Os Processos de (Re)Significação em Práticas Discursivas em Brechós on-Line / The Processes of (Re)Significance in Discursive Practices on the Online Thrift Stores

Ronan Leandro Zampier, Jaqueline Mara de Moraes, Fabia Piza Magalhães

Resumo


O presente estudo propôs compreender como são construídos e reconstruídos os significados socioculturais referentes ao consumo de vestuário de segunda mão no ambiente on-line. A fundamentação teórica articula os temas consumo e cultura e o consumo de vestuário de segunda mão. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva quanto aos fins e documental quanto aos meios. A coleta de dados foi conduzida em fontes secundárias de pesquisa. Foram selecionados dois brechós on-line como lócus de pesquisa a partir dos critérios de acessibilidade, conveniência e expressividade das lojas. Como estratégia de análise e interpretação foi empregada a Análise de Discurso Crítica proposta por Fairclough (2001). A análise dos resultados evidenciou que as lojas utilizam o interdiscurso da sustentabilidade para atrair consumidores e ressignificar o consumo em brechós, tentando suplantar os estigmas dos brechós. O recurso da valoração por meio de epítetos avaliativos contribui para construir uma representação positiva dos produtos. O termo “pouco usado” é muito frequente e sugere a valorização do novo em detrimento do mais usado e da relação nostálgica com o objeto. Diante disso, concluiu-se que o consumo de segunda mão é fortemente influenciado pelo sistema de moda fast fashion, estabelecendo uma relativa rejeição ao velho. Nesse sentido, a lógica da moda e da sustentabilidade, paradoxalmente, coabitam o mercado de segunda mão: a primeira induz o suprimento de mercadorias pelo descarte das peças e a segunda estimula o consumo dos objetos em segunda mão sob a perspectiva slow fashion.

 

Palavras-chave: Consumo. Cultura. Vestuário de Segunda Mão. Brechós On-Line.

 

ABSTRACT

The present study proposed to understand how the socio-cultural meanings related to the consumption of second-hand clothing in the online environment are constructed and reconstructed. The theoretical foundation articulates the themes of consumption and culture and the consumption of second-hand clothing. A qualitative, exploratory and descriptive research on the ends and documentary on the means was developed. Data collection was conducted from secondary research sources. Two online thrift stores were selected as the locus of research based on the criteria of accessibility, convenience and expressiveness of the stores. As a strategy for analysis and interpretation, the Critical Discourse Analysis proposed by Fairclough (2001) was used. The analysis of the results showed that the stores use the interdiscourse of sustainability to attract consumers and reframe consumption in thrift stores, trying to overcome the stigmas of thrift stores. The use of valuation through evaluative epithets helps to build a positive representation of the products. The term “little used” is very common and suggests the valuation of the new over the most used and the nostalgic relationship with the object. Therefore, it was concluded that second-hand consumption is strongly influenced by the fast fashion fashion system, establishing a relative rejection of the old. In this sense, the logic of fashion and sustainability, paradoxically, cohabits the second-hand market: the first induces the supply of goods by disposing of the pieces and the second stimulates the consumption of second-hand objects from a slow fashion perspective.

 

Key words: Consumption. Culture. Second-Hand Clothing. Online Thrift Stores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.02.2

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