<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 10, p. 200-21*, d*z. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*0 </line>
</par>
<par>
<line> Estratégias de Comunicação na *s*ola - Estud*nt*s em Me** à Pandemia da C**id-19 </line>
<line> Commun*cation Stra*egie* S*hool - Stud*nts in the Mid**e of t*e Covid-19 *and*mic </line>
</par>
<par>
<line> Vi*t*r Hugo N*del Oliveira </line>
<line> Doutor *m E*ucação pela Pon***ícia Univ*rsidade Católi*a do Rio Gr*nde do Sul </line>
<line> Pr*fessor do Depart*me*to de Humanidad*s da Unive*si*ade Fede**l do Rio *ra*de do Sul </line>
<line> E-ma*l: **ctor.juv*ntudes@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Vic*or Hugo Nede* Oliveira </line>
<line> Editor-C*efe: *r. Tonny Kerle* de A*en*ar </line>
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<line> Un*versidad* Fe*e*al do Rio G*and* do Sul - Av. Bento </line>
<line> *odrigues </line>
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<line> Gonçalves, 8850, Agron*mia, CEP: 91.501.-97*, P*r*o </line>
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<line> *le*re/RS, *ras**. </line>
<line> Artigo recebido *m *3/10/2*20. Última </line>
<line> v*rsão </line>
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<line> rec**i*a em 04/11/2020. Aprovado e* 05/11/2*2*. </line>
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<line> Avaliado **l* sis*ema Trip*e Review: De** Review a) </line>
<line> *elo Edi*or-Chefe; e *) Doub*e Blind Re*iew </line>
<line> (aval*ação c*ga por doi* *valiador*s da área). </line>
<line> Revis*o: Gr*m*tical, Normativa e de *o*mataçã* </line>
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<line> Estrat**ias de *omunicação na Escola - *studa**es em Meio à Pandemia da Co*id-19 </line>
<line> 201 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> A chegada da pandem*a da CO*I*-19 mudou, m*ito rapid*men*e, *ári*s formas de vi*a da </line>
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<par>
<line> sociedade contem*orânea, </line>
<line> en*re e*s*s, os pr*cessos de ensino e ap*endizagem *as **colas </line>
</par>
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<line> t*veram *e ser r*p*nsad*s de maneira emerg*nci*l. Esse trabalho *eve como princip*l **je*ivo </line>
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<par>
<line> anali*ar a organiz*ção *istematiza*ão das ativ*dades dos estudos remotos ap*es*nt*dos no e </line>
<line> site do Colégio de Apl*cação *a Un*versidade Federal do Rio G*ande do Sul, *omo *orma de </line>
<line> en*ender como se deu a comunicaçã* estudant**-escola em meio à pandemia da CO*I*-*9. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra isso, f** rea*iz*d* </line>
<line> *m </line>
<line> estudo d* </line>
<line> caso a *artir da* informaçõe* p*blicas </line>
<line> *ostadas, </line>
</par>
<par>
<line> semanalmente, no *i*e </line>
<line> *a instituiç*o, </line>
<line> de maneira a </line>
<line> en*o**r*r **emplos e mode*os de </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu * pr*cess* de comun*cação da i*stitui*ão escola com seus interlocutores est**antes, </line>
</par>
<par>
<line> em meio ao *enário não planejado. Foi *o*sível ve*ificar qu* o *a*out utilizado para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apresent*ção das a*i*idades remotas sema*ais por *é*ie e disciplina favorece* o en*endimento </line>
</par>
<par>
<line> *o q*e deveria s*r realizad* e encam*n*ad* *or </line>
<line> p*r*e </line>
<line> **s estud*nte*. O**ros *orm*t*s, </line>
<line> par* </line>
</par>
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<line> além *as ativida*e* *m PDF, ta*bém fo*am enco**r*dos, como as *tividades via plataform* </line>
<line> Google Sala de Aula. Considera-se, po*tanto, em se tratando de um mo*ento excepcional </line>
<line> pelo qual a educ*ção co*o um todo não estava pr*parada pa*a vi*encia*, o *odel* adotado </line>
<line> pela institui**o es*udada apre*entou signif*cativos acertos que impulsionaram os **ocessos de </line>
<line> comuni*ação da escola com se*s estu*antes. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Escola. Estudantes. Comunic*ção. Edu*açã*. COVID-19. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> The a*rival o* the COVID-1* pandemic c*ange*, very </line>
<line> *uickl*, various forms of life i* </line>
</par>
