<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 7, p. 128-143, *e*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.02.7 </line>
</par>
<par>
<line> *nálise Econômica da Crise: A Corr*d* Pela Prod*çã* da Vac**a Ante a Pandem** do Covid-19 </line>
<line> E*onomic Cris*s Ana*y*is: The Rac* for Vaccine P**duct*on in the F*ce o* the Co*i*-19 </line>
<line> Pand*mic </line>
</par>
<par>
<line> Sonia Aparecida *e C*rvalho </line>
<line> Doutora ** *iência Ju*ídica pela Univ*rsidade d* Vale do Itaj*í </line>
<line> E-mail: sonia.adv.*00*@hotmail.com </line>
<line> May*on Fagund*s M*chado </line>
<line> Me**rado em *iê*cia Jurídic* p**a Univer*idade do Vale do I*a*aí </line>
<line> Gradua*ão em Direit* pela Universidad* do V*le do Itajaí </line>
<line> E-*ail: *dv.*ayko*fagundes@*ma*l.*om </line>
<line> José Ev*rto* da Silva </line>
<line> Douto*a em Ciência Jurídica pela Univ*rsidade do Vale *o *t*j*í </line>
<line> E-*ail: c*min**@univali.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: Soni* Aparecida *e Carval** </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade do Vale do It*jaí. R. U*u*uai, 458 - Ce**r*, </line>
<line> Edi*or-Chefe: *r. Tonny Ker**y de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Itaj*í - SC, 88302-*01 Br*sil. </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Ma*kon Fagun**s Machado </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade d* Val* d* Itajaí. R. Uruguai, 458 - *e*tro, </line>
<line> Art*go rece**do em 2*/01/2021. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *tajaí - **, 88302-901 Brasil. </line>
<line> recebid* em 02/02/2*21. Aprovado em 03/02/2021. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: J*sé Everto* da Silva </line>
</par>
<par>
<line> U*ive*s*dad* do Vale do Ita*aí. R. Uruguai, 458 - Centr*, </line>
<line> Avaliado *elo *i*tema T*iple Review: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> Itajaí - *C, 8**02-901 B*asil. </line>
<line> p*lo Edi*o*-Chef*; e b) Double Blind Re*iew </line>
<line> (*valiação cega p*r dois avaliador*s ** ár*a). </line>
<line> Revisão: *ramatical, N*rma*iva e de Form*tação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anál*se Econômica da Crise: A Corri*a P*la *rodução da Vacina Ante a Pand*mia do *ovi*-19 </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A presente pe*quisa poss*i po* Objeto a v*rificação da Análise Econômi*a do Direi** diante </line>
<line> da crise instaurada em *m**to *lobal. Co** Obj*ti*o **ral, prete*de-se d*stacar a *elevância </line>
<line> d* A*álise E*onômica do Direito, princ*p*l*ente ante ao* contextos de Cr*s* *u* d**pontam </line>
<line> espor*dicamente tanto n*ci*nalm*nte, como *e forma ra*a, entre*anto preocupante, em nível </line>
<line> global. Como **jetivo Específ*co, pretende-se verificar *o* base na A*álise Eco*ô*i*a do </line>
</par>
<par>
<line> Direito a notória </line>
<line> guerra f*ia trava*a </line>
<line> *ntre os países a fim d* obtere* </line>
<line> o * onopól i o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> conquista pe*a pr*dução e </line>
<line> pro*ag*ção de uma p*ssível vac*na capa* d* re**rte* e *u**r os </line>
</par>
<par>
<line> imp*cto* d* *and*mia *e *írus *a COV*D-19. Por fim, *a** a formu*ação d* presen** a*tigo, </line>
</par>
<par>
<line> foi ut*lizado o método indutivo, *artindo-se de diversos posicionam*ntos até chegar a </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> denomin*dor comum, primando pela Humildad* Cient*fica, instrumentaliz*do com as </line>
<line> t*cni*as do R*f*rent*, da Categoria, do Concei** Ope*acional e d* Pesquisa Bib*iográfica. </line>
<line> Palavras-chave: Análise Eco**mica da Crise. Vaci*a. Pandemia. COVID-19. </line>
<line> A*STRAC* </line>
<line> The purpose of the *resent research is to verify t*e Econo*ic A*alysis of Law in the fac* of </line>
<line> the c*isis that w*s establis*ed gl*ball*. As a Ge*eral Objective, it is in*ended to highlight *he </line>
<line> *elevance of E*onomic Analysis of L*w, especiall* in the face of C*isis contexts *hat emerge </line>
<line> sporadi**lly both nati*nally, and in a *are, however worrying, *n* globa* l*vel. As a Specific </line>
<line> Obje*tive, it is *ntended to verify, *ase* o* *he Economic Ana*ysis o* Law, the no*orious *old </line>
</par>
<par>
<line> war waged between </line>
<line> c*un*r*es i* order to o*tain a monopoly o* th* conq*est for the </line>
</par>
<par>
<line> p*od*ctio* and prop*ga*ion of a possibl* *accine c**able of revers*n* and curing *he i*pa**s </line>
<line> of COVID- 19. Fina*l*, for the formulation of th*s article, th* inductive me*hod was u*ed, </line>
<line> startin* fr*m se*eral p*sitions unti* reach*ng a common denomin*tor, s*ri*ing *or Scientif*c </line>
<line> Humil*ty, us*n* the techniq*e* of *h* Refe*ent, Categ*ry, Operat*onal Co*cept and R*search </line>
<line> Bibliographic. </line>
<line> *eywords: Ec*nomic An*lysis of the Crisis. Vac**ne. Pandemic. *OVID-19. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 7, p. 128-14*, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsan**.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. C*rvalho, *. *. *achad*, J. E. Silva </line>
<line> *30 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A p*s-mod*r*idade1 * o *er*odo *ue a H*m*nidade vive na atualidade. Embor* não </line>
<line> se possa de**mitar com precis*o o início ou *érm*no des** p*ríodo, fenô*enos traz*dos como </line>
<line> atípic*s e *aríssimos de acontecerem *cab*m despo*tando com gr*nde temeri**de. Essa </line>
<line> *emerida*e ocor*e seja pela negligência do Ser H*mano d**nte do seu ha*itat n*t***l, * T*rra, </line>
</par>
<par>
<line> s*j* també* pela sua alt*vez *e p**sar que sem*re está no </line>
<line> controle dos fenômen*s q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*ontecem na era da pós-moderni*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Conside*ada a situação de pand*m*a d* vír*s COVID-19, v*ve*cia*a ** ano de 2020, </line>
<line> ori*n*a da negligência do S*r Humano, faz se aqui p*r o*o*tuno an*lis*r tal fenô**no *o* </line>
</par>
<par>
<line> intermédi* d* Análise Econômic* </line>
<line> do D*****o, consi*erando </line>
<line> os aspectos jur*dicos que </line>
</par>
<par>
<line> vinculam as relações sociai*, *conômicas * *o*íticas, *o fim, rea*iz*ndo-*e **a Anál*s* </line>
<line> Econôm**a da Crise g*obal. </line>
</par>
<par>
<line> Para a compreens*o de fenôme**s c*m*lex*s, assim como a pand*mia de </line>
<line> vír*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> C*VID-19, utili**-se merament* um prisma pu*o de </line>
<line> percep*ão e *en*o *nv*ável. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> pers**c*iva, a interdis*i**inarid*de do* tem*s torna-*e fun**m*ntal conve**arem, a **m de que </line>
<line> possamos che*ar a um n*rt* e compree*der a gravidade *o problema *videnciado. </line>
<line> *a*a t*nto, *a presen*e abo*dagem, propõe-** u**lizar d* Análise Econômic* do </line>
<line> Dir*ito (*ED), a fim de e*tende* i*cl**ive a *elevância do Utilita*ism* que propõe um d*b*te </line>
