<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 9, p. 184-198, *o*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.11.9 </line>
</par>
<par>
<line> *esponsabilidade Civil e Ambien*a* pelo Desc*rt* dos Re**duos Sólidos O**undos dos Se*viços </line>
<line> de Saú*e em T*r*sina-Piau*, Brasil </line>
<line> Civil **d Env*ronmenta* Lia*ility *o* the Dis*osal of Solid Waste f*om *ealth Services ** </line>
<line> *eresina-P*auí, Brazil </line>
</par>
<par>
<line> Ales*andro de L*ma </line>
<line> Doutor em *iência dos Alime*to* pela Universid*de de São P*ul* </line>
<line> Profess** Titula* do *nstituto Fe*e**l do Piau*, Campus Teresina *o*a Sul </line>
<line> E-mai*: alessandro@*fpi.edu.br </line>
<line> Cinthia *e Al*eida Coutinh* </line>
<line> Bac*ar*l em D*reito pel* Fa*u*dade de Te*nol*gia do Piauí </line>
<line> E-m*il: cinthia_coutinho18@outlook.*om </line>
<line> Amós Esdra da *i*v* L*ma </line>
<line> *acha*el e* *ireito pela Facu*d*de Sa*to Agostin*o </line>
<line> E-mail: a**s*sdra.2013@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Al*s*andro de L**a </line>
<line> *dit*r-Chefe: D*. Tonny Kerl** de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Rua Pe*ro Freita*, 1020, *airro São *edro, Ter*sina, </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> P**uí. 64019-3*8. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: C*n*hia de Almeida Couti*h* </line>
<line> Artigo *ecebid* *m 31/07/*020. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> R. Pr*meiro ** Maio, 2235 - Primavera, Tere*ina - PI, </row>
<row> 64*02-510. Brasil. </row>
<row> Endereço: Am*s Esdr* d* Silva Lim* </row>
<row> Rua Fidal*a Ma*t*ns d* Carvalho 435*, Ininga Teresina </row>
<row> - PI, 64*49-480. Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> r*c*bida e* 12/08/2020. Aprovado e* 13/08/2020. </row>
<row> A*al**do pelo *istem* Tripl* R*view: *) Desk Review </row>
<row> pelo E*ito*-Chefe; e b) Double *lind Review </row>
<row> (aval*a**o c*ga por doi* avaliadore* da á*ea). </row>
<row> Revisão: G*amatical, N*rmativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Resp*ns*bi*idade Civil e Ambiental pelo *escar*e do* Resíduos Sólidos Oriundo* dos Serviç*s </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Os *esíduos dos serviços de saúde *epresent** cerca de 2% dos resíduos produz*d** no *aís </line>
</par>
<par>
<line> e, por **as c*ra*t**ísticas i*fecta*tes, nece*sitam de </line>
<line> tra*a*ento es*ecial para não serem </line>
</par>
<par>
<line> disp*s*o* em aterros s*nitários junta*e**e *o* *s resíduos só*idos. As cidades de*em *ossu*r </line>
</par>
<par>
<line> estrat*gias para * </line>
<line> descar*e correto desse material, sob risco de s**rerem altas mul*as </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> poder público, con*o*me ampla *egislaçã* v*g*nte. Em Teresina-PI, prefeitura *unicipa* a </line>
</par>
<par>
<line> *erceirizou todo ess* </line>
<line> serviç* d* resíduos de serviços de s*úde, *ntretanto, *or *eio de </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isas, tem si*o evide*c*ad* *esc*r*e ** materi*l ho*p**ala* no a*e*ro sa*itár*o local, o qu* </line>
</par>
<par>
<line> p**e const*tuir r*sponsa**l*dade civil * ambiental do Estado, da em*resa responsável </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> descarte, be* como dos hospitais e demais *erviços de saúde responsáveis po* esses *esíduos. </line>
</par>
<par>
<line> Espera-se que *s órgãos p*bli*os atu*m </line>
<line> *a con*cientização, fiscaliz**ão e *utuação de </line>
</par>
<par>
<line> *gentes infra*ores, tendo em vista a saúde animal e hum**a, bem como a manute*ção de um </line>
<line> meio ambien*e salu*re. </line>
<line> Palavras-chave: *egislação. Resíduos. Serviços *e Saúde. *esp*nsabilização. Análise. </line>
<line> *BSTRAC* </line>
<line> Waste from *ealth serv*ces a*coun*s for a*out 2% of the waste produ*ed in the country an* </line>
</par>
<par>
<line> be*ause of its in*ectious characteri*tics need sp*cial treatmen* </line>
<line> not to be dispo*ed of </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> landfills a**ng with solid *aste. The citi*s must have strategie* f*r the c*r*ect disposal of this </line>
</par>
<par>
<line> m*terial at *isk </line>
<line> of suffering h*gh f*n** by the public po*er. In T*resina, PI, *he muni*ipal </line>
</par>
<par>
<line> government has pr*vi*e* all *his servi*e for waste healt* se*vice*, however, thr*ug* rese*rch </line>
<line> has b*en *eported discar**ng hospi**l material in t*e *ocal landf*ll, w*ic* *ay constitute ci*i* </line>
<line> and environmental liabi*ity to the St*te, the compan* respons*ble for dis*os*l, as *ell as </line>
</par>
<par>
<line> *ospitals and *ther </line>
<line> h*alth services resp*nsib*e f*r su*h waste. It </line>
<line> is *xpecte* that *u*lic </line>
</par>
<par>
<line> agencie* a*t i* t*e mon*toring an* assessme*t of off*nding age*ts with a view to animal *nd </line>
<line> human he*lth as we*l as maintenance of a he**thy environ*ent. </line>
<line> Keyw*rds: legislation. Waste. Health Servi*es. Account*bilit*. *na*yze. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. **, n. 11, ar*. 9, p. 184-19*, nov. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L*ma, *. A. Co*tinh*, A. *. S. Lima </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, *egundo relató**o da Associação B*asileira de *mpr*sas de **m*eza </line>
<line> Públic* e Resíduo* Especiais (ABRE*PE), *ão produzidos cerca de 7 mi*hõe* de tone*adas de </line>
<line> resí*uos sólido* *or ano q*e não são *oleta*os ou têm destinação inadequad*. Esse c**ário </line>
<line> result* em um a*a***l*d*r pre*u*zo à sa*de de mais de *6 mi*hõ** de pessoas *m todas as </line>
<line> regiões do País. O pano*am* do* resíduos sólidos no Brasil, e* 2016, mostra *ue 3.326 (três </line>
<line> mil, treze*t*s e *int* e seis) muni*íp*os b*a**leiros destin*m *eus resíduos sólido* para locais </line>
<line> imprópr*os. *s*o equiv*le a *9,7% dos mun**íp*o* brasileir*s (*BRELPE, 2016). </line>
<line> Resíd*os s*****s urban*s (RSU) são definidos com* os resíduos domésticos gerados </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> áre** urbanas, in**u*ndo os m*teriais *ec*rre*t** de ati*i*ades de **rrição, lim*eza </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> logradouros, vi*s públicas * *ut*o* ser*iços de limpeza (BR*SIL, 2004). </line>
