<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 16, p. 305-32*, n*v. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*6
</line>
</par><par>
<line>
Estresse Ocupacional e Relaçõ*s *e Gênero E*tr* Polic**is Militares d* *io Grande do *ul
</line>
<line>
Occupati*nal S*r*ss and Gen*er Relations **twee* Military *oli*e in Ri* G*ande do *ul
</line>
</par><par>
<line>
Damiana Machado d* Al*eida
</line>
<line>
Pós-doutor***a no Progr*ma de Pós-Gradua*ão em Admi*istração pe*a Universidade F*de*al de Santa Mari*
</line>
<line>
Doutora e* Ad*inistra**o pela U*iv*rsidade Fed*r** de Santa *aria
</line>
<line>
Professora *o *urso de Ad*inistração *ela Faculdade SOB*ESP
</line>
<line>
*-mail: adm.dami*na@g*ai*.com
</line>
<line>
L*ís Felipe *ia* L*pes
</line>
<line>
Douto* em E*genharia de Pr*dução pela Universidade Feder*l de Santa Catar*n*
</line>
<line>
P*o*es*or no *epa**amento de Ciênci*s *dmin*strativas *a Univer**d*de Federal de Santa Mari*
</line>
<line>
E-mail: *f*opes67@ya**o.*om.b*
</line>
<line>
Vania Me*ianeira Fl**es da Cos*a
</line>
<line>
Douto*a em Admin*stra*ão pela Un*versida*e Fede*al da Bahi*
</line>
<line>
*rofessor* no Departamen*o de *i*ncias Administrati*a* da Univ*rsidad* *edera* de Santa Maria
</line>
<line>
E-mail: v*nia.co**a@ufsm.br
</line>
<line>
Jonathan Saidel*es Corrê*
</line>
<line>
Doutorando em Administr*ção pe*a *niversid*de Federa* de S*n*a Ma*ia
</line>
<line>
Programa d* Pós-Graduação em Admi*istração *ela *n*versi*ade Federal de Santa *aria
</line>
<line>
E-mail: *on**han.sai*elles@*mail.c*m
</line>
<line>
*aque* Boff Menegazzi
</line>
<line>
Ba*har*l em Administra*ão pela Universi*a** Fr*nciscana
</line>
<line>
*rograma de P*s-Gr*duação em Ad*inistraçã* pela Universidade Federal d* Sa*ta *aria
</line>
<line>
E-mail: menegazzi.rb@gmai*.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
1000, 4303, CEP: 97105-90*, Santa Ma*i*/RS, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado p*lo sist*m* Triple Review: a)
</line>
<line>
Desk Revi*w
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
D. M. Alme*da, L. F. D. Lopes, V. *. F. Costa, J. S. Corrêa, R. B. Menegazzi
</line>
<line>
306
</line>
</par><par>
<line>
RESU**
</line>
</par><par>
<line>
Associações de gê*ero estão crescente*ente s*ndo consideradas *m discussões sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acadêm*cas, haj* vis*a que
</line>
<line>
diferenças entre *omens e *ulheres se *anifestam *o cot*dian*.
</line>
</par><par>
<line>
No âmb*to profissional, exist*m atividades propí*ia* à existência
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
exaustão física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*ocional, com* é o caso dos pol*ciais militar*s. Nesses ambientes * *levada a prob*bilidade
</line>
<line>
de m*nifestação do estres*e *cupac*o*al, o qual se caracteri*a pela viv*ncia pelo profiss*ona*
</line>
</par><par>
<line>
d* *ondições indes*jávei* ou
</line>
<line>
precár*as
</line>
<line>
no am*iente de trabalho. Dess* mo*o, *sta *esquisa
</line>
</par><par>
<line>
o*jetiva associar * ní*el de *stresse ocu*ac*onal
</line>
<line>
*om o gêne*o d*s policiais mil**ares
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e**ado do Rio Gran*e *o Sul. Reali*ou-s* um* *esquisa descrit*v*, do tipo survey,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
aborda*em
</line>
<line>
quantita*iva, particip*ndo
</line>
<line>
519 p*liciais mi*it*res *erten*entes quarté*s de 97 *
</line>
</par><par>
<line>
cidades localizad*s no E*ta*o. Os *ados obtido* foram a*alis*d*s por meio de *s*at*s*icas
</line>
</par><par>
<line>
*escritiv*s, teste pa*a difer*nça de
</line>
<line>
pro*orções e análise de cor*espondênc*a. Os resu*tados
</line>
</par><par>
<line>
permitiram infe**r que não hou*e associ*ção entre gênero e os níveis de estre*se ocupaci*nal.
</line>
<line>
Pa**vr*s-chave: Estres*e Ocupa***nal. Gê*ero. Poli*iais Militares. Tr*balh*.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
*e*de* ass*ciat*o*s are increasingly being used in *ocial and acad**ic discussions, a*d there
</line>
</par><par>
<line>
may b* dif*erenc** b*tween men a*d women ma*ifesting
</line>
<line>
thems*lv*s in daily life.
</line>
<line>
In the
</line>
</par><par>
<line>
profe*sio*al sphe*e, there are a*tivities c**ducive *o physic*l and e*otional exhaustion, such
</line>
<line>
as the *ilita**. It nestles e*viron*e*** w*t* a hig* p*obabi*ity of manif*sti*g o**upational
</line>
</par><par>
<line>
*tress, or what
</line>
<line>
is
</line>
<line>
the characteri*ti*
</line>
<line>
of *he professional's experienc* of undesira*le or
</line>
</par><par>
<line>
precarious cond*t*on*
</line>
<line>
in t*e work envi*on*ent. *h**, this objectiv* r*search associates t*e
</line>
</par><par>
<line>
level of occupatio*al *t*ess wit* the *ender of m**it*r* personnel *n *he state of Rio Gra*de d*
</line>
<line>
***. * descri*tive, research-type sur*ey was carried out, with a quantitative **proach,
</line>
<line>
par**c*pating *n 519 mil*ta*y po*i** offic*r* belong**g to 97 barr*cks. cities located in *he
</line>
</par><par>
<line>
state. Th* *el*c*ed d*ta were analyzed
</line>
<line>
u*ing descr*ptiv* statistics, **st for diffe*ence in
</line>
</par><par>
<line>
prop*rtions and *orr*sp*n*en*e analysis. The r**u*ts allowed us t* c**clude t*at th*re w*s no
</line>
<line>
ass*ciat**n *etween gen**rs and **cupational stress l*vels.
</line>
<line>
Ke*wo*ds: Occupa*ional Stress. Ge*re. Militar* Police. Job.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, *ere*ina, v. 17, n. *1, art. *6, p. 305-323, nov. **2*
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tress* Ocu*acional e R*laçõe* d* Gê**ro En*re Policiais Militar*s do *io Grande do Su*
</line>
<line>
3*7
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* evolu**o do m**do do tra*a*ho, *s *ondições físicas e p*icológicas do
</line>
</par><par>
<line>
am**e*te la*or*l ga*ha*am espaço em *st*do* relac*ona*** ao estre*se ocupaci*nal,
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
consiste
</line>
<line>
na vivência pelo indivíduo de cond*ções *e insatisfações no ambiente *e trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
podendo mo*ivar a exaustão físic* e mental (*IPP, 2004). Tais cond*çõ** podem i*t*rferi*
</line>
<line>
positi*a ou nega*iv*m*n*e no c*laborad*r e a*r*ngem * ritmo de trabalh*, a cobrança por
</line>
</par><par>
<line>
*etas, ** rela**e* ent** equipe, *s *elaçõe* a
</line>
<line>
familiares e as *el*çõe* so*iais (*AR*OSA,
</line>
</par><par>
<line>
2013).
