<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 4, p. 68-82, ab*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.04.4 </line>
</par>
<par>
<line> In*vações da Lei 13.431/2017 na Produ*ã* da Prova P*na* e seus **pactos na Defe** do Réu </line>
<line> Updat*s to Act #13 43*/2017 *n *he Produc*ion of Eviden**s and *ts Impact* ove* the De*e*dant </line>
</par>
<par>
<line> Al*ir Santos Reis Júnio* </line>
<line> Do*tor em Direito P***l pela Pon*ifícia Univers*dade Cató*ica de São Pa*lo </line>
<line> Professor da U*iv*rsidade Estadu*l de Marin*á </line>
<line> E-*ail: almi*.*rime@gm*il.*om </line>
<line> Giovanna *i** De Souza </line>
<line> *outora em Direit* P*nal pela P*ntifícia Un*versidade Católi*a de *ão Paulo </line>
<line> Grad*and* da *nive*sidade Es*ad*a* de Maring* </line>
<line> E-ma*l: vita.gi.souza@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Almir Santos *eis Júnior </line>
<line> Edit*r-*h*f*: Dr. *onny *erl** de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Sa*t* Joaq*ina de Vedr*na, 3096, z**a *, Maringá- </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> PR 87*15-151. *e*efone 44-9**6*625*Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Gio**nna Vita *e Souza </line>
<line> *rtigo rec*bido *m 23/03/202*. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> R*a Santa Jo**uina de Ve*runa, 3096, zona *, Mar*n*á- </line>
<line> recebida em 01/04/20*1. *provad* em 02/04/**21. </line>
</par>
<par>
<line> PR 8*015-151. Telefone 44-99*62625* </line>
</par>
<par>
<line> *valiado pelo sistema Tri*le Revie*: Desk Review a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e *) D*uble Blin* Review </line>
<line> (av*lia*ã* ceg* por dois aval*adores da área). </line>
<line> Revisã*: Gramatic*l, No*m*tiva e *e Formatação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Inovaç*es da Lei 13.*31/**17 na Pr*dução *a Prov* P*nal e *eus Impactos na De*esa *o Réu </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *resente </line>
<line> estudo b*s** an*lisar as m*tivações e o* asp*ctos proced*mentais da *ei </line>
</par>
<par>
<line> 13.431/2017, em especial sob * ót*ca *a observância de garantias c*nstit*cio*ais do réu, e seu </line>
</par>
<par>
<line> impacto na t*ajetória d* rec*nstrução </line>
<line> *a </line>
<line> história de fatos apurados e* processo* *enais que </line>
</par>
<par>
<line> envolvam crianças e *d**es*entes na **ndi*ão *e **tima e tes*emunh*. O método *tilizado fo* </line>
<line> o *ipotét*co-dedutivo, por meio da re*i*ã* bibliográf*ca dos textos qu* t**t*m **bre a </line>
<line> temátic*. Constatou-se que a *ei *3.413/*017, ao pr*ver a adoç*o de pro*ocolos específicos </line>
<line> para a oitiva dos d**tinatários da L*i do Depoimento Especial, *o*tribui p*ra a const*u*ã* de </line>
<line> um processo penal mais just* dentro d* â*bito de aplicação da *eferid* L*i ordinária, </line>
<line> preservando *s di*eitos e gar*nt*as dos acus*dos. </line>
<line> Palavr*s-chave: *e*oi**nto *s*e**al. Escu*a Es*e**ali*ada. *a*anti*s do R*u. Teoria Ge*a* </line>
<line> *a Prova. </line>
<line> *BSTRA*T </line>
<line> The pr**e*t study see*s to analyze the motivati*ns and procedural aspects of Law </line>
</par>
<par>
<line> 13.*31/2017, especially from the *erspective of </line>
<line> observance of the </line>
<line> d*fenda*t's constitutional </line>
</par>
<par>
<line> gu*rantees, a*d it* impac* o* </line>
<line> the t*ajectory of reconstru**ing *he history *f facts found *n </line>
</par>
<par>
<line> criminal proceedings involving </line>
<line> chi**ren and adolescen*s as victim </line>
<line> and witne*s. The m*thod </line>
</par>
<par>
<line> used was the h*pothetical-deductive, throug* the bib*iog*aphic review of the tex*s that d*al </line>
<line> with the *heme. It was*ound *hat L*w 13.41*/2017, by providing for t*e adoption of speci*ic </line>
<line> *rotocols for *he hearing of the rec*pients of th* law of the spec*al deposition, *ontributes to </line>
<line> the c**struction of * more just cri*inal procedure withi* t*e scop* o* the said ordinary law, </line>
<line> *reservin* the rights and gua*ant*e* *f the accused. </line>
<line> Ke*words: *pecial Te*timony. *pecialized Listening. *ef*n*ant'* Warranti*s. General </line>
<line> Theory *f E*iden*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. *8, n. 04, art. *, p. 6*-82, abr. 2021 </line>
<line> www4.**anet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Rei* J*nior, G. V. Sou*a </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> * IN**ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Lei 13.43*/2*17 é resultado da tramita*ão do Projet* de Lei (PL) 3.792/*015, o </line>
</par>
<par>
<line> qua* se convert*u n* Pro*eto de *ei da Câmara (P*C) 21/20*7. Essa lei tem por </line>
<line> es*opo </line>
</par>
<par>
<line> p*in*ipa* a regulamen*ação de *nstr*m*ntos </line>
<line> proces*u*is *u* asse*urem a pro*eção das </line>
</par>
<par>
<line> c*ianças * adolesce*tes que testemunharam *u que foram *itimada* de algum tipo de </line>
</par>
<par>
<line> violên**a tipificad* </line>
<line> no orden*mento </line>
<line> penal. Para </line>
<line> tanto, ela dispõe do*s métodos d* oitiv* *e </line>
</par>
<par>
<line> c*ianças e adole*centes *** ocupa* a condiç*o de vítima ou de te*temu*h* em proc*s*os </line>
<line> *ena*s, qua*s *ejam, a escuta especializada e o d*poimento espe**al, que são mecani*mos para </line>
<line> a ad*qua*a colh**t* da prova or*l dessa na*ureza. </line>