<line> J* os Re*íduos de Ser**ço de Saúde (R*S), comumente *enominado* de l*xo </line>
</par>
<par>
<line> *o*pi*alar </line>
<line> ou lixo sép**c*, são resíduos p*s**veis de *onta*ina*ão do so*o, do s**s*lo, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> água e ** ar e qu* *umentam a prolifera*ão de do*nç*s, por meio *o transporte de *actérias, </line>
<line> f*ngos e vírus *t*av*s de *etores e *nima*s presentes n** l**ões, com* moscas, mosquito d* </line>
<line> dengu*, bar*tas, ratos, g*tos, ca*h*rr** e suí*os, que muitas vezes sã* cri*dos em lixões c*m* </line>
<line> se e*se am**ente fosse *eu hab**at na**ral, leva*d* ri*c*s à saúde dos animais *, por fazerem </line>
<line> part* *a *adei* al*men*ar, *odendo caus*r p*ej*ízos à *aúd* ** homem ( AN*UNES, 2006; </line>
<line> S*QUE*RA, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A disposição final inadequada </line>
<line> desses r*sídu*s e a falta de um aterro sanitá*io </line>
</par>
<par>
<line> adequado para os RS* produzem resultados *raves à n*tureza e à saúde da* es**cies, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *i*tude d* proces*o de deco*po*i*ã* fina* desses r*síd*o*, o qua* gera uma substân*ia </line>
<line> chamada "cho*ume", d* *leva** p*der **ntamin*n*e, poden*o contaminar o le*ço* fre*ti*o, </line>
<line> pol*in*o lagos, lagoas, barragens e o meio *mbi**t* (GONÇALVES, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> *e *cordo com **ência a </line>
<line> Nacional *e Vigilânci* Sanitária (ANVI**), das 149.*00 </line>
</par>
<par>
<line> *o*elad*s de res*du*s *esiden*iais e </line>
<line> comerciais *erados **ariame**e, apr*ximadamen*e *% </line>
</par>
<par>
<line> são cons*ituídos po* RSS e, dest*s, d* 10% a 25% nec*ssitam d* cuid*d*s </line>
<line> *propria*os, por </line>
</par>
<par>
<line> veic*lare* substâncias contaminantes. P*rtanto, a ANV*SA *ler*a </line>
<line> pa*a a necess*dade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> impl*ntação de técnicas aplicadas à seg*e*ação dos dife*entes tipos de re*íduos, **sde a *ua </line>
<line> fonte e no mom*nto *a gera**o, como requisito p*ra a *edução ** resíduos e, e* particula*, </line>
</par>
<par>
<line> para a diminui*ã* </line>
<line> dos resíduo* com *o**ncial ri*co biológico que d*mandam tra*amen*os </line>
</par>
<par>
<line> *spe*iais (ABRELPE, *016). </line>
</par>
<par>
<line> **v. FS*, Teresina, v. 17, n. 1*, art. 9, p. 1*4-198, *ov. 202* </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Responsabilidade C*vil e Ambi*ntal pel* Desc*rte dos Re*í*uos *ólidos Or*undos d*s S*rviç** </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> *m contrapon*o a to*o e**e cená*i* mundial e *ra*ileiro do aumento da produção </line>
</par>
<par>
<line> exagerada dos r**í*uos sólid*s, * em </line>
<line> es*ecial dos resíduos *ospitalares, * Bras*l *oss** </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> arcabouço lega* *ue *isa contr**a* </line>
<line> es*a </line>
<line> *rodução, *end* c*mo p*incí*io basil*r o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*evenção, pois nossa le*islação ambie*tal ince*tiva as condu*as que imp*dem o dan* </line>
</par>
<par>
<line> ambien**l. Conforme se co*sta*a no </line>
<line> artigo *25 da Constituiç*o da Repúbli*a Fede**tiva do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil de 1988. </line>
</par>
<par>
<line> Todos têm direito ao meio ambient* *colo*ica*ent* equilibrado, bem de uso </line>
<line> comum *o povo * essencial à sadia qualidade de vida, *mpo*do-*e ao *ode* Público </line>
</par>
<par>
<line> * à coletividade o **ver d* **fendê-l* e preservá-lo **ra *s presentes * </line>
<line> futuras </line>
</par>
<par>
<line> ger*ções. </line>
</par>
<par>
<line> A preocupa*ão ambiental es*á presente *inda *o art. 23, § VI da Co*stituiçã* Fed*ral </line>
<line> de 1988, q*e dispõe co*o sendo uma comp*tência c*mum *a União, dos Estados, d* Distri*o </line>
<line> F**er*l e dos M*ni*ípios a prote*ão d* meio ambiente e com**te à poluição em qual*ue* das </line>
<line> suas formas. Além do t*xto co*stituci*na*, foi editada um* sé*ie de legislações esparsas com </line>
</par>
<par>
<line> o *ito </line>
<line> de *egu*a* a que**ão </line>
<line> amb*e*ta* no Brasil, co** a NBR 10004 (2004), ANVIS* 30* </line>
</par>
<par>
<line> (2004) e CONAMA 358 (2005), *u* dispõem, respectivam**t*, s*bre: a clas**ficaç*o dos </line>
<line> resíduos *ól*dos quan*o à sua peri*ulos*dade; o regulamento técnico para o gerenciamento de </line>
</par>
<par>
<line> res*du*s de s*rviço *e *aúde; o tr*ta*ento e a destinaçã* final d** resíduos dos ser*i*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*úde. </line>
</par>
<par>
<line> A Polític* Nacional d* Resíd*os Sólid*s (PNRS), Lei nº 12.305, *anc*o*ad* em 2 de </line>
<line> agost* d* 2010, rep*esenta um marco na leg*slação sobre o assunto n* Br*sil. * le* incentiva </line>
</par>
<par>
<line> (*rt.8º, § XIX) a *doçã* </line>
<line> de consórcio entre os *nte* federativos; estab*le*e que o tit*la* dos </line>
</par>
<par>
<line> serviços públicos de l*mpeza *rbana deve implantar sistemas de c*leta seletiva (*r*. 6º), *em </line>
</par>
<par>
<line> como o respons*bi*iza quant* à a*oção de </line>
<line> proced*ment** p**a fomentar o reaproveitame*to </line>
</par>
<par>
<line> dos resíduos *eutilizáveis e recicláveis e p*ra *ar dispo*ição final </line>
<line> aos resíduos do servi*o </line>
</par>
<par>
<line> públi*o de *impeza **ban* e de mane*o *os resí*uo* sól*dos (art.36). </line>
</par>
<par>
<line> A *eferid* l*i t*mbé* institui, em seu C*pítulo III, seçã* II, a responsabilidade </line>
<line> com*a*til*ada pel* cic*o de v*da dos pr*dutos en*r* o poder público e os geradores de </line>
<line> *es*d*os. C*mo também obrig* outros tipos *e g*r*do*es a *mpl**ta*em sistem*s de *ogística </line>
<line> reversa p*ra seus produtos (art. 33). P**a os gerad*res de resíduo* dos ***viços de *aú*e, de </line>
</par>
<par>
<line> mineração, indu*triais, *os serviço* de </line>
<line> s*nea*en*o básic*, da co*strução civil, </line>
</par>
<par>
<line> agr*ssilvopastoril, dos *erviço* de tra*sportes e de alguns es*abelecimentos comerciais, f*ca a </line>
<line> obrig*ção de elaborar o p*ano de gerenc*ame*to d*s re*íduos sóli**s (Lei nº 12.305, a*t. 20). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 11, art. 9, p. **4-19*, nov. 2020 *ww4.fsanet.*om.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Lima, *. A. Coutinho, A. E. S. Lima </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> A cidade de Ter*sina e*t* *oc*liz*da na **sorregião do cen*ro-n**te piauiense e </line>
