<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 13, p. 241-25*, f*v. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.02.*3 </line>
</par>
<par>
<line> A Discursividade em Rio Turuna: *m* Análise d* Su*eitos * *entidos da Ide**idade Goian*- </line>
<line> Tocantinen*e </line>
<line> The *i*cursivit* in Rio Turuna: ** Anal*sis of Sub*ect* and Me*n*ngs of t*e Goiano- </line>
<line> Tocantinen*e I*entity </line>
</par>
<par>
<line> Thiago B***osa Soare* </line>
<line> Doutor em Lingu*stica pel* Universida*e Federal de São C*rl*s </line>
<line> Professor da U*iversida*e F*deral do **cantin* no *ampus de Por*o **cional </line>
<line> E-*ail: thiago.soare*@m*il.uft.edu.*r </line>
<line> Cinara Teo*oro Maia </line>
<line> Mestrand* em L*nguística pe*a Un*ve*sida*e Federal *o T*c*ntins </line>
<line> Lic*nci*da em Letras pe*a Universidade Federal do Toca*tins </line>
<line> E-mail: thia*o.*o*r*s@m*il.uf*.edu.** </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Thiago *a*bosa *oares </line>
<line> Edit*r-Chefe: D*. *o*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersid*d* Federal d* *ã* Car*os. Rod. Wa*hington </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> Lu*z, s/n, São *arlos - SP, 1*565-9*5. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: C*nara T*odoro Mai* </line>
<line> *rtigo rec*bido em 08/01/20*1. Úl*i*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Universida*e *ederal *o Tocan**ns, Ave*ida Paragua,i </line>
<line> recebid* em 19/0*/*021. Aprovado em 20/01/2021. </line>
</par>
<par>
<line> */n Setor - B*irro da Cimba, Araguaína - T*, 77824-*3*. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*). </line>
<line> Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã* </line>
</par>
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<par>
<line> T. B. Soares, C. T. Mai* </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> pres*n** es*udo abre-s* para </line>
<line> as perc*pçõ*s inerentes * Análise </line>
<line> do *iscurso, da linha </line>
</par>
<par>
<line> francesa, </line>
<line> co* o i*tu*to de descrever a língua agin*o como *tiv*dade social, por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> int*ração </line>
<line> cult*ral, *deológic*, </line>
<line> no processo de alteridade, bem *omo os </line>
<line> asp**tos situacionais </line>
</par>
<par>
<line> que interfe*e* *as *iversas **áti*as *o**ais, como n*ste </line>
<line> ca*o, </line>
<line> na lite*atura regio*a* de Eli </line>
</par>
<par>
<line> B*asiliense, Rio Turuna. Seg*i*d* a premissa d* que sujeito e se*t**o *o**tituem-se </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> m*smo tempo, bem como * de *ue es*e sujeit* compreen*e as rel*ções sociais, somente pela </line>
<line> língua (ORLA**I, 1999), esta anál*se traz à tona a subjetivi*a*e do suje*to do nort* g*i*no, </line>
<line> atual Tocantins, apresenta*a por mei* d* obra regionalista, R*o Turun*. A*sim, tendo em vista </line>
</par>
<par>
<line> a compr*ens*o </line>
<line> do </line>
<line> proces*o d* formação </line>
<line> d*scursiva n* obra, be* </line>
<line> c*mo **s re*a*õ** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sent*dos, *e **bje*ivi*a*e que *ela s* formam, faz-*e **ui </line>
<line> uma b*sca na *ase teó**c* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Análise *o Discurso, em autores com* Pêcheux, Althusser, Orlandi, </line>
<line> Foucau*t, entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> Ao final, </line>
<line> apre*enta-se </line>
<line> uma análise de Rio Turuna, </line>
<line> c*mo con*ições para a </line>
<line> identifi*ação das </line>
</par>
<par>
<line> i*stâ*cias i*e*lógi*as que fazem emergir a i**nti*ade goiano-*ocantinense. </line>
<line> *alavras-Chave: Rio Turuna. Eli Brasilie**e. Análise do Discu*so. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The pres*nt stu*y opens up to the pe*ceptions inherent to Discour*e Analy*is, o* the French </line>
<line> line, in orde* to desc*ibe the lan*uage actin* as a s*cial *ctivi*y, through cultural, ide*logical </line>
</par>
<par>
<line> interacti*n, i* the </line>
<line> process o* alterity, as well as t*e situation*l </line>
<line> aspects that *nterfere in </line>
</par>
<par>
<line> di*ferent social prac**ces, as in this *ase, in the reg*onal literature of El* B*asili*n*e, Rio </line>
<line> Turuna. Followin* the premi*e that subject and *ean*n* *re constituted *t the s*me time, as </line>
<line> *ell as t*at this subject unders*an*s *oci*l relatio*ships, only throu*h l*ngua*e (ORLANDI, </line>
<line> 19*9), t*is an*lysis br*ng* up the subjecti**ty of the **bject from the *o*th of Goiás, *urr*nt </line>
</par>
<par>
<line> **cantins, present*d *hrough the regionalist w*rk, Rio </line>
<line> Turun*. Thus, with a vi*w to </line>
</par>
<par>
<line> unde*standing t*e </line>
<line> p*oce*s of di*cursive </line>
<line> form*tion i* the work, as well as t*e rel*ti*ns o* </line>
</par>
<par>
<line> meanings, su*jectiv*ty th*t *re formed in *t, * se*r*h is m*de here on *he theore*ical ba*is of </line>
<line> Disc*urse Analysis, in autho*s such as Pê*heux, Alt*usser, Orlandi, Foucaul*, *mong others. </line>
<line> *t the end, *n analysis of Rio Turuna is presente*, as conditi*ns for **e i*entification *f the </line>
<line> id***ogica* instanc*s that cause the id*ntit* o* Goiás-T*c*nt*ns t* emer*e. </line>
<line> *ey words: Rio Turuna. Eli Brasilie*se. Discourse A**lysis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, *rt. 1*, p. 241-2**, f*v. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Disc*rs*vidade em Rio Turuna:Uma An*lis* de Suje*tos e Sentid*s da Identi**de Goia*o-Tocant*nense </line>
<line> *43 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O presente estu*o abre-** para as perc*pções *n***n*e* à Aná*i*e do Di*curso, da lin*a </line>
</par>
<par>
<line> fr*nc**a, </line>
<line> com o intu*to de descrever a língua agindo *om* at*vidade social, por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> int*ração cultu*al, ideológica, no proc*s*o d* </line>
<line> alt*ridade, bem *om* os a*p**tos situacion*i* </line>
</par>
<par>
<line> que interferem </line>
<line> nas d*versas práticas soc*ai*, </line>
<line> c*mo nest* cas*, na </line>
<line> litera**ra *e*ional de El* </line>
</par>
<par>
<line> B*asiliense, Rio Tur*na. </line>
<line> E* ****raposi*ão à abordagem da língu* como instrumento de comunicação, em qu* </line>
<line> *sta é conce**d* como um *ódigo po* on*e um *m**sor co*u*ica a um **ceptor det*rminadas </line>
</par>
<par>
<line> mensagens, s*m dificuld**es, *a*cus*hi (2008, p. 139) anunc*a outras p*ssib*lidades </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> s**plismo da op*ração que "ap*esenta de u* lad* o t*x*o e *o outro os indiv**u*s que, em </line>
<line> condiç*e* *specíf*cas, p*dem *ompree*der c**t*údos e sent**os sem **iores problemas". </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a persp*ct*va, </line>
