<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 1, p. 3-23, fev. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.02.1 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*idade de Vida no Trabalho e Supor*e *o Trabalh* Te*ceiri**do de Organiza**es de Crédit* </line>
<line> Quality of L*fe at *o*k and Supp*rt in Work of C**dit O*ganizati*ns </line>
</par>
<par>
<line> F*rnand* T*iago </line>
<line> Do*tor em Administraçã* pe*a Universidade ***icipal de *ão Caetano do Su* </line>
<line> Professo* da Universi*ade Federal de Ma*o G*osso do Sul </line>
<line> E-mai*: fernando.*@uf*s.br </line>
<line> Thai* *arolin* Cr*z Araújo </line>
<line> Gra*u**a em Admi*istração pela Un*v*rsidade F*deral de Mat* Grosso do Sul </line>
<line> E-mai*: car*linethais59*@gma*l.c*m </line>
<line> Car*line Gonç*lv*s </line>
<line> *ós-doutor* em E*onomia pela Un*versidade de São Paulo - FEA/USP </line>
<line> D*utora em Admini*t*a*ã* pe*a Uni*ers**ade de São Paulo - F*A/*SP </line>
<line> Pr*fessora da *niversi**d* Federal de Mato Grosso d* Sul </line>
<line> E-m*i*: goncalve*.*a*oli*e@ufms.br </line>
<line> *ilson Rave**i Elizeu *aciel </line>
<line> D*utor em Ad*inis*ração pel* Univers*dade F*deral de M**o Grosso d* Sul </line>
<line> Professor *a Un*v*rsidade Federal de M*t* Grosso *o Sul </line>
<line> E-m**l: wils*n.ravelli@ufms.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Fe**ando Thiago </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* </line>
<line> Federal *e </line>
<line> Mato </line>
<line> Grosso </line>
<line> do </line>
<line> Sul </line>
<line>-</line>
<line> Campu* </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> Pan*a*al </line>
<line>-</line>
<line> Avenid* </line>
<line> Rio </line>
<line> Branc*, </line>
<line> 1.27* </line>
<line>-</line>
<line> B*irr* </line>
</par>
<par>
<line> Universitár*o - Corumbá/MS - 79304-902. *rasil. </line>
<line> Edi*or-C*e*e: Dr. To*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Th*is **roline *ruz Ar*újo </line>
<line> Ro*r*gues </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade </line>
<line> Fede*al d* </line>
<line> Mato </line>
<line> Grosso </line>
<line> do </line>
<line> S*l </line>
<line>-</line>
<line> Campus </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> Panta*a* </line>
<line>-</line>
<line> *ve*ida </line>
<line> Rio </line>
<line> Br*nco, </line>
<line> 1.270 </line>
<line>-</line>
<line> Bai*ro </line>
<line> A*tigo </line>
<line> recebi*o em 02/12/20*0. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Universitár*o - C*ru*bá/MS - 79304-902. Brasil. </line>
<line> recebi*a em 06/*1/20*1. Aprovado em 07/01/2021. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Carol*ne G*nçalves </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade </line>
<line> Federal de </line>
<line> Mato </line>
<line> Gr*sso </line>
<line> do </line>
<line> Sul </line>
<line>-</line>
<line> **mpus </line>
<line> Avaliado pelo sistema Tr*p** Re*iew: a) Des* *evi*w </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> P**tanal </line>
<line>-</line>
<line> Ave*ida </line>
<line> Ri* </line>
<line> Branco, </line>
<line> 1.*70 </line>
<line>-</line>
<line> Bairro </line>
<line> pe*o *ditor-C*efe; e b) Double </line>
<line> Blind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ersitário - C*rumbá/MS - 79304-9*2. **a*i*. </line>
<line> (*valiação ceg* por dois avaliado*es *a áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Wilson Ra*elli El*zeu Maciel </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Federal de </line>
<line> Ma** </line>
<line> Grosso </line>
<line> do </line>
<line> Sul </line>
<line>-</line>
<line> Ca*pus </line>
<line> Revisão: Gramatical, N*r*ativa e d* Formataç*o </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> *antanal </line>
<line>-</line>
<line> Avenida </line>
<line> Rio </line>
<line> Branco, </line>
<line> 1.2*0 </line>
<line>-</line>
<line> Bairro </line>
</par>
<par>
<line> *n*versitário - Corumbá/*S - 79304-*0*. Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiago, T. C. C. Araúj*, C. Go*çalves, W. R. E. *ar*iel </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* teve co*o *bj**ivo *e*i**car rel*ção *n**e qu*lid*d* de vi*a no a </line>
<line> *rabalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*p**te no tr*balho *m organ**a*ões de créd*to. A metodologia emprega*a foi a quantitativa, </line>
</par>
<par>
<line> descritiva, ut*lizando a técnica </line>
<line> de levant*mento (survey) aplicado a uma amost*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> op*radores de negócios d* crédito t*rce*rizad*s *m cor*espondentes bancário* *e Co*umbá- </line>
</par>
<par>
<line> MS. Os </line>
<line> d*dos foram col*tados por meio instrumento de avaliaç** de qualidade de vi*a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabalho (IQVT) ba*eado n* modelo de Walton (1*73) e validados por Timossi et a*. (2009) e </line>
<line> p*la E*cala de Percepção de Su*orte Or*anizacion*l (EPSO) vali*ada p*r Siq*eira e *omide </line>
</par>
<par>
<line> Jr. (2008). Os </line>
<line> result*dos apresentaram q*e o* </line>
<line> colaborador*s de </line>
<line> correspondente* bancários </line>
</par>
<par>
<line> t*rceirizados a*resentam níve*s neutros a satisfa**rios em termo* de qualidade *e vida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> neutros a </line>
<line> insa*i*fatór*o* no trabalho e suporte *o trabalh*. O teste de correla*ão a*r**entou </line>
</par>
<par>
<line> uma corre*ação p*sitiva de *5% entre *s construtos observad*s, c*m *ign*ficância *e 0,001. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-c*av*: Qual*dade de Vida *o T*abal*o. Suport* no *rabalho. Organi**ções </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C**dito. Terceiri*a*ão. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> Thi* ar**cle aimed to veri*y *he relationship </line>
<line> between *uality of li*e work and sup*ort at at </line>
</par>
<par>
<line> *ork in cred*t o*gan*zatio*s. The methodo*ogy us*d was quantitative, *escr*pt*ve, u*ing </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> surv*y techn*que a*p*ied to a samp*e *f c*e*it bu*iness ope*ators out*ourced *o bank </line>
<line> cor*espondents in Corumbá-*S. Data were *ollecte* using an instrument fo* *ssessing </line>
<line> qu*lity of l*fe at work (IQVT) based on Walton's mode* (1973) and va*idate* *y T*mossi et al. </line>
</par>
<par>
<line> (200*) and the </line>
<line> ***aniza*ional </line>
<line> Su*port Perception S*ale (E*S*) valida*e* by *iqu*ira </line>
<line> a*d </line>
</par>
<par>
<line> *omide Jr. </line>
<line> (2008). The results showed *hat the employ**s of outsourced b*nking </line>
</par>
<par>
<line> corre*pon*ents p**s*nt neutral *o satisfa*tory levels in t*rm* of quality of life and neut*al t* </line>
<line> unsati*factory at w*rk and supp**t at wor*. The corr*latio* test showed a positive correla*ion </line>
<line> of **% between the *onstr*c** *b*e*ved, w*t* a sign*ficance of 0.*01. </line>
<line> K*yw**ds: Quality *f Life at Work. Support at Work. Cr*di* Or*anizations. Outsourcing. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 18, n. 02, art. 1, p. 3-23, fev. 20*1 </line>
<line> *ww*.fsa*et.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qu*l**ade de Vida no T*a*alho e Suporte no Tra*alho Terceirizado d* Or*a*izaçõe* de C*édito </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I**RO*U*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A satisf*ç*o e qualidade de vi*a do *****lhador *m suas atividades têm s*do objetivos </line>
</par>
<par>
<line> a serem alcançados pelas **rporações ** l*ngo dos *nos, com </line>
<line> v*st*s à m*l**raria *o* </line>
</par>
<par>
<line> indica**res de comp*ometimento, produtiv*dade e saúd* *os *r*bal*adores, contribui*do com </line>
<line> os r*sult*dos organiz**ionais. </line>
</par>
<par>
<line> A qua*idade de vid* no trabalh* pos*ui *o*s a*pectos. O primei** s*rge </line>
<line> de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> dema*d* *os trab*lhad*res *or melh*res c**d*ções labor**s (ALVE*; *ORREIA; SILVA, </line>
</par>
<par>
<line> 2019), o s*gundo é *ma *usca das e*presas para que *e tenha o </line>
<line> au*ento da prod*t*vi*ade </line>
</par>
<par>
<line> (*ARNEIRO; *ÉDO, 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> Esse proce**o ** melhor*a contínua do trab*lho pa*sa p*lo </line>
