<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 4, p. 81-95, de*. 2*20 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.12.4 </line>
</par>
<par>
<line> Em*reendedorismo Feminino em Sant* M*ria/RS: Aná*is* da Tra**tória de um Gru** de </line>
<line> Mulheres *mpreendedo*as </line>
<line> Fe*a*e Entrepr*neurship in S**ta Ma*ia / RS: Anal*sis *f the P*t* of a Gro*p of </line>
<line> Entrepreneuria* Wo*en </line>
</par>
<par>
<line> Luizana Bort***zzi Paris* </line>
<line> Graduada em Adm*nistraçã* pela Faculd*de Integrada de S*nt* Maria </line>
<line> E-mail: luz*ana.borto*uz*i@hotmai*.*om </line>
<line> Stef*an* Nikoli Dapp*r </line>
<line> **stra em E*genharia de Prod*ç*o pela Uni*ersidade Fe*eral de Santa Mari* </line>
<line> Pro*essora da Fac*lda*e I*tegr*da de Sant* Ma*i* </line>
<line> E-mail: ste*fan*.dapper@fisma.c*m.br </line>
<line> Matheus Machado Laurini </line>
<line> Gr*duando em Admin*s*r*ç*o p*la Fa*uld**e Integrada de Sa*t* Mari* </line>
<line> E-mail: mmla*rini@ucs.** </line>
<line> L*is Felipe Dias Lopes </line>
<line> Dou*or em E*g*nharia de **o*uçã* pela Uni*ersidade F**eral de S*nta Cat*rina </line>
<line> Prof*ssor *a Univers*dade Fed*ral de *anta Mari* </line>
<line> *-mail: lflo*es67@gmail.com </line>
<line> *ndr*s*a Schaurich dos Sant*s </line>
<line> *outora *m Admin**traçã* pela Universidade Fe*eral d* *anta Maria </line>
<line> Professora na *aculdad* Integrada de Santa Maria </line>
<line> *-mail: a*d*essa.sant*s@fisma.co*.br </line>
</par>
<par>
<line> E*d*reç*: Luizana Bort*luzzi Parisi </line>
</par>
<par>
<line> R. </line>
<line> José </line>
<line> do </line>
<line> *atrocíni*, 26 </line>
<line>-</line>
<line> C*n*ro, </line>
<line> San*a Maria - </line>
<line> RS, </line>
<line> Editor-Che*e: Dr. Tonny K*rl** de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> 970*0-260. B*a*il. </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> S*eff*ni Nikoli Dappe* </line>
</par>
<par>
<line> R. </line>
<line> José </line>
<line> do </line>
<line> Patrocí*i*, *6 </line>
<line>-</line>
<line> C*ntro, </line>
<line> Sant* Maria - </line>
<line> RS, </line>
<line> Art*go r*cebido em 29/*9/2020. Últi*a versão </line>
</par>
<par>
<line> 97010-260. Brasil </line>
<line> rec*bi*a e* 14/10/2020. Aprovado em 15/10/20*0. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> *atheus Machado Laurini </line>
</par>
<par>
<line> R. V*nâncio Air*s, 15*6 - Centro, S*nta Maria - RS, </line>
<line> Avaliado pelo sis*ema Tripl* *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 97010-002. B*a**l. </line>
<line> p*lo Edito*-*hef*; e b) *o**le Blind R*view </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> L*is Felipe Di*s *opes </line>
<line> (av*liação cega por dois aval*a*o*es da área). </line>
</par>
<par>
<line> Av. *oraima nº 1000 C*d**e *n**ersitária Ba*rro - </line>
</par>
<par>
<line> Camobi, Santa M*ri* - RS, 97*05-900. Br*sil. </line>
<line> Revis*o: Grama*ical, Normativa e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: </line>
<line> Andressa Schau*ich dos Santos </line>
</par>
<par>
<line> R. José do Pa*r*cínio, 26 - *entro, San*a *a*ia - RS, </line>
<line> 97010-260. Brasil </line>
</par>
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<par>
<line> Empreen*edorism* F*minino em Santa Mari*/RS: Anál*s* da Trajetória de um Grupo *e Mu*heres </line>
<line> 81 </line>
</par>
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<line> RE*UM* </line>
</par>
<par>
<line> A atual pes*uisa tem co*o objet*v* ge**l de*c*e**r a traj*tór*a **pre*nde*o*a de u* grup* </line>
<line> de mulhere* d* *idade d* Santa *aria/RS, **n*o em vista q*e o empreendedorismo fem*nino </line>
<line> se destaca entre os temas atua*s de pesquisas. As mulheres i*vestem na carreira </line>
<line> empreendedor*, como f*rma de permanecer ati*as no merc*do d* traba*h*, dest*cando-se no </line>
</par>
<par>
<line> perfil e pot**cia* de sucesso. *e modo especí*ico, </line>
<line> analisou-se a trajetória de sucess*, *s </line>
</par>
<par>
<line> principais fato*es motivacionais, co*petên*ias e habilidades *e liderança, os desafios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> difi*uldade* enf*entados no empreended*rismo. A </line>
<line> *esquisa cl*ssifica-se *omo d*scri*iva, </line>
</par>
<par>
<line> co* abordagem qualitativ*. A coleta </line>
<line> dos dados </line>
<line> f*i f*ita através d* entrevistas </line>
</par>
<par>
<line> semies*ruturadas, c*m seis empreen*edoras. Os dado* foram analisados p** meio da técni*a </line>
</par>
<par>
<line> de análise d* conteúdo das entrevi*t*s. Entr* o* fatores </line>
<line> que influenc*aram a abe*tura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> negócio de*tac*-s* * necessidade </line>
<line> de *mpree*der, a inde*endênc*a financeira, estar mai* </line>
</par>
<par>
<line> pr*x*mas *os filhos * conciliar traba*ho * famí*ia. As dificu*da*es re*atadas e*tã* relacionadas </line>
<line> p**ncipalm**te às questões *i*anceiras. </line>
</par>
<par>
<line> P*lav*as-**ave: Empreendedo*i*mo Feminino. </line>
<line> Mulheres </line>
<line> Emp*eendedoras. </line>
<line> *atores </line>
</par>
<par>
<line> Motiv*cionais. *iderança e *om*etê*cias. </line>
</par>
<par>
<line> A*STRACT: The cu*rent r*search has as a gene*al ob*ec*ive *he entrepre*eurial *raje*t*ry of </line>
<line> a group *f *om*n *rom t*e city of S*nta Maria / *S, consi*ering tha* female entrepreneurs*ip </line>
<line> stands o*t among t*e current research the**s. As women in*est in en*repreneurial careers, as </line>
</par>
<par>
<line> a way to rem*in active i* the la**r m*rket, standing *ut in th*** profi*e and pot*ntial </line>
<line> for </line>
</par>
<par>
<line> success. *peci*i*ally, th* s*cc*ss t*ajec*o*y, the motivational factors prin*iples, compete**es </line>
<line> and leadershi* skills, the c*all*nges a** d*fficultie* faced in e*trepreneurshi* we*e analyzed. </line>
<line> The research is *las*ified a* descriptiv*, with a qual**ative a*proach. D*ta col*ection was done </line>
<line> through semi-st*uctur** changes, wit* six wo*e* **t*e*rene*r*. The da*a were trans*itt*d </line>
</par>
<par>
<line> u**ng the tech*ique of analyzing </line>
<line> the content o* th* st*tements. Among the factors th*t </line>
</par>
<par>
<line> influence </line>
<line> *he opening </line>
<line> of the busi*e*s, t*e </line>
<line> ne*d to undert*ke, *ina*c**l independenc*, b*ing </line>
</par>
<par>
<line> closer to childr*n </line>
<line> and reconciling wo*k </line>
<line> a*d *amily s*and </line>
<line> *ut. The rep**te* d*fficultie* a*e </line>
</par>
<par>
<line> mainly related t* fin*****l issue*. </line>
<line> Keywords: Female Entre*reneurship. Women Entrepreneurs. Moti**tional Fac**r*. </line>
<line> Leader*hip and C*mp*ten*e. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, T*r*sina PI, *. *7, n. 12, art. 4, p. *1-95, dez. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/rev**ta </line>
</par>
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<line> *. B. *ari*i, S. N. Dapper, M. M. Laur*ni, L. F. D. Lop*s, A. S. S*ntos </line>
<line> 82 </line>
</par>
