<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 19, p. 372-38*, n*v. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*9 </line>
</par>
<par>
<line> Relação da Quantidade de Habit*n*es com a Co*et* de Esg**o Sanitário: Mu**cípios do Ce*tro- </line>
<line> Oeste Br*sile*r* </line>
<line> Relation *f the Quantit* *f Inh*bitants w*th t*e Sani*a*y Sewag* Collection: Municip*li*ies of </line>
<line> the Centr** *est Brazi*ian </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigo Mal*a Meurer </line>
<line> M*stre em Ciên*ias Contábeis pe*a U*iversidade Fed*ral de Mat* Gr*sso do Su* </line>
<line> *odrigo*eu*er10@gmail.c*m </line>
<line> **ria Apar*cida Farias de So*z* Nogueira </line>
<line> *outor em Ciê*cias Ambientais e *ust*ntabilidade *gro*ec*ária *ela Unive*si*a*e Católic* Dom *osco </line>
<line> marianog*eira@ufgd.edu.br </line>
<line> Kátia Katsumi A*akaki </line>
<line> Doutorad* e* A*m*ni*traç*o pe** Universidade Fe*e*al de *ato Grosso *o Sul </line>
<line> Mes**e *m Agronegócios pela Uni*ersid*d* Federal d* *r*nde *ourados </line>
<line> *atiakatsu**.arakaki@*mail.co* </line>
<line> Allison M*noel *e Sousa </line>
<line> Do*torado e* Conta*ilidade p**a Univers*dade Federal d* Par*n* </line>
<line> Mestre em Contabili*a*e pela U*iversi**de Fed*ral de Santa Catarina </line>
<line> *lliso*.*sousa@gmail.com </line>
<line> Gerson Jo*o Valere*to </line>
<line> Doutorado em Ciências *mbien*a*s e Susten*abilidad* Agr*p*cuá*ia pela Unive*sidade Católica Dom B*sco </line>
<line> gerso*_val*r*tto@ho*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ro*rigo Malta *eu**r </line>
<line> Cidad* Unive*sitár*a, *v. Cos*a e Silva - Pioneiro*, MS, </line>
<line> 7*070-900. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Maria Apa*e**da *arias de S*uza </line>
<line> Editor-C*efe: *r. Tonny Kerl*y de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Nogueira </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Av. Taman*ar*, 60*0 - Jardim seminário, Campo Gra*de </line>
</par>
<par>
<line> - MS, 7*117-*10, Brasil. </line>
<line> Artigo recebido *m 03/07/2020. *lti*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Kátia Katsumi Arakaki </line>
<line> *ecebida e* *3/07/2020. Aprovado em 24/07/2020. </line>
</par>
<par>
<line> *i**de *niversi**ria, *v. C*s** e Silva - Pi*neiro*, MS, </line>
</par>
<par>
<line> 79070-*00. Brasil. </line>
<line> Av*l*ado pel* sistema Triple Review: a) D*s* R*view </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> Allison Manoe* d* *o*s* </line>
<line> *elo Editor-Ch*fe; e b) Double Blind *ev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Ru* XV de Nov*mbro, 1299 - *entro, C*ritiba - PR, </line>
<line> (avaliação cega por dois aval**dores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 80*60-000, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Ge*s*n João Va*eretto </line>
<line> Re*i*ã*: Gramatical, Normativa </line>
<line> e de For*atação </line>
</par>
<par>
<line> A*. T*mandaré, 6000 - Jardim *eminár*o, *ampo Grande </line>
<line> - MS, 79117-010, B*asi*. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação da *ua*tidade de H*bitantes c*m a Cole*a *e E**oto *a*i**rio: Mun*cíp*o* *o Ce*tro-*e*te Br*sile*ro 373 </line>
<line> RESU*O </line>
<line> * *anuten*ão da s*úde dep**d* muito da qu*lidade dos serviços de sa*eamento básico que </line>
</par>
<par>
<line> são </line>
<line> prestados p*ra a população. Os serviços d* água </line>
<line> tratada, coleta, tratamento d*s esgo*os, </line>
</par>
<par>
<line> manejo de resíduos *ólidos e </line>
<line> d* águ*s pluv*a*s são *atores indispensávei* *ara *m país ser </line>
</par>
<par>
<line> c*nsiderado de*envolvido. Diante do cenário econômic* *ue o Brasil vem enf*entando </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> decorrer *os últ*mos </line>
<line> anos, saneamen*o básico tem o </line>
<line> sido setor mais p*ejudic*do d* sua o </line>
</par>
<par>
<line> infraestrutura. M*smo com *s conquist*s que o Bras*l tev* nos ú*timos *nos em diversos </line>
</par>
<par>
<line> setore*, </line>
<line> o saneamento ainda *st* longe de ser u*a dessas conquistas, *ontinua sen*o </line>
</par>
<par>
<line> abandonado p*r sucessivos </line>
<line> g*vernos. A maioria do* *unicípios br*sileiros </line>
<line> pre*isam </line>
</par>
<par>
<line> implementar o pl*n*jamen*o *unicipal, no tocante a* saneamen*o, para ser </line>
<line> possíve* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me*h**ia do atendimen*o dest* tipo de se*viço. A d*sposição final do esgo*o é *m* que*tão de </line>
</par>
<par>
<line> saú*e </line>
<line> para o ecossist*ma * </line>
<line> para * população. O </line>
<line> *bj*tivo *este est*do * analisar se exi**e </line>
</par>
<par>
<line> relaçã* </line>
<line> *ntre a </line>
<line> quantid*d* de habitan*es e * au**ncia de </line>
<line> coleta de </line>
<line> *s*oto sanitário nos </line>
</par>
<par>
<line> municí*ios do Centr*-Oeste brasil*iro. Dess* forma, este *st*do a*orda a *ituação bras*leira </line>
<line> *m termos de esgotam*nto s*ni*ári*, analisa e id*ntific* se ex*s*e alguma rel*ç*o e*t*e a </line>
</par>
<par>
<line> qu*ntidade d* habitant*s e a aus*ncia de co*eta de </line>
<line> esgoto nos munic*pios do Cen*ro-Oeste </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiro, através de u** abordagem </line>
<line> q*antitat*va, na qual as variáveis passam por te*tes </line>
</par>
<par>
<line> estatí*ticos, **nd* formuladas as *ipótes** *ara co*firmaçã*, com dados extraíd*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> M*n*stério *a* Ci*ade*, no an*-c*lendário de 2016. A variável expl*cativa da pesq**sa foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> número de *abitantes d* cad* munic**i* do Centro-O*ste (NH) e a v*riável explica*a f*i </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> percentual </line>
<line> de ausência </line>
<line> *e co*eta de e*goto sanitá*io (%AES), que e**dencio* uma rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> neg*tiva e significativa </line>
<line> de 1%, confi*mando * *ipótese do e*tudo, e *o***b*r*ndo </line>
<line> t*a*alhos </line>
</par>
<par>
<line> *nteriores, a *ons*an** apresento* relação positiva e significat*va * 1% c*m </line>
<line> a variável </line>
</par>
<par>
<line> dependente. </line>
<line> Port*nto, observa-*e não haver uma relaçã* e*tr* o nú*ero de </line>
<line> habi*an*es e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a**ência de colet* d* esgoto sanitário no* municípios do Centr*-Oe*t* brasil*iro. </line>
<line> *alavras-c**ve: *o*ulação. Esg*t*. Centro-Oeste. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> *** **intena*ce of health depends ve*y much on the quality of basic sanitati** services t**t </line>
<line> *re prov*ded to th* po*ula*i**. The se*v*ces of t**ated water, *ollection, treatment *f sewage, </line>
<line> ha**li*g *f so*id waste and rainw*ter are in*ispe*sable facto** for a countr* to be consid*red </line>
<line> develo*ed. I* vi*w *f t*e economic scen**i* that Brazil ha* b**n facin* in re*ent *ears, ba*ic </line>
<line> sa**t*tion has be** the mo** impaired sector of i*s infra*tr*cture. Eve* with the achiev*ments </line>
<line> that *razil has ha* i* re*ent *ears in s*vera* sectors, sani**t**n is sti*l far from being on* of </line>
</par>
<par>
<line> the*e ac*ievements, </line>
<line> *nd </line>
<line> con*i*ue* </line>
<line> *o be a*andoned by successiv* gov*rnments. Most </line>
</par>
<par>
<line> B*a*ili*n mun**ipalities *eed to **plem**t munici*a* pl*n*ing in the area of san*tation, in </line>