</line>
</par><par>
<line>
Tomando como objeto de e*tud* * P*lícia Militar, a*a*isada com* *m espaço
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cional de in*eração social, p**e ser co*pr*e*dida *omo sen*o u*a *orpora*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas cujo* objeti**s são pa**ulha* os espaços *ú*licos, co*trolar o cr*me, manter * or*em e
</line>
<line>
exerc*r funçõe* de se*v*ç*. Essas at*vidades sã* auto*izadas pela sociedade, mas pod*m
</line>
<line>
sofrer inc*mp*een*ão p*r se trata* do uso *a for*a de uma sociedade contra ela mesma, * q*e
</line>
</par><par>
<line>
ressalta as*ectos de coerção, *ontro** e opr*ssão (BAYLEY, 200*). Cos*a
</line>
<line>
et al. (**07)
</line>
</par><par>
<line>
alertam que ess* é um* das pro**ssões mais p*opensas ao *stresse no tra*a*ho, dado o
</line>
<line>
enf*ent*m**to diári* da pressão e dos ri*cos da ativ*dade.
</line>
</par><par>
<line>
*on*ide*ada por Capel*e e M**o (20*0) uma espécie de *ueto ma*culi*o, devi*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*redominância de homens, a Polícia Militar a*mitiu o in*resso de *ulhe*es há pouc* t*mpo,
</line>
<line>
*rincipal*ente em *un*ões a**ini*trativas e d* rela*õe* *úblic*s, *onsidera*as *omo
</line>
<line>
atividades-meio e não atividades-fim da Po**c*a, percebe*d*-se ma*or dificuldade de i*serção
</line>
</par><par>
<line>
daque*as po*i*iai* *u* optam
</line>
<line>
por segui* *ar*eira
</line>
<line>
no po**c*am*n*o
</line>
<line>
operac*ona*. E* 201*, as
</line>
</par><par>
<line>
mu*heres re*resen*avam apenas 12,3% da cor*oração milita* no Brasi* (FBSP, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Tal *isparida*e
</line>
<line>
com rel*ção ao n**ero de
</line>
<line>
efetivos *ome*s diante da* mulheres
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
uma da* inúmeras di*erenç** que definem as relações de gênero entre
</line>
<line>
policiais mili**res.
</line>
</par><par>
<line>
C*nfo*me d*dos do FBSP (2015), 42,3%
</line>
<line>
das mulhe*es pes*uisadas informaram que se
</line>
</par><par>
<line>
sentem mu*to c*ns*das *emp*e, ou seja, *requentemente, e**uant* **te índi*e cai para 35,7%
</line>
<line>
** vi*ão dos homen*. Sobre ter en*rgia ao final do *ia para realiza* atividade* extr*s, 20,5%
</line>
</par><par>
<line>
dos homen* informar*m te* sempre ener*ia, enquant* esse índice cai *ara
</line>
<line>
12,9% n* opi*ião
</line>
</par><par>
<line>
das mulheres. Amb*s os fat*re* *na*isados *ão *ausadores do *str*sse
</line>
<line>
ocupacional (LI**,
</line>
</par><par>
<line>
2004).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, p*et*nde-se, através deste est*do, ass*ciar o
</line>
<line>
ní*el *e estresse
</line>
</par><par>
</page><line>
ocu*ac*onal com o gênero dos Policiais M*litar*s do *s*ado d* *io Gra*d* do *ul.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, n. 11, art. 16, p. *05-*23, nov. 2020 www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Almeid*, *. F. *. L*pes, V. M. F. Co**a, J. S. Co*rêa, R. B. Menegaz*i
</line>
<line>
3*8
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Almeida et *l. (201*), esse público apresenta, em sua maioria, nível médio
</line>
<line>
de es*re*se oc*pacio*a*, sendo qu* aç*es devem ser plane*adas pa** evitar que esse p*b*ico
</line>
<line>
at*nja o nível ma*s alto, o que *oderi* acarret*r uma sobrecarga a*nda *a*or *o cotidiano *ã*
</line>
<line>
exigent* que esses profission*is já encontram.
</line>
<line>
O estudo *ea*iza*o p*r Costa et a*. (2007) apon*a o gê*ero feminino como o ma*s
</line>
<line>
vu*nerável aos impact*s d* trabalho *m s*a saúde mental, ocasionand* o estr*sse. No entanto,
</line>
</par><par>
<line>
há dificuldade em en*ontrar na lite*a*ur*
</line>
<line>
outros estudos q*e a*resentem *ma *nálise das
</line>
</par><par>
<line>
ass*ciaç**s
</line>
<line>
**tre estresse e
</line>
<line>
gênero, o que
</line>
<line>
j*stifica a relev*ncia científica deste estudo,
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
p*etende p*eencher lacunas que porventura *inda ex*sta* sobre o **ma.
</line>
<line>
2 *EFERENC*A* TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 *str*sse ocupac*onal
</line>
</par><par>
<line>
O e*t*es*e oc*pacional é consi*erado uma relaç*o
</line>
<line>
particular entre o indiv*d*o, se*
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e de
</line>
<line>
*raba*ho e as de*ais situ*ç*es qual está submetido, que será a*al*a*o pe*a à
</line>
</par><par>
<line>
pessoa como u*a ameaça ou al*o q*e *xi*a de *orm* *nt*rna as hab*lid*des que ela tem para
</line>
<line>
*nfrentar a situação. Per**ber o ambi*nte de trabalh* com* **eaçador *o c*escimento pessoal
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
profis*ional e até *esm* à sa*de * caract*ríst*ca frequente do es*resse ocupacional,
</line>
</par><par>
<line>
p*incipa*mente *uando a rotina labora* se torna muito prejudicial p*ra a pesso* ou ela
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
possui e*tratégias ad*qua*as p*ra l*dar com a si**ação (LIMONGI-F*ANÇA; RODRIGUES
</line>
<line>
2005).
</line>
</par><par>
<line>
Ain*a que não se** con*iderada *ma doença, t*at*-se de um *stado d* desgaste
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
qual o co*po humano é subm*tido o* d* *ed*ção *a cap**idade de adaptaç*o do **divíduo a
</line>
<line>
situações exigidas em sua m*nte (XAVIER; RIOS; FRA*ÇA-BOTELHO, 2*13). Para
</line>
</par><par>
<line>
Ben*vides-Pereir* (2*10, p. 46), "o es*ress* *ode ac*m*ter qu*lquer pessoa e, quando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*e*t* ***enca*eador se refere à at*vidade *es*mpenhada, o mais cor*eto s*r*a a designação
</line>
<line>
de estress* oc*paciona*". As**m, o e*tresse ocupacional tor*a-se o *e*anismo utilizado pel*s
</line>
</par><par>
<line>
pess*as de *odo a se adap*a*em
</line>
<line>
** exig*nci*s do ambiente externo e interno
</line>
<line>
no trab*lho,
</line>
</par><par>
<line>
e*globando sit*ações *ísicas, psicol**ic*s e sociais (TAM*YO, 2007; FERRAZ;
</line>
<line>
F*ANCISCO; OLIVEIRA; 2014).