<line> possui uma área de 1.755,*98 km². A população q*e reside do m*nicípio cr*sceu à taxa mé*i* </line>
</par>
<par>
<line> de 2 % ao ano *a </line>
<line> últ**a déca*a, *lcanç*ndo uma população de 861.*4* h****ante* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> densidade </line>
<line> demogr*fica de *44,*hab/km², sendo 95% com *omic*l*o na zona urbana (IBGE, </line>
</par>
<par>
<line> 2020) </line>
</par>
<par>
<line> * se*viço de l*mp**a pú*lica da cidade de Teresi*a est* p*ivatizado desde agos*o de </line>
</par>
<par>
<line> 19*2. A em*resa contra*a*a à **oca, a *nte*pa Engenharia Ambiental S.A, </line>
<line> era respon*ável </line>
</par>
<par>
<line> *or 80% (oitenta *or cen*o) da coleta de l**o d*miciliar e 100% (*em por cento) dos *esíduos </line>
</par>
<par>
<line> de saúde. Em 2004, a em*resa **alix Ambiental Ltda foi cont*a*ada *ara re*lizar mesmo o </line>
<line> serviço e o *fetuou at* 2011. A partir de 201* (*tualmente), * Sterlix Ambiental efetua 100% </line>
<line> (cem por *ento) da coleta de resíduos *ólidos hospitalares de *eresina. </line>
<line> A gestão dos re*íduos *a cidade de Te*e*i**, *egu*do P*erot e Mo*ta Neto (2012), </line>
<line> além de ocorrer de forma descentrali*ad*, não foi precedida da el*bo*ação de um Plano Local </line>
<line> de Gest** dos Res****s *ólido* U*ban*s (PLGRSU) adeq**do às espe*ificid*des da c*da*e. </line>
<line> Tanto a empre*a responsável pela cole*a quan*o a *DUS, responsável *ela admi*i*traçã* do </line>
<line> aterro, não po*suem registros de estudos atualizad*s sob*e as c*racte*íst*cas físicas, *uímicas </line>
</par>
<par>
<line> * bi*lógicas dos resíduo* produzidos pela cidade. S*gun** os autores, t*is </line>
<line> e*tudo* sã* </line>
</par>
<par>
<line> i*p*esc*n*íveis à elabo*ação de um sis**ma de g*ren**amento e tra*amento de *SU que atinja </line>
<line> se*s objet*vos pr*cípuos. </line>
<line> Tendo em vista essas *o**ideraçõe*, o pres*nte arti*o vis*u *ealizar uma revisão </line>
</par>
<par>
<line> sistemá*ic* ** literatura </line>
<line> sobre </line>
<line> o t*ma resíduos sólidos, *m *special *s resíd*os sól*d** </line>
</par>
<par>
<line> ho*pitalar*s, disco*rer sobre e </line>
<line> as *ondi***s atuai* em que esses resídu*s são adm*nistrados </line>
</par>
<par>
<line> pela *estão *a **dade de Teresina-*I, leva*d* em consideraçã* as poss*veis resp*nsabilidades </line>
</par>
<par>
<line> civ*s, administrativas e ambien*ais pela </line>
<line> produção, o acondic*onamento e o des*arte </line>
</par>
<par>
<line> in*dequad* dos *esíduos hospi*alar*s. </line>
</par>
<par>
<line> * REFEREN*IAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Resídu*s *e Servi*os de *aú*e (RSS): conceitos e *lassificação </line>
</par>
<par>
<line> A Org*nizaç*o Mundia* da *aúde (OMS) define como re*íduos só*idos </line>
<line> *o* serviço* </line>
</par>
<par>
<line> de saú*e (RS*) todos os restos gerado* e* es*abelecim*ntos *e saúd*, centros de pesquisa e </line>
<line> lab*ra*órios. Já a Ag*n*ia Na*ional d* Vi*ilâ*cia Sanitária (ANVI*A) amplia esse </line>
<line> ente*dimento, a part*r das legislaçõe* RDC ANVISA 306, *e *004, e a Resoluçã* CONAMA </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 17, n. *1, art. *, *. 184-198, nov. 2020 www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re**onsa*ilidade Civil * Ambiental pel* Descarte dos Resíduos Sólidos Or*undos dos Servi*os </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> 358, de 2005, e define como RSS todos os res**uos **rados em atividade de: s*rv**os </line>
</par>
<par>
<line> re*acionados com o </line>
<line> atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os se*vi*o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*sistência dom*c*liar e de t*aba*hos de </line>
<line> campo; laboratórios analít*cos de produtos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saúde; ne*rotér*o*; f*nerárias e *er*iços onde se realiz*m atividade* </line>
<line> *e embals*m*mento; </line>
</par>
<par>
<line> serv*ços d* *edicina legal; </line>
<line> droga*i*s </line>
<line> e farmácias, inclusive </line>
<line> a* de m*nipulação; </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimen*os de *nsino e *esquis* na área da saúde; centro de controle de zoonoses; </line>
</par>
<par>
<line> distribuidores de pro*utos farmacêutico*; import*do*es; </line>
<line> pro*u**re* de m*teriais controles e </line>
</par>
<par>
<line> para diagnós*ico i* vitro; </line>
<line> unid*des *óv*i* </line>
<line> de atendimento à saúde; servi*os d* a*up*ntur*; </line>
</par>
<par>
<line> *er*iços de tatua*em e s**ilares. </line>
<line> *e acordo *om * NBR 10.*04 da ABNT (2004), os resíd*o* *odem ser classif*cad*s </line>
<line> quanto ao* riscos potenciais de con*am*na*ão do meio ambiente em t*ês classe*: Classe I ou </line>
<line> *erigosos são aqueles que, em fun*ão de *uas ca*act*rísticas int**nsecas d* inf*amabilidade, </line>
<line> c*rrosividade, re*tividade, tox*cidade *u patoge**cidade, ap*esentam riscos à saú*e atr*vé* d* </line>
</par>
<par>
<line> aume*to *a mortalidade ou d* morbid**e, ou a*nda pro**cam efeitos </line>
<line> adv*rs*s ao *ei* </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte *uan*o manusea*os o* dispostos de f*rma *nadequada; já o* re*íduos da Classe *I </line>
</par>
<par>
<line> ou não in*rtes referem-*e *os resíduos qu* podem apresentar c*racte*ísticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comb*stibilidade, biodeg**dabili*ade o* *olubilida*e, com * pos*ibili*ade de acar*eta* ris*os </line>
<line> à saúde ou ao meio a*b*ent* e, po* *ltim*, os *esí*uos da Clas*e II* ou ine**es são *queles </line>
</par>
<par>
<line> que n*o ofer*cem </line>
<line> r*s**s à saúde e ao meio </line>
<line> ***ient* (MANUAL DE **RENCIAMEN*O </line>
</par>
<par>
<line> INTEGRADO DE RESI*UOS SÓ*ID*S, *001). </line>
</par>
<par>
<line> No B*a**l, até </line>
<line> pouc* tempo, </line>
<line> os r*síduos de s*rviços de saúde eram </line>
<line> conheci*os </line>
</par>
<par>
<line> som*nte como l**o hosp*ta*ar. Essa denominaçã* foi s*bsti*uída pela atu*l a* se verificar que </line>
<line> n*o só os hospitais, m** também outros esta*elecime*tos pr*stadores *e serviços na ·ár*a de </line>