<line> order t* *e *ble t* im*rov* th* service of t*is *yp* of ser*ice. *** final di*posal of se*age *s </line>
</par>
<par>
<line> a health issue for </line>
<line> the ecosystem and </line>
<line> for </line>
<line> the po*ulat*on. The objective </line>
<line> of t hi s s t ud * i s t o </line>
</par>
<par>
<line> analyze if there *s a relationship </line>
<line> betw*en the nu*ber of </line>
<line> inhabitant* an* *he abse*c* </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> san*tary se*age coll*ct*o* i* the m*nicipal*tie* o* the C*nter-West of Braz*l. Thus, this stu*y </line>
<line> app**ache* *h* Bra**lian si*u*tion in *erms of sanitary *ew*ge, a*al*zes a*d i*entifies if there </line>
<line> is any relatio*shi* *e*ween the number *f *nhabitan** and the absence o* sewage coll*ction in </line>
</par>
<par>
<line> the mun**ipalit*es *f *he Ce*ter-Wes* </line>
<line> of *r*zil, thr*ugh a quantitativ* approa** where t** </line>
</par>
<par>
<line> vari*bles pass b* s*atistic*l tests, and *he hypoth*se* for confi*mation w*re fo*m*l*ted, with </line>
</par>
<par>
<line> *ata extrac*ed fr*m </line>
<line> the Ministry of Cities </line>
<line> in the *alendar yea* of *016. *he </line>
<line> e*planator* </line>
</par>
<par>
<line> varia*le of *he survey was the number of inhabit*n*s of each muni*ipality of the Ce*ter-We** </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 11, *rt. 19, p. **2-387, nov. 2020 www4.*san*t.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Mau*er, M. A. F. S. Nog*eira, K. K. Arakak*, A. *. Sousa, G. J. Val*ret*o </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> (NH) and t*e variable explai*ed was the p*rcen*ag* of a*sence of sani*ary **wag* collection </line>
<line> (% AES), *here it *howe* a nega*i** and significant relation of 1%, confirming t*e </line>
<line> hypothe*is of the *tudy, *nd corrob*r*tin* previous *tudies, *he *onst**t pr*sented a pos*tive </line>
<line> *nd **gnifi*a*t relatio* to *% with the dependent variable. Therefore, it is o**e*ved that t*e*e </line>
<line> is n* relationship betw*en the number *f inh*b*tan** a*d the absence of **ni*ary sewag* </line>
<line> *o*le*t*on in the *uni*i*ali*ies o* the Cent*r-West *f Brazil. </line>
<line> Key words: Pop*lation. Sewage. *entral W*st. </line>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
<line> A integr*dade de u*a nação **de ser consolid*da c*m a qualida*e de vida de que su* </line>
<line> população u*ufrui. **sa qualidade de vida está relacionada a ter disponível * *om qu*lid*de: a </line>
<line> *ducação, a segurança, o meio am*iente, * emprego e, principalmente, a saúde, fa*ore* qu* </line>
</par>
<par>
<line> são *omp*omissos *o governo com tod** os ci***ãos. A ma*utenção da </line>
<line> sa**e d*pende </line>
</par>
<par>
<line> muito *a qualidade *os serviços de s*neamento básic* que são pre*tado* para a populaç*o. </line>
<line> De acord* com *rata Brasil (*013), os serv*ços de água trat*da, colet*, tra*amento dos </line>
</par>
<par>
<line> esgotos, m*nejo de *es**uo* sólido* e </line>
<line> d* </line>
<line> águas pluvia*s sã* fatores indispens**eis </line>
<line> para </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> país ser c*ns*derado desenvolvido, um* vez qu*, através *es*es serviços, é p*ss*vel identificar </line>
<line> melhorias na qu*lidad* de v*d* da po**lação, *r*nc*palmente na **ea da saúde, reduzindo *s </line>
</par>
<par>
<line> í*dices de contaminaçã*, a </line>
<line> *roliferação de doenç** e * </line>
<line> m*rtalidad* *nfant*l, de forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*ri*uir, tamb*m, para o des*nvol*imento </line>
<line> da educação e a valorização de diversas </line>
</par>
<par>
<line> regiões *o p*ís, ab*indo p*s*ibilida*es *ara a expansão do t*rismo. </line>
<line> C**forme McConnan (1*9*), o sane*mento básico *nfluencia *ireta*ente as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições da </line>
<line> saúde </line>
<line> p*bli*a, </line>
<line> *á </line>
<line> q *e </line>
<line> envolve se*v*ços </line>
<line> esse*ciais </line>
<line> à </line>
<line> população, </line>
</par>
<par>
<line> pro*orcionando mais qualid*de </line>
<line> *e vi*a, c*m a minimiz*ção dos ri*cos d* diversas </line>
</par>
<par>
<line> contaminaç*es q*e provocam doenças *e v*rias natu*ez*s, e também garantindo a lim*eza do </line>
<line> *eio ambiente em que vivem. </line>
<line> Conforme *rasil (2006), a ma*o*ia *os municípios br*si*eiros pre*is*m implementar * </line>
</par>
<par>
<line> plan**a**nto municipal no tocante ao *aneamento, </line>
<line> para *er possível a melhoria </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> atend*me*to desse *ipo </line>
<line> de serviço, visto que </line>
<line> o planej*mento u*ban* da maio**a </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> municíp*o* nem sem*re *nco*pora </line>
<line> esse c*njunto *e *er*iço* em toda sua compl*xidade a </line>
</par>
<par>
<line> (distri*uição de água tratada, cole*a *e re*íduos s*lid*s, col*ta de esg*tos seu e </line>
<line> *r*tamento </line>
</par>
<par>
<line> completo). </line>
</par>
<par>
<line> Piterman et al. (*00*) a*irm*m que, em todos os *stados, os men*re* m*ni*ípi*s tê* </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sentado u*a in*raestrutura </line>
<line> de san*amento básico pouco sat**fatória, p*incipalmente </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, *eresina, *. 17, *. 11, art. 19, p. 372-387, no*. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R*lação d* Quan*idade de Habitant*s com a Coleta de Esgo*o Sanit*rio: Mu*icípios do Centro-Oes*e Brasileiro 375 </line>
<line> nas regiões *rbanas, es*ecificamente nas *eriferias. Ne*sas *egi*es, a *oleta de re**duos </line>
</par>
<par>
<line> sólidos m*itas vezes </line>
<line> não é feita, e p*ra realiza**o da </line>
<line> *oleta de *sgotos nem *em*re exis*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> infr*estrutura necessár*a. </line>
<line> Ainda de acord* com Pi*e**an *t al. (*006), o* *erviços de </line>
</par>
<par>
<line> sanea*ent* *ásico em um município, quando bem exec*tados, são os primei*os passos pa*a a </line>
<line> manuten*ão e garantia *a *ignidade *a pop**ação. A*s*m, quan*o assegurada a qualidad* d* </line>
</par>
<par>
<line> á*** *bast*cida, a coleta, o trat*mento e </line>
<line> * de*carte adequado de d*jeto* h*manos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resíduos sólidos, *ss*s serviç*s c**rob*ram </line>
<line> a </line>
<line> prevenção e reduçã* </line>
<line> da po*u*ção dos recursos </line>
</par>
<par>
<line> hídr*cos, da *corr*ncia de ench*n*es * *nund*çõe*, e também corroboram a qualidade de vid* </line>
<line> que t*do ser humano *ecess*ta para sobrev**er *om dignidade. </line>
<line> O *rasil ainda est* marcado por uma grande desi*uald**e e carência de acesso, </line>
</par>
<par>
<line> princi*a*men*e em re*ação à coleta e tratamen*o de esgot*. Nesse contexto, ess* *emática </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *az importante, pois as pesquisas loca*izadas, como no caso dos mun*cípios que compõem a </line>
<line> reg*ão Centro-Oeste, trazem * tona a *ealidade que * p*p***ção *ess* região t*m, em termos </line>
<line> de serviços prestados de saneamento b*si*o. </line>
<line> Com base na importânc*a d* tema pesquisado, o objetivo d**te estu** * *n*lisar *e </line>
<line> *xis*e relação ent** a quantid*de de ha*itante* e a *usência de col*ta de esgoto sanitário n*s </line>
<line> muni*íp*os do Centro-Oest* brasile*r*. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *ssim, o estudo fo* dividido </line>