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<line> 1 INT**DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> "O empr*endedorism* exige ação, *ma a*ão *m*re*ndedora por mei* *a *riação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> novo* p**dutos/p*oces*os e/*u da ent*ada e* *o*os mercado*, *ue pod* *correr por meio de </line>
<line> um* organi*aç*o recém-cr*ada ou dentro de *ma organiz*ção estabel*c*da" (*ISR*CH; </line>
<line> PETER*; SHEP*RD, 2014, p. 6). </line>
</par>
<par>
<line> Par* *h**venato (*007), empreendedor * </line>
<line> uma pe*soa *ue possui a *ecess*d*de </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> real*zação, que tem disposi*ão p*ra assumir ris*o*, pos*ui au**confiança, *em von**de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **abalhar *u*o, t*m *abilidade de comuni*ação, conhece man**r*s de o*ga*iza* o t*abalho, </line>
<line> tem o*gu*ho *aquil* que ***, mantém b*as relaçõe* int*rpessoais, assume responsabilidades e </line>
<line> enfren*a os d*safios. </line>
<line> De acordo com as pesqu*sas do Serviço Brasil*iro de Apoio às Micro e *equenas </line>
<line> *mpresas (SEBRAE) (20*9), n* *enário *c*nômic* atual, a *ideranç* fe*i*i*a vem </line>
</par>
<par>
<line> *onquist*ndo *s*aço n* mercado de traba*ho e no mundo do* </line>
<line> negó**os, se**o *ue a* </line>
</par>
<par>
<line> *ulhere* e*preend*doras são capaze* de *omp*ti* lado * la*o com o homem, devido a sua </line>
</par>
<par>
<line> capacid*de d* *e*tão e </line>
<line> intuição m*t*vadora, qu* *s levam a </line>
<line> empreen*er no mundo d*s </line>
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<line> negócios. </line>
</par>
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<line> Aind* *egundo * SE*R*E (201*), histor*ca*e*te, o pap*l das mulheres, que </line>
</par>
<par>
<line> *ntigam**te se re**ring*a aos dever*s *oméstic*s ao cuidad* da famíli*, te*e um grand* e </line>
</par>
<par>
<line> avanço *o </line>
<line> lon*o *o* tempos m*dernos e a a*ivid*de empreendedora passou a pos*ibilitar às </line>
</par>
<par>
<line> *mp*een*edo*as posiçã* de pro*agon*smo em relação à renda da casa. </line>
</par>
<par>
<line> A lide*a*ça feminina é *ista como uma mud*nça de **ráte* </line>
<line> cultural, pois </line>
<line> s* acr*dita </line>
</par>
<par>
<line> q** as mulheres possu*m me*ma capa**dade que os a </line>
<line> *omens quan*o se trata de ge*t*o. </line>
</par>
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<line> Atualment* ela* t** ocupado *argos que antes er*m atrelado* some*te *os h*mens e isso </line>
</par>
<par>
<line> ai*da p**e ca*sar conflitos e *ompeti*ivid*de ent*e ** </line>
<line> gêneros, fazendo com que ocorra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desvalori*ação, </line>
<line> bem c*mo o surg*ment* de pensam*n*os m*chistas. A*nda ass*m, d*sde q** </line>
</par>
<par>
<line> as m*lheres se pr*pare* de **rma ad*q*ada, estas *on*eguem promover um crescimento </line>
<line> superior na ma**i*a de lider*r * na di*tribuição de taref*s as quais são *trel*d*s a e**s, *endo </line>
</par>
<par>
<line> que são mai* *ié*s, sincera* * d*li*a*as </line>
<line> em rel*ção * e*ecu*ão de *uas ativ*dades, </line>
</par>
<par>
<line> *roporcionando assim *m ambiente de t*abalho m*is harmonios* (RODRIGUE*; SILVA, </line>
<line> 20*5). </line>
<line> Segun** pesquisas rece*tes *o SEBRAE (20*9), os avanços e con*uistas do </line>
<line> em*reend**orismo feminino, na busca da independência econômica, m**ivam *s mu*her*s a </line>
</par>
<par>
<line> empreenderem </line>
<line> e serem gest*ras do *eu </line>
<line> próprio negócio, superando preco*cei*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. *7, n. 12, art. 4, p. 81-95, d**. 2020 </line>
<line> ***4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mp*eendedoris*o Feminino e* Santa Maria/RS: A*álise da Trajet*ria de um Gr*po de *ulheres </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> dif*culdades. * imp*rtância do t*ma abordad* nesta pesquisa *oloca a m*lhe* em </line>
<line> destaque, </line>
</par>
<par>
<line> quando s* trata d* em**ee*dedori*mo. </line>
</par>
<par>
<line> *iante deste c*nte*to, formulou-se o seg**nte problema de pesq*is*: "Como ocorre o </line>
</par>
<par>
<line> processo d* </line>
<line> desen*olvimen*o d* empreendedor*sm* </line>
<line> feminino em um </line>
<line> grupo de </line>
</par>
<par>
<line> empreend*doras *a ci*a*e de S**ta Mar*a - *S?". </line>
</par>
<par>
<line> N*sse escopo, a **alização deste </line>
<line> estud* ju*tifica-se pela import*n*ia </line>
<line> do tema </line>
</par>
<par>
<line> empreended**i*m* feminino ** socie*ade brasileir*, fa*o este qu* coloca as m*lher*s </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> destaque </line>
<line> no mundo dos negócios, devido ao potencial </line>
<line> *e s*cess* e o </line>
<line> per*i* inovado* no </line>
</par>
<par>
<line> *ercado de trabalh*, bem com* * sua contribuiçã* p*ra a ec*nomia do país (*RAMER et al., </line>
<line> *012). </line>
<line> Ca*e ressal*ar a importância d* tem*, a* pr*ncipais raz*e* que leva* a mulher a </line>
<line> empreender * o interesse dos pesquis*do*es, c*m r*lação aos a*anços e co*quis*as da mulher </line>
<line> empreend*dor*, bem como contribui* pa*a o conhec*me*to do assunto abordado. O </line>
<line> em*reend*dorismo feminino vem crescendo de*ido ao simples *a*o d* as mulheres poss*ír*m </line>
<line> caracte*ís*icas naturais *ue as **v**ecem neste segmento, são int*itivas e sensit*vas, prestando </line>
</par>
<par>
<line> maior atenção a </line>
<line> d*ta*hes, melh*rando seu desempenho na gestão d* negóci*s (RE*ISTA </line>
</par>
<par>
<line> ME**OR, 2*18). Diant* d*sso, o ob*et*vo g*ral do estu*o consi*t* em *esc*ever a trajetóri* </line>
<line> empreendedora *e um grupo de mulheres da ci*a*e de *anta Ma*ia/R*. </line>
<line> 2 REF*RENCIAL *EÓRICO </line>
<line> P*r* melhor entender a temática prop*st* p*r es*a pesquisa, a pre*ente seção se*á </line>
</par>
<par>
<line> d* v* di *a </line>
<line> da </line>
<line> *egu**te </line>
<line> *orma: </line>
<line> conc*ito* </line>
<line> de </line>
<line> empreendedor/em*reendedorismo; </line>
</par>
<par>
<line> empreen**dorismo f*minino e sua im*ort***ia no mer*ad* atual. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Conceitos *e empre*ndedor/emp*een*edo*is*o </line>
</par>
<par>
<line> O auto* que p*ojetou o tema empr*endedorismo foi Sch*mpeter (*982, </line>
<line> p.6*), que </line>
</par>
<par>
<line> associou "o empree*dedor ao conceito de inovaçã* apontand*-o como elemento qu* dispara e </line>
<line> exp*ica * des*nvo*vimento ec**ômico" (SCHUMPE*ER, 1982, p.64 apud DOLABEL*, </line>
<line> 2003, p.48). </line>
<line> De **ord* com Dola*ela (2006), o e*pr*endedo* é consi*erado uma pessoa que </line>
</par>
<par>
<line> *odifica seu inc*nform*s** em *ova* real**ades e em propost*s po**tivas para os outros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> para si mesmo. Es*e é alguém que prefe*e seguir cam*nhos ainda *ão trilhados, *u* define a </line>
<line> R*v. FSA, **resin* P*, v. 17, n. 1*, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 www4.*s*n**.**m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Parisi, S. N. D*pper, M. M. *au*ini, L. F. D. Lopes, A. S. San*os </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> *a*tir do indefinido, acredi*a q*e seus at*s p**em g*rar consequências. Em su*a, con*i*te em </line>
