<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 19, p. 361-37*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*9
</line>
<line>
Gênero, Violência e Políticas P*b*icas: Uma A*ál*se Ace**a dos Homicídi** de Mulheres *a
</line>
<line>
Região Sud*ste E*t*e 2003-201*
</line>
<line>
Gender, Viole**e and *ublic Pol*cie*: An Ana*y*is of Wo*en\s Homicides in the *ou*heast
</line>
<line>
Region Be***en 2003-20*4
</line>
</par><par>
<line>
Clayton Perei*a Gonçalv*s
</line>
<line>
Doutorado *m Administração *el* Universidade d* Grande Ri*
</line>
<line>
Me*tre em Ad**nistra*ão *ela Univers*d**e do Gran*e Rio
</line>
<line>
Professor d* U*iversida*e Federal de *ondônia
</line>
<line>
E-mail: crm*ax@g*ail.com
</line>
<line>
Camil*a Pi*to *una
</line>
<line>
D*utorado e* Ad*i*istração *ela *niversidade d* Grande Rio
</line>
<line>
Mestra em Administr*ção pela Univer*i*a*e *o G*ande *io
</line>
<line>
E-**il: camillaluna.a*m@*mail.*om
</line>
<line>
Diego de *liveira ** C*nha
</line>
<line>
Mestre em Administr*ção pe*a *niversid**e *o Gr*nde Rio
</line>
<line>
P*ofessor da **cola Nac*onal de *aúde Públ*ca Sé*gio Arouc* da Fiocr*z
</line>
<line>
E-mai*: adm.diego**ivei@gmai*.com
</line>
<line>
Maria Cris*ina *o*liatti de Sinay
</line>
<line>
Dout*r* em Mate*ática A**icada *ela City University o* New Yo**
</line>
<line>
E-mail: cristinasinay@gma*l.com
</line>
<line>
Edu*rdo André Teixeira Ayros*
</line>
<line>
Douto* e* Administ*ação pela *niv*r*ity *f London, Ingl*terra
</line>
<line>
Professor do Me*trado e Do*tor*d* em Adm*nistração da Univer*idade Posi*iv*
</line>
<line>
*-mail: ed*ardo.a*rosa@u*.e*u.br
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Clayton Pe*eir* Gonçalves
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade do Grand* R** - Ru* da Lapa, 86, *entro,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 20*21-1*0, Rio de Jane*ro/RJ, Brasi*.
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny Kerley *e A*en*ar
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Camilla Pinto Lu*a
</line>
<line>
Rodr*gue*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade do Grande Ri* - Rua da Lapa, *6, Ce*tro,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 20*21-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
</line>
<line>
*rtigo rec**ido em 11/06/2020. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*n**re*o: Diego d* *liv*ir* d* *unha
</line>
<line>
rece*ida em *9/06/2020. *provado em 3*/0*/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade do Grande Rio - R*a *a *apa, 86, Centr*,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
C. P. *onçalves, C. P. Luna, D. O. Cunha, *. C. F. Sinay, E. A. T. Ayrosa
</line>
<line>
362
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pro*ósito desta pesquisa é anal*sar os homicídios de mulheres na r*gião S*deste do Brasil
</line>
<line>
no per*odo de 200* a 20*4, sob u*a *ersp*ctiva de fatores socia** e ec*nômicos qu* fossem
</line>
<line>
capaz*s de se correlacionar com este problem* *ocial. Adotamos a p*rspectiva da violên*ia de
</line>
</par><par>
<line>
g*nero e
</line>
<line>
da política *ública para compreender o fen*meno e b*sca* caminhos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
supera*ão dest* problema. P*ra alcança*mos o *bjet*vo, div*dimos a pesquisa em set* seções.
</line>
<line>
Inicialmen*e a*resentamos a*gumas barreiras rel*cionadas ao *ênero feminin* e, então,
</line>
<line>
aponta*os uma seção que bus** conceituar e *iscutir a vio*ência. Na terceira seç*o, *xibim*s
</line>
<line>
*e forma concisa o que s*o polític*s públicas. A seção *egu*n** é referente aos *étodo* em
</line>
<line>
que uti*izamos *egressões lineares si*pl*s. * sex*a expõe os *esultados encon*ra*os, co* um
</line>
<line>
modelo fi*al *ompo*to por um* va*iável social co* *redição ** 87,20% (R² = 0,872). E,
</line>
</par><par>
<line>
a*s*m, concluím*s qu* as **líticas pública* v*ltadas para as áreas soci*is
</line>
<line>
e
</line>
<line>
econômi*as
</line>
</par><par>
<line>
podem repr*sentar b*ns resulta*os *o en*retam*nto à violênc*a cont*a a mulher. Esta pesq*isa
</line>
<line>
p*et*nde *ontribuir p*ra os es*udos *e*acionados à* p*lí*i*as pú*licas no q*e tange à v*olênci*
</line>
<line>
contra as *ulheres, buscando traz*r uma compr*ensão so*re este problema socia*.
</line>
<line>
*alavras-cha*e: Gênero. *iolência. Políticas Públicas. Homic*dios de Mul*eres.
</line>
<line>
A**TR*CT
</line>
<line>
The purpose *f this r***arch i* to analy*e the homicides of *omen *n *he sout*e*st*rn r*gion
</line>
</par><par>
<line>
*f *razil from 2003 to 2014, from a per*pective of soc**l
</line>
<line>
and
</line>
<line>
economic fa*tors that
</line>
<line>
co*ld
</line>
</par><par>
<line>
c*rrela** w*th this soc*al proble*. We adopt the per*pe*tive of gender violence an* pub*ic
</line>
<line>
poli*y to underst*nd the phen**enon an* seek way* to ove*come this problem. To reach the
</line>
<line>
g*al we d**ided the res*arch i*t* **v*n *ecti*n*. Initi*lly we prese*ted *om* *arriers re*ated
</line>
</par><par>
<line>
to the feminine gender and *he*, we *ointed out a section that see*s to concept*alize
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
discuss vio*e*ce. *n th* third sect*on, *e br*e**y present what *u*lic
</line>
<line>
policies are. The *ext
</line>
</par><par>
<line>
section is about *he *e*hods in *hic* we use sim**e l*n*ar regress*o*s. The sixth presen*s th*
</line>
<line>
****lts fou*d, with a final model com*osed of a social variable with a predic**on of 87.20%
</line>
<line>
(R* = *.8*2). And so, *e conclu*e t*at p*b**c poli*i*s geare* *o social an* economic areas
</line>
</par><par>
<line>
can be * good
</line>
<line>
outco** in
</line>
<line>
*o*fro*ting violence aga*nst women. *his r*search aims **
</line>
</par><par>
<line>
contribute *o studies re*ated to pub*ic p*li*i*s r*garding violen** a*ainst women, se*k**g to
</line>
<line>
bri*g an u*der*tandin* abou* *h*s social pr**lem.
