<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 14, p. 289-30*, d*z. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*4 </line>
</par>
<par>
<line> A Crença do Uso da Burocracia co*o *nstrumen*o d* Efici**cia na Adminis**ação </line>
<line> Públic* </line>
<line> The Belief i* the U*e *f Burocra*y as an Effici**cy To*l in Publi* Adm*nistr*t*on </line>
</par>
<par>
<line> Marc*lo Longo Freitas Man*ar*no </line>
<line> Doutorado em ***inistraç*o pela Universi*ade do Gra*de Rio </line>
<line> Mestr* em Administraçã* pe*a Universidade *o Grande R*o </line>
<line> E-*ail: marc**o79@hot*ai*.com </line>
<line> Josir Si*e**e Gomes </line>
<line> D*utor em Administ*a*ão pela Un*versidade F*deral do Rio de Jan*iro </line>
<line> *rofessor em A*min*st*ação *a Univers*da*e *o Grande R*o </line>
<line> E-m*il: josirsgome*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Marcelo Lon*o Freitas Manda*i*o </row>
<row> *N*GR*NRIO. *ua d* *apa, 86, 9º andar, La*a, *io de </row>
<row> *aneiro - RJ. C*P: 20021-1**. B*asil. </row>
<row> Endereço: Josir Sim*one Go*e* </row>
<row> UNIGRANR**. R*a da *apa, 86, 9º *ndar, Lapa, R** de </row>
<row> Janei*o - RJ. CEP: *0021-180. B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> *ditor-Che*e: Dr. Tonn* Kerle* de Alenca* </row>
<row> *odrigues </row>
<row> *rtigo recebid* em 2*/1*/2020. Última versão </row>
<row> r*c*bida em *2/11/202*. *prova*o em 13/11/2020. </row>
<row> Avaliad* pelo s**tema Triple Review: a) Desk *eview </row>
<row> pe*o Editor-Chefe; e b) Double B*ind Re*i*w </row>
<row> (avaliaç*o cega por *ois *v*lia*ores da área). </row>
<row> R*visão: Gramatical, Nor*ativa e de *orm*t*ção </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. *. Mandarino, J. S. Gomes </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A A*mi**straçã* Públi*a tem a*r*igad* nos seus procedim*nto* organização bu*ocrática a </line>
<line> como s*a **in*ipal estr*tégia. Esta b*roc*acia é tida c*mo um dos pr*ncipais entraves para o </line>
</par>
<par>
<line> seu p*en* de*envolvimento, todavia, não de*e ser c*nsi*erada totalmente maléfic* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma, p*is exerce *ma função determinante para o *ontrole d* *áquina administrativa. Ela </line>
</par>
<par>
<line> é u*a **s m*rcas do m**do c*nt*m**râneo e ne*te </line>
<line> par*doxo dis*ute-se a resp*i*o da </line>
</par>
<par>
<line> efe*ividade do uso da burocra*i* c*mo meio para </line>
<line> *btenção de </line>
<line> efic*ê**i*. A **iciência com* </line>
</par>
<par>
<line> princípio consti*uc*onal *ossui du*s interpr*tações, *endo que a primeira está ligada ao modo </line>
<line> ** atuação do agen*e público e a segunda rela*i*nada dir*tamente c*m * m*neira estrutural, </line>
</par>
<par>
<line> organizaci*nal e dis*i*linar </line>
<line> da Administra*ão Públ*c*, cuja finalidade é o alcan*e do* </line>
</par>
<par>
<line> melhores r*su*tados. Com r*lação aos m*delos d* A*mi**str*ç*o **blica c*nve*c**nou-*e </line>
</par>
<par>
<line> ch*m*r </line>
<line> de </line>
<line> v*lha a*ministraç*o * *odelo c*ja bur*cracia **t* mais </line>
<line> prese*te sustentado </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> premiss* de que a produção do serviço públic* pode ser através dos intere*ses da burocracia. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorment* surgi* o segundo modelo, deno*inado a </line>
<line> no*a ge*tão pú*l*ca, </line>
<line> co* vistas a </line>
</par>
<par>
<line> sanar as defic**nci*s advindas *o modelo conv*ncional, onde a busca se </line>
<line> dá pela </line>
</par>
<par>
<line> produti**dade. Considerand* </line>
<line> que a </line>
<line> administração *úblic* visa ao atendimen*o e à prestação </line>
</par>
<par>
<line> de serviços a to*a a soci*dad*, o paradigma da burocra*ia asso*iada à efic*ência assi* como </line>
<line> *s for*as de c*mo se enxerga a verdade * a eficiência. </line>
<line> Palav*as-*have: Burocra*ia. Eficiência. Admin*stração Púb*ica. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> P*blic Administ*ation has rooted bu**aucratic org*nization in i*s procedures as its ma*n </line>
</par>
<par>
<line> *trate*y. *his </line>
<line> bureaucracy is co*sidered t* be one of the main o*sta*l** to its full </line>
</par>
<par>
<line> deve*opmen*, however, i* should *ot be considered total*y h*r*ful *o the syst*m as it plays a </line>
</par>
<par>
<line> dec*si*e rol* in controll*ng *he ad*inistra*iv* machine. </line>
<line> It is on* *f the hal**arks </line>
<line> of t h e </line>
</par>
<par>
<line> con*e*porary wor*d an* in **is </line>
<line> paradox, there * d*bate about the effective*ess of using *s </line>
</par>
<par>
<line> bureaucrac* as a mean* to obtain e*fi*ien*y. Effi*iency as a con*titut*onal principle has *wo </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ret*tions, where *he firs* is li*k*d to the publ*c *ge*t'* mode </line>
<line> *f action a*d the seco*d </line>
</par>
<par>
<line> direc*ly relate* to the structural, orga*izational *nd disci*linary way of Public Ad**nistration </line>
<line> *hose pur*ose is to achieve the best results. Wi*h regard to *ublic **mi*istration mod*ls, it </line>
<line> wa* **reed t* call the *ld administratio* the m*d*l whose *u*ea*cra*y is m*s* present, based </line>
</par>
<par>
<line> on t he </line>
<line> premise tha* the productio* *f </line>
<line> public service *an be throug* the *ntere**s *f </line>
</par>
<par>
<line> bureaucr*cy. Subseq*ently, the secon* mo*el emerged, called the new p*bli* manage*ent, in </line>
<line> order *o remedy th* *eficie*cies ari*ing fr*m the conventional model, where *he sea**h is for </line>
</par>
<par>
<line> prod*ctivi*y. ***s*d*ring *h*t </line>
<line> the P*blic Admini*tra*io* *ims at prov*ding services and </line>
</par>
<par>
<line> services to t*e w*ol* society, the paradigm of bure*ucracy asso*iated with efficienc* a* we*l </line>
