<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 5, p. 87-107, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.02.5 </line>
</par>
<par>
<line> E*itando Turbulências: Impactos d* N*va Norma d* Le*sing n* *videnciação d* *merican </line>
<line> Air*ines </line>
<line> Avoidi*g Tur*u*ence: Impa*ts of New Leas**g Sta*dard on Am*ric*n Airl*n*s Discl*sure </line>
</par>
<par>
<line> Daniela Pirolo *ia* </line>
<line> Doutoranda em C***roladori* e Contabilidad* pela Univ*rsidade de S*o Paulo </line>
<line> Mestra em *on*abilidade pela *niversid*de *ederal d* *araná </line>
<line> E-*ai*: danielapir*l*@*otmail.c*m </line>
<line> Rayane Camila d* S*lva Sousa </line>
<line> *outoranda e* Contabilidade pe*a Un*versidade Fe*era* do *aran* -UFPR </line>
<line> Mest*ad* e* Contabil*dad* pela Universi*ade Federal do Paraná </line>
<line> E-mail: ray*necamila.pi@gma*l.*o* </line>
<line> L*ci*no Ma*cio **herer </line>
<line> Doutor em C*n*rola*oria e Cont*bilidad* *e*a Universidade de São Pa*lo </line>
<line> Pro*e*sor do Pro**a*a de *ós-Gradu*ção em Cont**ilidade *a Unive*sidade Fe*eral *o Paraná </line>
<line> E-*ail: lmsc*erer.u*pr@gmail.c** </line>
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<line> Endereço: *aniela Pirolo *ias </line>
<line> *d*tor-Chefe: Dr. Tonny Ke*l*y de Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> Ave**da Pro*essor Luciano Gualbe*to, 908 **tantã - - </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> São Paul*/SP - 05508-*10. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Rayan* Camil* d* Silva Sou*a </line>
<line> Artigo r*ceb*d* em 1*/12/2020. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Prefeito Lo*hário Mei*sne*, 6*2, Camp*s III - Jardim </line>
<line> recebid* em 04/01/202*. Ap**vado em *5/01/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> Botâ*i*o. CEP: *0210-070 - Curitiba/ *R - Br*sil. </line>
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<par>
<line> Endereço: Lu*iano Marcio Sche*e* </line>
<line> *va*iado pelo *istema Trip*e Re*iew: Desk Rev*ew a) </line>
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<par>
<line> Av. Pref*ito Lothário Meissner, 632, Ca*pu* II* - Jardim </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) D*uble B*ind *eview </line>
</par>
<par>
<line> Botânico. CEP: 80210-0*0 - Curitiba/ *R - Br*sil. </line>
<line> (avali*ção cega por dois avaliadores *a área). </line>
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<line> Rev**ão: Gramatical, Normativa </line>
<line> e de F*r**ta*ão </line>
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<line> D. P. Dia*, *. C. S. S*us*, L. *. *cherer </line>
<line> 88 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> *m julho d* 2006, o FASB e * I*SB inic*aram um projeto conjunto * f*m *e desenvolv*r um </line>
<line> padrão comu* p**a *e**strar todas a* operações de leas*ng *o Bal*nço Patr*monial e r*duzir </line>
<line> a* divergências que afetavam a qualidad* *a informação co*tábil. A nova forma de </line>
</par>
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<line> cont*b*lização *o leasing *n*r*u em vigor em 1º </line>
<line> de janeiro de 20*9, por mei* d*s normas: </line>
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<line> IFRS 16, emit*da pelo *A*B, e ASU 2016-02 "Leases" (Topi* 842), *mitida pel* FA*B. Este </line>
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<line> trab*lho </line>
<line> buscou *nalisa* c*mo * *mer*c*n **rlines *rat*u * *doç*o </line>
<line> an*e*ipad* do no*o </line>
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<line> método de *o**abiliz*ção do *easing ** s*as demonst*ações contábeis. A referi*a empresa é </line>
<line> considerada a maior com*anhia aérea do mundo por núm*ro de frota, receita e passageiros. * </line>
<line> análi*e descritiva dos form*lários 10-* de 2*16 e 20*7 *emon*trou que a American Air**nes </line>
<line> *penas menc*onou a existê*cia de uma nova norma de leasing. Ao anal**ar as demonstraçõ*s </line>
<line> contábeis em 2018, n*tou-se *m impacto de USD 10 *ilhões em passivos de arrenda*entos e </line>
</par>
<par>
<line> *tiv* de direito </line>
<line> de uso no Bal*nço Pat*imonial, US* </line>
<line> 197 milhõe* de cr*dito *e ajus*e com </line>
</par>
<par>
<line> efeito acumulado *a DMPL e USD 16 milhõ*s a *enos na recei*a antes dos impostos. *lém </line>
<line> disso, ve*ificou-se que, e* 2018, com a cont*bilização do leasi** operacional *o balanço, as </line>
<line> o*rigações da empresa a*m*ntara* 3*% aproximadamente. </line>
<line> Pal*vras-chav*: Topic 842. FASB; Lea*es. L*a**ng operacional. *easin* financei*o. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> In July 2006, the FASB *nd *A*B in*tiated a j*int project in or*er *o dev*lop commom a </line>
<line> *ta*dard *or the re*is*er of all leasin* *peratio** in the balance *h*et and redu*e di*er**nces </line>
<line> that affect *h* quality of accounting in*ormation. A n*w form of leas* account*ng came int* </line>
</par>
<par>
<line> ef*ect*ve on J*nuary 1, 2019, t*rough *FRS 16, approved by I*SB an* AS* </line>
<line> 201*-02 </line>
</par>
<par>
<line> "Leases" (To*ic </line>
<line> 842), a* issu*d *y FASB. A repo*t *el*a*ed by *FRS Found*tion in 20*6 </line>
</par>
<par>
<line> verif*ed the eff*cts of the standard on v*rious sect*rs and id*ntified that the compa**es with </line>
</par>
<par>
<line> the m*st impac* will be the airlines companies. Thus, *his </line>
<line> paper s*ught t* *na*yze how </line>
</par>
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<line> Americ*n Airli*** tried *o antici*ate the new leasin* acco*n*ing met*o* in *ts f*nanc*a*s </line>
<line> reports. This company is consid*red the larges* *irline in the wor*d by fleet nu*ber, *evenu* </line>
</par>
<par>
<line> *n* passenger*. A descrip*ive </line>
<line> analysis </line>
<line> of *he *016 and 2017 10-K forms show*d th*t </line>
</par>
<par>
<line> Ameri*an Airlines *nly mentio**d the </line>
<line> pr*sence of * </line>
<line> new le*sing standard. Looking at </line>
</par>
<par>
<line> accou*ting s**tistics in 2*18, the*e ** * $ 1* b*llio* i*pact o* lease liabi*iti*s a** right-of-us* </line>
<line> assets on the Balance Sheet, $ 197 *il*io* in cumulative DMPL adjustme*t credit, and $ *6 </line>
<line> million less in reve*u*. be*ore *ax. In addit*on, *t wa* f**nd that in 2018, *i*h operating lease </line>
</par>
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<line> ac*ounting being regis*er *n *he bala*ce s*eet, the co**an*'s *bligation* i*creased </line>
<line> by </line>
</par>
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<line> approx*mat*** **%. </line>
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<line> Keywor*s: Topic 842; FASB. Leases. *perating leasing. Finance leasing. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, *. *8, *. 02, art. 5, *. 87-107, fe*. 20*1 </line>
<line> ww*4.**anet.c*m.*r/revis** </line>
</par>
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<line> Evitando T*rbulências: Impactos *a Nova Norm* *e L*a*ing *a Evidenciação da *merican A*rlin*s </line>
<line> 89 </line>
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<line> 1 INTROD**ÃO </line>
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<line> Na lingua*em dos negóc*os, </line>
<line> o leasin* ou a*re*d*me*to mercantil é u** f*rma </line>
</par>
<par>
<line> alternati*a ** financ*amen*o pa*a aquis*ção d* *t*vos (VAN KIN**; SPOOR, **19) e pode </line>
</par>
<par>
<line> ser entendi*o como u*a </line>
<line> o*eração de *rédito que tem p*tencial de *erar benefí*i*s o* </line>
</par>
<par>
<line> obr*gações f*tura* </line>
<line> para o arrend**á**o e, aind*, tornar a empresa m*is atr*ent* ao mercado </line>
</par>
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<line> *om tod*s *s v**tage*s operacionais e fisc*is q*e concede (RIBE*R*; REI*; PINH**RO, </line>
<line> 2014). Até *1 deze**ro de **18, as nor*a* co*t*beis previam duas fo*mas de classific**ã* </line>
<line> de le*si*g, de*en*endo de sua n*tu*ez*: o leas*ng f***nceiro, r*conhecido *o Ba*anço </line>
</par>
<par>
<line> Patrimonial como ativo imobilizado das e*pres*s arrendatárias, tendo o paga*ento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> financiament* acordado como passiv* de arren*amento; e o leasing </line>
