<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 19, p. 361-37*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*9 </line>
<line> Gênero, Violência e Políticas P*b*icas: Uma A*ál*se Ace**a dos Homicídi** de Mulheres *a </line>
<line> Região Sud*ste E*t*e 2003-201* </line>
<line> Gender, Viole**e and *ublic Pol*cie*: An Ana*y*is of Wo*en\s Homicides in the *ou*heast </line>
<line> Region Be***en 2003-20*4 </line>
</par>
<par>
<line> Clayton Perei*a Gonçalv*s </line>
<line> Doutorado *m Administração *el* Universidade d* Grande Ri* </line>
<line> Me*tre em Ad**nistra*ão *ela Univers*d**e do Gran*e Rio </line>
<line> Professor d* U*iversida*e Federal de *ondônia </line>
<line> E-mail: crm*ax@g*ail.com </line>
<line> Camil*a Pi*to *una </line>
<line> D*utorado e* Ad*i*istração *ela *niversidade d* Grande Rio </line>
<line> Mestra em Administr*ção pela Univer*i*a*e *o G*ande *io </line>
<line> E-**il: camillaluna.a*m@*mail.*om </line>
<line> Diego de *liveira ** C*nha </line>
<line> Mestre em Administr*ção pe*a *niversid**e *o Gr*nde Rio </line>
<line> P*ofessor da **cola Nac*onal de *aúde Públ*ca Sé*gio Arouc* da Fiocr*z </line>
<line> E-mai*: adm.diego**ivei@gmai*.com </line>
<line> Maria Cris*ina *o*liatti de Sinay </line>
<line> Dout*r* em Mate*ática A**icada *ela City University o* New Yo** </line>
<line> E-mail: cristinasinay@gma*l.com </line>
<line> Edu*rdo André Teixeira Ayros* </line>
<line> Douto* e* Administ*ação pela *niv*r*ity *f London, Ingl*terra </line>
<line> Professor do Me*trado e Do*tor*d* em Adm*nistração da Univer*idade Posi*iv* </line>
<line> *-mail: ed*ardo.a*rosa@u*.e*u.br </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Clayton Pe*eir* Gonçalves </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade do Grand* R** - Ru* da Lapa, 86, *entro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 20*21-1*0, Rio de Jane*ro/RJ, Brasi*. </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny Kerley *e A*en*ar </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Camilla Pinto Lu*a </line>
<line> Rodr*gue* </line>
</par>
<par>
<line> Universidade do Grande Ri* - Rua da Lapa, *6, Ce*tro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 20*21-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. </line>
<line> *rtigo rec**ido em 11/06/2020. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *n**re*o: Diego d* *liv*ir* d* *unha </line>
<line> rece*ida em *9/06/2020. *provado em 3*/0*/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade do Grande Rio - R*a *a *apa, 86, Centr*, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> CEP: 20021-180, Ri* d* *a*e**o/RJ, Brasil. </row>
<row> En*ereço: Maria Crist*na *ogli*tti de Si*ay </row>
<row> Univer*idade d* Grande Rio - Rua da Lapa, 86, Centro, </row>
<row> CEP: 200**-180, Rio de Janei*o/RJ, Brasil. </row>
<row> Endereço: Edua*d* André Te*xeira Ayr*s* </row>
<row> U*iversidade Positivo - Rua XV de *ovembro, *5* - </row>
<row> Centro, CEP: 82590-300, *uritib* - P*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sis*ema *riple Revi*w: D*sk Review a) </row>
<row> *elo Editor-*hefe; e b) *o*bl* *lin* R*v**w </row>
<row> (avali*ção *e** por *ois *v*liad*res d* área). </row>
<row> Revis*o: **amatic*l, Norm*tiva e d* *o*matação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. *onçalves, C. P. Luna, D. O. Cunha, *. C. F. Sinay, E. A. T. Ayrosa </line>
<line> 362 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pro*ósito desta pesquisa é anal*sar os homicídios de mulheres na r*gião S*deste do Brasil </line>
<line> no per*odo de 200* a 20*4, sob u*a *ersp*ctiva de fatores socia** e ec*nômicos qu* fossem </line>
<line> capaz*s de se correlacionar com este problem* *ocial. Adotamos a p*rspectiva da violên*ia de </line>
</par>
<par>
<line> g*nero e </line>
<line> da política *ública para compreender o fen*meno e b*sca* caminhos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> supera*ão dest* problema. P*ra alcança*mos o *bjet*vo, div*dimos a pesquisa em set* seções. </line>
<line> Inicialmen*e a*resentamos a*gumas barreiras rel*cionadas ao *ênero feminin* e, então, </line>
<line> aponta*os uma seção que bus** conceituar e *iscutir a vio*ência. Na terceira seç*o, *xibim*s </line>
<line> *e forma concisa o que s*o polític*s públicas. A seção *egu*n** é referente aos *étodo* em </line>
<line> que uti*izamos *egressões lineares si*pl*s. * sex*a expõe os *esultados encon*ra*os, co* um </line>
<line> modelo fi*al *ompo*to por um* va*iável social co* *redição ** 87,20% (R² = 0,872). E, </line>
</par>
<par>
<line> a*s*m, concluím*s qu* as **líticas pública* v*ltadas para as áreas soci*is </line>
<line> e </line>
<line> econômi*as </line>
</par>
<par>
<line> podem repr*sentar b*ns resulta*os *o en*retam*nto à violênc*a cont*a a mulher. Esta pesq*isa </line>
<line> p*et*nde *ontribuir p*ra os es*udos *e*acionados à* p*lí*i*as pú*licas no q*e tange à v*olênci* </line>
<line> contra as *ulheres, buscando traz*r uma compr*ensão so*re este problema socia*. </line>
<line> *alavras-cha*e: Gênero. *iolência. Políticas Públicas. Homic*dios de Mul*eres. </line>
<line> A**TR*CT </line>
<line> The purpose *f this r***arch i* to analy*e the homicides of *omen *n *he sout*e*st*rn r*gion </line>
</par>
<par>
<line> *f *razil from 2003 to 2014, from a per*pective of soc**l </line>
<line> and </line>
<line> economic fa*tors that </line>
<line> co*ld </line>
</par>
<par>
<line> c*rrela** w*th this soc*al proble*. We adopt the per*pe*tive of gender violence an* pub*ic </line>
<line> poli*y to underst*nd the phen**enon an* seek way* to ove*come this problem. To reach the </line>
<line> g*al we d**ided the res*arch i*t* **v*n *ecti*n*. Initi*lly we prese*ted *om* *arriers re*ated </line>
</par>
<par>
<line> to the feminine gender and *he*, we *ointed out a section that see*s to concept*alize </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> discuss vio*e*ce. *n th* third sect*on, *e br*e**y present what *u*lic </line>
<line> policies are. The *ext </line>
</par>
<par>
<line> section is about *he *e*hods in *hic* we use sim**e l*n*ar regress*o*s. The sixth presen*s th* </line>
<line> ****lts fou*d, with a final model com*osed of a social variable with a predic**on of 87.20% </line>
<line> (R* = *.8*2). And so, *e conclu*e t*at p*b**c poli*i*s geare* *o social an* economic areas </line>
</par>
<par>
<line> can be * good </line>
<line> outco** in </line>
<line> *o*fro*ting violence aga*nst women. *his r*search aims ** </line>
</par>
<par>
<line> contribute *o studies re*ated to pub*ic p*li*i*s r*garding violen** a*ainst women, se*k**g to </line>
<line> bri*g an u*der*tandin* abou* *h*s social pr**lem. </line>
<line> Ke**ords: Gender. Violenc*. Public *ol*cy. Women's *omicides. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *7, n. 10, art. 19, p. *6*-37*, out. *020 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ê**ro, Viol*ncia e Políticas P*blica*: Uma *nálise Ace*ca dos *o*ic**ios d* Mulheres </line>
