<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 16, p. 305-32*, n*v. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*6 </line>
</par>
<par>
<line> Estresse Ocupacional e Relaçõ*s *e Gênero E*tr* Polic**is Militares d* *io Grande do *ul </line>
<line> Occupati*nal S*r*ss and Gen*er Relations **twee* Military *oli*e in Ri* G*ande do *ul </line>
</par>
<par>
<line> Damiana Machado d* Al*eida </line>
<line> Pós-doutor***a no Progr*ma de Pós-Gradua*ão em Admi*istração pe*a Universidade F*de*al de Santa Mari* </line>
<line> Doutora e* Ad*inistra**o pela U*iv*rsidade Fed*r** de Santa *aria </line>
<line> Professora *o *urso de Ad*inistração *ela Faculdade SOB*ESP </line>
<line> *-mail: adm.dami*na@g*ai*.com </line>
<line> L*ís Felipe *ia* L*pes </line>
<line> Douto* em E*genharia de Pr*dução pela Universidade Feder*l de Santa Catar*n* </line>
<line> P*o*es*or no *epa**amento de Ciênci*s *dmin*strativas *a Univer**d*de Federal de Santa Mari* </line>
<line> E-mail: *f*opes67@ya**o.*om.b* </line>
<line> Vania Me*ianeira Fl**es da Cos*a </line>
<line> Douto*a em Admin*stra*ão pela Un*versida*e Fede*al da Bahi* </line>
<line> *rofessor* no Departamen*o de *i*ncias Administrati*a* da Univ*rsidad* *edera* de Santa Maria </line>
<line> E-mail: v*nia.co**a@ufsm.br </line>
<line> Jonathan Saidel*es Corrê* </line>
<line> Doutorando em Administr*ção pe*a *niversid*de Federa* de S*n*a Ma*ia </line>
<line> Programa d* Pós-Graduação em Admi*istração *ela *n*versi*ade Federal de Santa *aria </line>
<line> E-mail: *on**han.sai*elles@*mail.c*m </line>
<line> *aque* Boff Menegazzi </line>
<line> Ba*har*l em Administra*ão pela Universi*a** Fr*nciscana </line>
<line> *rograma de P*s-Gr*duação em Ad*inistraçã* pela Universidade Federal d* Sa*ta *aria </line>
<line> E-mail: menegazzi.rb@gmai*.com </line>
</par>
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<column>
<row> En*ere*o: Damiana Machado de Almei*a </row>
<row> Universi*ade *ederal de *anta Maria - Av. Roraima, </row>
<row> 1000, 430*, CEP: 97105-**0, Santa Maria/RS, Brasil. </row>
<row> Endere*o: **ís *elipe Di** Lop*s </row>
<row> U*i**rsidade F*deral *e Santa M*ria - Av. Rorai*a, </row>
<row> *000, 430*, CEP: 97105-900, Santa Maria/*S, *r*sil. </row>
<row> Endereç*: Vania Medianei*a **o*e* *a Costa </row>
<row> Unive*sidade Federal de *an*a Mar*a - Av. Rora*ma, </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hefe: Dr. *onny Kerley de Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Arti** recebido em 03/0*/2020. Última versão </row>
<row> receb*d* em 23/09/2*20. Aprova*o *m*4/09/2020. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 1000, 4303, CEP: 97105-90*, Santa Ma*i*/RS, Brasil. </line>
<line> Avaliado p*lo sist*m* Triple Review: a) </line>
<line> Desk Revi*w </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereço: Jona*ha* Saidelles *orrêa </row>
<row> Univ*rsidad* F*de**l de *a*t* *aria - Av. *ora*m*, </row>
<row> *000, *303, *E*: 9710*-900, S*nta Maria/R*, B**sil. </row>
<row> End*reço: R*quel Bo** M*negazzi </row>
<row> Un*versidade Federal de San*a Maria - Av. Roraima, </row>
<row> 1000, 4303, CEP: 971*5-900, Santa Maria/RS, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> p*lo Editor-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </row>
<row> (av*liação cega por dois a*aliadore* da á*ea). </row>
<row> Rev*s*o: Gra*atical, Normativa e de F**mat*ção </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> D. M. Alme*da, L. F. D. Lopes, V. *. F. Costa, J. S. Corrêa, R. B. Menegazzi </line>
<line> 306 </line>
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<line> RESU** </line>
</par>
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<line> Associações de gê*ero estão crescente*ente s*ndo consideradas *m discussões sociais </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> acadêm*cas, haj* vis*a que </line>
<line> diferenças entre *omens e *ulheres se *anifestam *o cot*dian*. </line>
</par>
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<line> No âmb*to profissional, exist*m atividades propí*ia* à existência </line>
<line> *e </line>
<line> exaustão física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*ocional, com* é o caso dos pol*ciais militar*s. Nesses ambientes * *levada a prob*bilidade </line>
<line> de m*nifestação do estres*e *cupac*o*al, o qual se caracteri*a pela viv*ncia pelo profiss*ona* </line>
</par>
<par>
<line> d* *ondições indes*jávei* ou </line>
<line> precár*as </line>
<line> no am*iente de trabalho. Dess* mo*o, *sta *esquisa </line>
</par>
<par>
<line> o*jetiva associar * ní*el de *stresse ocu*ac*onal </line>
<line> *om o gêne*o d*s policiais mil**ares </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e**ado do Rio Gran*e *o Sul. Reali*ou-s* um* *esquisa descrit*v*, do tipo survey, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> aborda*em </line>
<line> quantita*iva, particip*ndo </line>
<line> 519 p*liciais mi*it*res *erten*entes quarté*s de 97 * </line>
</par>
<par>
<line> cidades localizad*s no E*ta*o. Os *ados obtido* foram a*alis*d*s por meio de *s*at*s*icas </line>
</par>
<par>
<line> *escritiv*s, teste pa*a difer*nça de </line>
<line> pro*orções e análise de cor*espondênc*a. Os resu*tados </line>
</par>
<par>
<line> permitiram infe**r que não hou*e associ*ção entre gênero e os níveis de estre*se ocupaci*nal. </line>
<line> Pa**vr*s-chave: Estres*e Ocupa***nal. Gê*ero. Poli*iais Militares. Tr*balh*. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> *e*de* ass*ciat*o*s are increasingly being used in *ocial and acad**ic discussions, a*d there </line>
</par>
<par>
<line> may b* dif*erenc** b*tween men a*d women ma*ifesting </line>
<line> thems*lv*s in daily life. </line>
<line> In the </line>
</par>
<par>
<line> profe*sio*al sphe*e, there are a*tivities c**ducive *o physic*l and e*otional exhaustion, such </line>
<line> as the *ilita**. It nestles e*viron*e*** w*t* a hig* p*obabi*ity of manif*sti*g o**upational </line>
</par>
<par>
<line> *tress, or what </line>
<line> is </line>
<line> the characteri*ti* </line>
<line> of *he professional's experienc* of undesira*le or </line>
</par>
<par>
<line> precarious cond*t*on* </line>
<line> in t*e work envi*on*ent. *h**, this objectiv* r*search associates t*e </line>
</par>
<par>
<line> level of occupatio*al *t*ess wit* the *ender of m**it*r* personnel *n *he state of Rio Gra*de d* </line>
<line> ***. * descri*tive, research-type sur*ey was carried out, with a quantitative **proach, </line>
<line> par**c*pating *n 519 mil*ta*y po*i** offic*r* belong**g to 97 barr*cks. cities located in *he </line>
</par>
<par>
<line> state. Th* *el*c*ed d*ta were analyzed </line>
<line> u*ing descr*ptiv* statistics, **st for diffe*ence in </line>
</par>
<par>
<line> prop*rtions and *orr*sp*n*en*e analysis. The r**u*ts allowed us t* c**clude t*at th*re w*s no </line>