<line> *pe**cional, *u* não </line>
</par>
<par>
<line> pr*cisava *er regis*ra*o *o *alan*o Patrim*nia* </line>
<line> e * empr*sa arrendatária *azia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contabi*izaç** refe**n*e às **rcelas *o *em loca*o na Demonstraçã* do *esu*ta*o com* </line>
<line> de*pesa de arrendamento operacion*l (MA**I*S et al., 2013). </line>
<line> O pri*c*pal probl**a com essas norma* era a discri*ionariedade qu* *s arren*at*r*os </line>
</par>
<par>
<line> ti*ham em r*la*ã* à class*ficação do leasin*, identi**cada a </line>
<line> p**tir d*s </line>
<line> caracter*s*icas dos </line>
</par>
<par>
<line> *ontratos, q*e possibi*it*va um julg*mento di*crep*n*e *ssência * </line>
<line> econômica *o con*rato. </line>
</par>
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<line> Como consequência, muita* obrigações *e a*ren*ame*tos ficav*m fora *o bal*nço, em função </line>
</par>
<par>
<line> da opção como arrenda*e*to operacion*l (BIONDI </line>
<line> et al., 201*). Essa f**xibi*ização do </line>
</par>
<par>
<line> model* ope*acion** foi muito critica*a po*que não **endia às nec*ssidades d*s usuários, não </line>
<line> *o*necia uma re*res*n**ção fiel *a essência econôm*ca das tran*açõe* e n*o em*tia relatóri*s </line>
<line> co**ará*eis, mas, em contr*partid*, faci*itava * a**sso a financiamento fora do balanço para </line>
</par>
<par>
<line> mu*tas entid*des, com </line>
<line> c*stos *enores e t*x*s de *uros baix*s (MARTI*S e* al., 20**; </line>
</par>
<par>
<line> HSI*H; SU, 2015; FAS*, 2016). </line>
<line> *a t**tativ* d* reduzir a* di*ergências que afetavam a qualidade da inform**ã* </line>
</par>
<par>
<line> contábil, *m *ulho </line>
<line> *e 2006, o Financial A*counting </line>
<line> Sta*dard* B*ard (**S*) e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Internation** Fi*ancial St**d*rd* B*ard (IASB) *nic*a*am u* proj*to a fim d* desen*olver </line>
<line> um padrão comum *a contabiliza*ão das op*rações de lea*ing, para q*e os ativ*s e pass**os </line>
<line> decorrentes *e ta*s contrato* fossem registra*os no balanç* (HSIEH; **, 2015). Esse trabalho </line>
</par>
<par>
<line> conjunto passou por </line>
<line> várias etapas e **lmin*u na* nor*as vigentes: IFRS 16, </line>
<line> emitida p*lo </line>
</par>
<par>
<line> IAS*, e ASU 2016-02, </line>
<line> emitida pelo FASB (Topic *42). A *FR* 16 s*bst*tuiu a In*ernatinal </line>
</par>
<par>
<line> Accou**ing </line>
<line> S***dards (I*S) 17- Leases e a **U 2*16-02, o State*ent n. </line>
<line> 13 (SFAS *3), </line>
</par>
<par>
<line> ambas com data *e adoção </line>
<line> obriga*ória para j*neir* de </line>
<line> 2019. Apesar *a discord*nci* desses </line>
</par>
<par>
<line> órgã*s em alguns *ontos, no geral, a* duas nor*as c*ncordaram em encerr*r a </line>
<line> clas*if**aç*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 18, n. *2, ar*. 5, p. 87-107, fev. 2021 ww**.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
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<page>
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<line> D. P. *ias, R. C. S. Sousa, L. M. Scherer </line>
<line> *0 </line>
</par>
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<line> dife*enciada *ue *s arrendatári*s p*ssuíam (MATOS; MURCIA, 2019), trazen*o todo* </line>
<line> os </line>
</par>
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<line> r*g*stro* *efere*t*s a* leasing par* *entro do balanço. </line>
</par>
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<line> O pro*es*o de emissão da norma p*s*ou por diversas reuni**s *e *ivulgaçã* </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> inv*stidores, anal*st*s e prepa*adores, </line>
<line> que *iscu*iram amplamente os custos de </line>
</par>
<par>
<line> implementação e os impact*s d* nova *orma d* c*ntabili*aç*o do leasing (IFRS, 2*16). Os </line>
</par>
<par>
<line> pr**cipais custos </line>
<line> na *m*lemen*ação </line>
<line> do Topic *42 são os cu*tos in*ciais co* </line>
<line> pessoal para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ava*iaç*o *os *ontratos já *x*stentes * aplicação das novas e*igências, e custos para i*st*uir *s </line>
</par>
<par>
<line> u*uários a an*lisarem c*rret*mente as demonstraçõ*s fi*anceiras consider*nd* </line>
<line> todas as </line>
</par>
<par>
<line> m*da*ças ocorridas (FASB, 2016), já *s cust*s para a implementação da IFRS 16 de*enderão </line>
<line> da qua*t*da*e de arrendament*s q*e a empres* po*sui (IFRS, 2016). D* acor** c** o FASB </line>
</par>
<par>
<line> (2016), assim que todas a* modificações f*rem concluídas, os </line>
<line> custos se tor*ar*o mínimo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consistentes, como eram na norm* anteri*r, ju*tament* *or s* tratar d* c*stos in*ci*is q*e se </line>
<line> intens*ficam n* p*oc*sso *e transição. </line>
<line> Após * efetivação da n*rma nas empresas, os relató*i*s se *ornarã* com*aráv*is, </line>
</par>
<par>
<line> fided*gnos e se* o*ortunidade para </line>
<line> operações fora *o </line>
<line> b*l*nço, *ornecendo, </line>
<line> aind*, </line>
</par>
<par>
<line> informações *di*i*na*s so*re a**vi*ades de le*sin*, como o risco de créd*to, e estarão </line>
<line> alinhados c** os princí*ios de control* exi***os no rec*nh*cimento de receita* (FASB IN </line>
<line> *OCUS, 2016; F*SB, 2*16). </line>
</par>
<par>
<line> E* ja*eiro de *016, o *ASB fez uma anális* dos </line>
<line> prováveis </line>
<line> custo* e benef*cios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> implementação da IFR* 16; o </line>
<line> documento intitulado "IF*S 16 Effec*s Analysis" retrat*u </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> efeitos d* nor*a, pr*nci*almente do **nto de vista do *rrendatário, e apresent*u as empres** </line>
<line> de d*versos s*tores afet*da* na cont*bilida*e do arrendatário. O d*cumento verifi*ou, ain*a, </line>
</par>
<par>
<line> **e a* emp*esas **m maior impacto s*rão </line>
<line> ** companhias aéreas, com aproximadame*te </line>
</par>
<par>
<line> 22,7% a mais de paga*entos futur*s </line>
<line> que não es*avam registr*d*s no Balan*o Pat**monia* </line>
</par>
<par>
<line> (I*RS, 201*). É importante frisar </line>
<line> que, *e*m* ***e val*r não estando regis*rado no *al*nço </line>
</par>
<par>
<line> Patrimonial da *mpre*a, *le </line>
<line> ainda seria pago, dado s*u r*gistro n* De**nst*ação do </line>
</par>
<par>
<line> Resultado como d*spes*. </line>
</par>
<par>
<line> O *easing possibilita q*e as co*panh*as aéreas tr*q*em * *ncor*ore* aeronaves mais </line>
<line> desenvolvidas e aprop*iada* à frota, com va*tagem *e um prazo meno* *m r*lação à aquisi*ão </line>
</par>
<par>
<line> direta </line>
<line> com o f*bricante dessas mesmas aer*nave*. *demais, ao término </line>
<line> do contrat* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *omp*nhia p*de escolher se vai adqui*ir ou devo*ver bem ao arrendad**. Com isso, o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rrendamento acompanhou a demanda de *ercado, em função do cresci*ento do setor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aviação *ivil nos últimos anos, e *anhou *otoriedade n*s *e***ios *as e*presas f*bricantes, </line>
<line> bancos e mercado financeiro (GOMES; FON*EC*; QUEIROZ, 2013). </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. 18, n. 02, art. 5, p. 87-107, fev. 202* *ww4.fsa***.*o*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ev*tando Turbul**cias: Impa*tos da N*va Norm* de *easing na Evid*nciação da American Air*ines </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> O f*nanciamento de a*ronaves *o*ercia*s é uma prática c*mum entre as companhias </line>
<line> aéreas (GOMES; *ARCE*LOS, 2*18). A ex*mpl*, a maior comp*nhia aér*a d* mundo por </line>
</par>
<par>
<line> número de f*ota, </line>
<line> American Airlines, </line>
<line> di*ulg** em seu formu*ári* 10-K, d* 20*8, *u* pos*u* </line>
</par>
<par>
<line> 44,25% (423) de su*s aeronaves a**uirid*s po* *eio de arren*amento e q*e optou por adot*r </line>
</par>
<par>
<line> antec*padam*nte a </line>