</par>
<par>
<line> Sob tal ót*ca, *usca-se analisar as inovaç*es </line>
<line> d* Lei </line>
<line> 13.4*1/2017, em rel*ção </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> mei** de prov* denomin*dos es*uta especializada e depoiment* espec**l, com escopo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> veri*i*** o* </line>
<line> i*stru*e*tos pa*a efetiva pr*duç*o d* *rova oral d* crianças e adolescentes a </line>
</par>
<par>
<line> víti*as *u t*stemunhas de crimes, sem macu*ar </line>
<line> os direit*s e as garantias const*t*ci*nai* </line>
</par>
<par>
<line> assegurad*s a*s ac*s**os no processo *e*al brasileiro. </line>
<line> Nessa *steira de raciocíni*, ap*e*enta-se * pan*rama gera* *e a*l*cação das d*r*trizes </line>
</par>
<par>
<line> da Lei 13.43*/201*, **** rede </line>
<line> de *roteção e pelo </line>
<line> poder ju*iciário brasileiro, bem como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> context**lização at**l </line>
<line> *e aplic*ção da le*is*açã* e* *studo *, a*nda, aná**se de julga*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tribunais brasi*eiros que f**am *e*idi*os com fundamento *a aplicaç*o da L*i 13.431/2017. </line>
<line> * *EFERENCIAL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 Co*tornos de a*lic*çã* d* le* 13.431/2017 e a ob**r*ância das gara*t**s </line>
<line> const*tuci*nai* do réu e* suas **r*trizes </line>
<line> A Le* *3.431/2**7, nominada Lei da Esc*ta Qual*fi*ada, dispõ* e institui o sis*ema de </line>
</par>
<par>
<line> gara*tia dos dire*t*s </line>
<line> d* cri*nças e </line>
<line> ad*lesc*ntes vítimas * *e**emunha* de violência. Seu </line>
</par>
<par>
<line> e*copo p*inc*pal a criaç*o de in*t*um**tos p*ocessuais é </line>
<line> que asseg*rem * proteção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> c*i*nça* e ado**scentes qu* teste**nhar** ou que fo*a* vi*i*adas por algum tipo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> violência </line>
<line> tipif**a*a </line>
<line> no o*de*ame*to *urídico pát*io. *no*a, por c*nse***nte, ao es*ipular </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> s*u ar*. 2º que a parcela jurisdicionada goza de "direit*s esp*cíficos à sua condição de vít*ma </line>
<line> ou testemunha". </line>
<line> A Lei *3.431/2017 trouxe cont*rnos ori*ndos de legislaçã* or**nária e *b*etivo* </line>
</par>
<par>
<line> regula*entar a r*al*z*ç*o da c*lheita d* pro*a *ral d* crianças e adole*centes </line>
<line> vítima* ou </line>
</par>
<par>
<line> te**emun**s *e vi**ência, p*s*o que at* então as recomen*aç*es e*am *spar*as * </line>
<line> estavam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, *rt. 4, *. *8-*2, abr. 2021 www4.f*a*et.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovações d* Lei 13.431/20*7 na Produção da **ova Pen*l e *e*s Imp*ctos na *ef*s* do Réu </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> longe de formar um *icross**tema de **rant*as a esse gr*p* de pesso*s. Não obsta*te, </line>
<line> destac*-se *ue uma das *ais impo*tant*s *n*vações f*i a exigênc*a da t*atativa das crianças e </line>
</par>
<par>
<line> adoles*entes vítim*s o* tes*emu*has de vio*ência </line>
<line> *omo s*jeito de direitos que gozam de </line>
</par>
<par>
<line> dire*t*s específico*. </line>
</par>
<par>
<line> É indiscutível q*e são i**mera* as contribuiçõ*s da *ei 13.4**/2017 às garantias *as </line>
</par>
<par>
<line> c*ianças * *dolescente* vítimas de *iolência, conf*r*ndo-lhes pro*eçã* m**s especí*ica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adequada que * próprio Es*atut* da *ria*ça do Adolesc*nte **via *stabelecido at* então. e </line>
<line> *ão ob*tante, *o**a-se relevante apresentar uma contextuali*ação da co*jectura *uríd*ca sobre </line>
<line> o* i*pac*os dessa L*i em rel*çã* às ga**nti*s constituc*onai* as**gurad*s *o acusado. </line>
<line> *.2 A *bservância das garantias constitucionais d* *é* no âmbito *a *ei 13.*31/2017 </line>
<line> A Lei 13.431/2*17 tem por fin*lida*e *egu**m*ntar direitos e **ra*tias de cr**n*as * </line>
</par>
<par>
<line> a*olescen*es v*t*mas *u tes*emunhas *e viol*ncia. Dentre suas prin*ipais </line>
<line> inovaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> legisl*tivas, </line>
<line> destac*-se o depoi*ento esp*cial a e**uta especializ*da; m*todos de co*heita e </line>
</par>
<par>
<line> das decla*ações da cri*nça ou **olescente para fins de instrução de inquérito policia* */ou da </line>
<line> *nst*uçã* criminal. </line>
<line> Ocorre que tais pre*isões *mpactam diretamente na estrutura j* ali*er*ada *o de*ido </line>
<line> proc*sso penal brasil**ro, o q*** dispõe *e institutos **se*vadores de g*rantias e di*eitos </line>
<line> inerente* ao réu, os quais, a*nda que dev*m ser *daptados para *ins de obs*rvâ*cia integra* </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> dispos*ções da Lei </line>
<line> 13.43*/2017, não </line>
<line> *eve* ser deixados de lado, *ois </line>
<line> têm *mp**o </line>
</par>
<par>
<line> c*nstitu*io*al. </line>
</par>
<par>
<line> A realizaç*o da *scuta </line>
<line> especializa**, nos termos do título *II, *a Lei 13.431/2017, </line>
</par>
<par>
<line> será rea*izada *or tomad* de *eclarações po* me*o de entrevista, a qual deverá </line>
<line> obs*rvar </line>
</par>
<par>
<line> p*oto*o*os ci**tific*m*nt* avaliados, n** termos do art. 11 caput *a L*i 13.431/20171 e art. </line>
</par>
<par>
