<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 10, p. 172-19*, a*r. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.04.*0 </line>
</par>
<par>
<line> As Representações Sociais de G*n*ro no Proc*ss* de Con**rução Identit**ia Masculin* </line>
<line> Social Repr*sent*t*ons of Gen*er in the Male **enti*y Constru*tio* Proce*s </line>
</par>
<par>
<line> *aulo Gu*lherme Monteiro Sil*a </line>
<line> G*aduação em Psic***gia pela F*culdade Mauric*o de Nassa* </line>
<line> E-mail: pgms.g*ilherme@gmail.co* </line>
<line> Ma*ília Maia Linco*n Barreir* </line>
<line> Do*torado e* *sicolo*ia *ela Univers*d**e de Fort*leza </line>
<line> Mestra em Ps*c*logia pel* Universida*e de Fortaleza </line>
<line> E-ma*l: ma*iliamlbarre*ra@g*ai*.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Pa*lo *u*lherme Mo*tei*o Silva </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *aculdade Mauri*i* d* N*ss*u, cam*us D**otéia, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> *v*nida *guanambi 2*1, José Bo**f*cio Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Mar*lia Ma*a *incoln Ba**e*ra </line>
<line> A*tigo rec*bido em 20/0*/*021. Últi*a </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade d* Fortalez*, Av. Washi*gton S*ares, 1321 </line>
<line> **cebida em *0/03/2021. Aprov*do e* 3*/03/2021. </line>
</par>
<par>
<line> - Edson Queiro*, F*rtalez* - CE, 6081*-*05 Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sist*ma Tri**e Review: Desk Review a) </line>
<line> pel* Editor-C*efe; e b) Double Blind Revie* </line>
<line> (avali*ç*o cega por *ois avali*dor*s *a ár*a). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Normativa e de *ormataçã* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> As R*p*esent*ções Sociais de Gêne*o no Proces*o d* *onstru*ão Ide*titár*a *ascu*ina </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est* art*go objetivou av*liar os efeitos d*s **pr*sentaçõe* sociais de g*ner* na </line>
<line> construç*o </line>
</par>
<par>
<line> identitá*ia masculina. Trata-se de uma p*sq*is* bibliográfica, realizada a p*rtir d*s bu*cas nos </line>
<line> portais de Periódi*os CAPES e P*psi*. Utilizar*m-se como descritores os termo*: </line>
</par>
<par>
<line> Represen**ções </line>
<line> sociais, Identidade, Gêne*o * *as*ulinida**. Apó* o r*f**amento do* </line>
</par>
<par>
<line> achad*s, consid*rando os cri*é*ios de i*clusão adotados, chegou-s* a *m *otal de doze *rtigos, </line>
</par>
<par>
<line> dos quai* </line>
<line> e**r*i**m as seguinte* categorias temát*ca*: (1) Rep*esentaç*es Sociai*: uma </line>
</par>
<par>
<line> per*pectiva da Psicologia Social; (2) A Const**ção Identitári*: entre a perspectiva soci*l </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pessoal; (*) Os Estudo* d* G*nero e Masculinidade; (4) Repres*ntações *o*iais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Masculinida*es e Con*t*ução Identitária. </line>
<line> Os resu*tad*s evidenci*m </line>
<line> q*e masculin*dade a </line>
</par>
<par>
<line> ensi*ada nos *o*te**os d* s*c**lizaçã* se c*n**rói * par*i* de re*rese*tações soc*a** ditada* </line>
<line> como t*adicio**i* através da *ominação e do repúdio de c*racterísticas consideradas </line>
</par>
<par>
<line> femi*inas, afastamento </line>
<line> emociona* e virilidade exacerbada, o que pro*uzem </line>
<line> p*ejuízos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saúde f*sica, ment*l e s*cial </line>
<line> d* </line>
<line> h*mem. C*nclui-se que, a masculin**ade *onstruída *través </line>
</par>
<par>
<line> desta* representações tradicionais produz ** homem rígido e lev*nta questionamento* sobre </line>
<line> *s outras formas de *asculinidades que não se enqu*dram no* pad*ões sociais mencionad*s. </line>
<line> Palav*as-chave: Re*resentaçã* Soci*l. Ide*tidad*. Gênero. Masculinidade </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This artic*e a*med to evalua*e </line>
<line> the effects of soci*l represent*tions of gende* in the </line>
</par>
<par>
<line> constru*tion of male identi**. This is a bibl*ographic sea*ch, carried out from se*r*hes on *h* </line>
</par>
<par>
<line> CAPES and Pepsic jour*als porta*s. The terms: Social *epr*s**tations, </line>
<line> Identi*y, Gend*r </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> Masc*linity *ere used </line>
<line> as </line>
<line> descriptor*. Af*e* the *efinemen* of the findings, c*ns*deri*g the </line>
</par>
<par>
<line> inclus*on *rite*ia adopt*d, t*tal of twelve ar**cles wer* *eached, from wh*c* the follow*ng a </line>
<line> *he**tic categories e*e*ged: (1) Social Representat*ons: a perspe*tive of Socia* Psychol*gy; </line>
<line> (2) Identi*y C*nst*uctio*: between the s*cial a*d personal perspec*ive; (3) *en*er a*d </line>
</par>
<par>
<line> Masculini*y Studi*s; (4) So*i*l Represent*t*on* o* Masc*linities </line>
<line> *nd Identi*y Const*uction. </line>
</par>
<par>
<line> Th* results show </line>
<line> that the m*sculinity *aught in *ocialization </line>
<line> context* *s built from *ocial </line>
</par>
<par>
<line> re*resentations dictated as traditio*al, through *he dom**at*on </line>
<line> and repudia*ion of </line>
</par>
<par>
<line> c***acter*stics sa*d to be feminine, em*tion*l *ithdra*a* </line>
<line> an* exa*erba*e* </line>
<line> virility, which </line>
</par>
<par>
<line> produce damage t* physical, ment** health and socia* of man. It is </line>
<line> c*ncl*ded th**, t*e </line>
</par>
<par>
<line> masculin*ty constr*cted through th*se *raditional representati*ns </line>
<line> p*oduces * rigid man </line>
<line> an* </line>
</par>
<par>
<line> raises que**ions ab*ut the ot*er for*s of masculinities that do not f*t the m**tioned soci*l </line>
<line> stan*a***. </line>
<line> K*y*ords: *o*ial. Re*resentatio*. Ide*ti**. Gender. Mas*ulinity </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 04, *rt. *0, p. 172-190, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. M. Silva, M. M. L. Barrei*a </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> * INT*ODUÇÃO </line>
<line> Em n*ss* soc*e**de, de acordo co* R*sk, Romanelli (2008) e R*sistolato (2009), ao </line>
</par>
<par>
<line> ho*em * </line>
<line> e*sinado * que *aracteri** o m*s*ulino, send* a*uele que detém o </line>
<line> po*er, </line>
</par>
<par>
<line> d*****ado pel* exibição constante de *ua virilidade, a imposição </line>
<line> da submissã* *ob aqueles </line>
</par>
<par>
<line> **e *ão faze* parte de*te *rup*, o **astam*n*o do cam** emocional * </line>
<line> qualquer forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> man*festação n**se *e*tid*. </line>
</par>
<par>
<line> Tal construção fa* parte de u* conj*nto de repre**ntações soc*ais, entendi*as como </line>
<line> tra*ici*na*s, *ue *ão ensinadas no* *o*textos sociai* n** quais o* meni*os e*tão ins*rido*, </line>
<line> *e*am eles qua** forem, **sde a infância, até a e*cola, as*im *omo també* o contexto soci*l </line>
<line> do trabal*o na vida adu*t*, co*o af*rma Lour*: </line>