</line>
<line>
Ke**ords: Gender. Violenc*. Public *ol*cy. Women's *omicides.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. *7, n. 10, art. 19, p. *6*-37*, out. *020
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ê**ro, Viol*ncia e Políticas P*blica*: Uma *nálise Ace*ca dos *o*ic**ios d* Mulheres
</line>
<line>
363
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* violência de g*n*ro, r*laci**ada
</line>
<line>
às mulh*res, nã* *
</line>
<line>
um pr**lema soc*a* no*o *o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, razão pela q*al o tema tem sido **o*dado *el*s ma*s d*versas
</line>
<line>
área* de *st*dos,
</line>
</par><par>
<line>
pr*nci***mente no *mbito das p*lít*cas públicas (MEDEIROS, 2011; BANDEIRA, 2014; DE
</line>
<line>
ME*LO AM*RAL et al., 2016; KIPNIS; GOMES, 20*6; SCOTT et al., 2016).
</line>
<line>
O Bra*il é o quinto país com m*ior núme*o de homicídios de *ul**res em u* r*nking
</line>
<line>
*labora*o pela Or*an*z*ç*o Mun*ial da Sa*de, o *u* evid*ncia a trágica re*lidade vivenc*ada
</line>
<line>
p**as mu**e*es b**sileir*s (*AISELF*SZ, 2015).
</line>
<line>
A região S*de*te, a*es*r de a*re*entar uma curva decrescente com *ela**o *os
</line>
<line>
homicídios d* m*lheres, ai**a é a região com o m*ior número d* homicídios por **o, como
</line>
<line>
o*se*v*do no *apa da V*ol*n*ia 2015 (*AISELFISZ, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
O B*asil av**çou bas**nte n*s últimas d*c*das no
</line>
<line>
qu* se refere à* política* pú*licas
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionada* ao co*b*t* à violên*ia contra o *êner* feminino a partir de instrume*tos como
</line>
<line>
os P*an*s Na*ion*is de Polí*icas p*ra as *ulheres (PNPM), a Lei Maria da Penha, a L*i *o
</line>
<line>
Feminicídi*, a Política e o Pac*o Naci**al pe*o Enfrentament* à Vi*lênci* *ontra as
</line>
<line>
Mulheres, "*s Di*etrize* *e Abrigamen*o das Mulhe*es em situação *e *iolência e a*
</line>
<line>
Dir*t**zes Naci*nais de Enfrentam*nto à Violê*cia c*nt*a as *ulheres do Ca*po e **
</line>
<line>
Flo*esta" (BRASIL, 201*, p. 9). Cont*do, os *omicí*i** de mulheres no Brasil representam
</line>
<line>
um probl*ma social *ravíssi*o.
</line>
<line>
Sen*o assim, en*e*dem*s que outr*s polít*ca* públ**as r*ferentes a q*estõ*s s**iais e
</line>
<line>
*c*nômicas p*de* ser importantes para complementação deste e**r*ntamento * v*olên*ia
</line>
<line>
contra as mulher*s.
</line>
<line>
Com o intuit* de co*p*een**r *e que maneira fa**re* sociais e **o*ôm*c*s como, po*
</line>
</par><par>
<line>
exe*p*o, de*empr*go, renda *
</line>
<line>
educa*ão se relacionam com o* homicídios de *ulheres,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
presente pes*uisa anal*sou a evo*ução do*
</line>
<line>
*omicídios de mu*her*s na região *udeste
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
períod* de 2003 a 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Devid* *o período analisado consistir em uma amostra pequena,
</line>
<line>
a**lisa*os
</line>
</par><par>
<line>
c*nce*tualmente os dados gerados a *artir *e regressões lineares simples pelo *éto*o I*ser*r
</line>
</par><par>
<line>
(FI*LD, 2013). P*ra análise dos
</line>
<line>
da**s, uti***amos o s*ftware SPSS (S**ti*tical Packa*e for
</line>
</par><par>
<line>
Social *cience) versão 2*.0.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 10, *rt. 19, *. 361-378, out. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Gonçalves, *. P. Luna, D. O. Cunha, M. *. F. Sinay, E. *. T. Ay*osa
</line>
<line>
364
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquis* preten*e, a**im, *ontrib*ir *ara os estudo* rel*cionados às políti**s
</line>
<line>
públicas, aduzindo * im*ortância das políticas *úblic*s sociai* e e*onômicas dian*e d*ste
</line>
<line>
problema social e buscando t*azer u*a co*p*eens** e um po*s*ve* caminho par* * superação
</line>
<line>
dessa viol*nc*a.
</line>
<line>
A presente pesquisa *s*á dividida em sete seç**s. *n*cialment* *prese*tamos algumas
</line>
<line>
*ar*eiras re*acionadas *o gên*ro feminino e, então, exibimos uma seção que busca concei*ua*
</line>
</par><par>
<line>
e dis*utir a*e*ca
</line>
<line>
da vio*ên*ia. A terceira seçã* expõe d* *orma concisa o qu* s*o polí*icas
</line>
</par><par>
<line>
pública*. A seção seg*inte é *eferent* aos métodos utili*ado*. N* se*ta indicamo* o*
</line>
<line>
resulta*os encontrados e, por f*m, a discussão.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL *EÓR*CO
</line>
<line>
*.1 Algumas b*rreiras p*ra o g*nero feminino
</line>
<line>
No cená*io n*cional, são constan*es *s situaçõ*s d* violência relacionadas à *emáti*a
</line>
<line>
do gênero, principalmente em rela*ão ao feminino, *o* is*o tratar sobre qu*st*es de gêne*o é
</line>
</par><par>
<line>
*e grande
</line>
<line>
relev*ncia * *o**lexidade. No Brasil,
</line>
<line>
essas
</line>
<line>
di*cussões sobre o *ema ganharam
</line>
</par><par>
<line>
mais força com o mo*im*nto femi*ista - tendo assumido maior notor*edade n* paí* nos ano*
</line>
<line>
*970. *as, somen*e *a décad* de *980, * violência *ontra a *u*he* pas*ou a ser consider*da
</line>
<line>
em âmbito gov*rnamental de forma mais es*e*ial*zada, co* a im*lant*ção do at*ndiment*
</line>
<line>
e* delegacias próprias (SARTI, 2004).
</line>
<line>
*is*o*ica*ente, é antiga a n*ção de que hav*ri* u*a d*fer*nça **se*cial entr* hom*ns
</line>
<line>
e mulheres, pauta*a em seus sexos biológic** e, apesar d*ssa percepção *er s* **dificad* ao
</line>
</par><par>
<line>
*ongo do tempo (LAQUE*, 2001), a v*olência de
</line>
<line>
*êne*o ai*da *stá, por *uita* vezes,
</line>
</par><par>
<line>
embasada ne*sa relação biológic*.
