<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 8, p. 171-186, *a*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.03.8
</line>
<line>
* Relação Entre Professores Rege*t*s e o de Mús*ca: *mplic**ões na Formaçã* *lobal do Alu*o
</line>
<line>
The Relati*nshi* B*tween Con*ucting Teach**s and *usic Teac*ers: *mplic*t*ons for *lobal
</line>
<line>
Student Educa*io*
</line>
</par><par>
<line>
Humberto Dias C***eia
</line>
<line>
Gradu*ção em Música pe*a Univers*dade de Ribe*rão Preto
</line>
<line>
Especi*li*ta em Metodolog*as do Ensi*o d* Artes; Mú**co; Grad*an*o em Pedagog*a **la Unive*sidade de Ribeir*o *reto
</line>
<line>
Prof*ssor Bilíng*e - SEB Portugal
</line>
<line>
E-ma*l: hu*bertodhias@y*hoo.*om.*r
</line>
<line>
Mar*a Beatriz *ib*i*o Prandi-G*nça*ves
</line>
<line>
Doutora em *iências pelo Programa de Pós-Gr*duação em Psico*o*i*, P*oc*ssos *ult**ais e Subjetivaç*o (*FCLR*/USP)
</line>
<line>
Docent* na Unive**i*ade de Ribeirão Preto - UN*ERP
</line>
<line>
E-m*i*: biaprand**0@*mai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Humber** Dias Cor*eia
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: D*. Tonn* Kerley de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
A*. Waldo*iro Corre*
</line>
<line>
*a Silva, 55, *pto 34, Jardim
</line>
<line>
R*dri*u*s
</line>
</par><par>
<line>
Botânico, CEP: 14021-*1*, Ribeir*o Preto/**, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Maria Beatr*z Ribe**o Prandi-Gonçalves
</line>
<line>
Artig* recebid* em 19/01/2021. Última
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Unive*s*dade de Ri*eirão Pre*o - Av. *o*táb*le Romano,
</line>
<line>
rec*bida em 04/02/2021. Apro*ado em 05/0*/202*.
</line>
</par><par>
<line>
2.*01, Rib*irânia, CEP: 14096-900, *ibeirão Pr*to/**,
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
*valia*o pelo *i*tema *riple Review: Desk *evi*w a)
</line>
<line>
pelo Editor-C*efe; e b) Double Bli*d **vi*w
</line>
<line>
(avaliaç*o cega por do*s av*liadores da *rea).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatical, Normativa e de Fo*ma*aç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonçal*es
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Neste trabalho buscamos *xplicitar *ues*ões que po*sam comprometer o bom relacio*amento
</line>
</par><par>
<line>
pr**issional entre docentes com f*r**çã* em pedag**ia e *s d*c**tes de
</line>
<line>
dis*iplin*s
</line>
</par><par>
<line>
especí*icas, com ênf*s* no prof*ssor de música, debater co*o *s*as relações *essoais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
profi*s**n*i* *odem interfe*ir diretamente no *ro*esso *e ensino * aprendiz*gem. Por *eio da
</line>
<line>
pesquisa bibliográfica, procur**os entender os a*pectos que podem levar a u*a *proxima*ão
</line>
<line>
ou dist*n*i*mento de profissionais com me*mo propó*i*o/objetivos de traba*ho, assi* c*mo
</line>
<line>
entender os elementos *ult*rais e hist*ri*os que pode* afastar es*es prof*s*io**is, l*v*n** em
</line>
</par><par>
<line>
cont* a ca*g*
</line>
<line>
*orá*ia, b*r*crac*a, as n*rmas regim*n**is e ent*ndime*to do pa**l
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
profes*or de música dentro da org*nização. Assim, percebemos que refl*tir sobre a identidade
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
pr*fissional docente pode contribu*r para
</line>
<line>
* redução dos ruídos de *omunicaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
fa*orece*d* a exe*ução de projetos inter**sci*linares. Al*m disso, neste
</line>
<line>
*rocesso de
</line>
</par><par>
<line>
aproximação das práticas d**entes, de discipli*as diferentes, dentr* da org*nização/escola, a
</line>
<line>
i*teligência emocional pode se* uma imp*rta*te ferramenta, inclusi*e para o *esenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
pesso*l do
</line>
<line>
d*cent*, como t*mbém pode ser consider*da como um importan*e
</line>
<line>
c*nteúdo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cur*ículo oculto. É preci*o perceber q*e o principal b*neficiário do *om relacionamento **tre
</line>
<line>
os docent*s de discipli*as diferentes e seus p*o*etos é * a*uno que aprende també* através d*
</line>
<line>
exemplo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*hav*s:
</line>
<line>
**entidade
</line>
<line>
Docen*e.
</line>
<line>
Inte*igência
</line>
<line>
E*ociona*.
</line>
<line>
Comunicação.
</line>
</par><par>
<line>
Interdis*ip*i*ari*ade. Proce*so de Ensino e Apr*nd*zage*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
In *hi* work *e seek
</line>
<line>
to *xp*ain issues that **y compro**se the
</line>
<line>
good pro*e*sional
</line>
</par><par>
<line>
rel*tio*sh**
</line>
<line>
between teacher* w*th training in pedagogy a*d teachers
</line>
<line>
o* specific dis*iplines,
</line>
</par><par>
<line>
*ith an emph*si* on t*e musi* teacher, to di*cuss h*w these personal an* prof*ss*ona*
</line>
</par><par>
<line>
relationsh*ps can d*rect*y *nterfere in *h* te*c*ing a*d learnin*
</line>
<line>
process.
</line>
<line>
T*rough
</line>
</par><par>
<line>
b*bliograp*ic research, we seek to u*derstand t*e aspect* that can lead to an appr**imation or
</line>
<line>
d*stancin* of professionals with the same purp*se / work obj*ctive*, *s w*ll as to unders*and
</line>
<line>
the ***tural *nd histo*ical elements tha* can d*s*ance th*s* pr*fes*iona*s, *aking into account
</line>
<line>
the workload, *he bureaucrac*, *ules of procedur* and underst*ndi*g of th* *o*e of the mus*c
</line>
<line>
teacher *ithin the organ*za*ion. Thus, we realize that re*lec*ing on t*e identity o* the teachi**
</line>
<line>
profes*ional, ca* contr*bute to the reduction of commun*catio* *oise, favori*g the e*e***i*n
</line>
<line>
*f int*r*iscip*inary proje*ts. F*rt**rmore, in th*s process of approximation of t*ac*in*
</line>
</par><par>
<line>
practices, from different di*ciplines, wi*hin the organization *c*oo*, emo*ional inte*li*enc* /
</line>
<line>
c** be an importan* t*ol, including for the *ersonal developmen* of *h* teache*, as i* can also
</line>
<line>
b* *on*i*ered as an i*p*rtant content of t*e hi**** *urricu*um. It is necessary to re*lize that
</line>
<line>
the main beneficiary of the g**d relation**i* betwee* teacher* fr*m di*f**ent di*c*plines **d
</line>
<line>
their pro*ects is the student wh* also learn* *y e*a*ple.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: Teaching
</line>
<line>
*dentity. E*otio*al Intellig**ce. Communic*tion. Interd*sciplinar*ty.
</line>
</par><par>
<line>
T*ac*i*g a*d Learning Proc**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, v. **, n. 03, art. *, p. 171-*86, m*r. 2021
</line>
<line>
w*w4.fs**e*.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Rel**ão Entre Professore* Regent*s e * de Música: *mplicações na F*rmação Glo*al do Aluno
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
* IN*ROD*ÇÃO
</line>
<line>
Dent*o do e*paço escolar, **i**s relaç*es pessoais e soci*is est*o en*olvidas, en*re
</line>
<line>
ela* a *el**ão pr*fessor-aluno, profess*r-di*eção e coorden*ç*o, pr*fess**-equipe esc*lar e a
</line>
<line>
**laçã* *o profes*o* co* s*us pares. É sobre esta *elação que este t**b*lho s* ba*eia, *ue*tões
</line>
<line>
cultur*is * so*iais, c*m en***ue na rel*ção entre p*ofe*sores regentes e o professor de música
</line>
<line>
e as impl*caçõ*s na formação global do aluno, *ersonagem principal * que sem ele nenhuma
</line>
<line>
da* relaçõe* citadas existiri*.
