<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.9.3 </line>
</par>
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<line> Um Pa*seio ao Longo do Surrealismo </line>
<line> A Wa*k *long Surr*al*sm </line>
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<par>
<line> Mar** das Graças Tar**no </line>
<line> Pós-Douto*a em Jornali*mo pe*a *niversid*d de Salamanc* *o Ins*ituto de I*ero*méric* </line>
<line> D*utora e* Ciência da Informaç*o p*la Universidad* ** Brasília </line>
<line> *rofessora (apos*ntada) da U*iversidade *ederal do Piauí </line>
<line> E-*ai*: gracatargino@h*tmail.com </line>
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<line> *nd*reço: Mar** das Gra*as *argino </line>
<line> Edit*r-**efe: Dr. To*ny Kerley de Alen*a* </line>
</par>
<par>
<line> Rua Aviad*r Irapuan Ro*ha, n. 2101 Apto. 501 </line>
<line> R*dri*ues </line>
</par>
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<line> Bairro Fá*ima, *40*9-518, *eresina - P* Br*s*l. </line>
</par>
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<line> . </line>
<line> Artigo r*ceb*do em </line>
<line> 18/08/2020. *ltima versão </line>
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<line> recebida em 01/09/2*20. Aprovado em 0*/0*/2*2*. </line>
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<line> Av*liad* pel* *istema Triple Re*i*w: Des* Review a) </line>
<line> pe*o Editor-**e*e; e b) Double Blind Review </line>
<line> (*valia*ã* cega por d**s *val*adores d* área). </line>
<line> Revis**: Gramati*al, Norm*tiva e de F*rmat*ção </line>
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<line> Um Pas*eio ao Lo*go do S*rrealism* </line>
<line> *9 </line>
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<line> Surreal*smo para mim é s*nti* v*ntade e não existir n*d* que sac*e aquel* *ontad* </line>
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<line> (do inexistente), é quer*r toca* * intangível, é explicar cl*ramente * inefável, </line>
<line> é </line>
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<line> sentir o praze* </line>
<line> da dor * a *or do praz*r, é viver o </line>
<line> *ont*á*io e *eu contrário *o </line>
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<line> mesmo tempo, é ter sau*ades de co*sas *ã* vivid*s, é nascer e morrer a t*do </line>
<line> instant*... </line>
<line> Lu**us Scar*botol*s Gatt*l*s </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Objetiva-se tra*ar u* panorama sobre * Surrealismo com* t**dê*cia estét*ca de arte </line>
<line> e </line>
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<line> l*ter*tura com vis*as à renova*ão </line>
<line> dos valores vigentes, </line>
<line> de or*em *rt*stica, moral, política </line>
<line> e </line>
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<line> filos*fica. D* iní*io, apresentam-se seus ante*edentes, co* ênf*se para o D*daísmo, além de </line>
<line> instituição, ma*co teóric*, *onceitos e terminologias, obj*t**os * princip**s re*re*e**antes. </line>
</par>
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<line> Exp*ora-se * Surreal*smo na liter*t*ra, </line>
<line> nas a*tes plásticas, no teatro e *o *i*ema. Faz-se </line>
</par>
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<line> re*erência ao seu l*g**o *o **ndo da moda, no *niverso da public*da*e e no *ia a dia. E* </line>
<line> termos me*odológ*cos, o texto segue a linha de pesquisa qu**itativa: seus po*icionamentos </line>
<line> apreendem * c*mplexid*de e as inf*r*a*ões obtidas, sem incorporarem *ecessar*a*ente </line>
<line> quantificação, *m diálo*o *ermanente com autores do *amp* analítico, *om* A. Marradi; D. </line>
<line> *ordwell; F. B*adley; G. *. A*ga*; *. Tho*p*o*; *. Freud, d*ntr* o**ros. *s re*u*tado* das </line>
<line> d*scussões e* t**no dos i*ens ex*lorado* *i*alizam a co*plexidade do Surrealism* e o mais </line>
<line> significativo, sua sobrevi*ência ao lado de outras corr*ntes estéticas, reiterando que há </line>
<line> *spaço* simultâneos para as m*is distin*as m*nifes*a*ões a*tísticas, haja vista qu*, *té h*je, o </line>
<line> surrea* ainda remete *o exótico e ao inusitado. Ao final, as fon**s bibliográficas *m diferentes </line>
<line> suport*s. </line>
<line> Pala*ras-chave:Surreal*smo. Surrealismo na Literatur*. Surrea*ism* nas Artes Plásticas. </line>
<line> Su*realis*o no Teatro. *urrealism* no Ci*ema. </line>
<line> A*STRAC* </line>
<line> The objective is to dra* a panorama of Surre*li*m as an aesthe*ic trend of art and li*erature in </line>
<line> o*der to renew th* current value* of artistic, moral, p**itical and ph*losophical o*der. At first, </line>
</par>
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<line> its backg*o*nd is p*e*ented, with emphasis </line>
<line> o* Dadaism, </line>
<line> i* addition to its in*tit*t**n, </line>
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<line> theoretical f*amewo*k, </line>
<line> concept* and ter*inologies, objectives *nd *a*n re*resentat*ves. </line>
</par>
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<line> Surrealism i* ex*lore* in literatu*e, p*asti* arts, the*te* and cinema. Refe**nce is ma** to his </line>
</par>
<par>
<line> legacy i* t*e world of f*shi*n, i* </line>
<line> *he world of adver*i*ing </line>
<line> and in </line>
<line> everyday life. I* </line>
</par>
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<line> methodolog*cal terms, the *ext foll*ws the line *f q*ali*ative *esearch: its p*sitio*s capture the </line>
<line> compl*xity *nd *he i*formation o*tained, *itho*t *ecessarily *n*or*o*atin* quantifi*ation, in </line>
<line> p*rmanen* dialogue *ith authors from the an*lytical fi*ld, such a* A. Marradi; D. Bordwell; </line>
<line> F. B**dley; G. C. Arga*; K. Thomps*n; S. Freud, among others. The results of *he discuss*ons </line>
<line> ar**nd *he items explo*ed sign** *he com*lexity o* Surrealism and it* surv*v*l along*i*e o*her </line>
</par>
<par>
<line> *esth*t*c currents, reiterating that the*e </line>
<line> are simultan**us spaces for the *ost distinc* art*stic </line>
</par>
<par>
<line> m**i*estations, *iven that *ven today, the su*re*l still refers to the exoti* and *he unus*al. At </line>
<line> the end, *he bibliog**phic so*rces in d*ffere*t supports. </line>
<line> Keywords: Surrealis*. Surre**ism in Liter*ture. S*r***l*s* in Pl*s*ic Art*. Surrealism *n th* </line>
<line> Th**ter. Surrea*ism in Cinema. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 9, *rt. 3, p. 48-67, set. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revis*a </line>
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<line> M. G. Targino </line>
<line> 50 </line>
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<line> 1 INTRO*U*ÃO </line>
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<line> *ece*to, a psicol*gi* da a*r**dizagem em seu *e*mento que estuda a fo*mação do </line>
</par>
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<line> conceito - co*ce*t* do conc*ito *eixa evid**te *u* fatos e fen*m*nos variam - </line>
<line> em sua </line>
</par>
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<line> c*nce**** *anto em *elação ao repertório c*gnitivo quanto à experiência de cada i**ivíduo. </line>
<line> Ist* *, s* o que de*ermina o *en*ido *a* *alavr*s * uma con**nção oriun*a de certo coletivo, </line>
<line> ta* convenção **ri* a* sab*r das circunstânc*as e da rea*idad* societal, ma*, *m qualquer </line>
<line> c*so, o signifi*ado nunca é *efi*it*v* e é *esponsabilida** c*ntral do indiv*d** em sua </line>