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<line> contemporary soci*ty, *mong them, the *eaching and learnin* processes i* schools had to *e </line>
</par>
<par>
<line> reconsidere* in an emergency </line>
<line> way. **is work had as *ain </line>
<line> objectiv* to analyze the </line>
</par>
<par>
<line> organi*a*ion an* s*stematization of the *ctivitie* of the remote stud*es </line>
<line> p*e**nted on the </line>
</par>
<par>
<line> webs*te of t*e Colégio *e Aplic*ção of the Universidad* Fe*e*al d* Rio Grand* do Sul, as a </line>
<line> way to u*de*stan* how student*-sc*ool c*mmunica*io* took place in th* *idst of t** COVID </line>
</par>
<par>
<line> pandemi* -1*. To this </line>
<line> end, * </line>
<line> cas* </line>
<line> st**y was conducted b*s*d on </line>
<line> public information p*sted </line>
</par>
<par>
<line> weekly *n the institu*ion's web*ite, in orde* to </line>
<line> *ind *xampl*s and models o* how th* school </line>
</par>
<par>
<line> institutio*'s com*un*cat*on process w*th its s*uden* i*terlocutor* o*cu*r*d, in t*e midst of *he </line>
<line> planne*. It was p*ssible to *erify that the layout u*ed for the p*esentat*on of weekly remote </line>
</par>
<par>
<line> act**ities </line>
<line> by ser*es and di*cipline favored the understanding *f what shou*d </line>
<line> be do** an* </line>
</par>
<par>
<line> forwarded by t*e stude***. Other *ormats, i* addition to PDF ac*ivit*e*, were al*o *ou*d, su*h </line>
<line> as a*t*vities via the Google Classroom *latform. There**re, considering t*at this is an </line>
</par>
<par>
<line> *xce*tiona* *o*ent for whi*h educati*n </line>
<line> as a whole was n*t p*epared to experience, the </line>
</par>
<par>
<line> m*del </line>
<line> *dopted *y the instit*tion </line>
<line> studi** showed *ignific*nt suc*esses that boosted the </line>
</par>
<par>
<line> school's *ommun**ation proce*ses wi*h *** s*u*ents. </line>
<line> *e*words: *chool. Stude*ts. C*mu**cation. Edu*ation. COVID-19. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. *7, n. *2, art. 10, p. 200-214, dez. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
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<line> V. H. N. Oliveira </line>
<line> 2*2 </line>
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<line> * IN*ROD*ÇÃO </line>
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<line> Na vira*a d* ano *e **19 para o ano de *0*0, os países (mundo), com *nício na China, </line>
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<line> foram *ur*r*endido* com * chegada d**ui*o *ue, atualme*t*, já é </line>
<line> nomeada como "a *aio* </line>
</par>
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<line> ****emia </line>
<line> do *ltimo século", originár*a de uma nova classe do Coronavírus, Sar*-*oV-2, o </line>
</par>
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<line> causa**r* da doen*a denomi*ad* COV*D-**. Em tem*o *ecorde, **rias pesqu*sas (WANG et </line>
<line> al, 2020; LIU *t al, 2020;) re**iz*m *s pr*meiros estudos do* impactos *o vír*s e comprova* </line>
</par>
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<line> * imperativa *ecessidade *e tomada de *edi*as </line>
<line> *e *on*enção </line>
<line> da propag**ã* da </line>
<line> doença, </line>
</par>
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<line> dent*e ** princi*ais m*did*s </line>
<line> está o *sola**n*o social, cu**s estu**s vêm evidenciando </line>
<line> q* e </line>
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<par>
<line> colab*ra *om o achat*mento da curva d* contamina*ão e o limite *o *up*rte *e acolhi*ento </line>
<line> *os múltiplos **s**mas de s*úde (SILVA, 2020; BRA*IL, 202*a; SP*SITO, GUIMA*ÃES, </line>
<line> 20*0). </line>
</par>
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<line> *ad* * cená*io de um mundo buscand* o is*lamento e o dis*a*cia*ento **cial, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> gran*e o </line>
<line> núm**o de a**vidades *u* pr*c*saram ser momentane*mente interdita**s *u ter*m </line>
</par>
<par>
<line> s*a lo*ís*ica inteira*en*e r*pensa*a. Gr***es peque*os shoppin*s fo*am fechados, com e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> intuito de evitar as aglomer*ções; *s pessoas com mais de 60 anos f*ram recomendadas a nã* </line>
</par>
<par>
<line> circularem nas ruas, p*r formar*m parte </line>
<line> do grupo de *ai** risco d* v*rus, na *ase agu*a da </line>