<line> as *he ways of s*ei*g tr*t* *nd efficiency. </line>
<line> *e* words: Bureaucracy. E*ficiency. Public Adm*ni*t*ation. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, *. *7, n. *2, *rt. 14, p. 289-3*2, *ez. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.**/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A C*ença do Uso da Burocrac*a como Instrumento de Eficiência na Ad**nistração **b*ica </line>
<line> 291 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> * con*e**ão de b*r*cracia **m sido ampl*mente estudada em div*rsas áreas ** </line>
<line> co*h*cim*nto (MERTON, 1952; LA*ASSADE, 19*7), ine*avelmente a **ande contri*uição </line>
<line> de Max *eber com a t*mát*ca, *e* se*do base para div**s*s outros pesqu*s**ores de </line>
<line> *isti*tas *orrent*s epi**e*ológicas (F**IA; MEN**HETTI, 2011). </line>
<line> Desde o in*cio a Ad*in*stração P*blica sempre ut*lizou, para *rodução do b*m </line>
<line> *úb*ico, * organiz*ção b*rocrática co** s** princi*al estratégia (SAL*; MENEG*SSO, </line>
</par>
<par>
<line> *009), sendo a *urocr*c*a t**a com* um dos entraves para o *eu </line>
<line> p*eno desenvolv*m*nto, </line>
</par>
<par>
<line> *endo **ta uma cren*a bast**te ar**igada na *o*ie*a*e brasileira, sobret*do devido à falta ** </line>
</par>
<par>
<line> a*ençã* te*ric*-pr*cedimental </line>
<line> *ce*ca </line>
<line> *o </line>
<line> que v*m a s** * burocra*ia e o </line>
<line> que el* res*uarda </line>
</par>
<par>
<line> (CORDEIRO, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> A administração pública b*rocr*tica foi adotada como uma ini*iativa </line>
<line> de substituiç*o </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> administração pa*rimonia*ista, que </line>
<line> definiu a* mo**rquias *b*oluta*, na </line>
<line> qual * </line>
<line> patrimô*io </line>
</par>
<par>
<line> *ú*l*co e o *rivado e*am c*n*undi*os. Nesse </line>
<line> tipo de a*ministração, o *stad* *ra en**n*ido </line>
</par>
<par>
<line> **mo prop*i*dade do *ei (BRESSER-PEREI*A, 1*96). </line>
</par>
<par>
<line> E*te *ipo d* mo*elo de administração burocráti*a em**g* no Brasil princ*p*lmente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p**tir dos anos 30, co*o contrapon*o ao conservado*, *as frag*en*a*o pod*r das ol*ga*q*ias </line>
<line> rur*is exportadoras (K*ERING; P**SSE; GUA**GNIN, *010). </line>
<line> Ramos (1*8*) e Denhar*t (2012) dest*cam que as *rg*nizações *or possu*rem u*a </line>
<line> *r*entação *nstrument*l, tor*am-se com características bur*cráticas se*do *ete*min*das por </line>
</par>
<par>
<line> ex*ectat*vas d* resultados ou fins calculados. O ti*o *urocrático a*ravés desta conc*pção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **nsid*rado o ideal de u*a or*aniza**o administrativa, *orn*ndo-a ca**z de atingir *etas </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> el*vado grau de ef*c*ência, sendo *ons*d**ado form*lmente o tipo mais *acional qu* se </line>
</par>
<par>
<line> te* co*hec*mento por mei* do q**l se *xerce o poder de *ominaç*o sob*e os se*e* *umanos, </line>
<line> como descreve Weber (RAMOS, 1989). </line>
<line> De ac*rdo com Br*sser Per*ira (1*96) o model* b*roc*ático web*riano a*oi*va-se ** </line>
</par>
<par>
<line> pri*cípio do mér*to </line>
<line> pr*fi**ional * v*sava subs*it*ir a administração </line>
<line> patrimonialista, </line>
</par>
<par>
<line> caracte**s*ica de sis*e*as ab*olutistas, nos quai* a crise em rel*ção a* p*pel ** E*tado era </line>
<line> uma cri** po*ítica e ta**é* re*a*ionada à *erd* d* cap*cida*e de coor*enar o *ovo sistema </line>
<line> econômic* vigente. </line>
<line> Para R*mos (1983) * burocracia n*o deve ser *onsider*da um ma*; *la existe, e mesm* </line>
<line> que *ossa apres*ntar limitações, * positiva e e*erce u** função determinante para o controle </line>
<line> da máquina admini**rati*a. </line>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 12, art. 14, p. 289-*02, dez. *020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Ma*dar*no, *. S. Go*es </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> A admin*stração pública, **quan** *straté*ia de ação par* *ro*er o serviço *úblico, </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m faz uso da orga*ização </line>
<line> burocrá*ica, além de *utra* formas organi*acionais, </line>
</par>
<par>
<line> *omu*itárias e pe*soais, para * produção </line>
<line> dos se*viços pú*lic*s (SALM; MENEGASSO, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Na verd*de, * *dm*nistra*ão *urocrática é *ent*, cara, autorreferid*, * pouco ou nada </line>
<line> orient*da *ara o atendimento das de*andas *os cidad*os (*RESSER-PEREIR*, 19*6). </line>
<line> No mundo contemporâneo, a críti*a à bur*cra*i* é uma **s marc*s. *ar*doxalmente, </line>
<line> ** entanto, a existência *o m*delo burocrático é in*i*pensável para a socie**d* a*ual, </line>
<line> fazen**-se nec*ssária esta co*di*ão para a *rdem democ*átic*, tornando sua análise bastante </line>
<line> desafiadora para as ciê*ci*s soc*ais. Em *m* perspec*iv* histórica da admi*istraç** pública, </line>
<line> diferen*e* bases *pistemológi*as podem se* suste*tadas e s* encontram em dive*sas *o*re*tes </line>
<line> teórica* (A*RUCIO; LO*REIRO, 2018). </line>
<line> A qualidad* fundamental da adminis*ra*ão p*bl*ca burocrá*ica é a efe*ivid*de no </line>
<line> controle dos abu*os; e *eu defeito, por outr* la*o, está na i*ef*ciência, na autorreferênc*a, na </line>
<line> in*apacidade de voltar-se para o servi*o aos seus cida*ã*s (K*ERING; PORSSE; </line>
<line> GUA*AG*IN, 2010). </line>
<line> We*er *ndicou que a bu*ocra**a **m por objetivo alcançar os f*ns do Estado, ou s*ja, a </line>
</par>
<par>
<line> efetividade. Todavia, a </line>
<line> busc* pa*a o alcan*e desta finalidade a qualquer pr*ço leva*á, </line>
</par>
<par>
<line> fa*alment*, * ine*iciênci*. C*ntudo, p*iv*leg*ar o </line>
<line> "preço" e* </line>
<line> detrim*n*o d*s fi*s </line>