<line> ancora*o essas proposi*ões, a língu* não é transp*r*nt*, tam*ouco a </line>
</par>
<par>
<line> de*vinc*lada da histó**a, ** seja, do *eu uso social. </line>
<line> Segu*ndo a p*emi*sa de que su*eito e *e*ti** cons*ituem-se ao mesmo temp*, bem </line>
<line> *omo a de que ess* s*jei*o com**eende as re*ações **ciai*, *omente p*l* lí*g*a (ORLANDI, </line>
</par>
<par>
<line> 1999), esta a*álise </line>
<line> traz à tona * *u*jeti*id*de d* su*eito do nort* go*an*, atual *oca***ns, </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntada por m*io d* obra regionalista, Rio Turuna. </line>
<line> É indiscutível n*s mei*s acadêmicos a potencialida*e interpretativa, con*ida nas obras </line>
</par>
<par>
<line> literár*as. Essa </line>
<line> p*tencialidade est* na **mpreen*ã* do tex*o liter*rio como *m i*p*r*ante </line>
</par>
<par>
<line> *estemun*o da *e*lida*e social e cultur*l de um povo, em d*term**ado t**p* e lu**r, sendo * </line>
<line> a*tor int*rprete de uma rea*id*de v*ve*ciad*. </line>
<line> El* Brasiliense, escritor radicado *m Go**n*a na década de 19*0, *asceu em P**to </line>
</par>
<par>
<line> Nacional (TO) e s* consagrou </line>
<line> c*mo um dos maiore* *scrito*es *o *egio*alismo *od*r*ista </line>
</par>
<par>
<line> qu* inaugurou autore* como Gr**iliano **mos, B*rnardo Eli*, e*tre outr*s (ALMEIDA, </line>
</par>
<par>
<line> 1*85). A obra d* El* Brasilie*se Rio Tu*una (1*6*), U*a sombra *o </line>
<line> fundo do r*o (197*) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pium (1984) é ambientada </line>
<line> nas ri*eiras do Toc*nt*ns d* mea*os do sécu*o XX e r*co no* é </line>
</par>
<par>
<line> detalhes da vida do homem do sertã* t*cantinense. </line>
<line> P*r esta razão, com o *ntuit* *e com*reender a vida e *orm*ção da **entidade </line>
<line> ribeiri*ha t*cantin**se, em época a*terior à cr*ação do Estado *o *ocantins, em *988, *l**e- </line>
<line> se para *sse estudo a obra "R*o Turuna" pu*lica*a e* 196*. A obra e seu au*or s* *nse*em no </line>
<line> campo da li*eratur* regi*nal, tr*z**do elementos da representação simbólica d* importan*es </line>
<line> aspec*os da *ida socia*, e*onô*ica e cult*ral. Est*s, p*r sua **z, po*sibilitam a *ompr*en**o </line>
<line> dos e*e*entos con*ti*utivos de respectiva cultura e identidade do **m*m tocanti*e*se, qu* se </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 02, art. 1*, p. 241-*5*, fev. **2* www4.fsanet.com.**/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. B. So**e*, C. T. *a*a </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> con*tró* p*r me*o das *ormaçõe* discu*sivas e apresenta-se n*s práticas dis*ursivas </line>
<line> *otidianas. </line>
<line> A t*ama apres*ntada po* Eli Bra**liense hoje pos*ui d*nsidade hi*tórica, uma vez qu* </line>
<line> resgata asp*ctos c**turais e identitários de um povo, que até então jamais so**ara p*rti*ipa*te </line>
<line> da memória viva de uma regi*o geod*sicamente centralizada, cujo futur* pró*im* tra*ia u*a </line>
<line> divisã* espacial geográ**ca, em***a muito *ntes planeja** e e*perada por s*us antepass*dos, </line>
<line> de mudanças *reponderantem*nte transf*rmad*ras e irrevoga*elmente d*fin*tivas. </line>
<line> A prec*osidade da *bra eliana resi*e na poss*bil*dade de voltar no tem*o e apre*ia*, </line>
</par>
<par>
<line> *or *eio </line>
<line> da c*ta*a literatura, * sub*etivação do sujeit* *ocantinense em detr*me*to </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> transformações po*ítica* ambient*do *s margens do ri* qu*, futuramente, cederia seu nome ao </line>
<line> *ovo Es*ado, *e*tor d**se ter*i*ór*o (LEITE, 1983). </line>
</par>
<par>
<line> **sim, tendo </line>
<line> em vista a co*pr*ensão do processo de f*r*ação discursiva na ob**, </line>
</par>
<par>
<line> b*m *omo das re**ções d* sentidos, de su*je*ividade *ue se forma*, faz-s* aqui uma busca na </line>
<line> base teórica da Análise do Discurso, em *ut*res c*mo Pêc*e*x, Althus*er, *rlandi, Foucault, </line>
<line> e*tre out**s. Ao final, aprese*t*-se uma *nálise da lit*ratura uti*izada, *omo pano *e fundo </line>
</par>
<par>
<line> para a iden*ifi*a*ão *as instânci*s </line>
<line> *deológi*as </line>
<line> que fazem emergir a *dentidade goiano- </line>
</par>
<par>
<line> tocan*in*nse. </line>
</par>
<par>
<line> * RE*ERENCIAL T*ÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> As p*lavr*s, enquanto práticas d*scu*sivas, assim como a f*rm*ção discu*si*a de uma </line>
</par>
<par>
<line> comunidade, desenh*m o seu *erfil identitário, fazem emergir a *ubjetividade </line>
<line> *o*et*va que, </line>
</par>
<par>
<line> por sua vez, *á v*da à cultu*a e *emais traços s*ciai* *e **ferida população. </line>
</par>
<par>
<line> Para a Aná*ise do Discurso, * linguagem é a articulação impr*sc*ndível e*tre o homem </line>
</par>
<par>
<line> e a realidade natural *ocial. E*sa i*terfer**cia *ossibil*t* perman*nc*as, d*slocament*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*or*açõ*s </line>
<line> do sujeito e da r*alidade à sua </line>
<line> vo*ta. Orlandi (1999, p. </line>
<line> 15) ressal*a </line>
<line> *ue "o </line>
</par>
<par>
<line> *rabalh* sim*ólic* do discu*so está n* b*se da existência humana". </line>
<line> Levando *m c*n*a o h*mem na sua histó*ia, considera *s p*o*es*os e *s co**iç*es </line>
<line> de prod*ção *a linguagem, pela an*lise da relação estabel**ida pela l*ngua com os </line>
<line> suj*ito* **e a falam * as *ituações em que se p*oduz o d*zer. Desse m*do, p*ra </line>
<line> e*co*trar as *egul*ridades da lingua*em em sua produção, de*e-se rel*ciona* a </line>
<line> linguagem à sua exte*ioridade. (ORLANDI, 1999, p. 16). </line>
<line> A l*nguagem f*z sentido, torna-se *lemento de si*nif*caç*o pa*a comunida**s sociais </line>
<line> e cul*urais quando imbricada *m sua histó**a, qu*ndo cont*xtualizad*, co*o parte *atural *e </line>
<line> uma formação discu*siva específic*. Nessa *e**pe*tiv*, exer**r a prática discu*siv* *ignifica </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. *3, p. 241-256, fev. 2021 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Discursivid*d* em Rio Tur*na:Um* *nális* d* Sujei*os e Sentidos da Identid*d* G****o-Toc*ntinense </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> "falar *egundo *et*rminadas regras ex*or e </line>
<line> a* r*lações que se dão dentro d* um *iscurso" </line>
</par>
<par>
<line> (*LI**IRA, *013, p. 139). </line>
</par>
<par>
<line> Vale reportar, t*mbém, *s *notações de Foucault (*009) qu*nto à *oção de form*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> d**curs*va, s*gundo a </line>
<line> qual é definida por regras anôn*mas e *istóricas, es*acial </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> temporalment* *et*rminadas, que p*ra cada período * dimensão social, econômica, *eogr**ica </line>
</par>
<par>
<line> ou linguística, definira* a* con*ições *e exercício da </line>
