<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 14, p. 266-28*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*4 </line>
</par>
<par>
<line> Curso de Direito a Distância: Po*s*bilidade* Di*ática* * Implicações N**mativas </line>
<line> Law *o Distance E*ucat*o*: Didactic *ossibilitie* *nd No*matives I*pli*ation* </line>
</par>
<par>
<line> L*andro R*drigues Doroteu </line>
<line> Dou*or*ndo em Ciências ***tábeis pe*a Universidade *ederal de *berlândia </line>
<line> M*stre em Linguíst*ca *ela Universida*e de Franc* </line>
<line> Pr*fessor d* *nstitu*o S*perior de Ci*n**as Polic*ais </line>
<line> E-mail: leandr*.d*roteu@isc*.edu.br </line>
<line> Nilto* César Lima </line>
<line> Doutor *m Ad*inistração p*la U*iv*rsid*de de São P*ul* </line>
<line> P*ofessor d* Uni*ersidade Fede*al de Uberlândia </line>
<line> E-mail: niltonc*sar@ufu.br </line>
<line> Cídja* S*n*a*ém *rito </line>
<line> *est** em Direito pela U*i*ersi*ade de Bras*lia </line>
<line> Prof**s*r do Instituto Superior *e Ciên*i*s Policia** </line>
<line> E-*ail: *idjan.br*to@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: *eandro *odrigues *orot*u </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. To*ny Ker*ey de Alen**r </line>
</par>
<par>
<line> Setor Po*icial Sul </line>
<line> Área *spe*i*l 04, CEP 70610-200, </line>
<line> Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Bra*ília DF. **asil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Nilton César L*ma </line>
<line> Art**o recebido em 25/07/2020. Úl*ima </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Campus Santa Mônica - Blo*o 1F - Sa*a *15, Av. João </line>
<line> *ecebida e* 12/0*/2*20. A*rovado em 13/0*/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Naves de Ávila - 21*1 - Bairro S*nta *ô*ica, CE* </line>
</par>
<par>
<line> 38400-902, Uberlândi* MG. </line>
<line> Avaliad* pe** sistem* Tripl* Revie*: D*sk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Cíd*an S*ntarém Brito </line>
<line> pe*o Editor-Chefe; e b) *o**le *lind Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> Setor Poli*ial *ul </line>
<line> Área espe*ial 04, CEP 7*610-200, </line>
<line> (avaliação cega por do*s a*al*adores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Brasília DF. Br*sil. </line>
<line> Re*isã*: Gramatical, Normativa e de *ormatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *urs* de Direit* a Distância: Possibilidades D*dáticas e **plicações Normativas </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> RES*M* </line>
</par>
<par>
<line> *st* estudo t**e o o*je*i** de analis*r as po*sibilid*des didátic*s * as impl*cações normativas </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> ofe*t* d* curso de Dir*ito na modalida*e ** E*u**ção a Distânc*a. Dentre os autore* </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis*dos para * constitu*ção con*eitual deste trabalho, destacaram-se F**ire (1979) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> (1997), P*aget (2013), Landim (1997), Lop*s (*002), Maci*l (1995), Mai* (2*1*), Meurer </line>
<line> Junior (2015) e Moreira (1*99). A meto*o*ogia utilizada foi a *esquis* d*scritiva, tendo como </line>
<line> cole*a de *ados o leva*ta*ento bibli*gráfico e d*cument*l. *s c**clu*õ*s **is rele*ant*s **o </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> não *á *eces*idad*s de metodo*o**as espe*ífica* para o a**e*dizado do D*reito, dessa </line>
</par>
<par>
<line> forma a aplic*ção das metodologias, tecnologias * ferramentas disponíveis p*ra a Educação a </line>
<line> Distância possibi*itam a *ferta. Quanto às impli*ações leg*is, e*sas po*e* ser a*ustadas para </line>
<line> permitir * *urs* de Direito * Distância. </line>
<line> Pa*avras-chave: Educação a Distância. Dire**o. Regulação. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> This study had the *bject*ve of analyzing th* legal possibilities and norm*tives i*pli*ations </line>
</par>
<par>
<line> of the offer of t*e Law co*rse </line>
<line> in the m*dality of D*stan*e Edu*ation. *mong the authors </line>
</par>
<par>
<line> resea*ched for the </line>
<line> concep*ua* constitutio* </line>
<line> of this work, stood ou* Freire (1979) (*997), e </line>
</par>
<par>
<line> Piaget (20*3), Landim (1997), L*pes (2002), Maciel (199*), *aia (2015), Meur*r Junior </line>
</par>
<par>
<line> (2015) *oreira (1999). The metho*o*ogy us*d *as e </line>
<line> the descriptive r*search, ha*ing as </line>
</par>
<par>
<line> collection *f da*a **e </line>
<line> bibliographi* and do*umentary *urvey. T*e most relevant conclu*io*s </line>
</par>
<par>
<line> *re t*at there i* no need for speci*ic *etho*ologies for *ea*ning *aw, so the *pp*ication of the </line>
</par>
<par>
<line> m**hodolog**s, technologie* a*d tools ava*lab*e f** Distance Educat*o* make possible to it </line>
<line> offer. *s for the leg*l implicatio*s these c*n be adjust*d t* all*w the D*stance Learn*ng </line>
<line> cou*se. </line>
<line> Keywords: Distan*e Edu*at*on. L*w. Regulatio*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*n* PI, v. 17, n. 10, ar*. 1*, p. 2*6-*84, ou*. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Dorot*ia, N. C. Lima, C. S. Brito </line>
<line> 268 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * educaçã* superior a distância n* *rasil receb*u um novo *arco regulatório no ano </line>
</par>
<par>
<line> de 2017 com a </line>
<line> *ublicação *o Diár** Of*cial da União (D*U) de 21 </line>
<line> d* </line>
<line> * *nho de *017 da </line>
</par>
<par>
<line> Po*taria Normativa d* Mini*t*rio da E*u*aç*o (ME*) nº 11 *e *0 de junho de 2017, que </line>
<line> regulament*u o Decreto 9.05* *e 25 de maio de 201*. A nova regul*men*ação l**a* ocorreu </line>
<line> em *m momento *e expansão da mo*al*dade no país, tanto no númer* de i*stitui*ões e polos </line>
</par>
<par>
<line> c*mo nos curs** que ess*s </line>
<line> instit*ições *ferecem. O avanço </line>
<line> atingiu novas *reas d* </line>
</par>
<par>
<line> *onheciment*, às qua*s, ** *m *a*sado *e*ente, s*ria inadmis*íve* a o**rta na moda*idade a </line>
<line> distância como as engen*ar*as * a saúde (INEP, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo dad*s da Ordem </line>
<line> do* Advogados do Brasil (O*B), </line>
<line> *o p*ís n* ano </line>
<line> de 2016 </line>
</par>
<par>
<line> *xi*tia* a**oximadamente *i* e trezentos cursos d* Direito, número que é *ai*r *o que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*ma d*s mesmos c**so* o*ertados em *o*os os outros paíse* do m**** (*AB, 2016). *odos </line>
<line> esses cursos ofer*ados no Brasil são presenciais, uma vez **e, segundo a* *o*mas bra*ileiras </line>
</par>
<par>
<line> *ar* ofe*t* *o curs* d* Direit*, * autorizaç*o de novos cursos depe*de de avali**ão </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *ini*tério da Educação *m conjunt* com a *ntidade de c**sse da categ*ria - a OAB -, e at* </line>
</par>
<par>
<line> então enti*ade *e c*a*se *ão autoriza fun**o*amento de curs*s * *istânc*a. No </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
<line> ano *e </line>
</par>
<par>
<line> 2017 a *AB pu**i*ou duas man**estaç**s divergentes, em uma *elas </line>
<line> de*ib*rou pela </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilidade de *ferta de cu*so de Direit* a *is*ânc*a e em out*a ofi*iou ao Minist** </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ducaçã* solicitando a sus*ensão *e au*orização d* novos *u*so*, *m qua*quer modalidade, </line>
</par>
<par>
<line> pelo *raz* de cinco anos </line>
<line> (T*N*NTE, </line>
<line> *017). O </line>
<line> **eito da sus*ensão **o foi **endido e, </line>