<line> esperados, </line>
</par>
<par>
<line> cert*mente, também co*duzirá à ineficiência (ARA*Ã*,199*). </line>
<line> Neste p*rad*xo, o p*esente e*saio tra* p*ra discussão e reflexão a efetiv*da*e *o us* </line>
<line> da burocracia e * princípio da *fi*i*nc*a da *ova **mi*istração *úbl*ca, destacado por Ar*gão </line>
<line> (1997) que independen** do modelo *e gestão públi*a ad***do, a disc*ss*o sobre a busca da </line>
<line> ef*ciênci* é de indisc*tív*l im*or*ância n* âmbi*o da administraçã* pública. </line>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 A B*rocracia Werberiana </line>
<line> *m uma reação à centralização *dministr*tiva e ao absoluti*mo, o termo bur*cra*ia j* </line>
<line> sur*iu com uma f**te conotação n*gativa, empregado pela p*imeira vez ** mea*os do séc*lo </line>
<line> XVIII po* Go*rnay, ec*nomist* fisiocrata, e logo se *ifundindo send* utili*a** pa*a at*car o </line>
<line> **rmalismo e o espí*ito **rporativo da administração pública, *obretudo na Aleman*a </line>
<line> (GIRGLIOLI, *995) e també* se referindo * u* fenômeno *rese**e na so*i*dade f*ancesa do </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 1*, *. **, art. 1*, p. 289-302, dez. 2020 ww*4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Crença *o Uso *a *urocracia como Instrume*to *e Eficiê*ci* *a Ad*inistração Pública </line>
<line> 293 </line>
</par>
<par>
<line> *écul* X*III, isto é, "à existênci* de um n*vo gr*po de funcio*á*io* *ara o* qua*s a tarefa de </line>
<line> governar se havia convert*do em *m fim em si mes*a" (OSZL*K,1979, p.2l4). </line>
</par>
<par>
<line> Som**te *o final do sécu*o XIX e no </line>
<line> começo *o século XX - sobretudo a part*r </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> o**a de Max Weber -, o termo burocra*i* com*çou a s*r utilizado também para *rabalhad*res </line>
<line> de empresas, pod**do ser defi*ido de forma resumida como pessoas qu* ocupam seus postos </line>
<line> de trab*lho relacionados de aco*do com sua especializa*ão téc*ica, de forma a *a*i***liz*r a </line>
<line> e*trutura *rganizacional (ABRUCIO; LOUREIRO, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> As raízes d* co*ceito weberiano de bur*cr*cia </line>
<line> emergem da problemática </line>
<line> ** poder, </line>
</par>
<par>
<line> s** **i*em e le*i*imi*ade, sua estru**ra organi*aciona* e funci*na*ento, sua eficá*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> destinação e, por fim, *uas co*se*uências, designa*a em Webe* u* quadr* de funcionário* </line>
<line> que, organizados dentro de uma forma e*pecí*ica e *ubmet*dos * normas de co*duta tam*ém </line>
<line> *specíficas e determ*nadas, exercem autoridad* leg** (OLIVEIRA, 19*0). </line>
<line> A a*mini*tr*ç*o *uro*r*tica é a manei*a mais racion** de exe*cer * *ominação, po*s </line>
<line> esta pos*ibilita o exerc*cio da a*torid*de e a obtenção da obediênci* c** precisão, </line>
</par>
<par>
<line> *ontin*idade, di*cipl*n*, rigor e confiança, tendo </line>
<line> como *ar***erísticas: divisão d* trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> hierarqui* d* autorid*de, raci*nalid*d*, *eg*as e padr*es, comp*omisso profi*sion**, *egistr*s </line>
<line> e escritos e a impe*soalida*e (LEAL, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> O sis*ema bu*o**ático definido p*r Webe* é *m sistema impes*oal, e fu*ciona </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*ordo com as normas * regras previamente estabe*ecidas, no qual as pessoas fi*am </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> segundo pl*no, ou sã* descon*ide*adas (SILVA; MIG*TT; GR*Y*OVSKKI, 2*01). </line>
</par>
<par>
<line> A sistematização w*b*riana t*ma co*o b*se a racionalida*e, a fim de adequar os </line>
<line> *eios a*s objeti*os (*ins) pretendidos, visan*o ainda g*rant*r * máxima e*iciên*ia p*ssível no </line>
<line> alcance dos o*j*ti*os (CORDEI*O, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Uma si*temática incompreensão *a </line>
<line> b*rocracia no *o*text* da soci*lo*ia p*lítica de </line>
</par>
<par>
<line> Weber res*lta numa compreen*ão organizaci*nal de burocraci*, desconectada *e *ma visão </line>
<line> da buro*racia no con*unt* de sua obra. *alha* *s sociólogos e administr*dores ao te*tar </line>
</par>
<par>
<line> co**eitu*r burocracia a *artir da organ*zação burocrática, porque "antes d* mais nada, a </line>
<line> buro*racia é poder" (BRESSER PEREIRA; PRESTES MOTTA, 1**0). </line>
</par>
<par>
<line> Ao **ngo do século XX mudanç* qu**to ao *apel </line>
<line> do Estado em suas funções </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> executor a regulador, tem exigido po* de*a*da c*da vez mais com*l*xa </line>
<line> no m und* </line>
</par>
<par>
<line> glo*alizado, mostrando que se fazia ne*essário um repensar do modelo *tiliz*d* e* relação à </line>
<line> s*a e*icácia. Dessa forma, *assou-se a qu**tionar o* m*canismos i*stit**ionais de governanç* </line>
<line> u*ilizados neste modelo bu*ocr*tico para a gestão das estr*tura* do Esta*o (LANE, 2*00). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, art. 14, p. 289-302, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. L. F. Mandari*o, J. S. Gom*s </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Pr*n**pi*s da *ficiência </line>
</par>
<par>
<line> Para Di Pietro (2005) o pr*ncíp*o constitu*ion*l d* e*iciência é dirigido a toda </line>
<line> Ad*ini*t*aç*o Púb**ca, *ossuindo dua* inte**retaçõ*s. A prime*ra *stá in*rinsecamente ligada </line>
</par>
<par>
<line> a* m**o de atuação do </line>
<line> ag*nte *úblico. Já a *egunda interpretação, es*á r*la*ionada </line>
</par>
<par>
<line> diretamente co* a maneira *strutural, *rganizacional e disciplinar d* Admi*istra*ão P*blica, </line>
</par>
<par>
<line> também **m a final*dad* </line>
<line> de alcançar os *elhores result*dos na gestão *ública, *ara que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **m comum se*a alcançado da forma *ais a*eq*a*a. </line>