<line> da seguinte forma: </line>
<line> na introd*ção, </line>
<line> s*o apo*tados </line>
</par>
<par>
<line> *lgu*s problemas *elacion*do* à falta de saneament* básico e é apresentado o o*jet**o desta </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa; *o ref*re*c*a* teó*i*o, </line>
<line> foi abordad* a temática ba** desta *esq**sa, </line>
<line> que é o </line>
</par>
<par>
<line> San*amento Bá*ico, seguindo os </line>
<line> *studos *nteri*res com os referidos result*d** obtidos e* </line>
</par>
<par>
<line> difer*ntes pes*uisa*; c*ntinuando, apresentaram-se o* pr***dimentos metodológ*cos, focando </line>
<line> aspecto* r*laciona*os à col*ta de d*d**, ao *aterial * ser ana*isado, às vari*veis ** *studo e </line>
</par>
<par>
<line> *o método estatísti*o aplica*o; por fim, proced*u-se à a*á**se </line>
<line> e </line>
<line> discussão re*peito * </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> resultados en*ontrad*s e às cons*derações finais. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Sane*mento Básico </line>
</par>
<par>
<line> A preservação *o meio ambiente *nvolve </line>
<line> *m conju*to </line>
<line> d* medidas, entre *las, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> i*ensa imp*rtância, está o saneam*n*o básic*, que s* co*stitui </line>
<line> de um conj*nto de </line>
</par>
<par>
<line> procediment*s que c*ntribue* pa*a a </line>
<line> prevenção de doença*, promove*do a s*ú*e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual*dade d* vid* da população, possibil*t*nd* melhorar * prod*tivid*de pessoal e contribuir </line>
<line> p*ra * desenvolvi*e*to ec*nômico, *en*o es*e fator prepondera*te para desenvolv*r um país. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. *1, art. 19, p. 372-38*, n*v. 2020 www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Maurer, M. A. F. *. Nogu**ra, K. K. Arakaki, A. M. Sousa, G. J. V*leretto </line>
<line> 37* </line>
</par>
<par>
<line> Barro** (2002) *ponta que o san*amento básico * um dos </line>
<line> principais fatores da saúd* </line>
</par>
<par>
<line> pública mundia* e enfatiza que a maior parte do </line>
<line> percentual </line>
<line> das </line>
<line> **enç** e parte da taxa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> morta*id**e est*o diretamente ligadas à ausência do tratamento da água e à falta de </line>
</par>
<par>
<line> es*ot*m*nto *anitário adeq*a*o para a po*ula*ão, </line>
<line> destacando que esse é um dos </line>
<line> pri*cipais </line>
</par>
<par>
<line> causadores </line>
<line> da contami*ação a*b*e*tal. Afirma* Pi*erman et al. (2006) que * execução do* </line>
</par>
<par>
<line> *erviços *e *aneamento *ásic* </line>
<line> * considerada uma for*a *reventiva para a saúde, </line>
</par>
<par>
<line> pr*ser*ando-a. </line>
</par>
<par>
<line> Com intuito de acaba* com o* proble*as que a *opulação vem enfrentando pela falta </line>
</par>
<par>
<line> de estrutura e acesso </line>
<line> ao Saneame*to Básico no mundo, n*o difer*nt* també* n* *ra*il, a </line>
</par>
<par>
<line> *rganização da Nações Unidas lanç*u uma *genda cont*ndo *s d*z*ssete objetivos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*ime*t* su*tent**el (*DS), os quais ab*ange* *69 meta* para ser*m a*otada* </line>
</par>
<par>
<line> pelos países que fazem *a**e da ONU, a partir d* </line>
<line> dia *° de janeiro *e 2016, de forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> orientar*m n*s t*madas de decisões ao lo*go dos </line>
<line> pró*imos quinz* </line>
<line> anos, com intuito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alcançar os *bjet*vos qu* for*m traçados, a f** de elimi*ar a </line>
<line> *esigualdade, g*rantindo que </line>
</par>
<par>
<line> to*os os seres hu*anos po*sam ter u** vida dign*, </line>
<line> usufruindo de um pad*ão </line>
<line> bá*ic* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> vida *m u* ambiente saudáve* para as **óxim*s geraç**s (ONU, 2015). </line>
<line> Confo*me * age*da *a ONU (*015), * sex*o objetiv* é as*egurar a dispo*ibi*idade e </line>
</par>
<par>
<line> gestão *us*entável da água * saneamen*o para todos, t*n*o como metas o </line>
<line> a*astecimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> águ* trata*a de maneira igu*litária para todos, c** foco na *eduç** de desperd*cios, *e fo*ma </line>
<line> a pr*piciar san*ame*to b*sico necessário par* e*tin*ão d* *efec*ão * céu *berto. </line>
<line> O san*ame*to é di**ito da *opulação e a *ei nº. 1*.445/2*0* (*RASIL, 2007) o defi** </line>
</par>
<par>
<line> *omo u* conjunto </line>
<line> **e se compõe *e infraestrutura, i*stala*õe* e *erviço* o**racionai* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> abaste*imento de á*ua, limpeza urbana, drenagem u*bana, e*gotament* *anitá*io, *anejo de </line>
<line> resíduos s*lido* e de á*uas pluviais. </line>
</par>
<par>
<line> *e a*ordo com o Art. 3° da L*i Federal nº 11.445/**07 (BRASIL, 2007) e </line>
<line> da L*i nº </line>
</par>
<par>
<line> 13.30*, de 201* (BRASIL, 20*6), o saneamento b*sico é composto **s serviços: </line>
</par>
<par>
<line> aba*teci*e**o de *g*a **táv*l; es***amento sanitári*; limpeza </line>
<line> urbana e manejo ** resíduos </line>
</par>
<par>
<line> sólid*s; drenagem e m*nejo das á*uas plu*iais. </line>
</par>
<par>
<line> A Comis*ão das Nações Unidas para * Desenvolvim**to Sustentável em Nova *ork </line>
<line> (WHO, 2000), em seu relató*io "A**liação *os custos e benefíci*s da melhoria da água e do </line>
</par>
<par>
<line> *aneamento no ní*el g*obal", es*imou que, se fore* f**tos investi*entos adicionais </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> m *ndo, </line>
<line> além dos que já são feitos, para a melhoria da ág*a </line>
<line> * do saneamento, s*rá </line>
</par>
<par>
<line> proporcio**d* um *enef**io econômico para a sa*de *a ordem de US $ 3 a US $ 34 por US $ </line>
</par>
<par>
<line> 1 *nves*ido, </line>
<line> depende*do </line>
<line> da re*i*o. Ainda de </line>
<line> acordo com relatóri* (WH*, o </line>
<line> 2000), </line>
<line> se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *e*esina, v. 17, *. 11, art. 19, p. 372-**7, nov. 2**0 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação da Qua*t*dad* de Hab**antes com a Coleta de Esgoto San*tár*o: Muni*ípio* do Cen**o-*este Brasileiro 377 </line>
</par>
<par>
<line> frequência do ado*c*mento </line>
<line> das </line>
<line> *essoa* </line>
<line> d*minuíss* d*vido ao ac*sso a instal*ções de ág*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> saneam*nto mais seguras, limp*s e s****veis, ou s*ja, com reduçã* da e*po*ição das pessoas </line>
<line> à águ* potáv** contaminada, resultado da de*infecção dos resíduos do**sticos, * reduçã* *e </line>
<line> *a*tos com a saúd* traria b*nefíc*o* em *o*no de US $ 5 * *S $ 60 por US $ 1 inve*ti*o. </line>
<line> Esse do*umento (WHO, 2004) também estim* que, *evido * f*lt* de água potável e *e </line>
<line> *aneamento *ásico, 1,6 milh** de pess*as morre* **r ano; já outra* d**nça*, *omo *alária e </line>
<line> filario*e, q*e são doença* associadas à á*ua, matam mais de um milhão d* *essoas *o *no. </line>
<line> N* Br*sil, de maneira geral, o planej*mento urbano no setor do saneame*t* básico é </line>
</par>
<par>
<line> r*alizado </line>
<line> co* mais incidênc*a </line>
<line> nos grande* *unicípios, enqu*nto a realidade a*on*a que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> grande maioria dos município* b*asileiros é de pequeno porte, municípi*s este* que lidam </line>
