuição </line>
<line> de des*guald*des *aciais; por outro lado, pode </line>
<line> *rovocar se*tim*nto de inj*stiça </line>
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<par>
<line> por parte da sociedade. N*sse conte**o, o presente trabalho buscou a*a**sa* os discu**os </line>
<line> c*nt*á**os à polít*ca de c*tas, prod*zidos em um v*d*o divul*ado em uma rede social e na *u* </line>
</par>
<par>
<line> s*ção de comen*ários. O corpus d* a**l*s* *onsiderou ta*to </line>
<line> os relatos do ví*eo, </line>
<line> *uant* os </line>
</par>
<par>
<line> comen*ários fei*os por p*ssoas que assistiram ou não ao vídeo, ma* *izeram algum co*entário </line>
<line> sobre ele ou sobr* o*tros com*ntários p*s*a*os na rede social sobre o vídeo. *s dados f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> analisados a parti* das con*r*buições teórico-metodol*gic*s </line>
<line> da Anális* Cr*tica do Dis*urso </line>
</par>
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<line> (ACD). Fo* possív*l *er**ber *u* p**sament*s e d*s**rso* </line>
<line> rac*s*as es*ão ai*da muito </line>
</par>
<par>
<line> pr*s**tes na s*cieda*e e pode* *e *anifestar *m diferentes meios, como n*s redes sociais, </line>
<line> contexto desta pes*uisa. Conclui-se que o racism*, através da criação de identidade* e valo*es </line>
<line> negativos para neg*os, expres*ou-s* nos di*c*rsos *nalisados, mostrando q** é ne*essário da* </line>
<line> continuidad* à discussão e luta contra este tipo de p**conceito. </line>
<line> Palavra*-chave: Cotas. Racismo. *recon*eito. Análise do Di*curso. Universidade. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *he deba*e ab*ut racial quotas polic*es is a v*ry current *atter. This *olic* may c*ntrib*te to </line>
<line> the decrease of ra*ial inequalities; o* th* other side, th*s may cause an injust*ce feeling a*ong </line>
<line> society. In *his context, th* following article **med to analyz* the discours*s against quotas </line>
<line> poli*i*s, prod*c*d in a video shared on a *ocial med*a platform and in i*s co*m**ts section. </line>
<line> The a*alyze'* corpus to*k into c*nsideration both the v*de* s*eec*es and the *omments about </line>
<line> it, *ad* by pe*ple who watc*ed *he vi*eo or not *ut *ade any kind of c**ment abo** it or </line>
</par>
<par>
<line> other com*e*ts posted o* the *oc**l media about the </line>
<line> *i*eo. The data were analyzed </line>
<line> * y t he </line>
</par>
<par>
<line> means o* the theoreti*al-metho*ological c*nt*ibu*ions f*om Critical D*scour*e Analysis </line>
<line> (CDA). It wa* poss*bl* to n*tice that ra*ists th*ught* a*d discourse* a*e s*i*l pre*ent in soc*ety </line>
</par>
<par>
<line> and mi*ht my sh*wed in dif*erent situations, like *n social </line>
<line> me*ia, which *s this research's </line>
</par>
<par>
<line> conte**. It was possi*le to con*lude that racism, through the creati*n of negati*e </line>
<line> iden**ti*s </line>
</par>
<par>
<line> and values fo* black p***le, was *xpresse* in </line>
<line> the analyzed di*cour*e*, showin* t*at *t </line>
<line> is </line>
</par>
<par>
<line> *eces*a*y to keep the discussion and figh* against this k**d of prejudice. </line>
<line> Ke*words: Quota*. Rac*smo. Pr**u*ice. Discou*se. Analys*s. University. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-*66, o*t. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> "**tuda e E*tra": Uma A*álise *os Discursos Contrários às Cot*s Raci**s em Univers*dades </line>
<line> *4* </line>
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<par>
<line> * *N*R*DUÇÃ* </line>
</par>
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<line> A *tiliz*ção da difer*nça *ac**l entre as p*ssoas como justificativa para *is*ri*inação </line>
</par>
<par>
<line> é algo presente na soc*edade brasi*eira há séculos. Mesmo *p*s d*cad*s </line>
<line> de lutas, </line>
<line> a*nd* </line>
</par>
<par>
<line> per*i**em pensamento* e*cravocratas e racis*as, </line>
<line> que dificultam a i*te*r*ção do </line>
<line> n*gro *a </line>
</par>
<par>
<line> socieda**, pr*n*ipalmente *a* questões voltada* par* * ***balho e *ducação. Além disso, as </line>
</par>
<par>
<line> o*ortunidades para negros são menores e* *elação aos **o *egros. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo da*os *o IB*E (**14), 53,6% *a *opulaç** do país era *egra (preta ou </line>
<line> parda), po*ém apenas 1*,*% es*a*am n* parcela dos mais r*cos do paí*. Em 20*6, 12,8% das </line>
</par>
<par>
<line> pes**as </line>
<line> negras en*re 18 e 24 </line>
<line> ano* frequenta*am o *ns*n* su*erior, enquanto **e </line>
<line> *ste </line>
</par>
<par>
<line> percentua* e** de 26,5% p*ra a p*pul*ção bra*ca (IB**, 2*16). Tais dis**ridad** podem ser </line>
<line> explicada*, em part*s, p*las dific*ldades enfrent*das pelos n*gros no mome*t* de *ntr*r ou </line>
<line> perm*nece* na escola, com* *e**altam S*lvato e Souza (2008), *o indi*are* que a educa*ão é </line>
<line> al*o *ir**amen*e relacionado à renda * vic*-versa. </line>
<line> A desigu*l*ade *iven**ada por neg*os se m**ifes**, também, n*s *el*ç*es sociais por </line>
<line> meio d* preconceito e di**r*mina*ão. *eve* e L*ma (2007) obse*va* qu*, nas úl*ima* </line>
<line> **cadas, o p*econceito *aci*l no Brasil se mostrou mais velado, porém gerand* cons*quências </line>
<line> para os negros, just*ficando, assim, que a ga*antia de direitos bás*cos não é *ma solução que </line>
</par>
<par>
<line> vai *ir**o ao pro*l*ma, </line>
<line> sen*o neces*ária a cr*aç*o *e *utro* meios pa*a di*i*uir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *iscriminação (NE*ES; LIMA, 2007). Ne*se co**exto, **r*e a d**cussão </line>
<line> *c*rca das *ções </line>
</par>
<par>
<line> afirmativa* no *ras*l, </line>
<line> v*ltad*s p*ra a questão racial (DOMINGUES, 20*5), as **a*s estão </line>
</par>
<par>
<line> dentro d* c*mpo </line>
<line> das Po**ticas Públicas d* </line>
<line> promoção da </line>
<line> *gualdade racia*. *al </line>
<line> disc*ss*o </line>
</par>
<par>
<line> *nglo*a, dentr* vá*i*s outro* temas, o preconcei*o e a dis**iminaç** raci*l nos meios *o*íticos </line>
<line> e *cadêmicos. </line>
<line> *a perspec*iv* de tentar *inimiza* as de*i*u*ldades h*stóricas e *romo*er a igualdade </line>
<line> racial, cria-se u* mecanismo d* aç*o af*rma*iva, que sã* as cot*s rac*ais, principalmente no </line>
<line> meio acadêm*c*, político e no *ercado de trabal*o (DOMI**UES, 2*05). </line>
<line> Considerand* um h*stóri** de 10 anos desde a a*oçã* de cota* *or parte de a*gumas </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsidades bras*l*iras, foi som*nte *m ** de agost* de 2012 que foi ins*ituída a Le* nº </line>
</par>
<par>
<line> 12.*11 (*RAS*L, 2012). Assim, a*esa* *e as *otas serem um as*unto fu*dame*tado e* u** </line>
<line> discussão sobre desigualdades histórica*, tomaram f*rça no Br*sil a*enas no in*c*o do *éculo </line>
<line> XXI. *as o deb*te *obre * *olí*ica de cotas *inda * co**truíd* p*r pontos d* vi*ta diferentes, </line>
<line> muitas vezes opostos. </line>
