<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 8, p. 147-166, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.10.8
</line>
</par><par>
<line>
"*studa e Entra": Uma Análise dos Dis*u*sos Contr*ri*s às Co**s Raciais em Un**ersidades
</line>
<line>
"S*udy and Get i*": An An*l*sis of Dis*ourses Again** Raci*l Quotas i* Uni*ersit*e*
</line>
</par><par>
<line>
Jéssic* de Martins Sampaio
</line>
<line>
M*st*e em Gestão Públ*** e Socieda*e pela Universi*ade Feder*l de Alfenas
</line>
<line>
*-mail: jessicamsa*pa*o@gmail.com
</line>
<line>
Adíl*o Renê Alm*id* Miranda
</line>
<line>
**utor em *dm*nistração p*l* *niversi*ade Federal de La*r*s
</line>
<line>
E-mail: ad*lioadm@yaho*.com.br
</line>
<line>
Flávio Terr* Jun*o
</line>
<line>
Mestre em Ad*ini*tr*ção P*blica pel* Un*v*rsidade F*der*l de Alfenas
</line>
<line>
E-m*il: flavio_junho@hotmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Rua Ve*ezuela, 3*0, apto 902, Vila Pinto, Varg*nha. MG.
</line>
<line>
*v*liado pel* sistema T*ipl* R*vie*: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*EP: 37010-530. Brasil.
</line>
<line>
pe*o Editor-C*efe; * b) *ouble *lind Review
</line>
<line>
(avaliaç*o cega por d*is **aliado*es da á*ea).
</line>
<line>
Rev*s*o: Gra*atical, Normativa * de F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Sap*io, A. R. A. Miranda, F. T. *u**o
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *ebate sobre * pol*tica de
</line>
<line>
cota* raciais é b*stante atual. Tal política po*e c*nt*ibuir
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
diminuição
</line>
<line>
de des*guald*des *aciais; por outro lado, pode
</line>
<line>
*rovocar se*tim*nto de inj*stiça
</line>
</par><par>
<line>
por parte da sociedade. N*sse conte**o, o presente trabalho buscou a*a**sa* os discu**os
</line>
<line>
c*nt*á**os à polít*ca de c*tas, prod*zidos em um v*d*o divul*ado em uma rede social e na *u*
</line>
</par><par>
<line>
s*ção de comen*ários. O corpus d* a**l*s* *onsiderou ta*to
</line>
<line>
os relatos do ví*eo,
</line>
<line>
*uant* os
</line>
</par><par>
<line>
comen*ários fei*os por p*ssoas que assistiram ou não ao vídeo, ma* *izeram algum co*entário
</line>
<line>
sobre ele ou sobr* o*tros com*ntários p*s*a*os na rede social sobre o vídeo. *s dados f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
analisados a parti* das con*r*buições teórico-metodol*gic*s
</line>
<line>
da Anális* Cr*tica do Dis*urso
</line>
</par><par>
<line>
(ACD). Fo* possív*l *er**ber *u* p**sament*s e d*s**rso*
</line>
<line>
rac*s*as es*ão ai*da muito
</line>
</par><par>
<line>
pr*s**tes na s*cieda*e e pode* *e *anifestar *m diferentes meios, como n*s redes sociais,
</line>
<line>
contexto desta pes*uisa. Conclui-se que o racism*, através da criação de identidade* e valo*es
</line>
<line>
negativos para neg*os, expres*ou-s* nos di*c*rsos *nalisados, mostrando q** é ne*essário da*
</line>
<line>
continuidad* à discussão e luta contra este tipo de p**conceito.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Cotas. Racismo. *recon*eito. Análise do Di*curso. Universidade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*he deba*e ab*ut racial quotas polic*es is a v*ry current *atter. This *olic* may c*ntrib*te to
</line>
<line>
the decrease of ra*ial inequalities; o* th* other side, th*s may cause an injust*ce feeling a*ong
</line>
<line>
society. In *his context, th* following article **med to analyz* the discours*s against quotas
</line>
<line>
poli*i*s, prod*c*d in a video shared on a *ocial med*a platform and in i*s co*m**ts section.
</line>
<line>
The a*alyze'* corpus to*k into c*nsideration both the v*de* s*eec*es and the *omments about
</line>
<line>
it, *ad* by pe*ple who watc*ed *he vi*eo or not *ut *ade any kind of c**ment abo** it or
</line>
</par><par>
<line>
other com*e*ts posted o* the *oc**l media about the
</line>
<line>
*i*eo. The data were analyzed
</line>
<line>
* y t he
</line>
</par><par>
<line>
means o* the theoreti*al-metho*ological c*nt*ibu*ions f*om Critical D*scour*e Analysis
</line>
<line>
(CDA). It wa* poss*bl* to n*tice that ra*ists th*ught* a*d discourse* a*e s*i*l pre*ent in soc*ety
</line>
</par><par>
<line>
and mi*ht my sh*wed in dif*erent situations, like *n social
</line>
<line>
me*ia, which *s this research's
</line>
</par><par>
<line>
conte**. It was possi*le to con*lude that racism, through the creati*n of negati*e
</line>
<line>
iden**ti*s
</line>
</par><par>
<line>
and values fo* black p***le, was *xpresse* in
</line>
<line>
the analyzed di*cour*e*, showin* t*at *t
</line>
<line>
is
</line>
</par><par>
<line>
*eces*a*y to keep the discussion and figh* against this k**d of prejudice.
</line>
<line>
Ke*words: Quota*. Rac*smo. Pr**u*ice. Discou*se. Analys*s. University.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-*66, o*t. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"**tuda e E*tra": Uma A*álise *os Discursos Contrários às Cot*s Raci**s em Univers*dades
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
* *N*R*DUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A *tiliz*ção da difer*nça *ac**l entre as p*ssoas como justificativa para *is*ri*inação
</line>
</par><par>
<line>
é algo presente na soc*edade brasi*eira há séculos. Mesmo *p*s d*cad*s
</line>
<line>
de lutas,
</line>
<line>
a*nd*
</line>
</par><par>
<line>
per*i**em pensamento* e*cravocratas e racis*as,
</line>
<line>
que dificultam a i*te*r*ção do
</line>
<line>
n*gro *a
</line>
</par><par>
<line>
socieda**, pr*n*ipalmente *a* questões voltada* par* * ***balho e *ducação. Além disso, as
</line>
</par><par>
<line>
o*ortunidades para negros são menores e* *elação aos **o *egros.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo da*os *o IB*E (**14), 53,6% *a *opulaç** do país era *egra (preta ou
</line>
<line>
parda), po*ém apenas 1*,*% es*a*am n* parcela dos mais r*cos do paí*. Em 20*6, 12,8% das
</line>
</par><par>
<line>
pes**as
</line>
<line>
negras en*re 18 e 24
</line>
<line>
ano* frequenta*am o *ns*n* su*erior, enquanto **e
</line>
<line>
*ste
</line>
</par><par>
<line>
percentua* e** de 26,5% p*ra a p*pul*ção bra*ca (IB**, 2*16). Tais dis**ridad** podem ser
</line>
<line>
explicada*, em part*s, p*las dific*ldades enfrent*das pelos n*gros no mome*t* de *ntr*r ou
</line>
<line>
perm*nece* na escola, com* *e**altam S*lvato e Souza (2008), *o indi*are* que a educa*ão é
</line>
<line>
al*o *ir**amen*e relacionado à renda * vic*-versa.
</line>
<line>
A desigu*l*ade *iven**ada por neg*os se m**ifes**, também, n*s *el*ç*es sociais por
</line>
<line>
meio d* preconceito e di**r*mina*ão. *eve* e L*ma (2007) obse*va* qu*, nas úl*ima*
</line>
<line>
**cadas, o p*econceito *aci*l no Brasil se mostrou mais velado, porém gerand* cons*quências
</line>
<line>
para os negros, just*ficando, assim, que a ga*antia de direitos bás*cos não é *ma solução que
</line>
</par><par>
<line>
vai *ir**o ao pro*l*ma,
</line>
<line>
sen*o neces*ária a cr*aç*o *e *utro* meios pa*a di*i*uir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*iscriminação (NE*ES; LIMA, 2007). Ne*se co**exto, **r*e a d**cussão
</line>
<line>
*c*rca das *ções
</line>
</par><par>
<line>
afirmativa* no *ras*l,
</line>
<line>
v*ltad*s p*ra a questão racial (DOMINGUES, 20*5), as **a*s estão
</line>
</par><par>
<line>
dentro d* c*mpo
</line>
<line>
das Po**ticas Públicas d*
</line>
<line>
promoção da
</line>
<line>
*gualdade racia*. *al
</line>
<line>
disc*ss*o
</line>
</par><par>
<line>
*nglo*a, dentr* vá*i*s outro* temas, o preconcei*o e a dis**iminaç** raci*l nos meios *o*íticos
</line>
<line>
e *cadêmicos.