<line> saúde geram **síduos com car*cter*s**cas *e*e**ant*s (CU***OL, 2005). </line>
<line> Segundo B*aga e colaboradores (200*), *s resíduos de ho*pitais, clíni*as, labora*órios </line>
<line> d* pesquisa e c*mpanhias farmacêuticas *presentam co**mente característica* patológicas e </line>
<line> infeccios*s, de**re as qu*is: resíduos cirúrgi*os e patológicos; embala*ens e resíduos </line>
<line> q*ími*os de dr*gas; bandagens, p*n** e tecidos em*regados em práticas m*dicas; utensílios </line>
</par>
<par>
<line> usados, tais como agulhas, </line>
<line> serin*a* etc., e equipamen*os, alimentos * *u*ro* resí**os </line>
</par>
<par>
<line> contaminados. Os re*íd*os de serviços de saúde são *lass*ficados qua*to aos r*s*os potenciais </line>
</par>
<par>
<line> poluidores </line>
<line> do m*io </line>
<line> *mbiente e pre*ud*c*ais à saúd* pública, segu**o suas **r*cterísticas </line>
</par>
<par>
<line> *iológicas, </line>
<line> físicas, quími*a*, est*do </line>
<line> da m**éria e origem. Para seu manejo se*uro, *ão </line>
</par>
<par>
<line> agr*pado* com te**o* </line>
<line> técnicos definidos na Resolução RDC n° *0*/2004 (ANVI*A) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Res*l*ção CONA*A *58 de 2005, *m cinco grup*s - A, B, C, D e E: </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 11, art. 9, p. 18*-198, ***. *020 www4.*sanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *ima, C. A. Coutinho, A. E. S. Li*a </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> G**po A - engloba os componentes c*m possível presença de ag**tes bio*ógicos **e, </line>
<line> *o* suas caracte*ísticas *e maio* v*ru*ê*cia ou co**entração, podem *pr*sentar r*sco </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> infecção. Exemplos: pla*as e *âmina* d* la*oratório, carcaç*s, *eças anatô*icas </line>
</par>
<par>
<line> (membros), **cidos, b*lsas tra***usionais con*e**o sa**ue, e*tre outros. </line>
<line> Grupo * - co*tém substân*ias químicas q*e podem apresentar risco à **úde púb*i*a </line>
<line> ou *o m*io ambiente, dependendo de su*s características de inflamabi*i*ade, </line>
<line> corro*ividade, re*tividade e tox*cidade. Exem**os: medicamento* apreendidos, </line>
<line> rea*en*es de *aboratório, resíduos contend* m*tais pesados, entre outros. </line>
<line> Grupo C - quai*quer m*teriais resul*a**es de atividad*s h*manas **e *ontenham </line>
<line> *adionuc*ídeos em qu*ntidad** sup*r*ores aos limi*es d* el*minação especific**os nas </line>
<line> normas da Co*issão Nacional d* Energia Nucl*ar - CNEN. *xe*plos: serviç*s de </line>
<line> m*dicina nuclear e *ad*oterapia etc. </line>
<line> Grupo D - não apre*entam r*sco biológico, químico ou radiológico à saúde *u a* me*o </line>
<line> ambiente, podendo ser equiparados aos res*duos domic*liares. **emplos: sobras de </line>
<line> alimento* e d* preparo de ali*e*tos, r*sí*uos das ár*as admi*istrativas e*c. </line>
<line> *rupo E - mat**iais *erfurocor*antes ou es*a*ifica*tes. *xemplos: lâminas *e barbear, </line>
<line> a*ulhas, ampol*s de *idro, pontas diamantadas, lâminas de bist*ri, l*ncetas, espátulas </line>
<line> e outros similares. </line>
<line> Portan*o, para um c*r*eto manu*e*o, acondi*ionamento e d*scarte des**s resídu*s, *s </line>
<line> est*belecimento* de saúde deve* ter um Pl*no de Gerenciamento de Resí*uos de Serviços de </line>
<line> *aúd* (PG*SS) que, segundo a reso*ução CO*AM* n° 3*8/2*05, é documento integrante do </line>
<line> *r*ce*so de lic*nciamento ambiental, b*sea*o no* p*incípios da n*o g*ração de *esíduo* * da </line>
<line> minim*z*ção da geraç*o de resíduos, que apon** e descreve a* áreas relativ*s ao se* man*jo, </line>
<line> no âmbito dos serviços d* s*úde, co*tem*lando os aspec*os r*ferentes à ge*ação, s**reg*ç**, </line>
</par>
<par>
<line> *cond*cio*a*ento, </line>
<line> *oleta, armazename*to, tra*sporte, reciclagem, tratamento e </line>
<line> disposição </line>
</par>
<par>
<line> *inal, *em *omo à proteção à *aúde pú*lica e a* mei* am*iente. </line>
<line> O processo rec*menda*o para a disposição final adequada dos r*síduos sólidos </line>
<line> urbanos é o ater*o. Exi**em dois tipos: o aterro sanitári* e o aterro controlado. </line>
<line> Aterro sanitário é a forma mai* adequada de di*posiç*o de *esíd**s u*ban** no solo, </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés de </line>
<line> c*nfinamentos em camadas cobertas com material inerte, ger*lmente </line>
</par>
<par>
<line> solo, s**undo *ormas operaci*nais específicas de modo a evitar *anos o* *iscos à </line>
</par>
<par>
<line> saú*e púb*ica e à **gura*ça, minimizando os i*pactos ambie*tais </line>
<line> (ABNT- </line>
</par>
<par>
<line> NBR10703/89). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T***sina, v. 17, n. 11, **t. 9, p. 184-198, nov. 2020 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *es*onsabilidade Civil e Am*iental pelo Descarte dos Resíduo* Sólidos O*iund** dos Serviços </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> A implantação de um aterro sanit*rio deve se* precedida do proce*so de seleção da </line>
<line> *re*, *icenciamento * projeto executivo. A s*leção *a áre* deve a*ender aos critérios téc*i*os </line>
<line> impostos pelas nor*as da ABNT (NBR 10.157), pela legis*aç*o federal, es*adual e *unicipal, </line>
<line> bem como pe*os **itérios e*on*mico-finan*eiros * político-sociais. </line>
<line> Outro ti*o *e a*erro a*ei*o pela legis*ação é o aterro con**ola*o, *ue é um proc*sso *e </line>
<line> aterramen*o onde os resíduos rec*bem *ma cobertura *iária *e *aterial inerte, sem pr*mov*r </line>
<line> o tratamento do chorume e a qu*ima d* bi*gás. </line>
<line> No Br*sil, 56% dos mu*icípios encam*nh*m se*s resíduos *ar* o* lixõ*s e aterros </line>
<line> controlados. Esse * um *uad*o pre*c*pante n* perspectiv* dos impac*os ambie*t*is e sociai*, </line>
<line> *ois apenas 40,8*% deles se destinam a*s aterros s*nit**ios. Abordando o tema por r*giões, o </line>
<line> N**te e o Nord*s*e s*o as reg*õ*s qu* apresentam os p*ores índices de destinação. A região </line>
<line> No*des*e tem 87,46% dos municípi** *ind* com l*xões ativos, seg*i*a d* região Norte, com </line>
<line> 87,33%. Já a região Sul do país os*e*ta os melhores resultados, c*m a situação *otal*ent* </line>
</par>
<par>
<line> oposta, com somente </line>
<line> 6,21% de *ixões *m ati*idade o s*rpree*dente índi*e de **,86% de * </line>
