<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 2, p. 24-41, fe*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.02.2 </line>
</par>
<par>
<line> Os *rocessos de (Re)Significação em P*á*icas Disc*rs*vas em **echós on-Line </line>
<line> T** Processes o* (Re)Signific*nce i* D*scursive *ractices on t** Onli*e Thrift S*ore* </line>
</par>
<par>
<line> Ronan *e*ndro Za*pier </line>
<line> Doutor em Econo*ia *oméstica pela U***ersidade *ederal de Viços* </line>
<line> Professo* da Universi*ade do Estado de M*na* Gerais </line>
<line> E-mail: rl*ampier@ho*ma*l.com </line>
<line> Jaq**line Ma*a d* Moraes </line>
<line> Bach*r** em Admin*stração pela Uni*e*sidade do *stado de Min*s Gerais </line>
<line> E-mail: jaq*eli*emara247@gma*l.co* </line>
<line> Fá*ia Pi*a Magalhã*s </line>
<line> B*c*arel em Ad*ini*tração pela Un*versidade do Estado de Minas Ge*ais </line>
<line> E-mail: fabia*i*a@*m*il.*om </line>
</par>
<par>
<line> En*ere**: Ronan Leandro Za*p*er </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade *o Estado ** </line>
<line> M*nas Gerais - UEMG, </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. *o*ny Kerley ** A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> Unidad* </line>
<line> Carangola, **aça dos E*tudant*s, 23, Santa </line>
<line> *odri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Emíli*, CEP: 3680*-000, Ca*angola/MG, **asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Jaqueline *ara *e *oraes </line>
<line> Artigo </line>
<line> recebi*o *m 12/01/2*21. Últi** </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Juca Stockler, 1130, *elo Ho**zonte, CEP: 37900- </line>
<line> recebida *m 27/01/20*1. Aprovado em 28/01/2021. </line>
</par>
<par>
<line> 10*, Passo*/M*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Fáb*a Pi*a *aga*hães </line>
<line> Avaliad* pelo sistema Triple R*view: Desk *evi*w *) </line>
</par>
<par>
<line> Av. Juc* Stockler, 1130, Belo H*rizonte, CE*: 37**0- </line>
<line> pelo E*itor-C*efe; e b) *o*ble B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> 106, Pas*os/M*, Brasil. </line>
<line> (avaliaç*o cega por dois av*l**do*es da área). </line>
</par>
<par>
<line> *evisão: Gram*tic*l, Normativa </line>
<line> * de Formata*ão </line>
</par>
<par>
<line> Agencia de fomentos: Funda*ão *e A*paro à Pesquisa de Minas Gera*s (FAPE*IG). </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Processos de (Re)Significa*ão em Práti*as D*scursiva* em Brechós on-Line </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O p*esente es**do propôs compreender como sã* c**st*uídos e r**ons*ru*d** os signif*cados </line>
<line> *ociocul*urais refer*n*es ao co*sumo de vestuário de segu*d* m*o no ambient* on-line. A </line>
</par>
<par>
<line> fundam*n**ç*o **órica articu*a os temas consumo * cu*tura * consumo *e vestuár*o e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*unda mão. Desenvolveu-se uma pesquisa q**litativa, explo*atória e descritiva quan*o *os </line>
<line> fins e *ocumenta* q*a*to aos meios. A coleta de dados f*i conduz*d* em fontes secundári*s </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> pes*u*sa. Foram selecionados do*s br*chós on-lin* co*o lócus de p*squisa a </line>
<line> pa*tir dos </line>
</par>
<par>
<line> *r*té**os </line>
<line> d* </line>
<line> a*e**ibilid*de, c*n**niê*cia * e*pres*ivid*de das </line>
<line> loja*. C**o estra*égia d* </line>
</par>
<par>
<line> anális* * </line>
<line> i*terpretaç*o foi empregada a Análise *e Discurso Crítica </line>
<line> proposta por Fa*rclough </line>
</par>
<par>
<line> (2001). A análise dos r*sultados evidenciou </line>
<line> que as lojas </line>
<line> *tiliz*m o interdiscurso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*stentabi*ida*e </line>
<line> para *t*air c*nsumidores ressignif**ar o *onsumo em e </line>
<line> *rechós, tenta*do </line>
</par>
<par>
<line> suplantar os </line>
<line> estigmas dos brechós. O **curso da valoraçã* por meio de epítetos *valia*ivos </line>
</par>
<par>
<line> contribui pa*a </line>
<line> construir </line>
<line> uma representaçã* positi*a </line>
<line> do* produtos. O termo </line>
<line> "pouco *sado" </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> m*ito freque*te e sugere *alor*zaçã* do nov* em a </line>
<line> detrimento do </line>
<line> mais *sado e da relação </line>
</par>
<par>
<line> no*tá*gica com </line>
<line> o obj*to. Diante </line>
<line> di s s o, </line>
<line> conc*uiu-se que o c*nsumo de segun*a mão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> forteme*te influenciado pe** sistema de mo*a fast </line>
<line> fashio*, estabelecendo uma </line>
<line> re*a*iva </line>
</par>
<par>
<line> re*e*ção ao velho. Nesse sen*ido, a lógi*a da moda e da suste*tab*l**ade, paradoxalm*nte, </line>
</par>
<par>
<line> co*bitam o me*cado </line>
<line> de *egunda mão: a </line>
<line> primeira i*du* o *upr*mento de m*rcadorias pelo </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*rte d*s peças e seg*nd* a </line>
<line> est*mula o co*su*o </line>
<line> dos </line>
<line> objetos </line>
<line> em **gunda mã* *ob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perspecti*a *low fashio*. </line>
</par>
<par>
<line> Pal*vr**-chave: Consumo. Cu*t*ra. Vestuário de Segunda M*o. Brechós On-*ine. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he prese*t study pro*os*d to *nders*and how the so*io-cul*ural </line>
<line> meanings rela*ed to </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> *ons*mption of se*ond-han* clot*i*g in the onli*e *nv*r*nmen* are const*ucted and </line>
<line> *econst*ucted. The *heoretical foundatio* articulat*s the the*es of consumption and c**ture </line>
</par>
<par>
<line> and the *onsumpt*on of second-hand clothing. A qualita*ive, explor*tory </line>
<line> a** de*criptive </line>
</par>
<par>
<line> rese*rch on t** *nds </line>
<line> an* documen*ary on the means wa* deve*o*ed. Data *o*le*tio* was </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ucted from secondary research s*urces. Two onli** thrift stores we*e selected a* the </line>
<line> *ocus o* *e*earch base* on the cri*eria of accessi*il*ty, convenience and expres*ive*ess of t*e </line>
<line> stores. As a *trategy fo* *nalysi* and inte*preta*ion, the Critical Discourse Ana*ysis p**posed </line>
</par>
<par>
<line> by Fai*cloug* (2***) w*s *sed. T*e </line>
<line> *nalys*s of the resu*ts s*ow** that the st*res use the </line>
</par>
<par>
<line> interdiscourse of s*st*in*bility to attract consumers *nd reframe c*nsumption in thrift s*o*es, </line>
<line> *ryi*g to overco*e t*e st*g**s of thrift sto*e*. The use of valuation *hrough evaluative </line>
<line> e*it*e*s helps *o bu*ld a posit**e r*p*esentatio* o* the products. The t*rm "l***** used" is *ery </line>
</par>
<par>
<line> common </line>
<line> and suggest* the valuation of the new over the most </line>
<line> u**d and the no**a*gic </line>
</par>
<par>
<line> rel*tionshi* wi*h th* o**ect. Th*r*fore, it **s conclude* that second-hand </line>
<line> cons*mption is </line>
</par>