</line>
<line>
*a perspec*iv* de tentar *inimiza* as de*i*u*ldades h*stóricas e *romo*er a igualdade
</line>
<line>
racial, cria-se u* mecanismo d* aç*o af*rma*iva, que sã* as cot*s rac*ais, principalmente no
</line>
<line>
meio acadêm*c*, político e no *ercado de trabal*o (DOMI**UES, 2*05).
</line>
<line>
Considerand* um h*stóri** de 10 anos desde a a*oçã* de cota* *or parte de a*gumas
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsidades bras*l*iras, foi som*nte *m ** de agost* de 2012 que foi ins*ituída a Le* nº
</line>
</par><par>
</page><line>
12.*11 (*RAS*L, 2012). Assim, a*esa* *e as *otas serem um as*unto fu*dame*tado e* u**
</line>
<line>
discussão sobre desigualdades histórica*, tomaram f*rça no Br*sil a*enas no in*c*o do *éculo
</line>
<line>
XXI. *as o deb*te *obre * *olí*ica de cotas *inda * co**truíd* p*r pontos d* vi*ta diferentes,
</line>
<line>
muitas vezes opostos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**s*na PI, v. 17, n. *0, *rt. 8, p. *47-166, out. 2020 www4.*sanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Sap**o, *. R. A. Miranda, F. T. Ju**o
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
A negaçã* *a *ec*s*idade da *xis*ê*cia *e cot*s ainda é *uito p*esente na sociedade
</line>
<line>
b*asileira, como *pontam N*ves e Lima (200*), ao realiz*rem pesq*isas em **iversidades,
</line>
</par><par>
<line>
qu* tiv*ram como re*ultado maior qua*tidade de pe*soas q** não apoiavam
</line>
<line>
as cotas;
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
Camino et al. (2014),
</line>
<line>
ao analisarem o* *eper*óri*s di*cursivos de estudantes univ*rsitá*ios
</line>
</par><par>
<line>
sobre cotas, identificaram fort* opo*iç*o às *ota*.
</line>
<line>
Não rest*ito ao âmbito aca**mico, ***s discu*sos estão em d**er*ntes âmbito* da
</line>
<line>
sociedad*, como as redes so*iais que, de mane*ra geral, po*sibi*itam a manifes*ação de vá*ios
</line>
</par><par>
<line>
*iscursos e p*rmitindo
</line>
<line>
o *nonimato, geran*o um ambi*nte *ropício à dissemina*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
di*cu**os, *uitas v*ze* não aceitos s*cia*mente, como manifes**ções de racismo.
</line>
<line>
Ness* co*texto, o presente trabal*o busc*u analis*r o* discursos con*rá*ios à política
</line>
<line>
de cotas, produzid*s em um *íde* d*vulg**o em um* r*de *ocial, e os re**ectivos
</line>
</par><par>
<line>
comentários *ob*e ele. A escolha dos com*n*ários contrários apo**-s*
</line>
<line>
n* noção de q** o
</line>
</par><par>
<line>
raci*mo é manifesta*o, n* maioria *as vezes, em *itua*ões onde existem
</line>
<line>
ações que
</line>
</par><par>
<line>
beneficiam um grupo histori*am*nte d*minad* e *xcluído (*UI*ARÃES, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
A relev*ncia da **scussão apresen*a*a no ví*eo está no fat* de que, segu*do dad*s da
</line>
</par><par>
<line>
FUVE*T (2015), em 2015, 2089
</line>
<line>
*egr*s *e m*tricularam *a *SP, repre*entando 17,43% de
</line>
</par><par>
<line>
todos *s alunos matriculados,
</line>
<line>
u* nú*ero *in*a baixo, con*iderando-*e
</line>
<line>
que *ais
</line>
<line>
metade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o br*sileira é negra. Alé* de*sa discus*ão *minente, o conteúdo do víde*, devid* à
</line>
<line>
polêmica gerada e à proporção do n*mero de visual*z*çõ*s (mais de meio mil*ão *té março
</line>
<line>
d* 20*5), também foi ob*eto d* *m* *atéria do jornal "O Globo"i, de *0 de março de 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando a importância do *at*rial e
</line>
<line>
bu*cando atingir aos
</line>
<line>
objetivos pro*ostos,
</line>
</par><par>
<line>
f*ram *elecio**dos *erca de d*i* mil com*nt*rio*, além das fa*as do ví*e*. Po*ter*ormente,
</line>
<line>
tais fal*s e comentários *oram filtrados segundo su* r*lev*ncia, ca*ego*izad*s de acor*o com
</line>
<line>
os a*g*mentos contrários às cotas, mais *ec*r*ent*s. Após este proc*sso, houve a or*an*z*çã*
</line>
<line>
e an*lis* *o c*rpus. Por f*m, tê*-se as consideraçõe* finais.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TE**ICO
</line>
<line>
2.1 As r*lações raciai* no B***il
</line>
</par><par>
<line>
O conc*it* de raça contorna di*ersos s*gnificado* nas
</line>
<line>
*esq*is*s ligad*s à ár*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cultura socie*ade, porém sabe-se que * constr*ção so*ial da raça gira em tor*o e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
classificação entre br*nco, negro * amarelo (CONCEIÇÃ*, 2009). Sob esta
</line>
<line>
*ons*ruç*o
</line>
</par><par>
<line>
ex*stem consi**rações cultur*is usadas
</line>
<line>
como meios de c*assificaç**
</line>
<line>
soc*al e como
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*in*, v. 17, n. 10, *rt. 8, p. 14*-166, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Estud* e **tr*": Uma *náli** dos Discursos Co*trá**os às Cotas Raciais em Universidades
</line>
<line>
*51
</line>
</par><par>
<line>
justificativa p*ra atitudes *egativas p*r parte de gru*o* dominant*s
</line>
<line>
(SCH**RCZ, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
*o Bras*l, esta diferença entre r*ç*s *** *sada *omo justificativa *ara div*rs*s opressões que
</line>
</par><par>
<line>
se i*icia*i*m no período colonial, com* a
</line>
<line>
a*ropriaç*o, p**
</line>
<line>
par*e dos brancos europeus,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
trab*l*o de escravos negros a*rican*s, res*ltando em um* s*pa**ção e*tre *egros e brancos,
</line>
<line>
que coloca os segundos *omo s*periores e do*inant*s (GOMES E ROSA, 2**8). S*gundo
</line>
<line>
Ortegal (*018) e Guimarães (*016), negros e indígenas fora* clas**ficados a partir da visão
</line>
<line>
do h*m*m br*nco eu*opeu de forma racializa*a, inclusi*e, como não humanos.
</line>
<line>
E**e processo *esultou na construção social de um pa*rão que tratava o negro com*
</line>
</par><par>
<line>
pertencente a uma "categ*ria racial inferior,
</line>
<line>
po*endo, p*r essa
</line>
<line>
razão, i*c*u***e, pe*ar
</line>
</par><par>
<line>
n*gativam*nte sobre o futuro do país" (CONCEIÇÃO,
</line>
<line>
2009,
</line>
<line>
p. 4). Vário* mo*imentos
</line>
</par><par>
<line>
tentavam comb*te* essa desigualdade, porém o se**ido da l*** *o* subve*t*do p*lo grupo
</line>
</par><par>
<line>
domi**nte citad* anteri*rmente, *ue *assou a
</line>
<line>
argume*tar
</line>
<line>
que este movimento b*scava
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
se*aração entre os b*asileir*s, *endo a*sim, o causador d* racismo (GOMES; ROSA, 2008).