</line>
<line>
As **estões *b*etiva* e subje*ivas do p*of*s*i*nal d*cente sã* det*r*inan*es para a
</line>
<line>
constru*ão da sua ident*dade **cent*, *a* não **icas, po*s *s relaç*es sociais
</line>
<line>
contr*bu*m pa*a e*ta co*st*ução. Como afirma Dubar (1997), os pr*ces**s
</line>
</par><par>
<line>
*elacionais são *a*acteriza**s pela relação do *rofessor co* seus pares, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**stitui*ão * c*m os d*mais
</line>
<line>
su*ei*o* envolv*dos, bem como o proc*sso bio**áfico
</line>
</par><par>
<line>
c**o apo*ta, em que a d*c*ncia é co*cebida a pa*tir de sua *ra*etória pe*soal.
</line>
<line>
(TRO*A, 201*, p. *).
</line>
<line>
P*ra tanto, *rocuramos *nves*igar a influência da abordage* da escola, co*o e*paç*
</line>
<line>
sóc*o-polític*, no tra*amen*o diferenciado entre os professor*s *egentes e pro*essores
</line>
<line>
específ*cos/es**cial*stas, as implica*ões *esta r**ação no processo d* ens*no e apr**dizagem
</line>
<line>
e se*s resultad*s.
</line>
<line>
Observa-se um* m*rginalizaç*o do* p**fessore* de disciplinas es*ecíficas d*ntro *os
</line>
</par><par>
<line>
*spa*os escolares,
</line>
<line>
*omo ** o fa*o de não receber *ormaçã* poli*alent* n** cursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
licenciatura em música, como o que *corre com * licenci*tura *m pedagog*a, *ude*se tornar *
</line>
</par><par>
<line>
seu tra*al*o inf**ior
</line>
<line>
*o dos demais, *eixa*do ** lado v*l*res como i*ua*dade, equidade e
</line>
</par><par>
<line>
diversidade de saberes. Dito i**o, *ossa
</line>
<line>
perg*n*a de
</line>
<line>
p*squisa é: a relação d* professor
</line>
</par><par>
<line>
es*ecíf*c* de m**i*a com seus pares, **se*vando con**i*os *c*rca da id*nti*a*e do*ente,
</line>
<line>
*ode inte*ferir *o processo ensino apr*ndizagem de mú*ica e das *emais discip*inas do
</line>
<line>
cu*rículo e*colar?
</line>
</par><par>
<line>
A **pótese levanta*a é q*e a relação *os professores c*m
</line>
<line>
seus pares *ode co**ribuir
</line>
</par><par>
<line>
para o fracasso ou sucesso do processo de ensino * *pren*iza*em; u*a vez que o papel do
</line>
</par><par>
<line>
professor *specí*ico/especialista seja de música, edu*açã* fí*ica, *rte*, dança, se*a
</line>
<line>
de outras
</line>
</par><par>
<line>
disci**inas ***rtadas *ela escola, é t** im*ortante par* a formação g*obal do aluno qu*nto o
</line>
</par><par>
<line>
do pedagog*.
</line>
<line>
Além disso, *cred*tamos que as ar*iculaçõe* que *nvolvem
</line>
<line>
dir*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coord*nação da escola *a relaçã* com *stes professores es*eciali*ta* *od*m repli*ar-*e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
relação d*s pr*fessores com seus p**es, repetindo modelo* de *elação social.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 18, n. 03, *rt. *, p. 171-186, mar. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. Corre*, M. B. R. Pr*ndi-*o*çalv**
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
De*s* fo*ma, nosso obj**ivo geral é buscar na l*te*atura e na legislação *a*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conceitos que pos**m *e*antar um q**stion*mento crítico * re*peito da *elação do p*ofes*or
</line>
<line>
com seus pares, especificamente nas relações dos pro*es*ores *specí*i*os e espe*ia*istas, com
</line>
<line>
os profe*sores r**entes de sala e as *m*licaç*es positivas *u negativa* no pro*esso de e*sino
</line>
</par><par>
<line>
e aprendizag*m e n* f*rm*ção global d* a*uno do ci*lo
</line>
<line>
básico. Para tanto, b*scamos
</line>
</par><par>
<line>
definições de pr*fe*sor*s r*gentes e es*ecíficos *a leg*slação e na literatur*; pes*uisamos na
</line>
<line>
literat*ra *rabalhos *ob*e as relações dos professo*es com *eus pares e a influência da reação
</line>
</par><par>
<line>
d* professor com *e*s
</line>
<line>
p*res no processo d* en*ino e
</line>
<line>
apre*di*agem; question*mos a
</line>
</par><par>
<line>
**e**idade profissional docent*. Assim, a partir d*s dados levantados, produzimos *m
</line>
<line>
q*estiona*ento crítico e reflexivo sobre o *roblem* apr*sentad* * lev*ntamos p*s*íveis
</line>
<line>
s*lu*ões, *tilizando * inteli*ê*ci* emo*ional e a interdi*ciplinaridade *omo ferramentas que
</line>
</par><par>
<line>
possa* f*cil*tar o tr*bal*o do d*cente
</line>
<line>
co* seus
</line>
<line>
par*s, *onsiderando os
</line>
<line>
conteúdos do
</line>
</par><par>
<line>
cur*íc*l* ocu*to e a formação d* aluno para a c*da*a*ia.
</line>
<line>
* sab*do q** es*ola não se *az a*enas dentro da sala *e aula, e nas relações pro**ssor-
</line>
</par><par>
<line>
alun* se faz, entre mu*tos ***ros aspe*to*, nas relações do pro*essor c*m seus pare*.
</line>
<line>
C om *
</line>
</par><par>
<line>
pen*ar *nterdi*cipl*narmente se
</line>
<line>
exist*m nós ou ruídos no pro*esso de *omuni*ação entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
profess*res?
</line>
</par><par>
<line>
Fala-se muito na responsa*ilidade d* professor sobre o *rocesso de en*ino
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndi*agem, mas o q** a escola faz pa*a tornar o trabalho
</line>
<line>
do
</line>
<line>
pr*fessor mai* *rod*tivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ag*adável? Com* a c*ordena*ão arti*ula momentos de diál*go entre estes e*ucado*e*? *om*
</line>
<line>
o al*no é a**tado por estas qu*stõ** em sua formação global?
</line>
<line>
Sucesso ou fra*asso no processo en*ino aprendi*agem pode e*tar muito alé* d*s
</line>
<line>
teorias *duca**onais, *a *etodo*ogia e da didática empre*a*a. * ***síve* que a questão
</line>
</par><par>
<line>
princ*pal des*e
</line>
<line>
t*abalho passe pelo e*tudo *a* identidades profission*is. *ouro (200*, p. 6*)
</line>
</par><par>
<line>
*raz: "* perspectiva teórica to*ada p*r *ubar (1997a) busca estu*ar ide*tida*es profissi*n*is
</line>
</par><par>
<line>
* *arti* das *arrativas das pessoas que trabalham", c*m
</line>
<line>
ist*, através da ob*ervaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
experiênc**s v*vidas por prof*ssores de músic* na relação com os professor*s reg**tes, este
</line>
<line>
trabalho busca refl*t*r cr*ticam*nte sobre o reconhecime*to da iden*idade do profissio**l
</line>
<line>
docente.