<line> A pr*oc*pação com a eficiê*cia org**izac*onal é c**tral no modelo b*ro*rát*co. *or </line>
<line> um *ado, *s va*ores de ef*ciê*cia econômica *mpõ*m a alocação ra*io*al dos recursos, *ue na </line>
<line> teor*a weberiana é *r*duzida em uma p*eocupação especia* com a a*ocação raciona* das </line>
<line> pessoas dentro d* *strutu*a org**izacional. *or ou*ro l*do, o va*or da efici*nci* adm*nistrativa </line>
</par>
<par>
<line> induz ob*d*ênc*a às **escr*çõ*s fo*mais das ta*efa*, em out**s pala*ras, preocup*ções a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> "com* a* *oisas são feitas" (***CHI, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> Além da* *ertentes e*onômica e administ*ativa, * qu*s*ão do de*e**enho </line>
<line> orga*izaciona* também pos*ui uma vertente sociológica (*CHWAR*ZMAN, 1996). **agão </line>
</par>
<par>
<line> (1*97) *estaca </line>
<line> que nos valo*es so*iais *s sociólogos *nx*rgam a explicação *a motivação </line>
</par>
<par>
<line> atrav** do bom desempenho (A*AGÃO, 199*). </line>
<line> 3 RESU*TADOS E DI*CUSSÕES </line>
<line> 3.1 Mode*os da Administr**ão Pública </line>
<line> O pr*meir* m**elo * c*n**cid* com* **ministração púb*ica convencional ou a ve**a </line>
</par>
<par>
<line> administraçã* </line>
<line> pública, pres*nte </line>
<line> nas gr*ndes bu*ocracias do *stado. Sob a perspectiva </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> burocracia p**rimonial, esse modelo f*i adotado no Brasil por Do* Joã* *I, no iní*io do </line>
<line> século XIX, com a *nstalação do governo (WI*CKEN, 2004), dando-*e se*uência * uma serie </line>
<line> de ref*r**s até nossos *ias (GAETANI, 2003; MARI*I, 2003). </line>
<line> Tendo suas origens na burocracia concebid* p*r Weber, este mod*lo foi e conti**a </line>
</par>
<par>
<line> *en*o, em l**ga escala, o aparato qu* es*ado possui para produção d* o </line>
<line> ser*iço </line>
<line> público </line>
</par>
<par>
<line> (*ALM; MEN*G*SSO, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> O modelo é sustentado *a p*emissa de que * pr*d*ção do ser*iço público p**e ser </line>
<line> a**a*és dos intere*ses da burocracia e que, po* s* só, p*ra a pr**ução do bem público, já seria </line>
</par>
<par>
<line> suf*cie*te. Tod*via, a *rátic* *e* demonstrado o oposto, mesmo porque em </line>
<line> u*a *ociedade </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. *2, art. 14, p. 2*9-302, dez. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Crença do Uso da *uro****ia como I*strumento de *fic*ên*ia na Administração P*blica </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> moldada pelo paradigma do i*teresse próprio, as organ**ações f*rmais, e**r* a* quais se </line>
<line> enco*tram as p*blica*, t*mb*m *e encaix** no mesmo paradi*ma (*IRSCHMA*, 1978). </line>
<line> Considerando que inter*sse* advin*o* de *orporações ou de *n*eresses de *rupos </line>
<line> privad** que pos*am preva***er sobre o int*r**se p**lic* ou do cidadão, est* re*lidade caus* </line>
<line> muitos malefí*ios à organização da buroc**cia púb*i*a (SA*M; M*NEGASSO, 2009). </line>
<line> Tal modelo torn*u-se o alvo das mais ásperas críti*a*, sendo con*iderado in*dequado </line>
<line> para o *ontexto ins**tucional e cont*mporâneo devido * su* pres*mida ineficiência, </line>
<line> morosidad*, e*tilo autorreferencial, e descolament* das ne*essidades dos *i**dãos </line>
</par>
<par>
<line> (BARZELAY, </line>
<line> *99*; </line>
<line> OSBOR**; </line>
<line> G*EBLER, </line>
<line> 199*; </line>
<line> HOOD, </line>
<line> 199*; </line>
<line> POLLITT; </line>
</par>
<par>
<line> BO*CKAERT, **02), d*m*nstrando </line>
<line> pou*a qu*li*icação para dar res**sta ao aumento de </line>
</par>
<par>
<line> c*stos e ao grau de </line>
<line> c*mplexidade d*ssas </line>
<line> de*an*as, causando *rust*ação, fazendo com *ue </line>
</par>
<par>
<line> *uitos governos, já na década d* oitent*, buscassem outros modelos com característic*s m*is </line>
</par>
<par>
<line> *ficientes e capacidade para superar </line>
<line> diver*as deficiê*cias da **rocracia, que era a base </line>
</par>
<par>
<line> uti*iz*da no modelo de *d*inis*ra*ão públic* conven*ional (SALM; ME*E*ASSO, 2009). </line>
<line> ** mome*to em que o c*pitalismo * a *emocr*cia *e tornam dominan*es, o mercad* e </line>
</par>
<par>
<line> a sociedad* civ*l passam a se distinguir do Estado. Neste n*vo m*mento histórico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> administração patrimoni*lista tor*a-*e uma exc*e*cência i*aceitável (DO *STADO, 1995). </line>
</par>
<par>
<line> **sterior*e*te su*giu o segundo *odelo, denomi*ado </line>
<line> a </line>
<line> nov* gestão pública, com </line>
</par>
<par>
<line> vistas a *anar as deficiênc*as a*vi*das do modelo conven*ional. K*tl* (20*0) e *picer (2004) </line>
<line> ao descrever o mod*l* da *ova gest*o pública, identificam *s ra*zes *e*se movimento *om * </line>
<line> busca pe*a produ**vidade, o* s*ja, pela form* de produção do govern* *om vistas à r*dução </line>
<line> dos gast*s; adoç*o de *ecanismos de mercado para *u*eraçã* das *eficiências p*omo*idas </line>
</par>
<par>
<line> pela bur*craci*; *esc*n***liza*ão d*s *ervi*os de forma a torna* como r*sponsável </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fornecedor desses serviços </line>
<line> per*nte o </line>
<line> *on*umidor final; pr*vatiza*ão dos s*rvi*os, </line>
<line> *dotando, </line>
</par>
<par>
<line> por fim, a ges*ão por </line>
<line> *esultados. Destaca-se que todas </line>
<line> estas pr*ticas são facilmente </line>
</par>
<par>
<line> identifi*adas ** gestão de negócios privados (ME*EGASSSO, 2006). </line>
<line> Critica-se este modelo devido a sua ass*ciação à filos*fia ut*liz*da pe** me*cad*, *nde </line>
</par>
<par>