</par>
<par>
<line> aterro* s*ni*á*ios (PO*TAL D*S RES*DUOS, 2018). </line>
<line> Contudo, conf**me evi*e*ciam dados di*ulgados *elo Sistema *acional de *nformações </line>
</par>
<par>
<line> sobre Saneame*to (SNIS, *005), *inda </line>
<line> per*iste n* Br*sil a exis*ência de vazado*ros céu a </line>
</par>
<par>
<line> aberto ou lix*es. A </line>
<line> d*ferenç* entre um aterro *ontrolado e um lixão é que, *o prime**o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di*pos*ção final de resí**os no </line>
<line> s ol o pos s ui </line>
<line> algum control*. No seg*n*o, há uma simples </line>
</par>
<par>
<line> descarg* *e material no *olo, sem nenhum critério técnico e sem qualq*er tratame**o prévio. </line>
<line> 3 METO*OL**IA </line>
<line> Esta pesquisa * descritiva, qu*n*o a*s o**et*vos p*ete*did*s, docum*ntal, **anto aos </line>
</par>
<par>
<line> p*o*ed*mentos e fonte* de *nfo*mação, e quali*ativa, quanto à </line>
<line> natureza d*s informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> aval*adas. </line>
</par>
<par>
<line> Para re*l*zação d* presente pesquis* f*ram realizadas busc*s *a inter*et, </line>
<line> em site* </line>
</par>
<par>
<line> especial*zado* (*eb o* sc*enc*, p**tal de periódicos *a CAPES, scielo e go*gle acadêmic*), </line>
</par>
<par>
<line> bem com* em livros-t**tos de autores </line>
<line> consagrado* sobr* o tem*, relat*rios *mbientais </line>
</par>
<par>
<line> disponi*i*izados no sít** eletrônic* da *refeitura de *ere*i*a-Pi**í e a le*islação vigente. Os </line>
</par>
<par>
<line> materiais se*ecionados fo*am ana*i*a*os e </line>
<line> compilados *a fo**a d* texto dissertativo, </line>
</par>
<par>
<line> realizando-*e inferências na *orma de conside**ções f*nais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina PI, v. 17, n. 11, *rt. 9, p. *84-198, n*v. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Li*a, C. A. C**tin*o, A. E. S. Lim* </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU*TADO* * DIS*USSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Descar*e de Resíduos d* *aúde em Ter*sina </line>
</par>
<par>
<line> Segundo a Constituição F*deral *o B*asil *e 1988, em se* art*go 30, inciso* I e IV, a </line>
<line> compe*ência sobre a gest*o dos res*duos s*li**s produzidos em s*u t**ritó*io é do municíp**, </line>
<line> com exceção d*s resíduos gerados pe*a ativ*dade ind*strial. Assi*, é o municí*io que emi*e </line>
<line> as licença* para * re*liza*ão de co*str**ões * o *lv*rá de loca*iza*ão para o func*onamento de </line>
</par>
<par>
<line> qualquer atividade, documen*os in*ispensáveis para a localizaç*o </line>
<line> da </line>
<line> ***strução, inst*lação, </line>
</par>
<par>
<line> ampliação e operação de qualquer negócio. </line>
</par>
<par>
<line> A capital do *iauí (Teresi*a) pos*ui ap*n*s u* aterro, encrav*do numa áre* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cin**enta h*ctare*, loca*izado no KM 7 da rodovia BR 3*6. Seg*ndo esti**tiva da prefeitura </line>
</par>
<par>
<line> de *eres*na, esse ate*ro *ossui capacidade </line>
<line> par* operação nos *róx*mos v*nte </line>
<line> anos. </line>
</par>
<par>
<line> Denomina*o *ela prefeitura munic*pal d* Teresina de *terro contro**do, o local recebe todos </line>
<line> os t**os d* resíduos u*ban*s, o que fa* o sistema d* tratamento de *f*uentes *íq*idos ineficaz. </line>
<line> *em u* si*t*ma *ficiente d* coleta se*et*va d* lixo n* ci*a*e, com a presença de lixo </line>
<line> descoberto e d* an**ais, * c*m a ausência de um *istema de *ratame*to de efluentes gasosos e </line>
</par>
<par>
<line> de resíduos difere*ciados, como, por exe*plo, </line>
<line> os resíduos de *erviços de *a*de (R*S), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aterro torna-se **ito *ró*imo * um lixão (PIER*T; MO*TA NETO **16). </line>
<line> Leva**a*ento realizado pelos pesquisadores Pierot e Moita N**o (2016) demo*stra </line>
</par>
<par>
<line> *ue, embo*a existam segm*ntos que t*ab*lhe* *ara a man*tenção d* *omercialização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recicláv*is para indústria* localizadas fora do *sta*o, * </line>
<line> atuação *e catadores informais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> unida**s *e tria*em, es** atividad* está *onge de atuar ef***zm*nte no c*nt*ole da *oluição, </line>
</par>
<par>
<line> vez qu* repr**enta men*s de 2% dos resíd*os t**ais. * c*nta*o dos </line>
<line> resíduos </line>
<line> com material </line>
</par>
<par>
<line> orgân*co p*ej*di*a a come**i**i*ação de recicláv*is pela inexistê*c** *a *o*eta sel*tiva, qu* </line>
<line> garante a separaçã* ainda nos dom*cí*ios. </line>
<line> Os resíduos de serviços de sa*de são coletados nos *stabeleciment*s, *ue, *egundo a </line>
<line> PMT, s*o em número de cent* e treze, e enc*minha*os para di**osição final s*m *rata*ent* </line>
<line> prévio. O si**e*a de disposi*ão final de *esí*u*s o*orre de fo**a precá*ia, não at*nd*ndo aos </line>
<line> padrõ*s sanitá*ios *e re*erência, *correndo no aterro. </line>
</par>
<par>
<line> Piero* e Moita Net* (2016) </line>
<line> afirmam *ue *eresin*, embora capita* do Pia*í, </line>
<line> pade*e </line>
</par>
<par>
<line> c*m </line>
<line> p*oblem*s decorr**tes dos r*síduos sóli*os, especialmente </line>
<line> os res*du*s hospit*lares, </line>
</par>
<par>
<line> *elati*os a *ua geraçã*, tra*amento e di*pos*ção f*n*l. Na *u**nc*a de p*l**ica* públicas **ra </line>
<line> *sse setor, a cidade po*s*i um sist**a inef*cient* *e gerenciamento dos *eus resídu*s. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 11, ar*. 9, p. 1**-198, nov. 2020 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R**ponsabilidade *ivil e *mbienta* pelo Descar*e dos Resíduos Sólidos Or**n*os dos Ser*iços </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> No an* de 2019, após ve*culaç*o </line>
<line> de reportagens por *ornais </line>
<line> *m*res*os e </line>
<line> eletrônicos </line>
</par>
<par>
<line> locais *o po*síve* descart* de ma*eri*l hos*italar infectan*e durante o pro*esso *e entrada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ve*i*ica*ão dos resídu*s d*spostos no ater*o de Te**s**a, verificou-se uma f*lha na segregação </line>
<line> *os re*íduo* dentro das unidades ho*pita*ares. Segundo os técnic*s da Secretaria d* M*io </line>
</par>
<par>
<line> Ambient*, o at*rro sa*itá*io de Ter*sina é </line>