<line> função en*nciativa. (*OUCAULT, </line>
</par>
<par>
<line> 2009, p. 133). </line>
</par>
<par>
<line> V**tando às pr*ticas discursivas, observa-se que cot*diana e mecanicamente suj*itos se </line>
</par>
<par>
<line> valem de determi*adas formações discur*ivas, a*reditando us*r *e ***al l*ber*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ex*ressão ao propagar ideias e pensamentos. Mal sabe* qu* a linguagem, seja ela co*oq*ial </line>
<line> ou em norma padrão, mesmo a**ela exp****a *o dia-a-*i*, no p*ocesso de alt**idade, já c*ega </line>
<line> car*egada d* se*tidos. </line>
<line> Mesmo nu*a análise superficial, n*o disc*rs*va, é sabido que o q*e ora é di*o *ão </line>
<line> par*e de um saber ime*iatamente descoberto, ou que "reinven*a-se a *oda" a *ada at* de f*la, </line>
</par>
<par>
<line> ou ainda q*e o sujei*o s*ja autor do </line>
<line> próprio d*zer. Segundo Orlandi (1999, *. 33), e**e </line>
</par>
<par>
<line> esquecime*to i*eoló*ic* "é *a *nst*n*ia do inconsc*ente", resulta** de </line>
<line> com* o in**víduo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> afet*do ideolo*icamente e reto*a o sonh* adâmi*o, "o de estar na inicial absol*t* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m". Por i*so pode s*r dit* q*e se tem a ilusão de ser a orige* do *** se diz, quando </line>
<line> na verd*de o que se nota é o ret*r*o a senti*os pree*isten*e*. *es*a forma, d* ponto d* vista </line>
</par>
<par>
<line> discur*ivo, o***re a tod* o momento um </line>
<line> atrave*samento *ntre língua e ob*eto de *m* </line>
</par>
<par>
<line> *emória discursi*a, que p*r *ua vez determin* as prát*cas discu*sivas. Em outras pa*avras, o </line>
</par>
<par>
<line> dizer do sujeito é de*erminado sempre por outros *izeres, </line>
<line> ou </line>
<line> "todo d*scurso * determ*nad* </line>
</par>
<par>
<line> pelo interdis*urso". (*U*RRA, 2003, *. 4). </line>
</par>
<par>
<line> Sujeitos estão liga*o* ao sabe* disc*rs*vo, que embora não *ossa ser apreendid*, </line>
</par>
<par>
<line> apres*nta-se po* me*o do inconsciente e das </line>
<line> *deologi*s que *s *nterpel*m, recr*tam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> envolvem. É por meio do i*t*rd*scurso qu* as id*ologi*s falam e atravessam o dis*ur*o. Por </line>
<line> esta ra*ã*, conc*rda-se c*m a *fir*ativa: "alguma coisa *ala antes do sujei*o, em outro luga*, </line>
<line> independenteme*te" (SANTOS, 2013, *.2*9). Por isso, torna-*e premissa à *nál*se do </line>
</par>
<par>
<line> Discu*so. Or**ndi (1999, p. 25), vai </line>
<line> além ao af*rmar que "o s*ber </line>
<line> di**ursi*o torna possív*l </line>
</par>
<par>
<line> todo dizer e r*torna sob a forma do pré-construíd*, do já-dito que es*á na base do dizível, </line>
<line> sustentando cada tomada d* *ala**a". </line>
<line> Fato incontestável é *ue * *íngu*, o sujeito e a história não existem um sem o outro. O </line>
</par>
<par>
<line> sujeito diretament* af*t*do é </line>
<line> *ela </line>
<line> história, e * p*icanális* apo*ta para um deslocamento de </line>
</par>
<par>
<line> sentid*s quanto noção de homem, enquan*o indi*í*u*, para a de ho*em *omo sujeito. É à </line>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, *. 18, n. 02, ar*. 1*, p. 241-256, fe*. 2021 **w4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. B. Soares, C. T. Maia </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> dest* con*epção que Orlandi (1999, p. 38) *eite*a a cont*ibuiçã* da psicanálise para a noção </line>
</par>
<par>
<line> de sujeito, porque segunda ela, o sujeito pe*de seu lugar empíri*o para </line>
<line> t*ma* uma </line>
<line> po*i**o </line>
</par>
<par>
<line> d*scu*siva. E é dessa posição que se pode c*nceb*r um indiví*uo i*te*p*lado em sujeito pela </line>
</par>
<par>
<line> ideolog*a. As*i*, ao *onst**ir * dinâmica da a*teri**de, o suj*ito prod*z e*idênc*as, </line>
<line> "o </line>
</par>
<par>
<line> colocando em uma re*a**o imaginária com *uas *ondições m*teriais de existência" </line>
<line> (OR*AN*I, 1*99, p. 44). </line>
<line> Althusser (1970, p. *3) vai adia*te ao afirm*r que "só existe ideologia pelo s*jeit* e </line>
</par>
<par>
<line> para *uje*tos". O autor </line>
<line> af**nça que </line>
<line> a *deo*ogia interpel* sujeito, tornan*o-o sempre, </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssaria*ente, "suj**to a"; e mais *inda que toda ideolo*ia te* po* f*nção (*ue * define) </line>
<line> "constitui* os indi**duos *oncret** em sujeitos. " (ALT*US*ER, 1*70, *. 94). So*re o *ema, </line>
<line> *êcheux (19*5) ve* alertar para o *ato *e que a interpe*aç*o age retroativ*mente, fat* que faz </line>
<line> de tod* i*divíduo um "sem*re-já sujeito". </line>
<line> A ideo*ogia j* está lá, sempre e*istiu. Autores como P**heux e A*thus**r, reportan*o a </line>
<line> af*rma*iva Fr*udiana "o in*ons*ien*e é eterno", anunciam q*e * ide*log** é ete*na. *ter*a, </line>
<line> não quant* à te*poral**ade, ma* na oniprese*ça, no j* dito, *o* *travessamentos ** </line>
<line> *nter*iscurso. </line>
<line> O **-dito sobre*ive no interdiscur*o e seg*e s*s*entand* a* *ossibili*ades de </line>
</par>
<par>
<line> ex*ressão do </line>
<line> d*zer em suas várias nuances. Po* meio d*quilo que ** dia fo* di*o, em </line>
</par>
<par>
<line> determinada fo*maçã* disc*rsiva, em algu* te*po lugar, pode se co*preender a prátic* * </line>
<line> discursiva atual, o *unciona*ento d* discurso * sua relação com *s sujeitos e com * *deologia, </line>
<line> expl*ca Or*a**i (19*9, *. 3*), *fir*and* **e "O interdiscurs* disponibiliza dizeres **e afeta </line>
<line> o modo co*o o sujeito si*nifica em *ma situ*ção discurs*va dada". </line>
</par>
<par>
<line> É lá no curso da his*ória que mora * *deologia. Ali saber dis*ursivo se criou e se o </line>
<line> perp*tuo*. *o domín*o da historicidade o *aber discursivo foi se f*rmando e, ao long* da </line>
<line> h*stória, *roduzindo dize*e*. * materialid*de da linguagem consi*era os aspectos linguístico e </line>
<line> histórico, como "ind*s*ociáveis no pro*esso de produ**o *o s*jeit* *o discurso e dos senti*os </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> o significam, o que possi*ilit* afirmar que * sujeit* é </line>
<line> *m lugar de significação </line>
</par>
<par>
<line> histo*ic*mente consti*uí*o" (*UERRA, 200*, p. 10). </line>
<line> [...] empreend** a anál**e *o discurso si*nifica tentar entender e *x*lic*r como ** </line>
<line> constrói o sentido de um texto e *omo *sse te*to se *rticu** c*m a história e a </line>
<line> sociedade que o produzi*. O *iscurso é *m obje*o, *o mesmo t*m*o, lingüís*ico e </line>
<line> histór*co; entend*-lo requer * análise desses dois e*eme**** simulta*eamente. </line>