<line> os re*ultados s*o comparados às suas promessas, avançando mais quando se c*mpara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admin**traç*o pública conv*ncional com a nova gestão pública, *odend* *oncluir qu* amba* </line>
</par>
<par>
<line> utili**m-se d* mesma base paradig*ática e utili*ando a </line>
<line> burocracia </line>
<line> com estraté*** para </line>
</par>
<par>
<line> produz** bem público. Em o </line>
<line> resumo, pod*m*s dize* que </line>
<line> enqu*nt* a administração públic* </line>
</par>
<par>
<line> convencional utiliza a organiza*ão públic* para **oduzir o bem púb*ico, a nova administração </line>
</par>
<par>
<line> públic* utiliza as *rganizações priva*as e </line>
<line> públicas co* o m**mo objetivo. Di*ersas </line>
<line> críticas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, *. 17, n. 12, *rt. 14, p. 289-302, dez. 2020 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. F. Mandarino, J. S. Gomes </line>
<line> 296 </line>
</par>
<par>
<line> são ap*nt*das a este, de*onstra*do fragilidades da d*mo**acia (DELE*N, D*NHARDT, </line>
<line> 200*; BOX, MA*SHALL, REED, REED, 2001; COSTA, *0*0; T*RRY, 20*5). </line>
<line> F*ce aos múlti*los contextos e ao* *omp*r*amentos di*âmi*os adotados *or </line>
<line> representantes da *dmi*istração Púb*ica, su*g* a necessidade de se ad*tar *m olhar ampliado </line>
</par>
<par>
<line> para esse </line>
<line> cam*o, o qu*l d*ve ser el*borado com b*se </line>
<line> também </line>
<line> no co*he*ime*to de toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *oc*e*ade (K*IJN, 2008; TEISMAN, 2008), origin*nd*-se d*sta f*r*a mais u* modelo, </line>
<line> conh*cido como *ova Admi*i*tração Púb**ca (NAP) ou Admin*stração Pública Ge*encial. </line>
<line> Est* nov* *odelo tem como base a ciên*ia do ger**ciamento, *a*ac*erizan*o-*e po* </line>
<line> ser um modelo no*mativo que utiliza em sua formação um c*nju*to de abordagens teóri*** </line>
</par>
<par>
<line> que *e com*lementam, possi*i*it*ndo, a partir de princípios mercadológicos, um* </line>
<line> v*são </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> esfera pública e seu f*ncionament*. Visa * ree*truturação do Estado qua*do se a*rese*ta </line>
<line> como o *odelo *ue tem por p*opó**to a s*bstitu*ç*o d* m*delo b*rocr*tico *or um novo </line>
<line> modelo que te* *ua bas* m*is gerencial, *aseando-*e em competi*ão e com foc* em </line>
<line> resultados (ANDION, 2012). </line>
<line> *om o foc* na e*iciênci* da Adm*ni*tração pú*lica, este model* traz à tona a </line>
<line> necessid*de de *e discu*ir redução dos c*stos da máquina pública e *umento ** qual*dad* dos </line>
<line> serviços pre**ados aos cidadãos, por exemplo, f*zendo *o* que esta reforma do Esta** passe </line>
</par>
<par>
<line> a ser or*entada predominantemente pelos valores </line>
<line> d* eficiênci* * </line>
<line> qualidade, ten*o c**o </line>
</par>
<par>
<line> caraterística* similares aos *o*el*s u**li*ados *m ad*ini*tração *e </line>
<line> emp**sas priva*a*, </line>
</par>
<par>
<line> to*avia, esta </line>
<line> não p*de *er c*nfundida, uma *ez que no caso de empresas *rivadas, a re*eita </line>
</par>
<par>
<line> p*ovém de clie*t*s que fa*em suas aquisiçõe* d* produtos e serviços *e *orma to*almente </line>
</par>
<par>
<line> l*vre sendo *ue, no **so d* Es*ado, * r**eita decorrente d* pagamento de impo*tos e é </line>
<line> contri*uições *brigatóri**, sem a devida contrapartid* dire*a (DO E*TADO, 1*95). </line>
</par>
<par>
<line> De*ta forma, o modelo an*e*ior totalmen** burocráti*o, e*cessivament* </line>
<line> cen*r*liz**o </line>
</par>
<par>
<line> com o*ganogramas inchados que gerava* ineficiênci* dos re*u*t*dos e desperdíc*o fo* *ss*m </line>
<line> reinventado (OSBORNE e GAEBLER, *992). </line>
</par>
<par>
<line> Bergson (1978) *firma que "podem** dar às *alavras o </line>
<line> se*ti*o que quisermo* </line>
<line> desd* </line>
</par>
<par>
<line> que as d*finamos primeir*". O e*prego dos term*s "bur**rat*zação" e "d*sburocra*izaç**" é </line>
<line> ex*mplo pertinent* de uso indiscr**inado, do qu*l temos prova no nosso Program* Nacio*al </line>
<line> *e Des*urocratiz*ção. *e à burocrac*a se emprest* roupagem positiv*, burocra*izar s*gn**icará </line>
</par>
<par>
<line> colocar or*em ** conf*são; se é vista c**o entrave ao </line>
<line> b*m andamento dos servi*os, </line>
</par>
<par>
<line> evi*entemen*e quererá di*er o </line>
<line> contr*rio, e dess* forma "buroc*atiz*r" </line>
<line> o* "desb*rocrat*zar" </line>
</par>
<par>
<line> **der*o *ss*mir qualq*er u*a das duas ênf*ses. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, art. 14, p. 289-30*, dez. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ren** *o Uso da Buroc*acia como Instrumento de Eficiência na Administração Públ*ca </line>
<line> 297 </line>
</par>
<par>
<line> O uso d*sses *ermo* p*de *e tornar dogma*, que para He*sen (20**) o dogm*tismo *, </line>
<line> tant* psicológica quanto histo*icam*nte, o pri**iro e mais antigo dos p*ntos *e vista, log*, </line>
<line> qu*ndo utilizamos o conc*ito negativo *ara * term* burocracia, o cont*t* entre sujeito e </line>
<line> objet* é tra*ado como aut*evidente, o qu* *o caso do cético já existe c**tes*ação. </line>
<line> Quand* con*ideramo* o racional*smo e o empiris*o *ob o pon*o d* vista do probl*ma </line>
<line> l*gi*o * id*ntificamo* neles dua* so*uçõ*s para * qu*s*ão sobre a validade do conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> h*ma**, che*a*emos a resultado* semelhan*es, uma v*z que o racionalismo se apoia </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> validade dos *uízos referentes a *bjetos reais na su*osição de u*a *arm*n*a preestabelec**a </line>
</par>
<par>
<line> en*re * </line>
<line> rea*idade e as ide*as q*e são in**as ou fl**m *o transcendente, logo podemos </line>
</par>
<par>
<line> considerar pontos de v**tas distin*os a r*speito *a eficiência d* área públ*ca *uan** inserim*s </line>
