<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 4, p. 68-82, ab*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.04.4
</line>
</par><par>
<line>
In*vações da Lei 13.431/2017 na Produ*ã* da Prova P*na* e seus **pactos na Defe** do Réu
</line>
<line>
Updat*s to Act #13 43*/2017 *n *he Produc*ion of Eviden**s and *ts Impact* ove* the De*e*dant
</line>
</par><par>
<line>
Al*ir Santos Reis Júnio*
</line>
<line>
Do*tor em Direito P***l pela Pon*ifícia Univers*dade Cató*ica de São Pa*lo
</line>
<line>
Professor da U*iv*rsidade Estadu*l de Marin*á
</line>
<line>
E-*ail: almi*.*rime@gm*il.*om
</line>
<line>
Giovanna *i** De Souza
</line>
<line>
*outora em Direit* P*nal pela P*ntifícia Un*versidade Católi*a de *ão Paulo
</line>
<line>
Grad*and* da *nive*sidade Es*ad*a* de Maring*
</line>
<line>
E-ma*l: vita.gi.souza@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Almir Santos *eis Júnior
</line>
<line>
Edit*r-*h*f*: Dr. *onny *erl** de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Sa*t* Joaq*ina de Vedr*na, 3096, z**a *, Maringá-
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
PR 87*15-151. *e*efone 44-9**6*625*Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Gio**nna Vita *e Souza
</line>
<line>
*rtigo rec*bido *m 23/03/202*. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
R*a Santa Jo**uina de Ve*runa, 3096, zona *, Mar*n*á-
</line>
<line>
recebida em 01/04/20*1. *provad* em 02/04/**21.
</line>
</par><par>
<line>
PR 8*015-151. Telefone 44-99*62625*
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado pelo sistema Tri*le Revie*: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e *) D*uble Blin* Review
</line>
<line>
(av*lia*ã* ceg* por dois aval*adores da área).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiva e *e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaç*es da Lei 13.*31/**17 na Pr*dução *a Prov* P*nal e *eus Impactos na De*esa *o Réu
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *resente
</line>
<line>
estudo b*s** an*lisar as m*tivações e o* asp*ctos proced*mentais da *ei
</line>
</par><par>
<line>
13.431/2017, em especial sob * ót*ca *a observância de garantias c*nstit*cio*ais do réu, e seu
</line>
</par><par>
<line>
impacto na t*ajetória d* rec*nstrução
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
história de fatos apurados e* processo* *enais que
</line>
</par><par>
<line>
envolvam crianças e *d**es*entes na **ndi*ão *e **tima e tes*emunh*. O método *tilizado fo*
</line>
<line>
o *ipotét*co-dedutivo, por meio da re*i*ã* bibliográf*ca dos textos qu* t**t*m **bre a
</line>
<line>
temátic*. Constatou-se que a *ei *3.413/*017, ao pr*ver a adoç*o de pro*ocolos específicos
</line>
<line>
para a oitiva dos d**tinatários da L*i do Depoimento Especial, *o*tribui p*ra a const*u*ã* de
</line>
<line>
um processo penal mais just* dentro d* â*bito de aplicação da *eferid* L*i ordinária,
</line>
<line>
preservando *s di*eitos e gar*nt*as dos acus*dos.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: *e*oi**nto *s*e**al. Escu*a Es*e**ali*ada. *a*anti*s do R*u. Teoria Ge*a*
</line>
<line>
*a Prova.
</line>
<line>
*BSTRA*T
</line>
<line>
The pr**e*t study see*s to analyze the motivati*ns and procedural aspects of Law
</line>
</par><par>
<line>
13.*31/2017, especially from the *erspective of
</line>
<line>
observance of the
</line>
<line>
d*fenda*t's constitutional
</line>
</par><par>
<line>
gu*rantees, a*d it* impac* o*
</line>
<line>
the t*ajectory of reconstru**ing *he history *f facts found *n
</line>
</par><par>
<line>
criminal proceedings involving
</line>
<line>
chi**ren and adolescen*s as victim
</line>
<line>
and witne*s. The m*thod
</line>
</par><par>
<line>
used was the h*pothetical-deductive, throug* the bib*iog*aphic review of the tex*s that d*al
</line>
<line>
with the *heme. It was*ound *hat L*w 13.41*/2017, by providing for t*e adoption of speci*ic
</line>
<line>
*rotocols for *he hearing of the rec*pients of th* law of the spec*al deposition, *ontributes to
</line>
<line>
the c**struction of * more just cri*inal procedure withi* t*e scop* o* the said ordinary law,
</line>
<line>
*reservin* the rights and gua*ant*e* *f the accused.
</line>
<line>
Ke*words: *pecial Te*timony. *pecialized Listening. *ef*n*ant'* Warranti*s. General
</line>
<line>
Theory *f E*iden*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. *8, n. 04, art. *, p. 6*-82, abr. 2021
</line>
<line>
www4.**anet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Rei* J*nior, G. V. Sou*a
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
* IN**ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Lei 13.43*/2*17 é resultado da tramita*ão do Projet* de Lei (PL) 3.792/*015, o
</line>
</par><par>
<line>
qua* se convert*u n* Pro*eto de *ei da Câmara (P*C) 21/20*7. Essa lei tem por
</line>
<line>
es*opo
</line>
</par><par>
<line>
p*in*ipa* a regulamen*ação de *nstr*m*ntos
</line>
<line>
proces*u*is *u* asse*urem a pro*eção das
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças * adolesce*tes que testemunharam *u que foram *itimada* de algum tipo de
</line>
</par><par>
<line>
violên**a tipificad*
</line>
<line>
no orden*mento
</line>
<line>
penal. Para
</line>
<line>
tanto, ela dispõe do*s métodos d* oitiv* *e
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças e adole*centes *** ocupa* a condiç*o de vítima ou de te*temu*h* em proc*s*os
</line>
<line>
*ena*s, qua*s *ejam, a escuta especializada e o d*poimento espe**al, que são mecani*mos para
</line>
<line>
a ad*qua*a colh**t* da prova or*l dessa na*ureza.
</line>
</par><par>
<line>
Sob tal ót*ca, *usca-se analisar as inovaç*es
</line>
<line>
d* Lei
</line>
<line>
13.4*1/2017, em rel*ção
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
mei** de prov* denomin*dos es*uta especializada e depoiment* espec**l, com escopo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
veri*i*** o*
</line>
<line>
i*stru*e*tos pa*a efetiva pr*duç*o d* *rova oral d* crianças e adolescentes a
</line>
</par><par>
<line>
víti*as *u t*stemunhas de crimes, sem macu*ar
</line>
<line>
os direit*s e as garantias const*t*ci*nai*
</line>
</par><par>
<line>
assegurad*s a*s ac*s**os no processo *e*al brasileiro.
</line>
<line>
Nessa *steira de raciocíni*, ap*e*enta-se * pan*rama gera* *e a*l*cação das d*r*trizes
</line>
</par><par>
<line>
da Lei 13.43*/201*, **** rede
</line>
<line>
de *roteção e pelo
</line>
<line>
poder ju*iciário brasileiro, bem como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
context**lização at**l
</line>
<line>
*e aplic*ção da le*is*açã* e* *studo *, a*nda, aná**se de julga*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tribunais brasi*eiros que f**am *e*idi*os com fundamento *a aplicaç*o da L*i 13.431/2017.