</par>
<par>
<line> *e*un*o *onsulta no portal </line>
<line> de *egulação do Mist**i* </line>
<line> da Ed*ca*ão </line>
<line> E-*ec, *o início do </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> 20*0 o* curso* </line>
<line> aut***zados a f*ncionar no *ras*l já passavam de mil setecentos (MEC, e </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* dess* recente expansão e de um novo *arco regulatório no B*asil, ainda não é </line>
</par>
<par>
<line> possí*el a ofer*a de curso </line>
<line> de Direi*o n* *odalid*d* a dist*ncia. Es*a imposs*bi*i*a*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> no*mativa, a* teo*i*s edu*acionais não faz*m nenhuma dife*enci**ão en**e * cur** de Dire*t* </line>
<line> e os dem*is cursos da área *e C*ênc*as *uman*s, S*ciais Aplicadas ou qualquer out*a ár** d* </line>
<line> conhecimento. </line>
<line> O *r*sente est**o delimita-se às p*ssibilidad*s didáticas e às **plicaç*es *o*mati*as </line>
<line> da of*rt* d* cursos *e graduação em Dir*ito na m**alidad* * dist*ncia no Bra*i*. O curso d* </line>
<line> Direito, se*undo a Coo*de*ação de Ap*rfeiçoa*ento *e *e*soal de N*vel Superi*r (CAP*S) </line>
</par>
<par>
<line> está no Colégio </line>
<line> de Humanidad*s, área de Ciê*ci*s So*iai* Aplicada*, </line>
<line> assim *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dministração, Ciências Contábeis * E*onomia </line>
<line> que po*suem sua oferta c*nsoli**da na * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 17, *. 10, art. **, p. 266-284, out. 2020 </line>
<line> w*w4.f*anet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cu*so de Direi*o a Distância: P*s*ibilidades *idá*i**s e Impli*ações Normativas </line>
<line> *69 </line>
</par>
<par>
<line> modalid*de a d*st*nci*. Além disso, as *ós-g**dua*ões lato sensu, m*smo na á*ea do *ireit*, </line>
</par>
<par>
<line> s** amplamente ofertadas na modalidade a dist*ncia, o </line>
<line> pre*ente tra*alho *nalisa as </line>
</par>
<par>
<line> *o*sib*lidades d* oferta *e g*adua**o (CA*ES, 2018), e </line>
<line> apr*sent* co** objet*v* geral </line>
</par>
<par>
<line> ana*is*r as possibilidades didáticas e as implicaçõ** n*rmativas *a *fert* do curso de Direito </line>
<line> *a modalidade *e Edu*a*ão a **s*ância (EaD). </line>
</par>
<par>
<line> Esta p**qu*sa justif**a-*e p*l* relevân*ia s*c*al q*e a </line>
<line> gr*duação e* Direi*o tem no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, pois ex*stem mais de mi* e setece*tas ofertas d*sse curso, *odos pre*enciai*. *ensar a </line>
<line> possibi*ida*e de sua ofe*ta a distância é a*mentar a pos*ibili**de de cobertura da graduação </line>
<line> democratizando ainda mai* * aces*o. O c*esc*mento da educação a distânci* no Bra*il faz </line>
<line> com que seu estudo seja cada ve* mai* re*eva*te. O *resente *rabalho inicia u* *ebat* **b o </line>
</par>
<par>
<line> pont* de vista acad**ic* e ressalta q*e não foi enc*ntrado nenhum s*milar nas bases </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> repositó*ios c*entíficos pes*uisados. A*nda *o ponto </line>
<line> de </line>
<line> vi*ta acadêmi*o, o presente tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> pod*rá s*rvir como referênci* para no*as **sq*isas. </line>
</par>
<par>
<line> A m*to*ologia deste *rab*lho é a pesquisa des**itiva, tendo como col*ta *e dados o </line>
<line> levantamento b*bliog*áfico e d*cu*ental. Além da i*tr*dução, o trabalho é composto pelo </line>
</par>
<par>
<line> *esenv*lvi*e*to qu* *oi div*d*do *a análise da* *ossibilidades didát*ca* da Educação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Distânc*a * outra subseção anali** a* i*plicaçõe* *egais *o curso de Dire*to *a modali*ade a </line>
<line> distâ*cia, p*r fim as considerações finais. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 *os*ibil*dades *i*áticas d* Ed*cação a Distância </line>
<line> * mundo p**sa por um momento *e *voluç*o tecnológic* que propor*iona a*esso </line>
<line> ime*iato à informação, *lém *e *os*ibilitar a c*m*nicação *m tempo real em qualqu*r lugar </line>
</par>
<par>
<line> do planeta. A educ*çã* tem *om* desafio al*ar ao ensi*o nes*e contexto as Tecnolo*ias </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Informação e Comu*ic*ções (TIC\s) *ss* ferramenta tão important* para </line>
<line> d*versas atividades </line>
</par>
<par>
<line> humanas na atua*idade. </line>
</par>
<par>
<line> A inclus*o *ig*tal, a diminuição *as *ificulda*es *e acesso a tecn*logi**, a **bilidade </line>
<line> crescente das nov*s gerações em li*ar com as TIC\S e a abertura à comu*ic*ção virt*al são </line>
</par>
<par>
<line> elementos que forçam a rep*nsar as *eto*ologia* *til*zadas na *d*cação, e* es*eci*l </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* superi*r *, de*tre *las, o ensino jurí*ico praticado n* Brasil (MERCADO, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Diant* d* nov* realid*de d* Educ*ção a Dis*ância (Ea*), o *inistério da Educação </line>
</par>
<par>
<line> tem atuad* na *e*orm*lação dos instr*mentos de ava*ia*ã* do* </line>
<line> cur*os d* *ir*ito, na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 17, n. 10, ar*. 14, p. 266-284, out. 2020 </line>
<line> www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Dor*tei*, *. *. Lima, C. S. B*it* </line>
<line> 270 </line>
</par>
<par>
<line> capacitação ef*tiva do *eu quadro d* ava*iad*re*, por mei* do us* de ferramentas vi*tuais, o </line>
</par>
<par>
<line> que foi resul*ado de u* proce*so dialético de avali*ção do Sistema Federal, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipaç*o valorizada das I*stituições d* Edu*açã* Sup*rior (IES), do* *écnicos do </line>
<line> Min*stério da Educação e dos *róprios av**iad*res (INEP, *017). </line>
</par>
<par>
<line> A Ordem *os *dvogad*s </line>
<line> do Bra*il vem discutindo, pe*quisando e prod*zindo </line>
</par>
<par>
<line> *o**ec*men*o por **io de sua comissã* de e**ino jurídico. Há diversas associaçõe*, como a </line>
<line> Associação B*asileira de *nsino do Di*eito (ABEDI), co* a *issão de d*senv**ver e r*p*nsar </line>
<line> o *nsino jurídico e a práti*a *o****e par* a construção de uma *ducaçã* su*erior em Direito </line>
<line> de *uali*a*e (TENENTE, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Neste cená*io, *ob uma </line>
<line> pe*sp**tiv* pedagógica, </line>
<line> é necessári* repe*s*r o ensino </line>
</par>
<par>
<line> jurídico, qu*is prá*icas *edagógicas *o*em **rvir *e fe*ramenta para que alcancemos os </line>
</par>
<par>
<line> objeti*os do *urso. Os avanç*s tecn*lógicos e o est**el*cimento </line>
<line> dos es*aços virtuais d* </line>
</par>
<par>
<line> informação, comunicação e i*tera**o impulsionam um repensar so*r* o pr*sma pe*agógico e </line>
</par>
<par>
<line> de criação de n*vas ferra*entas no processo </line>
<line> d* *nsino-apre*dizagem, mais adequadas ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento das capacidades nec*ssárias à atuação neste *omento de intensa inov*ção e </line>
<line> t*cnologia (MEU*E* J***OR, 2*14). </line>
</par>
<par>
<line> C*nscient*zar o aluno sobre o seu papel </line>
<line> nos resultados alcan*ad*s </line>
<line> e no seu </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado é * qu* a Educação a Distância (EaD) pr**riza em *** *e*odolo*i*. Cri*r meios </line>
</par>
<par>
<line> pelos **ais a apre*dizage* possa a*on*ecer é objetiv* primordial da EaD para q*e isso * </line>
</par>
<par>
<line> oc*rra é necessário *ue aluno *e*ha com*rometimento e r*sponsabilidade e conte o </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> orienta*ão e a*oio d*s prof*sso*es. Segundo L*ndim (199*, p. 9): </line>