</par>
<par>
<line> doen*a; v*r*o* tipo* de comér*ios *e*omin*dos não-essencia*s também foram *echa**s, com </line>
<line> **s*as a **omover * n*cessár*o afastamento de *es*oas; * fo*ma de *el*-trabalho ou home </line>
<line> office foi inst*lad* *a* empresas e, aind*, e*colas e un**ersidades foram *echadas, evi*ando, </line>
<line> assim, as ag**meraçõ*s d* a*unos * profes*or*s *as sala* de aula e nos ambie*tes aca**micos </line>
<line> (O**VEIR*, 2020b). </line>
<line> Busc*n*o atende* às ações do* órgãos re*ul*dores de g*stão, a Un*vers*d*d* Federal </line>
</par>
<par>
<line> *o Rio Grand* do Su* (UFRGS), através </line>
<line> da Portaria </line>
<line> 2.28*/2020 (BRASIL, *02*b), </line>
<line> de*idi* </line>
</par>
<par>
<line> que as ati*idade* de en*ino presenciais ficariam suspens*s *nquanto dura*se pandemia ou a </line>
<line> e*quant* *ão fo*sem liberadas p*las *utori**des de saúde. Assim *ue a *eferid* *ortaria foi </line>
<line> *ublicada, a *ireção do Colé*i* de Aplicaçã* da U*R** tratou d* organizar a reali*ação de </line>
<line> est*dos r*mo*os, v*sando garant*r a c**tin*idade do proces*o pedag*gico * mante* o **nculo </line>
<line> dos alunos com a instituição e com sua* aprendiz*gens. Par* isso, *s docente* f*ram </line>
<line> *nformado* que ter*am *e org**iza* atividades *eman*is ** quais *e*iam publi*iz*das no sítio </line>
<line> eletrônico da instituição para o **e*so e a real*z*ção d*s estudantes. </line>
</par>
<par>
<line> Este a*tigo tem como *rinc*p*l </line>
<line> ob**t*vo </line>
<line> analisar a or**ni*ação e sis**m*ti*a*ão das </line>
</par>
<par>
<line> at*vid*d*s do* estu*os remot*s apre*entados no </line>
<line> site do Col*gio </line>
<line> de Aplicaç*o da UFRG*, </line>
</par>
<par>
<line> como forma de *ntender c*mo se deu * comuni**ção estudantes - *sco*a em meio à p*ndemia </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 1*, art. 10, *. *00-214, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Estratégias d* *omun*caç*o na *scola - Estudantes em Meio à Pa*demia *a Covid-19 </line>
<line> 203 </line>
</par>
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<line> da COVID-19. Apresenta-s*, ao l*ng* do t*xto, * metodol*gia </line>
<line> de estudo de c**o, ado***a </line>
</par>
<par>
<line> para a *nvestigação, **gu*da da aprese*tação, análi*e e discussão do* resultados da p*squisa e, </line>
<line> po* fim, c*m algumas cons*derações *ara *efletir sob*e nossa con*ição de educado*es e de </line>
<line> so*ied*de ao final da pandem*a pela q*al **an*correm*s. </line>
<line> 2 *ETODOLOGIA </line>
<line> A *efi*ição e escolha meto**lógica utilizada na *re*ente investigação foi o "*studo *e </line>
<line> caso", de*in*do por autores, *om* Yin (1993, 2005) e Stake (1999), defend*ndo o p*nsa*e*to </line>
<line> de **e um "ca*o" *on*orma-se como **a situação definida, a*nd* que seja uma decisão, p*r </line>
<line> *xemplo, como é o caso em **e*t*o: a decisã* *a real*zação de estud*s d*micilia*es remotos, </line>
<line> *ado o *echamento das escolas em decorrência da pandemia da CO*ID-*9 e co*o se de* o </line>
<line> *cesso e a *om*nicação entre a es*ola e se** estudantes nest* c*ntext*. </line>
<line> Em conjunto c*m o propost* por Do*ley (2002, *. 344), é possível afi*mar *u* </line>
</par>
<par>
<line> "in*estigadore* </line>
<line> d* várias d*sciplinas </line>
<line> usam o méto*o de investigação do </line>
<line> est*do *e ca*o p*ra </line>
</par>
<par>
<line> [...] explora*, ou para de*crev*r um objeto ou fenômen*". Nes*e sentido, ao </line>
<line> explor*r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *escrever *m f*nômeno que nunca antes for* vivid* na nossa história recente - a realiz*ção </line>
<line> de estudos *e*ot*s em decorrência *o i*olamento *oc*al haja vista a *itua**o ** emergência </line>
</par>
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<line> sanitária em oc*rrência na maio*ia dos países do planeta - cumpre-*e c*m a noção </line>
<line> *e um </line>
</par>
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<line> estudo de caso. </line>
</par>
<par>
<line> Na esteira de Y*n (2005, p. *2), qu*ndo se l**bra *a proemi*ê*cia do c*nt*xto </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> curso, dia*te da an*l*se *o ca*o estudado, afirm* que um estudo de *aso é uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> empíric* q*e in*estiga *m fe*ômen* atual de*tro do se* </line>
