<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 19, p. 372-38*, n*v. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*9
</line>
</par><par>
<line>
Relação da Quantidade de Habit*n*es com a Co*et* de Esg**o Sanitário: Mu**cípios do Ce*tro-
</line>
<line>
Oeste Br*sile*r*
</line>
<line>
Relation *f the Quantit* *f Inh*bitants w*th t*e Sani*a*y Sewag* Collection: Municip*li*ies of
</line>
<line>
the Centr** *est Brazi*ian
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigo Mal*a Meurer
</line>
<line>
M*stre em Ciên*ias Contábeis pe*a U*iversidade Fed*ral de Mat* Gr*sso do Su*
</line>
<line>
*odrigo*eu*er10@gmail.c*m
</line>
<line>
**ria Apar*cida Farias de So*z* Nogueira
</line>
<line>
*outor em Ciê*cias Ambientais e *ust*ntabilidade *gro*ec*ária *ela Unive*si*a*e Católic* Dom *osco
</line>
<line>
marianog*eira@ufgd.edu.br
</line>
<line>
Kátia Katsumi A*akaki
</line>
<line>
Doutorad* e* A*m*ni*traç*o pe** Universidade Fe*e*al de *ato Grosso *o Sul
</line>
<line>
Mes**e *m Agronegócios pela Uni*ersid*d* Federal d* *r*nde *ourados
</line>
<line>
*atiakatsu**.arakaki@*mail.co*
</line>
<line>
Allison M*noel *e Sousa
</line>
<line>
Do*torado e* Conta*ilidade p**a Univers*dade Federal d* Par*n*
</line>
<line>
Mestre em Contabili*a*e pela U*iversi**de Fed*ral de Santa Catarina
</line>
<line>
*lliso*.*sousa@gmail.com
</line>
<line>
Gerson Jo*o Valere*to
</line>
<line>
Doutorado em Ciências *mbien*a*s e Susten*abilidad* Agr*p*cuá*ia pela Unive*sidade Católica Dom B*sco
</line>
<line>
gerso*_val*r*tto@ho*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ro*rigo Malta *eu**r
</line>
<line>
Cidad* Unive*sitár*a, *v. Cos*a e Silva - Pioneiro*, MS,
</line>
<line>
7*070-900. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Maria Apa*e**da *arias de S*uza
</line>
<line>
Editor-C*efe: *r. Tonny Kerl*y de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Nogueira
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Av. Taman*ar*, 60*0 - Jardim seminário, Campo Gra*de
</line>
</par><par>
<line>
- MS, 7*117-*10, Brasil.
</line>
<line>
Artigo recebido *m 03/07/2020. *lti*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Kátia Katsumi Arakaki
</line>
<line>
*ecebida e* *3/07/2020. Aprovado em 24/07/2020.
</line>
</par><par>
<line>
*i**de *niversi**ria, *v. C*s** e Silva - Pi*neiro*, MS,
</line>
</par><par>
<line>
79070-*00. Brasil.
</line>
<line>
Av*l*ado pel* sistema Triple Review: a) D*s* R*view
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Allison Manoe* d* *o*s*
</line>
<line>
*elo Editor-Ch*fe; e b) Double Blind *ev*ew
</line>
</par><par>
<line>
Ru* XV de Nov*mbro, 1299 - *entro, C*ritiba - PR,
</line>
<line>
(avaliação cega por dois aval**dores da área).
</line>
</par><par>
<line>
80*60-000, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ge*s*n João Va*eretto
</line>
<line>
Re*i*ã*: Gramatical, Normativa
</line>
<line>
e de For*atação
</line>
</par><par>
</page><line>
A*. T*mandaré, 6000 - Jardim *eminár*o, *ampo Grande
</line>
<line>
- MS, 79117-010, B*asi*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação da *ua*tidade de H*bitantes c*m a Cole*a *e E**oto *a*i**rio: Mun*cíp*o* *o Ce*tro-*e*te Br*sile*ro 373
</line>
<line>
RESU*O
</line>
<line>
* *anuten*ão da s*úde dep**d* muito da qu*lidade dos serviços de sa*eamento básico que
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
prestados p*ra a população. Os serviços d* água
</line>
<line>
tratada, coleta, tratamento d*s esgo*os,
</line>
</par><par>
<line>
manejo de resíduos *ólidos e
</line>
<line>
d* águ*s pluv*a*s são *atores indispensávei* *ara *m país ser
</line>
</par><par>
<line>
c*nsiderado de*envolvido. Diante do cenário econômic* *ue o Brasil vem enf*entando
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
decorrer *os últ*mos
</line>
<line>
anos, saneamen*o básico tem o
</line>
<line>
sido setor mais p*ejudic*do d* sua o
</line>
</par><par>
<line>
infraestrutura. M*smo com *s conquist*s que o Bras*l tev* nos ú*timos *nos em diversos
</line>
</par><par>
<line>
setore*,
</line>
<line>
o saneamento ainda *st* longe de ser u*a dessas conquistas, *ontinua sen*o
</line>
</par><par>
<line>
abandonado p*r sucessivos
</line>
<line>
g*vernos. A maioria do* *unicípios br*sileiros
</line>
<line>
pre*isam
</line>
</par><par>
<line>
implementar o pl*n*jamen*o *unicipal, no tocante a* saneamen*o, para ser
</line>
<line>
possíve*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
me*h**ia do atendimen*o dest* tipo de se*viço. A d*sposição final do esgo*o é *m* que*tão de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e
</line>
<line>
para o ecossist*ma *
</line>
<line>
para * população. O
</line>
<line>
*bj*tivo *este est*do * analisar se exi**e
</line>
</par><par>
<line>
relaçã*
</line>
<line>
*ntre a
</line>
<line>
quantid*d* de habitan*es e * au**ncia de
</line>
<line>
coleta de
</line>
<line>
*s*oto sanitário nos
</line>
</par><par>
<line>
municí*ios do Centr*-Oeste brasil*iro. Dess* forma, este *st*do a*orda a *ituação bras*leira
</line>
<line>
*m termos de esgotam*nto s*ni*ári*, analisa e id*ntific* se ex*s*e alguma rel*ç*o e*t*e a
</line>
</par><par>
<line>
qu*ntidade d* habitant*s e a aus*ncia de co*eta de
</line>
<line>
esgoto nos munic*pios do Cen*ro-Oeste
</line>
</par><par>
<line>
*rasileiro, através de u** abordagem
</line>
<line>
q*antitat*va, na qual as variáveis passam por te*tes
</line>
</par><par>
<line>
estatí*ticos, **nd* formuladas as *ipótes** *ara co*firmaçã*, com dados extraíd*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
M*n*stério *a* Ci*ade*, no an*-c*lendário de 2016. A variável expl*cativa da pesq**sa foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número de *abitantes d* cad* munic**i* do Centro-O*ste (NH) e a v*riável explica*a f*i
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
percentual
</line>
<line>
de ausência
</line>
<line>
*e co*eta de e*goto sanitá*io (%AES), que e**dencio* uma rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
neg*tiva e significativa
</line>
<line>
de 1%, confi*mando * *ipótese do e*tudo, e *o***b*r*ndo
</line>
<line>
t*a*alhos
</line>
</par><par>
<line>
*nteriores, a *ons*an** apresento* relação positiva e significat*va * 1% c*m
</line>
<line>
a variável
</line>
</par><par>
<line>
dependente.