</par>
<par>
<line> *s bases teóricas da E*ucação a distância ainda *ão f**geis, porque, *eal*ente, *ão </line>
<line> * f*c*l es*a*elecer funda*entos neste c**po, o qu* se e**lica, em part*, certamen*e, </line>
</par>
<par>
<line> pela falta de u* estudo </line>
<line> *e conj*nto das variadas experiênc*a*, *aramente *al </line>
</par>
<par>
<line> suc*didas, al*ás, qu* s* espalham em dezenas de paíse*, ca** *ual com suas </line>
<line> peculia*idades, interesses, c*n*eniênci*s e obje*ivos, n*o ** te*do chega*o, ainda, * </line>
</par>
<par>
<line> envidar esfo*ços n***onais o* internacionais pa*a embasa*ento teórico </line>
<line> d a* </line>
</par>
<par>
<line> exper*ê**ias realizadas s*parad*m*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Ao abordar o *ema teo*ias </line>
<line> da edu*ação aplicadas à E*D, possível deparar é </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> inú*eras teorias educacionais *ntendidas como: </line>
<line> "[...] *onstru*ão huma*a pa*a interpretar </line>
</par>
<par>
<line> *iste*a*icament* a área </line>
<line> de conheciment* q*e chama*os de *pr*ndizagem." (MOREIR*, </line>
</par>
<par>
<line> 1999, p. 12). O refletir *obre a *prendiz*ge* é uma </line>
<line> atividade antiga * aprendi*agem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*stância *ediad* pel*s TIC\s, que constituem a *o*id*de a ser en*rent*da pel*s profissionais </line>
<line> e pesqui*ad*res. </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, *. 17, n. 10, a*t. 1*, p. 26*-284, out. 2020 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *urso de Direit* a Distância: Poss*bilidades Did*t*cas e Implicaçõ*s Normativa* </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> *efletindo *obre ** principais teorias peda*ógicas e su*s poss**eis a*licações na Ea*, </line>
</par>
<par>
<line> é necessário o*servar o histórico e as bases epis*emológicas que *ustentam as </line>
<line> teorias de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. Estas sã* *iga**s </line>
<line> a raízes filosóficas </line>
<line> *as **orda*ens teóricas sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado. Essas discussões sobre a aquisiçã* do *o*hec*mento são muit* a*tigas, Pla*ão, </line>
</par>
<par>
<line> p*ecursor do inatismo, dizia que tod*s possuem um saber inato e </line>
<line> que c*be ao p*o*e*sor </line>
</par>
<par>
<line> auxili*r o *luno a trazer o sabe* para a consc**ncia (OLI*E*RA, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Por *uro l**o, Sócrates, precurso* d* empirismo, dizia que o con*eci*ento </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> absorvido do meio ex*erio* por mei* dos sen*idos, num processo de aprendizagem em que o </line>
<line> professor ensina e o aluno a*rende (OLIVEIRA, 201*). Mais mo*er*ament*, P**ti (*003) </line>
</par>
<par>
<line> *presenta a </line>
<line> visão dialética ou teo*ia do *onstrutiv*smo, *ue *c*edita que o sujeito tem </line>
</par>
<par>
<line> poten*ial*d*de* e car**te*ísticas próp*ias, m** é neces*ário que * me*o exte*ior favoreça seu </line>
</par>
<par>
<line> desen*o**imento. Nesta vis*o, o </line>
<line> c*nheciment* não </line>
<line> é transmitido ou adqu*ri*o e *im </line>
</par>
<par>
<line> compartilhado, o pro*essor ass*me a figura *o mediador. </line>
<line> Em relação à constru*ão do *onhec*men*o, Piaget (2013, *. *70) afirm* que "* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *ão pode ser </line>
<line> conc*bido como </line>
<line> alg* predet*rminado **sde o nasc*mento </line>
</par>
<par>
<line> (inatismo), nem c*mo re*ul*a*o do s*mp*es </line>
<line> registros de pe*cepçõe* * </line>
<line> info*mações </line>
</par>
<par>
<line> (**pirismo)". Para o a*to*, "Tod* co*heci*ent* é um* construç*o [...], at*avés das inter*çõe* </line>
<line> do sujeito com *s o*jetos que procu*a conhece* [...]" apresentand*, a*sim, uma visão m*is </line>
<line> atual e superand* o inat*smo e o empirism* e inaugurando o cons**utivis*o. </line>
<line> Na v**ão de Vygos*ky, o s*r hu*ano na*ce com as fu*çõe* psi*ológicas elementar*s </line>
<line> (*efl*xos) * *a con*iv*nci* com o meio v*i de*envol**ndo as *unções psic*lógic*s sup*r**res </line>
<line> (pensamento, l***uage*, formação ** conceitos, *tenção voluntária). *inda s*gu*d* </line>
<line> Vygots*y (**98, p. 129), </line>
<line> [...] qu*lquer que *eja a forma *o pensamento - representaçõe* afeti*as, imagin**ão, </line>
<line> fan*as*a ou o pensamento ló*ico - t*m em s*a base uma emo*ão, *ois o pensamento </line>
<line> p*opriamente dito é **rado pela motivaçã*, isto é, po* nosso* desejos e *ecessidade, </line>
<line> nos*os interesses e **oções. </line>
<line> A mediaç*o pod* s** fei*a *o* *nst*ume***s físicos (ferram*ntas que controlam o </line>
<line> amb**nte) ou psicológ*cos (signos, em *special a *inguag*m), sendo essa *elação do ser </line>
<line> humano com o* instrumento* *tiva e transformadora (*IGOTSKY, 1998). Na EaD a teor*a da </line>
<line> **teraçã* e da comunicação enc*ntra apoio nas teorias s*cio-histórico-c*ltu*al e con*trutivista </line>
<line> que *r**ilegiam a in*eração com o social, at*avés da mediação e mediatização. De acordo com </line>
<line> Pre*i (*003, p. 182), precur*or da teoria d* *n*er*ção e ** comunicação: </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-28*, out. 2*20 www4.fsan*t.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Doroteia, N. C. Lima, C. S. Bri*o </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> O estudante *ue *s*uda "a dist*ncia" não é iso**do, não * *o*itário </line>
<line> em seu *to de </line>
</par>
<par>
<line> aprender. Há uma inst*t*içã* que lh* *ferece </line>
<line> apoio que o guia e acompa*ha </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *strat*gica* didát**a* de comunicação que propiciam o diálog* e * relação p*ssoal </line>
<line> *n*re aluno* e *rofessor*s, fazendo us* de tecnol*gias [] </line>
<line> A imp*rtância da dinâmica d*s am****tes de ap*endizagem e d* lin*ua*em para a </line>
<line> mediação, que *ssume **pel de destaque para o aprend*zado, uma vez que "é no signi**cado </line>
</par>
<par>
<line> qu* s e </line>
<line> enco**r* a *nidade das du*s funçõe* básic*s *a l*n*uagem: o i**ercâmbio socia* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ensamen*o generalizante" (OLIVEIRA, 20*0, p. 4*). Para V*o*sk*, ao se </line>
<line> utilizar da </line>
</par>
<par>
<line> *i*guagem o se* humano é capa* *e pensa* de uma fo*** que não seria *o**íve* *e el* não </line>
<line> existisse (OL*VE*RA, 2010, p. 51). </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo Resende (*005), por meio da internet e o**ras fer*a*ent*s t*cnológicas </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível propi*iar uma experiência de aprendiz*g*m privile*iando a apr*ndizagem </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficativa, </line>
<line> a i**eração com o amb*ente social e a fo*ma*ão de *omunidades para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção *o *onhecimento, </line>
<line> baseadas nas teorias sóc*o-hist*rico-cultural *o**trutivista. e </line>
</par>
<par>
<line> C*be *o educ**o* utilizar *s fundam*ntos teóri*os para **fin*r *s </line>
<line> estratégia* ped*gó*icas </line>
</par>
<par>
<line> adequadas à me**dologia de EaD e ao *so das tecnologi*s, de acordo co* as nece*si*ades dos </line>
<line> alu*os, pr*vocando a sua cap*ci*ade de pensar, agir, construir * recons*ruir suas estruturas </line>
<line> mentais. </line>
<line> Em relação à int*ra*ão *ocial "através das trocas do sujeito com o ou*ro e o objet* </line>
<line> social ** originam as funções menta*s s*periores. O ind*v*duo h*rd*, ao nascer, * evoluç*o </line>