<line> c*ntexto de </line>
<line> vida real. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> entend*me*t*, ain*a que seja claro * contexto em a*da*e*to - *and*mia ** CO*ID-19 - é </line>
</par>
<par>
<line> imp*rta*te que se tenha a ate*ção necessária às conse**ências e, n*sse caso espec*fic*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *echamen*o d* escolas é o que se re*ere o co*texto em an*lis*. </line>
</par>
<par>
<line> Est* es*udo de c*so te*e como coleta de da*os as fontes documen*ais </line>
<line> que *s </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logias da comunicaçã* permitem obtenção (MEIRINHO*; OSÓRIO, 20*0), quais </line>
<line> sejam: as in*ormações obt*das *m re*açã* à institui**o em apreciaçã*, a partir da web site de </line>
</par>
<par>
<line> ac*sso </line>
<line> públic* (*ttp*://www.ufrg*.br/colegio*ea*licaca*/), onde fo*am encaminhadas, tod*s </line>
</par>
<par>
<line> as semanas, as a*ivida*e* *os *omp*nent** curriculares. Vi*and* * garantia dos cuidados </line>
</par>
<par>
<line> éticos necess*rios, foi levada em </line>
<line> c*nsideração * Resolução *10, de 7 </line>
<line> de abri* d* 2016, do </line>
</par>
<par>
<line> Co*selh* *acion*l *e Saúd* (BRASIL, </line>
<line> 2016), a qual trata *o*r* ***ca na *esquisa </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Ciência* Humana*. No *rtigo 1º, Parágrafo *nico, *t*m II, é </line>
<line> afirmado que as inve*ti*ações </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, *ere*ina PI, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-*14, de*. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. N. Ol*veira </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> qu* u*il**am de *nfo*mações de acesso público, como é o caso d* pres*nte, não serão </line>
<line> *egist*adas nem avali**as *elo sistema CE*/CONEP. Ainda ass*m, em garantia ao anonimato </line>
<line> d*s doc**tes e estudantes, os respecti*o* nom*s fora* omitidos. </line>
</par>
<par>
<line> O corpus </line>
<line> da </line>
<line> aná*ise foi, po*tanto, o conjunto de **formações </line>
<line> *ncontradas no site da </line>
</par>
<par>
<line> instituição em </line>
<line> *nálise, Colégio de Aplicaç*o da UFRGS e </line>
<line> todas as form*s de comunicação </line>
</par>
<par>
<line> entre *scola (* seus </line>
<line> profess*r*s) </line>
<line> *** </line>
<line> os e*tud*ntes (e su*s famílias). Navegou-se, portanto, </line>
</par>
<par>
<line> nos links encontr*do* referentes aos estudo* re*otos com o intuito de verific** como </line>
<line> oc****r*m os pr*c*sso* de comunicaç** entre os s*jeitos *nvolvi*os. </line>
<line> *m comunhão com * proposto por Ventura (20*7), como *e t*atou de estudo de *aso, </line>
<line> os pe*q*isado*es devem defini* antecipadamente o plano de análise e *ambé* util*zar de </line>
<line> *ate*orias analí*icas ori*nd*s de teorias reconhe*idas no campo do conhecim*nto. **ra tanto, </line>
<line> do c*nju*to de *le*e*t*s en*o*trados no sít*o eletrônico ** insti*uiç**, foram debru*ados em </line>
<line> mo*entos analític*s que de*sem co*ta, justamente, de entender c*m* *s process*s de </line>
<line> co*unicaçã* estu*a*te - escola ocorriam. </line>
<line> 3 RESULTA*OS * **SCUSSÕES </line>
<line> Em relação *o formato de disponi*i*ização d*s mater*ais av*l**do* que form*ram o </line>
</par>
<par>
<line> co*pus da pesqui*a, ao a***sar o we* site do estabeleci*ento, </line>
<line> Col*gio de Aplicaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> UFR*S, (**tps://www.ufrgs.br/c*legio*e*plicacao/), os est*dantes *eparavam-*e com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comunicado *m tela inicial qual continh* o anúncio principal que lev*va para o link do* o </line>
<line> estud*s remot*s, se*anais, de acord* com a *m*gem de ca*tura de tela que é apre*e*tada na </line>
<line> *equê*ci*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 12, art. 10, p. 200-21*, dez. 20*0 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estraté*ias de Co*unic*ç*o na Esco*a - Estu*ant*s em Meio à Pandemia da C*v*d-1* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 1 - Ace*so ini*ial ao site do Colégio de A*li*ação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: C*l*gio d* Aplica*ão *a UF*GS (2020). </line>
<line> O texto que c*ntinha no referid* "comunicado" er* o seguinte: "Preza*os estudantes * </line>