<par>
<line> s**on*l* inf*uenced by the fast *ashion fa*hion *ystem, estab**shing a rela*ive rejecti*n of the </line>
<line> old. *n th*s s*n*e, t*e logic of fashi** a*d sustainabil*t*, *aradox*call*, coh*bits th* seco**- </line>
<line> h*nd market: t** first **duces the supply of g*ods by d*sp*sing of th* pieces and the s*cond </line>
<line> stimu*ates the con*u*pt*on o* second-h*nd ob*ects from a sl** f**hion pe*spective. </line>
<line> Key word*: Consu*pti*n. Culture. S*cond-H*n* Cl**hing. *nline Thrift Stores. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. *2, ar*. 2, p. 24-**, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsan**.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Z*mp*e*, J. M. Moraes, F. P. Magalhã*s </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> **n*ider*da *ma p*át*ca antiga, o c*ns*mo *e vest*ári* ** segunda *ão, realiza*o </line>
<line> em *ojas conhecidas popularmente no Brasil como b*echó*, vem ganhando popularidade n*s </line>
</par>
<par>
<line> últimas décadas. Ape*ar de não consistir em *enômeno *ovo, a atividade fo* </line>
<line> de**ada </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *o*ga dat* em segu*do plano *o </line>
<line> m*i* a*adêm*co. O inte*ess* a*adêm*co pelo fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> *merge somente *epoi* *e 198*, *u*ndo **se merc*d* começa * apresentar um cr*sc*men*o </line>
<line> n*nca a*te* visto (FRANKLIN, 2011; HAGGBLADE, 1*90; R**X; *ORCHIA, 2006), com </line>
</par>
<par>
<line> *r*scimento **pido em </line>
<line> muitos me*cados mundi*is a partir dos a**s 2000 (G*IO*; R*UX, </line>
</par>
<par>
<line> 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Diant* di*s*, import*nte observar que a* invest**ações d* *onsu*o de peças é </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *estuári* que consid*ram o cicl* de *ida da mes*a orient*do pe*a *o*a </line>
<line> não esc*arecem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*tinu*dade da trajetória dos objeto* depois do de*ca*te d*les, *as que con*inuam *xist*ndo </line>
</par>
<par>
<line> como mercadorias nos mercados *e *egunda </line>
<line> mão (ST*LLYBRASS, 2008). Co*sider**do </line>
</par>
<par>
<line> qu* os objetos de ve*tuá*io pos**em vida social, bem *omo *essoas, **mo sustenta *ppadurai </line>
</par>
<par>
<line> (2*10) e </line>
<line> com isso </line>
<line> pe*s*stem além do *nst*n** de consu*o, e outros consumi*ores </line>
<line> podem </line>
</par>
<par>
<line> *dqui*ir * </line>
<line> uti*izar esses pr*dut** </line>
<line> em o*tro contexto ao *erem de*titu*dos do* s**nificados </line>
</par>
<par>
<line> originais e assumirem outros (MC*RACKEN, 20*3). </line>
<line> No Bras*l, o fe*ômeno tem *a*had* expressi*idade, p*in*ipal**nte *om o avanço d* </line>
<line> come*ci**izaçã* d* objetos e* pl*taformas on-line (ZAMPIER; FARIAS; PINTO, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Ne**e *ontexto d* c*merc*alização, vislumbr*-se um cenário *e prá*i*as d**c*rsivas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ressi**if*cação des**s *bj*t*s em um me*cad* </line>
<line> a*nda *eple*o de </line>
<line> resi*tênci* ao consumo </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> mesmos, *m função de tab*s </line>
<line> histór*co-culturais (*ICARDO, 20*8; ZAMPIE*, FARIAS; </line>
</par>
<par>
<line> **LO, 2018). Diante d*sso, * presente e*tudo objetivou a*alisar o pro*esso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *essignificação das peças de vestuário de segunda mão n* *erca*o on-*ine *urante a trajetória </line>
<line> dos bens *a soci*dade, tomando como pressuposto que o* obj*to* de v*stu*rio poss*em vida </line>
<line> social, be* *omo p***oas, com* sustenta App**ur*i (2010). </line>
<line> O pres*nte estudo o*erece uma contr*buição aos estu*os relativ*s à cu*tura material *o </line>
</par>
<par>
<line> consumo, *spe*ificamente </line>
<line> *o que diz re*peito à trajetó*ia das pe*as d* vestuário. Embora </line>
</par>
<par>
<line> ex*stam es*ud** </line>
<line> na *iterat*ra *rasileira (RI*ARD*, 2008; KRÜGER, 2010; CO**ÊA; </line>
</par>
<par>
<line> DUBEUX, 2015; ZAMPI*R; F*RIAS; MELO, 2018; ZAMPIER; F*RIAS; P*NTO, 2019; </line>
</par>
<par>
<line> *IN*O et </line>
<line> al., 2019), pod*mo* considerar que </line>
<line> e sse </line>
<line> campo do con*ecime*to a*n*a </line>
<line> est* *m </line>
</par>
<par>
<line> cons*r*çã* inicial. Adi**onalmente, é possível *fi*mar que o consumo dess*s </line>
<line> *rodutos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ambiente o*-*i*e *onstitui ** conte*to incipiente *e p*squisa (Z*MPIER; FARI*S; PIN*O, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-41, fev. 2021 www4.fsane*.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* P*ocessos *e (R*)Significação em P*áticas **scursivas em Bre*h*s on-Li*e </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> 2019). Dian*e disso, bus*amos c*m o prese*te trabalho acres*ent*r * co*preensão do *a*po </line>
<line> de pes*uisa e dirigir o olhar * um lócus de pesquisa que *st* em c*es*imento, mas *inda tem </line>
<line> s*do po*co estudado no contex*o ac*dêmico. </line>
</par>
<par>
<line> O trabalho f*i d*vido em tr*s s*ções, além desta </line>
<line> introduçã*. A prim*ira </line>
<line> seção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> destinada à fundamenta*ão teórica e es*á *iv*dida em duas subs*çõ*s, que trat*m d* consumo </line>
</par>
<par>
<line> e a cul*ura e * </line>
<line> *o**umo </line>
<line> de peças de vestuário </line>
<line> de *egunda mão, resp*ctivamente. Na seção </line>
</par>
<par>
<line> seguinte s*o a*resenta*os aspectos metodológicos </line>
<line> da pe*quisa. N* seq*ência, </line>
<line> a**ese*tamos </line>
</par>
<par>
<line> os *e*ultado* en*ont*ados acerc* dos mec*n*sm*s qu* os vendedores do* objetos de vest*ário </line>
<line> de segunda mão utiliz*m *ara *aptar a* peç*s de p*imeira m*o e comer*i*lizá-las, das tensões </line>
</par>
<par>
<line> e ressignif*ca*õ*s no *ampo pesquisad* </line>
<line> e </line>
<line> como as loja* ut*l*za* </line>
<line> det*rmi**da* práticas </line>
</par>
<par>
<line> *isc*rsivas para dar </line>
<line> um n*vo significado para as p**as comerc*alizadas. Para *ina***ar, são </line>
</par>
<par>
<line> ex*os*as as consideraçõe* finais * limitaçõe* do e*tud*. </line>
<line> 2 F*NDAMEN*AÇÃO *EÓRICA </line>
<line> 2.1 Consumo * cultura </line>
<line> Mauss (1974) f*i um dos *rimei*os a observar a influê*cia de elementos culturais n* </line>
</par>
<par>
<line> comporta*ento humano em rel*ção ao consum*. Os e*tud*s do *utor revel**am que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consum* é utilizado como meio si*bólico por **io d* qual os i*divíduos a*ti*ulam re*ações </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais. Ainda </line>
<line> segundo * autor, o sistema *imból*c* *e t*oca* </line>
<line> é </line>
<line> bas**nte complexo, cuj*s </line>
</par>
<par>
<line> si**ificados como honra, retribuição e pr*jeção social respo*dem a necess*dades cult*rais. </line>
