<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 8, p. 171-186, *a*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.03.8 </line>
<line> * Relação Entre Professores Rege*t*s e o de Mús*ca: *mplic**ões na Formaçã* *lobal do Alu*o </line>
<line> The Relati*nshi* B*tween Con*ucting Teach**s and *usic Teac*ers: *mplic*t*ons for *lobal </line>
<line> Student Educa*io* </line>
</par>
<par>
<line> Humberto Dias C***eia </line>
<line> Gradu*ção em Música pe*a Univers*dade de Ribe*rão Preto </line>
<line> Especi*li*ta em Metodolog*as do Ensi*o d* Artes; Mú**co; Grad*an*o em Pedagog*a **la Unive*sidade de Ribeir*o *reto </line>
<line> Prof*ssor Bilíng*e - SEB Portugal </line>
<line> E-ma*l: hu*bertodhias@y*hoo.*om.*r </line>
<line> Mar*a Beatriz *ib*i*o Prandi-G*nça*ves </line>
<line> Doutora em *iências pelo Programa de Pós-Gr*duação em Psico*o*i*, P*oc*ssos *ult**ais e Subjetivaç*o (*FCLR*/USP) </line>
<line> Docent* na Unive**i*ade de Ribeirão Preto - UN*ERP </line>
<line> E-m*i*: biaprand**0@*mai*.com </line>
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<line> Ende*eço: Humber** Dias Cor*eia </line>
<line> Edi*or-Chefe: D*. Tonn* Kerley de *lencar </line>
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<line> A*. Waldo*iro Corre* </line>
<line> *a Silva, 55, *pto 34, Jardim </line>
<line> R*dri*u*s </line>
</par>
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<line> Botânico, CEP: 14021-*1*, Ribeir*o Preto/**, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Maria Beatr*z Ribe**o Prandi-Gonçalves </line>
<line> Artig* recebid* em 19/01/2021. Última </line>
<line> versã* </line>
</par>
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<line> Unive*s*dade de Ri*eirão Pre*o - Av. *o*táb*le Romano, </line>
<line> rec*bida em 04/02/2021. Apro*ado em 05/0*/202*. </line>
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<par>
<line> 2.*01, Rib*irânia, CEP: 14096-900, *ibeirão Pr*to/**, </line>
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<line> Brasil. </line>
<line> *valia*o pelo *i*tema *riple Review: Desk *evi*w a) </line>
<line> pelo Editor-C*efe; e b) Double Bli*d **vi*w </line>
<line> (avaliaç*o cega por do*s av*liadores da *rea). </line>
<line> Revisã*: Gramatical, Normativa e de Fo*ma*aç*o </line>
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<line> H. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonçal*es </line>
<line> 172 </line>
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<line> *ESU*O </line>
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<line> Neste trabalho buscamos *xplicitar *ues*ões que po*sam comprometer o bom relacio*amento </line>
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<line> pr**issional entre docentes com f*r**çã* em pedag**ia e *s d*c**tes de </line>
<line> dis*iplin*s </line>
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<line> especí*icas, com ênf*s* no prof*ssor de música, debater co*o *s*as relações *essoais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> profi*s**n*i* *odem interfe*ir diretamente no *ro*esso *e ensino * aprendiz*gem. Por *eio da </line>
<line> pesquisa bibliográfica, procur**os entender os a*pectos que podem levar a u*a *proxima*ão </line>
<line> ou dist*n*i*mento de profissionais com me*mo propó*i*o/objetivos de traba*ho, assi* c*mo </line>
<line> entender os elementos *ult*rais e hist*ri*os que pode* afastar es*es prof*s*io**is, l*v*n** em </line>
</par>
<par>
<line> cont* a ca*g* </line>
<line> *orá*ia, b*r*crac*a, as n*rmas regim*n**is e ent*ndime*to do pa**l </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> profes*or de música dentro da org*nização. Assim, percebemos que refl*tir sobre a identidade </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> pr*fissional docente pode contribu*r para </line>
<line> * redução dos ruídos de *omunicaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> fa*orece*d* a exe*ução de projetos inter**sci*linares. Al*m disso, neste </line>
<line> *rocesso de </line>
</par>
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<line> aproximação das práticas d**entes, de discipli*as diferentes, dentr* da org*nização/escola, a </line>
<line> i*teligência emocional pode se* uma imp*rta*te ferramenta, inclusi*e para o *esenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> pesso*l do </line>
<line> d*cent*, como t*mbém pode ser consider*da como um importan*e </line>
<line> c*nteúdo </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> cur*ículo oculto. É preci*o perceber q*e o principal b*neficiário do *om relacionamento **tre </line>
<line> os docent*s de discipli*as diferentes e seus p*o*etos é * a*uno que aprende també* através d* </line>
<line> exemplo. </line>
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<line> Palavras-*hav*s: </line>
<line> **entidade </line>
<line> Docen*e. </line>
<line> Inte*igência </line>
<line> E*ociona*. </line>
<line> Comunicação. </line>
</par>
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<line> Interdis*ip*i*ari*ade. Proce*so de Ensino e Apr*nd*zage*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> In *hi* work *e seek </line>
<line> to *xp*ain issues that **y compro**se the </line>
<line> good pro*e*sional </line>
</par>
<par>
<line> rel*tio*sh** </line>
<line> between teacher* w*th training in pedagogy a*d teachers </line>
<line> o* specific dis*iplines, </line>
</par>
<par>
<line> *ith an emph*si* on t*e musi* teacher, to di*cuss h*w these personal an* prof*ss*ona* </line>
</par>
<par>
<line> relationsh*ps can d*rect*y *nterfere in *h* te*c*ing a*d learnin* </line>
<line> process. </line>
<line> T*rough </line>
</par>
<par>
<line> b*bliograp*ic research, we seek to u*derstand t*e aspect* that can lead to an appr**imation or </line>
<line> d*stancin* of professionals with the same purp*se / work obj*ctive*, *s w*ll as to unders*and </line>
<line> the ***tural *nd histo*ical elements tha* can d*s*ance th*s* pr*fes*iona*s, *aking into account </line>
<line> the workload, *he bureaucrac*, *ules of procedur* and underst*ndi*g of th* *o*e of the mus*c </line>
<line> teacher *ithin the organ*za*ion. Thus, we realize that re*lec*ing on t*e identity o* the teachi** </line>
<line> profes*ional, ca* contr*bute to the reduction of commun*catio* *oise, favori*g the e*e***i*n </line>
<line> *f int*r*iscip*inary proje*ts. F*rt**rmore, in th*s process of approximation of t*ac*in* </line>
</par>
<par>
<line> practices, from different di*ciplines, wi*hin the organization *c*oo*, emo*ional inte*li*enc* / </line>
<line> c** be an importan* t*ol, including for the *ersonal developmen* of *h* teache*, as i* can also </line>
<line> b* *on*i*ered as an i*p*rtant content of t*e hi**** *urricu*um. It is necessary to re*lize that </line>
<line> the main beneficiary of the g**d relation**i* betwee* teacher* fr*m di*f**ent di*c*plines **d </line>
<line> their pro*ects is the student wh* also learn* *y e*a*ple. </line>
</par>
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<line> *eywords: Teaching </line>
<line> *dentity. E*otio*al Intellig**ce. Communic*tion. Interd*sciplinar*ty. </line>