<line> Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 17, n. *0, *rt. 8, p. *47-166, out. 2020 www4.*sanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
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<line> J. *. Sap**o, *. R. A. Miranda, F. T. Ju**o </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
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<line> A negaçã* *a *ec*s*idade da *xis*ê*cia *e cot*s ainda é *uito p*esente na sociedade </line>
<line> b*asileira, como *pontam N*ves e Lima (200*), ao realiz*rem pesq*isas em **iversidades, </line>
</par>
<par>
<line> qu* tiv*ram como re*ultado maior qua*tidade de pe*soas q** não apoiavam </line>
<line> as cotas; </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> Camino et al. (2014), </line>
<line> ao analisarem o* *eper*óri*s di*cursivos de estudantes univ*rsitá*ios </line>
</par>
<par>
<line> sobre cotas, identificaram fort* opo*iç*o às *ota*. </line>
<line> Não rest*ito ao âmbito aca**mico, ***s discu*sos estão em d**er*ntes âmbito* da </line>
<line> sociedad*, como as redes so*iais que, de mane*ra geral, po*sibi*itam a manifes*ação de vá*ios </line>
</par>
<par>
<line> *iscursos e p*rmitindo </line>
<line> o *nonimato, geran*o um ambi*nte *ropício à dissemina*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*cu**os, *uitas v*ze* não aceitos s*cia*mente, como manifes**ções de racismo. </line>
<line> Ness* co*texto, o presente trabal*o busc*u analis*r o* discursos con*rá*ios à política </line>
<line> de cotas, produzid*s em um *íde* d*vulg**o em um* r*de *ocial, e os re**ectivos </line>
</par>
<par>
<line> comentários *ob*e ele. A escolha dos com*n*ários contrários apo**-s* </line>
<line> n* noção de q** o </line>
</par>
<par>
<line> raci*mo é manifesta*o, n* maioria *as vezes, em *itua*ões onde existem </line>
<line> ações que </line>
</par>
<par>
<line> beneficiam um grupo histori*am*nte d*minad* e *xcluído (*UI*ARÃES, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> A relev*ncia da **scussão apresen*a*a no ví*eo está no fat* de que, segu*do dad*s da </line>
</par>
<par>
<line> FUVE*T (2015), em 2015, 2089 </line>
<line> *egr*s *e m*tricularam *a *SP, repre*entando 17,43% de </line>
</par>
<par>
<line> todos *s alunos matriculados, </line>
<line> u* nú*ero *in*a baixo, con*iderando-*e </line>
<line> que *ais </line>
<line> metade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o br*sileira é negra. Alé* de*sa discus*ão *minente, o conteúdo do víde*, devid* à </line>
<line> polêmica gerada e à proporção do n*mero de visual*z*çõ*s (mais de meio mil*ão *té março </line>
<line> d* 20*5), também foi ob*eto d* *m* *atéria do jornal "O Globo"i, de *0 de março de 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Considerando a importância do *at*rial e </line>
<line> bu*cando atingir aos </line>
<line> objetivos pro*ostos, </line>
</par>
<par>
<line> f*ram *elecio**dos *erca de d*i* mil com*nt*rio*, além das fa*as do ví*e*. Po*ter*ormente, </line>
<line> tais fal*s e comentários *oram filtrados segundo su* r*lev*ncia, ca*ego*izad*s de acor*o com </line>
<line> os a*g*mentos contrários às cotas, mais *ec*r*ent*s. Após este proc*sso, houve a or*an*z*çã* </line>
<line> e an*lis* *o c*rpus. Por f*m, tê*-se as consideraçõe* finais. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TE**ICO </line>
<line> 2.1 As r*lações raciai* no B***il </line>
</par>
<par>
<line> O conc*it* de raça contorna di*ersos s*gnificado* nas </line>
<line> *esq*is*s ligad*s à ár*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cultura socie*ade, porém sabe-se que * constr*ção so*ial da raça gira em tor*o e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> classificação entre br*nco, negro * amarelo (CONCEIÇÃ*, 2009). Sob esta </line>
<line> *ons*ruç*o </line>
</par>
<par>
<line> ex*stem consi**rações cultur*is usadas </line>
<line> como meios de c*assificaç** </line>
<line> soc*al e como </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*in*, v. 17, n. 10, *rt. 8, p. 14*-166, out. 2020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Estud* e **tr*": Uma *náli** dos Discursos Co*trá**os às Cotas Raciais em Universidades </line>
<line> *51 </line>
</par>
<par>
<line> justificativa p*ra atitudes *egativas p*r parte de gru*o* dominant*s </line>
<line> (SCH**RCZ, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> *o Bras*l, esta diferença entre r*ç*s *** *sada *omo justificativa *ara div*rs*s opressões que </line>
</par>
<par>
<line> se i*icia*i*m no período colonial, com* a </line>
<line> a*ropriaç*o, p** </line>
<line> par*e dos brancos europeus, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> trab*l*o de escravos negros a*rican*s, res*ltando em um* s*pa**ção e*tre *egros e brancos, </line>
<line> que coloca os segundos *omo s*periores e do*inant*s (GOMES E ROSA, 2**8). S*gundo </line>
<line> Ortegal (*018) e Guimarães (*016), negros e indígenas fora* clas**ficados a partir da visão </line>
<line> do h*m*m br*nco eu*opeu de forma racializa*a, inclusi*e, como não humanos. </line>
<line> E**e processo *esultou na construção social de um pa*rão que tratava o negro com* </line>
</par>
<par>
<line> pertencente a uma "categ*ria racial inferior, </line>
<line> po*endo, p*r essa </line>
<line> razão, i*c*u***e, pe*ar </line>
</par>
<par>
<line> n*gativam*nte sobre o futuro do país" (CONCEIÇÃO, </line>
<line> 2009, </line>
<line> p. 4). Vário* mo*imentos </line>
</par>
<par>
<line> tentavam comb*te* essa desigualdade, porém o se**ido da l*** *o* subve*t*do p*lo grupo </line>
</par>
<par>
<line> domi**nte citad* anteri*rmente, *ue *assou a </line>
<line> argume*tar </line>
<line> que este movimento b*scava </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> se*aração entre os b*asileir*s, *endo a*sim, o causador d* racismo (GOMES; ROSA, 2008). </line>
<line> Os argumento* dest* grup* domin*nte *ão frutos da *onstruç*o d*scursiva que se faz </line>
</par>
<par>
<line> e* cima da questão da raça e </line>
<line> d*o si**ificado às m*nif*staç*es *e *r*con*e*to e racismo </line>
</par>
<par>
<line> (L*PES, 2006). Dent** da con*tru**o discursiv* da raça, es*ão os aspectos s*ciais q*e </line>
</par>
<par>
<line> tend*m a definir o que negro, é </line>
<line> bran*o, **dio, entre *utros (*ASCIMEN*O et a*., 2*15), </line>
</par>
<par>
<line> construindo, assim, identi*ad** *ociais (LOPES, 2006), co*o as </line>
<line> pautadas na idei* </line>
<line> d* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> neg*o é pert*ncent* a **a c*asse soc*al meno* detentora de *onhe***ento. Na*cimento et al. </line>
</par>
<par>
<line> (2015) a*gumenta* que estas </line>
<line> const*uções *i**ursivas da raça, q*ando c*l*cadas em </line>
</par>
<par>
<line> discus*ão, refl*tem també* várias formas de p*der e dominação presentes n* sociedade, </line>
<line> baseadas no raci*mo e preconceit*. </line>
</par>
<par>
<line> O racis*o, que é a*go </line>
<line> p*esente </line>
<line> na ment* de al*u*as pesso*s e </line>
<line> precedente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> disc*i*inação </line>
<line> *acia* (qu* </line>
<line> é a </line>