</line>
</par><par>
<line>
Esses a*ontam*ntos de
</line>
<line>
gênero com bas* nas diferenças biológicas a*nda são
</line>
</par><par>
<line>
fa*ilmente encontra*os em nossa so*ied*de d* con*umo, sendo o **nero feminino
</line>
<line>
*onstantemente atrelad* a um padrão ** com*ortamen*o estereot*pa*o. O gêne*o femin*no foi
</line>
<line>
rotulado como * gênero sensíve*, emoci*n**, ro*ânt*co, co**udo essa noção fo* des**volvida
</line>
<line>
como um produto direto da eco*omia capitalista - e*istindo evi*entes razõ*s históricas *a*a a
</line>
<line>
correl*ção e**re rom*n*ico e e*onômico dentro da defin*ç*o ** **mini*o que temos herdado
</line>
</par><par>
<line>
*esde o s*cu*o XIX (FISKE,
</line>
<line>
2000). Alé* diss*, a* mulheres tiveram uma soc*al*zação
</line>
</par><par>
<line>
co*fi**da a*
</line>
<line>
âmbito privado, tendo ti*o, por *é*adas, a responsabilid*de da
</line>
<line>
r*aliz*ção das
</line>
</par><par>
<line>
tare*a* do**stic*s (li*par, lavar, cozinhar) e o cuidado dos filh*s, con*igurando, ass*m, uma
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrução soci**
</line>
<line>
se*uada (ANTUNES, 1*99). Ainda é comum *os depararmos
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi**, v. 17, n. 10, art. 19, p. 361-378, out. 202*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Viol*ncia e Pol*ticas Públicas: Uma **álise Acer*a dos Homicídios de Mulheres
</line>
<line>
365
</line>
</par><par>
<line>
asso*iação da imagem feminina a *m objeto ou a um conteúdo *e apelo sexual em diver*as
</line>
<line>
míd*as, como, por ex*m*l*, ** pro*aga*das (LESS*, 2005; MELO, 2006; PETROLL;
</line>
<line>
ROSSI, 2008; DA CRUZ, 2010 TOM*, 20*3).
</line>
<line>
Essa representação d* gê*ero feminino tem sido há temp** coleti****n*e
</line>
</par><par>
<line>
comp*r*ilh*da, sendo que i**o lhe atri*ui uma e*pécie d*
</line>
<line>
"ma*erialidade", se *anifestando.
</line>
</par><par>
<line>
Então, não a*enas
</line>
<line>
n* co*portamento dos m*mbros de *m* socie*ade, por meio da
</line>
</par><par>
<line>
s*cialização e internalização de valo*es, ma* na es*rutur* jur*dica e organ*zaciona* de *ma
</line>
</par><par>
<line>
formação social, n*s mecanismos de
</line>
<line>
controle
</line>
<line>
*oci**, nos critéri*s e
</line>
<line>
f*rmas *e s*n*ã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*o*pensa, isso po*e ser visto (DU**HEIM, 1*86).
</line>
<line>
E* *uma, todos es*es fatos a*ontados contri*uem par* que a v*olência contra mulher
</line>
</par><par>
<line>
seja *i**inta das o*tras f*rmas de
</line>
<line>
v*olên*i*, pelo fato de
</line>
<line>
que o perpetrado* ne***
</line>
<line>
ação não
</line>
</par><par>
<line>
enxerga a ví*ima como um Outro igu*l * em mesma* condiç*es de e*i**ên*ia (BANDE*RA,
</line>
</par><par>
<line>
2014). *u seja, tal vio*ênci* * *otivad* por demonstrações *e
</line>
<line>
desigu*ldades baseada* na
</line>
</par><par>
<line>
con*i**o de sexo. Seria o q*e a But*e* (2011) chama de pr*caried*de do Outr*, que em seu
</line>
<line>
extremo *e violência promove a morte.
</line>
<line>
*.2 Violência
</line>
<line>
A falta de capac*dade em reconhe*er o Out*o como i*ual * considerada c*mo um *o*
</line>
</par><par>
<line>
fatores *reponderantes da vio*ê*cia nas *ais d*ve*sas culturas e ao *ongo
</line>
<line>
da história (RA*;
</line>
</par><par>
<line>
VALDE*OLO; GRAH*M, 2*17). Além disso, conceitu*r a violê*cia n*o * uma tare*a
</line>
<line>
simp*es. E*istem diversas formas * c*nc*ituações *elac*onada* a este tema.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre as form*s d* violência, p*d*m-se
</line>
<line>
d*stacar *s f*rma*: anômica, represent*da,
</line>
</par><par>
<line>
sociocultural, *ociopolítica * social ou Estado *e violência. Es*a* formas de violê*cia não são
</line>
<line>
e*clu*entes e fre*uent**ente ocorrem de forma com*inada (SODR*, 2002).
</line>
<line>
A **olên*ia anômica é ca*acterizada po* ter seus aspectos cruéis e visíve*s nas ruas e
</line>
</par><par>
<line>
apre*entados pela mídia. A violência
</line>
<line>
representada * *ara**erizada pela indústri* de
</line>
</par><par>
<line>
**tret*nimento
</line>
<line>
que reproduz as agressões em filmes,
</line>
<line>
programas de TV e jogos. A *io*ê*cia
</line>
</par><par>
<line>
*ociocultural * r*sultado d*
</line>
<line>
dec*são de
</line>
<line>
um poder exercido por um gru*o religioso, político,
</line>
</par><par>
<line>
econômi*o ou um* e*i*e. A violênc*a s*ciopolítica é
</line>
<line>
exer*ida pelos ap**elhos de *s*ado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
frequ*ntem**te inclui a violênci* a*ômica quando ocorre como, *or e*emplo, em guerras. E
</line>
<line>
por fim, S*dré (2*02) apre*enta a v*olência social ou Estado de violência que decorre de um
</line>
</par><par>
<line>
modelo social *ixado e centrado no *oder qu* fa*ha
</line>
<line>
no a*e**im*nto * sociedade como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
t odo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 17, n. 10, ar*. 19, p. *61-*7*, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Go*çalv**, C. P. *una, D. O. Cunha, M. *. F. Sin**, E. A. T. Ayr*sa
</line>
<line>
366
</line>
</par><par>
<line>
Al*m d*stas f*rmas apresentadas, exi*t** outras como, por e*emp*o, violênci*
</line>
<line>
subjetiva e a violência o*je*iv* (ZIZEK, 2014), sendo a subj*tiva defi*ida pelo au*or como
</line>
</par><par>
<line>
uma violência
</line>
<line>
qu e é
</line>
<line>
visí*el, co*o uma p*nta *e um grande ic**erg. São e*emp*os desta
</line>
</par><par>
<line>
violê*cia: confrontos *ivis, latrocí*ios, tir*teios e a**so sexual. * violência objetiva, *Izek
</line>
<line>
(*01*) d*stac* qu* é invisível, como a *arte su**ersa *o icebe**, divide-se entre *im*óli*a e
</line>
</par><par>
<line>
*istê*ica. * sim*ólica est* rel*cionada
</line>
<line>
às for*as d*
</line>
<line>
linguagens e f*rm*s presentes na
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade
</line>
<line>
q*e exercem uma *n*luência sobre *s pessoas como,
</line>
<line>
por e*emplo,
</line>
<line>
*s agressões
</line>
</par><par>
<line>
ver*ais e
</line>
<line>
preconceituos** aos gay*, negr** e mulheres. * sist*mic* está r*lacionada *os
</line>
</par><par>
<line>
s*ste*as que regem a socied*d* com* um
</line>
<line>
t**o, den*re *s pr*ncipais te*os o *conôm**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pol*tico, assim o* resul*ados *e**tivos destas açõ** *ão um* violênci* *istêmica. E*tão, pode-
</line>
</par><par>
<line>
se entende* a viol*nc*a *obre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
f*r** subjetiv*, que parte *iretament* do indivíduo,
</line>
<line>
quanto
</line>
</par><par>
<line>
em sua fo*ma obj*tiva, simb**ica ou *is*êmica, relacionada* às fo*mas d* linguagem e
</line>
<line>
a*s
</line>
</par><par>
<line>
s*stemas econômico * político respect**amente.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, a vi*lência o*jetiv* é o gatilh* para a violênci* subjetiva, a for** subjetiva
</line>
</par><par>
<line>
é um* form* d* *xpl*s*o
</line>
<line>
**asi*nad* **las violências o*jetivas: simbólica e sis**mica
</line>
</par><par>
<line>
(ZIZEK, 2014). *u seja, a
</line>
<line>
violê*cia subje*iva é a r*ação que
</line>
<line>
oco*re sobre a ação de uma
</line>
</par><par>
<line>
viol*ncia objetiv* *imbólica e ou sistêmic* que esteja ocorrendo e qu* con**z a outr* ação.
