<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 4, p. 80-105, n*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.11.4 </line>
</par>
<par>
<line> C*nsumer Culture Theory: Delinean*o * Perfil da* Pu*licaç**s Através do Ci**space </line>
<line> Consu*er Culture T*eory: *u*lining th* Publication* *rofi*e Through *ite*pace </line>
</par>
<par>
<line> M*r*ana Mar*nho da Costa Lima Pei*ot* </line>
<line> Doutoranda em A***nistraçã* pela Universid*de Federa* de Minas Ger*is </line>
<line> Professora da *ni*ersidade Santa *rsula </line>
<line> E-ma*l: m*rianama**nhopei*ot*@gmail.com </line>
<line> Ci*t** Loos Pin*o </line>
<line> Doutoranda em A*m*nistraçã* pela Univer*idade Federal de M*nas *erais </line>
<line> Profes*ora *ss*sten*e na Unive*si*a*e Federal *e Vi*osa </line>
<line> E-mail: cint*aloosp@gmail.com </line>
<line> Carlos Albert* Gonçalves </line>
<line> Dout*r *m *d*in*stra*ão p**a Universidade d* S*o Pau*o </line>
<line> Professo* titular ** U*iversidade Federal de M*nas Ge*a*s </line>
<line> E-mail: ca**o*@fac*.ufmg.br E-*ail: naramc*@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereç*: Mariana M*rinh* da Costa L*ma Peixo*o </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. **nny Kerle* de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ers*d*de Santa Úrsula - Rua F*r*ando Fe*rari, 75 - </line>
<line> **drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Botafogo, Rio de Jane*ro/RJ, C**: 22231-040. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: </line>
<line> Cintia L*os Pinto </line>
<line> Artigo recebido </line>
<line> *m 10/07/*0*0. Última v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi*a*e Fe*eral de Viços* - Rodovia LMG 818, km </line>
<line> rec*bida em 22/*7/20*0. *prova*o em 23/07/2020. </line>
</par>
<par>
<line> 6 - Flore*tal /MG, CEP: 3*69*-*00, Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Ca*l*s Alb*rto Gonçalves </line>
<line> Ava*iad* pelo sistema Tr*ple Review: Desk R*v**w a) </line>
</par>
<par>
<line> *niversid*de Federal d* Min*s Gerais - Av. P*es. </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; e b) Double Blind Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> A*tô*io Carlos, 6627 - Pampulha, Belo *orizo*te/M*, </line>
<line> (avaliação cega por dois av*liadores d* áre*). </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 31270-*01, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Revisão: Gramatical, *ormativa </line>
<line> * *e Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Consumer Cultur* T**or*: Delinea**o O P*rf*l **s Publica*ões At*avés Do C*tespace </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> R*S*MO </line>
</par>
<par>
<line> Cons*derada uma tradição de pe*q*i*a cada vez ma*s presente na </line>
<line> pa*t* *e *i**ussão dos </line>
</par>
<par>
<line> gru*os de estudo das in*ti*uiçõ*s de ensi*o superio* mais im*ortantes do país, Consumer </line>
<line> Culture The**y (CCT) vem desper*ando o interesse de pesqu*s*dores re*omados ao *o*g* do </line>
</par>
<par>
<line> tempo e despontando como um *ampo de p*s*uisa de grande valor. *m funçã* </line>
<line> d* s s o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presente pesquisa s* pro*õe a identi*ic*r e avaliar * perfil das *ublica*õ*s s**re C*T </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> **ríodo d* 200* a **18, c*nsi*e*ando *omo m*rco a publi*a**o de Arn*uld e T*ompson **e </line>
<line> *opulariza*am o termo CCT. Através de u* estudo bibliométrico e da utiliza*ão do software </line>
<line> CiteSpace pa*a tratamento e análise dos dados, f*ram id*ntificados 101 artig*s indexad*s na </line>
<line> *ase da *e* of Sc*ence. Após a análise das **teg*rias que co*põe a frente d* pesquisa e a </line>
</par>
<par>
<line> base intelectual dos arti**s, foi possível ide*tificar a relevânci* cient*fica dessa corren*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudo e um aumento signif*cativo *a pr*dução acadêmica sobre * tema, de*tacando-se * ano </line>
<line> de 2015 *om o m*ior n*mero d* publicações. </line>
<line> Palavras-*have: Consumer Cult*re *heory. Anális* bibliométrica. Cite*pace. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> Considered a *esearch tradi*ion increasingly p**sent in the di*cussion agen*a of the study </line>
<line> groups o* t*e most *m*ortant higher educat*on instit*tions in the count*y, Co*s**er Culture </line>
<line> Theo*y (CCT) h*s aroused *he inte*est of renowned resear*he*s *ver *ime and ha* emerged as </line>
<line> a fiel* of *esea*ch of great v*lu*. As a r*sult, thi* re*earch aims to id**tify and **aluate the </line>
<line> pro*i*e of public*tio*s o* *CT in the period f*o* 2005 to 2018, considering *s a landmark *he </line>
</par>
<par>
<line> publicati*n by Arno*ld and Thom*so* who </line>
<line> *opula*ized the term *CT. Thr*ugh </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> bibliometric *tudy *nd *he </line>
<line> u*e of CiteSpa*e softw*re fo* d*ta treatmen* a*d </line>
<line> a*a*ysis, </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> articl*s indexed </line>
<line> *n the We* of Scienc* database were identif*ed. After an*lyzing t*e </line>
</par>
<par>
<line> categories that make </line>
<line> ** the researc* front an* the intellectual basis of the </line>
<line> artic*es, it was </line>
</par>
<par>
<line> po*sible ** id*ntify the scie*tific r***vance *f this cu*rent of study and a *igni*i*ant inc*e*se </line>
</par>
<par>
<line> *n </line>
<line> ac*demi* p*oduction </line>
<line> on the topic, highlight*ng the year 201* *ith the largest n*mber </line>
</par>
<par>
<line> public*tio*s. </line>
<line> Key-w**d*: Consumer C*lture The*ry. Bibliometri* An*lysis. CiteSpace. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 17, *. 11, art. 4, p. 80-1*5, nov. 2020 </line>
<line> w**4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. C. L. Peixoto, C. L. Pinto, C. A. Gonçalve* </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN**ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Cons*derad* u* **s *ó*icos *a*s atra*ntes dentro *a ár*a d* *arketing, C*nsumer </line>
</par>
<par>
<line> Culture Theory (CCT) cons*it*i u*a </line>
<line> das escolas de pensamento q*e contempla </line>
<line> *números </line>
</par>
<par>
<line> debates acer*a *os *esa*ios e limit*çõ*s en*r**tados pelas pe*q*isas atuais sobre o t*ma e que </line>
</par>
<par>
<line> tem atraído c*da *e* mais a a*enç*o de pesqu**ad*r*s e interes*a*os </line>
<line> sobre essa trad*ção ** </line>
</par>
<par>
<line> ***quisa (A*KEGAARD; SCOTT, 2013). Seg*ndo Segabinazzi (2015), CCT envolve um a </line>
</par>
<par>
<line> c**junto de pe**p*ctivas *eóricas *ue </line>
<line> *ons*d**a as re*a*ões din**icas entre * mercado, os </line>
</par>
<par>
<line> consumido*es e os sign**ic*d*s cu*turais o que justi*ica a comp*exid*de pertinen** a essa </line>
<line> teori*. </line>
<line> Central par* a pesquisa *obr* CC* t*m s*do a representa**o *o consumidor c*m* *m </line>
<line> ser qu* busc* a id*ntidad* com o **d*r, que naveg* *m meio * *nfinidade de oportu*idades </line>
</par>
<par>
<line> *fe*ecidas pe*a sociedade, ref*etindo mui*as vezes de f*r*a c*nsc*ente crí*ica s*bre e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mercad* *u* * mediad* por mensagens que *ntera*em c*m este mesm* ser (AS*E*AA**; </line>
<line> LINE*, 2011). Freitas e Pinto (2*11) p*nderam que (re) p*o*uzi*os cu**uras, relaç*es soc**is </line>
<line> e a **ciedade *t*av*s *as mesmas configura*ões de consumo cu**u*alme*te *spe*íf*cas. Slater </line>
</par>
<par>
<line> (2*02) *es*me ess* exp***ação ao s*lientar qu* os i*divíduos, a partir de seu </line>
<line> conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> sobre os </line>
<line> *ódig*s de consumo </line>
<line> culturais que o r*gem fazem uma </line>
<line> apropri*ção desses com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objet*vo de se e*idenciarem socia*me**e e dest* m*do par*icipar *a ordem s*ci*l * q*al es*ão </line>
<line> inser*dos. </line>
<line> *o* base *esse contexto e d*ante da evoluç*o do n**ero d* *n*est**ações s*b*e CCT </line>