<line> nova norma de contabil*z**ão de leas*ng. Dia*te desse *onte*t*, surge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seguinte questão de p*sq***a: De que forma a Ameri*an Airlines tratou a *d*ção </line>
</par>
<par>
<line> ante*ipada d* novo m*t**o d* contabi*ização *o </line>
<line> leasing em s*as de***straçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> contábeis? </line>
</par>
<par>
<line> Optou-s* por anal*sar a implement*ção da *o** forma de contabi*izaçã* d* leasing na </line>
<line> comp*nhia aé*ea Americ*n Airlines pelos s*guintes motivos: i) A America* Airlines é o maior </line>
</par>
<par>
<line> grupo de </line>
<line> a*iação civil mun*ial por *iverso* ind*cadores (númer* de fr*t*, </line>
<line> vol um e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> passageiro e </line>
<line> receita), *e *cordo c*m os d*do* do site aviacaoc*mercial.net; </line>
<line> ii) A Ame*ican </line>
</par>
<par>
<line> A*rlines f*i a *rimeira empresa do ran*ing das 2* maio*e* companh*as aér*as d* mundo por </line>
<line> número de fro*a * ad*tar o novo *adrã* de for*a espontânea antes da obr*ga*oriedade. </line>
<line> Em *m*ito g*obal, de*ec*ou-s* estudos com a temát*ca IFRS 16 mesmo an*es do </line>
</par>
<par>
<line> período </line>
<line> d* adoção obrigató*ia da nova </line>
<line> norm*. Ö*türk e Serçemel* (2016) </line>
<line> utiliz*ram *ados </line>
</par>
<par>
<line> finan*eiro* *e 2015 da Pegasus Airline* Company, um* empre** turc*, para detectar *s </line>
<line> impactos da I*RS 16 no Balanço Patrimonial e nos *rincipais indi*adores. Já o presente </line>
<line> trabalho se difere por an**isa* *s efetivos impactos de *ma **pres* que adotou a nova norma </line>
<line> de leasing de forma antecipada. </line>
<line> Dessa forma, es*ud*s *ue a*ordam as mudan*a* ocorrida* nas *emonstrações </line>
<line> financeiras desde * criação da norma até sua adoçã* obrig*t*r*a são impor*an*es para verificar </line>
<line> c*mo as empres** se plane*a*am e eviden*iara* *s alterações introd*z*das pela IFRS 16. No </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, *s no*mas contábeis emitidas </line>
<line> pe*o Com*tê de Pr*nuncia*entos Contábeis (CPC) são </line>
</par>
<par>
<line> correspondentes ao padrão IASB (IFRS\s), no </line>
<line> enta*to, o presente estud* propõe *na*isar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o**an*ia a*rea </line>
<line> American Airlines, </line>
<line> que adota o *adrã* FASB, e aind* que *ad* u* desses </line>
</par>
<par>
<line> órgãos tenha emitido *ua p*ó*ri* norm*, *la* convergem em *ua es**ncia qu*nto à for*a d* </line>
<line> conta*ilização da operação d* l**sing no Balanço P*tri*onial. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> FUN*AMENTAÇÃO TEÓRICA </line>
<line> A norm*ti*aç*o contábil do leasing t*ve início *os Estados *nidos por volta de 1940 </line>
</par>
<par>
<line> e, desde e*tão, v*m pass*ndo *or constante* *udanças </line>
<line> (*ATO*; MURCIA, </line>
<line> 2019). A </line>
</par>
<par>
<line> d*sconfiança de q*e algumas emp*esas </line>
<line> nã* </line>
<line> estaria* *ivulgand* devidamente os ativ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, T*resi*a P*, v. 18, n. 02, art. 5, p. 87-10*, fev. 202* </line>
<line> *ww4.f*anet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. P. Dia*, R. C. *. Sou*a, L. *. Sche*er </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> pas*ivos dos c*ntr*tos de arrenda*ent* no Balanço Pat*im*nial fez com que, *m 1949, fos*e </line>
<line> emitido o Ac*o*nting Researc* Bulletin - ARB 38 sob*e a Div*lgação de Arren*amentos de </line>
<line> Longo Pra** em Demo*stra**es Finance*ras d*s Ar*endat*rios (MOREI*A; FI*HO; </line>
<line> L*MES, 2011). Em 1962, órgã*s *omo *mer**an In*ti*ute *f Certifie* Pub*ics Ac**unts - </line>
</par>
<par>
<line> A*CPA e Accoun*ing Pr*ncip*e* *oard-APB, emitira* **lató*ios </line>
<line> abord**do aspecto* </line>
</par>
<par>
<line> necessários para a* opera*õe* d* leasin* (M**EIRA et al., *011). </line>
</par>
<par>
<line> Poste*iormente, o *ASB, órgão sucessor do APB em 1*73, com*çou a publ**ar </line>
<line> mem*ra*dos e drafts das dis*ussõ*s sob*e reconhecim*nt* de ativos e passiv*s das operações </line>
<line> de **rendamento: o memor*ndo An An*lysis *f Issues R*lated to Accoun*ing for Leases, e* </line>
<line> *974; e o Exposur* Draf* (E*) - *cco*n*i** for *eas** *ue, em 1976, se torn*u Statement of </line>
<line> Financia* *ccounting Stan*ards - SFAS 13 (M*REIRA et a*., 2011). A S*AS 13 </line>
</par>
<par>
<line> consid*rava apenas </line>
<line> o leasing fin*nceiro, carac**rizado pela transferê*cia do título </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> propried*de à **rendat*ria ao final do contr*to, opção de compra a um pr*ço menor que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> va*or d* mercad*, prazo do leasin* c**rindo maior *arte da vida a </line>
<line> útil eco*ômica do bem </line>
</par>
<par>
<line> arrendado (75% ou mais) e valor presente *o* pagamentos mín*mos do leasin* *a*or *u igu** </line>
<line> ao valor de mercado do *em *rrendado (MATOS; NIYAMA, 201*). </line>
<line> Na Eu*opa, o Intern*tional *c*ounting Standards Committee - *AS* emitiu, em </line>
<line> out*br* d* 1980, o ED 1* - Contabiliza**o de Ar**n*amentos que l*go depois se tornaria a </line>
</par>
<par>
<line> IA* 1*, com </line>
<line> *igênc** a partir de janeiro </line>
<line> de 1984. A pri*eir* revis*o da n*rma oc**r*u em </line>
</par>
<par>
<line> 1997, </line>
<line> classificando os contratos </line>
<line> d* l*asing em o*eraci*n*l e finan*e*ro. Em </line>
<line> 2003, * IASB, </line>
</par>
<par>
<line> órgão q*e sucedeu *o IASC, rea*izou uma nova revisão *a no*** *o projet* "Improvement* </line>
</par>
<par>
<line> to I*te*national Accounting *tanda**s", em busca de melhorias </line>
<line> nos pr*nunciamentos </line>
</par>
<par>
<line> contábeis **ternac*onais. O**r* r*visão foi rea*izada em *009 co*o *ar*e *o projet* "*nnual </line>
</par>
<par>
<line> Improvem*nt* to IFRSs *009", visando melhorias </line>
<line> anuai* par* as </line>
<line> IFR*\s *aq*ele ano, com </line>
</par>
<par>
<line> vigên*i* a partir de *aneiro de 201*, *u antec*pada </line>
<line> com ***ulgação (MATO*; N**AMA, </line>
</par>
<par>
<line> **18; M*REIRA; FILHO; LEME*, 20*1; DELOITTE, 2*19). </line>
<line> A partir de 2*06, o IASB e o FASB trabalhar** em conj*n*o pa*a a*terar a forma de </line>
<line> contabiliza*ão do leasing, com o propósito de r*g*strar tod*s os ativos * passivos rela*ionados </line>
<line> a ar**ndamento nas de*onstrações cont*be*s das *ntidades. De acordo com o IFRS (2*1*), a </line>
<line> maior motivação para a nova norma foi * const*tação da SEC, em *0**, que as empresa* de </line>
</par>
<par>
<line> *apita* *b*rto dos EU* teriam U*D 1,25 </line>
<line> trilh*o em arr**dam*n*os que não con*tav*m e* </line>
</par>
<par>
<line> seus balanços. A pro**sta desenvolvida *elo FASB e IASB fo* aprovada em 2*14, e res*lt*u </line>
<line> na emissão *a IFR* 16 - Leases, pelo IA*B, e *SU 2016-02 (Topic 842), pelo FASB, *mbas </line>
<line> pu*licadas em 2016, com adoção obrigatória em jan*ir* de *019. O trabalho do FASB e do </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 02, art. 5, p. *7-107, fe*. *021 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *vitando Turbu*ê*cias: *mp*ctos da No*a Norma *e Leasing na E*i*enciação ** Amer*can Airlin*s </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> IASB vi*o* melho*ar o* relatórios fina*ceiros, aum*ntando a tra*spa*ência e a </line>
<line> comparabilidade (MONTEIRO; LOPE*, 201*; DELOITTE, 2019; IFRS, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A maioria dos requis*tos do Top*c *42 e da IF*S *6 </line>
<line> são sem*lhantes, no en*anto </line>
</par>
<par>
<line> exist** diferen*a* entr* eles quanto à *orma de conta*ilizaçã* do arrendatário. No Quadro 1, </line>
<line> *presentam-se algu*as d*ss*s diferenças. </line>
<line> Quadro * - Difere*ça* en*re * IFRS 16 e a ASC 2016-02 (Topic 84*) </line>
</par>
<par>
<line> T*pi*o </line>
<line> IFRS 16 *SC 2016-02 </line>
</par>
<par>
<line> Modelo Contá*il d* arr*n*atário </line>