<line> 20 d* R*solução 299/2019 do Co**e*h* Nacional ** Justi*a2. Tendo </line>
<line> em vis*a q*e Lei a </line>
</par>
<par>
<line> 13.*31/2017 não *spec*ficou qual o protocolo a ser observado, a Resolução 299/2*19, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> CNJ, </line>
<line> *eterm*n* que, pref*re*cialmente, seja ap*icado o **otocolo Brasile*r* de Ent*evista </line>
</par>
<par>
<line> Foren*e (PBEF). Cont*do, adm*tiu a </line>
<line> uti*ização de outros p*oto*o*os, *esde que est*s *ejam </line>
</par>
<par>
<line> cie*tificamente validad*s. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> "Art. 11. O depoimento es*ec*al r*ge*-se-á por pro*ocolos e, s*mpre *ue possível, será real*zad* uma única </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vez, em sed* de *rodução a*te*ipada de prova judicial, ga*antid* a ampla defesa do investigado." </line>
<line> 2 "Art. *0. A tomada do de*o*me*to deve seguir pr*to*olo valid*do *ientificamen*e, ass**u**ndo </line>
<line> esclarecimentos inici*is, livre narrat*va e questões complementares, c*be*do ao mag*strado zelar pela </line>
<line> concordância *o refer*do p*otocol*". </line>
<line> *ev. F*A, Teresi*a *I, v. 18, n. 0*, ar*. 4, p. 6*-82, abr. 2021 *ww4.fsa*e*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Reis Jún*or, G. V. Sousa </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> A e*colha de </line>
<line> um protocolo coer*n*e co* as dire*riz*s da L*i </line>
<line> 1 3 .4 3 1 / 2 * 1 7 , </line>
<line> vi a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o*sequência, será um método que con*ri*u*rá p*ra a observânci* das garantia* do *r*pr*o </line>
<line> ac*sad*, *ue *erá infor*açõ*s idôneas acerca de *uais confrontar e produ**r provas p*ra que </line>
<line> o magist*ado ***a a valor*çã* em sede de sentença. </line>
<line> *or outr* lado, seja p*r oc*siã* da *scuta e*peci*lizada ou do depoi*ento especial, </line>
<line> as gar*ntias c*nstit*cionais da ampla defe*a e do contraditório do réu se*ão violad*s quando </line>
<line> não for op*rtunizado, ao *cus*do, a*res*ntar quesi**s relacionado* a perguntas que, em sendo </line>
</par>
<par>
<line> *ceitas pel* *rof*ssional *ue conduz a *it*va dire*amente *om a criança, não </line>
<line> seja* </line>
</par>
<par>
<line> reformuladas e *epass*d** a e*a. </line>
</par>
<par>
<line> Pr*blem* *ue assenta a temá*ica **usa no fato de que a Lei 13.431/2017 asse*ura o </line>
</par>
<par>
<line> direito ao sil*ncio da cria*ça e do adol*scente que oc*p*m a condiç*o </line>
<line> de v**imas </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> t*stemu*has de violência, e, nesse *e*t***, *dmit* que o agente preste *eclara*õe* em sede de </line>
</par>
<par>
<line> escuta es*ecia*i*ada, na </line>
<line> fase extrajudicia* e, p*sterior*en**, a fi* de realização de </line>
</par>
<par>
<line> depoim*nto e*p*cial, negue-se à realiz*ção da </line>
<line> *ilig*ncia, macula*d* as**m o co*tra*itório </line>
</par>
<par>
<line> judicial e, por consequência, ap*oxim*ndo-se do sist*ma inq*isitivo de pro**çã* da prova. </line>
<line> É cert* que a finalidad* da escuta especializada é a*enas * *onstatação de indícios </line>
<line> míni*o* de a*toria * materialidade da supos*a violênc*a; o relato há de ser l**itado some*te a </line>
</par>
<par>
<line> esse fim. Porém, o </line>
<line> depoimento </line>
<line> espec*al é </line>
<line> um meio de prova voltad* à colheita das </line>
</par>
<par>
<line> declaraç*es, com a observância do* detal*es relaciona*o* a* **to n*rra*o na inic*al, o que a </line>
</par>
<par>
<line> faz ser sustentada sob o crivo do contrad*tó*io e da ampla defesa, not*da*ente </line>
<line> porque </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> muitos casos h* *s chama*** *a*sas me*ó*ias *ue mitigam a v**dade </line>
<line> real. *liás, </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> adver*e G*ilherme de Sou*a Nucci (2013), não se pode o*vidar *ue * verdade real leg*tima o </line>
<line> ma*i*trado *a produção de pr*vas de ofício, ainda quando houver iné*cia d*s par*es. </line>
</par>
<par>
<line> Nos </line>
<line> *aso* em </line>
<line> que a cria*ça ou ado*es*ente realiza tão som*nte o procedimento de </line>
</par>
<par>
<line> esc*ta e**ecializada, *o qu*l </line>
<line> não *oi *p*r*uni*a*o ao defensor *o réu apresen**r </line>
</par>
<par>
<line> ques*ion**entos e acer*a do qual </line>
<line> i*staura-se a comp*tente </line>
<line> a*ão pen*l, mas, ainda </line>
<line> que </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> sede de pro*u**o antecip*da de p*ova não c*lhid* d*poimento especial, há dois ce*ár*** é </line>
<line> possíveis: no prime*ro, a polícia investi*a*iva empr*gou esf*rços p*r* *ol*ta de ind*cios, be* </line>
<line> como há outro* elem***os de pr*va, tais como laudo p*sitivo d* exame de violên*ia sex*a*, </line>
</par>
<par>
<line> *estemunhas crív*is do f*t*, laudo </line>
<line> de exame d* local </line>
<line> d* crime etc; *o segundo, nenhum </line>
</par>
<par>
<line> e*emento de prova foi coletad*, ou as diligências </line>
<line> compleme*tares restaram </line>
<line> *egativ*s (a </line>
</par>
<par>
<line> exem*lo d* laudo de exame *e vio*ê*cia sexu*l) e não há testemunhas. </line>
<line> *a *rimeir* situ*çã*, o magistrado pod*rá valorar os eleme*tos co*etados, </line>
</par>
<par>
<line> j*nt*mente às provas </line>