</par>
<par>
<line> fo* </line>
<line> ponderado que a r*al*zaç*o d* mape*me*to do </line>
<line> campo de estudos desta rele*ant* *o*te </line>
</par>
<par>
<line> teórica seri* d* consider**el contribuição *cadêmica. Li, *a e Qu (2017) obser**m que as </line>
<line> *ev*s*es e o *xame de *es*u*sas ant*riores sobre conc*itos qu* *orteia* * vida *m sociedad* </line>
<line> s*o valios*s atividad*s no mundo *ca*êmico já q*e o avanç* do co*h*c*mento e d*s teorias s* </line>
</par>
<par>
<line> base*am em contribuições empírica* realizadas *el*s es*udi*sos em ger*l. Port*nto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigação bibliométrica reali*a*a no presente *studo prima pela: (*) utili**de, at*avés </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> constru*ão d* indic**ores de </line>
<line> produção q*e tr*duzem u* *esempenho </line>
<line> c*entifico </line>
<line> e (*i) </line>
</par>
<par>
<line> originalida*e, *or meio das d*fin*ç**s do reco*te metodológico q*e resultam *o </line>
</par>
<par>
<line> com*il*men*o de uma liter*tur* *ue s*stenta a </line>
<line> base te*rica pa*a est*dos fu*u**s Silvia, </line>
</par>
<par>
<line> Hayashi e Hayashi, (2011). </line>
</par>
<par>
<line> No presente *studo bus*a-se, port*nto, r*sponder a *e*uin*e questão *e pesqu*sa: "*ual </line>
</par>
<par>
<line> o **rfi* das publica*ões c*en**ficas *m *eriódico* qu* abordaram o tema da CCT de 2005 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2018?". Deste mod*, * </line>
<line> o*jetivo ge*a* do pr*sente </line>
<line> estudo é iden*ificar e aval*ar o p*r*il d** </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. **, n. 1*, art. 4, p. 80-1**, n*v. 2*2* </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *onsumer *ultur* Theory: Delineando O P*rfil Das Publi*ações At*avés Do Cites*ace </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> pub*icações *obre CC* *o período de 200* a 20*8. Para a con*retização deste *bjetivo foi </line>
</par>
<par>
<line> *ealiz**a uma pesquisa bibliométrica utilizando o software Ci**Spac*, </line>
<line> um a*lic*tivo Java </line>
</par>
<par>
<line> disponível gratui*ament* que permite a análise e visualizaçã* de t*nd*nci*s em*rgentes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> padrões de citaç** na li***atura c*entífica (CHE*, *00*). O CiteSpace, *e acordo com *hen </line>
<line> (2006), segue u* modelo simples *e comunica*ão ac*dêmica em que u* corpo tra*sit*rio de </line>
<line> artig*s científi*os, coletivamen*e conhec*do c*mo frente de pesquis*, faz ref*rê**ia * um </line>
<line> grup* de *rabalhos na l*ter*tura, que é chamado d* *ase intelectual, con*ei*os esses </line>
<line> importantes qu* serão *elhor de*al*ados adiante. A*ti*os de referência são representa*os por </line>
<line> *írc*l*s de a**l de gr*n*e p*rte, onde os p**ncipais estudos são m*st*ados como nós com um </line>
<line> ar* r*xo. </line>
<line> Este artigo está or**n*z*do da segu**te for*a: (ii) breve revi*ão *eórica s*bre a </line>
<line> Consu*er Cu*ture Theory (CCT); (iii) apresentação dos recortes e proced*me*tos </line>
<line> m*todol*g*cos de pe*qu*sa; (iv) resultados e *iscuss** e (v) a apresentaçã* d*s cons*derações </line>
<line> fin*is sobre o e*tudo r*alizado. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.* R*vi*itando a CCT </line>
<line> *o* últimos *0 anos, os estudos sobr* o comportamento do cons*mi*or e*ve*edaram </line>
</par>
<par>
<line> por *ovos hori*onte* para além daqueles pa*tad*s na decisão </line>
<line> de comp*a n*s modelos *e e </line>
</par>
<par>
<line> *ecisão. A </line>
<line> busca </line>
<line> por um enten*iment* mais amplo das relações de consumo, *ercado, </line>
</par>
<par>
<line> cultur* e *im*olismo promover*m </line>
<line> u* a </line>
<line> interdi*ci*linaridade en*re di**r**s </line>
<line> áreas do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, tra*endo a luz uma co*rente de estudos denominada Co*su*er Cultu*e Theory </line>
<line> (SEGABINAZZI, 2015). Embor* não haj* na l*teratu** uma *rigem de*i*ida par* es*a </line>
<line> tr*dição de pe*quisa (V*R*; GO*LIN*; SHIGAKI, 2019), Hol*rook e Hirschma* (1982) </line>
<line> iniciam a discussão a* r*con*ecerem *s as*ecto* experie*ciais co*o *atores relevantes do </line>
<line> consumo (HO*BR*O*; HIR*CHMAN, 1982; PINT*; FREITAS, RESE*DE; *O*QU*M, </line>
<line> 20*5). </line>
<line> No* *0 a*os que se p*ssa*am dessa publicaçã* seminal, inúmeros autor** fomentar*m </line>
<line> essa corrent* de p***uisa que *es*alta a importância *a exper*ência no co*sum*, com* </line>
<line> St*nley Le*ergo*t, James McAlexand*r, John Schouten, Bril*at-Sava*in, Pau* Lazarsfeld, </line>
<line> Russell B*lk, Robert Kozinets, Ernest Di*hter e Mel*nie Wallendorf (AR*OULD; </line>
<line> THOMPSO*, 200*; LEV*, 200*; PINTO, et al. **15; BELK, 2014, SE*ABINAZZI, 2015; </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, *. 11, a*t. 4, p. 80-10*, nov. 2020 ww*4.f*anet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peixoto, C. L. Pi*to, C. A. Gonçalves </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> VERA *t **. 20*9). A p*rtir ** projetos desenv*lvi**s por alguns desses pesquisadores em </line>
<line> *eados da década de 1*80, difundiu-*e mais ampl*mente as pesq*i*as de cunh* qual**ativo, </line>
</par>
<par>
<line> *o*o a etn*grafia, com o </line>
<line> objetivo de *i*e****icar *s pesquisas até ent*o comum*nt* </line>
</par>
<par>
<line> realizadas na área *ue po*s*íam uma abordagem quanti*at*va, </line>
<line> como e*pe**men*os e survey </line>
</par>
<par>
<line> (BELK, 2014; VER* et al. *0*9). </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuito de anal*sar ma*s pro*undamente o* e*tu**s des*es ú*timos 20 anos sobre </line>
<line> essa tradição de pe*quis*, Arnould e Tho*pson c*nceberam em 20** o t*rmo Consumer </line>
<line> C*lture Theory, si*alizando os trabalhos cuja* pers**ctivas teóricas abordassem * d*nam*smo </line>
</par>
<par>
<line> ex*stente na relação </line>
<line> entre *onsumo, me*cado e simbolismo c**tural e cla*sificando-os em </line>
</par>
<par>
<line> quatro grandes </line>
<line> progr*mas de pesquisa em CCT, a sab*r: (1) Projetos de identida*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> consumidor; (2) Cultu*as de m*rcado; (3) Padrã* s*c**-*ist*ric* de consu*o e (4) Ideologias </line>
</par>
<par>
<line> de mercados de massa e </line>
<line> estratégia* de *nterpretação </line>
<line> do consu*id*r (ARNOULD; </line>
</par>
<par>
<line> THOMPSON, 2005; SEGA**NAZZI, 2***; *E*A et al. *0*9). </line>
<line> Ar*ould e Thomps** (2005) defe*dem que * CCT não *st* voltada apena* para uma </line>
</par>
<par>
<line> única orientaç*o meto*ol*gica, muito menos </line>
<line> *reza por </line>
<line> *m* divis*o qualitativa-q*antitativa, </line>
</par>
<par>
<line> mas sim pelo pluralismo m*todo*ógic*. Vera e* al. (2*19) </line>
<line> compleme*tam que, e*bo*a haja </line>
</par>
<par>
<line> essa pluralid*de amparada nos diferent*s ob**tivos de pes*uis*, os pe*qu*s*d*res </line>
<line> *a * C T </line>
</par>
<par>
<line> compartil*am do mesmo ob**to: a co*ple**dade da cult*ra que, por *ua vez, envolve u*a </line>
</par>
<par>
<line> heter*genia *e significados e manifesta*õ** </line>
<line> sócio-his*órica* (ARNOULD; *HOMP*O*, </line>
</par>
<par>
<line> 2005; PINTO, et al. 2015; VERA et a*. 20**). </line>
</par>
<par>
<line> *esde então, a CCT torn*u-se uma teoria estab*l*cida, rec*nhecid* e diss*m**ad* </line>
</par>
<par>
<line> pelos pr*ncipai* periódicos n*cion*** </line>
<line> e inter*acionais da área da*a sua sin*ularidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rel*vânci* a**dêmica e cientif*ca, sen*o *lguns deles: Jou*nal of M*rketing R*search, </line>
<line> Journal of *onsumer Research, Markets a*d Consumption, Journal of Ma*keting, Journal *f </line>
<line> the Ac*demy of *ark*ting, Journal o* Cons*m*r Behavi*r, Revista de Marketin*, R*vista d* </line>
<line> Admi*is*ração de Empresa*, Revista de Adminis*ração *ontempo*ân*a e Cadernos EBAPE </line>
<line> (COVA; *OVA, 2014; *ERA e* a*. 2019). </line>