</line>
<line>
Port*nto, observa-*e não haver uma relaçã* e*tr* o nú*ero de
</line>
<line>
habi*an*es e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a**ência de colet* d* esgoto sanitário no* municípios do Centr*-Oe*t* brasil*iro.
</line>
<line>
*alavras-c**ve: *o*ulação. Esg*t*. Centro-Oeste.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
*** **intena*ce of health depends ve*y much on the quality of basic sanitati** services t**t
</line>
<line>
*re prov*ded to th* po*ula*i**. The se*v*ces of t**ated water, *ollection, treatment *f sewage,
</line>
<line>
ha**li*g *f so*id waste and rainw*ter are in*ispe*sable facto** for a countr* to be consid*red
</line>
<line>
develo*ed. I* vi*w *f t*e economic scen**i* that Brazil ha* b**n facin* in re*ent *ears, ba*ic
</line>
<line>
sa**t*tion has be** the mo** impaired sector of i*s infra*tr*cture. Eve* with the achiev*ments
</line>
<line>
that *razil has ha* i* re*ent *ears in s*vera* sectors, sani**t**n is sti*l far from being on* of
</line>
</par><par>
<line>
the*e ac*ievements,
</line>
<line>
*nd
</line>
<line>
con*i*ue*
</line>
<line>
*o be a*andoned by successiv* gov*rnments. Most
</line>
</par><par>
<line>
B*a*ili*n mun**ipalities *eed to **plem**t munici*a* pl*n*ing in the area of san*tation, in
</line>
<line>
order t* *e *ble t* im*rov* th* service of t*is *yp* of ser*ice. *** final di*posal of se*age *s
</line>
</par><par>
<line>
a health issue for
</line>
<line>
the ecosystem and
</line>
<line>
for
</line>
<line>
the po*ulat*on. The objective
</line>
<line>
of t hi s s t ud * i s t o
</line>
</par><par>
<line>
analyze if there *s a relationship
</line>
<line>
betw*en the nu*ber of
</line>
<line>
inhabitant* an* *he abse*c*
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
san*tary se*age coll*ct*o* i* the m*nicipal*tie* o* the C*nter-West of Braz*l. Thus, this stu*y
</line>
<line>
app**ache* *h* Bra**lian si*u*tion in *erms of sanitary *ew*ge, a*al*zes a*d i*entifies if there
</line>
<line>
is any relatio*shi* *e*ween the number *f *nhabitan** and the absence o* sewage coll*ction in
</line>
</par><par>
<line>
the mun**ipalit*es *f *he Ce*ter-Wes*
</line>
<line>
of *r*zil, thr*ugh a quantitativ* approa** where t**
</line>
</par><par>
<line>
vari*bles pass b* s*atistic*l tests, and *he hypoth*se* for confi*mation w*re fo*m*l*ted, with
</line>
</par><par>
<line>
*ata extrac*ed fr*m
</line>
<line>
the Ministry of Cities
</line>
<line>
in the *alendar yea* of *016. *he
</line>
<line>
e*planator*
</line>
</par><par>
</page><line>
varia*le of *he survey was the number of inhabit*n*s of each muni*ipality of the Ce*ter-We**
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 11, *rt. 19, p. **2-387, nov. 2020 www4.*san*t.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Mau*er, M. A. F. S. Nog*eira, K. K. Arakak*, A. *. Sousa, G. J. Val*ret*o
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
(NH) and t*e variable explai*ed was the p*rcen*ag* of a*sence of sani*ary **wag* collection
</line>
<line>
(% AES), *here it *howe* a nega*i** and significant relation of 1%, confirming t*e
</line>
<line>
hypothe*is of the *tudy, *nd corrob*r*tin* previous *tudies, *he *onst**t pr*sented a pos*tive
</line>
<line>
*nd **gnifi*a*t relatio* to *% with the dependent variable. Therefore, it is o**e*ved that t*e*e
</line>
<line>
is n* relationship betw*en the number *f inh*b*tan** a*d the absence of **ni*ary sewag*
</line>
<line>
*o*le*t*on in the *uni*i*ali*ies o* the Cent*r-West *f Brazil.
</line>
<line>
Key words: Pop*lation. Sewage. *entral W*st.
</line>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
<line>
A integr*dade de u*a nação **de ser consolid*da c*m a qualida*e de vida de que su*
</line>
<line>
população u*ufrui. **sa qualidade de vida está relacionada a ter disponível * *om qu*lid*de: a
</line>
<line>
*ducação, a segurança, o meio am*iente, * emprego e, principalmente, a saúde, fa*ore* qu*
</line>
</par><par>
<line>
são *omp*omissos *o governo com tod** os ci***ãos. A ma*utenção da
</line>
<line>
sa**e d*pende
</line>
</par><par>
<line>
muito *a qualidade *os serviços de s*neamento básic* que são pre*tado* para a populaç*o.
</line>
<line>
De acord* com *rata Brasil (*013), os serv*ços de água trat*da, colet*, tra*amento dos
</line>
</par><par>
<line>
esgotos, m*nejo de *es**uo* sólido* e
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
águas pluvia*s sã* fatores indispens**eis
</line>
<line>
para
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
país ser c*ns*derado desenvolvido, um* vez qu*, através *es*es serviços, é p*ss*vel identificar
</line>
<line>
melhorias na qu*lidad* de v*d* da po**lação, *r*nc*palmente na **ea da saúde, reduzindo *s
</line>
</par><par>
<line>
í*dices de contaminaçã*, a
</line>
<line>
*roliferação de doenç** e *
</line>
<line>
m*rtalidad* *nfant*l, de forma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*ri*uir, tamb*m, para o des*nvol*imento
</line>
<line>
da educação e a valorização de diversas
</line>
</par><par>
<line>
regiões *o p*ís, ab*indo p*s*ibilida*es *ara a expansão do t*rismo.
</line>
<line>
C**forme McConnan (1*9*), o sane*mento básico *nfluencia *ireta*ente as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições da
</line>
<line>
saúde
</line>
<line>
p*bli*a,
</line>
<line>
*á
</line>
<line>
q *e
</line>
<line>
envolve se*v*ços
</line>
<line>
esse*ciais
</line>
<line>
à
</line>
<line>
população,
</line>
</par><par>
<line>
pro*orcionando mais qualid*de
</line>
<line>
*e vi*a, c*m a minimiz*ção dos ri*cos d* diversas
</line>
</par><par>
<line>
contaminaç*es q*e provocam doenças *e v*rias natu*ez*s, e também garantindo a lim*eza do
</line>
<line>
*eio ambiente em que vivem.