<line> orais c*lhidas e* sede *e *nstruçã* judic*al, a*nda que tão somente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*resina, v. 1*, n. 04, a*t. 4, p. 68-*2, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inova*õ*s da L*i 13.431/*01* na P*odução da Prova Pen*l e seus Impactos n* Defesa do Réu </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> interrogatório *o acusado e, por *o*seguinte, caso e*tenda </line>
<line> que vi*lên*ia a </line>
<line> efetiv*ment* </line>
</par>
<par>
<line> *correu, poderá condenar o *cusado, des*e que s** fund*mentação não s* baseie </line>
<line> exclus*vamente no relato oriundo da escu*a especializad*. </line>
<line> Por outro lado, na segunda situação, tendo em vi**a a e**assez de elementos </line>
<line> pro*at**ios c*mplementares à escuta especializada, poderia levar ao pensamento d* qu*, c*so </line>
<line> a *ognição exaur*e*te do magi*tra*o (que não deve decidir de maneira p*rcial) o leva a crer </line>
</par>
<par>
<line> que a violên*ia </line>
<line> efe*i*a*ente ocorr*u e *ue o réu é o </line>
<line> autor dos *atos, seria a**icável o </line>
</par>
<par>
<line> *n*endimento *uris**udencial </line>
<line> de que a con*e*ação exclusivamente pau*ada *a palavra </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vítima seria c*bíve*. Concep*ão dele*éria que não merece guarida, pois as palavras da vítima </line>
<line> teriam sido col*idas somente em sed* de escu*a e*pecia*i**da, *em o *rivo do contraditório e </line>
</par>
<par>
<line> da ampla d*fesa. *ortanto, há *bic*s n* a*licação </line>
<line> do aludido entendim*nto *u*is*rude**ia*, </line>
</par>
<par>
<line> quais sejam: a *ompl**a viola*ão aos pr*nc*pios d* presunção </line>
<line> de não culpa*i**dade, do in </line>
</par>
<par>
<line> dubio p*o re*, da paridad* de armas e, mormente, da imp*rc*al*dade do magistrado e, ai*da, à </line>
<line> vedaç*o contida n* art. 155, parágrafo único, do Códi*o de P*ocess* Pen*l. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação à **evisão d* Lei *3.431/2017 acer*a da figura do </line>
<line> "pr*fissional </line>
</par>
<par>
<line> ca*acitad*" e, além di**o, a determ*nação de que os magis*rado* qu* r*aliz*m c*lheita de </line>
</par>
<par>
<line> depoime*to espe**al ta*bém sej** capacitados, </line>
<line> no*a-s* que *á </line>
<line> c*ntri*uiç*o </line>
<line> pa*a a </line>
<line> maior </line>
</par>
<par>
<line> e*eti*idade </line>
<line> na aplic*ção </line>
<line> *os protocolos *ie*tificamente av*liados. A m*ior capacita*ã* dos </line>
</par>
<par>
<line> servidore* </line>
<line> públicos </line>
<line> envolvid*s na co*heita </line>
<line> das decla*ações dos destinatá**os da Le* </line>
</par>
<par>
<line> 13.43*/*017 aument* a cre*ibi*idade *a prova pro*uzi*a e p*ssibilita um melhor *x*rcí*io d* </line>
<line> *ontr*di*óri* e da ampla d*fes*. </line>
</par>
<par>
<line> Inclu**ve, des*aca-se que at* hoje o *epoi*e**o de </line>
<line> crianças ado***cent*s em e </line>
</par>
<par>
<line> proc**sos nos qua*s não figuram </line>
<line> vítim*s é evi*ad*, e* especi*l **rque não é *ada </line>
</par>
<par>
<line> credi*ilidade às *alavras dos infantes que mui*as vez*s "tendem a **tar pe*as *icções, quando </line>
<line> ques*iona*os" (SA*TOS; NUNES, 201*, p. 2*). Nessa esteira de r*ciocínio, destaca-** que </line>
<line> [...] não há consenso *efinido no* tribu*ais brasi*eiros a respeit* do valor a ser da** </line>
<line> ao testemunho *nfan*i* *omo *r*v*, * que *em a ***sar certa insegu*ança jurídica </line>
<line> em julgam**tos de delitos p*esenciados, m*itas veze*, unicam*nte, por cria*ças ou </line>
<line> jovens. Em realidad*, o que se tem é a **issão legal a respeito *e tal tema, o que </line>
</par>
<par>
<line> pode signifi*ar, i**lusive, *espreparo dos tribu*ais brasileiros para li*ar </line>
<line> com esses </line>
</par>
<par>
<line> cas*s (SA*TOS; NUN*S, 2019, p. 25). </line>
</par>
<par>
<line> Antes *a* *ontribuiçõ*s da Lei 13.431/2017, em e*pecial o procedimento de </line>
<line> depoimento especial e o* p*otocolos que de*em ser observ**o* na *eali**ção dessa diligência, </line>
</par>
<par>
<line> *ra *ossível colher depoiment*s </line>
<line> de c*ianças com m*nos cre*i*ilidade. Portanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 18, n. 04, ar*. 4, p. *8-*2, abr. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Reis Júnior, *. V. Sousa </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> sistematizaçã* d*s di*etriz** da Lei 13.431/2017, com o </line>
<line> crescime*to d* imple*enta*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s**s *écnicas pelo país possibilitará, em um *u*uro próxi*o, um au*e*to no núm*r* de </line>
<line> colhei*a dos depoim*ntos de cr*anças e ad*lescentes. </line>
<line> Outra inov*ção ****slativa *a Lei do Depoi*ent* Es*ecial que contribui p*ra mai** </line>
<line> observância de um processo j*sto e garantista quando h* *riança* ou adol**c*n*es como </line>
<line> vítim*s ou test*munha*, e* es*e*ial quan** tratar-se de cri*es *landest*nos, é a disposição </line>
</par>
<par>
<line> do art. 9º da *ei 1*.431/20*7, *ue *ispõe: "A criança o* a*olescente *erá resguard**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer con***o, ainda que vi*u**, com * *upo*to autor ou acusa*o, o* com outra pe*soa que </line>
</par>
<par>
<line> repres*nte ameaça, coação ou const**ngimen*o". *utr*s p*ssoas, a </line>
<line> despeito do acusado, </line>
</par>
<par>
<line> p*dem estar exercendo algum tipo d* a*eaça, coaç*o ou constr*ngimento cria*ça à </line>