</par>
<par>
<line> cultural e d*s*nvolve-se ** </line>
<line> funç*o do meio so*ial, o indiv*d*o é </line>
<line> int*rat*vo" (VYGOTSKY, </line>
</par>
<par>
<line> 1998 </line>
<line> *pud RESEND*, 2005, </line>
<line> p. 2). Paul* Fre*re (1979) "coloca o aprendiz como sujeito". </line>
</par>
<par>
<line> Pa*tin*o desse princípio, </line>
<line> entendemos que a aprendiz*gem por me*o </line>
<line> *o ambien*e *e </line>
</par>
<par>
<line> aprend*zagem virtua*, apoiado pe**s tipos d* m*dias, *epende muito *o aluno, da dis*iplina e </line>
<line> *rganização deste mas depen*e muito também do t*tor * to*as as responsabilid*des ine*en*es </line>
<line> *o p*pel deste no ambiente de apre*d*za*em em EaD. </line>
<line> * pensamento de Freire é *rov*cat*v*, pois estimul* a a*tonomia *a forma**o dos </line>
<line> pro*e*sores para o *esenvolvimento de pr**icas inédit*s, viáveis e tra*sform*dor*s da </line>
<line> realidade. Pode-se dize* q*e essa *dei* se comparada à *tua*ão do tutor na *aD est* *ost* e* </line>
</par>
<par>
<line> **átic*. O tu*o* se ut*liza de diversas f*rrame*tas até então inéditas </line>
<line> como vídeos, fóruns, </line>
</par>
<par>
<line> en*io de *-ma*ls, para transfo*mar a re*lidade *e mu*to* alunos, para estimul*-los </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*ntinuidade do estudo. É necessário ress*ltar que depende da ação humana *o suj**to que se </line>
</par>
<par>
<line> mobiliza, que acompanh* os estudantes e que atende </line>
<line> aos alunos de maneira </line>
<line> per*onalizada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qu*r preo*upa*-se co* * en*ino * *eu resul*ado para o *studante (FREIRE, 1997). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-2*4, out. 2020 www*.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *urso de Direito a Distância: Possi*ilida**s Didática* e Imp*icaçõ** Norm*tivas </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> A contrib*ição da pedag*gia humanista de Paulo Freire ***ica-se à EaD n* *entido de </line>
<line> firmar o papel im*r*scind*vel do tu*or *ara a formação do aluno. U*a vez que a construção </line>
<line> de novos mei*s de conhe*imen** depende deste p*ofissional, que não reproduza me*amente a </line>
<line> de*endência do aluno a* conhecimento d* pr**essor, que inst*gue, estimule e provoq*e o </line>
<line> alu*o ao a*rendi*ado desenvolvido com au*o*omia, criatividade e c*riosidade. Que mostre ao </line>
</par>
<par>
<line> aluno *ue * possível se *esenvo*ver e aprender com au*on**ia </line>
<line> atravé* de *prendizad*s </line>
</par>
<par>
<line> paut*dos em reciprocidade, cole*i*id*de e so*id*riedade (FRE*RE, 1997). </line>
<line> É possível **mpr*e*der que as p*inc*pais teoria* de aprendizagem poss*em a*licação </line>
<line> na Ed*cação * D*stância. Mesmo o Behav*ori*mo que pode não parecer corres*onde* a u*a </line>
<line> perspe*tiva modern* da EaD e também *ão *riv*legiar a co*st*u*ão do *onhecimento, </line>
</par>
<par>
<line> apresenta-se ad*qu*do q*ando * o*jetivo * a </line>
<line> dissemina*ão da info*mação pa*a *ma grande </line>
</par>
<par>
<line> q**ntidade de pes*oas, </line>
<line> com baixo custo *oucos recu*sos ** termos e </line>
<line> de infraestrutu*a </line>
</par>
<par>
<line> (LOPES, 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> O constr*t*vi*mo e soc*o*ons*rutivismo tamb*m se adéquam na medida em se </line>
</par>
<par>
<line> propõem a ex*lic*r o desenvolvimento hu***o co*o res*ltado </line>
<line> da ação re*í*ro*a entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> organismo e o meio, onde </line>
<line> o aluno é o prot*g*nista na construção do </line>
<line> conh*cimento. </line>
</par>
<par>
<line> Cir*unst*nci* que pode ser favorecida a*ravés *as te*nologia* de com*nicação e i*for**ção </line>
<line> (L*PES, 200*). </line>
<line> 3 *ES*L*ADOS E *ISCU*SÕES </line>
<line> *.1 Implicações legais d* *urso d* D*reito na moda*idade a d*stância </line>
</par>
<par>
<line> A Le* de Diretri*es e Bases da Educação Naci*nal (LDB), * Lei *º 9.394, de *0 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*em*ro de 1996, *rouxe importan*es transformações pa*a a es*rutura*ão da educação </line>
<line> n*cional renovando a estru*ura e o p**neja*ent* da formação dos p**fissionais (MERCADO, </line>
</par>
<par>
<line> 2015). Nesse *ontex*o, *valiação da a </line>
<line> educação s**erior assumi* lugar especial dentre as </line>
</par>
<par>
<line> políticas educac*onais, seja </line>
<line> **ra a orientaçã* de **as diretrizes ma*s amplas, seja p*r* as </line>
</par>
<par>
<line> *çõ** co*cret*s do* órg*os comp*tent** do MEC (BRA*I*, 19*6). A LDB é a lei ma*or *ue </line>
<line> r*gulamenta os *ispositivos constituci*nais e cada c*rso su*erior foi pe*s*do por e*pecialistas </line>
</par>
<par>
<line> que e*a*oraram </line>
<line> as Diretrize* C*rricul*res Nacio*ais (DCNs) </line>
<line> q* e </line>
<line> est**ele*em </line>
<line> *ont*ú** </line>
</par>
<par>
<line> mínimo e certas ob*igatoriedades. </line>
<line> Co*hecer as Dire*rizes C*rriculare* *acionais (DCNs) dos cursos d* grad*ação, *omo </line>
<line> ta*bém e*tar atualizado qua*t* às mudanças n** Diretrize* Na*ionais Curri*ula*e* e de**is </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-*84, out. 2020 ww*4.fsan*t.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Do*ote**, N. C. *ima, C. S. Brito </line>
<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> legislações com*lementares para * curso é fundame**al no c*nhecimento * na *omada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decis*o sob*e os cur*os de graduação (B*AS*L, 2004). Segundo * glos**rio </line>
<line> *pensado </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> instrum*nto d* *val*ação de cursos e*aborados e apl**ados pelo I*stituto Nacional de Estudos </line>
<line> e *esqui*as *duca*ionais Aní*io T*ixeira (Inep), *esponsável *or regulamentar a *rganiza*ão </line>
<line> e es*ru**ra e processo de a*al**ção d* educação supe**or, Diretrize* Curriculares Nacion*is </line>
<line> são: </line>
<line> [...] *ormas es*abelecidas *elo Conse*ho Nacion*l de Educaçã* - CNE q*e </line>
<line> a*segu*am a fle*ibi**dad*, a *ri*tividade * a re*ponsabilida*e das IES na elaboração </line>
<line> dos Projetos Peda*ógic*s de seus cursos. As DCNs têm ori*em n* **B e </line>
<line> constitue* referenciais para as IES na organização de seus programas d* formação, </line>
<line> pe*miti*do fl*x*bi*idade e priori*ação de áre*s de co**ecime*to na c*nstr*ção dos </line>
<line> currículos plenos, *ossi*ilitand* *efinir múltiplos per*is pr*fissionai* e </line>
<line> p*ivilegiando as compe*ências e habi*ida*es a s*rem desenvolvida*. (I*EP, 2017). </line>
<line> São diversos i*ens q*e estão rela*ionados às di**trizes curriculares, por e**mpl*: </line>
</par>
<par>
<line> Atividade* </line>
<line> com*lementa*es, </line>
<line> Discipl*na/Unidade </line>
<line> Cur*i*ular. </line>
<line> Es*ág*o </line>
<line> curricular </line>
</par>
<par>
<line> s*per*is*o*ad*, </line>
<line> Estrutura </line>
<line> *urricula*, </line>
<line> In*egr*lizaç*o, </line>
<line> I*t*rdisciplinaridade, </line>
<line> Práticas </line>
</par>
<par>
<line> Pedagó*ic** e ou*r*s (BRASIL, 2004). A pa*tir da pre*isão de *m item, como o Trabalho de </line>
<line> Conclusão de Curso (T*C) ou o estágio, essa p*evisão passa a ser *ma obrigat*r*eda*e, *ssim </line>
<line> antes de 20** não *av*a a o*rigatorieda*e de *CC para * *urso de **r*ito. </line>
<line> A Resolução CNE/CES N° 9, de 29 de setembro de 2004, ins**tui as Dire*rize* </line>