<line> comprom*timen*o </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> **gani*ações em atender as re*vin*icações dos co*a*ora*ores, **mo nos aspe*tos ap**tado* </line>
</par>
<par>
<line> *or Vasco*c*lo* (2*01): compensação just* e adequada, condi**e* de tr*ba*ho, u*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvim*nt* de *apaci*ade*, **ortunid*de de cresc*men*o e segurança, integração social </line>
</par>
<par>
<line> e organização, </line>
<line> *onst*tucionalismo e trabalho e es*aço total de </line>
<line> vida. Todo* esses critérios </line>
</par>
<par>
<line> depe*dem do en*ajamento da organ*za**o para a*e*feiço*r ou mod*ficar pr*ce*s*s * até s*a </line>
<line> cultur* org*n*zaci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Após a promul*ação da Lei Fed*ral n. **.429 d* *0*7 qu* *rata da* </line>
<line> a*ividad*s que </line>
</par>
<par>
<line> podem ser te*ce*riz*da*, foi e*im*nada a divisão entre as </line>
<line> atividad*s me**, c*mo segurança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> l*m*eza, das at**idades fim, que tr*ta da produç*o ou prestação d** </line>
<line> serviç*s a*s *lien*es </line>
</par>
<par>
<line> fina*s. A *a*tir des*e momento rompem-s* as barr**ras que **mita*am a tercei*i*ação e se *bre </line>
</par>
<par>
<line> um lequ* de possib*li*ades para *s empres*s rea*e*u*rem </line>
<line> quad*os funcion*is, re*uzirem </line>
</par>
<par>
<line> custos e se desvincula*em de respon*ab*lid*de t*abalhist*s. </line>
</par>
<par>
<line> Se pa*a a em*resa a lei da terceirização se most*o* benéfica par* o empregador, par* </line>
<line> os fun**onár*os se mostrou um *isc* à perd* *os fatores que ger*m qu*lidade * *atisfação e* </line>
</par>
<par>
<line> seu trabal*o. Porém, a terce*r*zação não po*e si*n**icar red*ção da qualidade d* </line>
<line> vi da do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alha*or, *em s*porte da orga*iza**o o </line>
<line> p*ra este aspecto, *roduti*idad* labor*l **i a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> criam-se diversos problemas organizac*onais dia*te da ins*tisf*ção colet*v*. </line>
<line> Em i*stituiçõ*s finan*ei*as es** ser*iço de terce*riza*ão **tá enr*i*ado nas at*vi*ades </line>
<line> por meio dos correspondentes bancários, **p*esas que r*a*izam *egócios do setor de *rédito </line>
<line> com cl*ente* d*s ba**o* e em troca receb** um* comissão. **r* os *a*cos, repr*sen*a* uma </line>
<line> *port*nidade d* prosp*ctar mais negócios, re*uzir seu quadr* funcion*l, compromiss*s </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*stas, des*entral**ação de ativida*es d*namização *e seus e </line>
<line> negócios *ia empresas </line>
</par>
<par>
<line> *speci**izadas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 1, p. 3-23, fev. 2021 </line>
<line> www*.*sane*.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiago, T. C. C. Araújo, C. Gon*alves, *. R. E. Marciel </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Essa pesquisa se justif*ca p*r o*ser*ar a *ualidad* de vida e o suport* *o tra***ho </line>
<line> dest*s prestadore* *e s*rviços terc*irizados, es*ecificamente o* que atuam na ati*idade fim d* </line>
</par>
<par>
<line> uma e*presa, pois est*s trabalh*dor*s contratad*s não possu*m os mesmos vínc*los </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dir*ito* legais </line>
<line> dos funcioná*ios efe*iv** da *mpresa. *a p*ática, é justi*icá*el a relevância </line>
</par>
<par>
<line> des** trabalho para análi*e d*sse setor </line>
<line> que está em exp*nsão </line>
<line> n* Brasil. A*ém *isso, permite </line>
</par>
<par>
<line> v*ri*icar a relação entre suporte no t*abalh* e qu*l*dade ** vida n* t*ab*lho, contrib**ndo para </line>
<line> a teoria da ár*a. </line>
<line> O *roblema central dest* a*tigo é: Qual a relação e**r* o *uporte no **abalh* dado por </line>
<line> suas e*pr*sas (terc*irizadas) e *uali*ade de vida no trabalho de operadores de crédito? </line>
</par>
<par>
<line> Para ta*to, * obje*ivo do *r*igo foi v*ri*icar a influência *o supor** no trabalho </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> qu*l*dade d* vida de um gru*o de trabal*adore* em corre*pondentes bancár*os d* C*ru*bá- </line>
<line> MS . </line>
<line> 2 REFER*N*IAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Qualidade de vid* no trabalho </line>
<line> As pesquisa* ac*rca *a Q*alidade de *ida no Tra*alho (*VT) não são recentes. </line>
<line> Se*und* Reis (2003), ao final d* sé*ulo XVIII, *ua*do se iniciou a Revolução I*dustr*al, o </line>
</par>
<par>
<line> novo modelo de </line>
<line> organização do t*abalho modifi*o* so*iedade, no qual os *rt*sãos a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ca*po*eses passaram * ser o**r**ios, e as indústrias, na busca *e maior produti*idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lucro, passaram a impor u*a a*ta exigê*cia sobre estes operários. </line>
</par>
<par>
<line> A part*r da con*oli*ação do **vim*nto da Re*o*ução In*us*ria*, alguns lev*ntes </line>
</par>
<par>
<line> so*i*is *urg*ram, exigindo o rá*ido e melhorado *tendimento </line>
<line> às reivindica*õ*s tr*balhis*as </line>
</par>
<par>
<line> (p*r mel*ora nas c*ndições * m*nores jornadas, com remuneraçõe* ma*s *ati*fatórias), sendo </line>
</par>
<par>
<line> *este período * pe*s*me*to e* QVT **li*ado apena* qua*do </line>
<line> ocorriam </line>
<line> os acid*ntes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho (GRÜNSP**, 2005; SILV*; TARANTO; PIASE*KI, 2***). </line>
</par>
<par>
<line> Na refer*da *poca, a preocupação *os estu*iosos esta*a ce*tra*a n* organi*ação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, em funç*o do advento da Admin*straçã* Cient*fica, representada pr*ncipalmente por </line>
<line> Frederick W*slow Tayl*r. A aplicação de se*s pressupost*s ca*sou *uda*ças que </line>
</par>
<par>
<line> mel**raram o modelo *e remuneração dos funci*nários. No e**ant*, </line>
<line> deu-se in*cio aos </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*os repe*itivos * sincrônicos, em funç*o da visão </line>
<line> dos tr*balha*o**s c*mo m*quin** e </line>
</par>
<par>
<line> que tinham como * ele**nto motivador, o salário (ALVAREZ, 2002). *orém, com o passar </line>
</par>
<par>
<line> do *empo, </line>
<line> as orga*izações pa*saram a demon*t*ar preocu*ação **m a sat*s*ação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, *r*. 1, *. *-**, fev. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qu*lidade de Vida no Tr*balh* e *uporte no Trabalho Terce*ri*ado de Or*an**açõ*s de Crédito </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad*r na r*a*ização de suas ativid*des, co* a fin*lidade de au*e*to **s índ*ces *e </line>
<line> produtividade dos trabalhadores (FE*NAND*S, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> A quali*ade de *ida no trabalh* (*VT), </line>
<line> *omo aponta Tim*ssi et </line>
<line> al. (2009), é u* </line>
</par>
<par>
<line> conceito que trata de uma qu*stão ** saúde física e psicológica, n* q*al s*a perc*pção pode </line>
<line> ser subjetiva * o emprega*or é reativo a afeto* *egativos e *ositivos. A partir disto, pode-se </line>
<line> criar *uízo de valor sobre sua qua*idade de vida no trabalh* e, também, a psicológica, *m que </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos emoci*n*i* **mo o *rop*sito </line>
<line> de v*da, realização, sociais, crescimento profissiona*, </line>
</par>
<par>
<line> am*iente e autonomia são l*va*os em conta no grau de satisfa**o com o Q**. </line>
</par>
<par>
<line> ** d*as cor*e*tes, *ubjetiva e </line>
<line> ps**ológica, s*o disti*tas na f*rm* de análise, por*m </line>
</par>
<par>
<line> podem ser complementa*es qua*do *nalisadas com en*oque na a*i*idade *o trabalhador </line>
<line> d*ntro da empresa e com menor intensida*e sob*e sua *ida fo*a da *mpresa (DESS*N; PAZ, </line>
<line> 201*). </line>
<line> Há *m conceito mais rece*te incorporado na satisf*ção ** trabalho qu* é o c*ncei*o d* </line>
</par>
<par>
<line> q*a*ida*e *e vida no trab*lho, que englo** além d* sat**fação </line>
<line> do tra*alho, o env*lvimento </line>
</par>
<par>
<line> com o t*abalho * compr*metimento organizacional (*I**SSI et al., 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> O co*ceito de *VT po*e *er compreendido como somató*io *** práticas de uma o </line>
