<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 2, p. 29-48, ma*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.03.2 </line>
</par>
<par>
<line> O S*rviço Público e o Teletrabalho n* A*ministra*ão *úblic* *ederal Brasil**ra em Tempos *e </line>
<line> Covid-19 </line>
<line> Th* Publ*c *ervice an* Teleworking ** the B*azilian F*der*l Publ*c *dminis*ration in Covid-19 </line>
<line> Ti*es </line>
</par>
<par>
<line> *ndré Luiz Traja** *os Santos </line>
<line> *outorando em En*enharia d* Produção e S*stemas pelo Cent*o F*deral de Educaç*o Tecnoló*ic* Celso Su**ow da Fo*se*a </line>
<line> Mestre em G*s**o e Estra*égia pela Univer*i*ade Feder*l Rural do Ri* de Janeiro </line>
<line> E-mail: e*tra*ano@gmail.com </line>
<line> *ugu*to *a Cun*a Reis </line>
<line> Dou*or*d* em Engenh*ria *e Produção pel* Pontifícia Universidade Cató*ica do Rio de Jan*i*o </line>
<line> *r*fe*sor p*lo C**tro Federal de Ed*c*ção T*cnológica *elso Suc**w *a Fonseca </line>
<line> E-mail: augusto.*eis@ce*e*-rj.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ç*: And*é Luiz Tr*jano dos Sa**os </line>
<line> Edito*-Chefe: D*. Tonny Ker*ey de *lencar </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tro </line>
<line> Fede*al </line>
<line> de E*ucação </line>
<line> Te**ológica </line>
<line> C*lso </line>
<line> Suckow </line>
<line> Rod*igu*s </line>
</par>
<par>
<line> *a </line>
<line> Fonseca </line>
<line>-</line>
<line> CEFET/RJ. </line>
<line> Ru* G*neral </line>
<line> C*nabarr*, </line>
<line> *85 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Mar*canã, Rio de Janeiro - RJ, *0271-2**. Brasil. </line>
<line> Artigo recebido e* 11/02/202*. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: A*gusto *a *unha Reis </line>
<line> *ecebida e* 24/0*/2*21. A*rovado em 25/0*/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Centro </line>
<line> Federal </line>
<line> d* Educação </line>
<line> *ecn*l*gica </line>
<line> C*lso </line>
<line> Suckow </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> Fonsec* </line>
<line>-</line>
<line> CEFET/RJ. </line>
<line> Ru* Ge**ral </line>
<line> Can*barro, </line>
<line> *85 </line>
<line>-</line>
<line> Ava*i*do pe*o sistema Triple R*vie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Ma*acanã, Rio de Jane*r* - *J, 2*271-204. Br*sil. </line>
<line> pelo Edi*or-C*efe; e b) Doubl* Blind Revi*w </line>
<line> (avaliação cega por dois ava*ia*or*s da área). </line>
<line> Revisão: Gramatical, *ormat*va e *e Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. Santos, A. C. *eis </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Co* o avanço d* Covid-19 por todo o mundo, o tele*rabalho s* *ornou uma estratégia eficaz </line>
</par>
<par>
<line> p*r* *an*tenção d** ati*id*d** das organ*zaçõe* que se vi*am obrigada* a *umprir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> distanciamento social p*r *a*sa dos risco* de contaminaçã* </line>
<line> p**a *o** doença. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto, esse arti*o t*ve co*o objeti*o investi*ar a </line>
<line> per*epção dos colaboradores da </line>
</par>
<par>
<line> administr**ão pública fede*al quanto à </line>
<line> prática do tel*t*abalho i*posta </line>
<line> pel* d*s*anciamento </line>
</par>
<par>
<line> social em face da p*ndemia d* n*vo coronavírus. Como *straté*i* de pesquisa foi utilizad* a </line>
</par>
<par>
<line> me*odologia </line>
<line> S*rv*y </line>
<line> numa abor*agem quant*tativa, *e*do **lic*d* q**stioná*io e*t**tur*do </line>
</par>
<par>
<line> c*m* inst*umen*o de coleta *e **dos dur*nte os *eses de **r*l a junho de *020, tendo como </line>
<line> amostra os *olaboradores da administração pú*lica federal. Foram obtidas *51 respostas das </line>
<line> quais 76,72% de col*borad*res que atuam de forma *fetiva e 2*,28% c*mo não *f*tiva. * </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa revelou que 9*,*3% </line>
<line> do* responden*es estão exec*tando suas atividades </line>
</par>
<par>
<line> remotamente, </line>
<line> na **rma parcial (n=107) o* na forma integral (n=3*2). Dent*e as </line>
<line> vantagens </line>
</par>
<par>
<line> apo*tadas </line>
<line> pela prática </line>
<line> do teletra*alho, de*tac*-se </line>
<line> a não necessidade de *esloca*ento </line>
</par>
<par>
<line> (88,50%) c*mo a princi*al va*tage* do exe*cício dessa prática, se*uida pela flexibil*da*e de </line>
<line> horário (6*,79%) e a qualidade de vi*a (60,43%). Como p*squisas futur*s em profundid*de, </line>
</par>
<par>
<line> este trabalho su**re a realizaç*o de </line>
<line> estudos r*lacionados à cultura *r*aniza*i*nal, </line>
</par>
<par>
<line> produtividade a </line>
<line> p*rtir de in*icadores de desem*enh* e **agnóstico da di*ponib*lidade de </line>
</par>
<par>
<line> *nfraes*rutura recursos e </line>
<line> tecn*ló*i*os p*esentes </line>
<line> n*s organizações p*bl*cas p*ra a prática *o </line>
</par>
<par>
<line> t*letr*balho. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*av*as-chave: Teletr**alho. Ser**ço Público. Cov*d-*9. Coronaví*us (S*RS-**V-2). </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> With *h* advancement </line>
<line> of Covid-19 a*ound the wor*d, teleworkin* has </line>
<line> beco*e an effect*ve </line>
</par>
<par>
<line> *tra*egy to *aintain the a*tivit*es of organization* that *av* bee* forced to co*ply wit* soci*l </line>
</par>
<par>
<line> *istance due *o *he *i*ks of *ontamina*ion by the *ew dise*se. In this *ontext, this </line>
<line> article </line>
</par>
<par>
<line> ai*ed to inves*igate th* perception of employe** of the feder*l public *dministration </line>
<line> regarding the pract*ce of telew*rking **po*ed by social di*tance i* **e face *f the pan*emic </line>
</par>
<par>
<line> of the new cor*navi*u*. As a res*a*ch *tra*egy, t*e *urvey methodology was used in </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*antitative ap**oach, and a struct*red questio*nai*e was a**l*ed </line>
<line> as a data *ollectio* </line>
</par>
<par>
<line> instrument dur*ng *he months of April to June 2*20, w*th the s*mple of </line>
<line> empl*yees of </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> **deral p*blic adm*nistr*tion. With 451 responses were ob*ained, ** which 76.72% w*re fro* </line>
</par>
<par>
<line> e***o*e*s who *o*k effe*tively and </line>
<line> 2*.28% w*re **t effectiv*. The survey revealed that </line>
</par>
<par>
<line> 95.13% o* re*po*dents are performing their a*tivities re*otely, in partial form (*=1*7) o* in </line>
<line> f*ll form (n=32*). Am*ng t*e **vantages poin*e* out by the practice o* teleworking, there i* </line>