<line> A con*trução dos gê**r** e das se*ualidades dar-se a*ravés *e in*meras </line>
<line> apre*dizag*n* e p**tica*, insinua-se nas mais di*tin*as situações, é *m*ree*dida ** </line>
<line> modo explí*ito ou **ssim**ado por u* c*nj*n*o inesgotável de ins*âncias sociais e </line>
<line> **l*urai*. É u* pro*es*o minucioso, *ut*l, s*mpre i*aca***o. Famíli*, escola, igr*ja, </line>
<line> i*stituições legais e médicas mantêm-se, por cert*, como *nstâncias importantes </line>
<line> ness* processo constituti*o (2008, p. 18). </line>
<line> Ou seja, a mas*ulinida*e se configura e é m*nt**a duran*e * vida d* homem, s*ndo </line>
<line> perc*bi*a *o*o nec*ssária p*ra a *o*stru*ão da sociedade. </line>
<line> A*guns estudos (B*eno, 2**6; Ris*, *o*ane**i, 2008; R*s*stolat*, 2009; Nascimento, </line>
</par>
<par>
<line> *ri*dad*, 20*0) ent*nd*m </line>
<line> que esta masculinidade, dita co*o tr**i*ional, produz </line>
</par>
<par>
<line> co*s*quências **ra o homem, como pr*juízos para * saúde mental, as**m como o *fa*t*ment* </line>
<line> das pre*cu*a*ões com * saúde física, o afa*tament* *mocion** nas r*lações tan*o *amiliar*s </line>
<line> quanto so*iais, part*nd* de uma con*trução i*enti*á*i* percebi*a como muti*ador*. </line>
<line> É nessa perspectiva que Medra*o (2008) apont* pa*a a i*por*ância de s* debat*r sob*e </line>
</par>
<par>
<line> a construção da masculinidade e </line>
<line> a* f*rmas </line>
<line> que se in*talam, como um mod* de des**ntru*r </line>
</par>
<par>
<line> argumentos e i*eia* que en**adram a masculini*ade *nquant* *ulpabiliza*a de forma g*ral. </line>
</par>
<par>
<line> A ideia não *e*irar a respo*sab*l**ade é </line>
<line> do i*divíduo, mas sim </line>
<line> um* forma de re*onhe*er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ana*isar as dinâm*cas **cia*s que formam ess* identi*ade q*e é ens*n**a para o homem. </line>
<line> Sendo assim, partindo dessa pe*spectiva *nicial, o *rese*te trabal*o *em c*mo objeti*o </line>
<line> avali*r o* efei**s da* representa*ões s*ci**s de gê*e*o ditas co*o t*adicionais no processo de </line>
</par>
<par>
<line> formação identitá**a *a masculi*i*ade. P*ra atingir este obj*tivo foi real*zada </line>
<line> *m* rev**ã* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 18, *. 04, art. 10, p. **2-*90, *b*. 2021 </line>
<line> www*.fsa*e*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Re*resen*ações Sociais de Gêne*o no Processo d* Constru*ão Identitár*a Masculi*a </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> bib*iográf**a e os resultado* obt*dos foram a*alisados a parti* das categor*as tem**icas, </line>
<line> representação social, identidade, gênero e mascul**idad*. </line>
<line> 2 ME*ODO*OGIA </line>
<line> O presente artigo tem se* delin*amento fundamentado na abordagem q*ali*at*va, p*is </line>
<line> t*ve como o*jetivo norteado* * comp***nsão de *m fenômeno so**al *omplexo que *e </line>
<line> apresenta *e maneira subje*iva. Trevisol Ne*o (2017) apon*a que: </line>
<line> * abordagem qua*itativa d* um p*oblema é ade*uada para e*tender a nature*a de </line>
<line> um fe*ôme*o social, tenta compr*ender o* si**if*cados, n*o é *bjetiva e apr*sen*a </line>
<line> uma concepção fun**onalista da ciência. *s p*squisas qualitativas l*dam co* </line>
<line> situaçõ*s c*mplexas ou par*ic*lares (p. 39). </line>
<line> A natureza desta pesqu*sa car*cte*i*a-se c**o revi*ã* bi*liográfica ** tipo revisão </line>
<line> sistemá*ic*. Segundo Marconi e Lak*t*s (2003) a revisão bibli**r*f*ca coloca * *esqui*ador </line>
<line> em contat* di*eto com v*rios outro* arti*os que pesquisam sobre a temática. Ainda segundo </line>
</par>
<par>
<line> as refe*id*s aut*ras, a p*s*uisa bib*io*ráfica "não é mera r*petiçã* *o </line>
<line> que já foi dito o* </line>
</par>
<par>
<line> e*crito *obre certo as*unto, mas si* o exam* de um tem* sob novo enfoque o* abo*d*ge*, </line>
<line> chegando a c*n*lusões i*ovadoras" (p. 183). </line>
<line> Na pers*ectiva da revisão siste*át*ca, Z*lt*wski (2014) a*onta que a *esqu*sa adquire </line>
<line> um posicio*ame*to característico *o a*tor, pois o* cr*térios elencados para a se*eção, a*álise </line>
<line> e síntese dos dados são desen*olvidos a part*r *os *bjetivos da pesq*is* do autor. </line>
<line> A* bu*cas foram real*zada* * p**tir dos portais acadêmicos: * Periódicos da </line>
</par>
<par>
<line> C*ordenação de Aperfeiçoamento *e P*ssoal de *ível Superior (CAPES) o Periódico* e </line>
<line> Eletr*nic*s de Psi**log*a (PePSIC) *i* Biblio*ec* Vir*ual da Saúd* (BVS), atr*v*s d*s </line>
<line> se*uintes descrito*es: Representaç*es Sociais, Identidade, Gên*r* e Ma*culini*ade, *e for*a </line>
<line> simple* e em pesq*i*a cruzada. </line>
</par>
<par>
<line> Como critério de inclu*ão, *o*am e*encados: artigo* na língua por*ug*e*a, a *art*r </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **ál*se do resu*o do* artigos foram sele*ionando aqueles que ate**essem a pr*posta </line>
<line> deste </line>
</par>
<par>
<line> es*udo. ***o forma d* am*liar ao máximo a lit*ratura * ser incluí*a, nã* se u*il*zou rec*rte </line>
<line> t*mporal. </line>
<line> Considera*do tais critérios, fo*am sele*ionad*s 9 artigos que compus*ram o corpus de </line>
<line> análise deste *studo, pub*icados entre os an*s de 2006 a 201*, que *ora* org*nizados, </line>
<line> an**isados e discu*idos a partir da Análise *emática. </line>
<line> A A**lis* Temátic* de dados é d*fi*ida com*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 18, n. 04, ar*. 10, p. 172-190, abr. 2*21 </line>
<line> www*.f**ne*.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. M. Silva, M. M. L. B*rre**a </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> Um método utilizado para identi*icar, analisar, inte*pretar e rel*tar padrõe* (temas) a </line>
</par>
<par>
<line> parti* d* dados qua*itat**os. O mí*i*o que a </line>
<line> *nálise temática propor*i*n* * </line>
</par>
<par>
<line> **gani*ar e descrever o ban*o de dad*s e* rico detalhe; quant* ao má*i*o, "o céu é </line>
<line> o limite", pois esta *ná*ise cola*or* *uit* para a geração de uma aná*ise </line>
<line> i*t*rpretativa sobre os d*dos. (SO*ZA, 20*9, p. 52). </line>
<line> A análi*e *em**ica d*s da*os possibilitou a criação de quatro ca*egor*as, dentre ela*: </line>
<line> Repre*entações Soci**s: u*a perspectiva *a Psicologia So*ial; A Construção Identitár*a: ent** </line>
<line> a perspectiva social e pesso*l; *s Es*udos d* Gênero e Masculinidade; * Represen*ações </line>
<line> Sociais de Ma**ulinidade* e Construção Identitária. </line>
<line> 3 RESULTAD*S E DISCUSSÕES </line>
<line> Para facili*ar a compreensão acerca *o processo de seleção d*s estu*os, as tabelas * e </line>
<line> *, a***sen*am, d* forma de*critiva, os resultados provenientes das buscas n*s P*rtais </line>
<line> Acadêmicos PePS*C e *a CAPES, respectivamente. </line>
<line> Tab**a 1 - Resu****o* da pes*u*sa n* base de dados **PSIC. Fort*leza, Ce*rá, 2020. </line>
<line> *ch*do Excluído Du*licado Selecionado </line>
</par>