<line> com p*o**emas operacio*ai* para l**a* adiante u*a prátic* de planeja*ento e g**tão *r*ana, </line>
<line> surgindo *ssi* a n*cessidade de plane**mento conforme o p*rte da cidade (BRA*IL, 2011). </line>
<line> Ibiap*no et al. (*01*) fizeram um e*tudo *om o objetivo de a*al*sar o serviço de </line>
<line> esgotamento *anitár*o da cidade de Monteiro-PB, através da aplicaçã* da *at*iz SWOT, e </line>
<line> afirmam que, se o esgotamento sanit*rio for exe*utado d* *aneira ineficiente, tem o p*te*cial </line>
</par>
<par>
<line> de acarre*a* </line>
<line> prob*em*s de ordem </line>
<line> *mbient*l, </line>
<line> social e de s*ú*e pública, * *erif*caram que </line>
</par>
<par>
<line> n*quele muni*í*io o ac*sso *o </line>
<line> esgotamento sa*itário </line>
<line> nec*ssita ser un*ver*alizado e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tratamento dos efluentes ser *eat*vado por completo, de forma eficiente e efica*. </line>
<line> Com o obje*i*o de dete*m*nar um Ín*ice de Desemp*nho do Serv**o de Esgo*a*ento </line>
</par>
<par>
<line> *anitário par* a cidade de Ca*pina Gra*de (IDSES-CG), na Paraíba, Lopes *t </line>
<line> al. (2016), </line>
</par>
<par>
<line> após esco*hid*s </line>
<line> o* indicadores e feito* os cálc*lo*, no*ma*izados e ponderados </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> de*e*mi*ação do I*SES-CG, alcançaram resu*tad*, par*i*do de uma esca*a n*minal, e o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> situaç** do servi*o *e esgotamen*o da cidade foi avalia** e classific*da como regula*. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Tra*ame*to de esgoto e sua importân*i* </line>
</par>
<par>
<line> A cole*a e o *ratamento dos *sgo*os e dos resíd*os sól**os u*b***s - dom*sti*o* ou </line>
<line> in*ustriais - influen*iam na *elhoria da qualidade ambiental, nas áreas ur*anas * ru*ais. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, a *mplant*ção </line>
<line> des*es p*oc*ssos </line>
<line> pode acarretar *mpact*s ambientais (ECOCASA, </line>
</par>
<par>
<line> 2014). Machado (2014) *firma que o tratamento </line>
<line> de esgot* é ger**mente classificado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> níveis d* eficiência: preliminar, primário, secundário e terc*ário, podendo s*r inte*rad* para </line>
</par>
<par>
<line> ** ET* (Est**ão de Tra*amento de *sgotos). De acordo com </line>
<line> a NBR 9648 (ABNT, 1986), o </line>
</par>
<par>
<line> esgoto é compost* (exceto o indu**rial, *ue elimina os r*síduos de acordo com sua produção) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, **resina PI, v. *7, n. 11, *rt. 19, p. **2-387, *ov. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Maurer, M. A. F. S. Nogueira, K. K. Arak***, A. M. Sousa, G. J. V**eretto </line>
<line> 378 </line>
</par>
<par>
<line> principalment* d* água (9*,87%); o rest*nt* é dividido entre substâ*cias dissolvidas (0,07%), </line>
<line> sólidos sed*mentávei* (0,04%) e **enas 0,02% de sóli*os não sedimentáveis. </line>
<line> Segundo a P*squisa Nac*onal de Saneamento *ásico de 2008, me*os ** 1/3 </line>
<line> dos municíp*os brasileiros (28,5%) ef*tuava* trat*mento *e esgoto. O volume tratad* </line>
</par>
<par>
<line> r*presentava 68,8% do que *ra coletado (IBGE, 2008). De acord* co* Brasil (2018*), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esgot* tratado em 2016 pass*u a **r de </line>
<line> 74,9% do *sg*to </line>
<line> coletad*, o que m*stra a melhoria </line>
</par>
<par>
<line> nesse serv*ç*. No *ntant*, se *s processos *e tratamento fore* *nad*q*ados, o esgo*o ai*da </line>
<line> continua *ausando fortes impac*os s*bre o solo, as á*uas su*e*ficiais e subterrâne*s, po*endo </line>
</par>
<par>
<line> ser contaminados, implic*ndo t*mb*m na libe*ação de gás m*tano, dioxinas * </line>
<line> ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> *oluentes p*ra * a*mosf*ra (IBGE, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Situação do sa*ea*ent* bási*o *o mundo </line>
</par>
<par>
<line> *o mundo, cerc* de três em *ada dez p*s*oas não têm **esso a água pot*vel em casa, </line>
<line> totaliz*ndo aproxi*ada**nte 2,1 bilhões de pessoas, * seis em c**a dez, ou se*a, *,5 b*lhões </line>
</par>
<par>
<line> n*c*ssi*am de saneament* </line>
<line> garantido, de acordo com relatório da O*gan*zação Mundial da </line>
</par>
<par>
<line> Saúde * ** Fun*o das *ações Unidas pa*a * In*ância (ONU, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo </line>
<line> o </line>
<line> estudo </line>
<line> Progress on Sa*i*ation and Drinking-Water (Pr*gresso </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Sa*eame*to e *a Água Potável), realizado *ela UN*CEF e *MS, apud T*ata Br*sil (2017a), </line>
<line> d* cad* *0 pes*oas, 9 ai*d* nã* t*m aces*o a um *anhe*ro, vivem em áreas rurai* * reali*a* </line>
<line> suas necessi*ades bás*cas a céu abe*to, totaliz*ndo, no geral, entre área rur*l e urba*a, ma*s </line>
</par>
<par>
<line> de 1 bil*ão de p*ss*as em todo </line>
<line> * mundo. A falta do *anheiro implica na sa*de da </line>
</par>
<par>
<line> *opulaç*o, estando assoc*ada a cerca de 10% das doenç*s regis**adas *m to*o o mundo. A </line>
<line> carênc** na prestação desse serviço não *feta s*m*nte o setor da saúde, mas t**bém outros, </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> turismo, </line>
<line> trabalho, </line>
<line> educação </line>
<line> e </line>
<line> cidadania e </line>
<line> a </line>
<line> *conomia </line>
<line> mu**ial, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> proble*as **e poderiam </line>
<line> ser </line>
<line> ev*tados </line>
<line> se </line>
<line> houve*s*, </line>
<line> po* </line>
<line> pa**e </line>
<line> d*s </line>
<line> org*niz*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> govern*ment**s, as devid*s *om*das de decisõe* em *ela*ão ao saneame*to básico. </line>
<line> 2.4 Situação do s*neamento bá*ico no *rasil </line>
<line> O Bras*l * um país *rivilegiado em re*a*ão ao volume de recur*o* hídric*s, pois abr*ga </line>
<line> 13,7% da á*ua do** do m*nd*, no e*t**to, a disponibilid*de desses recurso* não é uniform* </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, *018c). De aco**o com o Trata Brasil (2017c), o *onsu*o de á*ua per *apit* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil tem cresc*d* exponencial**nte entre 2*09 * 2013, chegand* qua*e *os </line>
<line> 1** litro*/dia </line>
</par>
<par>
<line> por habitante, número muito a*ima do recome*dado p*l* O*U, </line>
<line> que é de 110 lit*os/d** </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 19, p. 3*2-387, nov. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*ação da Quan*id*de de Habitant*s com * Coleta *e Esgoto Sanitár*o: M*nicípios do Ce*tro-O**te B*asileir* 379 </line>
</par>
<par>
<line> habit*nte, o **fic*ente para reali*ar as necessid**es básicas </line>
<line> *e uma pessoa. Porém apontam </line>
</par>
<par>
<line> que *m euro*eu, *ue te* em seu terr*tór*o 8% da água do*e no mundo, co*some em média </line>
<line> 150 l*tros de á*ua por *ia, **quanto um indian* co**ome 2* litros por dia. </line>
<line> **nda de acordo *om Brasil (2018a), no ano *e 2016, * populaç*o brasileir* tinha </line>
</par>
<par>
<line> 83,3% *e acesso à *gua tratada. *rata *ra*il (20*7c) aler*a </line>
<line> qu* *xis*e* di*ersos fat*res </line>
</par>
<par>
<line> *ue ocasionam </line>
<line> *éficit de água, e as </line>
<line> perdas são os mais séri*s. Foi *dentificado que, de cada </line>
</par>
<par>