</line>
<line>
Conforme *rasil (2006), a ma*o*ia *os municípios br*si*eiros pre*is*m implementar *
</line>
</par><par>
<line>
plan**a**nto municipal no tocante ao *aneamento,
</line>
<line>
para *er possível a melhoria
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
atend*me*to desse *ipo
</line>
<line>
de serviço, visto que
</line>
<line>
o planej*mento u*ban* da maio**a
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
municíp*o* nem sem*re *nco*pora
</line>
<line>
esse c*njunto *e *er*iço* em toda sua compl*xidade a
</line>
</par><par>
<line>
(distri*uição de água tratada, cole*a *e re*íduos s*lid*s, col*ta de esg*tos seu e
</line>
<line>
*r*tamento
</line>
</par><par>
<line>
completo).
</line>
</par><par>
<line>
Piterman et al. (*00*) a*irm*m que, em todos os *stados, os men*re* m*ni*ípi*s tê*
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sentado u*a in*raestrutura
</line>
<line>
de san*amento básico pouco sat**fatória, p*incipalmente
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, *eresina, *. 17, *. 11, art. 19, p. 372-387, no*. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R*lação d* Quan*idade de Habitant*s com a Coleta de Esgo*o Sanit*rio: Mu*icípios do Centro-Oes*e Brasileiro 375
</line>
<line>
nas regiões *rbanas, es*ecificamente nas *eriferias. Ne*sas *egi*es, a *oleta de re**duos
</line>
</par><par>
<line>
sólidos m*itas vezes
</line>
<line>
não é feita, e p*ra realiza**o da
</line>
<line>
*oleta de *sgotos nem *em*re exis*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
infr*estrutura necessár*a.
</line>
<line>
Ainda de acord* com Pi*e**an *t al. (*006), o* *erviços de
</line>
</par><par>
<line>
sanea*ent* *ásico em um município, quando bem exec*tados, são os primei*os passos pa*a a
</line>
<line>
manuten*ão e garantia *a *ignidade *a pop**ação. A*s*m, quan*o assegurada a qualidad* d*
</line>
</par><par>
<line>
á*** *bast*cida, a coleta, o trat*mento e
</line>
<line>
* de*carte adequado de d*jeto* h*manos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
resíduos sólidos, *ss*s serviç*s c**rob*ram
</line>
<line>
a
</line>
<line>
prevenção e reduçã*
</line>
<line>
da po*u*ção dos recursos
</line>
</par><par>
<line>
hídr*cos, da *corr*ncia de ench*n*es * *nund*çõe*, e também corroboram a qualidade de vid*
</line>
<line>
que t*do ser humano *ecess*ta para sobrev**er *om dignidade.
</line>
<line>
O *rasil ainda est* marcado por uma grande desi*uald**e e carência de acesso,
</line>
</par><par>
<line>
princi*a*men*e em re*ação à coleta e tratamen*o de esgot*. Nesse contexto, ess* *emática
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*az importante, pois as pesquisas loca*izadas, como no caso dos mun*cípios que compõem a
</line>
<line>
reg*ão Centro-Oeste, trazem * tona a *ealidade que * p*p***ção *ess* região t*m, em termos
</line>
<line>
de serviços prestados de saneamento b*si*o.
</line>
<line>
Com base na importânc*a d* tema pesquisado, o objetivo d**te estu** * *n*lisar *e
</line>
<line>
*xis*e relação ent** a quantid*de de ha*itante* e a *usência de col*ta de esgoto sanitário n*s
</line>
<line>
muni*íp*os do Centro-Oest* brasile*r*.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo *ssim, o estudo fo* dividido
</line>
<line>
da seguinte forma:
</line>
<line>
na introd*ção,
</line>
<line>
s*o apo*tados
</line>
</par><par>
<line>
*lgu*s problemas *elacion*do* à falta de saneament* básico e é apresentado o o*jet**o desta
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa; *o ref*re*c*a* teó*i*o,
</line>
<line>
foi abordad* a temática ba** desta *esq**sa,
</line>
<line>
que é o
</line>
</par><par>
<line>
San*amento Bá*ico, seguindo os
</line>
<line>
*studos *nteri*res com os referidos result*d** obtidos e*
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes pes*uisa*; c*ntinuando, apresentaram-se o* pr***dimentos metodológ*cos, focando
</line>
<line>
aspecto* r*laciona*os à col*ta de d*d**, ao *aterial * ser ana*isado, às vari*veis ** *studo e
</line>
</par><par>
<line>
*o método estatísti*o aplica*o; por fim, proced*u-se à a*á**se
</line>
<line>
e
</line>
<line>
discussão re*peito *
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
resultados en*ontrad*s e às cons*derações finais.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Sane*mento Básico
</line>
</par><par>
<line>
A preservação *o meio ambiente *nvolve
</line>
<line>
*m conju*to
</line>
<line>
d* medidas, entre *las,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
i*ensa imp*rtância, está o saneam*n*o básic*, que s* co*stitui
</line>
<line>
de um conj*nto de
</line>
</par><par>
<line>
procediment*s que c*ntribue* pa*a a
</line>
<line>
prevenção de doença*, promove*do a s*ú*e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
qual*dade d* vid* da população, possibil*t*nd* melhorar * prod*tivid*de pessoal e contribuir
</line>
<line>
p*ra * desenvolvi*e*to ec*nômico, *en*o es*e fator prepondera*te para desenvolv*r um país.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. *1, art. 19, p. 372-38*, n*v. 2020 www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Maurer, M. A. F. *. Nogu**ra, K. K. Arakaki, A. M. Sousa, G. J. V*leretto
</line>
<line>
37*
</line>
</par><par>
<line>
Barro** (2002) *ponta que o san*amento básico * um dos
</line>
<line>
principais fatores da saúd*
</line>
</par><par>
<line>
pública mundia* e enfatiza que a maior parte do
</line>
<line>
percentual
</line>
<line>
das
</line>
<line>
**enç** e parte da taxa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
morta*id**e est*o diretamente ligadas à ausência do tratamento da água e à falta de
</line>
</par><par>
<line>
es*ot*m*nto *anitário adeq*a*o para a po*ula*ão,
</line>
<line>
destacando que esse é um dos
</line>
<line>
pri*cipais
</line>
</par><par>
<line>
causadores
</line>
<line>
da contami*ação a*b*e*tal. Afirma* Pi*erman et al. (2006) que * execução do*
</line>
</par><par>
<line>
*erviços *e *aneamento *ásic*
</line>
<line>
* considerada uma for*a *reventiva para a saúde,
</line>
</par><par>
<line>
pr*ser*ando-a.