</par>
<par>
<line> u*icid*de. E*olui, tr*nsmu**-s* e até desap**ece, </line>
<line> co**irmando a fluidez do* termos. </line>
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<line> *nc*rporado à *inguagem coloq*ial, as acep*ões mais com*n* do *erm* - conceit* - estã* </line>
</par>
<par>
<line> sempre relac**n**as à açã* de os indivíduos e*press*rem *ensamento*, ideia* o* </line>
<line> op**iões </line>
</par>
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<line> *iante de objetos, fato* e fe*ômenos que os c*r*und*m. </line>
</par>
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<line> O co**eito, visto *om mai** prof**didade e *e*tr* d* prisma filosófico d* busca para </line>
<line> as ind**a*ões i*bu*das *os *bjetos e nos *en*me*os da n*tur***, é a repre*entação de*ses </line>
<line> *bjetos e fenômenos por meio das característic*s ger*is. Por exemplo, o conceito do </line>
<line> S*rrealismo pressupõe, *e imediato, o reconhec*mento da *oderna escola de a*te * *iterat*r*, </line>
<line> inici*da em 19*4 por And*é B*e*o* (1896-*966), escr*tor *r*ncês. *ua característi*a central é </line>
<line> o de*prez* *iant* *e *ons**uções r*f*etidas / *ensadas / idealiz*da* ou d* en*adea*en*os </line>
<line> lógicos, que correspondem à at*vaç** s*stemática do in*o*sciente e ** irracional, do so*ho e </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> esta*os mórbidos, </line>
<line> val**do-se, co* fr*q*ênci*, dos pri*cí*i*s psica*alíticos. Sua meta, </line>
</par>
<par>
<line> *m últim* *nstânc**, visa * renovação *o* valores *rtísticos, *orais, pol*ti*os e filos*ficos. </line>
<line> É p*ecis* l*m*rar, como * faz Marrad* (2012), *ue todos os conceitos de conce*tos </line>
<line> deixam s*mp*e a i*pre*são de que *lgo fo* supr*mido, distorcido ou demasiadament* </line>
</par>
<par>
<line> s*mplificado. A*esar </line>
<line> de constitu*rem, de**e a An*iguidade, tópic* de </line>
<line> g*ande i**eresse no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito d* fil*sofia a**stotélica e, *osteriorm*nte, na </line>
<line> psicolo*i*, os conceito* apr*s**tam </line>
</par>
<par>
<line> gran*e controvérsia, ta*to pela dif*renc*aç*o ex*stente entre *s co**tiv*dades e os indiv*duos, </line>
<line> qu*nto p*las pa*a**as que resultam de sua derivação. Por exempl*, quando, em *ez de ado*ar </line>
<line> o t*rmo Surre*l*smo, *dota-se o a*jetivo *ur*eal (D**IO. D*cionário on*ine d* po**uguês, </line>
<line> *0*0, não pagi*ad*), este se refere àquilo "que existe no contexto d* *o*hos, da ima*i*ação; </line>
</par>
<par>
<line> *ncompatível com as </line>
<line> *eis da razão, d* teor </line>
<line> *b*urd*, *l*gico. Que pode pr**oc*r </line>
<line> estranh**a. </line>
</par>
<par>
<line> *el*t*vo a algo *ont*a*itó*io, di*ergente, *ncoer*nte." Como substantivo, *urreal indica </line>
<line> "* </line>
</par>
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<line> que tran*cende a reali*ade, ultra*assa o re*l, exist**cial, prático [...] Re*ult*do </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensão de uma real*dade a parti* dos so**os ou da ação do inconsciente." </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. *, *. 48-67, *et. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Um Pa*seio a* Longo do Surrealismo </line>
<line> 51 </line>
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<line> Assim, as dif*cul*ad*s de *e de*inir con*eito relacionam-**, </line>
<line> em pr***iro lug*r, à </line>
</par>
<par>
<line> ampla vari**ad* de fenômeno* que podem se* categorizados *omo conceitos. E *ais, a busca </line>
</par>
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<line> *e atr*butos comuns à *uantidad* ext*aordinária *e fenômeno* é desencorajad*ra. Além </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ser *rrisório o número de *tribut*s, s** ap*icabil*da*e a toda gama d* ent*dades abrangidas é </line>
<line> **ase sempre incerta, b*m c*mo também é incerta a com*reens*o que ofe*ec*m a respeito da </line>
</par>
<par>
<line> *at*reza essencial dos conceitos. Ou*ro </line>
<line> ele*ent* </line>
<line> q*e ace**ua a di*c*rd*a nos estudo* *o </line>
</par>
<par>
<line> conceito do </line>
<line> conceit* é o *ato </line>
<line> de as </line>
<line> diferenças e*t*e </line>
<line> as entidades serem s**n*f*cativas, </line>
</par>
<par>
<line> a**umind* relevância mu*to *aior do q*e as semelh*nças. </line>
<line> *e fato, cada pessoa, por processo de aprendizagem essenc*al*ente *ndivi*u*l, chega </line>
<line> a* pr*prio conceito ace*ca do Su**ealismo e do que n*m*ia com* surreal. Isso *em inviabi*iza </line>
<line> co*portame*to consensual nem *amp*u*o o *elineament* d*s caract*rísticas relevantes *ara </line>
<line> as concepções do Sur*ea*ism* ou *o surreal. </line>
</par>
<par>
<line> D*ante do ex*osto, </line>
<line> * </line>
<line> paper </line>
<line> objetiva traça* </line>
<line> um p*norama sobre Surre*li*mo como o </line>
</par>
<par>
<line> t*nd*ncia estética de arte e lit*ratur* com vistas à renovação dos valores *igentes de ord*m </line>
</par>
<par>
<line> *rt*stica, </line>
<line> moral, polí*ic* e filosóf*ca. *ara tanto, de in*cio, a**e**ntam-se seus antecedentes, </line>
</par>
<par>
<line> c*m ênfase para o D*daísmo, além de instituição, mar*o t*órico, co*ceitos e terminologias, </line>
<line> objetiv*s e prin*ipa*s repre**nta*tes. No mo*e*to segu*nt*, dis*orre-se sob*e o Surr*a*is*o </line>
</par>
<par>
<line> na *iteratura, nas </line>
<line> ar*es </line>
<line> plásticas, no *eatro e no cinema. A seguir, f*z-*e re*erênci* ao s*u </line>
</par>
<par>
<line> leg*do no mun*o da moda, *o *niverso da publicidade e no dia a *ia. *m *erm*s </line>
</par>
<par>
<line> metodológico*, </line>
<line> o texto </line>
<line> segue * li*h* de </line>
<line> *esq*isa **al*tativa: se*s </line>
<line> po*icionamentos </line>
</par>
<par>
<line> apre*ndem a complexidade e as **formaçõe* obtidas, sem in*orp***rem nece*sa*iamente </line>
<line> quantific*ção, em d*álogo perm*nen*e co* au*ores do *ampo *nalítico, como A. Ma*radi; D. </line>
<line> Bordwell; F. Bra*ley; G. C. A*gan; K. T*ompson; S. Freud, dentre *utros. Os resultados das </line>
<line> disc*ssões em t*rno dos itens expl*rados sinali*am a *omp*exi*ade do Surr**lismo e, em </line>
</par>
<par>
<line> espe*ial, sua sobrevivência a* lado de out**s co*rentes e*téticas, re*te*ando qu* </line>
<line> há espa*os </line>
</par>
<par>
<line> simultâneos para *s mais distinta* manif*s**çõ*s ar*ísti**s, não importa se, n* cot**iano, o </line>
</par>
<par>
<line> surreal ainda remeta ao exótic* e </line>
<line> ao inusitado. Segu*m as </line>
<line> conside*ações fina*s e as fontes </line>
</par>
<par>
<line> b*b*iográfic*s em d**erent*s *uport*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 9, *r*. *, *. *8-67, s*t. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targino </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFE*ENCI*L *EÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Surrealismo e a*te*edentes: *ad**smo * Merz </line>
</par>
<par>
<line> Esgotados com o ter*or ca*s*do pela I Guerra Mundi*l (1914-*918), i*telectuais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*ti**as ad*rem *o Dadaísmo ou Dadá como protesto por pa*te de *uem não pode m*is con*iar </line>
<line> na razão e n* *rd*m estabelecid*. Movimento de pr*testo nas artes, iniciado em *916, p** um </line>
<line> grupo de pintores e poetas, *m *uri*ue, Suí*a, ainda em plena Guerra, o *adá se est*nde para </line>
</par>
<par>