<line> 363 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * violência de g*n*ro, r*laci**ada </line>
<line> às mulh*res, nã* * </line>
<line> um pr**lema soc*a* no*o *o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, razão pela q*al o tema tem sido **o*dado *el*s ma*s d*versas </line>
<line> área* de *st*dos, </line>
</par>
<par>
<line> pr*nci***mente no *mbito das p*lít*cas públicas (MEDEIROS, 2011; BANDEIRA, 2014; DE </line>
<line> ME*LO AM*RAL et al., 2016; KIPNIS; GOMES, 20*6; SCOTT et al., 2016). </line>
<line> O Bra*il é o quinto país com m*ior núme*o de homicídios de *ul**res em u* r*nking </line>
<line> *labora*o pela Or*an*z*ç*o Mun*ial da Sa*de, o *u* evid*ncia a trágica re*lidade vivenc*ada </line>
<line> p**as mu**e*es b**sileir*s (*AISELF*SZ, 2015). </line>
<line> A região S*de*te, a*es*r de a*re*entar uma curva decrescente com *ela**o *os </line>
<line> homicídios d* m*lheres, ai**a é a região com o m*ior número d* homicídios por **o, como </line>
<line> o*se*v*do no *apa da V*ol*n*ia 2015 (*AISELFISZ, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> O B*asil av**çou bas**nte n*s últimas d*c*das no </line>
<line> qu* se refere à* política* pú*licas </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionada* ao co*b*t* à violên*ia contra o *êner* feminino a partir de instrume*tos como </line>
<line> os P*an*s Na*ion*is de Polí*icas p*ra as *ulheres (PNPM), a Lei Maria da Penha, a L*i *o </line>
<line> Feminicídi*, a Política e o Pac*o Naci**al pe*o Enfrentament* à Vi*lênci* *ontra as </line>
<line> Mulheres, "*s Di*etrize* *e Abrigamen*o das Mulhe*es em situação *e *iolência e a* </line>
<line> Dir*t**zes Naci*nais de Enfrentam*nto à Violê*cia c*nt*a as *ulheres do Ca*po e ** </line>
<line> Flo*esta" (BRASIL, 201*, p. 9). Cont*do, os *omicí*i** de mulheres no Brasil representam </line>
<line> um probl*ma social *ravíssi*o. </line>
<line> Sen*o assim, en*e*dem*s que outr*s polít*ca* públ**as r*ferentes a q*estõ*s s**iais e </line>
<line> *c*nômicas p*de* ser importantes para complementação deste e**r*ntamento * v*olên*ia </line>
<line> contra as mulher*s. </line>
<line> Com o intuit* de co*p*een**r *e que maneira fa**re* sociais e **o*ôm*c*s como, po* </line>
</par>
<par>
<line> exe*p*o, de*empr*go, renda * </line>
<line> educa*ão se relacionam com o* homicídios de *ulheres, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> presente pes*uisa anal*sou a evo*ução do* </line>
<line> *omicídios de mu*her*s na região *udeste </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> períod* de 2003 a 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Devid* *o período analisado consistir em uma amostra pequena, </line>
<line> a**lisa*os </line>
</par>
<par>
<line> c*nce*tualmente os dados gerados a *artir *e regressões lineares simples pelo *éto*o I*ser*r </line>
</par>
<par>
<line> (FI*LD, 2013). P*ra análise dos </line>
<line> da**s, uti***amos o s*ftware SPSS (S**ti*tical Packa*e for </line>
</par>
<par>
<line> Social *cience) versão 2*.0. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 10, *rt. 19, *. 361-378, out. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Gonçalves, *. P. Luna, D. O. Cunha, M. *. F. Sinay, E. *. T. Ay*osa </line>
<line> 364 </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquis* preten*e, a**im, *ontrib*ir *ara os estudo* rel*cionados às políti**s </line>
<line> públicas, aduzindo * im*ortância das políticas *úblic*s sociai* e e*onômicas dian*e d*ste </line>
<line> problema social e buscando t*azer u*a co*p*eens** e um po*s*ve* caminho par* * superação </line>
<line> dessa viol*nc*a. </line>
<line> A presente pesquisa *s*á dividida em sete seç**s. *n*cialment* *prese*tamos algumas </line>
<line> *ar*eiras re*acionadas *o gên*ro feminino e, então, exibimos uma seção que busca concei*ua* </line>
</par>
<par>
<line> e dis*utir a*e*ca </line>
<line> da vio*ên*ia. A terceira seçã* expõe d* *orma concisa o qu* s*o polí*icas </line>
</par>
<par>
<line> pública*. A seção seg*inte é *eferent* aos métodos utili*ado*. N* se*ta indicamo* o* </line>
<line> resulta*os encontrados e, por f*m, a discussão. </line>
<line> 2 REFERENC*AL *EÓR*CO </line>
<line> *.1 Algumas b*rreiras p*ra o g*nero feminino </line>
<line> No cená*io n*cional, são constan*es *s situaçõ*s d* violência relacionadas à *emáti*a </line>
<line> do gênero, principalmente em rela*ão ao feminino, *o* is*o tratar sobre qu*st*es de gêne*o é </line>
</par>
<par>
<line> *e grande </line>
<line> relev*ncia * *o**lexidade. No Brasil, </line>
<line> essas </line>
<line> di*cussões sobre o *ema ganharam </line>
</par>
<par>
<line> mais força com o mo*im*nto femi*ista - tendo assumido maior notor*edade n* paí* nos ano* </line>
<line> *970. *as, somen*e *a décad* de *980, * violência *ontra a *u*he* pas*ou a ser consider*da </line>
<line> em âmbito gov*rnamental de forma mais es*e*ial*zada, co* a im*lant*ção do at*ndiment* </line>
<line> e* delegacias próprias (SARTI, 2004). </line>
<line> *is*o*ica*ente, é antiga a n*ção de que hav*ri* u*a d*fer*nça **se*cial entr* hom*ns </line>
<line> e mulheres, pauta*a em seus sexos biológic** e, apesar d*ssa percepção *er s* **dificad* ao </line>
</par>
<par>
<line> *ongo do tempo (LAQUE*, 2001), a v*olência de </line>
<line> *êne*o ai*da *stá, por *uita* vezes, </line>
</par>
<par>
<line> embasada ne*sa relação biológic*. </line>
</par>
<par>
<line> Esses a*ontam*ntos de </line>
<line> gênero com bas* nas diferenças biológicas a*nda são </line>
</par>
<par>
<line> fa*ilmente encontra*os em nossa so*ied*de d* con*umo, sendo o **nero feminino </line>
<line> *onstantemente atrelad* a um padrão ** com*ortamen*o estereot*pa*o. O gêne*o femin*no foi </line>
<line> rotulado como * gênero sensíve*, emoci*n**, ro*ânt*co, co**udo essa noção fo* des**volvida </line>
<line> como um produto direto da eco*omia capitalista - e*istindo evi*entes razõ*s históricas *a*a a </line>
<line> correl*ção e**re rom*n*ico e e*onômico dentro da defin*ç*o ** **mini*o que temos herdado </line>
</par>
<par>
<line> *esde o s*cu*o XIX (FISKE, </line>
<line> 2000). Alé* diss*, a* mulheres tiveram uma soc*al*zação </line>
</par>
<par>
<line> co*fi**da a* </line>
<line> âmbito privado, tendo ti*o, por *é*adas, a responsabilid*de da </line>
<line> r*aliz*ção das </line>
</par>
<par>
<line> tare*a* do**stic*s (li*par, lavar, cozinhar) e o cuidado dos filh*s, con*igurando, ass*m, uma </line>
</par>
<par>
<line> c*nstrução soci** </line>
<line> se*uada (ANTUNES, 1*99). Ainda é comum *os depararmos </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi**, v. 17, n. 10, art. 19, p. 361-378, out. 202* </line>
<line> w*w4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Viol*ncia e Pol*ticas Públicas: Uma **álise Acer*a dos Homicídios de Mulheres </line>
<line> 365 </line>
</par>
<par>