<line> A íntima *e*ação entr* cons**o e cul*u*a torn*-se evidente nas reflexõ*s *e ****ins </line>
</par>
<par>
<line> (2*03), sob as quais </line>
<line> cons*dera-se * si*nificado como prop*ieda*e *specífica do objeto </line>
</par>
<par>
<line> antr*po*ógico, e a* cu**ura* como ordens de signific*do de *e*soas e objetos. Nesse s*ntido, </line>
</par>
<par>
<line> *le af*rma que </line>
<line> o pró*r*o s**tema *con*mico é produtor de significados, sendo *ma </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterística *ultur*l, </line>
<line> onde a cultur* * pr*veniente </line>
<line> da </line>
<line> at*vidade raciona* dos indivíduos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> busca de s*us pr**rios interesses e que é própr*o *e ca*a soci*dade, que insere em cada u*a </line>
<line> delas um *odo de vida diferen**, no qual o co*sumo é elemento essencial. </line>
<line> McCraken (2*03) considera a íntima rela*ão entre consumo e a cult*ra, assumindo </line>
<line> como pres*upost* que os produt*s *o***em a *unç*o de tran*mitir o significado cultural pelos </line>
</par>
<par>
<line> rituais de co*su*o. Assim, o autor </line>
<line> sustent* qu* ao consumir os bens imbuídos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> signif****o*, os con*u*ido*es podem cons**uir seu pr*prio mu*do, </line>
<line> s ua </line>
<line> i*en*idade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> classi*icação para usufruir do *otidi*no *a sociedade mode*na. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resin* PI, v. 18, n. 02, art. 2, p. *4-41, fev. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Za*pier, *. M. Mora*s, F. P. *agalhães </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> *iller (20*7) s*lienta que os estudo* da cultura material do co*sum*, *om foco sobr* </line>
<line> o ob*eto d*ve* b*s*ar u*a *ompreensão a*pliada e mais **ca da h*man**ade, reconhe*endo </line>
<line> a mat*rialidade intr*nseca a *sta. Mi*ler (2007) evoca estudos da cu*t**a materia* do con*umo </line>
</par>
<par>
<line> que e*fati*e* </line>
<line> mais do que simplesmente a pr*du*** e o consumo, mas a cade*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercadoria, pois *a *isão de M*ller (20*7, p. 52) a *e**ad*ria, "na ve*dade, pr*duz a relação </line>
<line> *ntre *** mesma e *s várias pessoas qu* trabalh*m com ela, mas tam*ém a re*a**o entre estas </line>
<line> pes*oas ao *o*go da cadeia". </line>
<line> Sim*larmen*e, Appadur*i (2010) considera q*e os bens se diferenciam das *imples </line>
</par>
<par>
<line> coisas, </line>
<line> pois têm </line>
<line> um po*encial social d* intera*ir com a* </line>
<line> pes*oas durante su* vida *o*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Base*do em Simmel, Appadura* (2*10) dese*volv* a r*flexão do objeto *nquanto mercadori*, </line>
<line> que se*ia apena* um* fase mercantil na vida *e alguns *bjet*s. *esse sen*ido, Ko*yto*f </line>
<line> (2010) propõe uma biogr*f*a c*ltural da* cois*s, obse*vando o processo de merca*ti*ização e </line>
</par>
<par>
<line> sin*u*ariz*ção1 e a* fa*es d* vida dos produtos </line>
<line> q*e segundo o autor </line>
<line> p*dem explicar t*nto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interação d* objeto na soci*d*de, assim como de*erminadas r*gra* sociais. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 * cons**o de vestuário de segunda *ão </line>
</par>
<par>
<line> Entre os *studo* *a áre* existentes na *iteratura, pod*-se destacar as pesquisas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Hanse* (2000). Estas cons*ituem um marco teórico relevante e foram publ**ada* *m livro no </line>
</par>
<par>
<line> ano de </line>
<line> 2000. A a*to** dese*volveu pesquisas sobre o comércio de roupas </line>
<line> de segunda mão </line>
</par>
<par>
<line> entre paí*es * d*cla*a que o surgime*t* dos prime*ros *egócios especializados na Améri*a do </line>
<line> Norte e na Europa data da dé*ada de *9*0 * indica a su* in*ensificação na déc*da de 1990. </line>
<line> Ao **tudar a i*t*ração dos c*nsum**ores da Zâmbia com os *b*etos de vestuários </line>
<line> prove*ien*es da América do Norte e da E*ropa, *ansen (2*00) obse*vou a importância dessa </line>
</par>
<par>
<line> atividade e como influencia o consumo de roup*s </line>
<line> no país. Ao analisa* </line>
<line> como as *ou*as </line>
</par>
<par>
<line> des*a**ad*s pe*os países ocidentais são utiliza*as pe*a populaçã* do p*ís *u*-africano </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção d* ide*t*da*es e a **rm*lação das dif*renç**, a autor* constat* a h*stóri* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> significados </line>
<line> das peç*s **e são transforma*os e *econstruí*os pelos novos </line>
<line> usuários p*ra *e </line>
</par>
<par>
<line> a*equarem ao contexto de*es. </line>
<line> Por out*o lado, o rit*al de despojamento apresentad* por M*Crack*n (20*3) que visa </line>
<line> des**tuir os b*ns d*s significado* associados ao a*tigo dono par* que sej* incorpo**do limpo </line>
<line> d* significados por ou*ra pe*so* é *elat*vi*ado por Palmer e Cl*rk (2004). ** auto*as </line>
</par>
<par>
<line> obse**am </line>
<line> que as associ*çõ*s e </line>
<line> t*bu* rela*ivo* às r*upas usad*s po*em ser tanto ne*ati*os </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Processo p*lo *ual, segundo o au*or, o objet* é desmercant*l*zado, ou seja, pa*sa a não ser uma merc*doria. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 18, n. 02, art. 2, p. 24-41, fev. **21 </line>
<line> www4.*sane*.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os P*oce*sos de (*e)Signific*ção *m Pr*ticas Discursivas e* B*ech*s on-**ne </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> *om* pos*tivos. Segu*do e*sas au**ras, pa*a determina*as cul*uras, *m **gumas situações, * </line>
<line> **upa a*quire um v**or simbóli*o considerável ao c*rrega* a p*e*ença do *a**cido, mant*ndo- </line>
<line> o vivo *o presente *or meio da roupa que ele usava. </line>
<line> *tally*rass (2008) **ixa mu*to *lara a noção de exis*ênci* do an*igo propriet*ri* nas </line>
</par>
<par>
<line> roupas ao menc*onar </line>
<line> a </line>
<line> sua sensaçã* *o vestir a jaqueta q*e havia g*nhado *a viúva de *eu </line>
</par>
<par>
<line> melhor amigo, *ue segundo o aut** estava lá na me*ória *o* *oto*e*o*, *as m*nch** * acima </line>
<line> de tudo no c*eiro. Palmer e Clark exem**ificam a memóri* das peças exp*stas em mu*eus e </line>
<line> ex*osições de m*da, tão populares na atual*dade que são a**ociadas aos antigos pr*prietários, </line>
<line> como os objet*s da **incesa *iana. Nesse sentido, d* acordo com Stallybrass (*008, p. 15) a </line>
<line> roupa "é *ica*ente ab*orvente de sign*f**ado simbóli*o e no qual as memórias * as relações </line>
<line> sociais são literalmente corporifi*a*as". </line>
<line> Palmer e Clar* (2004) ilustra* * r*du*ão do* *abus culturais em tor*o d* consumo de </line>
<line> vestuário de se*unda *ão pela tend*ncia vi*t*ge que se desenvolveu impulsi*na*o tanto pela </line>