</line>
<line>
Os argumento* dest* grup* domin*nte *ão frutos da *onstruç*o d*scursiva que se faz
</line>
</par><par>
<line>
e* cima da questão da raça e
</line>
<line>
d*o si**ificado às m*nif*staç*es *e *r*con*e*to e racismo
</line>
</par><par>
<line>
(L*PES, 2006). Dent** da con*tru**o discursiv* da raça, es*ão os aspectos s*ciais q*e
</line>
</par><par>
<line>
tend*m a definir o que negro, é
</line>
<line>
bran*o, **dio, entre *utros (*ASCIMEN*O et a*., 2*15),
</line>
</par><par>
<line>
construindo, assim, identi*ad** *ociais (LOPES, 2006), co*o as
</line>
<line>
pautadas na idei*
</line>
<line>
d* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
neg*o é pert*ncent* a **a c*asse soc*al meno* detentora de *onhe***ento. Na*cimento et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2015) a*gumenta* que estas
</line>
<line>
const*uções *i**ursivas da raça, q*ando c*l*cadas em
</line>
</par><par>
<line>
discus*ão, refl*tem també* várias formas de p*der e dominação presentes n* sociedade,
</line>
<line>
baseadas no raci*mo e preconceit*.
</line>
</par><par>
<line>
O racis*o, que é a*go
</line>
<line>
p*esente
</line>
<line>
na ment* de al*u*as pesso*s e
</line>
<line>
precedente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
disc*i*inação
</line>
<line>
*acia* (qu*
</line>
<line>
é a
</line>
<line>
prática do rac*smo
</line>
<line>
em si), está
</line>
<line>
inser*do na d*nâmica
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
de*ocracia racial, que, par* DaMatta (*986), s*r*a
</line>
<line>
uma man*ira ma*s fá*il de esconder
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realid*d* de *ma socied*de
</line>
<line>
hi*rarqu*zada, que se mantém por mei* de *ritérios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*l*ssif*cação b*se*dos *a raça, na posse de di*heiro, na aparênci* física, pelos p*is e nome da
</line>
</par><par>
<line>
famíl*a, dentre outro*, o*, como evidencia*o por Gomes e *osa (*008, p. 89), ser*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"má**ara da discriminação rac*al brasile*ra". Uma **s jus*ificativas ap*esentadas dia*te
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
m i t o da
</line>
<line>
democracia racial é a *egação da exist*ncia de racismo na sociedade brasileira,
</line>
</par><par>
<line>
pens**ent* *ompartilhado pelos qu* af**mam
</line>
<line>
q*e as
</line>
<line>
últimas evidências de racismo no
</line>
<line>
país
</line>
</par><par>
<line>
pertencem
</line>
<line>
ao período de es*ra*i*ão (S*HWARCZ, 2011), ev*d*nciando
</line>
<line>
q*e o
</line>
<line>
r*cismo,
</line>
</par><par>
</page><line>
quando não é negada a sua exi*tência, não é enxergado como al*o grav* o* q*e merece ma*s
</line>
<line>
a*enção (SCHWARCZ, 201*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 17, *. 1*, art. 8, p. 147-1*6, out. **20 www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Sapaio, A. R. A. Mirand*, F. T. J*nho
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
Para que isso seja d*sagr*gado ao* poucos *a sociedade, são necessários processos
</line>
<line>
que deslegitimem as relações *ierárquicas basea*as na ra*a, e*treta*t* *á u*a di*iculdade
</line>
<line>
inicial, que é a percepçã* de qu* o racismo e*ist* e é *a*ifestado de diversas formas (*ESU*,
</line>
<line>
2*12).
</line>
<line>
*.2 Dis**im*nação, precon*eito * *uas man*festaçõ*s
</line>
<line>
A *iscri*inação é um fator decor*e**e das relações de *ode* e dominaçã* de um
</line>
<line>
grupo sobre outro, on*e o *om*nado é considerado inf*rior, infl*enciado po* diversos fatores
</line>
</par><par>
<line>
sociais, cult*rais * subje*ivo* (MONTEIRO et a*.,
</line>
<line>
*014). É nec*ssá*io colocar que,
</line>
</par><par>
<line>
*untamente à dis*riminação, ex*ste o pr*conceit* *ue é o alic*rce para as
</line>
<line>
atitudes
</line>
</par><par>
<line>
*iscr*mi*a*ória*. O p*econceito é um pen*amento **gati*o sobre **go ou alguém bas*ad* em
</line>
<line>
a*pe*tos f*sic*s, ps*cológico*, étn*cos e culturai*, e qu*, quando coloca*o e* prática, se torn*
</line>
</par><par>
<line>
a discrim*nação, caract*r*zada como send* as ações de um indiv*duo
</line>
<line>
qu*ndo se depara co*
</line>
</par><par>
<line>
outro indivíduo ou u* *rupo de*conh**ido (MACHAD*, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
*ent*e as di*ersas face* do p*eco*ceito, há o racial,
</line>
<line>
que, *e*und* Alm**da (20*8),
</line>
</par><par>
<line>
r*lac*ona-se ao fa*o da *tribu**ão de u* juízo que te* como a*icer*e ** estereótipos ac***a
</line>
<line>
dos *ndivíduo* *ue pertenc*m a determinado gru*o raci*li*a*o.
</line>
<line>
Nogue*r* (*006), nesta *uestão, ca*acteriza o *reconceito racial não somen*e como *
</line>
<line>
pensamen**, mas ta*bé* como a ação, que, nest* caso, *e tor*a sinônimo de *is*riminação.
</line>
<line>
Nas rel*ções em que há mani**stação do preconce*to que ta*ge a qu*stão da ra*a, Guimarães
</line>
</par><par>
<line>
(200*) indica que o pre**nceito envolv*, por p*r** do g*u*o **ati*ant*, ** sentimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
su*erioridade sobre o disc**minado, além de s*por que este n*o é merece*or dos m*smos
</line>
</par><par>
<line>
direit*s políticos e sociais. Est* sentimento é **nstruído por
</line>
<line>
noções de *aça biológica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
espaços n*tur**s de
</line>
<line>
neg*os. Schwarcz (2012) com*nta que, no século XIX, dif*ndiu-se uma
</line>
</par><par>
<line>
cren*a de *ue negr*s eram biologic*m**te diferent*s, sendo caracterizad*s como
</line>
</par><par>
<line>
preguiçosos, criminosos,
</line>
<line>
imorais burros, qu* e
</line>
<line>
*everiam ocupar *spaços coere**e* co* tais
</line>
</par><par>
<line>
**racterísticas. Além d*ss*, não estariam ligados a esp*ços c*mo teatros, e*colas e *t* mesmo
</line>
<line>
ao convívio geral com br*nc*s (SANSONE, 199*; RO*A, *014).
</line>
<line>
O grup* praticante d* *acism* *a *ociedade con*emporânea, segundo Schwa*c*
</line>
</par><par>
<line>
(201*), está i**erido
</line>
<line>
em um novo sistema de hier*rqu*a típi*a de s*cieda**s *parentemente
</line>
</par><par>
<line>
igualitárias. Esta hier*r*uia diz re*peito * m*nutençã* d* discurso* de igualdad* por parte *e
</line>
</par><par>
<line>
diverso* atores da sociedade, p*rém * ***rarquia *e
</line>
<line>
classes e, co*seq*en*emente, de raças
</line>
</par><par>
<line>
perma*ece ju**amente
</line>
<line>
com um
</line>
<line>
preconceito ma*s
</line>
<line>
velado,
</line>
<line>
preconceito est* *ue envo*ve
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, T*r*sina, v. 17, n. 10, a*t. 8, p. 147-1*6, out. 2*2*
</line>
<line>
ww*4.*sanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Estud* e E*tra": Uma A*álise dos Discursos Contrár*os à* Cotas *a*ia*s em Universidad*s
</line>
<line>
*53
</line>
</par><par>
<line>
também q*estões relac**nadas n*o só à raç*, **s ao gênero, co*o * *dei* *e qu* as mulheres
</line>
<line>
negr*s a*nda devem at*nder aos inter*sses masculinos (TEIXEIRA ** al., 2014).