<line> ass*ciat**n *etween gen**rs and **cupational stress l*vels. </line>
<line> Ke*wo*ds: Occupa*ional Stress. Ge*re. Militar* Police. Job. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, *ere*ina, v. 17, n. *1, art. *6, p. 305-323, nov. **2* </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> E*tress* Ocu*acional e R*laçõe* d* Gê**ro En*re Policiais Militar*s do *io Grande do Su* </line>
<line> 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TROD**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* evolu**o do m**do do tra*a*ho, *s *ondições físicas e p*icológicas do </line>
</par>
<par>
<line> am**e*te la*or*l ga*ha*am espaço em *st*do* relac*ona*** ao estre*se ocupaci*nal, </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> consiste </line>
<line> na vivência pelo indivíduo de cond*ções *e insatisfações no ambiente *e trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> podendo mo*ivar a exaustão físic* e mental (*IPP, 2004). Tais cond*çõ** podem i*t*rferi* </line>
<line> positi*a ou nega*iv*m*n*e no c*laborad*r e a*r*ngem * ritmo de trabalh*, a cobrança por </line>
</par>
<par>
<line> *etas, ** rela**e* ent** equipe, *s *elaçõe* a </line>
<line> familiares e as *el*çõe* so*iais (*AR*OSA, </line>
</par>
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<line> 2013). </line>
</par>
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<line> Tomando como objeto de e*tud* * P*lícia Militar, a*a*isada com* *m espaço </line>
</par>
<par>
<line> organiz*cional de in*eração social, p**e ser co*pr*e*dida *omo sen*o u*a *orpora*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas cujo* objeti**s são pa**ulha* os espaços *ú*licos, co*trolar o cr*me, manter * or*em e </line>
<line> exerc*r funçõe* de se*v*ç*. Essas at*vidades sã* auto*izadas pela sociedade, mas pod*m </line>
<line> sofrer inc*mp*een*ão p*r se trata* do uso *a for*a de uma sociedade contra ela mesma, * q*e </line>
</par>
<par>
<line> ressalta as*ectos de coerção, *ontro** e opr*ssão (BAYLEY, 200*). Cos*a </line>
<line> et al. (**07) </line>
</par>
<par>
<line> alertam que ess* é um* das pro**ssões mais p*opensas ao *stresse no tra*a*ho, dado o </line>
<line> enf*ent*m**to diári* da pressão e dos ri*cos da ativ*dade. </line>
</par>
<par>
<line> *on*ide*ada por Capel*e e M**o (20*0) uma espécie de *ueto ma*culi*o, devi*o </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> *redominância de homens, a Polícia Militar a*mitiu o in*resso de *ulhe*es há pouc* t*mpo, </line>
<line> *rincipal*ente em *un*ões a**ini*trativas e d* rela*õe* *úblic*s, *onsidera*as *omo </line>
<line> atividades-meio e não atividades-fim da Po**c*a, percebe*d*-se ma*or dificuldade de i*serção </line>
</par>
<par>
<line> daque*as po*i*iai* *u* optam </line>
<line> por segui* *ar*eira </line>
<line> no po**c*am*n*o </line>
<line> operac*ona*. E* 201*, as </line>
</par>
<par>
<line> mu*heres re*resen*avam apenas 12,3% da cor*oração milita* no Brasi* (FBSP, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Tal *isparida*e </line>
<line> com rel*ção ao n**ero de </line>
<line> efetivos *ome*s diante da* mulheres </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> uma da* inúmeras di*erenç** que definem as relações de gênero entre </line>
<line> policiais mili**res. </line>
</par>
<par>
<line> C*nfo*me d*dos do FBSP (2015), 42,3% </line>
<line> das mulhe*es pes*uisadas informaram que se </line>
</par>
<par>
<line> sentem mu*to c*ns*das *emp*e, ou seja, *requentemente, e**uant* **te índi*e cai para 35,7% </line>
<line> ** vi*ão dos homen*. Sobre ter en*rgia ao final do *ia para realiza* atividade* extr*s, 20,5% </line>
</par>
<par>
<line> dos homen* informar*m te* sempre ener*ia, enquant* esse índice cai *ara </line>
<line> 12,9% n* opi*ião </line>
</par>
<par>
<line> das mulheres. Amb*s os fat*re* *na*isados *ão *ausadores do *str*sse </line>
<line> ocupacional (LI**, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, p*et*nde-se, através deste est*do, ass*ciar o </line>
<line> ní*el *e estresse </line>
</par>
<par>
<line> ocu*ac*onal com o gênero dos Policiais M*litar*s do *s*ado d* *io Gra*d* do *ul. </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, n. 11, art. 16, p. *05-*23, nov. 2020 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Almeid*, *. F. *. L*pes, V. M. F. Co**a, J. S. Co*rêa, R. B. Menegaz*i </line>
<line> 3*8 </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Almeida et *l. (201*), esse público apresenta, em sua maioria, nível médio </line>
<line> de es*re*se oc*pacio*a*, sendo qu* aç*es devem ser plane*adas pa** evitar que esse p*b*ico </line>
<line> at*nja o nível ma*s alto, o que *oderi* acarret*r uma sobrecarga a*nda *a*or *o cotidiano *ã* </line>
<line> exigent* que esses profission*is já encontram. </line>
<line> O estudo *ea*iza*o p*r Costa et a*. (2007) apon*a o gê*ero feminino como o ma*s </line>
<line> vu*nerável aos impact*s d* trabalho *m s*a saúde mental, ocasionand* o estr*sse. No entanto, </line>
</par>
<par>
<line> há dificuldade em en*ontrar na lite*a*ur* </line>
<line> outros estudos q*e a*resentem *ma *nálise das </line>
</par>
<par>
<line> ass*ciaç**s </line>
<line> **tre estresse e </line>
<line> gênero, o que </line>
<line> j*stifica a relev*ncia científica deste estudo, </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> p*etende p*eencher lacunas que porventura *inda ex*sta* sobre o **ma. </line>
<line> 2 *EFERENC*A* TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 *str*sse ocupac*onal </line>
</par>
<par>
<line> O e*t*es*e oc*pacional é consi*erado uma relaç*o </line>
<line> particular entre o indiv*d*o, se* </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e de </line>
<line> *raba*ho e as de*ais situ*ç*es qual está submetido, que será a*al*a*o pe*a à </line>
</par>
<par>
<line> pessoa como u*a ameaça ou al*o q*e *xi*a de *orm* *nt*rna as hab*lid*des que ela tem para </line>
<line> *nfrentar a situação. Per**ber o ambi*nte de trabalh* com* **eaçador *o c*escimento pessoal </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> profis*ional e até *esm* à sa*de * caract*ríst*ca frequente do es*resse ocupacional, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipa*mente *uando a rotina labora* se torna muito prejudicial p*ra a pesso* ou ela </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> possui e*tratégias ad*qua*as p*ra l*dar com a si**ação (LIMONGI-F*ANÇA; RODRIGUES </line>
<line> 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Ain*a que não se** con*iderada *ma doença, t*at*-se de um *stado d* desgaste </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> qual o co*po humano é subm*tido o* d* *ed*ção *a cap**idade de adaptaç*o do **divíduo a </line>
<line> situações exigidas em sua m*nte (XAVIER; RIOS; FRA*ÇA-BOTELHO, 2*13). Para </line>
</par>
<par>