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<line> T*ac*i*g a*d Learning Proc**s. </line>
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<line> *ev. FSA, Teresin*, v. **, n. 03, art. *, p. 171-*86, m*r. 2021 </line>
<line> w*w4.fs**e*.com.br/revi**a </line>
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<line> A Rel**ão Entre Professore* Regent*s e * de Música: *mplicações na F*rmação Glo*al do Aluno </line>
<line> 1*3 </line>
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<line> * IN*ROD*ÇÃO </line>
<line> Dent*o do e*paço escolar, **i**s relaç*es pessoais e soci*is est*o en*olvidas, en*re </line>
<line> ela* a *el**ão pr*fessor-aluno, profess*r-di*eção e coorden*ç*o, pr*fess**-equipe esc*lar e a </line>
<line> **laçã* *o profes*o* co* s*us pares. É sobre esta *elação que este t**b*lho s* ba*eia, *ue*tões </line>
<line> cultur*is * so*iais, c*m en***ue na rel*ção entre p*ofe*sores regentes e o professor de música </line>
<line> e as impl*caçõ*s na formação global do aluno, *ersonagem principal * que sem ele nenhuma </line>
<line> da* relaçõe* citadas existiri*. </line>
<line> As **estões *b*etiva* e subje*ivas do p*of*s*i*nal d*cente sã* det*r*inan*es para a </line>
<line> constru*ão da sua ident*dade **cent*, *a* não **icas, po*s *s relaç*es sociais </line>
<line> contr*bu*m pa*a e*ta co*st*ução. Como afirma Dubar (1997), os pr*ces**s </line>
</par>
<par>
<line> *elacionais são *a*acteriza**s pela relação do *rofessor co* seus pares, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **stitui*ão * c*m os d*mais </line>
<line> su*ei*o* envolv*dos, bem como o proc*sso bio**áfico </line>
</par>
<par>
<line> c**o apo*ta, em que a d*c*ncia é co*cebida a pa*tir de sua *ra*etória pe*soal. </line>
<line> (TRO*A, 201*, p. *). </line>
<line> P*ra tanto, *rocuramos *nves*igar a influência da abordage* da escola, co*o e*paç* </line>
<line> sóc*o-polític*, no tra*amen*o diferenciado entre os professor*s *egentes e pro*essores </line>
<line> específ*cos/es**cial*stas, as implica*ões *esta r**ação no processo d* ens*no e apr**dizagem </line>
<line> e se*s resultad*s. </line>
<line> Observa-se um* m*rginalizaç*o do* p**fessore* de disciplinas es*ecíficas d*ntro *os </line>
</par>
<par>
<line> *spa*os escolares, </line>
<line> *omo ** o fa*o de não receber *ormaçã* poli*alent* n** cursos </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> licenciatura em música, como o que *corre com * licenci*tura *m pedagog*a, *ude*se tornar * </line>
</par>
<par>
<line> seu tra*al*o inf**ior </line>
<line> *o dos demais, *eixa*do ** lado v*l*res como i*ua*dade, equidade e </line>
</par>
<par>
<line> diversidade de saberes. Dito i**o, *ossa </line>
<line> perg*n*a de </line>
<line> p*squisa é: a relação d* professor </line>
</par>
<par>
<line> es*ecíf*c* de m**i*a com seus pares, **se*vando con**i*os *c*rca da id*nti*a*e do*ente, </line>
<line> *ode inte*ferir *o processo ensino apr*ndizagem de mú*ica e das *emais discip*inas do </line>
<line> cu*rículo e*colar? </line>
</par>
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<line> A **pótese levanta*a é q*e a relação *os professores c*m </line>
<line> seus pares *ode co**ribuir </line>
</par>
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<line> para o fracasso ou sucesso do processo de ensino * *pren*iza*em; u*a vez que o papel do </line>
</par>
<par>
<line> professor *specí*ico/especialista seja de música, edu*açã* fí*ica, *rte*, dança, se*a </line>
<line> de outras </line>
</par>
<par>
<line> disci**inas ***rtadas *ela escola, é t** im*ortante par* a formação g*obal do aluno qu*nto o </line>
</par>
<par>
<line> do pedagog*. </line>
<line> Além disso, *cred*tamos que as ar*iculaçõe* que *nvolvem </line>
<line> dir*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coord*nação da escola *a relaçã* com *stes professores es*eciali*ta* *od*m repli*ar-*e </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> relação d*s pr*fessores com seus p**es, repetindo modelo* de *elação social. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 18, n. 03, *rt. *, p. 171-186, mar. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> H. D. Corre*, M. B. R. Pr*ndi-*o*çalv** </line>
<line> 174 </line>
</par>
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<line> De*s* fo*ma, nosso obj**ivo geral é buscar na l*te*atura e na legislação *a*os </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> conceitos que pos**m *e*antar um q**stion*mento crítico * re*peito da *elação do p*ofes*or </line>
<line> com seus pares, especificamente nas relações dos pro*es*ores *specí*i*os e espe*ia*istas, com </line>
<line> os profe*sores r**entes de sala e as *m*licaç*es positivas *u negativa* no pro*esso de e*sino </line>
</par>
<par>
<line> e aprendizag*m e n* f*rm*ção global d* a*uno do ci*lo </line>
<line> básico. Para tanto, b*scamos </line>
</par>
<par>
<line> definições de pr*fe*sor*s r*gentes e es*ecíficos *a leg*slação e na literatur*; pes*uisamos na </line>
<line> literat*ra *rabalhos *ob*e as relações dos professo*es com *eus pares e a influência da reação </line>
</par>
<par>
<line> d* professor com *e*s </line>
<line> p*res no processo d* en*ino e </line>
<line> apre*di*agem; question*mos a </line>
</par>
<par>
<line> **e**idade profissional docent*. Assim, a partir d*s dados levantados, produzimos *m </line>
<line> q*estiona*ento crítico e reflexivo sobre o *roblem* apr*sentad* * lev*ntamos p*s*íveis </line>
<line> s*lu*ões, *tilizando * inteli*ê*ci* emo*ional e a interdi*ciplinaridade *omo ferramentas que </line>
</par>
<par>
<line> possa* f*cil*tar o tr*bal*o do d*cente </line>
<line> co* seus </line>
<line> par*s, *onsiderando os </line>
<line> conteúdos do </line>
</par>
<par>
<line> cur*íc*l* ocu*to e a formação d* aluno para a c*da*a*ia. </line>
<line> * sab*do q** es*ola não se *az a*enas dentro da sala *e aula, e nas relações pro**ssor- </line>
</par>
<par>
<line> alun* se faz, entre mu*tos ***ros aspe*to*, nas relações do pro*essor c*m seus pare*. </line>
<line> C om * </line>
</par>
<par>
<line> pen*ar *nterdi*cipl*narmente se </line>
<line> exist*m nós ou ruídos no pro*esso de *omuni*ação entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> profess*res? </line>
</par>
<par>
<line> Fala-se muito na responsa*ilidade d* professor sobre o *rocesso de en*ino </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndi*agem, mas o q** a escola faz pa*a tornar o trabalho </line>
<line> do </line>
<line> pr*fessor mai* *rod*tivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ag*adável? Com* a c*ordena*ão arti*ula momentos de diál*go entre estes e*ucado*e*? *om* </line>
<line> o al*no é a**tado por estas qu*stõ** em sua formação global? </line>
<line> Sucesso ou fra*asso no processo en*ino aprendi*agem pode e*tar muito alé* d*s </line>
<line> teorias *duca**onais, *a *etodo*ogia e da didática empre*a*a. * ***síve* que a questão </line>
</par>
<par>
<line> princ*pal des*e </line>
<line> t*abalho passe pelo e*tudo *a* identidades profission*is. *ouro (200*, p. 6*) </line>
</par>
<par>
<line> *raz: "* perspectiva teórica to*ada p*r *ubar (1997a) busca estu*ar ide*tida*es profissi*n*is </line>
</par>