<line> - Dois m*de*os - Teste *e class**icação d* a*rendamento *aseado nos - Modelo úni** critérios d* classificaçã* da IAS - *em t*ste de classificação do ar*e*damen*o 17. - *odos os arrend*men*os reconheci*os no - T**os o* a***ndam*nto* b*lanç*: reconhecidos no b*lanço, *as: *Arrendatário reconhece um ativo de direi*o de - A*re*damentos finan*eiros: u*o (right- *f-us*, RO*) e um passivo de trata*ento i*ual à compra arrendamento. *Tratamento i*ual à compra financiada de um at*vo. fi**nciada de um ativo. - Arrendament*s operacionais, geralmente, têm reconhecimento lin*ar do total das *espes*s de *rren**me*to. </line>
</par>
<par>
<line> M**elo cont*bil do arr*ndador </line>
<line> - Dois modelos de contabilização. - Teste de classifi*ação do arren**ment* baseado nos cr*térios de classificação do IAS 17. - *odelo **seado nos c*itér*os da I** 17 pa*a arrendamentos fi*anceiros com *econhecimento do investimen** *íquido no ar**ndamento composto e arren*a*ento r*cebível * at*vo residual. - Modelo base*do nos critérios da IAS 17 para arr*ndamento* oper**ionais. </line>
</par>
<par>
<line> Expedie*tes </line>
<line> - Isenção opcional para arren*amentos de *urto prazo - prazo do *rrendamento de *2 m**es ou menos. - Con*abilização da cartei*a como *m tod* é perm*tida se o efeito contábi* n*o diferir materialme*te do resultado que seria obti*o b*seado na con*abiliz*ção de cada arrendam*nt* *ndividua*me*te </line>
</par>
<par>
<line> isençõe* </line>
<line> Isenç*o opcional para arrendame*t*s d* itens *e b*ixo valor me*mo se significati**s - Ne*h*ma isenção *ara *m conjunto, p*r exemplo, ativos quan*o co*tratos de arr*ndame*t* de novos com um valor i*ual *u inferior a US$ itens de baixo v*lor. 5 .* 0 0 . </line>
</par>
<par>
<line> *ata de vi*ência </line>
<line> - Exerc*cios iniciado* ap*s 15 - *eríodos co*tá*e*s que *e iniciam em ou após de dezemb*o d* 201*. 1º de *a*eiro de *019. - A adoção *ntecipad* é - A adoçã* a*tecipada é **rmitida somen*e se a permitida, mes*o antes da I*RS 1* *or também aplicada. adoçã* da norma ** receita. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> p*á*ic*s e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: K*MG (2*16) </line>
<line> Em relação ao *étodo de transição, as duas normas poss*em e*igências diferentes. </line>
</par>
<par>
<line> C***orm* a IFR* </line>
<line> 16, as empresas p*d*m e*colher o método de transição que adotarão, </line>
</par>
<par>
<line> pod*n*o ser o método retrospectiv* a cada perío*o de r*lat*rio anterior apresentad*, ou </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, *. 18, n. 02, *rt. 5, p. 87-107, *ev. 2**1 www*.fsanet.*o*.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Dias, *. C. S. So*sa, L. M. Scherer </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> retros**ctivo *o* o efeito cumu*ativo de *nicialment* aplicar a n*rma reconhecido na data da </line>
</par>
<par>
<line> *plicaç*o in*cial (IFR* </line>
<line> 16, 201*). No *aso do Top*c 842, o FASB apli*a o método </line>
</par>
<par>
<line> retrospect*vo mo*ificad*, </line>
<line> com opção de um </line>
<line> p*cote de expedientes prát*cos que, **ntos, *e </line>
</par>
<par>
<line> op*em ao método retr**pectivo completo, ao considera* o reco*h*cimento de arrendament** </line>
<line> a partir do in*cio do período comparativo mais antigo, exc*to os arren**mentos operac*on**s, </line>
<line> que deverão ter *m passivo de lo*a*ão *m t**os *s ano* (FAS*, 201*). </line>
<line> O relat*rio e**tido pela *F*S F*undation "Effe*ts *nal*sis" informou *ue a falta de </line>
</par>
<par>
<line> informação s*bre arrenda*ento n* balanço dif*c*ltava a* comparações que i*v*stidores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analista* f*zem com *s demonst*ações das *mpre**s. Pa*a o *ASB, </line>
<line> * n**a norma (IFRS 16) </line>
</par>
<par>
<line> pro*orciona uma repre*entação fide*igna </line>
<line> do* ativos </line>
<line> e pa**ivos das empresas, maior </line>
</par>
<par>
<line> tr*nspa*ênci* quant* a ala*ancagem financeir* e * capital inve**ido, compar*bi*idade entre a* </line>
</par>
<par>
<line> ent*d*des **e arre*dam ativos e as que adquirem </line>
<line> empr*stimos para c*mprar *t*v*s, entre </line>
</par>
<par>
<line> outros (I*RS, 2**6). </line>
</par>
<par>
<line> A *mplementação da nova norma de ar*endamento afeta *s </line>
<line> principais mé**icas </line>
</par>
<par>
<line> f*nanceiras e *nd*cadores de des*mpen*o (índic*s de liquidez, ala*an*agem financei*a, gir* *e </line>
</par>
<par>
<line> at*vos, EBIT*A, EBIT, luc*o líq**do, l*cro </line>
<line> operaciona* e lucro por açã*, *etorno sob*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> patrimônio líquido (ROE), ent*e outr*s), i*pact*ndo também *s cl*usulas de em*réstimos e a </line>
</par>
<par>
<line> *lassificação de c*éditos e </line>
<line> *espes*s. N** operações de arr*nd**ento *ercantil oper**ional, </line>
</par>
<par>
<line> deve-se *econhecer a deprecia*ão do a*ivo e a de*pesa financ*ira do pas*ivo, que in*luenciam </line>
<line> o E*ITDA * au*enta* o resul*ado **era*i*na* (PWC, 2017; A*EL, 2*18). </line>
<line> Conforme o *ASB, os setores que têm leasing com valor e*pres*ivo extrapatrimonial, </line>
<line> como é o *aso *** companhias a*reas, varejistas e viagens e lazer, poderão sofrer um aumento </line>
<line> *ignificati*o na m*rgem *e *uc*o. A IFRS 16 atin*e cada seto* de for** difer*nte, co*form* </line>
<line> suas especificidades, sen*o o se*or aéreo * *ais afetado. Conforme *stim*tivas, as </line>
<line> co*pa*hias aéreas terão um r*conheciment* de 2*,7% a ma*s de passivos em se*s *alanços </line>
<line> patrimoniai*. (IFRS *6, 2016). </line>
<line> O seto* aéreo tem sid* *lvo de estudos sob vários a**ect*s. Ribeiro (2*17) i*vestigo* </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> efeitos *a IFRS 16 no set*r *éreo e </line>
<line> c*nc*uiu que a compa*hia *ér*a *ol *erá um gran*e </line>
</par>
<par>
<line> impacto, *en*o em *ista a </line>
<line> *ua*t*dade de contratos. Chaves (2016) consta*ou </line>
<line> **e o r*t*rno </line>
</par>
<par>
<line> sobre o ativo * imobiliz*ção do p*trimônio líquido das companhias aéreas bra*ileiras foram os </line>
<line> in*icadores que sofr*ram maior i*p*cto. * e*tudo de Öztürk e **rçe*el* (201*) investigou </line>
<line> o* imp*ctos no **lanço P**r*monial e nos principais índices financeiros da comp**hia aérea </line>
</par>
<par>
<line> P*gasu* Airlin*s Company, com </line>
<line> s*de na Turq*ia, *pós * *ransiçã* para </line>
<line> nov* *orma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> leasing (IFRS 16). Como r*sultado do estudo, *oi destacado que hav*rá a*m*nto de 52,*% no </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. *, *. 8*-107, fe*. 2021 **w4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evitand* **rb*lência*: Im*actos *a Nova Norma de *easi** na Evide*ciação da Amer*can **rli*e* </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> p*ssivo, queda de 12,5% no patrimônio l*qui*o, a*me*to de 29,*% *o **t*l dos ativos, além </line>
<line> *e uma redução sig*i***a*i*a no ROA *a compa*hia aérea. </line>
<line> No contex*o brasileiro, *lg*ns estudos foram conduzidos ant*riormente à norma at*al </line>
<line> (IFRS 16) anali*a*do * convergênci* das normas IFRS\s q*e estabelec*u a con*abilizaç** dos </line>
<line> contratos *i*ance*ros, *ntes class**i*ados como de*pesa. A exem*lo, M*r*in* et al., (2013) </line>
<line> **alisar*m os refl*xo* nos Indicado*es Econô*ico-*ina*ceiros d*s companhias aéreas </line>
</par>
<par>
<line> bras*leiras e ve*ificaram que *s i*dicado*es de endivida*ento, i*obili*aç*o </line>
<line> d* patri*ônio </line>
</par>
<par>
<line> líq**do e imob*lização dos </line>
<line> *ecursos não correntes, s*fr*riam var*ações *ignif*cat*vas. Gallo* </line>
</par>
<par>
<line> et a*. (2012) també* sim*lara* e*ses *f**to*, e con*t**ara* que exist* *ma *ariação negativa </line>
<line> do* í*dices re**ciona*os ao p**sivo, e positiva com o* índices de *entabilid*de. </line>
<line> Barbosa et al. (*011) **aminaram o impacto da contabilidad* do **asing operacio*al </line>
</par>
<par>
<line> no B*lanço Pa*rimonial de *lgumas companhias aérea* *o*cluíram q*e o registro d*s e </line>
</par>
<par>
<line> operações t*ve imp*cto significativo n* estrut*r* pat*imonial </line>
<line> e </line>
<line> nos indicador*s fi*ance*ros. </line>
