Avaliações Externas no Contexto Escolar: Relatos de Professoras / External Assessments in The School Context: Teachers’ Reports

Olenir Maria Mendes, Rafael Martins Mendes, Karinne de Pádua Gonçalves Martins

Resumo


Esta investigação científica coletiva busca caracterizar, sob o ponto de vista de professoras de uma escola municipal, como as avaliações externas influenciam na dinâmica dessa instituição e na organização das práticas educativas. A pesquisa, de viés qualitativo, foi embasada nos saberes de Freitas (2007, 2012a, 2012b, 2013, 2015, 2016, 2018), Sordi (2013, 2020) e Richter (2015) para dialogar com a aplicação de entrevistas a quatro docentes do Ensino Fundamental I. Notamos que as avaliações externas incidem sobre as práticas pedagógicas desde a discussão do planejamento até as aulas realizadas com as(os) estudantes; e não são um sinônimo de qualidade do estabelecimento educacional, pois a valorização das(os) discentes, como parte do processo de ensino e aprendizagem, representa a qualidade na educação, de acordo com as professoras entrevistadas.

Palavras-chave: Avaliação Externa. Práticas Educativas. Formação Docente.

ABSTRACT

This collective scientific investigation intend intend to characterize, from the point of view of teachers from a municipal school, how external assessments influence the dynamics of this institution and the organization of educational practices. Thus, we base on Freitas (2007, 2012a, 2012b, 2013, 2015, 2016, 2018), Sordi (2013, 2020) and Richter (2015) to dialogue with the application of interviews with four teachers of Elementary School. We noted that external assessments influences on pedagogical practices since the planning discussion until the classes held with students; and they are not a synonymous of quality of the educational establishment, since the valorization of students, as part of teaching and learning processes, represents quality in education, according to the interviewed teachers.

Keywords: External Assessment. Educational Practices. Teacher Training.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.1.9

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