</line>
</par><par>
<line>
Com intuito de acaba* com o* proble*as que a *opulação vem enfrentando pela falta
</line>
</par><par>
<line>
de estrutura e acesso
</line>
<line>
ao Saneame*to Básico no mundo, n*o difer*nt* també* n* *ra*il, a
</line>
</par><par>
<line>
*rganização da Nações Unidas lanç*u uma *genda cont*ndo *s d*z*ssete objetivos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*ime*t* su*tent**el (*DS), os quais ab*ange* *69 meta* para ser*m a*otada*
</line>
</par><par>
<line>
pelos países que fazem *a**e da ONU, a partir d*
</line>
<line>
dia *° de janeiro *e 2016, de forma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
orientar*m n*s t*madas de decisões ao lo*go dos
</line>
<line>
pró*imos quinz*
</line>
<line>
anos, com intuito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alcançar os *bjet*vos qu* for*m traçados, a f** de elimi*ar a
</line>
<line>
*esigualdade, g*rantindo que
</line>
</par><par>
<line>
to*os os seres hu*anos po*sam ter u** vida dign*,
</line>
<line>
usufruindo de um pad*ão
</line>
<line>
bá*ic*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
vida *m u* ambiente saudáve* para as **óxim*s geraç**s (ONU, 2015).
</line>
<line>
Confo*me * age*da *a ONU (*015), * sex*o objetiv* é as*egurar a dispo*ibi*idade e
</line>
</par><par>
<line>
gestão *us*entável da água * saneamen*o para todos, t*n*o como metas o
</line>
<line>
a*astecimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
águ* trata*a de maneira igu*litária para todos, c** foco na *eduç** de desperd*cios, *e fo*ma
</line>
<line>
a pr*piciar san*ame*to b*sico necessário par* e*tin*ão d* *efec*ão * céu *berto.
</line>
<line>
O san*ame*to é di**ito da *opulação e a *ei nº. 1*.445/2*0* (*RASIL, 2007) o defi**
</line>
</par><par>
<line>
*omo u* conjunto
</line>
<line>
**e se compõe *e infraestrutura, i*stala*õe* e *erviço* o**racionai*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
abaste*imento de á*ua, limpeza urbana, drenagem u*bana, e*gotament* *anitá*io, *anejo de
</line>
<line>
resíduos s*lido* e de á*uas pluviais.
</line>
</par><par>
<line>
*e a*ordo com o Art. 3° da L*i Federal nº 11.445/**07 (BRASIL, 2007) e
</line>
<line>
da L*i nº
</line>
</par><par>
<line>
13.30*, de 201* (BRASIL, 20*6), o saneamento b*sico é composto **s serviços:
</line>
</par><par>
<line>
aba*teci*e**o de *g*a **táv*l; es***amento sanitári*; limpeza
</line>
<line>
urbana e manejo ** resíduos
</line>
</par><par>
<line>
sólid*s; drenagem e m*nejo das á*uas plu*iais.
</line>
</par><par>
<line>
A Comis*ão das Nações Unidas para * Desenvolvim**to Sustentável em Nova *ork
</line>
<line>
(WHO, 2000), em seu relató*io "A**liação *os custos e benefíci*s da melhoria da água e do
</line>
</par><par>
<line>
*aneamento no ní*el g*obal", es*imou que, se fore* f**tos investi*entos adicionais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
m *ndo,
</line>
<line>
além dos que já são feitos, para a melhoria da ág*a
</line>
<line>
* do saneamento, s*rá
</line>
</par><par>
<line>
proporcio**d* um *enef**io econômico para a sa*de *a ordem de US $ 3 a US $ 34 por US $
</line>
</par><par>
<line>
1 *nves*ido,
</line>
<line>
depende*do
</line>
<line>
da re*i*o. Ainda de
</line>
<line>
acordo com relatóri* (WH*, o
</line>
<line>
2000),
</line>
<line>
se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *e*esina, v. 17, *. 11, art. 19, p. 372-**7, nov. 2**0
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação da Qua*t*dad* de Hab**antes com a Coleta de Esgoto San*tár*o: Muni*ípio* do Cen**o-*este Brasileiro 377
</line>
</par><par>
<line>
frequência do ado*c*mento
</line>
<line>
das
</line>
<line>
*essoa*
</line>
<line>
d*minuíss* d*vido ao ac*sso a instal*ções de ág*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
saneam*nto mais seguras, limp*s e s****veis, ou s*ja, com reduçã* da e*po*ição das pessoas
</line>
<line>
à águ* potáv** contaminada, resultado da de*infecção dos resíduos do**sticos, * reduçã* *e
</line>
<line>
*a*tos com a saúd* traria b*nefíc*o* em *o*no de US $ 5 * *S $ 60 por US $ 1 inve*ti*o.
</line>
<line>
Esse do*umento (WHO, 2004) também estim* que, *evido * f*lt* de água potável e *e
</line>
<line>
*aneamento *ásico, 1,6 milh** de pess*as morre* **r ano; já outra* d**nça*, *omo *alária e
</line>
<line>
filario*e, q*e são doença* associadas à á*ua, matam mais de um milhão d* *essoas *o *no.
</line>
<line>
N* Br*sil, de maneira geral, o planej*mento urbano no setor do saneame*t* básico é
</line>
</par><par>
<line>
r*alizado
</line>
<line>
co* mais incidênc*a
</line>
<line>
nos grande* *unicípios, enqu*nto a realidade a*on*a que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
grande maioria dos município* b*asileiros é de pequeno porte, municípi*s este* que lidam
</line>
<line>
com p*o**emas operacio*ai* para l**a* adiante u*a prátic* de planeja*ento e g**tão *r*ana,
</line>
<line>
surgindo *ssi* a n*cessidade de plane**mento conforme o p*rte da cidade (BRA*IL, 2011).
</line>
<line>
Ibiap*no et al. (*01*) fizeram um e*tudo *om o objetivo de a*al*sar o serviço de
</line>
<line>
esgotamento *anitár*o da cidade de Monteiro-PB, através da aplicaçã* da *at*iz SWOT, e
</line>
<line>
afirmam que, se o esgotamento sanit*rio for exe*utado d* *aneira ineficiente, tem o p*te*cial
</line>
</par><par>
<line>
de acarre*a*
</line>
<line>
prob*em*s de ordem
</line>
<line>
*mbient*l,
</line>
<line>
social e de s*ú*e pública, * *erif*caram que
</line>
</par><par>
<line>
n*quele muni*í*io o ac*sso *o
</line>
<line>
esgotamento sa*itário
</line>
<line>
nec*ssita ser un*ver*alizado e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tratamento dos efluentes ser *eat*vado por completo, de forma eficiente e efica*.