</line>
</par><par>
<line>
[ . . . ] O*
</line>
<line>
dados constam de entrevistas indivi*uais com os docentes e mate*ial
</line>
</par><par>
<line>
jornalístico. Suger*-se que os docentes vive*ciam m*mento de conf*i*o **
</line>
<line>
*den*ida*e profis*ional, não comprometendo suas relações pessoais *om * trabalho,
</line>
<line>
mas dificult*nd* uma vivência da identidade c**etiva. (G****D*, 2004, p. *).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 18, *. *3, art. 8, p. 17*-186, mar. *021
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Relação Entre Profe*sores *eg*ntes e o de Música: *mplicaç*e* na For*ação Global do A*uno
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
Compreender a formação da ide*tida*e pro*issio*al d*cente pode f*zer com q*e t*nto
</line>
<line>
professores reg*ntes de sala de aula, quant* pro**ssores espe*ífi*os de *ús*c* p*sse* a *e
</line>
<line>
olhar como p*ofissionais **m o mes*o pr**ósito, com um *nico obje*ivo: a formação d*
</line>
<line>
discen*e. Sobr* a identidade profissional *o**nte, Galin*o (2004), *inda tra*:
</line>
</par><par>
<line>
A con*e*ção
</line>
<line>
de identidade social def*nd*** por Penna, ao reunir i*divíduos
</line>
</par><par>
<line>
diferente* n*m mesmo g*upo, com*artil*a**o a *esma ide*tidade *ocial, não pod*,
</line>
<line>
port***o, ser fu*damentada no princ*pio de ig*aldade lógica, o*de A = A. A* i**és
</line>
<line>
dessa relação *ue não *d*ite diferença, e*a suger* uma relaç*o de semelhança, pe*a
</line>
<line>
qual os \pares\ que comparti*ham algumas semelhanças nã* necessariamen*e
</line>
<line>
preci*am esta* dia*te de iguais. (GA*INDO, *0*4, p. 16).
</line>
<line>
Den*re estas semelhanças, *o*emos de*taca* o o*jetivo maior que * a formação global
</line>
<line>
d* aluno *ara o exe*cí*io da cidadania, os mesm*s anseio* e exp*c*ativas n* exerc*cio *a
</line>
<line>
docência e os mesmos o*s*ác*los encon*rado*.
</line>
<line>
Damia*i (2008, p. 219) levanta hipót*se* que podem co*t*ibui* para qu* ex*sta* nós
</line>
<line>
ou ruídos na com*nicação entre os d*centes, não fav*recendo a formaç*o de uma identi*a*e:
</line>
<line>
Engeström (199*) - da Finlândi* - Har*reaves (199*) e Ful**n e Hargreaves (2000)
</line>
</par><par>
<line>
- do Can*dá e Thurle* (2001) - d* *uíça *escrevem a pro*issão docente *omo -
</line>
<line>
solitária. Fullan e Hargreave* (2000) sugerem qu* o isolamento docente tem raízes
</line>
<line>
em fatores co** a ar**itetura das escolas, a e*tr**ura d*s seus horários, a sobrecarga
</line>
<line>
de trabalho e a própria história da prof*ss*o *oce*te.
</line>
<line>
Buscando el*c*dar estas *ues*ões e promovendo uma reflexão crí*ica sobre a relação
</line>
</par><par>
<line>
do docente *om seu* p*r*s e formaçã* gl*bal do aluno, a metod*logia adota** para est* a
</line>
<line>
*rabalho, fo* a da r**isão bibliográfica, *o* abordagem qualitativa. D* aco*do com Mazzotti
</line>
<line>
(1991, p. 77),
</line>
</par><par>
<line>
[...] Pa*ton (1*96), embo*a recon*ecendo a grande variedade de tradições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estratégias englobadas pel* rótulo geral de pes*uisa qu*li*ativa, *o**id*ra q*e o que
</line>
<line>
existe de mais comum entre s*as di*ersas form*s é a *ra*i*ão verstehen
</line>
</par><par>
<line>
(hermenêutica). E*ta a*o*da*em pa**e d*
</line>
<line>
pressuposto *e que ** pessoa* agem
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
f*nç*o de su*s crenças, percepções, s*n**mentos e valores * seu *omportame*to tem
</line>
</par><par>
<line>
sempre um sentido, u* si*ni*icado, que não se
</line>
<line>
dá a con*ecer de mo*o imediato,
</line>
</par><par>
<line>
*recisando ser desvelado.
</line>
</par><par>
<line>
Espír*to Sa*to (199*, p. 82) *pud Souza (200*, *. 44) coloc* que, *ara que haja
</line>
<line>
av*nço científico, *ada trabalho *eve con*iderar o **e já se con*ece, pois "se cada
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isad*r t*v*sse
</line>
<line>
q*e c*meçar seu trabalh* a
</line>
<line>
parti* *e zer*
</line>
<line>
conhec**ento ou quase, nã*
</line>
</par><par>
<line>
se*ia p*ss*vel n*nhu* pro*resso cie*tíf*co". O trabalho d* ide*tificação, de l*it*ra, de
</line>
</par><par>
<line>
interpret*ção e de sí*tese de obras *e*acionadas a um
</line>
<line>
*eterminado tema é d*nomin*do de
</line>
</par><par>
<line>
"revisão bi*liográfica" ou de "rev**ão de li*erat**a".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. *8, n. 03, a*t. 8, p. 171-186, *ar. 2*21
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. C*rre*, *. B. R. Pr*nd*-Gon*alves
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFE*ENCIA* *EÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Identida*e do pr*fiss*o**l docente: profes***es re*entes e li**nciados em *úsica
</line>
<line>
Compreender *aract*rí*t*cas, obj*t**os e probl*mas enfre*tados pelo *rofissional
</line>
</par><par>
<line>
docente, indepe*dente *e seu espa** de atu*çã*, pode suscitar em ca*a pro*esso*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
importan*e s*nsação de pertenc*mento a um grupo ou * *ma classe, que comun*a da mesm*
</line>
<line>
reali*ade, de um m*smo espaço soci*l e com mesmo pro**sito.
</line>
<line>
Os cursos *e Lic*n**atu*a *l**a em *eda***ia preparam o pro*essor polivalente para
</line>
<line>
**uar em diversas *isciplinas d*ntro do en*ino inf*ntil e funda*ental, enquanto outros cu*sos
</line>
</par><par>
<line>
de licenc**tura preparam o profis*ional
</line>
<line>
para atuar dentro
</line>
<line>
d* uma **scipli*a específica
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ensi*o fundamental e médio. Po*ém, apesar dessa *ife*ença, os *onhecimentos s*b** didática,
</line>
</par><par>
<line>
me*odologias,
</line>
<line>
caracterí*ticas do ensino e aprendizagem,
</line>
<line>
planejamento, ent*e *utros, são
</line>
</par><par>
<line>
comun* a estas duas f**m*çõ*s, apr**imando estes profiss*on*is em saberes e preparo
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
atua*em na formaç*o globa* d* discente.
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo com tantas sem*lh*nças, pode-se o*se*v*r, no inter*or das escola*, *or
</line>
</par><par>
<line>
que**õ*s culturais, u* agrupamento de profissi*n*is d* mesma **rmação, o que
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
promover um di*tan*iamen*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
p*ofess** d*
</line>
<line>
disciplinas específicas do restante *a
</line>
</par><par>
<line>
*omunidad* escol*r, *or não en*o*trar seme*hantes ou nã* se sentir*m incluíd*s socialmente.