</line>
<line>
Os ag*ntes **tressores externos referem-*e *os r*lacio*amentos e às situações
</line>
<line>
v*venciada* no dia a dia, tanto na **da pessoal *omo no trabalho. Quanto aos internos, t*ata-se
</line>
</par><par>
<line>
de crenças,
</line>
<line>
valores, c*racterísticas pessoai* e a forma como são inter*retad*s as
</line>
<line>
diferent*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. **A, Te*esi*a, v. 17, n. 11, *rt. 16, p. 305-323, nov. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tr*sse Ocupacional e Rela*õe* de Gênero Entre Policiais Mi**tares d* *** G*ande d* S*l
</line>
<line>
30*
</line>
</par><par>
<line>
situações (LI**, 2004). Opor*uno é co*preend*r q*e nem toda carg* de trabalho conduz ao
</line>
<line>
es*resse, *as, *im, aquela crônic* e perman*n*e na ro*ina de trabalho (*ASCHOAL;
</line>
<line>
TAMAYO; 2004; SONNENTAG; BAYER, *005).
</line>
<line>
N* enta*to, Ben*vid*s-Pereira (20*2) destac* qu* o estresse não advém *penas de
</line>
<line>
eventos negativ*s, há **entos posit*vos *ue ta*bé* v*o *epr*s*ntar uma carg* emocional
</line>
<line>
co**idera*a ex**ssiva, como, p*r exemplo, *ma promoção ou a *udança *e cida*e, em
</line>
<line>
função das responsabil*d**es e conse*uênci*s para a v*da pe*s*al que representam.
</line>
</par><par>
<line>
As respos*as ** *ituações de estress* dependem de cada ind*v*duo,
</line>
<line>
de at*tudes
</line>
</par><par>
<line>
p*icoló*i**s e
</line>
<line>
*omporta*entais *istintas, ori*ndas ** *atos oc*rridos no ambiente *e
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o, porém, fora do a*cance *e **as habilidades p*ofiss*o*ais (PASCHOAL; TA*AYO,
</line>
<line>
200*). Ainda par* esses autores, ao i*entificar demandas de trab*lho que excedem sua
</line>
<line>
capacid*de de resolução, * trabal*ador se *epa*a com uma situa*ão de *s*resse, qu*
</line>
</par><par>
<line>
geralmente percebid* d* forma n*gati*a. E * natureza desses *atos estressores p*derá s*r é
</line>
</par><par>
<line>
físic*s (r*ídos,
</line>
<line>
iluminação) ou psi*ossocia*s (rel*c*onament* inter*ess*al,
</line>
<line>
autonomia,
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*i*en*o de carre*ra).
</line>
<line>
O e*tress* ocupacional pode ser men*ur*do com escal*s, *endo * Escala *e E*tre*se
</line>
</par><par>
<line>
no Trabalho (EET) u*a
</line>
<line>
das mais utiliza*as. Elaborada e *alidada por Pasc*oal Tamayo e
</line>
</par><par>
<line>
(20*4), *ossui adequaçã* em diversos *mbi*ntes de
</line>
<line>
tra*alho * *cupações. É constituída p*r
</line>
</par><par>
<line>
23 itens q*e form** um ún*co fator (unifa*orial), sendo qu* cada item aborda tanto um
</line>
<line>
estress*r (sobrecarga de *rabalho, conflito entre papéis, ambiguidade d* *apé**,
</line>
</par><par>
<line>
relacionamento inter*es**al no *rabalho,
</line>
<line>
fatores
</line>
<line>
de desenvolvimento na carreira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autonomia/contro*e n* t*aba*ho) quanto uma r*a*ão emocio*al a *ste. Cada um dos 23 itens é
</line>
<line>
composto *or uma escala de cinco opções d* respo*t*: 1 (*iscordo to*al*ente), 2 (discordo), 3
</line>
<line>
(co*cordo em par**), 4 (concor*o), * (concordo t*talm**te).
</line>
<line>
Com o intuito de co*h*cer as causas do estresse *cup*cional, pesquisas e estudo*
</line>
</par><par>
<line>
volt*dos par* esse te*a identificaram as
</line>
<line>
condições de trabalho como um dos principais
</line>
</par><par>
<line>
fato*es desencadeadore* de estr*ss* (XAVIE*; R**S; F*ANÇ*-BOTELHO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com result*dos d* pesquisa e*abo*ad* p*r Ferraz, Francisco Oliveira *
</line>
<line>
(201*), a* im*osiç**s d* programas e p*azos **duzido*, competi*ão *ntern* e variações
</line>
</par><par>
<line>
econômica* r**ultam em um
</line>
<line>
estad* de e*rijecimen*o muscular e de
</line>
<line>
exaustão m*nt*l
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
indivíduos. Percebe-s* o estress* como um alt* custo para as organizações, dem*nstr*do por
</line>
<line>
*ued* na produtivi**de, falta* fre*uentes e custo* elevados com as*istência méd*ca.
</line>
<line>
Para *occhiar* *t al. (2013, p. *8), "o local de trabalho *a atu*li*a*e tra*sf*rmou-se
</line>
<line>
num local d* geraçã* *e dem*ndas oc**acionais que, se *ão *deq*ad*ment* tra*ada*, podem
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 17, n. *1, ar*. 16, p. 305-323, nov. *02* www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Almeida, L. F. D. *o*es, V. M. F. Costa, J. S. *orrêa, R. B. Menegazzi
</line>
<line>
*10
</line>
</par><par>
<line>
lev*r ao stress ocup*cional negativo". Par* *ais aut*res, a **lação de tr*balh* ent*e mulh*res e
</line>
<line>
homen* pro*orc*ona uma série de apre*d*zag*ns n* *ue ta*ge * for*a de lidar c*m os
</line>
</par><par>
<line>
*stres**res
</line>
<line>
pr*judiciais. E* contr*part*d*, *ara Rossi (2012), ex***em al*umas dife**nças
</line>
</par><par>
<line>
entre *s percepções de hom*ns e de *ul*e*es em re*a**o ao estre*se ocupac*onal, mas oc*rre
</line>
<line>
um consenso em ambos ao re*onhec*r os estre**ores q*e t*m maior impacto.
</line>
<line>
2.2 A*onta*ento* sobre gênero * es*resse na profissã* policial
</line>
<line>
Inicial**nte, as perspectiva* sobre gê*ero po*deravam s*mente sobre que*tões
</line>
</par><par>
<line>
biológica* *os sexos femin*no e m*s**lin*, q*e **rav*m de***ualdade
</line>
<line>
entre el*s.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, como d**tacam Ribeiro e *arcia (2015), in*ciou-se um* concep*ão de que o
</line>
</par><par>
<line>
gê*ero é consequência da soc*alização e do **ntato com diferentes e*periências vividas
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
h*men* * mulher*s. Essa desigualdade *corre de diferentes man*iras, como na for*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ntrada *o mercado de tra*a**o, na remuner*ção recebida e
</line>
<line>
nas res*ritas oportunidades de
</line>
</par><par>
<line>
ascensão profissional r*s*rvadas
</line>
<line>
ao públi*o feminino (BR**C*IN*; LOMB**DI; 2008;
</line>
</par><par>
<line>
CAMARGOS; RIAN*; MA*INHO, 2014).