<line> Ben*vides-Pereir* (2*10, p. 46), "o es*ress* *ode ac*m*ter qu*lquer pessoa e, quando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*e*t* ***enca*eador se refere à at*vidade *es*mpenhada, o mais cor*eto s*r*a a designação </line>
<line> de estress* oc*paciona*". As**m, o e*tresse ocupacional tor*a-se o *e*anismo utilizado pel*s </line>
</par>
<par>
<line> pess*as de *odo a se adap*a*em </line>
<line> ** exig*nci*s do ambiente externo e interno </line>
<line> no trab*lho, </line>
</par>
<par>
<line> e*globando sit*ações *ísicas, psicol**ic*s e sociais (TAM*YO, 2007; FERRAZ; </line>
<line> F*ANCISCO; OLIVEIRA; 2014). </line>
<line> Os ag*ntes **tressores externos referem-*e *os r*lacio*amentos e às situações </line>
<line> v*venciada* no dia a dia, tanto na **da pessoal *omo no trabalho. Quanto aos internos, t*ata-se </line>
</par>
<par>
<line> de crenças, </line>
<line> valores, c*racterísticas pessoai* e a forma como são inter*retad*s as </line>
<line> diferent*s </line>
</par>
<par>
<line> *e*. **A, Te*esi*a, v. 17, n. 11, *rt. 16, p. 305-323, nov. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*tr*sse Ocupacional e Rela*õe* de Gênero Entre Policiais Mi**tares d* *** G*ande d* S*l </line>
<line> 30* </line>
</par>
<par>
<line> situações (LI**, 2004). Opor*uno é co*preend*r q*e nem toda carg* de trabalho conduz ao </line>
<line> es*resse, *as, *im, aquela crônic* e perman*n*e na ro*ina de trabalho (*ASCHOAL; </line>
<line> TAMAYO; 2004; SONNENTAG; BAYER, *005). </line>
<line> N* enta*to, Ben*vid*s-Pereira (20*2) destac* qu* o estresse não advém *penas de </line>
<line> eventos negativ*s, há **entos posit*vos *ue ta*bé* v*o *epr*s*ntar uma carg* emocional </line>
<line> co**idera*a ex**ssiva, como, p*r exemplo, *ma promoção ou a *udança *e cida*e, em </line>
<line> função das responsabil*d**es e conse*uênci*s para a v*da pe*s*al que representam. </line>
</par>
<par>
<line> As respos*as ** *ituações de estress* dependem de cada ind*v*duo, </line>
<line> de at*tudes </line>
</par>
<par>
<line> p*icoló*i**s e </line>
<line> *omporta*entais *istintas, ori*ndas ** *atos oc*rridos no ambiente *e </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o, porém, fora do a*cance *e **as habilidades p*ofiss*o*ais (PASCHOAL; TA*AYO, </line>
<line> 200*). Ainda par* esses autores, ao i*entificar demandas de trab*lho que excedem sua </line>
<line> capacid*de de resolução, * trabal*ador se *epa*a com uma situa*ão de *s*resse, qu* </line>
</par>
<par>
<line> geralmente percebid* d* forma n*gati*a. E * natureza desses *atos estressores p*derá s*r é </line>
</par>
<par>
<line> físic*s (r*ídos, </line>
<line> iluminação) ou psi*ossocia*s (rel*c*onament* inter*ess*al, </line>
<line> autonomia, </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*i*en*o de carre*ra). </line>
<line> O e*tress* ocupacional pode ser men*ur*do com escal*s, *endo * Escala *e E*tre*se </line>
</par>
<par>
<line> no Trabalho (EET) u*a </line>
<line> das mais utiliza*as. Elaborada e *alidada por Pasc*oal Tamayo e </line>
</par>
<par>
<line> (20*4), *ossui adequaçã* em diversos *mbi*ntes de </line>
<line> tra*alho * *cupações. É constituída p*r </line>
</par>
<par>
<line> 23 itens q*e form** um ún*co fator (unifa*orial), sendo qu* cada item aborda tanto um </line>
<line> estress*r (sobrecarga de *rabalho, conflito entre papéis, ambiguidade d* *apé**, </line>
</par>
<par>
<line> relacionamento inter*es**al no *rabalho, </line>
<line> fatores </line>
<line> de desenvolvimento na carreira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autonomia/contro*e n* t*aba*ho) quanto uma r*a*ão emocio*al a *ste. Cada um dos 23 itens é </line>
<line> composto *or uma escala de cinco opções d* respo*t*: 1 (*iscordo to*al*ente), 2 (discordo), 3 </line>
<line> (co*cordo em par**), 4 (concor*o), * (concordo t*talm**te). </line>
<line> Com o intuito de co*h*cer as causas do estresse *cup*cional, pesquisas e estudo* </line>
</par>
<par>
<line> volt*dos par* esse te*a identificaram as </line>
<line> condições de trabalho como um dos principais </line>
</par>
<par>
<line> fato*es desencadeadore* de estr*ss* (XAVIE*; R**S; F*ANÇ*-BOTELHO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com result*dos d* pesquisa e*abo*ad* p*r Ferraz, Francisco Oliveira * </line>
<line> (201*), a* im*osiç**s d* programas e p*azos **duzido*, competi*ão *ntern* e variações </line>
</par>
<par>
<line> econômica* r**ultam em um </line>
<line> estad* de e*rijecimen*o muscular e de </line>
<line> exaustão m*nt*l </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos. Percebe-s* o estress* como um alt* custo para as organizações, dem*nstr*do por </line>
<line> *ued* na produtivi**de, falta* fre*uentes e custo* elevados com as*istência méd*ca. </line>
<line> Para *occhiar* *t al. (2013, p. *8), "o local de trabalho *a atu*li*a*e tra*sf*rmou-se </line>
<line> num local d* geraçã* *e dem*ndas oc**acionais que, se *ão *deq*ad*ment* tra*ada*, podem </line>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 17, n. *1, ar*. 16, p. 305-323, nov. *02* www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Almeida, L. F. D. *o*es, V. M. F. Costa, J. S. *orrêa, R. B. Menegazzi </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> lev*r ao stress ocup*cional negativo". Par* *ais aut*res, a **lação de tr*balh* ent*e mulh*res e </line>
<line> homen* pro*orc*ona uma série de apre*d*zag*ns n* *ue ta*ge * for*a de lidar c*m os </line>
</par>
<par>
<line> *stres**res </line>
<line> pr*judiciais. E* contr*part*d*, *ara Rossi (2012), ex***em al*umas dife**nças </line>
</par>
<par>
<line> entre *s percepções de hom*ns e de *ul*e*es em re*a**o ao estre*se ocupac*onal, mas oc*rre </line>
<line> um consenso em ambos ao re*onhec*r os estre**ores q*e t*m maior impacto. </line>
<line> 2.2 A*onta*ento* sobre gênero * es*resse na profissã* policial </line>
<line> Inicial**nte, as perspectiva* sobre gê*ero po*deravam s*mente sobre que*tões </line>
</par>
<par>
<line> biológica* *os sexos femin*no e m*s**lin*, q*e **rav*m de***ualdade </line>
<line> entre el*s. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, como d**tacam Ribeiro e *arcia (2015), in*ciou-se um* concep*ão de que o </line>
</par>
<par>
<line> gê*ero é consequência da soc*alização e do **ntato com diferentes e*periências vividas </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> h*men* * mulher*s. Essa desigualdade *corre de diferentes man*iras, como na for*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ntrada *o mercado de tra*a**o, na remuner*ção recebida e </line>
<line> nas res*ritas oportunidades de </line>
</par>
<par>
<line> ascensão profissional r*s*rvadas </line>
<line> ao públi*o feminino (BR**C*IN*; LOMB**DI; 2008; </line>
</par>
<par>
<line> CAMARGOS; RIAN*; MA*INHO, 2014). </line>
<line> Segundo Rosa (201*), desd* o século XX, a *nserçã* d* mulheres em postos de </line>