</line>
<line>
* m*der*id*de trouxe consigo adaptaçõe* dos modelos de preconceito pass*d*s, dado
</line>
</par><par>
<line>
que * preconcei*o aberto e ampl*mente disse**nado antigamen*e tornou-se
</line>
<line>
algo c*da *ez
</line>
</par><par>
<line>
ma*s rejeitado
</line>
<line>
pela sociedade, po*é* isto não impediu que ele se manifestas*e
</line>
<line>
de ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
formas (CRA*D**L; ESHLEMAN, 200*), se*do nec**s*rios novo* mecanis*os
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ide*tifica* * ent*n*er a profundi*ade *o r*cismo contemporân** (PEARSON et al.,
</line>
<line>
2009).
</line>
</par><par>
<line>
*uitas manifesta*ões de precon*eito sã* ca*acterizada* pela *ntimidação, infe*io*ização,
</line>
<line>
estereotipação ou ex*lusão d* negro em diálogos casuais e situações cotidi*na*, de *aneira a
</line>
<line>
não ser identificado como tal (VAN D*JK, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
Uma *as cara**erísticas mais comuns
</line>
<line>
do
</line>
<line>
p*ec*nceito é
</line>
<line>
a
</line>
<line>
just*f*caçã*
</line>
<line>
an*es
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ocor*ência, p*r meio da util*z*ção de pre**upos*os posteri*res à
</line>
<line>
fala c*m* a este*eot*pação,
</line>
</par><par>
<line>
na tentati*a
</line>
<line>
de que aqu*la discrimi*açã* seja previamente legitimada por alguma
</line>
</par><par>
<line>
*rgu*entação (CRANDALL; ESHLEMAN,
</line>
<line>
2003). Dentro dess* modelo de *u*tificaç*o *o
</line>
</par><par>
<line>
precon*eito, a discri*inação rac**l aparec* a*oiad* em fatos que t*ntam respons*bilizar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vítima pela situação em que *e encontra como, po* exe*pl*, dizer que um negro te* divers*s
</line>
<line>
o*or*un*dades de entrar no mercado de *r*ba*ho, não en*ra porque não quer. Esse *rgu*ent* é
</line>
<line>
*omentado por *ra*dall e Es*leman (2**3) quando *r*põem um "just*fication-supression
</line>
</par><par>
<line>
**del", o qual su*ere que a
</line>
<line>
discr*minaç*o, at*almente, é caracterizada p*r *m proc*sso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
negação e jus*ifi*ação do preco*ceito, ** que *s ***ivíd*os p*e*once*tuosos negam ter e*te
</line>
</par><par>
<line>
tip* de pensamento e/ou
</line>
<line>
utilizam algum argumento *ara j*st*ficar alguma op*nião
</line>
</par><par>
<line>
pr*concei*uos* na *entativa de validar * preco*ceito. Estas atitudes
</line>
<line>
podem se manifest*r
</line>
</par><par>
<line>
juntamente com a inversão de p*péis **ando pessoas tentam combater a*itudes racistas e são
</line>
<line>
acusadas de intolerantes por *cusarem "injus*ament*" cid*dãos ** be* que **sejam so*ente
</line>
<line>
expr*ssar seu ponto de vista (VAN DIJK, 1992).
</line>
</par><par>
<line>
Van Dijk (1993) analisa *extos que eng**bam e*tas
</line>
<line>
caracterí*ticas observa e
</line>
<line>
que na
</line>
</par><par>
<line>
narrativa s*o enfa**zados fato*es qu* contr**uem p*ra criar uma visão n*gativa sobre *inorias
</line>
<line>
enquanto as maiorias *** colocadas c**o vítimas dessas minorias, *o*o quan*o os negr*s
</line>
</par><par>
<line>
s*o relacionados diretam*nte à criminalidade. A
</line>
<line>
relação ent*e
</line>
<line>
negro e c*imin**idade é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
dent*e as várias formas de estereotip*ção, as quai* colocam o negro tam*ém como
</line>
<line>
preguiç*so, **oral, desprovi*o de inteligência, ent*e outr*s (SCH*ARCZ, 2*12).
</line>
<line>
A compreensão das man*f*stações de preconcei*o se apoia na necessidade de co*ce*er
</line>
</par><par>
<line>
como se dã* as desi*ualdades raciais na *oc**dade
</line>
<line>
para *ue *
</line>
<line>
tema não so*ra
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
"*ontaminação moral e ideol*g*ca, *omo se *st*s estudos pu*essem ser reduzid** a da*o*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 17, n. 10, ar*. 8, p. 147-166, out. 2020 www*.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. S*p*io, A. R. A. Miranda, F. T. Junh*
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
*statísticos a munir o ativism* e as p*lí*icas soc*ais" (GUIMARÃ*S, 2004, p. 28), ou se*a, é
</line>
<line>
*ece*sário ir al*m d* d*dos q*antitativos para compreend*r o *rec*ncei*o *a socie*ade atual,
</line>
<line>
co*siderand* todos os *s*ectos hist**icos e subjeti*os presentes nessa* manifesta*ões. **sim,
</line>
</par><par>
<line>
o preconceito
</line>
<line>
racial, *m função ** seu viés s*t*l, p*ecisa s*r *omp*eendido como al*o que
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
também é possível ent**der qu*l * a visão dos
</line>
<line>
fe*ômenos p*la
</line>
<line>
perspect*va das pess*as
</line>
</par><par>
<line>
inseridas na situação e*tudada * com*reender *e mane*ra *profunda*a o contexto em q*e se
</line>
<line>
desenvolve o fenô*eno (N*VES, 199*). Esta pesquisa t*m como objeto de estudo um *ídeo
</line>
<line>
pu**icad* na i*ternet. A escolha ** contexto da internet se dá pelo *ato de *u* este é um dos
</line>
</par><par>
<line>
espaços ond*
</line>
<line>
*s valores dos *ndivíduos se reproduzem dentro de áreas de *rivacidad*,
</line>
</par><par>
<line>
*acilitando a t*oc* *e visões entre as
</line>
<line>
*essoas, possib*l*ta*do * *an*fest*ção *e va*ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*ntid**.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse mei*, a* ma*ifestações sã* fe*tas *or pessoas qu* estão distantes fisicam*nte
</line>
<line>
dos even*uais r*ceptores, fa*e*do com q*e haja uma sensaçã* f*lsa de anonimato (NET*;
</line>
</par><par>
<line>
A*GELUCI, *013). Tal se*sação con*ribu* *ara *ue *s in*i**duos que navegam
</line>
<line>
n*sta rede
</line>
</par><par>
<line>
sintam um* liberdade ma*or para *xpor o que r**lmente pensam e sentem sob*e
</line>
<line>
div*rsos
</line>
</par><par>
<line>
*ssunt*s (NET*; ANGELUCI, 2013), opin*õ*s, muitas veze*, *epreendid*s n* meio social,
</line>
<line>
p*r se*e* de c**áter d*scriminatório.
</line>
<line>
Os dados foram co*etados em um v*deo po*t*d* na rede social Y*uTu**, no *ndereço
</line>
</par><par>
<line>
(https://www.youtube.com/wa*ch?v=P0qAvA8tDOc),
</line>
<line>
*ntitulado
</line>
<line>
"A
</line>
<line>
int**erânc*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
\movimen*o n*gro\ na USP", film*do po* um estu*ante da Universi*ad* de São Paulo (US*),
</line>
<line>
dent** de u*a sala de *ula onde a*guns **uno*, devido a uma int*rvenção de ter**iro, inicia*
</line>
</par><par>
</page><line>
um debate sobre importância d* discu*sã* da en*rada de neg*os n*s universid*des, o que a
</line>
<line>
ac*rreta uma manifes*ação por *arte d* al**os contrários às *ot**.