</line>
<line>
Segundo Rosa (201*), desd* o século XX, a *nserçã* d* mulheres em postos de
</line>
<line>
trabalh* co*umente ocupa*os *o* homens te* crescido. Ape**r do es**ç* conquistado *elas
</line>
</par><par>
<line>
mulheres em
</line>
<line>
organiz*ç*es e* que há **edomínio de
</line>
<line>
i ndi ví duos
</line>
<line>
do gêne*o ma*culin*, fica
</line>
</par><par>
<line>
*resen** c*rta distribuição de atividades que sã* t*das como a*equad*s *ara home*s * para
</line>
<line>
mulh*res. Geralme*te, as mulh*res são de*ignadas para áreas tr*dic****lmente f*mininas em
</line>
<line>
in*tit*iç*es públicas, com funçõ*s como **fermagem, assistência socia* e pedagogia,
</line>
<line>
caracteriza**s pelo a*o de cui**r * a*sistir, em que *s compet*ncias *e*in*n*s são
</line>
</par><par>
<line>
ape**eiçoadas. Em um m*rc*do em que *uitas profissões foram cria*as p*ra hom*n*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*serção das mulhe*e* nesse
</line>
<line>
ambi*nte cercada é
</line>
<line>
**r desco*fianças, ***tas vezes por *s**
</line>
</par><par>
<line>
cul**ra d* que existam funç*es *dequadas pa*a cada sexo (RIB*IRO; GARCIA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Embora gra**e parte *o *ota* de *ulheres com nível universit*rio se concentre
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
áreas tradic*o*almente c*nsiderada* redutos profi*sionais fem**inos,
</line>
<line>
como educa*ão, saúde,
</line>
</par><par>
<line>
humanid*de* e art*s, elas têm ampliado sua presen*a *aboral, ocupando áreas outrora
</line>
</par><par>
<line>
domina*as pel*s homens, como c*ê**ias sociais,
</line>
<line>
di*ei*o, enge**a*ia, medici*a,
</line>
<line>
arquit*tura,
</line>
</par><par>
</page><line>
dotad*s de mai** rec*n*ecimento fin*nce*ro * social (BRUSCHINI; L**BARDI, 2008).
</line>
<line>
No que t*nge ao ambiente p*licial, ele fo* histor*ca*ente marcad* pela
</line>
<line>
*redominância ma*cu*ina de profissionais (CAPPEL*E; MELO, 2*10). Em escala mundial, a
</line>
<line>
necessidade de preench*r o* es*aços deixados pelo efetivo masculino em fu*ção das gue*ras e
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 16, p. *05-*23, nov. 2020 www*.f*anet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*stress* Ocupacional * R*lações de **nero *ntre Polic*ais Milita*e* do Rio *ran*e do Sul
</line>
<line>
311
</line>
</par><par>
<line>
das in*ispensáve*s reformas i*sti*ucionais para combater a corrupção, viol*nci* e deterioração
</line>
</par><par>
<line>
da imagem de
</line>
<line>
instituições
</line>
<line>
po*iciais se*v*u como fo*e*to para o *ngresso
</line>
<line>
das m*lheres
</line>
</par><par>
<line>
(SOA**S; MUSUME*I, *005).
</line>
<line>
S*gundo Soares * Musumeci (200*), a abertu*a da Polícia Militar para as *ulheres
</line>
<line>
policiai* foi *ar*ia, iniciada em 1980, s*m mudan*as *de*ua*as a essa realidade. No Brasil, *
</line>
<line>
i*tr*dução da *olícia Feminina segui* os m*del*s *e experiênci* eu*opeu e am*ricano, **sto
</line>
<line>
que o*t*veram bons r*sultados na solução d* *uestões rel*cionadas às mi*sões a*sis*enciais e
</line>
<line>
de polícia preve*t*va (CAS*RO; F*ANCO, 2011).
</line>
<line>
No es*ado *o Rio Grande d* Sul, a p**mei*a ***ma fe*ini*a *a aca*emia ocorreu em
</line>
<line>
17 *e feve*eiro de 1986, com a missão de trabalhar com ido*os e c*ia*ças. Durante 10 a*os,
</line>
<line>
dest*naram o* ser*iç*s em quartéis na comp*nhia d* outras mulheres, sendo que somente em
</line>
<line>
19*7 puderam acompanhar os homens *as at**idades operacionais.
</line>
<line>
Em razão d* a Polícia Militar ser uma instituição na qual se sob*essaem os aspe*tos
</line>
<line>
mi*ita*es na **rm*ção ** seus age*tes e na de*inição de suas estruturas internas, secularmente
</line>
<line>
os valo*es associado* *o hom*m são consider*dos arquétipos referenciais no d*sempe**o das
</line>
<line>
ativi*ades *olici**s. Tal *ato fez com que a ide*tidade das mu*heres policiais e o processo d*
</line>
<line>
**minização d* *arreira se manifestassem *t*avés d* presenç* fe*inina em locais e ativid*des
</line>
</par><par>
<line>
carregadas de menor prestígi* na instit*ição. **ta inserção
</line>
<line>
é pr*judicada, ainda, por
</line>
</par><par>
<line>
demonstraçõ*s claras de *esistência nos esp*ços hegemonica*en** masculinos (CA*AZANS,
</line>
<line>
2003).
</line>
<line>
Nesse sent*do, o in*ress* e a amp*iação do contingente de *u*heres em corporações
</line>
<line>
*ilitares podem ser considera*os *spectos emb*emátic*s dos avanços sociai* al**nçados pe*o
</line>
</par><par>
<line>
p*blico femi*ino. No *io Grande do Sul, a
</line>
<line>
designaç*o
</line>
<line>
*a p*imeir* mu*her comanda* um a
</line>
</par><par>
<line>
batalhão da Br**ada *i*itar na cap*tal *o estado oco*reu em 2012, sendo o car*o oc*pado por
</line>
</par><par>
<line>
uma t*nente-*o*onel. Desde 2007, esse o*ici*l estava no comando de
</line>
<line>
um batal*ão
</line>
<line>
d e *m
</line>
</par><par>
<line>
m*nicípio *o interior, t*ndo sido a prim*ir* a oc*par esse po*to *m *odo o *stado (FIUZA,
</line>
</par><par>
<line>
2012). Atualmente, * ma*ori* do pú*l*co femi*ino ocupa o c*rgo
</line>
<line>
de Sol*ado (51,2%),
</line>
</par><par>
<line>
c*n*orme dados **resentados pe*o FBSP (2015), e soment* 14,6% dos car*os d* *estão são
</line>
<line>
ocupados por mu*heres.
</line>
</par><par>
<line>
Fa**s como
</line>
<line>
ess*s *em*nstram *u*, gra*ativamente, a mu*her está rompendo com o
</line>
</par><par>
<line>
chamado teto de *idr*
</line>
<line>
(STEIL, 1997), que se refer* * *uti* e tra*sparente barre*r* qu*
</line>
</par><par>
<line>
bloqueia a ascensão das mulheres para níveis *i*rárquicos mais altos. Mesmo *pós décadas *a
</line>
</par><par>
<line>
pre*enç* feminina na profissão, Ca*tro e F*anco (*011) menc*onam q*e ainda exi*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, *eresin* P*, v. 1*, n. *1, art. 1*, p. 305-*23, no*. 2020 www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. *lmeida, L. F. D. Lo*es, V. M. F. Co*ta, J. S. Corrêa, *. B. Menegazz*
</line>
<line>
312
</line>
</par><par>
<line>
percepção errônea de q*e o poli*ial *omem tra*smite *ai*r seguran*a do que a polici*l
</line>
<line>
feminina, além de ins*irar *aior re*peito da socied*de.