<line> f*miliares, com a i*eia básica d* pre*ervar o vín*ulo d* *studante com o colégio, </line>
</par>
<par>
<line> in*ormamos qu* estão **spon*veis os estudo* dirigidos de c*da etapa </line>
<line> e/ou modalidade de </line>
</par>
<par>
<line> ensino *elativos às sem*nas 1, 2 e 3. Tais </line>
<line> estudos deverão ser realizados ** sua* *asas, </line>
</par>
<par>
<line> remotamente, de ac*rd* *om as *rientações encaminhadas juntamente com os mesmos. Para </line>
<line> acessá-los, c*iq*e *o li*k abaixo". A part*r *esse text* inf*rmativo inicial, os estudantes </line>
<line> ti*ham imediato acesso: a) ao objet*vo das *a*e*as: preserv*r o *ínculo; b) aos materi*is dos </line>
</par>
<par>
<line> estud** remotos; *o *ormato de c) </line>
<line> *eali**ção: de suas casas, rem*t*mente; d) às orientações </line>
</par>
<par>
<line> es*ecí*icas de cada material, ao ac*ssá-l*. </line>
<line> No mome*to em qu* os estudantes clicavam no link referente aos "Estudos Dirigidos </line>
<line> Remo*os", de acordo com a se*ana em a*da*ento, e*e* *ra* dir*gidos a outra tela na qual </line>
</par>
<par>
<line> estavam *ndic*das as cinc* </line>
<line> equ*pe* d* trabalho </line>
<line> da instituição, qua*s se*a*: </line>
<line> "Un*alfa*", </line>
</par>
<par>
<line> *ef*rente aos ano* inic**is do en*ino fund*me*tal, 1º *o 5º anos; "Amora", referen*e **s 6º e </line>
<line> 7º anos do en*ino *undamenta*; "Pixel", referente aos 8º e 9* an*s d* ensino fundamental; </line>
</par>
<par>
<line> "En*ino Médio", *eferente a*s 1º, 2º e 3º </line>
<line> anos do ensino médio; e </line>
<line> "*JA", re*erent* às </line>
</par>
<par>
<line> t*talidades da **ucação d* Jov*ns e Adultos, de *cordo com suas e*pecificidad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* *I, v. 17, n. 12, a*t. 10, p. 200-214, dez. 2020 </line>
<line> *ww4.f*an*t.*om.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira </line>
<line> 2*6 </line>
<line> Figur* * - Tela *or Equi** de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: C*lég*o d* Apli*açã* da U*RGS (2020). </line>
<line> E*sa d*visão na segun*a te*a apresentada *os*ibilitou que os *studante* tivessem </line>
</par>
<par>
<line> ace*s* direto aos mat*riais semanais, par* os est*dos remotos, de a*ordo com a equipe </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> q**l estud*vam e, **steriorme*te, na *éri* na qua* </line>
<line> estavam ma*ric*lad*s ao longo do ano </line>
</par>
<par>
<line> leti*o *e 20*0. Ap** sele*io*ar a *eferida eq*ipe *e trab**ho, pod*riam então e*colhe* a sua </line>
<line> *u**a, e logo na sequên*** era i*dicada a t**a com as dis*iplinas relativas *quela *ta*a *a </line>
<line> escol*r**ação. Os íc*nes de ace*so a cada di*ciplina, para as atividades s*manai*, tinham </line>
</par>
<par>
<line> co**s dife*en*es </line>
<line> e uma imagem que i*dica*a sim*ologia relat*va *ssociada à área do </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento ou ao **mponente curricul*r a ser ac*ssado. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 12, art. *0, p. 200-214, dez. 20** </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*r*t**ias *e Co***icação na Escola - *studantes em Meio à Pand**ia da Covid-19 </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Aces*o aos estu*os por d*sciplinas </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Colégio de Aplicação *a UFRGS (2020). </line>
<line> E**a forma de disponibili*ar o acesso às atividades *ema**is pode *er entendida como </line>
<line> um* forma de tornar menos af*stada a comunic*ção *ntre os *studantes e seu* p**fessores, na </line>
<line> *edida em que os alunos *ncontram, no próprio web site da instituição, um am*i*nte </line>
<line> minimament* acolhedor, co**r*do * com f**uras que remontam, dir*ta*ente, ao componente </line>
<line> curric*lar r*spectivo da* ativid*d*s da semana em questão. </line>
<line> Ao clica*em *m um dos ícone* re*e*entes às d*sciplinas cu**icula**s *a página </line>
<line> demo*strada na figura anterio*, o* est*dante* *ram dirigidos para o arquivo, em *orm*to PDF, </line>
<line> *ev. FS*, Teres**a *I, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-214, dez. 2020 www4.fs*n*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. *liveira </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> no qual co*tinha a ativ*dade da se*ana, refer*nte à disciplina sele*ion***. *s ativid*des, no </line>