<line> concei**s de burocracia. </line>
<line> Já a teoria do *enomenalismo, a qu*l descreve que não co*hec*m*s as cois*s como </line>
<line> são, mas como nos aparece* (*E*SEN, 20*0), pod**os consci*ntiz*r que a burocrac** </line>
<line> *ti*izada p*ra * contr*le da administ*ação **blica po*e ser tanto pos*tiv* *uan*o *ega*iva. </line>
<line> Fumerton (2014) afirma existir*m do*s t*po* de proc**s** d* formação de cren*a: Um </line>
<line> é dependente *e ***n*a, *m proce*so cond*cionalmente confi*vel. O outro é i*de*endente de </line>
<line> crença, um processo in*ondicionalmente co*fiável. </line>
<line> Se crerm*s *ue * burocracia é *m instrumento de p*der e domina*ão, ten*o por </line>
<line> cara**erísticas org*n*zaçõ*s fo*mais e cons**u*das segundo * imperativ* do m*r*ad*, uma </line>
</par>
<par>
<line> propo**a para d*sburocr*ti*ação da máqui*a públic* imp*ica*ia </line>
<line> em uma *evisão de decisões </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas e melho*ia na relação *nt*e a admi*istração púbi*a e o re*tante *a s*ci*dade. </line>
<line> E*bora se d**cutam no*as formas or*anizacionais, o excesso *e r*cionali*ade fo*mal </line>
</par>
<par>
<line> ai*da </line>
<line> é *redomina*te (D*LLAGNELO; M*CHA*O-DA-S*L*A, 20*0), </line>
<line> **ri*ecen*o </line>
</par>
<par>
<line> **tru*uras orga**za*ionais e prejudican*o *m melhor **endim*nto da* </line>
<line> *ecessidades dos </line>
</par>
<par>
<line> cid*dãos (SARAI*A; CAPELÃO, 2*00). </line>
</par>
<par>
<line> A administra*ão P**lica </line>
<line> visa ao atendimento e à prestaç*o d* *erviços a toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ocied*de e o par*digma </line>
<line> da bur*cracia associada eficiê**i* dependem *iretamente d*s à </line>
</par>
<par>
<line> possíveis f*rmas d* como se enxerga a ver*ade e a e*i*iên*ia. Controle e burocraci* pod*m </line>
<line> ser *istos po* um ol*ar p*siti*o capaz de contro*ar de forma efi*az o E*tado, visando *o* iss* </line>
<line> melhor contr*le * prestação de se*viço e **a**parência , por outro *ado, pode ser també* vist* </line>
<line> como *neficiente devido ao e*cess* de formalismos e regra* postas, surgindo *u*stionamen*os </line>
</par>
<par>
<line> a*erca d* rig*dez do mo*elo </line>
<line> buroc*ático proposto po* Weber, que possibilitar*a mai*r </line>
</par>
<par>
<line> governança do E*tado, contudo, </line>
<line> sem pod*r com isso ga*a*tir a qu*lida*e nos ser*iços </line>
</par>
<par>
<line> p*estados à soc*edade. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 12, art. *4, p. 28*-302, de*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. *. Mandarino, J. S. Gome* </line>
<line> 298 </line>
</par>
<par>
<line> O resultado do retr*cess* do p*ocesso burocrático traz para a Administração Pública </line>
<line> aumento no *usteio *anto no q*e *e refere a gastos com pes*oa* como be*s e serv*ços, e u* </line>
</par>
<par>
<line> e*orme au**nto da inefic*ência dos *e*viços pú*licos, onde tod*s esses entraves </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> **la*io*ados diretame**e à cultura bur*crátic* enr*izada q*e foram formas adotadas p*ra </line>
<line> e*itar *r*tica* c*ie*telistas ou pat*imonialistas. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda que a **mi*istração *úblic* Bur*crática </line>
<line> tenha *ido cr*ada par* com*ater </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> corrupção e * ne*otismo at*av*s de proc*ssos e co*trole* mai* rígidos, o Es*ado *om is*o </line>
<line> *olta-se para si mesmo, afetando d*sta forma sua missão b*sic* que é de servir * sociedade. </line>
<line> As incapacidad*s e *neficiências do Esta*o para servir à soci*dade, entretanto, n*o *e </line>
</par>
<par>
<line> revelaram d*te*minantes </line>
<line> na é*oc* em que houve o *u*gi*ent* d* *dm*nistra*ão </line>
<line> pú*lica </line>
</par>
<par>
<line> burocrática devido aos s*rv*ços do Est*do *erem muito reduzid*, **m**ando-*e * admini*tr*r a </line>
<line> jus*iça d* forma a garan**r s*us **nt*atos e propri*dade*. </line>
<line> Co* o surg*mento da Administra*ão Públic* Gerencial, tam*ém chamada de Nova </line>
</par>
<par>
<line> *dminist*açã* Púb*ica, com vistas à redução de custos e </line>
<line> ao a*mento da qualidade dos </line>
</par>
<par>
<line> serviços *rest*d*s para a soci*dade, de*idame*te or*entada pel** valores da eficiênci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade, al*m do dese*volvimento de uma c*ltura gerencial nas </line>
<line> organiz*ções, </line>
<line> con*t*t*i-se </line>
</par>
<par>
<line> um avan*o e a*é cer*o ponto um ro*pimento c*m * administração pú*lica burocrá*ica, nã* </line>
<line> significando, e*treta*to, *u* ne*ue t**o* *s seus princípi*s. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕ*S FINAI* </line>
<line> A difere*ç* *undamental da NAP está na *orma de controle, deixan*o de se *as*ar </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> nos </line>
<line> processos e se concentrando nos resultados, * </line>
<line> n*o na rigor*sa p*ofi*siona*i*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> da adm*nistração pública, que c*nti*ua se**o um princí*io fu*dam*nta*. </line>
<line> Com isso, refle*imos a partir deste *n*aio que, embora a Administra*ão Pública t*nha </line>
<line> seus *r**cípio* de ef*ciência, regras e ri*os pr**essuais, ***es deveriam *er p*nderados pe*ante </line>
</par>
<par>
<line> a sociedade de *orma a </line>
<line> melhor atender à po*ulação nos serviço* p*estados, permanecendo o </line>
</par>
<par>
<line> p*der do Estado vi*cula*o ao* princí*ios da ética e da *esponsabilidade. </line>
<line> Embora s* *d*n*i*iquem contr*les r***dos d*s proces*os visa*do evi*ar a c*rrup*ã* e o </line>
</par>
<par>