<line> (GREG*LIN, *99*, p. 13). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 02, a**. 13, p. 241-256, fev. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Discurs**idade e* Rio Tur**a:*m* Análise de Su*eitos e S*ntido* d* Id*n*idade Go**no-Tocantinens* </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> Diverso* autores da Análise do Discur*o da *inha f*a*ce*a, como Pêcheux e F*u*ault, </line>
<line> bem co*o seus seguid**es no Br*sil, cuja ***resentação p*d* *er c**ced*da tranquilamen*e a </line>
<line> *rlandi, vêm a*irmando que a h*stória se materializa, por**, não é tr*n*par*nt* ao próprio </line>
</par>
<par>
<line> homem que constit*i. Assim, tendo em vista envolver l*n*ua e histó*ia, com foco * </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produção </line>
<line> de *entidos, con**bem o materiali*mo linguístico-h*st*rico *omo a fórmula ideal </line>
</par>
<par>
<line> para tal fi*. </line>
<line> (O*LANDI, 1999, p. 19) </line>
</par>
<par>
<line> A materialidade linguí*tica é *mprescindíve* p**a que a ideolog*a a*onteç* *o* lugares </line>
</par>
<par>
<line> e* que func*ona </line>
<line> e produ* sentid** sob *e*erminadas co*diç*es *e produção. Assim el* *ria </line>
</par>
<par>
<line> "as condições p*ra inscrever, de m*do concreto, a *istóri* na *rdem do disc*rso e * discurso </line>
<line> no camp* da *ráxis". (SANTOS, 2013, p. 213) </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *obre a i*eologia vale insistir que toda prática discu*si*a n*o ocorre sem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito, e ainda confirmar a te*e de </line>
<line> que não *xiste s**eito sem a ideologia agind* </line>
</par>
<par>
<line> in*nterruptamen*e *m sua *er*ormance c*tidian*. E de todas as a*i*mativas, q**nto a* tema, a </line>
<line> mais *mportante * l*nguís*ica * a de que a língua s*mente faz s*ntido por me*o da *deologia, </line>
<line> reportando aqui a Orlandi (1999). </line>
<line> * RES*LTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Uma análise de Rio Tur*na </line>
<line> A liter*t*ra repre*e*ta bem ma*s que narrati*as de histó**as sobre *a*acte*ísticas pré- </line>
</par>
<par>
<line> d*finidas ou </line>
<line> en*uadrada* </line>
<line> em períodos histórico-lite*ários pela </line>
<line> academ*a. De*de *omero, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literatura d*sempen*a s*u p*pe* imprescindível para a forma*ã* so*ial, cult*ral, linguística, </line>
</par>
<par>
<line> filos*fic* e hi*t*rica dos povo*. So*res (2018, *. 82) escl**ece que e* </line>
<line> t*xtos literá*ios "os </line>
</par>
<par>
<line> diálogos com as **ntalidades *em sempre são e*ident*s, po*ém não deixam de ocorrer, da*a </line>
<line> * própr*a co*dição segundo * qua* a literatura *e enco**ra, d* u** *a lín*ua". </line>
<line> A *i*erat*ra é um fenômeno da *ivili*ação pelo qual todo e qualquer escritor se se*ve </line>
</par>
<par>
<line> pa*a e*pressar pensam*ntos e s*ntimen*os, e *ar* esse fim se vale de en*relaç*mentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diversos fatores sociais do c*ntexto ao qual se refere ou real*za re**rtes temporais e espaciais </line>
<line> (MAY*, 2003). </line>
<line> Romances literários, em tramas fictícias ou nã*, apresentam pe*sonag*ns r*aliz**do </line>
</par>
<par>
<line> *m se* *otidian* práticas *iscursivas. Nessa perspectiva, percebe-se </line>
<line> que a produção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sentido inde**nde d* literalidade, *ma vez que esta constitui e é const*tuída **r determin*das </line>
<line> c*ndiçõ** de pr*dução. Segundo abor*agem Foucaul*iana, "discursos não preexiste* ** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, *e*. 2021 </line>
<line> w*w4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. B. Soares, C. T. M*ia </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> cenas enunciativas: eles a c*nstituem *erma**ntemente, e na me*ma medida são constituídos </line>
<line> por e*as" (FOUCAUL*, 2009, p. 139). </line>
<line> Desse pon*o de vista, Eli Br*si**ense traz em Ri* Turuna uma temática c*ntemp*râne* </line>
<line> ao mod*rnismo literário, porém *p*a por enquadrar sua ob*a no movimento então definido </line>
<line> *om* "Neorrealis*o", cujo v*és evoca a "problemát*ca **mana". </line>
<line> Adep*os *a mesma cor*ente l*terária, muitos romancist*s *or*estin*s c*mo José Lins </line>
<line> *o Rego, Jorge Amado, **aci*i*no Ramos, en*re t*ntos outros *econhecidos escrito*es </line>
<line> n*cionais, colo*aram e* d*staque, por todo o Bras*l, um* literatura de cunho regional*sta, e </line>
</par>
<par>
<line> *ro*ocaram o *essurgimen*o </line>
<line> de nuances só*io-*olí*icas e econ*mi*o-*ocia*s nas tramas </line>
</par>
<par>
<line> (ALVES, 1985, p. 34). </line>
</par>
<par>
<line> O e*tã* not*vel r*m*ncista *li Brasilie*se aprese*ta em sua *b*a um mundo f**cional </line>
<line> preso a* universo real, real*zando uma m*stu** instigante ao mostrar si*uações e **mes locai* </line>
<line> v*rí*icos, as*o*iad*s a um alto valor *stético e humano, segundo relato da aut*ra N*ly Alves, </line>
<line> em "Presença Li***ári* de El* Brasiliense", su* o*ra *ublicada em 1985. </line>
<line> O autor, conterrâneo dos pers*n*gens da trama ora analisada, *alvez por es*a raz*o, </line>
</par>
<par>
<line> tr*z uma história carregada *e sent*ment*lismo </line>
<line> pe*a regi*o notadame*te </line>
<line> i**lada *o resto </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *aí*, p*la loc*liza*ão ce*tralizada e distante d** grand*s *entros urban*s. O </line>
<line> unive*so </line>
</par>
<par>
<line> ficciona* é posto pel* onipresença de um rio pers*nagem, o *io T*cantins, *estem*nh* ocular </line>
</par>
<par>
<line> da *rama que em suas *ibeiras se passa. Alve* (1985, *. 35) </line>
<line> ress*lta os múltiplo* elementos </line>
</par>
<par>
<line> que despontam *a ficçã*, *omo "l*ngu*, linguagem, perso**gens reais e criadas, quietude </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iséri* d* sertão, usos e costumes d** seus habitan*es." </line>
</par>
<par>
<line> Para esta análise, adota-se como procedim*nto a inter**etação de enun*ia**s na trama, </line>
</par>
<par>
<line> a fim de *ompreender at*a*es*am**to *o int*adi*cur*o - horiz*ntal - * </line>
<line> *elo inter*i*cu*so - </line>
</par>
<par>
<line> vertical (CO*RT*NE, 2*09). Mantém-se o *oco nos enunciados que, at*avés da </line>
<line> disc*rsivi*ade e histor*c*dade tr*balha a materiali*a*e histórica da lingu*g*m. De aco*do com </line>
</par>
<par>
<line> Orl*ndi (1999, p. *6), vê-s* </line>
<line> *o te*to "*s co*t**dos da história". Es*es "são tomados com* </line>
</par>
<par>
<line> discursos, em *uja mat*rialidade **tá inscrita a relação </line>
<line> com a *xter*orid*de". Ass*m os </line>
</par>
<par>
<line> e*unciados evidenci*m * construção d* *rática em r*sp*ctiva formaç*o di*c*rsi**. </line>
<line> Repor*ando ao conceito do "já-dito" que é p*rte da memóri* discu*s*v*, e que por sua vez *az- </line>
<line> s* *re*ente em toda prática discursiva, *or meio do interd*scurso. Soares v** falar *e "uma </line>