<par>
<line> Des*ritor*s </line>
<line> s </line>
<line> * </line>
<line> s </line>
<line> s </line>
</par>
<par>
<line> Representaçã* Social/G*n*ro </line>
<line> 4 </line>
<line> 3 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Representação *ocial/Identidade </line>
<line> 6 </line>
<line> 6 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Identidade/Ma*culi*idad* </line>
<line> 19 </line>
<line> 16 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rep*esentação </line>
</par>
<par>
<line> S*cial/Ide*ti*ade/Masculinidade </line>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Resultado da p*squ**a na base de d*dos *erió*ic*s *A*ES. F*r*aleza, Ceará, </line>
<line> 2*20. </line>
<line> Descritor** Achad*s Ex**uídos Dupli*ados Sele*ionados </line>
</par>
<par>
<line> Repres*ntação *ocial/*ênero </line>
<line> 28 </line>
<line> 26 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Representaçã* S**ial/Ident*dade </line>
<line> 4* </line>
<line> 40 </line>
<line> 8 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ide*tida*e/*asculinidade </line>
<line> 26 </line>
<line> 24 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Repres*nt***o Social/Identidade/*asculinidade </line>
<line> 30 </line>
<line> 30 </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 04, ar*. 1*, *. 17*-190, abr. 2*21 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ** Repres*ntações Sociais de *ênero no *rocesso de Cons*rução *d**titária Masculi*a </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> 3.* R*presentações S*ciais: u*a perspec*iva da Psicologia *ocial </line>
<line> A Teoria das Represen*ações Sociais foi proposta *or Moscovici no *ontext* da </line>
<line> Psic*log*a Social Psico*soci*l*gica, na d*cada de 1960, na França. *u*s pesqu*sas e*ta*am </line>
<line> voltadas para *s fenômenos subjet*vos e s* davam co*o u*a forma de "operacional*zar </line>
<line> conc*itos *a*a trabal*ar com * pen*amento social em sua di*â*ic* e em sua di*ersi*ade" </line>
<line> (AR*UDA, 2002, p. 129). Pode-se dize* qu*: </line>
<line> As represen*a*ões s*ciais s*o c*nju*tos dinâmicos, seu s*atus é o de uma prod*ção </line>
</par>
<par>
<line> de comport*mentos relações *om o meio, o de um* a*ão que modifica *ns e e </line>
<line> outros, * não * de uma repr*duçã* [...], *em o de uma reação a um estí*ulo exteri*r </line>
<line> dete**inad* [...] são sistemas q*e têm uma lógic* própria e uma linguagem </line>
<line> particul*r, uma estrutura*ão de implicações que se referem tanto a valor** com* * </line>
<line> conceitos [com] um estil* de **scur*o próprio. Não as consideramos como "opiniões </line>
<line> sobre", "nem imagens de", mas *om* "t*ori*s", como "ciência* c*letivas" s*i </line>
<line> ge*eris, destinadas a interpretaçõe* e a construções da realidade. (M*SCOVI*I, </line>
<line> *E*ETH, 1974, p. 4* ap*d ARRUDA, 2002, p. 138). </line>
<line> A* Representa**es Socia*s *onsolidam-*e com* *ma área de estudos qu* s* dá em </line>
</par>
<par>
<line> uma interseção da ps*col*gia e da sociologia, </line>
<line> confor*e rel*ta Arru*a (2002), e </line>
<line> *e tornam </line>
</par>
<par>
<line> mais fluidas, pois têm </line>
<line> como objetivo o estudo de </line>
<line> algo móvel, mas </line>
<line> *ue também volátil, é </line>
</par>
<par>
<line> *ígido, e *ue * compl*x* *m s* por *eforçar a dificuldade de apropri*ção. S*gundo Chav*s e </line>
<line> S*lv* (2*13), esses estudos aparecem pa*a el*b*ra* a ten**o q*e se dá a parti* da re**ção ent*e </line>
<line> uma soc*ed*de já f*rmada e os esforços que * i**ivíduo faz para p*odu*ir sua próp*ia </line>
<line> verdade. Sendo assim, é e* in*er*ção com essa realidade *ocial fix* que o indiv*duo produz </line>
<line> uma realidade de for*a flu*da e ma*eáv*l para si. </line>
<line> As Re**esentaç*es S*ciais, de acord* com Arruda (2002), *ão geradas a p*rtir da* </line>
<line> relaçõe* *o indivíd*o com a sociedade e ap*ntam *ar* u*a ref*ex*o sobre a forma com* os </line>
<line> indi**duos * grupos **ciais formam se*s c*nhe*im*ntos * par*ir d* um atrela*ent* cultural de </line>
<line> co*o a s*ciedade produ* co*hecimentos sob*e os indiv*duos. </line>
<line> Desta fo*m*, as representa*ões sociais advêm d* inter*ção e comunicaç*o dos sujeitos </line>
<line> com a s**iedade * a con**rução de um* real*dad* socia*. É a partir d*ssa *eal*dade social que </line>
<line> essa* r*pre*ent**ões a*qu*rem *ma naturez* soc*al, e é n**se con*exto que Álv*ro e Ga*rido </line>
</par>
<par>
<line> (*0**, p. 290) concordam </line>
<line> q***do fa*am que "as R**resentaçõ*s Sociais não podem </line>
<line> *er </line>
</par>
<par>
<line> con*id*r*das sim*l**mente, pro*essos ind*viduais de *aráter cognitivo, mas de </line>
<line> natu*eza </line>
</par>
<par>
<line> so*ial". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresi*a P*, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-1*0, abr. *021 w*w4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. M. Silva, M. M. *. Barreira </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> Chav** e Silva (2013) afirma* sobre a d*scriç*o das repr*sentações em su* </line>
<line> pluralidade, ou **ja, da importân*ia pa*a **e se *o*s* *onh*cer * **divíduo que fala, *ssim </line>
</par>
<par>
<line> como conhecer tamb** a sua posição em *ma estrutura *ocial e os *ocais o*de essa fala </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> construída, ou seja, </line>
<line> d a ond* o </line>
<line> indivíduo f**a. Essa pluralidade, con*orme Bueno </line>
</par>
<par>
<line> (2006),vislumbr* a re**esenta*ão social como a </line>
<line> cons*rução coletiva de uma id*ntidade, ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, * for*ação de *m conhecimento *c**ca de determ*nado objetivo a parti* da perspectiva </line>
<line> coletiva e não pessoal, que vem de u* e*volvimento soc*al. </line>
</par>
<par>
<line> Chaves e Si**a (*01*) apon**m que o </line>
<line> núcleo central *u n*cleo estruturante é "a </line>
</par>
<par>
<line> estr*tura *ais estável *a repre*e*tação e assegura continuidad* em </line>
<line> *ontextos móv*is </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*olutivos" (*. 419), e desse mo**, asseg**a * continuidad* desses significados ass*m *omo </line>
<line> *ma lig**ão entre os significados. </line>
</par>
<par>
<line> É a par*ir d*s elem*ntos *entra** </line>
<line> d* núcleo estruturante que surgem os ele*e*tos </line>
</par>
<par>
<line> perif*ricos *o*o deriva*o* e é assim q*e, segundo Ch*ves e Silv* (2013), este* elementos </line>
</par>
<par>
<line> periféric*s tr**** uma flui*ez para as rep*ese*ta*ões, pois são facilmen*e </line>
<line> aces**dos pelo </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo, proporci*nando uma melhor conexão **m a real*dade vi**d*. O* seja, as </line>
<line> repre*entaçõe* socia*s *dq*i*em uma ri**dez e complexid*de, *ois, em um* perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> estrutural, est*s tê* um </line>
<line> núc*e* ce*tral que fornece *u*tentação </line>