<line> prática do rac*smo </line>
<line> em si), está </line>
<line> inser*do na d*nâmica </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> de*ocracia racial, que, par* DaMatta (*986), s*r*a </line>
<line> uma man*ira ma*s fá*il de esconder </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realid*d* de *ma socied*de </line>
<line> hi*rarqu*zada, que se mantém por mei* de *ritérios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *l*ssif*cação b*se*dos *a raça, na posse de di*heiro, na aparênci* física, pelos p*is e nome da </line>
</par>
<par>
<line> famíl*a, dentre outro*, o*, como evidencia*o por Gomes e *osa (*008, p. 89), ser*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "má**ara da discriminação rac*al brasile*ra". Uma **s jus*ificativas ap*esentadas dia*te </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> m i t o da </line>
<line> democracia racial é a *egação da exist*ncia de racismo na sociedade brasileira, </line>
</par>
<par>
<line> pens**ent* *ompartilhado pelos qu* af**mam </line>
<line> q*e as </line>
<line> últimas evidências de racismo no </line>
<line> país </line>
</par>
<par>
<line> pertencem </line>
<line> ao período de es*ra*i*ão (S*HWARCZ, 2011), ev*d*nciando </line>
<line> q*e o </line>
<line> r*cismo, </line>
</par>
<par>
<line> quando não é negada a sua exi*tência, não é enxergado como al*o grav* o* q*e merece ma*s </line>
<line> a*enção (SCHWARCZ, 201*). </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 17, *. 1*, art. 8, p. 147-1*6, out. **20 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Sapaio, A. R. A. Mirand*, F. T. J*nho </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> Para que isso seja d*sagr*gado ao* poucos *a sociedade, são necessários processos </line>
<line> que deslegitimem as relações *ierárquicas basea*as na ra*a, e*treta*t* *á u*a di*iculdade </line>
<line> inicial, que é a percepçã* de qu* o racismo e*ist* e é *a*ifestado de diversas formas (*ESU*, </line>
<line> 2*12). </line>
<line> *.2 Dis**im*nação, precon*eito * *uas man*festaçõ*s </line>
<line> A *iscri*inação é um fator decor*e**e das relações de *ode* e dominaçã* de um </line>
<line> grupo sobre outro, on*e o *om*nado é considerado inf*rior, infl*enciado po* diversos fatores </line>
</par>
<par>
<line> sociais, cult*rais * subje*ivo* (MONTEIRO et a*., </line>
<line> *014). É nec*ssá*io colocar que, </line>
</par>
<par>
<line> *untamente à dis*riminação, ex*ste o pr*conceit* *ue é o alic*rce para as </line>
<line> atitudes </line>
</par>
<par>
<line> *iscr*mi*a*ória*. O p*econceito é um pen*amento **gati*o sobre **go ou alguém bas*ad* em </line>
<line> a*pe*tos f*sic*s, ps*cológico*, étn*cos e culturai*, e qu*, quando coloca*o e* prática, se torn* </line>
</par>
<par>
<line> a discrim*nação, caract*r*zada como send* as ações de um indiv*duo </line>
<line> qu*ndo se depara co* </line>
</par>
<par>
<line> outro indivíduo ou u* *rupo de*conh**ido (MACHAD*, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> *ent*e as di*ersas face* do p*eco*ceito, há o racial, </line>
<line> que, *e*und* Alm**da (20*8), </line>
</par>
<par>
<line> r*lac*ona-se ao fa*o da *tribu**ão de u* juízo que te* como a*icer*e ** estereótipos ac***a </line>
<line> dos *ndivíduo* *ue pertenc*m a determinado gru*o raci*li*a*o. </line>
<line> Nogue*r* (*006), nesta *uestão, ca*acteriza o *reconceito racial não somen*e como * </line>
<line> pensamen**, mas ta*bé* como a ação, que, nest* caso, *e tor*a sinônimo de *is*riminação. </line>
<line> Nas rel*ções em que há mani**stação do preconce*to que ta*ge a qu*stão da ra*a, Guimarães </line>
</par>
<par>
<line> (200*) indica que o pre**nceito envolv*, por p*r** do g*u*o **ati*ant*, ** sentimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> su*erioridade sobre o disc**minado, além de s*por que este n*o é merece*or dos m*smos </line>
</par>
<par>
<line> direit*s políticos e sociais. Est* sentimento é **nstruído por </line>
<line> noções de *aça biológica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> espaços n*tur**s de </line>
<line> neg*os. Schwarcz (2012) com*nta que, no século XIX, dif*ndiu-se uma </line>
</par>
<par>
<line> cren*a de *ue negr*s eram biologic*m**te diferent*s, sendo caracterizad*s como </line>
</par>
<par>
<line> preguiçosos, criminosos, </line>
<line> imorais burros, qu* e </line>
<line> *everiam ocupar *spaços coere**e* co* tais </line>
</par>
<par>
<line> **racterísticas. Além d*ss*, não estariam ligados a esp*ços c*mo teatros, e*colas e *t* mesmo </line>
<line> ao convívio geral com br*nc*s (SANSONE, 199*; RO*A, *014). </line>
<line> O grup* praticante d* *acism* *a *ociedade con*emporânea, segundo Schwa*c* </line>
</par>
<par>
<line> (201*), está i**erido </line>
<line> em um novo sistema de hier*rqu*a típi*a de s*cieda**s *parentemente </line>
</par>
<par>
<line> igualitárias. Esta hier*r*uia diz re*peito * m*nutençã* d* discurso* de igualdad* por parte *e </line>
</par>
<par>
<line> diverso* atores da sociedade, p*rém * ***rarquia *e </line>
<line> classes e, co*seq*en*emente, de raças </line>
</par>
<par>
<line> perma*ece ju**amente </line>
<line> com um </line>
<line> preconceito ma*s </line>
<line> velado, </line>
<line> preconceito est* *ue envo*ve </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, T*r*sina, v. 17, n. 10, a*t. 8, p. 147-1*6, out. 2*2* </line>
<line> ww*4.*sanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Estud* e E*tra": Uma A*álise dos Discursos Contrár*os à* Cotas *a*ia*s em Universidad*s </line>
<line> *53 </line>
</par>
<par>
<line> também q*estões relac**nadas n*o só à raç*, **s ao gênero, co*o * *dei* *e qu* as mulheres </line>
<line> negr*s a*nda devem at*nder aos inter*sses masculinos (TEIXEIRA ** al., 2014). </line>
<line> * m*der*id*de trouxe consigo adaptaçõe* dos modelos de preconceito pass*d*s, dado </line>
</par>
<par>
<line> que * preconcei*o aberto e ampl*mente disse**nado antigamen*e tornou-se </line>
<line> algo c*da *ez </line>
</par>
<par>
<line> ma*s rejeitado </line>
<line> pela sociedade, po*é* isto não impediu que ele se manifestas*e </line>
<line> de ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> formas (CRA*D**L; ESHLEMAN, 200*), se*do nec**s*rios novo* mecanis*os </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ide*tifica* * ent*n*er a profundi*ade *o r*cismo contemporân** (PEARSON et al., </line>
<line> 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *uitas manifesta*ões de precon*eito sã* ca*acterizada* pela *ntimidação, infe*io*ização, </line>
<line> estereotipação ou ex*lusão d* negro em diálogos casuais e situações cotidi*na*, de *aneira a </line>
<line> não ser identificado como tal (VAN D*JK, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> Uma *as cara**erísticas mais comuns </line>
<line> do </line>
<line> p*ec*nceito é </line>
<line> a </line>
<line> just*f*caçã* </line>
<line> an*es </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ocor*ência, p*r meio da util*z*ção de pre**upos*os posteri*res à </line>
<line> fala c*m* a este*eot*pação, </line>
</par>
<par>
<line> na tentati*a </line>