</line>
<line>
Outra q*est** **e pode co*perar para es*e di*ta*ciamento é quantidad* de tem**
</line>
</par><par>
<line>
dentro da instituição. Como
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*arga
</line>
<line>
horária curricular **evista
</line>
<line>
*m lei pa** a* d*sciplinas
</line>
</par><par>
<line>
es*ecífica* é muit* m*no* d* que a do p**fessor regente, *ss* torna-o m*nos presente dentro
</line>
<line>
da insti*uiç*o no pe*í*do *e uma semana, por e*e*plo, fazend*-o assumir aul** em dive*sas
</line>
</par><par>
<line>
inst***ições
</line>
<line>
para ga*a**ir s** sus*ento. Este afasta*en*o involuntá*io,
</line>
<line>
dado
</line>
<line>
às circ*nstâncias
</line>
</par><par>
<line>
impostas pela l**islaçã*, p*de
</line>
<line>
c*us*r
</line>
<line>
uma falsa impressão de não c*mprometimento com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação
</line>
<line>
gl*b*l do aluno
</line>
<line>
*or parte de*te profission*l, já que seu t**po de observaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contato com o di*ce*te é m*ito menor do que o do professor *e*ente.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda é preciso considerar o fato *e
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
o* profissionai* q** ocupam cargos *e
</line>
</par><par>
<line>
c*orden**ã* e
</line>
<line>
direção *êm geral*ente o curs* de Peda**gia *o*o base de sua f*rma*ão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
muitas vezes desco**ecem até mesmo os c*nteúdos a serem m*nistrados pe*o profe*so* de
</line>
<line>
discipli*a esp*cífica.
</line>
<line>
Podemos o*se*var dois modelos de identida*e profi*sional, o tradicional e o
</line>
<line>
globalizado. Para Mal*ez*i (2*00, p. 134), "na sociedade tradicional, caracter*zada pela
</line>
<line>
e*tabili**de de papéis e estruturas, a *de*tidade profis*i*nal e*a u* objeto me*os pres*ionado
</line>
<line>
a muda*, p*incipalm**te qu*ndo a relaç*o de indiví*u* e meio *tin*ia um ponto de
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 18, n. 03, art. 8, *. 171-*86, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Re*açã* Entre Professores Regentes e o de Música: Imp*icações n* F*rmação G*o*al do Alu*o
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
equilíb*io". Observa-** que
</line>
<line>
ness* m*delo *radicional, m*diante um equ*líbrio
</line>
<line>
e*tre as
</line>
</par><par>
<line>
necessidades sociai* e pessoais, não exi*te u* qu*stionamento a respe*to do of*ci*, ap*na*
</line>
</par><par>
<line>
cumpre-se um papel preestabe*e*id*. Em relaç*o ao
</line>
<line>
contexto da
</line>
<line>
global*zaç*o, "[...]
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições da
</line>
<line>
em*re*a flexív*l, const**ção da id*n*idade profi*sional impõe-se como u** a
</line>
</par><par>
<line>
forma de ad*ptação à ambig*idade * inc*rtezas
</line>
<line>
que tornam a gestão *o *ndiví*uo u*a
</line>
</par><par>
<line>
atividade ma*s co*plexa" (MALVEZ*I, 2000, *. *40).
</line>
</par><par>
<line>
O*s***ando *ste* d*is mo*elos trazidos por *alvez*i (2000), percebe-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância de além de ocu*ar um*
</line>
<line>
po*ição no mercado *e traba*ho, ques*ion*r o *apel de
</line>
</par><par>
<line>
cada
</line>
<line>
profiss*onal, f*rtalecer
</line>
<line>
as relações com os
</line>
<line>
demais doce*tes, influenciando diretament*
</line>
</par><par>
<line>
na ex**ução do trabalho e no processo d* ensino e aprendizagem.
</line>
<line>
Como especificado nos objet*vos deste trab*lho, tr*tar*mos c** ma*s de**lhes sob*e o
</line>
<line>
profis*ional com licenciatura plena em música.
</line>
<line>
Para compreender*os melhor os f**ores *ue possam leva* a este distanciamento entre
</line>
<line>
doce*tes de **sciplinas *ifer*ntes, v**os ob*ervar o que a legisl*ção traz acer*a da formação
</line>
<line>
do pedagogo (prof***ores regent**) e do licenciado em música.
</line>
<line>
S*b*e a for*ação do p*da*ogo, o artigo 62 da Lei nº. 1*.415, de 2017 traz:
</line>
<line>
A formação de doce*tes para a*uar n* *ducação básica *ar-se-á em nível superior,
</line>
<line>
em curso *e licencia*ura plena, admitida, *omo formação mí*im* *ara o exercíci*
</line>
<line>
do magistério na educ*ção in*anti* e nos c*nco primeiros anos do en*i*o
</line>
<line>
fundamental, a ofere*ida em nível médio, na modalida*e n*rmal. (BRASIL, *017).
</line>
<line>
A Le* Federal nº 11.769, de 2*08 **az o parág*af* 6º que torn* conte*do obrigatório,
</line>
<line>
mas não exc*u*iv*, o ensi*o d* música no co*ponente curricul** ens*n* de arte, pre*ist* no §
</line>
<line>
2º do arti*o 26 da LDB de 1996. Poré* o ar*. 2º desta mesm* lei (BR*S*L, 2008) foi vetado,
</line>
</par><par>
<line>
o que
</line>
<line>
*ode*ia
</line>
<line>
garantir uma formação bási*a
</line>
<line>
par* os *ducador*s musicais, a*sim como
</line>
</par><par>
<line>
acont*ce *om o* pedagogos, *an*o *arge* para a interpretação de que n*o s*ria *eces*á*io
</line>
</par><par>
<line>
form*ção específ*ca
</line>
<line>
para at*ar como p*o*essor
</line>
<line>
de mú**ca. Observa-se a*ui nas
</line>
<line>
esferas mais
</line>
</par><par>
<line>
*ltas da leg*sla**o brasileira um olhar dif*renciad* *obre o pro*i*si*nal com *i*enc*atura em
</line>
<line>
pedago*ia e aquele com licenciatura em música. *ara * primeiro, a legislação ***ant* uma
</line>
<line>
f*rmação básica e* c*rs*s de graduação, já para o segundo, isso não ocorr*. P*demos
</line>
<line>
observar que o distan*iamento ent*e est*s do*s profissionais pode ini*iar já *a leg*slação.
</line>
<line>
T*nto pe*agogos, com *orm**ão bá*ica gar*n*id* e* lei, qu*nto e*ucad*res musicais,
</line>
<line>
sem a mesm* *arant*a, *ompartilham *e um mesm* propósito, m*smos probl*mas, mesmas
</line>
</par><par>
<line>
aflições, enfre*tam os m*smo* desafio* no dec*rr*r da carre*ra
</line>
<line>
docente, poré*, como
</line>
</par><par>
</page><line>
observado, ocupa* papé*s socia*s diferentes, te*do em vista a legislação v*gente.
</line>
<line>
R**. FSA, T*res*na PI, v. 18, n. 03, art. 8, *. *71-186, mar. 2021 www4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonç**ves
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
Para L*ana Daniel (2009, p. 8):
</line>
</par><par>
<line>
o professor regente quem *ropicia el** entre os conhe*im**tos da academia e *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade da *r*ti*a p**ag*gica, *á qu* são *ujeito* que e* *eio aos co*f*on*os
</line>
<line>
produzem sa*er*s ut*lizando os co*hecimentos conquistado* na formação *nicia*
</line>
<line>
somados às e*p*riênci*s vivenciadas no d*a * dia escolar.
</line>
<line>
Devido à *a*ga horá*ia preenc*ida pelo p*dago**/pro*es*or r*g**te, é ele que passa
</line>
<line>
m*is tempo com o disc*nte, podendo a*sim col*tar inform**ões preciosas para o suces*o do
</line>
<line>
p*oces*o de en*ino e *prendizagem de cad* u*, estes sabere* *razidos pe*a e*periência di*ria
</line>
</par><par>
<line>
*o* o gr**o prec*sam ser
</line>
<line>
compartilhados com toda * comunidade e*colar, *o*r*enação,
</line>
</par><par>
<line>
direção * com ** pr*fessores de música.