<line> org*nização para a imple*e*tação de *vanços * inova*õ** te*nológic*s no amb*ente </line>
<line> organiz*cion** (*ASCONC*LOS, 2001). O QVT quand* bem trab*lhado nas organ*zaçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> p**e propiciar hábi*os sau*á*eis nos </line>
<line> ambient*s organ*zacionai* e, como consequênc*a, </line>
</par>
<par>
<line> melhoria na </line>
<line> condição de vi*a dos trabalhadores e maior *omprometiment* organi*aciona* </line>
</par>
<par>
<line> (LÍR*O; SEVERO; GUIMA*ÃES, 2*1*). </line>
<line> Complem*ntando este conceito, *i*home, Ro*e e Sa*to* (2018) explicam qu* a QVT </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> formada por f*tores *ue atuam *as </line>
<line> *spectos físicos, psico*ógicos, s*ciai*, d* saúde </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*compe*sas *ue, em conjunto, promove* o *em-*star dos c*labo*adore*, impactando </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> apenas no *es*mpenho orga*i*acio*al, mas t*mb*m na *magem da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Ha*mer e Zimmerman </line>
<line> (20*1) apontam as al*erações no merca*o de trabalho e </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *orma do trabalh* em si, ocorri*as n*s últimos a*os, qu* *rouxeram um novo horizon*e para o </line>
</par>
<par>
<line> est*do da Q** e, con*equentemente, * aumento do est*do deste: o </line>
<line> envelhecimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> popu*ação, maior part*cipação das mulheres no mercado de trabalho, a **ant**ade de horas </line>
<line> trabalhad*s, a **exib*lidade dos turnos de trabalho, além das alterações nos locais de trab*lh*. </line>
</par>
<par>
<line> A* pol*ticas de QVT </line>
<line> ad*t*das carec*m de </line>
<line> *ma aproximação da realidade </line>
</par>
<par>
<line> orga*izacional e não apenas uma </line>
<line> pol*tica g*n*r*ca para que *at*sfaça legislação, s*ndo a </line>
</par>
<par>
<line> escrit* *penas de *o*ma demagóg*ca (DE**EN; PAZ, 2010). </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 18, n. 02, art. 1, p. 3-23, fe*. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Thia*o, T. C. C. Ar*újo, C. Go*çalves, W. R. E. Marciel </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, as empresas estão empenhadas em ut*lizar o QVT como fer*amenta *e </line>
</par>
<par>
<line> g*stão d*s **át*cas *e satisfação no trabalho, para dim*nuir *tual dista*cia*en*o *ntre o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> discurso de valoriza*ão d* t*ab*lhad** e a *rática reali*ada </line>
<line> c** seus co*aborado*es </line>
</par>
<par>
<line> (*ASCON*ELOS, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> A teoria da QV* f** iniciada nos ano* 197* abordada c*mo uma variável da reação *o </line>
</par>
<par>
<line> i*di*íduo ao trabalho e como *orma de me*horar sua </line>
<line> c*ndição. Posteriormente surgiu * </line>
</par>
<par>
<line> abor*agem c*m fo*o no indivídu* *ntes da o*gan*zação, que se ap*imorou ao tenta* elaborar </line>
<line> mét*dos psi*ológico* * sociais p*ra avaliação da sati*façã*. É u* c*ncei*o q*e passa pela </line>
</par>
<par>
<line> avali*ção </line>
<line> con**nua d* qualid**e </line>
<line> de vida do trab*lh*dor *m v*rios *spe*tos *ociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ent*ficos (LÍRIO, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te novo concei*o n* qual </line>
<line> as dimensõ*s do QVT </line>
<line> ab*angem divers*s *reas do </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mento, admite-se que *las te*dem a contribui* para a análise da sat**fação n* trab**ho </line>
<line> (VASCONC*LOS, 2*10). A*ém dis*o, atua em co*jun*o co* outras áreas: saúde, q*e *usc* </line>
<line> con**ibui* co* a sa*de mental, f*sic* e psic**ógica; *cologia: que *eva em *onta * p**servação </line>
<line> da natu***a e me*o ambient*; *rgonomia: l*va em conta o confor*o no tr*ba*h* e a medi*i** </line>
<line> no trabal*o; psicolo*ia: compõe-s* com a filosofia, trata de indi*idual*dade de ca** pesso* no </line>
</par>
<par>
<line> *eu trabalho e suas </line>
<line> n*cess*dade* individuais; *oc*ologia: aplica </line>
<line> os c*ntextos culturai* * </line>
</par>
<par>
<line> antropológicos do* indivíd*os e da *ociedade; *conomia: trabal*a com o conceito **onômico </line>
<line> de que * trab*l** é um *a*o* *e pr*duç** * de que os recurso* são escassos e devem ser **m </line>
</par>
<par>
<line> alocados; admi*istração: ges*ão para co*centra* os recursos * alcançar </line>
<line> os resultados </line>
</par>
<par>
<line> a*mejados; e eng**haria: trabalha os méto*os de aplicação dos recur*os e* *ua plen*tude. </line>
<line> Ao longo do temp* a ideia de que as evoluçõ*s tecnológicas *rar*am aos t*abalhadores </line>
</par>
<par>
<line> ma*o* *omodidade e* sua </line>
<line> atividade </line>
<line> profis*ional, com menos tempo trabalhado e melhor </line>
</par>
<par>
<line> qualid*d* foi revista, uma *ez que os trab**h*do*es ai**a adoecem </line>
<line> em </line>
<line> função do *er*iço </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> continuam com pouco t*mpo p*ra lazer em r*lação a* t*mpo demandado para o trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> * An*ário do Siste*a P*b*ico de Emp*ego, Trabalho * *enda 2**6, </line>
<line> *ue apresenta </line>
</par>
<par>
<line> *ndicadores da saúde </line>
<line> do tr*b*lha*or, com **se </line>
<line> na RAIS </line>
<line> publicado pelo Diees* (201*), </line>
</par>
<par>
<line> mostr*u </line>
<line> que *oença* *o *rabalho, como Lesão </line>
<line> por esforço repeti*o (*ER) e </line>
<line> depre*são </line>
</par>
<par>
<line> cr*s*eram 25% e* d*z anos no B*asil, no perí*do de 2005 * 2015. Para *feito de comparação, </line>
</par>
<par>
<line> c*nsi****ndo todo* os tipos de </line>
<line> ac*den*e n* trabalho, o aumento </line>
<line> fo* de 10%. I**o demonstra </line>
</par>
<par>
<line> crescimento aci*a da média dos acidentes d* *rabalh* causad** p*r *oenças de cau*a </line>
<line> profis*ional *u *o t*a*alho. Em 2**4, conforme dado* da *esquisa *o Dieese (2017), 704.136 </line>
<line> pessoas *or a*o sofr*m *lg*m tipo de acident* o* adoecem no *rabalho. </line>
<line> Rev. F**, Teresi*a, v. 18, n. 02, ***. 1, p. 3-23, fev. 202* w**4.fs**et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qual*da*e de Vida no T*abalho e Supor*e no Trabalho Terceirizad* *e Organ*z*çõe* de *rédito </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Uma explicação para *ste aspecto nefasto da realidad* l*boral do p*ís é que, con*orme </line>
<line> aponta Ha*dy (1995), o mer**do de trabalho d*ixou de ser uma tr*ca *a mão *e obra que se </line>
<line> traduz pela sua ca*a*idade de produzir bens e serviços e pas*ou par* um comércio do *e**o </line>
</par>
<par>
<line> dos trabalha*or*s. Hoje ** l*va em cont* tempo o </line>
<line> q*e um trabal*ador pa**a de*t*o de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> empre*a, na *ua* se adquire o direit* *obre esse tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Co* isso as pessoas a*abam abdican*o </line>
<line> de mai* ho*as de lazer e *ubst*tuindo-as por </line>
</par>
<par>
<line> hor*s d* trabalho, pois as necessidad*s socia*s são crescentes, somadas a desejos ilimitado*. </line>
<line> Es*e f*to leva as pessoas a ultrapassarem a curva d* "desutilid*de marg**al" do trabalho, em </line>
</par>
<par>
<line> que as hor*s t*abalhadas são *u*to su*er*ores às ho*as dest*nadas ao laze*, q*e leva a um * </line>
<line> *eseq*ilíbrio do *ercado de t*a*alho, c*m pe*soas trabalhand* mais por sa*ários menor*s </line>
<line> (KE*NES, 2014). </line>
<line> Isso leva a compreender que as pe*soa* passam cada vez mais tempo nas organizações </line>
</par>
<par>
<line> * que este u* m*vimento *u*to difíc*l é </line>
<line> de ser reve*tido. O que s* *ode faze* a *espe*to </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> que, se os </line>
<line> t*abalhadores </line>
<line> *assam si*nificativa parcela do temp* no ambiente de tra*alh*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamental que ele se *inta be* em *eu *oc*l de serviço (DESSEN; PAZ, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Q*a*to *ais temp* as pessoas passam no tr*bal*o no *u*do moderno, ma*s </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> empresa* </line>