<line> geral, p*ssu*am *ma lauda, sendo verifi*adas a**vidades com duas ou três laud*s igualmente, </line>
<line> conforme ex**plo de a*ividad* *u* s*gue, referent* à 12ª sem*na de a*i*id*d*s da disc**lina </line>
<line> de Geograf*a, n* 6º ano do *nsino fundamental. </line>
<line> Figura 4 - E*emp*o de at*v*da*e encaminhada </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Colégio de *plicação da U**GS (2020). </line>
<line> *onstata-** *ue as ativida*e* *oss**am u* cabeçalho padrã*, no *ual havia es*aço </line>
<line> para preen*himento do nome dos estuda**es e inf*r*açõ*s c*mo: nome e e-mail do professor </line>
<line> (q*e, nesse exemplo, foram borrados e* r*speito ao *nonimato c*ja garantia ét*ca preconiz*), </line>
<line> *omponente curr*cular, data da ent*eg* da at*vidade e a respectiva turma a q*e *e referia a </line>
<line> proposta. Na sequência são a*resen*adas as orient*ç**s para a realiz*çã* das at**i*ades e os </line>
<line> e*caminha*entos espe*íficos ** cad* p*oposta. No cas* do e*em*lo em tela, foi apres**tado </line>
<line> um planisfér*o como recurso vi*ual e, a partir *este re*ur*o e do link co*tido *as orientações </line>
<line> d* at*vidade, os estudantes deveri*m encam*nhar suas respostas. Em outras atividades </line>
</par>
<par>
<line> ana*is*da*, foi </line>
<line> possível perceber que múltiplos recur*os podem se* utiliz**os, como: textos, </line>
</par>
<par>
<line> imagens, lin*s </line>
<line> q*e direcionam p*r* outr*s p*ginas, tab*las, esq*emas, </line>
<line> poesias, *i*inhas, etc. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *eresina, v. 1*, n. 12, art. 10, p. *0*-214, de*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ratégias de *omu*icação na Escola - Estudantes em Meio à Pan*emi* da Covid-19 </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> Em relação ao tipo de atividad*s encamin*a*as, diver*a* possibi*idades també* puderam se* </line>
<line> *ncontra*a*, como: *uestões diss*rtativas, que*tões obj*tivas, escrita de textos, des*nhos, etc. </line>
<line> O formato *til*za*o - atividades em form*to PDF - f*vo*ec*u, p*rtanto, a potencialidade de </line>
<line> u* c*rá*er diver*o das atividades encam*nha*as s*m*nalmente. </line>
<line> É po*sí*el compr*ender q** esta for*a *e layout da d*sponibilização das a**vidades </line>
<line> dos *studos remoto*, a part*r de *m link em destaque no web si*e *o Colé*io d* Aplicação da </line>
</par>
<par>
<line> U*RGS, * qual guiava o* estud**tes </line>
<line> *t* **a sér*e, su* t*rma, </line>
<line> a* disciplinas e </line>
<line> as a*ivida*es </line>
</par>
<par>
<line> beneficiou o acesso dos alunos às ativida*es en*am*nhadas. Essa sol*ção enc*ntrada, </line>
<line> *ort*nt*, tornou mais acessív*l a com*nicação entre escola e seus estudantes * familiares. </line>
<line> Em alguns casos, os p*ofes**res indicavam, nas atividades p*blicadas no site da </line>
</par>
<par>
<line> instituição, que </line>
<line> as tarefas sema*ais seriam rea*izada* via *utra **at*for**, o Google </line>
</par>
<par>
<line> *lassroom, *u Google Sala de Aula. Obteve-se </line>
<line> autorização para efetuar c*ptura de tela </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> uma d*s turmas cadas*radas nessa plataforma, referent* ao 8º a** do ensino f*ndam*ntal, n* </line>
<line> *isci*lina de Geografia, c*nforme image* que segue. </line>
<line> Figura 5 - Exemplo de S*** de Aula Virt**l - Google Classroom </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: C*l*gio de *plicaçã* da *FRGS (2020). </line>
<line> Nesse caso, a pa*tir da utilização de uma platafor*a de ensin* a dis**ncia, outras </line>
<line> fun*ionalidades podem ser encaminh*das pelos p*ofessores e, desse m*do, buscar maior </line>
<line> *nt**ração nos proc*ssos de aprendizagem *a moda*idad* de ens*no remoto, adotada pela </line>
</par>
<par>
<line> e*c*pcionalidade do mome*to em vigor: a pandemia da COVID-*9. A </line>
<line> *lataforma G*ogle </line>
</par>
<par>
<line> Sa*a de Aula permite que *s d**entes rea*iz*m processo* de com*nicação com seus </line>
</par>
<par>
<line> estudant*s </line>
<line> *e m*neira *ai* próxima e im*diata, na medida em **e é c*i*da uma "turm* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 17, n. 12, art. 10, p. 200-21*, dez. *020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> vir*ual", com todos os estudantes em *ma me*ma *ala de au*a digital. Se*analmente, nes*e </line>