</par>
<par>
<line> e*tre </line>
<line> a* *ais divers*s área* *o con**cimento, *e*a </line>
<line> e*a*: Economia, Direito, Mo*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> igualmente É**c*. </line>
<line> A Aná*is* Eco*ôm*ca do Direit*, pa*ti*do-se d*sse ***s do Util*tarismo, bu*ca </line>
</par>
<par>
<line> e*tender de forma conjunta os fenômenos sociais, *e uma *aneira que se destaque </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rele*ância Econômica por t*ás da tomada de decisõ*s, sejam e*as emanadas de qua*sq**r dos </line>
<line> Po*e*es, inc*usive n* esfera a*mi*i*t*ativ* e privad*. </line>
<line> Sen*o *ssim, * Análise Econômi*a da Crise Glob*l se m**tra n**e*sár**, sobret*d* </line>
<line> com enf*que em notar os ef*it*s so*io*conô*ic*s do manifesto caos instalado na*ion**m*nte </line>
<line> no Brasil e, a *a*tir dessa **rcepção, apontar *oluções e me*hores caminhos * *erem to*ad*s. </line>
<line> *or fi*, notar-s*-á p*r *eio da A*álise Econômica d* Direit*, *om enfo**e na </line>
</par>
<par>
<line> C*ise, que a co*r*da pela p*odução da v*cina do </line>
<line> ví*us *a COVID-19, *em se tor*ado u*a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> "A *ós-moder*idade é, por *sso, c*mo um movimento intelectual, a *rítica da mo*er*ida*e, a c*nsciênci* da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> nec*ssid*de </line>
<line> de emergência de uma outra visão *e *undo, a consci*ncia do fim das fi*osofi** da hi*tória e da </line>
</par>
<par>
<line> quebr* de g*andes **tanarrativas, dem*nda*do novo* *rranjos que *ejam capaz *e ir além dos ho*i*ontes </line>
<line> fixad*s pe*o* *iscurso* da modernidade". BI*TAR, Eduard* Carl*s B*anc*. O Direito na p*s-mo**rni*ade: </line>
<line> reflexões f*ankfur*iana*. 2. ed. Ri* d* *aneiro: Forense Universitária, 2009, p. 146. </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 18, n. 0*, art. 7, *. 128-143, fe*. 2*21 w*w4.fsanet.*om.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aná**se E*onômica da C*ise: A *or**da Pel* P*odução da *ac*na Ante a Pandemia do Covid-19 </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> disputa acir**d* entre os p*í*es, em *ma espécie de busca *elo monopóli* da co*q*ist* *m </line>
<line> *eio ao caos. </line>
</par>
<par>
<line> Dest* *od*, a present* </line>
<line> *e*qu*s* possui p*r Ob*e*o a v*rifi*ação da A*álise </line>
</par>
<par>
<line> *conômica do Direito d*ante da crise i*staurad* em âmbito glo*al. Como Ob*etivo Ge*al, </line>
<line> pret**de-se destacar a *ele*ância da An*lise Econômica d* Direito, pri*cipal**nte ante aos </line>
<line> contextos de Crise que despontam esporadi**ment* tan*o na*ionalmente, como de forma rar*, </line>
<line> entre*anto preocupante, em nível global. </line>
<line> Co*o Ob*et*vo E*pec*fico, pre*ende-se verifica* *om ba** *a Análi*e Econômica d* </line>
<line> *ir*ito a notóri* guerra fria *ravada entre os *aíses a fim de ob*erem o mono*ólio *a </line>
<line> conquista pe*a produçã* e pr*pagação de u*a possível *acina capaz de r*verter e *ura* os </line>
<line> impactos do vírus *a COVID-*9. </line>
<line> P**a a *ormula*ão *o presente re*ato *e pesquisa, fora uti**zado o método induti*o, </line>
</par>
<par>
<line> p*rtindo-se de diversos po*icion*mentos a*é c*egar a </line>
<line> um denom*na*or comum, primando </line>
</par>
<par>
<line> pela Humildad* Cient*fic*, i*stru**ntali*a*o c*m as técnica* *o Referente, da Catego*ia, *o </line>
<line> Conceito Operacion*l * da Pesquisa Bibliogr**i*a. </line>
<line> * REFERENC**L TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Do utilit*ri*mo e da an*lise econô*ica d* direito </line>
<line> Segundo preconiza VELJANOVSKY2, a chamada Teo*ia *o Uti*itari*m* </line>
<line> estabel*ce*ia inicialmente a *onexão **cessária entre o *i*eito e * Economia, con*ando-se </line>
<line> com * parti*ipação d* diversos nomes il*str*s *o D*reito e da Ec*n*mia, base*da na junção </line>
</par>
<par>
<line> de seus es*udos, em prol </line>
<line> de uma Análi*e E*onô*ic* do Direito, *utores es*es co*o: Adam </line>
</par>
<par>
<line> Smith, Mill, Marx, *ent*e outros que se dedi*ar*m a aborda* a t*mática econômica nas suas </line>
</par>
<par>
<line> *ais va*iadas vertentes, </line>
<line> considerando-se, s*bretudo, relaç*o *ur*dica a </line>
<line> existente. *e a*ordo </line>
</par>
<par>
<line> com P*IE*O3: </line>
</par>
<par>
<line> [...] O relaciona*ento **t** essas ciências não é recent*. Enquanto a Econ*mia </line>
</par>
<par>
<line> direciona o seu foco para a </line>
<line> a*oc*ção efic*ente dos insumos de produção e </line>
</par>
<par>
<line> di*tribui*ão d*s bens e **rvi*os de for*a *quitat*va. * Dir*ito busca r*alizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> j*st*ça, a*ocar os bens jurí*icos eficiente*ente e prover tratamento e*u*tat*vo e </line>
<line> bal*nce*do. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> *ELJANOV*KY, Cento. *h* Economics of Law. London: The Inst*tu*e *f Ec*nomic Affairs, 2*06. </row>
<row> PRIETO, Jos* Vi*e*te. *nál*se E**nô*ica do Dir*ito: * relação entre Dire*to e Economia. Revista da **DE, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> v.11, p. 12*-135, 2014, p. 122. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, **resina P*, v. 1*, n. 02, art. 7, p. 128-143, fe*. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Carval*o, M. F. M*chado, J. E. Silva </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> *esse modo, por meados *o Sécul* XVIII *e iniciou considerav*lmente a discussão </line>
<line> acerca do* relevant*s ditames morais, p*líticos, étic*s e e*onô*ico*, em uma pers**ctiva a </line>
<line> verifi*ar a necessidade desse d*álogo conj**to e*tre os te*as, haja vis*a q*e de fat* </line>
<line> conver*am entre si. </line>
<line> Principa*mente a partir d* metad* d* *éc*lo p*ssad*, *esenvolveu-se, in*cia**ente e </line>
<line> com mais força nos Estados Unid*s da América, uma nov* corrente na *eoria </line>
<line> jurí*ica que combi*a *s ciência* econ**ica e j*r*dica, t*ndo como objetivo o estu*o </line>
</par>
<par>
<line> *n****isci*linar do direito. A r*ferida *or*ente denomina-se An*lise *c*nômica </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Direito (AED), ou "L*w a*d Econom*cs" **ra o* norte-americanos.4 </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tant*, s*mente no Século XX, tai* debat*s gan*aram melhor*s *on**rnos </line>
</par>
<par>
<line> *urí*icos, a saber, com as contribuições </line>
<line> de Ca*abre*i e Coase, </line>
<line> dest*cando-*e a análise </line>
</par>
<par>
<line> eco**mi*a como de fato u*a vertente cons*derável a analisar as probl*máti**s sociais5. </line>
<line> Assim, para Calabr*s*, "a An*lise E*onômica não deve explic*r o Direit* em si, mas </line>
</par>
<par>
<line> demonstra* *omo este de*e ser, objetivando a reconstrução do s*stema legal partir de a </line>
<line> que*tões econômicas".6 </line>
<line> Parti*do-se dessas premissas *nicia*s, Posner pode *s*a***ece* uma *elhor </line>