<line> no *e*d for co*mut*ng (88.50%) as **e m*i* advantage *f *xercising this pr*cti**, ***lowed </line>
<line> b* flexible working hour* (69.79%) and quality of life (60, 43%). As future **-depth rese**c*, </line>
<line> this wo*k sugges*s c*ndu*t**g stud*e* relate* *o organiza*ional culture, produc*ivity base* *n </line>
</par>
<par>
<line> p*r*orm*nce indicators an* diagnosi* </line>
<line> of th* availabili** of infrastr*cture and te*hnologica* </line>
</par>
<par>
<line> res*ur*e* pr*sent in public o**a*izations for t*e **actice *f tel*wor*ing. </line>
<line> Key*ords: **l*work. Publi* *ervic*. *ovid-19. Coronavirus (*ARS-CoV-*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 18, n. 03, art. 2, p. *9-48, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serv*ço Pú*lico e o Telet**b**ho na Ad*inistração Públi*a Fede*al B*asileira e* Tempo* d* Co**d-19 </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Em dezem*ro d* 2019, foi detec*a*o em *uhan, ** China, um no*o tipo ** coro**vírus </line>
<line> (SA*S-*oV-*) q*e provoca uma doença *espiratória gra** d*nomi*ad* de C*vi*-19. Com a </line>
</par>
<par>
<line> noti*ic*çã* de mai* de 1** </line>
<line> *il casos *onfirmado* em p*íses de todos os continentes, em </line>
</par>
<par>
<line> março de 2020 a O*gani*ação Mundial </line>
<line> da Saúde (OMS) dec*arou a pandemia da Cov*d-19. </line>
</par>
<par>
<line> Para retardar a ev*lução e o *ontágio pela nova *oe**a, diver*o* paíse* </line>
<line> adotar*m o </line>
</par>
<par>
<line> dista*ci*m*n*o soc*al como m*did* d* saúd* pública. Diante d*sso, </line>
<line> a prática d* </line>
</par>
<par>
<line> dist**ciam**t* soc**l como p*o*ocolo p*ra retardar o ava*ço *a do*nç* foi i*po*ta a diversas </line>
<line> empresas pelo mund* com* *o*ma de prevenção *a *ransmiss** da Covid-19 (AQUIN* et al., </line>
<line> 2020; GA*CIA; DUARTE, 2020). </line>
<line> **tes mes*o d* p*ndem*a de Cov*d-1*, p*squisa* oficiais mostram *ue a ado**o do </line>
</par>
<par>
<line> tel**raba*ho </line>
<line> tem aume*t*do como u* todo na </line>
<line> últ*ma década. * In*tituto de *esquisa </line>
</par>
<par>
<line> *conô*i*a *plicada (*PEA) em conj*nto c*m o Instituto Brasileiro de Ge*grafia e Est*tí*tic* </line>
</par>
<par>
<line> (IBG*) </line>
<line> apresent*ram em *020 </line>
<line> u* estudo em que demonstra o percentu*l *e indivíduos </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> ocupações viáv*is de s**em re*lizadas via tel*tra*alho (I**a, </line>
<line> 2020). De acordo co* </line>
<line> ess*s </line>
</par>
<par>
<line> insti**tos, pelas ca*acterísti*as de seu merca*o *e trabalho, o *ras*l **ssui, na m*dia, um </line>
</par>
<par>
<line> percentual *e pessoas c*m pot*nc*al d* teletrabalh* de c**ca d* 22,70%, que </line>
<line> corres*onde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2*,8 mil*ões de *e**oas segundo esse estudo. De acordo o estudo d* IPEA, numa *ista de 8* </line>
</par>
<par>
<line> país*s, o </line>
<line> Brasil *c*pou * 45ª posiç*o, com 25,*5% d* ocup**ão e* teletrabal*o. Ent*e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *oze pa*s*s da Améri*a L*tina que constam do estudo (Brasil, </line>
<line> Bolívia, Chi**, E* Salvador, </line>
</par>
<par>
<line> *q*ador, *uatemala, Guiana, Ho*duras, México, *anam*, R*púb**c* Dominicana e Ur**ua*), </line>
<line> o Brasil o**p*u a *e*ceira po*içã*, p*óxi*o ao C*ile, 25,74% * Urugu*i, 27,28% (Dingel & </line>
<line> Neiman, 2*20; Góes et al., 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Em outr* pesquisa rea*izada em 2*16 pela S*ciedad* *rasileira de Te*etr*balho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tel*vendas </line>
<line> (SOBRATT), e* conjunto co* a SAP C**sultoria em RH, </line>
<line> denominada de </line>
</par>
<par>
<line> "Home Office Brasil", aponto* *ue 66% *as m*is d* </line>
<line> 300 empresas brasileiras de *ifere*tes </line>
</par>
<par>
<line> segmentos e portes pesquisadas *ons*de*am o *ele*rabalho *omo ferramenta p**a </line>
<line> enf***tar </line>
</par>
<par>
<line> épo*as de crise ec**ôm*ca (SOBRATT, 2*16). A pesquis* revelou que no p*ríodo </line>
<line> de doi s </line>
</par>
<par>
<line> an*s entre </line>
<line> 201* e 201* houve aumento *e 50% no núm*ro </line>
<line> d* empresas </line>
<line> qu* buscaram </line>
</par>
<par>
<line> i*plantar a práti*a do tele*rab*lho, </line>
<line> apoiada nos avan*os tecn*ló**co*. Já em 20*0, n*m </line>
</par>
<par>
<line> levantamen*o da *undação Dom Cabral (**C) e da consultoria Gr*nt *hornton Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> realiza*o entr* os dias 2*/03 * 05/04/2020, ouvi*do *05 profissionais de 18 </line>
<line> estados </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*res*n* PI, v. 1*, *. 03, art. *, p. *9-4*, mar. 2021 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. T. S*ntos, A. C. Reis </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> brasil*i*os, constataram que 54% **l*s *uerem con**nuar e* home office ap*s a </line>
<line> *andemia </line>
</par>
<par>
<line> (*DC & Grant Th*rnto* Brasil, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cenário, cabe também destacar que a tr*ns*ção t*cnoló*i*a, impuls*on*da pela inovação </line>
<line> e *endênc**s globais, cria ba*e* tecno*ógicas oport*nizando no*os for*atos de t*abalho. O </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*ime*t* </line>
<line> te*nológico se *o*tra </line>
<line> um fa*ilitador nas trocas </line>
<line> d* informações cada vez </line>
</par>
<par>
<line> ma*s v*loz*s, c*iando assi* espaço pa*a o de*envolvimento </line>
<line> de nova* for*as de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> como * tr*balho rem*to (*OSENFIELDI; DE ALVESI, 2011). *iante *isso, um dos desafios </line>
<line> das organizaç*es como um todo *e* si*o as recorrentes *od*ficações *mp*stas pelo avan*o </line>
<line> tec**l**ico e agora pelo novo vírus o* quais impactam *iretamente no tradicional mod*lo *e </line>
<line> trabal*o (BARROS; SILVA, 2010; FONSECA; PÉRE*-NEBRA, 2*12; L*ITE et a*., *017; </line>
<line> *ESSENGE*; G*CHWIND, *01*; ROC*A; AMADOR, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, *o* o o*jet*vo de captar junt* aos colaborado*es </line>
<line> da administração </line>
<line> públ i * a </line>
</par>
<par>
<line> *ede*al qual * per*epçã* frente à *doção da *r*tica do teletrabalho como estra*ég*a *e </line>
</par>
<par>
<line> di*tanciamento </line>
<line> so*ial, esse trab*lh* f*i e*tru*ura** em *eu primei*o ca*ítulo com as </line>
</par>
<par>
<line> discus*ões </line>