</line>
<line>
Pitts, Ferraz e Lima (201*) buscar** inve*tig*r a Qualidade de V**a no Trabalho de
</line>
</par><par>
<line>
mulheres da Pol*cia Mi*i*ar e concluíram que a per**pção oscila e*tre
</line>
<line>
insatisfeita
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
indiferente, principal*ente no que **z respeito à re*un**ação e às oportun*dades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cresc*m*nt*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
**rr*ira. T*is a*tor*s menci*nam q**
</line>
<line>
a maioria *a* po*iciais milita*es
</line>
</par><par>
<line>
*xer*em atividade* administrativas, tornan*o um desafio *mplan*ar
</line>
<line>
programa* a *im
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
di*inuir as diferenç*s *ntre gênero.
</line>
</par><par>
<line>
Corrobo*a*do, Cama*gos, Riani * Marinho (2*14) co**tat*m q*e o a*m**to da
</line>
<line>
presença das *ulheres nas insti*uições polic*ais não *iminuiu se** encargos nas atividades d*
</line>
<line>
lar. 7*,7% das *esqui*adas *firmaram sempre fa*e* atividades d**ésticas em *eu *empo livre
</line>
</par><par>
<line>
(FB*P, 20*5), *ara**eriza*do, assim, uma jornada dupla passí*el de sobreca*ga fís*c*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*sicológica.
</line>
</par><par>
<line>
De a*ord* *om *ezerra, Minayo e Constantino (201*), as mulheres poli*iais
</line>
<line>
destacam c**o fato*es de estres*e n*gativo no ambi*nte d* trabal*o: problemas com
</line>
</par><par>
<line>
h*er*rquia, em virtu*e de p**moç*es não co*siderare* a cap**ida*e
</line>
<line>
profissional, * sim o
</line>
</par><par>
<line>
tempo de s**viço no pos*o policial; preconceito de gên*ro, car*ct*riza*o por difer*nça*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
distribu*ção das tare*as entre homens e m*lheres; e * desco*fi**ça por parte dos c*le**s, os
</line>
</par><par>
<line>
q*ais não admite* *ue o segmento *eminino
</line>
<line>
possa realiz*r
</line>
<line>
as me*mas tare*as que o
</line>
</par><par>
<line>
masc*lino.
</line>
</par><par>
<line>
Um es*udo reali*ado por Cost* et al. (*00*) veri*icou qu* a pr**orç*o *e p*liciais
</line>
<line>
s*m si*tomas de estr*sse foi de 52,6%, enquanto 47,4% apresentaram *into*atologia
</line>
<line>
(COSTA, et al., 2007). Dest*ca-s* **e homens e mul*eres concordam que a profissão policial
</line>
<line>
às vezes prejudica * vida famili*r e so*ial e *u*, na *aioria das vez*s, o trabalh* exige **e as
</line>
<line>
em*ções s*jam e*condidas.
</line>
<line>
No entanto, també* afir*am que se**em orgulho em contar a *migo*, conhecido* e
</line>
<line>
f*miliares que são poli*iais, sendo qu* tan*o os h*mens quanto as mul*e*es se sentem
</line>
</par><par>
<line>
satisfei*os
</line>
<line>
co* relação
</line>
<line>
ao s*u trabalho e p**tendem se aposentar como p**fis*ionais
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(2*07), a pesquisa descritiva objetiva de*cr**er a* c*racterísticas
</line>
<line>
d* uma popul*ção
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 16, p. 305-323, nov. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse Ocu*acional e R*l*çõe* d* Gênero Entre Po**cia*s M*lit*res do Rio Gra*de d* Sul
</line>
<line>
313
</line>
</par><par>
<line>
**nômeno, ** a*nda estabelecer relações entre variáveis. Dentre as **cnicas de c*leta *e dados
</line>
<line>
*tilizadas pel* pesquisa *es*rit**a, a mais u*ilizada * * questionário.
</line>
</par><par>
<line>
Tem um
</line>
<line>
caráter *uantitativo, pois, *egundo Lopes
</line>
<line>
et al. (20*8),
</line>
<line>
pe*m*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificação de características **p*lacio*ais q** podem ser *uant*ficadas. O objet*** da
</line>
<line>
*esquis* qu*ntita*iva é garantir *esul**dos prec*sos e evitar di*tor**es d* a*áli*e e de
</line>
<line>
interpretação, garantindo u*a ma*ge* ma*or de se**r**ç* quanto às inferê*cias.
</line>
<line>
Como tipo de *e***i*a, *lassif*ca-se co*o sendo survey, pois, *egundo Babbi*
</line>
<line>
(20*1), esta permite descobrir a distr*buição de certos tra*os e atributos, c*n*id*rando uma
</line>
</par><par>
<line>
det*rminada populaçã*. Nesse conte*to, não *em a prete**ão de descobri*
</line>
<line>
o *orqu* da
</line>
</par><par>
<line>
d*stribuiçã* *x*stir, mas sim *omo ela é.
</line>
</par><par>
<line>
O p*ese*t* es*udo foi re**izado n* estado d* Ri* Grande do Sul, *om os pol*cia*s
</line>
<line>
mi*itares q*e fazem parte da Brigada M*litar. A pop*lação do estu*o f*i compo*ta por cerca
</line>
<line>
de *3.650 s*rvido*es *il*tares, *endo que * *mostra f*i constituí*a por 519 indivíduos que
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alham ef*tivam*nte
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*7 mu*icípios d* Est*do. A escolh* dos *olic*a*s mi*i**re*
</line>
</par><par>
<line>
ocor*e* *or m*io de amos**ag*m não probabilístic*, u*a vez que * *nclus*o de ca** um foi de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com a *isponibil*dade no
</line>
<line>
dia * horário
</line>
<line>
determ*nad** pela Brigada Militar para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aplicaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A **speito dos aspe*tos ét*cos, a pes*uisa foi reg*strada no Gabinete de Pro**t*s
</line>
<line>
(GAP) do Ce*tro de Ciênci*s Sociais e Hum*nas (CC*H) da Universidade Fe*eral de *a*ta
</line>
</par><par>
<line>
M*ria (UFSM) sob o número de p*oje*o 036*61. Em seg*ida, p*oje*o foi *estinado o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
Com*ndo Geral da Br*gada *ilitar do Est*d* par* registro, ava*ia*ão e liberação. P*r fim, o
</line>
</par><par>
<line>
**f**ido estudo foi regi*trado no Sistema N*cion*l
</line>
<line>
de É*ica em Pesquisa (SISNEP) *ob
</line>
</par><par>
<line>
ce*tificado de apresenta*ão para apreciaç*o *tica (CAAE) d* nº 3*30491*.4.00*0.5346.
</line>
<line>
Pa*a coleta d* dados, utilizou-se *m Protocolo de Pesquisa *ompo*to por dados
</line>
</par><par>
<line>
pess*ais e
</line>
<line>
ocupacionais e * Escala de Es*r*sse no T*abal*o (EET) pro*osta p*r Paschoal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
T*mayo (20*4), compos*a por 23 itens. Após * cole*a, os da*os foram transfe*idos para uma
</line>
</par><par>
<line>
p**nilha eletrônica,
</line>
<line>
*o programa Office Exce*, cria*do u* banco
</line>
<line>
de dados para,
</line>
</par><par>
<line>
posteriormente, ser analisado eletronicamen*e com o a*xílio do *r*grama Statistical Pack*ge
</line>
</par><par>
<line>
*or Soci*l
</line>
<line>
Scien*es (SPS*) v*rsão 21. **ra identific*r os
</line>
<line>
nívei* d* estress* ocupacional,
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
dados em
</line>
<line>
escala ordina*
</line>
<line>
*or*m t*ansformados e* *scala de razão, * utiliz*ram-*e duas
</line>
</par><par>
<line>
c*tegorias: alto (média de 50,*1% a 1*0%) e ba*x* (médi* d* 0 a *0%).