<line> asso*iação da imagem feminina a *m objeto ou a um conteúdo *e apelo sexual em diver*as </line>
<line> míd*as, como, por ex*m*l*, ** pro*aga*das (LESS*, 2005; MELO, 2006; PETROLL; </line>
<line> ROSSI, 2008; DA CRUZ, 2010 TOM*, 20*3). </line>
<line> Essa representação d* gê*ero feminino tem sido há temp** coleti****n*e </line>
</par>
<par>
<line> comp*r*ilh*da, sendo que i**o lhe atri*ui uma e*pécie d* </line>
<line> "ma*erialidade", se *anifestando. </line>
</par>
<par>
<line> Então, não a*enas </line>
<line> n* co*portamento dos m*mbros de *m* socie*ade, por meio da </line>
</par>
<par>
<line> s*cialização e internalização de valo*es, ma* na es*rutur* jur*dica e organ*zaciona* de *ma </line>
</par>
<par>
<line> formação social, n*s mecanismos de </line>
<line> controle </line>
<line> *oci**, nos critéri*s e </line>
<line> f*rmas *e s*n*ã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*o*pensa, isso po*e ser visto (DU**HEIM, 1*86). </line>
<line> E* *uma, todos es*es fatos a*ontados contri*uem par* que a v*olência contra mulher </line>
</par>
<par>
<line> seja *i**inta das o*tras f*rmas de </line>
<line> v*olên*i*, pelo fato de </line>
<line> que o perpetrado* ne*** </line>
<line> ação não </line>
</par>
<par>
<line> enxerga a ví*ima como um Outro igu*l * em mesma* condiç*es de e*i**ên*ia (BANDE*RA, </line>
</par>
<par>
<line> 2014). *u seja, tal vio*ênci* * *otivad* por demonstrações *e </line>
<line> desigu*ldades baseada* na </line>
</par>
<par>
<line> con*i**o de sexo. Seria o q*e a But*e* (2011) chama de pr*caried*de do Outr*, que em seu </line>
<line> extremo *e violência promove a morte. </line>
<line> *.2 Violência </line>
<line> A falta de capac*dade em reconhe*er o Out*o como i*ual * considerada c*mo um *o* </line>
</par>
<par>
<line> fatores *reponderantes da vio*ê*cia nas *ais d*ve*sas culturas e ao *ongo </line>
<line> da história (RA*; </line>
</par>
<par>
<line> VALDE*OLO; GRAH*M, 2*17). Além disso, conceitu*r a violê*cia n*o * uma tare*a </line>
<line> simp*es. E*istem diversas formas * c*nc*ituações *elac*onada* a este tema. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre as form*s d* violência, p*d*m-se </line>
<line> d*stacar *s f*rma*: anômica, represent*da, </line>
</par>
<par>
<line> sociocultural, *ociopolítica * social ou Estado *e violência. Es*a* formas de violê*cia não são </line>
<line> e*clu*entes e fre*uent**ente ocorrem de forma com*inada (SODR*, 2002). </line>
<line> A **olên*ia anômica é ca*acterizada po* ter seus aspectos cruéis e visíve*s nas ruas e </line>
</par>
<par>
<line> apre*entados pela mídia. A violência </line>
<line> representada * *ara**erizada pela indústri* de </line>
</par>
<par>
<line> **tret*nimento </line>
<line> que reproduz as agressões em filmes, </line>
<line> programas de TV e jogos. A *io*ê*cia </line>
</par>
<par>
<line> *ociocultural * r*sultado d* </line>
<line> dec*são de </line>
<line> um poder exercido por um gru*o religioso, político, </line>
</par>
<par>
<line> econômi*o ou um* e*i*e. A violênc*a s*ciopolítica é </line>
<line> exer*ida pelos ap**elhos de *s*ado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> frequ*ntem**te inclui a violênci* a*ômica quando ocorre como, *or e*emplo, em guerras. E </line>
<line> por fim, S*dré (2*02) apre*enta a v*olência social ou Estado de violência que decorre de um </line>
</par>
<par>
<line> modelo social *ixado e centrado no *oder qu* fa*ha </line>
<line> no a*e**im*nto * sociedade como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> t odo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 17, n. 10, ar*. 19, p. *61-*7*, out. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Go*çalv**, C. P. *una, D. O. Cunha, M. *. F. Sin**, E. A. T. Ayr*sa </line>
<line> 366 </line>
</par>
<par>
<line> Al*m d*stas f*rmas apresentadas, exi*t** outras como, por e*emp*o, violênci* </line>
<line> subjetiva e a violência o*je*iv* (ZIZEK, 2014), sendo a subj*tiva defi*ida pelo au*or como </line>
</par>
<par>
<line> uma violência </line>
<line> qu e é </line>
<line> visí*el, co*o uma p*nta *e um grande ic**erg. São e*emp*os desta </line>
</par>
<par>
<line> violê*cia: confrontos *ivis, latrocí*ios, tir*teios e a**so sexual. * violência objetiva, *Izek </line>
<line> (*01*) d*stac* qu* é invisível, como a *arte su**ersa *o icebe**, divide-se entre *im*óli*a e </line>
</par>
<par>
<line> *istê*ica. * sim*ólica est* rel*cionada </line>
<line> às for*as d* </line>
<line> linguagens e f*rm*s presentes na </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade </line>
<line> q*e exercem uma *n*luência sobre *s pessoas como, </line>
<line> por e*emplo, </line>
<line> *s agressões </line>
</par>
<par>
<line> ver*ais e </line>
<line> preconceituos** aos gay*, negr** e mulheres. * sist*mic* está r*lacionada *os </line>
</par>
<par>
<line> s*ste*as que regem a socied*d* com* um </line>
<line> t**o, den*re *s pr*ncipais te*os o *conôm**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pol*tico, assim o* resul*ados *e**tivos destas açõ** *ão um* violênci* *istêmica. E*tão, pode- </line>
</par>
<par>
<line> se entende* a viol*nc*a *obre </line>
<line> a </line>
<line> f*r** subjetiv*, que parte *iretament* do indivíduo, </line>
<line> quanto </line>
</par>
<par>
<line> em sua fo*ma obj*tiva, simb**ica ou *is*êmica, relacionada* às fo*mas d* linguagem e </line>
<line> a*s </line>
</par>
<par>
<line> s*stemas econômico * político respect**amente. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, a vi*lência o*jetiv* é o gatilh* para a violênci* subjetiva, a for** subjetiva </line>
</par>
<par>
<line> é um* form* d* *xpl*s*o </line>
<line> **asi*nad* **las violências o*jetivas: simbólica e sis**mica </line>
</par>
<par>
<line> (ZIZEK, 2014). *u seja, a </line>
<line> violê*cia subje*iva é a r*ação que </line>
<line> oco*re sobre a ação de uma </line>
</par>
<par>
<line> viol*ncia objetiv* *imbólica e ou sistêmic* que esteja ocorrendo e qu* con**z a outr* ação. </line>
<line> Em outras palav*as, a violência sistêmic* é capaz de gerar *ma s*rie de e*plosões </line>
<line> irraci*n**s de violênc*a subjetiva, que é a vio*ência diretamente visível e exercida por um </line>
<line> agen*e *acilmente iden*ificável (ZIZ**, 2*14). *ão os **sos de violência cont*a a* mulheres </line>
<line> como, por exemplo, *sséd*os sexuais, e*tupros * h*micídios. Todos estes casos sã* no*iciados </line>
</par>
<par>
<line> todo* os *i*s pelos ma*s diversos ca**is de c**u*icação; esta v*olência </line>
<line> tem as mesmas </line>
</par>
<par>
<line> car*c*erí*ticas ** violência anômica apresentad* por *odré (2*02). </line>
</par>
<par>
<line> A d*sinte**a*ão da ordem social também é um exemplo d* v*olência s*bjeti*a *ue </line>
<line> resul*a *a falha do *stado, uma re*ção a uma v*olência s*stêmica, (ZIZEK, 2014), qu* pod* </line>
<line> *** entendi*a como uma vio*ênc*a a*ômica, consequência d* Estad* *e violência, sendo esta </line>