<line> teóricas sobre o con**ito de tel*trabalho, além *as s*** implica*õe* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> administraç*o públi*a. Seguido d* cap*tul* do* aspect*s met*dológicos, discor*endo sobre as </line>
<line> estrat*gias de *esqui*a, coleta e análise de d*dos. No terceiro capítulo, cui*ou-se da an*lise e </line>
<line> discussão d*s dados colet*dos *om u*a ab*rdagem est**ística descri*iva e, por fim, o capítulo </line>
<line> d*s conclusõ**, abr*ndo camp* para estud*s f*turos e* profun*idade aplicados ao </line>
<line> t*letrabalho na a*minis*r**ão *úbl*ca br**ileira. </line>
<line> 2 REFEREN*IAL **ÓRICO </line>
<line> 2.1 A Covid-19 e a prática do telet*abalho na Administ*ação Públic* Federal br*sileira </line>
</par>
<par>
<line> A par*i* </line>
<line> de </line>
<line> adoção *o </line>
<line> dis**nciam*n*o soci*l como medida </line>
<line> não farmac*l*g*** *e </line>
</par>
<par>
<line> com*ate ao novo coronav*rus, as o*ga*izações se deparam *om um* n*va realidade frente às </line>
</par>
<par>
<line> re*aç*es de tra*al** com *eus colaboradores. E par* mini*i*ar os impactos </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> d*stanc*amen*o frente à no*a *ea**dade, *s or*anizações adotaram o </line>
<line> home </line>
<line> office ou </line>
</par>
<par>
<line> te*etra*alho </line>
<line> como reg*a ness* relação. A term**ol*gia teletraba*ho como uma vari*ncia ao </line>
</par>
<par>
<line> popular home office *em </line>
<line> de**nição </line>
<line> diversa na literatura *u* via*ilizo* a realização de </line>
</par>
<par>
<line> inúmera* tarefas d*stante do local fís**o de trabal*o, impulsionado pelo avanço da tecnol*gia. </line>
<line> Quanto à sua definição, * termo teletrabalho ori*ina-se do inglês teleco*mutin* ou telework, </line>
<line> R*v. *S*, **res*na, v. *8, n. 03, art. *, p. 29-48, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviç* Pú*lico e o Teletrabalho n* Ad*inistração Pública Federal **asilei** ** T*mpos d* C*vid-*9 </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> sendo Jac* *. Nilles co*sidera*o seu cr*ad*r (BERGAMASCHI *t al., 2018; FILARDI et al., </line>
<line> 20*0; MEND*S e* al., 2020). </line>
<line> Para Nill*s (1975), o t*l*traba*ho é aquele que l*va o trabalho aos trabalhadores, em </line>
<line> ve* de le*ar es*es ao t*aba*ho. Van Sell e *acobs (19*4) d*finem teletrabalho *omo aquele que </line>
<line> é caracter*zad* *ela utiliza*ão d* comp*ta*o*e* e eq*i*amentos de te*ecomunicaçõ** para </line>
<line> t*aba**ar em casa ou *m um local *emoto, um ou mais *ias por *emana. *á Illegems e Verbeke </line>
</par>
<par>
<line> (2004) ap*n**m teletra*alho c*mo sendo * trab*l*o remunerado a partir o </line>
<line> de cas*, de </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *scritório satélite, *e um centro de teletr*b*lho ou de *ualque* outra *s**çã* de traba*ho fora </line>
<line> *o escritório *rinc***l. Pérez, *ánchez e Carnicer (2*07) defin*m o teletrabalh* como f*r** </line>
</par>
<par>
<line> alternativa de o*ganiz*ç*o do trabalho cu*as cara*terístic*s </line>
<line> permitem o uso da *ecnologia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informação da* telecomunicações pelos co*aboradores a pa*tir de s*u domic*lio *u de e </line>
<line> lugares r*moto*. F*nner e Ro*off (2010) e Rosenfield * A*ves (201*)) conc*rd*m que o </line>
</par>
<par>
<line> teletraba*ho pode ser definid* como a*uele rea*iz*do a distância com a </line>
<line> uti*ização d* </line>
</par>
<par>
<line> tecn*l*gia da in*ormaç*o. Pa*a Rafalski e Andrade (20*5) * te*etrabalh* se ca*acter*za pelo </line>
<line> desempenho das at*vi*ades profis*i*nais *o mesmo *mb*ent* em que se reside. </line>
<line> Nes*e sentido, segundo * Organização I*ternacional do T*abalho (OIT) o te*e*rabalho </line>
</par>
<par>
<line> é qualq*er trabalho *eal*zado longe *os es**itórios, no qual o trabalh*dor não man*ém </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> c**tato *essoal com seu* colegas, mas po*e comunicar-se com eles </line>
<line> por meio do* recursos </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ógicos disponíveis. Para efeito desse trabal**, ado**u-se a definição de tele*ra**lho </line>
<line> c*mo sendo a execução de atividades realizadas, de forma parcial ou int*gr*l, *or c*laborador </line>
</par>
<par>
<line> que *s*eja exerc*ndo-*s </line>
<line> com auxílio da tecnologia em loc*l diverso do espaço físico </line>
<line> de s*u </line>
</par>
<par>
<line> empr*g*d*r. </line>
</par>
<par>
<line> A adminis*ra*ão pública não está *mune aos ava**os tecno*ó*icos que re*onfi**ram as </line>
</par>
<par>
<line> atuais relaçõ*s *e trabalho a </line>
<line> qual já </line>
<line> se mos*ra </line>
<line> p*opícia a discutir e aprova* norm*s para </line>
</par>
<par>
<line> o*iciali*ar prática do a </line>
<line> teletrabalho. Prova disto é </line>
<line> que já existem há mais de </line>
<line> uma *écada </line>
</par>
<par>
<line> experiência* da impl*me*tação *o **le*rab*lho em órgãos públicos. No setor </line>
<line> pú*lico </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiro, * Ser*iç* F*deral de Processamento de Da*os (S*r*ro) *oi o p**ne*ro ao adotar o </line>
</par>
<par>
<line> *elet**balho d* modo abr*ng*nte e e*truturado em </line>
<line> 2005. Outr*s **gãos públicos ta*bém *á </line>
</par>
<par>
<line> propuser*m a implantação </line>
<line> do teletr*ba*ho: *eceita Federal, em 2012, *dvocacia *eral da </line>
</par>
<par>
<line> Uni*o (AGU), 2011, Tribunal Superior do *raba*ho (TST), *012, * Instituto Na**onal </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> P*opr*edade Industr*al (INPI), 2016, o Tr*bunal </line>
<line> de Just*ça do Es*ado do Ri* *e Janeiro - </line>
</par>
<par>
<line> *JRJ, 2016, entre outro* (BERG*MA*C*I et a*., 20*8; FILARDI et al., 202*; MENDES ** </line>
<line> al., 20*0). </line>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 18, n. *3, a*t. 2, p. *9-4*, mar. 2*21 w*w4.f*anet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. Santos, *. C. Re*s </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> A implemen*aç*o de forma </line>
<line> ampla *essa moda*idade de trab*l*o na administr*ção </line>
</par>
<par>
<line> pública não é um* taref* simples, já que o *eletrabalho ainda s* *presen*a com* *ampo abert* </line>
</par>
<par>
<line> para *stu*os das *ais divers*s ár*as. T*davia, </line>
<line> as restrições *m*ost*s pe** dist*nc*ame*to </line>
</par>
<par>
<line> social e* fac* da </line>
<line> pan**mia da *ovid-19 impô* a cent*nas d* m**hares </line>
<line> de colabor***res d* </line>
</par>
<par>