<line> alguém que acred*ta que *ode m*dificar o mu*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Se**ndo S*rka* (2008, p. 26), "empreendedorismo é o process* de cr*ação e/ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exp*nsão d* </line>
<line> negócios que s** in*vadores ou que *ascem a partir d* oportunidades </line>
</par>
<par>
<line> identifica*as". De **ordo com Dolabela (2006), o indi*í*uo e*preen*edor possui como </line>
<line> difere*ciação a s*peração de padrões, ** quais são i*postos, e este possui a capacidade de </line>
<line> u*ilizar espaços ainda não o*upados no mercado. </line>
<line> O empr*endedor é a pessoa que c*nsegu* fazer as cois*s *c***ece*em, p*is é dota*o </line>
</par>
<par>
<line> de sensibilidade para </line>
<line> os negócios, tino finance*ro * capacidade de identif*ca* </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades. Com esse arse**l, trans****a *deias *m *eal*dade, para ben**ício </line>
<line> próp*io e par* benefí*io *a comunidade. P*r ter criatividade e um a*to nív*l d* </line>
<line> energia, o empree*dedor de*o*stra i*aginação e pers*verança, aspectos que, </line>
<line> combinados ade*uada*ente, * habil*tam * transforma* uma idei* si*ples e mal </line>
<line> estrutura*a em algo concreto e bem-su*edi** no mercado (C*IAV*NATO, *00*, </line>
<line> p.*7). </line>
</par>
<par>
<line> *e ac*r*o com Drucker (*003), um empree**edor é *ons**erado </line>
<line> um i nd * ví duo que </line>
</par>
<par>
<line> *ossui a iniciat*va de to*ar uma *ecisão, sendo que entende o e*p**endedori*mo com* um </line>
<line> compo*tame*t* e não como uma característic* de ***sonalidade, possuin*o como bases para o </line>
<line> em*r*endimen*o o conc*ito e a *e**ia, * não leva*do em co*sideração ap*nas a ***uição. A </line>
<line> *aracterística ino*adora do *mpreendedor pe*mite q*e **e realize a combi*ação d* i*trodução </line>
<line> de nov*s produ*os, serviç*s ou negócios, em co*junto com o desenvolviment* e o </line>
<line> crescimento econômico (M*TOS et al., 2010). </line>
<line> 2.2 *mpreen*edoris*o fe*inino e a impor*ânci* n* mercado *tual </line>
<line> Segundo Loden (19*8), *s quali*ades *ap*zes de definir a l*derança feminina n*o são </line>
</par>
<par>
<line> l*mitadas * ex*lusivas das mulheres, p*is estas *arac*e*ísticas *ambém *ão e*contradas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> homens. Pe*q*is*s realiza*as pe*a Glob*l Entrepreneurship Moni*or (*EM) (2008) apon*a* </line>
<line> que a* mulher*s r*pre*entam mais de 50% da p*pulação brasilei*a, sendo que est*s chefiam </line>
</par>
<par>
<line> 1/3 das f*mílias, repres*n*ando, assim, 52% </line>
<line> do* empreended*res *o país, exer*endo </line>
</par>
<par>
<line> **ividades em diversos set*res da econ*mia. </line>
</par>
<par>
<line> De **ordo *om Melo (2001), ai*da muitas mulh*res exercem suas funções e recebe* </line>
<line> remunerações i*feriores aos dos homens, sendo restritas a alg**s de**rtamentos do mercado, </line>
<line> m*sm* *uand* comprovada que a sua escolaridade é superior. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, ar*. 4, *. 81-9*, dez. 2020 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreendedorismo Feminino em S*nta Maria/RS: Análise da Trajet*ria de *m *r*po de Mulhe*es </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Com base na pesqui*a realizada **lo GEM (20*2), * possível c*nsta**r que o público </line>
<line> femin*n* costuma investir mais em *egó*ios voltados ao seu univer*o, tai* como: co*ércio d* </line>
<line> vestuário, serviços coletivos sociais e pessoais, comércio varejist* de produtos farmac*uticos, </line>
</par>
<par>
<line> *e b*leza, g*s**on*mia * preparo de refeição, perfumaria e *osmé*icos. Os </line>
<line> neg*cio* </line>
</par>
<par>
<line> ge*a*mente são iniciados como for*a de *o*pl*ment** a r*nda da famíli*, send* *ue em </line>
<line> ou*ros caso* os *egóci*s são iniciados para qu* o**rra a realização *ess*al, ou ainda *orque a </line>
</par>
<par>
<line> mulher não encont*ou *mp*ego diante </line>
<line> do seu </line>
<line> perfi* </line>
<line> atual, sen*o que o dese*penho, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dedicação e a organizaç*o das *ulher*s im*ulsionam o ne**cio ao su*ess*, pois estas não *e </line>
<line> limitam a prec*nceitos e dif*culdad*s (GEM, 201*). </line>
<line> *s mulhere* apresentam um impac*o pos*ti*o *o mer*ad* e nos negócios, sen*o </line>
<line> prese**es nã* só em se**res operaciona*s, m*s ta*bé* em po*tos *e ge*tão, propi*ian*o um </line>
</par>
<par>
<line> mercado co* mai* diversidade e *om *ontos de vista d*stintos. Q*ando a mulher *e* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liberdade pa*a fazer o que deseja, *mpree*dendo e sendo do*a do seu próprio dinh**ro, da su* </line>
<line> próp**a história, *oden*o in*estir *m sua famíl*a, to*a a s*ciedade passa a avan*a* em r*laç** </line>
<line> às co*qu*sta* dos direit*s da* mulhe**s empr*sárias (SEBR*E, 2019). </line>
<line> *egun*o **hen (2009, p. 45), "a exe***iva b*asileira ** mostra sig*ificativamente </line>
</par>
<par>
<line> in*ifere*te *o *oder, el* </line>
<line> n** quer mand*r, como o ho*em; quer ter * capacidade de </line>
</par>
<par>
<line> influenciar a* pesso*s, de ser re**nheci*a c*mo sábia, sensata, ca*az, qu*r ser *m modelo". </line>
<line> A mul*er *ossui habilidade* de liderança e uma **são estratégica de *uturo, co*o </line>
<line> prof*ssional d* negócios "o perf*l da mulher que e**rce um cargo de *ider*n** é be* d*f**ent* </line>
<line> de a***ns anos atrás. Ela* estão ambiciosas e poss**m uma rede de rel*cionamento d* causar </line>
</par>
<par>
<line> in*eja" (COH*N, 2009, </line>
<line> p. 30). No *ntanto, "há competências q*e </line>
<line> diferencia* * estilo de </line>
</par>
<par>
<line> gestão femin*na, como o multiprocessam*nto ** inform*ções, maior flexibil*dade e habilidade </line>
<line> de enx*rgar as pessoas *omo *m todo, e *ão apenas no âmb*t* *rofissiona*" (FLEURY, 2013, </line>
<line> p. 48). </line>
<line> 3 METO*OLOGIA </line>
<line> O presente estudo classifica-se como uma p*s*uisa descritiv*. Para Gil (2008), * </line>
</par>
<par>
<line> *o*tr*buiç** das pesquisas descri*iv*s é possibilitar novas aná*ises *obre uma rea*idade </line>
<line> j* </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecida, sendo que esta pesqui*a d*scritiva des*re*e *s percepç*es das entrev**tadas **e*ca </line>
<line> do empreen*edorismo feminino. </line>
<line> Esta p*s*uis* é de cu**o qualitativo, o qual se justifi*a fa*e à nec*ssid*de de </line>
</par>
<par>
<line> c**p*eender os sentidos, significados, posi*õ*s e caract*rísti*a* da situa*ã* </line>
<line> problema, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 1*, n. 12, art. 4, p. *1-95, dez. 2020 www4.fsan*t.co*.**/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Parisi, S. N. Dap*er, M. *. La*rini, L. F. D. Lopes, A. S. Sant*s </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> qu**s são atribuídos pelas entre*istadas (RICHARDSON, </line>