<line> buscam **mpreend*r *s relações d* satisfação do trabal**, avaliação d*ssa </line>
</par>
<par>
<line> satisfaçã* e as po*íti*as de melhoria nas condiçõ*s *e trab*lho, *omo forma de ta*bém </line>
<line> *umentar sua p*oduti**dad*. </line>
<line> P*** anal*sar * n*vel d* satisfação no tra*alho, W*lton (1973) apresenta categorias </line>
</par>
<par>
<line> conceituai* de QV* pa*a um modelo </line>
<line> de av*liação, *or meio *e fa*or*s a serem </line>
<line> levados em </line>
</par>
<par>
<line> c*nta pe*a QVT e suas dimensões: </line>
</par>
<par>
<line> 1. Compensação jus*a e adequada: corresponde ao pag*ment* *e salário ao serviço </line>
</par>
<par>
<line> prestado, a*ém </line>
<line> da distribuição </line>
<line> dos lucros </line>
<line> em </line>
<line> ganhos de produtiv*dade. Por fim, a i*ualda*e </line>
</par>
<par>
<line> do* salá**os *nte**os para c*rgos equi*alentes e para funcionários de outras empresas </line>
<line> equivale*tes. </line>
<line> 2. Condiçõ** de tr*balho: trata do *rade-off entre lazer e trabalho, co* uma jo**ada de </line>
<line> trab*lho j*sta qu* *onte*ple horas de lazer. S*mado a isto um *mbiente de trabalho saudável </line>
<line> * **m insalubri**de. </line>
<line> 3. Uso e desenvolvimento *e *apaci*ades: sob*e a*roveitar a capacidade i*telectual, </line>
<line> dando autonomia e perm*tindo aut*cont**le ao funcionár*o para que ele utilize seu potenc*al, </line>
<line> também d*r constantes retor*os sobre o resul*ad* *o serviço pres*ado (feedback). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. 1*, n. 02, ar*. 1, p. 3-23, fev. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiago, *. C. C. Araújo, C. Gonçalves, W. R. E. Marc*el </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> 4. Oportuni*ade de c*escimento e seguran*a: a**rda </line>
<line> a </line>
<line> polí*ic* de </line>
<line> carreir* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> valo*ização do funcionário pel* o*ga*izaçã*. Ab*rda o encarr*iramento, o cresci**nto </line>
<line> *e*soal, os gan*os s*lariais e se*urança no trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> 5. I*teg*ação social d* </line>
<line> organ*z*ção: um dos temas mais a*uai* e relevantes, sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> igualdad* de op*rt*nidades *ntre os cola*oradores sem d*st*nçõ*s </line>
<line> preconce*tu*s*s de c*r, </line>
</par>
<par>
<line> raça, gênero, mobilidade e re*ac*ona*ento *o* superi*res. </line>
</par>
<par>
<line> 6. Consti*ucionali*mo: refer*-s* ao respeit* *as leis trabal*istas, também da </line>
<line> pri*acidade pe*soa*, *iberdade de expressão e i*parcial**ade. </line>
</par>
<par>
<line> 7. Trab*l*o e *spaço t*t*l de *ida: ressalta a c*rga </line>
<line> horária de trabalho que seja </line>
</par>
<par>
<line> razoá*el, a*ém da estabilidade nos ***ári*s no l*cal de trabalho * t*mp* para lazer. </line>
</par>
<par>
<line> 8. Relevância social do trabalho: o e*p*rito de pertencimento do fu*cionário </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> e*pres*. O qu*nto ele se vê representad* pela o*gani*ação. Que*tões c*mo respons*bil**ade </line>
<line> s*cial, re*p*ns*b*lidad* dos p*odut*s, imagem pública de emp**sa e po*í*icas de empre*o são </line>
<line> lev*das em conta. </line>
<line> *sses conce*tos corroboram a ideia de m*ltidis*ipl*naridad* que o c*nc*ito de QVT </line>
<line> *oderno aborda. V*sconcelos (2001) apont* que s*ja razo*vel sintetizar *s temas abordados </line>
<line> de acor*o com a á**a de a*ivi*ade desenvolvid*, *nalisando de duas formas, intrí*seca, s*b*e </line>
</par>
<par>
<line> a tarefa que está sendo **alizada e sua *orma de execução e extrínseca, sobre o conte*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ativi**de, e tudo que es*á e**olvido no entorn* do trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> O m*d*lo *e W**to* (1973) * pas*íve* de ser a*apta** a diverso* t*po* de atividade, </line>
</par>
<par>
<line> p*la *ua a*rangência po* se utilizar de diversas c*ências para * </line>
<line> análi*e. Borges, Val*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Fabric*o (2015) argumentam *u* além de o autor ser o p*o*eiro na *esquisa d* modelos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> anál**e de *VT, *eu m*d**o permite a aplica*ão de experimento* de verificaç*o de sat*sfação </line>
</par>
<par>
<line> no t**balho importantes para me*hori* da qu*lidad* de vi*a, dentre seus oito i*e*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> * próxima se*ão *rata do supor*e no *r*bal** ofere*ido pelas organizações que poss*i </line>
<line> relação dir*ta com *s *e*ultados organi*aci**ai* conforme será apresentado. </line>
<line> 2.2 Su*orte no trabalho </line>
<line> *ara que seja pos**vel um* adequada qu*li*ade de vida no t*abal*o, faz-se *ecessário </line>
<line> que a e*pr*sa atue como um *uste**ácu*o ao cola*orador. No *once**o de *uporte no traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> para Cobb (19**), </line>
<line> entende-se *uporte social como a informaç*o que o </line>
<line> *ev* o ind*víduo a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 18, n. *2, art. 1, p. 3-23, f*v. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qu*li**de de Vida no Trab*lh* * Supo*te no Trabalho **rceirizado d* Organizações de Créd*to </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> a*reditar *ue é amado e q*e os outro* se preocu*am, que é apre*iado * qu* pert*nce a um* </line>
<line> red* *e re*a*õe* de obriga*ões *útuas. </line>
<line> Outra a*álise do tema, a de House (1981), considera qu* o sup*rte social compreende </line>
<line> um conj*nto ** *omportament*s de suporte vistos como potenciais formas de suporte socia*, </line>
</par>
<par>
<line> tais como: su*orte *moci*n*l (e*patia, carinho, *onfiança, </line>
<line> e*tima, p**ocupa*ão e es*uta </line>
</par>
<par>
<line> a*enta do outro), suporte inst*umen*al (ajuda **reta em termos financ*iros, </line>
<line> *e tempo </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> t*ab*lho), suporte informac*onal (sugestõ*s, </line>
<line> co*selh*s toda e qualquer i*f*rmação útil na e </line>
</par>
<par>
<line> resol*ção d* problemas p*ssoais ou de t**balho) e suporte avaliativ* (*nfo*mação rele*ant* a </line>
<line> autoav*liação e fe*dback de outro*, ú*il na au*oa*irmação) que po*e se* in*l*íd* no suporte </line>
</par>
<par>
<line> *nformaci*na*. Sen*o assi*, au*o* considera suporte emocional mais im*or**nte </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
<line> *ue o </line>
</par>
<par>
<line> suporte soci*l. No traba*ho, o </line>
<line> sup*rte prestado pelos supervisores seria o </line>
<line> ele*ento mais </line>
</par>
<par>
<line> importan*e, seguido do supor*e prestado *e*os c*l*gas de trabalho. </line>
<line> **que*ra * Pad*van (2008) dest*cam *ue pass* *ela dec**ã* de um gestor, o apoio aos </line>
<line> colaboradores em termos dos f**ores relac*onad*s ao sup*rte no trabalh* que, neste *sp*cto, </line>
<line> **ssibili*a melhor**s na satisfação no trabalho. A *alta de informaçã* sobre os pontos a ser*m </line>
<line> me*h*rados to*na-se um dos principais empeci**o* para u*a pol**ica efeti*a da e*presa. </line>
<line> Diante do* **ma* aborda*os, * possí*el que exista u*a cor**lação en*re qualidade d* </line>
</par>
<par>
<line> vid* *o tr*b*lho *uporte organizacional, uma vez qu*, ten*o a *rg*nizaçã* *f**e*ido este e </line>
<line> apoio a* trabalhador, ist* p*** r*f*etir em *elhor q*alidade de vida no t*abalho, o que t*rn* </line>
<line> possível a elaboração da hipóte*e de pesquisa: </line>
</par>
<par>
<line> H1. Corr*lação positiva *n*re *ualidade de V*da </line>
<line> no Trabalho e Su*orte no Trab*lho </line>
</par>
<par>
<line> de *uncionár**s terceirizad*s *e ope*ado*as de crédi**s. </line>
</par>
<par>
<line> *omo forma de *estar a hip*tes*, o *ró*imo capít**o versa*á sobre o* pr*cedimentos </line>
<line> m*todológ*cos *pli*ados nes*a pesquisa. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> * método uti*izado foi o qu*nt*tativo *om a aplicação *e ques*ionár*o a*s </line>
<line> t*abalh*dores do **tor de co*respondent* bancário na cidade de Co*um*á, MS, com v*stas a </line>
<line> *bter d*dos *obre supo*te n* trabalho e *ual*dade *e *ida *o **ab*lho d*s** gru*o social. </line>
