<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 4, p. 81-95, de*. 2*20
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.12.4
</line>
</par><par>
<line>
Em*reendedorismo Feminino em Sant* M*ria/RS: Aná*is* da Tra**tória de um Gru** de
</line>
<line>
Mulheres *mpreendedo*as
</line>
<line>
Fe*a*e Entrepr*neurship in S**ta Ma*ia / RS: Anal*sis *f the P*t* of a Gro*p of
</line>
<line>
Entrepreneuria* Wo*en
</line>
</par><par>
<line>
Luizana Bort***zzi Paris*
</line>
<line>
Graduada em Adm*nistraçã* pela Faculd*de Integrada de S*nt* Maria
</line>
<line>
E-mail: luz*ana.borto*uz*i@hotmai*.*om
</line>
<line>
Stef*an* Nikoli Dapp*r
</line>
<line>
**stra em E*genharia de Prod*ç*o pela Uni*ersidade Fe*eral de Santa Mari*
</line>
<line>
Pro*essora da Fac*lda*e I*tegr*da de Sant* Ma*i*
</line>
<line>
E-mail: ste*fan*.dapper@fisma.c*m.br
</line>
<line>
Matheus Machado Laurini
</line>
<line>
Gr*duando em Admin*s*r*ç*o p*la Fa*uld**e Integrada de Sa*t* Mari*
</line>
<line>
E-mail: mmla*rini@ucs.**
</line>
<line>
L*is Felipe Dias Lopes
</line>
<line>
Dou*or em E*g*nharia de **o*uçã* pela Uni*ersidade F**eral de S*nta Cat*rina
</line>
<line>
Prof*ssor *a Univers*dade Fed*ral de *anta Mari*
</line>
<line>
*-mail: lflo*es67@gmail.com
</line>
<line>
*ndr*s*a Schaurich dos Sant*s
</line>
<line>
*outora *m Admin**traçã* pela Universidade Fe*eral d* *anta Maria
</line>
<line>
Professora na *aculdad* Integrada de Santa Maria
</line>
<line>
*-mail: a*d*essa.sant*s@fisma.co*.br
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reç*: Luizana Bort*luzzi Parisi
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
José
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*atrocíni*, 26
</line>
<line>-</line>
<line>
C*n*ro,
</line>
<line>
San*a Maria -
</line>
<line>
RS,
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. Tonny K*rl** de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
970*0-260. B*a*il.
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
S*eff*ni Nikoli Dappe*
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
José
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Patrocí*i*, *6
</line>
<line>-</line>
<line>
C*ntro,
</line>
<line>
Sant* Maria -
</line>
<line>
RS,
</line>
<line>
Art*go r*cebido em 29/*9/2020. Últi*a versão
</line>
</par><par>
<line>
97010-260. Brasil
</line>
<line>
rec*bi*a e* 14/10/2020. Aprovado em 15/10/20*0.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
*atheus Machado Laurini
</line>
</par><par>
<line>
R. V*nâncio Air*s, 15*6 - Centro, S*nta Maria - RS,
</line>
<line>
Avaliado pelo sis*ema Tripl* *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
97010-002. B*a**l.
</line>
<line>
p*lo Edito*-*hef*; e b) *o**le Blind R*view
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
L*is Felipe Di*s *opes
</line>
<line>
(av*liação cega por dois aval*a*o*es da área).
</line>
</par><par>
<line>
Av. *oraima nº 1000 C*d**e *n**ersitária Ba*rro -
</line>
</par><par>
<line>
Camobi, Santa M*ri* - RS, 97*05-900. Br*sil.
</line>
<line>
Revis*o: Grama*ical, Normativa e de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
Endere**:
</line>
<line>
Andressa Schau*ich dos Santos
</line>
</par><par>
</page><line>
R. José do Pa*r*cínio, 26 - *entro, San*a *a*ia - RS,
</line>
<line>
97010-260. Brasil
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreen*edorism* F*minino em Santa Mari*/RS: Anál*s* da Trajetória de um Grupo *e Mu*heres
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
RE*UM*
</line>
</par><par>
<line>
A atual pes*uisa tem co*o objet*v* ge**l de*c*e**r a traj*tór*a **pre*nde*o*a de u* grup*
</line>
<line>
de mulhere* d* *idade d* Santa *aria/RS, **n*o em vista q*e o empreendedorismo fem*nino
</line>
<line>
se destaca entre os temas atua*s de pesquisas. As mulheres i*vestem na carreira
</line>
<line>
empreendedor*, como f*rma de permanecer ati*as no merc*do d* traba*h*, dest*cando-se no
</line>
</par><par>
<line>
perfil e pot**cia* de sucesso. *e modo especí*ico,
</line>
<line>
analisou-se a trajetória de sucess*, *s
</line>
</par><par>
<line>
principais fato*es motivacionais, co*petên*ias e habilidades *e liderança, os desafios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
difi*uldade* enf*entados no empreended*rismo. A
</line>
<line>
*esquisa cl*ssifica-se *omo d*scri*iva,
</line>
</par><par>
<line>
co* abordagem qualitativ*. A coleta
</line>
<line>
dos dados
</line>
<line>
f*i f*ita através d* entrevistas
</line>
</par><par>
<line>
semies*ruturadas, c*m seis empreen*edoras. Os dado* foram analisados p** meio da técni*a
</line>
</par><par>
<line>
de análise d* conteúdo das entrevi*t*s. Entr* o* fatores
</line>
<line>
que influenc*aram a abe*tura
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
negócio de*tac*-s* * necessidade
</line>
<line>
de *mpree*der, a inde*endênc*a financeira, estar mai*
</line>
</par><par>
<line>
pr*x*mas *os filhos * conciliar traba*ho * famí*ia. As dificu*da*es re*atadas e*tã* relacionadas
</line>
<line>
p**ncipalm**te às questões *i*anceiras.
</line>
</par><par>
<line>
P*lav*as-**ave: Empreendedo*i*mo Feminino.
</line>
<line>
Mulheres
</line>
<line>
Emp*eendedoras.
</line>
<line>
*atores
</line>
</par><par>
<line>
Motiv*cionais. *iderança e *om*etê*cias.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRACT: The cu*rent r*search has as a gene*al ob*ec*ive *he entrepre*eurial *raje*t*ry of
</line>
<line>
a group *f *om*n *rom t*e city of S*nta Maria / *S, consi*ering tha* female entrepreneurs*ip
</line>
<line>
stands o*t among t*e current research the**s. As women in*est in en*repreneurial careers, as
</line>
</par><par>
<line>
a way to rem*in active i* the la**r m*rket, standing *ut in th*** profi*e and pot*ntial
</line>
<line>
for
</line>
</par><par>
<line>
success. *peci*i*ally, th* s*cc*ss t*ajec*o*y, the motivational factors prin*iples, compete**es
</line>
<line>
and leadershi* skills, the c*all*nges a** d*fficultie* faced in e*trepreneurshi* we*e analyzed.
</line>
<line>
The research is *las*ified a* descriptiv*, with a qual**ative a*proach. D*ta col*ection was done
</line>
<line>
through semi-st*uctur** changes, wit* six wo*e* **t*e*rene*r*. The da*a were trans*itt*d
</line>
</par><par>
<line>
u**ng the tech*ique of analyzing
</line>
<line>
the content o* th* st*tements. Among the factors th*t
</line>
</par><par>
<line>
influence
</line>
<line>
*he opening
</line>
<line>
of the busi*e*s, t*e
</line>
<line>
ne*d to undert*ke, *ina*c**l independenc*, b*ing
</line>
</par><par>
<line>
closer to childr*n
</line>
<line>
and reconciling wo*k
</line>
<line>
a*d *amily s*and
</line>
<line>
*ut. The rep**te* d*fficultie* a*e
</line>
</par><par>
<line>
mainly related t* fin*****l issue*.
</line>
<line>
Keywords: Female Entre*reneurship. Women Entrepreneurs. Moti**tional Fac**r*.
</line>
<line>
Leader*hip and C*mp*ten*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, T*r*sina PI, *. *7, n. 12, art. 4, p. *1-95, dez. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. *ari*i, S. N. Dapper, M. M. Laur*ni, L. F. D. Lop*s, A. S. S*ntos
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
1 INT**DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
"O empr*endedorism* exige ação, *ma a*ão *m*re*ndedora por mei* *a *riação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
novo* p**dutos/p*oces*os e/*u da ent*ada e* *o*os mercado*, *ue pod* *correr por meio de
</line>
<line>
um* organi*aç*o recém-cr*ada ou dentro de *ma organiz*ção estabel*c*da" (*ISR*CH;
</line>
<line>
PETER*; SHEP*RD, 2014, p. 6).
</line>
</par><par>
<line>
Par* *h**venato (*007), empreendedor *
</line>
<line>
uma pe*soa *ue possui a *ecess*d*de
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
real*zação, que tem disposi*ão p*ra assumir ris*o*, pos*ui au**confiança, *em von**de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**abalhar *u*o, t*m *abilidade de comuni*ação, conhece man**r*s de o*ga*iza* o t*abalho,
</line>
<line>
tem o*gu*ho *aquil* que ***, mantém b*as relaçõe* int*rpessoais, assume responsabilidades e
</line>
<line>
enfren*a os d*safios.
