O Serviço Público e o Teletrabalho na Administração Pública Federal Brasileira em Tempos de Covid-19 / The Public Service and Teleworking in the Brazilian Federal Public Administration in Covid-19 Times

André Luiz Trajano dos Santos, Augusto da Cunha Reis

Resumo


Com o avanço da Covid-19 por todo o mundo, o teletrabalho se tornou uma estratégia eficaz para manutenção das atividades das organizações que se viram obrigadas a cumprir o distanciamento social por causa dos riscos de contaminação pela nova doença. Nesse contexto, esse artigo teve como objetivo investigar a percepção dos colaboradores da administração pública federal quanto à prática do teletrabalho imposta pelo distanciamento social em face da pandemia do novo coronavírus. Como estratégia de pesquisa foi utilizada a metodologia Survey numa abordagem quantitativa, sendo aplicado questionário estruturado como instrumento de coleta de dados durante os meses de abril a junho de 2020, tendo como amostra os colaboradores da administração pública federal. Foram obtidas 451 respostas das quais 76,72% de colaboradores que atuam de forma efetiva e 23,28% como não efetiva. A pesquisa revelou que 95,13% dos respondentes estão executando suas atividades remotamente, na forma parcial (n=107) ou na forma integral (n=322). Dentre as vantagens apontadas pela prática do teletrabalho, destaca-se a não necessidade de deslocamento (88,50%) como a principal vantagem do exercício dessa prática, seguida pela flexibilidade de horário (69,79%) e a qualidade de vida (60,43%). Como pesquisas futuras em profundidade, este trabalho sugere a realização de estudos relacionados à cultura organizacional, produtividade a partir de indicadores de desempenho e diagnóstico da disponibilidade de infraestrutura e recursos tecnológicos presentes nas organizações públicas para a prática do teletrabalho.

 

Palavras-chave: Teletrabalho. Serviço Público. Covid-19. Coronavírus (SARS-CoV-2).

 

ABSTRACT

 

With the advancement of Covid-19 around the world, teleworking has become an effective strategy to maintain the activities of organizations that have been forced to comply with social distance due to the risks of contamination by the new disease. In this context, this article aimed to investigate the perception of employees of the federal public administration regarding the practice of teleworking imposed by social distance in the face of the pandemic of the new coronavirus. As a research strategy, the Survey methodology was used in a quantitative approach, and a structured questionnaire was applied as a data collection instrument during the months of April to June 2020, with the sample of employees of the federal public administration. With 451 responses were obtained, of which 76.72% were from employees who work effectively and 23.28% were not effective. The survey revealed that 95.13% of respondents are performing their activities remotely, in partial form (n=107) or in full form (n=322). Among the advantages pointed out by the practice of teleworking, there is no need for commuting (88.50%) as the main advantage of exercising this practice, followed by flexible working hours (69.79%) and quality of life (60, 43%). As future in-depth research, this work suggests conducting studies related to organizational culture, productivity based on performance indicators and diagnosis of the availability of infrastructure and technological resources present in public organizations for the practice of teleworking.

 

Keywords: Telework. Public Service. Covid-19. Coronavirus (SARS-CoV-2).


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.03.2

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