</par>
<par>
<line> No es*udo c*ndu*ido p*r Gavazza (2010), fo* investigado s* as ca*acterística* d*s at*vos </line>
<line> afetam os *on*ratos de arrend*mento **s **ronaves, especific*mente na cláusula *ue tr*ta do </line>
<line> *alor de resgate/liquid*ção d* ativo. O autor analisou *e a liquidez das a*r*naves infl*enc*a </line>
</par>
<par>
<line> no ar*end*mento ou *ompra, no v*ncimento do contr*to ou no aumento das taxa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ar*endamento sobre * preço das aeronaves. *s evidência* i*dicara* que a*ivos mai* líqui*os </line>
</par>
<par>
<line> são mais pr*váveis </line>
<line> *e serem </line>
<line> a*rendados na modal*dade *e leas*ng operacional, </line>
<line> a*ém disso </line>
</par>
<par>
<line> têm co**ratos de leasing o*eracional mais curtos * de le*sin* financeiro mais longos. </line>
<line> Rech et al., (2008) verificaram se o reconheci*ento e e*idencia*ã* das operações de </line>
</par>
<par>
<line> leasin* in*luenci* a posiç*o patr*m*nial e a </line>
<line> **monstração d* resultad* d* uma </line>
<line> comp*nhia </line>
</par>
<par>
<line> aérea bra*ileira. Os resultados d**on*tr*ram que a forma **mo as operaçõe* de leas*ng </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *econhe*ida e evidenciada modifi*a si*nifi*a*ivam*n*e p*sição financei*a e o desempenho a </line>
<line> da empre**. </line>
</par>
<par>
<line> De*sa forma, </line>
<line> p*de-se i*fer*r que, a </line>
<line> partir d* momen*o em que *s </line>
<line> co*trat*s </line>
</par>
<par>
<line> operacion*is *orem ativ*do* conform* a nova no*ma de l*asi*g (IFRS 16 ou A*U 20*6-02 - </line>
<line> T*p*c 842), os impactos, eventualment*, podem ser similares a*s de*critos nos est*dos acima. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A p*es*nte pesquisa, quanto a*s seus </line>
<line> objetivos, de*critiva. Caracter*z*-se desta é </line>
</par>
<par>
<line> for*a p*rque tem a fin*li*ade de verifi*a* co*o a A*e**ca* Airlin*s tra*ou a adoção </line>
<line> antecipada do novo *ét*do de cont*bi*ização do leasing e* **a* *emon*t*ações c*nt*beis. </line>
<line> R*v. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 02, *rt. *, *. 87-*07, fev. 2021 ww*4.fsa*et.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. P. Dias, R. C. S. Sou*a, L. M. Scher*r </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> De acordo c*m Sampieri, Collad* e Lucio (2*13), o* est*dos descritivos pretendem </line>
<line> especific*r propriedades, característica* e tra*o* importante* de qual*uer fa*o sub*etido a </line>
<line> uma **álise. </line>
<line> Destaca-se que, m*smo sendo o foc* deste es*udo analisar uma ún*ca empresa, não se </line>
</par>
<par>
<line> trata de um e*tudo de c*s*. A *inalidade *o </line>
<line> es*udo d* caso consis*e em explo*a* profunda e </line>
</par>
<par>
<line> intens*mente uma det*rmina*a unidade socia*, dentr* de *u* re*lid**e (**RTINS; </line>
<line> THEÓPHIL*, 2016). Especific*mente, o *studo de *a** requer a imersão do pesqu*sador no </line>
</par>
<par>
<line> campo estudado, *endo n*ce*sário sua interação presencial </line>
<line> para obtenção de evidênc*a* não </line>
</par>
<par>
<line> perce*ida* a di*tânci*, d*fe*encian*o, assim, de aspectos desc*iti*os re**cionados à* prát*cas </line>
<line> *ont*beis (BROMWICH; *CAPENS, 2016; MAJOR, 2*1*). </line>
<line> Quanto à abordagem do probl*ma, a pesquis* caracte*i**-se com* desc*itiva, </line>
<line> utilizando a *écni** documen*** para a colet* dos *ados, tendo e* vista que os aspect*s </line>
<line> necessários para verif*cação devem consta* n* relatório anual ou no for*ulário 10-K, </line>
<line> emit*dos p*la e*presa. A *scolha pela Ame*ican Airlines deu-se após v**i*i*a* que esta ocu*a </line>
</par>
<par>
<line> o pr***iro l*gar no ra*king da* 20 mai*res c*mpan*i*s aé*eas </line>
<line> *o mundo por número de </line>
</par>
<par>
<line> frota, receita * *assageiros, segundo info**ações do site aviacaocomercial.net. Aliado a isso, </line>
</par>
<par>
<line> foi a prim*i*a </line>
<line> em*resa a adotar espontaneament* a norma ASU 2*16-02 (*opic 8*2) </line>
</par>
<par>
<line> a**ecipad*. </line>
</par>
<par>
<line> A Americ*n Ai*lin*s Group Inc. *oi *onstituída pe** fusão entre a Am*rican Airlines e </line>
<line> o US Airways Gro*p, e encont*a-se listada na bolsa de *alor*s ***DAQ. Considerada um* </line>
</par>
<par>
<line> das maio*es compa*hias aére*s </line>
<line> d* mundo, po*suía, *m 31 </line>
<line> de dezembro </line>
<line> *e </line>
<line> 2018, uma frota </line>
</par>
<par>
<line> total co*posta *or 956 </line>
<line> a*ro*av*s, dent*e </line>
<line> ela* 533 (55,*5%) próprias e 423 (4*,25%) </line>
</par>
<par>
<line> arrenda*a*. A companhia encerr** suas atividades no ano de 2018 com uma **cei*a </line>
<line> operacio*al ** USD 2 bilhões *, ainda, r**ornou USD 986 milhões aos s*u* *cionista* em </line>
<line> forma d* dividendo* e *ecompra de ações. </line>
</par>
<par>
<line> Para responder à ques*ão de pesquisa deste estu*o, uti*izou-se o* </line>
<line> **dos c*ntidos no </line>
</par>
<par>
<line> formulário 10-K emi*ido pe*a American Airlines em 2018. A partir *as informações colet*das </line>
<line> no re**tório, foi possível i*entificar *s i*ferências relativas à adoção da nova n*r** de leasi*g </line>
</par>
<par>
<line> e anal*s** </line>
<line> as m*danças qua*to à c*ntabilização do leasing ope*acional *o B**an*o </line>
</par>
<par>
<line> Patr*monial, por meio dos indicado*es finance**os, *iquidez *orrente e gera*, e imob*li*ação do </line>
<line> pa*r*mônio líq*i*o. </line>
<line> *or fim, info*ma-se que os formulário* *0-K u*ilizados para verifica* as *emonstraç**s </line>
<line> *ina**e*ras d* emp*esa an*l*sada neste estudo, Amer*can Airlin*s Gr*u* Inc., encon*ram-s* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 0*, art. 5, p. 87-107, *ev. *021 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evitan** Turbulências: *m*actos da Nova Norma de L*asing na **idenciação da A*erican Airlines </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> disponíveis no *ite da com*anhia "**tps://amer*canair*ines.*c*-*eb.com/financial-*esul*s/fi*anc*al- </row>
<row> aal". </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESU*T*D*S E DISCUSSÕES </line>
<line> A aná*ise co**r*endeu o período de transição da nova norma de leasin*, 2016 a 2018. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> * esc*lha por </line>
<line> este per*o*o de*-*e e* f*nção d* emissão </line>
<line> da ASU 2016-02 (Topi* 842), em </line>
</par>
<par>
<line> fevereiro de 2016, e a adoç*o ante*ipada da n*r** p*la *m*r*can Airlines no último a** de </line>
</par>
<par>
<line> t*ansiç*o, 2018. É i*portante r*ssalta* que a n*rma só entrou e* vigor </line>
<line> em 1º de janeiro de </line>
</par>
<par>
<line> 2*19, </line>
<line> no ent*nto a A*erican Airlines o*tou por sua ad*ção an*e*ipada, </line>
<line> *pli***do o método </line>
</par>
<par>
<line> ret*ospectivo m*dificado. </line>
<line> A *mplementação de uma *ova norm* contábi* requer planejame*to e preparação </line>
<line> estraté*ica, *m virtude das *mpla* modifica*õe* ex*gi*as que podem acarretar em cu*tos e/ou </line>
<line> *enefícios *os usuár*os (ASEKOMEH; *USSELL; TARB*RT, 2006). Em relação à nor*a </line>
</par>
<par>
<line> de leasing, as e*pres*s poderiam *e preparar ao </line>
<line> *erifi*ar pr*viamente a **antid*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comple*idade do* co**ratos d* arrenda*entos vig*ntes, e a melhor o**ão de transição, </line>
<line> cons**erando suas especificidades (KP*G, 201*). Dessa f*rma, para *nalisa* o p**íodo d* </line>
<line> transição da *m*ri*an **rlines, a priori, foi re*li*ada uma a*álise de*critiva d*s informa*ões </line>
<line> referentes às mudanças da norma de lea*ing na em**esa. </line>
<line> Nos formulári*s 1*-K, referent*s aos ano* de 2016 * 2017, * empresa apenas *xpl**ou </line>
<line> qu* o FA*B e*itiu * *SU 2016-02 "Leases (Topi* *42)" em fevereiro de 2016, *xigindo o </line>
<line> *econ**cime*to de pa**ivo *e arrendamento e direito d* *so no Balanço Pat*imo*ial *os </line>
</par>
<par>
<line> a*rendatários. Destacou, ainda, que </line>
<line> est*vam avalia**o os efeitos *a nova </line>