</line>
<line>
De acordo com as pesqu*sas do Serviço Brasil*iro de Apoio às Micro e *equenas
</line>
<line>
*mpresas (SEBRAE) (20*9), n* *enário *c*nômic* atual, a *ideranç* fe*i*i*a vem
</line>
</par><par>
<line>
*onquist*ndo *s*aço n* mercado de traba*ho e no mundo do*
</line>
<line>
negó**os, se**o *ue a*
</line>
</par><par>
<line>
*ulhere* e*preend*doras são capaze* de *omp*ti* lado * la*o com o homem, devido a sua
</line>
</par><par>
<line>
capacid*de d* *e*tão e
</line>
<line>
intuição m*t*vadora, qu* *s levam a
</line>
<line>
empreen*er no mundo d*s
</line>
</par><par>
<line>
negócios.
</line>
</par><par>
<line>
Aind* *egundo * SE*R*E (201*), histor*ca*e*te, o pap*l das mulheres, que
</line>
</par><par>
<line>
*ntigam**te se re**ring*a aos dever*s *oméstic*s ao cuidad* da famíli*, te*e um grand* e
</line>
</par><par>
<line>
avanço *o
</line>
<line>
lon*o *o* tempos m*dernos e a a*ivid*de empreendedora passou a pos*ibilitar às
</line>
</par><par>
<line>
*mp*een*edo*as posiçã* de pro*agon*smo em relação à renda da casa.
</line>
</par><par>
<line>
A lide*a*ça feminina é *ista como uma mud*nça de **ráte*
</line>
<line>
cultural, pois
</line>
<line>
s* acr*dita
</line>
</par><par>
<line>
q** as mulheres possu*m me*ma capa**dade que os a
</line>
<line>
*omens quan*o se trata de ge*t*o.
</line>
</par><par>
<line>
Atualment* ela* t** ocupado *argos que antes er*m atrelado* some*te *os h*mens e isso
</line>
</par><par>
<line>
ai*da p**e ca*sar conflitos e *ompeti*ivid*de ent*e **
</line>
<line>
gêneros, fazendo com que ocorra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desvalori*ação,
</line>
<line>
bem c*mo o surg*ment* de pensam*n*os m*chistas. A*nda ass*m, d*sde q**
</line>
</par><par>
<line>
as m*lheres se pr*pare* de **rma ad*q*ada, estas *on*eguem promover um crescimento
</line>
<line>
superior na ma**i*a de lider*r * na di*tribuição de taref*s as quais são *trel*d*s a e**s, *endo
</line>
</par><par>
<line>
que são mai* *ié*s, sincera* * d*li*a*as
</line>
<line>
em rel*ção * e*ecu*ão de *uas ativ*dades,
</line>
</par><par>
<line>
*roporcionando assim *m ambiente de t*abalho m*is harmonios* (RODRIGUE*; SILVA,
</line>
<line>
20*5).
</line>
<line>
Segun** pesquisas rece*tes *o SEBRAE (20*9), os avanços e con*uistas do
</line>
<line>
em*reend**orismo feminino, na busca da independência econômica, m**ivam *s mu*her*s a
</line>
</par><par>
<line>
empreenderem
</line>
<line>
e serem gest*ras do *eu
</line>
<line>
próprio negócio, superando preco*cei*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. *7, n. 12, art. 4, p. 81-95, d**. 2020
</line>
<line>
***4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mp*eendedoris*o Feminino e* Santa Maria/RS: A*álise da Trajet*ria de um Gr*po de *ulheres
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
dif*culdades. * imp*rtância do t*ma abordad* nesta pesquisa *oloca a m*lhe* em
</line>
<line>
destaque,
</line>
</par><par>
<line>
quando s* trata d* em**ee*dedori*mo.
</line>
</par><par>
<line>
*iante deste c*nte*to, formulou-se o seg**nte problema de pesq*is*: "Como ocorre o
</line>
</par><par>
<line>
processo d*
</line>
<line>
desen*olvimen*o d* empreendedor*sm*
</line>
<line>
feminino em um
</line>
<line>
grupo de
</line>
</par><par>
<line>
empreend*doras *a ci*a*e de S**ta Mar*a - *S?".
</line>
</par><par>
<line>
N*sse escopo, a **alização deste
</line>
<line>
estud* ju*tifica-se pela import*n*ia
</line>
<line>
do tema
</line>
</par><par>
<line>
empreended**i*m* feminino ** socie*ade brasileir*, fa*o este qu* coloca as m*lher*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
destaque
</line>
<line>
no mundo dos negócios, devido ao potencial
</line>
<line>
*e s*cess* e o
</line>
<line>
per*i* inovado* no
</line>
</par><par>
<line>
*ercado de trabalh*, bem com* * sua contribuiçã* p*ra a ec*nomia do país (*RAMER et al.,
</line>
<line>
*012).
</line>
<line>
Ca*e ressal*ar a importância d* tem*, a* pr*ncipais raz*e* que leva* a mulher a
</line>
<line>
empreender * o interesse dos pesquis*do*es, c*m r*lação aos a*anços e co*quis*as da mulher
</line>
<line>
empreend*dor*, bem como contribui* pa*a o conhec*me*to do assunto abordado. O
</line>
<line>
em*reend*dorismo feminino vem crescendo de*ido ao simples *a*o d* as mulheres poss*ír*m
</line>
<line>
caracte*ís*icas naturais *ue as **v**ecem neste segmento, são int*itivas e sensit*vas, prestando
</line>
</par><par>
<line>
maior atenção a
</line>
<line>
d*ta*hes, melh*rando seu desempenho na gestão d* negóci*s (RE*ISTA
</line>
</par><par>
<line>
ME**OR, 2*18). Diant* d*sso, o ob*et*vo g*ral do estu*o consi*t* em *esc*ever a trajetóri*
</line>
<line>
empreendedora *e um grupo de mulheres da ci*a*e de *anta Ma*ia/R*.
</line>
<line>
2 REF*RENCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
P*r* melhor entender a temática prop*st* p*r es*a pesquisa, a pre*ente seção se*á
</line>
</par><par>
<line>
d* v* di *a
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*egu**te
</line>
<line>
*orma:
</line>
<line>
conc*ito*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
empreendedor/em*reendedorismo;
</line>
</par><par>
<line>
empreen**dorismo f*minino e sua im*ort***ia no mer*ad* atual.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Conceitos *e empre*ndedor/emp*een*edo*is*o
</line>
</par><par>
<line>
O auto* que p*ojetou o tema empr*endedorismo foi Sch*mpeter (*982,
</line>
<line>
p.6*), que
</line>
</par><par>
<line>
associou "o empree*dedor ao conceito de inovaçã* apontand*-o como elemento qu* dispara e
</line>
<line>
exp*ica * des*nvo*vimento ec**ômico" (SCHUMPE*ER, 1982, p.64 apud DOLABEL*,
</line>
<line>
2003, p.48).
</line>
<line>
De **ord* com Dola*ela (2006), o e*pr*endedo* é consi*erado uma pessoa que
</line>
</par><par>
<line>
*odifica seu inc*nform*s** em *ova* real**ades e em propost*s po**tivas para os outros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
para si mesmo. Es*e é alguém que prefe*e seguir cam*nhos ainda *ão trilhados, *u* define a
</line>
<line>
R*v. FSA, **resin* P*, v. 17, n. 1*, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 www4.*s*n**.**m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Parisi, S. N. D*pper, M. M. *au*ini, L. F. D. Lopes, A. S. San*os
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
*a*tir do indefinido, acredi*a q*e seus at*s p**em g*rar consequências. Em su*a, con*i*te em
</line>
<line>
alguém que acred*ta que *ode m*dificar o mu*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Se**ndo S*rka* (2008, p. 26), "empreendedorismo é o process* de cr*ação e/ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exp*nsão d*
</line>
<line>
negócios que s** in*vadores ou que *ascem a partir d* oportunidades
</line>
</par><par>
<line>
identifica*as". De **ordo com Dolabela (2006), o indi*í*uo e*preen*edor possui como
</line>
<line>
difere*ciação a s*peração de padrões, ** quais são i*postos, e este possui a capacidade de
</line>
<line>
u*ilizar espaços ainda não o*upados no mercado.
</line>
<line>
O empr*endedor é a pessoa que c*nsegu* fazer as cois*s *c***ece*em, p*is é dota*o
</line>
</par><par>
<line>
de sensibilidade para
</line>
<line>
os negócios, tino finance*ro * capacidade de identif*ca*
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades. Com esse arse**l, trans****a *deias *m *eal*dade, para ben**ício
</line>
<line>
próp*io e par* benefí*io *a comunidade. P*r ter criatividade e um a*to nív*l d*
</line>
<line>
energia, o empree*dedor de*o*stra i*aginação e pers*verança, aspectos que,
</line>
<line>
combinados ade*uada*ente, * habil*tam * transforma* uma idei* si*ples e mal
</line>
<line>
estrutura*a em algo concreto e bem-su*edi** no mercado (C*IAV*NATO, *00*,
</line>
<line>
p.*7).
</line>
</par><par>
<line>
*e ac*r*o com Drucker (*003), um empree**edor é *ons**erado
</line>
<line>
um i nd * ví duo que
</line>
</par><par>
<line>
*ossui a iniciat*va de to*ar uma *ecisão, sendo que entende o e*p**endedori*mo com* um
</line>
<line>
compo*tame*t* e não como uma característic* de ***sonalidade, possuin*o como bases para o
</line>
<line>
em*r*endimen*o o conc*ito e a *e**ia, * não leva*do em co*sideração ap*nas a ***uição. A
</line>
<line>
*aracterística ino*adora do *mpreendedor pe*mite q*e **e realize a combi*ação d* i*trodução
</line>
<line>
de nov*s produ*os, serviç*s ou negócios, em co*junto com o desenvolviment* e o
</line>
<line>
crescimento econômico (M*TOS et al., 2010).