</line>
<line>
Com o obje*i*o de dete*m*nar um Ín*ice de Desemp*nho do Serv**o de Esgo*a*ento
</line>
</par><par>
<line>
*anitário par* a cidade de Ca*pina Gra*de (IDSES-CG), na Paraíba, Lopes *t
</line>
<line>
al. (2016),
</line>
</par><par>
<line>
após esco*hid*s
</line>
<line>
o* indicadores e feito* os cálc*lo*, no*ma*izados e ponderados
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
de*e*mi*ação do I*SES-CG, alcançaram resu*tad*, par*i*do de uma esca*a n*minal, e o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
situaç** do servi*o *e esgotamen*o da cidade foi avalia** e classific*da como regula*.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Tra*ame*to de esgoto e sua importân*i*
</line>
</par><par>
<line>
A cole*a e o *ratamento dos *sgo*os e dos resíd*os sól**os u*b***s - dom*sti*o* ou
</line>
<line>
in*ustriais - influen*iam na *elhoria da qualidade ambiental, nas áreas ur*anas * ru*ais. No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, a *mplant*ção
</line>
<line>
des*es p*oc*ssos
</line>
<line>
pode acarretar *mpact*s ambientais (ECOCASA,
</line>
</par><par>
<line>
2014). Machado (2014) *firma que o tratamento
</line>
<line>
de esgot* é ger**mente classificado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
níveis d* eficiência: preliminar, primário, secundário e terc*ário, podendo s*r inte*rad* para
</line>
</par><par>
<line>
** ET* (Est**ão de Tra*amento de *sgotos). De acordo com
</line>
<line>
a NBR 9648 (ABNT, 1986), o
</line>
</par><par>
<line>
esgoto é compost* (exceto o indu**rial, *ue elimina os r*síduos de acordo com sua produção)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, **resina PI, v. *7, n. 11, *rt. 19, p. **2-387, *ov. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Maurer, M. A. F. S. Nogueira, K. K. Arak***, A. M. Sousa, G. J. V**eretto
</line>
<line>
378
</line>
</par><par>
<line>
principalment* d* água (9*,87%); o rest*nt* é dividido entre substâ*cias dissolvidas (0,07%),
</line>
<line>
sólidos sed*mentávei* (0,04%) e **enas 0,02% de sóli*os não sedimentáveis.
</line>
<line>
Segundo a P*squisa Nac*onal de Saneamento *ásico de 2008, me*os ** 1/3
</line>
<line>
dos municíp*os brasileiros (28,5%) ef*tuava* trat*mento *e esgoto. O volume tratad*
</line>
</par><par>
<line>
r*presentava 68,8% do que *ra coletado (IBGE, 2008). De acord* co* Brasil (2018*),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
esgot* tratado em 2016 pass*u a **r de
</line>
<line>
74,9% do *sg*to
</line>
<line>
coletad*, o que m*stra a melhoria
</line>
</par><par>
<line>
nesse serv*ç*. No *ntant*, se *s processos *e tratamento fore* *nad*q*ados, o esgo*o ai*da
</line>
<line>
continua *ausando fortes impac*os s*bre o solo, as á*uas su*e*ficiais e subterrâne*s, po*endo
</line>
</par><par>
<line>
ser contaminados, implic*ndo t*mb*m na libe*ação de gás m*tano, dioxinas *
</line>
<line>
ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
*oluentes p*ra * a*mosf*ra (IBGE, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Situação do sa*ea*ent* bási*o *o mundo
</line>
</par><par>
<line>
*o mundo, cerc* de três em *ada dez p*s*oas não têm **esso a água pot*vel em casa,
</line>
<line>
totaliz*ndo aproxi*ada**nte 2,1 bilhões de pessoas, * seis em c**a dez, ou se*a, *,5 b*lhões
</line>
</par><par>
<line>
n*c*ssi*am de saneament*
</line>
<line>
garantido, de acordo com relatório da O*gan*zação Mundial da
</line>
</par><par>
<line>
Saúde * ** Fun*o das *ações Unidas pa*a * In*ância (ONU, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo
</line>
<line>
o
</line>
<line>
estudo
</line>
<line>
Progress on Sa*i*ation and Drinking-Water (Pr*gresso
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Sa*eame*to e *a Água Potável), realizado *ela UN*CEF e *MS, apud T*ata Br*sil (2017a),
</line>
<line>
d* cad* *0 pes*oas, 9 ai*d* nã* t*m aces*o a um *anhe*ro, vivem em áreas rurai* * reali*a*
</line>
<line>
suas necessi*ades bás*cas a céu abe*to, totaliz*ndo, no geral, entre área rur*l e urba*a, ma*s
</line>
</par><par>
<line>
de 1 bil*ão de p*ss*as em todo
</line>
<line>
* mundo. A falta do *anheiro implica na sa*de da
</line>
</par><par>
<line>
*opulaç*o, estando assoc*ada a cerca de 10% das doenç*s regis**adas *m to*o o mundo. A
</line>
<line>
carênc** na prestação desse serviço não *feta s*m*nte o setor da saúde, mas t**bém outros,
</line>
</par><par>
<line>
co*o
</line>
<line>
turismo,
</line>
<line>
trabalho,
</line>
<line>
educação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
cidadania e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*conomia
</line>
<line>
mu**ial,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
proble*as **e poderiam
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
ev*tados
</line>
<line>
se
</line>
<line>
houve*s*,
</line>
<line>
po*
</line>
<line>
pa**e
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
org*niz*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
govern*ment**s, as devid*s *om*das de decisõe* em *ela*ão ao saneame*to básico.
</line>
<line>
2.4 Situação do s*neamento bá*ico no *rasil
</line>
<line>
O Bras*l * um país *rivilegiado em re*a*ão ao volume de recur*o* hídric*s, pois abr*ga
</line>
<line>
13,7% da á*ua do** do m*nd*, no e*t**to, a disponibilid*de desses recurso* não é uniform*
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, *018c). De aco**o com o Trata Brasil (2017c), o *onsu*o de á*ua per *apit*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil tem cresc*d* exponencial**nte entre 2*09 * 2013, chegand* qua*e *os
</line>
<line>
1** litro*/dia
</line>
</par><par>
<line>
por habitante, número muito a*ima do recome*dado p*l* O*U,
</line>
<line>
que é de 110 lit*os/d**
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 19, p. 3*2-387, nov. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*ação da Quan*id*de de Habitant*s com * Coleta *e Esgoto Sanitár*o: M*nicípios do Ce*tro-O**te B*asileir* 379
</line>
</par><par>
<line>
habit*nte, o **fic*ente para reali*ar as necessid**es básicas
</line>
<line>
*e uma pessoa. Porém apontam
</line>
</par><par>
<line>
que *m euro*eu, *ue te* em seu terr*tór*o 8% da água do*e no mundo, co*some em média
</line>
<line>
150 l*tros de á*ua por *ia, **quanto um indian* co**ome 2* litros por dia.