<line> trabalh* co*umente ocupa*os *o* homens te* crescido. Ape**r do es**ç* conquistado *elas </line>
</par>
<par>
<line> mulheres em </line>
<line> organiz*ç*es e* que há **edomínio de </line>
<line> i ndi ví duos </line>
<line> do gêne*o ma*culin*, fica </line>
</par>
<par>
<line> *resen** c*rta distribuição de atividades que sã* t*das como a*equad*s *ara home*s * para </line>
<line> mulh*res. Geralme*te, as mulh*res são de*ignadas para áreas tr*dic****lmente f*mininas em </line>
<line> in*tit*iç*es públicas, com funçõ*s como **fermagem, assistência socia* e pedagogia, </line>
<line> caracteriza**s pelo a*o de cui**r * a*sistir, em que *s compet*ncias *e*in*n*s são </line>
</par>
<par>
<line> ape**eiçoadas. Em um m*rc*do em que *uitas profissões foram cria*as p*ra hom*n*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*serção das mulhe*e* nesse </line>
<line> ambi*nte cercada é </line>
<line> **r desco*fianças, ***tas vezes por *s** </line>
</par>
<par>
<line> cul**ra d* que existam funç*es *dequadas pa*a cada sexo (RIB*IRO; GARCIA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Embora gra**e parte *o *ota* de *ulheres com nível universit*rio se concentre </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> áreas tradic*o*almente c*nsiderada* redutos profi*sionais fem**inos, </line>
<line> como educa*ão, saúde, </line>
</par>
<par>
<line> humanid*de* e art*s, elas têm ampliado sua presen*a *aboral, ocupando áreas outrora </line>
</par>
<par>
<line> domina*as pel*s homens, como c*ê**ias sociais, </line>
<line> di*ei*o, enge**a*ia, medici*a, </line>
<line> arquit*tura, </line>
</par>
<par>
<line> dotad*s de mai** rec*n*ecimento fin*nce*ro * social (BRUSCHINI; L**BARDI, 2008). </line>
<line> No que t*nge ao ambiente p*licial, ele fo* histor*ca*ente marcad* pela </line>
<line> *redominância ma*cu*ina de profissionais (CAPPEL*E; MELO, 2*10). Em escala mundial, a </line>
<line> necessidade de preench*r o* es*aços deixados pelo efetivo masculino em fu*ção das gue*ras e </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 16, p. *05-*23, nov. 2020 www*.f*anet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *stress* Ocupacional * R*lações de **nero *ntre Polic*ais Milita*e* do Rio *ran*e do Sul </line>
<line> 311 </line>
</par>
<par>
<line> das in*ispensáve*s reformas i*sti*ucionais para combater a corrupção, viol*nci* e deterioração </line>
</par>
<par>
<line> da imagem de </line>
<line> instituições </line>
<line> po*iciais se*v*u como fo*e*to para o *ngresso </line>
<line> das m*lheres </line>
</par>
<par>
<line> (SOA**S; MUSUME*I, *005). </line>
<line> S*gundo Soares * Musumeci (200*), a abertu*a da Polícia Militar para as *ulheres </line>
<line> policiai* foi *ar*ia, iniciada em 1980, s*m mudan*as *de*ua*as a essa realidade. No Brasil, * </line>
<line> i*tr*dução da *olícia Feminina segui* os m*del*s *e experiênci* eu*opeu e am*ricano, **sto </line>
<line> que o*t*veram bons r*sultados na solução d* *uestões rel*cionadas às mi*sões a*sis*enciais e </line>
<line> de polícia preve*t*va (CAS*RO; F*ANCO, 2011). </line>
<line> No es*ado *o Rio Grande d* Sul, a p**mei*a ***ma fe*ini*a *a aca*emia ocorreu em </line>
<line> 17 *e feve*eiro de 1986, com a missão de trabalhar com ido*os e c*ia*ças. Durante 10 a*os, </line>
<line> dest*naram o* ser*iç*s em quartéis na comp*nhia d* outras mulheres, sendo que somente em </line>
<line> 19*7 puderam acompanhar os homens *as at**idades operacionais. </line>
<line> Em razão d* a Polícia Militar ser uma instituição na qual se sob*essaem os aspe*tos </line>
<line> mi*ita*es na **rm*ção ** seus age*tes e na de*inição de suas estruturas internas, secularmente </line>
<line> os valo*es associado* *o hom*m são consider*dos arquétipos referenciais no d*sempe**o das </line>
<line> ativi*ades *olici**s. Tal *ato fez com que a ide*tidade das mu*heres policiais e o processo d* </line>
<line> **minização d* *arreira se manifestassem *t*avés d* presenç* fe*inina em locais e ativid*des </line>
</par>
<par>
<line> carregadas de menor prestígi* na instit*ição. **ta inserção </line>
<line> é pr*judicada, ainda, por </line>
</par>
<par>
<line> demonstraçõ*s claras de *esistência nos esp*ços hegemonica*en** masculinos (CA*AZANS, </line>
<line> 2003). </line>
<line> Nesse sent*do, o in*ress* e a amp*iação do contingente de *u*heres em corporações </line>
<line> *ilitares podem ser considera*os *spectos emb*emátic*s dos avanços sociai* al**nçados pe*o </line>
</par>
<par>
<line> p*blico femi*ino. No *io Grande do Sul, a </line>
<line> designaç*o </line>
<line> *a p*imeir* mu*her comanda* um a </line>
</par>
<par>
<line> batalhão da Br**ada *i*itar na cap*tal *o estado oco*reu em 2012, sendo o car*o oc*pado por </line>
</par>
<par>
<line> uma t*nente-*o*onel. Desde 2007, esse o*ici*l estava no comando de </line>
<line> um batal*ão </line>
<line> d e *m </line>
</par>
<par>
<line> m*nicípio *o interior, t*ndo sido a prim*ir* a oc*par esse po*to *m *odo o *stado (FIUZA, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). Atualmente, * ma*ori* do pú*l*co femi*ino ocupa o c*rgo </line>
<line> de Sol*ado (51,2%), </line>
</par>
<par>
<line> c*n*orme dados **resentados pe*o FBSP (2015), e soment* 14,6% dos car*os d* *estão são </line>
<line> ocupados por mu*heres. </line>
</par>
<par>
<line> Fa**s como </line>
<line> ess*s *em*nstram *u*, gra*ativamente, a mu*her está rompendo com o </line>
</par>
<par>
<line> chamado teto de *idr* </line>
<line> (STEIL, 1997), que se refer* * *uti* e tra*sparente barre*r* qu* </line>
</par>
<par>
<line> bloqueia a ascensão das mulheres para níveis *i*rárquicos mais altos. Mesmo *pós décadas *a </line>
</par>
<par>
<line> pre*enç* feminina na profissão, Ca*tro e F*anco (*011) menc*onam q*e ainda exi*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *eresin* P*, v. 1*, n. *1, art. 1*, p. 305-*23, no*. 2020 www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *lmeida, L. F. D. Lo*es, V. M. F. Co*ta, J. S. Corrêa, *. B. Menegazz* </line>
<line> 312 </line>
</par>
<par>
<line> percepção errônea de q*e o poli*ial *omem tra*smite *ai*r seguran*a do que a polici*l </line>
<line> feminina, além de ins*irar *aior re*peito da socied*de. </line>
<line> Pitts, Ferraz e Lima (201*) buscar** inve*tig*r a Qualidade de V**a no Trabalho de </line>
</par>
<par>
<line> mulheres da Pol*cia Mi*i*ar e concluíram que a per**pção oscila e*tre </line>
<line> insatisfeita </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> indiferente, principal*ente no que **z respeito à re*un**ação e às oportun*dades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cresc*m*nt* </line>
<line> na </line>
<line> **rr*ira. T*is a*tor*s menci*nam q** </line>
<line> a maioria *a* po*iciais milita*es </line>
</par>
<par>
<line> *xer*em atividade* administrativas, tornan*o um desafio *mplan*ar </line>
<line> programa* a *im </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*inuir as diferenç*s *ntre gênero. </line>