</line>
</par><par>
<line>
Outra questã* que pode enfatiz*r as diferenças, **astan*o do convívi*
</line>
<line>
pr*fessores
</line>
</par><par>
<line>
rege*tes e *specíf*cos é o conceito
</line>
<line>
d* po*ivalente - mult*disc**lin*r. Cultur*lmente po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
**ser*ado como o profi*sional que tra**ita por dif*rentes disciplinas, detentor *e muit*s
</line>
<line>
s*bere*, portanto c*m um *érito e um lu*ar de fala ma*or do que aqueles q*e atuam e* uma
</line>
<line>
ár*a e**ecífica. Apesar d* se* *ma qu*stão importan**, não é o objeti*o deste trabalho trat*r
</line>
<line>
dest*s duas no*enclaturas, *as trazer *ara o deba*e sobre iden*idad* do *rofi*sional *oce**e
</line>
<line>
a h*r*nç* cultural * his*órica que env*lve o Professor polivalente/multidisci*lina*. Junto com
</line>
<line>
este conceito, é poss*vel ***ervar que a mú*ica é muitas vezes vista como um dom inato, algo
</line>
</par><par>
<line>
que não necess*ta de estudo *u
</line>
<line>
tra*alho *r*vi*, algo divino. Do*za (2009, 328) *.
</line>
<line>
colab**a
</line>
</par><par>
<line>
com e*ta que*tão c*ltural acerca do talento "o*tra d*scobert* *os alunos é a de que exi*te um*
</line>
<line>
visão muit* fo*te na escola da arte co*o talento e do* e em *ecor*ência disso os alu*o* com
</line>
<line>
mais facilidade s*o bas*ante valori*ados".
</line>
</par><par>
<line>
A partir **ssa
</line>
<line>
reflexão,
</line>
<line>
pode-se
</line>
<line>
enten**r
</line>
<line>
qu* a identida*e pr*fission*l apresent*
</line>
</par><par>
<line>
questões cult*r*is prec*de*tes ao sujeito, *as t*mb*m *ue*tões soluç*es encont*ad*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*roduz*da* p*r ele em um processo de construção con*ín**.
</line>
</par><par>
<line>
A id*n*idade não é um dad* adquirid*, não é um* propriedade, não é produto. A
</line>
<line>
identidade é um l*gar de lutas e confl*tos, é um espaço de c*nstrução d* m*nei*a* de
</line>
<line>
ser e estar na **ofi*sã*. Por *sso, é mais ade*uad* falar e* *rocess* *d*ntitário,
</line>
<line>
realçando a mescla dinâmica que caracteri** a maneira c*mo ca*a um se s*nte e se
</line>
<line>
diz pro*essor. (NÓV*A, 1*92, p. **).
</line>
</par><par>
<line>
Ao despe*tar em ca** docente um pensamento críti*o sobre seu papel p*ofissional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
social, *ssi* c*mo uma
</line>
<line>
se*sação de
</line>
<line>
pertencimento a um gr**o *om ans*ios,
</line>
<line>
o**etivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
d*safi*s semelhantes é ***sí*el susc*ta* també* uma autocríti*a sob** a influê*cia das
</line>
<line>
relaçõ*s co* *eus *a*es e *om a comunidade escolar nos resul*ado* ob*id*s, no pro**s** d*
</line>
<line>
ensino e aprendi*agem e também na f*r***ã* g*obal do *idadão.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, *. 03, art. 8, p. 171-1*6, m*r. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Relação Entre Profe*sores Regentes * o *e M*sica: Implica*ões na Formação Gl*bal do Aluno
</line>
<line>
*79
</line>
</par><par>
<line>
2.2 A *elação do **ofessor com se*s *ares * seu *eflexo na f**m*ção global d* aluno
</line>
</par><par>
<line>
Quei*oz e *a*in*o (2008) tra**m relat*, que pode *er *bservado fac*lmente d*ran*e a
</line>
<line>
a*uação do*ente do professor de músi*a:
</line>
<line>
No entant*, apesar de dem*ns*rar cer*a consciência * respe*to do q*e d*ve *er
</line>
<line>
tra*alhado n** aulas de *ducação mus*cal, esses professores e*fa*izam as
</line>
</par><par>
<line>
d*ficul*ades q*e tê* para lida*
</line>
<line>
com *s problema* est*utur*i* e co*p**ta*enta*s
</line>
</par><par>
<line>
**ist*ntes no co**ex*o escolar. Enfatizam *i*da que es**s prob*emas s* *ornam ainda
</line>
</par><par>
<line>
maiores *evido ao fa*o de que
</line>
<line>
dir*tores, supervis*res * *emais profissionais
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
administra*ão **colar, desconhe*em, em s*a grande *aioria, os ob*etivos,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
perspectivas e
</line>
<line>
** e*pecifici*ades
</line>
<line>
das aula* de música. (QUEI*OZ; MAR*NHO,
</line>
</par><par>
<line>
2 0 0 8 , p . 8 ).
</line>
</par><par>
<line>
Este rela*o colab*r* com *odas as questões cultur*is e *ocia*s trazid*s até *qui
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
resp*ito da identidad* social do prof*ssor *e música, a des*b*iga*ão da formaçã* bá*ica nos
</line>
</par><par>
<line>
cursos d* licen**a**ra, a cultura
</line>
<line>
do tale*to, da música como u*a hab*lida*e inata, o
</line>
</par><par>
<line>
desconhecime*to do* conteúdos a serem trab*lhados nesta dis*i*lina e a car*a
</line>
<line>
ho*ária
</line>
</par><par>
<line>
r*duz*da podem *olaborar *om o distanciamen*o destes profissionais
</line>
<line>
*entr*
</line>
<line>
da comunidade
</line>
</par><par>
<line>
es*olar,
</line>
<line>
trazendo ruído* na comunica*ã*
</line>
<line>
entre o *rofe*sor com s*us par*s, algo que pod*
</line>
</par><par>
<line>
interf*rir dire*amente no process* de en*ino e a*rendizado.
</line>
<line>
A buro*ratização do t**balho dentro das i*stituições educacion*is, o p*een*himento
</line>
<line>
excessivo de fichas, relatórios e procedimentos formais, *ode con*ribuir p*r* um desvio de
</line>
<line>
foco dentro *a a*uação d*cente, a*astan*o * olhar d* *rocesso de en*ino e apre*d*zagem pa*a
</line>
<line>
a constante p*estação de contas e ger**ão *e e*idências de ap**ndizagem, na pr*ocupaç*o po*
</line>
</par><par>
<line>
parte
</line>
<line>
d* direção e coordenação em *emo*stra* c*nsta*t*me*te a qualidade
</line>
<line>
d* trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes co* *in* comercia*s, conf*rme *e depreende de *inhar*s (1996 a*ud B*HRSI*,
</line>
<line>
2011, p. 81):
</line>
<line>
Lin*ar*s (1996) ass*ci*, também, b*rocrati*ação e *ipe*especializ*ção, *ue tr*z
</line>
</par><par>
<line>
*ma fragmentação das atividade*,
</line>
<line>
distanciando os ator*s da *scola de seus p*res
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alienando-os de uma pe*ce*ção
</line>
<line>
mais ampla do proc*sso educacional. De*ta forma,
</line>
</par><par>
<line>
através d* c*nstrangimen*os *urocráticos, *s p*ofessores de*x*m d* ser *i**os *omo
</line>
<line>
\pes*oas\ e *assam a ser assumidos como \esp*ço*\ a serem pr*en*hidos nas grades
</line>
<line>
de ***á**o.
</line>
</par><par>
<line>
Alé* d* burocr*ti*ação, a *iper*specializaç**
</line>
<line>
po*e d**en*orajar o prof*ssio*al *m
</line>
</par><par>
<line>
dial*gar com áreas distan*es de sua
</line>
<line>
d*sciplina de fo*mação básica, redu*indo ass*m as
</line>
</par><par>
<line>
*oss*bilidades de interação e colaboração *entro do ambiente escolar.