<line> p*ra novas repr**entaçõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> deriva*** deste núcleo *s **ais ** dão *través de elemen*os *eriféricos *ais fluidos. </line>
</par>
<par>
<line> A i*tegração destes dois </line>
<line> elem**tos com* u*a es*ru*ura é </line>
<line> o que permite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sobreviv*ncia da representação social, po*s *nquanto u* núcleo est*uturante </line>
<line> resi*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mudança* * se torna rígido, *ois se acontecer *ss* muda*ça, toda a representação socia* s* </line>
</par>
<par>
<line> transforma, os elementos periféricos *urgem *ara dar conta d*s **ntradições </line>
<line> vi*da* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rea**d*de. </line>
</par>
<par>
<line> Tais co*tradiçõ*s, como afir*a Abric (**98) a*u* Chaves e Silv* (201*), pa*tem da </line>
<line> possibilida** dos elementos per*féricos darem co*ta das plural*dades s*ci*is e permiti*em qu* </line>
<line> haja uma adaptaç*o à *ealidade, pois partem de uma e*periên*ia individual, enquanto que os </line>
<line> elementos cent*ai* vê* de uma memória coletiva mais homogênea e um* história g*upal, ou </line>
<line> **ja, existe uma concordânci* gr*pal. </line>
<line> A diferenç* e*tre a *ep*esentaçã* e a real*dade é que per*i*e percebe* *omo o* grupos </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais formar*m *sta re*res*ntação, </line>
<line> inicialm*nte deixan*o uma marca c*let*va que </line>
<line> aponta, </line>
</par>
<par>
<line> também, sobre a formação de u* gru*o. </line>
</par>
<par>
<line> Quando percebemos a esta espécie de defasa*em entre o *b*eto e sua *e*resenta*ão, </line>
<line> significa *ue estamos **ante da m*r*a gru*al/cultural i*pressa no pro*esso de </line>
<line> c*nstrução da representação. * que aparece como u*a di*to*ção, modifica a </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. *8, n. *4, a*t. 10, p. 172-190, abr. 2021 www4.fsa*e*.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Representações So*iai* de G*n*ro no Process* de *onstruç*o Ident**ária Mas*u*ina </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> orga*ização ou o sentido do **jeto para ad*ptá-lo aos dese*os e ne*ess*dade de </line>
<line> quem representa (AR*U*A, 2002, *. 139). </line>
</par>
<par>
<line> *m uma forma de </line>
<line> d*min*ir essa defas*gem, o i**iví*u* </line>
<line> **ssa p*r </line>
<line> um *r*cess* de </line>
</par>
<par>
<line> objetivação. Ta* proce*so, segundo Chaves e Silva (2013), se dá através d* mate*ia*ização de </line>
<line> conce*tos abs*ratos e *e um* re*lidade concreta. </line>
<line> Ent*nde-se *ue o indivíduo está em constante proces*o de formação de representaçõe* </line>
<line> para **uilo que está fora das represen*ações já estabelecidas em si. Isto parte de um proces*o </line>
</par>
<par>
<line> de familiari*ação, </line>
<line> c*mo a*irma* *lv*ro e **rrido (20*6), com aqui*o que é desconhecido </line>
</par>
<par>
<line> através de representações </line>
<line> já </line>
<line> existe*tes. Chaves e S**va (20*3) corroboram c*m essa ideia </line>
</par>
<par>
<line> quando destacam que o *ndiví**o busca ide*tifi*ar o de**onhe*ido através de conh*cimentos </line>
<line> pre*efinidos, evitando o contato c** * mesmo, deixa**o entender que as represen*a*ões nã* </line>
</par>
<par>
<line> se forma* do *ontato primário com obj*to, mas se formam </line>
<line> através de outras *ategoria* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co**ecimento prede*inidas. </line>
</par>
<par>
<line> É nesse contexto que Antu*es (2012) afi*ma a existência de u*a relação entre *s </line>
<line> E**ereótipos e as *epresentações Socia*s e que *mbos *alam d* uma imagem que a socieda*e </line>
<line> *onstrói sobre um obje*o ou um grupo social. Chaves e Si*va (*013) também c*ncorda* com </line>
<line> essa ideia ao sin*li**r que as Re*re*entações S*ciais *reservam a diferença soci*l * qu* dessa </line>
<line> *or*a, contribue* em estereotipar g**pos *o*iais e mant*r a d*stância soc*al entre eles. </line>
<line> Os ester*óti*os, como apont* Antun*s (*012), aparecem como uma *mag*m mental de </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos ou acon*ecim*nt*s, que sur*em de forma s*mplificada e q*e é *omp*rtilhada </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> m*i*as pe*soas. Pérez-Nebra e Jesus (2011, *. 22*) afi*mam q*e *stereó*ipos são "cre*ças e </line>
<line> atri*utos com*a*tilhados s**re um grupo. Ess*s crenças comparti*hadas são g*ner**izações </line>
<line> que se fazem sobr* os grupo*". </line>
</par>
<par>
<line> *ais crenç*s *az*m parte * s*o co*partilhadas </line>
<line> a </line>
<line> p*rtir de um processo de influência </line>
</par>
<par>
<line> soci*l, co*o afirma Menin (2006). E as***, a in*luên*ia social: </line>
<line> é expl*c*da * partir do poder que uma fonte de influência ex*r*e sobre a população </line>
</par>
<par>
<line> alvo e co*sidera uma </line>
<line> r*laçã* ass*métrica unidimensional *a qual * alvo *stá em </line>
</par>
<par>
<line> po*ição d* dependênc*a em **laçã* a fonte *e *nf*u*ncia; e*ta é u*a aut*ridade </line>
<line> institucional, **a maio*i* ou um líder (ME*IN, 2006, p. *9). </line>
<line> Bueno (2006), *m concordâ*cia, fala de um discurso heg*mônico *ue a*ribui po*er a </line>
<line> um *et*rminado g*upo e produz um l*gar de não poder para o*tros, * partir *e um discurso </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivo que se sobrepõe a de*ermina**s sub*eti*idades. Ou seja, as **enças, que partem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estereótip*s, em se* </line>
<line> p*ocesso de influência so**al, </line>
<line> produzem r*lações de dependência </line>
</par>
<par>
<line> assimétricas entre *rupos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 1*, n. 0*, *rt. 10, p. 172-190, abr. *021 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.b*/re**st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. M. S*lva, *. M. L. B*rreira </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> Al** disso, Men*n (*00*) fala sobre o va*or *ue o *rupo alvo dos *stereótipos atribui </line>
</par>
<par>
<line> a au*oridade da f*nte de *nfluência s*c*al, assi* como a relação soc*a* </line>
<line> estabelecida entre </line>
</par>
<par>
<line> *m*os, e ass*m "podem es*ar presen*es am**ças * id*nti*a** do alvo </line>
<line> ou relação *e </line>
</par>
<par>
<line> cooperação ou ap*endizagem co* fonte; s*ntimentos ** capacidade a </line>
<line> ou incapacid*de da </line>
</par>
<par>
<line> *opul*ção em *elaç*o à fonte de influên*i* e atribuídos * *sta pelo al*o" (p. *9). </line>
<line> 3.2 A Constru*ão I*e*tit**ia: ent*e a perspectiva social e pessoal </line>
<line> * conceito de i*entid*d* a*quiriu inúmera* def**iç*es ao longo da história, desde </line>
</par>
<par>
<line> per*pectivas estáti*as até a contemp**aneid*de, onde rece*e u* </line>