</par>
<par>
<line> vi*culação entre o Direito e a Economia por interméd*o d* sua obra Analysis of La*, - </line>
</par>
<par>
<line> ef*tivando uma teoria capaz de s**uciona* ***f*itos s*c*ais *er de contrib**o à Ciênci* e </line>
<line> Juríd*ca. </line>
<line> Rich*rd *osner, em sua ob*a "Some Uses and Abuses of *conom*cs *n Law", "define </line>
<line> a Aná*ise Econ*m*ca do D*reito como um mo*imento de pensamento cuja caracterí*tica </line>
</par>
<par>
<line> *ssen*ial é a </line>
<line> *pli*ação da teor*a microe*on*mica neoclássica à a*álise das principais </line>
</par>
<par>
<line> ins*itu**ões e do sist*ma j*rídi*o e* s*u *onj*n*o".7 </line>
<line> Ressalta-s* que a teoria d* *osner *rou** grande dese*volvimen*o a partir da cri*e da </line>
<line> déc*da de 7* e causou "uma mudança de rumo* n* *conomia. O *stado *e bem-est*r soc*a* </line>
<line> passa a ser substituído pelo *nd***dualismo de bem-esta*, destacando a concep*ã* do homem </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> AGUIAR, *ernar*o **gu*to Teixe*ra de. A a*álise econôm*ca do ***eito: as*ectos gerais. Âmbit* Jurídic*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 01/03/2013. </line>
<line> Dispo*ível </line>
<line> e*: </line>
<line> h**ps://ambitojuridi*o.com.b*/e*icoes/revista-1*0/a-anal*se-econom*ca-do-direito- </line>
</par>
<par>
<line> aspe*tos-gerais/. Acesso em: 2 nov. 20*0. [s. p.]. </line>
<line> 5 PRIETO, José Vicente. An*lise Econômica *o Direi*o: a rela*ão e*tre Direito e E*onom*a. *evista d* AMDE, </line>
<line> v.11, p. 121-135, 2014, *. 1*2. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> AGUI*R, Ber*ar*o Augusto Teixei*a de. A análise econô*ica do *ireito: a*pe*tos gerais. Âmbito Jurí*ico. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 01/03/*013. </line>
<line> D*s*onível </line>
<line> e*: </line>
<line> https://*mbi*ojuridico.com.br/edico*s/*ev*sta-110/a-a*alis*-econo*ica-do-direito- </line>
</par>
<par>
<line> aspectos-g*ra*s/. Acesso em: 2 *o*. 2020. [*. p.]. </line>
<line> 7 AGUI*R, B*rna*do Augusto Teixeir* de. A análise econô*ica do direito: *spectos gerais. Â*bito Jurídico. </line>
</par>
<par>
<line> *1/*3/2013. </line>
<line> Disponív*l </line>
<line> em: </line>
<line> https://am*ito*uridico.co*.br/ed**oes/revista-110/a-analise-*conomica-d*-direi**- </line>
</par>
<par>
<line> aspe*tos-gerais/. Ace*so em: 2 nov. 2020. [*. p.]. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 7, p. 12*-143, fev. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise Econômica da Cr**e: A C**rida Pela Produção da V*ci** Ante * Pandemia do Covid-19 </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> como maximizador de riquezas".8 Porém, a teori* de *o*se "d*fendeu a teori* d* custo soc*al </line>
<line> c*mo um problema que exige a unifica*ão de critérios jurídicos e ec*nômic*s".* A*erca disto, </line>
<line> *AC*ECO10 assevera da s*guinte form*: </line>
<line> [] * apariçã* d*sta obra é d*term**ante na consolidaçã* d* AED por vários </line>
<line> motivos. Em *rim*iro lugar, porque era um est*do si*temáti*o da mai*ria dos </line>
<line> setores do sistema jurídico americano sob a perspectiva da an*lise econômica. Pel* </line>
<line> primei*a v*z apar*c**m r*uni*as em um só trabalho as aplicações *a teo*ia </line>
</par>
<par>
<line> econômi*a a t*do* o* âmbitos da teoria </line>
<line> jurídica, d*sde *s *am*s tra**ci*nais da </line>
</par>
<par>
<line> commo* law, </line>
<line> a** os mais </line>
<line> *ariados *em*s como *egislação fiscal e ant*t**ste, a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo j*dic*al ou mesmo * constituição. </line>
<line> Essa siste*at*za*ão das </line>
<line> aplicações da </line>
</par>
<par>
<line> te*ria econô*ica aos mai* variados ramos do sistema jurí*ico a*erica*o, pr*tendia </line>
<line> se dem**strar po* par*e do autor de qu* a análise econô*ica era uma te*ria apt* para </line>
<line> rea**zar uma ex*licação global dos d*vers*s a*p*ctos *o o*denamento jurídi*o. Em </line>
<line> seg**do lu*ar, esta **ra continha as p*in*ipa*s t*ses d* ten*ênc*a mais des*nvo*vida </line>
<line> da AED, a da *sco*a de Chicago, e s*a d*fusão extraord*nária pro*uziu um efeit* </line>
</par>
<par>
<line> p*eciso, </line>
<line> que foi o *e identificar a AED *om as i*eias e autores p*ocedentes de </line>
</par>
<par>
<line> Chicag*: * AED era* Posn** e seus segu*dore*. </line>
<line> Pac*eco, co*forme acim*, ace*ta c*m precisão quando de*t*ca q*e Po**er ab*rd* </line>
</par>
<par>
<line> rel*vantes </line>
<line> tem*s so*iais s** a pers*ectiva econ*mica, v*z que *e **to ele se preocup*** em </line>
</par>
<par>
<line> an*lisar min**amente des*e fenômenos de mono*ólio, a*é m*s*o relaç*e* *e trabalh* onde </line>
<line> se bu*ca meramen*e o menor custo e o maior prove*to de c*pacidade ** traba*ha*or, a figura </line>
<line> do estag*ário, *or ex*mplo, trata-se *e u* exemplo signific*nte que se verific* *star alinhado </line>
<line> ness* lógica e*onomi*ista. </line>
<line> Nest* ponto, PACHECO1* explica que "o ho** oeconomicus é *ruto *e ** pro*e*s* </line>
<line> *e re*uçã*. **dução expressad* na mutação antropológi**, que transforma *s relações do </line>
<line> *omem com a* coisas *m um critéri* de identificação do indi*íduo". Estuda-s* *om a Análise </line>
<line> Econômica *o Direito, tanto a utilida*e da* *oisas, o *odelo racional, bem c*mo o modelo </line>
<line> comportamen*al. PRIETO12 ace*ca d* tal abo*dagem esclarec* q**: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> AGUIAR, Ber*ardo Augusto Teixeir* de. A análise econômica do direito: aspectos gerai*. Â*bito Jurídico. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 0*/03/2013. </line>
<line> Dispo**v*l </line>
<line> e*: http*://*mbitojuridico.com.br/*di*oes/revista-110/a-analise-e*onom*ca-do-direit*- </line>
</par>
<par>
<line> aspect*s-*erais/. Acesso em: 2 nov. 2020. [s. p.]. </line>
<line> 9 A*UI*R, Bernardo Au*us*o *eixeira d*. A análise eco**mica d* *i*eito: aspecto* gerais. Âmbito Jurídico. </line>
</par>
<par>
<line> 0*/0*/201*. </line>
<line> Dispo**vel </line>
<line> em: https://ambitojuridico.co*.br/e*icoes/*evis*a-110/a-**a*ise-economica-do-direito- </line>
</par>
<par>
<column>
<row> aspectos-ger*i*/. Acesso em: * nov. 20*0. [*. p.]. </row>
<row> 10 PACH*C*, Pedro Mer*ado. Análise *conômica *o Direito: *ma </row>
<row> Estudos Constituc*ona**, **94, p. 29. </row>
</column>
<column>
<row> re*onstrução te*ric*. Ma*ri: Centro </row>
</column>
<column>
<row> de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 11 PACHEC*, Pedro **rcado. El Analises Econômico *el Derecho: una reconstru**ion teo*ica. Mad**d: </line>
<line> *e*tro de Estudi*s Consti*ucion*l*s, 1*9* apud AGU**R, Bernardo Augu*to *eixeira *e. A análise econômica </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> dire*to: </line>
<line> a*pecto* </line>
<line> g*ra*s. </line>
<line> Âmbito </line>
<line> Jurídic*. </line>
<line> 0*/03/2013. </line>