<line> serviço p**lico a prát*ca do teletrabalho *omo fo*ma *e *anter a* a**vidades </line>
<line> e*tatais em </line>
</par>
<par>
<line> *uncioname*to (LEITE et al., 2017; MENDES et a*., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> N* Brasil, em * *e feve*ei*o de 2020, foi sancio*ada a *ei n°1*.979, que dispõ* so*re </line>
</par>
<par>
<line> as medidas para </line>
<line> *nfrentamento da e**demia da Covid-19, ta*s como me*idas d* </line>
</par>
<par>
<line> distanci*mento (Brasil, 20*0b). Par tal, dentr* *s medidas toma*as fr*n** à im*o*i**o do </line>
<line> *ist***iamento social, a*otou-se como regra a prát**a do teletrabal*o, parcial ou i*tegral, pa*a </line>
<line> os col*boradores d* administração pública, j* prevista no a**abouço legal (Brasil, 20*8). No </line>
<line> governo federal, por e*emp**, foram e*tabelecidas diretr*zes para a adoção do tele*rabalho </line>
<line> parcia* e in*egral e* toda administr*ç** pública (Bra*il, 2020a). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contex*o de pandemia da nova e </line>
<line> realidade de trabalho impo*t* pela circulaçã* </line>
</par>
<par>
<line> do novo </line>
<line> coron**í*us *o Bra**l, identificar elemen*os * partir da percepção dos pr*prio* </line>
</par>
<par>
<line> colaborado*es da ad*i*istração pública federal qua*to * prática do te*et*a*alho é fun*amental </line>
</par>
<par>
<line> para **ntrib**ç*o da discussã* da efetiva a </line>
<line> implementaç*o </line>
<line> *ess* modal**ade de trabalho na </line>
</par>
<par>
<line> própria admi*ist*ação p*blic*. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METO**L*GIA </line>
</par>
<par>
<line> A nova realidade imposta aos colab*r*dores da a*minis*r*ção públ*c* brasilei*a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> enfrent*ndo dos de*afios </line>
<line> pro*ostos pela pandemia d* Cov**-**, tal como * </line>
<line> distanciame*to </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*l, intensificou a apli*ação </line>
<line> d* *odalidade teletrabalho com* prática nas relações de </line>
</par>
<par>
<line> t**balho. D*ante di**o, *s*a pesquisa te*e como ob*etivo *n*es*i*ar qual a **rcepção dos </line>
<line> col*bo*adores d* administração pública fede*al q*anto à *r*ti*a do teletrabalh* i*posta pelo </line>
<line> *istanciamen** social *m face da ***demia da Covi*-1*. </line>
<line> *s pe**uis*dores optaram po* um* abordagem q*antitativa de *atureza exploratória, a </line>
</par>
<par>
<line> qu** busca c*n*ece* as *ropriedades </line>
<line> de determinado *enômeno, proporcionando maior </line>
</par>
<par>
<line> f*m*liaridad* com a reali*ade, com vistas * torná-lo mai* *xplícito atrav*s de um </line>
<line> estudo </line>
</par>
<par>
<line> emp*ri*o (CRE*WELL, 2014; ROESCH, 2013; VERGARA, *0*4). Como estratégia de </line>
</par>
<par>
<line> coleta de dados, os *esqui*adores se util*z**am da metodolo*ia *urvey **r *eio de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> q*estioná*io </line>
<line> estrutu*ado, que, ** aco*d* com Vergara (2*12), s*o ú*eis quando se quer </line>
</par>
<par>
<line> c**parar grandes núm*ros de </line>
<line> respostas *ecebidas, </line>
<line> ten*o como </line>
<line> a*os*ra colabora*ores </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. *8, n. *3, art. 2, p. 29-48, mar. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço Público e o Teletrabalho na *dm*ni*tração Pública Federal Brasileira em Temp*s de Covid-1* </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> atua**o na administração públic* fe*eral em todo o B*a*il. Pa*a t*l, </line>
<line> o </line>
<line> questi*nário, </line>
</par>
<par>
<line> c*nfeccionado *o *oogle For**, ferr*menta grat*ita dispon*v*l na in*ern*t, cuja finalidad* é </line>
<line> gerar for*ulários cap*zes *e serem remetidos a um determinado grupo *e pe*soas, foi divido </line>
</par>
<par>
<line> em três eixos temáticos, são e*es: 1. Aspec*o* relacio*a*os à atua*ão </line>
<line> profissio*al </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> colab**ador; 2. As*e*tos r*lacionados à *tuação na mod*lidade d* teletrabalho; e 3. Aspectos </line>
<line> d*mográficos dos re*pon*en*es. A partir dessa div*são foi *os*ív*l f*zer a correlação entre a </line>
<line> atua*ã* pr*fission*l do colaborador e a sua *orm* de a*u*ção durante o *er*odo de co*eta de </line>
<line> d**os. </line>
</par>
<par>
<line> Para v*l*dação do que*tionário aplicado, el* *oi </line>
<line> testado a </line>
<line> *im </line>
<line> de seguir as </line>
</par>
<par>
<line> *ecome*daç*es que observam a </line>
<line> necessid*d* da rea*iza*ão de pré-teste* com *inco </line>
</par>
<par>
<line> colabor*dores ** adm*n***raçã* púb*i*a fed*ral para ajustar o *uesti*nário a questões </line>
</par>
<par>
<line> ignoradas pelos pesquisad*res, a*si* como colocaçõe* de difí*il comp*een*ão, *empo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> resposta ou q*alque* outra observação </line>
<line> que </line>
<line> possa melhorar a c*leta dos dados dos </line>
</par>
<par>
<line> respondente* (HAIR ** et al., 2014; TORINI, 2016; VERGARA, 2*12). </line>
<line> Em seguida, o questionário foi disponibilizado p*r um período de *ois me*es, e*tre </line>
<line> a**il * jun** de 2020, m*ses consi*erados como o pico da doença no Brasil, sendo enviado o </line>
</par>
<par>
<line> link *ara obtenção **s res*ostas através *e e-mail, redes sociais como Linked*n, Twit**r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> grupos d* What*App e T**egra*. Destaca-se que o que*tionário on-l*ne é a melhor forma de </line>
<line> coletar d***s de indivíd**s que estejam em locais div*r*os ou d* difícil *ce*so físico, </line>
</par>
<par>
<line> evitando-se </line>
<line> de*locamentos dos </line>
<line> pesquisadores e r*duzindo c*stos **m a pesquisa (Tor*ni, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). </line>
</par>
<par>
<line> As respostas obtidas for*m consolid*das no Software Pow*r Bi Desktop da </line>
</par>
<par>
<line> M*cr**oft©, o qual forn*ce diversas formas de *btenç*o de d*dos po* meio de uma </line>
<line> ampla </line>
</par>
<par>
<line> varied*d* de fontes de dados par* geração dos gráficos numa aná*is* a partir do u*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> est*tística </line>
<line> descritiva *ue ** vale de da*os *onsolidad*s para *nferir informações de par*e *e </line>
</par>
<par>
<line> d*termi*ad* grupo ao </line>
<line> qua* não se tem acesso e* *ua t*t*lidade (FER*EIR*, 2005; </line>
</par>
<par>
<line> ROESCH, *013). </line>
</par>
<par>
<line> Como limitação do </line>
<line> *stu*o, a </line>