<line> conceito mais *rgân*co </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> din*mico (ANDRADE,199*; BR*NCO, 2011; SPEZA*I; OLI**IRA,*013). </line>
<line> As de*inições d* iden**dad* partem do esfor*o de desapegar ** enfoques c*ncretos e </line>
</par>
<par>
<line> estáticos, </line>
<line> para o ent*ndime*to *e uma *dentidade *orm*da a partir d* um processo *ialético </line>
</par>
<par>
<line> entre o s*jeito e o *undo (B*AN**, 2011). Apesar de co*tr**itór*o, o mesmo autor **irma </line>
<line> que exis*e uma vinculação entr* as vis*es estát*cas e dinâmi*as da form*ção da ide*tidade. </line>
</par>
<par>
<line> As di*cuss*es *ue vi*am comp*een**r os </line>
<line> *r*ce*sos de for*açã* </line>
<line> de </line>
<line> identidad*s </line>
</par>
<par>
<line> partem de diversos locais de estudos. A t*máti*a da identidade é discutida e e*ten***a a partir </line>
</par>
<par>
<line> de u* esforço interdisciplinar devido ao seu processo </line>
<line> de constr*ção orgânic*, como *firm* </line>
</par>
<par>
<line> A*dr*de (1995), em que s* faz import*nte a c**pleme*tação *os di*erentes métodos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> invest*gaçã* de difer**tes áreas de conhecim*ntos. *m concordâ*ci*, Spezani e Oliveira </line>
<line> (20*3, p. 115) afirma* que *ela e*pecificidade da i*e*tidade em ser uma temá*ica c*mplexa </line>
<line> e abr*ngente, é perc**ido que o estudo a partir de **fer*ntes enfoq*es e *eferênc*as, permite * </line>
</par>
<par>
<line> compreensão a*e*uada da* di*erentes persp*cti*as *u* a i*entidade p*de assumi* "e, </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> mes*o temp*, ev*c* uma abordagem psicossocial". </line>
</par>
<par>
<line> Por defi*iç**, a id*n*idade engloba as*ectos tan*o psico*ógicos como sociológicos que </line>
</par>
<par>
<line> se articulam, p*is, como afirmam Vas*oncelos e Caetano (*014), a ident*d*de s* e*trutura </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti* *e um* re*açã* do indivíduo *om o *eio soc**l que es** i*serido. Branco (2011) afirma </line>
<line> que a construção identitá**a se dá a par*ir de *ma real*dade subjetiv* em posiçã* di*lét**a com </line>
<line> a re*lidade s**ial. </line>
<line> Ou seja, a identidade se dá *rente a uma interp*etação subjetiva qu* o in*i*íduo faz * </line>
<line> partir de uma realidade socia*, *a *ual fa* cont**o com a cul*ura, g*upos sociais et*. * *es*e </line>
<line> conte*to *ue Vas*oncelos e Caet*no (20**, p.3) se pos*cionam afirma*do q** "a id*n*ida*e </line>
</par>
<par>
<line> de cada </line>
<line> um de nós está sempre em co*str*çã*, já *ue inte**g* *o* as transformaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> vivenciadas no *o***x*o *ocial". </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 18, n. 04, art. 10, *. 172-190, abr. 20*1 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Repre*entações Sociais de *ênero no Proces*o *e C*nstrução Ide*titária Masculin* </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> Andrade (*995, p. 6*) concebe a **entidade como *e*ômen* cog*itivo, "mais </line>
<line> **e*isamente co*o uma repre*ent*ç*o d* ator soci**, ou seja, *ma repre*en*ação em que o </line>
</par>
<par>
<line> a*or socia* é ob*eto *e conhec*mento". Nesse momento, a ide*tidade adq*ire um caráte* o </line>
</par>
<par>
<line> s*cial, on*e está inserid* em um c*ntext* so*ia* e a par*ir do mes**, se const*ói e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> constr*ída. </line>
</par>
<par>
<line> Jacques (2013, p. 162) co*co*da com a i*entid*de enq*ant* um caráte* soc*al quando </line>
<line> a*ont* que "o* p*pei* s**ia*s car*c**riz*m a identi**de *o outro e o lugar no gr*p* social; o </line>
<line> **rsona*em, enq**nto representa um pa*el social, r*presenta u*a identidade co*eti** a ele </line>
<line> associada, construída e mediad* at**vés das relaçõe* socia*s". Sendo a*sim, a identi*ade </line>
</par>
<par>
<line> social se constrói, à m**i*a que, como *ponta Vascon*elos </line>
<line> e Caetano (*014, p. 5), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> valorizado o </line>
<line> sentim*nto </line>
<line> de p*r*enc*mento que "se desenvolve * par*ir da* diferen*es </line>
</par>
<par>
<line> co*diç*es so*iais, culturais, e*ocionais, físi*as, ét*icas desses s*j*ito*". </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contex*o, B*nomo </line>
<line> et al. (2008) f*lam de**a* *ondições sociais q*e estão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> disposiç*o do i*diví*uo como ferramentas ne*essá*ias para a identificaç*o a partir </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> reco*h*cimento de *ert*ncime*to a* grupo so*ial. Gebra* e Tevizan (2018, p.5) c*rroboram </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> estas idei*s </line>
<line> qua*do afirmam </line>
<line> que a d*nâmica da construçã* </line>
<line> da identida*e *ocial s* </line>
<line> dá </line>
</par>
<par>
<line> co*o "o resul*ado tr*nsacional en*re o suj*ito, o gru*o e o contexto" em qu* está *nseri*o. </line>
</par>
<par>
<line> Andrade (1995) ex*lica também qu* * indivíduo se inte*ra a grupos em </line>
<line> uma tendê*cia a *e </line>
</par>
<par>
<line> fu*dir com ele, assumindo assim a identidade daquele grupo, ou seja, uma *dentid*de </line>
<line> socia*/c*letiva, tendo, dessa form*, o s*ntimen*o de per*ença g*u*al. </line>
</par>
<par>
<line> O mes** autor Andrad* (1995) aind* a*onta em s*us estudos </line>
<line> que * identidade </line>
</par>
<par>
<line> também faz **rt* de *ma singulariz**ão, onde o indiv*duo for*a um *entime*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> identificação cons*go m*smo s* m*ntém *s*im *omo forma e </line>
<line> de di*erenciação do outro. </line>
</par>
<par>
<line> Vasc**ce*os e Caeta*o (2014) </line>
<line> *onc*rdam quando af*rmam a *dentid*de </line>
<line> e*quan*o um </line>
</par>
<par>
<line> acontec*me*to que faz *ar*e do suje*to e seu m*vimen*o de *iferenciaç*o/se*elha*ç* entre si </line>
<line> mesmo e o outro. </line>
<line> Dessa fo*ma, a identidade també* ass*me um caráter i*dividual, proporcionando *o </line>
</par>
<par>
<line> i *di ví duo a </line>
<line> possibilid*de de produzir uma i*entidade própria * s*bjetiva a par*ir </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> entendimen*o d* si mesmo que "s* c*ns*rói *t**vé* da part*cipa*ão dos sujeitos no processo </line>
<line> so*ia*" (VASCONCE*OS * CAETANO, 2014, p. 4). </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> ne*** c**text* d* identi*ad* const*uída *omo uma difer**ci*çã* *ub*etiva </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> i ndi *í duo </line>
<line> *om * outro, *ssim </line>
<line> como também um f*nômeno ps*cossocial de i*terpretação da </line>
</par>
<par>
<line> re*lidade e *nse*ção *o indivíduo ao grupo, que: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-190, abr. 202* </line>
<line> www4.*s*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. *. Silva, *. M. L. Ba*reira </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> A **nstrução da identida*e mantém-se afi*ada à coe*istência de repres*ntações </line>