<line> uma vi*lência invisível, silenc**sa e bur*crátic*, *u* p*ovém de um mod*lo socia* fixad* p*r </line>
<line> q*e* detém o p**er (SODRÉ, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te *entido, c*mpreendemos que os homicídi*s </line>
<line> de *ulher*s *ão *ma </line>
<line> violência </line>
</par>
<par>
<line> sub*e*iva, result*do de uma viol**cia obj*tiva. Com***endemos igua*m**te q** o Es*ado tem </line>
<line> a possibi*id*de de combat*r essa situaçã* por meio de políticas públ**as efic*e*tes. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 19, p. 36*-378, out. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, *iolência e *olíticas Públ*cas: Uma Anál**e Acerca dos Hom*cídios de Mulher*s </line>
<line> 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 P*líticas Públicas </line>
</par>
<par>
<line> A política p*b*ica desponta nos Estados Unidos da Amé*ica (EU*) de forma disti*t* </line>
<line> *a maneira como *ra *ratad* *a *uropa. Enq*anto os e*ropeus pre*cupava*-*e co* a *elação </line>
<line> exist*nte *nt*e o papel do Estado e * *ociedade, os ameri*anos focavam na p*odução </line>
<line> resul*ante do* go*ernos (SOUZA, *006). </line>
<line> E*ston (1965a) desta*a q*e uma política pública imple*entada *m alguns casos pode </line>
<line> ser desvantajosa para um d*te*mi*ado grupo, na comparação com outros grupos q*e também </line>
<line> ne*essita* *e tal implementação. Seria *om* tratar de form* d*sigu*l o* desiguai* como </line>
<line> pr*vê o princípi* c*nstituci**al da *gualdade. </line>
<line> C*ntudo, uma p*l*tica p*bli*a sem a ação do Est*do não func*ona para ati*gir *eu </line>
<line> objetivo, apenas o intuito de se criar u*a po*ítica pública não gera resultados para a soc*edade </line>
<line> (EAS*O*, 1965b). De*s* forma, a p*lítica públi*a pode ser c**siderad* c*mo as *egras </line>
<line> aprese*tadas pelas a*toridad*s como um guia de comportame*to e também como as *nte*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> das autoridades </line>
<line> pe*ante a s*ci*da*e. M*s, intenção sem ação não torna * </line>
<line> p*lí*ica públ*ca </line>
</par>
<par>
<line> efetiva. </line>
</par>
<par>
<line> Para Pereir* (200*), a po*í*ica pública t*m o *bjetivo *e equil**rar a rel*ç*o entre a </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade e o Estado. Assim, **onta o autor *ue o resultado *e uma a*ão </line>
<line> p*r parte do </line>
</par>
<par>
<line> governo perante *s *emand*s da *ociedade, prov*nie*tes das relaç*es </line>
<line> de p**er e *s***tégi*s </line>
</par>
<par>
<line> de *m*leme*tação de decisões, *ão pol*ticas públicas. </line>
</par>
<par>
<line> Dye (2013) acrescenta que as de*isõe* </line>
<line> de *ão fazer nada so*re um de*ermina*o </line>
</par>
<par>
<line> pr*bl*ma também são políti*as púb*icas. Para o autor, todas as ações relacio*adas ao governo </line>
</par>
<par>
<line> são políticas p*blic**, pois omissão sobre a </line>
<line> determina*os aspectos gera um impacto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Na próxima *eção abordare*os os m*tod*s uti**za*os p**a coleta* os dados e *nálise </line>
<line> destes dados diante dos homicídios de mulheres na *egião Sudest*. </line>
<line> * METO*OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> C om </line>
<line> o </line>
<line> pr*pósito </line>
<line> de </line>
<line> compreender </line>
<line> a </line>
<line> relação </line>
<line> e*tre de**rminados </line>
<line> f*tore* </line>
</par>
<par>
<line> socio**onôm*cos e os homicídios *e mulheres na *egião Sudeste no período entr* **03-2014, </line>
<line> util**amos o método de análise de *e*ressã* simples. *il*d (2013) aponta que amostr*s </line>
<line> pequenas, menores do que 20, apres*ntam uma m*lhor **álise com regre*são linear simples, </line>
</par>
<par>
<line> ao </line>
<line> contrário *a </line>
<line> regressã* linear múltipla. A r*gião escolhida </line>
<line> *ev*-*e ao fato de ser * região </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 10, a*t. 19, p. 3*1-378, out. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Gonçal*es, C. P. Luna, D. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. *. Ay*osa </line>
<line> 368 </line>
</par>
<par>
<line> que a*resent* o maior número de hom*cí**os de mulh*re* por ano (WAI*ELFIS*, 2015). O </line>
<line> período escolhido e*t* re*acion*do *o período em *ue foi possível en**ntr*r *ados dos </line>
<line> ho*icí*ios de mulhe*es por região. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura * apr*senta a evolu*ão dos *o*icídios de mulheres </line>
<line> n* reg*ão Sudeste </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> período estudad*. </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 1 - *otal de h*micídios de *ulheres entre *s a*os 2*03-2014 na r*gi*o *udes*e. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: IBGE (2017) </line>
<line> Além disso, u* es*udo *ecen*e *obre ho*icídios de m*lheres no *rasil fo* e*aborado </line>
</par>
<par>
<line> po* *eneghel e Hira*ata (2011) que analis*ram a taxa d* </line>
<line> hom**ídios no período de </line>
<line> 2003 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *007 e a co**elação de*t*, co* variáv*i* soc*oeconômicas e d* saúde através de um modelo </line>
<line> de regressã* lin*ar múltipla por Unidad* ** Fed*raçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados de homi*í*io* de mulheres no período de 2003 a 2013 foram col*t*dos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Mapa da Violência - hom*cídios de mu*here* no B*asil (WAISELFISZ, 2015), e o d*do </line>
</par>
<par>
<line> ref*rent* ao ano de *014 fo* retirado d* Atl** da Vi*lência </line>
<line> *e *01* (C*RQUEI*A, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Ambo* coletados pelo Sistem* *e Info*m*ção sobre Mor*alidade (*IM) da Secret*ria de </line>
<line> Vigi*ância em Saúde (SVS) do Minis*ério da *aúd* (MS). O tota* de hom*cí*ios por an* foi </line>
<line> somado a par*ir das categorias X85 * Y09 d* CID 10 (W*ISELFISZ, 2015; C*RQUEIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2016), </line>
<line> tais catego*ias são **nomi*ada* como "CVLI: Crimes **olentos Letais Intencionais. </line>
</par>
<par>
<line> E*ses cr*m*s têm como característi**s a presença d* agressão intencional de terceiros, cujos </line>
<line> d*nos ou lesõ** causam a morte *a v**ima" (WAISELFISZ, 2*15, p.9). </line>
</par>
<par>
<line> Devido ao *n*er*ss* *m e*tuda* o pe*íod* de 2003 * 2014, **scou-se no *i*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> IPEADATA (2017) </line>
<line> * IB*E (20*7) variáveis q*e atendessem aos requisi*os sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *conôm*cos pelo mes*o *eríodo. * partir do levanta*e*to realizado, encont*a*os três </line>
<line> *ariáveis *ue atendi*m aos **qui*it*s e e*t**iam correlaciona*as ao número de hom*cídios de </line>