</par>
<par>
<line> A **or*agem </line>
<line> quantitativa t*m *or objet**o esta*elece* *oerência na pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> científic* por meio </line>
<line> de *ma correlação e*tre **cabouço teórico utilizado com os </line>
<line> da*os </line>
</par>
<par>
<line> **píricos coleta*os. Est* aspecto *ermite evit*r as possibilidades de di**o*ções da re*lidade e </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. *8, n. 02, a*t. 1, p. 3-23, fev. 2021 www4.*sanet.c*m.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiago, T. C. C. Araújo, *. Gon*alve*, W. R. E. Marc*el </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *nte*pret*ções equivocada*, uma vez que dad*s col*tados com pro*e*ime*tos adequado* se </line>
<line> *ornam importan*es fon**s ** conhecimento sobr* a realidade (OLIVE*RA, 19*7). </line>
<line> Dal*ovo, Lana e Silveira (200*) defi*em métodos quantitati*os como qualquer *b*eto </line>
<line> de pesq*isa *ue sej* pos*ível qua*tificar p*r meio de números, s*r categorizado e observ*do </line>
</par>
<par>
<line> te*ricamente, como u*a </line>
<line> pesquisa aqui apre*entada, com a </line>
<line> *e*cepção *os fu*cionári*s </line>
</par>
<par>
<line> quan*ificada pela* respos*as no for*ulário e analisad* à luz *as teo*ias de QVT e Supor*e no </line>
<line> Trabalho. </line>
<line> Q**nto aos objetivos, * pesquisa se caracteri*a com* des*ritiva. Gil (2019) esclarece </line>
<line> que esta classe de pesquisa busca expla*ar atri*utos do f*n*meno a ser estudado, dar s*nt*do </line>
<line> ao fe*ômeno, r*lacio*a* a causa * *feito entre a* variávei* e* questão, *onceder uma vi*ão </line>
<line> detalhada do proble** ob*et* de estudo. Nest* *aso, a pesquisa *erá des*rit*va, pois *ará um </line>
<line> panorama dos dados *ole*ados *o* meio *e *ue*tionário. </line>
<line> Para q*e as informações fossem c**et*das, empre*ou-se a *écn*ca de pesquisa </line>
<line> *evant*mento (s*rve*). Gil (2*19) a descrev* co*o uma argu*çã* direta à* pessoas *obre a*go </line>
</par>
<par>
<line> q*e </line>
<line> deseja </line>
<line> ser *onh*cido. * o*jetividade é um ponto forte des*e tipo de </line>
<line> técnica, além *os </line>
</par>
<par>
<line> b*ixos custos da *plicação de um questionár*o. O*tra vantagem é a facil*dade de quantifica* </line>
<line> as informações co*e*adas repetid*me*te em diverso* qu*stionários, p*s*ib*lit* c**pr*ender </line>
<line> p*drõe* nas respostas que vão permiti* di*gnostica* o p*oblema proposto. </line>
</par>
<par>
<line> P o* </line>
<line> ** t**tar d* u* método *áp*do e di*eto, </line>
<line> o </line>
<line> *evantamento **de *er **so *m sua </line>
</par>
<par>
<line> análise *or nã* </line>
<line> se *profu*dar em </line>
<line> outras questõ*s não cont*mpladas no que*tionário </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> omiti*as por </line>
<line> qu*m re*pon*e, </line>
<line> ou ainda, incapaz de verificar perspe*tivas futuras, tendências, </line>
</par>
<par>
<line> visto *ue só * p*ssível regi*trar o e*tado a*ual d* entrevist**o e isso limita o poder *e </line>
<line> mudança que p*de ser em*regado (GIL, 2019). </line>
<line> Um q*estionário sobre aspectos n* trabalh* s* t*rna mais út*l pa*a uma *esquisa </line>
<line> des*ritiva, qu* b*sca descrever a si*uação atual d*s trab*lhadores, quant*ficar *ua *e*ce*ção * </line>
<line> *o**cionamento sob*e a condição de t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> * modelo </line>
<line> d* q**stionário utilizado foi * escala de Qualidade de V*da no T*ab*lho </line>
</par>
<par>
<line> (EQVT), validada por Timossi </line>
<line> et al. (2008). Trata-se de uma for*a*ação à luz *as </line>
</par>
<par>
<line> c*rac*eríst*c*s r*levant*s à satisfação no trabal*o, ut*liza**o pergunta* obje*iva*, a ca*a </line>
</par>
<par>
<line> pergunta o </line>
<line> en*revistado deve atr*b*ir </line>
<line> sua avaliação por meio de *ma escala de *ntensid*d* </line>
</par>
<par>
<line> *rdina*, que v*ria de 1 como "muito i*sati**eito" a 5 q** *epresenta "m*ito *atisfeito". </line>
</par>
<par>
<line> A*ém da EQVT, o suporte </line>
<line> *ue os trabalhadores poss*em foi verificado p*r *eio da </line>
</par>
<par>
<line> Escala </line>
<line> de Percepçã* de Suporte Orga*izac*ona* (EPSO) va*idada por Sique*ra e Gomide Jr. </line>
</par>
<par>
<line> (2008). Estes au**r*s *s*larecem que * teor** *tili*ada para *labora*ão e va*idaç*o da e*c*la </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 18, n. 02, art. 1, p. 3-23, fev. 2021 **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Q**lidade de Vida no Trabalho e Suporte no Trabalho Terceiriz*d* de O*ganizações de Crédito </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> foi i*icialmente *esen*olvid* po* *isenbe*ger et al. (*986) *ue c*ntêm quest*es *eferentes ao </line>
<line> s**orte no trabalh* dado pelas organizações. </line>
</par>
<par>
<line> A amost*a da pesqu*sa foi constituída por *6 tra*a***dores de seis empre*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cor*esponde*tes bancá*io* terceir*zado*, localizadas no *unicípio de Corumbá-MS. O* </line>
<line> traba*hadore* fo*am *eleci*nado* por co*veniência. Gil (20*9) ressalta *u* é um método de </line>
</par>
<par>
<line> seleç** de uma amostra pela sua disponibilid**e, po*sui benefí*io * </line>
<line> *e praticidad*, porém </line>
</par>
<par>
<line> n** existe nenhuma garantia d* q** essa amos*ra repres*nte a popul*ç*o. </line>
<line> Os dados foram coletados no período d* agosto a outubro de 2019. </line>
<line> O* dado* foram an***sado* por estatística descritiva, *tiliz*ndo a amostra da </line>
<line> população, o que perm*te tirar conclusões q*e podem s** válidas ou não a toda * população, </line>
</par>
<par>
<line> *es*e </line>
<line> que estabelecidos os procedimentos *e**ssários, *anto </line>
<line> na *o**ta d* dados, quan*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> p*anejamento do trabalho e por *im na aná*is* * de*criçã* das informações (SANTOS, 2007). </line>
<line> *este caso, n** ho*ve gener*lização devid* ao tip* de *mostrage* u*ilizada. </line>
<line> D*n*r* os procedi*entos de estatística p**a an*lise dos dados, foi utili*ad* a média </line>
</par>
<par>
<line> que **n*orm* *e*alha *iei*a (2018) </line>
<line> *p*esenta a tendência cen*ral das </line>
<line> obs*rva*õ*s coletad*s </line>
</par>
<par>
<line> de u*a variável. S*rá utiliz*do também o d*sv*o padrão, sendo ele a raiz qua*rada </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> v**iância que rep*e*enta o quanto podem ir l*nge os va**res observados *o valor esperado. </line>
</par>
<par>
<line> Para verificar a r*lação ent*e as va**áveis Qu*lidade *e Vid* n* *rabalho e Suport* no </line>
<line> Tr*bal*o fo* utilizado t*s*e *e correlação bivar*ada co**i*iente de correlação de Pearson (p de </line>
<line> Pearson), adequad* para amost*as i*dependentes (LI*A, *004). </line>
</par>
<par>
<line> ** ac*r*o com </line>
<line> M*kaka (2012), os resultados po*em ser interpretados da seguin*e </line>
</par>
<par>
<line> form*: 0,9 correl*ç** m*it* f*r*e; 0,7 a 0,9 correlação fort*; *,5 a 0,* corre*ação mod*rada; </line>
</par>
<par>
<line> 0 ,3 a </line>
<line> 0,5 *orrela*ão fra*a; 0 a e </line>
<line> 0,3 correl*ção desprezível. Estes re*ultados *odem s*r </line>
</par>
<par>
<line> utilizados mesm* quando a corr*lação * p*sitiv* ou n***tiva (correlaç*o inversa). </line>
</par>
<par>
<line> A p*óxima seçã* abordará </line>
<line> aspectos r*levante* sobre o o*jeto de pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> p*oporcionando esclarec*men*os sobre as in*titu*ções de cr*di*o e *s p*rticipantes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTAD*S E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Con*extualizaç*o da organiz*ção e do setor de corres*ondentes bancá*ios </line>
</par>
<par>
<line> O *ercado de c*édito à pesso* físic* no Br*sil pode se* *aract*rizado, com* trata </line>
<line> So*ri**o (2003), c*ntraliz*do e monop*lizado pelo fat* *e o mercado bancário **r controlado </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 0*, art. 1, p. 3-*3, fev. 202* www4.fs*ne*.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiag*, T. *. C. A*aú**, C. Gonçalves, W. R. E. Marci*l </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> por pouc*s bancos *últiplos, *orém sua f*rma de contratação é pulverizada com dive*sos </line>