</par>
<par>
<line> sociais que ora a def*nem, ora s*o *o* </line>
<line> ela instru*ent*liza*as, caracter*zando uma </line>
</par>
<par>
<line> *e*ação </line>
<line> de imbricaçã* e reciprocid*de </line>
<line> com *stimado poder p*ra a in*ti*u*çã* de </line>
</par>
<par>
<line> p**t**as e modulação d* relações entre *s indiv*duos. (SPA*A**, OLIVEIRA, </line>
<line> 2013, p. 115). </line>
<line> Andra*e (1995, p. 71) reconhece a id*ntida*e c*mo uma representação social, "que </line>
<line> faz de um processo discur*i*o mais amp*o, de *nte*preta*ã* da *ocieda*e, do mundo, que se </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*ve </line>
<line> a* </line>
<line> níve* *a disputa p*lo </line>
<line> po*er s*mbó*ico". Em concord*ncia, Vasconcelos e </line>
</par>
<par>
<line> *a*tano (2014) falam da existênc*a de materia*s cognit*v** que se *stab*lecem antes do </line>
<line> sent*ment* *e perten***ento e perpa*sam * processo de *iferenciação/seme*hança, apontando </line>
</par>
<par>
<line> a repres*ntação social como *m *ator que acentua </line>
<line> as dimen*ões do conhecim*nto </line>
<line> p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ormaçã* da identidade. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Os Estudos de Gênero e Masc**i*i*a*e </line>
</par>
<par>
<line> As discuss*es so*** gêne*o tivera* como po*to de p*rtid* o mov*m*nto *emi*ista, em </line>
<line> 1970, nos Estados Unidos, com* *ita Strey (2013), a partir de **tudos situados no campo da </line>
<line> antropologia. Gênero enquanto u*a *eor*a para estudar as relações soc*ais entre o f*mini*o e </line>
</par>
<par>
<line> o ma*cu**no "come*a a ser ut*liz*da </line>
<line> n* segunda me*ad* do século XX, no **ntexto das </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssões e construções teórico- fem*nistas so*re desigualdades nas r*laçõ*s ***iais entre os </line>
<line> sexos" (*ALIKIN; I*MAEL, 201*, p. 642). </line>
<line> Na su* co*cepção i*icia*, considerando o* movimentos feministas * as dis*ussões </line>
<line> *ob*e a *esigu*ldad* entre *s sexos, os estudo* de gênero f*r*m encarados, errone**ente, </line>
<line> como estudos sobre mulheres, fei** por *ulheres e p*ra **lheres (BUENO, *006). Hoe**sh e </line>
</par>
<par>
<line> Cirino (2010) </line>
<line> apontam qu* o* *studos so*re a mascu*inidade su*g*ram de maneira tardia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entendido </line>
<line> a par*ir da desnaturalização d* mulh*r no cont***o soc*al. Medrado </line>
<line> e Lyra </line>
</par>
<par>
<line> explicam qu*: </line>
<line> As pro*uções sobre as masculinidades, como *bjeto de estudo propr*amente d**o, </line>
</par>
<par>
<line> têm início no final *a década de *98*, a partir de </line>
<line> trabalhos produzidos de ma*e**a </line>
</par>
<par>
<line> ainda p*uco sis*e**tic*, com concen*raçã* em autores específicos e sem </line>
<line> *ecessar*am**te *e desd*brarem em uma discussão teór*ca, epistem**óg*ca, polít*ca </line>
<line> e ética ampl* e cons*st*nte sobre * t*ma (2008, p. 8*9 * 8*0). </line>
<line> Bueno (200*) aponta para o fato de qu* *ó fo* possível falar da mascu*in*dade a part** </line>
</par>
<par>
<line> d* mov**e*to fe*ini*ta e da* m*danças </line>
<line> que ocorreram n*stas const*uçõ*s *pós serem </line>
</par>
<par>
<line> *evan*adas as disc*ssões adv*ndas da teor*a d* gênero inicialmente, afirm*ndo que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **nstrução do gê*e*o se dá de maneira codep*ndente. A* *cabar com os mit*s que rondavam </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 04, art. 10, p. *72-190, **r. 2021 ww*4.fsane*.com.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Represen*açõe* Soc*ais *e Gênero no P*o*e*so de Construção Id*ntitá**a *asculina </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> o fazer da mulher, afirmam Hoenish e Cir*no (2010), sur*e ta*bém uma leitura *o*ioh**tó*i*a </line>
<line> da co*strução e da produção do ho*em. </line>
<line> Filho (2005, p. 142) afirma que os *studo* de gênero *e **u*am *m *s*rever, também, </line>
<line> sobre a his**ria *a masc*linidad*, pois esta n*nca exi*tiu, as*im como a histó*ia da </line>
</par>
<par>
<line> feminilidade "pois s* eles est*veram *empre </line>
<line> nos livros d* história e </line>
<line> no* arqui*o*, estiv*ram </line>
</par>
<par>
<line> ***uanto uma cate*oria constr*ída social * politicamente, tant* quanto a* mulhere* o foram </line>
</par>
<par>
<line> em sua ausê*cia". Em concordância, Hoe*ish * Cirino (2010) </line>
<line> f*lam q*e a mascul*ni*ad* </line>
</par>
<par>
<line> pa*sa a ser teorizada tardiame*te por t*r sido trat*da de for*a naturaliz*da e colocad* como </line>
<line> uma forma de ident*ficação fixa. </line>
<line> A m*scul*nidade tra*a-se de um conc*ito co*plex* que se cons**ói a pa*tir da rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> entre *uj**to e cul*ura, e que *ambém con*ém em si </line>
<line> uma frag**idade, o que se distan**a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ideia de </line>
<line> uma masculinidade f*xa a p*rtir de *onceito* natura*s (H**NISH; C*RINO, </line>
<line> 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Gal*n*in * Is**el (2013) concordam qua*do *pontam q*e é nesse *ontexto d* debates s*bre a </line>
<line> construção do gênero que as discussõ*s sobre m**culinidade surge*, re*eridas em c*ncepçõe* </line>
<line> relaci*nais * plurais. </line>
</par>
<par>
<line> É nesse *egu**ento </line>
<line> *e co*ce*er a m**culinidade enquanto **ural que Toledo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Carva*ho (2018) ex*lica* *ue a m*sculin**ade *ode apresentar diversas v**iações, </line>
</par>
<par>
<line> dependen*o de *ual </line>
<line> *ont*xto histórico e cultural está sendo *tilizado p**a identific*-la, ass** </line>
</par>
<par>
<line> co*o t***ém podem ap*ese*tar diferentes </line>
<line> con*e*ções em uma mesma cul**ra. S*mpai* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Garci* (2010, p. 8*) a*oiam quando afirmam que "a es**bil*zação dos modelos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> masculinidad* * fe*in*lidad* pred*m*na**es em uma d*te*min*da soc*ed*de só se dá *o* </line>
</par>
<par>
<line> meio d* apre*dizado </line>
<line> das fun**es e pela i*ternaliza*ão das </line>
<line> repr*sentações de *ênero </line>
</par>
<par>
<line> i*stituídas pel* cu*tur*", ou seja, a cultura entra *omo fator qu* *omeia o mascul***. </line>
<line> Sendo assim, a teori* sobre gê*ero, como argum**ta Scott (1*9*), s*r*e para q*e*rar </line>
</par>
<par>
<line> com * </line>
<line> d*termi*ismo *iológico e situar * </line>
<line> cor** enqua*to participa*te social. Filho (2005) </line>
</par>
<par>
<line> corrobor* ao afirmar que gênero dá *en*ido </line>
<line> às diferenças en*re os sex**, apon**ndo que tais </line>
</par>
<par>
<line> d*ferenças *ão a*oiadas *m um contexto *ult*ral e **o *iológic*. Str*y (201*) afirma que o </line>