<line> outros </line>
<line> paí**s da Europa, *omo França e Alemanha, além de alcança* os Estados Unidos da </line>
</par>
<par>
<line> Améri*a, EUA. Os dadaístas reage* àquilo que, para eles, re*resen*a sinônimo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *b*o***cên*ia n* arte e na *iteratura e, portanto, é responsável pelos males q*e g*rminam na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. Co* su*s criações, visam chocar o gra**e públi** * *r*vocá-l* </line>
<line> c*m </line>
<line> ob*as </line>
</par>
<par>
<line> ofensivas, **ntre as qu*is estã* escrit*s o*scenos, peças s*tíricas de cabaré, recit*is de p*es*a </line>
<line> e exposições de *rte inju*i*sas (CA*FIELD, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> Uma n*ite típica dadaísta assombra os desa*isad*s: poe*as dec*ama*do nonsense, </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> seja, re*or*endo a palavras e tex*os em linguagem ininteli*íve*, *ncoerente e *em s*ntid*; </line>
</par>
<par>
<line> ou*r*s *ati*d*, </line>
<line> uivando, berr*ndo; oradores **sulta*do a </line>
<line> **ateia; dança*inos com t*ajes </line>
</par>
<par>
<line> absurdos; u*a menin* vesti*a com trajes de Primeira Com*n**o a recita* poesi*s obscen*s e </line>
<line> as*i* sucessivamente. </line>
<line> À frente de t*do ***o, alguns representa*tes se sobressaem. Ma*c*l Ducham* (1887- </line>
<line> 19*8), pint*r, **cu*tor e poe*a franc*s, cidadão dos *UA a p***ir de 19*5, ganha espaço, a tal </line>
</par>
<par>
<line> *onto que * visto como ícon* do </line>
<line> mov*m**to conceitual do *adaís*o *recursor do rea*y- e </line>
</par>
<par>
<line> made. *rata-se de *xpressão por ele c*iada para designar uma obra *e arte resultante de um ou </line>
<line> ma*s utensílios de *so coti*iano e p*odu*idos em massa. S*leci*n*dos sem c*itérios estéticos </line>
</par>
<par>
<line> rí*i*os, pass*m a co*po* obras artística* expostas em espaço* </line>
<line> espec*alizado*, a e*emplo de </line>
</par>
<par>
<line> galerias e mus*us. Dentr* os re*d*-made de D*champ, *est*que para uma bicicleta *o*re *m </line>
<line> banquin*o e um *rinol *e louça com a assinatura d* um *maginário R. *u*t, Fig*ra 1. </line>
<line> O se*un*o re*resentante do Dada*smo é o franco-alem*o Hans Peter Wi*hem Arp </line>
</par>
<par>
<line> (1886-1966), *ue imprime ine*i*ismo à colagem l*vre. Por acas*, apó* rasgar um </line>
<line> p*pel </line>
</par>
<par>
<line> q**lquer, teve o insight de un*r seus peda*os ale**oria*ente por meio d* colagem, busca*do </line>
<line> beleza em cada peça por ele trab*lhada. Apesar de *depto do Dadaísmo desde 1920, rompe </line>
</par>
<par>
<line> com o movim**to e* *931 </line>
<line> para instituir ass*ci**ão de *intores e escultores nomeada a </line>
</par>
<par>
<line> "Abstração-Criação", em Paris, para esti*ul*r * cri*tividade na es*e*a da arte a*str*ta. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-*7, set. 2020 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* P*s*eio ao Long* do *urrealismo </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 1 - Marcel Du**amp: read*-m*de </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> ht*p://qua**osdecorativos.net/o*r*s-de-marcel-duchamp </line>
</par>
<par>
<line> Os pri*cip*is traços do estilo Hans Ar* (Figu*a 2) apon*am, além *o uso constante de </line>
<line> colagens e grafismos em relevo; tendência à abstraç*o geométrica; uso de *écnica* e m*teria*s </line>
<line> **ri*dos, *omo madeira, tela, bronze e mármore, *em co*tar a tendê*cia *na*a *e representar </line>
<line> objetos do dia * dia *m *on*exto **ci*l e histórico. </line>
<line> *igur* * - Hans Pe*er Wilhe* Ar*: colag*m casual </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> https://ww*.g**gle.com/search?q=H*ns+P*ter+Wilhem+*rp:+colagem+casual </line>
</par>
<par>
<line> Bem pró*im* ao *adaísmo, surge o movime*to Merz, im*ulsionado *elo alemão Kurt </line>
<line> Schwitters (188*-1948). *e iníc*o, au*or de poemas e* *stilo ne*rro*ântico e pinto* ao estilo </line>
</par>
<par>
<line> dos na*uralistas, ad*ante, de*cobre a p**sia fantá*tica de August Stram*, as te*ri*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 17, n. 9, a*t. 3, p. 48-6*, *et. 20*0 www4.f**net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Tar*in* </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ine*ti e * liberdad* can*ada dos dadaís*as, o *ue o motiva a ro*pe* com qualquer ve*tente </line>
<line> tra*icional. Suas *r*meiras pintur*s abstratas e seus p*emas p*rodiando o esti*o expressionista </line>
<line> de **ramm da*am de **17. </line>
<line> O movime*to Me*z, de *orma i*direta, é um* ext*nsã* do Dadaísmo, embora </line>
</par>
<par>
<line> S*h*itt*rs s* *pres*e e* neg*r. Afirma qu* sua* </line>
<line> obras **o se </line>
<line> en*uadram nos a*quéti*os </line>
</par>
<par>
<line> da*a**tas. Reitera, com f***uênc*a, que o voc**ulo não pos*ui nenhum signific*do esp*ci*l: </line>
</par>
<par>
<line> *urge de *m* *olagem su* na qual a p*lavra Merz (*igura </line>
<line> 3) aparece, eventualmen*e, num </line>
</par>
<par>
<line> r*corte de a**ncio d* um* agência bancária. S*us tr*balh*s de então res*lt*m da colagem de </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes materiais * *bjetos que ele colh*a </line>
<line> pessoa*mente *as ruas, co*o </line>
<line> botões, passag*ns </line>
</par>
<par>
<line> de bonde, tira* *e papel e/ou de m*deir*, c**os d* o*j**os, r*cor*** de jornais, dejet*s, restos </line>
<line> et cetera, sob o p**texto de ser urg*nte revisita* a socieda*e, arrui*ada pela I Gu*rra Mundial, </line>
<line> por meio da re*iclagem do li** da sociedade industri*l para reestruturá-lo art*sti**mente. </line>
<line> F*gura 3 - Kurt Schwitte*s: Merz </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> https://www.go*gle.com/search?q=*urt+*chwitt*rs+merz </line>
</par>
<par>
<line> A esse re*p**to, segundo M*cchi (2009, não </line>
<line> paginad*), K. Schwitters afirma: "o </line>
</par>
<par>
<line> material utilizado é irrel*v*nte; o essencial * a forma. Por is** u*il*zo qu**quer material, </line>
<line> contan*o q*e a obra exija. " Talvez seu di*tanc*amento do Da*aísmo r*c*rra desta diferença: o </line>
<line> irracio*al*smo e a aleato*ie*a*e dadaíst*s não são acei**s por e**, e* sua condição *e artista </line>
<line> plástico, poeta, *i*tor * escul**r, a quem interessa obter algo co* res*ltado *stét*co e be**. </line>
</par>
<par>
<line> O *nteressante é que o movimento Dadá se f*z *resente a*é </line>
<line> os di*s *e hoje, em </line>
</par>
<par>
<line> *f*cinas de l*itura e escr*ta de form* tão simpl*s que alguns educador*s nã* ***confiam *ue a </line>
</par>
<par>
<line> técnica u*ada </line>
<line> *on*orma-se como prática d*daíst* *u como </line>
<line> volta ao </line>
<line> primitivismo *nfantil, na </line>
</par>
<par>
<line> acepção de exe**ício de *riativ**a*e. *or exemplo, ba*ta segui* o rote*r*: (1) p*g*e um jorn** </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 9, art. 3, p. *8-67, set. 2020 www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um *a*se*o ao Longo do Surr*a*ismo </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> ou u*a revista; (2) pe**e uma te*oura; (3) es***ha no jornal / n* r**ist* *m ar*igo do tamanho </line>
<line> qu* vo*ê deseja dar *o poema; (4) recor*e algumas palavras que for**m o arti*o * col*qu*-as </line>
<line> num saco; (5) misture e tire, em *eguida, cada pedaço, um após o outr*; (6) *opie, </line>