<line> m*da *u*nto pela n*cessidade ge**ína. Al** d*sso, as autora* salientam o uso do vestuá*i* </line>
<line> de s*gunda **o na contemporaneidade para co*uni*ar man*fest*ções p**í*icas e éticas, assim </line>
<line> como a adoção de um e*t*lo de vida *ltern*t*vo. Para e*s*s autoras, *s roupas de s*gunda mão </line>
</par>
<par>
<line> *anharam e*paço nos países ocide*tai* ***o estilo* subculturai*, sen*o r*conhecidos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> sistem* de mod* *lobal como sinais de identid*de contemporânea ou pós-m**erna. </line>
</par>
<par>
<line> Em *m estud* *u* e*globa as plat*formas </line>
<line> o*-line, Z*m*ie*, F*rias e Me** (2018) </line>
</par>
<par>
<line> apresenta* um* análise *obre os discursos utilizado* par* promo*e* o c*nsumo em brechós. </line>
<line> *s *utores evi*enciam a impo**ância d* process* ** reconstruçã* n* *mag** dos *rechós, </line>
</par>
<par>
<line> para uma v*lo*ização </line>
<line> dos p*odutos de segu*da mão no mercado da moda, di**ancian*o *s </line>
</par>
<par>
<line> pe*ce*ções negativas sobre os brec*ós brasileiros, que não foram com*l*tamente d*stituídos </line>
<line> *os estigmas hi*tórico-cult**ais. </line>
</par>
<par>
<line> Em outro est*do recente, Zampi*r, F*rias * Pinto </line>
<line> (2019) exploram as prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> *iscursivas acerca da autenticidade d*s peça* de vestuário d* l**o de segunda mã* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ontex** o*-line de co*erciali*ação no Bra*il. No re**rid* e*tudo, são enco*tra*os *esultados </line>
</par>
<par>
<line> interes**ntes sobre os meca*ismos </line>
<line> de constru*ão da legitim*dade da* lo*as de vestuá*io de </line>
</par>
<par>
<line> *uxo de segunda mã*. En*re as principais contribuiç*es </line>
<line> da pe*quisa supracitada, há ainda </line>
</par>
<par>
<line> análises sobre a c*ns*ru*ão discursiva de indícios de autenticidad* das peças c*mercia**zadas, </line>
<line> tendo em vista o risc* da *alsificação p*r*ebid* pe*os consum*dores n* contexto de c*n*umo </line>
</par>
<par>
<line> on-lin*. *s </line>
<line> ach*dos do estu*o demonstr*r*m o imp*rat*vo da noção inter*retativa d* </line>
</par>
<par>
<line> autenticid*de, a*corada em referências de cultura de elit*, do l*xo tradicional, valorizadas no </line>
<line> país. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 1*, n. 02, art. 2, *. 2*-41, fev. 20*1 www4.fsanet.*om.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Zampi*r, *. M. Mor*es, F. P. Magalhã*s </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> Para *lcançar os objetivos traça*os para o presente *rab*lh*, o objeto </line>
<line> de estudo fo* </line>
</par>
<par>
<line> apreen*id* so* a a*ordagem qualitativa de pesq*i*a (R*CHARDSO*,1999) e o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> pos s u* </line>
<line> car*cte*í*ticas explor*tó*ias e des*ritiva* (*IL, 2010; V*R*ARA, </line>
<line> 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Con*iderando que se busco* *ompreender * dinâmica dos s*gnifi*ado* do consumo de </line>
</par>
<par>
<line> vestuário </line>
<line> de </line>
<line> *e*unda m*o, a u*ilização das l*nte* antropológi*as do c**sum* s* **stro* </line>
</par>
<par>
<line> per*i*ente. *ara tanto, foi cond*zida u*a pesquisa de campo on-line. </line>
<line> A coleta de dados f*i rea*iz*da em ambientes *e comer*ializa*ão d* ve*tuário de </line>
<line> segunda mã*, denom*nados como brechós on-line, ambiente nat*ral em que ocorrem as </line>
<line> interaçõe* rela**onadas ao consumo destes itens. *entre os ambientes de análise disponíveis, </line>
<line> optou-se *or investigar, *onsid*ran*o o cr**ér*o de **pularid*de e abran*ência no ambiente </line>
<line> estudado, duas lojas que foram denomina*as no decorre* *o tra*alho como \loja *\ e \loja 2\ </line>
<line> com o intuito de manter o an*nimat* *e ambas. A lo*a 1 é a*essív** em si*e da internet ou por </line>
</par>
<par>
<line> *eio de aplica*ivo </line>
<line> para celular e tablet, e a lo** * é um grupo de **ocas que se encontra </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Fac*b*ok, uma *as maior*s r*des sociais da atualida*e, na qual as interações entre os at*res </line>
<line> (consu*idor** e vendedores) oc*rrem por meio de ações e conversa* escritas, c*jos discursos </line>
<line> fora* analisados, ten*o e* *ista ampliar a *ompreensão do fenôme*o estu*ado. </line>
<line> A *oleta *e dados se deu por meio de *m*rsão dos pesquisador*s no lócus de pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> baseand*-se </line>
<line> *as observaç*es dire*as das interações e d*sc**sos regis*ra*os nos brec*ós on- </line>
</par>
<par>
<line> l*ne. Tais interações, que são *e*is*radas *es*as lojas on-l*ne, são expressas e* *orm* t*xtual </line>
</par>
<par>
<line> ou po* mei* de símbolos </line>
<line> *om significados espe*ífi*os, consistin*o em um* v*ntagem desse </line>
</par>
<par>
<line> método, p*is n*o exige transcrição de áudio o* film*ge*, dando ma*or dinâmica * rapidez à </line>
<line> pesq*is*, con*orme Kozin*tz (*9*8). </line>
<line> A co*eta de dados foi realizada en*re *aio * agos*o *e 2019, f*nalizando c*m o total d* </line>
</par>
<par>
<line> 770 (sete*e*tas e seten**) publicações, n* forma de anúncios d* peças conv*rsa* *ntre e </line>
</par>
<par>
<line> vendedores </line>
<line> e compr*dores na **rma de com*n*ár*os, cole*a*as n*sse período de d*is </line>
</par>
<par>
<line> ambientes virtuais de comercializ*ção. *sses dados foram tabul***s em *ma pl*nilha </line>
<line> eletrôni*a *ar* posterior análise e interpretação. </line>
</par>
<par>
<line> Como estr*t*gia de análise e </line>
<line> interpreta*ão das infor*açõe* obt*das, o material foi </line>
</par>
<par>
<line> submet*do à an*lise *o discur*o, pois, *ma vez que b*sca**s inv*stigar *o*o o* s*gnifi*ados </line>
<line> *os be*s de vestuário de segun** mão sã* r*construídos *or práti*as discursi*as para ser*m </line>
<line> comercializadas no ambi*nte on-l*ne, a *nálise d* Discu*so *extualme*te Orientada </line>
<line> (AD*O), proposta pelo britâ*ico N*rman Fa*rclough, se most*ou oportuna. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. **, art. 2, *. 24-4*, fev. 2021 www4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Processos de (*e)Sign*f*cação em Práticas Discu**ivas em Brech*s on-Line </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> A escolha da técnica de análise t*mbém se fun**menta da convi*çã* *e que existe um </line>
<line> se*tido oculto no *e*to *ue **o é *assí*el d* ser *preend*do ap**as pela an*l*se *as formas da </line>
</par>
<par>
<line> lí*gu*, poi* existem nos t*xtos embates subjetivos * sociais que *evem s*r </line>
<line> considera*o*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que ju*tifica o emprego d* A*álise do Discurso, co*f*rme Mai*gueneau (1*97). Além di*so, </line>
<line> de **ord* co* Gil* (2**2), as perspectivas *ue assumem a denom*nação anális* do disc*rso, </line>
</par>
<par>