</line>
<line>
* *EFERENCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 Co*tornos de a*lic*çã* d* le* 13.431/2017 e a ob**r*ância das gara*t**s
</line>
<line>
const*tuci*nai* do réu e* suas **r*trizes
</line>
<line>
A Le* *3.431/2**7, nominada Lei da Esc*ta Qual*fi*ada, dispõ* e institui o sis*ema de
</line>
</par><par>
<line>
gara*tia dos dire*t*s
</line>
<line>
d* cri*nças e
</line>
<line>
ad*lesc*ntes vítimas * *e**emunha* de violência. Seu
</line>
</par><par>
<line>
e*copo p*inc*pal a criaç*o de in*t*um**tos p*ocessuais é
</line>
<line>
que asseg*rem * proteção
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
c*i*nça* e ado**scentes qu* teste**nhar** ou que fo*a* vi*i*adas por algum tipo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
violência
</line>
<line>
tipif**a*a
</line>
<line>
no o*de*ame*to *urídico pát*io. *no*a, por c*nse***nte, ao es*ipular
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
s*u ar*. 2º que a parcela jurisdicionada goza de "direit*s esp*cíficos à sua condição de vít*ma
</line>
<line>
ou testemunha".
</line>
<line>
A Lei *3.431/2017 trouxe cont*rnos ori*ndos de legislaçã* or**nária e *b*etivo*
</line>
</par><par>
<line>
regula*entar a r*al*z*ç*o da c*lheita d* pro*a *ral d* crianças e adole*centes
</line>
<line>
vítima* ou
</line>
</par><par>
<line>
te**emun**s *e vi**ência, p*s*o que at* então as recomen*aç*es e*am *spar*as *
</line>
<line>
estavam
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, *rt. 4, *. *8-*2, abr. 2021 www4.f*a*et.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovações d* Lei 13.431/20*7 na Produção da **ova Pen*l e *e*s Imp*ctos na *ef*s* do Réu
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
longe de formar um *icross**tema de **rant*as a esse gr*p* de pesso*s. Não obsta*te,
</line>
<line>
destac*-se *ue uma das *ais impo*tant*s *n*vações f*i a exigênc*a da t*atativa das crianças e
</line>
</par><par>
<line>
adoles*entes vítim*s o* tes*emu*has de vio*ência
</line>
<line>
*omo s*jeito de direitos que gozam de
</line>
</par><par>
<line>
dire*t*s específico*.
</line>
</par><par>
<line>
É indiscutível q*e são i**mera* as contribuiçõ*s da *ei 13.4**/2017 às garantias *as
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças * *dolescente* vítimas de *iolência, conf*r*ndo-lhes pro*eçã* m**s especí*ica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adequada que * próprio Es*atut* da *ria*ça do Adolesc*nte **via *stabelecido at* então. e
</line>
<line>
*ão ob*tante, *o**a-se relevante apresentar uma contextuali*ação da co*jectura *uríd*ca sobre
</line>
<line>
o* i*pac*os dessa L*i em rel*çã* às ga**nti*s constituc*onai* as**gurad*s *o acusado.
</line>
<line>
*.2 A *bservância das garantias constitucionais d* *é* no âmbito *a *ei 13.*31/2017
</line>
<line>
A Lei 13.431/2*17 tem por fin*lida*e *egu**m*ntar direitos e **ra*tias de cr**n*as *
</line>
</par><par>
<line>
a*olescen*es v*t*mas *u tes*emunhas *e viol*ncia. Dentre suas prin*ipais
</line>
<line>
inovaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
legisl*tivas,
</line>
<line>
destac*-se o depoi*ento esp*cial a e**uta especializ*da; m*todos de co*heita e
</line>
</par><par>
<line>
das decla*ações da cri*nça ou **olescente para fins de instrução de inquérito policia* */ou da
</line>
<line>
*nst*uçã* criminal.
</line>
<line>
Ocorre que tais pre*isões *mpactam diretamente na estrutura j* ali*er*ada *o de*ido
</line>
<line>
proc*sso penal brasil**ro, o q*** dispõe *e institutos **se*vadores de g*rantias e di*eitos
</line>
<line>
inerente* ao réu, os quais, a*nda que dev*m ser *daptados para *ins de obs*rvâ*cia integra*
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
dispos*ções da Lei
</line>
<line>
13.43*/2017, não
</line>
<line>
*eve* ser deixados de lado, *ois
</line>
<line>
têm *mp**o
</line>
</par><par>
<line>
c*nstitu*io*al.
</line>
</par><par>
<line>
A realizaç*o da *scuta
</line>
<line>
especializa**, nos termos do título *II, *a Lei 13.431/2017,
</line>
</par><par>
<line>
será rea*izada *or tomad* de *eclarações po* me*o de entrevista, a qual deverá
</line>
<line>
obs*rvar
</line>
</par><par>
<line>
p*oto*o*os ci**tific*m*nt* avaliados, n** termos do art. 11 caput *a L*i 13.431/20171 e art.
</line>
</par><par>
<line>
20 d* R*solução 299/2019 do Co**e*h* Nacional ** Justi*a2. Tendo
</line>
<line>
em vis*a q*e Lei a
</line>
</par><par>
<line>
13.*31/2017 não *spec*ficou qual o protocolo a ser observado, a Resolução 299/2*19,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
CNJ,
</line>
<line>
*eterm*n* que, pref*re*cialmente, seja ap*icado o **otocolo Brasile*r* de Ent*evista
</line>
</par><par>
<line>
Foren*e (PBEF). Cont*do, adm*tiu a
</line>
<line>
uti*ização de outros p*oto*o*os, *esde que est*s *ejam
</line>
</par><par>
<line>
cie*tificamente validad*s.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
vez, em sed* de *rodução a*te*ipada de prova judicial, ga*antid* a ampla defesa do investigado."
</line>
<line>
2 "Art. *0. A tomada do de*o*me*to deve seguir pr*to*olo valid*do *ientificamen*e, ass**u**ndo
</line>
<line>
esclarecimentos inici*is, livre narrat*va e questões complementares, c*be*do ao mag*strado zelar pela
</line>
<line>
concordância *o refer*do p*otocol*".
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresi*a *I, v. 18, n. 0*, ar*. 4, p. 6*-82, abr. 2021 *ww4.fsa*e*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Reis Jún*or, G. V. Sousa
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
A e*colha de
</line>
<line>
um protocolo coer*n*e co* as dire*riz*s da L*i
</line>
<line>
1 3 .4 3 1 / 2 * 1 7 ,
</line>
<line>
vi a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o*sequência, será um método que con*ri*u*rá p*ra a observânci* das garantia* do *r*pr*o
</line>
<line>
ac*sad*, *ue *erá infor*açõ*s idôneas acerca de *uais confrontar e produ**r provas p*ra que
</line>
<line>
o magist*ado ***a a valor*çã* em sede de sentença.
</line>
<line>
*or outr* lado, seja p*r oc*siã* da *scuta e*peci*lizada ou do depoi*ento especial,
</line>
<line>
as gar*ntias c*nstit*cionais da ampla defe*a e do contraditório do réu se*ão violad*s quando
</line>
<line>
não for op*rtunizado, ao *cus*do, a*res*ntar quesi**s relacionado* a perguntas que, em sendo
</line>
</par><par>
<line>
*ceitas pel* *rof*ssional *ue conduz a *it*va dire*amente *om a criança, não
</line>
<line>
seja*
</line>
</par><par>
<line>
reformuladas e *epass*d** a e*a.