<line> Dis*onível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> htt**://ambito*uridico.***.br/edicoes/re*i**a-11*/*-ana*ise-economica-do-*ir*ito-aspecto*-gerais/. Acesso *m: </line>
<line> 2 nov. 2020.[s. p.]. (Tradução nos**). </line>
<line> 12 PRIE*O, *osé *ic*nte. Análise Econômica do Dir*ito: a relação entre Direito e Eco*o*ia. Revist* da </line>
<line> AMDE, v.11, *. 121-135, 2014, p. 1*2. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 18, n. 02, ar*. 7, p. 128-143, fev. 202* ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho, M. *. M*chado, J. E. Silva </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> O comportamento rac*onal é *m dos pressupo*t** da Análise Eco*ôm*ca do D**e*to, </line>
<line> parte d* princíp*o que indiv*duos e f**mas *ê* um comportam*nto *ac*onal e que </line>
<line> ambos bus**m o seu bem-estar ou * plenitude de seu* interesses. P*rtanto, * qu*stão </line>
<line> do comp*rtam*nto racional hum*no *eria condição sine qua non pa*a os mod*los </line>
<line> econômicos e legais. </line>
</par>
<par>
<line> De outro lado, </line>
<line> presumi* qu* o c*mportamento e anseios de </line>
<line> indivíduos seria* </line>
</par>
<par>
<line> suficient*s para c**ar um modelo econômico ide*l n*o comporta ace*t*ção </line>
<line> n* mo*elo </line>
</par>
<par>
<line> compo*tament*l. </line>
</par>
<par>
<line> Neste, o ser e*t*ria </line>
<line> envol** em </line>
<line> di*ersos outr*s anseios, c*m* habil*dad*s, </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos, *otivos psi*ológicos e i*clu*ive ambientais. Nessas perspectivas, bus*ar-s*- </line>
</par>
<par>
<line> ia consolidar um Estado </line>
<line> de Bem-Estar Social, e*tretanto *a*a Shavel*1*, essa Eco*omia de </line>
</par>
<par>
<line> Bem-Es*ar depende**a de: a) a de*t*naçã* da utilidade *or cada indiv*duo e b) a c*nformação </line>
<line> desta utilidade *ndividualizada n* lóg*ca *a Welfare Economics. </line>
<line> *lém de n*ta* o f*nô*eno econômico-jurídico mani*e*to *a estrut*ra do Estado e da </line>
<line> Socied*de, a *ED c*i*a inclusive d* ab*rdar dil*mas int**essantí*s*mos, a exempl* de </line>
<line> quando COASE14 des**ca o caso de u*a fábrica que a*abara *aus*ndo resultados não </line>
<line> espera*o* com a e*iss*o de fumaça em d*tri*ento a toda a v*zinha**a. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*s* **so, ve*ifi*a-*e </line>
<line> que, *mbora haja liberd*de de q*alquer cidadão praticar </line>
</par>
<par>
<line> dentro do seu limit* priv*do *uaisquer atos, h* de se ve*ificar *e es*a p*ática afeta interes*e de </line>
<line> ou*ro particular e, por fim, havendo a colisã* de interesses, tornar-se-ia inte*essa**e a figura </line>
</par>
<par>
<line> de um terceiro - conhec*do como Estado - aplicar medida econômica repressiv* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pedagógica. </line>
</par>
<par>
<line> S*mente *qui, *essa **or*age* *cima, já s*ria possí*el notar do que se trata a AED, </line>
<line> ela busca nesse ponto dirimir *oluções que e**olve* consequentem*nte impactos </line>
<line> econômicos. </line>
<line> Partind*-se des** problema, p*deri*m surg** dive*sas soluções, inden*zar o particu*ar </line>
</par>
<par>
<line> lesado, corrigir o dano, ser p***lizado-pena**zar, note-se que em </line>
<line> todas as h*p*teses *á um </line>
</par>
<par>
<line> frag*en*o econômico-jurídico em *iscussão, para isto torna-se relev*nte a Anál*se Ec**ômica </line>
<line> do Direit* (AED). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 13 </row>
</column>
<column>
<row> SHAVELL, Steven. Foundatio*s of Econom*c Analysis of Law. Th* Belknap Press o* Ha**rd University </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ress. Cambridge, 2004. </line>
<line> 1* COASE, *onal*. O Prob*ema do Custo Social. In: Th* L*tin American and Cari*bean Journal of Legal </line>
</par>
<par>
<line> Studies. </line>
<line> *ol *3, Issue 1, </line>
<line> Art*cle 9. Tr*dução por: Francisco *üm**l F. Alves e *en*to Vieira C*ovill*. </line>
</par>
<par>
<line> Produzido por: The Berkele* E*ec*ronic *re*s, 2008, p. 28-29. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 02, a*t. *, p. 128-143, fe*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise *con*mica da Crise: * Corri*a *ela Produção da Vacin* Ant* a Pandemia do Covid-19 </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RES*LTAD*S E *ISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Perspec*ivas sobre a an*li*e ec*nômica da c*is*: d*sdob*amentos econômicos da </line>
<line> pande*ia *o CO*ID-19 </line>
<line> *m*erioso *otar que nes*e cenário *andêmic* d* vírus vive**iado, os </line>
<line> desdob*amentos econômico-*urídicos s*o vi**veis, inclusive de suma im*ortânci* * análise </line>
<line> q*a*do *ratar d* i*ter*sse público, env*lvendo a comentada relação Saúde X Eco*omi*, </line>
<line> sobretudo, o erário púb***o. </line>
<line> De *cord* com VIEIRA15, a a*á*is* de custos surge com extrema necessidade, </line>
<line> incl*s*ve o surgimento de leis deve*ia se valer d* uma A*áli*e Econômica ante as suas </line>
<line> f*rmula*ões, s*não veja-*e: </line>
<line> [...] Os cu*tos dos aci*ent** seri*m minim*z*do* s* a part* que p*dess* ter evitado o </line>
</par>
<par>
<line> acidente ** menor *u*to </line>
<line> fosse resp*nsabili*ada pelas pe*das decorr*ntes, o que foi </line>
</par>
<par>
<line> chamado por C*labres*, "o cu*to-mais-b*ixo-da-*re*enção". A id*ia pode ser assi* </line>
<line> exemplificada: um tax*sta a*ropela *m pedestre, caus*ndo-lhe danos no valor de </line>
<line> $2*0. Desco**e-se q*e o a*idente resultou ** uma falha do motorista em equip*r seu </line>
</par>
<par>
<line> c*r * o </line>
<line> com freios novos, </line>
<line> no val** </line>
<line> de $50. Resulta *laro que os </line>
<line> usuários das vias </line>
</par>
<par>
<line> públicas e a </line>
<line> co*unidade em </line>
<line> **ral teriam sid* be**ficiados se o mot*rista tivesse </line>
</par>
<par>
<line> *r*ca*o o* *re*os do *arr*. Ess* benefí*io se**a de $150 (a p*r*a d* $200 menos </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cus*o d*s fr*ios, $50). No caso *o motorista ser obrigado * pagar $200 à v*tima, s*m </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> menor dúv*d*, teria p*eferido </line>
<line> comprar f*e*os novos. Uma regra de </line>
</par>
<par>
<line> *e*ponsab*lidade qu* transfer* a per** sem*re *ue e*t**ulasse o motorist* a colocar </line>
<line> novos fr*ios em seu car*o, torna * solução ma** barata para o indivíduo e m*ximi*a </line>
</par>
<par>
<line> a ri*ueza d* soci*dade com uma soluçã* m*is </line>
<line> eficiente (**oduzir mai*, ao *usto </line>
</par>
<par>
<line> mínimo), r*cio*a* e qu* *tende *elhor aos interesses envolvido*. </line>
<line> Considerand*-se ass*m *u* a elaboração da* lei* *ev* primar pela devida Análise </line>
</par>
<par>
<line> Econ*mica de seus impa*tos, consideran**-se </line>
<line> inc*usive que vi*em*s infelizment* em um* </line>
</par>
<par>
<line> cultur* onde se instalou *ig*ificativamen*e a co**upç*o nos órg*os públic*s e no **tad*, </line>