</par>
<par>
<line> Corrobo*a*do, Cama*gos, Riani * Marinho (2*14) co**tat*m q*e o a*m**to da </line>
<line> presença das *ulheres nas insti*uições polic*ais não *iminuiu se** encargos nas atividades d* </line>
<line> lar. 7*,7% das *esqui*adas *firmaram sempre fa*e* atividades d**ésticas em *eu *empo livre </line>
</par>
<par>
<line> (FB*P, 20*5), *ara**eriza*do, assim, uma jornada dupla passí*el de sobreca*ga fís*c* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *sicológica. </line>
</par>
<par>
<line> De a*ord* *om *ezerra, Minayo e Constantino (201*), as mulheres poli*iais </line>
<line> destacam c**o fato*es de estres*e n*gativo no ambi*nte d* trabal*o: problemas com </line>
</par>
<par>
<line> h*er*rquia, em virtu*e de p**moç*es não co*siderare* a cap**ida*e </line>
<line> profissional, * sim o </line>
</par>
<par>
<line> tempo de s**viço no pos*o policial; preconceito de gên*ro, car*ct*riza*o por difer*nça* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> distribu*ção das tare*as entre homens e m*lheres; e * desco*fi**ça por parte dos c*le**s, os </line>
</par>
<par>
<line> q*ais não admite* *ue o segmento *eminino </line>
<line> possa realiz*r </line>
<line> as me*mas tare*as que o </line>
</par>
<par>
<line> masc*lino. </line>
</par>
<par>
<line> Um es*udo reali*ado por Cost* et al. (*00*) veri*icou qu* a pr**orç*o *e p*liciais </line>
<line> s*m si*tomas de estr*sse foi de 52,6%, enquanto 47,4% apresentaram *into*atologia </line>
<line> (COSTA, et al., 2007). Dest*ca-s* **e homens e mul*eres concordam que a profissão policial </line>
<line> às vezes prejudica * vida famili*r e so*ial e *u*, na *aioria das vez*s, o trabalh* exige **e as </line>
<line> em*ções s*jam e*condidas. </line>
<line> No entanto, també* afir*am que se**em orgulho em contar a *migo*, conhecido* e </line>
<line> f*miliares que são poli*iais, sendo qu* tan*o os h*mens quanto as mul*e*es se sentem </line>
</par>
<par>
<line> satisfei*os </line>
<line> co* relação </line>
<line> ao s*u trabalho e p**tendem se aposentar como p**fis*ionais </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> s*gur*nça públ*ca (FBSP, 201*). </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOGIA </line>
<line> *s*a pesqu*sa *e caracteriza *or s*r d*s*ri*iva, quanti*ativa e do *ip* sur*ey. Par* Gi* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> (2*07), a pesquisa descritiva objetiva de*cr**er a* c*racterísticas </line>
<line> d* uma popul*ção </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 16, p. 305-323, nov. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse Ocu*acional e R*l*çõe* d* Gênero Entre Po**cia*s M*lit*res do Rio Gra*de d* Sul </line>
<line> 313 </line>
</par>
<par>
<line> **nômeno, ** a*nda estabelecer relações entre variáveis. Dentre as **cnicas de c*leta *e dados </line>
<line> *tilizadas pel* pesquisa *es*rit**a, a mais u*ilizada * * questionário. </line>
</par>
<par>
<line> Tem um </line>
<line> caráter *uantitativo, pois, *egundo Lopes </line>
<line> et al. (20*8), </line>
<line> pe*m*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificação de características **p*lacio*ais q** podem ser *uant*ficadas. O objet*** da </line>
<line> *esquis* qu*ntita*iva é garantir *esul**dos prec*sos e evitar di*tor**es d* a*áli*e e de </line>
<line> interpretação, garantindo u*a ma*ge* ma*or de se**r**ç* quanto às inferê*cias. </line>
<line> Como tipo de *e***i*a, *lassif*ca-se co*o sendo survey, pois, *egundo Babbi* </line>
<line> (20*1), esta permite descobrir a distr*buição de certos tra*os e atributos, c*n*id*rando uma </line>
</par>
<par>
<line> det*rminada populaçã*. Nesse conte*to, não *em a prete**ão de descobri* </line>
<line> o *orqu* da </line>
</par>
<par>
<line> d*stribuiçã* *x*stir, mas sim *omo ela é. </line>
</par>
<par>
<line> O p*ese*t* es*udo foi re**izado n* estado d* Ri* Grande do Sul, *om os pol*cia*s </line>
<line> mi*itares q*e fazem parte da Brigada M*litar. A pop*lação do estu*o f*i compo*ta por cerca </line>
<line> de *3.650 s*rvido*es *il*tares, *endo que * *mostra f*i constituí*a por 519 indivíduos que </line>
</par>
<par>
<line> *ra*alham ef*tivam*nte </line>
<line> em </line>
<line> *7 mu*icípios d* Est*do. A escolh* dos *olic*a*s mi*i**re* </line>
</par>
<par>
<line> ocor*e* *or m*io de amos**ag*m não probabilístic*, u*a vez que * *nclus*o de ca** um foi de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com a *isponibil*dade no </line>
<line> dia * horário </line>
<line> determ*nad** pela Brigada Militar para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aplicaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A **speito dos aspe*tos ét*cos, a pes*uisa foi reg*strada no Gabinete de Pro**t*s </line>
<line> (GAP) do Ce*tro de Ciênci*s Sociais e Hum*nas (CC*H) da Universidade Fe*eral de *a*ta </line>
</par>
<par>
<line> M*ria (UFSM) sob o número de p*oje*o 036*61. Em seg*ida, p*oje*o foi *estinado o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Com*ndo Geral da Br*gada *ilitar do Est*d* par* registro, ava*ia*ão e liberação. P*r fim, o </line>
</par>
<par>
<line> **f**ido estudo foi regi*trado no Sistema N*cion*l </line>
<line> de É*ica em Pesquisa (SISNEP) *ob </line>
</par>
<par>
<line> ce*tificado de apresenta*ão para apreciaç*o *tica (CAAE) d* nº 3*30491*.4.00*0.5346. </line>
<line> Pa*a coleta d* dados, utilizou-se *m Protocolo de Pesquisa *ompo*to por dados </line>
</par>
<par>
<line> pess*ais e </line>
<line> ocupacionais e * Escala de Es*r*sse no T*abal*o (EET) pro*osta p*r Paschoal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> T*mayo (20*4), compos*a por 23 itens. Após * cole*a, os da*os foram transfe*idos para uma </line>
</par>
<par>
<line> p**nilha eletrônica, </line>
<line> *o programa Office Exce*, cria*do u* banco </line>
<line> de dados para, </line>
</par>
<par>
<line> posteriormente, ser analisado eletronicamen*e com o a*xílio do *r*grama Statistical Pack*ge </line>
</par>
<par>
<line> *or Soci*l </line>
<line> Scien*es (SPS*) v*rsão 21. **ra identific*r os </line>
<line> nívei* d* estress* ocupacional, </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> dados em </line>
<line> escala ordina* </line>
<line> *or*m t*ansformados e* *scala de razão, * utiliz*ram-*e duas </line>
</par>
<par>
<line> c*tegorias: alto (média de 50,*1% a 1*0%) e ba*x* (médi* d* 0 a *0%). </line>
<line> Na sequência, e*aborou-se uma análise des**it*va dos dad*s (DANC*Y; RE*DY, </line>
</par>
<par>
<line> 2006) foi uti*izado * indica*or d* e </line>
<line> con*istência in*er*a Alpha de *ro*bach, que *em como </line>
</par>
<par>
<line> p*opósi*o ve*ificar a con*iab*lida*e *a escala do questionário. Segun*o Hair Jr. et al. (2005) </line>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 17, n. *1, art. 16, p. 305-323, nov. 2020 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. *. Costa, J. S. Corrêa, R. B. *e*egazzi </line>