</line>
<line>
Em outras palav*as, a violência sistêmic* é capaz de gerar *ma s*rie de e*plosões
</line>
<line>
irraci*n**s de violênc*a subjetiva, que é a vio*ência diretamente visível e exercida por um
</line>
<line>
agen*e *acilmente iden*ificável (ZIZ**, 2*14). *ão os **sos de violência cont*a a* mulheres
</line>
<line>
como, por exemplo, *sséd*os sexuais, e*tupros * h*micídios. Todos estes casos sã* no*iciados
</line>
</par><par>
<line>
todo* os *i*s pelos ma*s diversos ca**is de c**u*icação; esta v*olência
</line>
<line>
tem as mesmas
</line>
</par><par>
<line>
car*c*erí*ticas ** violência anômica apresentad* por *odré (2*02).
</line>
</par><par>
<line>
A d*sinte**a*ão da ordem social também é um exemplo d* v*olência s*bjeti*a *ue
</line>
<line>
resul*a *a falha do *stado, uma re*ção a uma v*olência s*stêmica, (ZIZEK, 2014), qu* pod*
</line>
<line>
*** entendi*a como uma vio*ênc*a a*ômica, consequência d* Estad* *e violência, sendo esta
</line>
<line>
uma vi*lência invisível, silenc**sa e bur*crátic*, *u* p*ovém de um mod*lo socia* fixad* p*r
</line>
<line>
q*e* detém o p**er (SODRÉ, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te *entido, c*mpreendemos que os homicídi*s
</line>
<line>
de *ulher*s *ão *ma
</line>
<line>
violência
</line>
</par><par>
<line>
sub*e*iva, result*do de uma viol**cia obj*tiva. Com***endemos igua*m**te q** o Es*ado tem
</line>
<line>
a possibi*id*de de combat*r essa situaçã* por meio de políticas públ**as efic*e*tes.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 19, p. 36*-378, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, *iolência e *olíticas Públ*cas: Uma Anál**e Acerca dos Hom*cídios de Mulher*s
</line>
<line>
3*7
</line>
</par><par>
<line>
2.3 P*líticas Públicas
</line>
</par><par>
<line>
A política p*b*ica desponta nos Estados Unidos da Amé*ica (EU*) de forma disti*t*
</line>
<line>
*a maneira como *ra *ratad* *a *uropa. Enq*anto os e*ropeus pre*cupava*-*e co* a *elação
</line>
<line>
exist*nte *nt*e o papel do Estado e * *ociedade, os ameri*anos focavam na p*odução
</line>
<line>
resul*ante do* go*ernos (SOUZA, *006).
</line>
<line>
E*ston (1965a) desta*a q*e uma política pública imple*entada *m alguns casos pode
</line>
<line>
ser desvantajosa para um d*te*mi*ado grupo, na comparação com outros grupos q*e também
</line>
<line>
ne*essita* *e tal implementação. Seria *om* tratar de form* d*sigu*l o* desiguai* como
</line>
<line>
pr*vê o princípi* c*nstituci**al da *gualdade.
</line>
<line>
C*ntudo, uma p*l*tica p*bli*a sem a ação do Est*do não func*ona para ati*gir *eu
</line>
<line>
objetivo, apenas o intuito de se criar u*a po*ítica pública não gera resultados para a soc*edade
</line>
<line>
(EAS*O*, 1965b). De*s* forma, a p*lítica públi*a pode ser c**siderad* c*mo as *egras
</line>
<line>
aprese*tadas pelas a*toridad*s como um guia de comportame*to e também como as *nte*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
das autoridades
</line>
<line>
pe*ante a s*ci*da*e. M*s, intenção sem ação não torna *
</line>
<line>
p*lí*ica públ*ca
</line>
</par><par>
<line>
efetiva.
</line>
</par><par>
<line>
Para Pereir* (200*), a po*í*ica pública t*m o *bjetivo *e equil**rar a rel*ç*o entre a
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade e o Estado. Assim, **onta o autor *ue o resultado *e uma a*ão
</line>
<line>
p*r parte do
</line>
</par><par>
<line>
governo perante *s *emand*s da *ociedade, prov*nie*tes das relaç*es
</line>
<line>
de p**er e *s***tégi*s
</line>
</par><par>
<line>
de *m*leme*tação de decisões, *ão pol*ticas públicas.
</line>
</par><par>
<line>
Dye (2013) acrescenta que as de*isõe*
</line>
<line>
de *ão fazer nada so*re um de*ermina*o
</line>
</par><par>
<line>
pr*bl*ma também são políti*as púb*icas. Para o autor, todas as ações relacio*adas ao governo
</line>
</par><par>
<line>
são políticas p*blic**, pois omissão sobre a
</line>
<line>
determina*os aspectos gera um impacto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Na próxima *eção abordare*os os m*tod*s uti**za*os p**a coleta* os dados e *nálise
</line>
<line>
destes dados diante dos homicídios de mulheres na *egião Sudest*.
</line>
<line>
* METO*OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
C om
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pr*pósito
</line>
<line>
de
</line>
<line>
compreender
</line>
<line>
a
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
e*tre de**rminados
</line>
<line>
f*tore*
</line>
</par><par>
<line>
socio**onôm*cos e os homicídios *e mulheres na *egião Sudeste no período entr* **03-2014,
</line>
<line>
util**amos o método de análise de *e*ressã* simples. *il*d (2013) aponta que amostr*s
</line>
<line>
pequenas, menores do que 20, apres*ntam uma m*lhor **álise com regre*são linear simples,
</line>
</par><par>
<line>
ao
</line>
<line>
contrário *a
</line>
<line>
regressã* linear múltipla. A r*gião escolhida
</line>
<line>
*ev*-*e ao fato de ser * região
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 10, a*t. 19, p. 3*1-378, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Gonçal*es, C. P. Luna, D. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. *. Ay*osa
</line>
<line>
368
</line>
</par><par>
<line>
que a*resent* o maior número de hom*cí**os de mulh*re* por ano (WAI*ELFIS*, 2015). O
</line>
<line>
período escolhido e*t* re*acion*do *o período em *ue foi possível en**ntr*r *ados dos
</line>
<line>
ho*icí*ios de mulhe*es por região.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura * apr*senta a evolu*ão dos *o*icídios de mulheres
</line>
<line>
n* reg*ão Sudeste
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
período estudad*.