<line> afirma-se que al*m de uma AED nas **lações pri*adas, conforme acima, torna-se n*cessá*io </line>
<line> *gual*ente uma AE* nas *uestões púb*icas, senão v*jamos. </line>
<line> Em uma Análi*e Econôm*ca da C*is*, *ote-se o surgimen*o d* *ei 13.*79/2020, com </line>
<line> as a**erações traz*das pela MP 926/2020, qu* dispõ* sobre as *edidas que p*derão ser </line>
</par>
<par>
<line> *dotadas p*las autorid*des p*bl*cas, c*m vista* ao </line>
<line> e**ren*a*en*o da emerg*nci* de saúde </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca decorrente da pandemia do coronavíru* COVI* -19. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 15 </row>
</column>
<column>
<row> VIEIRA, Robson Nunes. Brev*s co***derações sob*e a Análise Econômica do Direito. Revista Jurídica da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> FAMINA*, Muriaé; Mina* Gera*s, v. 2, n. *, 2*06, *. 133. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, *. 02, art. *, *. 128-14*, fev. 20*1 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Ca*valh*, M. F. Macha**, J. E. Silva </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> Question*-se es*ecificame*te * hipótese que essa leg*slação troux*, cri*ndo d*spensa </line>
<line> de licitaç*o *emporária, bem como a f*gura *o pregão sim*lificado. De a**rdo com SIVERS16, </line>
<line> que escre**ra p*ra o portal *IGA*HAS: </line>
</par>
<par>
<line> A l e i * 3 . 9 7 9 / 2 0 2 0 a *t o r i z a a d i s p e * s * </line>
<line> tempor*ri* de realização *e li*it*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> p*ra aquisiç*o de bens, s*rv*ços (*nclus*ve *e *ngenharia), e insumos </line>
<line> destinados ao en*re**ame*t* da crise do coron*vírus, inc*usive, e*pandindo </line>
</par>
<par>
<line> essa possibilidade para a aquisiç*o de equipamentos s*minovos, contanto, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c l a r o , q u e o *o * n e c * d * r s e r e s p o n s a b i * * z e p * l a * p l e * a s c o n d i ç õ e s * e u s * e </line>
</par>
<par>
<line> funci**amento ** b*m adquirido. (Grifo originário) [...] É necessário frisar qu* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dispensa t*mpor*ria de l*citação a que s* refere a l*i d*z re**eito a um* atuação </line>
<line> **tatal emergencial e extraor*inária, que guarde *elação com o combate * pan*e*ia </line>
<line> enfre*tada. </line>
</par>
<par>
<line> Veja-se </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
<line> simplificaç** </line>
<line> d*s </line>
<line> proc*dime**os </line>
<line> admini*trat*vos </line>
<line> se </line>
<line> deu </line>
</par>
<par>
<line> exclu***am*nte com * fi*alida*e excepcional *e com**te ao cor*navírus COVID-*9, </line>
<line> en**eta*t* a re*evância da AED ganha forma, quando *erc*be * an*iética ** g**t*res públicos </line>
<line> que *everiam zelar pe*o* **d*d*os e não *sfolá-l*s, senão note-se. </line>
<line> De ac*rdo com SANDE*17, *a UOL de São Paulo, pelo menos R$ 14,5 *ilhões são </line>
<line> desperdi*ados anualment* n* Br*sil, conforme *stimativa do Inst*tuto Ética S*úde (IE*). </line>
<line> Constato*-*e o rombo econô*i*o de 2,*% do o*çamento in** p*lo ralo, graç*s à perpetr*ção </line>
<line> *e *ra*des e corr**ção. </line>
<line> Ade*ais, cons*de*ado a dita sim*lificaç*o do* pro*ediment*s de simplificação, </line>
<line> vejam-*e alguns ex*mplos prátic*s d* antiét*ca aplicada na *dmini*traçã*, co*fo*me ain*a </line>
<line> SANDES**: </line>
<line> [...] A prefei*ura de Guaru*hos-SP é investigada pel* Mi*istério *úblic* de Con*as </line>
</par>
<par>
<line> d* Estado de *ão P*ulo </line>
<line> por uma *omp*a sus*e*ta d* 3** mi* másc*r** cir*rgicas </line>
</par>
<par>
<line> de**ar*áveis. Cada unidade c*s*ou R$ 6,20 à **dade, e*quant* * vizinha São Paulo </line>
<line> pa*ou menos da *etade (R$ 3) em *ompra feita trê* sem**as depois. </line>
</par>
<par>
<line> Também o Ministério Públi*o d* *ontas do Amazon*s inve*tiga uma </line>
<line> *ompra </line>
</par>
<par>
<line> suspe*ta. Segundo a procuradori*, * g*verno do e*tado adquiri* 28 respirador*s </line>
<line> pulm*nares ao preço de R$ 10* mil por *n*dad*, o dobro do que o governo f*der*l </line>
</par>
<par>
<line> pag* pelo mes*o tip* de r*spir*dor. Os equipamen*os foram compr*dos </line>
<line> e* </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> loja de vi*h*s e c*nsiderados "i*ad*quados" por espe*ialis**s. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ** SIVERS, Luís Fernan*o Nadalin. Lei 13.97*, de 6 d* feve*eiro de 2020 </row>
</column>
<column>
<row> - medidas de *nfre*tamento </row>
</column>
<column>
<row> à </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pandemia do c*rona vírus no âmb*t* das licita*ões * contr*taç*es com o P*der </line>
<line> Públi*o. MIGALHAS. </line>
</par>
<par>
<line> Dispon*vel em: https://www.migalha*.com.b*/depeso/325973/le*-13979-de-6-de-feverei*o-de-2020-med*d*s-de- </line>
<line> enf*enta*ento-a-pa*demia-*o-coronaviru*-no-ambi*o-das-lic*tacoes-e-contrata*oes-c*m-o-pod*r-publico. </line>
<line> Acesso *m: 15 jul. 2020. </line>
<line> 17 **NDES, Arthur. Coron* vírus: Saúde perde R$ 14 b* ao an* com *raudes, e covid-19 pode piorar situação. </line>
<line> UOL NOTÍCIAS. Disponível em: *ttps://no*icias.uo*.c*m.br/saude/ultimas-notic*as/*edacao/*020/05/0*/saude- </line>
<line> *e*de-r-14-b*-*o-ano-com-frau*es-e-covid-*9-*ode-pior*r-o-problema.ht*. Acesso em: 16 jul. 2020. </line>
<line> 18 **ND*S, A*thur. Corona ví**s: Saúde perde R$ *4 bi ao a*o co* fraude*, e covid-19 pode piorar sit*açã*. </line>
<line> UOL N*T*CIAS. *i*po*ível em: https://no*icias.uol.com.br/saude/ult**as-*oticias/r*dacao/*020/*5/02/saude- </line>
<line> perd*-r-14-bi-*o-ano-co*-fra*des-e-*ovid-19-pode-*io*ar-o-probl*ma.*tm. Acess* em: 16 jul. *020. </line>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 18, *. 02, a*t. 7, p. 1*8-*43, fev. 2021 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise Econômi*a da *rise: A Corrida *ela Produção da Vacina Ant* a P*ndemia do Covid-19 </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> *a pequena Condado-P*, município de 25 mi* h*bitantes e 75 *ui*ômetros dist*nt* </line>
<line> de Recife, a pr*f*it*ra p*g** ad*antado *or de* mil "cartilhas educativas" imp*es*as </line>
<line> sobre p*ev*nção ao corona víru*. * *o**ra de *$ 1*0 mil fo* fe*ta sem *arec*r </line>
<line> jurídico e a**bo* an**ad* pelo Ministé*io Pú*li*o de Co*tas do estado. </line>
<line> Aponta*-se os caso* supra, pois a ma*ifesta antiética *esses ge*tor*s pr*porcionara </line>
<line> o agravamento severo do ca*s, considerado o rombo econômico *espr*p*rcional cau*ado </line>
<line> nes*es div*rsos *stados, not**do-se, pois, a relevânci* da Análise Eco*ômica do *ireito </line>
</par>
<par>
<line> (AED), haja vis*a que na inobservância dos pi*ares da É*i*a </line>
<line> *a Administ*açã*, os cu*tos </line>
</par>
<par>
<line> podem se *gravar so*r*maneira desneces*ariamente, co*ocand* inclusive vida* em ris*o. </line>
<line> D*s*e m*smo **d*, *correra no Esta*o de Santa Catar*na, conf*rme ABRÃ*, e* </line>