</line>
</par><par>
<line>
Pr*blem* *ue assenta a temá*ica **usa no fato de que a Lei 13.431/2017 asse*ura o
</line>
</par><par>
<line>
direito ao sil*ncio da cria*ça e do adol*scente que oc*p*m a condiç*o
</line>
<line>
de v**imas
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
t*stemu*has de violência, e, nesse *e*t***, *dmit* que o agente preste *eclara*õe* em sede de
</line>
</par><par>
<line>
escuta es*ecia*i*ada, na
</line>
<line>
fase extrajudicia* e, p*sterior*en**, a fi* de realização de
</line>
</par><par>
<line>
depoim*nto e*p*cial, negue-se à realiz*ção da
</line>
<line>
*ilig*ncia, macula*d* as**m o co*tra*itório
</line>
</par><par>
<line>
judicial e, por consequência, ap*oxim*ndo-se do sist*ma inq*isitivo de pro**çã* da prova.
</line>
<line>
É cert* que a finalidad* da escuta especializada é a*enas * *onstatação de indícios
</line>
<line>
míni*o* de a*toria * materialidade da supos*a violênc*a; o relato há de ser l**itado some*te a
</line>
</par><par>
<line>
esse fim. Porém, o
</line>
<line>
depoimento
</line>
<line>
espec*al é
</line>
<line>
um meio de prova voltad* à colheita das
</line>
</par><par>
<line>
declaraç*es, com a observância do* detal*es relaciona*o* a* **to n*rra*o na inic*al, o que a
</line>
</par><par>
<line>
faz ser sustentada sob o crivo do contrad*tó*io e da ampla defesa, not*da*ente
</line>
<line>
porque
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
muitos casos h* *s chama*** *a*sas me*ó*ias *ue mitigam a v**dade
</line>
<line>
real. *liás,
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
adver*e G*ilherme de Sou*a Nucci (2013), não se pode o*vidar *ue * verdade real leg*tima o
</line>
<line>
ma*i*trado *a produção de pr*vas de ofício, ainda quando houver iné*cia d*s par*es.
</line>
</par><par>
<line>
Nos
</line>
<line>
*aso* em
</line>
<line>
que a cria*ça ou ado*es*ente realiza tão som*nte o procedimento de
</line>
</par><par>
<line>
esc*ta e**ecializada, *o qu*l
</line>
<line>
não *oi *p*r*uni*a*o ao defensor *o réu apresen**r
</line>
</par><par>
<line>
ques*ion**entos e acer*a do qual
</line>
<line>
i*staura-se a comp*tente
</line>
<line>
a*ão pen*l, mas, ainda
</line>
<line>
que
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
sede de pro*u**o antecip*da de p*ova não c*lhid* d*poimento especial, há dois ce*ár*** é
</line>
<line>
possíveis: no prime*ro, a polícia investi*a*iva empr*gou esf*rços p*r* *ol*ta de ind*cios, be*
</line>
<line>
como há outro* elem***os de pr*va, tais como laudo p*sitivo d* exame de violên*ia sex*a*,
</line>
</par><par>
<line>
*estemunhas crív*is do f*t*, laudo
</line>
<line>
de exame d* local
</line>
<line>
d* crime etc; *o segundo, nenhum
</line>
</par><par>
<line>
e*emento de prova foi coletad*, ou as diligências
</line>
<line>
compleme*tares restaram
</line>
<line>
*egativ*s (a
</line>
</par><par>
<line>
exem*lo d* laudo de exame *e vio*ê*cia sexu*l) e não há testemunhas.
</line>
<line>
*a *rimeir* situ*çã*, o magistrado pod*rá valorar os eleme*tos co*etados,
</line>
</par><par>
<line>
j*nt*mente às provas
</line>
<line>
orais c*lhidas e* sede *e *nstruçã* judic*al, a*nda que tão somente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, T*resina, v. 1*, n. 04, a*t. 4, p. 68-*2, abr. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inova*õ*s da L*i 13.431/*01* na P*odução da Prova Pen*l e seus Impactos n* Defesa do Réu
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
interrogatório *o acusado e, por *o*seguinte, caso e*tenda
</line>
<line>
que vi*lên*ia a
</line>
<line>
efetiv*ment*
</line>
</par><par>
<line>
*correu, poderá condenar o *cusado, des*e que s** fund*mentação não s* baseie
</line>
<line>
exclus*vamente no relato oriundo da escu*a especializad*.
</line>
<line>
Por outro lado, na segunda situação, tendo em vi**a a e**assez de elementos
</line>
<line>
pro*at**ios c*mplementares à escuta especializada, poderia levar ao pensamento d* qu*, c*so
</line>
<line>
a *ognição exaur*e*te do magi*tra*o (que não deve decidir de maneira p*rcial) o leva a crer
</line>
</par><par>
<line>
que a violên*ia
</line>
<line>
efe*i*a*ente ocorr*u e *ue o réu é o
</line>
<line>
autor dos *atos, seria a**icável o
</line>
</par><par>
<line>
*n*endimento *uris**udencial
</line>
<line>
de que a con*e*ação exclusivamente pau*ada *a palavra
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vítima seria c*bíve*. Concep*ão dele*éria que não merece guarida, pois as palavras da vítima
</line>
<line>
teriam sido col*idas somente em sed* de escu*a e*pecia*i**da, *em o *rivo do contraditório e
</line>
</par><par>
<line>
da ampla d*fesa. *ortanto, há *bic*s n* a*licação
</line>
<line>
do aludido entendim*nto *u*is*rude**ia*,
</line>
</par><par>
<line>
quais sejam: a *ompl**a viola*ão aos pr*nc*pios d* presunção
</line>
<line>
de não culpa*i**dade, do in
</line>
</par><par>
<line>
dubio p*o re*, da paridad* de armas e, mormente, da imp*rc*al*dade do magistrado e, ai*da, à
</line>
<line>
vedaç*o contida n* art. 155, parágrafo único, do Códi*o de P*ocess* Pen*l.
</line>
</par><par>
<line>
Em relação à **evisão d* Lei *3.431/2017 acer*a da figura do
</line>
<line>
"pr*fissional
</line>
</par><par>
<line>
ca*acitad*" e, além di**o, a determ*nação de que os magis*rado* qu* r*aliz*m c*lheita de
</line>
</par><par>
<line>
depoime*to espe**al ta*bém sej** capacitados,
</line>
<line>
no*a-s* que *á
</line>
<line>
c*ntri*uiç*o
</line>
<line>
pa*a a
</line>
<line>
maior
</line>
</par><par>
<line>
e*eti*idade
</line>
<line>
na aplic*ção
</line>
<line>
*os protocolos *ie*tificamente av*liados. A m*ior capacita*ã* dos
</line>
</par><par>
<line>
servidore*
</line>
<line>
públicos
</line>
<line>
envolvid*s na co*heita
</line>
<line>
das decla*ações dos destinatá**os da Le*
</line>
</par><par>
<line>
13.43*/*017 aument* a cre*ibi*idade *a prova pro*uzi*a e p*ssibilita um melhor *x*rcí*io d*
</line>
<line>
*ontr*di*óri* e da ampla d*fes*.