<line> mul*eres no *rasil. </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 17, n. 10, art. 19, p. 36*-378, o*t. 202* www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêner*, V*olência e Pol**icas Públi*as: *ma Análise Ac*rca *o* Hom**ídios *e Mulheres </line>
<line> 369 </line>
</par>
<par>
<line> A variável econôm*ca utilizada *oi a Ta*a *e *esemprego. As va*iáv**s s*ciais </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas foram o Índice *INI e a Taxa de Ana*fabetos de pess**s maio*es </line>
<line> de 15 anos. * </line>
</par>
<par>
<line> ín*ice GINI apont* a des*gualda*e de renda da popu*aç*o. A escolha des*as va**áve*s deve-se </line>
</par>
<par>
<line> *o fato de q*e </line>
<line> out**s es*udos sobre homi*ídios de mulhe**s (GARTNER; M*CARTHY, </line>
</par>
<par>
<line> 1991) apontam </line>
<line> que fator*s soci*is *omo e*ucação e le*isl*ção são capa*es de altera* uma </line>
</par>
<par>
<line> situação atua* da socie*ade. </line>
<line> Ap*s a **leta de dados obs*rv**-se qu* os dados refer**tes ao ano de 2*10 não </line>
<line> estavam preenc*idos p*ra as var*áveis Taxa d* Desempre*o, Índice G*NI e Taxa de </line>
</par>
<par>
<line> A*alfa*et*s mai*res de 1* ano*. *end* a*si*, utilizam*s co*o valor para o *no de 2010 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> média dos valores dos anos 200* e 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Para a análise dos dados, o estu*o fo* **nduzido com o *poio do software SPSS </line>
<line> (Statistical Package for Social Scien*e) versão 20.0, *tili*ado c*m* um* ferramenta es*atística </line>
<line> p*ra ana**sar co*ceitu*lmen*e os dados gerados a partir *e uma *egressã* *inear simples pelo </line>
<line> mé*odo I*serir (FIEL*, 20*3). </line>
<line> 4 RESULTADOS </line>
<line> A varia*ão do índice G*ni, t*xa de *nalfabetos de pes*o*s maiores de 15 anos e a *axa </line>
<line> d* desemprego *a região Sude**e foi analisada para o perí**o en*re 2003 e 20*4, de *cordo </line>
</par>
<par>
<line> co* os dados fo*necidos pelo I*G* e IPEAD*TA. *s Figuras 2, 3 e </line>
<line> 4 *pre*en*a*, </line>
</par>
<par>
<line> re*pectivame*te, os dado* co*eta*os par* ev*l*ção do índice Gini, taxa de a </line>
<line> analfabet*s d* </line>
</par>
<par>
<line> *ess*a* maiores de 15 ano* por ano </line>
<line> e a *axa de d*semprego por ano, para a região Sudeste, </line>
</par>
<par>
<line> assim *omo os dados relati*os às regressões l*neares rea*i*ada*. </line>
<line> F*gura 2 - Evolução ** var*aç*o do *ndice GINI po* ano *ntre os **os de 20** - 2*14 na </line>
<line> região Sudeste </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração Própria. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, *. 17, n. 1*, art. 19, p. *61-378, out. 2020 </line>
<line> *ww4.fsane*.co*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. G*nçalves, *. *. Luna, D. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. T. Ay*osa </line>
<line> 370 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Ev*lução da variação da *axa *e *nalfabe*os maiores de 15 anos por ano </line>
<line> en**e *s anos *e 200* - *014 na reg*ão Su*este </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab***çã* Própri* </line>
<line> Fi*ura 4 - E*olução da vari*ção d* *axa de De*emprego por an* ent** os a*o* de 2*03 </line>
<line> e 2014 na região Sudeste </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abo*aç*o P*ópria </line>
<line> O**e**a-*e, pelas Figuras 2, * e 4, que as variáve*s ***I, *a*a de Ana*fabeto* e Taxa </line>
<line> de Desempreg* variam da mes*a f*rma ao longo do tempo, todas reduz*ram. Isso demonstra </line>
<line> u* ponto positivo *a*a a *egião, pois me*ores Taxas de dese*prego e anal*abeto* é um bom </line>
<line> in**cador para a so*i*dade *e um* maneira ge**l. *sso igualme*te acontec* com * r*du*ão do </line>
<line> índi** GINI, qu* quanto m*is *róximo de zer*, menor a d*sig*ald*de de ren*a da população. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1*, art. 19, p. 361-37*, ou*. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêner*, Vi*lê*cia e P*líticas **blicas: U*a Análise Ac*rca dos Homicídios de Mu*he*es </line>
<line> 371 </line>
</par>
<par>
<line> Os *oefic*entes *e co*relação o*tid*s foram 0,89 *ara * índi*e *INI, *,9* *ar* a Tax* </line>
<line> d* *nal*abetos e 0,** pa*a a Taxa de desempreg*. T*das as va**áveis *prese**aram valores </line>
<line> expres*ivos de cor*elação, não *presentando ne*hum **nto discrepante no período analisa*o. </line>
</par>
<par>
<line> N**te sentido, </line>
<line> inse*imos o* dados no *PSS para aná*ise. A primeira análise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **g*essão lin*ar simples co* a variável ind*pende*te GINI apresentou o *odelo c*m *² de </line>
<line> *7,20 % e um R² ajustado de 85,*0%, co* uma s*gnificâ*cia d* 0,00% * um te*te F com </line>
<line> valor de 6*,142, como apres*ntad* na tabela 1. </line>
<line> Ta*e*a 1 - M*delo 1. </line>
</par>
<par>
<line> Modelo * </line>
<line> R² </line>
<line> *² ajustado </line>
<line> Valo* F </line>
<line> Sig. </line>
</par>
<par>
<line> G**I </line>
<line> *,*72 </line>
<line> 0,859 </line>
<line> 68,142 </line>
<line> 0,000¹ </line>
</par>
<par>
<line> *.Previsores: (Const*nte), G*NI </line>
<line> Fo*te: Elaboração Própria </line>
</par>
<par>
<line> * corr*lação </line>
<line> entre </line>
<line> a variável *ndependente GIN* c*m a variáve* dep*ndent* </line>
</par>
<par>
<line> Hom*cídios d* mulheres *oi de 93,40%, demonst*ando uma forte correlaç*o ent*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade *e renda da população * os homicídi*s *e mulhe*es. Os *ados são *prese*tados </line>
<line> na tabe*a 2. </line>
<line> Tabe*a 2 - Corre*ações do modelo 1 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> H*micí*ios de *ulheres </line>
<line> GINI </line>
</par>
<par>
<line> Cor*elação de Pear**n </line>
<line> Homicídios de Mu*heres GINI </line>
<line> 1,00 ,934 </line>
<line> ,934 1,*0 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: El*boração Própria </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> tabela 3, apresentamos </line>
<line> os intervalos de confia*ça a 95% d* modelo. É *o*sível </line>
</par>
<par>
<line> observar que os li*it*s estão *baixo </line>
<line> o* acima *e *ero, o qu* *orna o modelo *onsisten*e. * </line>
</par>
<par>
<line> coefici*nte não padron*zado da variável GINI n* *al*r d* 7809,725 apont* *ue conforme o </line>
<line> í*dice GI*I au*enta, o q*e significa uma maior des*gua*dade *e *enda, *u*en*a-se o número </line>
<line> de h*micídios de mulheres. </line>
<line> Tab**a 3 - *oeficien*es do m*del* 1 </line>
</par>
<par>
<line> Modelo 1 </line>
<line> Coef*cient*s padro*iza* B </line>
<line> não *s Erro padrã* </line>
<line> Co*ficiente* pa*ronizad*s B et a </line>
<line> t </line>
<line> S*g. </line>
<line> Inte*val* d 95,0% para Li*ite *nfer*o* </line>