<line> *atéria publicada na GAZE*A DO POVO: </line>
<line> O estado compro* os res*ir*dores no dia 26 de março. Cada equipamento custou R$ </line>
</par>
<par>
<line> 165 mil c*d*, um </line>
<line> valor c*rca *e 65% *ais ca*o </line>
<line> *o q*e os com*rados pela União. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* o si*e The **tercept Br*sil, a *eig*med, *mpresa </line>
<line> carioc*, escolhida pelo </line>
</par>
<par>
<line> gov*r*o catarinense, não tem nenhu*a experiênc*a no ramo *e **spira*ores. *lém </line>
</par>
<par>
<line> disso, teriam si*o cit**as outra* **as empresas *e fa*hada, usadas </line>
<line> *upostamente </line>
</par>
<par>
<line> para o*erecer valores maiores r*ferentes ao contra*o * assim, justificar a escol*a da </line>
<line> Veigamed. [...] O m*delo *e re*pirado*es comprados se*ia o Medical C35, que foi </line>
<line> tro**d* e* m*io ao atraso *elo S***gril* 510S, com *alor e t*cnolo*ia in*erio*e* ao </line>
<line> C*5. Po*ém, não houve mudança de valores no c**trato, que permaneceu em R$ ** </line>
<line> milhões. A diferença de preço entre o respirador encomenda*o * que *hegou ao </line>
<line> Brasil, segundo o The I*tercept, rep*esen*a um to*al ** R$ 21 mil*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Perc*be-s*, con*orme acima, *ia*te de tamanho d**caso com os cida*ãos, que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> efeito devastador da pa*demia nos *ermite dizer que se tor*a ess*n***lmente necessária *ma </line>
</par>
<par>
<line> Análi*e Econôm*ca da Cris*, ve*ifica-se *ue </line>
<line> pr*cisam medir ant*cipadamente os riscos, </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> custo*, a Ética *a A*mi*istra*ão, o D*reito, *entre outros fat*res. </line>
<line> Todos e*s*s elementos citado* *cima repercutem na Sociedade, pois es**o el*s </line>
</par>
<par>
<line> intrinse*am**te ligados </line>
<line> ao *er Huma**. O câncer </line>
<line> da corrupção deve *e* *epelido c*m </line>
</par>
<par>
<line> análise* científic*s * satisfazer o interesse público, a Anál*se Econômica do Direito (A*D) </line>
<line> tra*a-se de um* **las. </line>
<line> A*ém desse impacto econômico r*latad* acima, a AED tem relevância inclusiv* </line>
<line> quando se analisa a co*rida pel* *usca da produção da v*cina do COV*D-1*, as questões do </line>
<line> Monopólio do Poder e da C*ê**ia estão *vident*s, **nfo*me se desta*ará l*go a seguir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 02, a*t. 7, *. *28-*43, fev. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalh*, *. F. M*chado, J. E. *ilva </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Da c*rrida *el* produção *a *acina do c*v*d-*9: análise e*onômica do direito e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s**tem*tica das patentes </line>
</par>
<par>
<line> Anali*ar * corrida re**n*e e n**e*sári* pel* produ*ã* da vacina do COVID-19 </line>
<line> to*nou-se um as*unt* e*sencial a *er ob*ervado pelo *risma da A*álise Econô*ic* do Direito, </line>
<line> conforme se expo*á ao long* *esse capítulo. </line>
<line> *r*meiramente, trata-se de *atente i**ernacional a se* registrada, entretanto, haja vista </line>
</par>
<par>
<line> * interess* públi** global p*lo prod*to ca*a* *e solucionar a </line>
<line> pa*demi* do c*ron*vírus </line>
</par>
<par>
<line> COVID-*9 *m *odo o globo terrest*e, logi**m*nte há de se verificar a possível quebra desse </line>
</par>
<par>
<line> regis*ro, a fim de q*e </line>
<line> re*aia em Domínio P*b*ico, * *nc*u*ive te*ha baixo custo, eis aí um </line>
</par>
<par>
<line> fat*r que incide na AED. </line>
<line> Tal quebra de *egist*o levaria *u**r*s c*m* P*SNER19 a levantarem, por **emp*o, a </line>
<line> hip*tese de q*e havendo e*cesso d* inves*imento e/ou ino*ação não seria compatíve* com o </line>
<line> ret*rno-be*efício, haja vista * sistemática *venta*a - *esse c*so, a ***ciativa priva*a não teria </line>
<line> e* tese vanta*em financeira com a p*odução. </line>
<line> N*sse cont*xto, importante de*tacar a compreensão da p*opr*edade intele*tual, *aja </line>
</par>
<par>
<line> vi s t a *ue </line>
<line> *o d*co*rer dos </line>
<line> anos se aprimorou o </line>
<line> c*nceito *e propried*de, inclu*ive quanto s* </line>
</par>
<par>
<line> envolvem in*entos e obras do intele*to humano, senão *onfo*me BARBOSA*0: </line>
<line> A aceleraçã* do pro*esso *nformacio**l e o de*envolvime*to da eco*om** indust*ial </line>
</par>
<par>
<line> pass*ram a exig*r, desde o Renasc**ento, a criação </line>
<line> de uma **va categoria de </line>
</par>
<par>
<line> direitos de </line>
<line> prop*ieda*e. Tal se *eu, essen*ialmen*e, a **rtir d* momento em qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ec*ol**ia passou a permitir a </line>
<line> *ep*odução e* série de *rodutos a *erem </line>
</par>
<par>
<line> come*cializados: além da </line>
<line> propriedade sobre o pr*duto, a ec**omia passou </line>
</par>
<par>
<line> recon*ec*r direitos *xclusiv*s sobre * idei* de produção, ou m*is p**cisa*ent*, </line>
<line> so*re a i**ia que permite a repro**ção de um produto. A este* direitos, *ue re**ltam </line>
<line> *empre n**a es*écie qualquer de exclusiv**ade de reproduçã* ou e*pre*o de *m </line>
<line> produto (ou serviço) se dá o nome de Pr*priedade I**electual. </line>
<line> Ha*a vist*, *ob*et***, que a inova*ão, p*incipalmente essa, *u* origine a vacina do </line>
<line> C**ID-1*, deve **r enca*ada do p*n*o de vista econômico como um **m pú*lico global, em </line>
<line> que não haja rivalid**e e *em *xclus*vida*e *lg**a entre os *aí*es. P*rtant*, se* um </line>
<line> mínimo *i*tema d* ince*tivo, não poder** haver inv*stimento s*ficiente e* nível adequa*o21. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 19 </row>
<row> 2* </row>
</column>
<column>
<row> POSNER, Richar* Al*en. A*álise econômica do dir*ito. Wolters **uwer Law & Busin***, 2014. </row>
<row> BARBOSA, Denis *orges. Um* Introdução à P**priedade *n*e*e*tual. 2. e*. R*o de Jan*i*o: Lume* Juri*, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2003, p. 23. </line>
<line> 21 STIGLI*Z, Jo**ph; WAL*H, Carl. Introd*ção à Microeconomia. Tradução *a 3ª edição americana. 2ª </line>
<line> *ei*pressão. Rio de Janei*o: Campus, **03, p. 3**. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 02, *rt. 7, *. 128-143, *ev. 2021 www4.f*ane*.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aná*ise *conô*ica da Crise: A C*rrida Pela Produção da Vacin* Ant* a Pan*emia do *ovid-19 </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> Acer*a da Análi*e Econ*mica por tr*s da produç** de *m* even*ual vacin* d* </line>
<line> cor*naví*us COVID-*9, *ilóso*os, e*onomistas e juristas j* se quest*onaram sobre a hipó*ese </line>
<line> de eve*t*almente algum pe**uis*dor *u um colegi*do d*les so*ucionar um grand* problema, </line>
</par>
<par>
<line> e não ser recompensad* justamente por is*o, inclusive em razão do invento se tornar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> relev*ncia *ública. *ntretanto, a p*si*ão dos economistas *erman*ce dessa forma, conform* </line>