<line> Ass*m, o fat* des*a tradição de pesquisa *n*er*isciplin*r inv*stiga* aspectos </line>
<line> experienciais, *im*ólicos, soci*c*ltur*is e ide*ló*ico* do consumo e gerar c*nclusões </line>
<line> fundame*tadas e inovaç*o teórica justif*ca e sustenta a *e*essidade de nov*s estudos so*re </line>
<line> e*se constru*o, sej** eles através da sua aplic*ção ou da an*lise d**ses e*tudos ao longo *o </line>
<line> tempo (ARNOUL*; THOMPSON, 2005; ARNOULD, 2006; VERA e* al. 2019). A presen*e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa se atém à segunda opção e </line>
<line> apresenta **gui* *studo bilbiométrico s*br* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> p*blicações de CCT entre 2005 e 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 4, p. 80-10*, no*. 2*20 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Con*ume* Culture Theory: Delineando O Perf*l Das Publicações Através Do C*tespa*e </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Procedimentos de a*álise bibli**étrica e *r*anização d* banc* *e dados </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo s* c*racteriza como do tipo bi*lio*étrico, pois pretende iden*ific*r </line>
<line> carac*erísti*as, tendências e relações no campo de estudos da Teoria da Cultura do Co*sumo, </line>
<line> internaciona*mente c*nh*cida c*m* "*on*ume* Culture Theory". Essa metodologia *ermi*e </line>
<line> que se enc*ntr*m l*t*raturas relevantes, concent*açõ*s *e p*squi**s e *emas em que os </line>
<line> *esqu**adores *stão foc*do*. Tendo *omo norteador o framew*r* *roposto por Prad*, </line>
<line> Alc*ntara, Carv*lho, Vieira, Machado e Tone*li (*01*), a primeira etapa diz re*peito ao (1) </line>
<line> *ampo em est*do a partir de: (1.1) Escolha da(s) bas*(s) cie*tífic*(s) ou *eriódicos; (1.2) </line>
<line> **limitaç*o do* termos de busc* e (1.3) operaciona*ização da bus*a e filt*agem dos **tigos. O </line>
<line> pr*meiro passo consist* pela *ea*i*ação *a b*sca a partir da bas* de dado* *eb of *cience ** </line>
<line> Thomson Reuter*, qu* é co*si*erad* uma *as b*ses de per*ódi*os mais comple*as e *onfiáveis </line>
<line> que *rg*nizam a produçã* científi*a segundo pad*õ*s rígidos de se*eção, sendo utiliza*a por </line>
<line> d*ferentes estud*osos como referênci* (*rado et *l., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> * passo segu*nte (1.*) foi </line>
<line> * de bus*ar na </line>
<line> base d* dad*s da *eb of Science </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ident*f*caç*o da* *alav*as *ue p*deriam rep*ese*tar o c**po de e*tudo (rótulo* de cam*o) de </line>
</par>
<par>
<line> i*t**esse, neste caso e* **peci*l "consume* *ulture the*ry". A escolha da util*zação </line>
<line> *ni*a </line>
</par>
<par>
<line> *este te*m* *a pesquis* </line>
<line> avançada </line>
<line> *a base de da*os mencionada, sem levar </line>
<line> em </line>
<line> co*ta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*stência d* </line>
<line> *ossív*is *ariações a ele, se </line>
<line> de* pelo *ato d*s autores da p*es*nte pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> esco*herem filtrar ape**s as publicações qu* </line>
<line> lançara* mão </line>
<line> de *ma das den*minações mais </line>
</par>
<par>
<line> p*pulares para es** campo de inter*sse, o* s**a, o t*r*o "**nsu*er c***ure theory". Assim, </line>
<line> *ptou-se como indicação d* *esquisas futur*s os estudos q*e se utili*em de ou*ras variaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> do tema em investigação *urante a busc* </line>
<line> *a base </line>
<line> de dados escolhi*a. Faz-se importante </line>
</par>
<par>
<line> evide*cia* *ue o ter*o foi inserido </line>
<line> entre *spas a fim </line>
<line> de que a busca e*traísse regist*os q*e </line>
</par>
<par>
<line> conti*essem exatamen*e **sas palavra*. Considerou-se ainda u* recorte temporal, onde foram </line>
</par>
<par>
<line> analisados </line>
<line> os artig*s *e 2005 </line>
<line> a 2018, dev*do </line>
<line> ao surgime**o * po*ular**ação do </line>
<line> termo </line>
</par>
<par>
<line> Consume* Cu*ture Theory com a publicaç*o de A*nould e Thom*son (200*). A *abela 1 </line>
<line> apresenta os procedim*nt*s e recortes b*si*o* de busca r*alizados. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Tere**n* PI, v. 17, n. 11, art. *, p. 80-105, nov. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peixoto, C. L. Pinto, C. A. Gonçal*es </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 1 - Sín*ese do* *r*térios de busca </line>
</par>
<par>
<line> Sistematização da bus*a </line>
<line> *iltros </line>
</par>
<par>
<line> (a) C*mpo de *u*ca </line>
<line> TS=("con*u*er cultur* theory") </line>
</par>
<par>
<line> (b) Tip* de docume*tos </line>
<line> Artig*s (article) </line>
</par>
<par>
<line> (c) Categoria* da W** ** Science </line>
<line> *odas as categ*ria* </line>
</par>
<par>
<line> (d) T*mpo estipulado </line>
<line> De 200* a 2018 </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Elaborado pelos autores </line>
</par>
<par>
<line> * seguir, passou-se para o pa**o (2) Sele*ão e org**i*a*ão dos dados. P*imeiram*nte, </line>
<line> fo* r*al*z*do o down**ad das referênc*as *m format* planilha eletrônica (2.1), e, </line>
</par>
<par>
<line> pos*eri*rment*, d*wn*oad das referênc*a* para utili*ação no softw**e CiteS*ace </line>
<line> (2.2). Pa** </line>
</par>
<par>
<line> *presentaçõe* d* *ede* * rel*ções foram adota*os *s procedime*tos descritos *or Chen </line>
<line> (2006). Em seguida, são **postos *s *esu*ta*os e feitas discussões sobre *s mesmos. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃ* </line>
<line> N*sta etapa *ão apresen*adas as caract*rísticas bi**iométricas que *oram escolhidas </line>
<line> *ar* apre*entar o perfil das publicaçõe* s*lecionadas. Seguindo as orientações d* Chen </line>
</par>
<par>
<line> (2*06), </line>
<line> a apresenta*ã* *os resultados *e s*gment** e* </line>
<line> duas etap*s: resear*h front </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*electu** bas*. A *esearch </line>
<line> fron* (fre*te </line>
<line> *e pesquisa), é repres**tada pelos artigo* </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> estavam inde*ados na Web of *cience (*mo*tra de 101 ar*igos) * para essa anális* fo* </line>
</par>
<par>
<line> realizada, primeiramente, </line>
<line> um* mensur*ção quantitativa do número de publicações </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> ap*es*ntam no título, ou no resumo ou nas palavras-c*ave o termo "*onsume* *ulture theory". </line>
</par>
<par>
<line> Em sequênci*, ma* ainda na avali*ç*o da f*en*e </line>
<line> de pesqu*sa, inve*tigou-se quai* f*ram </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pal**ras-c*ave mais re*orrentes n*s*es 101 *rti*os, assim como for*m </line>
<line> identifi*ados os </line>
</par>
<par>
<line> auto*es </line>
<line> q*e mais publicaram no campo, finalizando-s* ess* etapa com o </line>
<line> levantamento dos </line>
</par>
<par>
<line> países aos quai* os autore* d*s </line>
<line> public*ç*es eram a*iliados, o que </line>
<line> *ermitirá t**çar um pe*f*l </line>
</par>
<par>
<line> geo*ráfico acerc* da origem das *ublicaç*es. </line>
<line> Já a intellectual base (ba*e intelectual) rep*ese*ta *asicamente as refer*ncias </line>
<line> b*bl*og*áf*cas que deram suporte aos 101 *r*ig*s do pres*nte estudo, ou seja, que f*men*ara* </line>
<line> t*oricamente a* pe*quisas e* invest**ação. Ela * r*presentada *o CiteSpace pelas red** de </line>
</par>
<par>
<line> cocitaçã* </line>
<line> dos periódico* que pu*lic*ram essas referências e ta*b*m pelo* aut*res e suas </line>
</par>
<par>
<line> resp*cti*as pesquisas * refer**cia* (a***gos, l*vro*, o*tros *ocumentos) que for*m coci*ados </line>
<line> pelos 101 estudos mapeados na Web of Sci*nce. </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 17, n. *1, art. 4, p. *0-105, no*. 202* ww*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cons*mer Culture Theory: Delineando O Perfil *as Publicações Através Do Cite*pace </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Frente de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.1 Análi*e quantitativa e temporal </line>