<line> Curric*lares Naciona*s do Curso *e G*adu**ão em Dir*ito, Bach**elado, a serem observadas </line>
<line> pel*s Instituições de *ducação Superior em *ua o*g*nização *urricular (BRASIL, 2004). No </line>
</par>
<par>
<line> ano d* *0*5 inic*ou-se ** debate en*re CN* e a OAB </line>
<line> para a ref***ul*ção da R*so*ução </line>
</par>
<par>
<line> C*E/CES N° </line>
<line> 9, de 29 de *etem**o de 2004 *om o intuito de *tua**zar *s *ire*rizes </line>
</par>
<par>
<line> Curriculares Nacionais do *urs* de *ir*ito den**e ** a*ualizações </line>
<line> o int*ito é alterar as </line>
</par>
<par>
<line> e*i***c*a* curric*lares m*nimas para que o alu*o possa lidar *om *s avanços tecnológicos e </line>
<line> questõ*s sociais atuais com* o meio ambiente, *u*st*es étnicas e r*ciais e questões d* gênero </line>
<line> (CORT*Z, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *m seu Art. </line>
<line> 2* * referida Reso*u*ão de*ine *obre a orga**z*ção do Curso *e </line>
</par>
<par>
<line> Graduaçã* em D*r*it*, observad** </line>
<line> as Dire*rizes Cu*ri*ulares Nacio*ais. Tal o*gan*zaç*o se </line>
</par>
<par>
<line> expr*ssa por meio do seu projet* pedagógic*, </line>
<line> abrangendo o </line>
<line> *er*il do fo*mando, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> compe*ência* e habi*id*de*, os con*eúdos cu**iculare*, o estágio cu*ricular supervisionad*, as </line>
<line> *tividad*s comp*ement*res, * sistema d* ava*iação, o tra*alh* de cu*s* com* c**po*ente </line>
</par>
<par>
<line> *u**icu*ar obriga**ri* do curso, o regime </line>
<line> aca*ê*ico de of**ta, a </line>
<line> du*ação d* *urso, sem </line>
</par>
<par>
<line> prejuízo de </line>
<line> *utros aspe*tos que tor*em consistente * ref**ido projeto pedagógico (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T**esina, v. 17, n. 10, ar*. 14, p. 26*-284, out. 2*20 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Curso de D**e*to a Distâ*cia: Possibil*dades Didátic*s e Imp*icações Normativas </line>
<line> *75 </line>
</par>
<par>
<line> 2004). *o*as e*sas exigências são poss*vei* de se*em atend*das e* um m*delo *e mediação </line>
<line> profe*sor - aluno a dis*ânci*. </line>
<line> O curso de gra*u*ção *m Direito dev*rá *ssegurar, no per*il do g**d**ndo, sólida </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* </line>
<line> geral, humanístic* e axi*lógi*a, capacidade de anális*, </line>
<line> domí*io de conceitos e da </line>
</par>
<par>
<line> ter*inologia jurídi*a, *dequada ar*ume*tação, *nte*pretaçã* e valoriz*ção dos fenômenos </line>
<line> *urídicos e sociais, alia*a a um* postura reflexi*a e de visão crítica q*e fomente a c*p*cidade </line>
<line> * a apt*dão para * apren*izagem autôn*ma e din*mica, ind*spensável ao exer*ício *a Ciên*ia </line>
<line> do Direito, da p*estação da jus**ça e do desenvolvi*ento da cidadania. (BRAS*L, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s requisitos estão </line>
<line> presentes em outros cursos superiores como as *icenci*turas, em </line>
</par>
<par>
<line> *s*ecial Pedagogia, Sociol*gi* e Filos*fia, e a a*álise *r*tica é c**acterística *e qualque* </line>
<line> f*rmação s*perior. Tais ob*etivos são possíveis d* *er*m a*cançados na mo**lidade EaD. </line>
<line> Sob*e as hab*lid*des e co*petências desta formaçã* pro*issi*n*l do b*c*ar*l em </line>
<line> Direito: </line>
<line> Art. *º. O curso de graduação em D**ei*o deverá p*ssibi*ita* a formação pro*issio*al </line>
</par>
<par>
<line> que r*vel*, </line>
<line> pelo *enos, as segu*nt*s </line>
<line> habilid*de* e compet*ncias: I - l*itura, </line>
</par>
<par>
<line> *omp*eensão e ela*ora*ão de *e*tos, atos e documentos jurídico* ou normativos, </line>
<line> com a de*ida *tilização das *ormas técnico-jurídicas; </line>
<line> I* - in*erpretação e aplicaç*o do Direito; </line>
</par>
<par>
<line> III - pes*uisa e utilização *a *egislação, da *ur*sprudência, d* </line>
<line> do*trina e de out*a* </line>
</par>
<par>
<line> fo*tes *o **re*to; </line>
</par>
<par>
<line> IV - ad*quad* atuação técnico-jurídica, em d*fe*entes ins*ân*ias, administrativ** *u </line>
<line> **dici*i*, com a de*id* utili*ação *e processos, a**s e *ro**di*entos; </line>
<line> V - corre*a uti*iz*ção da *erminologia jurídi*a ou da Ciê*cia do Direito; </line>
<line> *I - utilização de ra*iocínio *urí*ico, *e argumentação, de persuasão e de refle*ão </line>
<line> crítica; </line>
<line> VII - julgamento e toma*a de d*c*sões; e, </line>
<line> VIII - d*mínio d* tecno*ogia* e métodos p**a permanente compree*são e aplicaçã* </line>
<line> do Direi*o. (BRASIL, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Quant* ao que deve contemplar o Proj*to Pedag*g*c* </line>
<line> do curso de *rad*ação *m </line>
</par>
<par>
<line> Direito e e* sua Organ*z*ção Curricular, </line>
<line> os *onteúdos e at*vidad*s devem estar ar*icula*os </line>
</par>
<par>
<line> *o* se*uin**s **xos interligad*s de formação: "I - E*xo de Fo*mação Fu*d**ental; II - Eixo </line>
<line> de Formação *rofissional, e III - Eixo d* Forma*ão *rática" (BRASIL, 2004). Essa previsão </line>
<line> do domínio de tecnologi*s *eria ampl*ada *e fo*ma tra*s*er*al e int*rdisciplinar caso o cur*o </line>
<line> fo*se of**tado na mod*lida*e Ea*. </line>
<line> O Mi*istério da Edu*ação delibera que, n* p*ocesso de autorização para *s cursos de </line>
</par>
<par>
<line> D*reito, a O*B **ve se m*nife*tar com </line>
<line> parecer fav*ráve* *u desfav***vel à abertu*a do* </line>
</par>
<par>
<line> mesmos (PAUL*NO, 2007). Além do text* regulado do Ministério d* Educação, o Estatut* d* </line>
</par>
<par>
<line> OAB, aprovado pela Lei nº 8.*06/94 traz no Art. *4, inc*so X* a manif*stação prévia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Conselho Federal da OAB no* *e*i*o* de autoriza*ão e r***nhec*mento de *ursos j*rídic*s </line>
<line> Rev. *SA, Te*e*ina *I, v. 1*, n. 10, art. 14, p. 266-284, out. 2020 www4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Dorote**, N. C. Lima, C. S. Brito </line>
<line> 276 </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 1994) e o Decreto 2.306/97 vem dar cu*p*ime*to ao que já se encontra defini*o </line>
<line> no Estatut* da OA* com a s*gu**te reda*ão: </line>
<line> Art. 54 - *omp*te a* Conselho F*de*al: </line>
<line> XV - colabora* *om o aperfeiçoa*ento dos cursos jurídicos e opin*r, previam*nte, </line>
<line> nos pedidos aprese*tado* a** *rgãos competentes *ara cria*ão, recon*ecimento *u </line>
<line> c*edencia*ento *esses cursos (BR*SIL, 1997). </line>
<line> A OAB tem intere*se em p*rticip*r d*s p*ocess*s de a*toriz*ção dos cursos de </line>
<line> *ireito, ten*o *cesso a um controle ** qualidade que é fundamento para a res**içã* quanto à </line>
</par>
<par>
<line> ab*rt**a de novos cur*os (MEUR** JUNIOR, 2014). </line>
<line> Observando es*a **ual reali*ade, a </line>
</par>
<par>
<line> inte*ferência d* O*B neste processo vem a contribuir na qu*lidade do ensino ofereci*o pel*s </line>
<line> instit***ões. D* certa forma, os critérios ado*ados n* curso de Direito são diferenciados, *os </line>
</par>
<par>
<line> processos de autor*zação e </line>
<line> r**onhecimento, tornan*o mais rigo*os*s estes procedimentos, </line>
</par>
<par>
<line> assim, de certa f*r**, primand* </line>
<line> pela qu*l**ade *a formação *e pro*issionais deste curso. </line>
</par>
<par>
<line> Neste *entido p*ec**iz* Macie* (1995, p.92): </line>
</par>
<par>
<line> O ensino não se </line>
<line> quali*ica em si e p** si *esmo, mas *m relação a uma *ocied*de </line>
</par>
<par>
<line> *ais ampla *o* determin*d*s *alores, pad*ões de comportamento, m**elo* de </line>
<line> referências e expect*ti*as. O conhec**e*to d**s* real*dad* abran*e*te poderá </line>