<line> des*inado </line>
<line> apenas para *esíduos domiciliares e *e </line>
</par>
<par>
<line> con*ervação urbana (c*pina e varrição), aque*es não perig*s*s ou inf*ctan*es. Após </line>
<line> c*nstat*do tal fato, o M*nistér*o Públic* do Estado foi acio*ado e, *m reun*ão conjunta entr* </line>
<line> MP, prefeitura * *mpresas hospital*res, foi assinado um ter*o de a*ust* de conduta para que </line>
<line> fosse realizada a segregação correta dos resí*uos hos*italare* i*fectantes e o descarte c*rr*to. </line>
<line> A fig*ra 01 mo*tra o d*s*arte de **terial infec*ante no at*r*o sanitá*io de Teresina. </line>
<line> *igura 01. Material hosp**al*r i*fectante desc**tado em aterro *anitár*o mu*icipal *e </line>
<line> Teresina: extraído de: ht*ps://w*w.por*a*oest*d*.co*.br/noticias/not*cias/aterro-de-teresina- </line>
<line> p**ib*-despejo-d*-lixo h*spi*alar-de-empres*s-part*culare*-810*.html. </line>
</par>
<par>
<line> *cesso em 21/0*/20*0 às 10:13h*. </line>
<line> 4.2 *esponsa*ilizaçã* ambie*tal * civil pelo d*sca*te de *e*íduos hospitalares </line>
<line> A proteção *o meio ambiente é frut* de u* processo de am*durecimento sobre as </line>
</par>
<par>
<line> ques*õe* </line>
<line> ambientais no país. Se*do alçado à </line>
<line> categor*a de direito funda*e*tal, o meio </line>
</par>
<par>
<line> amb*en*e recebeu um c*pí*ulo específi*o *ar* sua *r**eç*o no tít*lo </line>
<line> "Da *rdem Social" na </line>
</par>
<par>
<line> Constituição F*de*al de 1988. *o a*tigo 225 da Carta Ma***, e**á con*a*rado di*ei*o de o </line>
<line> t*dos a *m meio ambien** ec*lo**ca*ente equilib*ado, d*te*minan*o também que cabe tan*o </line>
<line> ao poder *úblico quanto * coletividade o de*er de def*ndê-*o e p*eservá-lo para as presentes e </line>
</par>
<par>
<line> futuras g*rações. Há a afirmação </line>
<line> d e um </line>
<line> dever *enér*c* de proteção *o meio a*bient* e de </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres**a PI, v. 17, n. 11, art. 9, p. 184-1*8, nov. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Lima, C. A. *outinho, A. E. S. Lima </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> uma resp*nsabili*a*e *tica em rel*ção *s ger*ções presen*es e futur*s, *ue são traduzidos *or </line>
<line> obrigaçõe* concr*tas. </line>
<line> A responsab*lizaç*o p*r *an*s am**e**ais é um dos meca*ismos disposto* no text* </line>
</par>
<par>
<line> constit*c**nal de </line>
<line> 1988, </line>
<line> como instrume*to </line>
<line> da </line>
<line> proteção ambienta*. O § 3° do a*ti*o 225 </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> CF/88 dispõe que as condutas e atividades consider*d*s lesivas *o me*o am*iente *u*ei*arão </line>
<line> os *nfratores, pessoas físi*as o* jurí**cas, a sançõ*s pen*is e *dmi*istrativas, </line>
<line> in*ependentemente da *b*igação de reparar os danos c*usados. </line>
</par>
<par>
<line> A obr*gação am*i**tal é d* todo*, de forma que </line>
<line> cuidar </line>
<line> *os re**duos de s***iço </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde * dev*r dos própri*s hospitais, e não só *o Estado. Eis aí uma aplica*ão do princípio do </line>
<line> p*l*idor-pagador na prática. </line>
</par>
<par>
<line> F*ORILLO (2003) afi*ma qu* exi*te </line>
<line> uma t*íplice penaliz*ção do poluidor (tanto </line>
</par>
<par>
<line> pess** f*s*c* como pessoa *uríd***) do me*o ambien*e: a sanç*o pena*, por c*nta d* c*ama*a </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsabilidade penal, a sanção admi**strativa, em </line>
<line> decorrência ** denominada </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade administrativa, e a sanção c*v*l, em *azão da responsabilidade civ*l. </line>
<line> Os três tip*s de i*ícito* es**o inser*dos em um *onc*ito *ingular, o d* an*ijuridicidad*, </line>
<line> *om distinções e*tre eles, através dos critérios d* reconhec*mento do objeto tutela*o por *a** </line>
<line> *m e do reconhecimen*o do órgã* que impo*á a respec*iv* sanção. </line>
<line> N*s art*gos 23, 24 e 30 da C*nstituição Federal de 1*88, per*ebe-se q*e a *ni*o e os </line>
</par>
<par>
<line> E*tado* não es*ão obrigados a ex*cutar tare*a* de limpeza pública, **leta, </line>
<line> transporte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disposição dos res**uos *ólidos. Por*an**, os município* são obr**ados a legislar e a executa* </line>
<line> a **stão dos r*síduos só*idos, prest*n*o serviços de saneamento à população p*r meio de um </line>
</par>
<par>
<line> adequado orde*amen*o territ***al, </line>
<line> po*s seus interesses predomina* sobre </line>
<line> *s da União e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Estados, já que se trat* de serviços públicos *e intere**e local. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> entanto, di*nte da comp*ex*dade de se resolverem esses problemas * d**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces*idade d* c**hec*mentos e ex*eriê*cias técnicas mais avançada* para o tr*ta**nt* dos </line>
<line> re*íduos de serviços de saúde e d* investime**o d* largas s*mas para desen*olver *ma *estão </line>
<line> amb*e*tal adequ*d*, f*z-se necess*ria a intervenção do Es**do e *a União. Essa intervençã* </line>
</par>
<par>
<line> de*e ultrapas**r * est**e*ecim*nto *e leis, * c*mpetência legislativ*, conforme a*t. </line>
<line> 24, *I*I </line>
</par>
<par>
<line> da CF/88, </line>
<line> e* que s*o responsáv*is por dan*s ao meio amb*en*e, para também auxiliar </line>
</par>
<par>
<line> fina*ceirame**e nos projetos *e *estão dos resíduos de s*rviços d* *aúde, conforme o *rt.30, </line>
<line> VII da CF/88. </line>
<line> O que se tem no âmbit* nacional * a reso**ção do CO*AMA n. 35*, de 20*5, **lativa </line>
</par>
<par>
<line> ao tratam*nto e *isp*siç*o final </line>
<line> dos r*s*d*os de serviços </line>
<line> de sa*de, com **s*as a preservar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 9, p. 184-19*, nov. 2020 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *esp**sa*i*idade *ivil e Ambiental pelo Desc*rte dos Resíduos Sólidos Oriun*os dos *erviços </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> **ú*e p*b*i*a e a qualidade do meio am**ent*, tendo *omo supo*te legal a l*i Feder*l </line>
<line> 6 .9 3 8 / * 1 . </line>
<line> A CF/88 delega *os municípios a competên*ia para o*ganiz*r e prestar os serv*ços </line>
