O Indivíduo Como um Processo em Evolução – Interfaces Entre o Desenvolvimento Humano e o Serviço Público / The Individual as an Envolving Process – Interfaces Between Human Development and Public Service

Emerson José da Silva, Alessandro Vinicius de Paula

Resumo


A Psicologia do Desenvolvimento Humano estuda as mudanças ao longo da vida e as interações do indivíduo com o ambiente. Os comportamentos humanos são sensíveis aos ambientes nos quais estão inseridos, desta forma, indaga-se como a Psicologia do Desenvolvimento Humano pode auxiliar na compreensão dos indivíduos inseridos nas instituições públicas, possibilitando desenvolvimento pessoal e organizacional? Apresentamos uma revisão bibliográfica crítica sobre as políticas de gestão de pessoas, considerando o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público. Identificou-se que a organização pública propõe o desenvolvimento permanente dos seus servidores através de capacitações que promovam as competências individuais com foco na prestação do serviço público, onde o desenvolvimento humano e o bem-estar emocional desse servidor não é o objetivo nesta ação do governo federal.  Contudo, neste processo de mudanças gerenciais e conceituais, ainda não existem modelos específicos para a organização pública gerir e cuidar da saúde física/mental de seus servidores.

 

Palavras-chaves: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Serviço Público. Qualidade de Vida no Trabalho. Saúde do Trabalhador.

 

ABSTRACT

 

Human Development Psychology studies changes throughout life and the individual's interactions with the environment. Human behaviors are sensitive to the environments in which they are inserted, thus, it is asked how Human Development Psychology can help in the understanding of individuals inserted in public institutions, enabling personal and organizational development? We present a critical bibliographic review on people management policies, considering the personal and professional development of the public servant. It was identified that the public organization proposes the permanent development of its servants through training that promotes individual competences with a focus on the provision of public service, where the human development and emotional well-being of this servant is not the objective in this government action federal. However, in this process of managerial and conceptual changes, there are still no specific models for the public organization to manage and take care of the physical / mental health of its employees.

 

Keywords: Human Developmental Psychology. Public Servisse. Quality of Life at Work. Worker's Health.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.12.16

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