</par>
<par>
<line> Dando início a análise da *rente de pesqu*sa ver*fic*-se a p**ti* da f**ura 1 que *s </line>
<line> primeir*s publicações sobre CCT foram indexadas na Web of Science (*oS) a partir do **o de </line>
</par>
<par>
<line> 2*05, com apenas d*is estudos, são eles: "Animating the </line>
<line> *ig mid**e", do </line>
<line> pesqui*ador </line>
</par>
<par>
<line> *rnoul*, *, obte*do até os dias atuai* o total de 75 c*tações e "Moviegoer in the pers***tive </line>
<line> of cons**er culture theory", de Xu, L, se* n*nhuma *itação. </line>
<line> F*ra* necessários três anos p*ra que o número de publicações dob*asse, send* </line>
</par>
<par>
<line> enco**rada em 2008 qua*ro </line>
<line> pesquisas indexadas na WoS. Va*e destacar *ue essas quatro </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisas apresent*m c**to caráter de r*levância, pois têm uma *édia d* cita*ões ra*oáveis, </line>
<line> todas próximas o* s*periores a 20. O artigo *om maior número de citações ne*se *eríodo, 37 </line>
<line> ao *odo, é o d* Nairn, Griffin e Wick* (20**), intitula*o "C*ildren\s us* of bra*d symbolism </line>
<line> - a consumer cul*u*e t*eory a*pr*ach". </line>
</par>
<par>
<line> Continu*ndo a fazer uma aná**se d* l*nha do temp*, ver*fica-se que a*ós </line>
<line> 2008 </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> número de pes*uis*s caiu consid*ravel*e*te, de quatro para uma, i*ici*ndo discreta retomada </line>
</par>
<par>
<line> de cres*imen*o e* 2010, tot*lizando dua*, e dobrando em 2*11, *olt*ndo ao </line>
<line> núme*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> q*atro *ublicações. Nesse período, de *00* a 20*1, a pe*q*isa mai* relevante f*i a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Aske*aard e Li*n*t (2011), </line>
<line> "Towa**s na epistemol*gy of </line>
<line> consumer cult*re theory: </line>
</par>
<par>
<line> P*eno**nology and the context of *ontexto", **m 203 cita*õ*s. </line>
</par>
<par>
<line> O *xpress*v* ava*ço no número de p*blicações ocorre apenas em 2015, </line>
<line> quand* </line>
</par>
<par>
<line> ati*giu-se um total de 23 art***s in*exad*s na referida ba*e *e d*dos. Neste ano o estudo mais </line>
<line> citado até os dias a*u*is é o de Jaakkola, Helkkula e *arikka-Sten*oos (2*15), c*amado </line>
</par>
<par>
<line> "Service experienc* co-cre*tion: </line>
<line> *onceptu*lizat*on, implica*ion*, *nd fu*ure res*a*ch </line>
</par>
<par>
<line> *i*ectio*s", com *07 ci*ações. </line>
</par>
<par>
<line> Já nos anos de 201* * 2017 v*r*fica-se nova q*eda do </line>
<line> to*al </line>
<line> de artigo* indexados, </line>
</par>
<par>
<line> *tingindo o número de </line>
<line> 16 em c*da um de*ses *nos, vale*do res*al*ar que de a*ordo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> númer* de citações (38 nesse c*so) a p*squisa *ais relevante d*sses dois períodos a é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> L*ndblad * *avie* (201*), "The values and mo**vations behind sustainable </line>
<line> f a* hi on </line>
</par>
<par>
<line> c*n*umption". Já em 2018 foram **dexados 10 no*os artigos até a data de coleta dos dados. </line>
<line> Nes*e período, d**taca-se o artig* de **andalis, Baniste* e Byrom (2018) de*o*in*do "**e </line>
<line> s*atia* asp*cts *f music*l tas**: Conceptu*l*zi*g consumers' pl*ce-*epe*dent identit* </line>
<line> investments", totalizand* 5 citações. </line>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. *1, art. 4, p. *0-105, nov. 2020 www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. *. L. *eixoto, *. L. Pinto, C. A. *onçalves </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a 1 - T*ta* de p*b**cações indexadas *a WoS de 2005 a 2018 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabora*o pelos *utores a pa**ir da Web of Science. </line>
<line> 4.1.2 Aná*ise d*s pri*cipai* pala*ras-chave </line>
<line> A seleção *d*quada das pal**ras-chave é *un*amental para *ue o *u*or p**mita q*e </line>
<line> seu trabalho possa ser encontr*do de maneira *ais fá*i* e *ue também para q*e o p**pr*o </line>
<line> pesquisador tenha clareza da t*mática abordada. *essa forma, é imp**tante *nalisar </line>
<line> det*rm*nados fatores *elac*onados *s palavras-chave, *om* frequência e c*ntra**dad*, como </line>
<line> apr*sentado n* figu** 2. </line>
<line> Fi*ura 2 - Frequênci* e centralidad* *as princip*is palavras-chave </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados *o Cite*pa*e </line>
<line> For*m encontra*as 7 *alavras-cha*e como sendo *s mais relevantes *m termos *e </line>
<line> núme*o d* *ezes em que apare*em **s art*gos sobre CCT, d**tacando-se du*s delas: </line>
<line> consumer cult*re the*ry e cons*mption. Na fi*ura 2, os cí*culos rox*s represent*m pal*vr*s </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, *. *7, n. 1*, a*t. 4, *. 80-105, nov. *020 *ww4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Consumer Culture Theory: Deli*eand* O Perfil Das Publicações Atra*és D* **tespace </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> im*ortantes que possuem alta centralidade. Quanto mais espess* é o círculo, m*is al*os sã* o* </line>
</par>
<par>
<line> se*s níveis de cen*ralidade. J* o tama**o da ci*cunfe*ênci* está relacionado à frequê*cia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> citação. **r sua vez, as camadas gr*ssas *e anéis ama*el*-laranja indicam pala*ras-chave que </line>
<line> *ora* usad*s mais recentemen*e. *esse caso, era esperad* que e*sas duas pal*vras fossem </line>
<line> d**taque, uma vez que a pesquis* *bor*a a teoria s*bre *onsumo e* si. </line>
<line> A tabela * apresenta a fr*q*ência d* oc*rrência de cad* pal*vr*-c*av* ao longo do </line>
<line> *empo e o an* em *ue e*a foi u*il*z*da pela primeira vez. </line>
<line> Tabela 2 - As 7 pala*ra*-*hav* m*is frequentes </line>
</par>
<par>
<line> Fr*quência </line>
<line> d* </line>
<line> Ano </line>
<line> em </line>
<line> q*e </line>
<line> ela </line>
<line> Palavras-Chave </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência </line>
<line> apareceu pe*a 1ª vez </line>
</par>
<par>
<line> 54 artigos </line>
<line> c*nsumer culture th*ory </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> 45 *r*igo* </line>
<line> c*nsumption </line>
<line> 2008 </line>
</par>
<par>
<line> ** art*go* </line>
<line> bra*d community </line>
<line> 2*11 </line>
</par>
<par>
<line> 1* artigo* </line>
<line> *dentit* </line>
<line> *0*5 </line>
</par>
<par>
<line> 14 artigos </line>
<line> behavior </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> 12 artigos </line>
<line> perspective </line>
<line> 20** </line>
</par>
<par>
<line> 12 artigos </line>
<line> *ultu*e </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado *elos auto*es * par**r do Cite*pace </line>
</par>
<par>
<line> De t**os os artigos extraídos na </line>
<line> pe*quisa como aquele* que utilizam alguma *ess*s </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-*have, optou-se por analisar mai* *e *erto o *ue ch**ou mais a a*ençã*. Ao olhar a </line>
<line> palav** *de*tity pe*ce*e-se qu*, embora ela ten*a sid* *itada ap*nas 15 vezes, um* </line>
</par>
<par>
<line> fre**ênc*a, *ort*nto relativamente boa como suger* o ta*an*o d* sua cir**n**r*ncia, as </line>
</par>
<par>
<line> camadas g*ossas de anéis am*r***-l*r*nja que *redomi*am em sua estrutura *ircular indi*am </line>
<line> *ue ela foi utilizada pela primei*a vez no ano de 2015. </line>
<line> Um *os artigos mais *e*ev*ntes que a men*ionou foi intitul*do "Drivers o* local </line>
<line> *elative t* *lobal brand pu*c*ases: * con*ingency ap**o*ch" e sua anál*se se baseo* na t*o*ia </line>
</par>
<par>
<line> *a cultura </line>
<line> ** consum* para dis*ut*r, dentre outr*s fatore*, com* as f*nções de *dentidade </line>
</par>
<par>
<line> estão relacio*adas com as *scolhas por m*rc*s locai* e globais (Stri*hakov* & Coult*r, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> *utra i*teressa**e public*ção que util*zou </line>
