O Programa Saúde na Escola e a Estratégia Saúde da Família: Uma Realidade em Movimento / The Health School Program and Family Health Strategy: A Reality on the Move

Silvia Patricia da Silva, Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar os direcionamentos do processo de trabalho das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Teresina-PI, nas ações de promoção da saúde do Programa Saúde na Escola (PSE). O estudo possui natureza qualitativa, do tipo descritiva exploratória, materializada através da pesquisa de campo realizada entre os meses de agosto de 2018 a setembro de 2019, a partir da adoção de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário para os profissionais da Estratégia Saúde da Família do NASF-AB, Agentes Comunitários de Saúde, Gestores e Professores de duas escolas adstritas ao Território, as quais possuíam o PSE implementado, totalizando 30 participantes, CAAE n° 03177018.2.0000.5209. Fez-se uso de seleção intencional dos dados com pesquisa documental e bibliográfica na construção de referencial teórico. Os dados a posteriori foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que tanto os profissionais da saúde quanto da educação compreendem, em sua maioria, a importância do PSE como potencializador das ações em saúde dos escolares, porém, os dados confirmam, no que tange aos processos de trabalho, que estes ainda são operacionalizados conforme o modelo biomédico. No que se refere à intersetorialidade, configura-se como desafio a ser superado.

 

Palavras-chave: Promoção da Saúde. Saúde na Escola. Processo de Trabalho

 

ABSTRACT

 

The objective of this article was to analyze the directions of the work process of the Family Health Strategy (ESF) teams of a basic health unit (UBS) in Teresina-PI, in the health promotion actions of the Health School Program (PSE). The study has a qualitative nature, of the exploratory descriptive type, materialized through the field research, carried out between the months of August 2018 to September 2019 from the adoption of semi-structured interviews and the application of a questionnaire for professionals of the Family Health Strategy, from NASF-AB, community health agents, managers and teachers from two schools assigned to the territory and which had the PSE implemented, totaling 30 participants, CAAE No. 03177018.2.0000.5209. Intentional selection of data with documentary and bibliographic research was used in the construction of a theoretical framework. The posterior data were submitted to content analysis. It was found that both health and education professionals understand, for the most part, the importance of the PSE as an enhancer of the students' health actions, however, the data confirm with regard to work processes, these are still operationalized according to the biomedical model. With regard to intersectoriality, this represents a challenge to be overcome.

 

Keywords: Health Promotion. Health at School. Work Process.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.17

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