<line> **rm* em ***s </line>
</par>
<par>
<line> demonstr*çõe* financeiras e que j* e*peravam por um impac** sig*ific**ivo na </line>
<line> *mpleme*t*ção, principalmente no Bala**o Pa*rimonial, por causa de alguns arren**me*to* </line>
<line> class*fica*o* co** operacio*ai*. </line>
<line> Em r*lação * ad*ção da nor*a, * empre*a res*alta a exigênc** do método *etrospect*vo </line>
</par>
<par>
<line> modific*do, utilizand* </line>
<line> alguns </line>
<line> *xpedientes pr*ti*os. E*se método visa reformu*ar todos os </line>
</par>
<par>
<line> c**tratos </line>
<line> existe***s ou iniciados após * aplicaç*o inicial, divu**ados em ca*a </line>
<line> *e*í*do </line>
</par>
<par>
<line> ante*i*rmente. *o*ente n* form*lário de </line>
<line> 2017, cita *ua i**enção *m adotar a </line>
<line> nov* </line>
<line> norma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir de 1º de janeiro *e 2019. De acordo com as in*or*ações analisadas no* anos de 2**6 e </line>
</par>
<par>
<line> 20**, </line>
<line> nota-se que a A*erican Ai*lin*s não re*lizou nenhum* med*da in**s*va em rel*ção *s </line>
</par>
<par>
<line> mud*nças prevista* na contabilização do leasin* no B*lanç* Patrim*nial, como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 18, *. 02, art. 5, p. 87-*07, fev. 2021 **w4.*s*net.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Di*s, R. C. S. *ousa, L. M. S*h*rer </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> *eva*tamento dos contratos *e arrend*mento, os indicador*s mais afe*a*os, os custos de </line>
<line> im**eme*taç*o e o prováv*l mo*tante * ser registrado n* contabilidade. </line>
<line> Quanto ao formu*ário 10-K referent* a 2018, a empresa informou, no quarto trimestre, </line>
</par>
<par>
<line> que *dota*ia ante*ipadamente a *ov* norma de leasing a p*rtir d* 1º de janeiro de </line>
<line> 2018, </line>
</par>
<par>
<line> ut**izan*o o método retro*pectivo modif*c*do para *ransição, com ajus*e de *feito cumulativo </line>
</par>
<par>
<line> *ara o sa*do inicial dos lucros acumulados a </line>
<line> *artir da data ** *igência. C*m a a*oção </line>
</par>
<par>
<line> anteci*ada, a companhia </line>
<line> divu*g** em seu r*latór** um impac*o de USD </line>
<line> 10 *ilhõ** em </line>
</par>
<par>
<line> p*ssivos de *rr**damentos e o respecti*o ati*o de direito de uso no B*lanço Pa*rimoni*l. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m disso, também foram **co*hecidos USD 197 milhões de crédito de </line>
<line> ajuste com efeito </line>
</par>
<par>
<line> acumulad* e USD 16 milhõe* a menos na receita ante* dos impost*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os arrendamen*os o*er*cionais for*m incluídos nos ativos de direito de uso e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cont*apartida, no passivo circulante e n** circulante. Os **ivo* *e d*reito d* uso representam </line>
<line> * di*eito **e a *mpresa tem *e usufru** de um *tiv* d*r*nte * pe*íodo e*ti*u*ado no *ontrato </line>
<line> de arrendamento; consequ*ntemente, os *assivo* equivalem à *brigação *e pagamento dos </line>
<line> bens arrenda*os. *ara isso, os ati*os e *ass*v*s d**em ser re*on*ecidos na *ata de i*ício do </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrato, pauta*o no valo* present* </line>
<line> e*timado dos pa*amentos confor*e o pra** de </line>
</par>
<par>
<line> arrenda*ento. </line>
</par>
<par>
<line> Na *eterminação do valor pres*n*e *os paga*entos de a*rendamento, foi uti**za*a uma </line>
</par>
<par>
<line> t*xa *e *mpréstimo incre*en*al (4,6% - l**sing *pe*aciona* e </line>
<line> 6 ,5 % - </line>
<line> leasing *ina**eiro) </line>
</par>
<par>
<line> derivada da i*formação dis*onív*l na **ta do início *o arrend*m*nt*. Para iss*, co*s*derou- </line>
</par>
<par>
<line> s* as </line>
<line> emiss*es rece*tes *e dívid* e os dados publicamente disponív*is, a*sim, uma </line>
</par>
<par>
<line> dim*nuiç*o d* 1*0 ponto*-b*se *a tax* </line>
<line> de emp*éstimo incremental aumentaria </line>
</par>
<par>
<line> aproximadamente USD 275 mi*h*es o pa*sivo de a*rendamento *peracio*al da empresa. </line>
<line> Antes da adoção d* *ova nor*a de lea*ing, a Ameri*** A*rlines *istinguia o* </line>
</par>
<par>
<line> arren*amentos entre *peracion*l e financeiro, o que im*licava o r*g*stro </line>
<line> do leasing </line>
</par>
<par>
<line> operacio*al diretam*nte c*mo despesa na demonstraç*o de r*sul*ad*, não contabilizando-o no </line>
<line> Balanço Patrimon*al. Na Tab**a 1 *presenta-se a for*a de ev*denciação * cálcu*o *o leasing </line>
</par>
<par>
<line> em 31 de de*embr* de 2017. É *mpor*ant* ressaltar que **das *s t*bel*s apre*enta*as </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> pr*sent* artigo se referem aos **lores em milhões de dó*ares. </line>
</par>
<par>
<line> T*bela * - Evidencia**o de obri*açõ*s **tura* de arrend*m*n**s em 20*7 </line>
</par>
<par>
<line> 31 d* *eze*bro *e 2017 </line>
</par>
<par>
<line> Leasing Op*racional </line>
<line> *easing *i*anceir* </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> $ </line>
<line> 2,555 </line>
<line> $ </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> *0*9 </line>
<line> 2 ,3 2 1 </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresi*a, *. 18, *. 02, a*t. 5, p. 87-107, fev. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*itando T*rbu*ências: Impactos *a Nova No*ma de Lea*ing na Eviden*iaçã* da *merican Airline* </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> 2020 </line>
<line> 2 ,0 9 6 </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> 20** </line>
<line> 1 ,6 1 * </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> 2022 </line>
<line> 1 ,3 9 4 </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 2 3 ... </line>
<line> 3 ,9 5 2 </line>
<line> 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> T**al de *agamentos de leasing </line>
<line> $ </line>
<line> 1 3 ,9 * 1 </line>
<line> 99* </line>
</par>
<par>
<line> (*uros futuros) </line>
<line> ( 225) </line>
</par>
<par>
<line> T*tal líquido de pa*sivos de leasi*g </line>
<line> 771 </line>
</par>
<par>
<line> (Passi*os cir*ulant*) </line>
<line> ( *8) </line>
</par>
<par>
<line> Passivo* de arrendament* a lo*go prazo </line>
<line> $ </line>
<line> 6*3 </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Am**ican Airlines (201*) </line>
</par>
<par>
<line> A ausên*ia d* obrigat*rieda*e *a conta****zação do leasi*g operac*onal *i*pensav* * </line>
</par>
<par>
<line> aplic*ção da ta*a </line>
<line> de desconto a valor presente das obrigaç*es futu*as n* va**r *ominal dos </line>
</par>
<par>
<line> arrenda*e*tos. Assim, o total de pagamentos do leasing operacional em 31 de dezembr* de </line>
<line> 20*7 *o*ava USD **,9*1 bilhõe*, e o *eu *r*t*mento cont*bil era similar ao de uma despesa </line>
<line> de aluguel. </line>
</par>
<par>
<line> Com a a*oção </line>
<line> an*e*ipada da norma, em 1º de ja*eiro de 2018, a *orm* *e </line>
</par>
<par>
<line> *videnciaç*o do *easing opera**onal *o* modificada, conf**m* d*mons*rado na Tabela 2. </line>
<line> Ta*ela 2 - E*idenciação d*s ve*cimento* dos pas*ivos de arr*ndamen*o em 2018 </line>
<line> *1 de dezembro de 2018 </line>
<line> Leasing O*erac*onal Leasing *i**nceir* </line>
</par>
<par>
<line> 2019 </line>
<line> $ </line>
<line> 1,894 </line>
<line> $ </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> 202* </line>
<line> 1 ,8 2 4 </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> 2021 </line>
<line> * ,6 2 5 </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> 2022 </line>
<line> 1 ,4 2 8 </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> 2023 </line>
<line> * ,2 5 0 </line>
<line> *05 </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 2 4 ... </line>
<line> 3 ,6 1 1 </line>
<line> 282 </line>
</par>
<par>
<line> T*tal *e p*gamento* de leasing </line>
<line> 1 1 ,6 3 * </line>
<line> 871 </line>
</par>
<par>
<line> (Juros *ut*ros) </line>
<line> (*,136) </line>
<line> ( 177) </line>
</par>
<par>
<line> To*al *íq*ido de passivos de leas*ng </line>
<line> 9 ,* 9 6 </line>
<line> 69* </line>
</par>
<par>
<line> (Passiv*s *irculante) </line>
<line> (1,639) </line>
<line> ( 81) </line>
</par>
<par>
<line> Passivo* de arren*am*nto a *o*go prazo </line>