<par>
<line> * *arti* das *arrativas das pessoas que trabalham", c*m </line>
<line> ist*, através da ob*ervaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> experiênc**s v*vidas por prof*ssores de músic* na relação com os professor*s reg**tes, este </line>
<line> trabalho busca refl*t*r cr*ticam*nte sobre o reconhecime*to da iden*idade do profissio**l </line>
<line> docente. </line>
</par>
<par>
<line> [ . . . ] O* </line>
<line> dados constam de entrevistas indivi*uais com os docentes e mate*ial </line>
</par>
<par>
<line> jornalístico. Suger*-se que os docentes vive*ciam m*mento de conf*i*o ** </line>
<line> *den*ida*e profis*ional, não comprometendo suas relações pessoais *om * trabalho, </line>
<line> mas dificult*nd* uma vivência da identidade c**etiva. (G****D*, 2004, p. *). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 18, *. *3, art. 8, p. 17*-186, mar. *021 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Relação Entre Profe*sores *eg*ntes e o de Música: *mplicaç*e* na For*ação Global do A*uno </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> Compreender a formação da ide*tida*e pro*issio*al d*cente pode f*zer com q*e t*nto </line>
<line> professores reg*ntes de sala de aula, quant* pro**ssores espe*ífi*os de *ús*c* p*sse* a *e </line>
<line> olhar como p*ofissionais **m o mes*o pr**ósito, com um *nico obje*ivo: a formação d* </line>
<line> discen*e. Sobr* a identidade profissional *o**nte, Galin*o (2004), *inda tra*: </line>
</par>
<par>
<line> A con*e*ção </line>
<line> de identidade social def*nd*** por Penna, ao reunir i*divíduos </line>
</par>
<par>
<line> diferente* n*m mesmo g*upo, com*artil*a**o a *esma ide*tidade *ocial, não pod*, </line>
<line> port***o, ser fu*damentada no princ*pio de ig*aldade lógica, o*de A = A. A* i**és </line>
<line> dessa relação *ue não *d*ite diferença, e*a suger* uma relaç*o de semelhança, pe*a </line>
<line> qual os \pares\ que comparti*ham algumas semelhanças nã* necessariamen*e </line>
<line> preci*am esta* dia*te de iguais. (GA*INDO, *0*4, p. 16). </line>
<line> Den*re estas semelhanças, *o*emos de*taca* o o*jetivo maior que * a formação global </line>
<line> d* aluno *ara o exe*cí*io da cidadania, os mesm*s anseio* e exp*c*ativas n* exerc*cio *a </line>
<line> docência e os mesmos o*s*ác*los encon*rado*. </line>
<line> Damia*i (2008, p. 219) levanta hipót*se* que podem co*t*ibui* para qu* ex*sta* nós </line>
<line> ou ruídos na com*nicação entre os d*centes, não fav*recendo a formaç*o de uma identi*a*e: </line>
<line> Engeström (199*) - da Finlândi* - Har*reaves (199*) e Ful**n e Hargreaves (2000) </line>
</par>
<par>
<line> - do Can*dá e Thurle* (2001) - d* *uíça *escrevem a pro*issão docente *omo - </line>
<line> solitária. Fullan e Hargreave* (2000) sugerem qu* o isolamento docente tem raízes </line>
<line> em fatores co** a ar**itetura das escolas, a e*tr**ura d*s seus horários, a sobrecarga </line>
<line> de trabalho e a própria história da prof*ss*o *oce*te. </line>
<line> Buscando el*c*dar estas *ues*ões e promovendo uma reflexão crí*ica sobre a relação </line>
</par>
<par>
<line> do docente *om seu* p*r*s e formaçã* gl*bal do aluno, a metod*logia adota** para est* a </line>
<line> *rabalho, fo* a da r**isão bibliográfica, *o* abordagem qualitativa. D* aco*do com Mazzotti </line>
<line> (1991, p. 77), </line>
</par>
<par>
<line> [...] Pa*ton (1*96), embo*a recon*ecendo a grande variedade de tradições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estratégias englobadas pel* rótulo geral de pes*uisa qu*li*ativa, *o**id*ra q*e o que </line>
<line> existe de mais comum entre s*as di*ersas form*s é a *ra*i*ão verstehen </line>
</par>
<par>
<line> (hermenêutica). E*ta a*o*da*em pa**e d* </line>
<line> pressuposto *e que ** pessoa* agem </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> f*nç*o de su*s crenças, percepções, s*n**mentos e valores * seu *omportame*to tem </line>
</par>
<par>
<line> sempre um sentido, u* si*ni*icado, que não se </line>
<line> dá a con*ecer de mo*o imediato, </line>
</par>
<par>
<line> *recisando ser desvelado. </line>
</par>
<par>
<line> Espír*to Sa*to (199*, p. 82) *pud Souza (200*, *. 44) coloc* que, *ara que haja </line>
<line> av*nço científico, *ada trabalho *eve con*iderar o **e já se con*ece, pois "se cada </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isad*r t*v*sse </line>
<line> q*e c*meçar seu trabalh* a </line>
<line> parti* *e zer* </line>
<line> conhec**ento ou quase, nã* </line>
</par>
<par>
<line> se*ia p*ss*vel n*nhu* pro*resso cie*tíf*co". O trabalho d* ide*tificação, de l*it*ra, de </line>
</par>
<par>
<line> interpret*ção e de sí*tese de obras *e*acionadas a um </line>
<line> *eterminado tema é d*nomin*do de </line>
</par>
<par>
<line> "revisão bi*liográfica" ou de "rev**ão de li*erat**a". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. *8, n. 03, a*t. 8, p. 171-186, *ar. 2*21 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. D. C*rre*, *. B. R. Pr*nd*-Gon*alves </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFE*ENCIA* *EÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Identida*e do pr*fiss*o**l docente: profes***es re*entes e li**nciados em *úsica </line>
<line> Compreender *aract*rí*t*cas, obj*t**os e probl*mas enfre*tados pelo *rofissional </line>
</par>
<par>
<line> docente, indepe*dente *e seu espa** de atu*çã*, pode suscitar em ca*a pro*esso* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> importan*e s*nsação de pertenc*mento a um grupo ou * *ma classe, que comun*a da mesm* </line>
<line> reali*ade, de um m*smo espaço soci*l e com mesmo pro**sito. </line>
<line> Os cursos *e Lic*n**atu*a *l**a em *eda***ia preparam o pro*essor polivalente para </line>
<line> **uar em diversas *isciplinas d*ntro do en*ino inf*ntil e funda*ental, enquanto outros cu*sos </line>
</par>
<par>
<line> de licenc**tura preparam o profis*ional </line>
<line> para atuar dentro </line>
<line> d* uma **scipli*a específica </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o fundamental e médio. Po*ém, apesar dessa *ife*ença, os *onhecimentos s*b** didática, </line>
</par>
<par>
<line> me*odologias, </line>
<line> caracterí*ticas do ensino e aprendizagem, </line>
<line> planejamento, ent*e *utros, são </line>
</par>
<par>
<line> comun* a estas duas f**m*çõ*s, apr**imando estes profiss*on*is em saberes e preparo </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> atua*em na formaç*o globa* d* discente. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo com tantas sem*lh*nças, pode-se o*se*v*r, no inter*or das escola*, *or </line>
</par>
<par>
<line> que**õ*s culturais, u* agrupamento de profissi*n*is d* mesma **rmação, o que </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> promover um di*tan*iamen*o </line>
<line> do </line>
<line> p*ofess** d* </line>
<line> disciplinas específicas do restante *a </line>
</par>
<par>
<line> *omunidad* escol*r, *or não en*o*trar seme*hantes ou nã* se sentir*m incluíd*s socialmente. </line>
<line> Outra q*est** **e pode co*perar para es*e di*ta*ciamento é quantidad* de tem** </line>
</par>
<par>
<line> dentro da instituição. Como </line>