<line> de que aqu*la discrimi*açã* seja previamente legitimada por alguma </line>
</par>
<par>
<line> *rgu*entação (CRANDALL; ESHLEMAN, </line>
<line> 2003). Dentro dess* modelo de *u*tificaç*o *o </line>
</par>
<par>
<line> precon*eito, a discri*inação rac**l aparec* a*oiad* em fatos que t*ntam respons*bilizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> vítima pela situação em que *e encontra como, po* exe*pl*, dizer que um negro te* divers*s </line>
<line> o*or*un*dades de entrar no mercado de *r*ba*ho, não en*ra porque não quer. Esse *rgu*ent* é </line>
<line> *omentado por *ra*dall e Es*leman (2**3) quando *r*põem um "just*fication-supression </line>
</par>
<par>
<line> **del", o qual su*ere que a </line>
<line> discr*minaç*o, at*almente, é caracterizada p*r *m proc*sso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> negação e jus*ifi*ação do preco*ceito, ** que *s ***ivíd*os p*e*once*tuosos negam ter e*te </line>
</par>
<par>
<line> tip* de pensamento e/ou </line>
<line> utilizam algum argumento *ara j*st*ficar alguma op*nião </line>
</par>
<par>
<line> pr*concei*uos* na *entativa de validar * preco*ceito. Estas atitudes </line>
<line> podem se manifest*r </line>
</par>
<par>
<line> juntamente com a inversão de p*péis **ando pessoas tentam combater a*itudes racistas e são </line>
<line> acusadas de intolerantes por *cusarem "injus*ament*" cid*dãos ** be* que **sejam so*ente </line>
<line> expr*ssar seu ponto de vista (VAN DIJK, 1992). </line>
</par>
<par>
<line> Van Dijk (1993) analisa *extos que eng**bam e*tas </line>
<line> caracterí*ticas observa e </line>
<line> que na </line>
</par>
<par>
<line> narrativa s*o enfa**zados fato*es qu* contr**uem p*ra criar uma visão n*gativa sobre *inorias </line>
<line> enquanto as maiorias *** colocadas c**o vítimas dessas minorias, *o*o quan*o os negr*s </line>
</par>
<par>
<line> s*o relacionados diretam*nte à criminalidade. A </line>
<line> relação ent*e </line>
<line> negro e c*imin**idade é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> dent*e as várias formas de estereotip*ção, as quai* colocam o negro tam*ém como </line>
<line> preguiç*so, **oral, desprovi*o de inteligência, ent*e outr*s (SCH*ARCZ, 2*12). </line>
<line> A compreensão das man*f*stações de preconcei*o se apoia na necessidade de co*ce*er </line>
</par>
<par>
<line> como se dã* as desi*ualdades raciais na *oc**dade </line>
<line> para *ue * </line>
<line> tema não so*ra </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> "*ontaminação moral e ideol*g*ca, *omo se *st*s estudos pu*essem ser reduzid** a da*o* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 17, n. 10, ar*. 8, p. 147-166, out. 2020 www*.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. S*p*io, A. R. A. Miranda, F. T. Junh* </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> *statísticos a munir o ativism* e as p*lí*icas soc*ais" (GUIMARÃ*S, 2004, p. 28), ou se*a, é </line>
<line> *ece*sário ir al*m d* d*dos q*antitativos para compreend*r o *rec*ncei*o *a socie*ade atual, </line>
<line> co*siderand* todos os *s*ectos hist**icos e subjeti*os presentes nessa* manifesta*ões. **sim, </line>
</par>
<par>
<line> o preconceito </line>
<line> racial, *m função ** seu viés s*t*l, p*ecisa s*r *omp*eendido como al*o que </line>
</par>
<par>
<column>
<row> impacta as relações sociais e con*rib*i para a perpetuidade d* **itu*es de *esconfiança en*r* </row>
<row> gr*pos distintos (PEARSON et al., 2009). </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> METODOLOGI* </line>
<line> E*ta pesquisa é de natureza qu*litativa. O t*atam*nto *os dados amparou-se por um* </line>
</par>
<column>
<row> abord*gem i*terpret*tiva. P*r meio da an*lis* *uali*ativa, c*m* re*s*ltado *or Go*oy (19*5), </row>
</column>
</par>
<par>
<line> também é possível ent**der qu*l * a visão dos </line>
<line> fe*ômenos p*la </line>
<line> perspect*va das pess*as </line>
</par>
<par>
<line> inseridas na situação e*tudada * com*reender *e mane*ra *profunda*a o contexto em q*e se </line>
<line> desenvolve o fenô*eno (N*VES, 199*). Esta pesquisa t*m como objeto de estudo um *ídeo </line>
<line> pu**icad* na i*ternet. A escolha ** contexto da internet se dá pelo *ato de *u* este é um dos </line>
</par>
<par>
<line> espaços ond* </line>
<line> *s valores dos *ndivíduos se reproduzem dentro de áreas de *rivacidad*, </line>
</par>
<par>
<line> *acilitando a t*oc* *e visões entre as </line>
<line> *essoas, possib*l*ta*do * *an*fest*ção *e va*ores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*ntid**. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse mei*, a* ma*ifestações sã* fe*tas *or pessoas qu* estão distantes fisicam*nte </line>
<line> dos even*uais r*ceptores, fa*e*do com q*e haja uma sensaçã* f*lsa de anonimato (NET*; </line>
</par>
<par>
<line> A*GELUCI, *013). Tal se*sação con*ribu* *ara *ue *s in*i**duos que navegam </line>
<line> n*sta rede </line>
</par>
<par>
<line> sintam um* liberdade ma*or para *xpor o que r**lmente pensam e sentem sob*e </line>
<line> div*rsos </line>
</par>
<par>
<line> *ssunt*s (NET*; ANGELUCI, 2013), opin*õ*s, muitas veze*, *epreendid*s n* meio social, </line>
<line> p*r se*e* de c**áter d*scriminatório. </line>
<line> Os dados foram co*etados em um v*deo po*t*d* na rede social Y*uTu**, no *ndereço </line>
</par>
<par>
<line> (https://www.youtube.com/wa*ch?v=P0qAvA8tDOc), </line>
<line> *ntitulado </line>
<line> "A </line>
<line> int**erânc*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> \movimen*o n*gro\ na USP", film*do po* um estu*ante da Universi*ad* de São Paulo (US*), </line>
<line> dent** de u*a sala de *ula onde a*guns **uno*, devido a uma int*rvenção de ter**iro, inicia* </line>
</par>
<par>
<line> um debate sobre importância d* discu*sã* da en*rada de neg*os n*s universid*des, o que a </line>
<line> ac*rreta uma manifes*ação por *arte d* al**os contrários às *ot**. </line>
<line> O cor*us de análise c**siderou tant* os relatos do vídeo, qu*nto os *omentár*os, feitos </line>
<line> po* pessoas q*e assisti*am ou não ao v*deo, m*s f*zera* algum c*men**rio *o*re *le ou sobr* </line>
<line> out*os comentári*s postados na rede social sobre o vídeo. Em *elaç*o aos comentários, foram </line>
<line> colet*dos ***re o dia 16 de m*rço de 2015 (data da postagem do vídeo) até às 16h do dia 23 </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. 10, a*t. 8, p. 1*7-*66, *ut. 2020 www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "**tuda e *ntra": U*a Aná*ise dos Discursos Contrár*os às *otas Rac**is em Universidades </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> de m*rço de 2015, *ot*lizando aproximadam*nte 2.000 come*tár*os. De*idiu-se por fazer u* </line>
</par>
<par>
<line> r*corte temporal dos co*entá*ios sobre o v*deo porque nã* *á limitação quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> possi**lid*de de inser*ão </line>
<line> d* comentá*ios, assim, t*dos os dias nov*s *omentá*io* eram </line>
</par>
<par>
<line> inserido*. Com * in*u*to *e caracter*zar os com*nt*rio* que se*ão *p*esentados, optou-se por </line>
</par>
<par>