<line> fornecer par*metros par* a me*i*ão da qual*dade *ue se deseja *mplement*r. </line>
<line> Na atual re*ul*mentação da Educação a Dist*ncia pel* *inistério da E*u*ação, as </line>
<line> instituições p*derão of**ecer, exclusiva*ente, cursos a distância, sem a ofert* simultân*a de </line>
</par>
<par>
<line> cu**os prese*ciais. A *stra*é**a </line>
<line> do </line>
<line> MEC é ampliar * ofer*a de *nsi*o superior n* </line>
<line> p*í* para </line>
</par>
<par>
<line> atingir a Meta *2 </line>
<line> do Pl**o *acional de Educação (PNE), que exige </line>
<line> elevar taxa bruta * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> matrícu*a </line>
<line> na *ducação superi*r *ara **% e a *a*a líqu*da em 33% da população de 18 e *4 </line>
</par>
<par>
<line> anos (BRASIL, 2014). </line>
<line> O Decreto nº 9.*57 de 2* de maio de *0** a*ua*i*a * legislação sobre o tema * </line>
<line> *egu*ament* a Educaç*o a Distânc*a no paí*, defin*, ainda, que a ofe*ta de pós-graduação lato </line>
<line> s*nsu EaD f*ca aut*rizada para as ins*ituições de e*sino s*p*rior q*e ob*** o credenciame*to </line>
<line> EaD, sem ne*essidade d* credenciamento esp*cífico, t*l como a m*dalidade presenc*al </line>
<line> (BRASIL, 2017). </line>
<line> Todas as m*dan*as tiveram co*o obj*tivo, além *e a*pl*ar * oferta e o acesso aos </line>
<line> cursos *uperio*es, garanti* a qualid*de do ensino. * Decreto nº 9.*57 regulamenta o Art. 80 </line>
<line> *a Lei 9.394 de 20 d* deze*bro de 1996, * traz em seus p*imeir*s art*gos: </line>
<line> Rev. FSA, **resin*, v. 17, n. 10, art. *4, p. 266-28*, ou*. *020 www*.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Curso de Direi** a Distância: Possibi**dades Didáticas e Implicações N*rmat*vas </line>
<line> 277 </line>
</par>
<par>
<line> *rt. 3 A cri*ção, a or*an**ação, a *ferta e </line>
<line> o dese*v*lv*me**o de cursos a distânci* </line>
</par>
<par>
<line> ob*ervarão * legisla*ão em vigo* e as norma* específicas expedidas pelo Ministério </line>
<line> d* Educaçã*. </line>
<line> *rt. 4º As atividade* pr*senciais, c*mo tutor*as, aval*açõe*, estágios, práti*as </line>
<line> p**fiss*ona*s e *e lab**atório e defesa de tra**lhos, previstas nos pro*etos </line>
<line> peda*ógic** ou de *esenvo**ime*to da instituição de ensin* * do curso, serão </line>
<line> re*liz*das *a se*e da instituição de ensino, nos polos *e educação * *istância ou *m </line>
<line> ambi**te *ro***sional, con*orm* as Diretrizes Curr*c*lares Nacionais. (BRA**L, </line>
<line> 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Nen**m dos r*quisit*s *egais criados ou aperfeiço**os c*m o marco legal da EaD </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> incompatíve* *om * mo*alida*e de </line>
<line> e*u*aç** distânci*. Mu*to p*lo con*rá*io, a media*ã* a </line>
</par>
<par>
<line> didá*ico-p*dagógica em am**ente virt*al em um cur*o de Direit* pode aumenta* a motiv*ção </line>
</par>
<par>
<line> dos discen*es, </line>
<line> *oss*bilitar o ajuste de hor*rios de seus **tudos. Pode ain** *acilitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compree*são e man*seio de ferram**tas prese*t*s *a *tuação *o* operad*r*s do Di*eito *omo </line>
</par>
<par>
<line> o Sistema Elet*ôni** </line>
<line> de Inf*rmações (SEI) e * atuação nos </line>
<line> processos judici*is </line>
<line> via Processo </line>
</par>
<par>
<line> Judicia* el*trônico (PJe). </line>
</par>
<par>
<line> A autori*ação </line>
<line> par* * cria**o de novos cur*os de Dire*to n* modali*ade distânci* a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> u* assu**o *olêmico, *oré* pouc* estudado. O Con*elho Federal da Ordem dos Adv*gad*s </line>
<line> da O*B (CFOAB) *á se manifestou *ela inexi*tênci* de necessi*ade ou rele**nc*a *ocia* para </line>
</par>
<par>
<line> a cri*ç*o </line>
<line> de *ovos *ursos de *r*duaçã* em D*reito, qualquer </line>
<line> que sej* a modali*ade </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> presencial ou a *istância. *a* justificativa a**eio *e um* alegada cr*se n*ciona* de ensino de </line>
</par>
<par>
<line> baix* qualidade e do </line>
<line> acúmulo de incon*áveis autorizaçõ*s de abertura do referido curso </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> trâmite no Mini*téri* de Educ*ção (OAB, 2008). </line>
<line> A *od*lidade a distância *ossui *aracterísticas própr**s. E es*a só ganha relev*ncia no </line>
</par>
<par>
<line> contex*o *e </line>
<line> uma di*cussão política e *eda*ógica da ação educ*tiva. Va*e ressaltar que por </line>
</par>
<par>
<line> força do § 2º do ar*. 1º da Portari* **C nº 4.059/2*04, o *urso jurídi*o será ministrado no </line>
</par>
<par>
<line> *í**mo de 3.7*0 hora* *e ativid*des, cuja i*tegr**iza*ão se fará *o m**imo em cinco </line>
<line> anos </line>
</par>
<par>
<line> leti*os, e n*ste formato está perm*tido e au*orizad* que *0% (vinte </line>
<line> por cento) da c**ga </line>
</par>
<par>
<line> *orária total dos tradicionais cursos de Direito presenciais (CN*, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Estas hor*s poderão ser cumprida* com a "ofert* de atividades d*dát*ca*, módulos ou </line>
</par>
<par>
<line> u*idades </line>
<line> de </line>
<line> ensino-aprendizagem </line>
<line> na </line>
<line> modalidade </line>
<line> s*mipresencial </line>
<line> (centradas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> autoap**ndizagem e com * *til**aç*o de tec*ologias de comun*ca*ão re**ta)," (*NE, 2007) </line>
<line> env*lvendo, n**essa*iam*n*e, *nco*tr*s e ava*ia*õ*s pres*nciais e atividades de tutoria. Ou </line>
</par>
<par>
<line> *eja, até 20% da </line>
<line> *arga ho*ária total d*s atuais </line>
<line> c*rsos de </line>
<line> graduação presencia*s p*dem ser </line>
</par>
<par>
<line> dados s*b </line>
<line> a f*rma *e*ip**sencial, *st*mulando e *ossibi*itando a *fetiva adoçã* de </line>
</par>
<par>
<line> metod*logias p*ó*rias e ferram*ntas típicas de *aD na G**duação. </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-28*, o*t. *020 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Dorot**a, N. *. Lima, C. *. Br*t* </line>
<line> 278 </line>
</par>
<par>
<line> Com relação a*s p*ocedi**ntos * cr*térios *ara manifes*açã* *a Comissão Nacion*l </line>
</par>
<par>
<line> de Ensino Ju*ídic* da O** acerca </line>
<line> de au*orizaçã*, r*co*hecimen*o, r*n*vação d* </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*imento * aum*nto de v*gas para </line>
<line> o curso de graduação em Di*eit*, no art. 23, II *o </line>
</par>
<par>
<line> Dec*et* n* 5.622/20*5, *en*o em v*sta a p*errogativa legal do disposto do artigo 83 do </line>
<line> Estatuto da Adv*c*cia, di*põe que a *riação e aut*rização *e cursos de graduação a distân**a </line>
</par>
<par>
<line> dever* ser sub*etida </line>
<line> ao CF***, a*sinala*do-se no § únic* do ref*rido art. 23 </line>
<line> que *erão </line>
</par>
<par>
<line> "cons*deradas as especific*dades da m*d*lidade de educação a dist*ncia\\. Adota*do-se </line>
<line> *rocedimento análogo ao u*iliz*r pa*a o* cursos presenciais, nos termos da legisla*ão vigen**. </line>
<line> Se*do que no âmbito d* Ordem *os Advogad*s do Br*s*l (OAB), os procedimen*os e c*itérios </line>
</par>
<par>
<line> *ara m*nif*stação da Comi**ão N*ci*nal *e Ensi*o Jur*di*o (CN*J) ace*ca da </line>
<line> autorização, </line>
</par>
<par>
<line> rec**hecimento, renovação *e reco*heci*ento e aume**o de vaga* par* o **rso d* graduaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e* D**eito, s*o reg**ame*tad*s pela Instrução *ormativa *º 1/2008, </line>
<line> *u* consol*dou * </line>
</par>
<par>