</line>
<line>
2.2 *mpreen*edoris*o fe*inino e a impor*ânci* n* mercado *tual
</line>
<line>
Segundo Loden (19*8), *s quali*ades *ap*zes de definir a l*derança feminina n*o são
</line>
</par><par>
<line>
l*mitadas * ex*lusivas das mulheres, p*is estas *arac*e*ísticas *ambém *ão e*contradas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
homens. Pe*q*is*s realiza*as pe*a Glob*l Entrepreneurship Moni*or (*EM) (2008) apon*a*
</line>
<line>
que a* mulher*s r*pre*entam mais de 50% da p*pulação brasilei*a, sendo que est*s chefiam
</line>
</par><par>
<line>
1/3 das f*mílias, repres*n*ando, assim, 52%
</line>
<line>
do* empreended*res *o país, exer*endo
</line>
</par><par>
<line>
**ividades em diversos set*res da econ*mia.
</line>
</par><par>
<line>
De **ordo *om Melo (2001), ai*da muitas mulh*res exercem suas funções e recebe*
</line>
<line>
remunerações i*feriores aos dos homens, sendo restritas a alg**s de**rtamentos do mercado,
</line>
<line>
m*sm* *uand* comprovada que a sua escolaridade é superior.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, ar*. 4, *. 81-9*, dez. 2020
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreendedorismo Feminino em S*nta Maria/RS: Análise da Trajet*ria de *m *r*po de Mulhe*es
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Com base na pesqui*a realizada **lo GEM (20*2), * possível c*nsta**r que o público
</line>
<line>
femin*n* costuma investir mais em *egó*ios voltados ao seu univer*o, tai* como: co*ércio d*
</line>
<line>
vestuário, serviços coletivos sociais e pessoais, comércio varejist* de produtos farmac*uticos,
</line>
</par><par>
<line>
*e b*leza, g*s**on*mia * preparo de refeição, perfumaria e *osmé*icos. Os
</line>
<line>
neg*cio*
</line>
</par><par>
<line>
ge*a*mente são iniciados como for*a de *o*pl*ment** a r*nda da famíli*, send* *ue em
</line>
<line>
ou*ros caso* os *egóci*s são iniciados para qu* o**rra a realização *ess*al, ou ainda *orque a
</line>
</par><par>
<line>
mulher não encont*ou *mp*ego diante
</line>
<line>
do seu
</line>
<line>
perfi*
</line>
<line>
atual, sen*o que o dese*penho,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dedicação e a organizaç*o das *ulher*s im*ulsionam o ne**cio ao su*ess*, pois estas não *e
</line>
<line>
limitam a prec*nceitos e dif*culdad*s (GEM, 201*).
</line>
<line>
*s mulhere* apresentam um impac*o pos*ti*o *o mer*ad* e nos negócios, sen*o
</line>
<line>
prese**es nã* só em se**res operaciona*s, m*s ta*bé* em po*tos *e ge*tão, propi*ian*o um
</line>
</par><par>
<line>
mercado co* mai* diversidade e *om *ontos de vista d*stintos. Q*ando a mulher *e*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liberdade pa*a fazer o que deseja, *mpree*dendo e sendo do*a do seu próprio dinh**ro, da su*
</line>
<line>
próp**a história, *oden*o in*estir *m sua famíl*a, to*a a s*ciedade passa a avan*a* em r*laç**
</line>
<line>
às co*qu*sta* dos direit*s da* mulhe**s empr*sárias (SEBR*E, 2019).
</line>
<line>
*egun*o **hen (2009, p. 45), "a exe***iva b*asileira ** mostra sig*ificativamente
</line>
</par><par>
<line>
in*ifere*te *o *oder, el*
</line>
<line>
n** quer mand*r, como o ho*em; quer ter * capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
influenciar a* pesso*s, de ser re**nheci*a c*mo sábia, sensata, ca*az, qu*r ser *m modelo".
</line>
<line>
A mul*er *ossui habilidade* de liderança e uma **são estratégica de *uturo, co*o
</line>
<line>
prof*ssional d* negócios "o perf*l da mulher que e**rce um cargo de *ider*n** é be* d*f**ent*
</line>
<line>
de a***ns anos atrás. Ela* estão ambiciosas e poss**m uma rede de rel*cionamento d* causar
</line>
</par><par>
<line>
in*eja" (COH*N, 2009,
</line>
<line>
p. 30). No *ntanto, "há competências q*e
</line>
<line>
diferencia* * estilo de
</line>
</par><par>
<line>
gestão femin*na, como o multiprocessam*nto ** inform*ções, maior flexibil*dade e habilidade
</line>
<line>
de enx*rgar as pessoas *omo *m todo, e *ão apenas no âmb*t* *rofissiona*" (FLEURY, 2013,
</line>
<line>
p. 48).
</line>
<line>
3 METO*OLOGIA
</line>
<line>
O presente estudo classifica-se como uma p*s*uisa descritiv*. Para Gil (2008), *
</line>
</par><par>
<line>
*o*tr*buiç** das pesquisas descri*iv*s é possibilitar novas aná*ises *obre uma rea*idade
</line>
<line>
j*
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecida, sendo que esta pesqui*a d*scritiva des*re*e *s percepç*es das entrev**tadas **e*ca
</line>
<line>
do empreen*edorismo feminino.
</line>
<line>
Esta p*s*uis* é de cu**o qualitativo, o qual se justifi*a fa*e à nec*ssid*de de
</line>
</par><par>
<line>
c**p*eender os sentidos, significados, posi*õ*s e caract*rísti*a* da situa*ã*
</line>
<line>
problema,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 12, art. 4, p. *1-95, dez. 2020 www4.fsan*t.co*.**/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Parisi, S. N. Dap*er, M. *. La*rini, L. F. D. Lopes, A. S. Sant*s
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
qu**s são atribuídos pelas entre*istadas (RICHARDSON,
</line>
<line>
2010), ** mesmo p*r "estud**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*i*nificado da
</line>
<line>
v*da das pe*soas,
</line>
<line>
n*s *on*i*ões da vi** real" e também "re*re*entar as
</line>
</par><par>
<line>
*piniões e perspectivas das p*sso*s, de um
</line>
<line>
*s*ud*" (YIN, 2016, p. 7). As ent*e*istas fora*
</line>
</par><par>
<line>
realizadas u**lizand* uma adap***ão do instrum*n** de O**vei*a (2014), contido no *pê*dice
</line>
<line>
A. A cole*a de dados foi p*r meio da técnica bola de ne**, a qual p*r*ite *nc*uir informações
</line>
<line>
por indicaç*o no mesmo público de interesse, d* f*rma linea* por amostr* não probabilí*tica
</line>
</par><par>
<line>
(MALHOT**, 2012). A
</line>
<line>
primeira *mpreendedora en*re*ista*a foi selecionada
</line>
<line>
por s e r
</line>
</par><par>
<line>
próx*m* dos pesquisadores, sendo que a mesma in*icou o*tra empreende*o** e assim
</line>
<line>
sucess*va*ente.
</line>
<line>
A **o*tragem ut*lizada f*i não proba*ilísti**, ou s*j*, quando não há *m un*ve*so
</line>
<line>
definido para a p**quisa. A amostrage* não probabilíst*ca é "aquela em *ue a sel*çã* dos
</line>
<line>
element*s da p*pulação para com*or * amostra depende, ao menos em p*rte, do j*lgamento
</line>
<line>
do pesquisador ou do entrevistador *o c*mp*" (MATTAR, 2005, p. 271). Para a realização da
</line>
<line>
colet* dos dados f*i utili**da a entrevista semiestru*ur*da composta po* v*nte e *ei*
</line>
</par><par>
<line>
pergunta*, sendo q*e estas foram *e*tas a seis (*)
</line>
<line>
*mpre*ndedoras d* Santa Mari*/R*. As
</line>
</par><par>
<line>
ent*evi*tas foram realiz*das atravé* do Google Me*t e W*atsApp e posteriormente
</line>
</par><par>
<line>
transcritos, to*ali*ando aproximadamente uma hora de gravação d* áudio e
</line>
<line>
tr*s *áginas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
t*anscriç*es, para cada e*trevistad*.
</line>
</par><par>
<line>
*s inform*ç*es co*etadas foram *tilizadas pa*a a análi*e qualitativa do conteúdo
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
respostas, visan*o at*nd*r aos objetivos e ao t*ma do es*ud*, se*ui*as de fundamentações
</line>
<line>
teóric*s *ue *omprova* as informações das ent*evi*tad*s. * análise dos d*do* foi por m*io
</line>
</par><par>
<line>
da té**ica de an*l*se de conteú*o, na qual Bardin (2004)
</line>
<line>
d**taca ser um m*todo empírico,
</line>
</par><par>
<line>
*ompos*o po* um conjunto de técnicas de *n*lise d*s co*unicações, a
</line>
<line>
qu*l se *tiliza de
</line>
</par><par>
<line>
det*rmina**s pr*c***ment*s si*t*máti*os e objetivos, pos*ibili*ando a descrição do conteúdo
</line>
<line>
das mensagens.