</line>
</par><par>
<line>
Esta n*o abe*t*ra ao
</line>
<line>
outro, a*s saber*s do ou*ro ju*tamente co* * preocupação
</line>
</par><par>
<line>
excessi*a em cumprir
</line>
<line>
pr*cedimen*os dentro da organi*ação/escola pode impossibil*tar
</line>
</par><par>
<line>
proj*t*s
</line>
<line>
*nterdisci*lin*res e*tre profess*res de mús*c* os professores re*entes, podend*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, *. 03, art. *, p. 1*1-*86, *ar. 2**1
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. Corre*, M. B. R. Pra*di-Gonça*v**
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
reduzir assim a possi*ilidade de novas vivênc*as e es*ím*los levados ao discente,
</line>
<line>
comprometendo diretamente o pro*e*so de ensi*o e a*ren*izage*.
</line>
<line>
O* be*efício* da aprendizagem musica* par* o des**volviment* e for*açã* glo*al do
</line>
<line>
indivídu* são conhecidos e am*l*mente difundidos. De acordo *om Chiarell* e Barret* (2**5,
</line>
<line>
p. 2),
</line>
<line>
As *tivi*ades de musicaliza*ão pe**item que * **iança conhe*a me*hor a si mesm*,
</line>
<line>
desenvolvendo sua *oção de esquema corporal, * também permitem a c*m*nicação
</line>
</par><par>
<line>
co m
</line>
<line>
o outro. Weige* (1988) e Barreto (2*00) af*rma* que ati*idades podem
</line>
</par><par>
<line>
co*tribuir de maneira indelé**l *o*o *eforço no de*envo***ment* cogniti*o/
</line>
<line>
lingu*stico, *sico*otor * s*cio-*fet*vo da criança [...].
</line>
<line>
Mesmo com a ampla difu**o dos benefícios do ensin* *e música para a formação
</line>
</par><par>
<line>
global do indivíduo, as questões ap*e*ent*das podem inviabilizar proce*sos
</line>
<line>
acolhed*res,
</line>
</par><par>
<line>
p*ojeto* cr**tivos e *inâmico* com * foc* no aprendi*ad* do aluno e não n* *umprimento de
</line>
<line>
n*rmas e na geração constante de ev*dências d* aprendizagem, com obje*ivo d* p***tação de
</line>
<line>
contas ou c*merciai*.
</line>
</par><par>
<line>
Neste
</line>
<line>
po*t o
</line>
<line>
do trab*lh*, é import*nte r*ssaltar que as q*estões sobre a relação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
profi*sional *om *eu* pares *ão sã* exclu*ivas
</line>
<line>
do campo da P*dagogia, ou*r*s áreas se
</line>
</par><par>
<line>
debruçam **bre este assunto, questionando a rela**o do *rofission*l c** seus pares e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
reflex** na produtividade e na qual*d**e do produ*o ofertad*.
</line>
</par><par>
<line>
Despertar
</line>
<line>
*o *ocente e em toda a comunidade escolar a
</line>
<line>
*mportância de pensar nos
</line>
</par><par>
<line>
*onte*dos tran***tido*
</line>
<line>
através do currículo oculto*, inclu*ndo os modelos de relação
</line>
</par><par>
<line>
replicado* através do exemplo, re*ela-se fu**amental ao
</line>
<line>
pensar na *ormação gl*ba* do
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo. Preocupar-se com as habil*d**es e sabe*es que s*r** uti*izados por *odos *s alunos,
</line>
<line>
independente de sua *rea de at*aç** du*ante a *ida adulta ou profissional, p*omovendo a**im
</line>
<line>
*ma trans*ormação não ap*nas na *om*nidade es*o*ar mas na s*c*e*ade como um *odo, pois
</line>
<line>
nem todos os al**os e*tudam música para serem *ut*ros músico*.
</line>
<line>
*o *bse**a* prof*ssi*nais d* d*sciplinas diferentes *rabalhand* em c*o*eração,
</line>
</par><par>
<line>
in*eraç*o e com o
</line>
<line>
obje*ivo centr*l na formaçã* do *ducando, este
</line>
<line>
compreende mo*elos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r**ação de trabal*o * de relação social que p*dem ser r**licados. Estes s*beres da inteligência
</line>
<line>
emocional (I*), adquirid*s atra**s da obse*vação, p*dem s*r **terminantes par* o suc*sso *u
</line>
</par><par>
<line>
fr*casso de rel*ç*e* de trabalho, pessoa*s e fam**i*res
</line>
<line>
no decorrer da vida de todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos na com*nidade esc*lar.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
sob * forma de a*r**d*za*e*s *ão planejadas. Ele é o res**tad* das re*ações in*erpessoai* desenv*lvida* na
</line>
<line>
escola, da hi*rarquização entre admin*strador*s, dire*ão, professores e a*unos e da form* como o* a*unos s*o
</line>
<line>
le***os a se relacio*arem com o co*hecimento".
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, n. *3, art. 8, p. 1*1-186, mar. *021 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Relação Ent*e Pr*fessores Reg*ntes * o de Músic*: Im*li*aç*es na Formação Global do Alu*o
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
Um *xemplo
</line>
<line>
de m*delos de *elação, cons*ruídos em es*aços escolares e que po*em
</line>
</par><par>
<line>
ser replicad*s, é o q*e traz Sanc*otene e Molin* Neto (2*06, p. 2):
</line>
<line>
*ara Bowles * *intis (*981), existe * princíp*o d* *orresp*ndência *ntre as re*ações
</line>
<line>
escolare* * as sociais. Os autore* *olocam que a hierarquização esc*lar e *s relaç*es
</line>
</par><par>
<line>
socia*s desen*ol**das no *nterior da es*o*a c*rr**pondem às
</line>
<line>
relações so*ia*s de
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho na so*iedade ca*italista. *endo assim, a escola teria como função
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rep*odução d* *orça de trabalho p*r m*io de suas r*lações s*ciais.
</line>
</par><par>
<line>
E*te ex*mplo reforça a n*ces**dade *e pr*bl*mati**ção das relações soci**s em
</line>
<line>
espaços escolares * o quanto e*tas r**açõe* podem i**lue*ciar na vida cotidiana do a**no
</line>
<line>
durante e após * edu*açã* bás*ca.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Inte*igência em**ional e o apr*nder a **la*io***-se
</line>
<line>
Cabe ao p*ofe*sor arriscar-se no d*s*anciamento de sua fo**açã* bási** e no di*logo
</line>
<line>
co* o*tros conhecimentos, vivênc**s e h*stórico trazidos por seus pares, as**m c*mo *ermit*r
</line>
<line>
que * o*tr* *onheça e s* ap*oxi*e de se*s p*óprios sa*e*es par* que h*ja uma comunic**ão
</line>
</par><par>
<line>
mais ef*tiva e gera*ora de expe*iências impo*tantes *ara o
</line>
<line>
processo *e e*sin*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem. Desenv*lvendo essa **bilidade de es*** aberto aos saberes *razidos *elo outro,
</line>
</par><par>
<line>
o pro**ssor pode *e*c*b*ir tamb*m *aberes *r*zidos *elo
</line>
<line>
d*scente, pelo grupo * pel*
</line>
</par><par>
<line>
*omuni*ade escolar q*e podem se tornar parte fundam*ntal do planejamento pe*ag*gico e de
</line>
</par><par>
<line>
ações a sere*
</line>
<line>
desenvo**idas ** comunidade, c*ntribuin*o di*etamen*e para o
</line>
<line>
suces*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*roce**o *e ensino * apr*ndiz*gem.