<line> e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> adol**cente, de forma q*e não seja conhec*da *elos *ntegrantes da segurança públ*c*, da rede </line>
<line> de proteção e do poder judiciár*o. Assi* como se verifi*a **s crescentes c*so* de ali**a*ão </line>
<line> parent*l por den*nciação fa*sa, um do* *eni*o*es ou respons*vei* po*e estar provocando **o </line>
<line> de alienação par*ntal à criança a f*m de levá-la a n*rrar fa*sa *corrência d* viol*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> São nesses c*so* que a </line>
<line> previsão do art. </line>
<line> 9º, da Lei *3.431/20*7, promove </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> afastamento </line>
<line> da criança </line>
<line> ou adoles*en*e </line>
<line> d* pessoas que possam estar, de alguma maneira, </line>
</par>
<par>
<line> *oagindo o a*ente a a**esentar </line>
<line> declarações inve*íd*cas. Logo, o dist*n*iame*to *os agente* </line>
</par>
<par>
<line> descri*os </line>
<line> no mencion*d* disposit**o </line>
<line> leg*l, ainda que *s autorida*e* envol*ida* não tenham </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento da r*lação de ali*naç*o parental, ameaça ou coação à qual a crian*a po*sa estar </line>
</par>
<par>
<line> submetida, contribui sobremaneira * colheita *a *rova de m*n*ira idôn*a. Via </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conse*uência, tem-** um melho* e*ercí*io do contrad*tório e da amp*a defesa *o acusado, do </line>
<line> princípio da bu*ca da verdade real *os f*to* e da paridade de arma*. </line>
<line> 3 RESUL*AD*S E *IS*USSÕES </line>
<line> 3.1 Da aplicação efeti*a *a l*i 13.431/2*17 no atual contexto br*sil*iro </line>
<line> *m*ora a Lei 13.43*/20*7 tenha i*stituí** o sistem* d* garantias a*s direitos das </line>
</par>
<par>
<line> crianç** e adolescen*es vítimas </line>
<line> ou t*stemu*has *e violência, no período de u* a*o de su* </line>
</par>
<par>
<line> vac*tio legis </line>
<line> pouc*s me*idas foram to*adas p**as e*t***des p*bli*a*, </line>
<line> em es*ecial os </line>
</par>
<par>
<line> municípi*s e o Po*er Judiciário para a implementação efetiva *e sua* di*etrizes. </line>
</par>
<par>
<line> Em 13 de *unho </line>
<line> de *019 foi *irm*do * Pacto Nacional Pela *mplem*ntação da Lei </line>
</par>
<par>
<line> 13.431/2017, que estabelece * </line>
<line> sistema </line>
<line> de Garantia de Direito* da Cr**nça do Adolescente e </line>
</par>
<par>
<line> Vítima </line>
<line> ou T*stemunha </line>
<line> de Violência, que estipulou medidas concr*tas </line>
<line> para a </line>
<line> efet*va </line>
</par>
<par>
<line> imp*eme*taçã* *a L*i do **poiment* Especial. *sse pacto incumbiu a Secretaria Nacional de </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 04, art. *, *. 68-82, *br. 2021 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovações da Le* 13.431/**17 na Produ*ão da *rova P**al e s*us Impactos na Defe*a do Réu </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Jus*iça e a Secretaria Nacional do* **reitos da Cr**nça e do Adolescente a arti*u*arem </line>
<line> e*etivas a*õe* integradas à observânc*a da Lei do Depoimento Especial, be* como a tro*a </line>
<line> con**nua de informaç*es entre os órgãos públicos acer*a da aplica*ão efetiva da Lei </line>
</par>
<par>
<line> 13.*31/2017 e, ainda, a *et**minação de cad* entidade </line>
<line> pactuante </line>
<line> i*dicar *m rep*esent*nte </line>
</par>
<par>
<line> para realizar o acom*a*hamento direto da exe*ução de todas as medidas previ*ta* no pacto. </line>
<line> O Co*selho N*cional de Justiça, em *ov**bro de 201*, ed*tou a Resol*ção 29*, que </line>
</par>
<par>
<line> regulamenta a Lei 13.43*/2*17 *, dentr* su*s considera*ões, apontou "a impo**ânc*a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> estabele*er a*ticulação i*terinstitucional pa*a um* efetiva prot*ção ao* d*reitos das crianças e </line>
</par>
<par>
<line> *os a*olescentes" e que a "ausência de *ecur*os *inancei*os não poder* justificar nã* a </line>
</par>
<par>
<line> i*ple*entação de </line>
<line> *al*s *dequ*das para a realização do depo*me*to e*peci*l" (*NJ, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> *ota-se que a R*solução 2*9 do CNJ t*m *nfoque em m**idas voltadas *o estabelecimento </line>
</par>
<par>
<line> *e convênio* ent** órgão públicos, à divulga*ão de dad** relacion*d*s </line>
<line> a* atendi*e*to d*s </line>
</par>
<par>
<line> destinatário* da Lei 13.431/2017 pelos tribunais esta*uai* e federais, elaboração ** *ate*iais </line>
<line> *nformativos vo*t*do* aos destinatários da Lei 13.431/2017, à estrutu*a*ão física dos tribunais </line>
</par>
<par>
<line> fed*rais estadu*is, à i*pla*tação e </line>
<line> de salas apropria*as par* a rea*ização d* depoi*ento </line>
</par>
<par>
<line> espec*al e* *odas *s comar*a* e a *a*acita*ão do* prof*ssionais que têm de tom** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> depo*m*nto especial * a escuta *specializa*a (CNJ, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A *esolução 299/2019 do CNJ, em *eu art. 8*, det*rmina ex*ressa*en*e a adoção *o </line>
</par>
<par>
<line> Protocolo Bra*ileiro de Entrevista *oren*e (PBEF) e * </line>
<line> adoção dos mate*iais necessários </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> imple*entaçã* *essa *écn*ca em até noventa **as </line>
<line> da </line>
<line> publicação </line>