<line> e Confiança Limite superior </line>
</par>
<par>
<line> (Co*stante) GI NI </line>
<line> - 2364,831 7*09,7*5 </line>
<line> 492,982 946,08* </line>
<line> ,9 3 4 </line>
<line> - 4 ,7 9 7 8 ,2 5 5 </line>
<line> ,0 0 1 ,0 0 0 </line>
<line> - 3463,2*3 5*01,721 </line>
<line> -1266,399 9917,72* </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração *rópria. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 17, n. 10, a*t. 1*, p. 361-378, out. 2*20 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.b*/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. *on*alves, C. *. Luna, *. O. Cunha, M. C. F. Sinay, E. A. T. Ayrosa </line>
<line> 37* </line>
</par>
<par>
<line> Se*do assim, a *qu*ção para o modelo co* * *a**ável *n*epende*te *INI é: </line>
<line> (1), *endo *ue X1 é a variá**l i*de**nd*nte GINI. </line>
<line> Este *odel* ap*esent*u uma capacidade de p*edição de *7,20 % (R² = 0,872). </line>
</par>
<par>
<line> A se*unda análise de re*ressão l*nea* sim*les com a variável independente Taxa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Analfabetos maiores de 15 anos a*rese*t*u o modelo co* R² de 67,*0 % e um R* ajus*ado de </line>
<line> 64,30%, **m uma significância d* 0,01% e um teste F *om valor *e 20,828, como </line>
<line> aprese*tado na tabela 4. </line>
<line> Tabela 4 - Mode*o 2 </line>
</par>
<par>
<line> Model* 2 </line>
<line> *² </line>
<line> *² ajustado </line>
<line> *alo* F </line>
<line> Sig. </line>
</par>
<par>
<line> *axa de Analf*betos mai*r*s de 15 anos </line>
<line> 0,676 </line>
<line> 0,6*3 </line>
<line> 20,828 </line>
<line> 0,001¹ </line>
</par>
<par>
<line> *.Previ*ores: (Constante), *axa de *na*f*be*os m**o**s de 15 anos </line>
<line> Font*: Elaboração Pró*ria </line>
<line> A co*relação *n**e a variável independent* Taxa de Analfabetos mai*res de *5 a*os </line>
<line> com a variável dependente Homicídios de mulheres foi d* 8*,20%, demons*ran*o um* forte </line>
</par>
<par>
<line> *o*re*ação en*re a taxa de analfabetos * </line>
<line> os h*micí**os de mulhe*es. Os *ado* são </line>
</par>
<par>
<line> *presentados n* tabela 5. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 5 - Co*r*lações do modelo 2 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Homicídi*s de Mulhere* </line>
<line> Taxa de A*a**abeto* maio*es de 15 anos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Homicí*ios d* *ulheres </line>
<line> *,** </line>
<line> ,822 </line>
</par>
<par>
<line> Pearson </line>
<line> *axa *e Analfabet*s maiores de 15 anos </line>
<line> ,*22 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Correlação </row>
</column>
<column>
<row> de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaboração Própri* </line>
<line> N* tabela 6, apresentamos os *ntervalos de co*fian*a a 9*% do mode*o com a variável </line>
</par>
<par>
<line> *axa de Analfabetos. É possí**l *b*e*var que os </line>
<line> li*ites ***ão to*os acima *e zero, o *ue </line>
</par>
<par>
<line> tor*a o mo*elo c*n*ist*nte. * coeficiente não padronizado da va**ável Taxa de analfabetos ** </line>
<line> valor de 168,005 aponta que conforme a Taxa de analfabetos c*e*ce, a*menta-se o número de </line>
<line> homicídio* de mulheres. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teres*na, *. *7, n. 10, ar*. 19, p. 361-3*8, ou*. 202* </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gên**o, Violência e Po*íticas Públicas: Uma Análise Ace*ca dos Hom*cídios de Mulheres </line>
<line> 373 </line>
</par>
<par>
<line> *abel* 6 - ***ficientes do model* 2 </line>
</par>
<par>
<line> Modelo * </line>
<line> Coefici*nt padron*za * </line>
<line> es não do* Erro *adrão </line>
<line> Coeficie*tes padronizados B et a </line>
<line> t </line>
<line> *ig. </line>
<line> Int*rvalo d *5,0% *ar* Limit* infe*ior </line>
<line> e C*nfiança B Limite *uperior </line>
</par>
<par>
<line> (Co*s*ante) Taxa de Analfa**tos maiores de 15 anos </line>
<line> 757,615 168,005 </line>
<line> 2**,806 *6,813 </line>
<line> ,8 2 2 </line>
<line> 3 ,6 * 8 4 ,* * 4 </line>
<line> ,0 0 5 ,0 0 1 </line>
<line> 292,3*7 85,981 </line>
<line> **22,863 250,029 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*ç** Própria </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa </line>
<line> forma, * equação pa*a * modelo com a variável independente Ta*a de </line>
</par>
<par>
<line> Analfabetos maiores *e 15 a*os é: </line>
<line> (2), sen** *ue X1 * a </line>
</par>
<par>
<line> variável independente Tax* de Ana*fabetos maiores de 15 anos. Este mode*o apresentou uma </line>
<line> capa*idade de **edição de 67,60 % (R² = 0,67*). </line>
</par>
<par>
<line> A terceira *ná*ise de </line>
<line> regressão linear simples com a v*r**vel inde*endent* T**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *esemprego *pres*ntou o modelo com R² de 72,30 % e u* R² ajust*do ** 69,*0%, com u*a </line>
<line> significância de 0,00% e um te*te F com val** de *6,108, com* apresentado n* tabel* 7. </line>
<line> T*bela 7 - Mod*l* 3 </line>
</par>
<par>
<line> Modelo 3 </line>
<line> *² </line>
<line> *² *justado </line>
<line> Va*or F </line>
<line> Sig. </line>
</par>
<par>
<line> Taxa de Desempr**o </line>
<line> 0,7*3 </line>
<line> 0,695 </line>
<line> 26,108 </line>
<line> 0,000¹ </line>
</par>
<par>
<line> 1.Prev*so*es: (Constan**), T*xa d* *e*empr*go </line>
<line> F*nte: El*b*ração Própria </line>
</par>
<par>
<line> A correl*ção entre a *ari*v*l </line>
<line> indepen*ente *axa de Desem*rego com a *ariável </line>
</par>
<par>
<line> dep*nd*nte Homicídios de mulheres *oi de 85%, d**onstrando uma *o*te correlação entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*xa de des**prego e os homic*dios de mulheres, os dados são apres*ntados na *abela *. </line>
</par>
<par>
<line> *abela 8 - C*rrelaç*es do *o**lo 3 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Homicídios d* Mulh*res </line>
<line> *axa *e Desempreg* </line>
</par>
<par>
<line> C*r*elação de Pearson </line>
<line> H*micíd**s *e Mulheres Taxa de Desemprego </line>
<line> 1,00 ,850 </line>
<line> ,850 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aboração P*ópr*a </line>
<line> Na tabela 9, apr*s*nta**s o* i*terva*os de confiança a 95% do mode*o com a variável </line>
</par>
<par>
<line> Taxa </line>
<line> de Desempr*go. É po*sível obs*r**r *ue *s *i*ites estão todos acima d* </line>
<line> *ero, * que </line>
</par>
<par>
<line> to*na o mode*o consiste*te. O coe*icien*e não padroniz*do da variável Taxa de Des*mprego </line>
<line> n* valor *e 73,917 aponta que, *onforme a Tax* de Des*m*rego c*esc*, **menta-se o núme*o </line>
<line> de homicíd*os de mulhe*es. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 10, a*t. 19, p. 361-*78, out. 2020 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Gon*alv*s, C. P. Luna, D. O. Cu*ha, M. C. *. Sinay, E. A. T. *yr*sa </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> *abela 9 - Coeficientes do mod*lo 3 </line>