<line> 2010), ** mesmo p*r "estud** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *i*nificado da </line>
<line> v*da das pe*soas, </line>
<line> n*s *on*i*ões da vi** real" e também "re*re*entar as </line>
</par>
<par>
<line> *piniões e perspectivas das p*sso*s, de um </line>
<line> *s*ud*" (YIN, 2016, p. 7). As ent*e*istas fora* </line>
</par>
<par>
<line> realizadas u**lizand* uma adap***ão do instrum*n** de O**vei*a (2014), contido no *pê*dice </line>
<line> A. A cole*a de dados foi p*r meio da técnica bola de ne**, a qual p*r*ite *nc*uir informações </line>
<line> por indicaç*o no mesmo público de interesse, d* f*rma linea* por amostr* não probabilí*tica </line>
</par>
<par>
<line> (MALHOT**, 2012). A </line>
<line> primeira *mpreendedora en*re*ista*a foi selecionada </line>
<line> por s e r </line>
</par>
<par>
<line> próx*m* dos pesquisadores, sendo que a mesma in*icou o*tra empreende*o** e assim </line>
<line> sucess*va*ente. </line>
<line> A **o*tragem ut*lizada f*i não proba*ilísti**, ou s*j*, quando não há *m un*ve*so </line>
<line> definido para a p**quisa. A amostrage* não probabilíst*ca é "aquela em *ue a sel*çã* dos </line>
<line> element*s da p*pulação para com*or * amostra depende, ao menos em p*rte, do j*lgamento </line>
<line> do pesquisador ou do entrevistador *o c*mp*" (MATTAR, 2005, p. 271). Para a realização da </line>
<line> colet* dos dados f*i utili**da a entrevista semiestru*ur*da composta po* v*nte e *ei* </line>
</par>
<par>
<line> pergunta*, sendo q*e estas foram *e*tas a seis (*) </line>
<line> *mpre*ndedoras d* Santa Mari*/R*. As </line>
</par>
<par>
<line> ent*evi*tas foram realiz*das atravé* do Google Me*t e W*atsApp e posteriormente </line>
</par>
<par>
<line> transcritos, to*ali*ando aproximadamente uma hora de gravação d* áudio e </line>
<line> tr*s *áginas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> t*anscriç*es, para cada e*trevistad*. </line>
</par>
<par>
<line> *s inform*ç*es co*etadas foram *tilizadas pa*a a análi*e qualitativa do conteúdo </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> respostas, visan*o at*nd*r aos objetivos e ao t*ma do es*ud*, se*ui*as de fundamentações </line>
<line> teóric*s *ue *omprova* as informações das ent*evi*tad*s. * análise dos d*do* foi por m*io </line>
</par>
<par>
<line> da té**ica de an*l*se de conteú*o, na qual Bardin (2004) </line>
<line> d**taca ser um m*todo empírico, </line>
</par>
<par>
<line> *ompos*o po* um conjunto de técnicas de *n*lise d*s co*unicações, a </line>
<line> qu*l se *tiliza de </line>
</par>
<par>
<line> det*rmina**s pr*c***ment*s si*t*máti*os e objetivos, pos*ibili*ando a descrição do conteúdo </line>
<line> das mensagens. </line>
<line> 4 *ESUL*AD*S E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> N*sse tóp*co apre*ent*-se * análise dos dados de *cordo *om os objetivos geral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> específicos pro*ostos nesta pesquisa. Os relato* das e**revistas são baseados em </line>
<line> quest*es </line>
</par>
<par>
<line> sobre o </line>
<line> tema e apresentam as opiniões das empresá*ias entrevist*das ac*rca *e sua* </line>
</par>
<par>
<line> *xp*riê**ias e con*ecimento* sobre o empreendedorismo feminino, levando-se em </line>
<line> conside*ação os fator** moti*acionais e sua* competências de liderança. </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a, v. 17, n. 12, ar*. 4, p. 81-*5, dez. 2**0 www*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreended*rismo Feminino em Santa Maria/**: *nálise da Tr**etória de um Grupo de Mulhe*e* </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 P*rfil soc*od*mográfico das empreend*doras </line>
</par>
<par>
<line> Com o objetivo de identific*r o perfil *o gru** de empreendedo*as entrevistadas, </line>
<line> foram realiza*as questõe* referentes à idade, *stado civil, núm*ro ** filhos, formaç*o </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica, experiên*ia em g*stão *mpres*rial, atividade anterio* e*ercida e fonte </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> rec*rsos iniciais para a abertura *a e*presa. O nome *as entr*vistadas foi substi*uí** por uma </line>
</par>
<par>
<line> id*nt*ficação nu*érica *ue vai do E01 ao E06, seguind* a *eq*ência </line>
<line> *a r*alização </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> entrevistas, a fim ** res*u*rdar suas i*ent*dades. O perf*l das mulheres empree*ded*ras </line>
<line> particip*ntes d*s*a pesquisa pode ser ob*erv*do no Quadro 1. </line>
<line> Quadro 1 - Perfil d* grup* de *mpreend*doras entre*istadas </line>
</par>
<par>
<line> Entre*is*ada </line>
<line> *dade </line>
<line> Estad* Ci*i* </line>
<line> F i l h * s / Nº </line>
<line> Escolaridade </line>
<line> Experiênc*a E *p r e * a r ia * </line>
<line> A*ividad* Anterior </line>
<line> R e*u rs o s Ini*iais </line>
</par>
<par>
<line> E01 </line>
<line> *8 </line>
<line> *olteira </line>
<line> Nã * </line>
<line> *ós-graduação </line>
<line> S*m </line>
<line> Advogada </line>
<line> Próprio* </line>
</par>
<par>
<line> E02 </line>
<line> 42 </line>
<line> Casa*a </line>
<line> Si*/* </line>
<line> Superior Incompleto </line>
<line> Nã o </line>
<line> *endas </line>
<line> Pr**rios </line>
</par>
<par>
<line> E03 </line>
<line> 3* </line>
<line> C*sa*a </line>
<line> Sim/2 </line>
<line> S*p*rio* Administração </line>
<line> *im </line>
<line> Serviços </line>
<line> Esposo </line>
</par>
<par>
<line> E04 </line>
<line> 42 </line>
<line> Casada </line>
<line> Sim/4 </line>
<line> S*per*or Incompleto </line>
<line> Nã o </line>
<line> Even*** </line>
<line> Ban*o </line>
</par>
<par>
<line> E05 </line>
<line> *6 </line>
<line> Solteira </line>
<line> Nã o </line>
<line> S*p*ri*r Incompleto </line>
<line> Nã o </line>
<line> Secretária </line>
<line> Próprios </line>
</par>
<par>
<line> E06 </line>
<line> 26 </line>
<line> C*s*da </line>
<line> Nã o </line>
<line> Doutorado </line>
<line> Sim </line>
<line> Comérc*o </line>
<line> Próprios </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: A*tor*s </line>
</par>
<par>
<line> Analisando o perfil das *ulher*s ent*evistad*s, obse*va-se que a f*ixa **ária *stá ent*e </line>
<line> *6 a *2 *nos, a m*iori* são c*sadas e 60% possuem de 2 a * *ilhos. * m*ioria está cu*sando </line>
<line> fa*uldade ou po*sui gradua*ão e pós-graduação, o que vai *o encon*ro d* pesquis* do GEM, </line>
<line> *ea*izada em 2*18, na qual foi po*sível constatar que q*anto *ais alt* o nível de escol*ridade </line>
<line> da empreendedora, *aior o "í**ice d* suc*sso, tanto financ**ro quanto pessoal". </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se verif*car qu* a *aioria das entrevistad** possuía expe*iência profissional já </line>
<line> antes de empreende*, sendo que a **ande parte emp*ee**eu com recursos p*óprios da famí*i*. </line>
<line> Ve*if**ou-*e que * gru*o de *mpreen*edor** possui pe*f*l p*óximo ao revel*do *as p*squisas </line>
<line> sobr* empreendedorismo femin*no, realizad*s pelo *utor Nunes (2*0*). </line>
<line> As entr*vistas apontam ta*b*m que 50% possuem expe*i*ncia pr*fissiona*, todas </line>
</par>
<par>
<line> exe*ciam **ivi*ad*s an*e**ores, maioria empr*endeu com recurso* próprios da f*mília. a </line>