<line> públicos *e inte*e*se loc*l, in***indo-se neles a* tarefas de l*mpeza públ*ca: coleta, transport* </line>
</par>
<par>
<line> e dispos*ção de li*o municipal. Tal pr*stação </line>
<line> de </line>
<line> serviços pode *er e*ecutada pela *rópr*a </line>
</par>
<par>
<line> prefeit*ra *u p*r t*rceiros. A maioria das capit*is bras*leiras tem *eu servi*o de coleta d* lixo </line>
</par>
<par>
<line> tercei*izado. A prefeitura é re*ponsável pelo </line>
<line> p*game*to às empre*as prestador*s do se*viço, </line>
</par>
<par>
<line> *om base no n**ero de *oneladas c*letadas. * o c**o de Ter*sina, que *erceiriz*u esse serviço </line>
<line> à **presa privada desde **12. </line>
</par>
<par>
<line> Partindo dessas premissas, ve*ific*-se que o *unicípi*, a quem f*i a**ibuíd* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsabi*i*ad* pe** coleta do lixo urbano, *nc*uído o li*o hospit*lar (art. 30 *, CF/88), não </line>
</par>
<par>
<line> p*de ser responsabilizado com exclusivida*e pela co**eta destinação </line>
<line> do* re*íduos sóli*os </line>
</par>
<par>
<line> produ*idos, a q*al de*e ser dividida e*tre ** cida*ãos * os *rodu**res. Além disso, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respo**abilidade é solidária *ntre aque*es qu*, *iret* ou indi**tam*nte, praticaram a conduta </line>
<line> l**iva ao meio ambie*te. </line>
<line> O* est*bel*cimentos geradores dos resíduos de *erviços de **úde precisa* ser </line>
<line> li**nc*ad**, *onforme de*erm*na a resolução CONA*A *. 358, de 2005, em harmon** com * </line>
<line> regu**mento *a ANVIS* n.*06, de 2004. A inexistência de **a po*ítica brasileira de limpeza </line>
</par>
<par>
<line> públi**, a f*lt* de </line>
<line> cap*cita*ã* té**ico-profi*si*nal, * desco*ti*uidade po*í*ica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*mini*trativa e, em es**cial, a lim*tação fina*ceira deco*rente, dentre *utros f*tores, do fato </line>
</par>
<par>
<line> d* a c*bra*ça pelos serviços ser </line>
<line> f*ita, em geral, **b forma de impo*** ou taxa dificultam </line>
</par>
<par>
<line> *inda mai* a atribuição d* *refeitur* d* g*r*nciar d* f*rma efi*a* a pres*ação *esse serviço. </line>
<line> 5 CON*IDE**ÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> No Brasi*, observam-se grandes avanços n* legislação ambiental, e*tr*tanto, </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> bastam as l*is, </line>
<line> é nece**ário **plementar po*íticas pú*lic*s que re*lmente permi*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esol**ã* dos dive*sos *robl*mas relaciona*os aos resíduos de serviços d* saú*e, por *eio de </line>
</par>
<par>
<line> u* amplo trabalho *e </line>
<line> educaçã* ambie*tal que mud* as atitude* *as *e*soas, *mpresas e *o </line>
</par>
<par>
<line> *ode* públ*co; </line>
</par>
<par>
<line> Para s* a*ingir*m re*ultados positivos, é ne*essário *tuação efetiva do p*der públi*o, </line>
<line> *onsagração de pa**eri*s co* as entidad*s pr*vadas * incentivo à part*cipação dos cidadãos, </line>
</par>
<par>
<line> por meio d* promoção da educa*ão ambiental, já que a sociedade como um todo possu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> res*onsabi*idade de mant*r o *eio ambiente em equ*líbri*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. *1, art. *, p. 184-198, nov. 202* www4.fsanet.co*.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Lima, C. A. Coutinho, *. E. S. L*ma </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Os estabele*imento* de serviços de saúde devem seguir o *lano de geren***mento de </line>
<line> s*rvi*os de saúde, q*e é um documento inte*r**te do pr*cesso ** licenci*mento amb*enta*, </line>
<line> *ase*do nos pri*cí**os de prevenção, preca*ção e *oluidor-pagador, a fim *e evitar *o </line>
<line> máxim* os d*nos causados. </line>
</par>
<par>
<line> Os resí**os *m geral, e em especial os resíduos </line>
<line> dos serviços de saúde, em Teresin*, </line>
</par>
<par>
<line> necessitam de *ma política ambiental *rticulada *om os demais set*res *ar* garantir o </line>
<line> m*nimo de sua produção e um descarte eficiente, te*do em vista seu alto grau de risco à s**de </line>
<line> pública e de **nta**na*ão ambi*ntal. </line>
</par>
<par>
<line> A partir do a*ca*ouço **rí*ico, consti*uído </line>
<line> pel* *F/88 e *or l*i*, d*cre*os, </line>
</par>
<par>
<line> *egula*en*o*, porta*ias e normatizações, percebe-se qu* o Brasil pos*ui legi*lação atual *ue </line>
<line> poderi* garantir um meio ambiente sa*dá*el, por meio do d*sca*te c*r*et* *os resíd*os </line>
</par>
<par>
<line> *ospitala*es, entr*tanto, a e*olução da leg*slação n*o foi </line>
<line> aco*p*nhada pela ed*cação das </line>
</par>
<par>
<line> insti*uiçõe* * </line>
<line> das pessoa* que pro*uzem tais resíduos, que tem *c*r*etado o *escarte o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> muitos desses mat**ia*s de fo*ma *n*dequada. </line>
<line> Para imp*an*ar efe**vame*te *s polít*cas pública* int**radas no descarte *os resíduos </line>
</par>
<par>
<line> d*s ser*iço* *e saúde, deve*-se reali*a* ca*panhas e*uc*t*vas </line>
<line> nac*onais, a f*m de uma </line>
</par>
<par>
<line> *ons*ientiz*ção da população e das instituiçõ*s so*re perigo e * nece*si*a*e do des*a*te * </line>
<line> efic*ente, b*m como estruturar órgãos públicos responsáveis pela fisca*i*ação a*biental </line>
<line> *rasileira. </line>
<line> R*FERÊNCI*S </line>
<line> AGENDA 21: Conferência das Na**es Unid*s (ONU) so*re o meio am***n*e e </line>
<line> dese*volvimento. *.ed. Bra*ília: Senado Fe*eral, Subs*cretaria de Edições T*cnicas, 20*1. </line>
<line> *NTUNES, P. B. Direito ambien*al. 9 ed. Rio d* Jane*ro: Lúmen Júris, 2006. </line>
<line> ASSOC*AÇÃO *RAS*LE*RA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDU*S </line>
<line> ESPECI**S. D*sponível em http*://abrel*e.org.br/a-ab*elpe-e*-p*rceria-com-a-onu-mei*- </line>
<line> ambi*nte-lanc*u-uma-*ubl*cacao-inedita-**m-da*os-*os-r*siduo*-soli*os-*a-am*rica-*atina/. </line>
<line> Acesso em 01 de j**ho de 2020. </line>
<line> ASSOCIAÇÃO *RASIL*IRA D* NORMAS TÉC**CAS. NBR 1*807 - *e**duos *e </line>
<line> Serviço* d* S**de: ter*inol**ia. R*o de *aneiro, 1993. </line>
<line> ______. NBR 1*004 - Resíd*os Sóli*o*: classi*ica*ão. Rio de *a*eiro, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> BR**IL. Consti*u*çã* da </line>
<line> R*pública Federativa do Brasi*: a*ua*iz*da até * Emenda </line>