<line> classificá-lo* </line>
<line> em </line>
<line> "**deo", </line>
<line> *u*ndo se referem ao* fragment*s que co*stituem corpus do o </line>
</par>
<par>
<line> vídeo; e, "comentários", quan*o se referem aos fra*mentos que consti*uem o corpu* d*s </line>
<line> co*e*tários feitos s**re o *íd*o. </line>
<line> Os *ados foram an*lis*dos a pa**ir das c**t*ibuições teórico-metodológicas da Análise </line>
</par>
<par>
<line> Crítica </line>
<line> ** Discurso (A*D), pri*cipalm*nte as de Teun A*rianus va* Di*k. A o**ão pela </line>
</par>
<par>
<line> e*colha de**e autor da ACD ocorreu pelo fa*o de ele ter escrit* vários trabalhos ab*rda*d* a </line>
<line> questã* racial. A ACD possibilita que t**t*s e fal*s sej** estudado* a fim *e investigar qu*** </line>
<line> sã* as base* so*iais e *olíticas de um *iscu**o (VAN DIJ*, 1995). A escolha *est* </line>
<line> *bor*a*em e*tá relacionada ao fato de que a Aná*ise *rí*ic* de Disc**s* *n*erpreta a relaçã* </line>
</par>
<par>
<line> entre o discurso * s***e*a*e, e porq*e, por me*o dela, é possível to*nar explícit*s e *s </line>
</par>
<par>
<line> percepções de maiorias sobre m*norias analisando o </line>
<line> *onteúdo de seus *e*to* e falas (VAN </line>
</par>
<par>
<line> DI*K, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> Van Dijk (199*) afirma que a *CD foc*, especial**nte, em como são *e*rodu*ida* as </line>
<line> relaçõe* *e *oder, desigu*ldade e dom*naç*o *nt*e grupos, p** meio do *exto e da *al*, como, </line>
<line> por exem*lo, as est*até*ias *e discur*os de maiorias (em um senti*o social, e n*o numérico) </line>
<line> pa*a e*ercere* algum tipo de p*der po*ítico *u s*ci*l sobr* minoria*. *m tal sit*ação, a fala e </line>
<line> * texto são os meios utili*ad*s para ex*ressa* os pen*ame*tos desta *aio*ia que, por s*a ve*, </line>
<line> repr*d*z di*c**so*, muit*s **zes, *reconcei**os*s e excludentes, a fim *e *escarac**rizar </line>
<line> *roble**s sociais. </line>
<line> A ACD, além d* oferecer a*arato teór*co para compree*são ** racismo e preconceito </line>
<line> racial prese*te* *os discursos, ap*esent* também f*rramentas p*ra análise das estrutura* *e </line>
<line> *inguagem, *omo as anális*s lexicais (VAN *IJK, 19*2), mais usadas neste t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> *o* hav*r muitos comentários no *íde* sele*ionado, i*icia*men*e pro*ede-se a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pré-an*lise, ou seja, bu*cou-s* selecionar a*e*as o* comentários *ue *eriam mais rele*antes </line>
<line> **r* * pesquisa. Em seguid*, foi feita a anális* lexi*al e s*mântica mais aprofund*da na *ual </line>
</par>
<par>
<line> os comentários mai* significativos * q*e contribu*ria* para a *esq*isa fora* agrupado* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> categorias de a*álise, que emergiram a pa*tir d* estudo do corpus, *s quais serão aprese*tadas </line>
<line> a segu*r. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi*a PI, v. 17, n. *0, art. 8, *. 147-166, out. 20*0 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Sapai*, A. R. A. M*randa, *. T. Junho </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU*TADOS E DISCUS**ES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 O "lugar" dos ne*ros e sua estereotipaç*o </line>
</par>
<par>
<line> A so*ied*de brasileira foi construída a partir de uma mistura de diferente* povos e </line>
</par>
<par>
<line> *ulturas. *n*retanto, </line>
<line> desde a escravi*ão, </line>
<line> * estere*tipaçã* de neg*o* esteve **esente </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> his*ória, send* e*a direci*nada tanto par* características indi**du*is, *uanto para </line>
<line> o </line>
<line> am**ente </line>
</par>
<par>
<line> socialme*te cons*ruí*o como s*ndo </line>
<line> de </line>
<line> negros. As noções de *aça *ioló*i*a e "lu*a*" de </line>
</par>
<par>
<line> *egros, discutid*s por Schwarcz (2012) e Rosa (**14), *pesar de q*estio*ada* por diversos </line>
<line> e*tudos *o decor*er d* sécu*o XX e XXI, ain*a p*rmanecem *o i*aginári* social b*asile*ro e </line>
<line> *stão presen*es t*mbém *m *ários discursos analisados, co*o a seguir: </line>
<line> "Não podem ch*gar, *nterromper no*sa aula pra eles falarem." </line>
<line> (Ho*em *, vídeo) </line>
</par>
<par>
<line> As seleções lex*cais "nossa aula" e </line>
<line> "pa*a </line>
<line> eles falarem" ref*r*a que existe </line>
<line> e*sa </line>
</par>
<par>
<line> *eparação de e*pa*os, de lugares, *e*et*ndo * u** re*lexão d* Ribe*ro (1995), a manutenção </line>
<line> de classe* do*inantes p*ra *anutenção das clas*** o**imid*s, *u seja, o *eg*o deve </line>
<line> *erma*ecer na condi**o d* su**rd*nado às outra* pess*as, *lém de *er seu direito de fal* </line>
</par>
<par>
<line> reprimid*, </line>
<line> nesse sentido, "*les", no caso, os negr*s, não têm * dir*ito *e falar no </line>
<line> "nosso" </line>
</par>
<par>
<line> espaço, dos brancos. De o*tro modo, outro fragmento contri*ui pa*a *sse debate: </line>
<line> "[...] q*er negr*s? vai p*o Olo*um [...]" (Homem 9, c**entários) </line>
</par>
<par>
<line> A frase "filh* </line>
<line> quer negros? Va* pro Olod*m" remete ao pensame*to de que o negro </line>
</par>
<par>
<line> deve ir para o *lodum, um *s*a*o da música *o qu*l, seg*ndo Sansone (*996) e Rosa (*0*4) </line>
</par>
<par>
<line> seria um </line>
<line> "espaço n*gro", ou seja, </line>
<line> um *spaço *m que ser negro s*ria um* va*t*ge*, poi* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c**tura negra é a ba*e das atividade* desenv*lvidas. M*s, ** oposição ao "espaço negro", </line>
<line> *staria a "área dura", carac*eriza*a p*lo mercado de trabalho (em especial, posições de maior </line>
<line> dest*q*e e poder), q*e po*sui*ia for*e *el*ção com * ensino superior, que ser*a um "*spaç*" </line>
</par>
<par>
<line> *istoricam*nte e *oci*lme*te construído *omo </line>
<line> de brancos. Os "es*a*os de negros" também </line>
</par>
<par>
<line> são trat*dos como lug*res dos e*c**vos, co*form* comentários: </line>
<line> "[...] abrir*m a po**a da senz***, agora aguen*a" (Ho*em 21, </line>
<line> coment*rios) </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-166, out. *020 www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Estuda e Entra": Uma *nálise dos Disc*rsos *ont*ários à* Cotas Raciais e* Universidades </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> A relaç** e*t*b*lecida entr* negr** * o esp*ço da "sen*ala", con*ugada *om a s*leçã* </line>
</par>
<par>
<line> l*xic*l "ag*ra aguenta", revela o incômodo que a i**erção de </line>
<line> negros na univer**dade (em </line>
</par>
<par>
<line> decorrência de processos históricos e atuais de lu*a *ela *romoção da igualdade racial) p*de </line>
<line> estar tra*endo. *esse s*nt**o, são at*ibuídos *alo*es e *ercepções *eg*tivas e de infe**oridade </line>
<line> a negro*, que se sustentam a partir de este*eótipos s*ciais. Os comentários a *egui* </line>
<line> a***sentam alguns dess*s estere*tipos. </line>
<line> Re*acionar a *es*rdem com *s neg*os é algo que tra*spassa o nível coletivo * se </line>