<line> $ </line>
<line> 7 ,8 5 7 </line>
<line> $ </line>
<line> 61* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ame*ican Airlines (*018) </line>
</par>
<par>
<line> O*serva-se na Tabela 2 q*e a forma de evi*enciação e c*lculo d* leasing operaci*nal </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> pa*tir d* </line>
<line> ano de 20*8 f*i mod*ficada devid* **a contabili*ação d*ntro do *alanço </line>
</par>
<par>
<line> Pat*imonial. </line>
<line> Ao incluir e*sa no*a ope**ção no pas*ivo, t*rna-se necessária a util*zaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> taxas *e *escon*o de *r*en*ament* para calcular o v*l*r presente das obr*gaçõe* futuras a ser </line>
<line> registrad*. Ess*s taxas, co*o desc*itas an*eriorment*, são de 4,6% p*ra leasin* operacional * </line>
<line> 6,5% para o financeiro. Nesse c*ntexto, n*ta-*e o impacto da *nclusão de uma *peração </line>
<line> significativa, como os contratos de arr*ndamento operacional, no B*lanço Patrimonial. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 5, p. *7-107, fev. 2021 w*w*.fsanet.com.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. P. Dias, R. C. S. Sousa, *. M. Schere* </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a comp*n*ia a**ea Ameri*an A*rlines e*fatizou que, em 31 de *ezembro de </line>
</par>
<par>
<line> 20*8, p*ssu** con*r*t*s ***cionais de le**ing op*r*cional, não ini*iados a*é a da*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fecham*n*o d* *a*anço, no va*or de USD 1.* b*l*ão. Es*e val*r c*rresp*nde a 22 *eron**es, </line>
<line> c*m data de entrega p**a *02*/*021 e prazo d* lo*açã* *e 1* *nos. </line>
<line> A fim de comp*eender melho* o* im*acto* ef*tiv*s da nova norma d* leas*ng nas </line>
</par>
<par>
<line> *e*o*st*ações contá*eis da companhia, </line>
<line> especifica*ent* no Balanço Pat*imon*al </line>
<line> e na </line>
</par>
<par>
<line> Demonstração </line>
<line> das Mutaçõe* do Pat*imônio L*qu*do (DMPL), </line>
<line> fez-se necessár*o c*lcular </line>
</par>
<par>
<line> algumas vari*ções que </line>
<line> ocor*eram no balanço no ano d* 2018 co* a *ntrada do registro d*s </line>
</par>
<par>
<line> arrendamen*o* oper*cionais. É impo*tante r**salt*r q*e a Americ*n A*rlin*s *edi*ou *ma </line>
<line> linha indivi*u*l p**a inclus** do l**sing operacio*al dentr* de **a demon*traçã* contá*il. </line>
<line> Na Tabela 3 demonstra-se o impacto que o leasing operacion*l t*ve n** *rupos *e </line>
<line> ativo, passivo cir*u**nte e *a*s*vo não c*rcu*ante. </line>
<line> Tab*la 3 - Impacto do leasing op*r*c*on*l no balanç* </line>
<line> Balanço Patrimonial - **18 </line>
</par>
<par>
<line> C*m *easi*g </line>
<line> Sem *easing </line>
<line> *ifere*ça </line>
<line> % </line>
<line> operacional </line>
<line> operacion*l </line>
</par>
<par>
<line> *tivo </line>
<line> 7 0 ,* 7 8 </line>
<line> 6 1 ,* 8 4 </line>
<line> 9 ,0 9 4 </line>
<line> 15% </line>
</par>
<par>
<line> P*ssi*o Ci*cul*nte </line>
<line> 1 7 ,1 2 1 </line>
<line> 1 5 ,4 * 2 </line>
<line> 1 ,* 3 9 </line>
<line> 1*% </line>
</par>
<par>
<line> Passivo N*o Circu*an*e </line>
<line> 4 1 ,9 8 7 </line>
<line> 3 4 ,1 3 0 </line>
<line> 7 ,* 5 7 </line>
<line> 23% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elab*rado pelos au**res </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se na *abela 3 que, </line>
<line> com o registro do leasing operacional no **o </line>
<line> de 2018, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ativo, o passivo ci*cula*te (*C) e o não ci*culante (PNC) aum*ntaram em 15%, *1% e 23%, </line>
</par>
<par>
<line> respect*vamente. Esse resultado corr*bora com * </line>
<line> estu*o realizado </line>
<line> pela IFRS F*undation </line>
</par>
<par>
<line> "Effe**s Analysi*" que **evia um acr**cimo de 22% nos passi*os das compa*hias *érea*. </line>
<line> A dif*rença do regi*t*o *n ba*anc* referente aos *nos de *017 e 2018 e*contra-se </line>
<line> apr*sentad* na Tabela 4. </line>
<line> Tabe*a 4 - Con**bilização do leasing oper**io*al nos a*os *e 2017 * 2018 </line>
<line> 2018 2018 </line>
</par>
<par>
<line> Com lea*ing </line>
<line> 2017 </line>
<line> % </line>
<line> Sem leasing </line>
<line> 201* </line>
<line> % </line>
<line> ope*acio*al </line>
<line> oper*cional </line>
</par>
<par>
<line> Ativo </line>
<line> 7 0 ,8 7 8 </line>
<line> 6 0 ,0 1 2 </line>
<line> *8% </line>
<line> 6 * ,7 * 4 </line>
<line> * 0 ,0 1 2 </line>
<line> 3% </line>
</par>
<par>
<line> Passivo Circulante </line>
<line> 1 7 ,1 2 1 </line>
<line> 1 4 ,2 * 4 </line>
<line> 20% </line>
<line> 1 * ,4 * 2 </line>
<line> 1 4 ,2 7 4 </line>
<line> 8% </line>
</par>
<par>
<line> *assi*o Não Circulante </line>
<line> 4 1 ,9 * 7 </line>
<line> 3 1 ,1 4 4 </line>
<line> *5% </line>
<line> 3 4 ,1 3 0 </line>
<line> 3 1 ,1 4 4 </line>
<line> 10% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *l*bo**do pelos *utores </line>
<line> Na Tab*la 4, a base de comp**ação é o ano de 2017, **a*do a empresa ainda não </line>
</par>
<par>
<line> havia adotado a n*va norma de *easing, ASU 201*-02 "Leases" (Topic *42), *m relação </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 18, n. 02, a*t. *, *. 87-1*7, fev. 2021 www4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evi**ndo Turbulências: Impacto* da N*** Norma *e *easing na Evidenci*ção da *meric*n Airlines </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> ano de </line>
<line> 2018, com e sem efeito do leasing operacional. Pode-s* *bservar que, no ano * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> 2018, com a c*ntabilização d* le*sin* op*racional, o a*ivo, PC e PN* obtivera* um </line>
</par>
<par>
<line> acrésci*o de 1*%, 20% e 35%, </line>
<line> respecti*amente. Já em relação ao ano de 2018, sem </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*r a c*ntabilização do l*asi** ope*acional, nota-s* um le*e aumento no </line>
<line> gru*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> at*vo de 3%, e um acréscimo de 8% * *0% par* PC e PN*. </line>
</par>
<par>
<line> A fim de ve*ific*r a repr*sentatividade do leasi** opera*ional nos grupos do B*lanço </line>
<line> P*trim*nial de *018, utilizou-se da razão do imobil*zado pelo ativo total, p*ssi*o cir*ulante e </line>
<line> pa*sivo n*o circulante pelo pas*ivo total, confor** con*** na Tabela 5. </line>
<line> Tabela 5 - Impacto do leasin* operacional n*s grupos do *alan*o </line>
<line> 2018 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Com leasing o*eracion*l </line>
<line> Sem leasi*g *per*cion*l </line>
</par>
<par>
<line> Imobilizado AT I*ob*lizad*/AT </line>
<line> 4 2 ,8 9 4 7 0 ,8 7 8 61% </line>
<line> 3 3 ,8 0 * 6 1 ,7 8 4 5*% </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Passi*o C*rcula*te (PC) Passivo To*a* (PT) PC/P* </line>
<line> 1 7 ,1 2 1 7 0 ,* 7 8 24% </line>
<line> 1 * ,4 8 2 6 9 ,2 3 9 22% </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pa*sivo Não **rcu*ante (PNC) Passivo Tota* (PT) PNC/PT </line>
<line> 4 1 ,9 8 7 7 0 ,* 7 8 59% </line>
<line> 3 4 ,1 3 * * 3 ,0 2 1 *4% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **abo*ado *elos autor** </line>
<line> Confor*e aprese**ado na *abela *, *om o regis*ro do leasing *peracion*l no B**anço </line>
</par>
<par>
<line> Patrim*n*a* de 20*8, o i*obilizado passou a *epresentar 61% do a*ivo </line>
<line> total. Já o pa*sivo </line>
</par>
<par>
<line> circulante e o passivo não circulante, e* r*lação ao passivo total, </line>
<line> *o*respondem a 24% e </line>
</par>
<par>
<line> 59%, respectivamente, d* obri*a**es. C*s* n*o </line>
<line> h*uv*ss* a contabilização </line>
<line> do a*r*nd*ment* </line>
</par>
<par>
<line> operacional, a representatividade do *mo*ilizado no ativo total seria de 55%, d* passivo </line>
<line> **rculante e nã* *irculante *o* o passi*o total, 22% e *4%. </line>
<line> Al*m desse impa*to no bal*nço, o**ou-se por ve*ifica* os prová*eis e*ei*os na *ívid* </line>
</par>
<par>
<line> l í qui da </line>
<line> da *mpresa, e* *elaçã* ao EBITDA (Ea*nings *e*ore Interest, Taxes, D*pr*ciatio* </line>
</par>
<par>
<line> and Am*rtization), co*s*derado uma proxy **ra *e*ação de *ai*a. *sse indi*ador representa a </line>
</par>
<par>