<line> essa palavra-chave e *ue *oi </line>
<line> citad* 9 veze* pela </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*dade acad*mic* é o estudo d* Lue*icke (*0*5), "In*i**ne*' Resp*n**s to *mmigrant*' </line>
<line> *on*umer Acculturation: * R*lationa* *onfig*ratio* *nalysis". Nessa pesqu*sa trata-se *obre </line>
<line> a acul*uração do consu*o co** um processo de adaptação relaciona* e i**erativo que env*lve </line>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 1*, art. 4, p. 80-105, nov. 2020 www4.**a*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Pe*xoto, C. L. Pinto, C. *. Gonça*ves </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> não apenas prá*icas de *o*sum* de imigrantes, mas també* ind*gena* que inte*pret*m e s* </line>
<line> ajus*am a essas prátic*s, moldando os c*minh*s da possibil*d*de d* adaptação mú*ua. </line>
<line> *.1.3 Análise dos a*tores **i* *rodutivos </line>
<line> Dando co*tinuidade aos res*ltad*s do e*tudo da frente de pesqu*sa do *ema em foco, </line>
<line> foram revel*dos os pesquisad*r*s mais impo*tan*es da á*ea, c*nforme e*posto na f*gura 3. </line>
<line> Figura 3 - Aut*res com maior número de p*blic*ções sobre </line>
<line> CCT </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado pelos a*tores a part*r *a WoS </line>
<line> Cr*ig J. T*ompson s* desta*a na produção *e artig*s sobre a *emática, inclusiv* pelo </line>
<line> *ato de *er sido um dos pri*eiros autores * *tilizar o termo "co*sumer culture theory" </line>
<line> (A*NOUL*; THO*PSON, 2005). Ele leciona no Departamento de Marketing da Wisconsin </line>
</par>
<par>
<line> S*hool of *usiness * c*nta com publicações em p*ri*dicos r*nomado* </line>
<line> como J*u*nal of </line>
</par>
<par>
<line> C**sumer Resear*h e Intern*t*onal Jou*nal of Researc* in Marketing. A seguir a **be*a </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> *presenta uma b**ve descrição d*s 4 publ*caç*es dest* autor. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Pesquisas *o au*or Cr*i* J. Tho*p*on </line>
</par>
<par>
<line> *otal de </line>
</par>
<par>
<line> Autores </line>
<line> *ome artigo </line>
<line> citações </line>
</par>
<par>
<line> Thom**on, </line>
<line> *rnould </line>
<line> e D*scurs*vit*, difference an* disru*tion: </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> *ies*er (20*3) </line>
<line> Genealogi*al *eflectio*s o* the cons*mer </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, *. 17, n. 11, art. 4, p. *0-10*, nov. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cons*mer Culture Theory: De*ine*ndo O Perfil Da* Publicações Através Do Ci*es*ace </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> culture theory *eteroglossia </line>
</par>
<par>
<line> Wome* </line>
<line> Skating on the Edg*: M*rketplace </line>
</par>
<par>
<line> Th*mp*on e Ustuner (2*15) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Performance* a* id*olo*i**l E*gework </line>
<line> *rand*ng Disaster: Reestablishing t*us* </line>
</par>
<par>
<line> Humphrey* e T*ompson </line>
<line> through the ***o**gica* c*ntainm*nt *f </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> (20*4) </line>
<line> sys*emic risk anx**ti*s </line>
<line> P**ce*s Theorizati*n in C*lt*ral Co*sumer </line>
</par>
<par>
<line> Giesler e Thom*son (2016) </line>
<line> 2 </line>
<line> *esearch </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos au*ores a pa*tir *os d*dos da Web of Science </line>
<line> Stephen L. Vargo é t*mbém um dos três autores com maio* núme*o *e publicaçõ*s (4) </line>
</par>
<par>
<line> sobr* CCT in*exad*s na WoS. Var** é </line>
<line> professor </line>
<line> da Univer*ity of Hawaii, a*resenta*do-se </line>
</par>
<par>
<line> como ativo pes*uisador, com mais de </line>
<line> 100 paper* publica*o* n*s principa*s jo*rnal* </line>
</par>
<par>
<line> internacio*ais como J*u*nal of Marketing, J*urnal of the A*ademy *f Marketing Sci*nce, </line>
<line> MI* Qu*r*er*y, Jo**n** of Service Rese*rch e Journal of *etaili*g. A tabel* 4 **resenta suas </line>
<line> 4 produções. </line>
<line> *abela 4: Pesquisas do aut*r Step*en *. Vargo </line>
<line> Total de </line>
</par>
<par>
<line> Autores </line>
<line> Nome artigo </line>
<line> citações </line>
</par>
<par>
<line> Akaka, Vargo e *c*au (2015) </line>
<line> Th* con*ext *f expe*i*nc* </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> Akak*, Corsaro, Kelleher, </line>
</par>
<par>
<line> Magli*, Seo, *usch </line>
<line> * *argo </line>
<line> The ro*e of s*mbo*s in *alue cocreati*n </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> (2014) </line>
</par>
<par>
<line> McColl-Ken*e*y, </line>
<line> Vargo, </line>
<line> Health C ar e Custome* Value </line>
</par>
<par>
<line> Dagge*, Sweeney * V** Kaste*en </line>
<line> 19* </line>
<line> Cocreation Practi*e Sty**s </line>
</par>
<par>
<line> (2012) </line>
<line> On ***keting theo*y an* service- </line>
</par>
<par>
<line> Var*o (2011) </line>
<line> 15 </line>
<line> dominant l*gic: Connecting some dots </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pel*s *utores a partir dos dados *a Web of Science </line>
<line> * terc*iro *utor qu* merece destaqu* e também compartilha de 4 p**l*c*ç*es na área é </line>
</par>
<par>
<line> V*vek V***ates*. Profess*r do Dep*rtame*to de *duca*ã* </line>
<line> da C*nco*dia University, no </line>
</par>
<par>
<line> Canadá, ele possu* * título de co-presidente d* *NESCO em Prevenção da Radicalização e </line>
</par>
<par>
<line> Extremismo Violent*. A *abe*a 5 </line>
<line> detalha os seus artigos que </line>
<line> *oram indexa*os na *eb of </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F**, Teresi*a PI, v. 17, n. *1, ar*. 4, p. 8*-105, nov. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peix*to, C. L. Pinto, C. A. Gonçalves </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> Scien*e e destac*-se o fato dele ter publi*ado o* 4 ***igos com praticame*te o mesm* grupo </line>
<line> de *esquisad*re*, como Pod*shen *ue está present* nos 4 trabalhos e Wallin *ue est*ve </line>
<line> pres*nt* em * deles. </line>
<line> *abel* 5: Pesq*isas do autor Viv*k Venkates* </line>
<line> T*tal de </line>
</par>
<par>
<line> Autores </line>
<line> Nome **tigo </line>
<line> citações </line>
</par>
<par>
<line> Podoshen, Andrzejewsk*, *all*n </line>
<line> Consumin* ab**ction: an exam*nation ** </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> e Venkatesh (2018) </line>
<line> death an* d**gust in th* black met*l scene </line>
</par>
<par>
<line> Wal*i*, Podoshen </line>
<line> e Venkatesh </line>
<line> Second wave true *orwegian black metal: </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> (20*7) </line>
<line> an i*eologic***y evi* music scene? </line>
</par>
<par>
<line> Podoshen, </line>
<line> Venkat*sh, </line>
<line> Wal*in, Dystopian dark tourism: An explor*tory </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Andrzejewski e *in (2015) </line>
<line> e**mination </line>
<line> Theoretic*l </line>
<line> reflecti*ns </line>
<line> *n </line>
<line> dystopian </line>
</par>
<par>
<line> Podoshen, Venkatesh e Jin (2*1*) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> consume* cultur*: B**ck m*tal </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abor*do pelos autores a partir dos *ados da W*b o* *ci*nce </line>
</par>
<par>
<line> A s*guir será apresentado um lev*ntamento d** pa*ses que m*is contribuír*m com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *am*o de estud*s *obre CCT. </line>
</par>
<par>
<line> 4.*.4 *n*lise dos pa*ses de afiliação dos au**res </line>
</par>
<par>
<line> *sse tópico visa analisa* as *ublicaçõe* *o*re C**s*mer C*ltu*e Theo*y *om base nos </line>
<line> países aos q*ais seus au*ore* e*tão afili*dos. A *abela 6 most*a os paíse* com o maior n*me*o </line>
<line> de artigos publicados sob*e o tema, o **o em que se inic*a*am as publicações e a po*ição de </line>
<line> c**a um deles em rel*ção ao conceito de centralidade (qu*nto maior *sse nú**ro entre *m </line>