<line> a </line>
<line> *arga </line>
<line> horária curricular **evista </line>
<line> *m lei pa** a* d*sciplinas </line>
</par>
<par>
<line> es*ecífica* é muit* m*no* d* que a do p**fessor regente, *ss* torna-o m*nos presente dentro </line>
<line> da insti*uiç*o no pe*í*do *e uma semana, por e*e*plo, fazend*-o assumir aul** em dive*sas </line>
</par>
<par>
<line> inst***ições </line>
<line> para ga*a**ir s** sus*ento. Este afasta*en*o involuntá*io, </line>
<line> dado </line>
<line> às circ*nstâncias </line>
</par>
<par>
<line> impostas pela l**islaçã*, p*de </line>
<line> c*us*r </line>
<line> uma falsa impressão de não c*mprometimento com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação </line>
<line> gl*b*l do aluno </line>
<line> *or parte de*te profission*l, já que seu t**po de observaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> contato com o di*ce*te é m*ito menor do que o do professor *e*ente. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda é preciso considerar o fato *e </line>
<line> qu e </line>
<line> o* profissionai* q** ocupam cargos *e </line>
</par>
<par>
<line> c*orden**ã* e </line>
<line> direção *êm geral*ente o curs* de Peda**gia *o*o base de sua f*rma*ão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes desco**ecem até mesmo os c*nteúdos a serem m*nistrados pe*o profe*so* de </line>
<line> discipli*a esp*cífica. </line>
<line> Podemos o*se*var dois modelos de identida*e profi*sional, o tradicional e o </line>
<line> globalizado. Para Mal*ez*i (2*00, p. 134), "na sociedade tradicional, caracter*zada pela </line>
<line> e*tabili**de de papéis e estruturas, a *de*tidade profis*i*nal e*a u* objeto me*os pres*ionado </line>
<line> a muda*, p*incipalm**te qu*ndo a relaç*o de indiví*u* e meio *tin*ia um ponto de </line>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 18, n. 03, art. 8, *. 171-*86, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Re*açã* Entre Professores Regentes e o de Música: Imp*icações n* F*rmação G*o*al do Alu*o </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> equilíb*io". Observa-** que </line>
<line> ness* m*delo *radicional, m*diante um equ*líbrio </line>
<line> e*tre as </line>
</par>
<par>
<line> necessidades sociai* e pessoais, não exi*te u* qu*stionamento a respe*to do of*ci*, ap*na* </line>
</par>
<par>
<line> cumpre-se um papel preestabe*e*id*. Em relaç*o ao </line>
<line> contexto da </line>
<line> global*zaç*o, "[...] </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições da </line>
<line> em*re*a flexív*l, const**ção da id*n*idade profi*sional impõe-se como u** a </line>
</par>
<par>
<line> forma de ad*ptação à ambig*idade * inc*rtezas </line>
<line> que tornam a gestão *o *ndiví*uo u*a </line>
</par>
<par>
<line> atividade ma*s co*plexa" (MALVEZ*I, 2000, *. *40). </line>
</par>
<par>
<line> O*s***ando *ste* d*is mo*elos trazidos por *alvez*i (2000), percebe-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância de além de ocu*ar um* </line>
<line> po*ição no mercado *e traba*ho, ques*ion*r o *apel de </line>
</par>
<par>
<line> cada </line>
<line> profiss*onal, f*rtalecer </line>
<line> as relações com os </line>
<line> demais doce*tes, influenciando diretament* </line>
</par>
<par>
<line> na ex**ução do trabalho e no processo d* ensino e aprendizagem. </line>
<line> Como especificado nos objet*vos deste trab*lho, tr*tar*mos c** ma*s de**lhes sob*e o </line>
<line> profis*ional com licenciatura plena em música. </line>
<line> Para compreender*os melhor os f**ores *ue possam leva* a este distanciamento entre </line>
<line> doce*tes de **sciplinas *ifer*ntes, v**os ob*ervar o que a legisl*ção traz acer*a da formação </line>
<line> do pedagogo (prof***ores regent**) e do licenciado em música. </line>
<line> S*b*e a for*ação do p*da*ogo, o artigo 62 da Lei nº. 1*.415, de 2017 traz: </line>
<line> A formação de doce*tes para a*uar n* *ducação básica *ar-se-á em nível superior, </line>
<line> em curso *e licencia*ura plena, admitida, *omo formação mí*im* *ara o exercíci* </line>
<line> do magistério na educ*ção in*anti* e nos c*nco primeiros anos do en*i*o </line>
<line> fundamental, a ofere*ida em nível médio, na modalida*e n*rmal. (BRASIL, *017). </line>
<line> A Le* Federal nº 11.769, de 2*08 **az o parág*af* 6º que torn* conte*do obrigatório, </line>
<line> mas não exc*u*iv*, o ensi*o d* música no co*ponente curricul** ens*n* de arte, pre*ist* no § </line>
<line> 2º do arti*o 26 da LDB de 1996. Poré* o ar*. 2º desta mesm* lei (BR*S*L, 2008) foi vetado, </line>
</par>
<par>
<line> o que </line>
<line> *ode*ia </line>
<line> garantir uma formação bási*a </line>
<line> par* os *ducador*s musicais, a*sim como </line>
</par>
<par>
<line> acont*ce *om o* pedagogos, *an*o *arge* para a interpretação de que n*o s*ria *eces*á*io </line>
</par>
<par>
<line> form*ção específ*ca </line>
<line> para at*ar como p*o*essor </line>
<line> de mú**ca. Observa-se a*ui nas </line>
<line> esferas mais </line>
</par>
<par>
<line> *ltas da leg*sla**o brasileira um olhar dif*renciad* *obre o pro*i*si*nal com *i*enc*atura em </line>
<line> pedago*ia e aquele com licenciatura em música. *ara * primeiro, a legislação ***ant* uma </line>
<line> f*rmação básica e* c*rs*s de graduação, já para o segundo, isso não ocorr*. P*demos </line>
<line> observar que o distan*iamento ent*e est*s do*s profissionais pode ini*iar já *a leg*slação. </line>
<line> T*nto pe*agogos, com *orm**ão bá*ica gar*n*id* e* lei, qu*nto e*ucad*res musicais, </line>
<line> sem a mesm* *arant*a, *ompartilham *e um mesm* propósito, m*smos probl*mas, mesmas </line>
</par>
<par>
<line> aflições, enfre*tam os m*smo* desafio* no dec*rr*r da carre*ra </line>
<line> docente, poré*, como </line>
</par>
<par>
<line> observado, ocupa* papé*s socia*s diferentes, te*do em vista a legislação v*gente. </line>
<line> R**. FSA, T*res*na PI, v. 18, n. 03, art. 8, *. *71-186, mar. 2021 www4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonç**ves </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> Para L*ana Daniel (2009, p. 8): </line>
</par>
<par>
<line> o professor regente quem *ropicia el** entre os conhe*im**tos da academia e * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realidade da *r*ti*a p**ag*gica, *á qu* são *ujeito* que e* *eio aos co*f*on*os </line>
<line> produzem sa*er*s ut*lizando os co*hecimentos conquistado* na formação *nicia* </line>
<line> somados às e*p*riênci*s vivenciadas no d*a * dia escolar. </line>
<line> Devido à *a*ga horá*ia preenc*ida pelo p*dago**/pro*es*or r*g**te, é ele que passa </line>
<line> m*is tempo com o disc*nte, podendo a*sim col*tar inform**ões preciosas para o suces*o do </line>
<line> p*oces*o de en*ino e *prendizagem de cad* u*, estes sabere* *razidos pe*a e*periência di*ria </line>
</par>
<par>
<line> *o* o gr**o prec*sam ser </line>
<line> compartilhados com toda * comunidade e*colar, *o*r*enação, </line>
</par>
<par>
<line> direção * com ** pr*fessores de música. </line>
</par>
<par>
<line> Outra questã* que pode enfatiz*r as diferenças, **astan*o do convívi* </line>
<line> pr*fessores </line>
</par>
<par>
<line> rege*tes e *specíf*cos é o conceito </line>