<line> c*so e* análise, er*m p*b*icad*s links no Google Sala de Aula *ue *ire*iona*a* os </line>
<line> estu*antes para q*estionár*os monta*o* no Google F**ms, outra funci*nalidade da plataf*rma </line>
<line> Google *or E**cation disponível para u*o livre d** educador*s. *a i*agem de *a*tur* de tela </line>
<line> que segu* é apresentada parte da atividade da di*cip*ina de Geografia (OLIVE***, 202*a), </line>
<line> par* os oitavos anos *o *ns*no fundamental, referente à semana de número 1* d* atividades </line>
<line> remotas. </line>
<line> Figura * - Exemplo de A*ivid*de v*a Google Forms </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Colé*io de A*lica*ão da UFR*S (2020). </line>
</par>
<par>
<line> *o caso em qu*stã*, *s ati*idades *r*m c*m*ostas *e qua*ro pa*tes fundamentais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sab**: 1 - iden*i*icação, espaç* no qual o* estudantes *igitavam s*us nomes, turmas e e-mails </line>
<line> ca*astrad*s na *latafor*a; 2 - bre*e q*estionár*o de sondagem, pa*a que o docente pudess* </line>
<line> reco*hecer e*ementos import*ntes dos estudantes em re*ação ao* *onte*dos *u ao emocional </line>
<line> do* *esmos; 3 - atividade em si, conform* a capt*r* de tela, na qual, especifi**mente, tratou- </line>
</par>
<par>
<line> *e de temas relacionados ao continente amer*cano </line>
<line> e; 4 - fin**ização envio, n* qu** e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> estudantes d*claravam a ciê*c*a d* su** re*post*s e e*cam*nhavam * ativ**ade. Esse f*r*at* </line>
</par>
<par>
<line> foi imediatam*nt* bem *ceito </line>
<line> pelos e*tudantes, na medida em que *ossuía melh*r dese*ho </line>
</par>
<par>
<line> gráfico p*r* o enten*imento dos </line>
<line> concei*o* abordados e, ao mesmo *e*po, requ*ria menor </line>
</par>
<par>
<line> *uantidad* de ve**cid*de * con*u** de </line>
<line> internet, haja v*sta o fato </line>
<line> de que um *xpressivo </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero </line>
<line> de e*tudantes d* *nstituição possuía apena* </line>
<line> aces*o à in*ernet *ia da*os móveis dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 17, n. 1*, *rt. 10, p. 200-2*4, d*z. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.*o*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*tratégias de Comunicação na Esc*la - Estudante* em Mei* à *a*demia da Covid-1* </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> **ar*lhos celulares smartphones. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 palavras pa** segui* pensando </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se *exto tratou-se *e alg*ns dos p*ocessos de comun*ca*ão do Colégio d* </line>
</par>
<par>
<line> Apli**ção *a Univer*idade Fed*ral d* *io G*ande do Sul com s*us estudantes, * *artir </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos remotos adotados </line>
<line> pela </line>
<line> i*stitu*çã*, em ra*ão do cance*ame*to das aulas *resenciais, </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> virtude da pande*ia da COV*D-19. O p*in**pal objetivo da i*ve**igaç*o foi analisar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rganização e *istematização das at*vidad*s dos est*dos remotos *presenta*os no site *o </line>
</par>
<par>
<line> Colégio de *plic*çã* da Un*versid*de F**era* d* Ri* Grande </line>
<line> do *ul, c*mo forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*ender como se deu a comunicação estudant*s - esc*la em meio à pandemia da COVID-1*. </line>
<line> Par* **ingir esse ob*etivo, foi realizado um estudo de caso, a partir das informaçõ*s públicas </line>
<line> p*stad*s, sem*n*lm*nte, no site da i*stituição, *e mane**a a enc*ntrar *xemp*os e modelos de </line>
<line> como ocorre* o pro*esso de c**unicação da institui*ão es*ola com seu* in*erlocutores </line>
<line> estudan*es, em meio ao c*nár*o não *lanejado. </line>
<line> Ao verif*c*r a forma e o layout uti*izad*s para a apre*entação das a**vidades remotas </line>
<line> semanais, **r sé*ie e discip*ina, *oi possí*el entende* que estes favo*e*eram o e*te*dimento </line>
<line> do que *eve*ia *e* re*lizado e, co*sequente*en*e, en*aminh*do *o* parte dos estudantes aos </line>
</par>
<par>
<line> seus profes*or**. As t*l*s autoindicativ*s, os conte*dos de f*cil visualização, os </line>
<line> ícones </line>
</par>