<line> memóri* qu* não se cala, de f*rma q*e é reco*rentemente text*al*zada, produzin*o efe**os d* </line>
<line> sentido*, entre um d*les, o ** lit*ralidade" (SOARE*, 2016, p. 1087). </line>
</par>
<par>
<line> A tr**a eliense a*resenta uma história context*aliza*a n* déca*a </line>
<line> de 1940. Es*e </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo é carre*ado </line>
<line> histori*amente pela </line>
<line> heran*a do Bras*l </line>
<line> colô*ia, **las guerras de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, *eres*na, v. 18, n. 02, art. 1*, *. 241-256, fev. 20*1 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *iscursi*idade em Rio *uruna:Uma *nálise de *ujeitos e Se*tido* da *dent*dade Go*ano-**can*i*en*e </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> conq*ist*s territoria*s e pela forte presença das forças repres*oras *o Estado. Ressaltando as </line>
<line> conqu*sta* **r território*, as demarcações fronteiriças como pano de fundo para a dispu*a pelo </line>
<line> poder. </line>
<line> *s ata*ues d*v*rs*s, guerras e tom*das ocorre*am pel* *nteri*r de to*o Paí*, deixando </line>
<line> as marcas de deva*taçõ*s na regi** deste município que u* dia f*ra "Bom Jesu* do *ontal", </line>
</par>
<par>
<line> posteriorment* recebera a al*unh* de ar*aial de "Porto Real", </line>
<line> *a*sando a "Porto Imperia*", </line>
</par>
<par>
<line> por o*asião da ges*ão monárquic* *o País, como relata Godinho (**88), e* seu livro </line>
</par>
<par>
<line> "H*stó*ia de Por*o Nacional". * autor informa *u* o julga*o d* "Porto Real" pas*ou </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *at*g*ri* de vila, com * denomina*ão *e "Po*to Imp*ri*l", *or meio da Lei Provincial, de 14 </line>
<line> de nove*br* *e 18*1, *nstalada em 24 de *bril de 18*2 (Godin*o, 1988, p. 29). O autor segue </line>
</par>
<par>
<line> relatando que alguns </line>
<line> *os principais moti*os da promoção de P*rto Real a </line>
<line> p*t*mar *e *ila </line>
</par>
<par>
<line> foram "o decl**io p*og*ess*vo da mineraç*o no* aglome**dos viz**h*s, o desaparecimento de </line>
<line> Pontal e o incremento da naveg**ão do Tocan*ins, p*oporci*nadora de ativ* comércio *om * </line>
<line> Pra** de Belém *o Pará". </line>
</par>
<par>
<line> As**m, história e ficção se mistur*m em "Rio Turuna", esp*ço </line>
<line> literário onde o a*tor </line>
</par>
<par>
<line> *o*ta sua cu*tura, crenças e memórias, entre ** "c*usos" d*s per**nagens ta*bém n*rradores, </line>
<line> teste***ha* e coadj*va*tes da *rama. </line>
<line> Ao alto da *arra**a de Pôrt* Real ficava um *oss**te c*u*eir* de aroeira, </line>
<line> comemorativo do Cente*ári* da *nd*pendên**a. * *i* parecia respeit*r-lhe o direito </line>
<line> de *s*** a*i. [...] * canhão *eixado *or um alferes não ti*era nenhuma u*il*dade para </line>
<line> reconstruir os bagaço* do Pontal, já transfo*mado em viveiro *e *ss*mbrações, de </line>
</par>
<par>
<line> o*ro encantado, de hi*tórias que a*ugent*vam os ser**nejos </line>
<line> crendei*o*. [...] </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> arr*sam*nto da vila ** B*m Jesus do Po*tal pelos í*dio* e*fu*ecidos e v**gativo*. </line>
<line> Dessa ma*an*a haviam sobr*do pouca* pes*oas, *penas pa*a servir de semente para a </line>
<line> *ormação de *ôrto Naciona*. (BR*SILIEN*E, 1964, p. 17). </line>
<line> Vale *qui bu*car em *rl*nd* (1999, p. *4) o respa**o teóric* para compre*nder o agir </line>
<line> da memória di*cu*siva, no i*terdi*curso, *uan*o afirma q*e "O i*terdiscur*o - me*ória </line>
<line> *i*cur*i**- su*tent* o **zer *m uma estr**if*cação de formulaçõe* j* feitas, m** esque*idas e </line>
<line> **e vão construindo um* história d* sentidos". </line>
<line> A *ociedade repre*ent**a na trama traz, em sua formação subje*iv*, *esquícios das </line>
<line> o*ganiz*ções hie*árquicas do *istema de governos de mon**q*ias e seus *mpérios. Assi*, a </line>
<line> sociedade br*silei*a, herdeira de referi*a organ*z*ção, *onsequentemente, segue *bse*vand* </line>
<line> tais pad*ões. </line>
<line> A*ont*ment*s históricos bra*ileiros, relat*m que *pós a Indepen*ê*cia *o Brasil, em </line>
<line> 18*1, f*i criada, pelo Pe. *iogo A**ô**o Feijó, enquanto Mi*istro da Justiça, a *uard* </line>
<line> Naci*nal - uma companhia para*ilit*r cujas patentes eram s*melhantes às dos *i*itares da </line>
<line> R*v. FS*, Teres*na P*, v. 18, n. 02, a*t. 13, p. 241-2*6, fev. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. B. Soar*s, C. T. M*ia </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> ativa e era* oferecidas às mais i*portantes l*d*ranças *olít*cas em vá*ias pa*tes do país, </line>
<line> es*olhida* entre os *unicípios, como pa*te de *m "arti*ício" que os trans*ormava em ofic**is </line>
<line> da Guarda Nacio*al, "agentes" do poder cen*ral, p*ra g*rantirem apoio ao Governo. Tal poder </line>
</par>
<par>
<line> concedido </line>
<line> era </line>
<line> acompanhado de *rivilé*ios lide*a*ças que o exerciam de mod* un*latera*, a </line>
</par>
<par>
<line> numa s*bvers*o * democr**ia, no context* </line>
<line> das comun*d*des em qu* viviam sempre *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> apoio oficial. Assi*, *ur*iu *o Brasil o regi** do "Coronelism*" (RAMOS, 1*89). </line>
<line> E* Porto N*cional, a realidade da "fam*lio*raci*", d* "coro*e*is*o", bem como da </line>
</par>
<par>
<line> con*tituição governamental **ig*rquica oc*rria t*l qu*l </line>
<line> no </line>
<line> contexto n*ciona*, pois se </line>
</par>
<par>
<line> *nco*trav*m nessa regi*o, f*rtemente, *st*s ordens *ierárqu*cas as*oci*das. Esse imp*rta*te </line>
<line> ce*t*o econômico, na Primeira Repúbl*ca, viveu sob as ordens *o ch*mado "pacto </line>
<line> cor*nelístico". (PALACIN, 1990). </line>
</par>
<par>
<line> Mu*ta* dessas patentes eram </line>
<line> *ompradas, esclarec* Rodrigues (2006, p. 4*-4*), de </line>
</par>
<par>
<line> modo que "a m*gi* militar, polí*ic*, social e econ*m*ca *ue e*e* *xe*ciam so*re os *emais </line>
<line> cidadãos comuns era ang*st*ante e ao m*sm* tempo protetora e f***e**al." En*r* as pate*te* </line>
<line> de Cor*nel, M*jor, Capitão, T**en*e, T**en*e-Coronel e to*os os *em*is pos*os em que </line>
</par>
<par>
<line> figuravam </line>
<line> h*nrarias m*litares e oste*tação de luxo pelo* prestig*oso* che*es políticos do </line>
</par>
<par>
<line> interior, ali se </line>
<line> encont*ava a alta sociedade portuense. N* topo *a *irâmide soc*al port*ense, </line>
</par>
<par>
<line> e*tava* as tradici**ais famílias que, de ge*ação para gera*ão, se cri*talizaram no poder *ela </line>
<line> acumulação de terras e de *uro. </line>
</par>
<par>
<line> Em es*e*í*ico, no reco*te a*ui an*lisado, há um* utilizaç*o *xacerbada de pate*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cargos, c*mo for*a de demarcação </line>
<line> *o pode*. O p*d*r r*pre**i** e abusivo </line>