<line> 314 </line>
</par>
<par>
<line> um *ív*l satisfatór*o d* confiabilid*d* qu*r di*e* </line>
<line> *ue *s respo*tas d*s pesquisados estão </line>
</par>
<par>
<line> apresent*nd* coerênci* no *espectivo instrum***o **mpos*o *or esca*as. *ara es*es au*ores, </line>
</par>
<par>
<line> uma vari**ão *o A**ha *e Cronbach en*re 0,7 * 0,8 * consi*erada uma </line>
<line> associaçã* boa, </line>
</par>
<par>
<line> enqua*to que o valor a*ima de 0,9 é conside*ado exce*ent*, poi* quanto mais próximo de 1 o </line>
<line> coeficiente, *aior a confiabilidade do instru*ento. </line>
<line> *e*ifica-se que * Alpha d* Cronb*ch ob*ido nesse e**udo para a Escala de Es*resse </line>
<line> no Traba*ho (EET) de *aschoal e Tamayo de *004 (=0,932) confirmou um nível s*tisfató*i* </line>
<line> d* consistên*ia i*tern* e confiabil*dade dos d*d*s, segundo Hair Jr. e* al. (2005). </line>
</par>
<par>
<line> Foram *ealiz*das análises de*criti*as *i*pl*s, fe*-*e * *este para Difer*nça </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Proporçõ*s, e por f*m a análi*e ** correspondência. Segund* Hair Jr. et al. (2005), a Análi*e </line>
<line> de Co*re*pondência é uma técnica multivariada de interdependênc*a *ue promov* a re*uçã* </line>
</par>
<par>
<line> dimen*i*na* da clas*ificação de objetos em u* con*unto ** proprieda*es e m*pea*ent* o </line>
<line> espacial de o*jetos referentes a *s*es atributos. Esta técnica u*iliza uma ta*ela de </line>
</par>
<par>
<line> co*t**gênci*, que r*presenta a tabulaç*o cru**da de </line>
<line> dua* **riáveis det*rmi*antes, a qual </line>
</par>
<par>
<line> *ermite visualizar *aridades e diferenças en*re as variáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* a*álise visa representar a* frequências re*ativ*s (pe*centua*s) em </line>
<line> gráficos </line>
</par>
<par>
<line> bi*imensionais, por meio das m**i*a* d* distância e*tre </line>
<line> a* **tego*ias. A int*rpreta*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> *esul*ados *m </line>
<line> *nál*se d* correspondência resulta no agrup**ento de </line>
<line> categorias (variá**is </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadas) na tabela de contingência, assim como a anál*s* de e*ementos principais envolve </line>
</par>
<par>
<line> o *grupamento </line>
<line> *as va*iávei* in**penden*es. Segun*o Ma*hot*a (2006), os re*ul*ados são </line>
</par>
<par>
<line> anali**dos em termos de *roximidade entre as linhas e as c*lunas. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RE*ULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> N*ste </line>
<line> t*p***, </line>
<line> estão dispostos </line>
<line> os *esultad*s do pres*nte estud*, se*do que em </line>
</par>
<par>
<line> *rime*ro instante exp*e-se uma breve caracteri*ação d* perfil *es*oa* e ocup*cion*l dos 5*9 </line>
<line> respondentes. N* segundo mo*e*to, aborda-se o nível ** Estresse Ocupacional encontrado </line>
<line> no **nte*to e, por fim, *ss**ia-se o nível d* estres** e o gênero dos policiais pe*q**sados. </line>
<line> 4.1 C*racteriz*ção do perf*l </line>
<line> * caracterização do perfil dos pesquis*dos foi feita a partir de u*a aná*ise desc***iva </line>
<line> d*s dados, utilizando tabelas d* frequ*ncia e medida descritiva (DANCEY; REI*Y, 2006). A </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 11, **t. 16, p. 305-323, nov. 2020 *ww4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse Ocupacional e Rela*õ** de Gêner* Entre P*l**iai* Militares *o Rio *rande do Sul </line>
<line> 315 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pesquisa obt*ve 519 pa*ti**pa*tes, to*os policiais militares do Ri* Grande do S**, cu*os </row>
<row> resul*ados se aprese*tam na *ab*la 1. </row>
<row> Tabel* 1 - *aracteri*a*ã* dos dados p*ssoais do perfil dos pa**ici*antes da pesquisa </row>
</column>
<par>
<line> VARIÁ*EI* </line>
<line> TOTAL ABSO**T* </line>
<line> (n=51*) *E*ATIV* </line>
</par>
<par>
<line> Gên*ro Fem*n*no Masculino </line>
<line> 86 433 </line>
<line> 1 6 ,5 * % 8 3 ,4 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Faixa *e Id*d* Até 30 ano* 31 an*s ou mais Não *esponder*m </line>
<line> 163 345 11 </line>
<line> 3 * ,4 1 % * 6 ,4 7 % 2 ,1 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Estado Civil Casado *olteiro **parado Não res*o*deu </line>
<line> 376 96 46 1 </line>
<line> 7 2 ,4 5 % 1 8 ,5 0 % * ,8 6 % 0 ,1 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Fi**os Possui filho* Não possui filhos </line>
<line> 351 168 </line>
<line> 6 7 ,6 3 % 3 2 ,3 7 % </line>
</par>
<par>
<line> *úmero de F*lhos U* *ilho Doi* filhos *rês f*l**s Quatro filhos o* mais </line>
<line> *49 1*7 46 *9 </line>
<line> 4 2 ,4 5 % 3 9 ,0 3 % 1 * ,1 * % 5 ,* 1 % </line>
</par>
<par>
<line> Escolaridade Ens*no Méd** G*aduação Incompleta Graduação Completa Pós-gradua*ão Não resp*nde*am </line>
<line> 307 118 68 24 2 </line>
<line> * 9 ,* 5 % 2 2 ,* * % 1 3 ,* 0 % * ,6 2 % 0 ,3 9 % </line>
</par>
<column>
<row> *onte: Dados da pesquisa. </row>
<row> Ao a*alisar a Tabela 1, observa-se que *o perf*l sociode*o**á*ic* o *ê*ero </row>
<row> masculino teve maio* *onc*ntraç*o de resp*ndentes, co* um tota* de 433 *oliciais (83,43%), </row>
<row> *nquanto 86 policiais (16,5*%) são do gê*ero fe*inino. De acordo co* Cappelle e Me*o </row>
<row> (2010), *a*e-se qu* a pa***cipação das mu*heres na pol*cia milita* tem ocorrido, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> princi*almente, *m funçõe* administrativas (*tividades-meio), </line>
<line> com maio* dif*culdade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oc*pare* postos de *ra*al*o n* policiamento operacional, *ue é a at*vidade-fim. </line>
<line> *as faixa* de idade, con*tatou-se um p*edomínio de policiais *om 31 anos ou mai*, </line>
<line> repr*sentando 3*5 respondent*s (66,47%). *m rel*ção ao esta** civil, * maioria é c*sada, </line>
<line> cor*es**ndendo * 376 poli*iais (72,45%). *uanto ao caso de **ssuir filhos, destac*-*e que </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 11, a*t. 16, p. *05-323, n*v. 2020 ww*4.fsane*.co*.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Almeida, *. F. *. Lo*es, *. *. F. Costa, J. S. Corrêa, R. B. Me*eg*zzi </line>
<line> 316 </line>
</par>
<par>
<line> 3*1 (67,63%) re*ponderam *ositivam*nte, sendo que 149 (42,45%) destes têm apenas um </line>
<line> *ilho e 13* (*9,03%) têm dois filho*. No *ue diz resp*ito à esc*larida*e, des*aca-se que </line>
<line> grand* por**o dos *esp*nd*ntes **ssui ensino médio, cor**spondendo a 307 (59,15%). </line>
<line> Na *abela 2, es*ão de**nstr*dos os d**os o*upacionais dos responden**s, de </line>
<line> maneira que s*ja p*ssí*el c*mplementar o perfil da amostra. </line>
<line> Tabe*a 2 - Caracte**zação dos da*os ocu**ci*na** *o perfil do* par*icipantes da </line>