<line> gê*ero é construído a partir de u*a vi*ão cu*tural q*e a sociedade te* acerca do *ascul*no e </line>
<line> do femi*ino, aponta** pa*a *s dif*renças de *o*cep*ões e* diferen*e* cultu*as. </line>
<line> G*nero, segundo Bueno (200*), é entend*do como uma relação *os aspect*s *ociais, </line>
<line> culturai* * his*óri*os que deli*ita* as dif*renças impostas *ntre os gêneros masculino e </line>
<line> fem*nino e que são de ce*ta forma, socialmente aceitas por ambos. Galinkin * Isma*l (2013, </line>
<line> p. *94) concordam *o c*nceituar gênero co*o "uma c*tegoria analítica usa** para *xplicar as </line>
<line> dife*enças sociais *n*re os se*os, diferenças ess*s hi*tóricas e cultura*mente c*nstruídas". </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *4, art. 10, p. 172-1**, *br. 2021 ww*4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. M. Silva, M. M. L. Ba*r**ra </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> É * parti* *essa per*pectiva q*e, atu**men*e, os estud*s d* *ênero adquirem uma </line>
</par>
<par>
<line> pr*ocup*ção em discutir sobre *s desigu*ldades *xis*entes entre os gêner** </line>
<line> no </line>
<line> *ampo da </line>
</par>
<par>
<line> interação social e que perpassam a construção tanto da fe*inilidade qua*to da masculinidade </line>
<line> (BU*NO, 2006). Os e*tudos de gênero *êm s*a i*portância, p*is "abrem uma brecha no </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento sobre a mul*er e o homem, na qual torna </line>
<line> possível u** compreensão </line>
</par>
<par>
<line> r**ova**ra * transf*rmadora de suas d*fe*ença* * de*igualdade*" (STREY, 20**, p. 183). </line>
</par>
<par>
<line> *.4 Re*r*s*nta*õe* Socia*s d* M*sculi*idades e Construção Identitária </line>
</par>
<par>
<line> * em seu proce*so de so*ialização e *prendiza*o que meninos aprendem o que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *as*ulino, a partir *e re*res*n*aç**s sociai* do *ênero mas*ulino q*e são ens*nados desde o* </line>
</par>
<par>
<line> primeir*s grupos *e *nteração, a fa*ília (NASCIMENT*, TRIND**E, 2010). Gall*t </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Seff*er (2016) apontam para essa m*s*u*inidad* como um </line>
<line> pr*cesso construído a **rt*r da </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ç*o entre o social e *ma *strut**a ide*ló*ica, pro*uzindo mode*os d* *onduta. Pautado </line>
</par>
<par>
<line> ne*sa interação, *enin*s sã* *iferenciad*s </line>
<line> de meni*a*, ba*eados em *ep*e*entaçõ*s sociai* </line>
</par>
<par>
<line> de um ma*cul*no trad*cional, enquanto dominador e afas*ado *o campo emo*iona* </line>
<line> (NA*C*MENTO, T*I*DA*E, 201*). </line>
<line> Diant* desta informação, Bueno (2006) concorda que no processo de soc*a*izaçã* </line>
</par>
<par>
<line> masculi*o, ele é afast*do da int*midade </line>
<line> emocional, </line>
<line> não sendo in**ntivad* a apren*er, </line>
</par>
<par>
<line> exercit** * d*senvol*er, proporci*nando *ma masculinid*de racion*l, reservada em suas </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriência* p*ssoais e solitário, ou ent*o, prático, e*sina*o apenas a agir </line>
<line> e realizar </line>
</par>
<par>
<line> *tivi*ade*. Em *eus estudos, ao entrevistar famílias de cl*sse popu**r, N*scimento e Trind*de </line>
</par>
<par>
<line> (201*) obtêm resu*tados </line>
<line> *u* afirmam a represen*ação </line>
<line> *e uma mas*ulin*dad* forte e livre, </line>
</par>
<par>
<line> d**ere*ci*do e*fatic*ment* da *emi*ilid*de, </line>
<line> baseado em represe**ações tradicionais d* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> id*ntid*de masculi**. </line>
</par>
<par>
<line> Gallet e *eff*e* (*016) c*ncordam q*a*d* *xplic*m o ma**uli*o en*uanto afirmação, </line>
</par>
<par>
<line> *ara não ge*ar susp*i*as </line>
<line> de um* fem*nilidad* </line>
<line> o* mesmo uma ho**ssexuali*a*e, q*e se*ia </line>
</par>
<par>
<line> outra forma de ser feminin*. E* co*co*dânci*, Rosisto*ato (*009), afirma a masc*linidad* </line>
<line> como um c*nstante proc*sso d* af*rmação, onde qual*uer característi** que *aça referência ao </line>
<line> feminino * ut**izad* como acusação de desvio. </line>
</par>
<par>
<line> N*sci**nto e Trindade (201*, p 196) afirmam que "* relação entre * masculino </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> violê*cia te* *ido expli*ada, em parte, por *ma </line>
<line> r*presenta*ão s**ial ** modelo masculino, </line>
</par>
<par>
<line> *inda pa*tad* na expre*são do *o*er do ma***, *a virilidade e *o enfren*amen*o *través ** </line>
<line> força * da impos*ção". A masculinidade baseada em represent*ções tr*dic*on**s, *inda cobra </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n. 04, art. 10, p. 172-190, abr. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Repres*ntaç*e* S*ciais d* *ê*ero no Pr*ce*so *e *o*strução Id*ntitária Masculina </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> que o homem se distancie d* posiçõ*s *ue fogem dos padrões de m*sculinidade </line>
<line> *rad**i*nalmente d*fin*dos, como por e**mplo, *e*onstrar fraquez* * s*n*imen*os (CRUZ; </line>
<line> NUÑEZ; DIAM*NTINO, *015). </line>
<line> A masculi*ida*e, difere*te da fe*inilidade *ue é ent*ndida co*o algo natural à </line>
<line> mulher, segund* Gall*t e Seffner (20*6), **o é alg* natural, por isso *eninos são tr*inados a </line>
<line> demonstrar sua v*ril*dade constantem*nte. * vi*ilidade, *oncordam Risk e *omanelli (*00*, </line>
<line> p. 62), *e torna um* fe*ra*enta à qual o masculino *e ap*ga, de*onstra*d* </line>
</par>
<par>
<line> "hipermasculinidades" com* </line>
<line> forma de *fa*tame*t* do feminino soc*almente r*spaldada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uma *orma *e </line>
<line> afirmação social d*ante grupos op*sitores, ou s*ja, o mas*ulino recebe uma </line>
</par>
<par>
<line> *brigaç*o mor*l e cabe a *le, *nqua*to detentor d* **rilidade, re*resen*ar a fam*lia diante *a </line>
<line> sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *osis*olat* (*009), em seu *stud* com adolescentes, a </line>
<line> viri*ida*e se mostr* </line>
</par>
<par>
<line> c*mo uma *ons*a*te *firma*ão de práticas se*u*is, em que mesmo sen*o virg*ns, a imagem </line>
</par>
<par>
<line> que é </line>
<line> passada * de v*rilidade, *ara qu* seja af*rmada a rep*esentaçã* de uma mas*ulinidade </line>
</par>
<par>
<line> he*emônica. Ainda segundo o aut*r, a sexua*id*de masculina *urge como uma f*rma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> constante afirmação grupal de uma posiçã* viril, que é sustentada e ut*lizada como forma de </line>
</par>
<par>
<line> domi*ação </line>
<line> daqueles que não têm *al sexualidad* a*iva ou prefe*e* </line>
<line> *ão demonstrar. Risk </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*manelli *xplicam: </line>