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 1 - *otal de h*micídios de *ulheres entre *s a*os 2*03-2014 na r*gi*o *udes*e.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: IBGE (2017)
</line>
<line>
Além disso, u* es*udo *ecen*e *obre ho*icídios de m*lheres no *rasil fo* e*aborado
</line>
</par><par>
<line>
po* *eneghel e Hira*ata (2011) que analis*ram a taxa d*
</line>
<line>
hom**ídios no período de
</line>
<line>
2003
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*007 e a co**elação de*t*, co* variáv*i* soc*oeconômicas e d* saúde através de um modelo
</line>
<line>
de regressã* lin*ar múltipla por Unidad* ** Fed*raçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados de homi*í*io* de mulheres no período de 2003 a 2013 foram col*t*dos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Mapa da Violência - hom*cídios de mu*here* no B*asil (WAISELFISZ, 2015), e o d*do
</line>
</par><par>
<line>
ref*rent* ao ano de *014 fo* retirado d* Atl** da Vi*lência
</line>
<line>
*e *01* (C*RQUEI*A, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Ambo* coletados pelo Sistem* *e Info*m*ção sobre Mor*alidade (*IM) da Secret*ria de
</line>
<line>
Vigi*ância em Saúde (SVS) do Minis*ério da *aúd* (MS). O tota* de hom*cí*ios por an* foi
</line>
<line>
somado a par*ir das categorias X85 * Y09 d* CID 10 (W*ISELFISZ, 2015; C*RQUEIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2016),
</line>
<line>
tais catego*ias são **nomi*ada* como "CVLI: Crimes **olentos Letais Intencionais.
</line>
</par><par>
<line>
E*ses cr*m*s têm como característi**s a presença d* agressão intencional de terceiros, cujos
</line>
<line>
d*nos ou lesõ** causam a morte *a v**ima" (WAISELFISZ, 2*15, p.9).
</line>
</par><par>
<line>
Devido ao *n*er*ss* *m e*tuda* o pe*íod* de 2003 * 2014, **scou-se no *i*e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
IPEADATA (2017)
</line>
<line>
* IB*E (20*7) variáveis q*e atendessem aos requisi*os sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*conôm*cos pelo mes*o *eríodo. * partir do levanta*e*to realizado, encont*a*os três
</line>
<line>
*ariáveis *ue atendi*m aos **qui*it*s e e*t**iam correlaciona*as ao número de hom*cídios de
</line>
<line>
mul*eres no *rasil.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. 17, n. 10, art. 19, p. 36*-378, o*t. 202* www4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêner*, V*olência e Pol**icas Públi*as: *ma Análise Ac*rca *o* Hom**ídios *e Mulheres
</line>
<line>
369
</line>
</par><par>
<line>
A variável econôm*ca utilizada *oi a Ta*a *e *esemprego. As va*iáv**s s*ciais
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas foram o Índice *INI e a Taxa de Ana*fabetos de pess**s maio*es
</line>
<line>
de 15 anos. *
</line>
</par><par>
<line>
ín*ice GINI apont* a des*gualda*e de renda da popu*aç*o. A escolha des*as va**áve*s deve-se
</line>
</par><par>
<line>
*o fato de q*e
</line>
<line>
out**s es*udos sobre homi*ídios de mulhe**s (GARTNER; M*CARTHY,
</line>
</par><par>
<line>
1991) apontam
</line>
<line>
que fator*s soci*is *omo e*ucação e le*isl*ção são capa*es de altera* uma
</line>
</par><par>
<line>
situação atua* da socie*ade.
</line>
<line>
Ap*s a **leta de dados obs*rv**-se qu* os dados refer**tes ao ano de 2*10 não
</line>
<line>
estavam preenc*idos p*ra as var*áveis Taxa d* Desempre*o, Índice G*NI e Taxa de
</line>
</par><par>
<line>
A*alfa*et*s mai*res de 1* ano*. *end* a*si*, utilizam*s co*o valor para o *no de 2010
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
média dos valores dos anos 200* e 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Para a análise dos dados, o estu*o fo* **nduzido com o *poio do software SPSS
</line>
<line>
(Statistical Package for Social Scien*e) versão 20.0, *tili*ado c*m* um* ferramenta es*atística
</line>
<line>
p*ra ana**sar co*ceitu*lmen*e os dados gerados a partir *e uma *egressã* *inear simples pelo
</line>
<line>
mé*odo I*serir (FIEL*, 20*3).
</line>
<line>
4 RESULTADOS
</line>
<line>
A varia*ão do índice G*ni, t*xa de *nalfabetos de pes*o*s maiores de 15 anos e a *axa
</line>
<line>
d* desemprego *a região Sude**e foi analisada para o perí**o en*re 2003 e 20*4, de *cordo
</line>
</par><par>
<line>
co* os dados fo*necidos pelo I*G* e IPEAD*TA. *s Figuras 2, 3 e
</line>
<line>
4 *pre*en*a*,
</line>
</par><par>
<line>
re*pectivame*te, os dado* co*eta*os par* ev*l*ção do índice Gini, taxa de a
</line>
<line>
analfabet*s d*
</line>
</par><par>
<line>
*ess*a* maiores de 15 ano* por ano
</line>
<line>
e a *axa de d*semprego por ano, para a região Sudeste,
</line>
</par><par>
<line>
assim *omo os dados relati*os às regressões l*neares rea*i*ada*.
</line>
<line>
F*gura 2 - Evolução ** var*aç*o do *ndice GINI po* ano *ntre os **os de 20** - 2*14 na
</line>
<line>
região Sudeste
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração Própria.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina PI, *. 17, n. 1*, art. 19, p. *61-378, out. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsane*.co*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. G*nçalves, *. *. Luna, D. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. T. Ay*osa
</line>
<line>
370
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Ev*lução da variação da *axa *e *nalfabe*os maiores de 15 anos por ano
</line>
<line>
en**e *s anos *e 200* - *014 na reg*ão Su*este
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab***çã* Própri*
</line>
<line>
Fi*ura 4 - E*olução da vari*ção d* *axa de De*emprego por an* ent** os a*o* de 2*03
</line>
<line>
e 2014 na região Sudeste
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*abo*aç*o P*ópria
</line>
<line>
O**e**a-*e, pelas Figuras 2, * e 4, que as variáve*s ***I, *a*a de Ana*fabeto* e Taxa
</line>
<line>
de Desempreg* variam da mes*a f*rma ao longo do tempo, todas reduz*ram. Isso demonstra
</line>
<line>
u* ponto positivo *a*a a *egião, pois me*ores Taxas de dese*prego e anal*abeto* é um bom
</line>
<line>
in**cador para a so*i*dade *e um* maneira ge**l. *sso igualme*te acontec* com * r*du*ão do
</line>
<line>
índi** GINI, qu* quanto m*is *róximo de zer*, menor a d*sig*ald*de de ren*a da população.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1*, art. 19, p. 361-37*, ou*. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêner*, Vi*lê*cia e P*líticas **blicas: U*a Análise Ac*rca dos Homicídios de Mu*he*es
</line>
<line>
371
</line>
</par><par>
<line>
Os *oefic*entes *e co*relação o*tid*s foram 0,89 *ara * índi*e *INI, *,9* *ar* a Tax*
</line>
<line>
d* *nal*abetos e 0,** pa*a a Taxa de desempreg*. T*das as va**áveis *prese**aram valores
</line>
<line>
expres*ivos de cor*elação, não *presentando ne*hum **nto discrepante no período analisa*o.