</line>
<line>
4 *ESUL*AD*S E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
N*sse tóp*co apre*ent*-se * análise dos dados de *cordo *om os objetivos geral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
específicos pro*ostos nesta pesquisa. Os relato* das e**revistas são baseados em
</line>
<line>
quest*es
</line>
</par><par>
<line>
sobre o
</line>
<line>
tema e apresentam as opiniões das empresá*ias entrevist*das ac*rca *e sua*
</line>
</par><par>
</page><line>
*xp*riê**ias e con*ecimento* sobre o empreendedorismo feminino, levando-se em
</line>
<line>
conside*ação os fator** moti*acionais e sua* competências de liderança.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres**a, v. 17, n. 12, ar*. 4, p. 81-*5, dez. 2**0 www*.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreended*rismo Feminino em Santa Maria/**: *nálise da Tr**etória de um Grupo de Mulhe*e*
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
4.1 P*rfil soc*od*mográfico das empreend*doras
</line>
</par><par>
<line>
Com o objetivo de identific*r o perfil *o gru** de empreendedo*as entrevistadas,
</line>
<line>
foram realiza*as questõe* referentes à idade, *stado civil, núm*ro ** filhos, formaç*o
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica, experiên*ia em g*stão *mpres*rial, atividade anterio* e*ercida e fonte
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
rec*rsos iniciais para a abertura *a e*presa. O nome *as entr*vistadas foi substi*uí** por uma
</line>
</par><par>
<line>
id*nt*ficação nu*érica *ue vai do E01 ao E06, seguind* a *eq*ência
</line>
<line>
*a r*alização
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
entrevistas, a fim ** res*u*rdar suas i*ent*dades. O perf*l das mulheres empree*ded*ras
</line>
<line>
particip*ntes d*s*a pesquisa pode ser ob*erv*do no Quadro 1.
</line>
<line>
Quadro 1 - Perfil d* grup* de *mpreend*doras entre*istadas
</line>
</par><par>
<line>
Entre*is*ada
</line>
<line>
*dade
</line>
<line>
Estad* Ci*i*
</line>
<line>
F i l h * s / Nº
</line>
<line>
Escolaridade
</line>
<line>
Experiênc*a E *p r e * a r ia *
</line>
<line>
A*ividad* Anterior
</line>
<line>
R e*u rs o s Ini*iais
</line>
</par><par>
<line>
E01
</line>
<line>
*8
</line>
<line>
*olteira
</line>
<line>
Nã *
</line>
<line>
*ós-graduação
</line>
<line>
S*m
</line>
<line>
Advogada
</line>
<line>
Próprio*
</line>
</par><par>
<line>
E02
</line>
<line>
42
</line>
<line>
Casa*a
</line>
<line>
Si*/*
</line>
<line>
Superior Incompleto
</line>
<line>
Nã o
</line>
<line>
*endas
</line>
<line>
Pr**rios
</line>
</par><par>
<line>
E03
</line>
<line>
3*
</line>
<line>
C*sa*a
</line>
<line>
Sim/2
</line>
<line>
S*p*rio* Administração
</line>
<line>
*im
</line>
<line>
Serviços
</line>
<line>
Esposo
</line>
</par><par>
<line>
E04
</line>
<line>
42
</line>
<line>
Casada
</line>
<line>
Sim/4
</line>
<line>
S*per*or Incompleto
</line>
<line>
Nã o
</line>
<line>
Even***
</line>
<line>
Ban*o
</line>
</par><par>
<line>
E05
</line>
<line>
*6
</line>
<line>
Solteira
</line>
<line>
Nã o
</line>
<line>
S*p*ri*r Incompleto
</line>
<line>
Nã o
</line>
<line>
Secretária
</line>
<line>
Próprios
</line>
</par><par>
<line>
E06
</line>
<line>
26
</line>
<line>
C*s*da
</line>
<line>
Nã o
</line>
<line>
Doutorado
</line>
<line>
Sim
</line>
<line>
Comérc*o
</line>
<line>
Próprios
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: A*tor*s
</line>
</par><par>
<line>
Analisando o perfil das *ulher*s ent*evistad*s, obse*va-se que a f*ixa **ária *stá ent*e
</line>
<line>
*6 a *2 *nos, a m*iori* são c*sadas e 60% possuem de 2 a * *ilhos. * m*ioria está cu*sando
</line>
<line>
fa*uldade ou po*sui gradua*ão e pós-graduação, o que vai *o encon*ro d* pesquis* do GEM,
</line>
<line>
*ea*izada em 2*18, na qual foi po*sível constatar que q*anto *ais alt* o nível de escol*ridade
</line>
<line>
da empreendedora, *aior o "í**ice d* suc*sso, tanto financ**ro quanto pessoal".
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se verif*car qu* a *aioria das entrevistad** possuía expe*iência profissional já
</line>
<line>
antes de empreende*, sendo que a **ande parte emp*ee**eu com recursos p*óprios da famí*i*.
</line>
<line>
Ve*if**ou-*e que * gru*o de *mpreen*edor** possui pe*f*l p*óximo ao revel*do *as p*squisas
</line>
<line>
sobr* empreendedorismo femin*no, realizad*s pelo *utor Nunes (2*0*).
</line>
<line>
As entr*vistas apontam ta*b*m que 50% possuem expe*i*ncia pr*fissiona*, todas
</line>
</par><par>
<line>
exe*ciam **ivi*ad*s an*e**ores, maioria empr*endeu com recurso* próprios da f*mília. a
</line>
</par><par>
<line>
*uanto à ide**ificação das empresas e pa*a
</line>
<line>
mel*or
</line>
<line>
en*ender * ramo
</line>
<line>
*e negócio
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
empre*n*edoras entre**stadas, ana*is*u-se a situaçã* atu*l *as e**resas, *uanto
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
ano de
</line>
</par><par>
<line>
abertura, a área
</line>
<line>
de *tuação, o fatu*ament* a*u*l, se
</line>
<line>
possuíam só*ios * * nú*ero de
</line>
</par><par>
<line>
empregados, conforme pode *er observado no Q*adro 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina P*, v. 17, n. 12, art. 4, *. 81-*5, dez. 2020
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Parisi, S. *. Da*per, M. M. Laurini, *. F. D. Lo**s, A. S. *antos
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
*uadro 2 - Id*ntif**açã* das Empresas
</line>
</par><par>
<line>
En*revistada
</line>
<line>
Ano/**ertura
</line>
<line>
Áre* Atuação
</line>
<line>
F at u r a m e n t o Anual
</line>
<line>
Só*ios Nº
</line>
<line>
* m p * e g a d* s N º
</line>
</par><par>
<line>
E01
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
Com*rcio
</line>
<line>
100 a 50* mil
</line>
<line>
N ão
</line>
<line>
04
</line>
</par><par>
<line>
E0*
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
Comércio
</line>
<line>
100 *il
</line>
<line>
N ão
</line>
<line>
Nã *
</line>
</par><par>
<line>
E03
</line>
<line>
20*7
</line>
<line>
S**viços
</line>
<line>
100 mil
</line>
<line>
01
</line>
<line>
N* o
</line>
</par><par>
<line>
E**
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
*omércio
</line>
<line>
Acima **0 mil
</line>
<line>
03
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
E05
</line>
<line>
*008
</line>
<line>
Comércio
</line>
<line>
100 mil
</line>
<line>
N *o
</line>
<line>
05
</line>
</par><par>
<line>
E0*
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
Com*rcio
</line>
<line>
Até 500 *il
</line>
<line>
01
</line>
<line>
07
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Autore*
</line>
</par><par>
<line>
Verificou-s* que a* em*resa* atuam n* áre* *e co*é*ci* e serviço*, pos*uem
</line>
<line>
faturame*to entre 100 a 500 mil reais, 50% têm o esposo * fami*iares como sócios e possuem
</line>
<line>
de * a 23 ***regados, send* que duas atuam sozinhas. Segundo a GEM (2018), ao todo "são
</line>
</par><par>
<line>
mais de *4 milhões
</line>
<line>
de *rasi*eira* t*ca*do negócios pr*prios, gera*do
</line>
<line>
emp**gos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*vimen*ando * economia".
</line>
</par><par>
<line>
4.2 História de vi*a das *mpreend**oras
</line>
</par><par>
<line>
Esse item tem o ob*etiv* de entende* co*o história de vida de c*da uma a
</line>
<line>
dessa*
</line>
</par><par>
<line>
mul*eres *ontribuiu para a s*a *ecisão de empreender, *s des*fios e difer*nças em relaç** ao
</line>
<line>
gênero, a luta pela reali**ção *os seus son*os e *ovas opo*tunidades *e negócio, gera*d*
</line>
<line>
renda p*ra *i, seus familia*es e *mp*e*ad*s.