</par>
<par>
<line> col*ca tamb*m n* pl*no </line>
<line> ind*vidu*l, onde *s negros são cara*terizados *o*o pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> atitu**s negativas específicas: </line>
</par>
<par>
<line> "[...] os meus cole**inh*s de </line>
<line> classe, </line>
<line> *eg**s (maioria na e*cola </line>
</par>
<par>
<line> pú**ica), tavam fazendo o que? Fum*n** maconha p*a caralho, *ndo </line>
</par>
<par>
<line> em bail* f*nk, </line>
<line> qualquer coisa, menos estudando" </line>
<line> (Hom*m 5, </line>
</par>
<par>
<line> comentários) </line>
</par>
<par>
<line> Nesses fr*gmen*os perce**-*e que * principal ponto destacado é * atrib*ição ao negro </line>
<line> de traços negativos fo*mando uma visão ester*otipada **r meio do estabeleci*ento de rel*çã* </line>
<line> entre o negro e futebol, funk, uso de drog*s ** outras a*ividad*s **o ac*dêmicas. A i*ençã* </line>
</par>
<par>
<line> de responsabilidade sobre a *ituação *os **gr*s tamb*m está presente por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cu*pabilizaç** de*es por su* própria situa*ão. Est*s r*lações sã* r*squícios *e *m *assado não </line>
<line> *uito distante na qual s* *efe*dia a ideia de que negros *ão *iologicam**t* inf**i*res, c*mo </line>
<line> r*ssalt*d* por Schwarcz (2012). </line>
<line> 4.2 O r*cismo e a vi*lên*i* </line>
<line> O context* do ra*ismo, na maio*ia das vez*s, traz consi*o v*sões estereotipadas de </line>
<line> neg*os, as qua** atribuem a ele* c*racterísticas negati*as. Schwa**z (2012) afirma qu*, desde </line>
</par>
<par>
<line> sempre, </line>
<line> na sociedade brasile*ra, houve </line>
<line> a *deia d* *ue negro* são pes*oas i*f**iores, </line>
</par>
<par>
<line> sexualiza*as, </line>
<line> bu*ras, *uja* e, às </line>
<line> vezes, at* c*m*aradas </line>
<line> aos animais. *tualm**t*, apesar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> menos manifestado no ambiente </line>
<line> público, co*o consequê*cia *e leis que crimi*a*iza* * </line>
</par>
<par>
<line> ra*i*mo e do *rescimento da não aceitaç*o desse tipo de discurso por </line>
<line> vár*os gru*os </line>
</par>
<par>
<line> (SCHWAR*Z, **1*), es*e *e*samento continua a exis**r. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e posi*ionamen*o acerca do* negros *oi rep*tido em divers*s comentários, trazendo </line>
<line> à *ona pens*mento* que remetem à escr*vidão: </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a *I, v. 17, n. *0, ar*. *, *. 147-166, out. 202* www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Sapaio, A. R. A. Miran*a, F. T. Junh* </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> "[...] pra c*da preto que entra *ra faculdade, a gente lim*a os *és em </line>
<line> 100 pret*s. Voc*s podem es*ud*r, m*s i*ão ser capachos melhores no </line>
<line> *áximo." (M*lher 1, come*tários) </line>
</par>
<par>
<line> "M*is estudo </line>
<line> pr*s pretos sig*ifica mais limpeza pro *eu capacho" </line>
</par>
<par>
<line> (Mulh*r 2, co*entários) </line>
<line> A *aneira como o *acism* se re*ela está di**tamen*e relacion*da ao que *oi **vantad* </line>
<line> por Cran*all e Eshl*man (2003), quando ** autores dizem que, em **tuações de stress ou </line>
</par>
<par>
<line> raiva, as pes*oas e*pressa* seu prec*nceito *e m**eira p*ra. Neste caso, * M*lh*r 1 </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> comentário demonstr* re*olta com * questão *as cotas, o *ue, conseq*entemente, faz com que </line>
<line> ela expresse de mane*ra explí**ta o racismo, coloc*nd* o negro com* algo que *erve so*ente </line>
<line> *ara limpar os pé*. Alé* *isso, *mbo* os *omen**rios "a gente limpa os p** em 100 pretos" e </line>
<line> "mais est*do pros pr*tos s**nifi*a mais l**pez* pro meu capacho" mostram um* </line>
</par>
<par>
<line> *anifestação vio*ent* sob*e o a*mento de </line>
<line> negros </line>
<line> nas universidades, s*ndo esta vi**ência </line>
</par>
<par>
<line> expre*sa na p**sp*ct*** de humilha*ão e *iminuição dos negr*s, *olocando-os como um </line>
</par>
<par>
<line> o**eto * ser p**ado e s*jo. Isso *n*ica </line>
<line> uma relação de servidão, **rac*erística da escravidão, </line>
</par>
<par>
<line> ocorre sub**di*aç*o de ne*ros a*s *ra**os, ou seja, * lu*ar d* negro* a </line>
<line> e*tá circun*c*ito </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*paço*, lugares e posi**es de suba*ternidade * submissão (*UIMARÃES, 200*). Em outr*s </line>
</par>
<par>
<line> comentários, *er*ebe-*e a </line>
<line> violência na perspe*tiva de agre**ão física e car***erização dos </line>
</par>
<par>
<line> negro* como ani*ais: </line>
</par>
<par>
<line> "Chama o Iba** que os mac*c*s *n*adiram * f*cul" (Hom*m *8, </line>
<line> come*tári*s) </line>
<line> "10 Chibatadas no *ron** e tá tu*o certo" (Homem *5, comentários) </line>
<line> Os fragmentos q*e caracterizam os negro* co*o macacos ou que afir*am que "10 </line>
<line> **ibat**as no tronco e *á tudo cer*o" tr*zem à to*a a permanênc*a de *ma vi**o *e </line>
<line> inferi*riz*ção d* negro como ser *umano, retomando o conceito, j* con*esta*o, de raç* como </line>
</par>
<par>
<line> a indicaçã* de que os n*gros s*o </line>
<line> biologic*mente infe**or*s *os br*ncos, mere*e*do, a*sim, </line>
</par>
<par>
<line> m*nos diál*g* ou com*ree*são (GUIMARÃES, 2004; SCH*ARCZ, 201*). Outra dimensão </line>
</par>
<par>
<line> da v*olência c*n*ra negros ocorre* *or m*io d* relação co* a re*ressã* </line>
<line> policial, </line>
<line> confor*e </line>
</par>
<par>
<line> fragmento: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 10, art. 8, p. 147-166, o*t. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Estuda e Entra": Um* Anál*se dos D*scursos Cont*ár*os às Cotas Raciais *m Univ*rsidades </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Dando </line>
<line> con**nuid*de aos relatos e*plicitamente *a*istas, o*orreram também </line>
</par>
<par>
<line> co*ent*rios com teor sexi*ta quan*o se tratava da interação de coment*ristas do víd** *om </line>
<line> mulher*s qu* apoiavam as *otas para negros em u*i**rsidad*s: </line>
<line> "[em re**osta a um* mulher ne*ra qu* *ome*tou a favo* da* *otas] manda uns </line>
<line> nudes a* e fic* de boa e para de falar m*rda" (Home* 14, come*tár*os) </line>
<line> "Vai estudar vagab**da *otista. hora de manifestar não é interrompendo aula </line>
<line> de quem estud*u" (Homem 15) </line>
</par>
<par>
<line> A sol*citação de </line>
<line> "nudes" (fotos *uas) da mulh*r negra seguida *e um "*ic* </line>
<line> de boa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> para *e falar merda" retrata o machismo e opressão </line>
<line> sob*e a mulher que tenta se manifestar, </line>
</par>
<par>
<line> f**endo uma relaç** ent** ne*ras e se*vidão, que acompa*ha *s mul**re* negras des*e o </line>
<line> iníci* *a esc*avi*ã*, e* que *s e*crava* se*v*am tam*ém de objeto sexual para seus senh*res </line>
<line> (TEIXEIR*, CARRIE*I E MAFRA, 201*). A junção d*s palavras "vagabunda" e "cotis*a" </line>
</par>
<par>