<line> era ap*icado </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> região *egundo *onvençõ*s **ciais, uma vez que o distri*uíam, de forma aleatória, *ntre o* </line>
<line> ci*adãos locais, como se vê abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> Aqui no Pôrto, afirmava ele - q*e* despacha*a </line>
<line> bo*e er* coron*l, *ue* soltav* </line>
</par>
<par>
<line> batelão era major, mas aq*êle *ue nã* *inha canoa, * </line>
<line> não s*r fa*end*iro grande </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> s*co, não chegava a vin*é*. Era peixe miúdo [...] Isto era nos *ons tempos d* </line>
</par>
<par>
<line> Guarda N*c**nal qu*nto à* altas patentes era* comp**das pelo* **idosos </line>
</par>
<par>
<line> mand*chu*as das cidad*s do interior. Às mar*ens do </line>
<line> Tocantins havia mu*tos </line>
</par>
<par>
<line> capitães, major*s, *enentes-coronéis e coron*is que não sabia* como *ane*ar uma </line>
</par>
<par>
<line> e*pada, nem fazer c*ntinência direito, e cujos **l*o* e*am logo cham*dos d* </line>
</par>
<par>
<line> **pitã*zinho. A m*ioria d*s post*s </line>
<line> era* dado* d* aco*do c*m as embarcações </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> fazendas que po**uíam. (BRASILIENSE, 1964, p. 8*). </line>
</par>
<par>
<line> * sobre essa memória, sobre a qual não se tem o controle, que a </line>
<line> co*s*iên*ia </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> constrói, no já-dito do int*rdiscurso, c*usan*o a imp*es**o que o t*mpo todo, * suj*ito *abe </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 18, n. 02, ar*. *3, p. 241-256, fev. 20*1 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Dis*ursivida*e em Rio Turuna:Uma Anál*se de *u***tos e Sentidos da Id*ntidade *oiano-To*antinens* </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> do que es*á fal*ndo. Quanto a ess* fenômeno, Orlandi (1999, p. *4) asse*ura que "*as*e a*, a </line>
<line> ilus*o de q*e somo* a origem do que di*emos". </line>
<line> Todo s*j*ito, ao praticar o at* *e fala, cotidianamente, reforça e perp**ua a* relações </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> po**r. O lugar </line>
<line> de on*e fala, o* *eja, a posição "sociofuncio*a*" *ue ocupa e* sua </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade permi*e *o sujeito falar de determinada forma e *om propriedade tal, que su* fala </line>
<line> *enuncia *** ideo*ogia que o recrutou e que, cons*quent*mente, o faz reproduzir e perpetuar </line>
<line> i*eologias e hierarqui*s (ORLAND*, *999, p. 39). </line>
<line> A história lo*al é materi*li*ada no perfil identitário dos persona*e** citados. * </line>
<line> heranç* d* *ará*er e atitud*s, sob * égide de lembranças de guerr*s histor*ca**nt* trava*as e </line>
<line> imbricadas na memória di*cursiva, é p**ce*tível na *escrição do ri* Tocan*in*, que inspi*a * </line>
</par>
<par>
<line> t í t ul o </line>
<line> da </line>
<line> *b*a *io Turuna. T*ata-se </line>
<line> de um topônimo in**gen* que significa "poderoso", </line>
</par>
<par>
<line> "*or*e", "bravo", em r**e*ênc** a* rio c*ja t*manha *m*ortância o torna "teste*unha" de tod* </line>
</par>
<par>
<line> o re*a*o, inspira*do po*o portuense *uanto a ca*acterístic*s a*itudinais levam os mesmos o </line>
</par>
<par>
<line> *djetivo* </line>
<line> *ue definem o ri* p*rsonagem. Assim o </line>
<line> autor "*morosam**te" refere-se ao R*o </line>
</par>
<par>
<line> T ur una: </line>
</par>
<par>
<line> Este pedaço do rio é todo de *ansidão m*ntiro**, menino! O *ocanti*s é ri* m**ho, </line>
<line> rio turuna mei* amal*cad*. Mat* caboclo for*e *ó *ra dizer que tem mai* força. [...]. </line>
<line> * *o*em da margem do Tocantins havia de ser de aço, cabra ca*az de matar *nça </line>
</par>
<par>
<line> *anguçu com zaga*a, *e en**en*a* </line>
<line> sucur* grande </line>
<line> como Manoel Bacaba, </line>
<line> *e retalhar </line>
</par>
<par>
<line> desaforado no facão, *ue nem *eu vizinh* M**u*l. E*a *r*ciso desafiar o rio, </line>
</par>
<par>
<line> mont**-lhe *o lomb* e amansá-*o, como se do*inava u* </line>
<line> poldr* chucro. Do </line>
</par>
<par>
<line> cont*ário seria desmoralizad* e jogado *ara os *erais, onde perman*ceria sempre </line>
</par>
<par>
<line> *omo um *x*ravia*o, um ***co atirado </line>
<line> pel*s </line>
<line> enchentes. *ransforma*-se-ia num </line>
</par>
<par>
<line> catador </line>
<line> de </line>
<line> a*óboras n* monturo *os boqueirões [...]Tod*s homens de coragem </line>
</par>
<par>
<line> pode*iam *avalgar Toca*tins, *ue não o </line>
<line> er* pr*pr*ed*de de ninguém, era estrada </line>
</par>
<par>
<line> li*re até o </line>
<line> *ar. </line>
<line> Isto mes*o, Simão! O *io turuna er* um poldro br*bo, de lombo </line>
</par>
<par>
<line> liso, que cho*ava nos travess*es e d*sparava na* </line>
<line> cachoeiras, b*fando * pino*eando, </line>
</par>
<par>
<line> sem f**io que * aguentass*. Chicote*do **las luv*s grossa*, subia o ba*ranco de uma </line>
<line> noi** para o dia, pegava gen** de surprêsa, levava casas e desma*chav* roças. </line>
<line> D*smorona*a riban*ei**s em co*rida louca, a e*c*va* a t**ra fôfa, onde esgarava*av* </line>
</par>
<par>
<line> as raíze* </line>
<line> mais fun*as. </line>
<line> Escoce*ava as árv*res de encontro às perambeiras, </line>
</par>
<par>
<line> espatifan*o-as. Depo** chupava bastante *r p*la bôca dos *unis, par* bufar c*m </line>
<line> est*ondo no estouro *os r**ojos. [...]. * hom*m f*rte, n**cido e criado ali, mesm* </line>
<line> *e aparência franzina, n*vegava o r*o bri**ando, *orque s* *cos*umara com sua </line>
<line> brabeza desd* *enino. Alguns vis*tan*es d* cid*de, gente mole criada no sêco, </line>
</par>
<par>
<line> acostum*da com agui**a de latas, </line>
<line> nã* tinha **ra*em ** *hegar no ba*ran*o, </line>
<line> p ar a </line>
</par>
<par>
<line> olhar a fundu*a *zul do rio (BRASILIEN**, 196*, p. 36). </line>
<line> E**denci*m-se na o*r* retratada as relações de po**r qu* se travavam no cotidiano. A </line>
</par>
<par>
<line> Análise ** Di*cu*so de l*nha f*a*ce** faz uso da *bo*dag*m Alth*ss*riana, a fi* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> compr*ende* estratégias d* *ominação *tilizadas *elo Estado *ara manter a h*gemoni* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. *8, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. *021 www4.fsa**t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Soares, C. T. Maia </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> p*der. O aut*r aponta e dist**gue os apa*e*h*s *o Estad* e* Aparel*o *deoló*ico d* Estado - </line>
<line> AIE e apare*ho r**ressi*o de estado (AR*), ressaltando que "o aparelho re*ressivo do estado </line>
<line> funci*na *ela violência, enqua*to os apa**lhos **eológicos de *stado fun*ion*m pela </line>
<line> i*eologia. " (ALTH*SSE*, 1970, *. *6). *m Rio Tur*na h* dive*sas passagens *as quais se </line>