</par>
<par>
<line> Mod*lo 2 </line>
<line> Coefic*ente pad*onizad B </line>
<line> s nã* os Erro padr*o </line>
<line> Coeficientes padron*zados B et a </line>
<line> t </line>
<line> Sig. </line>
<line> *nter*alo 95,0% par* Limite infer*or </line>
<line> e Co*fian*a B Limite s**erior </line>
</par>
<par>
<line> (*onstante) T*xa de Des*mp**go </line>
<line> 1040,*58 73,917 </line>
<line> *31,910 14,4*6 </line>
<line> ,8 5 0 </line>
<line> 7 ,8 9 1 5 ,1 1 0 </line>
<line> ,0 * * ,0 0 0 </line>
<line> 747,045 41,684 </line>
<line> 133*,*72 106,150 </line>
</par>
<par>
<line> d </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração Pró*ria </line>
<line> N*sse sen*ido, a equ*ção par* o m**elo co* a variável in*e*en*en** Taxa de </line>
<line> Analfabetos m*io*es de 15 a*os é: (3), sen*o que X1 é </line>
</par>
<par>
<line> a *ariável i*dependente Taxa de Desemprego. Este model* apresen**u uma capacidade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pr*dição de 72,*0 % (R² = 0,723). </line>
</par>
<par>
<line> *m suma, o* três *odelos de regre*são **near *imp*es *pres**tam modelos com </line>
<line> capac**ade de predição para o p*oblema so*ial r**acio*ado aos **mic*dios de mulheres. Pela </line>
<line> anál**e, nenhum dos três *ode*os a*res*ntou algum dado que nos conduzisse a* descarte d* </line>
</par>
<par>
<line> *lguma das va*iávei*. *es*am** * </line>
<line> regressão *ine*r múltipla para o mo*e*o com as três </line>
</par>
<par>
<line> variáve** ind*pend**tes e </line>
<line> p*ra toda* a* combinações possíveis de m**elo* com duas </line>
</par>
<par>
<line> variáveis independentes, **nh*m d*les ap*esen*o* da**s satisfa*ór*os. O *nterv*lo *e </line>
<line> confian*a *e todo* os mo*elos apresent**a o zero co*tido no int*rvalo, o que *ornava o </line>
<line> mode*o incon*istente. </line>
<line> Sendo *ss*m, o m*delo que apresentou os *elhores res**tados referen*** a uma forte </line>
<line> correla*ão com a v*riável depend**te homicí*i*s *e *ulhere* f*i o prim*i*o mode*o, com * </line>
<line> variável GINI, por*uan** foi ap*ntada uma cap*cidade de predição de 87,20 % (R² = 0,*72). </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> N*ta-se que a desiguald*de </line>
<line> de ren** da po**lação está al*amente co*rel*cionad* aos </line>
</par>
<par>
<line> homicídi*s de *ulhe**s, *omo obse*vad* pelo *odelo com a var*ável GINI. Isso demonstra a </line>
</par>
<par>
<line> ne*ess*dade *e uma at*nção às </line>
<line> polític*s pública* que vi*em a </line>
<line> reduzi* esta desig**ld*d* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade co*o *m to*o, com* forma de *e *eduzi* o pr*blema social relacion*do aos </line>
<line> ho*icídios de mulhere*. </line>
<line> Além diss*, a*esar da variável **NI t*r si*o o modelo q*e me*hor se *orrelacionou </line>
<line> co* os homicídios de mulheres, as ou*ras duas variávei* apresentaram correlações </line>
<line> significativas como, *or ex*mplo, o m*delo com a Tax* de *esemprego com uma c*pacid*de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. *0, art. *9, p. 361-378, out. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Violênci* e Po*íticas Públicas: U*a Análi*e Acerca dos Homicídios de Mulhere* </line>
<line> 375 </line>
</par>
<par>
<line> de prediç** *e 72,30 % (R² = 0,*23). E*te dado dest*ca a importância de s* c**ar meca*ismos </line>
<line> **pazes de *erar empr*go. </line>
<line> Ob**rva*os que fat*re* *ociais e econômicos, q*e em d*terminadas circunst*ncias </line>
<line> sã* coloca*as à *arte pelo Estado, cul**na* por gerar uma série de problemas que em um </line>
<line> primeiro momento não se*iam identific*dos. </line>
<line> O desemprego de uma *rande parc*la da população, *omo *e v* atualmente, *feta a </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade de renda da população e por </line>
<line> *onsequência </line>
<line> afeta os homicídios d* *ulheres. </line>
</par>
<par>
<line> Relem**amo* *ue * desemp*ego em massa pode *er *nten**do *omo uma for*a de viol**cia </line>
</par>
<par>
<line> s*stê*i*a. * fal*a d* Estad* em *a*antir * emprego ou ser capaz </line>
<line> de gerar meca*ismos que </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcio*em a renda à p*pulação é *ma falha do sistema econômic*. </line>
<line> Es*a falha do Esta*o ta*bém *o*e s** entendi*a c*mo uma pol*tica pú*lica, afi*al, </line>
</par>
<par>
<line> Dye (2013) de*taca que </line>
<line> *s políti*a* públicas </line>
<line> não *ão somente aqui*o que o **tado ofere*e, </line>
</par>
<par>
<line> mas si* aquilo que </line>
<line> escolhe não ofe*t*r *u atend*r. Os resul*ados de </line>
<line> tais </line>
<line> ausênc**s s*o </line>
</par>
<par>
<line> resu*ta*o* de políticas púb*ic*s que f**hara*. </line>
<line> En*endemo* que os homic*dio* *e mulheres são res*ltados de uma *iolê*cia **jetiva </line>
<line> fund*mentada *a*to *a violên*ia *i*bólica *uanto si*têmica. *u se*a, o homi*ídio em si é um </line>
<line> exemplo de violênci* sub*etiva, o res*onsá*el *e*o ato é u* i*di*íduo *denti*icável, por outro </line>
<line> lado, há uma falha do Estado que não consegue *e*lizar *e maneir* eficiente p*líticas *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> capazes de inibir tai* *tos. Alé* disso, </line>
<line> a *ociedade a***a *ompart*lha de símbo*os e </line>
</par>
<par>
<line> co*venções que es*imulam a v*olência contra as mul*eres. </line>
</par>
<par>
<line> Pesq*i*as futuras poderiam anal*sar a </line>
<line> efeti*idad* das políticas públicas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> enfr*nta*en*o à violência contra as mulheres e relacio*ar impor**nc*a destas polític*s a </line>
<line> den*ro do cenár*o naci*n*l. </line>
<line> Nesse sentido, pro*uram*s trazer * tona * rel*vância de se di**uti* o p*obl*ma </line>
</par>
<par>
<line> rel*cion*do * </line>
<line> mor*e de </line>
<line> d*versas mulheres, </line>
<line> que d**trói famílias inteir*s gera*do ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> proble**s sociai* atr*l**os </line>
<line> a e*te. Lembre*o* q** a curv* de pr**eçã* da p*pulação </line>
</par>
<par>
<line> feminin* no Brasil, *e acord* c*m o IBGE, * asc*ndente a*é *no de 2043. Qu**tas </line>
<line> vidas </line>
</par>
<par>
<line> *o*er*am s*r evitadas com políticas púb*i*as *fe*ivas? </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCI*S </line>
</par>
<par>
<line> _____. A s*stems analysis o* politic*l life. Ne* York: Wiley, 19*5 b. </line>
</par>
<par>
<line> AN*UN*S, R. Os sentidos do *rabalho: ensaio so**e a a*irmação e a negação do traba*ho. </line>
<line> **o Pau*o: Boitempo, 1999. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi** PI, v. 17, n. 10, art. 19, p. 3*1-378, out. 2020 www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Go*çalve*, C. P. Lun*, *. O. Cunha, M. C. *. Sinay, E. A. T. Ayros* </line>