</line>
</par><par>
<line>
N**te sentido,
</line>
<line>
inse*imos o* dados no *PSS para aná*ise. A primeira análise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**g*essão lin*ar simples co* a variável ind*pende*te GINI apresentou o *odelo c*m *² de
</line>
<line>
*7,20 % e um R² ajustado de 85,*0%, co* uma s*gnificâ*cia d* 0,00% * um te*te F com
</line>
<line>
valor de 6*,142, como apres*ntad* na tabela 1.
</line>
<line>
Ta*e*a 1 - M*delo 1.
</line>
</par><par>
<line>
Modelo *
</line>
<line>
R²
</line>
<line>
*² ajustado
</line>
<line>
Valo* F
</line>
<line>
Sig.
</line>
</par><par>
<line>
G**I
</line>
<line>
*,*72
</line>
<line>
0,859
</line>
<line>
68,142
</line>
<line>
0,000¹
</line>
</par><par>
<line>
*.Previsores: (Const*nte), G*NI
</line>
<line>
Fo*te: Elaboração Própria
</line>
</par><par>
<line>
* corr*lação
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
a variável *ndependente GIN* c*m a variáve* dep*ndent*
</line>
</par><par>
<line>
Hom*cídios d* mulheres *oi de 93,40%, demonst*ando uma forte correlaç*o ent*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade *e renda da população * os homicídi*s *e mulhe*es. Os *ados são *prese*tados
</line>
<line>
na tabe*a 2.
</line>
<line>
Tabe*a 2 - Corre*ações do modelo 1
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
H*micí*ios de *ulheres
</line>
<line>
GINI
</line>
</par><par>
<line>
Cor*elação de Pear**n
</line>
<line>
Homicídios de Mu*heres GINI
</line>
<line>
1,00 ,934
</line>
<line>
,934 1,*0
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: El*boração Própria
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
tabela 3, apresentamos
</line>
<line>
os intervalos de confia*ça a 95% d* modelo. É *o*sível
</line>
</par><par>
<line>
observar que os li*it*s estão *baixo
</line>
<line>
o* acima *e *ero, o qu* *orna o modelo *onsisten*e. *
</line>
</par><par>
<line>
coefici*nte não padron*zado da variável GINI n* *al*r d* 7809,725 apont* *ue conforme o
</line>
<line>
í*dice GI*I au*enta, o q*e significa uma maior des*gua*dade *e *enda, *u*en*a-se o número
</line>
<line>
de h*micídios de mulheres.
</line>
<line>
Tab**a 3 - *oeficien*es do m*del* 1
</line>
</par><par>
<line>
Modelo 1
</line>
<line>
Coef*cient*s padro*iza* B
</line>
<line>
não *s Erro padrã*
</line>
<line>
Co*ficiente* pa*ronizad*s B et a
</line>
<line>
t
</line>
<line>
S*g.
</line>
<line>
Inte*val* d 95,0% para Li*ite *nfer*o*
</line>
<line>
e Confiança Limite superior
</line>
</par><par>
<line>
(Co*stante) GI NI
</line>
<line>
- 2364,831 7*09,7*5
</line>
<line>
492,982 946,08*
</line>
<line>
,9 3 4
</line>
<line>
- 4 ,7 9 7 8 ,2 5 5
</line>
<line>
,0 0 1 ,0 0 0
</line>
<line>
- 3463,2*3 5*01,721
</line>
<line>
-1266,399 9917,72*
</line>
</par><par>
<line>
B
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração *rópria.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 17, n. 10, a*t. 1*, p. 361-378, out. 2*20
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. *on*alves, C. *. Luna, *. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. T. Ayrosa
</line>
<line>
37*
</line>
</par><par>
<line>
Se*do assim, a *qu*ção para o modelo co* * *a**ável *n*epende*te *INI é:
</line>
<line>
(1), *endo *ue X1 é a variá**l i*de**nd*nte GINI.
</line>
<line>
Este *odel* ap*esent*u uma capacidade de p*edição de *7,20 % (R² = 0,872).
</line>
</par><par>
<line>
A se*unda análise de re*ressão l*nea* sim*les com a variável independente Taxa
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Analfabetos maiores de 15 anos a*rese*t*u o modelo co* R² de 67,*0 % e um R* ajus*ado de
</line>
<line>
64,30%, **m uma significância d* 0,01% e um teste F *om valor *e 20,828, como
</line>
<line>
aprese*tado na tabela 4.
</line>
<line>
Tabela 4 - Mode*o 2
</line>
</par><par>
<line>
Model* 2
</line>
<line>
*²
</line>
<line>
*² ajustado
</line>
<line>
*alo* F
</line>
<line>
Sig.
</line>
</par><par>
<line>
*axa de Analf*betos mai*r*s de 15 anos
</line>
<line>
0,676
</line>
<line>
0,6*3
</line>
<line>
20,828
</line>
<line>
0,001¹
</line>
</par><par>
<line>
*.Previ*ores: (Constante), *axa de *na*f*be*os m**o**s de 15 anos
</line>
<line>
Font*: Elaboração Pró*ria
</line>
<line>
A co*relação *n**e a variável independent* Taxa de Analfabetos mai*res de *5 a*os
</line>
<line>
com a variável dependente Homicídios de mulheres foi d* 8*,20%, demons*ran*o um* forte
</line>
</par><par>
<line>
*o*re*ação en*re a taxa de analfabetos *
</line>
<line>
os h*micí**os de mulhe*es. Os *ado* são
</line>
</par><par>
<line>
*presentados n* tabela 5.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 5 - Co*r*lações do modelo 2
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Homicídi*s de Mulhere*
</line>
<line>
Taxa de A*a**abeto* maio*es de 15 anos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Homicí*ios d* *ulheres
</line>
<line>
*,**
</line>
<line>
,822
</line>
</par><par>
<line>
Pearson
</line>
<line>
*axa *e Analfabet*s maiores de 15 anos
</line>
<line>
,*22
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Font*: Elaboração Própri*
</line>
<line>
N* tabela 6, apresentamos os *ntervalos de co*fian*a a 9*% do mode*o com a variável
</line>
</par><par>
<line>
*axa de Analfabetos. É possí**l *b*e*var que os
</line>
<line>
li*ites ***ão to*os acima *e zero, o *ue
</line>
</par><par>
<line>
tor*a o mo*elo c*n*ist*nte. * coeficiente não padronizado da va**ável Taxa de analfabetos **
</line>
<line>
valor de 168,005 aponta que conforme a Taxa de analfabetos c*e*ce, a*menta-se o número de
</line>
<line>
homicídio* de mulheres.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teres*na, *. *7, n. 10, ar*. 19, p. 361-3*8, ou*. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gên**o, Violência e Po*íticas Públicas: Uma Análise Ace*ca dos Hom*cídios de Mulheres
</line>
<line>
373
</line>
</par><par>
<line>
*abel* 6 - ***ficientes do model* 2
</line>
</par><par>
<line>
Modelo *
</line>
<line>
Coefici*nt padron*za *
</line>
<line>
es não do* Erro *adrão
</line>
<line>
Coeficie*tes padronizados B et a
</line>
<line>
t
</line>
<line>
*ig.