</line>
<line>
**nda de acordo *om Brasil (2018a), no ano *e 2016, * populaç*o brasileir* tinha
</line>
</par><par>
<line>
83,3% *e acesso à *gua tratada. *rata *ra*il (20*7c) aler*a
</line>
<line>
qu* *xis*e* di*ersos fat*res
</line>
</par><par>
<line>
*ue ocasionam
</line>
<line>
*éficit de água, e as
</line>
<line>
perdas são os mais séri*s. Foi *dentificado que, de cada
</line>
</par><par>
<line>
100 li*ros ** *gua coletada * tratada, somente
</line>
<line>
63 litros chegam
</line>
<line>
aos usuários e os
</line>
<line>
outros
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
*itros são pe*dido*, seja*
</line>
<line>
e*sa* perdas causad*s por vazam*ntos, r**bos, li*ações
</line>
</par><par>
<line>
*land*stinas, falta de medição ou *ediç*o incorr**a do consumo de água, al*m dos *6,7% de
</line>
<line>
brasi*ei*os sem acesso nenhum a* abastecimen*o de *gua t*atada.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil (2018*) d*monstrou que região S*dest* a
</line>
<line>
brasileir*, em 2016,
</line>
<line>
apres**tou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
melhor índice de abas**cim*nto de água, *om 9*,2%,
</line>
<line>
quando *omparada c*m as demais
</line>
</par><par>
<line>
reg*õ*s. Já a re*iã* Norte se desta*a co* um *s*ec*o negativo, *endo a reg*ão *ue m*nos
</line>
</par><par>
<line>
di*tr*b*i água, ou seja, 55,4% da população recebe *gu* *rat*d*, e também a coleta *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tratame*to de es*oto apresentam um índice bem menor em compar*ção com a coleta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tr*tamento de esgoto *as demais r*g*ões. *o *rasil, 74,9% da pop**açã* te* esg*to coletado
</line>
<line>
e *pen*s 44,9% é t**tado.
</line>
<line>
Co**o*me o Atlas Esgoto (2017), no Brasil, em 2016, a população qu* *tilizava f*ssa
</line>
<line>
s*ptica e*a de 12%. Já com re*ação à col*ta *e es**to da pop*lação, co**orme Brasil (2018ª),
</line>
<line>
as regiões *rasileiras apres*ntaram, em 2016, os seg*int*s *ados: o Su* apresentou o índice
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
alto, ** 9*,9%, segu*do do **ntro-Oest*, com
</line>
<line>
9*,1%, do Norte, com 81,*%, * *o
</line>
</par><par>
<line>
N*rdeste, *om *9,7%. O Su*este apresent*u 69,0%, **ndo o men*r índice de esg*tos
</line>
</par><par>
<line>
**let*d*s, ma*, em contraste, essa região teve o me*hor *nd*ce *ntre to**s ** r*giões
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
atendim*nto de rede de águ*, a***s*n*ando 91,*%.
</line>
</par><par>
<line>
2.5 Situ*ção do saneamento b*sico no Centr*-Oe*te
</line>
</par><par>
<line>
Segundo levantamento do Sist*ma Nacional de Infor*ações sobre San*a*en*o - SNIS
</line>
<line>
(BRASIL, *018a) que aponta os *íveis de ate*dimen*o com água * *sgoto dos muni*í*ios d*s
</line>
<line>
ci*co regiões **o*ráficas bra*ileiras - de *cor*o *om *nformaçõ** fornec*das pelo*
</line>
<line>
pr*stadores de s*rviços q*e sã* par*icipant*s do SNIS -, o índice de atend*mento com r*de de
</line>
<line>
água no B*as*l, em 201*, estava em 83,3%, n* total, *uando *om*nt* para a *rea urba** era
</line>
<line>
de 93,*%. Enquanto is*o, a rede de coleta de esgo*o e*tava em 5*,9%, no to*al, e so*ent* na
</line>
</par><par>
<line>
área ur*ana,
</line>
<line>
*9,7%. Já o trat*men*o do e*g*to e*t**a
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
44,9% d* t**o o e*goto gera**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 1*, art. 19, p. 3**-387, no*. 2020
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Maurer, *. A. F. S. Noguei*a, K. K. Arakaki, A. M. S*usa, *. *. Valeretto
</line>
<line>
380
</line>
</par><par>
<line>
74,9% do esgoto coletad*. Es**s dados mostram *ue, do t*tal de es*otos gerado*, 55,1% não
</line>
<line>
são tratados e 25,1% **s *sgotos co*etados també* não são tratad*s. Os da*os apontam ainda
</line>
</par><par>
<line>
que *ais da m*t*de d*s esgotos gerados são de*car*ados *a nature*a, sem *enh*m tip*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tratamento, pr*vocando probl*mas a*bientais, com *o*tam*nação de solo, *io* e mares.
</line>
</par><par>
<line>
Na tabel* 1 estã* *e**nstrados os percen*uais de atendimen*o com *ede d* água
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
esgoto nas cinco *egiõ*s brasileiras, no ano de *016, assim como o p*r*entual de t*ata*ento
</line>
<line>
d*s es*otos nas *inco regi*es. Especificamen*e na região Centro-Oeste, * perc*ntual de rede
</line>
<line>
de á*ua é de 89,7%, e de 97,7% na á*ea urbana, am*o* percen*uais *ão maior*s, comp*ados
</line>
<line>
ao total *o Brasi*.Com rela*ão à coleta de esgo*o, os p*rcent*ais são de 56,7% da á*ea total e
</line>
<line>
de 56,*% *a área urbana. Com r*lação ao percentual de *rata*ent* dos esgotos, 44,9% dos
</line>
<line>
esgotos gerados são tratados e 74,9% dos esgotos *oletad*s são tra*a*os, percentuais maiores
</line>
<line>
*m c*mparaç*o com as *emais *e*iões e c** o total do Bra*il. Tais da*o* demonst*am que a
</line>
<line>
região *entro-Oeste está melho* *te*di*a em termos de t**tamento de esg*tos.
</line>
<line>
Tab*la 1 - *íveis d* atendimento com água e es*oto
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *r*sil (2*1*a, p.*4).
</line>
<line>
O Instituto Tr*ta Brasil (2017b) evidenci* *ue, * cada 10 pe*soas, 7 *ive* sem
</line>
</par><par>
<line>
saneament* adequ*do, tota*iza*do ma*s de 1 bilhão *e h*bitantes
</line>
<line>
*o m*ndo que n*o têm
</line>
</par><par>
<line>
ace*so a
</line>
<line>
um *anh*iro. Isso ret*ata *ue um* g*ande parcela da população aind*
</line>
<line>
continua a
</line>
</par><par>
<line>
fazer suas *ece*sidades fisio*ógicas ao ar livre, uma prát*ca *ue gera uma série de pr*blemas,
</line>
<line>
por represe*tar um foco de doen*a* e de contamin*çã* da água.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 17, n. 11, *r*. 19, *. 372-*8*, *ov. *020
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação da Qua*ti*ade de Hab*ta*tes com a Coleta de E***t* *anit*r*o: Munic*pi*s do Ce*tro-O*ste Brasilei** 38*
</line>
<line>
3 M**OD*LOGIA
</line>
<line>
3.1 Deli*eame*to *a Pesq*isa
</line>
<line>
A presente pesqu*sa classi*ica-se, quanto a*s seus objetivos, c*mo descr*tiv*. Est*
</line>
<line>
estudo se classifica como uma pesquis* documental e bibliográfica, de a*ordo *o* Gil (2008).