<line> As relaç*e* joc**as são co*pon*ntes bás*cos para constitui*ão da identid*de </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sub**tiv*d*d* m***ulina têm um e**mento *e *ontestação po*ítica, d* conf*onto e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de n*g*çã* *a *rdem soci*l vigente*. A*é* diss*, cons*it*em veí*ulos pa*a </line>
</par>
<par>
<line> exp**ssã* da virilidade, par**r *e t**nicas corpo*ai*, com* *os**ra, entonação da * </line>
</par>
<par>
<line> voz, além das b*a*at*s lic*nc*osa*, em que muitas ve*es, te*as rel*t*v*s à </line>
</par>
<par>
<line> *exualidade *stão em pauta, visto que, neste* cas*s, a manifestaç*o da </line>
</par>
<par>
<line> m*sculinidade é pública (2008, p. 62). </line>
</par>
<par>
<line> R*sisto*ato (2009, *. 20) *xemplifica essa cena e* se*s estudos quando apo*ta </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> "aquele* que não tinham, ou </line>
<line> não qu*riam re*a*ar suas aventuras se*uais em públi*o *ram </line>
</par>
<par>
<line> v*timas de um </line>
<line> con*unto </line>
<line> de **usaç*es *ocosas co* ên*ase n* s*pos*a a*sência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mascu*i*id**e". Toledo * *arv**ho (2018) também *razem um </line>
<line> *xe**lo em se*s </line>
<line> estu*os, </line>
</par>
<par>
<line> apo*tando que os meninos que apresentavam um comportamento </line>
<line> con*id*rad* **minin* por </line>
</par>
<par>
<line> seus pares, acab*v** send* e*c*uídos </line>
<line> d*s at*vidades *elos colegas e indiretam*n*e </line>
</par>
<par>
<line> *sq*ecidos </line>
<line> pel*s professores, não rec**end* b*as av*liaç*es de de*empen*o, corroborando </line>
</par>
<par>
<line> com as rela*õ*s jocos*s cit*das por Ris* e Ro*ane*li (2*08). </line>
<line> A partir de*se *ont*xto, Bueno (*006) afi*ma *ue a masculini*ade, em constant* </line>
</par>
<par>
<line> afirmação da **rilidade, pro*uz formas de socialização mutiladoras para o homem * </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 0*, art. 1*, p. 1*2-190, abr. 2*21 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. M. Silva, M. M. L. B*rreira </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> produzem mal esta* assim </line>
<line> co*o a re*resentação do feminin* produz para a m**her. Cruz, </line>
</par>
<par>
<line> N*ñez * *iamantino (**15) trazem o relato d* </line>
<line> um </line>
<line> homem tox*côma*o que, *iant* essas </line>
</par>
<par>
<line> repres*n*a*ões *oci*is baseadas na *irili*ade mascul*na, produz um s*frimen*o ao não atingir </line>
<line> *s expe**ativas sociais, já que ele a**nt* a sua to*ic*mania *omo uma fraqueza, e tal </line>
<line> *omportamento não se enq*adr* nos i*eais de *asculinidade a ele impos*os. </line>
<line> *r*z, *uñez e Diamantino (2015, p. 63) apontam a*nda q*e * masculi*idad* </line>
<line> contemporânea, defr*ntada c*m o feminino, se vê dian*e *e u** angústi* em "ser homem", </line>
<line> n* qual se torna cad* *ez mais difícil su**e*tar essa identidade masculina já que e*a pede do </line>
<line> ho*em um posicion*mento social rí*id* e viril, apo*tando a t*xicom*nia como *m* *orm* de </line>
</par>
<par>
<line> fuga dessa angú*tia. </line>
<line> *m seus </line>
<line> estudos, N**cimento e Trindade (2010) en*ati*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vuln*r*bilidade a problem*s de sa*de, ass*m como também situações de risco à própria vida, </line>
<line> que podem surgir a parti* *a socialização de*s* homem, base*dos em represen*aç*es d* um* </line>
<line> masculinid*de tradic*onal, no qu* diz respei*o à fo*mação de uma ide*tidade masculina. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O *eg*int* artigo teve como o*jet**o av*liar o efeito d*s rep*esentações soc*ais </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ormação identitária ma**ulin*. Foi po*sível per*eber *ue o mas*ulino ainda está imerso ** </line>
</par>
<par>
<line> repre*entações tradicion*is que é *onst*ntemen*e ensinado a manter esse posicion*mento, e </line>
<line> tendo como cons*quê*cia u*a virilida*e exac*rbada como forma de do*inação, assim com* </line>
<line> *doe***ento mental e riscos de vida. </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-s* também, que as f*rmas de rel*ção q*e se estabelecem pa*tir dess* a </line>
<line> masculin*d*de d*ta co*o tradicional, se b*se*am na e*ibição da virilidade, *endo el* </line>
</par>
<par>
<line> verda*ei*a </line>
<line> ou nã*, como foi exempl*f*cado n*s relaçõ*s </line>
<line> entr* os adolescent*s, como um* </line>
</par>
<par>
<line> *orm* de impor uma submissã* </line>
<line> entre os pares, as*im como ta**ém se *orna um* *orm* de </line>
</par>
<par>
<line> p*econceito **m aquel*s que não **ibem t*l viri**dade ou me*mo apresenta* traços </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> lemb**m o feminino. </line>
</par>
<par>
<line> * p*r*ir de*sa p*squisa, surgem novo* questionamentos *cerca da mascul*nidade que </line>
<line> envolve o homem que não se apresen*a *omo socialmente tradi*i*nal, tanto aqueles com </line>
</par>
<par>
<line> orientação </line>
<line> hom*ssex*a* *uan*o *s *e o*ie*ta*ão heterossexual e tr*n*ex*al. Ab*e </line>
<line> espaço </line>
</par>
<par>
<line> também para se pensar a saúde, t*nt* física quanto mental, desse mascul*no que se **nstrói a </line>
<line> part** destas rep*e*entaçõ*s imposito*as. </line>
</par>
<par>
<line> C*nsidera-se q*e o </line>
<line> objet*vo do **abalho </line>
<line> foi *tingi*o no que s* refe*e </line>
<line> à* disc*ssõe* </line>
</par>
<par>
<line> bibliográ*icas a pa**ir </line>
<line> da t*mática, no en*anto, t*a* consigo algumas lim*ta*ões, </line>
<line> den*re ela*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 18, n. 04, art. 10, p. 17*-*90, *b*. 2021 </line>
<line> ww*4.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Representa*ões Sociais de G**e*o no **o*ess* de Con*trução **entitária Masculina </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> por ser uma pe*qu*sa bibliográfica, o artigo *ica limit*do * </line>
<line> outras publ*ca*ões *, no caso </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> temá*ica proposta, a pesqui*a ac*bou *e depar*ndo c*m escassez *e pro**ções r*centes * </line>
<line> sobre * assu*t*, ou pelo me*os *ue trou*essem u*a proximidade maior com a temática, </line>
<line> a*s*m c**o *ambém, *ais pes*uisas no c*mpo da psicologia. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, este trab*lho se torna *m </line>
<line> *o*t o d* </line>
<line> partida p*ra futur** pesquisas que </line>
</par>
<par>
<line> possam fazer um m*lhor apro*un*amento ac*rca da temática da *as*u*in*dade e suas </line>
<line> r*ve**e*ações, tendo em v*sta que fa* parte de u* fenômeno social co*p*exo, vale**o-se *e </line>
<line> uma pe*quisa *mp*r**a par* que se possa ter um contat* *ais *profundado. </line>
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<line> 2) a**lise e interp*etação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do ra*c*nho ou na re*isão crític* do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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