<line> 100 li*ros ** *gua coletada * tratada, somente </line>
<line> 63 litros chegam </line>
<line> aos usuários e os </line>
<line> outros </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> *itros são pe*dido*, seja* </line>
<line> e*sa* perdas causad*s por vazam*ntos, r**bos, li*ações </line>
</par>
<par>
<line> *land*stinas, falta de medição ou *ediç*o incorr**a do consumo de água, al*m dos *6,7% de </line>
<line> brasi*ei*os sem acesso nenhum a* abastecimen*o de *gua t*atada. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil (2018*) d*monstrou que região S*dest* a </line>
<line> brasileir*, em 2016, </line>
<line> apres**tou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> melhor índice de abas**cim*nto de água, *om 9*,2%, </line>
<line> quando *omparada c*m as demais </line>
</par>
<par>
<line> reg*õ*s. Já a re*iã* Norte se desta*a co* um *s*ec*o negativo, *endo a reg*ão *ue m*nos </line>
</par>
<par>
<line> di*tr*b*i água, ou seja, 55,4% da população recebe *gu* *rat*d*, e também a coleta * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tratame*to de es*oto apresentam um índice bem menor em compar*ção com a coleta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tr*tamento de esgoto *as demais r*g*ões. *o *rasil, 74,9% da pop**açã* te* esg*to coletado </line>
<line> e *pen*s 44,9% é t**tado. </line>
<line> Co**o*me o Atlas Esgoto (2017), no Brasil, em 2016, a população qu* *tilizava f*ssa </line>
<line> s*ptica e*a de 12%. Já com re*ação à col*ta *e es**to da pop*lação, co**orme Brasil (2018ª), </line>
<line> as regiões *rasileiras apres*ntaram, em 2016, os seg*int*s *ados: o Su* apresentou o índice </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> alto, ** 9*,9%, segu*do do **ntro-Oest*, com </line>
<line> 9*,1%, do Norte, com 81,*%, * *o </line>
</par>
<par>
<line> N*rdeste, *om *9,7%. O Su*este apresent*u 69,0%, **ndo o men*r índice de esg*tos </line>
</par>
<par>
<line> **let*d*s, ma*, em contraste, essa região teve o me*hor *nd*ce *ntre to**s ** r*giões </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> atendim*nto de rede de águ*, a***s*n*ando 91,*%. </line>
</par>
<par>
<line> 2.5 Situ*ção do saneamento b*sico no Centr*-Oe*te </line>
</par>
<par>
<line> Segundo levantamento do Sist*ma Nacional de Infor*ações sobre San*a*en*o - SNIS </line>
<line> (BRASIL, *018a) que aponta os *íveis de ate*dimen*o com água * *sgoto dos muni*í*ios d*s </line>
<line> ci*co regiões **o*ráficas bra*ileiras - de *cor*o *om *nformaçõ** fornec*das pelo* </line>
<line> pr*stadores de s*rviços q*e sã* par*icipant*s do SNIS -, o índice de atend*mento com r*de de </line>
<line> água no B*as*l, em 201*, estava em 83,3%, n* total, *uando *om*nt* para a *rea urba** era </line>
<line> de 93,*%. Enquanto is*o, a rede de coleta de esgo*o e*tava em 5*,9%, no to*al, e so*ent* na </line>
</par>
<par>
<line> área ur*ana, </line>
<line> *9,7%. Já o trat*men*o do e*g*to e*t**a </line>
<line> e* </line>
<line> 44,9% d* t**o o e*goto gera** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 1*, art. 19, p. 3**-387, no*. 2020 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Maurer, *. A. F. S. Noguei*a, K. K. Arakaki, A. M. S*usa, *. *. Valeretto </line>
<line> 380 </line>
</par>
<par>
<line> 74,9% do esgoto coletad*. Es**s dados mostram *ue, do t*tal de es*otos gerado*, 55,1% não </line>
<line> são tratados e 25,1% **s *sgotos co*etados també* não são tratad*s. Os da*os apontam ainda </line>
</par>
<par>
<line> que *ais da m*t*de d*s esgotos gerados são de*car*ados *a nature*a, sem *enh*m tip* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tratamento, pr*vocando probl*mas a*bientais, com *o*tam*nação de solo, *io* e mares. </line>
</par>
<par>
<line> Na tabel* 1 estã* *e**nstrados os percen*uais de atendimen*o com *ede d* água </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> esgoto nas cinco *egiõ*s brasileiras, no ano de *016, assim como o p*r*entual de t*ata*ento </line>
<line> d*s es*otos nas *inco regi*es. Especificamen*e na região Centro-Oeste, * perc*ntual de rede </line>
<line> de á*ua é de 89,7%, e de 97,7% na á*ea urbana, am*o* percen*uais *ão maior*s, comp*ados </line>
<line> ao total *o Brasi*.Com rela*ão à coleta de esgo*o, os p*rcent*ais são de 56,7% da á*ea total e </line>
<line> de 56,*% *a área urbana. Com r*lação ao percentual de *rata*ent* dos esgotos, 44,9% dos </line>
<line> esgotos gerados são tratados e 74,9% dos esgotos *oletad*s são tra*a*os, percentuais maiores </line>
<line> *m c*mparaç*o com as *emais *e*iões e c** o total do Bra*il. Tais da*o* demonst*am que a </line>
<line> região *entro-Oeste está melho* *te*di*a em termos de t**tamento de esg*tos. </line>
<line> Tab*la 1 - *íveis d* atendimento com água e es*oto </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *r*sil (2*1*a, p.*4). </line>
<line> O Instituto Tr*ta Brasil (2017b) evidenci* *ue, * cada 10 pe*soas, 7 *ive* sem </line>
</par>
<par>
<line> saneament* adequ*do, tota*iza*do ma*s de 1 bilhão *e h*bitantes </line>
<line> *o m*ndo que n*o têm </line>
</par>
<par>
<line> ace*so a </line>
<line> um *anh*iro. Isso ret*ata *ue um* g*ande parcela da população aind* </line>
<line> continua a </line>
</par>
<par>
<line> fazer suas *ece*sidades fisio*ógicas ao ar livre, uma prát*ca *ue gera uma série de pr*blemas, </line>
<line> por represe*tar um foco de doen*a* e de contamin*çã* da água. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 17, n. 11, *r*. 19, *. 372-*8*, *ov. *020 </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação da Qua*ti*ade de Hab*ta*tes com a Coleta de E***t* *anit*r*o: Munic*pi*s do Ce*tro-O*ste Brasilei** 38* </line>
<line> 3 M**OD*LOGIA </line>
<line> 3.1 Deli*eame*to *a Pesq*isa </line>
<line> A presente pesqu*sa classi*ica-se, quanto a*s seus objetivos, c*mo descr*tiv*. Est* </line>
<line> estudo se classifica como uma pesquis* documental e bibliográfica, de a*ordo *o* Gil (2008). </line>
</par>
<par>
<line> Atu*lmente, </line>
<line> *xiste* </line>
<line> dive*sos modelo* *ue nos permitem anali*ar as pesquisa* através *a </line>
</par>
<par>
<line> estatística mode*na, controlando assim as rela*ões fals*s *n*re variáve*s, no *ntan*o, a análise </line>
<line> e*tatístic* p*oporciona estipu*ar se existe a*guma r*lação, tal como s*a natu*ez* e *or*a, pa** </line>
</par>
<par>
<line> q** a interpretaçã* dos </line>
<line> dados </line>
<line> estej* fundam*ntada, to*n**do assim indispensável p*oceder </line>
</par>
<par>
<line> com a análise lóg*ca das *el*ções, </line>
<line> apoiando-se em teorias e comparação com outros estud*s </line>
</par>
<par>
<line> (*IL, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ta-s* de u*a abor*a*em *uantit*tiva, na </line>
<line> qual as variávei* pas*am po* *estes </line>
</par>
<par>
<line> esta*ísti*os, u*ili*ando-se dados d* 467 municípios do C*n*ro-Oeste, buscando as possív*is </line>
<line> relações *om a o qua*t**ade de *abit*ntes estimada para * ano d* *016 em ca** *unicípio, </line>
</par>
<par>
<line> di*ulg*dos no estud* </line>
<line> do IBGE (2018), bem </line>
<line> c om * </line>
<line> dados </line>
<line> da coleta de esgoto *anitário </line>
</par>
<par>
<line> divulgad*s *elo Sistema Nacional de I*formações sobr* Sane*men*o - SNIS (B*ASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2018b). A pes*uisa quantitativa utiliz* *e*r*m*ntas </line>
<line> estatí*tica*, </line>
<line> *.*., o pes*uisador *ormula </line>
</par>
<par>
<line> *ipóte*es pa*a con*i*maç*o (CR*SWELL, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, os dados fora* </line>
<line> *xtraídos </line>