</line>
</par><par>
<line>
A históri* de vida da* en*rev*stada* re*r*ta o que
</line>
<line>
cada uma vivenciou
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
empre*nd**, abo*d* sobre a empresa q*e passou a *cupar o *rimeiro lugar em seus objetivos,
</line>
</par><par>
<line>
na conquist* da independência f*nanceira,
</line>
<line>
oportun*dades de me*c*do, m*l*oria da qualida**
</line>
</par><par>
<line>
de v*da * o re*gate da autoe*tim*.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto * *rimeir* *u*stão: "Você se considera uma empreendedora? Por quê?", pod*-
</line>
<line>
*e verifica* as re*postas *as entrevista*as. No depo*me*to d** empreen*edoras a **guir, pode
</line>
</par><par>
<line>
ser analisado o
</line>
<line>
int*resse em empreend*r desde cedo, ainda na *dol*s*ência, in*vando
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
atividades com retor** f*nance*ro im**iato, agre*ando *alor e conhecim***os:
</line>
<line>
[...]*im, pois *er *omérc*o é empreender *odo d**, a cada di*iculdade é pre*iso
</line>
<line>
**pre*n*er. N*s que trabalhamos com isso, conseg*imo* ve* de *onge qu** s**e
</line>
<line>
*mpreender, e quem *ão sabe. Empreend*r * ** r*m*delar a *ada nov*dade, e dormir
</line>
<line>
e acor*ar pensando n* qu* pode ser melhor hoje na minha emp*esa (E01).
</line>
<line>
[...] Sim, me consid*ro uma empreend*d*ra, *ois venho de u*a família de mulhe*es
</line>
</par><par>
<line>
empreend*doras, *ue sempre **ram em busca de *e*s son*os, p*is
</line>
<line>
além de s**r*r
</line>
</par><par>
</page><line>
necessida*es minhas, a*nda *n*er*a oportun**ades no *ercado a*ui *a minha regiã*
</line>
<line>
se faz ne*ess*rio (*02).
</line>
<line>
[...] Sim, me *onsidero empreendedora, *ois tenho a *ercepção e vo*ta*e de sem*re
</line>
<line>
estar crian*o inov*ndo, ap*en*en*o, isso *ra mim é u* *spírito *mpreendedo* para
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1*, art. 4, p. 81-*5, dez. 2*20 www*.fsa*et.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreend*dor*smo F*m*nin* e* *an*a Mar*a/**: Aná*ise da Tra**tó*ia de um Grupo de Mulh*r*s
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
aume**ar os p*oduto* *ue vendo através da q*alidade
</line>
<line>
bu*cando uma d*ferença no
</line>
</par><par>
<line>
merc*do
</line>
<line>
(E**). [...] Sim, porque a gente tem capacidade, co*se**e administrar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*empre *oi meu so*ho, também po* independência financei** e *ais liber*ade (E04)
</line>
<line>
[...] Sim, ag*ra me consider*, comec*i só na coragem, com po*co conh*c*men*o que
</line>
<line>
a gente tinha, na fac*lda*e me d*scobri, t*mbém *elo *ato d* eu ter um negócio *ue
</line>
<line>
desenvolve *utra* pessoas, isso *á * ser *m empreended*r, q*ando eu montei o *afé
</line>
</par><par>
<line>
vi **e **nha
</line>
<line>
uma necessidad* e precisava
</line>
<line>
de um l*gar p*ra as *essoas se
</line>
</par><par>
<line>
alimentarem, *li vi *ma oportunidade [E05).
</line>
<line>
[...]Si*, eu acho que muito *n*es de ser do*a de *egóci* eu e*a empree*dedora,
</line>
<line>
ex*ste uma diferença *uito grande entre empre*ário * empreendedor, po*que temos
</line>
</par><par>
<line>
muitos emp*esários que
</line>
<line>
*ã* empree*dem e *uita gen*e que e*preende e não
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
empres*rio (E06).
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto à percepção d* empr*ended*rismo em relação *o gênero, foi re**izada a
</line>
<line>
questão 3: "N* sua percepção, o empree*dedo*ism* é diferente em relação ao gênero?". As
</line>
</par><par>
<line>
entrevistadas relataram
</line>
<line>
que
</line>
<line>
d*ve exis*ir igual*a*e de gênero, uma vez que, as *ul*eres
</line>
</par><par>
<line>
po*suem ca*acida*e *e gestã* * liderança, co*provando * s*a compet*ncia na conduç*o do
</line>
<line>
seu próprio negóci*.
</line>
</par><par>
<line>
[...] *cr*di*o que não, depen** unicamente
</line>
<line>
de *ocê. Uma *ulh*r não po*e menos
</line>
</par><par>
<line>
que o homem, só vai s*r me*or ou *i*eren*e *e e*a se deixar ser (E*1).
</line>
<line>
[...] Sim, tem diferença por ma** qu* o machism* preva*ece, *cho a mulher é m*is
</line>
<line>
com*etente *ais *bsti*ada a ir em bu*ca *e seus obj*ti*os (E02).
</line>
<line>
[...] Na *inha per*epção, * emp*eendedoris*o em *elaç*o *o gênero tem diferença,
</line>
</par><par>
<line>
acredit* que as mulheres são ma*s em*reendedoras q*e homem, falo isso por o
</line>
<line>
expe*iê*cia em casa com meu esp*so, tudo mais difíci* pra ele, eu tomo a fr*n*e dos
</line>
</par><par>
<line>
negócio*,
</line>
<line>
po*s ele (marido) s*mp*e acha que alg*m* co*sa n*o **i d*r certo, *ntão
</line>
</par><par>
<line>
*credito que a mulher tem mais p*de* de decisã* em *elação a empreende* (**3).
</line>
<line>
[...] **m, a mu*h*r tem qu* lu*ar mai* pra t*r seu lugar no **rc*do, * *om*m parece
</line>
<line>
que j* é nat*ra*mente, *á a mulher tem que mos*rar nosso *rabalho, valor * empenho
</line>
</par><par>
<line>
(E04). [...] Sim, ac*o que as m*lhe*es t*m
</line>
<line>
um diferencial, temos mais coragem,
</line>
</par><par>
<line>
me*os medo, o homem é mais cauteloso, m*lher * m*is corajosa (*05).
</line>
<line>
[...] Eu ac*o que s*m, env*lve um pouc* *e filosofia de vida e v*lores, eu acred*to
</line>
</par><par>
<line>
que ag*ra estamos em
</line>
<line>
um mom*nto de ruptura
</line>
<line>
que agora vai s*rgir uma *o*a *ra
</line>
</par><par>
<line>
após est* pan*emia, *ealmente va* impactar *u*to a favor do empre*ndedorismo
</line>
<line>
f*minin* eu acho isso fan*ástic*, po*q*e a* mul**r** vêm mostrando a *uitos anos
</line>
<line>
que s*o capaz*s, que des*m**nham muito bem a atividad* administrativa (E06).
</line>
<line>
Seg*ndo a G*M B*asil (2018), o público feminino é mais expressivo do que o
</line>
<line>
mas*u*ino, quand* o as*unt* é a abe*t*ra *e novos *mpreendimentos. As mulh*res *stão **
</line>
<line>
maior núme*o nos *eto*es d* comércio, indú*tria e serviços, mot*v*das pela necessidade de ter
</line>
</par><par>
<line>
* ua
</line>
<line>
fonte de r*nda, adqu*r**
</line>
<line>
indep*ndên*ia financeira, cons*ruíd* *e forma a***noma
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
indep*nde*te.
</line>
<line>
4.3 Princi*ais característic*s das mulheres empreende*oras
</line>
<line>
Com base nas en*r*vistas, as empreendedora* observam as car*cter*sti*as da mu*her
</line>
</par><par>
<line>
empreended*ra como:
</line>
<line>
ter dom e persistên**a, *a*e*to e dinamis*o, cap***dade *e
</line>
<line>
ver
</line>
</par><par>
<line>
opo*tunida*es, de s*nhar, *abil*d*de e* lid*r com as pessoas, necessidade de
</line>
<line>
aju**r os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 12, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Parisi, S. *. D*ppe*, M. M. Laurini, L. F. D. Lopes, A. S. Santos
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
outros, ino*ação * busca *on**ante pe*o empree*der *em m*do de errar. *el*tam também as
</line>
<line>
c**acterísticas q*e não desenvolveram e precisam a*rimorar.
</line>
<line>
[...] D*dicação, detalhistas, m*s tam*é* **rtes, batalhadoras, *uitas su*tentam u*a
</line>
<line>
família *om * trabalh* [...] Prec*so aprender com *s próprios erros. Não exi*te nad*
</line>
<line>
que ens*ne *ai* do que *rrar. *mpree*der é na prática, é *o dia a dia, é *r*ando para
</line>
</par><par>
<line>
apreende* (*01). [...] Observo muita garra e persistênci*
</line>
<line>
*m bu*ca de seus i*ea**,
</line>
</par><par>
<line>
não desanima* perant* *s adversidades além de ser*m **ganizada* competen*es. e
</line>
</par><par>
<line>
Devo me *s*elhar em bons exemplos
</line>
<line>
de mulheres emp*eendedoras
</line>
<line>
guerreiras q*e
</line>
</par><par>
<line>
for*m
</line>
<line>
em busc* ** seus *onhos, que deram certo, eu esto*
</line>
<line>
em bus*a de
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento e aprimoramento (E*2).
</line>
<line>
[...] Criatividade, segur*nça, auto**tima, coragem e foco, c*nfiança em *im *o que
</line>
<line>
eu faço. Características que não d*s**volvi: te* mais co*t**le n* área finan*eira, *a
</line>
<line>
parte de finanças desenvol*er mais (E*3).
</line>
</par><par>
<line>
[...] P**si*tênci* é principal característica, *emos que se* *
</line>
<line>
fo*tes e não *esanimar.
</line>
</par><par>
<line>
Tem q*e ter b*m s*nso
</line>
<line>
pra li*a* com as
</line>
<line>
pes*o*s, *lexibilid*de de se adequar com
</line>
</par><par>
<line>
tud* *ue e*tá acontecendo ir se rei*ve*tando. Prec**o *er m**s *acio*al m*nos
</line>
<line>
em*t*va, acredito que isso me *trapalha n* hor* d* cuidar do *egóc*o (E04).