<line> coleta de d*dos po* m*io de questionário </line>
<line> o n * i ne *ode </line>
</par>
<par>
<line> gerar cansaço aos respond*ntes *m f*nção do g*ande número *e questões. Nes*e s*nti*o, os </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*ad*r*s opt*ram por utilizar um question*ri* obj*tivo, *u* não ult*apassasse </line>
<line> o* </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> minutos *ara resp*n*ê-lo, buscan** motivar </line>
<line> os par*icipantes da pesqu*sa colocan*o </line>
<line> es** </line>
</par>
<par>
<line> informação no preâmbulo *o questi**ário. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *er*sina PI, *. 1*, n. 03, *rt. 2, p. 29-48, mar. 20*1 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. Santos, *. C. Re*s </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISC***ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *ráti*a do teletrabal*o *oi *dotada como medida urgente em grande parte </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> r*lações de trabalho na admin*stração púb*ica b*asi*eira para frear os avanço* da Cov*d-19 n* </line>
<line> Brasil. A *rise i*posta pelo *ovo **rona*írus pa*t*u o *i*tanci*ment* soci*l como uma das </line>
<line> estratég**s não f*r*acológica pa*a reduzi* a dissemina*ão da doenç* em diversos segmentos </line>
<line> da s*ciedad*, ent*e elas as *rgani*aç*es públic*s. </line>
<line> Com o objetivo *e investigar a percep*ão do* colabo*adores da admin*stração pública </line>
<line> brasile*ra quan** à sua *tua*ão fora do local f**ico de trabalho imposta pelo di*tanci*m*nto </line>
<line> social em face da pan**mia da Covid-1*, os pesquisadores utilizaram de questioná*io </line>
<line> estrutu**do como instru*en** de coleta de dado* online, tendo c*m* am*st** os *raba*had*res </line>
</par>
<par>
<line> *as dive*sas m**alidades *e *tu*ção no serviço *úb*ico *ederal. Assim, </line>
<line> *oram obtidas 451 </line>
</par>
<par>
<line> respost*s ao formulá*io dis*onibilizad* o*line no *eríodo de dois mes*s, *ntre abril e junho </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *0*0, meses *onsidera*os como </line>
<line> o p*co da **enç* no *ras*l. **ra melhor análise, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> questionário foi *ubdividido e* três ca*egorias: 1. A**ectos relacionados à atua*ão </line>
</par>
<par>
<line> pr*fiss*onal </line>
<line> d* cola*orador; 2. Aspectos r*l*cionados </line>
<line> à at**ção na moda*id*de de </line>
</par>
<par>
<line> teletra*alh*; e *. Asp**tos de*ográficos dos respondentes. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to à atuação p*ofiss*o*a* </line>
<line> dos que respond*ram </line>
<line> ** qu*stionário disponibilizado, </line>
</par>
<par>
<line> 76,7*% (n=346) atuam como s*rvidor efetivo, **nform* demonstrad* na *igura 1, que é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*labo*ador qu* detém a prerroga*iv* de estabilida*e no c**go, p*eenchid* por meio d* </line>
<line> conc**so p*blico. </line>
<line> Figura 1 - T*po de atuação e **mpo de atua*ão na administração pública. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: El*bo*ado p*los autore* a pa*tir dos dado* da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 03, art. 2, *. 29-48, m*r. 2**1 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Serviço Públi** e o Teletraba*ho na Administração P*blica *ederal B*asileira em *empos de C*vid-19 </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> D*sses, dos que *stão </line>
<line> *m r*gime *e telet*aba**o, gr*n*e p*rte que at*a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *dministraçã* pública tem mais de 10 anos (53,22%), Figura 2, o *ue re*ela um elevado </line>
<line> público que est* orb***ndo entre a at*ação no local de trabalho disponibilizado pelo </line>
</par>
<par>
<line> empregador, *á que a liter*tura *evel* s*re* ainda recente* as prática* de </line>
<line> tel**rabal*o em </line>
</par>
<par>
<line> or*aniz*ções públicas, e agora, com </line>
<line> o* efei*os do dis**nciamento social imp*sto p*la </line>
</par>
<par>
<line> pandemi* da *ovid-19, viu-se no desen*olvimento de *uas *tivi*ades de maneira re*o*a. </line>
<line> Figura 2: Tempo de atu*ção n* administra*ão pública do* *ue estão trabalhando em </line>
<line> te**tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *lab*rado pel*s autores a *artir dos dado* d* pesqui*a. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse contexto, </line>
<line> q*ant* </line>
<line> ao* a*pe*tos relaci*nados à at*aç*o na *odali*ad* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> teletrabalho, buscou conhecer aquel*s q** </line>
<line> est*o *tuando em regime *e teletra*alho, se*a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> forma parcial ou integral, seja com o perc*ntual do que não est* atuando de </line>
<line> casa, co*forme </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a *. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*r* 3 - Atuação em tem**s de *an*emi*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*do p*los aut**es a par**r *os dados da pesquisa. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 2, p. **-48, mar. 2021 *ww4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. *antos, A. C. R*is </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> De**eende-se *a Figura * *ue, em função do atual cenário *e </line>
<line> crise imposta pe*a </line>
</par>
<par>
<line> pandemia da Covid-1*, gra*d* parte do* participantes está atuando e* *a*a de fo*ma in**gral, </line>
<line> (71,40%) *uran*e o período de co***a d* dados p*ra * pesqu*sa, seguida pel* atua**o de form* </line>
</par>
<par>
<line> parcial (23,73%) e *or a**ele* q*e </line>
<line> nã* estão desenvolvendo suas ativid*des *em*ta*ente </line>
</par>
<par>
<line> (4,8*%). *a** o *rabalho remoto, c*da organização d*f*** a *e*hor for*a de atu*ção de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com as *aracterísti*as *as atividades a serem desenvolv*das. Em se tratando </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações </line>
<line> pú*l*ca*, essa definiç*o precisa constar *o regrament* juríd*co para su* </line>
</par>
<par>
<line> *mplementação (*E*GAMA*CHI *t al., 2018; LE**E *t al., 2017). </line>
<line> A pa*tir desse l*van*a*en*o, pode-se e**abelec*r as corr*la*ões dos que es*ão atuan*o </line>
<line> re*ota*ente com *utros aspectos como temp* de colabor*ção com o serv*ço *úblico, *ipo de </line>
<line> atuação, * perce*ção de *ro*ut*vidad*, vantage** e impedi*entos para a*uação remota, dentre </line>
</par>
<par>
<line> out*os. *entre </line>