</line>
<line>
Int*rvalo d *5,0% *ar* Limit* infe*ior
</line>
<line>
e C*nfiança B Limite *uperior
</line>
</par><par>
<line>
(Co*s*ante) Taxa de Analfa**tos maiores de 15 anos
</line>
<line>
757,615 168,005
</line>
<line>
2**,806 *6,813
</line>
<line>
,8 2 2
</line>
<line>
3 ,6 * 8 4 ,* * 4
</line>
<line>
,0 0 5 ,0 0 1
</line>
<line>
292,3*7 85,981
</line>
<line>
**22,863 250,029
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor*ç** Própria
</line>
</par><par>
<line>
D*ssa
</line>
<line>
forma, * equação pa*a * modelo com a variável independente Ta*a de
</line>
</par><par>
<line>
Analfabetos maiores *e 15 a*os é:
</line>
<line>
(2), sen** *ue X1 * a
</line>
</par><par>
<line>
variável independente Tax* de Ana*fabetos maiores de 15 anos. Este mode*o apresentou uma
</line>
<line>
capa*idade de **edição de 67,60 % (R² = 0,67*).
</line>
</par><par>
<line>
A terceira *ná*ise de
</line>
<line>
regressão linear simples com a v*r**vel inde*endent* T**a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esemprego *pres*ntou o modelo com R² de 72,30 % e u* R² ajust*do ** 69,*0%, com u*a
</line>
<line>
significância de 0,00% e um te*te F com val** de *6,108, com* apresentado n* tabel* 7.
</line>
<line>
T*bela 7 - Mod*l* 3
</line>
</par><par>
<line>
Modelo 3
</line>
<line>
*²
</line>
<line>
*² *justado
</line>
<line>
Va*or F
</line>
<line>
Sig.
</line>
</par><par>
<line>
Taxa de Desempr**o
</line>
<line>
0,7*3
</line>
<line>
0,695
</line>
<line>
26,108
</line>
<line>
0,000¹
</line>
</par><par>
<line>
1.Prev*so*es: (Constan**), T*xa d* *e*empr*go
</line>
<line>
F*nte: El*b*ração Própria
</line>
</par><par>
<line>
A correl*ção entre a *ari*v*l
</line>
<line>
indepen*ente *axa de Desem*rego com a *ariável
</line>
</par><par>
<line>
dep*nd*nte Homicídios de mulheres *oi de 85%, d**onstrando uma *o*te correlação entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*xa de des**prego e os homic*dios de mulheres, os dados são apres*ntados na *abela *.
</line>
</par><par>
<line>
*abela 8 - C*rrelaç*es do *o**lo 3
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Homicídios d* Mulh*res
</line>
<line>
*axa *e Desempreg*
</line>
</par><par>
<line>
C*r*elação de Pearson
</line>
<line>
H*micíd**s *e Mulheres Taxa de Desemprego
</line>
<line>
1,00 ,850
</line>
<line>
,850 1,00
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aboração P*ópr*a
</line>
<line>
Na tabela 9, apr*s*nta**s o* i*terva*os de confiança a 95% do mode*o com a variável
</line>
</par><par>
<line>
Taxa
</line>
<line>
de Desempr*go. É po*sível obs*r**r *ue *s *i*ites estão todos acima d*
</line>
<line>
*ero, * que
</line>
</par><par>
</page><line>
to*na o mode*o consiste*te. O coe*icien*e não padroniz*do da variável Taxa de Des*mprego
</line>
<line>
n* valor *e 73,917 aponta que, *onforme a Tax* de Des*m*rego c*esc*, **menta-se o núme*o
</line>
<line>
de homicíd*os de mulhe*es.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 10, a*t. 19, p. 361-*78, out. 2020 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Gon*alv*s, C. P. Luna, D. O. Cu*ha, M. C. *. Sinay, E. A. T. *yr*sa
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
*abela 9 - Coeficientes do mod*lo 3
</line>
</par><par>
<line>
Mod*lo 2
</line>
<line>
Coefic*ente pad*onizad B
</line>
<line>
s nã* os Erro padr*o
</line>
<line>
Coeficientes padron*zados B et a
</line>
<line>
t
</line>
<line>
Sig.
</line>
<line>
*nter*alo 95,0% par* Limite infer*or
</line>
<line>
e Co*fian*a B Limite s**erior
</line>
</par><par>
<line>
(*onstante) T*xa de Des*mp**go
</line>
<line>
1040,*58 73,917
</line>
<line>
*31,910 14,4*6
</line>
<line>
,8 5 0
</line>
<line>
7 ,8 9 1 5 ,1 1 0
</line>
<line>
,0 * * ,0 0 0
</line>
<line>
747,045 41,684
</line>
<line>
133*,*72 106,150
</line>
</par><par>
<line>
d
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração Pró*ria
</line>
<line>
N*sse sen*ido, a equ*ção par* o m**elo co* a variável in*e*en*en** Taxa de
</line>
<line>
Analfabetos m*io*es de 15 a*os é: (3), sen*o que X1 é
</line>
</par><par>
<line>
a *ariável i*dependente Taxa de Desemprego. Este model* apresen**u uma capacidade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pr*dição de 72,*0 % (R² = 0,723).
</line>
</par><par>
<line>
*m suma, o* três *odelos de regre*são **near *imp*es *pres**tam modelos com
</line>
<line>
capac**ade de predição para o p*oblema so*ial r**acio*ado aos **mic*dios de mulheres. Pela
</line>
<line>
anál**e, nenhum dos três *ode*os a*res*ntou algum dado que nos conduzisse a* descarte d*
</line>
</par><par>
<line>
*lguma das va*iávei*. *es*am** *
</line>
<line>
regressão *ine*r múltipla para o mo*e*o com as três
</line>
</par><par>
<line>
variáve** ind*pend**tes e
</line>
<line>
p*ra toda* a* combinações possíveis de m**elo* com duas
</line>
</par><par>
<line>
variáveis independentes, **nh*m d*les ap*esen*o* da**s satisfa*ór*os. O *nterv*lo *e
</line>
<line>
confian*a *e todo* os mo*elos apresent**a o zero co*tido no int*rvalo, o que *ornava o
</line>
<line>
mode*o incon*istente.
</line>
<line>
Sendo *ss*m, o m*delo que apresentou os *elhores res**tados referen*** a uma forte
</line>
<line>
correla*ão com a v*riável depend**te homicí*i*s *e *ulhere* f*i o prim*i*o mode*o, com *
</line>
<line>
variável GINI, por*uan** foi ap*ntada uma cap*cidade de predição de 87,20 % (R² = 0,*72).