<line> compar**lham a convicção de que o di*curs* cent*al na v*da so*ial e que a linguage* n*o é </line>
<line> constitui **a maneira n*ut*a de refletir *u de*c*eve* * mundo. </line>
<line> *s dados obtidos foram submetido* a análises am*arada* p*l* Análise de Disc*rso </line>
<line> **ít*ca de Fairclough (2001), considera*do as seguintes c*tegorias lingu**tico-d*scursivas: (a) </line>
<line> *nt*rdiscursivid*de, pa*a ident*ficar como os ord*na*entos discurs*vos s** ass*ciados n* </line>
<line> decorrer *o con**xto *studado; (b) Trans*tividade, a fim ** observar c*mo são construídos os </line>
<line> léxicos-*ramat*ca*s de u* determina*o te*to; e (c) Sistem* de avaliati*idade, visando ana*isar </line>
</par>
<par>
<line> pos*ções v*lo**tivas </line>
<line> assumidas *el** ator*s relativos ao* </line>
<line> *tens </line>
<line> comerci*lizados, </line>
</par>
<par>
<line> representan*o-os no *ontexto *e comunicaç*o (WHITE, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Para ate*der ao crité*io de *al*dade, *oi util*zad* * tri*n*ul*ção de dad*s e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador*s </line>
<line> como um dos mecanismos para validação e* pesq*isa qualitativa (PAIVA </line>
</par>
<par>
<line> JÚNIOR; *EÃO; ***LO, 2011). O proc*dimento </line>
<line> de análise e interpretação foi executado </line>
</par>
<par>
<line> por dois p*squisadore* imer*os no* l*cu* de pesquisa e o *rientador, *endo e**e últi*o o de </line>
</par>
<par>
<line> m*ior e*periência em </line>
<line> pesquisas. As*im, a t*iangula**o consistiu em cruzar *s per*epções e </line>
</par>
<par>
<line> in*ig*ts de ambos para verif*cação e </line>
<line> valid*ção *as in*erpretações e com*a*ar </line>
<line> os resultados </line>
</par>
<par>
<line> enco*trad*s nos difere*tes ambiente* *e comercialização. </line>
<line> 3.1 Corp** da p*squisa </line>
<line> O me*ani*mo de cap*ação depen*e de fatores qu* s*o apres*nt*dos por cada lo*a. A </line>
<line> l*ja * s* de*taca por se* um websit* ex*lus*vamen*e u*i*izado para compras e vendas on-line, </line>
</par>
<par>
<line> a q*al **rmi*e *azer compras atr*vés de seu *ite ou d* </line>
<line> aplicativo, desenvolvido para as </line>
</par>
<par>
<line> plataform*s Android e iOs. É </line>
<line> uti*izado por usuário* que deseja* </line>
<line> c*mer*i*lizar um produt* </line>
</par>
<par>
<line> *ue j* nã* tem *tilidade a el* e, do *utro la**, por com**a*ores que procuram os produtos. </line>
</par>
<par>
<line> A loja 1 oferece recurs** de anúncio* pré-e*tabele*idos pela </line>
<line> plat*forma, os </line>
</par>
<par>
<line> v*nd*dor** que dese*am coloc** seu </line>
<line> produto à venda devem obr*gatoriamente ins*rir </line>
</par>
<par>
<line> informações bás*cas *o*re os pro*utos, tais como fotos, preços, ta**n*os, mar*as, co**ição </line>
</par>
<par>
<line> de us* e des*rição </line>
<line> dos produ***, </line>
<line> fa*endo co* qu* facil*te a busca dos u*uári**/cliente* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com s*us i**ere*s*s de *ompra e evite dúvidas frequentes. </line>
<line> *ev. F*A, T*re*ina PI, v. **, n. **, a*t. 2, p. 24-41, fev. 2021 *ww4.fsanet.com.br/*e***t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Zampie*, J. M. Mora*s, F. P. Magalhães </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Co* essa ferrame*ta, * website facilita a negociação e*tre os usuários, que </line>
<line> a*resentam inter*s*es *iretamente i*terligados, já que *odos os usuá*ios qu* utilizam **ste </line>
<line> meio apres*n*am pr*pós*tos simila**s: *omprar ou ve*der algum o*jet* d* se*unda mão. </line>
<line> J* * loja 2 é *m grupo d*no*inado como "ba*ar" com ma*s de *int* e cinco m*l </line>
<line> membros e está localiza*a em uma das *aiores redes *oc*ais da a*ualidade, que a*range *m </line>
<line> vast* nú*er* de int*grantes **m intere*ses diferen*es, ao contrário da loja 1. * qu* permite </line>
<line> *nalis*r que e* alg*mas situa*ões *s usuários *ão a*rese*t*m o m*s** re*orno *u* * loj* 1; </line>
<line> já a quan**da*e de pessoas da loja 2 *a*bém se to**a uma v*ntage*, *ois várias empresas * </line>
<line> pessoas co*uns utiliz*m dessa loja com* mei* *e divulgação, visando a facilidade d* at**gir </line>
<line> o público e g*rar lu*ros. Além *e muitas vez*s alcançar indivíduos qu* *ã* estavam a*i com </line>
<line> este obj*tivo. </line>
<line> 4 RESULTA*OS E DI*CUSSÕES </line>
<line> Nos dados co*etados * p*ssí*el observar descrições *ue a*rese*tam apel*s dis*urs*vos </line>
<line> q*e encorajam o des*arte conscien*e, con*iderando que * p*ça q*e não serve ma*s p*ra uma </line>
<line> pessoa po*e ser r**p**veitada. </line>
<line> (1) Moda sust*ntável de qualida*e (Loj* 1) </line>
<line> (2) Vi*iada em moda! Recicland* peça* de excelente qualidad* e todas em ótimo </line>
<line> e*t*do e usados *ouc*s veze* (Loj* 1) </line>
<line> Para in*entivar u* fluxo de comercia*ização favorável em seu* cana*s, as práticas </line>
<line> dis*ursivas evidenciad*s nos excert*s * e 2 cont*m com * mecanis*o da in*erdiscursiv*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se caso, o *iscurso da susten*abil*dade é *sado para motiva* desapego de pe**s o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vestuário de *rimeira mão, fomentand* a cap*açã* de peças para o comércio de segunda mão, </line>
</par>
<par>
<line> assim como observado por Za*pier, Fa*ias e Mel* (2*18). Nesse sentido, as pess*as </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> poss*em </line>
<line> difi*uldad* e* descar**r o que não tem *ais utili*a*e </line>
<line> para </line>
<line> el*s podem ser </line>
</par>
<par>
<line> enc*rajadas a dispor de seu* *bj*to* que irão conti**ar sua vida úti* nas mão* de o*tras </line>
</par>
<par>
<line> pe*soas. Entretanto, o interd*scu*so da *o*a con*r*st* com a lógica da s*stentabilidade </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> pres**e u* ciclo mai* longo *ara </line>
<line> *s itens e menor *nfase *o consu*o do *ovo. P*rtanto, </line>
</par>
<par>
<line> ness* co*texto eme*ge *ma práti*a discur*iva co*tra*itória, como *amb*m obs*r*ado por </line>
<line> Zampier, Farias e Melo (20*8), que incentiva o cons*mo e* segunda mão so* a lógica do </line>
<line> sistema de moda, *as *ontando com o apelo di*cursivo sustentáv*l. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 1*, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fe*. 2021 www4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s *ro*ess*s ** (Re)*ignifi*ação *m Práticas Discursivas em Bre*hó* on-Line </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> *s d*dos obtidos na pesq***a **rmit*m *inda pe*ce*er que </line>
<line> * </line>
<line> cond*ção de uso é um </line>
</par>
<par>
<line> **em*nt* *un*amental no pr*cess* de *essig*ificação discursiv* das peças *e vestuário de </line>
</par>
<par>
<line> *egunda mão comerc*alizada* nas *oja* investigadas. A Tab. 1 demonstra como os *tens </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> preliminarmente class*fica*o* nos anúncio*: </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * - Class*fica*ão por situ**ão do item </line>