<line> aq*eles q*e estã* des*mpenhand* sua* atividade* em c*sa, al*u*as q*e**õe* </line>
</par>
<par>
<line> fore* d**erm*nantes pa** a s*a atuação na modalid*d* de telet**balho. * princ**al é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> situação atual *rovocada p*la pandemi* da Covid-19, segu*da p**a disponibilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> infraestrutu*a d* *I, conforme disp*sto na *abela 1. </line>
</par>
<par>
<line> T*bela 1 - O que m*is contribuiu para a atua**o *m teletra*alho? </line>
</par>
<par>
<line> Contrib*ição para a atu*ção em *eletrabalho </line>
<line> Aponta*entos </line>
<line> P*r*ent*al </line>
</par>
<par>
<line> Situação atual provo*ada *ela p*ndemia d* </line>
<line> 360 </line>
<line> 9 * ,2 6 % </line>
</par>
<par>
<line> C*vid-1* </line>
</par>
<par>
<line> Infraestrutura *e TI </line>
<line> 123 </line>
<line> 3 2 ,8 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Or*aniz*ção do meu órg*o *e at*ação </line>
<line> 106 </line>
<line> 2 8 ,3 4 % </line>
</par>
<par>
<line> *nt*resse por parte *a alta **m**istração </line>
<line> 81 </line>
<line> 2 1 ,6 6 % </line>
</par>
<par>
<line> Ex*stência de critér*os in*titu*ionais </line>
<line> 46 </line>
<line> 1 2 ,3 0 % </line>
</par>
<par>
<line> Cultura *rgan*zacional </line>
<line> 44 </line>
<line> 1 1 ,7 6 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos a*t*res a parti* dos *ados d* pes*uisa. </line>
<line> Em f*ce da atua* situação imposta *ela pandemia da Covid-19, *ndic*da como a </line>
<line> princip*l causa para a intens*ficação do t*l*trabal*o na A*ministr*ção Pú*lica, as polít*cas de </line>
</par>
<par>
<line> a*uação do* colaboradores </line>
<line> de*sas o*ganiz*ções devem ser re*istas </line>
<line> e realin**das a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> realidad* antes não testada inte*same*te. A*ém disso, a partir dessas questões, sugere-se que </line>
<line> temas com baixa ind*cação c*mo a exis*ê*cia de critérios instit*ci*nais, as*im como * cultu*a </line>
</par>
<par>
<line> *rganiz**ional, possam *er observ*d*s, carece*do de </line>
<line> estudos m*is aprofundados </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> c**pr*en*er como esses f**ores impactam *iretam*nte *a decis*o da organização </line>
<line> adotar </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> não * tele*r*balh* c*mo *orma permanent* de atuação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 1*, n. 03, art. 2, p. *9-48, ma*. 202* www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Se*viç* Públ*co e o Teletr*ba*ho na Admi*is*ração Pú*lica Fed*ral Br*sil*ira em Tempo* de C*vid-1* </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Quando perguntado sobre ser ou *ão a favor do exercíci* das *tividades na </line>
</par>
<par>
<line> m*dalidade de </line>
<line> teletrabalho, * ma*oria dos respondente* sinaliza ser favor*vel a essa </line>
</par>
<par>
<line> modalid*d* de atuação, se*do *1,95% na forma p*rc*al 32,62% na for*a *nt*gra* c**o e </line>
</par>
<par>
<line> *orma </line>
<line> de *tuaç*o. Na Figura 5 observa-se que 76,5*% do* servidor*s e*etivos são a favor </line>
</par>
<par>
<line> d***a **dali*a*e de tra*al*o. </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 5 - Se* a favor ou não ** te*et**ba*ho. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rado *el*s auto*es a partir dos dados *a pesquis*. </line>
<line> Essa sinaliza*ão é importante pa*a baliza* as d*cis*es futuras quanto à forma de </line>
<line> atuação ne*sa modalidade de trabalho, princ*palm*n*e na adminis*ração p*blica *ue de*e </line>
<line> visar à ef**iência como pilar da s*a atuação. </line>
<line> Dos q*e estão t*abalhando em casa, 8*,61% dos respondentes indicar*m que ess* t*p* </line>
<line> de modalid*de d* trab*lho é bom, fre*te a 14,39% q*e *pontaram ser um mo*elo de atuaçã* </line>
<line> ruim. F*gura 6. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. *8, *. 03, *rt. 2, *. *9-**, mar. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. Sa*tos, A. C. Re*s </line>
<line> ** </line>
<line> Figura 6 - Sobre a atuação e* casa. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pe*os aut*re* a partir dos dados da pesquisa. </line>
<line> Cabe considerar esse dado n* c*mposição *e po*íti*as de i*p*em*ntação *essa </line>
</par>
<par>
<line> modalidade em face *e ba*reir** a serem enc*ntra*as p*ra o *xercício da mo*alidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> teletra*a*ho. Nesse sentido, estudos so*re as barrei*as encon*r**as par* impl*mentação a </line>
</par>
<par>
<line> dessa mo*alid**e de trab***o só contrib*iri*m para o deba*e na discussão da ad*ção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> teletrabalho na ad*inistração públic*. </line>
</par>
<par>
<line> E* função dessa atuação, per*untou-se quanto * perc*pçã* de ganh* ou perda de </line>
<line> prod*tividade na execução das a**v*d*d*s em regime d* tele***balh*. De acord* com os 3*4 </line>
</par>
<par>
<line> resp*nden*es, pa*a *1,88% *á pe*da de produtividade. Já para 78,12%, ex**te ganho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produtividad* *a atuação na modalidade de trabalho a partir de casa, confor*e *igu*a 7. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 7 - Percepção de produ*ividade. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*orado *el** autore* a partir *os d*dos *a pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 1*, *. 03, art. 2, p. 29-48, ma*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *erviço Pú*lico e o Teletrabalho n* Admi*i***ação Pública Feder*l Brasil*ira em Te*pos de Cov*d-1* </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> A part*r dos *ados dispostos *a Figura 7, há sinalizaçã* da par*e dos pa*ti*ip*ntes d* </line>
<line> que h* ganho *e produtividade * que aument* e* decorrência da atu**ão nessa modalidade de </line>
<line> trabalho. Cont**o, um *studo mais *pr**undado desse *uesito **derá confirmar por meio de </line>
<line> *n**cadores d* produtiv*dade se tai* d*dos se confirmam ou não. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto aos aspe*tos demográficos dos par*icip*ntes da c***ta de *ados </line>
<line> da presente </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, ca*e dest*car a idade dos respondentes, dispos*os na Figura 8. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 8 - *dade dos **rticipantes por man*festação s*br* a atuação em teletrabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*a** pelos au*ores a p*r**r do* dados da pe*quis*. </line>
</par>
<par>