</line>
</par><par>
<line>
Para que
</line>
<line>
es*e diálogo ocorra, necessário *ue o *rofe*sor est*ja seguro de sua *
</line>
</par><par>
<line>
formação, *e suas *abilidade*, mas também ** su*s *ragi*idades e s*a *apa*idad* de
</line>
<line>
apren*e*, deixa*do d* lado o posto de detento* do saber, * utilizando da inte*igência
</line>
<line>
e*o*ional como ferra**nta *ara *eguir este *raj*to.
</line>
</par><par>
<line>
A In*eligência Emoci*nal (IE) constitui
</line>
<line>
um
</line>
<line>
campo de inv*stigação
</line>
<line>
relativ*mente
</line>
</par><par>
<line>
novo, que traz consigo a proposta de ampliar * conc*ito do q*e é aceito
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
tr*dicionalmente int*ligen*e, incluindo nos domíni** da in*eligência aspe*tos
</line>
<line>
relaciona*o* ao mund* das emoções e sent*men*os. (WOYCIEKOSKI; HU*Z,
</line>
<line>
2 0 0 9 , p . * ).
</line>
<line>
Neste contexto, a IE apresenta-se co*o um conteúdo ***ortante d* cur*ículo ocult*,
</line>
</par><par>
<line>
habilidade que
</line>
<line>
pode *e* *stimul*da e pr**icada co* todos os i*diví**os e*volvidos *om
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*omunidade escolar. Os *onte*dos da IE presentes no *urrícul* oculto *ode* ser transmitidos
</line>
<line>
Re*. *SA, *eresina PI, v. 18, n. 03, art. 8, p. 171-186, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. Correa, M. B. R. P*andi-Gonçalves
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
a pa*tir do exem*lo e da observaç*o po* pa*te dos disce*tes sobre o comportamento e ações
</line>
<line>
de todos que o* rodeiam, colegas de turma, professo**s, funcionário*, *amí**a e *omunid*de.
</line>
<line>
Durante a exec*çã* das a**es *lanejadas, *o dialog** com o*tra* d*s*ipl*na*, algum*s
</line>
<line>
n*c*ssida*es e conflitos podem ocorrer. A man*ira como o do*ente re*ponde a este* desafios
</line>
<line>
* obstáculos, assim como a mane*ra *omo ele aprese*ta s*luç*e*, sã* *xemplos *e c*nteúdos
</line>
<line>
d* curríc*lo ocult* que envolvem * IE.
</line>
<line>
A inte*igência *m*cional envol*e a capacidade d* perce**r acuradam*nte, de a*aliar
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
de expressar emoçõ*s; * c*pacida*e de perce*er e/ou gerar sentim**to* quand*
</line>
</par><par>
<line>
el*s *acilitam o pensa*en*o; a cap**idad* de *ompree*der a emoção *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co**ecimento emocion*l; e a capacida*e de c*ntr**ar emoções p*ra promo*e* o
</line>
<line>
c*escimen*o e*o*ional e *ntelect*al. (MAYE*; SAL*VEY, 199*, p. 15).
</line>
</par><par>
<line>
Considerar
</line>
<line>
que os conteúdos t*ans*itidos den*ro e f*ra *o* espaço* e*co*ares *ão
</line>
</par><par>
<line>
alé* do que traz o currículo presente na legislação, planejados, e*t*utura*os e prev*stos,
</line>
</par><par>
<line>
demand* constan*e vigilância durante
</line>
<line>
a prátic*
</line>
<line>
*edagóg*ca assi* como um exe***c*o
</line>
</par><par>
<line>
const*nte da IE. Est*s sabe*es se expandem *ara a vida *otidiana, dentro e for* dos ambie*t*s
</line>
<line>
escolares e em situaçõe* que não env*lvam * trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Interessam-nos *s apr*ndi*ag*ns dos alunos, resultantes das relações
</line>
<line>
in*erpesso**s
</line>
</par><par>
<line>
q*e se desenvolvem *a esco*a e/ou aquel*s apre*d*zagens que não cons*am no*
</line>
<line>
planeja*ento* esc*lares e que con**der*mo* fru*o do ha*itus *ro*iss*onal *os
</line>
<line>
professores, ou sej*, *rocuramos entender c*mo se p*oduz *m currícul* *culto po*
</line>
</par><par>
<line>
mei* d** prát*cas
</line>
<line>
pedag*g*c**, em gra*de me**da, e*tru*uradas a partir
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
habitus
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissi*n*l dos pr*fes*ores. (SAN*H*TENE; MOLINA **TO, 2006, p. 2).
</line>
<line>
*i*da *e ac*rdo com Sanchotene e Molina N*t* (20*6, p. *), "o conc*ito de ha*itu*
</line>
</par><par>
<line>
profissional é u*ilizado *or Perre*oud et al. (2001) * se re*er* às rotinas
</line>
<line>
const*uídas pelos
</line>
</par><par>
<line>
profe**ore* ao longo de sua trajetória, u*il**adas *e forma inconsciente nos *ome**os em que
</line>
</par><par>
<line>
consider* oportuno". É impor*ante ressalta* que muitos *os pro*essor**
</line>
<line>
que atuam *os dias
</line>
</par><par>
<line>
atuais v*ven*iaram uma *duc**ão b**ica que trazia cur*ículo q*e fa*orecia c*nteúd*s *écnico*
</line>
<line>
* **ofissionaliz*ntes, uma *eran*a *istóri** que po*e dificu*tar a compreensão da necessidade
</line>
</par><par>
<line>
de olhar
</line>
<line>
*ara a in*eli*ên**a *mocional seus sabe*e* constantemente e considerá-la e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
formação global do indivíduo.
</line>
</par><par>
<line>
Na ten*ativ* d* e*tender ** e*igência* de *ra*a*h* da socieda*e da época, a
</line>
<line>
abordagem tecnicista buscou planeja* a educa*ã* de modo a dotá-la de uma
</line>
<line>
or*anização rac*ona* *a*az de minim*zar *s interferên**as su*j*tivas que pudess**
</line>
</par><par>
<line>
p*r *m ris*o sua eficiência. (S*VIANI, *984, p.
</line>
<line>
16). Nesta *rop*sta, o
</line>
</par><par>
<line>
mar*inaliz*do
</line>
<line>
passa a s*r sinôn*mo de inc*mpetente, ineficiente, improd*tivo.
</line>
</par><par>
<line>
(*LTOÉ, p. 1, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*a**ir des*a reflexão, nota-s* a importânci* de considerar a IE como al*o a s*r
</line>
</par><par>
<line>
praticado cons*ant*me*te, també* de estar em cons*ante vigi*ân*ia, d*sponível *o d*ál*go
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 03, *rt. 8, p. *71-186, m*r. *021 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Rela*ão *ntre *r*fessores Regen*es e o de Mú*ica: Implicaçõ*s na F*rmação Global do Alu*o
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
aberto a n*vos saberes, *inimiz*ndo conflitos
</line>
<line>
e s*lucion*ndo n*s na comu*ic*ção. P*de-se
</line>
</par><par>
<line>
aqui res***tar a facili*ade de *cesso a *nformaçõe* e conteúdos a respei*o
</line>
<line>
da i*teli**ncia
</line>
</par><par>
<line>
emoc*onal
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
dias
</line>
<line>
atuais, sem a nece*sid*de de inve*t*mento *e re*u*so* própr*os.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando *s *anhos obtidos na r*lação *os professores com seus *are* utilizan*o-se da
</line>
<line>
*E, é poss*vel foment*r projeto* interdis*iplinares ri*os e complexos, com fluidez e *oco nos
</line>
<line>
g*nh*s para o aluno.