</line>
<line>
Na sequência, e*aborou-se uma análise des**it*va dos dad*s (DANC*Y; RE*DY,
</line>
</par><par>
<line>
2006) foi uti*izado * indica*or d* e
</line>
<line>
con*istência in*er*a Alpha de *ro*bach, que *em como
</line>
</par><par>
</page><line>
p*opósi*o ve*ificar a con*iab*lida*e *a escala do questionário. Segun*o Hair Jr. et al. (2005)
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 17, n. *1, art. 16, p. 305-323, nov. 2020 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. *. Costa, J. S. Corrêa, R. B. *e*egazzi
</line>
<line>
314
</line>
</par><par>
<line>
um *ív*l satisfatór*o d* confiabilid*d* qu*r di*e*
</line>
<line>
*ue *s respo*tas d*s pesquisados estão
</line>
</par><par>
<line>
apresent*nd* coerênci* no *espectivo instrum***o **mpos*o *or esca*as. *ara es*es au*ores,
</line>
</par><par>
<line>
uma vari**ão *o A**ha *e Cronbach en*re 0,7 * 0,8 * consi*erada uma
</line>
<line>
associaçã* boa,
</line>
</par><par>
<line>
enqua*to que o valor a*ima de 0,9 é conside*ado exce*ent*, poi* quanto mais próximo de 1 o
</line>
<line>
coeficiente, *aior a confiabilidade do instru*ento.
</line>
<line>
*e*ifica-se que * Alpha d* Cronb*ch ob*ido nesse e**udo para a Escala de Es*resse
</line>
<line>
no Traba*ho (EET) de *aschoal e Tamayo de *004 (=0,932) confirmou um nível s*tisfató*i*
</line>
<line>
d* consistên*ia i*tern* e confiabil*dade dos d*d*s, segundo Hair Jr. e* al. (2005).
</line>
</par><par>
<line>
Foram *ealiz*das análises de*criti*as *i*pl*s, fe*-*e * *este para Difer*nça
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Proporçõ*s, e por f*m a análi*e ** correspondência. Segund* Hair Jr. et al. (2005), a Análi*e
</line>
<line>
de Co*re*pondência é uma técnica multivariada de interdependênc*a *ue promov* a re*uçã*
</line>
</par><par>
<line>
dimen*i*na* da clas*ificação de objetos em u* con*unto ** proprieda*es e m*pea*ent* o
</line>
<line>
espacial de o*jetos referentes a *s*es atributos. Esta técnica u*iliza uma ta*ela de
</line>
</par><par>
<line>
co*t**gênci*, que r*presenta a tabulaç*o cru**da de
</line>
<line>
dua* **riáveis det*rmi*antes, a qual
</line>
</par><par>
<line>
*ermite visualizar *aridades e diferenças en*re as variáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* a*álise visa representar a* frequências re*ativ*s (pe*centua*s) em
</line>
<line>
gráficos
</line>
</par><par>
<line>
bi*imensionais, por meio das m**i*a* d* distância e*tre
</line>
<line>
a* **tego*ias. A int*rpreta*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
*esul*ados *m
</line>
<line>
*nál*se d* correspondência resulta no agrup**ento de
</line>
<line>
categorias (variá**is
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadas) na tabela de contingência, assim como a anál*s* de e*ementos principais envolve
</line>
</par><par>
<line>
o *grupamento
</line>
<line>
*as va*iávei* in**penden*es. Segun*o Ma*hot*a (2006), os re*ul*ados são
</line>
</par><par>
<line>
anali**dos em termos de *roximidade entre as linhas e as c*lunas.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RE*ULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
N*ste
</line>
<line>
t*p***,
</line>
<line>
estão dispostos
</line>
<line>
os *esultad*s do pres*nte estud*, se*do que em
</line>
</par><par>
</page><line>
*rime*ro instante exp*e-se uma breve caracteri*ação d* perfil *es*oa* e ocup*cion*l dos 5*9
</line>
<line>
respondentes. N* segundo mo*e*to, aborda-se o nível ** Estresse Ocupacional encontrado
</line>
<line>
no **nte*to e, por fim, *ss**ia-se o nível d* estres** e o gênero dos policiais pe*q**sados.
</line>
<line>
4.1 C*racteriz*ção do perf*l
</line>
<line>
* caracterização do perfil dos pesquis*dos foi feita a partir de u*a aná*ise desc***iva
</line>
<line>
d*s dados, utilizando tabelas d* frequ*ncia e medida descritiva (DANCEY; REI*Y, 2006). A
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 11, **t. 16, p. 305-323, nov. 2020 *ww4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse Ocupacional e Rela*õ** de Gêner* Entre P*l**iai* Militares *o Rio *rande do Sul
</line>
<line>
315
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
princi*almente, *m funçõe* administrativas (*tividades-meio),
</line>
<line>
com maio* dif*culdade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
oc*pare* postos de *ra*al*o n* policiamento operacional, *ue é a at*vidade-fim.
</line>
<line>
*as faixa* de idade, con*tatou-se um p*edomínio de policiais *om 31 anos ou mai*,
</line>
<line>
repr*sentando 3*5 respondent*s (66,47%). *m rel*ção ao esta** civil, * maioria é c*sada,
</line>
<line>
cor*es**ndendo * 376 poli*iais (72,45%). *uanto ao caso de **ssuir filhos, destac*-*e que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 11, a*t. 16, p. *05-323, n*v. 2020 ww*4.fsane*.co*.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Almeida, *. F. *. Lo*es, *. *. F. Costa, J. S. Corrêa, R. B. Me*eg*zzi
</line>
<line>
316
</line>
</par><par>
<line>
3*1 (67,63%) re*ponderam *ositivam*nte, sendo que 149 (42,45%) destes têm apenas um
</line>
<line>
*ilho e 13* (*9,03%) têm dois filho*. No *ue diz resp*ito à esc*larida*e, des*aca-se que
</line>
<line>
grand* por**o dos *esp*nd*ntes **ssui ensino médio, cor**spondendo a 307 (59,15%).
</line>
<line>
Na *abela 2, es*ão de**nstr*dos os d**os o*upacionais dos responden**s, de
</line>
<line>
maneira que s*ja p*ssí*el c*mplementar o perfil da amostra.