<line> agen**s de crédito opera*do. </line>
<line> *pós a lei de *erceiri*ação, ho*ve a f*exibilização p*ra c**trat*ção *e e*pres** </line>
<line> prestadoras de servi**s, se antes podiam prest*r serviço* apen** em at*vidade **io, c*mo </line>
<line> segurança e limpeza, ago** atividades fins, *sto *, aqu*las *ue geram o lucro ao banco, podem </line>
<line> ser in*luídas sem **ejuízo jurí*ico ao **nc* (SA***S, 2017). </line>
<line> Esse *ovi*ento de terceiriza*ã* dos serviços ocorri* *nte* mesm* *e a lei *er </line>
</par>
<par>
<line> apro*a*a e respaldou a terceirizaç** do s*tor bancário, fato comprovado no es**do </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> L*ureir*, Made*r* e B**er (2016) em *ue *oi l*vanta*o q*e de 20.000 *o*respo*dent*s </line>
<line> existentes n* *aís em 200* saltou par* mais 150.00* até 2010. </line>
<line> Um co*respon*ente bancário *e c*édi*o trabalha com a oferta *ireta ao cli**te de </line>
<line> soluções ***anceiras, que vão de*de a créd*to direto ao co**umidor (CD*), q*e *n*loba </line>
<line> em*r*stimos *e *urto p*azo (h*t money), consignad* (emp**stimo *uja parcelas *ão </line>
</par>
<par>
<line> preferencialmente cobrad*s direta na folha de paga*en*o do cliente via de co*vênio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **pres* *agadora com o *anco), </line>
<line> além *e an*ecipaç*es </line>
<line> de 13º salá*io e *ntec**a*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> res*itu*ção d* imposto de ren*a. Os financiamentos habitac*ona*s cré*ito rur*l e </line>
<line> podem </line>
</par>
<par>
<line> também *assar pel*s corr*spondente*. A prospecç** de *l*ente* e a coleta </line>
<line> *e *ocu*ento* </line>
</par>
<par>
<line> dinamiz*m * geram *eno*es custos de </line>
<line> processo p*ra o banc* (LOUREIRO; MADEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> B*DER, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A *e*eita que advém ao* *orr*spo*dentes che*a po* meio d* comissão pelas a*ividades </line>
<line> realizadas (DINIZ, 201*). Este fato torna o m*rcado muito competitivo, com muitos </line>
<line> corresponde*tes e *uita of*rta de crédit*, es*a oferta pode ocorr*r de tr*s formas: </line>
</par>
<par>
<line> 1. Telemarketi**: cont*tos telefônico* à lista de clie*t*s, além d* mensagens </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> cel*lar. </line>
</par>
<par>
<line> *. Atendimento de Ba*cão: cli*ntes que comparecem </line>
<line> ao </line>
<line> espaço físi*o do </line>
</par>
<par>
<line> correspo***nte. </line>
</par>
<par>
<line> 3. Visi*a: fu*cionários q*e se deslocam até emp*e**s, órgão* públi**s ou even*os onde </line>
<line> es*eja p**sen*e o públic*-al** para oferta de crédit*. </line>
<line> Esta *ersatilidade de form*s de ofer*as aos c*ien*es representa uma va**ag*m </line>
</par>
<par>
<line> competitiva para o negócio (DINIZ, </line>
<line> 2010), porém ao trabalhador pod* significar </line>
<line> gr*ndes </line>
</par>
<par>
<line> riscos à sua satis*ação no tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> da </line>
<line> exp*siç*o a *iversas doe*ças físicas como </line>
<line> lesões causadas pela falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rgonomia, LER entre outras, há ainda * *ressão psicol**ica **la *enda, po*s assim como a </line>
</par>
<par>
<line> emp*es*, o sal**io </line>
<line> *o funcioná*io depen** de co*iss*o, * i*sal*br*dade d* am*i*ntes </line>
<line> o*de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 1, p. 3-*3, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualida*e de Vida no Trabalho e Suport* no *rabalho Terce*riz*do d* O*ga**zações d* Cr*dito </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> nã* há um pa*rão exig*do de uma agên*ia bancá*ia, o esgo*a*ento mental e *ísico de uma </line>
<line> ati*idade ** que a compe*itivid*de alta e o suporte de traba*h* t*nde a se* precário. </line>
<line> *omo exemplo, uma das **ga*izaçõ*s p*r*icipantes está i*st*lada e* *orum*á-M* há </line>
<line> 11 an*s e se trata d* uma **s pioneiras como c*rrespondent* banc*rio ** cidade. Fund*da na </line>
</par>
<par>
<line> cap*t*l C*mpo Gran*e, a *m*resa es*abelece* várias *ili*is pelo *stado, e chegou a ter </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> funcionário* atu*ndo em Coru*bá-MS. </line>
</par>
<par>
<line> * em*r*sa semp*e *st*bele*eu dua* formas básicas de atendimento, a primeira </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> atendimento de b*l*ão a </line>
<line> qu*m entra n* loja, sempre *e locali*ando em praças estratégicas </line>
</par>
<par>
<line> c**o regiõ*s movim*ntadas e pr***m*s a banc*s. Mas o ponto *orte d* empresa é a seg*nda, </line>
<line> o tele*arketing, com oferta d*reta ao cl*e*te por meio de ligações te*efônicas e *ensa*ens de </line>
<line> celular. </line>
<line> Com uma est*utur* que *e a*semelha a uma sala de telemarketing, seus f*ncionár**s </line>
</par>
<par>
<line> t*abalham a maior p*rte </line>
<line> do *empo reali*ando l*g*ções aos clientes d* suas *istas qu* são </line>
</par>
<par>
<line> o*gan*zadas em softw**e pr*pr*o de *adast*amen*o d* cli*ntes. *ste software torna po**ível </line>
</par>
<par>
<line> distribuir os cl*entes *os at*ndentes </line>
<line> pa** que cada *m po*s** uma c*rteira de *l*e**es a se* </line>
</par>
<par>
<line> cont**ado* e fi*elizados. </line>
</par>
<par>
<line> Com as t*ansforma*ões dig*t*is e mud*nça* imposta* p*lo mercado, a **presa foi </line>
<line> *e*di*a a u* grupo de sócios e hoje atua co* q*at*o f*ncion*rios com *oco *as contratações </line>
<line> *e crédit* por meio *e atendiment* de ba*cã*, visitas para pro*pecção em órgãos p**lic*s e </line>
<line> escolas, e pela indicação *e c**ente* com bom relacionamento. </line>
<line> J*yo e **niz (2010) abordam q*e os clientes que *uscam um corre*pondente b*ncári* </line>
<line> ao inv** de se diri*ir a uma agência, *usc*m primeir* a pr**ici**de no atendimento, *em fila* </line>
<line> ou b*rocraci* para a*e*trar ao ****belecimento, t*mbém há u* rela*i*nament* *egoci*l </line>
<line> criado *om os funcionários da empresa, devido à ofe*ta ativ* das *ig**õ*s e atendimento que </line>
<line> *u*ca a diferenciação para conquistar e fidelizar o cliente. </line>
<line> 4.2 Análise do* dado* </line>
<line> A *a*tir dos **d*s coleta*os, *oi *o*s*vel realiz*r aferições dos questionários </line>
</par>
<par>
<line> respondidos pelo* colabo*a*ores dos correspondent*s </line>
<line> bancários e *mpr**a* de crédito </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rea*izar </line>
<line> a anális* *om ba*e *a teoria de QVT. Fo**m *n*revi*tados 16 colabora*ores d* seis </line>
</par>
<par>
<line> institu*çõe* de crédi*o, todos *ocalizado* em Coru*bá-MS. </line>
<line> O qu*stionário aplicado aos entre*ista*os versou sob*e ** aspec*os da QVT à luz do </line>
</par>
<par>
<line> m*delo de Walto* (1973) no formato de respos*as, u*ilizado pela org*niz*çã* mundial </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 0*, ar*. 1, p. 3-*3, fev. 2021 *ww*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thi*go, T. *. C. Ara*jo, C. Gon*a*ves, W. R. E. Marciel </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> saúde qu* padroni*a a* resp*s*as aos question*mentos e f*cilita a análi*e por *eio da escala </line>
<line> tipo Li*ert de 5 pontos, *endo 1 como "m*ito ins*tisfeito" a 5 "muit* satisf*ito" (F*ECK, </line>
<line> 2000). </line>
<line> *s r*sult*dos dos fator** *e qualidade *e vida *o traba*ho e suport* no trabalho estão </line>
<line> di*post*s na T**ela 1. </line>
<line> Tabe*a 1 - Re*ultados dos Fatores de Q*ali*ade de Vid* n* Traba*ho e *u*or*e no </line>
<line> Tr*balho </line>
</par>
<par>
<line> Construct* </line>
<line> F*tores </line>
<line> Média DP Mín*m Máxi*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Importância do traba*ho </line>
<line> 3,*4 0,52 3,00 </line>
<line> 4 ,* 0 </line>
</par>
<par>
<line> Cond*ções de *rabalho </line>
<line> 3 ,7 * </line>
<line> 0 ,5 3 </line>
<line> 2,67 </line>
<line> 4 ,8 * </line>
</par>
<par>
<line> Espaço qu* o trabalho oc*pa em sua vida </line>
<line> 3,52 </line>
<line> 0 ,4 7 </line>
<line> 2,33 </line>
<line> 4 ,3 3 </line>
</par>
<par>
<line> *ualidad* de *ida Respeito *s Leis </line>
<line> 3,44 0,51 </line>