<line> Decreto *. 5.*73/2006 e as P**tarias No*m*ti*as M*C n. 40/2007 e 1.874/2005 (BRASIL, </line>
<line> 2*0*). </line>
<line> De*de * ano de *008, o ens*no E*D tem crescido ve*tiginos*mente no *mbito </line>
</par>
<par>
<line> nacion*l, cer*a d* 6 milhões de estu*antes matriculad** con*orme Censo da Educação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Dis*ân**a Bra*il (EaD BR) referente aos an*s 20**/2014 divulgado pe*a Associação Bra*ileira </line>
</par>
<par>
<line> de Educ*ção a Distâ*cia (AB*D). Os pr**cipais fa*ores por essa fo*te e*pansão sã* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fl**ibi**dade de horário, a </line>
<line> q*alidad* </line>
<line> do m*terial e * quant*d*de de </line>
<line> cu**** ofertados </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhecido* pelo *E* (ABED, 20**). </line>
<line> No ens*no juríd*co, a modalidade a distância ganhou grande *mportâ*cia *m 0* (*r*s) </line>
<line> hipóteses distin*a*: </line>
<line> a) disciplinas virtuais em cursos de graduação de Direito tradicionai* (pres*n*i*is); </line>
<line> b) dis**p*inas dos *ur*os *u*í*icos de pós-*raduação lato sensu nas modalidades de </line>
<line> especial*zação o* a*erfeiçoamento; </line>
<line> c) em curs*s de atualiza*ão o* *e *xtensão na *rea *urídica (MAIA, **15). </line>
<line> Se*u*do Maia (2015), no qu* *e *e*ere à *ferta de graduaçã* em Dir*ito na </line>
</par>
<par>
<line> modali*ade *aD, </line>
<line> com a a*resent*ção de soli*itação *e autori*ação de curso de Direito por </line>
</par>
<par>
<line> um* inst*tuição de San*a **tarin* postulou </line>
<line> pedido *ob o </line>
<line> crivo opi*ativo da Comissão de </line>
</par>
<par>
<line> Ensi*o Ju*ídico do CFOAB, qu* con*id*rou que o *rojeto pedagóg*co de curs* ap*ese*tado se </line>
</par>
<par>
<line> mo*tr*u i*compatível com as exig*nci*s de </line>
<line> u* curso a *i*tância. Naquela oportunid*de, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> CFOA* </line>
<line> tr*çou u*a *iretriz em rela*ão ao tema. *m suas conside*açõe* alegou a crise </line>
</par>
<par>
<line> educa*ional que o paí* enfrentava *o ano de *007. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. *0, art. *4, p. 266-28*, ou*. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cur*o de Di*eito a D*stância: Po*sibilidades Didáti*as e I*plic**ões Norma*ivas </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> Com o crescimento des*rde*ado dos cu*s*s sem a*end*r *os *equis*tos da necessida*e </line>
<line> *ocial, o país encon*rava-s* com 1,5 milhões de estuda*tes *atricula*os no c*rso de D*reito e </line>
<line> com * maior índ*ce de repr*vação nos Exa*e de Ordem, em média de 80% dos c*ndidato*. </line>
<line> Di*nte desse qua*ro, ficou evide*te a má qualidade, o baixo nível de formação e avil*amento </line>
<line> de muitos cursos ju*ídicos com a oferta indis*riminada. Naquele moment* funcionavam 1.*7* </line>
<line> cursos jurí*i**s de graduação, entre a*torizad*s e reconhecimen*o*, pos**bilitan*o </line>
<line> an*almente * ingresso de 240 mil *ovos alunos, d*sp*jan** no m*r*a*o ** *rabalho 66.70* </line>
<line> *ovos b*c*aréis de Direi*o ao lon*o de c*da ano leti*o. *ob **t*s razões, o *EC suspen*e* </line>
<line> t*dos o* pedi*os *e auto*ização * cria**o de *ovos cursos de gra**a*ão ** Direito na </line>
<line> m*da*ida** Ea* *té que critério* fundamentai* s*ja* defi*id*s (MA*A, 2015). </line>
<line> Daquele m*ment* em dia*t*, o *EC * a OAB juntar*m esforços na formação de </line>
<line> gru*o de *rabalho para a*uar c*m vistas aos seguintes objetivo*: </line>
<line> O esta*elecime*to *e nova política regula*ór*a para o ensino juríd*co; </line>
<line> A definiçã* de critérios para a aut*rizaçã*, o *econhecimento e ren*vação de </line>
<line> reco*h*cime*to de cursos de *ireito; </line>
<line> * *dent*fi*ação peri*di*a da d*m*nda *ua*titativa e qual*t*ti** de profi**ion**s do </line>
<line> Direito; </line>
</par>
<par>
<line> Id*ntifica*ão **riódic* da cap*cidad* instalada de campo de prática para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização de estágios *up*rvi***nados; </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> definição de crité*i** para *c*m*anhame*to e *valiaçã* do atendimento à </line>
</par>
<par>
<line> demanda *o*i*l p*ra fins de m*nutenção da quantida** de v*g*s e do *rópr*o curso; </line>
<line> * defin*ção de diretrizes para ava*i*ção do r*sult*do de apren*iza*em d*s </line>
<line> es*udantes; e a de*in*ção *e diretri*es para * el*boração do ins*rumento de aval*ação </line>
<line> dos curs** de Direito (MA*A, 2015). </line>
<line> Maia (2015) ressalta que, diante do quadro norma**vo, torna-se viável a existên*ia de </line>
<line> *ur*os de grad*ação na modalid*de EaD, inclu*ive na área do *ireito, sendo uma prerrogati*a </line>
<line> legal. T*davi* é importante dizer que, *ssencialment*, *ara a viab*lid**e de novos c**sos de </line>
<line> Direito, espe*ialmente na *odal*dade *aD, é v*ável dada a cr*s*e*te d*moc*atização do </line>
</par>
<par>
<line> en*ino ju*ídico, desd* que sejam obs*rvados *s critérios de a*toriz**ão no que tange </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> adequada p**je*ão das </line>
<line> d*re*rizes *urriculares e refere*ciais de qualidade do En*ino </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Dist*ncia em *eu PPC. </line>
</par>
<par>
<line> De qualquer forma, é *os*í*e* compreender que não é o fato de o curs* ser p*e*encial </line>
<line> q*e faz *om que a graduação se*a de exc*lência. Por outro lado, * e*ev**o número *e cursos </line>
</par>
<par>
<line> de Di*eito </line>
<line> existentes ** Brasil faz parte d* *m* cultura criada </line>
<line> no país, no cenário atua*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria a*uação dos prof*ssionais do Dir*it* nas atuaçõ*s judici*rias (P*e) e peran*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *dmi*istração Pública (*EI). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 10, art. 14, p. 266-284, out. 20*0 </line>
<line> ww**.*sanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Dorot*ia, N. C. L*ma, C. S. B*ito </line>
<line> 280 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de existir liberdade </line>
<line> na educaçã* *xpressa pela auto*o*ia univers*tária que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Cons*it*içã* Fe*eral Brasil*ira asseg*ra às Inst*tuições de *duca*ão Superior, ess* autonomia </line>
</par>
<par>
<line> não é </line>
<line> plena. Para proteger os estu*an*es e * sociedade, o Estad* cri** mec*nismos de </line>
</par>
<par>
<line> aval*ação * controle para E*ucaçã* Superior. O presente tra**lho a*ordou *s possibi*idad*s </line>
<line> didát*cas e implicações legai* *a ofer*a de graduação em Dir*ito na m*dali*ade de E*ucação </line>
<line> a Distância. </line>
<line> Para que se pos*a exercer essa liberda*e de *fere*er o curso d* gradu*ção em Direito </line>
</par>
<par>
<line> as dist*ncias são coloca**s du** </line>
<line> *ondições: manutenção de padrão de qua*idade, ficando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cargo do Po*er Pú*lico, através do Min*stério </line>
<line> d* Educação, o *a*el d* exer*er </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acompanhamen*o e * verif*cação através de meca*ismos d* avali*çã*. E cump*imento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> norm*s *erais *a educaç*o bras*leira estabel*cidas ex**ess*mente na Lei de Diretr*zes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Bases da Edu*ação Bras**eira *em como **s De*ret*s, Resoluçõ** e demai* atos nor**tivos </line>
<line> *os órg**s que comp*em o Sistema N*cional de *vali**ão da Educaç*o *u*erio*. </line>