</line>
</par><par>
<line>
Inclu**ve, des*aca-se que at* hoje o *epoi*e**o de
</line>
<line>
crianças ado***cent*s em e
</line>
</par><par>
<line>
proc**sos nos qua*s não figuram
</line>
<line>
vítim*s é evi*ad*, e* especi*l **rque não é *ada
</line>
</par><par>
<line>
credi*ilidade às *alavras dos infantes que mui*as vez*s "tendem a **tar pe*as *icções, quando
</line>
<line>
ques*iona*os" (SA*TOS; NUNES, 201*, p. 2*). Nessa esteira de r*ciocínio, destaca-** que
</line>
<line>
[...] não há consenso *efinido no* tribu*ais brasi*eiros a respeit* do valor a ser da**
</line>
<line>
ao testemunho *nfan*i* *omo *r*v*, * que *em a ***sar certa insegu*ança jurídica
</line>
<line>
em julgam**tos de delitos p*esenciados, m*itas veze*, unicam*nte, por cria*ças ou
</line>
<line>
jovens. Em realidad*, o que se tem é a **issão legal a respeito *e tal tema, o que
</line>
</par><par>
<line>
pode signifi*ar, i**lusive, *espreparo dos tribu*ais brasileiros para li*ar
</line>
<line>
com esses
</line>
</par><par>
<line>
cas*s (SA*TOS; NUN*S, 2019, p. 25).
</line>
</par><par>
<line>
Antes *a* *ontribuiçõ*s da Lei 13.431/2017, em e*pecial o procedimento de
</line>
<line>
depoimento especial e o* p*otocolos que de*em ser observ**o* na *eali**ção dessa diligência,
</line>
</par><par>
<line>
*ra *ossível colher depoiment*s
</line>
<line>
de c*ianças com m*nos cre*i*ilidade. Portanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 18, n. 04, ar*. 4, p. *8-*2, abr. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Reis Júnior, *. V. Sousa
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
sistematizaçã* d*s di*etriz** da Lei 13.431/2017, com o
</line>
<line>
crescime*to d* imple*enta*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s**s *écnicas pelo país possibilitará, em um *u*uro próxi*o, um au*e*to no núm*r* de
</line>
<line>
colhei*a dos depoim*ntos de cr*anças e ad*lescentes.
</line>
<line>
Outra inov*ção ****slativa *a Lei do Depoi*ent* Es*ecial que contribui p*ra mai**
</line>
<line>
observância de um processo j*sto e garantista quando h* *riança* ou adol**c*n*es como
</line>
<line>
vítim*s ou test*munha*, e* es*e*ial quan** tratar-se de cri*es *landest*nos, é a disposição
</line>
</par><par>
<line>
do art. 9º da *ei 1*.431/20*7, *ue *ispõe: "A criança o* a*olescente *erá resguard**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qua*quer con***o, ainda que vi*u**, com * *upo*to autor ou acusa*o, o* com outra pe*soa que
</line>
</par><par>
<line>
repres*nte ameaça, coação ou const**ngimen*o". *utr*s p*ssoas, a
</line>
<line>
despeito do acusado,
</line>
</par><par>
<line>
p*dem estar exercendo algum tipo d* a*eaça, coaç*o ou constr*ngimento cria*ça à
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
adol**cente, de forma q*e não seja conhec*da *elos *ntegrantes da segurança públ*c*, da rede
</line>
<line>
de proteção e do poder judiciár*o. Assi* como se verifi*a **s crescentes c*so* de ali**a*ão
</line>
<line>
parent*l por den*nciação fa*sa, um do* *eni*o*es ou respons*vei* po*e estar provocando **o
</line>
<line>
de alienação par*ntal à criança a f*m de levá-la a n*rrar fa*sa *corrência d* viol*ncia.
</line>
</par><par>
<line>
São nesses c*so* que a
</line>
<line>
previsão do art.
</line>
<line>
9º, da Lei *3.431/20*7, promove
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
afastamento
</line>
<line>
da criança
</line>
<line>
ou adoles*en*e
</line>
<line>
d* pessoas que possam estar, de alguma maneira,
</line>
</par><par>
<line>
*oagindo o a*ente a a**esentar
</line>
<line>
declarações inve*íd*cas. Logo, o dist*n*iame*to *os agente*
</line>
</par><par>
<line>
descri*os
</line>
<line>
no mencion*d* disposit**o
</line>
<line>
leg*l, ainda que *s autorida*e* envol*ida* não tenham
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento da r*lação de ali*naç*o parental, ameaça ou coação à qual a crian*a po*sa estar
</line>
</par><par>
<line>
submetida, contribui sobremaneira * colheita *a *rova de m*n*ira idôn*a. Via
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conse*uência, tem-** um melho* e*ercí*io do contrad*tório e da amp*a defesa *o acusado, do
</line>
<line>
princípio da bu*ca da verdade real *os f*to* e da paridade de arma*.
</line>
<line>
3 RESUL*AD*S E *IS*USSÕES
</line>
<line>
3.1 Da aplicação efeti*a *a l*i 13.431/2*17 no atual contexto br*sil*iro
</line>
<line>
*m*ora a Lei 13.43*/20*7 tenha i*stituí** o sistem* d* garantias a*s direitos das
</line>
</par><par>
<line>
crianç** e adolescen*es vítimas
</line>
<line>
ou t*stemu*has *e violência, no período de u* a*o de su*
</line>
</par><par>
<line>
vac*tio legis
</line>
<line>
pouc*s me*idas foram to*adas p**as e*t***des p*bli*a*,
</line>
<line>
em es*ecial os
</line>
</par><par>
<line>
municípi*s e o Po*er Judiciário para a implementação efetiva *e sua* di*etrizes.
</line>
</par><par>
<line>
Em 13 de *unho
</line>
<line>
de *019 foi *irm*do * Pacto Nacional Pela *mplem*ntação da Lei
</line>
</par><par>
<line>
13.431/2017, que estabelece *
</line>
<line>
sistema
</line>
<line>
de Garantia de Direito* da Cr**nça do Adolescente e
</line>
</par><par>
<line>
Vítima
</line>
<line>
ou T*stemunha
</line>
<line>
de Violência, que estipulou medidas concr*tas
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
efet*va
</line>
</par><par>
</page><line>
imp*eme*taçã* *a L*i do **poiment* Especial. *sse pacto incumbiu a Secretaria Nacional de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 04, art. *, *. 68-82, *br. 2021 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovações da Le* 13.431/**17 na Produ*ão da *rova P**al e s*us Impactos na Defe*a do Réu
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Jus*iça e a Secretaria Nacional do* **reitos da Cr**nça e do Adolescente a arti*u*arem
</line>
<line>
e*etivas a*õe* integradas à observânc*a da Lei do Depoimento Especial, be* como a tro*a
</line>
<line>
con**nua de informaç*es entre os órgãos públicos acer*a da aplica*ão efetiva da Lei
</line>
</par><par>
<line>
13.*31/2017 e, ainda, a *et**minação de cad* entidade
</line>
<line>
pactuante
</line>
<line>
i*dicar *m rep*esent*nte
</line>
</par><par>
<line>
para realizar o acom*a*hamento direto da exe*ução de todas as medidas previ*ta* no pacto.