<line> inter*alo d* 0 * *, maior sua relevâ*cia e*tra*égi*a no campo de *s*u*os). </line>
<line> Tabela 6 - Países c*m maio* *ú*ero de publicações sobre "Consumer culture theory" </line>
</par>
<par>
<line> F*equência </line>
<line> C*ntr*lidade </line>
<line> País </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> *2 </line>
<line> * ,4 0 </line>
<line> U** </line>
<line> 20*1 </line>
</par>
<par>
<line> *5 </line>
<line> 0 ,4 7 </line>
<line> E*GLAND </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> 11 </line>
<line> 0 ,1 5 </line>
<line> AUSTRALI* </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, ar*. 4, p. 80-1*5, nov. 2020 </line>
<line> *w**.f*an*t.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Consumer Cul**re T*eory: D*lineand* O Perfil Da* Public*ções A*ravés Do Cites*ace </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
<line> DENMARK </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> * ,2 5 </line>
<line> CANAD* </line>
<line> 2017 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> FRANCE </line>
<line> 2008 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
<line> BRAZIL </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> SWE*E* </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> S***LAND </line>
<line> 2016 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
<line> *EW ZEALAND </line>
<line> 2*14 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pelos autore* a partir *os dados *o CiteSpace </line>
<line> Obser*a-se que dos 101 artigos i*dex*dos na Web of S*ienc* durante o *er*od* </line>
<line> ex*minado, os Estados Unidos e a *nglate*ra lideram * lista co* 32 e 15 publi*ações a part*r </line>
<line> dos anos de 2011 e 2013, *espectivament*. No en*anto, o valo* da centralid*de rev*la-se </line>
</par>
<par>
<line> *ndispensá**l para *al </line>
<line> análise. *ndica a f*gu** 4, que ex*õe a linh* do tempo d*s países de </line>
</par>
<par>
<line> acor** com sua centralidad*, *ue quanto maior a circunferênci*, maio* a relev*ncia do p*ís. </line>
<line> Figu*a 4 - **nha do *empo da publi*a*ão *os **íses segundo o valor d* ce*tralida*e </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: D*dos do Cit*Space </line>
<line> Emb*ra os Estados Unidos tenham tido mais do do*ro de pub**cações do que a </line>
<line> Ing*at*rra ao long* do tempo, * valor d* cent*alidade de seus *rti**s foi *e 0,4* em </line>
<line> *ompa**ção ao da Inglaterra q** foi de 0,47, sendo demons*rados pel* tama**o das </line>
</par>
<par>
<line> *ircunf**ênc*as na figura acima. Isso ind**a o alto impacto d*s pu*lic*çõe* na Inglaterra e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relevância desse p*ís nesse ca**o de estudo. L*go em s**ui*a, v** * Canadá que, *esm* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 1*, n. 11, art. 4, p. 80-105, nov. 2**0 ww*4.fsa**t.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. C. L. Peixoto, C. L. Pinto, C. A. Gonça**es </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> com apenas quatro publicações, seu **lo* de *entra*idad* d* 0,2* *ode ser co*si*era*o </line>
</par>
<par>
<line> sign*fi*ativo e su*s *ublic*ções *ão recentes. An**isando ma*s de perto, d*s </line>
<line> 15 artigo* </line>
</par>
<par>
<line> publicados n* Inglat*rra, o mais impo*ta*te </line>
<line> é *ntitulado "The Extende* Transporta**on- </line>
</par>
<par>
<line> Imagery Mod**: * Meta-Analysis of </line>
<line> th* Anteced*nts and Conseq**nces of Co*s*m*r*' </line>
</par>
<par>
<line> Narrat*v* Transp*r*ation". *rodu*ido por Van Laer, Ru*ter, **scont* e Wetzels (201*), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> artigo apresentou uma revis*o de duas décadas de pesq*is*s sobre transporte n*rrativo, **ndo </line>
<line> s**o citado 77 ve*es pela co*uni*ade de p*squisadores. *ubl*cado ** J*urnal of *ons*mer </line>
<line> R*search, um dos p*riódicos mais renomados da á*ea, o *raba*ho demo*strou a relevân*ia de </line>
</par>
<par>
<line> publ*caçõe* voltadas p*ra revisõe* *ib*i*gráf*cas para a *c*dem*a, com* o </line>
<line> presen*e *studo </line>
</par>
<par>
<line> *qui *e propõe. Já com relação *s 32 publ*cações oriundas do* Estados U*i*os, destaca-se o </line>
<line> ar**go d*nom*nado "Healt* Car* Custo*er Value Cocreat*on Practice Styles" publicado p*r </line>
</par>
<par>
<line> McColl-Kennedy, V*rgo, Dagger, Sweeney e Van Kasteren (2012) na Journal *f </line>
<line> Ser*ice </line>
</par>
<par>
<line> Res*arch. Esse art*go *á foi citado 195 vez*s e pro*urou analisar a cocria**o de v*lor </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cliente n* assistência à *a*de com b*se na teoria da cul*ura *o consumo. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Base i*telect*al </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.1 Autores mais citados </line>
</par>
<par>
<line> Nessa s*ção serão apr***ntados os *uto*es mais cita*os pelos 101 artigos *e**cionad*s </line>
<line> no es**do. Essa a*álise per*ite q** se c*nheça o ma*er**l que deu suporte teór*co ao* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores. Infer*ndo-se da *abela 7, *em-s* que, de um modo geral, e**es </line>
<line> *utores vem </line>
</par>
<par>
<line> sendo citados recentemente e que, embora o valor da cen*ralidade não s*ja tão elevado, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> frequê*cia de cita*ões é relativam*nte *lt*. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 7 - Os 1* autores mais citados pelos 101 artigos sobre C*T </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Autor </row>
<row> Arnould EJ </row>
</column>
<column>
<row> Valor de central**ade </row>
<row> 0 ,0 3 </row>
</column>
<column>
<row> Frequê**ia d* *it*ções An* em que foi </row>
</column>
<par>
<line> nos 101 *rt*gos </line>
<line> c**ad* pela 1ª vez </line>
</par>
<par>
<line> *3 </line>
<line> 2008 </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Be** RW </line>
<line> 0 ,0 * </line>
<line> 46 </line>
<line> 2*0* </line>
</par>
<par>
<line> T*omp*on *J </line>
<line> 0 ,0 2 </line>
<line> 4* </line>
<line> 20*1 </line>
</par>
<par>
<line> *olt DB </line>
<line> * ,0 3 </line>
<line> 42 </line>
<line> 2008 </line>
</par>
<par>
<line> Kozinets RV </line>
<line> 0 ,0 2 </line>
<line> 39 </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 1*, art. 4, p. 80-105, *ov. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Consu*er *ulture Theory: *eli*ean*o * Pe**il Das Pu*li*ações Atr*vés Do C*tespace </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Penaloza L </line>
<line> 0 ,* 8 </line>
<line> 38 </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> *skegaar* S </line>
<line> * ,0 4 </line>
<line> 36 </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> Cov* B </line>
<line> 0 ,0 2 </line>
<line> 27 </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> Hol*rook M* </line>
<line> * ,0 7 </line>
<line> 26 </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> S*hau HJ </line>
<line> 0 ,* 3 </line>
<line> 25 </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> Muniz AM </line>
<line> 0 ,0 5 </line>
<line> 25 </line>
<line> 200* </line>
</par>
<par>
<line> M*c*aken G </line>
<line> 0 ,* 4 </line>
<line> 23 </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> B*own S </line>
<line> 0 ,1 1 </line>
<line> 22 </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> She**y J* </line>
<line> 0 ,0 4 </line>
<line> 21 </line>
<line> *01* </line>
</par>
<par>
<line> A*nould E </line>
<line> 0 ,0 3 </line>
<line> 18 </line>
<line> 201* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Ela**rado *el*s autor*s a partir do *ite**ace </line>
<line> Para melhor vi*ualização, a r*de de *uto**s citados é a*resenta*a *a f*gura 5, on*e o </line>
<line> *o*to de co*te estab*lecido *oi u*a frequ*ncia maior que 15 vezes. </line>
<line> Figura 5 - Au*ore* mais citad*s pel*s 1*1 *rtigos *o*re *CT </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dad*s do CiteSpace </line>
<line> O autor Arnould EJ serviu como base teórica de *3 *rtigo* dentre o *onjunto dos *01 </line>
<line> index*dos na WoS. Neste grupo de 73, o au**r deu su*orte a d*as importa***s *esquis*s, </line>