</par>
<par>
<line> *uanto à ide**ificação das empresas e pa*a </line>
<line> mel*or </line>
<line> en*ender * ramo </line>
<line> *e negócio </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> empre*n*edoras entre**stadas, ana*is*u-se a situaçã* atu*l *as e**resas, *uanto </line>
<line> ao </line>
<line> ano de </line>
</par>
<par>
<line> abertura, a área </line>
<line> de *tuação, o fatu*ament* a*u*l, se </line>
<line> possuíam só*ios * * nú*ero de </line>
</par>
<par>
<line> empregados, conforme pode *er observado no Q*adro 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina P*, v. 17, n. 12, art. 4, *. 81-*5, dez. 2020 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Parisi, S. *. Da*per, M. M. Laurini, *. F. D. Lo**s, A. S. *antos </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> *uadro 2 - Id*ntif**açã* das Empresas </line>
</par>
<par>
<line> En*revistada </line>
<line> Ano/**ertura </line>
<line> Áre* Atuação </line>
<line> F at u r a m e n t o Anual </line>
<line> Só*ios Nº </line>
<line> * m p * e g a d* s N º </line>
</par>
<par>
<line> E01 </line>
<line> 201* </line>
<line> Com*rcio </line>
<line> 100 a 50* mil </line>
<line> N ão </line>
<line> 04 </line>
</par>
<par>
<line> E0* </line>
<line> 2019 </line>
<line> Comércio </line>
<line> 100 *il </line>
<line> N ão </line>
<line> Nã * </line>
</par>
<par>
<line> E03 </line>
<line> 20*7 </line>
<line> S**viços </line>
<line> 100 mil </line>
<line> 01 </line>
<line> N* o </line>
</par>
<par>
<line> E** </line>
<line> 2018 </line>
<line> *omércio </line>
<line> Acima **0 mil </line>
<line> 03 </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> E05 </line>
<line> *008 </line>
<line> Comércio </line>
<line> 100 mil </line>
<line> N *o </line>
<line> 05 </line>
</par>
<par>
<line> E0* </line>
<line> 2009 </line>
<line> Com*rcio </line>
<line> Até 500 *il </line>
<line> 01 </line>
<line> 07 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Autore* </line>
</par>
<par>
<line> Verificou-s* que a* em*resa* atuam n* áre* *e co*é*ci* e serviço*, pos*uem </line>
<line> faturame*to entre 100 a 500 mil reais, 50% têm o esposo * fami*iares como sócios e possuem </line>
<line> de * a 23 ***regados, send* que duas atuam sozinhas. Segundo a GEM (2018), ao todo "são </line>
</par>
<par>
<line> mais de *4 milhões </line>
<line> de *rasi*eira* t*ca*do negócios pr*prios, gera*do </line>
<line> emp**gos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*vimen*ando * economia". </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 História de vi*a das *mpreend**oras </line>
</par>
<par>
<line> Esse item tem o ob*etiv* de entende* co*o história de vida de c*da uma a </line>
<line> dessa* </line>
</par>
<par>
<line> mul*eres *ontribuiu para a s*a *ecisão de empreender, *s des*fios e difer*nças em relaç** ao </line>
<line> gênero, a luta pela reali**ção *os seus son*os e *ovas opo*tunidades *e negócio, gera*d* </line>
<line> renda p*ra *i, seus familia*es e *mp*e*ad*s. </line>
</par>
<par>
<line> A históri* de vida da* en*rev*stada* re*r*ta o que </line>
<line> cada uma vivenciou </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> empre*nd**, abo*d* sobre a empresa q*e passou a *cupar o *rimeiro lugar em seus objetivos, </line>
</par>
<par>
<line> na conquist* da independência f*nanceira, </line>
<line> oportun*dades de me*c*do, m*l*oria da qualida** </line>
</par>
<par>
<line> de v*da * o re*gate da autoe*tim*. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto * *rimeir* *u*stão: "Você se considera uma empreendedora? Por quê?", pod*- </line>
<line> *e verifica* as re*postas *as entrevista*as. No depo*me*to d** empreen*edoras a **guir, pode </line>
</par>
<par>
<line> ser analisado o </line>
<line> int*resse em empreend*r desde cedo, ainda na *dol*s*ência, in*vando </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> atividades com retor** f*nance*ro im**iato, agre*ando *alor e conhecim***os: </line>
<line> [...]*im, pois *er *omérc*o é empreender *odo d**, a cada di*iculdade é pre*iso </line>
<line> **pre*n*er. N*s que trabalhamos com isso, conseg*imo* ve* de *onge qu** s**e </line>
<line> *mpreender, e quem *ão sabe. Empreend*r * ** r*m*delar a *ada nov*dade, e dormir </line>
<line> e acor*ar pensando n* qu* pode ser melhor hoje na minha emp*esa (E01). </line>
<line> [...] Sim, me consid*ro uma empreend*d*ra, *ois venho de u*a família de mulhe*es </line>
</par>
<par>
<line> empreend*doras, *ue sempre **ram em busca de *e*s son*os, p*is </line>
<line> além de s**r*r </line>
</par>
<par>
<line> necessida*es minhas, a*nda *n*er*a oportun**ades no *ercado a*ui *a minha regiã* </line>
<line> se faz ne*ess*rio (*02). </line>
<line> [...] Sim, me *onsidero empreendedora, *ois tenho a *ercepção e vo*ta*e de sem*re </line>
<line> estar crian*o inov*ndo, ap*en*en*o, isso *ra mim é u* *spírito *mpreendedo* para </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1*, art. 4, p. 81-*5, dez. 2*20 www*.fsa*et.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreend*dor*smo F*m*nin* e* *an*a Mar*a/**: Aná*ise da Tra**tó*ia de um Grupo de Mulh*r*s </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> aume**ar os p*oduto* *ue vendo através da q*alidade </line>
<line> bu*cando uma d*ferença no </line>
</par>
<par>
<line> merc*do </line>
<line> (E**). [...] Sim, porque a gente tem capacidade, co*se**e administrar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *empre *oi meu so*ho, também po* independência financei** e *ais liber*ade (E04) </line>
<line> [...] Sim, ag*ra me consider*, comec*i só na coragem, com po*co conh*c*men*o que </line>
<line> a gente tinha, na fac*lda*e me d*scobri, t*mbém *elo *ato d* eu ter um negócio *ue </line>
<line> desenvolve *utra* pessoas, isso *á * ser *m empreended*r, q*ando eu montei o *afé </line>
</par>
<par>
<line> vi **e **nha </line>
<line> uma necessidad* e precisava </line>
<line> de um l*gar p*ra as *essoas se </line>
</par>
<par>
<line> alimentarem, *li vi *ma oportunidade [E05). </line>
<line> [...]Si*, eu acho que muito *n*es de ser do*a de *egóci* eu e*a empree*dedora, </line>
<line> ex*ste uma diferença *uito grande entre empre*ário * empreendedor, po*que temos </line>
</par>
<par>
<line> muitos emp*esários que </line>
<line> *ã* empree*dem e *uita gen*e que e*preende e não </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> empres*rio (E06). </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto à percepção d* empr*ended*rismo em relação *o gênero, foi re**izada a </line>
<line> questão 3: "N* sua percepção, o empree*dedo*ism* é diferente em relação ao gênero?". As </line>
</par>
<par>
<line> entrevistadas relataram </line>
<line> que </line>
<line> d*ve exis*ir igual*a*e de gênero, uma vez que, as *ul*eres </line>
</par>
<par>
<line> po*suem ca*acida*e *e gestã* * liderança, co*provando * s*a compet*ncia na conduç*o do </line>
<line> seu próprio negóci*. </line>
</par>
<par>
<line> [...] *cr*di*o que não, depen** unicamente </line>
<line> de *ocê. Uma *ulh*r não po*e menos </line>
</par>
<par>
<line> que o homem, só vai s*r me*or ou *i*eren*e *e e*a se deixar ser (E*1). </line>
<line> [...] Sim, tem diferença por ma** qu* o machism* preva*ece, *cho a mulher é m*is </line>