<line> do Ministério d** Cidades (BRASIL, 2018b), </line>
</par>
<par>
<line> intrínsecos ao ano-calendário de 201*. O*tro* anos-calendário não foram uti*izados na </line>
<line> pe*quis* pela i*di**onibil*dade dos *ado*. </line>
</par>
<par>
<line> A va*iável expl*ca*iva da pesquis* *oi número de hab*tantes de cada o </line>
<line> município do </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro-Oeste (N*) e a variável explicada *oi o p*r***tual de ausência de </line>
<line> *oleta de *sgoto </line>
</par>
<par>
<column>
<row> sa*itário (%AE*). Po* meio des*as va*iáveis, foi form*lada a hipótese da pesqu*sa, con*orme </row>
<row> Ta*el* 1. </row>
<row> T*bela 1 - *ipót*ses do *studo </row>
</column>
<par>
<line> Variável I*dependent* </line>
<line> V*riáveis Explicati**s </line>
<line> Relação Esperada </line>
<line> Trabalhos Anteri**es </line>
</par>
<par>
<line> H %*ES 1 </line>
<line> NH </line>
<line> Nega*iv* </line>
<line> *antas et al (20*2); Lopes ** al (2016); Ibiapino et al (2017). </line>
</par>
<column>
<row> *o**e: Dados da *esquisa. </row>
<row> R*v. FSA, Teres*n* PI, v. 17, n. 11, art. 19, p. 372-387, nov. 2020 www4.f*anet.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Mau*er, M. A. *. S. Noguei**, *. K. Ara*aki, A. M. Sousa, G. J. Valeretto </line>
<line> 382 </line>
</par>
<par>
<line> *oi rea*izada a análise descritiva dos dado*, i.e., média, máxima, mínim* e desvio </line>
<line> **drão para descrição * generaliz*çã* dos dados da pesquisa (e.g. SWEENEY; WILLI*M*; </line>
</par>
<par>
<line> *NDERSON, *013). Em t*m**, foi *ealizada r*gres*ão simples e </line>
<line> atendimento aos *eus </line>
</par>
<par>
<line> pres*up**to*: (1) norm*lidade, (2) heterocedasticida*e e (3) autoco**el*ção. </line>
<line> Para *ormalidade, fo* reali*ad* o teste Ja*q*e-Bera (WOO*D*I*GE, 2013). Par* </line>
<line> Homocedasticidade, fo* *dot*do o teste Durbin-Watson (*UJ*RATI, PORTE*, *0*1). Po* </line>
<line> *i*, a reg*ess*o foi e*t*mada com matriz de cova*iância de W*ite *a*a Heteroc*dast*cidade </line>
<line> (GUJA*ATI; PORTE*, 2011). </line>
<line> 4 RESUL*AD*S E DISCUSSÃO </line>
<line> Por meio da Tab*la 2, a est**ística descri*i*a é destacada, apontand* que: (i) a mé**a </line>
<line> de ausência de *oleta de esgoto sanitário nos muni*ípios do C*ntro-O**te é de 84,*3%; (ii) as </line>
<line> d*as va*i**eis da pesquisa a*rese*tar*m al*o coeficien*e *e *ariação; (iii) a média *a </line>
<line> popu**ç*o dos municípios é de aproximadamente 33,53 mil habi*antes. </line>
<line> Tabe*a 2 - E*tatística Desc*i*iva </line>
</par>
<par>
<line> **di* </line>
<line> M*xima </line>
<line> M * ni m a </line>
<line> Desvio Padrão </line>
</par>
<par>
<line> NH </line>
<line> 3 3 .5 3 * ,3 1 </line>
<line> 2 .9 7 7 .2 1 6 </line>
<line> 953 </line>
<line> 1 6 4 .2 9 1 ,9 </line>
</par>
<par>
<line> %AES </line>
<line> 0 ,8 4 5 * </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
<line> 0 ,2 6 9 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: **d*s d* p*s*uisa. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, o </line>
<line> a**ndi*ento a*s pressu*ostos e est*mação d* regre*são simples. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, diante da ausência de N*rmalida*e, por m*io do teste Jarque-*era, foi consi*erado * </line>
<line> T*orema *o Li***e Central, em qu* amostra mai*r que 100 ob*ervações tende à Nor*alidade </line>
<line> (*UJARATI; *ORTER, 2011). Por sua *ez, para Heteroscedasti*ida*e e Autocorre*ação, *oi </line>
<line> adotad* a t*cn*ca *e Newey-West. </line>
</par>
<par>
<line> Por meio da </line>
<line> Tabe*a 3, é pos*ível verif*car a rel*ção negativ* e significa*iva a 1% </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> NH com a variáv*l %AES, confirman*o, por*anto, a hipó*ese da pesqui*a e cor*obor*ndo os </line>
<line> trab**hos de *antas et al. (*012); Lope* et **. (2016); Ib*apino et *l. (2017). </line>
<line> Em t*mpo, a constante **resentou relação po**tiva e significativa a 1% com a var*ável </line>
<line> *epende*te. Cabe r*ssalta* qu* *oram r*alizados tes*e* co* va**áveis de controle, enc*nt*ando </line>
</par>
<par>
<line> aus*ncia de s*gnificân*ia para o g*sto com </line>
<line> coleta e tratamento de esgoto dos m*nicípio* *a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 17, n. 1*, art. 19, p. 3*2-387, no*. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*açã* da *uant**ade de Habitantes com * *oleta de Esgoto Sanitá*io: Municí*ios d* *entr*-Oeste B**sil*iro 383 </line>
<line> Por seu turno, o R2, ap**ar de considerad* bai*o, re*let* a relação das variáveis da </line>
<line> pesquisa, *onsideran** também o ate*dimen** do* pr***upostos da *esq*isa. </line>
<line> Tabela 3 - Teste d* H*pótese - Variável Dep**den*e: %AES </line>
</par>
<par>
<column>
<row> **riáve*s </row>
<row> NH </row>
<row> Con*t*nte </row>
<row> R2 </row>
<row> Valor de p (Teste F) </row>
<row> Durb**-Wat*on </row>
<row> Fonte: Dados da pesquisa </row>
<row> Obs.: *, indi**ti*o d* signi*icân*i* de *%. </row>
<row> * CONSIDER*ÇÕ*S FI*AIS </row>
</column>
<column>
<row> Co*fi*iente </row>
<row> -4,38 * -0** </row>
<row> 0 ,8 6 0 0 * </row>
<row> * ,0 7 1 5 </row>
<row> * ,0 0 </row>
<row> 1 ,9 * </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Este estu** teve o obj*tivo de ana*isar a rela*ão entre o núm*ro de ha*itantes e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aus*nc*a de *oleta de esgoto sanitá*io nos munic**ios </line>
<line> do Centro-O***e brasileiro, com ba*e </line>
</par>
<par>
<line> nos dad*s do ano de 2016. * </line>
<line> *entro-Oes*e *o*t* com 467 *u*icípio*, p*rtant*, a </line>
<line> var*ável </line>
</par>
<par>
<line> explicativa *a pe**uisa f*i o número de h*bitantes de cada município (NH) * a </line>
<line> variável </line>
</par>
<par>
<line> explicada fo* o p*rcentual de ausênci* de colet* *e esg**o sanitário (%A*S). </line>
</par>
<par>
<line> A consta*te a*resent*u relação pos*tiv* e sig**f*cativa a *% com * vari*vel </line>
</par>
<par>
<line> dependent*. Observou-se haver uma relaçã* neg*tiva * signif*cativa a 1% da NH c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> variáv*l %AES. F*ram realiz*dos testes **m v*r*ávei* de contro*e, *nco*tran*o ausênc*a *e </line>
<line> sign*fic*ncia para o gasto com co*eta e tra*amento de esgoto do* municípi*s *a pesquisa. </line>
<line> Porta**o, ob*erv*-se não have* uma *elaçã* entre o número de *abitantes e a ausência </line>
<line> de colet* de esgoto sanitár*o nos municípios do Centro-Oeste brasileiro. </line>
<line> Obse*va-se *ambém q*e, em pesquisa* a s*rem feitas, seria mu*to imp*rtante estudar a </line>
<line> relaç** entr* os investiment*s realizados p*r* o aumen*o da coleta de esgo*o sa*itário e o </line>
<line> número d* habita*tes nos municípios do Centro-Oeste *rasileiro. </line>
<line> RE***ÊNCIAS </line>
<line> AB*T. As*ociação Bra*ileira de Normas Téc*i**s. NBR 96*8 - Estu** de conce*ção de </line>
</par>
<par>
<line> sis*emas ** esg*to sanitá*io. </line>
<line> **mitê Brasileiro de Co*stru*ão Civil, 1986. Disponí*el em: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina *I, v. 17, n. 11, art. 19, p. 372-3**, no*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Maurer, M. A. F. S. Nogueira, K. K. Arakak*, A. M. Sousa, G. J. Val*retto </line>
<line> 384 </line>
</par>
<par>
<line> <https://pt.scri*d.com/doc/61*40917/NBR-9648-E*tud*-de-*oncepcao-de-*istemas-de- </line>
</par>
<par>
<line> esgoto>. Acesso em: 20 fev. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> ATLAS ES*OTO. Despoluição das Bacias Hidrog**ficas - Situaçã* *a Co**ta * do </line>