<line> m*stra que o mach*smo * rac*s*o a**am junto*, po*s </line>
<line> os indiv*duos qu* comenta*, muitas </line>
</par>
<par>
<line> vezes, *bordam o* dois tem*s *m uma mesma se*tença. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 "Estuda * entra": * *alácia da m*ritocr*cia </line>
</par>
<par>
<line> A meritocracia </line>
<line> é um con*e*t* que est* presente *os ambientes que en**lv*m </line>
</par>
<par>
<line> proc*ss*s *eletivos e conqu*st*s </line>
<line> pess**is, po*ém *e mostr* mais presen*e e m**s discutida </line>
</par>
<par>
<line> quand* se trata de aç*es af*rma**vas, visto qu* há a cren*a, *or *ma parte </line>
<line> *a s*c*edade, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> que esta* ações f*rem * concei*o de justiça (CAMINO et al., 2014). O arg*men*o seria o de </line>
</par>
<par>
<line> *ue qu*m i*g*essa em *m* un*vers*dade p*r meio das cotas se dedicou menos e "menos é </line>
<line> merecedor" das vaga*, c*mpara*do-se aos *ão-cotistas. </line>
<line> *bservou-*e a manifestação dessa concep**o em vár*os trec*os logo no i***i* da </line>
<line> disc*ssão do víde*. O auto* do vídeo, homem *ranco, se e*pressa em tom baixo e s*til: </line>
<line> "Estud* a*, champs.[...] Eu quero ter aula, v*lho, estuda * entr*, velho. </line>
<line> Estuda e entra aqui *a uni*ers*da*e, ninguém tá impedindo." (Homem </line>
<line> 1, vídeo) </line>
<line> Nesse *ragment* * po*sível observar q*e o enu*ciador se p*sicio*a *ontra as cotas e, </line>
</par>
<par>
<line> de m*neir* sátira, </line>
<line> a*rese*ta u* descaso com </line>
<line> a q**stã*. Ev*den*ia, tam*ém, </line>
<line> o n*o </line>
</par>
<par>
<line> r*con*ecim*nto da importância da </line>
<line> **scussão sobre racism* e das d*sigu*ldades his**ricas. </line>
</par>
<par>
<line> Do*s el*m**tos d* ACD podem *e* o**ervad*s: a is**ção *e re*ponsabilidade (o *egro </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*i*a PI, v. 17, *. 10, a*t. 8, p. 147-1*6, *ut. 2020 www4.**anet.com.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Sapaio, A. R. A. Miranda, F. T. Junho </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> *es*on*ável p*la sua pr*pri* entrada) e contra*te (nós es*amos aqu* porque nós es*udam*s) </line>
<line> (V*n Dijk, 1992). </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, </line>
<line> parte da persp**tiv* de que todos têm as mesmas op*rt**idad*s de </line>
</par>
<par>
<line> estudar, conforme exp*ess**s "estuda e entra" e "n*nguém tá impedin*o", reduzindo so*ente </line>
</par>
<par>
<line> à vont*de pró*ria de**s (negros) a* </line>
<line> chances de entr*r em *ma univer*ida** ou n**. Este </line>
</par>
<par>
<line> posicioname*to é car*cte*izado pe*o que C*a*dall e E****man (2003) denom*nam como </line>
<line> *trib*i*ões do p**conce*to. </line>
<line> Nesse *entido, a vontade própria do negro define o *eu suce*so o* fr**a*so, portanto o </line>
</par>
<par>
<line> baixo *ú*ero </line>
<line> de negros nas universidades é culpa deles mesmos. Retomando o fragm*nto, </line>
</par>
<par>
<line> o*s*r*a-se que * *n*nciador *up*e q*e *o*ente a exis*ência de um processo de seleção igual </line>
<line> para todos o* candid*t*s seria suficiente, o que *ressupõe a id*ia d* *e*itocracia, *u me*hor, </line>
<line> da faláci* *a mer*t*cracia, visto que * *d*i* de me*itocracia não pod* ser ap*icada em uma </line>
<line> s*cie*ade onde *ermane*em desigua*dades h*stórica*. A falácia da meritocracia é co*stat*da </line>
<line> quando pes*u**as mos*ram que os negros *êm menor esco*aridade e menores salári*s qu* os </line>
</par>
<par>
<line> brancos (CACCI*MAL*; HI*ATA, 2005), *ogo dizer que to*os </line>
<line> os cand*da*os d* um </line>
</par>
<par>
<line> proces*o s*le*ivo estão em situação d* </line>
<line> igu*ldad* é desco*s*derar todas as dificuldad*s </line>
</par>
<par>
<line> enfren*ad*s por *i*orias. Este posi*ionament* se repete em ou*ro co*entário: </line>
</par>
<par>
<line> "Estuda e ent*a, simples, nada *ontra negro*, mas </line>
<line> ess* "vitimismo" </line>
</par>
<par>
<line> não co*a mais, d*qui u* dia vai t*r c*ta pa*a o público gl*." (**mem </line>
<line> 4, coment*rios) </line>
</par>
<par>
<line> O*serva-s* que há a </line>
<line> tra*sferência do proble*a da a*sênc** de negros </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> un*versidades para os próp*ios *egros, com* s* </line>
<line> eles f*sse* c*lp*dos po* suas </line>
<line> próprias </line>
</par>
<par>
<line> de*g*aças, carregando, a*sim, a c*racterística de distan*iam*nto dos pr*blema* sociai*, </line>
<line> transferi*do para a m*noria a re*ponsabilida*e de lidar com seus problema*, como res*al*ado </line>
<line> por Van Di*k (1989) e Mirand* et al. (2020). A discordância com a necessidade de co*as para </line>
</par>
<par>
<line> reparar danos hist*ricos é evidente no segun*o trecho na qual, </line>
<line> primeira*ente, o enuncia*o* </line>
</par>
<par>
<line> tenta ameni*a* * validar sua argument*ção. Ao ut*lizar a expressã* "n*da </line>
<line> c**tra negr*s", e, </line>
</par>
<par>
<line> p*sterior*ente, por meio da con*unção </line>
<line> advers*ti*a "ma*", </line>
<line> *ue p*s*u* a ***ção de </line>
<line> negaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *paren*e *a ACD, </line>
<line> negando a *rimeir* fras* (VAN DIJK. 19*2) *vi**n*ia uma </line>
<line> pos*ção </line>
</par>
<par>
<line> contr*r*a * util*zaçã* da* cotas, *omo se a* inte**ret*sse como algo bana* * s*m m**ivo real. </line>
<line> O tr*ch* "daq** um **a vai ter cota pa*a o público gl*", f*i u*ado, i*on*cam*nte, com o intuit* </line>
<line> de re*orçar * b*n*li*ação das cot*s para negros. Também evidenc*a a f*lta de entendi*ento </line>
</par>
<par>
<line> *obre as </line>
<line> condições específicas d* </line>
<line> const*ução soc*al *as minorias, </line>
<line> nesse caso * au*or </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 10, art. 8, p. *47-166, out. 2020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Estuda e Entra": *ma Análise do* D*scur*os Contrários *s Cotas **ciai* em *niversid*de* </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> c*m*ntá*io, *omem 4, coloca ne*r*s e * *úblico L**TT c**o minorias hom*gêneas, </line>
<line> d*sc**sidera*do as d*versi*ades e heterogeneidades de tais minorias. A questão da </line>
<line> homog*ne*dad* **tre as *essoas, baseada no d*s**rso d* i*u*ldade, s*rá t*atada a s*guir. </line>
<line> 4.4 Síntese das categ*r*a* an*lisadas: id*ntidades construída* *ara *r*ncos * negr*s </line>
<line> A part*r da an*lise do corpus e das catego*i*s que em*rgir*m durante o *roc*sso *e </line>
<line> an*lise, percebe*-se * con*trução de *dentid*de* para brancos e *egros, as quais s*o </line>
<line> apresentad** na figura 1. </line>
<line> Fi*ura 1 - Identidades construídas para brancos e negro* *os discursos analisados </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: El*bo*ação a par*ir da pesquisa r*alizada </line>
<line> O co*ceito de "luga* de negros" e "lugar de brancos" p*rmanece *em de*inido nas </line>
<line> falas e comen*ários analisa**s. É eviden*e qu* * noção de "es**ço" dos negros está m*ito </line>