<line> da resolução. A*ém </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*l*mitar o protocolo a ser u**lizado, a norm*tiva </line>
<line> em </line>
<line> questão estipulou que a figura do </line>
</par>
<par>
<line> "pr*fissional **pecializado" n*s t**mos da Lei 13.431/2*17 será exerci*a, *re*er**ci*lmen*e, </line>
<line> po* ser*idores *ue já **mpõem o qu*d*o d* servidores pú*li*os d* respectiva u*idade da </line>
</par>
<par>
<line> federação. Inclu*ive, o art. 15 d* resol*ção mencion*d* torna o*rigatória a capac*t*ção </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> magistrados * p*ofissi*nais que a*uam na rea*izaç** do d*po*men*o **pecial. </line>
</par>
<par>
<line> Outra ques*ão tratada pela Re*olução 299/20*9, do Con*elho Nacio**l de Justiça, foi </line>
</par>
<par>
<line> a capacita*ão do* magi*trado* que a*uam na colheita do d*p*imento espec**l e também </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> c*sos em que a cr*anç* o* </line>
<line> ado**scent* desejar, no caso concreto, </line>
<line> presta* suas </line>
<line> declara*ões </line>
</par>
<par>
<line> di*e*a*ente à autorida*e ju**ci*ria. Outra inovação trazida pela *esolução 299/201* reside na </line>
</par>
<par>
<line> previ**o de ga*antias </line>
<line> e a in*lu*ão dos "povos e </line>
<line> c*muni*ades tr*dicionais", </line>
<line> crian*a </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> adolescente "d* orig** ind*gena ou q*e pertenç* a min**ias *tnicas ou lingu*sticas". </line>
</par>
<par>
<line> A Resol**ão 299/2019, *o estipular prazos para cumpr*mento *e d*term*nadas o </line>
</par>
<par>
<line> dir*tri*es, buscou ac*lerar a </line>
<line> impl*mentação </line>
<line> da aplic*ção da Le* 13.431/*01* *m todo </line>
</par>
<par>
<line> territóri* </line>
<line> na**onal. *onvém salient**, acerca disso, *ue os estados aparent*mente *êm </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 18, n. 04, art. *, p. 68-82, abr. *021 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Rei* Jún**r, G. V. *o*sa </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tad* </line>
<line> os procedime*tos da Lei do Depoimento Especial de </line>
<line> form* lent*. A título </line>
</par>
<par>
<line> exemplificativo, em j*lho ** *020, o Tribuna* de Justiça de Minas Gerais tinha apenas 32 das </line>
<line> 296 comarcas d* sua jurisdi*ão ef*tiva*e*te *plicando a esc*ta especia*izada **s term*s da </line>
<line> Le* 13.43*/2017(MP/MG, 2021). </line>
<line> Há poucos da*os es*atístic** acerca da aplicação e*etiv* de todas as *ir*trizes da Lei </line>
<line> do Depoi*ento Especia*. Em e*peci*l, verifica-se que h* u*a insistente recusa p*r par*e dos </line>
<line> magist*ados em razão ** ausência de espaço físico **rop*iado e, soma*o a i*so, pouco* </line>
</par>
<par>
<line> esforços p*las </line>
<line> autoridad*s *ompete*te* em mudar esse c*nár*o. O </line>
<line> "*e*at*rio Analít*co </line>
</par>
<par>
<line> Propos*ti*o Ju*tiça P*sq*i*a - a oitiva de crianças no Poder Judici*ri* *ras*l*iro com foco na </line>
<line> im*lementaç*o da Rec*mendação 33/2010 do CNJ e da Lei 13.431/2017" (CNJ, *019, p. 81), </line>
<line> editado pel* Conselho Naciona* de Justiça *r*uxe *l*uns dados que me**cem *es*aqu* sobre </line>
<line> tal tem*tic*. </line>
<line> Na elab**ação do **n*ionado relatório, comparou-se sete tribunais de just**a e seus </line>
<line> esf*rços *a efeti*a implementaç*o da Lei 13.*31/*017, **ndo obti*os os seg**ntes resultados: </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (CNJ, 20*9, p. 81). </line>
<line> Verifica-se q*e dos sete tribunais *sta*u*is anali*ados, já em 2019, dois anos após a </line>
<line> **b*icaçã* da Le* *3.431/2017, *ois n*o ofertaram qua***er *apacit*çã* aos pr*fissionais qu* </line>
<line> real**arão a co*heita dos depo*men**s e n*o *pli*am o depoimento especial (TJ-PA e TJ-*E). </line>
<line> Co*tu*o, q*atro do* *r**u*ais objetos da pe*quisa promovera* a ***a*i*ação de *eus </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 04, *rt. 4, p. 68-82, abr. *02* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inova*ões da Lei 13.431/2017 *a Produção da Pr*v* Pe*al e seus Impa*tos na Defesa do Ré* </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> profissi*nais, s*ndo esta q**lificada entr* "p*siti*a, co* ressalvas" * "*u*to boa" (TJ-DFT, </line>
<line> *J-GO, TJ-SP e T*-RS). </line>
</par>
<par>
<line> P*r *ut*o turno, é v**dade </line>
<line> qu* contemp*ra*eamente aind* são esca*sos *s da*os </line>
</par>
<par>
<line> estat*sticos acerca da efetiva *mplementa*ão das diretr*ze* da Lei 1*.431/2017, é cedi*o que </line>
<line> a* mudan*as *ec*ssári*s têm oco**ido de ma*eira morosa, *inda que tenha havido </line>
</par>
<par>
<line> mo*il*zação </line>
<line> da* </line>
<line> autor*dades * ent*s público*, tai* como a ediç*o de *ecom*n*açõ*s * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ce*ebra*ã* *e pa*tos. Compr**nd*-se que ainda há muito * s*r percor**do pel*s órgã** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rede de proteção a*s destinat*rios da Lei *o Depoimento Es*eci** e pelo poder judiciário até </line>
<line> que o paí*, co** um todo, observe *s dire*rizes da *ei 13.431/201*. </line>
<line> 3.2 Análise jurisprudenc**l *e questõe* acerca da apl*cação da lei 13.*31/201* </line>
<line> Nesse tópico será ab*rdada a *n*lis* de dois julgados seleci*nad*s com * escopo d* </line>
<line> apre*ent*r com* os tribunais têm *nterpretado a *plic*ção da Lei 13.4*1/*017. *ão se trata da </line>