<line> Uma correlação que se pode fa*er a part*r d** da*os con*idos na Figura 8 é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proporção *a manifest**ão * favor ou *ontrária à ado*ão des*a m*dalidade *e *rabalho, f*e*t* </line>
<line> à idade dos *espondentes. O que demo**tra *ue o público de até 40 ano* es*á mais aber** a </line>
<line> *cei**r *ovas *orm*s de at*a*ão como o teletrabalho. </line>
<line> * estudo rev*la q*e *s partici*ante* da pesquisa *êm, em médi*, 40 anos de id*de, </line>
</par>
<par>
<line> *lém de alta </line>
<line> qualificação. A f*rmação a**dêmica dos res*o*dentes, expressa na Fig*ra 9, </line>
</par>
<par>
<line> disp** que a formação d* maioria superou o patamar do ensin* superior *omple**, sendo ao </line>
</par>
<par>
<line> *enos 39,*2% </line>
<line> pos*u**or de título de es*ecia*iza*ão/M*A, seguido po* 2*,8*% com </line>
</par>
<par>
<line> mestrado e 10,86% *etent** d* título de doutorado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 2, *. 29-48, mar. 20*1 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. T. S*n*os, A. C. R*is </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 9 - Formação aca*êmica e idade dos participante* da pes*uisa. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: E**b*ra*o *e*os autores a partir dos d**os d* pesqu*sa. </line>
<line> Após a *etomada da* ativid*des ec*nômicas em div*rsas partes do mundo, dive*sas </line>
</par>
<par>
<line> empr*sas se*uem permitindo qu* seus colabor*dores *r*balhe* a pa***r de </line>
<line> casa. Muito *e </line>
</par>
<par>
<line> discute so*re os ganho* do teletrabalho. Na l*teratur*, </line>
<line> citam-se *lgumas vantagens *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> colaborador na prá*ica *o teletrabal*o com* forma de s* es*ab*le*erem as relações de trabalh* </line>
<line> entre o *mpregado e *eu empre*ador. São ela*: melhoria da *oncentração; redução d* nível de </line>
</par>
<par>
<line> estres*e; fle*ibilizaçã* de horários; m*lhori* na qu*lidade de v**a; maio* interação *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> famí*ia; **spensa *o desloc*mento do </line>
<line> c*laborador ao tr**alho; menos exposiçã* </line>
</par>
<par>
<line> *iolência/stress em deslocament*s; mel*oria da *rodutiv*dade e q*al**ade do *rabalho; meno* </line>
<line> i*te*ru**ões (ADERALDO et al., 201*; BA*ROS; SILV*, 2010; BER*AMASCHI e* al., </line>
</par>
<par>
<line> 2018; FI*ARDI </line>
<line> et al., 2020; FONNER; ROLOFF, 2010; HERNAND*; PELÁEZ, 2**3; </line>
</par>
<par>
<line> LEITE et al., 2017; N*HA*A et al., 2010; *ÉREZ et a*., 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Na* </line>
<line> orga*izações públic*s, a d**cuss*o nã* é d*stin** das organizações </line>
<line> pri**das. Por </line>
</par>
<par>
<line> isso, conhecer a* vantagen* e fat**es qu* impede* * imp*ementação dessa forma de a**ação </line>
</par>
<par>
<line> no olhar de q*em e*tá v*ven*iando a realidade do trabalho remot*, </line>
<line> traz inúme**s </line>
</par>
<par>
<line> contribui*ões pa** o d*ba** *obre o tema *a ad*inistração públic* b*asileira. Nesse sent**o, </line>
</par>
<par>
<line> os *esqu**adore* buscar*m *onhecer o que os </line>
<line> participan**s ju*gavam </line>
<line> como vantajoso na </line>
</par>
<par>
<line> atuação a p**ti* de *asa, co*form* e*en**ndo na Tab*la *: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*si*a, v. 18, n. 03, a*t. *, p. 29-48, *ar. 20*1 </line>
<line> www4.fsanet.c**.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço P*blico e o Te*etrabalho na *dminis*ração Pública *ed*ral *rasileira em Tempos de *ovid-19 </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> Ta**la 2 - Vantagens ** *tuação em teletrab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Vant*gens </line>
<line> Apontame**os </line>
<line> Percen*u*l </line>
</par>
<par>
<line> *ã* necess*d*de de de*l*camen*o </line>
<line> 331 </line>
<line> * 8 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> Flexibilidad* de h**ário </line>
<line> 2*1 </line>
<line> 6 9 ,7 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Qualid*de de vida </line>
<line> 226 </line>
<line> 6 0 ,4 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Maior foco n* execução das tarefas </line>
<line> 17* </line>
<line> 4 5 ,* 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Conforto </line>
<line> 128 </line>
<line> 3 4 ,2 2 % </line>
</par>
<par>
<line> E*tar mais **óxim* *a família </line>
<line> 121 </line>
<line> * 2 ,3 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *lab*rado pe*os autores a p*rti* dos d**o* da pesqu*sa. </line>
<line> D*ntre *s vantagens ap*ntadas pela prática do telet*aba*ho, de*taca-se * não </line>
<line> necessidad* de desloc*mento (*8,50%) como a p*incipal va**ag*m *o exe*cício des*a *rát*ca, </line>
<line> se*uida pel* f*exibi*ida*e de horário (69,79%) e a qua*idade de *ida (60,43%). </line>
</par>
<par>
<line> Já nas difi*uldades e*c*ntradas na atuaç** de m*nei*a </line>
<line> remota, Ta*ela *, a pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> aponta para a *ecessidade de adequação de </line>
<line> equ*pamentos e infrae*trutura para o exercício </line>
</par>
<par>
<line> dessa modalidade de tra*alho. *os 451 r*spondentes, n=*77 *ndicaram esse fato* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> d*ficultador para o plen* *xerc*cio do teletrab*lho, seguido po* p*oblema* na comunicação </line>
<line> (n=1*1) e a *alta de organizaç*o da rot*na de trabalho (n=129). </line>
<line> Tabela 3 - Dificu*dades encont***as na atua*ão e* teletrabal*o. </line>
</par>
<par>
<line> Dificuldades </line>
<line> Apon*a**ntos Pe*centu** </line>
</par>
<par>
<line> Equipam*ntos/ Infr*estr**ura *nadequad*s </line>
<line> 1** </line>
<line> 4 7 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Problemas de com*nica*ão </line>
<line> 131 </line>
<line> 3 5 ,0 3 % </line>
</par>
<par>
<line> Falta de or*anizaçã* da roti*a </line>
<line> 12* </line>
<line> 3 4 ,4 9 % </line>
</par>
<par>
<line> O convívio fami**ar </line>
<line> *25 </line>
<line> 3 3 ,4 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Registros das atividades/ações </line>
<line> 105 </line>
<line> 2 8 ,0 7 % </line>
</par>
<par>
<line> Ausência de supo*te de TI </line>
<line> 89 </line>
<line> 2 3 ,8 0 % </line>
</par>
<par>
<line> *usência de apoio insti*ucional </line>
<line> 83 </line>
<line> * 2 ,1 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado *el*s autores a p*rtir dos dados da pesquisa. </line>
<line> O que se revela da Tab*la 3 são dificuldades que possam se* *bjeto de estud** fut**os </line>