<line> com*etente *ais *bsti*ada a ir em bu*ca *e seus obj*ti*os (E02). </line>
<line> [...] Na *inha per*epção, * emp*eendedoris*o em *elaç*o *o gênero tem diferença, </line>
</par>
<par>
<line> acredit* que as mulheres são ma*s em*reendedoras q*e homem, falo isso por o </line>
<line> expe*iê*cia em casa com meu esp*so, tudo mais difíci* pra ele, eu tomo a fr*n*e dos </line>
</par>
<par>
<line> negócio*, </line>
<line> po*s ele (marido) s*mp*e acha que alg*m* co*sa n*o **i d*r certo, *ntão </line>
</par>
<par>
<line> *credito que a mulher tem mais p*de* de decisã* em *elação a empreende* (**3). </line>
<line> [...] **m, a mu*h*r tem qu* lu*ar mai* pra t*r seu lugar no **rc*do, * *om*m parece </line>
<line> que j* é nat*ra*mente, *á a mulher tem que mos*rar nosso *rabalho, valor * empenho </line>
</par>
<par>
<line> (E04). [...] Sim, ac*o que as m*lhe*es t*m </line>
<line> um diferencial, temos mais coragem, </line>
</par>
<par>
<line> me*os medo, o homem é mais cauteloso, m*lher * m*is corajosa (*05). </line>
<line> [...] Eu ac*o que s*m, env*lve um pouc* *e filosofia de vida e v*lores, eu acred*to </line>
</par>
<par>
<line> que ag*ra estamos em </line>
<line> um mom*nto de ruptura </line>
<line> que agora vai s*rgir uma *o*a *ra </line>
</par>
<par>
<line> após est* pan*emia, *ealmente va* impactar *u*to a favor do empre*ndedorismo </line>
<line> f*minin* eu acho isso fan*ástic*, po*q*e a* mul**r** vêm mostrando a *uitos anos </line>
<line> que s*o capaz*s, que des*m**nham muito bem a atividad* administrativa (E06). </line>
<line> Seg*ndo a G*M B*asil (2018), o público feminino é mais expressivo do que o </line>
<line> mas*u*ino, quand* o as*unt* é a abe*t*ra *e novos *mpreendimentos. As mulh*res *stão ** </line>
<line> maior núme*o nos *eto*es d* comércio, indú*tria e serviços, mot*v*das pela necessidade de ter </line>
</par>
<par>
<line> * ua </line>
<line> fonte de r*nda, adqu*r** </line>
<line> indep*ndên*ia financeira, cons*ruíd* *e forma a***noma </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> indep*nde*te. </line>
<line> 4.3 Princi*ais característic*s das mulheres empreende*oras </line>
<line> Com base nas en*r*vistas, as empreendedora* observam as car*cter*sti*as da mu*her </line>
</par>
<par>
<line> empreended*ra como: </line>
<line> ter dom e persistên**a, *a*e*to e dinamis*o, cap***dade *e </line>
<line> ver </line>
</par>
<par>
<line> opo*tunida*es, de s*nhar, *abil*d*de e* lid*r com as pessoas, necessidade de </line>
<line> aju**r os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 12, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Parisi, S. *. D*ppe*, M. M. Laurini, L. F. D. Lopes, A. S. Santos </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> outros, ino*ação * busca *on**ante pe*o empree*der *em m*do de errar. *el*tam também as </line>
<line> c**acterísticas q*e não desenvolveram e precisam a*rimorar. </line>
<line> [...] D*dicação, detalhistas, m*s tam*é* **rtes, batalhadoras, *uitas su*tentam u*a </line>
<line> família *om * trabalh* [...] Prec*so aprender com *s próprios erros. Não exi*te nad* </line>
<line> que ens*ne *ai* do que *rrar. *mpree*der é na prática, é *o dia a dia, é *r*ando para </line>
</par>
<par>
<line> apreende* (*01). [...] Observo muita garra e persistênci* </line>
<line> *m bu*ca de seus i*ea**, </line>
</par>
<par>
<line> não desanima* perant* *s adversidades além de ser*m **ganizada* competen*es. e </line>
</par>
<par>
<line> Devo me *s*elhar em bons exemplos </line>
<line> de mulheres emp*eendedoras </line>
<line> guerreiras q*e </line>
</par>
<par>
<line> for*m </line>
<line> em busc* ** seus *onhos, que deram certo, eu esto* </line>
<line> em bus*a de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento e aprimoramento (E*2). </line>
<line> [...] Criatividade, segur*nça, auto**tima, coragem e foco, c*nfiança em *im *o que </line>
<line> eu faço. Características que não d*s**volvi: te* mais co*t**le n* área finan*eira, *a </line>
<line> parte de finanças desenvol*er mais (E*3). </line>
</par>
<par>
<line> [...] P**si*tênci* é principal característica, *emos que se* * </line>
<line> fo*tes e não *esanimar. </line>
</par>
<par>
<line> Tem q*e ter b*m s*nso </line>
<line> pra li*a* com as </line>
<line> pes*o*s, *lexibilid*de de se adequar com </line>
</par>
<par>
<line> tud* *ue e*tá acontecendo ir se rei*ve*tando. Prec**o *er m**s *acio*al m*nos </line>
<line> em*t*va, acredito que isso me *trapalha n* hor* d* cuidar do *egóc*o (E04). </line>
</par>
<par>
<line> [...] Tem que *er bom sen*o pra lidar c*m a* </line>
<line> pessoas, agora mesmo com est* </line>
</par>
<par>
<line> pandemi* *emos que ter a f*e*ibilidade de se adequa* com tudo **e está </line>
<line> acontece*do, ir se reinventando. Preciso ser m*is racion*l meno* *motiva, a*redito </line>
<line> *ue is*o **rapalhe na hora d* cuid*r do *eu n*gócio (E04). </line>
</par>
<par>
<line> [...] Se*p*e *ui muito aberta, não </line>
<line> *ive mu**a *ificuldade de não </line>
<line> aceitar a coisa, a </line>
</par>
<par>
<line> minha maior difi*uldade é a p*rte *inanceira e a pa*t* </line>
<line> de l**ar *o* </line>
<line> as pes*oas, na </line>
</par>
<par>
<line> parte financeira me*horei bastante e aprendi muito * lidar *om as pess*a*, *a* pr* </line>
<line> m*m *inda é um desafio (E05). </line>
</par>
<par>
<line> [...] Per**stê*cia, um *mpreend*dor precis* estar s*mpre s* reinventando, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> empreendedor da dificul*ade cria *ma opo*tunidade, </line>
<line> então </line>
<line> es*amos sempre s* </line>
</par>
<par>
<line> remod*l*ndo. Se* pro***vas correr atr*s não </line>
<line> dá pra f*car sentad*. Facilidade de </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação. A r*siliênc*a é uma caracterís*ica que eu </line>
<line> não </line>
<line> tinha e fui </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volvendo, eu a*nda n*o desenvo*vi * fe*db*ck (E06). </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 desafios e dificul*ades da* mulheres e*preende*oras </line>
</par>
<par>
<line> Este it*m investigo* quais são os desafios (a* dificuldades e *acil*dades) pess*ais e </line>
<line> empresa*iais e*fren*adas pelo g**po de m*lheres emp*eendedo*as **trevis*adas. Ape*ar das </line>
<line> dif*culdades enfre**adas para manter a su* *mpresa, é possível perceber a sat*sfaç*o e auto </line>
<line> *ealizaç*o pesso*l e **ofiss*onal dessas m*l*er*s. </line>
<line> [...] A **incipal dificuldade *oi *onsegui* capital *e giro par* investir *a loja, que foi </line>
<line> superado chamando os amigos, *ivulgan**, fazendo promoção, *on*ando com o </line>
</par>
<par>
<line> a*oio de ou*ras pes*oas, e*onomias </line>
<line> própri*s e e**rést*mo n* ba*co. Re**izei </line>
</par>
<par>
<line> planejamento ou **ano de negócio. Como com*rei a </line>
<line> loja *ront*, *abia *udo </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> **eri* melhorar com o olhar de que* *ra </line>
<line> cliente antes, *udo *ue e* que*ia </line>
</par>
<par>
<line> acrescentar </line>
<line> no mix. </line>
<line> Não há facilid*des, é muito </line>
<line> **abalho para *er res**ta*o. A*** </line>
</par>
<par>
<line> que nenhum* </line>