<line> *pl*cação de um méto*o empí**c*, *om vistas a promove* o levantamento de *ados *cerc* da </line>
<line> aplicação de determ*nado* entendimentos, mas sim, *e seleção de julg*d*s para que, a *art*r </line>
<line> daí, s*ja f*ita anál*se correl*ta à discussão que *ra se desenvolve. </line>
<line> 3.2.1 Da P*oduç*o Antecipada de P*ova </line>
<line> Nessa temática, m*rece atençã* a *ecisão *o TJ-R* - APR: 7008*30576* RS, </line>
<line> Relator: Iv*n Leoma* Bruxel, D*ta de Julgamento: 2*/08/20*9, Quin*a Câmara Crimina*, </line>
<line> Data de Public**ão: 04/09/2019): </line>
<line> APELA*ÃO. AÇÃO CAUTELAR DE PRO*UÇÃO *NTE*IPADA DE </line>
<line> PROVAS. LEI N. 13.431/2017. ADOLESCENTE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA. </line>
</par>
<par>
<line> D*POIMEN*O </line>
<line> ESPECI*L. * principal finalidade d* pr*dução d* prova a*tes </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *o*ento pr**essual adequ*do e reser*a*o para ta* é preservá-la d*ante da </line>
<line> possibilidade ** su* pe*da, sendo que o m**o decurso do te*po não j*sti*ica por *i </line>
<line> só a adoção da medida. Tod*via, *ecen*e*ente *o* pr*mulgada a Lei n. 1*.431/2017, </line>
</par>
<par>
<line> criada para o fim **pe*ífico de e*tabel*cer * sistema de </line>
<line> gar*ntia d* direit*s da </line>
</par>
<par>
<line> *rian*a e do adoles*en*e vítima o* te*temunha *e violên*ia. Ent*o, fi*ou </line>
</par>
<par>
<line> regulame*tad* cham*d* sistema de depoimento especia*, o </line>
<line> procedimento por me*o </line>
</par>
<par>
<line> do *ual a criança o* adolescente, vítima ou tes*em*nha de violência, será *uvida </line>
</par>
<par>
<line> perante as au*oridades policia* e *udiciária. No *as* dos autos, ond* se *nvestiga </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*o*ta *rát*c* *e c*ime de e*tupr* de vulnerável contra a ofendi*a, a*olescent* qu* </line>
<line> hoje conta com 17 an** *e **ade, e*t*o preen*hi*os os r*quis*tos necessár**s a* </line>
</par>
<par>
<line> pr**im*nto da </line>
<line> demand*. Repr*se*tação *a </line>
<line> autoridade polici*l que vem n* mesmo </line>
</par>
<par>
<line> sentido. *vidente que o prol*ngado de*urs* de t*mpo pode prejudicar devida a </line>
<line> apuração *os fatos, lembrando que a palavra *a vít*m*, especialme*te nos c*imes d* </line>
</par>
<par>
<line> espé*ie, deve ser **sta com extrema impor*ância, </line>
<line> pois dif*cilment* contam com </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 04, art. 4, p. 68-82, a*r. 2021 </line>
<line> ww*4.*s*net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. R*is Júnior, G. V. *ousa </line>
<line> 78 </line>
<line> ou*r*s testemunhas. Pre*edentes dest* e. Cort*. APELO DO MINIST*RIO </line>
<line> PÚ*LI*O *RO*IDO. **Â**ME. </line>
</par>
<par>
<line> O aludido jul*ado envolve vít*ma de de*essete a*o* *e idade, a </line>
<line> qual supostamen*e </line>
</par>
<par>
<line> teria sofrido o crime d* estup*o, s*ndo, destarte, obrigatória a observância das disposições *a </line>
<line> *ei 13.431/2*17 p*r se *ratar *e *do*escent* e também impositiva a ap*ica*ão do **to cautela* </line>
</par>
<par>
<line> de an*eci*açã* da prova, haja v*sta que tratou de cr*m* sexual, nos termos do </line>
<line> art. 11, §1*, </line>
</par>
<par>
<line> inciso II da *ei do Dep*i**nto Es*ecia*. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa esteira de ra*iocí**o, houve d***rimento da r*ali*ação do depo*mento especial </line>
<line> em c*ráter de antecipação da p*ova, exclusivament* p*la observância do art. 11 d* Lei </line>
<line> 13.431/2017, p*sto q*e, ev*dentem*nte, se não fosse *ela força da mencionada no**a, </line>
</par>
<par>
<line> *e*t*mente </line>
<line> o </line>
<line> plei*o cor***ato t*ria sido *ndefer*do, em e*peci*l, por*u* o re*ato* do caso </line>
</par>
<par>
<line> asseverou que "o mero decurs* *o tempo não justifica por ** só a adoção da medida". </line>
<line> Ademais, no julgado destaca-se que houv* r*pre*entação da própria autoridad* </line>
</par>
<par>
<line> policial pa*a </line>
<line> que * </line>
<line> dilig*nc** fosse r*alizada *m ca*áte* de antecip*çã* da prova, o </line>
<line> que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **sitivo diante d* conjectura nacional de </line>
<line> aplicaç*o da Lei 13.*31/2017 e demonstra </line>
<line> qu e * </line>
</par>
<par>
<line> rede *e ***teção, no caso concr*to, cumpr*u o seu pa*el. </line>
<line> Cumpre *ss*verar, ai*da, qu* se trata de situ*ção ocorrida no Estado d* Rio Gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> do S*l, n* qu*l dese*volv*u-se in*cialmente o proj*to Depoime*t* Sem Dano (CNJ, </line>
<line> 2019), </line>
</par>
<par>
<line> um **s antecedentes da elaboração da Lei 1*.*31/2*17. Além dis*o, c**forme dados d* </line>
<line> Consel** Nacional de Justiça (CNJ, 20*9), * *ribunal d* Justiça d* Rio Grande *o *ul possui </line>
</par>
<par>
<line> equipe avaliada como "qualif*cada", contando com três as*iste*tes soci*** que r*alizam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> colheita de declara*ões po* meio do depoimento especial. Fato qu* contribui para efeti*ação </line>
<line> da L** 13.431/2017 e, com isso, *aior segur*nç* jurídica. </line>
<line> 3.2.2 Contraditório e Ampla De*e** na Colhe*ta do De*o**ent* Especial </line>
<line> O*tro j*lgado que merece atenção é o R*C: 112070 *G 2**9/0*20871-*, Relator: </line>