<line> cons*ientement*, na ordem em que *ão retirada* *o saco; (7) o poema s* parecerá com voc*. </line>
<line> E e*-lo co*o escrito infinitamente orig*n*l. </line>
<line> Com a renovação inevitável das artes, *m 1922, * Dadá se dissol*e, **bora nenhum </line>
</par>
<par>
<line> mo*im*nto de**p*reça do </line>
<line> un*verso hu*ano sem dei*ar </line>
<line> algu* *ega*o, *omo o exercíc*o </line>
</par>
<par>
<line> de*cr*to no parágrafo ant**ior e na colagem qu* perdura para sem*re. Acredita-s* que o ma*or </line>
</par>
<par>
<line> *em deixado </line>
<line> p*r ess* movimento estét*co *esuma-se na "arte </line>
<line> de fazer da </line>
<line> ar*e" menos *m </line>
</par>
<par>
<line> exercício intelectual e mais uma incursão n* un*ve*so imprevisível. Eis uma herança infinda! </line>
<line> 2.2 *urrealism*: origem, **ncepção e objetivos </line>
<line> A orig*m d* termo Surreal*s*o [Do f*an*ês surréa*isme] se *á, em 1917, por </line>
<line> i*i*iativa do **alia*o com nacio*alidade fr*n*esa Gu*lla*me Apollinaire (1*80-1918), com * </line>
</par>
<par>
<line> pretensão d* des*rever o </line>
<line> balé Parade, de Jean [Maurice Eugèn* Clé*ent] Cocteau (1889- </line>
</par>
<par>
<line> 1963), poeta, cineasta, design*r, dramatu*g*, ator e en*e*ador de t*atro francês *, ainda, faze* </line>
<line> *lusão à p*ç* "As ma*as de Tirésia*", do próprio Ap*llinair*. Segundo ele, sua peça é fiel </line>
<line> p*ecursora do Surre*lis*o. A*esar de morrer de gri*e espan*ol*, pr*co*emente, aos 38 anos, </line>
</par>
<par>
<line> Apollinai*e, *om* escrito* e crítico de </line>
<line> arte, chega * exe*cer *a*el important* co*o ativis*a </line>
</par>
<par>
<line> vangu**dista do *n*cio do sécul* XX, mormente em 1924, Pa**s, quando, em t*rmos oficiais, </line>
<line> *merge * Sur*ealismo. Este designa, desd* e*tão, o q*e ex*rapola o reali*mo, o *ue justifica </line>
</par>
<par>
<line> *utras **sig*a***s: </line>
<line> sup*r-re*l*smo e *uprarrealismo pa*a dema*car a distância tanto </line>
<line> quanto </line>
</par>
<par>
<line> possível do con*role *on*ciente (NADEAU, 1*87). </line>
</par>
<par>
<line> Naqu*la ocas*ão, A*ol*inaire </line>
<line> torna-se impo*tante </line>
<line> *or sua poesia sem pontuação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gráfica, al*m </line>
<line> de ser </line>
<line> autor de manifestos bas*lare* *ara </line>
<line> os movimentos artísticos e *iterários </line>
</par>
<par>
<line> franceses </line>
<line> que então surgem, a exemplo do C*bismo, arte van*uardi*ta </line>
<line> c*ract**iz*da p** </line>
</par>
<par>
<line> formas g*ométrica* </line>
<line> que retratam a natureza. O Cubismo foi fundado pelo imorta* pintor, </line>
</par>
<par>
<line> escul**r, cen*grafo, poeta e d*amaturgo espanhol Pablo Picasso (*881-19**), que viveu p*rte </line>
<line> d* sua vi** em Pa*is e, também, por Geor*es Braque (188*-1963), pintor e escultor francê*. </line>
<line> **mo antevist*, * Surrealismo objetiva ir a*é* dos li*ites da i*ag*nação impostos </line>
</par>
<par>
<line> pelo pen*amento burguês sua tradição lógi*a e por ide*is ar**sticos e </line>
<line> em vigo* desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Renascimento / Renascenç* / Renascent*smo. A esse respeito, * vital retomar q*e e**e período </line>
</par>
<par>
<line> da hi*tória </line>
<line> do continente e*ropeu, *eado* </line>
<line> do séc*lo XIV e final do século X*I (*liás, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. *argino </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> cronologi* nã* *onsensua*) de*igna mudan*as sig*ificativas na sociedade, c*l*ur*, econo*ia, </line>
<line> *olítica e re*igião. Nomeia a tra**içã* d* feudalism* par* o capitalis*o e relega as estrutur*s </line>
</par>
<par>
<line> me*ievais. Mesmo *ssim, o *e*mo em sua </line>
<line> variação é qu*se s*mpre adotado para relatar os </line>
</par>
<par>
<line> e*eito* re*ascenti*tas na arte, n* literatura, na *il*sof*a e nas ciên*ia*. </line>
</par>
<par>
<line> A*gan (1*92) e Strickland e Boswell (200*) ap*ego*m a </line>
<line> ev*l*ção </line>
<line> do S*rrealismo, </line>
</par>
<par>
<line> q*ando o mai*r teóric*, p*incipal lí**r e mentor dess* linha estética, o me*cionado es*rit** / </line>
</par>
<par>
<line> poeta francês André Bret*n divulg*, *m 1924, Man*f*st* du Surr*a*ism* o </line>
<line> e, adiante, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 19*0, o segundo Manifesto. Enquanto o prime*ro t*az ao mundo uma nova for** *e vi*uali*ar </line>
</par>
<par>
<line> a arte, o segun*o, *or *ua vez, discorre sobre </line>
<line> os acontecimentos advi*d*s da edição do </line>
</par>
<par>
<line> Manifesto ant*rior e sobre * posi*ão p*lítica e os princípios su*reali*tas, e*pondo as </line>
<line> *issid*ncias surg*das ** inte*ior do p*ó*ri* g*upo. </line>
</par>
<par>
<line> Em *942, o *urre*lismo inicia sua inter**ciona*i*ação, com a </line>
<line> cri*ção da </line>
<line> "Re*ista </line>
</par>
<par>
<line> VVV", edi*ada em Nova *ork, entre 1942 e 1944. Os sur*ealist*s bu*cam alca*çar o p*te*cial </line>
<line> psíq*ico do ser human*. Adotam postura revol*cion*ria. Opõ*m-se à decadênci* da cultura e, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo, ao *onsumi**o exa*erb*do. Como meta a </line>
<line> cen**al é a ampliação do repertório </line>
</par>
<par>
<line> c*gniti*o *os pares, Breton investe ** automatismo </line>
<line> *omo o primeiro passo para alcançá-la. </line>
</par>
<par>
<line> Tal téc*ica prima p**a perfeita int*gr**ão do pensamento * de sua express*o, *e m*do </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *on*uzir * esp*nta*eidade * ao ac**o, element*s </line>
<line> *ro*ícios a inovaç*es. *or m*io </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> automat*smo, o </line>
<line> homem elimina o pens*mento tradi*ional * apego ao con*u*ismo e, e </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> oposição, segue o *a*inho do mistério e da *e*ovação. *m vez de ad*strado e r*prim**o, </line>
</par>
<par>
<line> re*or*e ao *o**o como válvula de </line>
<line> e*cape. Para Sigmund *reud (1856-193*), "o pai </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *sicanális*" * responsável pela revoluç*o no e*tudo *a ment* huma*a, o sonho "não é nada </line>
<line> m*i* do que a conti**ação do pen*am*nto durante o *sta*o *e vi**lia" (19*7, p. 218). </line>
</par>
<par>
<line> Quer dizer, não </line>
<line> obstante co*rentes difus*s e cer*o *l*ma </line>
<line> de tensão den*ro d* *ró*rio </line>
</par>
<par>
<line> movimento, descrito em detal*es </line>
<line> por Bradley (19*9), o certo é que o S**reali*mo marca </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pe*sa*ento humano, tr*zend* consig* nova concepção d* mu*do e do homem, al*m de </line>
<line> m**açõ*s no proc*sso artís*ico, c** for*e influência da* teorias psica**líticas fr*udianas, com </line>
<line> o intuito de asseg*rar o p*pe* do in*onsciente *a at*vidade cria*iva e, portan*o, a capacidade </line>
</par>
<par>
<line> con*raditór*a, ilóg*ca, **coerente e diver*en** do ho*em, uma vez que a **te </line>
<line> parecia es*ar </line>
</par>
<par>
<line> sendo destruída pe*o raci*nalismo. </line>
</par>
<par>
<line> *o apreender *al possib*lidade de *omunicação *ntre *st*do de </line>
<line> *igília * son**s, </line>
</par>
<par>
<line> Br*t*n a*redita qu* </line>
<line> os s *nhos </line>
<line> são capa*es de suprir </line>
<line> explicações para a vida coti*iana, </line>
</par>
<par>
<line> *nclusive em suas chances de pr*zer, ***a vista que co*stituem a concretização disfarçada de </line>