</line>
<line>
Tabe*a 2 - Caracte**zação dos da*os ocu**ci*na** *o perfil do* par*icipantes da
</line>
<line>
pesqu*s*
</line>
</par><par>
<line>
VARIÁVEIS
</line>
<line>
TOTAL ABS**UTO
</line>
<line>
(*=519) R**ATIVO
</line>
</par><par>
<line>
*empo de *t*ação na Instituição 1 a 4 ano* * a 10 *nos 11 a 20 anos 21 a 30 anos Mais de 30 **os *ão *espon*eu
</line>
<line>
70 *6* 85 **6 35 1
</line>
<line>
1 3 ,5 1 % * 1 ,2 * % 1 6 ,4 * % 3 1 ,9 8 % 6 ,* 6 % 0 ,* 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Posto So*d*do Sar*ento (*º, 2º ou 3º) Subte**nte Tenen*e (1º ou 2º) Ca*itão Não re*ponderam
</line>
<line>
305 *98 2 8 4 2
</line>
<line>
* 8 ,7 6 % 3 8 ,1 5 % 0 ,3 9 % 1 ,5 * % 0 ,7 * % 0 ,3 9 %
</line>
</par><par>
<line>
*tividade Interna Exte*na Ambas Não **sponderam
</line>
<line>
84 2** *11 3
</line>
<line>
1 6 ,1 8 % 4 2 ,5 8 % 4 0 ,6 6 % 0 ,* 8 %
</line>
</par><par>
<line>
Renda 1 * 3 salários mín**os 4 a 6 sal*r*o* m*nimos 7 *a*ários m*n*mos ou *ais N*o responderam
</line>
<line>
272 *18 2* *
</line>
<line>
5 2 ,4 1 % 4 * ,0 0 % 4 ,2 4 % 1 ,3 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Gra* de Responsabilidade pela Man*tenção Financeira da Fa*íl*a Único responsável *rincipa* *espo**ável, mas rece*e ajuda de *utr* pessoa *ivide igualm*nte *s res**n*abilida*es c*m out*a pessoa Contr*bui apenas com uma pequena pa*te N*o tem *enhuma *esponsabilida*e finance*ra Não *espondeu
</line>
<line>
1*9 160 184 10 * *
</line>
<line>
3 0 ,* 4 % * 0 ,8 3 % 3 * ,4 5 % 1 ,9 3 % 0 ,9 6 % * ,1 * %
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dad*s da pesq*i*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 17, n. 11, art. 16, p. 30*-323, nov. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*t*esse Ocupaciona* * Rel*çõe* de Gênero E*tre *olici*is Militares do R*o Grande do Sul
</line>
<line>
317
</line>
</par><par>
<line>
Com base na Ta*ela 2, pode-se afirm*r que o perfil
</line>
<line>
ocupacional
</line>
<line>
da amostra
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
presente *stud* aprese*ta predominâ*ci* de policiais milit*res qu* possuem de 21 a 30 anos
</line>
</par><par>
<line>
(3*,*8%) de a*uação na Brigad* Militar. O
</line>
<line>
pos t *
</line>
<line>
d* soldad* foi o de maior part*cip*ção na
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, co* 305 (58,7*%) respondentes. Dentre
</line>
<line>
os participa*tes, a maioria ***empenha
</line>
</par><par>
<line>
s*as a*ividades ex*ernamente à institu*ç**, repres*ntand* *21 (42,58%) i*divíduos. * faix* *e
</line>
<line>
re*da com mai*r r**resentatividade foi * de 1 a * salários-mínimos (52,4*%). Por fim, q*anto
</line>
<line>
à r*spo*sabilidade pela man**en*ão financeira da família, 184 (35,45%) policiais dividem
</line>
<line>
igualmente *ssa responsab*lidade (35,45%).
</line>
<line>
4.2 Associa*ão entre Ní*el de Estresse O*upa*io*al e Gênero
</line>
</par><par>
<line>
N*sta seção, responde-se ao objetivo específico d* identificar o
</line>
<line>
nível de estresse
</line>
</par><par>
<line>
oc**acional por gê**ro d** po*iciais *ilitares pesqui*ad*s. O es**es*e ocupacio*al foi
</line>
</par><par>
<line>
av**iado * par*i* d*s 23 *ue*tões q*e c*m*õem a E*cala de Estresse
</line>
<line>
no Trabalho (EET)
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Paschoal e T*mayo (20*4).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
das *articip*n*es
</line>
<line>
*a pesqui*a a*r*sentou *ível
</line>
<line>
bai*o de est*ess* ocupac*onal, enquanto
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
gênero masculin*, 47,5*% demonstra*am es*e n*v*l. Já ao a*a*is*r o al*o níve* de estresse, o
</line>
</par><par>
<line>
gênero feminino registrou 43,02% e o gênero masc*l*no 52,4*%, mesmo se*do pequena
</line>
<line>
t*l
</line>
</par><par>
<line>
difere*ça (9,40%).
</line>
</par><par>
<line>
Porém, ao aplicar o Teste **ra Dife*ença de *roporções, ***i*icou-se *ue não exist*
</line>
</par><par>
<line>
difer*nça
</line>
<line>
significa*iva entre *s proporções de homen* e mulhere* q*anto à
</line>
<line>
classificação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
n*vel de
</line>
<line>
estr*sse o*upacional. O p-valor compo*tou-s*
</line>
<line>
igu*l n*s duas proporções (p-valor =
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 11, **t. 1*, p. 305-323, nov. 2020
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. *. Cost*, J. S. Corrê*, R. B. Me*ega*zi
</line>
<line>
318
</line>
</par><par>
<line>
0,1112). Al** do T*st* par* Difer*nça d* Pr*por*ões, u*ilizou-se também técn**a a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Análise de Corre*pondê*cia, a *im de ident**icar se e*ist* a**ocia*ão entre o *í*e* *e estr*sse
</line>
<line>
o**pac*ona* e o gênero dos pol*ciais mil*tares d* e*tado do *io G*ande do S*l.
</line>
<line>
*or interméd** da técnic* m*lt*var*ada de interdependência (aná*i*e d*
</line>
<line>
co*respo*dência), d*sen*olve-se um mapa es*acial da* médias e* relação ao gr*u de
</line>
<line>
c*nc*rdância referen*e às respostas do i**tru*ento de pesquisa, conforme a *ig**a 2.
</line>
<line>
Fi*ura 2 -Análise de Correspo*dên**a referente ao nív*l de estresse ocu*acional e
</line>
<line>
gêne*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dad*s da pe*quisa.
</line>
</par><par>
<line>
** relacion*r os níveis de es*res*e ocupaci*nal (**to b**xo) e gênero femini*o e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mas*uli*o, observ*-se, na F*g*ra 2, que ****e associação e*tre o gên*ro ma*c*lino e o*
</line>
<line>
*íveis *lto (52,42%) * baixo (47,58%) de estresse ocupacional. Em con*rapart*da, n*o h**v*
</line>
<line>
associação entre o *ê*ero feminino e os níveis de estresse ocupacional.
</line>
<line>
Considerando o resul*ado d* t*s*e para D**e*ença de P*op*rç*e*, n* seu achado *ão
</line>
</par><par>
<line>
identificou diferença significativa entre a* propor*õ*s de homens e mulheres qu*nto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
classif*caç** d* nível de es*res*e ocupaciona*. *ssum*-s* que a associação **
</line>
<line>
g*n*ro
</line>
</par><par>
<line>
ma*culino se deu em fu*ção da *iferença de h*men* e mulher*s da amo*tra pesqui*ada,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
q*al o perc*ntual de homens supera em 66% o d* mulh*res.
</line>
</par><par>
<line>
Ao encont*a* *ais re*ultados, é pertin*nte realizar *ma reflexão. Cocchiara et *l.