</line>
</par><par>
<line>
Atu*lmente,
</line>
<line>
*xiste*
</line>
<line>
dive*sos modelo* *ue nos permitem anali*ar as pesquisa* através *a
</line>
</par><par>
<line>
estatística mode*na, controlando assim as rela*ões fals*s *n*re variáve*s, no *ntan*o, a análise
</line>
<line>
e*tatístic* p*oporciona estipu*ar se existe a*guma r*lação, tal como s*a natu*ez* e *or*a, pa**
</line>
</par><par>
<line>
q** a interpretaçã* dos
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
estej* fundam*ntada, to*n**do assim indispensável p*oceder
</line>
</par><par>
<line>
com a análise lóg*ca das *el*ções,
</line>
<line>
apoiando-se em teorias e comparação com outros estud*s
</line>
</par><par>
<line>
(*IL, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Tr*ta-s* de u*a abor*a*em *uantit*tiva, na
</line>
<line>
qual as variávei* pas*am po* *estes
</line>
</par><par>
<line>
esta*ísti*os, u*ili*ando-se dados d* 467 municípios do C*n*ro-Oeste, buscando as possív*is
</line>
<line>
relações *om a o qua*t**ade de *abit*ntes estimada para * ano d* *016 em ca** *unicípio,
</line>
</par><par>
<line>
di*ulg*dos no estud*
</line>
<line>
do IBGE (2018), bem
</line>
<line>
c om *
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
da coleta de esgoto *anitário
</line>
</par><par>
<line>
divulgad*s *elo Sistema Nacional de I*formações sobr* Sane*men*o - SNIS (B*ASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2018b). A pes*uisa quantitativa utiliz* *e*r*m*ntas
</line>
<line>
estatí*tica*,
</line>
<line>
*.*., o pes*uisador *ormula
</line>
</par><par>
<line>
*ipóte*es pa*a con*i*maç*o (CR*SWELL, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, os dados fora*
</line>
<line>
*xtraídos
</line>
<line>
do Ministério d** Cidades (BRASIL, 2018b),
</line>
</par><par>
<line>
intrínsecos ao ano-calendário de 201*. O*tro* anos-calendário não foram uti*izados na
</line>
<line>
pe*quis* pela i*di**onibil*dade dos *ado*.
</line>
</par><par>
<line>
A va*iável expl*ca*iva da pesquis* *oi número de hab*tantes de cada o
</line>
<line>
município do
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro-Oeste (N*) e a variável explicada *oi o p*r***tual de ausência de
</line>
<line>
*oleta de *sgoto
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
R. M. Mau*er, M. A. *. S. Noguei**, *. K. Ara*aki, A. M. Sousa, G. J. Valeretto
</line>
<line>
382
</line>
</par><par>
<line>
*oi rea*izada a análise descritiva dos dado*, i.e., média, máxima, mínim* e desvio
</line>
<line>
**drão para descrição * generaliz*çã* dos dados da pesquisa (e.g. SWEENEY; WILLI*M*;
</line>
</par><par>
<line>
*NDERSON, *013). Em t*m**, foi *ealizada r*gres*ão simples e
</line>
<line>
atendimento aos *eus
</line>
</par><par>
<line>
pres*up**to*: (1) norm*lidade, (2) heterocedasticida*e e (3) autoco**el*ção.
</line>
<line>
Para *ormalidade, fo* reali*ad* o teste Ja*q*e-Bera (WOO*D*I*GE, 2013). Par*
</line>
<line>
Homocedasticidade, fo* *dot*do o teste Durbin-Watson (*UJ*RATI, PORTE*, *0*1). Po*
</line>
<line>
*i*, a reg*ess*o foi e*t*mada com matriz de cova*iância de W*ite *a*a Heteroc*dast*cidade
</line>
<line>
(GUJA*ATI; PORTE*, 2011).
</line>
<line>
4 RESUL*AD*S E DISCUSSÃO
</line>
<line>
Por meio da Tab*la 2, a est**ística descri*i*a é destacada, apontand* que: (i) a mé**a
</line>
<line>
de ausência de *oleta de esgoto sanitário nos muni*ípios do C*ntro-O**te é de 84,*3%; (ii) as
</line>
<line>
d*as va*i**eis da pesquisa a*rese*tar*m al*o coeficien*e *e *ariação; (iii) a média *a
</line>
<line>
popu**ç*o dos municípios é de aproximadamente 33,53 mil habi*antes.
</line>
<line>
Tabe*a 2 - E*tatística Desc*i*iva
</line>
</par><par>
<line>
**di*
</line>
<line>
M*xima
</line>
<line>
M * ni m a
</line>
<line>
Desvio Padrão
</line>
</par><par>
<line>
NH
</line>
<line>
3 3 .5 3 * ,3 1
</line>
<line>
2 .9 7 7 .2 1 6
</line>
<line>
953
</line>
<line>
1 6 4 .2 9 1 ,9
</line>
</par><par>
<line>
%AES
</line>
<line>
0 ,8 4 5 *
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 *
</line>
<line>
0 ,2 6 9 2
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: **d*s d* p*s*uisa.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, o
</line>
<line>
a**ndi*ento a*s pressu*ostos e est*mação d* regre*são simples.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, diante da ausência de N*rmalida*e, por m*io do teste Jarque-*era, foi consi*erado *
</line>
<line>
T*orema *o Li***e Central, em qu* amostra mai*r que 100 ob*ervações tende à Nor*alidade
</line>
<line>
(*UJARATI; *ORTER, 2011). Por sua *ez, para Heteroscedasti*ida*e e Autocorre*ação, *oi
</line>
<line>
adotad* a t*cn*ca *e Newey-West.
</line>
</par><par>
<line>
Por meio da
</line>
<line>
Tabe*a 3, é pos*ível verif*car a rel*ção negativ* e significa*iva a 1%
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
NH com a variáv*l %AES, confirman*o, por*anto, a hipó*ese da pesqui*a e cor*obor*ndo os
</line>
<line>
trab**hos de *antas et al. (*012); Lope* et **. (2016); Ib*apino et *l. (2017).