</line>
<line>
O cor*us de análise c**siderou tant* os relatos do vídeo, qu*nto os *omentár*os, feitos
</line>
<line>
po* pessoas q*e assisti*am ou não ao v*deo, m*s f*zera* algum c*men**rio *o*re *le ou sobr*
</line>
<line>
out*os comentári*s postados na rede social sobre o vídeo. Em *elaç*o aos comentários, foram
</line>
<line>
colet*dos ***re o dia 16 de m*rço de 2015 (data da postagem do vídeo) até às 16h do dia 23
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. 10, a*t. 8, p. 1*7-*66, *ut. 2020 www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"**tuda e *ntra": U*a Aná*ise dos Discursos Contrár*os às *otas Rac**is em Universidades
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
de m*rço de 2015, *ot*lizando aproximadam*nte 2.000 come*tár*os. De*idiu-se por fazer u*
</line>
</par><par>
<line>
r*corte temporal dos co*entá*ios sobre o v*deo porque nã* *á limitação quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
possi**lid*de de inser*ão
</line>
<line>
d* comentá*ios, assim, t*dos os dias nov*s *omentá*io* eram
</line>
</par><par>
<line>
inserido*. Com * in*u*to *e caracter*zar os com*nt*rio* que se*ão *p*esentados, optou-se por
</line>
</par><par>
<line>
classificá-lo*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
"**deo",
</line>
<line>
*u*ndo se referem ao* fragment*s que co*stituem corpus do o
</line>
</par><par>
<line>
vídeo; e, "comentários", quan*o se referem aos fra*mentos que consti*uem o corpu* d*s
</line>
<line>
co*e*tários feitos s**re o *íd*o.
</line>
<line>
Os *ados foram an*lis*dos a pa**ir das c**t*ibuições teórico-metodológicas da Análise
</line>
</par><par>
<line>
Crítica
</line>
<line>
** Discurso (A*D), pri*cipalm*nte as de Teun A*rianus va* Di*k. A o**ão pela
</line>
</par><par>
<line>
e*colha de**e autor da ACD ocorreu pelo fa*o de ele ter escrit* vários trabalhos ab*rda*d* a
</line>
<line>
questã* racial. A ACD possibilita que t**t*s e fal*s sej** estudado* a fim *e investigar qu***
</line>
<line>
sã* as base* so*iais e *olíticas de um *iscu**o (VAN DIJ*, 1995). A escolha *est*
</line>
<line>
*bor*a*em e*tá relacionada ao fato de que a Aná*ise *rí*ic* de Disc**s* *n*erpreta a relaçã*
</line>
</par><par>
<line>
entre o discurso * s***e*a*e, e porq*e, por me*o dela, é possível to*nar explícit*s e *s
</line>
</par><par>
<line>
percepções de maiorias sobre m*norias analisando o
</line>
<line>
*onteúdo de seus *e*to* e falas (VAN
</line>
</par><par>
<line>
DI*K, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
Van Dijk (199*) afirma que a *CD foc*, especial**nte, em como são *e*rodu*ida* as
</line>
<line>
relaçõe* *e *oder, desigu*ldade e dom*naç*o *nt*e grupos, p** meio do *exto e da *al*, como,
</line>
<line>
por exem*lo, as est*até*ias *e discur*os de maiorias (em um senti*o social, e n*o numérico)
</line>
<line>
pa*a e*ercere* algum tipo de p*der po*ítico *u s*ci*l sobr* minoria*. *m tal sit*ação, a fala e
</line>
<line>
* texto são os meios utili*ad*s para ex*ressa* os pen*ame*tos desta *aio*ia que, por s*a ve*,
</line>
<line>
repr*d*z di*c**so*, muit*s **zes, *reconcei**os*s e excludentes, a fim *e *escarac**rizar
</line>
<line>
*roble**s sociais.
</line>
<line>
A ACD, além d* oferecer a*arato teór*co para compree*são ** racismo e preconceito
</line>
<line>
racial prese*te* *os discursos, ap*esent* também f*rramentas p*ra análise das estrutura* *e
</line>
<line>
*inguagem, *omo as anális*s lexicais (VAN *IJK, 19*2), mais usadas neste t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
*o* hav*r muitos comentários no *íde* sele*ionado, i*icia*men*e pro*ede-se a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pré-an*lise, ou seja, bu*cou-s* selecionar a*e*as o* comentários *ue *eriam mais rele*antes
</line>
<line>
**r* * pesquisa. Em seguid*, foi feita a anális* lexi*al e s*mântica mais aprofund*da na *ual
</line>
</par><par>
<line>
os comentários mai* significativos * q*e contribu*ria* para a *esq*isa fora* agrupado*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
categorias de a*álise, que emergiram a pa*tir d* estudo do corpus, *s quais serão aprese*tadas
</line>
<line>
a segu*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resi*a PI, v. 17, n. *0, art. 8, *. 147-166, out. 20*0
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Sapai*, A. R. A. M*randa, *. T. Junho
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU*TADOS E DISCUS**ES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 O "lugar" dos ne*ros e sua estereotipaç*o
</line>
</par><par>
<line>
A so*ied*de brasileira foi construída a partir de uma mistura de diferente* povos e
</line>
</par><par>
<line>
*ulturas. *n*retanto,
</line>
<line>
desde a escravi*ão,
</line>
<line>
* estere*tipaçã* de neg*o* esteve **esente
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
his*ória, send* e*a direci*nada tanto par* características indi**du*is, *uanto para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
am**ente
</line>
</par><par>
<line>
socialme*te cons*ruí*o como s*ndo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
negros. As noções de *aça *ioló*i*a e "lu*a*" de
</line>
</par><par>
<line>
*egros, discutid*s por Schwarcz (2012) e Rosa (**14), *pesar de q*estio*ada* por diversos
</line>
<line>
e*tudos *o decor*er d* sécu*o XX e XXI, ain*a p*rmanecem *o i*aginári* social b*asile*ro e
</line>
<line>
*stão presen*es t*mbém *m *ários discursos analisados, co*o a seguir:
</line>
<line>
"Não podem ch*gar, *nterromper no*sa aula pra eles falarem."
</line>
<line>
(Ho*em *, vídeo)
</line>
</par><par>
<line>
As seleções lex*cais "nossa aula" e
</line>
<line>
"pa*a
</line>
<line>
eles falarem" ref*r*a que existe
</line>
<line>
e*sa
</line>
</par><par>
<line>
*eparação de e*pa*os, de lugares, *e*et*ndo * u** re*lexão d* Ribe*ro (1995), a manutenção
</line>
<line>
de classe* do*inantes p*ra *anutenção das clas*** o**imid*s, *u seja, o *eg*o deve
</line>
<line>
*erma*ecer na condi**o d* su**rd*nado às outra* pess*as, *lém de *er seu direito de fal*
</line>
</par><par>
<line>
reprimid*,
</line>
<line>
nesse sentido, "*les", no caso, os negr*s, não têm * dir*ito *e falar no
</line>
<line>
"nosso"
</line>
</par><par>
<line>
espaço, dos brancos. De o*tro modo, outro fragmento contri*ui pa*a *sse debate:
</line>
<line>
"[...] q*er negr*s? vai p*o Olo*um [...]" (Homem 9, c**entários)
</line>
</par><par>
<line>
A frase "filh*
</line>
<line>
quer negros? Va* pro Olod*m" remete ao pensame*to de que o negro
</line>
</par><par>
<line>
deve ir para o *lodum, um *s*a*o da música *o qu*l, seg*ndo Sansone (*996) e Rosa (*0*4)
</line>
</par><par>
<line>
seria um
</line>
<line>
"espaço n*gro", ou seja,
</line>
<line>
um *spaço *m que ser negro s*ria um* va*t*ge*, poi*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c**tura negra é a ba*e das atividade* desenv*lvidas. M*s, ** oposição ao "espaço negro",
</line>
<line>
*staria a "área dura", carac*eriza*a p*lo mercado de trabalho (em especial, posições de maior
</line>
<line>
dest*q*e e poder), q*e po*sui*ia for*e *el*ção com * ensino superior, que ser*a um "*spaç*"
</line>
</par><par>
<line>
*istoricam*nte e *oci*lme*te construído *omo
</line>
<line>
de brancos. Os "es*a*os de negros" também
</line>
</par><par>
</page><line>
são trat*dos como lug*res dos e*c**vos, co*form* comentários:
</line>
<line>
"[...] abrir*m a po**a da senz***, agora aguen*a" (Ho*em 21,
</line>
<line>
coment*rios)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-166, out. *020 www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Estuda e Entra": Uma *nálise dos Disc*rsos *ont*ários à* Cotas Raciais e* Universidades
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
A relaç** e*t*b*lecida entr* negr** * o esp*ço da "sen*ala", con*ugada *om a s*leçã*
</line>
</par><par>
<line>
l*xic*l "ag*ra aguenta", revela o incômodo que a i**erção de
</line>
<line>
negros na univer**dade (em
</line>
</par><par>
<line>
decorrência de processos históricos e atuais de lu*a *ela *romoção da igualdade racial) p*de
</line>
<line>
estar tra*endo. *esse s*nt**o, são at*ibuídos *alo*es e *ercepções *eg*tivas e de infe**oridade
</line>
<line>
a negro*, que se sustentam a partir de este*eótipos s*ciais. Os comentários a *egui*
</line>
<line>
a***sentam alguns dess*s estere*tipos.