</par>
<par>
<line> Situação do *tem </line>
<line> Frequênci* </line>
<line> Percent*al </line>
</par>
<par>
<line> Usado </line>
<line> 591 </line>
<line> 7 6 ,7 5 </line>
</par>
<par>
<line> Nu*ca Usado </line>
<line> 147 </line>
<line> 1 9 ,1 0 </line>
</par>
<par>
<line> Não Informa*o </line>
<line> 32 </line>
<line> 4 ,1 5 </line>
</par>
<par>
<line> T*t*l: </line>
<line> *70 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Dad*s da p*squisa (2019) </line>
</par>
<par>
<line> *s dados ap*e*entados na Tab. 1 mo*tram que entr* os anú*cios de peças an*lisad*s </line>
</par>
<par>
<line> n* p*es*nte **t**o, </line>
<line> 76,75% são objet*vamente classi*icados *omo "Usad*". J* *9,10% dos </line>
</par>
<par>
<line> itens coletados s*o classificados como "Nu*ca Usa*o", e*quanto para 4,15% dos itens não foi </line>
<line> mencionada nenhuma clas*i*icação re*ati*a à c*ndiçã* d* us* das peç*s. Apesar de os itens </line>
<line> sere* pre*onde**ntemente c*assi*ica*os c*mo "usados", ao an*lisar os demais ele*e*tos dos </line>
</par>
<par>
<line> anúncios foi eviden*iado um proc*sso de re*a**vizaç*o do t*rmo usado, nos quais </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> ap**cadas ar***ulações tex*uai* para aproxi*ar discursivament* as peças usadas ao novo. </line>
</par>
<par>
<line> Po*tanto, quando anali*a*o o processo de ressignif*cação pelo qual *ssas </line>
<line> *eça* </line>
</par>
<par>
<line> passam, *oi encontrado d* forma recorrente o uso de t**m*s *o*o pouco usad*, reme***do à </line>
<line> i*eia de qu* a peça e*teja e* ótim* esta*o, *omo *emo*stram os seguintes excertos: </line>
<line> (3) Shor* *h boy, forma grande, veste t**anho 42. Usado, mas em ótimo estado. </line>
<line> (Loja 1) </line>
</par>
<par>
<line> (4) Saia toda de couro, s*p*r el*gante, da JonhJonh para vocês, e*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> maravilh*siss*maa, us*i 2 **zes só, t* novinha*. (Loj* 1) </line>
</par>
<par>
<line> (5) V*stido todo *m </line>
<line> r*nda Guipir com **rro separado te* zíper nas costas. Está </line>
</par>
<par>
<line> impecável! *sei somen*e 1 vez no réveillon por *ouca* h***s! Simplesmente </line>
<line> mar*vilhoso! (*oja 1) </line>
<line> Not*-se que a re*or*ente men*ão à c*ndição de uso, co* qualificativos para as *eças </line>
</par>
<par>
<line> c*mo usad* se*ui*o do op*rado* argum*ntativo mas (3) </line>
<line> ou o *dvérbio so*e*te (5), </line>
</par>
<par>
<line> remetendo a pou** uso, marcam a valorização do novo e a re**içã* do usado, co*o t**bém </line>
</par>
<par>
<line> observad* em pesq**sa realizada no país (ZAMPI*R; **RIAS; MELO, *018). Ainda </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> possível o*s*rvar que para reforçar essas questões *s vendedores utilizam ep*teto* avaliat***s </line>
<line> com* impecável e maravilhosa (4), se*uida d* sufixo e a repetição da vogal a para e*fatizar e </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, *. 02, art. 2, p. 24-41, fev. 202* www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Zampier, J. M. Moraes, F. P. Maga*h**s </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> esta*elecer *p**o em*cional dis*ursi*amente, operando o processo d* ressign*fi**çã* das </line>
<line> pe*as nesse ambiente de comerci*lização po* *ei* da valor*ção positiva. </line>
<line> N*sse se*ti*o, também s*o *bservado* o*t*os mecanis*os relacionados ao sis**ma </line>
<line> d*scursivo de valoração p*si*iva das peç**. A* jus**f*cati*as d* desca*t* entram em cena, </line>
<line> como exe*plifica o s*gui*t* excerto: </line>
<line> (6) *alça *lanet super *onservad* tamanho 36, e*to* vendendo porque está peque*a </line>
<line> pra mim (**ja 2) </line>
</par>
<par>
<line> No excerto *, p*rcebemos que além de me*cionar s**re o estado de co*servação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> peça é apresentada uma *ustifica*iva pa** o descar*e para e*fati*a* * estado em que o pr*duto </line>
</par>
<par>
<line> *e en*ont*a e afastar u*a *o*sível desaprovaçã*. Como e**d*nciado por Ricardo (2008), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mercado brasileiro de pro*utos usado* ain*a apresenta mui*o* tab** hi*t*rico-c*lturais, que </line>
<line> foram confirm*dos por pesquisa recente (ZAMPI*R; FARI*S; MELO, 201*). E**e* ta*u* </line>
</par>
<par>
<line> p*dem estar associados </line>
<line> à v**cul*ção do *bjeto co* a morte, fru*traçõe* passa*as ou </line>
</par>
<par>
<line> apresent*r boas lembranças e exper*ências. </line>
<line> A *alora*ão positiva també* pode ser perc*bida n*s *oment*rio* **s consumidore* </line>
<line> nos anúncio*, nos quais e*tes podem manifesta* suas per*epções e *moções sobre as pe*as </line>
<line> anunciadas, como demo*str*m os excertos * segu*r: </line>
<line> (7) Sua loj*nh* é m*it*o fofa. Beijos! (Consumidora. L*ja 1) </line>
<line> (8) Ad*rei muito l*nda! (Cons*midora. Loja *) </line>
</par>
<par>
<line> Contribuin*o para a valoração posi*iva </line>
<line> dos objetos * das l*jas, as </line>
<line> cons*midoras as </line>
</par>
<par>
<line> qu*lific*m pos*tivamente **iliza*do epíteto* como mui*o f**a (7) </line>
<line> e mui*o linda (8). </line>
</par>
<par>
<line> *omplemen*armente, é recor**nte o uso de processo* *entais como apresentado no exce*to </line>
</par>
<par>
<line> (8), n* qual a c*nsumido*a expre*sa * *eu afe*o emoção em re*a*ão *eç*, *olaborando </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> com o pr*ce*so de val*ração po*itiva. Ass*m, as consu*idoras reforçam o quanto gostaram </line>
<line> da peça *u a loja, t**endo elogios que p*ss*em potenci*l para in*luenci*r out*as </line>
<line> consumidora*. </line>
</par>
<par>
<line> Ade**is, pr*ocu*aç*es ob**tivas </line>
<line> quanto à condiç** de uso são proeminente* </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> anúnc*os. Po* *sso, é *essalt**a en*aticamente a ausência de d**eitos nas peças a*unc*ada*, </line>
<line> com* exemplificado pelo excerto 9: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. **, n. 02, art. 2, p. 24-*1, fev. 2**1 </line>
<line> w*w4.***net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Processos de (Re)*i*nificação em Prátic** Dis*ursi**s em Br*chós on-*i*e </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> (9) Kit contendo dois crop**ds d* Farm. Ambos tamanho P, em perfeito es**do, *em </line>
<line> *ualqu*r ava*i*, de**ito ou des*as*e. (Lo*a 1) </line>
<line> Ent*et*nto, nem se*p*e o pro*uto s* encontra em pe**eito esta*o. Por possu*rem </line>
</par>
<par>
<line> trajet*rias que envo*vem o us*, as peças </line>
<line> podem *pr*sen*ar alguns defeitos por *onta da sua </line>
</par>
<par>
<line> v**a útil pregres**. *om isto, as imperfei*ões das p*ças são descri**s nos anún*i*s, *u*tas </line>
<line> vez*s *eguida* d* soluç*es pa*a que seja possíve* con**nuar o *iclo daquela *eça com a nova </line>
<line> proprietária, co*o demonstram os seguint*s e*certos: </line>