<line> desejos reprimidos *u não reconh*cido* cons*i*nt*mente. Por meio *e sonhos e d* exerc**io </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, *. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Passeio ao Lo*go do *urrealism* </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> *a imaginação, o homem é *apaz de alcan*ar a *nifi*ação entre mundo e*t*rior e interior, </line>
<line> fazen*o eme*gir uma supr*rrealidade (D**S, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Indo além, com o iníci* *a </line>
<line> II *uerra Mund*al (1*39 a 1945), *s surreali*tas se </line>
</par>
<par>
<line> espalha* p*r difer*nt*s territórios * mov*me*t* ch*ga ao fim, po*s as diver*ên*ias *ntre o </line>
<line> *eu* m*mbros em tempos de turbulência parec*m i**ran*p*níveis e próxima* do anarqu*smo. </line>
<line> De q*alquer forma, o Surrealismo é reconhecido co*o movimento artíst*co e literário e, </line>
<line> so*retudo, van*u*rdi*t*, junto a outros q** vir*am * def*nir o moderni*mo n* períod* *ntre as </line>
</par>
<par>
<line> **a* </line>
<line> Grandes Guerras, utilizando-se o conceito - de vanguar** - como a form* de at*ação </line>
</par>
<par>
<line> as*entada no níve* de esclar*ci*ent* * combati*idade da* *arcelas mais conscientes de *ma </line>
<line> classe ou grupo *ocial. </line>
<line> No campo da lit*rat*r*, os surre*listas mais conhecidos são o C**d* de Lau*réam**t e </line>
<line> Rimbau*; nas a*tes plásticas, a*** do *róprio *re*on, des*acam-se Joan Mi*ó [i Fe**à], </line>
<line> Salvad*r Dalí e René Ma*rit**; Ant*n*n Ar*aud e Jean Cocteau, no teatro; Luis B*ñue*, no </line>
<line> *in*ma. Reit**a-** q*e, para Bradley (19*9, p. 7), o Surrealism* n** * u* e*tilo e, s*m, um </line>
<line> "[...] gri*o da mente que se vol*a para si mesm*", cu*os objetivos são assim sintetiz*dos: </line>
<line> 1. Resolver as con*radições entre *o*ho * realidade. </line>
</par>
<par>
<line> 2. D*sprezar construç*es refletid*s e enc*deamento* *ógicos para pr*o*izar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inc*nsciente e * *r*acional, o so*ho e os esta*os m*r*id*s na </line>
<line> ativi**de cria*iva, em </line>
</par>
<par>
<line> fl*gr*nte influênc*a da psic*nál*se. </line>
</par>
<par>
<line> 3. *s </line>
<line> obras s*rrealistas "[...] </line>
<line> vão da sereni*ade do sonh* à inquietaçã* do* pesade*os." </line>
</par>
<par>
<line> (O LIVRO da ar*e sécu*o XX, 19*9, p. *13). </line>
</par>
<par>
<line> * ANÁLI*ES E DISC**SÕES </line>
<line> 3.1 S*rrealismo n* literatura, nas artes pl*st*cas, no te*tro, no *inema </line>
<line> * Sur*ealismo "c*nsi*te no culti*o e n* prát*c* de c*m**ic*r o in*o**cie*te </line>
<line> utiliz**do-*e da escrita, da pintu*a, *a escult**a e de o*tros m**os", segundo palavras *psis </line>
<line> litte*is de Bradl*y (1999, p. 54). Esta s*ção **ata do Surrealismo tanto na literat*ra **anto nas </line>
<line> artes p*ástic*s, no teat*o e no cinema. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 9, a**. 3, *. 48-67, set. 2*20 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Targ*no </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> 3 .2 Surrealismo *a liter*t*ra </line>
</par>
<par>
<line> P*esias e textos são agora *ara*teri*ados pel* libe*dad* e liv*e associação de i*eias e, </line>
<line> também, p*la es*rita automát*c*. Esc*ever tudo o qu* ve* à mente, sem cort*s e em f**s** </line>
<line> com palavras corta*as de revistas, jor*ais e *mage*s para expor as ideias d* inco*sciente, </line>
<line> seguindo as or*entações dadaís*a* discutida*. A li*erdad* é to*al e irre*trita, o qu* favorece a </line>
<line> função *a literatura em suas dif*rent*s esferas de form* totalmente alforri*da do predom*n*o </line>
<line> da raz*o e ra*ionalid*de. A es*e respeito, as *lustra*ões que s*guem (Figura 4) exem*lifi*am </line>
<line> o qu* se denomina de li*eratura surre**ista, com o impacto * a estranheza que podem *ausa*. </line>
<line> Fig*ra 4 - Exemplos de literatura surrealista </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> https://www.google.co*/search?*=literat*r*+surrealista </line>
</par>
<par>
<line> Como se vê, a *it*ratura *urreal*sta re*r*senta u** conjunção da *isão inte*r*l dos </line>
<line> cri*dores e de sua l*bertação. Configura-se **mo *ra*de revolução n* *inguagem e nas *ormas </line>
<line> d* exp*essão v*a escrita, gerando uma exp*ess*o poé*i*a des*g*ad* de versículo, na *oncepção </line>
</par>
<par>
<line> de verso de exte**ão *ndefinid* e sem r*ma, s*stentando-se t*o some*te </line>
<line> graç*s à c*esão </line>
</par>
<par>
<line> *nterna de se* ri*mo, o que re*or*a a compl*xidade d*s conc*ito* </line>
<line> estudada po* Mar*adi </line>
</par>
<par>
<line> (2*1*). Ao não descrever a temática per *e, óbvio que a inspiraç*o ad*ém da repressã* é </line>
</par>
<par>
<line> psicológica e social, rei*er*ndo o pensamento </line>
<line> de Fr*ud (1987) que rechaça, *om vigor, as </line>
</par>
<par>
<line> crença* r*ligiosas e cu*tu*ais, que atrel*m o *onho a premon*ç*es * sup*r**iç*es. </line>
<line> Trat*-se da *iberação do inconsciente alc*nç*da graças * es*rita automática (co** </line>
</par>
<par>
<line> *r**edim*n*o artís*ic*) e </line>
<line> à psi*ogra*ia, termo adot**o n* vo**bu*ário espírit* como * </line>
</par>
<par>
<line> ca*acida*e de certos médiuns d* escrever *ensagens dita*as por Espíritos. Q*er dizer, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, set. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Passeio ao *ongo *o *urrealismo </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> psico*rafia *az af*orar o subc**sciente, mediante uma *scrita fluida *em qualq*er amarra de </line>
<line> cunho m*ral ou social, aliada a proced*mentos m*t*f*ricos, como *mag*ns vi*ionárias: </line>
<line> Os *urrealis*a* são médiuns invol*ntários de um *undo d*sconhecido. Com* </line>
<line> surre*li*t*, nu*ca t**h* * mínima ideia do *ignificado de m*nha pin*ura. </line>
<line> Simp*e**ente transcrevo meus pen*amentos, e tento tornar c*ncret*s a* mais </line>
<line> exasperantes e fugitivas visões, fantasias, tudo o qu* d* misterio*o, in*omp*eensí*e*, </line>
<line> pe*soal e r*ro passar pela minha cab*ça (B*ADLE*, *999, p. 62). </line>
<line> Alé* de te*tos *ais *ibertos ou lib*rtários (Figura 4), as *b*as literárias surrealista* </line>
</par>
<par>
<line> são seminai* da </line>
<line> liter*t**a fant*stic* e precursoras do Su*real**mo, haja v***a que também </line>
</par>
<par>
<line> *xpl*ram o sonho e * inconsciente. É o ca*o de "Les chants de Maldoro*" ("Os cantos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Maldor*r"), *e autoria do </line>
<line> poeta urugua*o que </line>
<line> viveu na Fr*nça, I*odo*e Lucie* Ducasse, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Conde *e Lautréamont (1846-1870), e d* *o*m* "L* bateau ivre" ("* barc* **rio"), d* poeta </line>
<line> fr*ncês [Je*n-Nico*as Ar*hur] R*m*aud (*854-*891). A primeira é composta por seis p**tes, </line>
</par>
<par>
<line> escritas </line>
<line> entre 1868 1**9, e </line>
<line> quando é editada. Seu conteúdo retrata um universo mórbi*o * </line>
</par>
<par>
<line> fan*asmagórico, o que impossibili*a sua inserç*o num *ó gêne*o, p**seando *ela poes*a, pe*o </line>
<line> ro*ance e pela *ic*ão. "Le bateau iv**", por sua vez, é um v*rso-poema de 100 linhas escrito </line>
</par>
<par>
<line> e* 1871. Narr*, em primeira pessoa do s*ngul*r, * **ufrágio de um barco * deriva </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> imensid*o do mar, em *ar*ativa fr*gmen*ada e plena </line>