</line>
<line>
O Co*selho N*cional de Justiça, em *ov**bro de 201*, ed*tou a Resol*ção 29*, que
</line>
</par><par>
<line>
regulamenta a Lei 13.43*/2*17 *, dentr* su*s considera*ões, apontou "a impo**ânc*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
estabele*er a*ticulação i*terinstitucional pa*a um* efetiva prot*ção ao* d*reitos das crianças e
</line>
</par><par>
<line>
*os a*olescentes" e que a "ausência de *ecur*os *inancei*os não poder* justificar nã* a
</line>
</par><par>
<line>
i*ple*entação de
</line>
<line>
*al*s *dequ*das para a realização do depo*me*to e*peci*l" (*NJ, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*ota-se que a R*solução 2*9 do CNJ t*m *nfoque em m**idas voltadas *o estabelecimento
</line>
</par><par>
<line>
*e convênio* ent** órgão públicos, à divulga*ão de dad** relacion*d*s
</line>
<line>
a* atendi*e*to d*s
</line>
</par><par>
<line>
destinatário* da Lei 13.431/2017 pelos tribunais esta*uai* e federais, elaboração ** *ate*iais
</line>
<line>
*nformativos vo*t*do* aos destinatários da Lei 13.431/2017, à estrutu*a*ão física dos tribunais
</line>
</par><par>
<line>
fed*rais estadu*is, à i*pla*tação e
</line>
<line>
de salas apropria*as par* a rea*ização d* depoi*ento
</line>
</par><par>
<line>
espec*al e* *odas *s comar*a* e a *a*acita*ão do* prof*ssionais que têm de tom**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
depo*m*nto especial * a escuta *specializa*a (CNJ, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A *esolução 299/2019 do CNJ, em *eu art. 8*, det*rmina ex*ressa*en*e a adoção *o
</line>
</par><par>
<line>
Protocolo Bra*ileiro de Entrevista *oren*e (PBEF) e *
</line>
<line>
adoção dos mate*iais necessários
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
imple*entaçã* *essa *écn*ca em até noventa **as
</line>
<line>
da
</line>
<line>
publicação
</line>
<line>
da resolução. A*ém
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*l*mitar o protocolo a ser u**lizado, a norm*tiva
</line>
<line>
em
</line>
<line>
questão estipulou que a figura do
</line>
</par><par>
<line>
"pr*fissional **pecializado" n*s t**mos da Lei 13.431/2*17 será exerci*a, *re*er**ci*lmen*e,
</line>
<line>
po* ser*idores *ue já **mpõem o qu*d*o d* servidores pú*li*os d* respectiva u*idade da
</line>
</par><par>
<line>
federação. Inclu*ive, o art. 15 d* resol*ção mencion*d* torna o*rigatória a capac*t*ção
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
magistrados * p*ofissi*nais que a*uam na rea*izaç** do d*po*men*o **pecial.
</line>
</par><par>
<line>
Outra ques*ão tratada pela Re*olução 299/20*9, do Con*elho Nacio**l de Justiça, foi
</line>
</par><par>
<line>
a capacita*ão do* magi*trado* que a*uam na colheita do d*p*imento espec**l e também
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
c*sos em que a cr*anç* o*
</line>
<line>
ado**scent* desejar, no caso concreto,
</line>
<line>
presta* suas
</line>
<line>
declara*ões
</line>
</par><par>
<line>
di*e*a*ente à autorida*e ju**ci*ria. Outra inovação trazida pela *esolução 299/201* reside na
</line>
</par><par>
<line>
previ**o de ga*antias
</line>
<line>
e a in*lu*ão dos "povos e
</line>
<line>
c*muni*ades tr*dicionais",
</line>
<line>
crian*a
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
adolescente "d* orig** ind*gena ou q*e pertenç* a min**ias *tnicas ou lingu*sticas".
</line>
</par><par>
<line>
A Resol**ão 299/2019, *o estipular prazos para cumpr*mento *e d*term*nadas o
</line>
</par><par>
<line>
dir*tri*es, buscou ac*lerar a
</line>
<line>
impl*mentação
</line>
<line>
da aplic*ção da Le* 13.431/*01* *m todo
</line>
</par><par>
<line>
territóri*
</line>
<line>
na**onal. *onvém salient**, acerca disso, *ue os estados aparent*mente *êm
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 18, n. 04, art. *, p. 68-82, abr. *021
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Rei* Jún**r, G. V. *o*sa
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
impleme*tad*
</line>
<line>
os procedime*tos da Lei do Depoimento Especial de
</line>
<line>
form* lent*. A título
</line>
</par><par>
<line>
exemplificativo, em j*lho ** *020, o Tribuna* de Justiça de Minas Gerais tinha apenas 32 das
</line>
<line>
296 comarcas d* sua jurisdi*ão ef*tiva*e*te *plicando a esc*ta especia*izada **s term*s da
</line>
<line>
Le* 13.43*/2017(MP/MG, 2021).
</line>
<line>
Há poucos da*os es*atístic** acerca da aplicação e*etiv* de todas as *ir*trizes da Lei
</line>
<line>
do Depoi*ento Especia*. Em e*peci*l, verifica-se que h* u*a insistente recusa p*r par*e dos
</line>
<line>
magist*ados em razão ** ausência de espaço físico **rop*iado e, soma*o a i*so, pouco*
</line>
</par><par>
<line>
esforços p*las
</line>
<line>
autoridad*s *ompete*te* em mudar esse c*nár*o. O
</line>
<line>
"*e*at*rio Analít*co
</line>
</par><par>
<line>
Propos*ti*o Ju*tiça P*sq*i*a - a oitiva de crianças no Poder Judici*ri* *ras*l*iro com foco na
</line>
<line>
im*lementaç*o da Rec*mendação 33/2010 do CNJ e da Lei 13.431/2017" (CNJ, *019, p. 81),
</line>
<line>
editado pel* Conselho Naciona* de Justiça *r*uxe *l*uns dados que me**cem *es*aqu* sobre
</line>
<line>
tal tem*tic*.
</line>
<line>
Na elab**ação do **n*ionado relatório, comparou-se sete tribunais de just**a e seus
</line>
<line>
esf*rços *a efeti*a implementaç*o da Lei 13.*31/*017, **ndo obti*os os seg**ntes resultados:
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: (CNJ, 20*9, p. 81).
</line>
<line>
Verifica-se q*e dos sete tribunais *sta*u*is anali*ados, já em 2019, dois anos após a
</line>
<line>
**b*icaçã* da Le* *3.431/2017, *ois n*o ofertaram qua***er *apacit*çã* aos pr*fissionais qu*
</line>
<line>
real**arão a co*heita dos depo*men**s e n*o *pli*am o depoimento especial (TJ-PA e TJ-*E).
</line>
<line>
Co*tu*o, q*atro do* *r**u*ais objetos da pe*quisa promovera* a ***a*i*ação de *eus
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 04, *rt. 4, p. 68-82, abr. *02* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inova*ões da Lei 13.431/2017 *a Produção da Pr*v* Pe*al e seus Impa*tos na Defesa do Ré*
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nais, s*ndo esta q**lificada entr* "p*siti*a, co* ressalvas" * "*u*to boa" (TJ-DFT,
</line>
<line>
*J-GO, TJ-SP e T*-RS).
</line>
</par><par>
<line>
P*r *ut*o turno, é v**dade
</line>
<line>
qu* contemp*ra*eamente aind* são esca*sos *s da*os
</line>
</par><par>
<line>
estat*sticos acerca da efetiva *mplementa*ão das diretr*ze* da Lei 1*.431/2017, é cedi*o que
</line>
<line>
a* mudan*as *ec*ssári*s têm oco**ido de ma*eira morosa, *inda que tenha havido
</line>
</par><par>
<line>
mo*il*zação
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
autor*dades * ent*s público*, tai* como a ediç*o de *ecom*n*açõ*s *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ce*ebra*ã* *e pa*tos. Compr**nd*-se que ainda há muito * s*r percor**do pel*s órgã**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rede de proteção a*s destinat*rios da Lei *o Depoimento Es*eci** e pelo poder judiciário até
</line>
<line>
que o paí*, co** um todo, observe *s dire*rizes da *ei 13.431/201*.