<line> d* po*ivalente - mult*disc**lin*r. Cultur*lmente po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> **ser*ado como o profi*sional que tra**ita por dif*rentes disciplinas, detentor *e muit*s </line>
<line> s*bere*, portanto c*m um *érito e um lu*ar de fala ma*or do que aqueles q*e atuam e* uma </line>
<line> ár*a e**ecífica. Apesar d* se* *ma qu*stão importan**, não é o objeti*o deste trabalho trat*r </line>
<line> dest*s duas no*enclaturas, *as trazer *ara o deba*e sobre iden*idad* do *rofi*sional *oce**e </line>
<line> a h*r*nç* cultural * his*órica que env*lve o Professor polivalente/multidisci*lina*. Junto com </line>
<line> este conceito, é poss*vel ***ervar que a mú*ica é muitas vezes vista como um dom inato, algo </line>
</par>
<par>
<line> que não necess*ta de estudo *u </line>
<line> tra*alho *r*vi*, algo divino. Do*za (2009, 328) *. </line>
<line> colab**a </line>
</par>
<par>
<line> com e*ta que*tão c*ltural acerca do talento "o*tra d*scobert* *os alunos é a de que exi*te um* </line>
<line> visão muit* fo*te na escola da arte co*o talento e do* e em *ecor*ência disso os alu*o* com </line>
<line> mais facilidade s*o bas*ante valori*ados". </line>
</par>
<par>
<line> A partir **ssa </line>
<line> reflexão, </line>
<line> pode-se </line>
<line> enten**r </line>
<line> qu* a identida*e pr*fission*l apresent* </line>
</par>
<par>
<line> questões cult*r*is prec*de*tes ao sujeito, *as t*mb*m *ue*tões soluç*es encont*ad*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *roduz*da* p*r ele em um processo de construção con*ín**. </line>
</par>
<par>
<line> A id*n*idade não é um dad* adquirid*, não é um* propriedade, não é produto. A </line>
<line> identidade é um l*gar de lutas e confl*tos, é um espaço de c*nstrução d* m*nei*a* de </line>
<line> ser e estar na **ofi*sã*. Por *sso, é mais ade*uad* falar e* *rocess* *d*ntitário, </line>
<line> realçando a mescla dinâmica que caracteri** a maneira c*mo ca*a um se s*nte e se </line>
<line> diz pro*essor. (NÓV*A, 1*92, p. **). </line>
</par>
<par>
<line> Ao despe*tar em ca** docente um pensamento críti*o sobre seu papel p*ofissional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> social, *ssi* c*mo uma </line>
<line> se*sação de </line>
<line> pertencimento a um gr**o *om ans*ios, </line>
<line> o**etivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*safi*s semelhantes é ***sí*el susc*ta* també* uma autocríti*a sob** a influê*cia das </line>
<line> relaçõ*s co* *eus *a*es e *om a comunidade escolar nos resul*ado* ob*id*s, no pro**s** d* </line>
<line> ensino e aprendi*agem e também na f*r***ã* g*obal do *idadão. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, *. 03, art. 8, p. 171-1*6, m*r. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Relação Entre Profe*sores Regentes * o *e M*sica: Implica*ões na Formação Gl*bal do Aluno </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 A *elação do **ofessor com se*s *ares * seu *eflexo na f**m*ção global d* aluno </line>
</par>
<par>
<line> Quei*oz e *a*in*o (2008) tra**m relat*, que pode *er *bservado fac*lmente d*ran*e a </line>
<line> a*uação do*ente do professor de músi*a: </line>
<line> No entant*, apesar de dem*ns*rar cer*a consciência * respe*to do q*e d*ve *er </line>
<line> tra*alhado n** aulas de *ducação mus*cal, esses professores e*fa*izam as </line>
</par>
<par>
<line> d*ficul*ades q*e tê* para lida* </line>
<line> com *s problema* est*utur*i* e co*p**ta*enta*s </line>
</par>
<par>
<line> **ist*ntes no co**ex*o escolar. Enfatizam *i*da que es**s prob*emas s* *ornam ainda </line>
</par>
<par>
<line> maiores *evido ao fa*o de que </line>
<line> dir*tores, supervis*res * *emais profissionais </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> administra*ão **colar, desconhe*em, em s*a grande *aioria, os ob*etivos, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> perspectivas e </line>
<line> ** e*pecifici*ades </line>
<line> das aula* de música. (QUEI*OZ; MAR*NHO, </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 0 8 , p . 8 ). </line>
</par>
<par>
<line> Este rela*o colab*r* com *odas as questões cultur*is e *ocia*s trazid*s até *qui </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> resp*ito da identidad* social do prof*ssor *e música, a des*b*iga*ão da formaçã* bá*ica nos </line>
</par>
<par>
<line> cursos d* licen**a**ra, a cultura </line>
<line> do tale*to, da música como u*a hab*lida*e inata, o </line>
</par>
<par>
<line> desconhecime*to do* conteúdos a serem trab*lhados nesta dis*i*lina e a car*a </line>
<line> ho*ária </line>
</par>
<par>
<line> r*duz*da podem *olaborar *om o distanciamen*o destes profissionais </line>
<line> *entr* </line>
<line> da comunidade </line>
</par>
<par>
<line> es*olar, </line>
<line> trazendo ruído* na comunica*ã* </line>
<line> entre o *rofe*sor com s*us par*s, algo que pod* </line>
</par>
<par>
<line> interf*rir dire*amente no process* de en*ino e a*rendizado. </line>
<line> A buro*ratização do t**balho dentro das i*stituições educacion*is, o p*een*himento </line>
<line> excessivo de fichas, relatórios e procedimentos formais, *ode con*ribuir p*r* um desvio de </line>
<line> foco dentro *a a*uação d*cente, a*astan*o * olhar d* *rocesso de en*ino e apre*d*zagem pa*a </line>
<line> a constante p*estação de contas e ger**ão *e e*idências de ap**ndizagem, na pr*ocupaç*o po* </line>
</par>
<par>
<line> parte </line>
<line> d* direção e coordenação em *emo*stra* c*nsta*t*me*te a qualidade </line>
<line> d* trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes co* *in* comercia*s, conf*rme *e depreende de *inhar*s (1996 a*ud B*HRSI*, </line>
<line> 2011, p. 81): </line>
<line> Lin*ar*s (1996) ass*ci*, também, b*rocrati*ação e *ipe*especializ*ção, *ue tr*z </line>
</par>
<par>
<line> *ma fragmentação das atividade*, </line>
<line> distanciando os ator*s da *scola de seus p*res </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alienando-os de uma pe*ce*ção </line>
<line> mais ampla do proc*sso educacional. De*ta forma, </line>
</par>
<par>
<line> através d* c*nstrangimen*os *urocráticos, *s p*ofessores de*x*m d* ser *i**os *omo </line>
<line> \pes*oas\ e *assam a ser assumidos como \esp*ço*\ a serem pr*en*hidos nas grades </line>
<line> de ***á**o. </line>
</par>
<par>
<line> Alé* d* burocr*ti*ação, a *iper*specializaç** </line>
<line> po*e d**en*orajar o prof*ssio*al *m </line>
</par>
<par>
<line> dial*gar com áreas distan*es de sua </line>
<line> d*sciplina de fo*mação básica, redu*indo ass*m as </line>
</par>
<par>
<line> *oss*bilidades de interação e colaboração *entro do ambiente escolar. </line>
</par>
<par>
<line> Esta n*o abe*t*ra ao </line>
<line> outro, a*s saber*s do ou*ro ju*tamente co* * preocupação </line>
</par>
<par>
<line> excessi*a em cumprir </line>
<line> pr*cedimen*os dentro da organi*ação/escola pode impossibil*tar </line>
</par>
<par>
<line> proj*t*s </line>
<line> *nterdisci*lin*res e*tre profess*res de mús*c* os professores re*entes, podend* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, *. 03, art. *, p. 1*1-*86, *ar. 2**1 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. D. Corre*, M. B. R. Pra*di-Gonça*v** </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> reduzir assim a possi*ilidade de novas vivênc*as e es*ím*los levados ao discente, </line>