<line> de im*gens e de simbolismo </line>
</par>
<par>
<line> (SIG*IFICA*O de Sur*ea*is*o, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> * .3 Sur*ealis*o nas artes plást*cas </line>
</par>
<par>
<line> Segund* B*adley (1999); Camfiel* (*993); e Nadeau (1987), o Surrealismo nas ar**s </line>
<line> pl*sticas, evi*ên**a para a pintu*a e escu**ura, possui como principai* r**resentan*es os </line>
<line> espa*hóis Joan M*r* [i Ferrà] (1893-1983) e Salvador Dalí (1904-1*89), além do belga René </line>
</par>
<par>
<line> Magr*tte (1*98-1969), F***ra 5. A*ém deles, </line>
<line> destaque para o pint*r alem*o, naturalizado </line>
</par>
<par>
<line> norte-americano e, po*teriormente, francês, *ax Ernst (**91-1976); Marc Chagall, *intor, </line>
</par>
<par>
<line> cera*is*a e gravurista judeu russo-francês; o br*t**ico Rola*d Penro*e (**00-1*84), </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> im*õe, ai*da, como historiador </line>
<line> de arte; E*leen For*es**r A*ar (189*-1991). Nascida e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Argentina, f*lha de um es**cê* e uma nor*e-americana, mu*a-se co* a f*mília par* L*ndres, </line>
<line> ain*a *o*em, em 1911, o*de se torna cofundador* *o Gr*po Surrealista Britâni*o, a*o 1939. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, T*res**a *I, v. 17, *. 9, ar*. 3, p. 48-6*, s*t. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. *arg*n* </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Inte*ior holandê* II, Joan Mi*ó e O espelho *al*o, René Magritte </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> Stric*land e Bo**ell (2004, p. 149, p.*5*). </line>
</par>
<par>
<line> Em "Interior holandês I*", 1920, Mir* *xpõe configura*ões geométricas e estruturas </line>
<line> que l*mbram ser*s vivo*, *m imagen* oníric*s, cuj* i**erpretação se al*cerç* na t*ori* </line>
</par>
<par>
<line> psicanalít*c* d* Sigmund Freud. Na ve*dade, s**s *ormas semiabstratas, ainda que </line>
<line> de forma </line>
</par>
<par>
<line> lúdica, refe*em-se a obje*os r*ais. Em cores viv*s * del**an*e*, assem*lham-se a quadrinhos de </line>
<line> out*o planeta: "o importante é desnud*r a alm*. A pintura * a **e*ia *ã* f*itas quando se faz </line>
</par>
<par>
<line> amor - u* *bra*o tota*, a </line>
<line> prudên*ia é jogada *ara o al*o sem n*da ocultar", </line>
<line> diz *le, como </line>
</par>
<par>
<line> citado por </line>
<line> Strick*and e Bos*ell (20*4, p. 149). Em se tratan*o de "O espelho *also", a*o </line>
</par>
<par>
<line> *928, Ma*rit** (*016) impõe a </line>
<line> obj*tos do dia a d*a uma aura i*racional. Eis um peda*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pres*nto frit* posto num prato, o q*al remete a um assustado* glo*o ocular, num g*sto </line>
<line> t*anscende*te * ir*ac*onal. </line>
<line> Ainda em termos gerais, *uitos d*s surreali*tas, como *alí, Max Erns* e Penrose </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém são poetas. E mais, co* frequência, em s*u </line>
<line> cot*diano, os ad*ptos do Surre*lismo </line>
</par>
<par>
<line> *ança* mão de dife**ntes t*cnicas par* liberta*-se ** coerên*ia e do </line>
<line> ra*ional e al*ançar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> univers* *o inconsciente e dos **nhos, todas elas menos teóricas e *ais e*pontân*as. Além d* </line>
<line> mencio*ad* *olage*, comum no Dadá, * c*dá*er **quis (requintado cadá*er) *onsiste *m </line>
<line> técnic* fundamen*ada na ale*toriedade e na coralidade, cujo conceito r*mete ao e**olvimento </line>
<line> simult*ne* de vários a*tistas. U* deles d* iníc*o à obra mediant* um r**isco *uma *ol*a de </line>
<line> p**el, que passa de mão em m** até que o grupo consiga *ma repres*ntaç** surr*alista. </line>
<line> **ta-s* a frottage (fricção) para no**ar efeitos impos*os a *m de*enh* em texturas </line>
<line> prontas, idealizados po* Max Ernst. S**undo descri*ão de M**oi*i e ***tins (2020), c*nsi*te, </line>
<line> também, no uso de u*a *olha de papel sobre u** sup*rfíc** (madei*a gross*i*a, piso áspero, </line>
<line> pedaço de juta, **lha* et cetera). Sobre a superfície, usa-se ** lá*is *acio, m*nten*o *re**ão </line>
<line> Rev. FSA, *er*sin*, v. 17, n. 9, *rt. *, p. 48-67, set. *0*0 www4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ** Passeio a* Longo do Su*realismo </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> constante, pa*a esfre*á-lo sobre ela a *im *e ca*turar a textura do obje*o: quanto mai* *orte a </line>
<line> pressão * * *or do lápis, mais dif*rentes a* texturas. </line>
<line> No ca** da gratta*e (*a*p*gem), tam*é* criada *o* Max Er*st, em *927, e adotada </line>
</par>
<par>
<line> por J*an M**ó, cons*ste em </line>
<line> técnic* de pintura. Após a secagem, ela d*sprende-se da </line>
<line> tela </line>
</par>
<par>
<line> media*te *upturas, o que dá um be*o efeito ** rele**, textura e apa*ência tri*ime*sional. *o </line>
</par>
<par>
<line> caso da asse*bla*e (mon**g*m), trata-s* de t*cnic* disseminada, e* 1953, </line>
<line> pelo primeiro </line>
</par>
<par>
<line> teórico d* art* brut*, o pinto* francês Jean [Ph*lippe Art*ur] Dub*ffet, e que s* notabiliz* *or </line>
<line> *u*as cr*ticas con*r* o qu* cham* de cultu*a *omina*te n* ensaio "Asfixiante cul*ura". A bem </line>
<line> *a verdade, a assembl*ge já fora *m*regada no Cubism*, *or P*cas*o e Georges *raq*e, além </line>
<line> *e recorrente nas *sculturas dos futuristas, no Da*aísmo e nos ready-m*de de Duchamp. Ao </line>
<line> lançar mão de variadas matérias-p*imas, * exempl* de papéis, tec*do*, pedaços de madeira </line>
<line> *olado* a uma tela, o artista vai **ém da* limitações da s*perfície e, ao r*m*er com o *imite </line>
<line> da pintura, c*ia a *unção pintura-esc*ltura. É *nteressante que os objetos origin*is unidos por </line>
<line> ***agem ou en*aix* conservam s*u estado original, ao *e**o em que *eram o**as criat*vas. </line>
<line> Quant* ao dr**pin* (gotejame*to), **iciativa também de Ma* Erns* (CAMFIELD, </line>
</par>
<par>
<line> 1993), consis*e em deix*r cair s*bre *ela pingos de tinta, q** se*vem de base para a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> futura pintura. O dripping imortaliza-se gra*as ao trabalho *o estadunidense muito *mportante </line>
<line> *o âmbito das art*s, na *ri*eira metade *o século XX, Jackson Pollock (1912-1956), </line>
<line> conhecid* como "o pai do dripping expressioni**a", não importa a **flu**ci* do Surr*alismo. </line>
<line> Pollock c*am* aten**o p*r seu perfe*cionism*, *o lan*ar, u*a * u*a, go*as *e tint* so*r* a </line>
<line> tela. *ada efeito cromático é pensado e a*quitetado c*m o máxi*o cuidado, a t*l ponto qu* </line>
<line> despreza a pintura em cavale*e p*ra pintar a tel* est*cad* n* ch**, sobre a q*al *inga a tin*a </line>
<line> sem us* do pince* (all over), técn*ca que já *ão integ*a * Surrealismo. </line>
<line> *or fim, nas artes *lásti**s, de acordo *om Stri*kland e Boswell (2004), o movi*e*t* </line>
<line> assume *uas verte*tes. Na primeira, os a**is*as pra*ic*m * arte improvisad*, o m*is dis**nte </line>
</par>
<par>
<line> p*ss*vel </line>
<line> do c*nsciente, co*o Jo** Miró e Max Ernst. Na *egunda, Salva*or Da*í e R**é </line>
</par>
<par>
<line> Magritte, p*r exempl*, a*ot*m técnic*s r*a*istas </line>
<line> p*ra ating*r obras *luc*natóri*s e chocantes </line>
</par>
<par>
<column>
<row> aos olhos do público. *liá*, Dalí, no iní*io do* an*s *0, aband*n* o S*rrea*ismo, f*ce às </row>