</line>
<line>
Re*acionar a *es*rdem com *s neg*os é algo que tra*spassa o nível coletivo * se
</line>
</par><par>
<line>
col*ca tamb*m n* pl*no
</line>
<line>
ind*vidu*l, onde *s negros são cara*terizados *o*o pessoas com
</line>
</par><par>
<line>
atitu**s negativas específicas:
</line>
</par><par>
<line>
"[...] os meus cole**inh*s de
</line>
<line>
classe,
</line>
<line>
*eg**s (maioria na e*cola
</line>
</par><par>
<line>
pú**ica), tavam fazendo o que? Fum*n** maconha p*a caralho, *ndo
</line>
</par><par>
<line>
em bail* f*nk,
</line>
<line>
qualquer coisa, menos estudando"
</line>
<line>
(Hom*m 5,
</line>
</par><par>
<line>
comentários)
</line>
</par><par>
<line>
Nesses fr*gmen*os perce**-*e que * principal ponto destacado é * atrib*ição ao negro
</line>
<line>
de traços negativos fo*mando uma visão ester*otipada **r meio do estabeleci*ento de rel*çã*
</line>
<line>
entre o negro e futebol, funk, uso de drog*s ** outras a*ividad*s **o ac*dêmicas. A i*ençã*
</line>
</par><par>
<line>
de responsabilidade sobre a *ituação *os **gr*s tamb*m está presente por meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cu*pabilizaç** de*es por su* própria situa*ão. Est*s r*lações sã* r*squícios *e *m *assado não
</line>
<line>
*uito distante na qual s* *efe*dia a ideia de que negros *ão *iologicam**t* inf**i*res, c*mo
</line>
<line>
r*ssalt*d* por Schwarcz (2012).
</line>
<line>
4.2 O r*cismo e a vi*lên*i*
</line>
<line>
O context* do ra*ismo, na maio*ia das vez*s, traz consi*o v*sões estereotipadas de
</line>
<line>
neg*os, as qua** atribuem a ele* c*racterísticas negati*as. Schwa**z (2012) afirma qu*, desde
</line>
</par><par>
<line>
sempre,
</line>
<line>
na sociedade brasile*ra, houve
</line>
<line>
a *deia d* *ue negro* são pes*oas i*f**iores,
</line>
</par><par>
<line>
sexualiza*as,
</line>
<line>
bu*ras, *uja* e, às
</line>
<line>
vezes, at* c*m*aradas
</line>
<line>
aos animais. *tualm**t*, apesar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
menos manifestado no ambiente
</line>
<line>
público, co*o consequê*cia *e leis que crimi*a*iza* *
</line>
</par><par>
<line>
ra*i*mo e do *rescimento da não aceitaç*o desse tipo de discurso por
</line>
<line>
vár*os gru*os
</line>
</par><par>
<line>
(SCHWAR*Z, **1*), es*e *e*samento continua a exis**r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Es*e posi*ionamen*o acerca do* negros *oi rep*tido em divers*s comentários, trazendo
</line>
<line>
à *ona pens*mento* que remetem à escr*vidão:
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a *I, v. 17, n. *0, ar*. *, *. 147-166, out. 202* www4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Sapaio, A. R. A. Miran*a, F. T. Junh*
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
"[...] pra c*da preto que entra *ra faculdade, a gente lim*a os *és em
</line>
<line>
100 pret*s. Voc*s podem es*ud*r, m*s i*ão ser capachos melhores no
</line>
<line>
*áximo." (M*lher 1, come*tários)
</line>
</par><par>
<line>
"M*is estudo
</line>
<line>
pr*s pretos sig*ifica mais limpeza pro *eu capacho"
</line>
</par><par>
<line>
(Mulh*r 2, co*entários)
</line>
<line>
A *aneira como o *acism* se re*ela está di**tamen*e relacion*da ao que *oi **vantad*
</line>
<line>
por Cran*all e Eshl*man (2003), quando ** autores dizem que, em **tuações de stress ou
</line>
</par><par>
<line>
raiva, as pes*oas e*pressa* seu prec*nceito *e m**eira p*ra. Neste caso, * M*lh*r 1
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
comentário demonstr* re*olta com * questão *as cotas, o *ue, conseq*entemente, faz com que
</line>
<line>
ela expresse de mane*ra explí**ta o racismo, coloc*nd* o negro com* algo que *erve so*ente
</line>
<line>
*ara limpar os pé*. Alé* *isso, *mbo* os *omen**rios "a gente limpa os p** em 100 pretos" e
</line>
<line>
"mais est*do pros pr*tos s**nifi*a mais l**pez* pro meu capacho" mostram um*
</line>
</par><par>
<line>
*anifestação vio*ent* sob*e o a*mento de
</line>
<line>
negros
</line>
<line>
nas universidades, s*ndo esta vi**ência
</line>
</par><par>
<line>
expre*sa na p**sp*ct*** de humilha*ão e *iminuição dos negr*s, *olocando-os como um
</line>
</par><par>
<line>
o**eto * ser p**ado e s*jo. Isso *n*ica
</line>
<line>
uma relação de servidão, **rac*erística da escravidão,
</line>
</par><par>
<line>
ocorre sub**di*aç*o de ne*ros a*s *ra**os, ou seja, * lu*ar d* negro* a
</line>
<line>
e*tá circun*c*ito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*paço*, lugares e posi**es de suba*ternidade * submissão (*UIMARÃES, 200*). Em outr*s
</line>
</par><par>
<line>
comentários, *er*ebe-*e a
</line>
<line>
violência na perspe*tiva de agre**ão física e car***erização dos
</line>
</par><par>
<line>
negro* como ani*ais:
</line>
</par><par>
<line>
"Chama o Iba** que os mac*c*s *n*adiram * f*cul" (Hom*m *8,
</line>
<line>
come*tári*s)
</line>
<line>
"10 Chibatadas no *ron** e tá tu*o certo" (Homem *5, comentários)
</line>
<line>
Os fragmentos q*e caracterizam os negro* co*o macacos ou que afir*am que "10
</line>
<line>
**ibat**as no tronco e *á tudo cer*o" tr*zem à to*a a permanênc*a de *ma vi**o *e
</line>
<line>
inferi*riz*ção d* negro como ser *umano, retomando o conceito, j* con*esta*o, de raç* como
</line>
</par><par>
<line>
a indicaçã* de que os n*gros s*o
</line>
<line>
biologic*mente infe**or*s *os br*ncos, mere*e*do, a*sim,
</line>
</par><par>
<line>
m*nos diál*g* ou com*ree*são (GUIMARÃES, 2004; SCH*ARCZ, 201*). Outra dimensão
</line>
</par><par>
<line>
da v*olência c*n*ra negros ocorre* *or m*io d* relação co* a re*ressã*
</line>
<line>
policial,
</line>
<line>
confor*e
</line>
</par><par>
<line>
fragmento:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 10, art. 8, p. 147-166, o*t. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Estuda e Entra": Um* Anál*se dos D*scursos Cont*ár*os às Cotas Raciais *m Univ*rsidades
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Dando
</line>
<line>
con**nuid*de aos relatos e*plicitamente *a*istas, o*orreram também
</line>
</par><par>
<line>
co*ent*rios com teor sexi*ta quan*o se tratava da interação de coment*ristas do víd** *om
</line>
<line>
mulher*s qu* apoiavam as *otas para negros em u*i**rsidad*s:
</line>
<line>
"[em re**osta a um* mulher ne*ra qu* *ome*tou a favo* da* *otas] manda uns
</line>
<line>
nudes a* e fic* de boa e para de falar m*rda" (Home* 14, come*tár*os)
</line>
<line>
"Vai estudar vagab**da *otista. hora de manifestar não é interrompendo aula
</line>
<line>
de quem estud*u" (Homem 15)
</line>
</par><par>
<line>
A sol*citação de
</line>
<line>
"nudes" (fotos *uas) da mulh*r negra seguida *e um "*ic*
</line>
<line>
de boa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
para *e falar merda" retrata o machismo e opressão
</line>
<line>
sob*e a mulher que tenta se manifestar,
</line>
</par><par>
<line>
f**endo uma relaç** ent** ne*ras e se*vidão, que acompa*ha *s mul**re* negras des*e o
</line>
<line>
iníci* *a esc*avi*ã*, e* que *s e*crava* se*v*am tam*ém de objeto sexual para seus senh*res
</line>
<line>
(TEIXEIR*, CARRIE*I E MAFRA, 201*). A junção d*s palavras "vagabunda" e "cotis*a"
</line>
</par><par>
<line>
m*stra que o mach*smo * rac*s*o a**am junto*, po*s
</line>
<line>
os indiv*duos qu* comenta*, muitas
</line>
</par><par>
<line>
vezes, *bordam o* dois tem*s *m uma mesma se*tença.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 "Estuda * entra": * *alácia da m*ritocr*cia
</line>
</par><par>
<line>
A meritocracia
</line>
<line>
é um con*e*t* que est* presente *os ambientes que en**lv*m
</line>
</par><par>
<line>
proc*ss*s *eletivos e conqu*st*s
</line>
<line>
pess**is, po*ém *e mostr* mais presen*e e m**s discutida
</line>
</par><par>
<line>
quand* se trata de aç*es af*rma**vas, visto qu* há a cren*a, *or *ma parte
</line>
<line>
*a s*c*edade,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
que esta* ações f*rem * concei*o de justiça (CAMINO et al., 2014). O arg*men*o seria o de
</line>
</par><par>
<line>
*ue qu*m i*g*essa em *m* un*vers*dade p*r meio das cotas se dedicou menos e "menos é
</line>
<line>
merecedor" das vaga*, c*mpara*do-se aos *ão-cotistas.