</line>
<line>
(20*3), ao publicar "As f*rra*en*as certa*: lições sobre a r*sposta ao *tr*ss d* sexo opos*o",
</line>
</par><par>
<line>
a*ir*a que grande parte do qu* sab*mos a *espeit* d* estresse baseia-se nos res*ltados
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r*sina, v. 17, n. 11, art. *6, p. 305-323, *ov. 2020 www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estress* Ocupacional e *elações de G*nero En*re Policiais Mil*tares d* Rio G*ande do S*l
</line>
<line>
3*9
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas nos qua** * grande part* é de ho*ens. Seg*ndo tais au*ores, a partir de 1995 * que
</line>
</par><par>
<line>
a*ment** a partici*ação *a mulher no mercado de tr*bal*o. A partir *e*se mom*nto, *s
</line>
</par><par>
<line>
*ul*eres f*caram mais susce*í*eis aos mesmos est*essor*s ocupacionais que
</line>
<line>
os
</line>
<line>
ho*ens
</line>
</par><par>
<line>
(*OCCHIARA; *ELL, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Tal ac*ado vai ao e*contro do* resultad*s da presente *esquisa, principalmente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r*sultado *ro*eniente do te*te para Difere*ça de Proporções, que não identificou diferença
</line>
</par><par>
<line>
*ignificativa
</line>
<line>
entre as pro*orções de homens e mulher*s quanto à classificação *o nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estr*s*e.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
CONSIDER*Ç**S FINAIS
</line>
<line>
Enfrentando *números *esafios, a mulher *e* ocu**ndo cada *ez m*is espaç*s
</line>
</par><par>
<line>
predominantemen*e masculinos, *om* é o c**o da *a*r*i** *ilitar, espec**lment* n* Polícia
</line>
<line>
Milit*r. Por se* um as*unto pouco *x*lo**d* na litera*ura, o ente*d*m*nto d* asso*ia*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
*íveis d* estr**se
</line>
<line>
o*upacional e gêner* *e *ez **cessário. Pa*a i*so, o **je**vo geral
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pres*nte
</line>
<line>
pesquisa *o* as*ocia* o
</line>
<line>
n*vel *e
</line>
<line>
estresse ocup*cion*l com o *ê*e*o d*s policiais
</line>
</par><par>
<line>
*ilitares do estado do Rio Gra*de d* Sul.
</line>
<line>
Através da *náli*e do perfil sociodemográfico e o*upaci*nal, perc*be*-se a
</line>
</par><par>
<line>
predominância
</line>
<line>
das *eg*intes característi*as dos polici*is militares: gênero ma*culino; *a*xa
</line>
</par><par>
<line>
etária de 31 anos o* mais; casados; *o* filh*s; com ensino mé*io; temp* *e ser*iç* de 21 a
</line>
<line>
30 a*os; *argo *e *old*do; *esempenho de at*v*da**s extern**; fai** de renda entre *m e três
</line>
<line>
s*lá**os míni*os.
</line>
</par><par>
<line>
Os d*dos ob*idos sobre o nível de estresse
</line>
<line>
ocupacional dos policiais
</line>
<line>
mi*it*res
</line>
</par><par>
<line>
***ticip*ntes
</line>
<line>
do estudo reve*a**m
</line>
<line>
que * m*i*ria do g*ner* feminin*
</line>
<line>
(56,98%) apresentou
</line>
</par><par>
<line>
nível ba*x* d* es*resse ocup*cional, enquanto para * *êne*o *ascu*ino p*edomin*u alto *ível
</line>
<line>
de estresse (52,42%). É pos*í*el infe*ir qu* a mulher, me*mo c*m to*a a r*sponsabilid*de
</line>
</par><par>
<line>
*ue l*e cabe, des*nvolve *st*atégias de
</line>
<line>
enf*entamento às ro*inas do dia a d**, minimizando
</line>
</par><par>
<line>
*ssim o nível de estresse ocupacional.
</line>
</par><par>
<line>
O alcance dess** resultados possibilitou a*ingi* o o*jetivo ge*al desta pesqui*a, sendo
</line>
<line>
que a *nálise foi vi*bilizada por intermédio de d*as técni*as es*atísticas: Teste para D*ferença
</line>
<line>
de Pro**rções e An*lis* *e Correspo**ência. Com o primeir* teste não se *dent*fico*
</line>
</par><par>
<line>
dife*ença signifi*a*i*a en*re a* proporções de *omens * mulheres q*anto à classi*icação
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
nível de estre*se (p > 0,0*). *o fazer uso da Análise de Co**es*ondênc*a, v*rific*u-se
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
houve associa*ão entre gênero masculi*o e o* níve*s alto
</line>
<line>
(5*,42%) e baixo (47,58%) de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*i*a *I, v. 17, n. 11, art. 16, p. 305-323, nov. 2020
</line>
<line>
www4.*sane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. *lmeida, L. F. D. Lopes, V. M. F. *osta, J. S. *orrêa, R. B. Menegazzi
</line>
<line>
32*
</line>
</par><par>
<line>
e*tr**se ocupa*ional. Em cont*apartida, não hou** associação entre **n*ro feminino e os
</line>
<line>
níveis de estresse ocu*acional.
</line>
<line>
Co*siderando os r*sultados dos do*s t*stes, presu*e-se que a *ssoci*ção do gê*e**
</line>
<line>
mas*ulino se deu em fun*ão d* diferença de ho**ns e mulheres na amostra pe*qui***a, na
</line>
<line>
qu*l * percentual de home*s supe*a em gr*nde parte o de mulheres.
</line>
<line>
Considerando os fatores limitadores desta pes**isa, destaca-se o fa*o *e que se fez
</line>
</par><par>
<line>
*so apenas da abo*da*em q*an*itativa. Por *sso, suger*-se para es*udos futur*s ado*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem q*alitativa aliada à abordagem quantitativ*, fa*end* uso
</line>
<line>
de entrevista* com **a
</line>
</par><par>
<line>
am*stra do contin*ente *ilitar, a fim de i*entif*car peculiaridades que **o for*m perc*bidas
</line>
<line>
no p*esen*e estud*. Outro fator limitador s* *efere * dificuldade em comp*rar os a*hado* com
</line>
</par><par>
<line>
out*as pesquisas, principalmente em r*lação à análise das ass*cia*ões. Q*anto ao fat* de
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*udo ter sido apenas no *stado do Rio Gran** do S**, *ambém é limitador, de modo que a
</line>
<line>
genera*ização dos res*ltados é re*trit* a essa realidade.
</line>
<line>
In*ica-se a r*plicação d*s*a pe*quis* com uma amostra na* di*ersas *egiões
</line>
</par><par>
<line>
brasileiras, a*cançan*o
</line>
<line>
até m*sm* outro* países, a fim de r*a*izar a*álises
</line>
<line>
c*mpara*ivas.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto,
</line>
<line>
*s consid**açõ*s limitações abordad*s servem como pon*o e
</line>
<line>
de part**a par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desen**lvi*ent* de novos es**dos sob*e as temá**cas e o *úblic* *m questão.
</line>
<line>
*EFERÊNCIAS
</line>
<line>
A*MEIDA, D. M. e* al. Av**iação do est*e*s* ocup*cio*al no cotidiano de p*liciais militare*
</line>
<line>
do Rio Grande do *ul. Revista Organizações em contexto, São Ber*a*do do Campo, v. 13,
</line>
<line>
n. 26, jul./d*z., *. 215-238, 2017.
</line>
<line>
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*. *. Alm*ida
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L. F. D. Lopes
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V. M. F. Costa
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J. S. C**rêa
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R. B. Men*g*zz*
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<line>
1) concepção * planejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*terpretação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração d* rascunh* ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na *prova**o da **rsão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 11, ar*. 1*, p. 305-323, no*. 2020
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*ww*.fsanet.c*m.*r/revista
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