<line> comprometendo diretamente o pro*e*so de ensi*o e a*ren*izage*. </line>
<line> O* be*efício* da aprendizagem musica* par* o des**volviment* e for*açã* glo*al do </line>
<line> indivídu* são conhecidos e am*l*mente difundidos. De acordo *om Chiarell* e Barret* (2**5, </line>
<line> p. 2), </line>
<line> As *tivi*ades de musicaliza*ão pe**item que * **iança conhe*a me*hor a si mesm*, </line>
<line> desenvolvendo sua *oção de esquema corporal, * também permitem a c*m*nicação </line>
</par>
<par>
<line> co m </line>
<line> o outro. Weige* (1988) e Barreto (2*00) af*rma* que ati*idades podem </line>
</par>
<par>
<line> co*tribuir de maneira indelé**l *o*o *eforço no de*envo***ment* cogniti*o/ </line>
<line> lingu*stico, *sico*otor * s*cio-*fet*vo da criança [...]. </line>
<line> Mesmo com a ampla difu**o dos benefícios do ensin* *e música para a formação </line>
</par>
<par>
<line> global do indivíduo, as questões ap*e*ent*das podem inviabilizar proce*sos </line>
<line> acolhed*res, </line>
</par>
<par>
<line> p*ojeto* cr**tivos e *inâmico* com * foc* no aprendi*ad* do aluno e não n* *umprimento de </line>
<line> n*rmas e na geração constante de ev*dências d* aprendizagem, com obje*ivo d* p***tação de </line>
<line> contas ou c*merciai*. </line>
</par>
<par>
<line> Neste </line>
<line> po*t o </line>
<line> do trab*lh*, é import*nte r*ssaltar que as q*estões sobre a relação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> profi*sional *om *eu* pares *ão sã* exclu*ivas </line>
<line> do campo da P*dagogia, ou*r*s áreas se </line>
</par>
<par>
<line> debruçam **bre este assunto, questionando a rela**o do *rofission*l c** seus pares e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> reflex** na produtividade e na qual*d**e do produ*o ofertad*. </line>
</par>
<par>
<line> Despertar </line>
<line> *o *ocente e em toda a comunidade escolar a </line>
<line> *mportância de pensar nos </line>
</par>
<par>
<line> *onte*dos tran***tido* </line>
<line> através do currículo oculto*, inclu*ndo os modelos de relação </line>
</par>
<par>
<line> replicado* através do exemplo, re*ela-se fu**amental ao </line>
<line> pensar na *ormação gl*ba* do </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo. Preocupar-se com as habil*d**es e sabe*es que s*r** uti*izados por *odos *s alunos, </line>
<line> independente de sua *rea de at*aç** du*ante a *ida adulta ou profissional, p*omovendo a**im </line>
<line> *ma trans*ormação não ap*nas na *om*nidade es*o*ar mas na s*c*e*ade como um *odo, pois </line>
<line> nem todos os al**os e*tudam música para serem *ut*ros músico*. </line>
<line> *o *bse**a* prof*ssi*nais d* d*sciplinas diferentes *rabalhand* em c*o*eração, </line>
</par>
<par>
<line> in*eraç*o e com o </line>
<line> obje*ivo centr*l na formaçã* do *ducando, este </line>
<line> compreende mo*elos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r**ação de trabal*o * de relação social que p*dem ser r**licados. Estes s*beres da inteligência </line>
<line> emocional (I*), adquirid*s atra**s da obse*vação, p*dem s*r **terminantes par* o suc*sso *u </line>
</par>
<par>
<line> fr*casso de rel*ç*e* de trabalho, pessoa*s e fam**i*res </line>
<line> no decorrer da vida de todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos na com*nidade esc*lar. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> De acordo com Sa*c*ote** e M*l*na Net* (2006, p. 5), "o currículo oculto *stá presente no cotidiano esco*ar </row>
</column>
</par>
<par>
<line> sob * forma de a*r**d*za*e*s *ão planejadas. Ele é o res**tad* das re*ações in*erpessoai* desenv*lvida* na </line>
<line> escola, da hi*rarquização entre admin*strador*s, dire*ão, professores e a*unos e da form* como o* a*unos s*o </line>
<line> le***os a se relacio*arem com o co*hecimento". </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, n. *3, art. 8, p. 1*1-186, mar. *021 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Relação Ent*e Pr*fessores Reg*ntes * o de Músic*: Im*li*aç*es na Formação Global do Alu*o </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> Um *xemplo </line>
<line> de m*delos de *elação, cons*ruídos em es*aços escolares e que po*em </line>
</par>
<par>
<line> ser replicad*s, é o q*e traz Sanc*otene e Molin* Neto (2*06, p. 2): </line>
<line> *ara Bowles * *intis (*981), existe * princíp*o d* *orresp*ndência *ntre as re*ações </line>
<line> escolare* * as sociais. Os autore* *olocam que a hierarquização esc*lar e *s relaç*es </line>
</par>
<par>
<line> socia*s desen*ol**das no *nterior da es*o*a c*rr**pondem às </line>
<line> relações so*ia*s de </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho na so*iedade ca*italista. *endo assim, a escola teria como função </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rep*odução d* *orça de trabalho p*r m*io de suas r*lações s*ciais. </line>
</par>
<par>
<line> E*te ex*mplo reforça a n*ces**dade *e pr*bl*mati**ção das relações soci**s em </line>
<line> espaços escolares * o quanto e*tas r**açõe* podem i**lue*ciar na vida cotidiana do a**no </line>
<line> durante e após * edu*açã* bás*ca. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Inte*igência em**ional e o apr*nder a **la*io***-se </line>
<line> Cabe ao p*ofe*sor arriscar-se no d*s*anciamento de sua fo**açã* bási** e no di*logo </line>
<line> co* o*tros conhecimentos, vivênc**s e h*stórico trazidos por seus pares, as**m c*mo *ermit*r </line>
<line> que * o*tr* *onheça e s* ap*oxi*e de se*s p*óprios sa*e*es par* que h*ja uma comunic**ão </line>
</par>
<par>
<line> mais ef*tiva e gera*ora de expe*iências impo*tantes *ara o </line>
<line> processo *e e*sin* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. Desenv*lvendo essa **bilidade de es*** aberto aos saberes *razidos *elo outro, </line>
</par>
<par>
<line> o pro**ssor pode *e*c*b*ir tamb*m *aberes *r*zidos *elo </line>
<line> d*scente, pelo grupo * pel* </line>
</par>
<par>
<line> *omuni*ade escolar q*e podem se tornar parte fundam*ntal do planejamento pe*ag*gico e de </line>
</par>
<par>
<line> ações a sere* </line>
<line> desenvo**idas ** comunidade, c*ntribuin*o di*etamen*e para o </line>
<line> suces*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *roce**o *e ensino * apr*ndiz*gem. </line>
</par>
<par>
<line> Para que </line>
<line> es*e diálogo ocorra, necessário *ue o *rofe*sor est*ja seguro de sua * </line>
</par>
<par>
<line> formação, *e suas *abilidade*, mas também ** su*s *ragi*idades e s*a *apa*idad* de </line>
<line> apren*e*, deixa*do d* lado o posto de detento* do saber, * utilizando da inte*igência </line>
<line> e*o*ional como ferra**nta *ara *eguir este *raj*to. </line>
</par>
<par>
<line> A In*eligência Emoci*nal (IE) constitui </line>
<line> um </line>
<line> campo de inv*stigação </line>
<line> relativ*mente </line>
</par>
<par>
<line> novo, que traz consigo a proposta de ampliar * conc*ito do q*e é aceito </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> tr*dicionalmente int*ligen*e, incluindo nos domíni** da in*eligência aspe*tos </line>