<line> present* nos d*scur*os po* meio da relaç*o *n*re n*gro* e espaços de im*ralid*de, </line>
<line> subalte*nidade e não a*adêmic*s. </line>
<line> As identidade* const**ídas para negros e brancos **o, e* partes, *ef*exo de *ma </line>
<line> sociedade que, em um *assado não tão distante, *cre*itav* na dife*ença biológica entre neg*os </line>
<line> *e*. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-166, ou*. 2020 *w*4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Sapaio, A. R. A. *iranda, *. T. Junho </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> e brancos (S*H*AR** 2012). As i*entidades co*struídas foram, e* </line>
<line> *lguns momentos, </line>
</par>
<par>
<line> ju**i*icativa para discursos violentos nos *omentário*, </line>
<line> nos quais os en*nciadores fize*am </line>
</par>
<par>
<line> *lusão à rep*essão po*icial *ontra ne*r** e ao* meios de punição u*ili*ados </line>
<line> na época </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **cravidão, caracterizando * per***ência *x*lícita de pensamen*os vio*entos *ontra negros, </line>
<line> que podem, consequentemente, se tornarem atos reais na soc**dade. Uma das probl*m*ticas </line>
<line> acer*a dessas manife*ta*ões *st* no fato de qu* elas pode* tomar for*a na socied*de, em </line>
<line> *lgum momento, a p*nto de serem legitimadas por grupos, pois a i*te*net * um meio através </line>
<line> do *ual ** ind*víduos buscam *esso*s que compartil*am das *esmas crenças e opiniõe*. </line>
</par>
<par>
<line> *s ide*tidad*s constru*das t*mbém re*letem noções da express** do rac*smo </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade bra*ileira, </line>
<line> *ois p*rcebe-s*, por meio da figura 1, a clara hierar*uização racial, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> quanto * atr*buiç*o de valore* e perc*pções construídas so*ialmente como po**tiv** </row>
<row> (*nteligente, trabalhador, moral, merec*dor, universid*de, limpo, se*hor e *umano) para </row>
<row> brancos * negativ*s (burro, pre*u*ços*, imor*l, aproveitador, ba*le *unk, su*o, escravo, </row>
<row> animal) para *egros. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> *ONSID*RA*ÕES FI*AIS </line>
<line> Por meio da a*á*ise do* discurs*s prod*zidos em um víd*o divulg**o em *ma rede </line>
</par>
</par>
<par>
<line> social e seus </line>
<line> r*spectivos comen*ários </line>
<line> con**ário* às polí**cas *e co*as, foi poss**el </line>
<line> perc*ber </line>
</par>
<par>
<line> que p**samen*os e di**ursos rac*stas estão ai*da muito </line>
<line> p*esen**s na socieda*e * p*dem </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> man*festar em diferent*s meios, como nas re*es sociais, cont*xto desta pesquisa. </line>
<line> Este trabalho evidencio* c*mo a ideia de "espaço de n*g*os" ainda está muito presente </line>
<line> na socie*ade, m*s** que *e *a*ei*a i*pl*cita. Alguns comentár*o* ap*esen*aram essa ideia </line>
<line> também de forma mais ex*lí*ita, indicando que os negros em uma u*iversid**e, no caso do </line>
</par>
<par>
<line> ví**o, não estão *m *m ambie*te que lhes *ert*nce e que dev*m ocupar </line>
<line> *ocai* *onstruído* </line>
</par>
<par>
<line> socia*mente co*o per*en*ente* a ele*. Nesse sent*do, o espa** intel*ctual ainda * enxer*a*o </line>
<line> como pertence da el*te *ocial, e* espec*al, a branca, a q*a*, por meio do mito d* *gu*l*ade, se </line>
<line> r*cu*a * aceitar *ue as desigualdades r*ciais existem e **v*m se* *r*ble*atiza*as, disc**idas </line>
<line> e combatidas. </line>
<line> Outro *lemento que s* mo*trou latente foi a crença d* que o negr* e o *ranco têm as </line>
</par>
<par>
<line> *es*as o*ortuni*ades e *ue o racismo e as desig*ald*des *istóri*as nã* são </line>
<line> questõ*s </line>
</par>
<par>
<line> rel**antes *ara a di*cussã* da au*ê*cia de neg*os *as univ*rsidad*s, atribuindo a eles a culpa </line>
<line> por este f*t*. </line>
<line> Re*. *S*, Teres*na, v. 17, n. *0, art. 8, p. 14*-166, out. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "E*tuda e Entra": *m* A*áli*e dos Disc*rsos Con**ários às Cotas Raciais em Unive*sidades </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> A *iscussão *obre discursos co*tr*r*os *s cotas raci*is **f*ete, também, o </line>
</par>
<par>
<line> pos*cionamen*o </line>
<line> de parte *a sociedade acerca *e </line>
<line> *otas rac**is. N*sse sen*ido, es*a </line>
<line> p*s**isa </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribui para uma discuss** mai*r que são as Política* d* Pr*moção da I*ualdade Ra*i*l que </line>
<line> se expandiram nos úl*imos an*s, principalmente, no contexto da ed*cação. * abordagem </line>
<line> teórico-meto*o*ógi*a usada também c*ntribui para abri* caminho p*ra post**iores pesqu*sas, </line>
<line> p*is *ostrou que a int*rnet é um espaço púb*i*o que p*ssibilita a disseminaç*o de opiniõe*, </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes, não *x*r*ssadas e* *utros meios. * visibilidade dada ao* </line>
<line> discursos em *m </line>
</par>
<par>
<line> am*iente a*nda pouc* explorad* (a in*ern*t) *ostra </line>
<line> a *ec*ssidade, c*da vez maior, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dis*ussão sobre *ac*smo e dis*r*mi*ação racia*. Essa é uma d*s *ontribuições desta pesq*isa. </line>
<line> Su*ere-*e que *esquisas posteriores **s*uem entender qual é o *o*ic*on*mento de </line>
<line> alunos de un*ver*idades públicas e partic*l*res sobre a polí*i*a de co*as, visto que se espera </line>
</par>
<par>
<line> que haja difere*ças </line>
<line> ent*e am*as. Outra possibilidad* *e**a u*a investigação mais </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ap**funda*a sob*e fenôm*no qu* cons*dere, *ambém, a ca*acterização d* perfil social o </row>
<row> estudante* q*e são contra e a favo* das cotas. </row>
<row> REFERÊNCI*S </row>
<row> ALMEI*A, S. L. O q*e é ra*is*o estrut*ra*? B*lo Horizon*e (M*): L*tramento, </row>
<row> *0*8. </row>
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<row> *e </row>
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<line> SAPAIO, J. M; MIRA*DA, A. R. A; *UNHO, F. T. JUNHO "Estuda * En**a": Uma Análi*e dos </line>
<line> Discurs*s Contrários à* *otas Rac*ais em Univ*rsidades. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. 10, art. *, p. </line>
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<line> Contribui*ão d*s Autore* </line>
<line> J. M . Sapaio </line>
<line> A. R. A. Mira*da </line>
<line> F. T. J*nho </line>
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<line> 1) conc*pção e plan*j*mento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *náli** e interpretação dos *a*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do rascunho *u na *e*isão *rítica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*tici*ação na aprov*ção d* versão *inal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. *7, n. 10, art. *, p. 147-*6*, o**. 202* </line>
<line> www*.*sane*.com.br/rev**ta </line>
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