<line> apresentam os apa*elh*s tan*o ideol*gicos quanto re*ressivos *o Esta*o em pleno </line>
<line> f*ncionamen**, na* p*átic*s discurs*v*s, co*o o ex*osto a se*u*r: </line>
</par>
<par>
<line> O maj*r An*ônio Pinheiro tinha su* meia dúz*a de armas também. O d*legado de </line>
</par>
<par>
<line> *o*ícia era seu afil**do, a*ém d*sso, a força *ora* do vel*o era respeitada *m toda a </line>
<line> cidade. Intendente Muni*ipal por duas veze* agora era presidente da Irmandade do </line>
<line> Santíssimo * teso*reiro d* Cofre das Alm*s (B*ASILIENSE,1964, p. 63). </line>
<line> *uma so*iedade sob o julgo coro**list*, vê-se na prática * discurso agin*o *as </line>
<line> rela*ões de forças, toma*o pe*as condições de pr*dução v*gentes, e perpetuando-se pelo poder </line>
</par>
<par>
<line> *onstituído e ***titucion*liz*do. As patent*s oficiais e não ofic*a**, </line>
<line> usurpa*as pel** sujeito*, </line>
</par>
<par>
<line> caracter*zam o **ópr*o poder re*re**or do Estado, em ação, na *ocie*ade. Por sua vez o </line>
<line> "coron*lismo", co*o verte*te d*sse poder repressor, **er*e sob um viés ideológico, </line>
<line> mostrando-se também a serviço da manuten*ão do poder do E*tado, desta feita por vi* </line>
<line> indireta. </line>
<line> V*em-se na trama, re*açõ*s s*stentadas a *artir das infindáveis possibilidades </line>
<line> hierár*uicas do poder, que se estabelecem n* *onvívio socia*, * eme**em *nsiste*temente, por </line>
<line> meio *as *ráti**s d*scursivas. *obre o as**nto A*thu*s*r (*970, *. 62) *ponta *ue "*o*os os </line>
</par>
<par>
<line> a*arelhos ideológicos de Estado, se*am eles </line>
<line> quai* </line>
<line> forem, </line>
<line> c*ncorrem par* um mesmo </line>
</par>
<par>
<line> r*sultado: a reprodução das rel*çõ*s de produção, i*to é, *as r*l*çõ** </line>
<line> de explo*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> capital*stas" (AL*HUSSER, 1*70, p. 62). </line>
</par>
<par>
<line> Rio Tur*na apres*nta pers*n*gens dividid*s entre a bravur* do pov* * a covardia *o </line>
<line> coron*lismo, entre a justiça repr*s*o*a insti*ucionali*ada e a justiça apli**da *elas p*óp*i*s </line>
<line> mãos, sob o lema d* "de*te por **nte, o*ho *or olho", *elas mãos do* jag**ços que, por sua </line>
<line> vez, *ambém eram ma*dado* dos **ronéis, como *emos em a*g*ns *xcertos *ba*x*: </line>
<line> Liduín*, porém er* bem dif*ren*e. Matav* mesmo, de faca ou de tiro, e não conta*a </line>
<line> su*s mortes. Ag*a man*os*m*nte que *e* do*nça t*aiçoe*ra (BRASILIENSE, 1964, </line>
<line> p. 25). </line>
<line> ...tição amaldiçoado, cabra mau dos inf*r*os, cuj* maldade *ra capaz de s*car a águ* </line>
<line> do rio, de tocar fogo no mundo, de **tar uma *lantaç*o com mau-ol***o! </line>
<line> (*RASILI*NSE,1964, p. 28). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 18, n. 0*, art. 13, p. 24*-256, fev. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Discursividade em Ri* Turuna:Uma *náli*e de Sujeitos e Sentidos d* Iden*ida*e G*iano-Tocantinense </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> ...quantas marcas já </line>
<line> p*ssuía </line>
<line> na **ro*ha daquela arma? N*nguém * sabia, nem e*a </line>
</par>
<par>
<line> capa* d* calcular. De bicho d* mato? *ão, que es*es êl* não *ontava, mas de g**te </line>
<line> b*ti*ada. *or qua*quer *on*o de *éis t*rava uma vida. (BRASILI**SE, 1964, p. 29). </line>
<line> Era pena nã* poder *utar *om o jagunç* *rente a f*ent*, n* *iro o* na faca, pa*a *u* </line>
<line> *odos s*ubes**m qu* êle *ão era mais homem *o que ning*ém. Era a*e*as mau, </line>
<line> a*uga*do sua ru*n*ade a qualqu** endinhei*a*o. (B*ASI*IENSE,1964, p. 38) </line>
<line> Chegara a Port* N*ci*na* um jui* de direi*o, es*e homem deixou fa*a naquel*s </line>
<line> parage*s. Era muito ag*rrad* co* aos códigos, e não *ava assunto aos pe**tór*os ou </line>
</par>
<par>
<line> ameaças de gente rica. C*me**ra a c*nsertar tudo aquilo que e*tav* </line>
<line> *r r ad o , </line>
</par>
<par>
<line> desengavet*ndo processos, a e*aminar invent*rios antig*s, onde *avia m**ores pelo </line>
<line> *eio. Os escrivãe* and*vam numa c*rre**a pa** normalizar a situ*ção de s*us </line>
<line> c*rtórios. *ogo o j*i* ficara ****ado porque mex*ra em cas* de ma*i*bondos. </line>
<line> (**ASILI*NSE, 1964, *. 82) </line>
<line> Justiça e poder em Rio Turuna são manife*tados d* vár*os **g*res e níveis sociai*. E* </line>
<line> seus desdobramentos encontram-se aí a justiça e o poder ora institucio*aliz*d*s *ra oriu**o* </line>
<line> do povo; p*r s*a v*z * d*scurso est* sempre a serviço do poder, seja ele institucional*zado ou </line>
</par>
<par>
<line> *ã*, não importando sua </line>
<line> orig*m. Assim sendo, *ouc**l* afiança qu* </line>
<line> "O po*er não é fonte </line>
</par>
<par>
<line> **m ori*e* do discurso". O pod** é *l*uma c*isa que opera atra*és do d*scurso, já </line>
<line> que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pró*rio disc*rso é um *lemento em *m dispo*itivo es*ratégico de relações de </line>
<line> poder. </line>
</par>
<par>
<line> (*OUCA*LT, 2003, p. 252). </line>
</par>
<par>
<line> C*m* *á menc*onado, a Análise d* Discurso, seg*ndo Michel Pêcheux (1975), a*ert* </line>
</par>
<par>
<line> para aquilo que p*de s*r c*amado de "*squecimentos", e*umerando-*s e* 2, se*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esque*im*nt* número 1 o esqueciment* ide*lógi*o, em nív*l *nconsciente, segundo o qua* o </line>
<line> sujeit* te* a ilu*ã* de que é origem d* tudo aqui*o que diz, isto é, *ue se*ia o primeiro a dizer </line>
<line> *eterminadas p*lavras que s*gnific*riam exatamente * que ele *uis d*zer, quan*o n* verd*de </line>
<line> retoma sen***os pré-exist*ntes. P*cheux (1*75) afirma a*nda que o sujeito faz *so ta*bém d* </line>
</par>
<par>
<line> *squecime*to nú*ero 2 ao acreditar </line>
<line> que há *ma l*gação dir*t* entre * </line>
<line> pen*a*en*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lin*uagem de modo que *u*o o que se diz somen*e pode *er dito desta forma e não *e ou*ra. </line>
<line> Assim e*tra-se *o loopi*g da ideolo*ia, retoma*do-a const*ntemente e pe*petuando-a, </line>
<line> segundo a memóri* discurs*va *o já-dito. </line>
<line> Esqu*cimentos núme*o 1 e 2 fazem-se presentes na prática discursiva a*resentada na </line>
</par>
<par>
<line> trama eliens*, como ratificam os excert*s acima. Cada sujeito apro*ria-se </line>
<line> da autor*d*de que </line>
</par>
<par>
<line> lhe é a*r**uída pelo próprio sis*ema que o *ssujeita, e segun*o *al a**oridade, *ge i*buído do </line>
<line> *oder que o "autoriza" *nquanto coro*el, *ajo*, *arq*e*r*, d***gado ou mesmo **gunço, *m </line>
<line> *specífica con*ição de *rodu*ão discurs*v*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *S*, Teresina *I, v. 18, n. 02, a*t. *3, *. 241-2*6, fev. *02* </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Soares, C. T. Maia </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> *n*on**ientemente *u n*o, su**it** na prática disc*rsiva cotidi*n*, re*rodu*em </line>