<line> relaciona*o* ao mund* das emoções e sent*men*os. (WOYCIEKOSKI; HU*Z, </line>
<line> 2 0 0 9 , p . * ). </line>
<line> Neste contexto, a IE apresenta-se co*o um conteúdo ***ortante d* cur*ículo ocult*, </line>
</par>
<par>
<line> habilidade que </line>
<line> pode *e* *stimul*da e pr**icada co* todos os i*diví**os e*volvidos *om </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *omunidade escolar. Os *onte*dos da IE presentes no *urrícul* oculto *ode* ser transmitidos </line>
<line> Re*. *SA, *eresina PI, v. 18, n. 03, art. 8, p. 171-186, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. D. Correa, M. B. R. P*andi-Gonçalves </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> a pa*tir do exem*lo e da observaç*o po* pa*te dos disce*tes sobre o comportamento e ações </line>
<line> de todos que o* rodeiam, colegas de turma, professo**s, funcionário*, *amí**a e *omunid*de. </line>
<line> Durante a exec*çã* das a**es *lanejadas, *o dialog** com o*tra* d*s*ipl*na*, algum*s </line>
<line> n*c*ssida*es e conflitos podem ocorrer. A man*ira como o do*ente re*ponde a este* desafios </line>
<line> * obstáculos, assim como a mane*ra *omo ele aprese*ta s*luç*e*, sã* *xemplos *e c*nteúdos </line>
<line> d* curríc*lo ocult* que envolvem * IE. </line>
<line> A inte*igência *m*cional envol*e a capacidade d* perce**r acuradam*nte, de a*aliar </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> de expressar emoçõ*s; * c*pacida*e de perce*er e/ou gerar sentim**to* quand* </line>
</par>
<par>
<line> el*s *acilitam o pensa*en*o; a cap**idad* de *ompree*der a emoção * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co**ecimento emocion*l; e a capacida*e de c*ntr**ar emoções p*ra promo*e* o </line>
<line> c*escimen*o e*o*ional e *ntelect*al. (MAYE*; SAL*VEY, 199*, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> Considerar </line>
<line> que os conteúdos t*ans*itidos den*ro e f*ra *o* espaço* e*co*ares *ão </line>
</par>
<par>
<line> alé* do que traz o currículo presente na legislação, planejados, e*t*utura*os e prev*stos, </line>
</par>
<par>
<line> demand* constan*e vigilância durante </line>
<line> a prátic* </line>
<line> *edagóg*ca assi* como um exe***c*o </line>
</par>
<par>
<line> const*nte da IE. Est*s sabe*es se expandem *ara a vida *otidiana, dentro e for* dos ambie*t*s </line>
<line> escolares e em situaçõe* que não env*lvam * trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Interessam-nos *s apr*ndi*ag*ns dos alunos, resultantes das relações </line>
<line> in*erpesso**s </line>
</par>
<par>
<line> q*e se desenvolvem *a esco*a e/ou aquel*s apre*d*zagens que não cons*am no* </line>
<line> planeja*ento* esc*lares e que con**der*mo* fru*o do ha*itus *ro*iss*onal *os </line>
<line> professores, ou sej*, *rocuramos entender c*mo se p*oduz *m currícul* *culto po* </line>
</par>
<par>
<line> mei* d** prát*cas </line>
<line> pedag*g*c**, em gra*de me**da, e*tru*uradas a partir </line>
<line> d* </line>
<line> habitus </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissi*n*l dos pr*fes*ores. (SAN*H*TENE; MOLINA **TO, 2006, p. 2). </line>
<line> *i*da *e ac*rdo com Sanchotene e Molina N*t* (20*6, p. *), "o conc*ito de ha*itu* </line>
</par>
<par>
<line> profissional é u*ilizado *or Perre*oud et al. (2001) * se re*er* às rotinas </line>
<line> const*uídas pelos </line>
</par>
<par>
<line> profe**ore* ao longo de sua trajetória, u*il**adas *e forma inconsciente nos *ome**os em que </line>
</par>
<par>
<line> consider* oportuno". É impor*ante ressalta* que muitos *os pro*essor** </line>
<line> que atuam *os dias </line>
</par>
<par>
<line> atuais v*ven*iaram uma *duc**ão b**ica que trazia cur*ículo q*e fa*orecia c*nteúd*s *écnico* </line>
<line> * **ofissionaliz*ntes, uma *eran*a *istóri** que po*e dificu*tar a compreensão da necessidade </line>
</par>
<par>
<line> de olhar </line>
<line> *ara a in*eli*ên**a *mocional seus sabe*e* constantemente e considerá-la e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> formação global do indivíduo. </line>
</par>
<par>
<line> Na ten*ativ* d* e*tender ** e*igência* de *ra*a*h* da socieda*e da época, a </line>
<line> abordagem tecnicista buscou planeja* a educa*ã* de modo a dotá-la de uma </line>
<line> or*anização rac*ona* *a*az de minim*zar *s interferên**as su*j*tivas que pudess** </line>
</par>
<par>
<line> p*r *m ris*o sua eficiência. (S*VIANI, *984, p. </line>
<line> 16). Nesta *rop*sta, o </line>
</par>
<par>
<line> mar*inaliz*do </line>
<line> passa a s*r sinôn*mo de inc*mpetente, ineficiente, improd*tivo. </line>
</par>
<par>
<line> (*LTOÉ, p. 1, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *a**ir des*a reflexão, nota-s* a importânci* de considerar a IE como al*o a s*r </line>
</par>
<par>
<line> praticado cons*ant*me*te, també* de estar em cons*ante vigi*ân*ia, d*sponível *o d*ál*go </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 03, *rt. 8, p. *71-186, m*r. *021 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Rela*ão *ntre *r*fessores Regen*es e o de Mú*ica: Implicaçõ*s na F*rmação Global do Alu*o </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> aberto a n*vos saberes, *inimiz*ndo conflitos </line>
<line> e s*lucion*ndo n*s na comu*ic*ção. P*de-se </line>
</par>
<par>
<line> aqui res***tar a facili*ade de *cesso a *nformaçõe* e conteúdos a respei*o </line>
<line> da i*teli**ncia </line>
</par>
<par>
<line> emoc*onal </line>
<line> *os </line>
<line> dias </line>
<line> atuais, sem a nece*sid*de de inve*t*mento *e re*u*so* própr*os. </line>
</par>
<par>
<line> Considerando *s *anhos obtidos na r*lação *os professores com seus *are* utilizan*o-se da </line>
<line> *E, é poss*vel foment*r projeto* interdis*iplinares ri*os e complexos, com fluidez e *oco nos </line>
<line> g*nh*s para o aluno. </line>
<line> *.2 Propostas pr*ticas </line>
<line> Projetos interdisciplinares podem atua* como importantes ferrame*tas para aproximar </line>
<line> docen*es de disciplinas difere*tes e com forma*õ*s distintas, *l** de promover interaçã* com </line>
<line> o dis*ente, principal a*e*te e **co deste *roc*sso. Como *á apresentado, a bur*cracia prese*te </line>
</par>
<par>
<line> *ent** da </line>
<line> o*g*n*z***o/escola pode **zer co* q*e o professor a*ente-se *uito *ais em </line>
</par>
<par>
<line> cump*i* um **n*eúdo apen*s </line>
<line> porque é </line>
<line> *o*t*mpla*o pel* le*islaç*o, sem bu*car c**o es*e </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo pode af**a* a v**a cotidiana *o d*sce**e, t**nsformando sua *ealidade. Est* p*st*ra </line>
<line> po*e i*via*ilizar projeto* inte*disci*l*n*re*, contribuin*o para um desgaste, um afastam*nto </line>
<line> *os docentes, pr*porc*onando o aparecimento de nós na c*munic*ção e int*rf*rindo </line>
<line> diretamente no p*oc*sso de ensino e apren*izagem. </line>
<line> Num se*tido profundo, a interd*scipli*a*idade é sempre uma re*ção alternat*v* à </line>
</par>
<par>
<line> abo*dagem discipl*nar nor**liza*a (s*ja no </line>
<line> ensi*o o* na pe*q*isa) *os *iversos </line>
</par>
<par>
<line> objeto* d* es**do. Exist** sem**e, portanto, vár*as reaçõ*s i**erdisc*plina*es </line>