<line> pesqu*s* </line>
</par>
<par>
<line> VARIÁVEIS </line>
<line> TOTAL ABS**UTO </line>
<line> (*=519) R**ATIVO </line>
</par>
<par>
<line> *empo de *t*ação na Instituição 1 a 4 ano* * a 10 *nos 11 a 20 anos 21 a 30 anos Mais de 30 **os *ão *espon*eu </line>
<line> 70 *6* 85 **6 35 1 </line>
<line> 1 3 ,5 1 % * 1 ,2 * % 1 6 ,4 * % 3 1 ,9 8 % 6 ,* 6 % 0 ,* 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Posto So*d*do Sar*ento (*º, 2º ou 3º) Subte**nte Tenen*e (1º ou 2º) Ca*itão Não re*ponderam </line>
<line> 305 *98 2 8 4 2 </line>
<line> * 8 ,7 6 % 3 8 ,1 5 % 0 ,3 9 % 1 ,5 * % 0 ,7 * % 0 ,3 9 % </line>
</par>
<par>
<line> *tividade Interna Exte*na Ambas Não **sponderam </line>
<line> 84 2** *11 3 </line>
<line> 1 6 ,1 8 % 4 2 ,5 8 % 4 0 ,6 6 % 0 ,* 8 % </line>
</par>
<par>
<line> Renda 1 * 3 salários mín**os 4 a 6 sal*r*o* m*nimos 7 *a*ários m*n*mos ou *ais N*o responderam </line>
<line> 272 *18 2* * </line>
<line> 5 2 ,4 1 % 4 * ,0 0 % 4 ,2 4 % 1 ,3 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Gra* de Responsabilidade pela Man*tenção Financeira da Fa*íl*a Único responsável *rincipa* *espo**ável, mas rece*e ajuda de *utr* pessoa *ivide igualm*nte *s res**n*abilida*es c*m out*a pessoa Contr*bui apenas com uma pequena pa*te N*o tem *enhuma *esponsabilida*e finance*ra Não *espondeu </line>
<line> 1*9 160 184 10 * * </line>
<line> 3 0 ,* 4 % * 0 ,8 3 % 3 * ,4 5 % 1 ,9 3 % 0 ,9 6 % * ,1 * % </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dad*s da pesq*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 17, n. 11, art. 16, p. 30*-323, nov. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*t*esse Ocupaciona* * Rel*çõe* de Gênero E*tre *olici*is Militares do R*o Grande do Sul </line>
<line> 317 </line>
</par>
<par>
<line> Com base na Ta*ela 2, pode-se afirm*r que o perfil </line>
<line> ocupacional </line>
<line> da amostra </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> presente *stud* aprese*ta predominâ*ci* de policiais milit*res qu* possuem de 21 a 30 anos </line>
</par>
<par>
<line> (3*,*8%) de a*uação na Brigad* Militar. O </line>
<line> pos t * </line>
<line> d* soldad* foi o de maior part*cip*ção na </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, co* 305 (58,7*%) respondentes. Dentre </line>
<line> os participa*tes, a maioria ***empenha </line>
</par>
<par>
<line> s*as a*ividades ex*ernamente à institu*ç**, repres*ntand* *21 (42,58%) i*divíduos. * faix* *e </line>
<line> re*da com mai*r r**resentatividade foi * de 1 a * salários-mínimos (52,4*%). Por fim, q*anto </line>
<line> à r*spo*sabilidade pela man**en*ão financeira da família, 184 (35,45%) policiais dividem </line>
<line> igualmente *ssa responsab*lidade (35,45%). </line>
<line> 4.2 Associa*ão entre Ní*el de Estresse O*upa*io*al e Gênero </line>
</par>
<par>
<line> N*sta seção, responde-se ao objetivo específico d* identificar o </line>
<line> nível de estresse </line>
</par>
<par>
<line> oc**acional por gê**ro d** po*iciais *ilitares pesqui*ad*s. O es**es*e ocupacio*al foi </line>
</par>
<par>
<line> av**iado * par*i* d*s 23 *ue*tões q*e c*m*õem a E*cala de Estresse </line>
<line> no Trabalho (EET) </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Paschoal e T*mayo (20*4). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Para isso, p*dronizar*m-se os resultados das médias *bt*das na escala, c*ass*fic*n*o- </row>
<row> a* *m duas ca*eg*rias: alto * baixo n*vel de es*resse ocupac*onal, con*orme Tab*l* 3. </row>
<row> Tabela 3 - Nív*l de estresse oc*pacio**l e gênero </row>
</column>
<par>
<line> N*vel de E*tresse Ocupacional </line>
<line> Gê Fem*n*n* </line>
<line> nero Ma*culino </line>
</par>
<par>
<line> Al*o </line>
<line> 37 (43,02%) </line>
<line> 227 (52,42%) </line>
</par>
<par>
<line> Ba**o </line>
<line> 4* (56,98%) </line>
<line> 2*6 (4*,5*%) </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 86 (100,00%) </line>
<line> 43* (10*,00%) </line>
</par>
<column>
<row> Fon**: Dado* da *esquis*. </row>
<row> Verifica-se, *a Ta**la 3, que, considera*do o gênero fe*inin*, a ma**ria (56,98%) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> das *articip*n*es </line>
<line> *a pesqui*a a*r*sentou *ível </line>
<line> bai*o de est*ess* ocupac*onal, enquanto </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> gênero masculin*, 47,5*% demonstra*am es*e n*v*l. Já ao a*a*is*r o al*o níve* de estresse, o </line>
</par>
<par>
<line> gênero feminino registrou 43,02% e o gênero masc*l*no 52,4*%, mesmo se*do pequena </line>
<line> t*l </line>
</par>
<par>
<line> difere*ça (9,40%). </line>
</par>
<par>
<line> Porém, ao aplicar o Teste **ra Dife*ença de *roporções, ***i*icou-se *ue não exist* </line>
</par>
<par>
<line> difer*nça </line>
<line> significa*iva entre *s proporções de homen* e mulhere* q*anto à </line>
<line> classificação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> n*vel de </line>
<line> estr*sse o*upacional. O p-valor compo*tou-s* </line>
<line> igu*l n*s duas proporções (p-valor = </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 11, **t. 1*, p. 305-323, nov. 2020 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. *. Cost*, J. S. Corrê*, R. B. Me*ega*zi </line>
<line> 318 </line>
</par>
<par>
<line> 0,1112). Al** do T*st* par* Difer*nça d* Pr*por*ões, u*ilizou-se também técn**a a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Análise de Corre*pondê*cia, a *im de ident**icar se e*ist* a**ocia*ão entre o *í*e* *e estr*sse </line>
<line> o**pac*ona* e o gênero dos pol*ciais mil*tares d* e*tado do *io G*ande do S*l. </line>
<line> *or interméd** da técnic* m*lt*var*ada de interdependência (aná*i*e d* </line>
<line> co*respo*dência), d*sen*olve-se um mapa es*acial da* médias e* relação ao gr*u de </line>
<line> c*nc*rdância referen*e às respostas do i**tru*ento de pesquisa, conforme a *ig**a 2. </line>
<line> Fi*ura 2 -Análise de Correspo*dên**a referente ao nív*l de estresse ocu*acional e </line>
<line> gêne*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dad*s da pe*quisa. </line>
</par>
<par>
<line> ** relacion*r os níveis de es*res*e ocupaci*nal (**to b**xo) e gênero femini*o e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mas*uli*o, observ*-se, na F*g*ra 2, que ****e associação e*tre o gên*ro ma*c*lino e o* </line>
<line> *íveis *lto (52,42%) * baixo (47,58%) de estresse ocupacional. Em con*rapart*da, n*o h**v* </line>
<line> associação entre o *ê*ero feminino e os níveis de estresse ocupacional. </line>
<line> Considerando o resul*ado d* t*s*e para D**e*ença de P*op*rç*e*, n* seu achado *ão </line>
</par>
<par>
<line> identificou diferença significativa entre a* propor*õ*s de homens e mulheres qu*nto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> classif*caç** d* nível de es*res*e ocupaciona*. *ssum*-s* que a associação ** </line>
<line> g*n*ro </line>
</par>