<line> n*pot*smo, por exemplo, a qualidade fundam**tal da administração púb**ca burocrática é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> efetividade no controle dos abusos; por c*n*egu*nte, podem ser destacadas como *efeitos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*fici*ncia, a *ut**referê*cia e a in*apa*ida*e de voltar-*e p*ra o serviço ao* *idadãos vistos </line>
<line> *omo clientes. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 12, art. 14, *. 289-302, dez. 2020 www4.fs*net.c*m.**/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Crença do U*o da Buro*racia co*o Instrum*nt* de Efici*ncia *a Administraçã* Pública </line>
<line> 299 </line>
</par>
<par>
<line> Até certo po*to a No*a Admin*st*aç*o Públ*ca po*e ser c*nsiderada com la*os </line>
<line> rompido* c*m a administração p**lica burocrática, todavia, mantém con**rva*os alguns </line>
<line> p*in**pios fundame*tais, di**renciando-se fundamental*e**e na forma *e control* onde deixa </line>
<line> *e *e basear nos processos para se concent*ar nos resultados. </line>
<line> Berger *ucka* (1966) em u** *ompr*ensão sociológica da "realid*de" e do </line>
<line> "*onhecimento" considera que o sociól*go, pela sua própria ló*ica, seri* *orçado a perguntar </line>
<line> s* a diferenç* en*re as duas "realidades" não pode ser comp*e**dida com *elação *s **ria* </line>
<line> diferença* entr* as duas sociedades. Já o filós*fo é prof*ss**na*mente *brigado a não </line>
<line> considerar nad* como verda**ir* e a obter * máxima clarez* com re*pe*to ao stat*s *ltimo </line>
<line> daq*i*o *ue o homem d* rua acredita ser a "real**ade" * o "conhecimento". </line>
<line> Conside*an*o duas real**a*es, s**d* uma c*m ex*essos *e *egras e ritos processu*is </line>
</par>
<par>
<line> arraiga*os n* b*rocracia *utra *o controle g*rencial c*m foco nos re*ul*ados, podemos e </line>
<line> questionar s* de fato a **serção da buro*r*cia traz mais benefíci*s para o c**trole do Estado, </line>
<line> *odavia, também questionamos se ape*as contro*es ger**ciais fo*ados em *esul*a**s são </line>
<line> suficiente*, por e*emp*o, pa*a minimizar, *l*m*nar ou reduzir priv*légio*, *o*rupção e práticas </line>
<line> de nepotismo patrimonialista. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> A*RUC*O, F. L; LOUREIRO, M. R. </line>
<line> *u*ocr**ia * </line>
<line> o*dem de*ocrática: desafios </line>
</par>
<par>
<line> contem*orâneos e experiência brasile*ra. 201*. </line>
<line> ANDION, C. P*r **a *ov* i*t*rpretação das mudanças ** par*digma *a admini*tração </line>
<line> púb*ica. Cad. *BAPE.B*, Rio de Janeiro, *. l0, n.1, p. 1-19, mar. 2012. </line>
<line> ARAGÃO, *. V. Burocr*cia, ef*ciência e modelos *e gestão públ*ca: um e*s*io. 199*. </line>
</par>
<par>
<line> BAR***AY, M. Breaking t*rough burea*cracy: a </line>
<line> new *ision for managing i* </line>
</par>
<par>
<line> governm*nt. Berke*ey: University of C*lifornia Press, 1992. </line>
</par>
<par>
<line> BER*SON, *. Productivit* and t*e Social S*st*m: t*e U*SR and the West. Harvard </line>
<line> Univ*rsity P*ess, 1978. </line>
<line> BE*GSON, H. As *uas faces da *oral e da rel*gião. 1. ed. Rio de Janeiro, *ahar, 1978. p. </line>
<line> 182. </line>
<line> B*X, R. C.; M*RSHALL, G. S.; R*ED, B. J.; REED, C. M. N*w publ*c man*gement and </line>
<line> **bstan*ive democr*cy. Publi* Ad**nistra*ion Revi*w. v. 61, n. 5, p. 6*8-619, 2001. </line>
</par>
<par>
<line> BRESS** PEREIRA, L. C.; PRESTES M**TA, F. C. Introdução </line>
<line> à organização </line>
</par>
<par>
<line> b*rocr*tica. Sã* Paulo : Br*silien*e, 1**0. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, *. 1*, n. 1*, ar*. *4, p. 289-302, dez. 2020 </line>
<line> www*.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. F. Mandar*no, J. S. Gome* </line>
<line> 300 </line>
</par>
<par>
<line> BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração p*blica bu**crática à gerenci*l. 1*96. </line>
<line> CORDEIR*, W. M. Buroc*acia na *onst*ução da Adminis*raç** Públ*ca d* Sé*ulo X**: </line>
<line> uma reflexão teórica, **17. </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, F. L. Programa de *studos e </line>
<line> P*squi**s em r*forma d* *sta*o e Governança. </line>
</par>
<par>
<line> Revista de A**inistração Públ*ca, R*o de *ane*ro, v. 34, n. 1, p. 267-70, 2000. </line>
<line> DELEON, L.; DENHAR*T, R. B. The pol**ical theory *f rein**nt*on. ***lic </line>
<line> Admini*tra*ion Review, v. 60, n. 2, p. 8*-9*, 2000. </line>
<line> DELLAGNELO, E. Li; **CHA*O-DA-S**VA, C. L. N*vas for*a* organizacionais: </line>
<line> onde se en**ntr*m as evidências empíricas de ruptu** co* o m*delo b*rocr*t*co ** </line>
<line> organiza*õe*? Org*nizaç*es & *ociedade, *. 7, *. 19, p. 19-*3, 200*. </line>
<line> DENHARDT, R. B. Te**ias da adm*nistração *ública. São *aulo: Cengage *earnin*, </line>
<line> 2012. </line>
<line> DI PIETRO, *. S. Z. *ire*to Administrativo. 18. e*. São Paulo: At**s, 2005. </line>
<line> DO ESTAD*, **mara da Reforma. Pla*o direto* da reforma do a**relho do </line>
<line> E*t*d*. B*asília: *a*e, 1995. </line>
<line> F*R*A, J. H; ME*EGHE*TI, F. K. Burocracia c*mo o**aniza*ão, poder e con*role. RAE- </line>
<line> Revista de Administr*ção de Empresas, v. 51, n. 5, p. 4*4-4*9, 2011. </line>
<line> FUMERTON, R. Epi*temolog**. Edit**a Vozes Limit*da, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> GA*TAN*, F. O reco*rente apelo d*s re*orma* </line>
<line> *e*enciais: *ma b*eve </line>
<line> c*mparação. Revi*ta </line>
</par>
<par>
<line> do Serviço Público, Brasíl*a, v. 5*, n. 4, p. 2*- 41, 2003. </line>
</par>
<par>
<line> *IRGLIOLI. P. P. Bur*cracia. In: *obbio, *orberto et *l. Dicionár** de *o*ític*. </line>
<line> 7. ed. </line>
</par>
<par>
<line> Brasí*i*, UnB, *.1, 199*. </line>
</par>
<par>
<line> HESSEN, J; *O*REIA, A. *eor*a do conhecimento. São P*ulo: Mart*ns Fontes, 1999. </line>
</par>
<par>
<line> HIRS*HMAN, A. The *a*sions and the int**est*: pol*tical argu*ent* for ca*italism </line>
<line> before I*s triumph. Princeton: Princeton *niversity Press, 1*78. </line>
<line> HOOD, C. The "new public management" in the 1980s: va*iati*ns on a t*eme. Accounti*g, </line>