<row> rusgas entre os membros do grupo, e, no caso particular, po* s*u amor *limitad* ao nazismo. </row>
</column>
<par>
<line> 3 .* </line>
<line> Surreal*smo no teatro </line>
<line> Para Salvador Da**, o teatr* surrea*ista, filho ***í*imo do D*daísmo, visa *esacr*ditar </line>
</par>
</par>
<par>
<line> a realid*de, por mei* de peças ilógicas fun*amentada* n* inconsciente </line>
<line> e/ou subcon*ciente, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-67, *et. 20*0 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targino </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> dentro da* prescri**es </line>
<line> *e Freud (1987) e fro*talme*te opostas *os pri*c*pios racionais em </line>
</par>
<par>
<line> v*ga. Pa*a tanto, o* adep*os d* movimento enc**am a *nt*raç*o com a *late*a, t*ans*utan*o </line>
<line> as exposições em ver**deiros e inusitados s*ows. Po* exem*lo, quando d* *xposiçã* </line>
<line> Sur*e**ista *nternaci*n*l, **38, </line>
</par>
<par>
<line> [...] doi* mane**ins, </line>
<line> *m de*es com a cabeça de *m tubarão, *pareci*m *entado* </line>
</par>
<par>
<line> den*ro de um </line>
<line> t*x* continuame**e atingid* p*r t*rre*ciais jatos d\água. </line>
<line> Os </line>
</par>
<par>
<line> manequi*s *ic*va* em mei* a folhag*ns, o*de alimentavam e*ormes ca*acóis [...] </line>
<line> Os *isitantes pa*sava* po* um corredor de ma*equins surreais a** o sa*uão central </line>
<line> [...] [transformado] n*ma **vern*, com 1.200 sacos de carvão p*ndu**dos no teto. O </line>
</par>
<par>
<line> chão e*a coberto por </line>
<line> um t*pete de folhas [...] *s visitant*s ganh*vam to**as para </line>
</par>
<par>
<line> il*minar o caminho *m me*o ao ambie*te s**iob**uro. Em busca das ob*as </line>
<line> expo*tas, *ram obri*ados a *a*ticipa* ** *ncenação [...] </line>
<line> Dent*e os mane*uins *p*esenta**s na Ex*osição, i*ortaliza-se o do francês André </line>
<line> Masson (1896-*987), com *eu "M*ne**i* com gaiola", 1938 (Fig*r* 6). Traz uma mordaça </line>
<line> verde com uma flor de amor perfeito na boca mais uma ga*ola s*b*e * cabeça * *m *apa-sexo </line>
<line> *im*la* a *m *spelho cir*ular com olhos, denotando erotismo e sensualidad*. </line>
<line> Figura * - M*nequim com gaiola, André *asson </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> B*adl** (1*90, p. 67) </line>
</par>
<par>
<line> Os pr*nci*ais represen**ntes *o *eatro surrealis** s*o *ean C*cteau, autor do cit*do </line>
<line> bal* Parade, e, aind*, Ant*ine Mari* Joseph *rtaud ou, si*plesme*te, Anton*n Artaud (1896- </line>
</par>
<par>
<line> 1948), </line>
<line> dramaturgo * dire*or de teatro f*a**ês com *tuação no cinema *e ideais anar*uistas, </line>
</par>
<par>
<line> leia-se, surrealis*as. É *e Cocteau uma peç* que *at*riza o Su*realismo, face s*a à </line>
<line> desilu*ão </line>
</par>
<par>
<line> *ian*e dos </line>
<line> rumo* do *ov*mento. Dos anos 20, "Orfeu" *nic*a com * herói h*m*nimo </line>
</par>
<par>
<line> anotando o ditado de u* cavalo d* pa*tomi*a (*ecurso teatral *estual qu* faz o mínimo us* </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 9, art. *, p. 48-67, set. 2020 *ww4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Passeio ao *ongo do *urre*lismo </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> *e p*lavr*s e o maior uso ** *estos atrav*s da mí*ica) que *iz as letra* com as patas, numa </line>
<line> crí*ica v*lada * *scrita au*omát*ca (item 3.1) utilizada no D*dá e *o Surreal*s*o. </line>
<line> Ao fi*al, o *a*al* solet*a a palavra M.E.R.D.E, *d*tada até os dias de *oje po* quem </line>
<line> vive no universo do *eat*o como um m*ntra q*e prece*e a perform*nce dos at*res. Porém, *á </line>
<line> quem contra*iga e explique o ritual, cont*ndo uma h*st*rinha. Em Pari*, um ator a camin*o </line>
<line> do teatro, onde apresentaria a peça mais import*nte de sua vida, depara-se co* um incêndio, </line>
</par>
<par>
<line> que o faz desv*ar do caminho. Perde-se e ap*s algum </line>
<line> tempo a*é *hegar </line>
<line> ao </line>
<line> loc*l, * </line>
<line> *orta do </line>
</par>
<par>
<line> teatro, pisa nu* cocô. Ent*a. Atua. Sai consag*a*o. Es**lha a his*óri*, de modo </line>
<line> q*e a </line>
</par>
<par>
<line> expressão merda *anha a acepçã* de "*oa s**te" a*t*s *a* **resentações **atrai*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Q*anto a Artaud, e*te part*cipa *o moviment* p*r u* *e*po muito c*rto, entre *9*4 * </row>
<row> 1926, *as id*al*za uma *eoria d* teat** sur*ealista e até tent* *n*ta**r uma compan*ia *eat**l, </row>
<row> p**seando na esfer* do teatro, mas, *o*re*udo, d* ci*ema. </row>
</column>
<par>
<line> * .5 </line>
<line> Surrealismo n* cine*a </line>
<line> Para *o*d*el* e Thompson (2*13), o Surrealismo no cinema re*res*nta o prazer </line>
</par>
<column>
<row> mó*bido *as associações impossíveis, mas *ister*osament* mo*ivadas; das mensagens </row>
</column>
</par>
<par>
<line> b*za*ras; das imagens sonh*das, com o comp*omisso de não ir </line>
<line> além do *ue as im*g*ns </line>
</par>
<par>
<line> sugerem; das defor*ações infini*a* e imp*evisíveis da m*rte e do **otis*o; d*s mecanis*os </line>
<line> *e lap*o* rev*la*ores (delírios) e *o*pr**etedore*. </line>
<line> *eu r**resentante ma*s conhec*do * * espanh*l, natu*aliza*o mexicano, Luis Buñuel </line>
</par>
<par>
<line> Portolés (1900-1983), que trabalhou div*rs*s ve*** com Sa*vador Dalí, </line>
<line> de quem s*f** </line>
</par>
<par>
<line> sign*f*c*tiva in*luê*cia. Mere*em menção, além de Artaud e *o*t*au, * cineasta, a*or, poeta e </line>
</par>
<par>
<line> psicólogo c**len*-f*ancê*, Alej*ndro Jo*orows*y Prullansky, agora, com 91 a*o* (17 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fe*erei*o de 1929), e D*vid *ync*, nor*e-americano n*sc*do e* 1946. Este, *lém de d*re*or, </line>
<line> roteirista, *rodutor, é músic* e, vez por outr*, *tor. Conhecid* no universo surrealista, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolveu estilo </line>
<line> cinem**ográfico </line>
<line> próprio, denomina*o </line>
<line> de l*nc*iano, marc*do </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> preench*mento de cad* quadro com im*gens de sonho e personagens e*tranhas, *liad*s a um </line>
<line> meticuloso desen*o sonoro, que fa* * público s* sen**r desconfo**ável ou reflexivo. </line>
<line> T*dos esses ci*east*s apa*ecem *o Quadro 1 com *u*s *esp*cti*as obras, que de*em </line>
</par>
<par>
<line> ser *nalisadas *ma </line>
<line> a uma. É óbvi* que </line>
<line> os s*rrealistas, mes*o no ci**ma, estão mais </line>
</par>
<par>
<line> preocupados ** re*lçar si*ua*ões pu*amente visuais, que fa*oreçam diferentes impa*tos </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> di*erente* indivíduos, do que em cont*r h*s*ó*ias com começo-meio-fim. Para eles, o ob*etiv* </line>
<line> m*cro é apr*sent*r sequências ilógic*s de sen*ações que podem ser ac*s*ív**s ou não. </line>
<line> R*v. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 9, art. 3, p. 48-**, set. 2020 www4.fsan**.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targino </line>
<line> 64 </line>
<line> Quadro 1 - Surr*alismo no c*nema: alguns fi*mes </line>
</par>
<par>
<line> Títulos </line>
<line> Cin*as*as </line>
<line> Local </line>
<line> An* </line>
</par>
<par>
<line> A concha * o clér*go </line>
<line> Artau* </line>
<line> P**is </line>
<line> f*v. 1928 </line>
</par>
<par>
<line> Um cão andal*z </line>
<line> Bu*uel e Dalí </line>
<line> Paris </line>
<line> **t. 1928 </line>