</line>
</par><par>
<line>
[...] Tem que *er bom sen*o pra lidar c*m a*
</line>
<line>
pessoas, agora mesmo com est*
</line>
</par><par>
<line>
pandemi* *emos que ter a f*e*ibilidade de se adequa* com tudo **e está
</line>
<line>
acontece*do, ir se reinventando. Preciso ser m*is racion*l meno* *motiva, a*redito
</line>
<line>
*ue is*o **rapalhe na hora d* cuid*r do *eu n*gócio (E04).
</line>
</par><par>
<line>
[...] Se*p*e *ui muito aberta, não
</line>
<line>
*ive mu**a *ificuldade de não
</line>
<line>
aceitar a coisa, a
</line>
</par><par>
<line>
minha maior difi*uldade é a p*rte *inanceira e a pa*t*
</line>
<line>
de l**ar *o*
</line>
<line>
as pes*oas, na
</line>
</par><par>
<line>
parte financeira me*horei bastante e aprendi muito * lidar *om as pess*a*, *a* pr*
</line>
<line>
m*m *inda é um desafio (E05).
</line>
</par><par>
<line>
[...] Per**stê*cia, um *mpreend*dor precis* estar s*mpre s* reinventando,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor da dificul*ade cria *ma opo*tunidade,
</line>
<line>
então
</line>
<line>
es*amos sempre s*
</line>
</par><par>
<line>
remod*l*ndo. Se* pro***vas correr atr*s não
</line>
<line>
dá pra f*car sentad*. Facilidade de
</line>
</par><par>
<line>
comun*cação. A r*siliênc*a é uma caracterís*ica que eu
</line>
<line>
não
</line>
<line>
tinha e fui
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volvendo, eu a*nda n*o desenvo*vi * fe*db*ck (E06).
</line>
</par><par>
<line>
4.4 desafios e dificul*ades da* mulheres e*preende*oras
</line>
</par><par>
<line>
Este it*m investigo* quais são os desafios (a* dificuldades e *acil*dades) pess*ais e
</line>
<line>
empresa*iais e*fren*adas pelo g**po de m*lheres emp*eendedo*as **trevis*adas. Ape*ar das
</line>
<line>
dif*culdades enfre**adas para manter a su* *mpresa, é possível perceber a sat*sfaç*o e auto
</line>
<line>
*ealizaç*o pesso*l e **ofiss*onal dessas m*l*er*s.
</line>
<line>
[...] A **incipal dificuldade *oi *onsegui* capital *e giro par* investir *a loja, que foi
</line>
<line>
superado chamando os amigos, *ivulgan**, fazendo promoção, *on*ando com o
</line>
</par><par>
<line>
a*oio de ou*ras pes*oas, e*onomias
</line>
<line>
própri*s e e**rést*mo n* ba*co. Re**izei
</line>
</par><par>
<line>
planejamento ou **ano de negócio. Como com*rei a
</line>
<line>
loja *ront*, *abia *udo
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
**eri* melhorar com o olhar de que* *ra
</line>
<line>
cliente antes, *udo *ue e* que*ia
</line>
</par><par>
<line>
acrescentar
</line>
<line>
no mix.
</line>
<line>
Não há facilid*des, é muito
</line>
<line>
**abalho para *er res**ta*o. A***
</line>
</par><par>
<line>
que nenhum*
</line>
<line>
pro*issão fácil, é é
</line>
<line>
trab*l*o e mais trabalho par* *er o *sper**o
</line>
</par><par>
<line>
resu*tado (E0*).
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
C*ntato com
</line>
<line>
fornecedores por **o sa*er muito, por ser MEI muitos
</line>
</par><par>
<line>
fornece**re* nã* atend*m est* e*qu**ramento, c*pi*al d* giro, c*ix* pois tinh* q*e
</line>
<line>
paga* à vis*a no início, e, a c**tação de c*ientes, mas *om o tempo f*i se resolven*o,
</line>
</par><par>
<line>
com aj*da do pessoal a
</line>
<line>
*o m*smo *amo nosso e com apoio
</line>
<line>
de *utras pesso**
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
nos deram s***rte. Foi realizado u* plano de *egócio, fiz na f**uldade e p*d* v*r *
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina, v. *7, *. 12, art. *, p. 81-9*, dez. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreende*orismo Feminino em Santa Mari*/RS: Análise da Trajetóri* de *m Grupo de Mulheres
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
negócio **mo
</line>
<line>
um **do. A facilida*e é que não *emo* funcio*ários e
</line>
<line>
não pa*amo*
</line>
</par><par>
<line>
alug**l (*02).
</line>
</par><par>
<line>
[...] Dific*lda*e ini*ial: Parte fina*ceira e organização,
</line>
<line>
captaçã* de c*ient*s,
</line>
</par><par>
<line>
forne*edores. A facili*ade é que e* traba*ho em casa e* e meu espos*, *la*e*amos *
</line>
<line>
organiza*o* jun*os, do*ínio do q*e *os ofe*ecí*mos, conhecíamos bem o n*sso
</line>
<line>
prod*to, conseguia passa* seguranç* e *redibilidade do **ien*e (E0*).
</line>
</par><par>
<line>
[...] Enfrentei *esi*tênci*s, pois pegamos
</line>
<line>
um *egócio
</line>
<line>
que já existia
</line>
<line>
e os
</line>
</par><par>
<line>
colab*radores que conti*uaram tiveram que
</line>
<line>
se adaptar com a nossa gestão,
</line>
<line>
at*
</line>
</par><par>
<line>
mesm* com cli*ntes. Com o tem*o, f*i aprendendo a lida*, encon*rar meu lugar, fui
</line>
</par><par>
<line>
ouvin** opin*ão de outras pes*oas, pois tinha
</line>
<line>
*u*ros sóc*os,
</line>
<line>
inclusive meu m*rid*.
</line>
</par><par>
<line>
Contei com apoio d* o
</line>
<line>
famíl*a, empréstimo bancário,
</line>
<line>
não foi real*zado plano de
</line>
</par><par>
<line>
***ócio (E04).
</line>
</par><par>
<line>
[...] N* par*e de organiz*ção da empresa, o no pl*n**amento, *unca f**
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
plane*amento e n* facu**ade
</line>
<line>
*i
</line>
<line>
que é mui*o i**ortante ter um planej*ment*. Tive
</line>
</par><par>
<line>
que ter muito jog* de cintu*a passa*os p*r dificuldades, tive**s q*e tomar algumas
</line>
</par><par>
<line>
decisões, contei com o apoio
</line>
<line>
de minha
</line>
<line>
mãe,
</line>
<line>
me
</line>
<line>
ajudou *inanceiramen*e, foi
</line>
</par><par>
<line>
realizado um plan* de negócio *om o passar do te*po. A *ac*lidade foi a *arte da
</line>
<line>
padronização e eu gostar do que eu faço, i*so me ajudou bastante (E05).
</line>
<line>
[...] As primei**s dificuldade* *ora* *ro*ission*lizar o meu negóc*o, p*is tu **m
</line>
</par><par>
<line>
a*go
</line>
<line>
muito in*ormal e t**os
</line>
<line>
qu* dar *m* i*age* pr*fissi*na* p*ra a em*resa, não
</line>
</par><par>
<line>
pode ser qualquer nome, qu*lquer ideia, *ualque* negócio tem *ue planej*r tu
</line>
<line>
só
</line>
</par><par>
<line>
consegue profissiona*iz*r quando tem um *lan*jam*n*o. A **cilidad*
</line>
<line>
de *onseguir
</line>
</par><par>
<line>
*tingir *uitas pe*soas usando a* mídias s*ciais, fa*i*ita muito, ao e*tar na internet *u
</line>
</par><par>
<line>
cons**ue mandar a *ua prop*ganda tua promoção. A facil*d*d* em
</line>
<line>
adqu*rir
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento gratuitos e **ze* vário* cu*s*s pela internet, v*r c*nteúd** de gr*ça
</line>
<line>
*om baix* custo conse*uim** conhecimentos (E0*).
</line>
<line>
Nessa pesqui*a, foi *ons**tada a capac*dade de l*d*ra*ça e a per*is*ê*cia des*as
</line>
</par><par>
<line>
mulhe*es, na lu*a pe*a sua sa*isfação pessoal, conciliação de
</line>
<line>
t*aba*ho e famíli*, gest*o e
</line>
</par><par>
<line>
*a*utençã* d* em*resa * a qual*dade de vida de sua família.
</line>
</par><par>
<line>
4.5 fatores motivacionais que lev*m *s mulh*res a emp*eender
</line>
<line>
Os pr*ncipais *atores que levaram essas mulh**es a emp*eender *odem ser ob***v*dos
</line>
<line>
a se*uir:
</line>
</par><par>
<line>
[...] Ter uma f*nte
</line>
<line>
de *enda, oportuni*ade de
</line>
<line>
neg*cio, uma visão
</line>
<line>
de quem
</line>
<line>
e* a
</line>
</par><par>
<line>
consumi*o*a. Olhando
</line>
<line>
para trás, faria *lguma cois* dife*ente sim, como meio de
</line>
</par><par>
<line>
melh*rar o *ese*pe*ho da empresa (E01).