<line> *escr*ta por MACHLUP2*: </line>
<line> The idea is pro*a*ly that, *f industrial rese*rch *s desirable, more r*search *s more </line>
<line> desirable, and that it does no* matter what k*** of knowle*ge t*e research e*fort is </line>
<line> supposed to y*e**. From an *conom** point of *iew, resea*ch is **stl* since it </line>
<line> a*so**s particularly scarc* reso*rces which could prod*ce other *aluabl* thi*gs. </line>
<line> The production of **e k*owledge of how to do in a somewhat different way what we </line>
</par>
<par>
<line> have alrea*y learned to </line>
<line> do *n a </line>
<line> satisfactory way wo*ld hardly b* given highest </line>
</par>
<par>
<line> p*ior*ty *n a rational *llocation of resources. </line>
<line> Além de constatar que u*a possível invenção, seja ela a vaci** do COVID-19, </line>
<line> dev**á se* *if*ndida e* todo o mundo, isto *e p*esum* *om *aixo custo *o consum**or, lo*o, </line>
<line> se* b*n*fíc*o f*nance*ro *i*nific*tivo, caso o produto seja oriundo d* iniciativa *rivada, </line>
</par>
<par>
<line> *mperioso ta*bém notar *ue dita "corrida pela busca da *ac*na" não tem fund*men*o a </line>
<line> a*g*m, c**o seja ve*if*cada como *ma comp*tição. Ne*se sentido, já *issera L*MLEY23: "t*e </line>
<line> *dea that race* involve a waste*ul dup**cation dep*nds on t*e assumption that the part*e* </line>
<line> a*hieve t*e same end *n the same way". Ora, a l**ic* de que *ma *o*rida pela busca d* va*ina </line>
<line> tr** um só *es*ltado, d* fato pode se* cog**ada, mas vejamos o s*guinte. </line>
<line> Note-s* entã* que, **bora a busca *ela prod*ç*o d* vacina, o* de *u*isquer *utros </line>
<line> in*entos, p*ssa *arecer *nica - surgindo-a no mundo, admitem-s* out*as formas d* prod*çã*, </line>
</par>
<par>
<line> n*o como u*a *om*etiç*o, mas c*mo uma cooperação global em prol de </line>
<line> uma alternativa </line>
</par>
<par>
<line> benéfic* p*ra com * humanid*de. Nesse sen*ido, KIEF*24: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 22 </row>
</column>
<column>
<row> MACHLUP, Fritz. An Economi* *vervie* of the P*tent Syste*. **u*y of the *ubcommitte* on Pat*nts, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Trademark* and Copyr*ght of the Committee o* the Judic*a*y, United States Senate. Un*ted States *over*ment </line>
<line> Printing Office, Was*ingt*n, 19*8, p. *1. Tradução livre: "A ideia é provavelmente q*e, se a pes**is* industrial </line>
<line> é des*jável, *ais pesqui*a é mai* d*sejável, e que não im*orta *ual tipo *e con*eci*ento o esforço ** pes*ui*a </line>
</par>
<par>
<line> se *ropõe * avan*ar. *e um *onto *e vista econômico, </line>
<line> pes**isa é custosa porque a*sorve *ecur*os </line>
</par>
<par>
<line> particu**rmente e*cas*o* *ue po*eriam pro*u*i* *utras *oisa* *ali*sas. * produção de conh*cimento s*bre com* </line>
<line> f*zer de u*a fo*ma difer*n*e aquilo que **s já apren*e*os * faz*r de uma forma satisfatória d*f*ci*me*te </line>
<line> rec*beria pr*ori*ade em uma alocaç*o de recu*sos raci*nal". </line>
<line> 23 LEMLEY, *ark. T*e M*th of the Sole Inv*ntor. Michigan Law **vie*, vol. 110, p. 753. Tradução livre: "* </line>
<line> id**a de q*e corridas envolvem um de*per**cio ou duplicação *e esforços depen*e da premissa d* que as part*s </line>
<line> atin*iram o **smo resul*ado da mesma for*a". </line>
<line> 24 *IEFF, Scot*. The **se f** Registering Pate*ts and t*e La* and Econ*mics o* P*esent P****t Obtaining </line>
<line> Ru*es. Harva*d Law *n* Econom**s Disc*ssion Pa*er N. 415, p. 8. Tradução livre: "Quando a utilida*e do bem </line>
<line> *m qu*st** é *ubstancial, os bene*í*ios de múltiplas soluções podem ser dominantes (...). Um aumento no </line>
</par>
<par>
<line> número de *oluç*e* v*i aumen**r * chance d* ca*a p*s*o* ter acesso *ada a </line>
<line> uma das soluções. Essa é a razão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, *. 0*, art. 7, p. 128-143, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalh*, M. F. M*chado, J. E. Silv* </line>
<line> *40 </line>
</par>
<par>
<line> Wh*n *he utility of the **o* a* issu* is substantial, th* benef*ts of multipl* sol*tions </line>
<line> ma* domina*e (). An increa*e numbe* of solut*ons will increase the chance o* each </line>
<line> *erson gainin* a**ess to *ny one solution. T*is is the reas*n the patent system does </line>
<line> n*t re*uire the claimed *nve*ti*n to be \be*ter\ than the pri*r art, only *ew *nd n* </line>
<line> obviousn*ss. </line>
<line> * da *esma forma, primando pe*a co*pera*ão, e ten*o * ciência de que inventos </line>
<line> an*eriores *oo*eram *a*a o aperfeiçoam*nto de nov*s, não havendo n*cess*dade alguma para </line>
<line> dis*utas, seja entr* países ou in*tituiç*es, assina MENELL*5: </line>
</par>
<par>
<line> As the *isto*ical lit*ra*ure h*ghlights, </line>
<line> ref***ting Sir Isa*c Newt*n\s mode*t </line>
</par>
<par>
<line> aphorism \*f I have seen further *han o*her m**, it is by st*ndin* on the shoulders of </line>
<line> gian*s\, mo*t inventi*n* are no* onl* o*tp*ts but *lso inputs to the *r*ative process, </line>
</par>
<par>
<line> wit* subse*uent innovators buildi*g up*n a </line>
<line> growin* found*tion. Th* modern </line>
</par>
<par>
<line> lit*rature ha* develope* new models </line>
<line> to *tudy </line>
<line> the implications of cu*ulative </line>
</par>
<par>
<line> *nn*vation for th* design of inte*lectual property systems. The modern literatur* has </line>
<line> also incorporated the *nsights of research on ne*work externalities into *he analysis </line>
<line> of *n*ellectual p*o**rty protection. </line>
<line> Embor* possa af*rmar que uma poss*v*l gu**ra na bus*a pe*a vacina *o COVID-19 </line>
<line> torna-se c*mpletamente *es*ece**ári* e *b*u***, na atualidad* *emos u* s*nal de competi*ão </line>
<line> entr* os pa*ses, e aquel* q*e m**s *ossui rec*rso finan*e*r* acab*rá po* sa*r na fr*nte, eis *í a </line>
</par>
<par>
<line> An**ise *conômica da Crise, **n*or** relata UOL N*TÍ*IAS** </line>
<line> , da **guinte forma: </line>
</par>
<par>
<line> Si*al da intensa *o*pe*ição *nt*e os *stados, os contr*tos p*ra ten*a* g*ra*tir acesso </line>
</par>
<par>
<line> a *ma possível vacina contra a C*vid-*9 estão se mult*plic*ndo. O mais </line>
<line> recente </line>
</par>
<par>
<line> deles foi anun*iado n*sta sext*-fe*ra (31) </line>
<line> entre o laboratór*o f*ancês Sanofi e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> brit*nico GSK, num a*ordo com os Estados Uni*os. </line>
<line> A vac*n* em potencial, desenv*lvida em conj*n*o pel* francesa Sano*i e pela </line>
</par>
<par>
<line> **itân*ca *SK, e </line>
<line> que de*e f*car p*o*ta e* 20*1, foi seleciona*a *el* *rograma </line>
</par>
<par>
<line> **rte-**ericano "Opera*ion War S*ee*", *nformo* a Sano*i em um *omunicado </line>
<line> divulgado nesta sexta-feira (31). </line>
</par>
<par>
<line> O programa do gove*no *os E** *lanej* garantir aos </line>
<line> norte-*m**ican*s * a*esso à </line>
</par>
<par>