</line>
<line>
*bservou-*e a manifestação dessa concep**o em vár*os trec*os logo no i***i* da
</line>
<line>
disc*ssão do víde*. O auto* do vídeo, homem *ranco, se e*pressa em tom baixo e s*til:
</line>
<line>
"Estud* a*, champs.[...] Eu quero ter aula, v*lho, estuda * entr*, velho.
</line>
<line>
Estuda e entra aqui *a uni*ers*da*e, ninguém tá impedindo." (Homem
</line>
<line>
1, vídeo)
</line>
<line>
Nesse *ragment* * po*sível observar q*e o enu*ciador se p*sicio*a *ontra as cotas e,
</line>
</par><par>
<line>
de m*neir* sátira,
</line>
<line>
a*rese*ta u* descaso com
</line>
<line>
a q**stã*. Ev*den*ia, tam*ém,
</line>
<line>
o n*o
</line>
</par><par>
<line>
r*con*ecim*nto da importância da
</line>
<line>
**scussão sobre racism* e das d*sigu*ldades his**ricas.
</line>
</par><par>
<line>
Do*s el*m**tos d* ACD podem *e* o**ervad*s: a is**ção *e re*ponsabilidade (o *egro
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*i*a PI, v. 17, *. 10, a*t. 8, p. 147-1*6, *ut. 2020 www4.**anet.com.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Sapaio, A. R. A. Miranda, F. T. Junho
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
*es*on*ável p*la sua pr*pri* entrada) e contra*te (nós es*amos aqu* porque nós es*udam*s)
</line>
<line>
(V*n Dijk, 1992).
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso,
</line>
<line>
parte da persp**tiv* de que todos têm as mesmas op*rt**idad*s de
</line>
</par><par>
<line>
estudar, conforme exp*ess**s "estuda e entra" e "n*nguém tá impedin*o", reduzindo so*ente
</line>
</par><par>
<line>
à vont*de pró*ria de**s (negros) a*
</line>
<line>
chances de entr*r em *ma univer*ida** ou n**. Este
</line>
</par><par>
<line>
posicioname*to é car*cte*izado pe*o que C*a*dall e E****man (2003) denom*nam como
</line>
<line>
*trib*i*ões do p**conce*to.
</line>
<line>
Nesse *entido, a vontade própria do negro define o *eu suce*so o* fr**a*so, portanto o
</line>
</par><par>
<line>
baixo *ú*ero
</line>
<line>
de negros nas universidades é culpa deles mesmos. Retomando o fragm*nto,
</line>
</par><par>
<line>
o*s*r*a-se que * *n*nciador *up*e q*e *o*ente a exis*ência de um processo de seleção igual
</line>
<line>
para todos o* candid*t*s seria suficiente, o que *ressupõe a id*ia d* *e*itocracia, *u me*hor,
</line>
<line>
da faláci* *a mer*t*cracia, visto que * *d*i* de me*itocracia não pod* ser ap*icada em uma
</line>
<line>
s*cie*ade onde *ermane*em desigua*dades h*stórica*. A falácia da meritocracia é co*stat*da
</line>
<line>
quando pes*u**as mos*ram que os negros *êm menor esco*aridade e menores salári*s qu* os
</line>
</par><par>
<line>
brancos (CACCI*MAL*; HI*ATA, 2005), *ogo dizer que to*os
</line>
<line>
os cand*da*os d* um
</line>
</par><par>
<line>
proces*o s*le*ivo estão em situação d*
</line>
<line>
igu*ldad* é desco*s*derar todas as dificuldad*s
</line>
</par><par>
<line>
enfren*ad*s por *i*orias. Este posi*ionament* se repete em ou*ro co*entário:
</line>
</par><par>
<line>
"Estuda e ent*a, simples, nada *ontra negro*, mas
</line>
<line>
ess* "vitimismo"
</line>
</par><par>
<line>
não co*a mais, d*qui u* dia vai t*r c*ta pa*a o público gl*." (**mem
</line>
<line>
4, coment*rios)
</line>
</par><par>
<line>
O*serva-s* que há a
</line>
<line>
tra*sferência do proble*a da a*sênc** de negros
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
un*versidades para os próp*ios *egros, com* s*
</line>
<line>
eles f*sse* c*lp*dos po* suas
</line>
<line>
próprias
</line>
</par><par>
<line>
de*g*aças, carregando, a*sim, a c*racterística de distan*iam*nto dos pr*blema* sociai*,
</line>
<line>
transferi*do para a m*noria a re*ponsabilida*e de lidar com seus problema*, como res*al*ado
</line>
<line>
por Van Di*k (1989) e Mirand* et al. (2020). A discordância com a necessidade de co*as para
</line>
</par><par>
<line>
reparar danos hist*ricos é evidente no segun*o trecho na qual,
</line>
<line>
primeira*ente, o enuncia*o*
</line>
</par><par>
<line>
tenta ameni*a* * validar sua argument*ção. Ao ut*lizar a expressã* "n*da
</line>
<line>
c**tra negr*s", e,
</line>
</par><par>
<line>
p*sterior*ente, por meio da con*unção
</line>
<line>
advers*ti*a "ma*",
</line>
<line>
*ue p*s*u* a ***ção de
</line>
<line>
negaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*paren*e *a ACD,
</line>
<line>
negando a *rimeir* fras* (VAN DIJK. 19*2) *vi**n*ia uma
</line>
<line>
pos*ção
</line>
</par><par>
<line>
contr*r*a * util*zaçã* da* cotas, *omo se a* inte**ret*sse como algo bana* * s*m m**ivo real.
</line>
<line>
O tr*ch* "daq** um **a vai ter cota pa*a o público gl*", f*i u*ado, i*on*cam*nte, com o intuit*
</line>
<line>
de re*orçar * b*n*li*ação das cot*s para negros. Também evidenc*a a f*lta de entendi*ento
</line>
</par><par>
<line>
*obre as
</line>
<line>
condições específicas d*
</line>
<line>
const*ução soc*al *as minorias,
</line>
<line>
nesse caso * au*or
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 10, art. 8, p. *47-166, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Estuda e Entra": *ma Análise do* D*scur*os Contrários *s Cotas **ciai* em *niversid*de*
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
c*m*ntá*io, *omem 4, coloca ne*r*s e * *úblico L**TT c**o minorias hom*gêneas,
</line>
<line>
d*sc**sidera*do as d*versi*ades e heterogeneidades de tais minorias. A questão da
</line>
<line>
homog*ne*dad* **tre as *essoas, baseada no d*s**rso d* i*u*ldade, s*rá t*atada a s*guir.