</par>
<par>
<line> A idade de ouro </line>
<line> Dalí e *uñu** </line>
<line> *aris </line>
<line> 1*3* </line>
</par>
<par>
<line> Sangue de um poeta </line>
<line> C*cteau </line>
<line> *aris </line>
<line> 1*32 </line>
</par>
<par>
<line> O discreto charme da burguesia </line>
<line> Buñuel </line>
<line> Paris </line>
<line> 1972 </line>
</par>
<par>
<line> A montanha sagrada </line>
<line> **dorowsky </line>
<line> Nova Yor* </line>
<line> 1*73 </line>
</par>
<par>
<line> O fantas*a da liberdade </line>
<line> B*ñu*l </line>
<line> Pa*is </line>
<line> *974 </line>
</par>
<par>
<line> Eraserh*ad </line>
<line> Lynch </line>
<line> N*va York </line>
<line> 19*7 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Pes*uisa *ireta, 2020 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CON*IDERAÇÕES FINAIS: surrealismo e legado </line>
<line> Na v*rd*de, a *ostura revolucio*ári* *o Su*realismo é sub*ersi*a tão somente em *ua </line>
<line> con*ição de desafio e </line>
</par>
<par>
<line> [...] da imag**ação *o pode*. No própri* âmbi*o da poé*ica surrealista, virão s* * </line>
<line> defin*r extremismos de sin*is cont*ário*: o comun*smo de Breton, a ostentação </line>
</par>
<par>
<line> reacio*ária </line>
<line> de Dalí. O inconsci*nte *evel*do pela art* surre*lista com aparente </line>
</par>
<par>
<line> ob*etividade, mas na **rda** *ob uma fosca luz de vício e culpa, é um pa*ente </line>
</par>
<par>
<line> "inconsci*nte de clas*e": a ou*ra face da lucidez r*cional [...] </line>
<line> d* "dirigente" *u*guê* </line>
</par>
<par>
<line> (ARGA*, 1992, p. 361). </line>
</par>
<par>
<line> Além da m*lt*plici*ade de técnicas, não ex*lorada* exaus*iv*mente *o longo do texto </line>
<line> *o* sua co*plexida*e e abr*ngência que nã* comport* *um p*per, o Surrealismo, ao i* bem </line>
</par>
<par>
<line> além do reali*mo, busca o **zarr* </line>
<line> e o irra**ona* par* expressar **rdades *cultas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **alcan*áveis **r meio da l*gica (STRICKL*ND; BOSWEL*, 2004). **sse sentido, *e*x* </line>
<line> impo*tan*e legado às geraçõe* vindouras, tal com* a colagem como t*cnica consagrada até os </line>
</par>
<par>
<line> dias de hoje, interfe*ê*cia no mundo da moda e da </line>
<line> *u*licidade (Figura 7), e, sobretudo, no </line>
</par>
<par>
<line> dia a *ia, qu*n** os i*d*v*du*s e * mí*ia nacional utilizam * t*rm* surr*al para expressar algo </line>
</par>
<par>
<line> inusitado, dist*nt* da razão, estranho, </line>
<line> absurdo, longe da* expecta**vas (DICIO. Dic**nário </line>
</par>
<par>
<line> onli*e *e portu*uês, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 17, *. 9, art. 3, p. 4*-67, se*. *020 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revis*a </line>
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</page>
<page>
<par>
<line> Um P*ss*io ao *ongo *o Surreali*mo </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a 7 - Exe*plos de lega*o do Su*r*alismo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> https://w*w.g*ogle.co*/searc*?q=surrealism*+n*+moda </line>
</par>
<par>
<line> A este respe**o, B*a*ley (199*, p. 7*) a*segura q*e uma medida do sucess* do </line>
<line> Surrealismo *, *x*tam**t*, a fo*ma com* foi ace**o na moda e publicidade, a* tempo em que </line>
<line> a*mi*e que a apropriação parece *ncentiva*a p*los adeptos *o m*vim*nto: </line>
</par>
<par>
<line> Dal* </line>
<line> decor*u vitrines para [lojas] [...] *m No*a Yo*k, e cola*orou *om Elsa </line>
</par>
<par>
<line> Sch*apar**li em e*tampas *e teci*os nu* "c*apéu-sapa*o. " E*e també* fez e </line>
<line> tr*balhos publicitários, e a obra de Mag*i*te **i *propr*ada pel* propagan*a. Os </line>
<line> homens de chapéu-coco que choviam no *uadro "Golco*d*", p*r ex*mplo, fora* </line>
<line> substit**dos por cigarros. </line>
<line> E mais, eis a sín*ese das ca*ac*erística* do Surrealismo: </line>
<line> 1. L*vr* e*pr*ssão do pens*me**o - * arte resulta da *xpressão *ivre do </line>
<line> pe*samento, movida pel*s *mpulsos ** sub*onscie*te, afr*nt*n** a lóg*ca e os </line>
<line> padrões sociais en**o es*abelecidos. </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Influê*c*a d*s teorias </line>
<line> *e Sigmund F*e*d - como antes visto, o movim*nto </line>
</par>
<par>
<line> sur*ealista sofre significativa inte*ferên*ia das teorias psicanal*t*cas *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> valorizaçã* do inconsciente, d*s sonhos e *e sua in**rpretação. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3. </row>
<row> *. </row>
</column>
<column>
<row> Real*da*e superior - fren*e às designações su*e*-reali*mo e suprarrealismo, vê-s* </row>
<row> como traço s*rrealista a "sens*ç*o" * uma real**ade superio* à realidade vigente </row>
<row> n* esfera socia* da é*oca. </row>
<row> Uti*ização d* elemento* abs*rat*s - *s surre*li*tas privi*egiam recurs*s, co*o </row>
<row> ilusões ót*ca* e dissoc*a*õe* entre imag*ns e legend*s. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 9, a*t. 3, p. 48-*7, se*. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Targino </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, in*e*e-s* qu*, apesar de, formalmen*e, ex*into, em 1966, quando da mor*e *o </line>
<line> ícone André Br*t*n, o mov*mento surrealista, de abrangência mu*dial, pe*sis*e para designar </line>
<line> obras d* *r**s, f*rmas de literatura, exp**ssões *eatr*is e cin*mato*ráfi*as qu* primam pe*as </line>
<line> expressões *a mente ou priorizam a subj*t*vidade. Quer dizer, t*do que pareça grotes*o, </line>
<line> bizar*o, ilóg*co, de*ar*iculado, *lu*i*atório, des*on*x* ou exager*d*m*nte inusitado, pode ser </line>
</par>
<par>
<line> catego*izado **mo surre*l, à semelhança </line>
<line> de a**u*as atitud** c*mp*rtamentais do </line>
<line> homem </line>
</par>
<par>
<line> "co*um. " *e fa*o, os surreali*t** r*belam-se con**a a impo*i*ão do racional e de qua*squer </line>
<line> ideais burgues*s, a *xe*plo da pr*pr*a fa*ília e *á*ria. Os co*ceit*s lógicos e sensat*s são </line>
<line> rel*ga*os a um segund* pl*no, deix*m de exist*r. A esse *espeit*, Arg*n (1992) conclui que o </line>
<line> Surr*alismo di*sipa-se numa *nda de influênci*s e insp*r**ões mun*o afora e atra***sa </line>
<line> *er*ções, figurand* com* pr*duto da mentalidade s*ngular de uma época, e*bora sobreviv* </line>
</par>
<par>
<line> si*ultaneame*te com outras *orrentes est*ti*as, haja vista q*e </line>
<line> h* sempre **p*ço </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> distintas man*festaçõ*s ar*í**icas e literárias. </line>
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<line> REFERÊNCIA* </line>
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<line> ed. *io de *a*eiro: E*iouro, p. 148-*51. 2004. </line>
<line> Como Refer*nciar este Art**o, c*nfor*e ABNT: </line>
<line> TARGINO, M. G. *m Passeio ao Longo do Su**ealismo. *ev. FSA, T*resina, *.17, n. 9, art. 3, p. 48- </line>
<line> 67, set. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribuição *os *utores </line>
<line> M. G. Targin* </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*l*se * **terpre*ação *os dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão *o rascunho o* r*visão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*aç** na *p*ovação da versã* f*na* d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 9, art. 3, p. 48-6*, set. 2020 </line>
<line> **w4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
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