<line> sendo elas: </line>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, v. 17, *. 11, art. 4, p. 8*-105, nov. 2020 www4.fsan*t.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peixoto, C. L. Pinto, C. *. Gonçalves </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> - McC*ll-Kennedy et al (2012), "Heal*h Car* Cus*om*r Value Cocreation Practice </line>
<line> Styles", publi*ado no Jo**na* of Service Resea*ch, que *lcançou na *omuni*a*e acadêmica </line>
<line> um tota* de 19* citaçõe*; </line>
<line> - Aske*aar* e Linnet (2011), "T**ard* an *pis*emolo*y of c*ns*mer *ultu*e theory: </line>
<line> Phenomenolo** and the context of con*ext", pu*lica*o no Market**g Theory * cit*d* *21 </line>
<line> ve*es. </line>
</par>
<par>
<line> Já o aut*r *e**, RW foi *unda**nta* na c*nstrução do refe*encial te*rico de </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> *esquis*s de*tre as 10* i*dexadas na W**. Os estudo* m*is *ele*antes foram: </line>
</par>
<par>
<line> - Thompson, Arnoul* e *ie*le* (2013), "D*scursiv*ty, d*fference, and dis*uption: </line>
<line> G*nealogi*al reflectio*s on t*e c*nsumer culture t*eory heterogloss**", pub*icado no </line>
<line> Marketing Theory e *it**o 39 v*zes. </line>
</par>
<par>
<line> - Strizhakova e Coulte* (201*), "*he "green" side of ma*erialism </line>
<line> in emer*ing BRIC </line>
</par>
<par>
<line> and de*eloped mar*ets: Th* moder**ing role o* global cultura* ide*tity", publ*cad* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> In**rnational Journa* of Rese*rch *n Market*ng e ci*a*o 33 vez**. </line>
</par>
<par>
<line> **ndo ênfase ago*a ao pesq*isad*r *hompso* *.J, foi i*entific*do que suas pesquisas </line>
<line> foram importantes p*ra a con*tru*ão ** r*ferencial teórico *e *5 estudos sobre CCT, sendo os </line>
<line> dois mais relevantes descritos a seguir: </line>
<line> - Va* Laer *t *l (*014), "The **t*nded Tra*sp*rt*t*o*-Imagery Mo*el: A Meta- </line>
<line> Analysis of the Antecedents and Consequ*nces of *o*sumers' Narrative Trans*ortation", </line>
<line> pub*ica** n* Journal of *ons*mer Research * *itad* 7* vezes desde sua p**l*c*ção. </line>
<line> - P*naloza e Mish (2011), "*he nat*re and proces*es o* market c*-creati*n in triple </line>
<line> *ottom l*ne firms: *everaging insights from cons*mer c*lture theory *n* *ervic* dominant </line>
<line> logic", p*blicado no Ma*keting Theory e citado 47 *eze*. </line>
<line> 4.2.2 Artigos mais *ita*os </line>
<line> *ssa seçã* se configura co*o de grand* re*evâ*cia, pois e*a a*re*enta uma análise das </line>
<line> pr*nci*ais r*ferênc*a* utilizadas pelos 101 arti*os selec*on*dos. T*l *nálise permite *onhecer </line>
<line> o *mbasamento te*rico *ue os autores tivera* para formular *eus estudos. *m olhar *ais </line>
<line> atento para a *abela 8 *evel* que o art*go "*owar*s an epistemo***y of consume* cultu*e </line>
</par>
<par>
<line> theor*" que teve a m*ior frequência de ci*açõe*, esta**o present* em 27 *os 101 </line>
<line> artigos, </line>
</par>
<par>
<line> procurou *r </line>
<line> al*m de uma di*c*ssão p*ram*n*e </line>
<line> v*ltada *ara o CCT defende*d* um </line>
</par>
<par>
<line> posicionament* de cun*o epistemológico. Outro *ont* </line>
<line> importan*e é o fa*o do art*go </line>
</par>
<par>
<line> "Consume* Culture T*eory (CCT): T*enty years of *esearch" destoar no quesito *no. Todos </line>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. *7, n. 11, art. 4, p. 80-1*5, nov. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Consumer Cu*ture Theory: Delineando O P*rfil Das Publicações Atr*vés Do Citespace </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> eles c*ncentram seus *n*s de publica*ã* *ntre 2009 e 2013, sendo *sse data*o de 2005 e </line>
<line> mesmo a*s*m, ai**a estar p*ese*te como u* dos mais utilizado* pela comunid*de *cad**ica. </line>
<line> *a*e*a * - **ferências ma** citad*s *elos 101 artig*s sobre *CT </line>
<line> Fr*quência de </line>
</par>
<par>
<line> *u*or (**) </line>
<line> T*tulo do ar*igo </line>
<line> citaç*e* a*enas </line>
<line> *os 10* ar*igos </line>
</par>
<par>
<line> T *w ar ds a* </line>
<line> epis**mol*gy of consumer </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> A**e*aa** e Linnet (201*) </line>
<line> cu*tur* *he**y </line>
</par>
<par>
<line> Schau, </line>
<line> Munis </line>
<line> e </line>
<line> A*nould How </line>
<line> bra*d *om*unit* pr*cti*es create </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> (200*) </line>
<line> valu* </line>
</par>
<par>
<line> Consu*e* C*lt*re Theory (CC*): Twenty </line>
</par>
<par>
<line> Arnould e Thompson (20*5) </line>
<line> 16 </line>
<line> *ears of resear*h </line>
<line> How *oppelgänger Brand Images </line>
<line> Influ*nce th* Market C*ea*ion Process: </line>
</par>
<par>
<line> Giesler (20*2) </line>
<line> 1* </line>
<line> Longitudinal Insig*ts from the Ri*e of </line>
<line> Botox Cosmetic </line>
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<line> f r om </line>
<line> consumer </line>
</par>
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<line> c*lture theory a** service d*min**t logic </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: Elaborado pelos au*ores a parti* do Ci*eSpa*e </line>
<line> Com * objetivo de f*c*l*tar * obs*rvação e corro*orand* as informa*ões apresent*das </line>
<line> na t*bela acima, é exp*sta a s**uir na figura 6 a rede de ref**ên*ias mai* ci*adas p*los artigos </line>
<line> coletado* para essa pesquisa. Pode-*e ve*ific*r que os *utores Askegaard e Schau *os*u*m *s </line>
</par>
<par>
<line> círculos arroxeados mais </line>
<line> espesso*, indi*a*or de que *eus e*tudos foram frequen*emente </line>
</par>
<par>
<line> *tilizados por outros *e*qu**adores. J* o autor Canni*ord, cuja cor pred**inante do círculo * </line>
</par>
<par>
<line> *m*relo-laranja, apresenta-se como o autor *o trabalho *ais recente </line>
<line> co* número </line>
</par>
<par>
<line> signifi*at*vo de citaç*es. Em con*ra par*ida, Arno*l* *esp*nta com uma circun*erê*cia de </line>
</par>
<par>
<line> tamanho c**siderável, porém predomin*nte***te ver*e *elo fato da sua publ*cação *er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me*os atual. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - Referências mais citadas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados do CiteSpace </line>
<line> O ú**imo item que compõ* a *nálise dos *ados do estudo r*fe*e-se *os *ournals mai* </line>
</par>
<par>
<line> citados n*s referên*ias biblio*ráfi*as dos </line>
<line> artigos e *ue deram suporte teórico às pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> sobr* CC*. </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. *, *. 80-1*5, nov. 2020 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*nsume* Culture Theory: Delinea**o O Pe*fil Da* Publicaç*es At*avés Do *itespace </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.3 Journal* *ais ci*ados </line>
</par>
<par>
<line> O próximo passo *ara det*rmin*r a base *ntelectual dos 101 artigos inves*igados foi a </line>
<line> identific*ção *os jo*rnals mais *itado* por esses estudos. A pa*tir da figura 7 po**-se </line>
</par>
<par>
<line> v***ficar que foram formados 4 clusters </line>
<line> o* quais cada um d*les serve c*mo </line>
<line> no*teador das </line>
</par>
<par>
<line> temátic*s mais re*orrentes d*n*ro d* assu*to CCT nestes peri*di*os. Os q*atro clusters são </line>
<line> des*acados * segui*: </line>
<line> a) C*uster *: esse agrupamen*o *e arti*os foi fo*mado a *artir dos term*s propag**da e </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação. Avaliand* a figura 7 </line>
<line> pode-se *erceber q** nos a*os de 20** e 20*8 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*ioria dos a**igos so*re essas **mátic*s fora* *ublicado* nos journals *arvard </line>
<line> Bu*ines* *eview, Europ*a* J*urna* of M*rketing e no Journa* of Marketing. O </line>
<line> ass*nto distinção s*cial também esteve na pauta de discussão des*e* pesquisadores. </line>