<line> Trat*mento de Esgotos. *gê*cia N**io*al de Águas (*NA)/ Secre**ria N*cio*a* d* </line>
<line> San*am*nto Am*ie*t*l, 2017. *isponível em:<http://atlasesgotos.a*a.gov.br />. Aces*o em: </line>
<line> 15 d*z. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> BARRO*O, L. R. Sanea*ento Básico: competências co*st*tucionais da U*ião, *sta*o* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> M**icípios. *ev*sta de inf*rmação *egislat*va, v. 38, n. 153, 20*2. p. 255-27* Disponí*e* em: </line>
<line> <http://www2.s*nado.leg.br/bdsf/*andle/**/762>. Acesso *m: 07 mar. *017. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL, Ministério das *i*a*es - Guia *ara a Elab*ração de Planos Mun**ip*is </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> S*ne*m*nto. </line>
<line> Ministério </line>
<line> d* </line>
<line> Sa*de. </line>
<line> 200*. </line>
<line> *ispo*ív*l </line>
<line> em: </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> htt*://bibspi.plan*jam**to.gov.br/bitstrea*/handle/idite*/204/G*ia%2**e%20elabora%*3% </line>
</par>
<par>
<line> A7%C3%A3*%2*-%20*lanos%20*e%2*S*neamen*o.pdf?se q*ence=1>. A*ess* em: </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> ma*. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Presidência da Repúb*ica. *ei nº </line>
<line> 11.445, *e 5 de *an*i*o de 200*. E*ta*elec* </line>
</par>
<par>
<line> diret*izes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nos 6.*6*, de 19 d* dezembr* de </line>
<line> 1979, 8.036, *e 11 de ma*o de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1**3, 8.987, d* 13 de fe*ereiro </line>
<line> de 1***; r*voga a L*i n° 6.528, de 11 *e maio *e 1978; e dá outr*s providê*cias, Casa Civil- </line>
</par>
<par>
<line> Subch*fia </line>
<line> para </line>
<line> A*s*ntos </line>
<line> Jurídicos, </line>
<line> Brasilia-*F, </line>
<line> 2007. </line>
<line> Disp*níve* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <https://www.planalto.gov.*r/cci*il_0*/_at*2007-2010/2007/lei/l11445.htm>/. Acesso em: 03 </line>
<line> j*n. 2017. </line>
<line> BR**IL - *inistério das Ci*ades - M*nistério d* Saúde. *u*a para a Elaboração *e Pla*os </line>
</par>
<par>
<line> Munic*pais *e Sa*eamento: 2° ed. Se**eta*ia *aci*nal de *anea*en*o am*ient*l, </line>
<line> 2011. </line>
</par>
<par>
<line> Disponívelem:<h**p://www.mprs.mp.br/areas/r*ssane*r/arq*ivos/mater**ltecrs/1*uia_*a**_ela </line>
<line> b*racao_dos_*l*n**_san_ba*ico_d*_*ini*t_ci*ades.pdf>. Acesso e*: 05 mar. 201*. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. *r*sidênc*a da *epúblic*. L*i n°13.308, de </line>
<line> 6 ** julho de 2*1*. Po*íti*a de </line>
</par>
<par>
<line> Saneamento Básico, </line>
<line> Saúde *ú*li*a. A*tera a *ei </line>
<line> no 11.4*5, de * de janeiro </line>
<line> de 200*, que </line>
</par>
<par>
<line> esta*elece di*etrizes naci*nais *ar* o saneamento </line>
<line> bás*co, </line>
<line> determinando a **nut*nção </line>
</par>
<par>
<line> preventiva das redes </line>
<line> d* </line>
<line> dr**agem *luvial. Casa Civil-Subche*ia p**a Assuntos Jurídi*os, </line>
</par>
<par>
<line> Brasília-DF, 20*6. Disponível e*: <http://www.pl*nalto.*ov.br/c**vil_03/_ato*015- </line>
<line> 2018/2016/le*/L13*08.htm/>. Ace*so e*: *3 ma*. *017. </line>
<line> BRASIL, Minist*rio das *ida*es. Secre*aria N*c*onal de ****amento Ambien*al -SNSA. </line>
</par>
<par>
<line> S*stem* N*cional </line>
<line> ** Infor*ações so*re Saneamento SNIS, Diagnóstico dos Servi*os de - </line>
</par>
<par>
<line> Ág*a e E*go**s - *016. Brasília: SNSA/M*I*ADES, 2018a. 218 </line>
<line> p. Disponível em: </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> http://etes-sustentaveis.org/wp-content/up*oads/*0*8/*3/Diagn**t*co_AE201*.pd*>. Ac*s*o </line>
<line> *m: 20 mai.201*. </line>
<line> BRASIL - Ministério das Cidades - Ministério da Saú*e. Série *i*tórica. SNIS- Sistema </line>
</par>
<par>
<line> Nac*onal de Infor*açõ** s*bre Saneam*nto, *rasília: SNIS, **18b. D*s*onível </line>
<line> em:< </line>
</par>
<par>
<line> http://ww*.*n*s.*ov.br/*plicacao-web-seri*-histo*ica>. Acesso em: *6 ma*.2018. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 17, n. 11, *rt. 19, p. 3*2-387, nov. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *elaç*o da Quantida*e ** Habit*ntes com a Coleta *e Esgoto Sani*ário: Municípios do Centr*-Oes*e Brasileiro 385 </line>
</par>
<par>
<line> *RAS*L. M*nistéri* do Meio Ambient* (MMA). Água u* </line>
<line> re*urs* cada vez m*is </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *me*çado. Brasília - DF, MMA, 20*8 </row>
</column>
<column>
<row> c. D*spon*vel em:<h*t*://www.mma.gov.br/ </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estruturas/s*cex_cons*mo/_*rqui*o*/3%20-%20mcs_agua.p*f>. Acesso e*: 21 mar. 2018. </line>
<line> CRE*WELL, *. W. Research Design: Qu*litative, Quan*itative, and *ethods *pproaches. 4 </line>
</par>
<par>
<line> ed. Lo* Angele*: Sage, </line>
<line> *014. </line>
<line> 304 p. *is*onív*l em:http://www.c***-conicet.gov.*r/wp- </line>
</par>
<par>
<line> co*tent/up*oads/2015/1*/Creswell-Cap-10.pdf. A*esso *m: 12 a**, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> ECOC*SA, Eq*ipe. Esgoto Doméstico: Co*o co*verter um *r*blema </line>
<line> *mbi*n*al *m </line>
</par>
<par>
<line> Solu*ão Inteligente. 2*1*. Disponível em: <htt*://www.ec*casa.com.br/esgoto-domes*ico- </line>
<line> *omo-conve*ter-um-*roblem*-ambiental-*m-solucao-*nteligen*e>. Acesso em: 08 *ar. 2017. </line>
<line> FACEF Pesquisa: Dese*volvime*to * Gestão, v.15, n.3 - *et/out/nov/dez 2*12, Franca-SP: </line>
<line> FACEF,2012.p.272284.Disponívelem:<ht*p://periodicos.unifacef.com.*r/index.php/facefpesq </line>
<line> uis*/article/viewFile/549/513>. *cesso em: 06 abr.*0*8 </line>
</par>
<par>
<line> FERREIRA, R. *i**des: Em Cuiabá </line>
<line> 73% do esg*to não te* destino correto. *0*4. </line>
</par>
<par>
<line> Ga**taDigit*l.Di*ponível*m:<http://www.gazetadi*ital.com.br/co*te*do/s**w/se*a*/9/*a***i </line>
<line> a/437541/t/73-**-esgot*-n*o-tem-destino-c*rreto>. A*esso *m: 04 abr. 201*. </line>
<line> G*L, A. *. *é*odos e Téc*icas de Pe*q*i*a Soc*al. 6ª *d. S*o Paul*-SP., Atla*, 2008. **0 </line>
<line> p. D*sponível em:<https://**a*ra**el.files.wor*pr*ss .c**/20**/08/gil-a-c-mc3a9t*dos-e- </line>
<line> tc3a9cn*c*s-d*-pesq*is*-soc*al.pdf>. Acesso em: *2 mai. *018. </line>
<line> GU*A*A*I, D. *; PORTER, D. Eco*ometria Básica. 5. ed. São Paulo: *mgh *ditora Ltda, </line>
</par>
<par>
<line> 20*1. 924 *. Tradução de: Denise Duarte, Mônic* </line>
<line> Rosem*erg e Mar*a L*cia G. L. Rosa. </line>
</par>
<par>
<line> (LIVRO) </line>
</par>
<par>
<line> IBIAP*NO, *. P et al. Problemática *o esgotament* sanitário na cidade de *onteir* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> P*: aplicação da matriz *wot. VIII Cong*e*so Br*sileiro de Ges*ão Ambi**tal- 2* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 3*/ 11/ 2017. </line>
<line> Ca*po </line>
<line> *rand*/M*: </line>
<line> Con*ea, </line>
<line> *017. </line>
<line> Disponível </line>
<line> *m: </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> *tt*://*ww.ibeas.**g.br/**ngresso/Traba*hos2017/*X-0**.pdf>. Ace*so em: 0* mai.20*8. </line>
<line> IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pes*ui*a Na***nal de *aneamento </line>
</par>
<par>
<line> Básico. G*s**o mun*c*p*l </line>
<line> do san*ame*to básic* GMSB. IBGE, 2008. Disponíve* e*: </line>
</par>
<par>
<line> <h*tp://*ww.ibge. </line>
<line> gov.*r/home/presidência/no**cia*/ </line>
<line> i*pren*a/ppt*/000000*105.pd*>. </line>