<line> (10) Possui uma* manchin**s, não **ntei lavar e n*o acho que *az d*ferenç* quando </line>
<line> usand*. (Loj* 1) </line>
<line> (11) C**ç* jeans ve*te m*sgo c*m elastano. Cin*ura baixa. Única avaria é o zíp*r na </line>
<line> *erna *ue um la*o não fecha mais, *omo mostr* na fot*. Mas dá para *sar os dois </line>
<line> **er*o*! (Loja *) </line>
<line> No excert* 1* a pa*avra *ancha é u*a*a no di*inu*ivo para produzir um ef*ito de </line>
<line> re*ução da proporção d*ste defei*o, *eja representad* *a im*gin*ção do comp*ado* como a*go </line>
</par>
<par>
<line> pequeno, que nã* fará diferença, como descrito l*go em seguida, ou </line>
<line> pa*a ressaltar que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> defeito não será percebido. Assi*, como *emonst*ado no excert* 11, *uando a peça aprese*ta </line>
<line> alg*ma avaria notável, a sol**ão ve* logo em seguida, *riando formas *e *so para *arantir a </line>
<line> continu*dad* do ciclo de uso da p*ça, corr*borando a ideia de sustentabilida*e nesse merca**, </line>
<line> *omo ressa*tad* por pesquis*s anteriores (HANSEN, *0**; PALMER; *LARK, 2**4). </line>
<line> Vale sa*ientar qu* nem s**pre *s peças qu* sã* *olocadas à venda são a*ompa*hadas </line>
</par>
<par>
<line> de todas as info*mações </line>
<line> n*cessár*as a*s consumidores, como **to*, condição de uso, </line>
</par>
<par>
<line> tamanho, preços, entre outros elementos relevant*s. Quando estas *nformações </line>
<line> não são </line>
</par>
<par>
<line> exp*icitadas n*s anúncios, surg*m in*er*ções entre o* vendedores e consumidores. Essas </line>
</par>
<par>
<line> interações o*orrem em geral em </line>
<line> um campo destinad* *omentários. É n**se m**en*o, que a </line>
</par>
<par>
<line> o* consumidores de*cr*vem s**s d*vidas ou in*eresse s**re o o*jet* e, </line>
<line> *o* sua *ez, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> vend*do*e* respo*dem, negociam e enfatizam pontos p*sitivos da p*ça. </line>
</par>
<par>
<line> Pode*os notar por *eio da aná*ise das interações entre os c*ns*midores e vend*dor*s </line>
<line> na* l*ja* *nalisad*s q*e o campo c*mentár*o traz co* frequência a* dúvidas *os </line>
<line> consu*i*ores quanto à *riginalidade e * estad* *e conserva*ão do pr*duto, conforme indicam </line>
<line> os e*c*r*os: </line>
<line> (12) É o*iginal? Qu*l o estado geral de c**se*vação? (*on*u*idora. Loja 1) </line>
<line> (13) Ol*, te* algum **feit*, é o*iginal? (*onsumidora. *oja *) </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 02, art. 2, p. 2*-41, fe*. 202* *ww4.fsanet.c*m.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. *ampier, J. *. Mo*a*s, F. P. Mag*lhães </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> * hesita*ão q*anto à o*iginalidade do item apresentada *os e*certos </line>
<line> 12 e *3 est* </line>
</par>
<par>
<line> at*e*ada ger*l*en*e a ob*etos d* marcas mais conhecidas ou internacionais. No mesmo </line>
</par>
<par>
<line> sentido, *m *studo *ecente, r*alizado no m*rcado de *estuário </line>
<line> de luxo de segunda mã* </line>
</par>
<par>
<line> (*AMPIER; *ARIAS; P*NTO, 2019), in***o* que a in*uietação so*re a au*enticidade da* </line>
<line> mercador*as de segunda mão no co*texto bra*i*eiro é mais forte para os p*odutos de v*lor </line>
<line> a*regado mais alto, os itens *e mar*as d* pr*stígio no mercado e que apresentam maior í*dice </line>
</par>
<par>
<line> de f**si*icação. O </line>
<line> estado d* conse*vação do pr*duto t*m*ém é um fator import*nte p*r se </line>
</par>
<par>
<line> trat*r de u*a ma*eira de o consu**dor *va*iar * quali*ade d* it*m qu* será *dquirido, por </line>
<line> isso o qu**tionamento sobre ess* quest*o é um *equisito q** diminui *s ri*c** dos </line>
<line> c*nsumidor*s *u**to às c*ract**íst*cas *ísicas dos produ*os e sua vi*a útil. </line>
<line> N* c*mércio *n-li*e de vest*á*io, emergem d**idas sobr* a* me*ida* das peças, por </line>
</par>
<par>
<line> não haver </line>
<line> como e*p*ri*en*ar a pe*a </line>
<line> anteci*ada*ente. Entretanto, *os espaç*s pesqui*ados, </line>
</par>
<par>
<line> os mecan*smos *e i*teração </line>
<line> entre co*sumidor e vendedo* *erm*tem aos consumidores </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disc*ss** sobr* as especificações do pro*uto. **sse sentido, muito* consumidores </line>
<line> qu*stionam sobre * tamanho da *eça, pa*a redu**r a dúvida *obre a aplicabi*ida*e do produ*o </line>
<line> ao **u co**o, conforme aprese*tado no* exc*rtos: </line>
<line> (14) O*á, qual * t*manho d* ***tido? Obrigada. (*onsumid*ra. Lo*a *) </line>
<line> (15) É um m **ande o* m que fic* certinho no corpo? Uso geralmente g, mas se f*r </line>
<line> m gran*e dá! *eu **b*o é 44. (Consumidora. L*j* 1) </line>
<line> (16) Oi [Nome da Vendedora], tudo bem? Adorei! Você sabe a altura da pessoa que </line>
<line> *sou o *e*t*do? E as m**i*as? Ainda *st* di*p*n*vel? Eu amei! *brigada e beijos!! </line>
<line> (Consumidora. Loja1) </line>
<line> Podemos obse*var que *s *xcertos demonstram um f*tor de insegu*anç* *o* parte de </line>
<line> qu*m pr*tende adquir** o obj*t*, buscando referê**i*s *obre *s medidas das peça*. Porta*to, a </line>
<line> inexistê*cia *a experi*entaçã* física das *eças dá *ugar a me*anismos alternativos para </line>
<line> av*liar * aplicabilid*d* *a peça *o corpo. A alterna*iva mais óbvi* e usual é a medida, como </line>
<line> enc*ntr*do nos excertos 1* e 15. *or *utro lad*, o recurso utili*ado no exc*rt* 16, n* qual a </line>
</par>
<par>
<line> con*um*do*a faz referência ao cor*o da *ntig* propri*t*ria da peça </line>
<line> para analisar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *plicabi*id*de do *r*duto ao seu corp*, demonstr* desprendimen*o em r*lação aos estigmas </line>
</par>
<par>
<line> h*stórico-cultu*ais do campo, *alient*dos por estudos a*terior*s (RIC*RDO, </line>
<line> 2008; </line>
</par>
<par>
<line> *AM*IER, F*RIAS, MELO, 201*). ** acordo com e*ses es*udos, o a*hado na pre*ente </line>
</par>
<par>
<line> investigação r*vela *ue o t**u ao consu*o de v*stuário de segunda mão, a*soc*ado às </line>
</par>
<par>
<line> inq*i*taçõe* com * p*es*nça do *utro no objeto es*á *m desconstrução. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fev. *021 www4.f*anet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Proc*ssos de (Re)*ignifica*ão em Prática* Discursivas em Brechós on-L*ne </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Em r*su*o, os resultad*s supracitado* demonstram como os atores envolvidos nas </row>
<row> trans*ções comerciais de vestuá*io de segunda mão interag*m discursivamente, const*uindo e </row>
<row> recons*r*indo signif*c**os para cada peça ou a p*ópria pr*tica de consumo e* b*ech** on- </row>
<row> line. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> *ONS*DERAÇÕE* FINAIS </line>
<line> O presente e*tudo foi real*za*o co* * int*i*o *e ***preender o pr**esso d* </line>
</par>
<column>
<row> r*ssignificaçã* das peç*s de v*stuário de *e*un** m*o em práti*as discur*i*a* do am*ient* </row>
<row> on-*ine, me*cado em *scen**o e c*ja pesquisa ainda ** a*re**nta incipie*te *o Br**il. </row>