<line> pro*issão fácil, é é </line>
<line> trab*l*o e mais trabalho par* *er o *sper**o </line>
</par>
<par>
<line> resu*tado (E0*). </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> C*ntato com </line>
<line> fornecedores por **o sa*er muito, por ser MEI muitos </line>
</par>
<par>
<line> fornece**re* nã* atend*m est* e*qu**ramento, c*pi*al d* giro, c*ix* pois tinh* q*e </line>
<line> paga* à vis*a no início, e, a c**tação de c*ientes, mas *om o tempo f*i se resolven*o, </line>
</par>
<par>
<line> com aj*da do pessoal a </line>
<line> *o m*smo *amo nosso e com apoio </line>
<line> de *utras pesso** </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> nos deram s***rte. Foi realizado u* plano de *egócio, fiz na f**uldade e p*d* v*r * </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. *7, *. 12, art. *, p. 81-9*, dez. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreende*orismo Feminino em Santa Mari*/RS: Análise da Trajetóri* de *m Grupo de Mulheres </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> negócio **mo </line>
<line> um **do. A facilida*e é que não *emo* funcio*ários e </line>
<line> não pa*amo* </line>
</par>
<par>
<line> alug**l (*02). </line>
</par>
<par>
<line> [...] Dific*lda*e ini*ial: Parte fina*ceira e organização, </line>
<line> captaçã* de c*ient*s, </line>
</par>
<par>
<line> forne*edores. A facili*ade é que e* traba*ho em casa e* e meu espos*, *la*e*amos * </line>
<line> organiza*o* jun*os, do*ínio do q*e *os ofe*ecí*mos, conhecíamos bem o n*sso </line>
<line> prod*to, conseguia passa* seguranç* e *redibilidade do **ien*e (E0*). </line>
</par>
<par>
<line> [...] Enfrentei *esi*tênci*s, pois pegamos </line>
<line> um *egócio </line>
<line> que já existia </line>
<line> e os </line>
</par>
<par>
<line> colab*radores que conti*uaram tiveram que </line>
<line> se adaptar com a nossa gestão, </line>
<line> at* </line>
</par>
<par>
<line> mesm* com cli*ntes. Com o tem*o, f*i aprendendo a lida*, encon*rar meu lugar, fui </line>
</par>
<par>
<line> ouvin** opin*ão de outras pes*oas, pois tinha </line>
<line> *u*ros sóc*os, </line>
<line> inclusive meu m*rid*. </line>
</par>
<par>
<line> Contei com apoio d* o </line>
<line> famíl*a, empréstimo bancário, </line>
<line> não foi real*zado plano de </line>
</par>
<par>
<line> ***ócio (E04). </line>
</par>
<par>
<line> [...] N* par*e de organiz*ção da empresa, o no pl*n**amento, *unca f** </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> plane*amento e n* facu**ade </line>
<line> *i </line>
<line> que é mui*o i**ortante ter um planej*ment*. Tive </line>
</par>
<par>
<line> que ter muito jog* de cintu*a passa*os p*r dificuldades, tive**s q*e tomar algumas </line>
</par>
<par>
<line> decisões, contei com o apoio </line>
<line> de minha </line>
<line> mãe, </line>
<line> me </line>
<line> ajudou *inanceiramen*e, foi </line>
</par>
<par>
<line> realizado um plan* de negócio *om o passar do te*po. A *ac*lidade foi a *arte da </line>
<line> padronização e eu gostar do que eu faço, i*so me ajudou bastante (E05). </line>
<line> [...] As primei**s dificuldade* *ora* *ro*ission*lizar o meu negóc*o, p*is tu **m </line>
</par>
<par>
<line> a*go </line>
<line> muito in*ormal e t**os </line>
<line> qu* dar *m* i*age* pr*fissi*na* p*ra a em*resa, não </line>
</par>
<par>
<line> pode ser qualquer nome, qu*lquer ideia, *ualque* negócio tem *ue planej*r tu </line>
<line> só </line>
</par>
<par>
<line> consegue profissiona*iz*r quando tem um *lan*jam*n*o. A **cilidad* </line>
<line> de *onseguir </line>
</par>
<par>
<line> *tingir *uitas pe*soas usando a* mídias s*ciais, fa*i*ita muito, ao e*tar na internet *u </line>
</par>
<par>
<line> cons**ue mandar a *ua prop*ganda tua promoção. A facil*d*d* em </line>
<line> adqu*rir </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento gratuitos e **ze* vário* cu*s*s pela internet, v*r c*nteúd** de gr*ça </line>
<line> *om baix* custo conse*uim** conhecimentos (E0*). </line>
<line> Nessa pesqui*a, foi *ons**tada a capac*dade de l*d*ra*ça e a per*is*ê*cia des*as </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*es, na lu*a pe*a sua sa*isfação pessoal, conciliação de </line>
<line> t*aba*ho e famíli*, gest*o e </line>
</par>
<par>
<line> *a*utençã* d* em*resa * a qual*dade de vida de sua família. </line>
</par>
<par>
<line> 4.5 fatores motivacionais que lev*m *s mulh*res a emp*eender </line>
<line> Os pr*ncipais *atores que levaram essas mulh**es a emp*eender *odem ser ob***v*dos </line>
<line> a se*uir: </line>
</par>
<par>
<line> [...] Ter uma f*nte </line>
<line> de *enda, oportuni*ade de </line>
<line> neg*cio, uma visão </line>
<line> de quem </line>
<line> e* a </line>
</par>
<par>
<line> consumi*o*a. Olhando </line>
<line> para trás, faria *lguma cois* dife*ente sim, como meio de </line>
</par>
<par>
<line> melh*rar o *ese*pe*ho da empresa (E01). </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> A </line>
<line> vontade de sempre ter me* negócio, **de* estar mais próxi*a da ca*a e da </line>
</par>
<par>
<line> famíl*a, se eu *s*ivesse trabalhand* </line>
<line> fora </line>
<line> *ão conse*uiri*. Não *aria </line>
<line> nada dife**nte, </line>
</par>
<par>
<line> *ue*o ex*andir * meu n*gó*io, p*eten*o me aperfeiçoar e ten** a intenção de abrir </line>
<line> um *utro n*góci* que na part* *a culiná*ia q*e **nho p*ixão (E02). </line>
</par>
<par>
<line> [...] F*t*r** que le*aram * *ria* a em*resa </line>
<line> foram estar *róxima da *amília, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*centiv* e ne*essidad* f*nanceira, me**ores cond*ç*es *e vi*a e mais tempo para a </line>
<line> família. N*o *ar*a n*da dif*rente po*emo* ir melhorando ca*a vez mai*. Estamos </line>
<line> *prendendo co*sas n*va* todos os dias (E03). </line>
</par>
<par>
<line> [...] * necessidade fina**eir*, estar próxima da família, op*rt**idad* de </line>
<line> negócio </line>
</par>
<par>
<line> próprio, senso *mpr**ndedor. Não faria n*da diferente (E04). </line>
</par>
<par>
<line> [...] *oi uma escolha *essoal, lar*uei me* empre** para ter m*u próprio </line>
<line> negóc*o, </line>
</par>
<par>
<line> se*pre sonhe* em t** meu **óprio negócio. Sim, *aria um </line>
<line> *lan* de negóc*o, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> co*t*ole des** **imeiro o </line>
<line> dia, or*anizari* melh*r * empres*, *ois </line>
<line> no *omeço </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> tinha muita experiência na parte adminis*rativa, *eri* co**c*do um sistema, mas </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *o*cos fui melhorando (E05). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, art. 4, p. 81-95, dez. 2020 ww*4.fsa*e*.c*m.br/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Paris*, S. N. *ap*e*, M. *. Laurini, L. F. *. Lopes, A. S. Santos </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> [...] Vontade de ter a minha renda, ter *m pai ad*i*istrador eu via ele semp*e </line>
<line> coordenand*, adm**i*trando seu* neg*cios, minha mã* *mpre*n*edora, sempre vi </line>
</par>
<par>
<line> n**e* o *mpre*ndedorismo, surgi* da von*ade de </line>
<line> correr *trá* e poder a*udar ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> pessoa*, sempre *uis vend*r e atender as pessoas, convenc*r o cl*ente. </line>