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
A
</line>
<line>
vontade de sempre ter me* negócio, **de* estar mais próxi*a da ca*a e da
</line>
</par><par>
<line>
famíl*a, se eu *s*ivesse trabalhand*
</line>
<line>
fora
</line>
<line>
*ão conse*uiri*. Não *aria
</line>
<line>
nada dife**nte,
</line>
</par><par>
<line>
*ue*o ex*andir * meu n*gó*io, p*eten*o me aperfeiçoar e ten** a intenção de abrir
</line>
<line>
um *utro n*góci* que na part* *a culiná*ia q*e **nho p*ixão (E02).
</line>
</par><par>
<line>
[...] F*t*r** que le*aram * *ria* a em*resa
</line>
<line>
foram estar *róxima da *amília,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*centiv* e ne*essidad* f*nanceira, me**ores cond*ç*es *e vi*a e mais tempo para a
</line>
<line>
família. N*o *ar*a n*da dif*rente po*emo* ir melhorando ca*a vez mai*. Estamos
</line>
<line>
*prendendo co*sas n*va* todos os dias (E03).
</line>
</par><par>
<line>
[...] * necessidade fina**eir*, estar próxima da família, op*rt**idad* de
</line>
<line>
negócio
</line>
</par><par>
<line>
próprio, senso *mpr**ndedor. Não faria n*da diferente (E04).
</line>
</par><par>
<line>
[...] *oi uma escolha *essoal, lar*uei me* empre** para ter m*u próprio
</line>
<line>
negóc*o,
</line>
</par><par>
<line>
se*pre sonhe* em t** meu **óprio negócio. Sim, *aria um
</line>
<line>
*lan* de negóc*o,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
co*t*ole des** **imeiro o
</line>
<line>
dia, or*anizari* melh*r * empres*, *ois
</line>
<line>
no *omeço
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
tinha muita experiência na parte adminis*rativa, *eri* co**c*do um sistema, mas
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*o*cos fui melhorando (E05).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 ww*4.fsa*e*.c*m.br/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Paris*, S. N. *ap*e*, M. *. Laurini, L. F. *. Lopes, A. S. Santos
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
[...] Vontade de ter a minha renda, ter *m pai ad*i*istrador eu via ele semp*e
</line>
<line>
coordenand*, adm**i*trando seu* neg*cios, minha mã* *mpre*n*edora, sempre vi
</line>
</par><par>
<line>
n**e* o *mpre*ndedorismo, surgi* da von*ade de
</line>
<line>
correr *trá* e poder a*udar ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
pessoa*, sempre *uis vend*r e atender as pessoas, convenc*r o cl*ente.
</line>
<line>
Eu Faria
</line>
</par><par>
<line>
*i**rente *ão me precipitar*a muito, pois a* vezes a vontade de vender * tão *rande
</line>
<line>
que não ana*iso * nã* coloco o *reço certo como *everia, ma* o c*nhe*imento me
</line>
<line>
*ju*ou *uito (E06).
</line>
<line>
Para essas emp*een*edor*s, a nece*s*dade de ter sua renda própr*a, a admin*st*ação *a
</line>
<line>
*ida familiar e a *ualidade *e vida para os f*lhos *oram fatores decisi*os para empree*der em
</line>
<line>
seus p*óprios *egócios. Os fator*s satis*ação, *ealizaç*o p*ssoa* e a visão de um*
</line>
<line>
**ortunidade *e merc*do as le*aram a ser e*preendedoras de suc*sso.
</line>
<line>
A *atis**ção de ter * seu p*óprio negócio, aprender *om s*us erros, c*r*igir o *ue e*t*
</line>
</par><par>
<line>
er*ado sã* desafios consta*t*s na vida
</line>
<line>
das empre*ndedo*as, fato superado pela vo*tad* de
</line>
</par><par>
<line>
empree*der e o*ter o su*esso da emp*esa, sua re*lização p*ssoal, indepe*dência financeira e
</line>
<line>
oportu*idades d* me*cado para os s*us negócios.
</line>
<line>
À m*dida que as empreendedoras conseguem alcançar *quilíbrio entre a vida
</line>
</par><par>
<line>
pro*issional e familiar, perc*bem que cada uma das
</line>
<line>
deman*as se ajusta mu*u*mente e elas
</line>
</par><par>
<line>
*o**m ser conciliadas.
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDERAÇ*ES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O prese*t* est**o teve o o*jet*vo descr*ver a trajetória em*reendedora d* um *rup*
</line>
<line>
*e mu*h*r*s ** *idade de Sant* *aria/R*. T*mbém buscou-se *ntende* os fa*ores que
</line>
<line>
in*l*en**a*am as mulh*res na tom*d* d* deci*ão em *mp*eende* e de que *orma * *ua h*stória
</line>
<line>
de vida con**i*ui* *ara o empree*de*ori**o, s**s característi*as, os desafio* e *if*culd*de*,
</line>
<line>
enf*entados pelas m*lher*s no em*r*e*de*orismo.
</line>
<line>
A par*ir da análise do perfil socio*emo*ráfico das emp*eend*doras, observou-se que o
</line>
</par><par>
<line>
perfil da* mulhe*es possu* mé*ia
</line>
<line>
de idade em torno 45 a*os, *om nível
</line>
<line>
de escolari*ade
</line>
</par><par>
<line>
elevado, c*sadas, com filhos e com e*periên*i* no ramo de negócios.
</line>
<line>
E* relação à his*ó*ia de *ida das empree*dedora*, *bser*ou-*e o que cad* um*
</line>
<line>
vive*c*ou p*ra *mpreender, sobr* o *at* *e que a em**esa **ssou a ocupar o *rimeiro *ug**
</line>
</par><par>
<line>
em suas *idas, v*sando *
</line>
<line>
conquista
</line>
<line>
da sua independência financeira, oportunidades
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
t*aba***, melho*ia da qualidade de v*d* * o res*a*e *a autoe*tim*.
</line>
<line>
As quest*es financeiras, geração d* e*p*eg* próprio e p*ra a família, a satisfa**o
</line>
<line>
pe*s*al, a i*depe*dência *inanc*ira, conciliação entre tra*a*ho e fam*lia s*o a princip*l
</line>
</par><par>
<line>
mo*iva*ão p*ra empreende*. Ta*bém *bservou-s* a capac*da*e de
</line>
<line>
gestão, lid*rança
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 1*, *rt. 4, p. 81-95, dez. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreendedorismo Fe**nino em Santa Maria/RS: Análi*e da T*aj*tória de u* Grupo de Mulher*s
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
competê*cia na conduç*o do seu negócio, visão de opor*unidade* de me*cado, realização de
</line>
<line>
seu* sonhos e objet**os.
</line>
<line>
As difi*uld**es relatad** pelas empreendedo*as entrevis*adas *stão *elac*onadas à
</line>
<line>
falt* d* r*cur*os f*nanceiros e ca*ital d* giro, dific*ldade em cons*guir fi*anciamento
</line>
<line>
ban*ário, c**tar e fidelizar clientes e **rn*cedore*. Al*m diss*, foram relatadas difi*uldades
</line>
<line>
com questões de *rga*izaç*o e manu*enção da empresa.
</line>
<line>
Atualme*te, *s *i*iculdades enfrentadas pelas empre*ária* s*o oriund*s da c*ise
</line>
<line>
econômica que at*nge o pa*s, em função da pandemi*, o *ue **ra muita* incertezas e* relação
</line>
<line>
ao futur* *os negócios, pois h* *m* diminuição da comercialização dos pr*dutos e ser*iços,
</line>
</par><par>
<line>
que preci*am ser reinvent*do* e
</line>
<line>
voltados *ara a ofe*ta on-l*ne, como u*a **ter*ativa para
</line>
</par><par>
<line>
enfren*ar a *ecessão econôm**a e manter a empresa no merc*do.
</line>
</par><par>
<line>
F***lment*, o *studo contribui pa*a ente*der o c*nário de um grupo
</line>
<line>
de pequenos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
médios negócios conduzidos por mulhere*, *o município de San*a *aria-RS,
</line>
<line>
per*itindo
</line>
</par><par>
<line>
identif*ca*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
d*sa*ios, as carac*erística* e os fator*s motivaci*nais *ue influenciar*m
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tomada de decisão e as levaram a empreen*er.
</line>
<line>
*omo *imitações da pesq*isa, **ssa*ta-se que a amos*ra re*ere-se a um grupo *imita*o
</line>
</par><par>
<line>
de empreendedoras,
</line>
<line>
pro**ietá*ias de *equenas e *édia* empres*s do
</line>
<line>
setor de comércio e/o*
</line>
</par><par>
<line>
*erviç*s. Os dados se referem * um grup* espe*ífico d* mulheres, assim, sugere-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oportu*idade de novos estudos * pes*uisa* futuras, am*liar a *mostra das entrevist*das,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
outros set**es e ***te de empresas, que possam
</line>
<line>
complement*r os
</line>
<line>
resultado* do present*
</line>
</par><par>
<line>
estu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, a partir *os resul*ados, esper*-s* tam*ém co*tribuir na divulg*çã* do tem*
</line>
</par><par>
<line>
desta pesquisa e part*cipaçã*
</line>
<line>
das mu*he*es emp*eendedoras, com* g*rador*s de empr*go
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
re*da, construind* com a for** do e*preendedorismo femi*ino na sociedade.