<line> cap*cidade da empre** e* qui**r *uas *briga*ões con**derando </line>
<line> a geração </line>
<line> de cai*a </line>
</par>
<par>
<line> operaciona* me*os os equivalentes de caix*. É recomen*ad* que o valor d* ín*ice *ermeie </line>
</par>
<par>
<line> *ntre 2 *, no máximo, 3,5 para </line>
<line> uma e*pre*a se* consid*rada *ólida, para * dívi** não </line>
</par>
<par>
<line> co*promet*r a ger*ção d* c*ixa da emp*es* (Reis, 20*7; Reis, 2*18). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 5, p. 8*-1*7, f**. 2*21 www*.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. P. Dias, R. C. S. Sousa, L. M. Scherer </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> As mét*icas utiliz*d*s *ara *alcular o *ndicado* *ívida líquida/EBITDA foram </line>
<line> fun*amentada* na *ase de dad*s Thomson Reuters®. *ar* c*lc*lar a dívida *íq**d*, </line>
<line> considerou-se o *otal da dí*ida da emp*esa menos seu caixa * i*vestime**os d* curto p*azo, já </line>
<line> * EB*T** comp*eendeu o EBIT (Earnings Be**re I*terest and Taxes) do a*o *is*al somado </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> depreciaç*o, *mortização dos custos de </line>
<line> *quisiç*o, amortização </line>
<line> dos intangíveis, seu* e </line>
</par>
<par>
<line> resp*ctivos suplementares (V*E*, VAM* e VAMI). No Quadro * demonstra-se a evo*ução </line>
<line> do in*icador **vida líquid*/EBIT*A n* período de 2016 * 2018. </line>
<line> Quadro 2 - Evolu*ã* da dív*da líquida / EBITDA </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pe*os autores </line>
<line> Nota-s*, n* Q*adro 2, qu* * múltiplo dí*ida líquida/EBITDA, em *016 e 2017, se </line>
<line> m*nte*e prati*amente c*nstante c*m va*ore* d* 2,15 e 2,8*, re*pectivam*nte, o que pode *er </line>
<line> c*nsiderado u* in*icador d*n*ro *os parâmet*os aceitáv*i* pelo mercado. No entanto, c*m a </line>
<line> con*abi*izaç*o do leasing operacion** n* Balanço Patrimonia*, n* an* de *018, esse indicador </line>
</par>
<par>
<line> a*can*ou 5,26 pontos. Isso repres*n*a o </line>
<line> impacto de um *e*onhec*mento in balance </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> métricas financ*iras. Ne*se c*so, em 2018, a American Ai**i**s p*ecisaria de mais 2 anos </line>
</par>
<par>
<line> (*,*3-5,26) d* gera*ão de ca*xa pa*a con*egui* cumprir c*m suas </line>
<line> obrigaç*es em relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI*E*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Consi*erando a necessidad* de modi*icar a *orma *e c*ntabili*aç*o *o leasing, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *AS* e *ASB inici*r*m *m projeto conjunto, em 2006, fim *e dese**olver um *adrão </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comum em </line>
<line> q** t*das as ope**ç*es *e leasing fossem regis*ra*as </line>
<line> n* </line>
<line> balanço. O tra*a**o </line>
</par>
<par>
<line> *esultou </line>
<line> na e**ssão da *F*S 16 Leases, - </line>
<line> pelo IASB, e *SU 2016-02 (Topic 842), pe*o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresi*a, v. *8, n. 0*, art. 5, p. *7-*07, fev. 20*1 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evita*do *urbulências: *mp*ctos da *ova Norma *e Leasi*g na Evi*enc*ação da American Airlin*s </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> FASB, *mbas public*das em 2016. Este e*tudo te*e **mo obje*ivo verifica* ** qu* fo*ma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> American A*rli*es *ratou o novo método de *ontabilização do le*sing em suas de*on*trações </line>
</par>
<par>
<line> co*tábeis no per*odo de 2016 20*8. P*ra isso, utiliz*u-s* as info**a*ões contidas nos a </line>
<line> for*ulários *0-K d*s **os 2016, 2017 e 2018 divulgados *o si*e d* empresa. </line>
<line> A a*álise descritiva d* formulário 10-K de 2*16 e 2017 evidenciou qu* a American </line>
</par>
<par>
<line> Airlines ap*na* men*ionou </line>
<line> a </line>
<line> existência da nova f*rma </line>
<line> de contabilização do lea*ing </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intenção d* *dotá-la na data d* **gência, em janeiro de 2019. No relatóri* 10-K de 2018 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa comunicou sua dec*são de adotar ant*cipadament* a n*rma *SU 2016-02 (Top*c </line>
</par>
<par>
<line> 842) a </line>
<line> partir de 1º de *aneiro de 2018, **lican*o **todo retrosp**t*vo **dificado o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tran*ição. Com a adoção a*t*cip*da, a *o*panh*a aérea </line>
<line> divulgou um i*p*cto d* US* </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> b*lhões em p*ssivos de ar*endamento* e ativo de direito d* uso *o Balanço P*trimon*al. </line>
</par>
<par>
<line> A análise d*s gru*o* do Balanço Patr*moni*l, em 2018, demonstrou que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*t*bilização do leas*ng operacional re*ultou n* acrésci** </line>
<line> ** 15%, </line>
<line> *1% e 23% n* *tivo, </line>
</par>
<par>
<line> *assivo *irculante p*ssivo não circu*an*e, *espec*ivam*n*e. Esse r*sultad* c*nfirmo* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> dado* do *stud* re*lizado p*lo IASB - "*FRS 16 Effec*s Analysis" q** v*rifi*ou um provável </line>
</par>
<par>
<line> *um*n*o de 2*% nas ob**gações das *ompanhi*s a*reas </line>
<line> devido à *d*çã* d* norma. A*ém </line>
</par>
<par>
<line> di*so, *uando com*arado o ano de **1* (**m a con*abiliza*ã* ** leasing opera*ional) com ao </line>
</par>
<par>
<line> ano *e 2018 (com a </line>
<line> con*abil*zação *o leasi*g operaci*n*l), *oto*-s* um au**nto no at*vo </line>
</par>
<par>
<line> t*tal de 18%. Esses **sultados *eforçam os impactos que a nova norm* de leasing pode trazer </line>
</par>
<par>
<line> para den*r* do </line>
<line> balanço, conforme </line>
<line> pre*is**s realizadas *o* </line>
<line> diferentes trabalhos (ÖZTÜRK; </line>
</par>
<par>
<line> SERÇEMELI, 2016; IFRS, 2016; PWC, 2*17). </line>
<line> Por fim, an*l*sou-se o indi**dor dív*da lí*u**a/EBITDA, que demon*trou um *umento </line>
<line> no an* d* 201* em relaç*o a*s anos anteriore*. No p*r**d* de 2*** * 2017, a empresa *o*suía </line>
</par>
<par>
<line> uma situaçã* aceitável pelo </line>
<line> m*rc*do, apr*s*ntando </line>
<line> valores e*tre 2,15 e 2,83 p*ra **te </line>
</par>
<par>
<line> indicador. Com a *ontabilizaç*o do leasing o*eracional no ba*anço, em 2018, esse *últiplo </line>
</par>
<par>
<line> subi* para *,2*, que im*lica dizer *ue a empresa o </line>
<line> nece*sita de, pelo me**s, 5 *nos d* </line>
</par>
<par>
<line> geração de caixa *peracional para pagar **as dívid*s. </line>
</par>
<par>
<line> A nova *orma de *easing só entrou em vigor e* 1º </line>
<line> de janei*o d* 2019, tanto para </line>
</par>
<par>
<line> e*pres*s que adotam padrão FASB co*o *ar* **uelas q*e ado*am padrão IASB. Em vi*tu*e </line>
</par>
<par>
<line> disso, pouc*s *mpresas reportaram a norm* </line>
<line> em seus re*at**io*, m*smo havendo </line>
</par>
<par>
<line> rec*m*nd*ç*es dos preparadores sobre </line>
<line> os custos * impactos n* adoção. U** limitação </line>
</par>
<par>
<line> e*con*rada n*sse es*udo foi análise de uma únic* empres* qu* adotou antecipada*ente a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> norma ASU *016-02 (Topic 842). Para pesq*isas futuras recomenda-se an*l*sar empresas que </line>
<line> ad*t*ra* a norm* IFRS 16 ou ASU 2016-02 (Topi* 842) no ano de 2019. </line>
<line> Re*. F*A, Ter*s*na PI, v. 18, n. 02, ar*. 5, p. 87-107, *ev. 2021 *ww4.fs*n*t.com.br/revist* </line>
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<line> *04 </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> A*EL. 2019: * </line>
<line> q*e muda c*m a *mp*ementação *o *FRS 16 - *P* </line>
<line> 0* (R2). 20*8. </line>
</par>
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<line> Dis*oníve* </line>
<line> em: </line>
<line> < </line>
<line> ht*p://www.leasingab*l.com.*r/wp- </line>
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<line> 2) **álise e interpret*ção dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do r*sc*nho ou na r*visão c*ític* *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 4) part*cipação na apr*va*ã* *a vers*o fi*al do manu*c**to. </line>
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