<line> 2,*0 </line>
<line> 4,25 </line>
</par>
<par>
<line> no trabalho Integração social </line>
<line> 3,44 0,61 </line>
<line> 2,50 </line>
<line> 4 ,* 0 </line>
</par>
<par>
<line> Capacidades no trabalho </line>
<line> * ,4 4 </line>
<line> 0 ,8 5 </line>
<line> 1,80 </line>
<line> 4 ,8 0 </line>
<line> Salário (com*ensação) justo e adequado </line>
<line> *,27 </line>
<line> 0 ,8 4 </line>
<line> 2,00 </line>
<line> 5 ,0 0 </line>
<line> O*o*tunidades n* t**balho </line>
<line> 3,13 </line>
<line> 0 ,8 6 </line>
<line> 1,75 </line>
<line> 4 ,5 0 </line>
<line> S*porte so*ial informacion*l </line>
<line> *,79 </line>
<line> 0 ,* * </line>
<line> 1,71 </line>
<line> 3 ,8 6 </line>
</par>
<par>
<line> S*por*e no Trab*lho </line>
<line> Suporte social *nstrumental </line>
<line> *,70 </line>
<line> * ,6 3 </line>
<line> 1,** </line>
<line> 3 ,8 0 </line>
<line> *u*o*t* **cial emocion** </line>
<line> 2,33 </line>
<line> 0 ,5 * </line>
<line> 1,*0 </line>
<line> 3 ,5 0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dad*s da pes*uisa (*019). </line>
<line> A Tabel* 1 *pr**e*ta os resu*tados sob*e * q*alid*de de *id* no tra*alho e s*port* *o </line>
<line> tr*balho. Os conceito* *t*li**dos foram es*ab*lec**os **r Walton (1973), te*do oito </line>
</par>
<par>
<line> indic*d*re* que b*sc*m </line>
<line> as*ectos internos *xter*os que * </line>
<line> a*e*am * qualidade d* vida </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador. A percep*ão </line>
<line> d* suporte no tra*alho *oi estabelecida por Siqueira e G*mide J*. </line>
</par>
<par>
<line> (2008) em t*ês *atores sociais releva*te*: informação, instrum*ntos e emocio*al. </line>
<line> Percebe-se que todos *s indic*d*res que tratam da QVT *presentaram *é*ia ge*al </line>
<line> superior a 3 * inferi** a 4, po*ta*to os fato*es: *mpor*â*cia *o t*abalho, Condiçõ*s *e t**balho </line>
</par>
<par>
<line> e E**aço **e o trabalho oc*pa em sua *id*, *oram av*liado* como n*utros com tendência </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> satisfatório e os fatores Respeito às *ei*, Int***ação s*cial, Capacidades n* t**balh*, S*l*rio </line>
<line> (com*ens*ção) just* e adequado, Oportunidade* n* t*ab*lho, como it*ns de neutralidade pa** </line>
<line> ins*t*sfat*rio. </line>
<line> O *specto "*mport*ncia do Trabalho", fator com *a*or médi* (3,84), a*orda o orgu*ho </line>
</par>
<par>
<line> d* tra*alh*r na empresa d* ve*der *eus produ*os e res*on*abilidade soc*al da empresa, e </line>
<line> a*resenta uma n**tralidade co* índice satisfatório, isso reflete que, embora seja u* *erviço </line>
<line> terceirizado, os cor*espo*de*tes reali*am serviços ban*ários iguai* aos da instit*ição </line>
<line> financeira que terceir*zou o ser*iço e *eus funcionários reco*hecem essa imp**tância, po*ém </line>
<line> d* *orma moder**a. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 02, art. 1, p. 3-*3, fev. *021 w*w4.fs*net.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ual*dad* de Vida no Trab*lho e S*porte no Tr*balho Tercei*izado d* Organizações d* Crédi** </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> Outros dois aspectos qu* *pr*sentar*m </line>
<line> n*utral*dade satisfatória </line>
<line> sã* as condições de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* (méd*a=3,75), *ue abor*a a segurança, salubridad* e a *o*n*da </line>
<line> de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> (WALTON, 1973); e espaço q*e o tr*b*lho ocup* em su* </line>
<line> vida (média=3,72), trata*do da </line>
</par>
<par>
<line> re*ação entre </line>
<line> aspectos d* </line>
<line> v*da **rticula* como lazer, </line>
<line> de*canso, local horá**o e trabalho e </line>
</par>
<par>
<line> (WALT**, 1*73), tendo resultados neutros com tendê*cias a sati*fatório. </line>
<line> Os dem*is itens aprese*ta* média neut*a com vié* de ins*tisfaçã* o **e re*resenta </line>
<line> que aspec*os c*mo respeito às l**s, salário e oportunidades *e cr***iment* p*ssuem uma certa </line>
<line> ins*tisfa*ão, poi* como trata Santos (2017), a terceirização representa a liberdade dos ban**s </line>
<line> de delegar servi*o* bancários * salários bem me*or*s, co* me*os direitos * sem neces*idade </line>
<line> de p*oposição d* plan* de carreira ao t*abalhador, reduzindo custos e responsabil*da*es. </line>
<line> A*nda em observação *os v**ore* mínimos, máxim*s e di*persão da Tabel* 1, dest*ca- </line>
</par>
<par>
<line> se o </line>
<line> elevado </line>
<line> desvio pa**ão do* </line>
<line> itens: *apacidad*, opor*unidad*s salários, acima de 0,8, e </line>
</par>
<par>
<line> p**tanto *om respostas menos h*mogêne*s, apr*sentan*o uma certa divergência nas </line>
<line> respo*tas. O desvio padrão dem*nst*a que, *mbora a méd*a apre*ente uma tendência ce*tral, </line>
</par>
<par>
<line> existe dive**ida** *a </line>
<line> percepção do fenômeno em que muitas *deias não conv*rgem para </line>
</par>
<par>
<line> r*spos*as semelhantes (DAL*OVO; LANA; *ILVEIRA, 20*9). </line>
<line> * Tab*la 1 m*stra ainda a análi*e d* supor*e do trabalho. Apresen*a resul*ados </line>
</par>
<par>
<line> d*fe*entes *a QVT </line>
<line> apresenta*d* </line>
<line> avali*ções </line>
<line> com *édias *baixo de 3 e des*io padrã* *ão </line>
</par>
<par>
<line> s*perior </line>
<line> 0,7. Neste caso, o* resultados tend*m a ser con**dera*os como **ito *nsa*isfeito </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s**isfeit*, </line>
<line> este res**tado d*monst** que os tra*alhadores po*em estar s* sent**do </line>
</par>
<par>
<line> desampar*d*s *elas *mpr*sas terceirizadas *os três fatores do *uporte de traba*ho. </line>
<line> Como aponta Siqueira e Padovan (2008), o supo*t* emocional se sobrepõe *o* dois </line>
<line> outros aspectos no suporte do tr*balh* e* *erm*s *e *mp*rt*nc*a. Os resultados demon*t*am </line>
<line> *ue o f*tor emocional possui a menor média (2,33) *os *rês itens, com o menor desvio padrão </line>
<line> (*,57), ou sej*, *s respostas p**suem um nív*l *aior de *omogeneid*de, p*rtanto refl*tem </line>
<line> que d* fato ** um certo co*senso *obre o su*orte *mo*iona* aos t*abalhador*s. </line>
</par>
<par>
<line> Siquei** e Pado*an (2008) inve*tigam </line>
<line> *s *ausas dessa insatis*aç*o em ter*os </line>
</par>
<par>
<line> emo*ionais e apon*a* que os principai* *ot*v*s passa* pe*a* atitude* do gestor direto. </line>
</par>
<par>
<line> Muit*s vezes, estes </line>
<line> de**o*hec** a* com*etênc*as dos c**aboradores, os pontos a s*rem </line>
</par>
<par>
<line> melhorad*s, </line>
<line> o* treinamentos que podem </line>
<line> se* realizad*s, a*uam </line>
<line> sem expe*iê*cia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mento *obre gestão e lideran*a, en*reg*m pouca *orça *otivacion*l, se a**modam, </line>
<line> *entre o*tros. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e*esina PI, v. *8, n. *2, art. 1, p. *-23, fev. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Thiag*, T. *. C. A**ú*o, C. Gon*alves, W. *. E. Marciel </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> Este resultado corrobora as informaç*es do Anuári* d* S*ste*a Público *e Empreg*, </line>
<line> *rabalho e Renda, para o qual as do*nças psic*ló*icas como *epressão e ansied*de *r*sc*ram </line>
<line> mais de 2*% em **1* (DIEESE, 2017). </line>
<line> Em t*rmos de su*orte info*macional e instrum*n*al, os res**tad*s mostr*ram qu* as </line>
<line> *r**niza*ões atendem de forma neut** a sa*isfatória, obtendo m*d*a d* 2,79 para o *rimeiro e </line>
<line> 2,*0 *ara o segundo. De acordo co* Siquei*a e Padovan (2008), este tipo de suport* permi*e </line>
<line> que os colaboradores r*c*bam *nformações e es*rutura adequadas *ara reali*ação de **as </line>
<line> atividad*s. </line>
<line> A pr*xi*a análise apres*nta os resultados d* t*ste da *ipótese formulada, disp*sta na </line>
<line> Tabel* 2. </line>
<line> Tabela 2 - Correl*ç*o *ntre os c**structos Qu*lidade de Vida no Trab*lho e Suporte </line>
<line> *o Tr*balho </line>
</par>
<par>
<column>
<row> C*nstruct*s </row>
</column>
<column>
<row> Testes </row>
<row> C*rre*açã* d* Pearso* </row>
</column>
<column>
<row> Qu*lidade de *ida no </row>
<row> trabal*o </row>
<row> 1,0* </row>
</column>
<column>
<row> Suporte no </row>
<row> T*ab*lho </row>
<row> 0 ,7 5 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Q*a*id*de de vida n* Significâ*c*a </row>