</line>
<line>
3.2 Análise jurisprudenc**l *e questõe* acerca da apl*cação da lei 13.*31/201*
</line>
<line>
Nesse tópico será ab*rdada a *n*lis* de dois julgados seleci*nad*s com * escopo d*
</line>
<line>
apre*ent*r com* os tribunais têm *nterpretado a *plic*ção da Lei 13.4*1/*017. *ão se trata da
</line>
<line>
*pl*cação de um méto*o empí**c*, *om vistas a promove* o levantamento de *ados *cerc* da
</line>
<line>
aplicação de determ*nado* entendimentos, mas sim, *e seleção de julg*d*s para que, a *art*r
</line>
<line>
daí, s*ja f*ita anál*se correl*ta à discussão que *ra se desenvolve.
</line>
<line>
3.2.1 Da P*oduç*o Antecipada de P*ova
</line>
<line>
Nessa temática, m*rece atençã* a *ecisão *o TJ-R* - APR: 7008*30576* RS,
</line>
<line>
Relator: Iv*n Leoma* Bruxel, D*ta de Julgamento: 2*/08/20*9, Quin*a Câmara Crimina*,
</line>
<line>
Data de Public**ão: 04/09/2019):
</line>
<line>
APELA*ÃO. AÇÃO CAUTELAR DE PRO*UÇÃO *NTE*IPADA DE
</line>
<line>
PROVAS. LEI N. 13.431/2017. ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA.
</line>
</par><par>
<line>
D*POIMEN*O
</line>
<line>
ESPECI*L. * principal finalidade d* pr*dução d* prova a*tes
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*o*ento pr**essual adequ*do e reser*a*o para ta* é preservá-la d*ante da
</line>
<line>
possibilidade ** su* pe*da, sendo que o m**o decurso do te*po não j*sti*ica por *i
</line>
<line>
só a adoção da medida. Tod*via, *ecen*e*ente *o* pr*mulgada a Lei n. 1*.431/2017,
</line>
</par><par>
<line>
criada para o fim **pe*ífico de e*tabel*cer * sistema de
</line>
<line>
gar*ntia d* direit*s da
</line>
</par><par>
<line>
*rian*a e do adoles*en*e vítima o* te*temunha *e violên*ia. Ent*o, fi*ou
</line>
</par><par>
<line>
regulame*tad* cham*d* sistema de depoimento especia*, o
</line>
<line>
procedimento por me*o
</line>
</par><par>
<line>
do *ual a criança o* adolescente, vítima ou tes*em*nha de violência, será *uvida
</line>
</par><par>
<line>
perante as au*oridades policia* e *udiciária. No *as* dos autos, ond* se *nvestiga
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su*o*ta *rát*c* *e c*ime de e*tupr* de vulnerável contra a ofendi*a, a*olescent* qu*
</line>
<line>
hoje conta com 17 an** *e **ade, e*t*o preen*hi*os os r*quis*tos necessár**s a*
</line>
</par><par>
<line>
pr**im*nto da
</line>
<line>
demand*. Repr*se*tação *a
</line>
<line>
autoridade polici*l que vem n* mesmo
</line>
</par><par>
<line>
sentido. *vidente que o prol*ngado de*urs* de t*mpo pode prejudicar devida a
</line>
<line>
apuração *os fatos, lembrando que a palavra *a vít*m*, especialme*te nos c*imes d*
</line>
</par><par>
<line>
espé*ie, deve ser **sta com extrema impor*ância,
</line>
<line>
pois dif*cilment* contam com
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 04, art. 4, p. 68-82, a*r. 2021
</line>
<line>
ww*4.*s*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. R*is Júnior, G. V. *ousa
</line>
<line>
78
</line>
<line>
ou*r*s testemunhas. Pre*edentes dest* e. Cort*. APELO DO MINIST*RIO
</line>
<line>
PÚ*LI*O *RO*IDO. **Â**ME.
</line>
</par><par>
<line>
O aludido jul*ado envolve vít*ma de de*essete a*o* *e idade, a
</line>
<line>
qual supostamen*e
</line>
</par><par>
<line>
teria sofrido o crime d* estup*o, s*ndo, destarte, obrigatória a observância das disposições *a
</line>
<line>
*ei 13.431/2*17 p*r se *ratar *e *do*escent* e também impositiva a ap*ica*ão do **to cautela*
</line>
</par><par>
<line>
de an*eci*açã* da prova, haja v*sta que tratou de cr*m* sexual, nos termos do
</line>
<line>
art. 11, §1*,
</line>
</par><par>
<line>
inciso II da *ei do Dep*i**nto Es*ecia*.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa esteira de ra*iocí**o, houve d***rimento da r*ali*ação do depo*mento especial
</line>
<line>
em c*ráter de antecipação da p*ova, exclusivament* p*la observância do art. 11 d* Lei
</line>
<line>
13.431/2017, p*sto q*e, ev*dentem*nte, se não fosse *ela força da mencionada no**a,
</line>
</par><par>
<line>
*e*t*mente
</line>
<line>
o
</line>
<line>
plei*o cor***ato t*ria sido *ndefer*do, em e*peci*l, por*u* o re*ato* do caso
</line>
</par><par>
<line>
asseverou que "o mero decurs* *o tempo não justifica por ** só a adoção da medida".
</line>
<line>
Ademais, no julgado destaca-se que houv* r*pre*entação da própria autoridad*
</line>
</par><par>
<line>
policial pa*a
</line>
<line>
que *
</line>
<line>
dilig*nc** fosse r*alizada *m ca*áte* de antecip*çã* da prova, o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
**sitivo diante d* conjectura nacional de
</line>
<line>
aplicaç*o da Lei 13.*31/2017 e demonstra
</line>
<line>
qu e *
</line>
</par><par>
<line>
rede *e ***teção, no caso concr*to, cumpr*u o seu pa*el.
</line>
<line>
Cumpre *ss*verar, ai*da, qu* se trata de situ*ção ocorrida no Estado d* Rio Gr*nde
</line>
</par><par>
<line>
do S*l, n* qu*l dese*volv*u-se in*cialmente o proj*to Depoime*t* Sem Dano (CNJ,
</line>
<line>
2019),
</line>
</par><par>
<line>
um **s antecedentes da elaboração da Lei 1*.*31/2*17. Além dis*o, c**forme dados d*
</line>
<line>
Consel** Nacional de Justiça (CNJ, 20*9), * *ribunal d* Justiça d* Rio Grande *o *ul possui
</line>
</par><par>
<line>
equipe avaliada como "qualif*cada", contando com três as*iste*tes soci*** que r*alizam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
colheita de declara*ões po* meio do depoimento especial. Fato qu* contribui para efeti*ação
</line>
<line>
da L** 13.431/2017 e, com isso, *aior segur*nç* jurídica.
</line>
<line>
3.2.2 Contraditório e Ampla De*e** na Colhe*ta do De*o**ent* Especial
</line>
<line>
O*tro j*lgado que merece atenção é o R*C: 112070 *G 2**9/0*20871-*, Relator:
</line>
<line>
Ministro NEFI CORDE*RO, Data de J**ga*ento: 17/0*/2019, T6 - SEXTA T*RMA do *TJ,
</line>
<line>
*ata de Pub*i*ação: DJe 2*/0*/2*19.
</line>
<line>
RECURSO *RDINÁRIO EM HABEAS COR**S. ES*UPRO DE
</line>
<line>
VULNERÁVEL. DEPO*ME*TO ESPECIA* *E *ÍTI** M*NOR. L*I
</line>
<line>
13.*31/201*. C*NTRADITÓRIO E AMPLA DE*ESA ASSEGU*ADO*.