</par>
<par>
<line> C*nst*tucional n° 101. Br*sília, DF, *5 de outu*ro de 1988. </line>
<line> Rev. *SA, Te*es*na, v. 17, n. 11, art. 9, p. 1*4-198, nov. 2020 www4.**ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Responsabil*da** Civi* e Ambiental pelo Descart* dos **síduos Sólidos Or*undos dos Serviç*s </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> ______. </line>
<line> Resoluçã* da </line>
<line> Diretor*a Cole*iada (R**) nº 306 </line>
<line> de </line>
<line> 2*04. Dispõe sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reg*lamento t*cni** par* * gerenciamento do* resídu*s de *erviços *e saúd*. </line>
<line> D*ário Of****l </line>
</par>
<par>
<line> da União, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> ______. </line>
<line> *esoluçã* da </line>
<line> Di*e*oria Co**giada (*DC) nº 358 </line>
<line> *e </line>
<line> 2005. Dispõe sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tratamento e a dispos*ção fin*l </line>
<line> do* re**d*os dos serviços de s*ú*e e dá outras providências. </line>
</par>
<par>
<line> Diário Oficial da União, 2005. </line>
</par>
<par>
<line> ______. Manual de geren*iame*t* d* resídu** d* serviço* de *aú*e. *é*ie A: Normas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2*06. 182 p. </line>
</par>
<par>
<line> ______ *e* n. 12.305, de 02 de agosto de *010. Institui * pol**i*a nacional *e re*íduos sólido*, </line>
<line> *iári* O*icial da União, 20**. </line>
<line> C*N*ELHO *ACIONAL DO MEIO AM*IENTE. *esolução nº 3*8, de *9 de abri* de </line>
<line> 2005. *ispõe sobr* o trata*ento e a d*sposição final dos resíduos d*s ser*iços de saúde. </line>
<line> *i**io Ofi*ial da União, 2005. </line>
<line> *ÂMARA MUNICI*AL DE TERESINA. Lei Comple*ent*r nº 3.610, de 11 de j*nei*o d* </line>
<line> 2007. Dis*õe sobre o Códig* Municipa* de *ost*ras e dá ou*ra* pr*vidências. </line>
<line> CUSSIOL, N. A. M. *isp*siçã* final d* r*síduos potencialmente in*ectante* de *ervi*o* </line>
<line> de saúde em célu*a especia* e por co-dispos*ção d* resíduos sólidos ur*anos. Tese de </line>
<line> Do*torado. Prog*ama de P*s-Graduação em Sa*eament*, Meio *mbiente * Re*urso* </line>
<line> Hídricos. Uni***sidade Fede*al de M*nas Ger*is (UFMG), Bel* Horizonte, 2005. </line>
<line> FIOR*LLO, C. *. P. Cur** de Direit* Ambi*ntal Brasileiro. 4 ed. São *aul*: Saraiva, </line>
<line> 2*0*. </line>
<line> GONCA*VES, *. M. *t a*. Model* de implantação d* p*ano de gerenciame*to de r*síduos no </line>
</par>
<par>
<line> laboratório c*íni*o. J. Bras. Pa*ol. Med. *ab., v. 47, n. *, </line>
<line> p. 249-255. 20*1. Disponí*el: </line>
</par>
<par>
<line> <http://ww*.scielo.br/pdf/*bpml/v47n3/v47n3a08.pdf>. Ace*so em 12 m*io *020. </line>
<line> INSTITUT* BRASILEIRO DE *DMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Gestão integrada de </line>
<line> re*íduos sólidos: manual de ge*enciamento integrado de *esíduos sólidos. Rio de Ja*eiro: </line>
<line> IBAM, 2001. </line>
</par>
<par>
<line> *N*TITUTO BRAS*L**RO DE GEOGRAFIA </line>
<line> E ESTA*ÍSTICA. D*senvolvido pelo </line>
</par>
<par>
<line> *i*ist**io do Pla*eja*ento, Orç*mento e Gestão. Disp*nível em: <http://*ww.*bge.**v.br>. </line>
<line> *c*s*o **: *arço, abril 20**. </line>
<line> MINIS*É*IO DE ESTADO DA* CIDADE*. Lixo * Cidadania - *u*a d* *ç*es e progr*mas </line>
</par>
<par>
<line> para a *e*t*o de r*sídu*s s*lidos. *isponí*el em: <**tp:/w*w.cidades.gov.br>. Ac**s* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> **rço, abril 20*0. </line>
</par>
<par>
<line> ______. P*ogr**a d* *odernização do *etor de sanea*e*to. *iste*a n*cio*al de informaçõ*s </line>
<line> sob*e sane*m*n*o: d*agnóstico d* manejo dos resíduos sólidos *rba*os 2005. Brasíl*a, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 11, art. 9, p. *84-198, *ov. 2020 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L*ma, *. A. Coutinho, A. E. S. Lima </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> PIEROT, R. M.; LI*A, A. J. Gestão pública da q*estão a*b*ental em Teresina: um* análise a </line>
<line> par*i* dos i*strumentos le*ais e da* *iret*iz*s orçamen*ár*as. Es*a*ios (*ar*cas), v. 37, p. 14- </line>
<line> 29, 20*6 </line>
<line> *IE**T, R. M.; MOIT*, *. M. N (O**.). A problemátic* do siste*a d* *ratame*to de </line>
</par>
<par>
<line> r*síduo* e saneamento da cidade de Teresina, Piauí. In: José de Ribamar </line>
<line> d* So*sa R***a, </line>
</par>
<par>
<line> Rose*i Farias Melo de Bar*o* * José *u*s *opes Ar*újo (*rg.). AMBIE*TE, SOCIEDADE E </line>
<line> DESENVOLV*M*N*O D* TRÓPICO EC*TONAL DO NORDESTE. 1. ed. **res*n*: </line>
<line> EDUF*I, 201*. v. 6. 448p. </line>
<line> *IQUEI*A, M. M; MORAES, M. S. Saúde coleti*a, *esíduo* sóli*os urbanos * os c*tad*res </line>
<line> *e lixo. Ciênc. S*úd* col*tiva, Rio d* Janeir*, v. 1*, n. 6, p. 2115-2122. 2*09. Disponível </line>
<line> e*: </line>
<line> <http://www.scie**.br/scielo.php?*cript=sci_arttext&pid=S141381232009000600018&lan*=* </line>
<line> t>. Acesso em: 14 maio 2020. </line>
<line> WHO - W*RLD H*AL*H ORGANIZ*TION. (2007) Safe h*alth-care wa*te </line>
<line> managemen*. WHO core principles for achi*ving saf* and s*stainable management *f </line>
</par>
<par>
<line> health-care </line>
<line> w**te. </line>
<line> Geneva: </line>
<line> *HO. </line>
<line> D**ponível </line>
</par>
<par>
<line> em:<**tp://www.who.int/water_*anitation_h*alth/ *edic*l was*e/hcwprincip*e*/e*/>. Ace*so </line>
<line> e*: 15 mai. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Com* Refer*nciar este *rtigo, confor*e ABNT: </line>
<line> L*MA, A; COUTINHO, C. A; *IMA, A. E. *. *esponsabilidade Civil e A**ie*tal pel* De*carte *os </line>
<line> Resíduos Sólidos O*iundos dos Serviços de S*úde *m Ter*sina-Pi*uí, Brasil. Rev. FSA, Teresin*, </line>
<line> v.1*, n. *1, *rt. 9, p. 184-198, nov. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Aut*r*s </line>
<line> A. Lima </line>
<line> C. *. Cout*nho </line>
<line> A. E. S. Lima </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ão e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *n*er**etação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do rasc**ho ou na revisão cr**i*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apro*ação da ver*ão final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 17, *. 11, art. 9, p. *84-198, *ov. 2020 </line>
<line> w*w*.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)