<line> *deo*ogias e colabor*m par* a perp*t*a*ão *as relações *e poder inerentes, sobretudo *os </line>
<line> s*stemas de prod*ção c*pitalista. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> O mun*o vive a e*a d* tecnologia digital e d* ac*lerada comunicação *irtual. </line>
</par>
<par>
<line> Discu*sões sob temáticas div*rsas sã* </line>
<line> p*stas pelos vários ca*ais e redes so*i*is às *ambém </line>
</par>
<par>
<line> mais div*rsas co**nida*es * grupos de *nt*rnau*a*. Por*m o *ue se vê são disc*s*õe* *úteis e </line>
</par>
<par>
<line> a**ume**os rasos sobre * leque va*ia**ssimo </line>
<line> d* assun*os. Não *e pode negar a </line>
<line> capacidade </line>
</par>
<par>
<line> criativa de sujeitos que se atreve* a p*rti***ar dos *ate-papos proposto*, n* *ntan*o *e*cebe- </line>
<line> se, *alv*z pela ra*idez e excesso de comunic*ç*o, * fe*ômeno da su*erficialidade analí**ca e* </line>
<line> m*io ao* deba*es. A Aná*ise do *iscurso, em contramão a tud* a*uilo qu* se pe*cebe somen*e </line>
<line> na *upe*fic*alidade, vem c*nv*dan*o ao mergu*ho nas p*of*ndezas das ent*elinhas do não d*to </line>
<line> e do já-dito. </line>
<line> * *inguagem, por *eio do discurso, está sempre trazendo de volta os já d**os, trata-se </line>
<line> da memória sendo *evis*ta*a e se faze*do valer. Orland* explica que * comunicação *ransita </line>
<line> entre processos par*frástic*s e po*issêmicos. O parafrást*co é o dizível p** meio da me*óri*, </line>
<line> *egundo o qu** se retorna ao que um *ia foi dito, a*s esp*ços d* dize*. A polissemia, *o* s*a </line>
<line> ve* é a r*ptura com os pr*cesso* de signifi*ação. (ORLANDI, *999, p. 36). </line>
<line> * discurso é, pois, * resul**do do trânsito da linguage* *nt*e esses *oi* proce*sos, de </line>
</par>
<par>
<line> modo que todas a* vezes </line>
<line> que falamos, mexem*s na* rede* de sent*dos, porém falamos </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> pal*vr*s *u* já foram ditas. Nessa dialética, entã*, entr* o *ito e a se *izer, *s sentidos se </line>
<line> movime*tam, ref*rça Orlandi (1999, p. 36). </line>
</par>
<par>
<line> A *r*po**a desse e*tudo foi anal*sar o discurso id**lógico, por meio da **a*a </line>
<line> criada </line>
</par>
<par>
<line> há quase um século, em cujos dis*ursos abor*ados apresent*m-se traços da so*ie*ade atual. </line>
<line> O* seja, uma *rama e*bora qua*e **cul*r, atualíssima qua*to à *ormação discur**va. </line>
</par>
<par>
<line> A sociedade fictícia tã* bem ***resen*a*a por Eli Brasilien*e reme*e a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *omunidade habitante do norte goiano, que, na época estabelecida pelo re**rte literário, viv*a </line>
<line> *ma forte du*lidade identit*ri*, tan*o q*anto por sua *ocalizaç*o físico-g*ográfica q*anto *ela </line>
<line> luta separa*ista. </line>
<line> As comunidades que se estabeleceram n*st* reg*ão centralizada d* Bra**l, ma*s </line>
<line> especificam*nte n* norte de Goiás, s*mpre v*veam a questão separati**a que *eve co*o causa </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, *. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. **21 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Discu*sivi*ade em R*o Turuna:Uma Análise de Sujeitos e *entidos da Identidade *oia*o-Toc*ntinense </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> motr*z a sua localização di*tante dos grande* *ent*** urbanos comerciais, que as deixavam e* </line>
<line> desvantagem e* ralação às *emai* regiões do País. </line>
<line> Res*uícios d* uma socied*d* de q*ase u* século atrás teim*m e* se man*festar na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade a*ual por *eio de *ma *emóri* que fala ininte*r*ptame*te. A Port* Nacio*al </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> hoje aind* mantém </line>
<line> n** t op*ni m os </line>
<line> de instituiçõe* </line>
<line> públicas escola*es e també* *e alg*mas </line>
</par>
<par>
<line> rua* *o ce*tro *istórico, o* *omes do* marecha** e coro*éis. A s**iedade to*antinense, ta* </line>
</par>
<par>
<line> qual a bra*ilei** em geral, man*é* o </line>
<line> *iscu*so c*ntraditório entre *s conceitos de </line>
<line> pod* r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> justiça, repl*cando discursos do não tão antigo "coronelis*o". </line>
<line> *e tudo conclui-se que nã* h* um final para tudo o que se disse e para * que s* t** a </line>
<line> di*e*. C*nv*m a*ui *arafrasear Orlandi q*a*to * inco*pletude das coisas. Há sempre que se </line>
<line> bus*ar *a memória discursiva o respaldo, me*mo que id**lógico, para u* *iscurso qu*m *abe </line>
<line> ref*rmulado e o* rep*ginado, pois *o se faze* refe**ncia à ling*agem e* específ*co, po*e s* </line>
<line> afir*ar da *ua infinit*de e inco**letud* como princi*al car*c*erística. No âmbito d* di*lética </line>
</par>
<par>
<line> *ntre s*jeito discur*o, *entidos da subje**vi*a*e e </line>
<line> vão s* fo*m*ndo. Nunc* estão prontos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acaba*os, num trabalho **n*ínu*, "*e*uin*o um mo*imento **ntínuo, um movimento </line>
<line> con*tante do simb*li*o e da história". (ORLANDI, 199*, p. 37). </line>
<line> REFER*NC*AS </line>
<line> ALMEIDA, N. *. Pr*sen*a liter*ria de *li Brasiliense. Goiân*a: UC*, 198*. </line>
<line> ALTHUS*ER, L. I*eologia e a*arel**s ideo*ógicos *o Esta*o. Lis*o*: Presença, *98*. </line>
<line> BRASIL*ENSE, E. R*o Turuna: romance. Livraria J. Olympio *d*to**, 1*64. </line>
<line> COU*TINE, J. J. *nálise do *iscurso político: discurso comunista e*dereçado ao* </line>
<line> c*i*tão*. EdUFSCar, *009. </line>
<line> FOUC**LT, M. Poder e Saber. In: ______. Estratégia, *oder-pabe*. Or*anização * seleção </line>
</par>
<par>
<line> de textos *e M*n*el *arros da Mot*a. T**d*ção de Vera Lúci* Avellar R*beiro. Rio </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro: Forense U*i*ersitár**, 200*, p. 223- 24*. </line>
</par>
<par>
<line> FOUCA*LT, *. A **queo*ogia do Saber. Rio de Janei**: For*nse Universitária, 2*0*. </line>
</par>
<par>
<line> GO*INHO, D. His*ória de Por*o *acional. Porto Nacional, 1*88. </line>
</par>
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<line> Contr*buição do* Autores </line>
<line> T. B. S*ares </line>
<line> C. T. Maia </line>
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<line> 1) con*epção e *l**ejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * **te*pr*tação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *la*oração do rascunho ou *a revisão crítica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ti*ipação na a*rovação da ve*são final do m*nu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> www4.fs*net.*o*.*r/revista </line>
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