</line>
<line>
A*SÊNCIA DE *REJU*ZO. RECURSO I*PROVIDO. 1. * Lei 13.431/20*7
</line>
<line>
i*stituiu procedimentos de p*oteção à **iança e ao adol*s*ente vítima de violênc*a,
</line>
<line>
prescr**endo o chamado "d*poimento especial" dessa vítima, co* oitiva
</line>
<line>
Re*. FSA, Te**sina, v. 18, *. 04, art. 4, *. 68-82, *b*. *021 www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
In*vações da Le* 1*.4*1/2017 na Produção d* Prova **n*l e seus Impactos na Defesa do Réu
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
especializada e* separado.
</line>
<line>
2. *mpo*sibilitada tec*i*ame**e a *r*nsmis*ão
</line>
</par><par>
<line>
simultânea da audiênci*, tentou o magistrado seguir pro*egend* a vítima c*i**ç* ou
</line>
<line>
*d*l*scente e assegurar o con**adi*ório c*m a formu*ação de per*untas a*tes e a*ós
</line>
<line>
a audiência. *. A providência judicial m*nteve a o*tiva e* separado da crian*a ou do
</line>
<line>
adoles*ente e * p*ssibi*ida** *e reperguntas, *liás dispen*adas pelo a*usado, de
</line>
</par><par>
<line>
modo que
</line>
<line>
não *e verifi*a - e seque* se indica - qualque* prejuízo pela audiênci*
</line>
</par><par>
<line>
com* ocorrida. 4. Re*urso *m habeas c*rp*s i*pr*vido.
</line>
<line>
Nesse julgado verific*-se que a *ersecução *enal que *isou apurar *rática do cr*me
</line>
<line>
tipificado no art. 21*-A do Código Pena*, não h*uve a trans*issão simult*nea do *to pa*a a
</line>
<line>
sala de a**iênci*s por ausên*ia de equ*pa**ntos ne*essário*. Diante di*so, o magistrado **e
</line>
<line>
presidiu o ato prof**iu decisão asseverando que
</line>
</par><par>
<line>
[ ...]
</line>
<line>
na Co*arca *e Igara*é ainda
</line>
<line>
n*o foram *ns**ladas *ala e equipam*n*os *ar* *
</line>
</par><par>
<line>
colheita do depoimen*o e*pecial d*s crianç*s e
</line>
<line>
adoles*entes. Por *utro lado, os
</line>
</par><par>
<line>
processos em curso nesta vara *ão podem **car paralisados i*de*inidament*. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
vi*ando re*guar*ar o
</line>
<line>
direito
</line>
<line>
de t*dos ** envo*vid*s a *itiv* *a menor seguirá
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
segu**te rito: A sua oitiva ser* realizad* pela **sist*nte soc**l do *uízo profissional
</line>
<line>
já capa**tada para tanto. [...] C*mo n*o há *eio* necessários para a transmissão em
</line>
<line>
t*mpo rela da **trevista à s*la de a**iê*ci**, * depoiment* ser* gravado em mídia e
</line>
<line>
p*s*eriormente juntado **s au*os. De **rma a a*segura* o *ontraditório e a ampla
</line>
<line>
defe**, fac*lto às partes a apresentação de per**nt*s a *erem f*rmul*d*s p**a
</line>
<line>
assiste*te *oci*l à vít*ma, *urante a o*t*va. As p*rgun*as deverão res**itar o est*gio
</line>
</par><par>
<line>
de dese*volviment* (idade) da
</line>
<line>
víti*a e sua d*gnidade, não a
</line>
<line>
e*po*do s*tuações a
</line>
</par><par>
<line>
degradantes *u vexatória*, *ob pena de inde***imento pelo juízo [...] (S*PERIOR
</line>
<line>
T*IBUNAL DE JUST**A, RHC 112.0*0, *0*9)
</line>
<line>
*corre q*e, *inda qu* i*possi*ilit*da a observância i*teg**l das d*retrizes pre*istas
</line>
</par><par>
<line>
no Título III, da Lei 13.43*/2017, o magistrado deter*in*u
</line>
<line>
que fosse realizad* a escuta
</line>
</par><par>
<line>
**peci**izada,
</line>
<line>
ainda q*e não decl*rad*mente, p*sto que a dili*ênc*a oco**e* por meio
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
to*ada d*s declarações, *elo profissional
</line>
<line>
capacitad* e, al*m dis*o, foi op*rtunizado
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ofe*ecimento *e ques*tos pelo de*ensor do ré*.
</line>
</par><par>
<line>
* ac*r*ão
</line>
<line>
qu* manteve a *e*isã* do ma*istrado *o*
</line>
<line>
coere*te c*m o atual
</line>
</par><par>
<line>
entendimento *outriná*io acerca
</line>
<line>
do tema, qu* admite a s*b*tituição do depo**ent* esp*cial
</line>
</par><par>
<line>
pela e*cut* espec*alizada, em sede d* instrução processual, desde
</line>
<line>
qu* observada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possi*ilidade de o
</line>
<line>
acusado exercer o contraditório e am*la de*esa por *eio da aprese*ta*ão
</line>
</par><par>
<line>
de perguntas ao m*gistr*do que, por sua vez, defer**do-as, *s apresenta ao
</line>
<line>
p*ofissional
</line>
</par><par>
<line>
ca*a*itado.
</line>
</par><par>
<line>
D*ante disso, observ*das *s condições neces*árias à *olheita da prova de acordo com
</line>
</par><par>
<line>
as di*etrizes da Le* **.431/2017 e *a Re*olução
</line>
<line>
299/2*19 do Conselho Nacio*a* *e Justi*a,
</line>
</par><par>
<line>
bem c**o não
</line>
<line>
hav*ndo demon*traç** de q*alquer pr*ju**o às garantias do acus*do,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 0*, art. 4, p. 68-*2, abr. 20*1
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. *eis Júnior, G. V. Sousa
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
compreende-se que a decisão prolatada pelo *uperior Tribu*al de Justiça está de ac*rdo com
</line>
<line>
o de*ido processo le*al.
</line>
<line>
4 *ON*IDERAÇÕES F*NAIS
</line>
<line>
O Brasil enfrenta, na temática da produção *a colheita de testemunho e declara**es
</line>
</par><par>
<line>
de crianças *
</line>
<line>
*dol**ce*tes, a pr*blemática
</line>
<line>
do gra*de *úmer* *e c*sos de viol*ncias co**ra
</line>
</par><par>
<line>
el*s nã* n*t*cia*as *s auto*id*d*s públ*cas. Noutra vertente, quando há not*cia da ocorr*ncia
</line>
<line>
de *atos dessa n*tureza, mu*tas vezes as vítimas são infl*gi*as pela violên*ia i*sti*u*io**l,
</line>
</par><par>
<line>
oriund* do *esprepar* dos fun*ionário* dos serviços *e saúde, d* assistê*c*a social,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*urança pública * do pró**io poder ju*iciári*.
</line>
</par><par>
<line>
A Lei 13.431/2017 foi editad* p*r* consti*uir um sis*ema de garantias às **ia*ças e
</line>
</par><par>
<line>
a*ol*s*entes vítimas ou *es*emunh**
</line>
<line>
de vi*lê*cia, int*oduzindo in*vaç**s legislativas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*rdenamento
</line>
<line>
j*rídi*o
</line>
<line>
pá**io, dentre as *uais con*t*to*-se espec*al *e*evânci* ao
</line>
<line>
âmbit*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso *enal br*sileiro, as seguintes: o princípio *a "li*re narrati*a", o de*oi*e*to espe*i*l
</line>
<line>
e * escu*a espe*ializada. Contudo, a problemática referente ao direito ao si*ê*cio, as*egurado
</line>
<line>
* criança e ad*lescent* vítima ou testemunha de violê**ia e a ex*gência *o comparec***n*o,
</line>
</par><par>
<line>
media*te intimaçã*, de
</line>
<line>
vít*mas e testemun*as no âmbi*o
</line>
<line>
do processo penal sã* fatores q*e
</line>
</par><par>
<line>
*odem mitigar a produção d* prova e imp*ctar *a reconstrução históric* do fa*o de*it*oso.