<par>
<line> coloridos e com s*mbolos </line>
<line> associados *os componentes cu*riculares *o*am d* g*ande </line>
</par>
<par>
<line> importânc** na f*ci*ita*ão dos proces*os d* comuni**ção ent** a *scola e seus estudantes. Os </line>
<line> outros formatos, para além **s atividad*s em P*F que ta*bém foram enco*trados, co*o a* </line>
</par>
<par>
<line> ati**dades at*avés da p**taforma Google Sala de Aula t*mbém ganharam des*aque, uma </line>
<line> vez </line>
</par>
<par>
<line> que tran*pus*r*m a barre*ra invisível de um documento e**á*ico e p*ssib**itaram co* que o* </line>
<line> processos de co***ic*ção pud*ss*m ser m*is fluídos e di*âmic**. </line>
</par>
<par>
<line> Em se tra*ando de uma aná*ise **erc* d* um </line>
<line> p*ocesso inicial de um movimento </line>
</par>
<par>
<line> pe*agó*ic* to*alment* *t**i*o e deveras </line>
<line> emerg*ncial, algumas fr*g***d*d*s poder*am ser </line>
</par>
<par>
<line> e*contradas no decor*er desse cami*ho (*LIVEIRA, 2020c). O que se propõe, des*a forma, é </line>
<line> que se dê foc* às potencialid*d*s q*e aqui foram a*resentadas, na med*da em que, com* nos </line>
</par>
<par>
<line> as*inalava C**teau (2008), entr* a* "táti*as" "e*tratégias" ** u* cotidiano q*e tomou e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> h*man*d*de *e surpres*, * propos*a analis*da *essa pesquis* constit*i-se, *ess* modo, com* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 10, p. 200-*14, dez. 2020 ww*4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *livei*a </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> t*ti*a d* atuaç*o pedagó**ca difer*nciada, fren*e a um cenário incógnito * nu*ca antes *ivido </line>
<line> *m noss* esc*la de temp*. </line>
<line> Fin*lmente, é fu*dam*ntal *e*let*r, **ss*s tem*o* *bis*ais que vi**mo*, e que, de </line>
<line> algum modo ma*c*rão para **mpre n*ssas v**as, que se trata um mom*nto de extr*ma </line>
<line> esperan*a. Assim como já n*s ap**tava o Professor Paulo Freire (2011), u*a e**erança não </line>
</par>
<par>
<line> de "es*erar", m*s sim de "e*perançar". Qu* possamos esperançar </line>
<line> um m**d* que tenha </line>
</par>
<par>
<line> *proveitado </line>
<line> e*se momento de p*ofund* reflexão, a partir </line>
<line> do* proces*o* de i*olamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> distanciame*to s*cial * que seja *ossí*el a*rend*r, a fim de evitar e*ros e, principa*ment*, </line>
<line> descobrir no*a* for*as de existên*ia * de organização *ocial * *e**gógica. </line>
<line> REFERÊNCIA* </line>
<line> BRASIL. Ministéri* da Sa*de. Co*selho Nacional de Saúd*. Reso*ução 510, de 07 de abril </line>
<line> d* 2016. Dispõe sobr* a* normas apl*cáv*is a pe*qui*as em Ciê*cias Huma*as e Sociais. </line>
<line> Dispo*ível em: http://bvsms.saude.*ov.br/*vs/saudelegis/cn*/2016/res0510_07_04_20*6.html </line>
<line> Acess* e*: 22 out. 2*20. </line>
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<line> BR*SIL. Mini*tério *a Saúde. Secre*aria </line>
<line> de *igilânc*a em Saúde. Protoco*o de M*nejo </line>
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<line> C*ínico para o Novo *oronavírus (20**-nCoV). Brasília, 202*a. Disponível em: </line>
<line> https://w*w.arc*.fio*ruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pd*. </line>
<line> Acesso *m: 22 out. 2*2*. </line>
<line> BRASIL. Portaria UFRGS n* 22*6 de 17 d* março d* 2020. P*r* fins de **tensificar a* </line>
<line> medidas d* p*evenção *a transmissão *a COVID-19 (novo Coronav**us), *lé* de manter </line>
</par>
<par>
<line> aque**s já estabelec*das </line>
<line> pel* Com*tê resp*nsável </line>
<line> pelo Plano de Cont*nge*ciam*n*o da </line>
</par>
<par>
<line> C*V*D-1*, no </line>
<line> âmbito das </line>
<line> UF*GS. Disponível em: </line>
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<line> http://www.**rg*.br/ufrgs/n*ticia*/rei*oria-institui-*ortar*as-que-r*gul*m-ati*idades-dura*te- </line>
<line> *eriodo-de-*us*ensao-de-*ulas. Ace*so em: 2* out. *020. </line>
<line> CERTEAU, *. A in*ençã* d* cotidiano: 1. Artes de fazer. Petr*polis: Vozes, 2008. </line>
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<line> 2) análise e int*rpretaçã* dos da**s. </line>
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<line> 3) elab*ração d* rasc*n** ou na revisão crí*ica d* con*eúd*. </line>
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