<line> pos*íveis para um mesmo desafio do conhecimento. (LEIS, 2005, p. 5). </line>
</par>
<par>
<line> Com* vi*os a***mando, *uitos gestores e co*r**nado*e* d*sconhe*em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rofundi*ade dos conteúdos trazid*s * t*ab*lhados pel* professor </line>
<line> especiali**a em *ú*ica. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse c*ntexto, *ossív*l que o professor promova, j*n*amente *om é </line>
<line> a* famílias, </line>
<line> a*uno* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> to*a a c*munidade esc*la*, ati*idades co*etivas *ue *presentem est*s conteúdos que </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> muito além ** prática de re*ertório e das apresentações. </line>
</par>
<par>
<line> Algumas ações promovi**s pela direção e coordenaçã* esco*ar *odem cont*ibuir para </line>
</par>
<par>
<line> a apr*ximação dos *embros do cor*o docente, como a promoção de e*contros </line>
<line> *ara </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> possam planejar açõe* em conjunto. É i**ortante r*ssa**ar que este* *ncontros devem </line>
</par>
<par>
<line> pro*over a busca *e sol*ções </line>
<line> *ara o* problemas en*o*t*ado* no p*ocesso de ensi*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizagem, c*laborando co* o traba*ho do grupo e ao m*smo te**o com o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> dentro das **sc*plinas, *es*eitan*o a autonomia de </line>
<line> cada </line>
<line> d*cente. Muitos destes enc*ntr*s </line>
</par>
<par>
<line> pod*m ser ob*ervados em diversas orga*iz*ç*e*, porém muitas vezes é possível perce*er qu* </line>
<line> o *bjetivo *esvi*-se e passa a ser a prod*ção de d*cumentos, mais burocr*c*a. </line>
<line> R**. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 03, *rt. 8, p. 171-186, mar. 2**1 www4.fsanet.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonçalves </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> As questõe* apresentadas *este trabalho, a*si* como os des*fios e so*uções, *odem </line>
<line> ser *e**ica*os também para o pr*fes*or que atua em in**ituições de ensino superi*r. </line>
<line> O f*** é que t*d* construção do novo * difíc*l, colo*ando em jogo não apenas </line>
<line> romper a inércia e os padrões estabelecidos, mas **mbém enfrentar o d*s*onhecido e </line>
<line> *riar condições *ar* mud*nç*s que não sej*m apenas d* nomes e de *iscursos, m*s </line>
<line> sim *ransformações *fetivas de práticas, de posturas e de concep*õe*. [...] Uma </line>
<line> *roposta curricul*r, af**al, n*o se resume a um* sequ*ncia de discipl*nas e s*as </line>
<line> ementas, mas envolve c**cepç*es de m*sica, de ed*caçã*, assim c*mo do papel </line>
<line> político e so**al da u*iversidade. E tudo is*o acont*ce nu* espaço * num processo </line>
<line> coletivo, o que sem dú*ida não é fácil. (PENNA, 20*7, p. 5*). </line>
<line> Rela*ões humana* estão *empre em transformaç*o assim como a soc**dad* * *s </line>
<line> relações sociais, portanto estes qu*stionamentos *evem estar *m con*tante atualização. </line>
<line> *ortanto, *ão cabe a es*e *rab*lho e*gotar o questiona*en*o sobr* a relação dos profess*res </line>
<line> com *eus pa*es, *ssim c*mo as demais rel*ç*es pre*entes de*tro da *omunidade esc*lar. </line>
<line> 4 CON**DER*ÇÕES FINAIS </line>
<line> Compreen*er quem somos, o qu* fazemos, p** que f*zemos e **mo p*dem*s </line>
</par>
<par>
<line> aprimora* *rabalh* o </line>
<line> em prol ** </line>
<line> desen*olvim**to indivi*ual e coletiv* devem ser *uest**s </line>
</par>
<par>
<line> norteador*s *e </line>
<line> *ualq*er a*ividade humana. Con*litos e ruídos de c*municação pode* ser </line>
</par>
<par>
<line> encontrados em atividades </line>
<line> diferentes, n* t*abalho, na vida familia* e *a cotidiana. Entender </line>
</par>
<par>
<line> como a busca de s*luçõ*s **vas * a*u*is *ar* es*es conflitos e como el*s *en*fici*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade como um todo deve ser uma c*ns*ância. </line>
</par>
<par>
<line> Na busca de um bom relacionam*nto pess**l, profission** e social é p*e*iso </line>
</par>
<par>
<line> com*reender o c*nte*to históric* e cultur*l que **dem </line>
<line> contri*uir pa*a o surgi*ento *es*es </line>
</par>
<par>
<line> co*flit*s, </line>
<line> que també* podem ap**tar pa*a algumas so*uções. * p*eciso estar aberto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *pr*nder, di*ponív*l e sensível à* n*cessidades e sab**es *o *utro e d* co*e*ivo. </line>
<line> Em um* sociedade em constan*e transformaçã*, *ã* é po**í*el e*gotar *s </line>
<line> quest**namentos sobre qualque* questão que e*vo*va as relações humanas, seu* conflito* e </line>
</par>
<par>
<line> s*luções, send* as*im e*tudos p*steri*res são </line>
<line> necessários p*ra </line>
<line> a*ual*zar est*s que*tões, </line>
</par>
<par>
<line> favor*cend* * indiv*duo, est* estud*, o pro*e*sor, aluno, *s g*upos so*iais em *ue o </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> inseridos e a sociedade co*o *m t**o. </line>
</par>
<par>
<line> *EFERÊ*CIAS </line>
</par>
<par>
<line> AL*OÉ, A. Proce*so Tecnicista. In: ALTOÉ, Anair; GASPARIN, J*ão Luiz; NEGR*O, </line>
<line> *a*ia T*mpellin F.; *ERUYA, Te**sa Kazuko. Didática: Processos d* Trabalho *m S*la de </line>
<line> Aula. *aringá: Eduem, 2005. *. 65-*9. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, *. 18, *. *3, *rt. 8, p. 171-186, mar. *021 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Relação E*t*e Profes**res *egente* e o de M*si*a: **plic*ções na Formação Global d* *lun* </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei nº 11.7*9, *e 1* de agosto *e 2008. Alte*a * Lei nº 9.394, de 20 de dezemb*o </line>
<line> de 199*, Lei de Diretrizes e Bases da Educaç*o, para *ispor sobre a obrigator*e*ade *o ensino </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> músi*a </line>
<line> na </line>
<line> educação </line>
<line> bási*a. </line>
<line> Brasíli*, </line>
<line> 2008. </line>
<line> Di**onível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> ww*.plan*lt*.gov.br/ccivil_03/_*to2007-2010/2008/le*/l*1769.h*m Acesso em: 13 out. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> BR*SIL. Lei nº </line>
<line> 13.*15, 16 de fevereir* d* 2*17. Alter* *s Leis n º 9.39*, de 20 de </line>
</par>
<par>
<line> dezembro </line>
<line> de 19*6, que estabel*ce a* diretr*zes e bas*s da educa*ão n*cio*a* [...]. Brasíl*a, </line>
</par>
<par>
<line> 2*17. Dispon*vel em: </line>
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<line> M. B. R. Pr*ndi- Gonçalves </line>
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<line> 2) análise e in*erpre**ção **s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rasc*nho o* na revisão crítica do c*n*eúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) pa*tici*aç*o na apro*a*ão da versã* fi*al do *anus*r**o. </line>
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<line> Re*. *SA, Teresina, v. 18, n. 03, a*t. 8, p. *71-186, mar. 2021 </line>
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