<line> v*cin* o mais rá*ido </line>
<line> possível, por meio </line>
<line> de v*r*o* ac*rdos assin*dos com </line>
</par>
<par>
<line> laboratórios. * *ano*i * a GSK *eceb*rão US$ 2,* bilhõ*s dos Estados Unidos em </line>
<line> tro*a *o forne*imen*o inicial d* 100 *ilh*es d* doses aos nor*e-a*eri*anos. </line>
</par>
<par>
<line> pela *ual o si*te*a de patentes n*o exigir que a in*enção reivin**cada seja \mel*or\ </line>
<line> que as anterioridades </line>
</par>
<par>
<line> [tecnologias já conhecida*], *penas que seja nova e não óbv*a [inv*nt*va]". </line>
</par>
<par>
<line> 25 MENE*L, Peter. Intelle*tual Proper*y: General The*ries, Encyclopedia of Law & Eco*omics: Vo*. II, </line>
<line> Bo*dewijn Bouckaert and G*rrit de Geest (e**), Edward El*ar: C**ltenham, UK, **00, p. 137. Disponível *m: </line>
</par>
<par>
<line> http://encyc*o.fin*law.c*m/160*book.pdf. Últi*o *c*sso </line>
<line> *m </line>
<line> 15 </line>
<line> *e julho de 2020. *raduç*o livre: "Com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literatura </line>
<line> *istóri*a ressalta, refl*tindo * *odesto </line>
<line> aforisma de Sir Isa** </line>
<line> Ne*ton de </line>
<line> q*e \s* </line>
<line> eu vi m*is </line>
<line> longe do </line>
</par>
<par>
<line> que qualqu*r outro homem, foi por ter *e co*ocad* no ombr* de gigantes\, a maior parte *as *n*e*ções não são </line>
</par>
<par>
<line> apenas outputs, mas tamb*m inp*t* do proce*so cr*ativo, </line>
<line> com inovadore* subseq*entes construindo so*r* um* </line>
</par>
<par>
<line> *undação </line>
<line> *rescente. A li*eratura moderna </line>
<line> **senvolveu novos m**e*os para estudar as implicações da inov*ção </line>
</par>
<par>
<line> cumula*iva para o dese*ho dos sistemas *e p*opriedade *ntelect*al. A li*eratura *o**rna *ambém incorporou *s </line>
<line> id*ias das pesquis** sobre as externalidades d* red* **s anál*s*s da proteção à prop*iedad* intel*ctual". </line>
<line> 26 REDAÇÃO. "Guerra das vacinas" antecipa acordos entre governos e **boratórios na lut* c*ntra a Covi*-19. </line>
<line> UOL NOTÍCIAS. *is*oní*el *m: https://noti*ias.uol.co*.br/ultima*-noticias/r*i/202*/07/31/guerra-das- </line>
<line> *acinas-antecipa-acordos-entre-governos-e-l*bo*ato*ios-na-luta-contra-*-cov**-19.h*m. Acesso em: 25 j*l. 202*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 0*, art. 7, p. 128-143, fev. 2021 ww**.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ális* Econôm*ca da Crise: A Corrida Pel* *roduç*o da Vacina Ante a Pan*emia do *ovid-*9 </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> Em *uma, a corrida das vacinas de vírus *erpassa a fronteira na*ion*l e ga*ha </line>
<line> repercu*são tr*nsnacional diante do *busivo interess* *elo ***opólio da Ciência. </line>
<line> A Análise Econômic* da Crise ganha *ontornos i*tere*santes de análise, </line>
<line> t*agicame*te, inclusi*e *elo *ato d* antiética de gest*re* locai* e regionais, da ganânc*a de </line>
<line> líd*res na*io*ais e d* disputa global *e*o Mono*ólio, ao i*vés da *ooperação em p*ol do bem </line>
<line> ** tod*s as pessoas, em prol da *ociedade. </line>
<line> Enfim, a *nálise Ec**ômic* do Dire**o de*ons*ra relevân**a e pert*nência c**o </line>
<line> obje*o de es**do, sobret*do porque ide*tifica so* o pri**a econômico, *o*u*ões a*equ*das </line>
<line> para com a Socie*ade. </line>
<line> Entretanto, de*e-se analisar ca*o a caso, nem sempre dizer a Política e o Direit* s*b </line>
<line> o prisma econômico po*e *epresentar uma solução justa, a medid* de Ju*t**a ca*e*e *a a*ál*se </line>
<line> *anto da Economia, como *e *iv*rsos *utros segmentos e Ciências com reperc*ss*o fática no </line>
<line> m undo. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
<line> No ú**imo século, a e**nomia teve *m *esempe*ho importa*te n* história e e*olução </line>
<line> d* huma**dade. Esse d*sempe*ho deu-se *or me*o d* dese*volv*mento da so*iedade </line>
<line> i**ustri*l e tecnológ*ca e da *m*liação do estudo da e*on*mia, bem *omo a s*a inter-relaç*o </line>
<line> *om a ciência jurí**ca. </line>
<line> *o*clui-se, *nf*m, *ue a abor*agem da Análise Econô*ica do Direito t**n*-se </line>
<line> n**e*sár*a na at*alidad*, *ossuindo, portanto, pert*nência e rele*ân*ia - e servindo </line>
</par>
<par>
<line> considerave*mente com* um *risma de ver*fi*açã* de assu*tos de </line>
<line> *mportância pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *riv*da. </line>
</par>
<par>
<line> A*alisar *s des*obramento* dos c**tos, da *ariaçã* dos ef*itos *c*nômicos, d* </line>
<line> re*ercuss*o em ter*eiros e, sobretudo, se atentar nos dil*m*s p**l*cos e s*as vari*veis </line>
<line> fina*ceiro-econômicas são perspectivas na q*al se debruç* a *n*lis* Econômic* do Direi** - </line>
<line> AED e busca conceder uma respos*a adequad*, so*retudo co* viés econômico ut*li*a*is*a. </line>
<line> Abordou-se * Ob**t* destacado da An*lise Econ*mica do Di*eito, sobretudo not*n*o </line>
</par>
<par>
<line> sua rel**ânc*a como p*râmet*o d* a**icaç*o de métodos </line>
<line> econômicos, d* *acr*economia às </line>
</par>
<par>
<line> questõe* j*rí*icas. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* perspecti*a, *umprido o Objetivo Geral, </line>
<line> *emonst*ada a relevância da AED, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo c*nside*ado o cenário de crise pr*v*cad* pela pandemia d* vírus do COVID-19. </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. **, n. 02, art. 7, p. 12*-143, f*v. 2*21 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carv*l*o, M. F. Ma*hado, J. E. Silva </line>
<line> 142 </line>
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<line> Cumpri*o igualment* o Objetivo Espec*f*c*, haja vis** que abordou *obre a não </line>
</par>
<par>
<line> necessária *uerra pelo mo*opó*io da pr*dução de *acinas de *íru* e se*s *esdobr*me*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> atua*idades. </line>
</par>
<par>
<line> Em sum*, fin*liza-se a pre*en*e aborda*e* co* a intenção *e destacar * i*portância </line>
</par>
<par>
<line> do estudo da AE*, bem co*o a f*ndam*ntal necessidade de en**e*tar os dilemas velho* </line>
<line> e </line>
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<line> *ov*s d* Sociedade, finalmen*e, co* um parâmetro multidisci*l*nar de abordage*, p*imand* </line>
<line> pelo diálogo com as mais variadas e út*is Ciên*ias *o conhecimento. </line>
<line> REFERÊ**I** </line>
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<line> M . *. Macha*o </line>
<line> J. E. **lva </line>
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<line> *) concepção e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 2) anális* e *nt*rpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *la*o**ção do *ascu*ho ou na revisã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipaç*o na aprovação da versão final do m*nus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina **, v. 18, *. *2, art. 7, p. 128-143, fev. 2021 </line>
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