<line> O*ganizations and So*iety, v. *0, n. 2/3, p. 93-109, 1995. </line>
<line> KETLL, *. *. The g*obal public man*gement revolu*i*n. Washi*gton: Brookings </line>
<line> In*tit*tions Press, 2000. </line>
<line> K*ERING, L. *; CAMPOS SOARES P, M; GUADAGNIN, L. A. Novo* Caminhos da </line>
<line> A***nistraçã* Púb*ica Brasile*ra. Análise, v. 21, n. 1, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Ter*sina, v. **, n. 12, art. 1*, p. 289-302, d*z. 202* </line>
<line> *ww4.*sanet.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Crença do Uso da *uroc*acia como Instrument* de Efici*ncia na *dmi*istração Pública </line>
<line> 30* </line>
</par>
<par>
<line> *LI*N, E. H. Complexity theory and public administration: what\s new. Publ*c Management </line>
<line> R*view, v. 10, n. 3, p. 299-317, 200*. </line>
<line> LANE, J.-E. New *ublic manageme*t. Lo*dr*s: Routledge, *000. </line>
<line> LEAL, A et al. Teoria da burocracia: uma reflex*o para a enfermagem. Revista Contex** & </line>
<line> Saúde, v. 11, n. 20, p. **81-1**4, 2*11. </line>
<line> MARI*I, C. Aspectos cont*mp*râne** do *ebate sobr* reforma ** admi*ist*a*ã* púb*ic* no </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il: * a*enda h*rdada e as </line>
<line> novas perspectivas. VII* Congresso I*ternac*onal Del Cla* </line>
</par>
<par>
<line> sobre la R*forma Del Estado y de la Admin*st*ación Pública, *ana*á: p. 2*-3*, 20**. </line>
<line> MERTON, R *t a* Reading i* Bureau*racy. Was*ington: Free P*ess, 1952. </line>
</par>
<par>
<line> *LIVEIRA, *. A. * burocracia w*beriana e a </line>
<line> admi*istra**o federal b*asilei*a. Revista de </line>
</par>
<par>
<line> Administraçã* P*b*ica, v. 4, n. *, p. 47-74, 197*. </line>
</par>
<par>
<line> OSBORNE, D; GAEBLER, </line>
<line> T. **in*entin* go*e*nment: how the ent*ep*eneur**l spi*it *s </line>
</par>
<par>
<line> trans*orming the p*bli* *ector. Reading, MA: A*dison-Wesley, *992. </line>
<line> O*ZLA*, *. Notas críti*as para u*a *eo*ia de la b*ro*r*cia est*tal. Desa*ollo </line>
<line> ec*nôm*co, n. 2, p.2*l-247, jul/set. 1979. </line>
<line> POLLITT, C; BOUCKA*RT, G. *valiando r*form*s d* g*stão pú*l*ca: *ma pe*spect*va </line>
<line> internacional. Revista do Serviço Público, v. 53, n. 3, p. 5-30, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> R*MOS, A. G. * </line>
<line> nova ciê*cia das orga*izações: *ma reconceituação da riqueza **s </line>
</par>
<par>
<line> naçõe*. Rio de J*neiro: Ed. FG*, **8*. </line>
</par>
<par>
<line> RAMOS, G. *dministraç*o e Con*exto brasilei*o - esboço d* uma teoria geral </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistraç*o. *. ed. Rio de Janeiro: Editora *a Fundação *etúl*o Vargas, 1983. </line>
</par>
<par>
<line> SALM, J. F; MENE*ASSO, *. E. Os *od*los de administração pública como estrat*gias </line>
<line> com**em*ntares para a cop*oduçã* do bem públ*co. Rev*s*a de Ciências da Adm*nist*ação, </line>
<line> v. 11, *. 25, p. 8*-104, *009. </line>
<line> SARAIVA, L. A. *; *APE*ÃO, *uiz *onzag* Ferr*ir*. A no*a adm*nistração pública e o </line>
</par>
<par>
<line> **co no cidadão: burocra*ia X ma*keti*g. Revista d* *dminist*açã* P**lica, </line>
<line> *. 34, </line>
<line> n. 2, </line>
</par>
<par>
<line> 2000. </line>
</par>
<par>
<line> *C*W**TZMAN, *. Dese**enh* e co*trole na reforma </line>
<line> *dministr*tiva. Te*t* para </line>
</par>
<par>
<line> Di*cus*ão n.8. Bra*í*ia, MARE/ENAP, **96. </line>
</par>
<par>
<line> SECCHI, *. M*de*os o*ganizacionais e reformas da *d*in*st*ação p*blica. 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> SI*VA, L A. A; GRZYBOVSK*, D; MIGOTT, *. A aplica*ão conceitua* da Te*ri* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Burocracia na *rea da enfermagem: **a an*lise empírica das institui*õe* *ospi*alares </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Passo Fundo (RS). S*o Pa**o: Caderno de Pesqu*sas em Administr*ção, v.08, n0 1, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 17, n. 1*, *rt. 14, p. 289-*02, dez. 2020 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. F. M**darino, J. S. Gomes </line>
<line> 30* </line>
</par>
<par>
<line> SPICER, *. Pub*ic admin*strat*o*, the his**** of ideas, and th* reinven*ing g*v*rnment </line>
<line> **vemen*. Public A*ministration Review, v. 64, n. 3, p. 353- 362, 2004. </line>
<line> T*ISMAN, G. *. Com*le**t* and management of i*p*ovement programmers: an </line>
<line> evolutionary approach. Public Management Rev*ew. V. 1*, N. *, 2*08, p. 341-**9. </line>
<line> *ERRY, L. Th* th*nn*n* o* administr*tive institutions in the hollw state. Administra*ion </line>
<line> & Soc*e*y, v. 37, n. 4, p. 426-444, 2005. </line>
<line> WEB*R, M. Ensaios de *oci**o*ia. 5. ed. Rio d* Jan*iro: LTC Edito**, 1982. </line>
<line> *I*CKEN, P. Império à d**i*a: * cort* portuguesa no Rio *e Jane*ro, 1808- 1821. R*o de </line>
<line> *aneiro: E*itora o*jetiva Ltd*., 2004. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o Refere*ciar este Artigo, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<line> MAND*RINO, M. </line>
<line> L. F; GOME*, J. *. * Crenç* do Uso da Burocra*ia como Instr*mento de </line>
</par>
<par>
<line> Eficiência na Ad*ini*tração Pública. R*v. FS*, Te*esina, v.1*, n. 12, art. 14, p. 289-3*2, dez. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> *on*rib*ição dos A*to*es </line>
<line> *. L. F. Mandarino </line>
<line> J. S. Gomes </line>
</par>
<par>
<line> 1) *onc*pção * planej*m*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpre*ação dos *ad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *l*boração do rasc*nho ou na r*visão crítica *o con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na aprovação *a versão fin*l do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 17, n. *2, art. 14, p. *89-*02, de*. 2020 </line>
<line> www4.fsa***.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)