</line>
<line>
Também buscou-se compreender as garan*ias proc**su*is do réu inerent*s à
</line>
</par><par>
<line>
obs*rvância do
</line>
<line>
*evido
</line>
<line>
*r*cesso legal,
</line>
<line>
que com*õem a
</line>
<line>
*ase do Es*ado D*moc*ático de
</line>
</par><par>
<line>
Direi**. Ass*m s*ndo, * Lei 13.*31/20*7 t*m o d*ver
</line>
<line>
d* não macular os
</line>
<line>
princí**os da
</line>
</par><par>
<line>
presunção de não *ulpab*lida*e, do in dubi* *ro reo, da *ari*a** de ar*as, do cont*a*i**rio e
</line>
<line>
d* ampl* *efe*a. Nã* obstante, o conju*to de gara*tias co*s*itucio*ais * assegur*d* pela Lei
</line>
</par><par>
<line>
do D**oimento E*p*ci*l em *uas disposições. Isso
</line>
<line>
porque *a* le*, al*m de co*tribuir *o
</line>
</par><par>
<line>
co*bate às violênci*s contra *eus dest*natários, tam*ém im*ac*a positivamente *a construção
</line>
<line>
de um **oce*so penal mais justo, garanti*ta, **ritá*io e, também, à segurança ju*ídi**.
</line>
</par><par>
<line>
C ont udo,
</line>
<line>
é necessá*ia a efetiva apli*ação de suas di*posições n* âmbit* do jud**iário
</line>
</par><par>
<line>
nac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, na c*nte*tualizaç*o da* *ire**izes da Lei 13.431/2*17 veri*ico*-se que ai*da
</line>
</par><par>
<line>
há u* l*ngo cam**** para completa *udança n* form* c*mo o sis**ma a
</line>
<line>
de *eguranç*
</line>
</par><par>
<line>
pública e do poder judiciário abordam a co*heita
</line>
<line>
d*s de*la**ç*es dos destinatári*s *a
</line>
<line>
Lei
</line>
</par><par>
</page><line>
13.431/2017, rogando urgente adequação às diretrizes da referida l*i.
</line>
<line>
Rev. *S*, T*resina, *. *8, *. 04, art. 4, p. *8-8*, ab*. 2*2* www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovações da Lei 13.431/2017 na Prod*ção da P*o*a Penal e seus Impactos n* Defesa do Réu
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
RE**R*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
CONS*LHO *ACIONAL DE JU**IÇA. M*m*ros do pacto sobr* *e*o*ment* especial
</line>
<line>
decidem *luxo p*ra denúncia d* vio*ência. Br*sília: C*J - Portal de *otícia*, 27/08/201*.
</line>
</par><par>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
https://www.cnj.ju*.br/me*bros-do-pacto-*o**e-depo*mento-especial-
</line>
</par><par>
<line>
d*cidem-fluxo-p*ra-denuncia-de-violencia/. *ces*o em 14 dez. 2020.
</line>
<line>
CO*SEL*O N*CIONAL D* JUSTIÇA. Resolu*ão nº 33 de *3/1*/201*. Recomend* ao*
</line>
<line>
tr*bunais a criação de ser*iço* espe*ializa*o* para escuta de crianças e a*olescen*es *ítim*s
</line>
<line>
*u testemunhas d* violênci* nos processos *udic*ais. Depoimento Espe*ial. Brasília: D*E/CNJ
</line>
</par><par>
<line>
nº
</line>
<line>
215/ 2*10,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
25/ *1/ 2010,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
33-34.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
e*:
</line>
<line>
<
</line>
</par><par>
<line>
http*://atos.cnj.*us.*r/ato*/detalhar/878>. ***sso em 10 fev. *021.
</line>
</par><par>
<line>
CO*SELHO N*CIONAL DE
</line>
<line>
J*STIÇA; UNIVERSIDADE *E FOR*ALEZ*. *elatório
</line>
</par><par>
<line>
*nalí*ico Propositivo Justiç* Pes*uisa. A Oit*v*
</line>
<line>
de Cri*nça* n* Po*er Jud*ciário
</line>
</par><par>
<line>
Brasilei*o *om foco na impleme*tação *a Recomendação n. 33/2010 *o CN* e da Lei n.
</line>
<line>
1*.431/20*7. Brasí*ia: CNJ, 2019.
</line>
<line>
*INISTÉRI* PÚBLICO D* MINAS GERAIS. *pós 30 anos de vigência, ECA a*nda
</line>
</par><par>
<line>
desa*ia *ociedade a
</line>
<line>
tr*tar crianças e *dolescentes como sujeitos de direitos. Imprens*
</line>
</par><par>
<line>
oficial
</line>
<line>
do
</line>
<line>
MPMG.
</line>
<line>
Disponíve*
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
<
</line>
</par><par>
<line>
https://www.mpmg.mp.br/com*nicacao/campanhas/apos-3*-anos-de-vigenc*a-*ca-ainda-
</line>
<line>
des*f**-sociedade-a-tratar-cr*ancas-e-a*olescentes-como-*u*eit**-de-direi*o.ht*>. Acesso e*
</line>
<line>
20 jan. 2021.
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NUCCI, G. S. *anual de proc*ss* e ex**uçã* p*n*l. **. *d. rev. atual. Sã* *aulo: R*v*sta
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*ANTO*, G. V. C; NUNES, E. *. O *al** p*obatório *o testemu*h* i*fant*l no p*oc*sso
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pe*al. Revi*ta do **nis*ério Público do Es**d* de **iás: Goiânia, *no *XII, *. *8, p. **-34,
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jul./dez. 2019.
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B*ASIL. Superio* T*ib*nal D* Ju*tiç* (6. Turma). Recurso *m Hab*as Cor*u* n* 11*.070 -
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MG (2019/0*20871-0).
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WILLIAMS, L. C. A et al. Inv*sti*ação de Suspei*a de A*uso Sexual Infantojuvenil:
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o
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pro*ocolo *ICHD. Tem*s e* Psicologia. [online], 201*. vo*. 22. n.2.
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Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 04, art. *, p. 68-82, abr. 2021
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www4.fsa*et.com.b*/r*vista
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A. S. Reis Júnior, *. V. Sousa
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82
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Com* R*fere*ciar este Arti*o, confo**e ABN*:
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RE*S JÚNIOR, A. *; SO*SA, G. V. *n*vaç*es *a Lei 13.431/2017 *a *ro**ção da Pr**a Pe**l e
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<line>
Seus Impact*s na Defe*a d* *éu. Rev. F*A, Tere*ina, v.1*, n. 04, art. 4, p. 68-82, abr. 2021.
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Contribuição dos Autores
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A. S. Reis Jún*or
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*. V. So***
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1) conc*pção e planejament*.
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X
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*
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*) anál*s* e *nterpr*taç*o dos dad*s.
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X
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X
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3) elaboração do rascu*h* o* na *evisão crí*ica do conteúdo.
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X
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X
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4) pa**ici*a*ão na *prov*ção da v*rsão f*nal do manuscrito.
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X
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X
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</page><line>
Rev. FS*, T*resina, *. 18, n. 0*, art. 4, p. 68-82, *br. 2*21
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w*w4.f*anet.com.br/re*is*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)