Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses

Tiago de Oliveira Vasconcellos, Dyego de Oliveira Arruda, Caroline Oliveira Santos

Resumo


O presente artigo objetiva discutir o aspecto da motivação na escolha de cursos de graduação, apresentando um framework teórico-analítico que permita uma compreensão mais sistematizada da temática em análise. Entende-se, com base na revisão bibliográfica que foi conduzida para este artigo, que a motivação se refere ao conjunto de elementos que induzem os indivíduos a adotar, renunciar ou mesmo modificar um determinado curso de ação. Em suma, percebeu-se que o arcabouço conceitual mais potente e difundido no estudo da motivação na escolha de cursos de graduação é a teoria da autodeterminação, que entende a motivação enquanto um construto composto por uma dimensão intrínseca (relacionada aos sentimentos e percepções do indivíduo) e uma dimensão extrínseca (que é alusiva às questões do ambiente que cerca o sujeito). De um modo geral, vale ressaltar que o presente artigo, sem a pretensão de esgotar a temática em análise, preocupa-se em ressaltar a importância e indicar caminhos a partir dos quais se pode ter uma agenda de pesquisas e reflexões acerca da motivação no âmbito da escolha de cursos de graduação.

 

Palavras-chave: Motivação. Processo Decisório. Ensino Superior. Cursos de Graduação.

 

 

ABSTRACT

 

This article aims to discuss the motivation aspect in the choice of undergraduate courses, presenting a theoretical-analytical framework that allows a more systematic understanding of the subject under analysis. We understand, based on the bibliographic review that was conducted for this article, that motivation refers to the set of elements that induce individuals to adopt, renounce or modify a certain course of action. In short, we perceive that the most powerful and widespread conceptual framework in the study of motivation in choosing undergraduate courses is the theory of self-determination, which understands motivation as a construct composed of an intrinsic dimension (related to the individual's feelings and perceptions) and an extrinsic dimension (which is allusive to issues of the environment that surrounds the subject). In general, it is worth mentioning that the present article, without pretending to exhaust the topic under analysis, is concerned with emphasizing the importance and indicating paths from which we can have an agenda of research and reflections on motivation in the choice of undergraduate courses.

 

Keywords: Motivation. Decision-making Process. University Education. Undergraduate courses.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.13

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