<row> trabalho </row>
<row> N amostral </row>
<row> Cor*elaçã* de P*arso* </row>
</column>
<par>
<line> Suporte no Trabalho </line>
<line> Si**i*icância </line>
<line> N amostral </line>
</par>
<column>
<row> F*n*e: D*do* da pesquisa (2019). </row>
</column>
<column>
<row>-</row>
<row> 16 </row>
<row> 0 ,* 5 </row>
<row> 0,0*1 </row>
<row> 16 </row>
</column>
<column>
<row> 0,001 </row>
<row> 16 </row>
<row> 1,00 </row>
<row>-</row>
<row> 16 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A Tabela * a*resenta o resul*a*o do te*te de correlação de Pearson e seu </line>
<line> níve* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sign*fic*ncia. Este teste calcul* * c**fi*iente de correlação en**e duas *ariá*eis qua*tita*ivas, </line>
<line> *s res*ltados va*iam de -1 a 1, no qu*l quanto mais próximo de 1 s*g*ifica que as variáv*is </line>
</par>
<par>
<line> seguem no </line>
<line> mesmo se*tido qu*ndo ma*s dis*an*e, o opost* e </line>
<line> (S*N*OS, 2007). Par* es*a </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa, d*m*n*tra o quanto o suporte no traba*ho se a**nha a qua*idade de vida no tr**a*ho </line>
<line> basead* *o* da*os coletados junto aos *ra*alh*dores. </line>
<line> A relaç*o ** i*fluência do **porte d* t*abalho foi de 75% no dis*ernimento sobre a </line>
</par>
<par>
<line> qua*id*de *e vida do *ra*alh*, então *o*forme </line>
<line> os *arâm*tros estabelecid*s, os resu*ta*os </line>
</par>
<par>
<line> foram sign*fi*antes e *ostram um* relaçã* forte d* inf*uência do </line>
<line> trabalho </line>
<line> na QV* dos </line>
</par>
<par>
<line> traba*hadores dos *orrespondentes *e crédi*o, **rtanto *ode-se inferi* **e e*is*e uma alta </line>
<line> corr*laç*o p*sitiva entre suporte *e trabalho e QVT. </line>
<line> Dian*e dos resultad*s, c*nsidera-se * que aponta Si*ueira e Padov*n (2*08), </line>
<line> corroboran*o c*m os res**t*dos das estatísticas *escriti*as a*u* *presentados, que somente as </line>
<line> Re*. FSA, *er*sina, v. 18, n. 0*, art. 1, p. 3-23, fev. 2021 w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade de Vida n* Trabalho e Suporte no T*ab*lho *erceirizado de Organizaçõ*s de Crédito </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> práticas de QV* sem o devido supo**e ao trabalho po*** ser insuficientes para gerar </line>
<line> satisf*ção ao trabalhador. </line>
<line> Esta afirmação de S*queira e Padovan (*008) é fundam*nt*da e* suas observa*ões de </line>
</par>
<par>
<line> que as empresa* investem muit* *m </line>
<line> polí*i**s de melhoria </line>
<line> ** e*pa**, da ergonomia, nas </line>
</par>
<par>
<line> f*rramentas ao trab*l*ado*, por*m *uand* se trata de suporte, h* u*a </line>
<line> aus*nc*a de *mpatia, </line>
</par>
<par>
<line> ca*inho, confia*ça, estima e *scuta do que o traba*had*r tem a dize*, estes a*pectos se </line>
<line> sob*epõe* e *evam a avaliaçã* de QV* para níveis ruins, acrescid*s *e insatisfação, em </line>
<line> *ermos de suporte d* trabal*o. </line>
<line> 5 CONSI****ÇÕ*S FINA** </line>
<line> O pre*ente tr*balho busco* interpretar co*o o* f*ncion*rios *o* corres*ondent*s </line>
<line> *ancári*s de Coru*bá-*S per*eb*m sua qua*idade d* vida no trab*lho e o supor** r*cebi*o </line>
<line> por eles na or*an*z*ção e* que at**m. Após a apr*vação da *ei *e terceiriza*ã*, qu* r*tirou </line>
<line> o* limi*es *e contrat*ção de tercei**z***s para *rea fim e *r** *eio, este setor *ode em alguns </line>
</par>
<par>
<line> an*s se tornar o qu* vai p*epond*rar </line>
<line> no </line>
<line> a*endiment* f*s*co a*s *lien**s dos ban*os e* </line>
</par>
<par>
<line> detrimento do **endiment* tradicional em agências bancária*. </line>
<line> O problema proposto foi conhec*r *omo estes trabalhadore* se **ntem sobre os *a*ores </line>
</par>
<par>
<line> de QVT de Walton (1973) e qual o nível de suporte no trabalh* percebe, </line>
<line> com * o*jetivo de </line>
</par>
<par>
<line> av**iar um g*upo d* t**balhadores na cid*de por m*io do questi*n*rio *obre sat*sf*ção </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, v*rif*c**d* de </line>
<line> f**** </line>
<line> quantitativa *u*s respostas e se h*veria uma correç*o e*tre </line>
</par>
<par>
<line> su*o*te do trabalho e p*rcepção de QV* do* *mpregados. </line>
<line> Após an*lise estatís*ica dos resul*ados, foi possív*l perceber que ex*ste um nível d* </line>
<line> QVT d* n*utro p*ra satisfe*to e de neutro para *nsatisfeito d** fu*cion*rios, demonstran*o no </line>
<line> geral de neutralid**e sobre a* políti*as de QV* praticadas pelas suas emp*esas, notas *ci*a </line>
</par>
<par>
<line> de 3 e inferior a *, um </line>
<line> ní*el </line>
<line> de indiferença e passiv*d*de ***re este *ema. F*i possível </line>
</par>
<par>
<line> percebe* qu* as impressõ*s *obre políticas de QVT apre*entaram d*sv** pa*r*o maior que o </line>
<line> de s*p*rt* n* trabalho com respostas máximas e mí*imas mais e*tremas, o **e demonstra </line>
<line> *ue e*iste h*mogen*idade baixa nas respostas. </line>
<line> * dados s*br* suporte no trabalh* apresentaram re*ultados de insatisfação * muita </line>
<line> insatisfação, com um de*v*o padrão baixo demo*s*ra*do hom*geneidade nas respostas * uma </line>
<line> coesão na perce*ç*o de q*e *á um déficit de *uporte d* empreg*dor ao* s*us funcionári*s e* </line>
<line> t*dos o* três aspectos e*enc*dos. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, *. 18, n. 02, a*t. 1, *. 3-2*, fev. 2021 ww*4.*sanet.*o*.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T*iago, T. *. C. Ara*jo, C. Gonçalves, W. *. E. Mar*iel </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> O supor*e em*ciona*, além *e se* * item mais r*l*vante, apresentou a meno* nota de </line>
<line> todas **m o menor d*svio padrã* e r*flete o descui*o *ue há *om a *arte emociona* do </line>
<line> trabalh*d*r terc*iri**do. </line>
<line> P*lo coeficiente de Pearson **i possíve* d*mo*strar uma al*a correlaçã* po*i**va de </line>
<line> 7*% entr* o suporte de tr*balho e a QVT, com significân*ia de 0,01%. </line>
<line> *obretudo a falta de apoio emocion*l po*e gerar doenças ps*cológ**as g**ves aos </line>
<line> trabalhadores. Mais do *ue fa*ta de práticas de QVT é a *a*ta de estru*ura e*oc*onal que *s </line>
<line> *mpresas po*em *miti*, deix*n** o trab**hador em situação de *esa*paro refletida *m seus </line>
<line> níveis de satis*ação com o trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto po*e-se c*ncl*ir qu* o objeti*o </line>
<line> de av*lia* os t*abalhadores *obre **a </line>
</par>
<par>
<line> sat*sfa*ão e supor*e no **abalho foi concluído, c*m resultad*s ta*to no s*nti*o *e p*áticas de </line>
<line> QV* em todos os *spect*s rele*antes do modelo de Wal*on (1*73), com neutralidade em </line>
</par>
<par>
<line> re*aç*o a su*s p*lítica*. Quant* ao s*po**e </line>
<line> no trabalho, conclui-se qu* há um n*v*l </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> insatisfa*ão homogêneo dentr* os empreg*dos, uma aus*ncia d* *uport* soci*l e sobre*ud* de </line>
<line> supor*e emoc*on** *o traba*hador, *ato que o dei*a exposto a doenças fí*icas e *sicológica*. </line>
<line> Em termos de *ontribuição, esta pesquisa pe*mit* ações gerenciai*, sendo que a* </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*es pesquisad*s podem se apro*riar </line>
<line> *estas in*ormações para elabor*rem *lanos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ção para melhoria nos aspectos aqui a*aliados. </line>
<line> Como trabalh* *ut*ro, *uger*-se uma análise sobre o comportam*nto dos *í*eres </line>
<line> nesta* organizações, visto que, co*f*rme apontado pela literatura, es*es t*m in*luênci* </line>
<line> significa*iva no s*port* *mocional dos trab*lhador*s. </line>
<line> REFERÊN*IAS </line>
<line> ALVAR*Z, *. R. E**ilo de v**a e *ábit*s de laze* de trabalhadores, após *o*s anos d* </line>
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<line> 1) c*ncepção e planejame*t*. </line>
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<line> 2) análise e in**rpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 3) ela*o*ação do rascunho ou na *evisão críti*a do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) participação na apr*vação *a ve*são f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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