<row> ** contribuições *eóricas dest* t*ab*lho a*vê* dos *esultados que a*ança* achad*s </row>
<row> *e *es*uisas sobre * consumo de vestuário de segu*da m*o já desenvolv*das. O *rabalho </row>
</column>
</par>
<par>
<line> enriquece o conjunto de *onhec*mentos a*um*lados no </line>
<line> campo, ao apres*nt*r </line>
<line> contribuições </line>
</par>
<par>
<line> par*iculares ao c*ntexto brasileiro e, es*ecialm*n*e, </line>
<line> ao contexto on-line *e consumo des*e* </line>
</par>
<par>
<line> obje*os. </line>
</par>
<par>
<line> Como uma das *ontrib**ções *es*e estudo, c*nc*uímo* q*e a r*du*ão de tabus </line>
<line> hist*r*co **lturais, **l co** indicado por P*lmer e Cl*rk (**04), tem s*do mai* lenta *o </line>
<line> Brasil, corroborando estudos desenvolvidos recentement* no *aís (***PIER, F*RIAS, </line>
<line> MELO, 2018; ZAMP*E*, *ARIA*, P*N*O, 2019). I*so p*de estar *ssociado a maior nível </line>
<line> de *e*i*ua*dade socia* no país e a histórica v**cul*ç*o da i*agem *os brec*ós à po*reza, que </line>
</par>
<par>
<line> juntas, permitem u*a *anuten*ão ma*s longeva d*s </line>
<line> es*igm*s </line>
<line> de*sa prática de *on*umo *o </line>
</par>
<par>
<line> context* pesqui*ad*. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados *a pesquisa indi*am que as loja* *nalisadas ap*esentam práticas </line>
</par>
<par>
<line> discursivas com dinâmica contra**tória, articulando a interd*scur*iv*dade entr* a </line>
<line> ordem da </line>
</par>
<par>
<line> suste*tabilidade * da moda para m*tivar o descarte de itens de v*stuário *ara s*prir o estoque </line>
</par>
<par>
<line> dos brec*ós, atrair </line>
<line> cons**idores e r*ssi**ificar o </line>
<line> co**umo em brechós. O </line>
<line> rec*rso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> valor*ção </line>
<line> p*siti*a tam*ém entra em ce*a *a*a an*nci*r os produtos. A*sim, ep*tetos </line>
</par>
<par>
<line> aval*ativos ajuda* a const*uir uma represe*tação </line>
<line> **s i t i va </line>
<line> desse produto e res**gn*ficá-lo </line>
</par>
<par>
<line> *om* merca*oria e distanciá-lo do* tabus histórico-cultur*is d*s bre*hós. </line>
<line> Os d*dos demonstraram que, emb*ra * m*i*r parte dos itens anunciados sejam u*ados </line>
<line> * n*o apenas *e seg*nda mão, as plataform*s virtu*is de comercializaçã* i*ve**igadas b*scam </line>
<line> aproxim*-los discursivam**te do novo. Assim, as **á*icas discursivas remetem ao bom estad* </line>
<line> de conserv*ção da peça, sug*rindo a valoriz*çã* do novo em d*triment* do mai* usado, co*o </line>
<line> **mbé* evidenciado em es*udo* anteriores (ZAM**ER, FARIAS, MELO, 2018; ZAMPIE*, </line>
<line> Rev. ***, Teres*n* PI, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fev. 20*1 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Zampier, J. M. Moraes, F. P. Magalhães </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> FARIAS, PINTO, 2**9). Embora os itens d*s *núncios an*lisados sejam m*jo*ita*ia*ente </line>
</par>
<par>
<line> usados, * relação n*stálgica *om o </line>
<line> objeto *ão fo* observada na pr*sente investigação, </line>
</par>
<par>
<line> contrariando evidênc*as *a im*ortância da memór*a no* </line>
<line> *bje*os, em estudos d*senv*lvidos </line>
</par>
<par>
<line> em outro* conte*tos de consumo (PALMER; CL**K, 200*; STALL*BRAS, 2008). * isso </line>
<line> *ode est*r relacionado ao predom**io da d*vulgação e ênfase no *ovo obs*rvad* nos </line>
<line> amb*entes pesquisados. </line>
<line> Diante dessas *vidências, paradoxalm*nte, *ode-s* concluir q*e há fo*te influência do </line>
<line> sist*ma de moda fast fa**ion ** *omércio de vestuário de segunda mão e * relativa reje*ção </line>
</par>
<par>
<line> do velh*. Port*nto, a relação contr*ditória *os valores *o *ist*ma de *oda fast fashion e </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> l*gica d* sustentabilidade ha*itam o m*rcado *e s*gunda *ão </line>
<line> em dimensões *i*tinta*: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primei*a indu* o suprimento d* mercado**as p*lo descarte e a segund* orienta o consum* sob </line>
</par>
<par>
<line> a lógi** de </line>
<line> ci*lo lent* *ura*our* dos produt** como su*ere o mov**ento s*ow e </line>
<line> f a* *i on. E </line>
</par>
<par>
<line> aind* é possível co*cluir que *s que**ões éticas e *m*i*ntai* pod*m ser desprestigia*as pelos </line>
</par>
<par>
<line> consumid*res de vestuári* </line>
<line> de segunda mão no Brasil, em função do nível de </line>
<line> *e*igualdade </line>
</par>
<par>
<line> social no pa*s, *ue reflete nas práticas de consumo pr*ocup*ç**s ma*s *n*en*as </line>
<line> *om *utras </line>
</par>
<par>
<line> nuances do cons*m* co*o que*tões identitárias e de mobilidade soc*al, *or exemplo. </line>
</par>
<par>
<line> Diante a todas as consta*ações ap**sentadas, val* *alientar q*e *onstit*em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> conju*to d* descoberta* importa*tes p**a os estudo* do con*umo no co*text* so*ial, c*ltur*l, </line>
</par>
<par>
<line> históric* e econôm**o bras*leiro. Adema*s, </line>
<line> os re*u*tados </line>
<line> da presente pe*qu*sa perm*tem </line>
</par>
<par>
<line> su*sidiar e ince*t*var o </line>
<line> desenvolvi**nt* d* outras *es*u*sas. Port*nto, seria </line>
<line> interessan*e </line>
</par>
<par>
<line> investigar ou**a* nua**e* do c*nsumo *e vestu**io, como o descarte de peç*s de vestuári* e </line>
<line> o* seus respectivos imperat*vos simbó*ic*s e político*, pe*mit*ndo ana*isar a *ua relação com </line>
<line> as prát*cas *e co*sumo he*ônic* e conscien*e. É im**rtant* ainda r*ssalt*r a re*a*ão da </line>
<line> temá*ic* desse e*tudo co* o consumo colaborativo, que ainda ca*e*e d* *a*or apr*ensão n* </line>
</par>
<par>
<line> academia. *eria pertinente dirigir esforços </line>
<line> de pe*quisas em lo*u* d*fer*nciados d* pesquis*, </line>
</par>
<par>
<line> *omo em contextos virtuais de co*partilha*en*o e troca d* objetos de segund* mã*. N*o s* </line>
<line> deve esquec*r a**d*, aliado à aborda*em cultur*l do consu*o, buscar compreend*r *omo os </line>
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<line> si**ifi*ados </line>
<line> sã* const*uí*o* * reco*struídos nos diferentes **tua*s de consumo de objet*s </line>
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<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> R. L. Z*mpie* </line>
<line> J. M . Moraes </line>
<line> F. P. Magalhães </line>
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<line> *) c*ncepção e p*anej*me*to. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*i*e e interpr*ta*ão do* dado*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab**ação do rascunho ou n* rev*são crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção na aprovação da *ersão fina* do ma*usc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Te*esina *I, v. 1*, n. 02, *rt. 2, p. 24-41, fev. *021 </line>
<line> w**4.fsa*et.c*m.br/revis*a </line>
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