</line>
<line>
*.2 Propostas pr*ticas
</line>
<line>
Projetos interdisciplinares podem atua* como importantes ferrame*tas para aproximar
</line>
<line>
docen*es de disciplinas difere*tes e com forma*õ*s distintas, *l** de promover interaçã* com
</line>
<line>
o dis*ente, principal a*e*te e **co deste *roc*sso. Como *á apresentado, a bur*cracia prese*te
</line>
</par><par>
<line>
*ent** da
</line>
<line>
o*g*n*z***o/escola pode **zer co* q*e o professor a*ente-se *uito *ais em
</line>
</par><par>
<line>
cump*i* um **n*eúdo apen*s
</line>
<line>
porque é
</line>
<line>
*o*t*mpla*o pel* le*islaç*o, sem bu*car c**o es*e
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo pode af**a* a v**a cotidiana *o d*sce**e, t**nsformando sua *ealidade. Est* p*st*ra
</line>
<line>
po*e i*via*ilizar projeto* inte*disci*l*n*re*, contribuin*o para um desgaste, um afastam*nto
</line>
<line>
*os docentes, pr*porc*onando o aparecimento de nós na c*munic*ção e int*rf*rindo
</line>
<line>
diretamente no p*oc*sso de ensino e apren*izagem.
</line>
<line>
Num se*tido profundo, a interd*scipli*a*idade é sempre uma re*ção alternat*v* à
</line>
</par><par>
<line>
abo*dagem discipl*nar nor**liza*a (s*ja no
</line>
<line>
ensi*o o* na pe*q*isa) *os *iversos
</line>
</par><par>
<line>
objeto* d* es**do. Exist** sem**e, portanto, vár*as reaçõ*s i**erdisc*plina*es
</line>
<line>
pos*íveis para um mesmo desafio do conhecimento. (LEIS, 2005, p. 5).
</line>
</par><par>
<line>
Com* vi*os a***mando, *uitos gestores e co*r**nado*e* d*sconhe*em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rofundi*ade dos conteúdos trazid*s * t*ab*lhados pel* professor
</line>
<line>
especiali**a em *ú*ica.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse c*ntexto, *ossív*l que o professor promova, j*n*amente *om é
</line>
<line>
a* famílias,
</line>
<line>
a*uno*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
to*a a c*munidade esc*la*, ati*idades co*etivas *ue *presentem est*s conteúdos que
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
muito além ** prática de re*ertório e das apresentações.
</line>
</par><par>
<line>
Algumas ações promovi**s pela direção e coordenaçã* esco*ar *odem cont*ibuir para
</line>
</par><par>
<line>
a apr*ximação dos *embros do cor*o docente, como a promoção de e*contros
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
possam planejar açõe* em conjunto. É i**ortante r*ssa**ar que este* *ncontros devem
</line>
</par><par>
<line>
pro*over a busca *e sol*ções
</line>
<line>
*ara o* problemas en*o*t*ado* no p*ocesso de ensi*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizagem, c*laborando co* o traba*ho do grupo e ao m*smo te**o com o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
dentro das **sc*plinas, *es*eitan*o a autonomia de
</line>
<line>
cada
</line>
<line>
d*cente. Muitos destes enc*ntr*s
</line>
</par><par>
</page><line>
pod*m ser ob*ervados em diversas orga*iz*ç*e*, porém muitas vezes é possível perce*er qu*
</line>
<line>
o *bjetivo *esvi*-se e passa a ser a prod*ção de d*cumentos, mais burocr*c*a.
</line>
<line>
R**. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 03, *rt. 8, p. 171-186, mar. 2**1 www4.fsanet.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. D. Correa, M. B. R. Prandi-Gonçalves
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
As questõe* apresentadas *este trabalho, a*si* como os des*fios e so*uções, *odem
</line>
<line>
ser *e**ica*os também para o pr*fes*or que atua em in**ituições de ensino superi*r.
</line>
<line>
O f*** é que t*d* construção do novo * difíc*l, colo*ando em jogo não apenas
</line>
<line>
romper a inércia e os padrões estabelecidos, mas **mbém enfrentar o d*s*onhecido e
</line>
<line>
*riar condições *ar* mud*nç*s que não sej*m apenas d* nomes e de *iscursos, m*s
</line>
<line>
sim *ransformações *fetivas de práticas, de posturas e de concep*õe*. [...] Uma
</line>
<line>
*roposta curricul*r, af**al, n*o se resume a um* sequ*ncia de discipl*nas e s*as
</line>
<line>
ementas, mas envolve c**cepç*es de m*sica, de ed*caçã*, assim c*mo do papel
</line>
<line>
político e so**al da u*iversidade. E tudo is*o acont*ce nu* espaço * num processo
</line>
<line>
coletivo, o que sem dú*ida não é fácil. (PENNA, 20*7, p. 5*).
</line>
<line>
Rela*ões humana* estão *empre em transformaç*o assim como a soc**dad* * *s
</line>
<line>
relações sociais, portanto estes qu*stionamentos *evem estar *m con*tante atualização.
</line>
<line>
*ortanto, *ão cabe a es*e *rab*lho e*gotar o questiona*en*o sobr* a relação dos profess*res
</line>
<line>
com *eus pa*es, *ssim c*mo as demais rel*ç*es pre*entes de*tro da *omunidade esc*lar.
</line>
<line>
4 CON**DER*ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Compreen*er quem somos, o qu* fazemos, p** que f*zemos e **mo p*dem*s
</line>
</par><par>
<line>
aprimora* *rabalh* o
</line>
<line>
em prol **
</line>
<line>
desen*olvim**to indivi*ual e coletiv* devem ser *uest**s
</line>
</par><par>
<line>
norteador*s *e
</line>
<line>
*ualq*er a*ividade humana. Con*litos e ruídos de c*municação pode* ser
</line>
</par><par>
<line>
encontrados em atividades
</line>
<line>
diferentes, n* t*abalho, na vida familia* e *a cotidiana. Entender
</line>
</par><par>
<line>
como a busca de s*luçõ*s **vas * a*u*is *ar* es*es conflitos e como el*s *en*fici*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade como um todo deve ser uma c*ns*ância.
</line>
</par><par>
<line>
Na busca de um bom relacionam*nto pess**l, profission** e social é p*e*iso
</line>
</par><par>
<line>
com*reender o c*nte*to históric* e cultur*l que **dem
</line>
<line>
contri*uir pa*a o surgi*ento *es*es
</line>
</par><par>
<line>
co*flit*s,
</line>
<line>
que també* podem ap**tar pa*a algumas so*uções. * p*eciso estar aberto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*pr*nder, di*ponív*l e sensível à* n*cessidades e sab**es *o *utro e d* co*e*ivo.
</line>
<line>
Em um* sociedade em constan*e transformaçã*, *ã* é po**í*el e*gotar *s
</line>
<line>
quest**namentos sobre qualque* questão que e*vo*va as relações humanas, seu* conflito* e
</line>
</par><par>
<line>
s*luções, send* as*im e*tudos p*steri*res são
</line>
<line>
necessários p*ra
</line>
<line>
a*ual*zar est*s que*tões,
</line>
</par><par>
<line>
favor*cend* * indiv*duo, est* estud*, o pro*e*sor, aluno, *s g*upos so*iais em *ue o
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
inseridos e a sociedade co*o *m t**o.
</line>
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Com* *eferenci*r este Arti*o, c*nforme ABNT:
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H. D. *O*REA, M. *. R. PR*NDI-GONÇALVES. * Relação En*r* Profe*sor** Reg*ntes e o de
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Música: Implicaç**s na Forma*ã* Gl*bal do Aluno. *ev. FSA, Teres*na, *.1*, *. 03, art. *, p. 171-
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*86, mar. 2021.
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Con*ribuição dos Autores
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<line>
H. D. Cor*ea
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<line>
M. B. R. Pr*ndi- Gonçalves
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1) concepção e plane*ame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*erpre**ção **s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho o* na revisão crítica do c*n*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*tici*aç*o na apro*a*ão da versã* fi*al do *anus*r**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 18, n. 03, a*t. 8, p. *71-186, mar. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)