Estratégias de Comunicação na Escola – Estudantes em Meio à Pandemia da Covid-19 / Communication Strategies School – Students in the Middle of the Covid-19 Pandemic

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo


A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes–escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF, também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes.

 

Palavras-chave: Escola. Estudantes. Comunicação. Educação. COVID-19.

 

ABSTRACT

 

The arrival of the COVID-19 pandemic changed, very quickly, various forms of life in contemporary society, among them, the teaching and learning processes in schools had to be reconsidered in an emergency way. This work had as main objective to analyze the organization and systematization of the activities of the remote studies presented on the website of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as a way to understand how students-school communication took place in the midst of the COVID pandemic -19. To this end, a case study was conducted based on public information posted weekly on the institution's website, in order to find examples and models of how the school institution's communication process with its student interlocutors occurred, in the midst of the planned. It was possible to verify that the layout used for the presentation of weekly remote activities by series and discipline favored the understanding of what should be done and forwarded by the students. Other formats, in addition to PDF activities, were also found, such as activities via the Google Classroom platform. Therefore, considering that this is an exceptional moment for which education as a whole was not prepared to experience, the model adopted by the institution studied showed significant successes that boosted the school's communication processes with its students.

 

Keywords: School. Students. Comunication. Education. COVID-19.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Portaria UFRGS nº 2286 de 17 de março de 2020. Para fins de intensificar as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 (novo Coronavírus), além de manter aquelas já estabelecidas pelo Comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da COVID-19, no âmbito das UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/reitoria-institui-portarias-que-regulam-atividades-durante-periodo-de-suspensao-de-aulas. Acesso em: 22 out. 2020.

CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

DOOLEY, Larry McCoy. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources (4), 335-354, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LIU, Zhonghua et al. The epidemiological characteristics of an outbreak of 2019 novel coronavirus diseases (COVID-19) in China. Chinese Medical Association Publishing. Vol 41(2), p. 145-151. Fev, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32064853. Acesso em: 22 out. 2020.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: Revista de educação, Vol 2(2),2010.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. O papel da Geografia diante da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020a. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Nedel Acesso em: 22 out. 2020.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “O antes, o agora e o depois”: alguns desafios para a educação básica frente à pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020b. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/NedelOliveira Acesso em: 22 out. 2020.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. Juventudes, escola e cidade na pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 10, 2020c. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraNedel Acesso em: 22 out. 2020.

SILVA, Antônio Augusto Moura da. Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, mar, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2020.v23/e200021/. Acesso em: 22 out. 2020.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; GUIMARÃES, Raul Borges. Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia. Acesso em: 22 out. 2020.

STAKE, Robert. Case Studies. In DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Handbook of qualitative research (pp. 236-247). Newsbury Park: Sage, 1994.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa Revista SOCERJ. 2007; 20(5):383-386. Disponível em: https://www.academia.edu/18473787/O_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa. Acesso em: 22 out. 2020.

WANG, Chen et al. A novel coronavirus outbreak of global health concern. The Lancet. Vol 395 Fev, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930185-9. Acesso em: 22 out. 2020.

YIN, Robert. Applications of case study research. Beverly Hills, CA: Sage Publishing, 1993.

YIN, Rober. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZHU, Na et al. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. The new england journal of medicine. v. 382-8. Fev, 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa2001017?articleTools=true. Acesso em: 22 out. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.12.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)