</line>
<line>
4.4 Síntese das categ*r*a* an*lisadas: id*ntidades construída* *ara *r*ncos * negr*s
</line>
<line>
A part*r da an*lise do corpus e das catego*i*s que em*rgir*m durante o *roc*sso *e
</line>
<line>
an*lise, percebe*-se * con*trução de *dentid*de* para brancos e *egros, as quais s*o
</line>
<line>
apresentad** na figura 1.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Identidades construídas para brancos e negro* *os discursos analisados
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: El*bo*ação a par*ir da pesquisa r*alizada
</line>
<line>
O co*ceito de "luga* de negros" e "lugar de brancos" p*rmanece *em de*inido nas
</line>
<line>
falas e comen*ários analisa**s. É eviden*e qu* * noção de "es**ço" dos negros está m*ito
</line>
<line>
present* nos d*scur*os po* meio da relaç*o *n*re n*gro* e espaços de im*ralid*de,
</line>
<line>
subalte*nidade e não a*adêmic*s.
</line>
<line>
As identidade* const**ídas para negros e brancos **o, e* partes, *ef*exo de *ma
</line>
<line>
sociedade que, em um *assado não tão distante, *cre*itav* na dife*ença biológica entre neg*os
</line>
<line>
*e*. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 8, p. 147-166, ou*. 2020 *w*4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Sapaio, A. R. A. *iranda, *. T. Junho
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
e brancos (S*H*AR** 2012). As i*entidades co*struídas foram, e*
</line>
<line>
*lguns momentos,
</line>
</par><par>
<line>
ju**i*icativa para discursos violentos nos *omentário*,
</line>
<line>
nos quais os en*nciadores fize*am
</line>
</par><par>
<line>
*lusão à rep*essão po*icial *ontra ne*r** e ao* meios de punição u*ili*ados
</line>
<line>
na época
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**cravidão, caracterizando * per***ência *x*lícita de pensamen*os vio*entos *ontra negros,
</line>
<line>
que podem, consequentemente, se tornarem atos reais na soc**dade. Uma das probl*m*ticas
</line>
<line>
acer*a dessas manife*ta*ões *st* no fato de qu* elas pode* tomar for*a na socied*de, em
</line>
<line>
*lgum momento, a p*nto de serem legitimadas por grupos, pois a i*te*net * um meio através
</line>
<line>
do *ual ** ind*víduos buscam *esso*s que compartil*am das *esmas crenças e opiniõe*.
</line>
</par><par>
<line>
*s ide*tidad*s constru*das t*mbém re*letem noções da express** do rac*smo
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade bra*ileira,
</line>
<line>
*ois p*rcebe-s*, por meio da figura 1, a clara hierar*uização racial,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
social e seus
</line>
<line>
r*spectivos comen*ários
</line>
<line>
con**ário* às polí**cas *e co*as, foi poss**el
</line>
<line>
perc*ber
</line>
</par><par>
<line>
que p**samen*os e di**ursos rac*stas estão ai*da muito
</line>
<line>
p*esen**s na socieda*e * p*dem
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
man*festar em diferent*s meios, como nas re*es sociais, cont*xto desta pesquisa.
</line>
<line>
Este trabalho evidencio* c*mo a ideia de "espaço de n*g*os" ainda está muito presente
</line>
<line>
na socie*ade, m*s** que *e *a*ei*a i*pl*cita. Alguns comentár*o* ap*esen*aram essa ideia
</line>
<line>
também de forma mais ex*lí*ita, indicando que os negros em uma u*iversid**e, no caso do
</line>
</par><par>
<line>
ví**o, não estão *m *m ambie*te que lhes *ert*nce e que dev*m ocupar
</line>
<line>
*ocai* *onstruído*
</line>
</par><par>
<line>
socia*mente co*o per*en*ente* a ele*. Nesse sent*do, o espa** intel*ctual ainda * enxer*a*o
</line>
<line>
como pertence da el*te *ocial, e* espec*al, a branca, a q*a*, por meio do mito d* *gu*l*ade, se
</line>
<line>
r*cu*a * aceitar *ue as desigualdades r*ciais existem e **v*m se* *r*ble*atiza*as, disc**idas
</line>
<line>
e combatidas.
</line>
<line>
Outro *lemento que s* mo*trou latente foi a crença d* que o negr* e o *ranco têm as
</line>
</par><par>
<line>
*es*as o*ortuni*ades e *ue o racismo e as desig*ald*des *istóri*as nã* são
</line>
<line>
questõ*s
</line>
</par><par>
</page><line>
rel**antes *ara a di*cussã* da au*ê*cia de neg*os *as univ*rsidad*s, atribuindo a eles a culpa
</line>
<line>
por este f*t*.
</line>
<line>
Re*. *S*, Teres*na, v. 17, n. *0, art. 8, p. 14*-166, out. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"E*tuda e Entra": *m* A*áli*e dos Disc*rsos Con**ários às Cotas Raciais em Unive*sidades
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
A *iscussão *obre discursos co*tr*r*os *s cotas raci*is **f*ete, também, o
</line>
</par><par>
<line>
pos*cionamen*o
</line>
<line>
de parte *a sociedade acerca *e
</line>
<line>
*otas rac**is. N*sse sen*ido, es*a
</line>
<line>
p*s**isa
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribui para uma discuss** mai*r que são as Política* d* Pr*moção da I*ualdade Ra*i*l que
</line>
<line>
se expandiram nos úl*imos an*s, principalmente, no contexto da ed*cação. * abordagem
</line>
<line>
teórico-meto*o*ógi*a usada também c*ntribui para abri* caminho p*ra post**iores pesqu*sas,
</line>
<line>
p*is *ostrou que a int*rnet é um espaço púb*i*o que p*ssibilita a disseminaç*o de opiniõe*,
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes, não *x*r*ssadas e* *utros meios. * visibilidade dada ao*
</line>
<line>
discursos em *m
</line>
</par><par>
<line>
am*iente a*nda pouc* explorad* (a in*ern*t) *ostra
</line>
<line>
a *ec*ssidade, c*da vez maior,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dis*ussão sobre *ac*smo e dis*r*mi*ação racia*. Essa é uma d*s *ontribuições desta pesq*isa.
</line>
<line>
Su*ere-*e que *esquisas posteriores **s*uem entender qual é o *o*ic*on*mento de
</line>
<line>
alunos de un*ver*idades públicas e partic*l*res sobre a polí*i*a de co*as, visto que se espera
</line>
</par><par>
<line>
que haja difere*ças
</line>
<line>
ent*e am*as. Outra possibilidad* *e**a u*a investigação mais
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
BRASIL. Lei nº12.711, de 29 de ag*sto de **12. Dispõ* sobre o ingresso n** u*iversida**s
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*ed*rais e nas instituiçõe* fe*era*s de ensino té*n**o *e nível médi* * dá outr*s *rovidências.
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"E*t*da e En*r*": U*a Aná*ise d*s Disc*rsos *ontrários às Co*as Ra*iai* em Unive*sid*des
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16*
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terr* sem lei? Enc*nt*o de Iniciação *i*ntíf*ca d*s Faculdades I*tegradas "A*t*nio Eu*rás**
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um
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<line>
Como *efer*nciar *ste A**igo, confor*e ABNT:
</line>
<line>
SAPAIO, J. M; MIRA*DA, A. R. A; *UNHO, F. T. JUNHO "Estuda * En**a": Uma Análi*e dos
</line>
<line>
Discurs*s Contrários à* *otas Rac*ais em Univ*rsidades. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. 10, art. *, p.
</line>
<line>
147-16*, out. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui*ão d*s Autore*
</line>
<line>
J. M . Sapaio
</line>
<line>
A. R. A. Mira*da
</line>
<line>
F. T. J*nho
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e plan*j*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *náli** e interpretação dos *a*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do rascunho *u na *e*isão *rítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*tici*ação na aprov*ção d* versão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. *7, n. 10, art. *, p. 147-*6*, o**. 202*
</line>
<line>
www*.*sane*.com.br/rev**ta
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)