</line>
<line>
*EFERÊNCI**
</line>
<line>
BARD*N, L. Anál**e de *ont*údo. Lisboa: **ições 7*, 2004. CHI**ENATO, *.
</line>
<line>
Empre**dedorism*: dando asas ao *spírito e*pree**edor,
</line>
<line>
empree*d*d*rism* e vi*bilidade de novas. 2. *d. rev. e atualizada. *ão Paulo: Saraiv* 2007.
</line>
<line>
COHEN, M. Como escalar montanhas de salto *l*o? Exercendo no poder fe*i*ino. São
</line>
<line>
Paulo: Editora Saraiva, 2009.
</line>
<line>
CR*MER, L.; *A**ELL*, M. *. A.; *ND*AD*, A. L. *.; BRITO, M. J. Representaç*e*
</line>
<line>
fe*inin*s da ação empreendedora: uma análise da *ra*etória das mulheres no mundo dos
</line>
<line>
ne*ócios, Re**sta de Empree**edorismo e *e*tão de P*quenas Emp*esa* - REGEPE,
</line>
<line>
v.1, n.1, *.53-71, 201*.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina P*, v. 17, n. 1*, art. 4, p. 81-*5, dez. *02* www4.*sane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Par**i, S. N. Da*per, M. M. Lauri*i, L. F. D. L*p*s, A. S. Santos
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
DOLABE*A, F. *ficina *o Empr*endedor: a met*d*logia de ensino q** aj*d* a trans*or*a*
</line>
<line>
conheci*ento em riqueza. 5. Ed. Sã* Paulo: Cultura. 2**3.
</line>
<line>
*OLA**L*, F. O S*gredo *e Luísa: **a ideia, uma paixão e um pl*no de Negócio*:
</line>
<line>
co*o nasce o empreendedor e se *ria uma em*re*a. 14. Ed. São Pa*lo: *ult*ra, 2006.
</line>
<line>
*RUCKE*, P. F. Inovação e espírit* emp*een*edor. Sã* Paul*: Pioneira T*omso*, *003.
</line>
<line>
FL*URY, M. T. L. *idera*ça fe*i*ina no mer*ad* de trab*lho. CE, A*ora é com elas.
</line>
<line>
Vol. 12. GV Executivo, 201*.
</line>
<line>
G*OB** E*TREPR*NEURSH*P MONITOR. *mpreendedorismo no Brasil - 2007.
</line>
<line>
Curiti*a: IBQP, 2008.
</line>
<line>
G*O*A* ENT*EPRENEUR*HIP MONI**R. Empreendedorismo no Brasil - R*latório
</line>
<line>
E*ec*tivo. Apoi* do Instituto Bras*le*r* da *ualidade e P*od**i*idade (IBQP) e par*eria
</line>
</par><par>
<line>
técn*ca
</line>
<line>
e
</line>
<line>
finan*eira
</line>
<line>
do
</line>
<line>
SEBRAE.
</line>
<line>
2012.
</line>
<line>
*i*ponível
</line>
<line>
**:
</line>
</par><par>
<line>
htt*://www.seb*ae.com.*r/u*/p**namb*co/downloads/estudosepe**uis*s/copy3_of_seminario-
</line>
<line>
*e*/pe*quisa-gem-*012.pdf. Ace*s* em: 07 de setembro de 2019.
</line>
<line>
G*L, A. C. Mét*dos e técnicas de pesquisa social. 6* ediçã*, São Paulo: Atlas, 2008.
</line>
<line>
HIS*I*H, R. D.; *ERTERS, M. P. SHEPE*D, D. A. Empreendedor*smo. Porto *legre:
</line>
<line>
B**kman, 9ª ediç*o, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
LA*ES, S. R. C. Desafios *o empreendedorism* f*minin*: uma reflexão sobre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
di*iculdades d*s mulheres
</line>
<line>
pobre* n* c*ndução d* *rojetos ger*dores de renda. Revist*
</line>
</par><par>
<line>
Estação
</line>
<line>
Cien*ífi*a,
</line>
<line>
2008.
</line>
<line>
D*sponíve*
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<www.jf.e*tac*o.br/*e*ista/ar*ig*s/0sonia_d*safios.pdf>. Ac*sso *m: 10 nov. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
*OD*N, M. Lider*n*a f*minina: com* ter sucess* n*s negócios
</line>
<line>
sendo você mes*a.
</line>
<line>
São
</line>
</par><par>
<line>
B*rna*do do *ampo, SP: Editora Bandei**n*e, 1988.
</line>
</par><par>
<line>
MALHOTRA, N. K. Pe*q*is* de *arketing. 6. Ed. Porto A*egr*: Bookman 2012.
</line>
</par><par>
<line>
MATOS, F. et al. *s*udo observacio*a* do
</line>
<line>
com*ortamento empreendedor de Irineu
</line>
</par><par>
<line>
Ev*ngelis*a de *ousa da ótica
</line>
<line>
de Filion ** f**me "*auá - o Imperador o Rei". Ca**rno e
</line>
</par><par>
<line>
E*APE.B*, Rio de J*neir*, RJ, v. 1*, n. 1, ar*igo 11, p. 20*-220, mar. 2010.
</line>
<line>
MA*TAR, F. N. Pesquisa de Marketi*g. *ol 1 e 2, Sao Paulo: Atl*s, 2005.
</line>
<line>
MELO, H. P. O femin*no nas m*nufat*ras b*as*leiras. I*: MU*A*O, Rose Mari*;
</line>
<line>
PU*P*N, Andréa B*a*d*o . Mulher, gênero e sociedade. Ri* de Jan**ro: Relum* e Dumará:
</line>
<line>
FAPERJ, 20**.
</line>
</par><par>
<line>
N*NES, J. L.
</line>
<line>
F. O e**r*en*edorismo feminino e o e*ti*o de *iderança no C*n**l*o da
</line>
</par><par>
</page><line>
Mulher E**reende*o*a da Associação Comer*ial de Minas Gerais. Di*se*ta*ão de
</line>
<line>
mes*ra*o em *dmini*t*ação: Mod*lida*e Profissionaliz*nte - FEAD-*IN*S - Centro de
</line>
<line>
Ge*tã* Empree*dedora, 20*6.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 1*, n. 12, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 w*w4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Empreendedoris*o Femin*n* *m Santa *aria/RS: Análi** *a T*aj*tória de um Gru*o de *ul*eres
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA, A. F. O P*ocesso de Desenvolv*mento do Empre*nd*dorismo Fe*inino em
</line>
<line>
um Gr*po de Empresá*ia* da Cidade de Be*o H*rizont*: *i*tória de Vida, Desafio*,
</line>
<line>
Caracte*íst*c** e Fatores Determinantes. Diss*rta*ão *presentad* ao curso de Mestrad*
</line>
<line>
Profissional. Fund*ção Pedro Leopoldo. 201*.
</line>
<line>
REVISTA MELHOR. Mulher*s à *ren*e do seu negócio. 2018. Dispon*vel em:<
</line>
<line>
https://revistamelhor.c*m.br/mulheres-a-fr**te-do-seu-negoci*/>. **esso em: 20 de abril de
</line>
<line>
2020.
</line>
<line>
RICHARDSON, *. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. *d. São Paulo: Atlas, *010.
</line>
<line>
RODRIGU*S, S. *.; SIL*A, G. R. da. A lider*nça feminina no merc*do de trabalho. **l.
</line>
<line>
1. Rev*s** digital de Ad**n*st**ção. Faciplac, 2015.
</line>
<line>
*ARKAR, S. O empreend*d*r in*vad*r: *aça d*ferente e conquiste *e* espa*o n*
</line>
<line>
mer*ado. Rio de *aneiro: Else*ier, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
SE*RAE.
</line>
<line>
Os
</line>
<line>
desafios
</line>
<line>
da
</line>
<line>
m*lhe*
</line>
<line>
empreende*ora.
</line>
<line>
Dis*onível
</line>
<line>
em:<
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://www.*e*rae.com.br/sites/*orta*Sebrae/artigos/os-desafios-*a-*ulher-
</line>
<line>
empreended*ra,e74ab85844cb5*10VgnV*M100000****21*aRCRD > **esso *m 05 nov.
</line>
<line>
*019.
</line>
<line>
SEBRAE. A*anços e conquis*as *o *mpree*dedo*i*mo femi*ino. Dis*o*ível em: < *cesso
</line>
<line>
em: *8 o*t. 201*.
</line>
<line>
YI*, R. K. Pesqu*sa qual*tativa: do in*cio ao fim. Po**o *legr*: Penso, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Com* Re*e*enci*r este **tigo, confo*me ABNT:
</line>
<line>
P*RI*I, L. B; DAPPER, S. N; *A*RI*I, *. M; LOPES, *. F. D; SA*TO*, A. S. Empree*dedorismo
</line>
<line>
Fe**n*** em San*a Maria/R*: A***ise da Trajetó*ia de um Grupo de *ulheres Empre*nded*ras. Re*.
</line>
<line>
FSA, Ter*sina, v.17, n. *2, *r*. 4, p. 8*-9*, dez. 2**0.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiç*o dos Autores
</line>
<line>
L. *. *arisi
</line>
<line>
S. N. D*pper
</line>
<line>
M. M. Laurini
</line>
<line>
L. F. D. Lopes
</line>
<line>
A. S. Santos
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*lise e interpretação do* da**s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ç*o do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na ap*o*ação da vers** final d* manu*c**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. 17, n. 12, art. 4, *. 8*-95, d*z. 2020
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)