</par>
<par>
<line> Ant* as considerações e*postas, no que conc*rne à adoção </line>
<line> da E*D para curso de o </line>
</par>
<par>
<line> Direito e sua viabilidade na *o*alidade a distância, me*e*e destaque a recomendação do </line>
</par>
<par>
<line> Conselh* Fede*a* *a Or*e* </line>
<line> d*s A*vo*ad*s do Brasil. Para fins d* o*te*ção d* </line>
<line> autorização </line>
</par>
<par>
<line> de funcionamento do curs*, </line>
<line> de*e a IES candidata elaborar Projeto *edagógi** inovador, </line>
</par>
<par>
<line> dif**enciado e q*e *onsorc*a, eficazme*te, a *xpansão com * qualida*e do s** curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Di*eito, n* modalid*de a d*st*ncia, *ob a t*tal observ*ncia das **retri*es Curricul*res </line>
<line> pr*p*ias da área. </line>
<line> Apesar de *er*m incip*entes *s estudos ace*c* da Educação a Dis**nc*a *o Brasi* e d* </line>
</par>
<par>
<line> n*o haver n*nhum estudo específi*o referente ao c**s* de D**e*to n* refer*da moda**dade, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível compree*der que o proc*ss* de aprendizagem é único se*do possív*l a*licar a essa </line>
</par>
<par>
<line> *re* do c*nhecim*nto to*as as ferramentas, téc*ica* e te*nologi*s dis*oníveis pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mo**lidad* EaD. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*lação * regu*a*ão, é possí*el *bserva* que des*e a instituição, no ano de 2004, </line>
<line> do Sist*m* Na**o*al de A*aliaçã* da Educaç*o Superior foram feitos ajustes e adapt*ções no </line>
</par>
<par>
<line> proc*s*o *e av*liação, se*do últim* *ustamente o novo marco legal da * </line>
<line> educação *up*rior </line>
</par>
<par>
<line> em 20*7, ano em que também *or*m *ju*tados os ins*ru**n*os de avaliação *as instit*ições e </line>
<line> do* cursos presenciai*. </line>
<line> A*sim, não s* *stá *alando *e um si*te*a **rmat*vo estático e consolidad*, *itu*ção </line>
<line> que torna possív*l * vi*vel a alte*ação de alg*n* atos normativos relacio*ados </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-284, *ut. 202* www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *urs* de Direito a Dis*ância: Possibilid*des Didát*cas e Im**icações Nor*ativ*s </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> especificame*te à oferta do curso </line>
<line> *e *ireit* para a possibilidade de *utorização </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> modalidade de E*u*a*ão a Dist**cia. Outro im*editivo a ser superad* é a entidade d* cla*se </line>
</par>
<par>
<line> Orde* dos Advo*ados do Br*sil </line>
<line> *ue a*u* no sent*do *e reserva* mercado para *s se*s o </line>
</par>
<par>
<line> profissi*na*s e atest*r *in*mamente a q*alidade da *o*mação por meio do exame ap*icado *os </line>
<line> c*ndid*tos a advogados. A entid**e *e classe ainda opina *o* po*er *e veto diretamente n*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*idos de autorização e rec*n*ecimento dos </line>
<line> cu*s*s de Di*eito </line>
<line> no Brasil. A questão legal </line>
</par>
<par>
<line> consti*ui uma r*ser*a de mercado, quanto ao a**e**o a*egado pela entidade de **asse n*o há </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos q*e faç*m ess* prev*são, uma ve* </line>
<line> que também hav*rá uma migração </line>
<line> daqueles q*e </line>
</par>
<par>
<line> *stão na educação pr*sencial para a EaD. </line>
</par>
<par>
<line> O t*ma comp*exo nã* pode *er *xaurido *o p*e*ente estud* qu* p*opôs uma r*v*s*o </line>
<line> inicial com o objetivo de ana*isar a* *ossibil*dades didáticas e ** i*plicaçõe* *e*ai* da oferta </line>
<line> de cursos de g*ad*açã* em Direito. O o*j**i*o proposto f** alcanç*d*, a revisão foi realiza*a </line>
<line> em duas seções do pre*en*e t*abalho. </line>
<line> F*ra* enc*ntrad*s *portuni*ades *e novos estudos em *elação a *ra*icas pedagóg*ca* </line>
</par>
<par>
<line> do curs* de Direit*, um comp*rativo *om a* práticas presenciais e *s possibi*idades com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tilização de fer*amenta* d* *ICs. Tam*ém pode ser es***ad* a p*rcepção de aca*êmi*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> docentes do referido *urso de graduação ac*rca dessa tran*iç*o de um mode*o presencial *ara </line>
<line> o EaD, em es*ec*al das institu*çõ*s priva**s. *studos bibliométric*s do quan*o qu* s* *ebate </line>
</par>
<par>
<line> acerca das </line>
<line> práticas ped*góg*ca* no curso </line>
<line> de *ireito ou também do </line>
<line> *úmero de trabalhos </line>
</par>
<par>
<line> *eferentes às Diretriz*s Curriculares do Curs* de *ire*to em comparação com outras *reas do </line>
<line> conhecimento também *ão oportunidade* *e estudos. </line>
<line> REFER***IAS </line>
</par>
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<line> ABED. </line>
<line> Associação Brasileira de Ed*cação a Distância. CENSO EAD. Br: relatór*o </line>
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<line> S.pdf Ace*so em: 12 jun. 2020. </line>
<line> BRA*IL. L*is e Diretr*zes e Ba*es da Educaçã* Naci*n*l. Lei 9.394/96, 20 d*z. 199*. </line>
<line> Estabelece as diretrizes e *a*es da educação nac*onal. Diário Ofici*l da Uni*o, Brasíl**, **o </line>
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<line> 20 de dez*mb*o *e 199*, que es**belece as d*retrize* e </line>
<line> b*ses da educaç*o *ac*o*al. </line>
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<line> 2004b. Disponível em: </line>
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<line> 9 .3 9 4 , </line>
<line> de </line>
<line> 20 </line>
<line> de </line>
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<line> Abr. d* 20**. </line>
<line> ______. Decreto nº 2.306, de *9 de agosto de *997. Regulame*ta, para o Sistem* Federal de </line>
<line> Ensin*, as disposiçõ*s con*i*as no a*t. 10 da Medi*a Provisória nº 1.4*7-39, de 8 de agos** </line>
<line> de *997, e *os arts. 16, 19. 20, 45, *6 e § 1º, 52, parágrafo únic*, *4 e 88 da L*i nº 9.39*, de </line>
<line> 20 de *ezembro de 1996, e dá outras *rovidênci*s. D*sponível em: . Aces* em: 15 *br. 2020. </line>
<line> ______. Plano Nacional de E*u*aç** (*NE) - dete*mina *iretrizes, metas e e*tr*tégias para </line>
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<line> Ace*so em: 18 m*r. 2020. </line>
<line> C*E. Cons*l*o Nacional de E*uc*ç*o. Res*lução CNE/CES nº *, de 1* de junho de 2*07. </line>
<line> Disp*e *obre ca*ga *or*ria mínima * p*ocedi*e*t*s rel*tivo* à inte*rali*ação e duração d*s </line>
</par>
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<line> cur*os d* graduaç*o, ba*harel*dos, n* mod**idade </line>
<line> pres*n*ial. Publicação no DOU, </line>
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<line> Dispo*ível </line>
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<line> que </line>
<line> todos </line>
<line> os </line>
<line> *aíses. </line>
<line> 17 </line>
<line> d* </line>
<line> j unho </line>
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<line> N. C. L*ma </line>
<line> C. S. Brit* </line>
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<line> 1) c**cepção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e in*erpr*tação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do rascunho ou na revis*o cr*t*ca do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na a*rovação da ver*ão final do ma*uscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, **resina, v. 17, n. 10, art. 14, p. 266-284, out. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.*om.b*/revis*a </line>
</par>
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