</line>
<line>
Em t*mpo, a constante **resentou relação po**tiva e significativa a 1% com a var*ável
</line>
<line>
*epende*te. Cabe r*ssalta* qu* *oram r*alizados tes*e* co* va**áveis de controle, enc*nt*ando
</line>
</par><par>
<line>
aus*ncia de s*gnificân*ia para o g*sto com
</line>
<line>
coleta e tratamento de esgoto dos m*nicípio* *a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 17, n. 1*, art. 19, p. 3*2-387, no*. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*açã* da *uant**ade de Habitantes com * *oleta de Esgoto Sanitá*io: Municí*ios d* *entr*-Oeste B**sil*iro 383
</line>
<line>
Por seu turno, o R2, ap**ar de considerad* bai*o, re*let* a relação das variáveis da
</line>
<line>
pesquisa, *onsideran** também o ate*dimen** do* pr***upostos da *esq*isa.
</line>
<line>
Tabela 3 - Teste d* H*pótese - Variável Dep**den*e: %AES
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Este estu** teve o obj*tivo de ana*isar a rela*ão entre o núm*ro de ha*itantes e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aus*nc*a de *oleta de esgoto sanitá*io nos munic**ios
</line>
<line>
do Centro-O***e brasileiro, com ba*e
</line>
</par><par>
<line>
nos dad*s do ano de 2016. *
</line>
<line>
*entro-Oes*e *o*t* com 467 *u*icípio*, p*rtant*, a
</line>
<line>
var*ável
</line>
</par><par>
<line>
explicativa *a pe**uisa f*i o número de h*bitantes de cada município (NH) * a
</line>
<line>
variável
</line>
</par><par>
<line>
explicada fo* o p*rcentual de ausênci* de colet* *e esg**o sanitário (%A*S).
</line>
</par><par>
<line>
A consta*te a*resent*u relação pos*tiv* e sig**f*cativa a *% com * vari*vel
</line>
</par><par>
<line>
dependent*. Observou-se haver uma relaçã* neg*tiva * signif*cativa a 1% da NH c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
variáv*l %AES. F*ram realiz*dos testes **m v*r*ávei* de contro*e, *nco*tran*o ausênc*a *e
</line>
<line>
sign*fic*ncia para o gasto com co*eta e tra*amento de esgoto do* municípi*s *a pesquisa.
</line>
<line>
Porta**o, ob*erv*-se não have* uma *elaçã* entre o número de *abitantes e a ausência
</line>
<line>
de colet* de esgoto sanitár*o nos municípios do Centro-Oeste brasileiro.
</line>
<line>
Obse*va-se *ambém q*e, em pesquisa* a s*rem feitas, seria mu*to imp*rtante estudar a
</line>
<line>
relaç** entr* os investiment*s realizados p*r* o aumen*o da coleta de esgo*o sa*itário e o
</line>
<line>
número d* habita*tes nos municípios do Centro-Oeste *rasileiro.
</line>
<line>
RE***ÊNCIAS
</line>
<line>
AB*T. As*ociação Bra*ileira de Normas Téc*i**s. NBR 96*8 - Estu** de conce*ção de
</line>
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<line>
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</line>
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www4.fsanet.com.br/revista
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Trat*mento de Esgotos. *gê*cia N**io*al de Águas (*NA)/ Secre**ria N*cio*a* d*
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San*am*nto Am*ie*t*l, 2017. *isponível em:<http://atlasesgotos.a*a.gov.br />. Aces*o em:
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BARRO*O, L. R. Sanea*ento Básico: competências co*st*tucionais da U*ião, *sta*o*
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Ministério
</line>
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d*
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Sa*de.
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*ispo*ív*l
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11
</line>
</par><par>
<line>
ma*. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Presidência da Repúb*ica. *ei nº
</line>
<line>
11.445, *e 5 de *an*i*o de 200*. E*ta*elec*
</line>
</par><par>
<line>
diret*izes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nos 6.*6*, de 19 d* dezembr* de
</line>
<line>
1979, 8.036, *e 11 de ma*o de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1**3, 8.987, d* 13 de fe*ereiro
</line>
<line>
de 1***; r*voga a L*i n° 6.528, de 11 *e maio *e 1978; e dá outr*s providê*cias, Casa Civil-
</line>
</par><par>
<line>
Subch*fia
</line>
<line>
para
</line>
<line>
A*s*ntos
</line>
<line>
Jurídicos,
</line>
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Brasilia-*F,
</line>
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Disp*níve*
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</line>
<line>
BR**IL - *inistério das Ci*ades - M*nistério d* Saúde. *u*a para a Elaboração *e Pla*os
</line>
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Munic*pais *e Sa*eamento: 2° ed. Se**eta*ia *aci*nal de *anea*en*o am*ient*l,
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BRASIL. *r*sidênc*a da *epúblic*. L*i n°13.308, de
</line>
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6 ** julho de 2*1*. Po*íti*a de
</line>
</par><par>
<line>
Saneamento Básico,
</line>
<line>
Saúde *ú*li*a. A*tera a *ei
</line>
<line>
no 11.4*5, de * de janeiro
</line>
<line>
de 200*, que
</line>
</par><par>
<line>
esta*elece di*etrizes naci*nais *ar* o saneamento
</line>
<line>
bás*co,
</line>
<line>
determinando a **nut*nção
</line>
</par><par>
<line>
preventiva das redes
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
dr**agem *luvial. Casa Civil-Subche*ia p**a Assuntos Jurídi*os,
</line>
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Brasília-DF, 20*6. Disponível e*: <http://www.pl*nalto.*ov.br/c**vil_03/_ato*015-
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BRASIL, Minist*rio das *ida*es. Secre*aria N*c*onal de ****amento Ambien*al -SNSA.
</line>
</par><par>
<line>
S*stem* N*cional
</line>
<line>
** Infor*ações so*re Saneamento SNIS, Diagnóstico dos Servi*os de -
</line>
</par><par>
<line>
Ág*a e E*go**s - *016. Brasília: SNSA/M*I*ADES, 2018a. 218
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<
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http://etes-sustentaveis.org/wp-content/up*oads/*0*8/*3/Diagn**t*co_AE201*.pd*>. Ac*s*o
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*m: 20 mai.201*.
</line>
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BRASIL - Ministério das Cidades - Ministério da Saú*e. Série *i*tórica. SNIS- Sistema
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Nac*onal de Infor*açõ** s*bre Saneam*nto, *rasília: SNIS, **18b. D*s*onível
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http://ww*.*n*s.*ov.br/*plicacao-web-seri*-histo*ica>. Acesso em: *6 ma*.2018.
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M. A. F. S. Nogueira
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*. M. Sousa
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G. J. Valeretto
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1) c**cepçã* e pla*ejamen*o.
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X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise * interpre*ação dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascu*h* ou na revisão críti*a do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *artici*ação n* apro*aç*o da vers*o f*n*l do manusc*it*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FS*, T*r*sina PI, v. 17, n. 11, art. 19, p. 372-387, n*v. 2020
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**w4.fsane*.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)