<line> *om um ma*or aprofundamen*o d*s que**õe* a eles iner*ntes. Ram** & Amad*r (20*8) </line>
<line> *e*tac*m q*e a tec*ol*g*a tem u* papel fundamental na implementa*ão do teletr*balho c*mo </line>
</par>
<par>
<line> forma de a*uação. Log*, diante de um cenário pós-pand*mi* da Covid-19, o pe*sar </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> mo*e*os ** atuação *os *olaborad*res da a*ministr*ção pública n* modalid*de de </line>
<line> Rev. *S*, Teresina PI, v. *8, n. 03, art. 2, p. 29-48, *ar. 202* *ww4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. T. Santos, A. C. Reis </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> t*l*t*abalho *ertament* será intensificad*, *om* se obs*rv* a *artir dos </line>
<line> dados c*le*ados, </line>
</par>
<par>
<line> g**nde p*rt* </line>
<line> dos col*boradores s*o a </line>
<line> f**or da adoção dessa *odalidade co*o for*a de </line>
</par>
<par>
<line> **uação em fun*ão da dis*o*ib*lidade d* re*u*sos tec*ológico*, já que 4*,33% d*s </line>
<line> respo*dentes apontam os equipamentos/i*fra*strutura i*adeq*ad*s *omo a pr*n*ip*l cau*a de </line>
<line> di*iculdade de implemntação do teletrabalho. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES *I*AIS </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> c*ise prov*cada pela pa*demia da *ovid-19 transformou as relaçõ** de trab*lhos </line>
</par>
<par>
<line> na* empresas, i***u*ive na a*ministraçã* públi*a brasileira. A*sim, as </line>
<line> per*pectivas do </line>
</par>
<par>
<line> exercíci* </line>
<line> das ativi*a*es econômicas após a pand*mia devem l*var e* conta as novas </line>
</par>
<par>
<line> modalidad*s de t*aba*ho *ue emergiram no período </line>
<line> de distanciament* social e* *ue * </line>
</par>
<par>
<line> teletrabalho su*ge com* uma nova pr*tica p*r* as relações labora*s na a*ministr*ção p*bli*a </line>
<line> brasileira. </line>
<line> N** últ*mo* ano*, o avan*o da t*cn*log*a via*ilizou a realização d* *númeras tarefas a </line>
</par>
<par>
<line> dis*ância, *rian*o as bases p**a a imple*ent*ç** do </line>
<line> te*etrabalh*. A*s**, o pres*nte e**udo, </line>
</par>
<par>
<line> *or m*io de uma abordag*m quantit*tiva, te*d* o quest*oná*io fecha*o *omo instrum**to de </line>
<line> cole*a *e d*dos, *olheu informações importan*e* fr*nt* à perc*pção dos *ola*oradores da </line>
</par>
<par>
<line> admi*istraçã* </line>
<line> pública *rasileira so*re es*a </line>
<line> f*rma de atuação, vi*to que fora impost* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> div*rsos trabalhadores em face *a p**demi* do novo coronavírus. </line>
<line> A pes*uis* *bteve 451 respost*s de colaborador*s que atuam na a*ministraç*o públ*ca </line>
</par>
<par>
<line> fed**al, revela*do que 95,13% dos </line>
<line> r*spo*dentes es*ava* *xec**ando suas ativida*es </line>
</par>
<par>
<line> remo*ame*te, na for*a parc*a* (23,73%) ou ** **rma integral (7*,40%). Desse*, 85,61% *o* </line>
<line> respon**ntes i*dicaram *ue esse tipo de modalidade de trabalho é bo*. Enquan*o qu* 14,**% </line>
</par>
<par>
<line> a*ontaram ser um mode*o *e </line>
<line> atuação ruim. Contudo, há de se destacar a </line>
<line> percepção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produtividade e* que </line>
<line> p*r* 7*,12% dos p**t*cipante* ho*ve *m *a*ho de produ*ividade na </line>
</par>
<par>
<line> atuação na modalidade de teletrabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> Além di*s*, dentre </line>
<line> as vantagens apo*tadas pela pr*tic* *o *eletrabal*o de*taca-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> não n**essi*a*e de deslocament* (*8,*0%) *omo a </line>
<line> *rincipal vantage* </line>
<line> do exe*cício </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> p*áti*a, seguid* pela fl*xibilidad* de horá*io (69,79%) e * qualidade de vida (60,43%). Outro </line>
</par>
<par>
<line> a*pect* que se pode co*c**ir é qu* a falta de </line>
<line> adequa*ão de equipam*ntos e infraestrutura, </line>
</par>
<par>
<line> pr*ble*as na comunicaçã* e a f*lt* de organ*zação da rotina *e trabalh* ai*da s*o </line>
<line> impedit*vo* pa*a a adoção dessa modali*ade *e tra*alho. </line>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 18, n. 03, art. 2, p. 29-*8, mar. 202* ww*4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *erviço Pú*lico e o Teletr*balh* na Administração Pú*lica Federal B*asileira em *empos d* Covid-19 </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, a p*rtir *a presen*e p*squi*a sugere-se a r***ização de es*udos </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> profun*idade para *eterminar por meio d* indi*ador** de produt*vida*e se de fato existe </line>
</par>
<par>
<line> ganho *u </line>
<line> pe*da de prod*t*vidad* fre*t* ao *xercí*io </line>
<line> na modalidade </line>
<line> *e *eletrabalho. Além </line>
</par>
<par>
<line> *isso, s*gere-se a realização de e*tud*s do quant* a cult*ra orga*izacional *xerce inf*uência </line>
<line> na *ecisão de se a*otar o teletrabalho como fo*ma de atu*çã* do colaborad*r da </line>
</par>
<par>
<line> administr*ção </line>
<line> pública no exercício da função pública. Aind* nesse diapasão, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> levanta*ento </line>
<line> dos recursos tecnol*gicos também pode revela* o nível de prep*r* </line>
<line> que as </line>
</par>
<par>
<line> organ*z**ões públicas estão pa*a adotar *essa nova modali*a*e de **abalho. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntu*o, a contr*buição teórica des*a </line>
<line> pesquisa co*si*te n* *mpl*a*ã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> **nhecimento d* *eletr*b*lho como modal*dade de *raba*ho a atuaçã* e </line>
<line> *o c**a*orador </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *dministr*ç*o *úbli*a bra*il*ira lo*ge do ha*itua* *oca* de execução de sua* *t*vi**des. Além </line>
</par>
<par>
<line> de s*bs*dia* *om **dos as decisões *stratégicas *a* or*aniz*çõ*s pú*licas sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*leme*tação *e*s* mo*alidade de t*abalho num cenário pós-pande*ia. </line>
</par>
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<line> R*FERÊNCIAS </line>
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<line> ADE*ALDO, *. L., ADERALDO, C. V. L; LIMA, A. C. (2017). Aspec*os crí*icos </line>
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<line> de Gestão, </line>
<line> de qu e </line>
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<row> trata * </row>
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<row> § 6 </row>
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