<line> Eu Faria </line>
</par>
<par>
<line> *i**rente *ão me precipitar*a muito, pois a* vezes a vontade de vender * tão *rande </line>
<line> que não ana*iso * nã* coloco o *reço certo como *everia, ma* o c*nhe*imento me </line>
<line> *ju*ou *uito (E06). </line>
<line> Para essas emp*een*edor*s, a nece*s*dade de ter sua renda própr*a, a admin*st*ação *a </line>
<line> *ida familiar e a *ualidade *e vida para os f*lhos *oram fatores decisi*os para empree*der em </line>
<line> seus p*óprios *egócios. Os fator*s satis*ação, *ealizaç*o p*ssoa* e a visão de um* </line>
<line> **ortunidade *e merc*do as le*aram a ser e*preendedoras de suc*sso. </line>
<line> A *atis**ção de ter * seu p*óprio negócio, aprender *om s*us erros, c*r*igir o *ue e*t* </line>
</par>
<par>
<line> er*ado sã* desafios consta*t*s na vida </line>
<line> das empre*ndedo*as, fato superado pela vo*tad* de </line>
</par>
<par>
<line> empree*der e o*ter o su*esso da emp*esa, sua re*lização p*ssoal, indepe*dência financeira e </line>
<line> oportu*idades d* me*cado para os s*us negócios. </line>
<line> À m*dida que as empreendedoras conseguem alcançar *quilíbrio entre a vida </line>
</par>
<par>
<line> pro*issional e familiar, perc*bem que cada uma das </line>
<line> deman*as se ajusta mu*u*mente e elas </line>
</par>
<par>
<line> *o**m ser conciliadas. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SIDERAÇ*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O prese*t* est**o teve o o*jet*vo descr*ver a trajetória em*reendedora d* um *rup* </line>
<line> *e mu*h*r*s ** *idade de Sant* *aria/R*. T*mbém buscou-se *ntende* os fa*ores que </line>
<line> in*l*en**a*am as mulh*res na tom*d* d* deci*ão em *mp*eende* e de que *orma * *ua h*stória </line>
<line> de vida con**i*ui* *ara o empree*de*ori**o, s**s característi*as, os desafio* e *if*culd*de*, </line>
<line> enf*entados pelas m*lher*s no em*r*e*de*orismo. </line>
<line> A par*ir da análise do perfil socio*emo*ráfico das emp*eend*doras, observou-se que o </line>
</par>
<par>
<line> perfil da* mulhe*es possu* mé*ia </line>
<line> de idade em torno 45 a*os, *om nível </line>
<line> de escolari*ade </line>
</par>
<par>
<line> elevado, c*sadas, com filhos e com e*periên*i* no ramo de negócios. </line>
<line> E* relação à his*ó*ia de *ida das empree*dedora*, *bser*ou-*e o que cad* um* </line>
<line> vive*c*ou p*ra *mpreender, sobr* o *at* *e que a em**esa **ssou a ocupar o *rimeiro *ug** </line>
</par>
<par>
<line> em suas *idas, v*sando * </line>
<line> conquista </line>
<line> da sua independência financeira, oportunidades </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> t*aba***, melho*ia da qualidade de v*d* * o res*a*e *a autoe*tim*. </line>
<line> As quest*es financeiras, geração d* e*p*eg* próprio e p*ra a família, a satisfa**o </line>
<line> pe*s*al, a i*depe*dência *inanc*ira, conciliação entre tra*a*ho e fam*lia s*o a princip*l </line>
</par>
<par>
<line> mo*iva*ão p*ra empreende*. Ta*bém *bservou-s* a capac*da*e de </line>
<line> gestão, lid*rança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 1*, *rt. 4, p. 81-95, dez. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreendedorismo Fe**nino em Santa Maria/RS: Análi*e da T*aj*tória de u* Grupo de Mulher*s </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> competê*cia na conduç*o do seu negócio, visão de opor*unidade* de me*cado, realização de </line>
<line> seu* sonhos e objet**os. </line>
<line> As difi*uld**es relatad** pelas empreendedo*as entrevis*adas *stão *elac*onadas à </line>
<line> falt* d* r*cur*os f*nanceiros e ca*ital d* giro, dific*ldade em cons*guir fi*anciamento </line>
<line> ban*ário, c**tar e fidelizar clientes e **rn*cedore*. Al*m diss*, foram relatadas difi*uldades </line>
<line> com questões de *rga*izaç*o e manu*enção da empresa. </line>
<line> Atualme*te, *s *i*iculdades enfrentadas pelas empre*ária* s*o oriund*s da c*ise </line>
<line> econômica que at*nge o pa*s, em função da pandemi*, o *ue **ra muita* incertezas e* relação </line>
<line> ao futur* *os negócios, pois h* *m* diminuição da comercialização dos pr*dutos e ser*iços, </line>
</par>
<par>
<line> que preci*am ser reinvent*do* e </line>
<line> voltados *ara a ofe*ta on-l*ne, como u*a **ter*ativa para </line>
</par>
<par>
<line> enfren*ar a *ecessão econôm**a e manter a empresa no merc*do. </line>
</par>
<par>
<line> F***lment*, o *studo contribui pa*a ente*der o c*nário de um grupo </line>
<line> de pequenos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> médios negócios conduzidos por mulhere*, *o município de San*a *aria-RS, </line>
<line> per*itindo </line>
</par>
<par>
<line> identif*ca* </line>
<line> os </line>
<line> d*sa*ios, as carac*erística* e os fator*s motivaci*nais *ue influenciar*m </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tomada de decisão e as levaram a empreen*er. </line>
<line> *omo *imitações da pesq*isa, **ssa*ta-se que a amos*ra re*ere-se a um grupo *imita*o </line>
</par>
<par>
<line> de empreendedoras, </line>
<line> pro**ietá*ias de *equenas e *édia* empres*s do </line>
<line> setor de comércio e/o* </line>
</par>
<par>
<line> *erviç*s. Os dados se referem * um grup* espe*ífico d* mulheres, assim, sugere-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oportu*idade de novos estudos * pes*uisa* futuras, am*liar a *mostra das entrevist*das, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> outros set**es e ***te de empresas, que possam </line>
<line> complement*r os </line>
<line> resultado* do present* </line>
</par>
<par>
<line> estu*o. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, a partir *os resul*ados, esper*-s* tam*ém co*tribuir na divulg*çã* do tem* </line>
</par>
<par>
<line> desta pesquisa e part*cipaçã* </line>
<line> das mu*he*es emp*eendedoras, com* g*rador*s de empr*go </line>
<line> e </line>
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<line> re*da, construind* com a for** do e*preendedorismo femi*ino na sociedade. </line>
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<line> fe*inin*s da ação empreendedora: uma análise da *ra*etória das mulheres no mundo dos </line>
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<line> Com* Re*e*enci*r este **tigo, confo*me ABNT: </line>
<line> P*RI*I, L. B; DAPPER, S. N; *A*RI*I, *. M; LOPES, *. F. D; SA*TO*, A. S. Empree*dedorismo </line>
<line> Fe**n*** em San*a Maria/R*: A***ise da Trajetó*ia de um Grupo de *ulheres Empre*nded*ras. Re*. </line>
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<line> Contri*uiç*o dos Autores </line>
<line> L. *. *arisi </line>
<line> S. N. D*pper </line>
<line> M. M. Laurini </line>
<line> L. F. D. Lopes </line>
<line> A. S. Santos </line>
</par>
<par>
<line> *) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*lise e interpretação do* da**s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ç*o do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na ap*o*ação da vers** final d* manu*c**to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 17, n. 12, art. 4, *. 8*-95, d*z. 2020 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
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