<line> 376 </line>
</par>
<par>
<line> *ANDEIRA, L. *. Vio**nci* *e gênero: a constru*ão </line>
<line> de um *amp* teórico * de </line>
</par>
<par>
<line> inv*s*igação. ****edade e Estado, *. 29, n. 2, p. 44*-469, 2*1*. </line>
<line> BRASIL. **creta*ia de Pol*ticas para as Mulheres - Presidência da Rep*blica. P*lít*ca </line>
<line> **c*onal de Enfrentame*t* à Violência Contra as Mulheres. Disponível em: </line>
<line> http://www.spm.gov.br/sobre/p*blic*c*e*/public**o*s/2011/po*it*ca-*a*i*nal <Acesso *m: 06 </line>
<line> mar 2017>. Brasília, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> BUTLER, J. Vida precária. *evista *e*estral </line>
<line> do Departamento * do Programa d* Pós- </line>
</par>
<par>
<line> **a*uação em So*iol*gia da UFSCar, *. *, p. 13-3*, 2*11. </line>
<line> CERQUEIRA, D et **. A*l*s da V*olência 2016. Bras*lia, 20*6. </line>
<line> DA CRUZ, S. U. A r*pre*entação *a mulhe* na mídia: um *lhar fe*inista s*bre as </line>
<line> propagandas de cerveja. *rave*sias, v. 2, n. 2, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> D* *ELLO A*ARAL et al. Violên*ia doméstica * a Lei Maria da Penha: perfi* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *gressões sofrid*s po* mu*heres ab*igadas em unida*e social d* pr*teç*o. Estudos </line>
<line> *em*ni*tas, v. 24, n. 2, p. 521-540, 2016. </line>
<line> *URK*EIM, È. *ociolo*i* e Filosofia. Rio de Janeiro/*ão Paulo: *or*nse, 1*8*. </line>
<line> DYE, Thomas R..Und*rstandin* Public Policy.*4ed. N*w Jersey, Pearson, 201*. </line>
<line> EASTON, D. The Po*itical Syst*m. New Yo*k: Knopf, 1965 a. </line>
<line> FIE*D, A. Disc*veri*g statis*ic* usin* SPSS. 4ed. Sage ***lications, 2*13. </line>
<line> FIS*E, J. Shop*ing for Ple*sure: Malls, Power and *esis*ance. **e Consume* Soci*ty </line>
<line> Reader. New York: The Ne* Pre*s, 2000. </line>
<line> GAR*N*R, R; MCC*RTH*, B. *he *ocial *istribution of f*m*cide in urban Cana*a, 1921- </line>
<line> *988. Law and Society Revi*w, p. 2*7-311, 1991. </line>
<line> *BGE. Di*poníve* em: http://www.*bge.gov.br/*ome/ <Acess* em: 06 mar 2017>. </line>
</par>
<par>
<line> *PEADATA. </line>
<line> Disponível em: http://*ww.ipead*ta.*ov.br/ <Acesso e*: 06 mar 2017>. </line>
</par>
<par>
<line> KIP*NIS, B. J; GOMES, V. P. Mulheres em Situação de Vulnerab*lidade Social: Contextos, </line>
<line> C*nstrução Simbólica e Pol*ticas Públicas. XL Encont*o da ANPAD, Bahi*, 2*16. </line>
</par>
<par>
<line> LAQUER, T. I*v**tando o sexo: corpo gên*ro dos gr*gos a Freud. Rio de *a*eir*: * </line>
<line> Relume D*mar*, 2001. </line>
</par>
<par>
<line> LES*A, P. Mulheres à venda: *ma leitura do *is*urs* *ubl*c*t*r** *os outdoors. </line>
<line> S** </line>
</par>
<par>
<line> Paulo: *d*el, 2005. </line>
</par>
<par>
<line> MEDEIR*S, L. A. "Que* Ama N*o Mata": A atu*ç*o d* *o*imento fe*inista fl*m*n*nse </line>
<line> n* enfr*nt*mento *a violê*cia d**ést*ca contra a mulher **r*et**da pelo parc*ir* </line>
<line> ínt**o. A**is do XXVI simpó*io nacional d* A*PU*-Asso*ia*ão N*cional de Histó*ia. Sã* </line>
<line> Paulo, *S*, 2*11. </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 10, art. 19, p. 361-378, out. 2*20 w*w4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Violência e Políticas *úblic*s: Uma Aná*is* Acerca dos Homicídios *e M*lheres </line>
<line> 377 </line>
</par>
<par>
<line> MELO, J; SAN*MATSU, M. Fragm*ntos da mulher na publi*idade: u* c*rpo sem cabeça e </line>
<line> sem a*ma. Revista De*o*raci* Viva, v. 31, p. 76-81, *006. </line>
<line> MEN**HEL, S. *; HI*AKATA, V. N. F*mi*ídio*: h*mic*di*s femininos no B*a*il. **vista </line>
<line> de **úde **blica, v. 45, n. 3, p. 5*4-574, 201*. </line>
<line> PE**IRA, P. Di*cussõ*s conc*ituais sobre política social como política pública e direi*o d* </line>
<line> cid***nia. In: *OSCHETTI, Ivanete. P*l**ica s*c*a* no capi*ali*mo: tendê*cias </line>
<line> contemporâneas. São *a*l*: Co*tez, 2008. </line>
</par>
<par>
<line> PE*ROLL, M. L. M; ROSSI, C. A. V. Ape** Sex*a* na Pr*paga*da e seu* Efeit*s sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Consumidor: um exp*r*mento e* mídi* impressa. R*vis*a de *dmi*istração Ele*rô*ica, </line>
<line> *.19, n.2, p.567-*85, 2008. </line>
<line> *AI, *. S.; VALDESOLO, P; G*AHAM, J. Dehumani*ation increa**s instrument*l violence, </line>
<line> but not moral violence. Proceedings of th* *ational Academy of Science*, n.32, p. *01 - </line>
<line> *38, 2017. </line>
<line> SA*TI, C. A. O feminism* brasileiro *esde os anos 1*70: revisitando uma trajetór*a. Estudo* </line>
<line> femi*istas, v.12, n.2, p. 35-50, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> *COTT, P et al. Red** de Enfren*ame**o da Violên**a contra Mulheres n* Sertão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pe*namb*co. Es*udos *eministas, v. 2*, n. *, p. *51-8*0, 20*6. </line>
</par>
<par>
<line> SODRÉ, M. Socie*ade, mí*ia e violên*ia. Editora Su*ina, Por*o Alegre, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> SO*ZA, C. Po**ticas públicas: uma revisã* *a l*teratu*a. S*ciolo*ias, v. 8, n. 16, p. 20-45, </line>
<line> 2006. </line>
</par>
<par>
<line> T*MÉ, F. M. Apresentação </line>
<line> da im*gem *emin*na como </line>
<line> *bjeto de consumo nas </line>
</par>
<par>
<line> prop*ga*d*s *e cerveja. 2013. </line>
</par>
<par>
<line> WAISELFISZ, J. J. Mapa da *iolê*c*a 2015: Ho*icíd*os de Mulheres no Bra*il. Disp*nível </line>
<line> em: http://www.mapa*a*io**ncia.org.*r/pdf2015/Map*Violencia_2015_m**heres.pdf<Acesso </line>
<line> e*: *6 *ar 2017>. Brasília, 2015. </line>
<line> ZIZEK, S. Violênci*: seis refle*ões laterais. S*o Paulo: Boitemp* Ed*torial, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. 17, n. 1*, a**. 19, p. *61-378, out. 2020 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Gonçalves, C. P. Luna, D. O. Cunh*, M. C. F. ***ay, E. A. T. *y*osa </line>
<line> 378 </line>
</par>
<par>
<line> Como Refere*ciar e*te Art*go, conforme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> GONÇALVES, C. P; LUNA, C. P; CUNHA, D. O; SINAY, M. C. F; AYROSA, E. A. T. Gêne**, </line>
<line> Violência e Polít*c*s Públicas: *ma Análise Acer*a d*s Ho*ic*dios de Mulh*res na Reg*ão Sudest* </line>
<line> Entre 2003-*014. R*v. FSA, Teresina, v.*7, n. 10, art. 19, p. 361-378, out. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s A*tor*s </line>
<line> C. P. Gonçalves </line>
<line> C. P. L*na </line>
<line> D. *. *unh* </line>
<line> M. C. F. Sinay </line>
<line> E. A. T. A*rosa </line>
</par>
<par>
<line> *) concepção e pla*ejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interp**taçã* dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labo*ação do *ascunho ou na revisão cr**ica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipaçã* na ap*ovação *a versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. *9, p. 36*-378, out. 202* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)