<line> b) Clust*r *: já esse cluster caracterizado pelos *ermo* m**eri*l*s*o e *nt*os*ecção tem </line>
<line> pesquisas d*t*da* dos a*os de 2007 e 2008 publicadas predomina*te*ente nas revistas </line>
<line> Journal of Consu*er Behav**r, Journal Mar**ting Resea*c* e Journ*l Consumer </line>
</par>
<par>
<line> *ese*rch. Entre os *nos de 20*1 e 20** as publica*ões fo*am mais </line>
<line> p*esen*es *os </line>
</par>
<par>
<line> Jo*rnal *etailing, J*urnal of **rketi*g Managemen*, e Jour*a* of Business </line>
<line> Researc*. </line>
<line> c) C*uster 2: *ste pe*último, forma*o *elos termos vend** e m*r*ados in*ic* m*ior </line>
<line> freq*ência de publicações * partir de 2011, o**u*das **s *our*als Ma*keting **eory e </line>
</par>
<par>
<line> Adversiting Cons*mer Research. *am*ém esteve em debate estudo* sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*ro*pecção do co*su*ido*. </line>
</par>
<par>
<line> d) Clust*r 3: o úl*imo agrupamento se ca*act*riz* por pub*icaç*es ligadas *os te**os co- </line>
</par>
<par>
<line> c*iação e *ercad*. As re*i*tas mais p*es*ntes en*re os an*s de 2010 e 2013 são as </line>
</par>
<par>
<line> Journal of the A*a*em* *a*ketin* Scienc* e Journal *f Macromarketing. Pesquisas </line>
<line> sobre lógi*a dominada p*l* s*rvi*o encontr*m-se ness* *rupo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 11, *rt. 4, p. 80-10*, no*. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. C. *. Pe*xoto, C. L. Pint*, C. A. **n*alves </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 7 - Linha do *empo dos j*urnals e a segmenta*ã* dos clus**rs </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Dad*s do Ci*eS*a** </line>
</par>
<par>
<line> A tab*la 9 informa, a partir de um **nto *e </line>
<line> corte de no mínimo 4* c*ta*ões, quais </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *oram os per*ó*icos mais presentes nas r*ferênc*as investigadas por esse estudo. </row>
<row> Ta*ela 9 - P*riódicos usados como re*e*ênc*a </row>
</column>
<par>
<line> Periódico </line>
<line> Qua*tidade de publica*ões em que *erviu </line>
<line> c**o referênci* </line>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> Jour*al *f Consumer Rese*rch </row>
<row> Journal of Mark*t*ng </row>
<row> Mar*eting Theory </row>
<row> Advances i* consumer re*earch </row>
<row> European J*u*n*l Market**g </row>
<row> Consumpti*n Markets & Culture </row>
<row> Fon*e: Elaborado p*los *utores * partir d* CiteSpac* </row>
</column>
<column>
<row> 92 </row>
<row> 6* </row>
<row> 58 </row>
<row> 4* </row>
<row> 4* </row>
<row> 40 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Dos p*ri*dicos ide*tificados, de*tac*-se a relevân*ia *os perió*i*os *ournal of </line>
<line> C*nsumer Res*a*ch, Journal of Marketin e E*ropea* Jou*nal o* Marketing com classif**a*ão </line>
<line> no estrato A1 na Pl*t*fo*ma *ucupira da CAPES, o qu* ind*ca a qualidade não só do co*t*údo </line>
<line> das publica*õ*s quan*o do gerenciamento da revista como um *odo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 17, n. 11, art. 4, p. 80-**5, **v. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*sume* Cultur* Theo*y: Del*nean*o O Perfil *as Publicaçõe* Através Do Citespace </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> 5 *O*SIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * análise bibliométr*ca </line>
<line> aqui *prese*tada *bj*tivou id*nt*f*car e avali*r o *e*fil das </line>
</par>
<par>
<line> pu*l*c*ções sobre Consumer Culture T*eory (C**). A pesqui*a feita na base de d**o* da </line>
<line> Web of S**e*ce *om o termo "Consumer Cul*ur* The*ry" retornou 1*1 **t*gos </line>
</par>
<par>
<line> compree**idos no *e*íodo de </line>
<line> 2005 a 2018. Já n* início da análise, foi *de*ti*icado um </line>
</par>
<par>
<line> *re*cim*nto da* p*blicaçõ*s ao l*ngo dos anos, tendo *tingind* em *015 seu maior *úm*ro, </line>
</par>
<par>
<line> com 2* artigos p*blicad*s. Isso d*mon*tra que é relativamente *ecente a i*vestida </line>
<line> mai* </line>
</par>
<par>
<line> acentuada de pes*uisado*e* *essa tr*dição de pesq***a. </line>
</par>
<par>
<line> D*nt*e os diversos f*tor*s q*e podem ser responsáv*is por tal crescimen*o nas </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa* so*re CCT, sali*ntam-se dois: </line>
<line> (i) *s esforços de *es*uisadores com* Cr*ig </line>
<line> J. </line>
</par>
<par>
<line> Tho**s*n e Eric J. Arnould que e* um curto *spa*o </line>
<line> ** tempo produziram conhecimen*os </line>
</par>
<par>
<line> e*tr*mamente re*evantes e determin*ntes para o avanço d*ssa corrente de estudo, *estacando- </line>
</par>
<par>
<line> se estes ain*a q*ant*tativamente através da qua*tidade </line>
<line> de publicações e do al*o número de </line>
</par>
<par>
<line> citaç**s, (ii) o fato dos pr***amas de pós-graduação no Brasil estar*m </line>
<line> desenvolvendo </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa </line>
<line> voltadas pa*a consumo, compor*amento </line>
<line> do co*su*ido* cultura atra*és de seus e </line>
</par>
<par>
<line> grupos e </line>
<line> n*cleos, como o CE* - *entro *e **tudos </line>
<line> em Cons**o *o C**PEAD/UFRJ e o </line>
</par>
<par>
<line> GPMC - G*upo de Pesquisas s*b*e Ma*ket*n* e Con*umo da UFRGS. </line>
<line> Outro da*o *mpor*an*e re*ere-se à lo*alidade ori*nda das pro*uções. Embora os </line>
<line> Est*dos *nidos tenh* aprese*tado mais pub*icaç*e*, identificou-se *ue a I*glaterra desponta </line>
<line> como o pa*s *ais relevante, ten*o menor quantidad* de arti*os, porém ****o e*es de m**or </line>
</par>
<par>
<line> im*acto pa*a meio acadê*ico. Já dentre os *ou*n*ls mai* impo*t*ntes, de*tacam-s* o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Journa* of Consu*er *esea*ch, </line>
<line> *ournal o* Market*ng e Europea* Journal of M**k*ting * </line>
</par>
<par>
<line> todos conside*ad*s *erió*icos d* *ualidade e *lassifi*ad*s no estrato A* n* Ca*e*. </line>
<line> É impor*ante *in*a ressalt*r a contribui**o ** *esqui*a em ques*ã*. **a pode ser </line>
</par>
<par>
<line> cons*derada uma </line>
<line> vali*sa ferramenta *cadê*ica, po*s salie*ta aos int*r*s*ado* p*lo te** </line>
</par>
<par>
<line> algumas *as p*blicações mai* *elevante* da área assim como seus pesquisado*es e referências </line>
<line> bibliográfic*s *ue deram suporte à essas *es**isas e propor*i*na inúmeros dados que podem </line>
<line> nortear os estudiosos em suas in*estigações *r*movendo o av**ço do co*heci*e**o. </line>
<line> Como sugestão pa*a pesqu*sas futuras *e*ome*dam-se no*os *studos mais </line>
<line> apro*und*d** s*bre * ***a relacionand* c*-citações nas ref*rências e nos jou*na*s atra*é* de </line>
<line> análise cruza*a de dados. Alé* di**o, sugere-se a reali*ação de outro* estudos bibl*ométricos </line>
</par>
<par>
<line> como *sse que utilizem *utras </line>
<line> palavr*s-cha*e *o term* de busca pa*a </line>
<line> confronto com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *nálises aqui a**es*ntad*s e identificaçã* de novas lacunas de pes**isa, teór*cas e em*íricas. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 11, a*t. 4, p. 80-105, n*v. 2*20 www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peixoto, C. L. Pinto, *. A. *on***ves </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> *ntre*anto, é conveniente *al*entar que um* d*s limitações do estudo foi * utilizaç*o d* </line>
<line> *pe*a* uma base de dado* c*en*í*ica e, consequentemente, a não abrang*ncia de tod* o </line>
<line> conteú** disponível *obr* o tema *elo fa*o de nem tudo estar indexad* na base *ti*izada. </line>
<line> Conclui-se, po*tanto, como perió*icos relevantes têm demo*strado, que um olhar mais </line>
<line> aten*o *em sendo dado a lite*a*ur* acerc* de Consumer Culture Theo*y e que muito ainda t*m </line>
<line> * ser d*s*utido para a fo*mulação *e novas *eoria* e *ráticas geren*ia*s *ue po*em oxigenar a </line>
<line> ac*dem*a e o mercado. </line>
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<line> 3) ela*oraçã* do r*sc*nho ou ** r*vis*o crítica do conte*do. </line>
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