</par>
<par>
<line> Acesso em: 05 mar. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> IBGE, I*s*ituto B*asil*iro </line>
<line> de Geog*afi* e Es*atí*tica. Territó*io * Amb*ente. IBGE, *010. </line>
</par>
<par>
<line> Dis*on*vel em: <https://ci*ades.ibge.gov.br/*rasil/df/bras**ia/panorama>. A*esso em: 09 jan. </line>
<line> 2018. </line>
<line> IBGE, Instituto Brasileiro de Geo**afia e Estatística. Estimat*vas d* Po*ulação. Es*imativas </line>
<line> DOU 20*7- Populaçõe* estimadas da* unidades da federação, com da*a de refe*ênci* em 1º de </line>
</par>
<par>
<line> j ul ho de </line>
<line> 2017, se*undo ordem de t**anho. IBGE, </line>
<line> *018. </line>
<line> **sponível e*:< </line>
</par>
<par>
<line> *ttps://www.ibge.gov.br/*statistica*-novo*orta*/soci*is/ </line>
<line> populacao/*1*3-*sti*ati*as-de- </line>
</par>
<par>
<line> populaca*.html?e*icao= 9112&t=*ownloads>. Ace*so em: 15 *e mai.2018. </line>
<line> LOPES, *. S et al. **terminação de um índice de **se*penho d* se*viço d* </line>
<line> esgotamento sanitár*o. Estudo de caso: cidade d* Cam*ina G*ande, Pa*aíba. Revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in* P*, v. *7, n. 11, art. 19, p. 372-387, nov. 2020 www4.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Mau*er, M. A. F. S. Nogueira, K. K. A*akaki, A. *. Sousa, G. J. Valeretto </line>
<line> 38* </line>
</par>
<par>
<line> B*as**eira de R*cursos Hídri*os, vol. 21 n°1, jan./ma*. *016, Porto Alegre-R*: *B*H, 2016. </line>
<line> p. 01 - 10. Disponível em:< http://www.sci*lo.br/pdf/rb*h/v21n1/2318-03*1-rbrh-21-1->. </line>
<line> Acess* em: *0 dez.2017. </line>
<line> M*CHADO, G. B. *roces*os de tra*a**nto *e esgoto sanitári*. Por*al resíduos sól**os, </line>
</par>
<par>
<line> Ministério </line>
<line> do </line>
<line> Meio </line>
<line> Ambi*nte </line>
<line> ** </line>
<line> *rasil, </line>
<line> *0*4. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <htt*://www.po*talre*iduossolidos.com/processos-de-tratamento-de-esgoto-sanitario/>. </line>
<line> Acesso **: 27 fev. 2017. </line>
<line> MCCONN*N, *, ed. Humanit*rian charter an* mi*imu* st*ndards in di*aster res*onse. </line>
</par>
<par>
<line> Gene*a; Sphere </line>
<line> Pr*ject; </line>
<line> *998. </line>
<line> 330 </line>
<line> p. </line>
<line> tab. </line>
<line> Dis*onível </line>
<line> em:< </line>
</par>
<par>
<line> http://ec.europa.eu/echo/files/evalu*ti*n/wa*san2005/annex_fil*s/Sp**re/S*HERE2%20- </line>
</par>
<par>
<line> %20cha*ter%2* </line>
<line> 2%20-%20Min%20sta*dards%*0in%20water,%20sanitati**% </line>
</par>
<par>
<line> 20an*%20hyg*ene%20pro*.pdf>. A*esso em: *5 jun.2018. </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIRA, M. M. B. U** análi*e da situação do sane*mento n* Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> ONU. Or*anização das Nações Unidas. Trans*ormando Nosso Mundo: A A*end* </line>
<line> 2030 </line>
</par>
<par>
<line> *ara o Desen*olvim*nto Sustentável. 2015. *isponível em: <htt**://nac***unidas.org/wp- </line>
<line> content/uploads/2015/10/*genda2030-pt-b*.pdf>. Acesso *m: 15 d*z. 2016. </line>
<line> ONU. Organiza*ão das Na*ões Unidas. *N*: 4,5 b*lhõe* de pessoas não dis*õe* de </line>
</par>
<par>
<line> san*amento seguro no mund*. </line>
<line> 2017. Di*ponív*l e*: <https://*acoesunidas.or*/o*u-45- </line>
</par>
<par>
<line> bi*hoes-de-p*ssoas-*ao-dispoem-de-s*neament*-*egu*o-no-mundo/>. Acesso em: 14 *et. </line>
<line> 2017. </line>
<line> PITERMAN, *; CARVALHO, *. *; GREC*, R. M. ÁGUA ** QUA*IDA*E: POR QUE </line>
<line> UN* *ÊM, OUTR*S NÃO? Rev**ta APS, *.9, n.2, p. 1**-118, jul./de*. 2006. Disponí*el </line>
<line> em: < http://*ww.uf**.br/nates/fil*s/*0*9/12/a*ua1.*df >. Acesso em: 02 Fev. d* 2017. </line>
<line> SWEENEY, D. J.; WI*LIANS, T. A.; ANDERS*N, David R. Estatística aplicada à </line>
</par>
<par>
<line> administra*ã* e economia. 3 ed. São Paul*, 2*13. 692 - p. Tradução </line>
<line> de Solange Aparecid* </line>
</par>
<par>
<line> Visc*n**. Rev*s*o *éc*ic* de *léber da Costa Figuei*e*o, D*niel *ashiwamura Scheffer </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mayara Ivanoff *or*. (LIVRO) </line>
</par>
<par>
<line> TRATA BRASIL, Instituto. O que * saneame**o? Sua importâ**ia. </line>
<line> 2013. Dis*o*ível em: </line>
</par>
<par>
<line> <*ttp://www.tra*abr*sil.org.br/o-q*e-e-sanea*ento>. **esso em: 10 d*z. 2017. </line>
<line> *RATA BRA*IL, In*ti*uto. A *mpor*ância do Pl*no Munic**al de S*neamento Bá*ico no </line>
<line> *r*sil. 2017a. Disponíve* em:<*ttp://www.*ratab*asil.org.br/bl*g/*017/02/ 02/planos- </line>
<line> m**ic*p*is-no-br*si*/>. A*esso em: 0* jan. 2018. </line>
</par>
<par>
<line> TRATA BRASIL, *nstituto. Princ**a*s es**t*sti*as no m*ndo: Esg**o. </line>
<line> 2017b. Disponível </line>
</par>
<par>
<line> em: </line>
<line> <ht*p://www.tratabr*si*.org.br/saneamento/princip*is-estati*ti*as/no-mundo/e*go*o>. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*sso em 1* dez. 20*7. </line>
<line> TRATA BRASIL, Instit*to. S*tua*ão Sane*ment* no Brasil: Á*ua. 20**c. Disp*nível e*: </line>
<line> <http://m.*rata*r*sil.org.br/*an*amento-*o-brasi*>. Acesso em: 18 fev. 2017. </line>
<line> WORLD HEALTH OR*A*IZ**I*N-WHO. G*obal Wa*er Supply *nd Sanitation </line>
</par>
<par>
<line> Assessment </line>
<line> 2000 report - W*rld Health O*g*n*zat*on, Geneva/*nited </line>
<line> Na**ons Children\s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 11, art. *9, p. *72-387, nov. *020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação da *ua**i*ade de Habitant*s com a Col*ta de Esgo*o Sanitário: Municí*i*s do Cent**-Oes*e Brasi*eiro 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> F*n*, </line>
<line> *ew </line>
<line> Yo*k, </line>
<line> 2000. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
<line> < </line>
<line> http://**w.wh*.int/water </line>
</par>
<par>
<line> _sanitatio*_h*al*h/monitor*ng/jmp2000.*d*>. Acesso em: 15 de mai. 2018. </line>
<line> WO*LD HEAL*H ORGANIZATION-WHO. Investment in w*ter an* sanitation yields </line>
<line> heal*h *nd e*onomic benefit*. World Health Orga*ization-W*O., Genev*, *ew York, 2004. </line>
<line> *ispo*ív*l em: <http://www.who.*nt/mediacentre/new*/ r*lease*/2004/pr28/en/>. Acesso em: </line>
<line> 22 *ai.2018. </line>
<line> WOOL*RIDGE, J. M. Introdu*ã* a *conomet**a: uma aborda*em moderna. 4. ed. São </line>
<line> Pau*o: Cengage Lea*nin*, 2013. 70* p. Traduç*o: José Ant*nio *err*i*a; Revis*o t*cnica: </line>
<line> Gal* Carlos Lopez *ori*ga. (LIVRO). </line>
</par>
<par>
<line> Com* Re*erencia* e*te *rtigo, conf*rme ABNT: </line>
<line> MA*R*R, R. M; NOGUEIRA, M. A. F. S; ARAKAK*, K. K; SOU*A, A. M; *ALER*TTO, G. J. </line>
<line> Relação da Quant**a*e de Habitantes com a *o*et* de *sgoto Sanitário: Mun*cíp*os do Centro-Oeste </line>
<line> Brasil*i*o. Rev. FSA, Teresi*a, *.17, n. 11, *rt. 19, p. 372-387, nov. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Autor*s </line>
<line> R. M. *aurer </line>
<line> M. A. F. S. Nogueira </line>
<line> K. K. **a**ki </line>
<line> *. M. Sousa </line>
<line> G. J. Valeretto </line>
</par>
<par>
<line> 1) c**cepçã* e pla*ejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise * interpre*ação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*h* ou na revisão críti*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *artici*ação n* apro*aç*o da vers*o f*n*l do manusc*it*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*r*sina PI, v. 17, n. 11, art. 19, p. 372-387, n*v. 2020 </line>
<line> **w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)