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
N*ta-se que a desiguald*de
</line>
<line>
de ren** da po**lação está al*amente co*rel*cionad* aos
</line>
</par><par>
<line>
homicídi*s de *ulhe**s, *omo obse*vad* pelo *odelo com a var*ável GINI. Isso demonstra a
</line>
</par><par>
<line>
ne*ess*dade *e uma at*nção às
</line>
<line>
polític*s pública* que vi*em a
</line>
<line>
reduzi* esta desig**ld*d*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade co*o *m to*o, com* forma de *e *eduzi* o pr*blema social relacion*do aos
</line>
<line>
ho*icídios de mulhere*.
</line>
<line>
Além diss*, a*esar da variável **NI t*r si*o o modelo q*e me*hor se *orrelacionou
</line>
<line>
co* os homicídios de mulheres, as ou*ras duas variávei* apresentaram correlações
</line>
<line>
significativas como, *or ex*mplo, o m*delo com a Tax* de *esemprego com uma c*pacid*de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. *0, art. *9, p. 361-378, out. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Violênci* e Po*íticas Públicas: U*a Análi*e Acerca dos Homicídios de Mulhere*
</line>
<line>
375
</line>
</par><par>
<line>
de prediç** *e 72,30 % (R² = 0,*23). E*te dado dest*ca a importância de s* c**ar meca*ismos
</line>
<line>
**pazes de *erar empr*go.
</line>
<line>
Ob**rva*os que fat*re* *ociais e econômicos, q*e em d*terminadas circunst*ncias
</line>
<line>
sã* coloca*as à *arte pelo Estado, cul**na* por gerar uma série de problemas que em um
</line>
<line>
primeiro momento não se*iam identific*dos.
</line>
<line>
O desemprego de uma *rande parc*la da população, *omo *e v* atualmente, *feta a
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade de renda da população e por
</line>
<line>
*onsequência
</line>
<line>
afeta os homicídios d* *ulheres.
</line>
</par><par>
<line>
Relem**amo* *ue * desemp*ego em massa pode *er *nten**do *omo uma for*a de viol**cia
</line>
</par><par>
<line>
s*stê*i*a. * fal*a d* Estad* em *a*antir * emprego ou ser capaz
</line>
<line>
de gerar meca*ismos que
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcio*em a renda à p*pulação é *ma falha do sistema econômic*.
</line>
<line>
Es*a falha do Esta*o ta*bém *o*e s** entendi*a c*mo uma pol*tica pú*lica, afi*al,
</line>
</par><par>
<line>
Dye (2013) de*taca que
</line>
<line>
*s políti*a* públicas
</line>
<line>
não *ão somente aqui*o que o **tado ofere*e,
</line>
</par><par>
<line>
mas si* aquilo que
</line>
<line>
escolhe não ofe*t*r *u atend*r. Os resul*ados de
</line>
<line>
tais
</line>
<line>
ausênc**s s*o
</line>
</par><par>
<line>
resu*ta*o* de políticas púb*ic*s que f**hara*.
</line>
<line>
En*endemo* que os homic*dio* *e mulheres são res*ltados de uma *iolê*cia **jetiva
</line>
<line>
fund*mentada *a*to *a violên*ia *i*bólica *uanto si*têmica. *u se*a, o homi*ídio em si é um
</line>
<line>
exemplo de violênci* sub*etiva, o res*onsá*el *e*o ato é u* i*di*íduo *denti*icável, por outro
</line>
<line>
lado, há uma falha do Estado que não consegue *e*lizar *e maneir* eficiente p*líticas *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
capazes de inibir tai* *tos. Alé* disso,
</line>
<line>
a *ociedade a***a *ompart*lha de símbo*os e
</line>
</par><par>
<line>
co*venções que es*imulam a v*olência contra as mul*eres.
</line>
</par><par>
<line>
Pesq*i*as futuras poderiam anal*sar a
</line>
<line>
efeti*idad* das políticas públicas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
enfr*nta*en*o à violência contra as mulheres e relacio*ar impor**nc*a destas polític*s a
</line>
<line>
den*ro do cenár*o naci*n*l.
</line>
<line>
Nesse sentido, pro*uram*s trazer * tona * rel*vância de se di**uti* o p*obl*ma
</line>
</par><par>
<line>
rel*cion*do *
</line>
<line>
mor*e de
</line>
<line>
d*versas mulheres,
</line>
<line>
que d**trói famílias inteir*s gera*do ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
proble**s sociai* atr*l**os
</line>
<line>
a e*te. Lembre*o* q** a curv* de pr**eçã* da p*pulação
</line>
</par><par>
<line>
feminin* no Brasil, *e acord* c*m o IBGE, * asc*ndente a*é *no de 2043. Qu**tas
</line>
<line>
vidas
</line>
</par><par>
<line>
*o*er*am s*r evitadas com políticas púb*i*as *fe*ivas?
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
_____. A s*stems analysis o* politic*l life. Ne* York: Wiley, 19*5 b.
</line>
</par><par>
</page><line>
AN*UN*S, R. Os sentidos do *rabalho: ensaio so**e a a*irmação e a negação do traba*ho.
</line>
<line>
**o Pau*o: Boitempo, 1999.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi** PI, v. 17, n. 10, art. 19, p. 3*1-378, out. 2020 www*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Go*çalve*, C. P. Lun*, *. O. Cunha, M. C. *. Sinay, E. A. T. Ayros*
</line>
<line>
376
</line>
</par><par>
<line>
*ANDEIRA, L. *. Vio**nci* *e gênero: a constru*ão
</line>
<line>
de um *amp* teórico * de
</line>
</par><par>
<line>
inv*s*igação. ****edade e Estado, *. 29, n. 2, p. 44*-469, 2*1*.
</line>
<line>
BRASIL. **creta*ia de Pol*ticas para as Mulheres - Presidência da Rep*blica. P*lít*ca
</line>
<line>
**c*onal de Enfrentame*t* à Violência Contra as Mulheres. Disponível em:
</line>
<line>
http://www.spm.gov.br/sobre/p*blic*c*e*/public**o*s/2011/po*it*ca-*a*i*nal <Acesso *m: 06
</line>
<line>
mar 2017>. Brasília, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
BUTLER, J. Vida precária. *evista *e*estral
</line>
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Como Refere*ciar e*te Art*go, conforme ABNT:
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GONÇALVES, C. P; LUNA, C. P; CUNHA, D. O; SINAY, M. C. F; AYROSA, E. A. T. Gêne**,
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Violência e Polít*c*s Públicas: *ma Análise Acer*a d*s Ho*ic*dios de Mulh*res na Reg*ão Sudest*
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Entre 2003-*014. R*v. FSA, Teresina, v.*7, n. 10, art. 19, p. 361-378, out. 2020.
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Contribuição d*s A*tor*s
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C. P. Gonçalves
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C. P. L*na
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D. *. *unh*
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M. C. F. Sinay
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E. A. T. A*rosa
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<line>
*) concepção e pla*ejame*to.
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X
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X
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X
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<line>
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<line>
2) análise e interp**taçã* dos da*os.
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X
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X
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<line>
X
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X
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<line>
X
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<line>
3) *labo*ação do *ascunho ou na revisão cr**ica do *onteúdo.
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<line>
X
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X
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<line>
X
</line>
<line>
X
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X
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<line>
4) part*cipaçã* na ap*ovação *a versão final do manuscrito.
</line>
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X
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<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
*
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Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. *9, p. 36*-378, out. 202*
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www4.f*anet.com.br/revista
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