<par>
<line> ma*culino se deu em fu*ção da *iferença de h*men* e mulher*s da amo*tra pesqui*ada, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> q*al o perc*ntual de homens supera em 66% o d* mulh*res. </line>
</par>
<par>
<line> Ao encont*a* *ais re*ultados, é pertin*nte realizar *ma reflexão. Cocchiara et *l. </line>
<line> (20*3), ao publicar "As f*rra*en*as certa*: lições sobre a r*sposta ao *tr*ss d* sexo opos*o", </line>
</par>
<par>
<line> a*ir*a que grande parte do qu* sab*mos a *espeit* d* estresse baseia-se nos res*ltados </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r*sina, v. 17, n. 11, art. *6, p. 305-323, *ov. 2020 www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estress* Ocupacional e *elações de G*nero En*re Policiais Mil*tares d* Rio G*ande do S*l </line>
<line> 3*9 </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisas nos qua** * grande part* é de ho*ens. Seg*ndo tais au*ores, a partir de 1995 * que </line>
</par>
<par>
<line> a*ment** a partici*ação *a mulher no mercado de tr*bal*o. A partir *e*se mom*nto, *s </line>
</par>
<par>
<line> *ul*eres f*caram mais susce*í*eis aos mesmos est*essor*s ocupacionais que </line>
<line> os </line>
<line> ho*ens </line>
</par>
<par>
<line> (*OCCHIARA; *ELL, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Tal ac*ado vai ao e*contro do* resultad*s da presente *esquisa, principalmente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r*sultado *ro*eniente do te*te para Difere*ça de Proporções, que não identificou diferença </line>
</par>
<par>
<line> *ignificativa </line>
<line> entre as pro*orções de homens e mulher*s quanto à classificação *o nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estr*s*e. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONSIDER*Ç**S FINAIS </line>
<line> Enfrentando *números *esafios, a mulher *e* ocu**ndo cada *ez m*is espaç*s </line>
</par>
<par>
<line> predominantemen*e masculinos, *om* é o c**o da *a*r*i** *ilitar, espec**lment* n* Polícia </line>
<line> Milit*r. Por se* um as*unto pouco *x*lo**d* na litera*ura, o ente*d*m*nto d* asso*ia*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> *íveis d* estr**se </line>
<line> o*upacional e gêner* *e *ez **cessário. Pa*a i*so, o **je**vo geral </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pres*nte </line>
<line> pesquisa *o* as*ocia* o </line>
<line> n*vel *e </line>
<line> estresse ocup*cion*l com o *ê*e*o d*s policiais </line>
</par>
<par>
<line> *ilitares do estado do Rio Gra*de d* Sul. </line>
<line> Através da *náli*e do perfil sociodemográfico e o*upaci*nal, perc*be*-se a </line>
</par>
<par>
<line> predominância </line>
<line> das *eg*intes característi*as dos polici*is militares: gênero ma*culino; *a*xa </line>
</par>
<par>
<line> etária de 31 anos o* mais; casados; *o* filh*s; com ensino mé*io; temp* *e ser*iç* de 21 a </line>
<line> 30 a*os; *argo *e *old*do; *esempenho de at*v*da**s extern**; fai** de renda entre *m e três </line>
<line> s*lá**os míni*os. </line>
</par>
<par>
<line> Os d*dos ob*idos sobre o nível de estresse </line>
<line> ocupacional dos policiais </line>
<line> mi*it*res </line>
</par>
<par>
<line> ***ticip*ntes </line>
<line> do estudo reve*a**m </line>
<line> que * m*i*ria do g*ner* feminin* </line>
<line> (56,98%) apresentou </line>
</par>
<par>
<line> nível ba*x* d* es*resse ocup*cional, enquanto para * *êne*o *ascu*ino p*edomin*u alto *ível </line>
<line> de estresse (52,42%). É pos*í*el infe*ir qu* a mulher, me*mo c*m to*a a r*sponsabilid*de </line>
</par>
<par>
<line> *ue l*e cabe, des*nvolve *st*atégias de </line>
<line> enf*entamento às ro*inas do dia a d**, minimizando </line>
</par>
<par>
<line> *ssim o nível de estresse ocupacional. </line>
</par>
<par>
<line> O alcance dess** resultados possibilitou a*ingi* o o*jetivo ge*al desta pesqui*a, sendo </line>
<line> que a *nálise foi vi*bilizada por intermédio de d*as técni*as es*atísticas: Teste para D*ferença </line>
<line> de Pro**rções e An*lis* *e Correspo**ência. Com o primeir* teste não se *dent*fico* </line>
</par>
<par>
<line> dife*ença signifi*a*i*a en*re a* proporções de *omens * mulheres q*anto à classi*icação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> nível de estre*se (p > 0,0*). *o fazer uso da Análise de Co**es*ondênc*a, v*rific*u-se </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> houve associa*ão entre gênero masculi*o e o* níve*s alto </line>
<line> (5*,42%) e baixo (47,58%) de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*i*a *I, v. 17, n. 11, art. 16, p. 305-323, nov. 2020 </line>
<line> www4.*sane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. F. *osta, J. S. *orrêa, R. B. Menegazzi </line>
<line> 32* </line>
</par>
<par>
<line> e*tr**se ocupa*ional. Em cont*apartida, não hou** associação entre **n*ro feminino e os </line>
<line> níveis de estresse ocu*acional. </line>
<line> Co*siderando os r*sultados dos do*s t*stes, presu*e-se que a *ssoci*ção do gê*e** </line>
<line> mas*ulino se deu em fun*ão d* diferença de ho**ns e mulheres na amostra pe*qui***a, na </line>
<line> qu*l * percentual de home*s supe*a em gr*nde parte o de mulheres. </line>
<line> Considerando os fatores limitadores desta pes**isa, destaca-se o fa*o *e que se fez </line>
</par>
<par>
<line> *so apenas da abo*da*em q*an*itativa. Por *sso, suger*-se para es*udos futur*s ado*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem q*alitativa aliada à abordagem quantitativ*, fa*end* uso </line>
<line> de entrevista* com **a </line>
</par>
<par>
<line> am*stra do contin*ente *ilitar, a fim de i*entif*car peculiaridades que **o for*m perc*bidas </line>
<line> no p*esen*e estud*. Outro fator limitador s* *efere * dificuldade em comp*rar os a*hado* com </line>
</par>
<par>
<line> out*as pesquisas, principalmente em r*lação à análise das ass*cia*ões. Q*anto ao fat* de </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> es*udo ter sido apenas no *stado do Rio Gran** do S**, *ambém é limitador, de modo que a </line>
<line> genera*ização dos res*ltados é re*trit* a essa realidade. </line>
<line> In*ica-se a r*plicação d*s*a pe*quis* com uma amostra na* di*ersas *egiões </line>
</par>
<par>
<line> brasileiras, a*cançan*o </line>
<line> até m*sm* outro* países, a fim de r*a*izar a*álises </line>
<line> c*mpara*ivas. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, </line>
<line> *s consid**açõ*s limitações abordad*s servem como pon*o e </line>
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<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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<line> 2) anál*se e i*terpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* rascunh* ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na *prova**o da **rsão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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