<line> Ministro NEFI CORDE*RO, Data de J**ga*ento: 17/0*/2019, T6 - SEXTA T*RMA do *TJ, </line>
<line> *ata de Pub*i*ação: DJe 2*/0*/2*19. </line>
<line> RECURSO *RDINÁRIO EM HABEAS COR**S. ES*UPRO DE </line>
<line> VULNERÁVEL. DEPO*ME*TO ESPECIA* *E *ÍTI** M*NOR. L*I </line>
<line> 13.*31/201*. C*NTRADITÓRIO E AMPLA DE*ESA ASSEGU*ADO*. </line>
<line> A*SÊNCIA DE *REJU*ZO. RECURSO I*PROVIDO. 1. * Lei 13.431/20*7 </line>
<line> i*stituiu procedimentos de p*oteção à **iança e ao adol*s*ente vítima de violênc*a, </line>
<line> prescr**endo o chamado "d*poimento especial" dessa vítima, co* oitiva </line>
<line> Re*. FSA, Te**sina, v. 18, *. 04, art. 4, *. 68-82, *b*. *021 www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> In*vações da Le* 1*.4*1/2017 na Produção d* Prova **n*l e seus Impactos na Defesa do Réu </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> especializada e* separado. </line>
<line> 2. *mpo*sibilitada tec*i*ame**e a *r*nsmis*ão </line>
</par>
<par>
<line> simultânea da audiênci*, tentou o magistrado seguir pro*egend* a vítima c*i**ç* ou </line>
<line> *d*l*scente e assegurar o con**adi*ório c*m a formu*ação de per*untas a*tes e a*ós </line>
<line> a audiência. *. A providência judicial m*nteve a o*tiva e* separado da crian*a ou do </line>
<line> adoles*ente e * p*ssibi*ida** *e reperguntas, *liás dispen*adas pelo a*usado, de </line>
</par>
<par>
<line> modo que </line>
<line> não *e verifi*a - e seque* se indica - qualque* prejuízo pela audiênci* </line>
</par>
<par>
<line> com* ocorrida. 4. Re*urso *m habeas c*rp*s i*pr*vido. </line>
<line> Nesse julgado verific*-se que a *ersecução *enal que *isou apurar *rática do cr*me </line>
<line> tipificado no art. 21*-A do Código Pena*, não h*uve a trans*issão simult*nea do *to pa*a a </line>
<line> sala de a**iênci*s por ausên*ia de equ*pa**ntos ne*essário*. Diante di*so, o magistrado **e </line>
<line> presidiu o ato prof**iu decisão asseverando que </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] </line>
<line> na Co*arca *e Igara*é ainda </line>
<line> n*o foram *ns**ladas *ala e equipam*n*os *ar* * </line>
</par>
<par>
<line> colheita do depoimen*o e*pecial d*s crianç*s e </line>
<line> adoles*entes. Por *utro lado, os </line>
</par>
<par>
<line> processos em curso nesta vara *ão podem **car paralisados i*de*inidament*. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> vi*ando re*guar*ar o </line>
<line> direito </line>
<line> de t*dos ** envo*vid*s a *itiv* *a menor seguirá </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segu**te rito: A sua oitiva ser* realizad* pela **sist*nte soc**l do *uízo profissional </line>
<line> já capa**tada para tanto. [...] C*mo n*o há *eio* necessários para a transmissão em </line>
<line> t*mpo rela da **trevista à s*la de a**iê*ci**, * depoiment* ser* gravado em mídia e </line>
<line> p*s*eriormente juntado **s au*os. De **rma a a*segura* o *ontraditório e a ampla </line>
<line> defe**, fac*lto às partes a apresentação de per**nt*s a *erem f*rmul*d*s p**a </line>
<line> assiste*te *oci*l à vít*ma, *urante a o*t*va. As p*rgun*as deverão res**itar o est*gio </line>
</par>
<par>
<line> de dese*volviment* (idade) da </line>
<line> víti*a e sua d*gnidade, não a </line>
<line> e*po*do s*tuações a </line>
</par>
<par>
<line> degradantes *u vexatória*, *ob pena de inde***imento pelo juízo [...] (S*PERIOR </line>
<line> T*IBUNAL DE JUST**A, RHC 112.0*0, *0*9) </line>
<line> *corre q*e, *inda qu* i*possi*ilit*da a observância i*teg**l das d*retrizes pre*istas </line>
</par>
<par>
<line> no Título III, da Lei 13.43*/2017, o magistrado deter*in*u </line>
<line> que fosse realizad* a escuta </line>
</par>
<par>
<line> **peci**izada, </line>
<line> ainda q*e não decl*rad*mente, p*sto que a dili*ênc*a oco**e* por meio </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> to*ada d*s declarações, *elo profissional </line>
<line> capacitad* e, al*m dis*o, foi op*rtunizado </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ofe*ecimento *e ques*tos pelo de*ensor do ré*. </line>
</par>
<par>
<line> * ac*r*ão </line>
<line> qu* manteve a *e*isã* do ma*istrado *o* </line>
<line> coere*te c*m o atual </line>
</par>
<par>
<line> entendimento *outriná*io acerca </line>
<line> do tema, qu* admite a s*b*tituição do depo**ent* esp*cial </line>
</par>
<par>
<line> pela e*cut* espec*alizada, em sede d* instrução processual, desde </line>
<line> qu* observada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possi*ilidade de o </line>
<line> acusado exercer o contraditório e am*la de*esa por *eio da aprese*ta*ão </line>
</par>
<par>
<line> de perguntas ao m*gistr*do que, por sua vez, defer**do-as, *s apresenta ao </line>
<line> p*ofissional </line>
</par>
<par>
<line> ca*a*itado. </line>
</par>
<par>
<line> D*ante disso, observ*das *s condições neces*árias à *olheita da prova de acordo com </line>
</par>
<par>
<line> as di*etrizes da Le* **.431/2017 e *a Re*olução </line>
<line> 299/2*19 do Conselho Nacio*a* *e Justi*a, </line>
</par>
<par>
<line> bem c**o não </line>
<line> hav*ndo demon*traç** de q*alquer pr*ju**o às garantias do acus*do, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 0*, art. 4, p. 68-*2, abr. 20*1 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. *eis Júnior, G. V. Sousa </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> compreende-se que a decisão prolatada pelo *uperior Tribu*al de Justiça está de ac*rdo com </line>
<line> o de*ido processo le*al. </line>
<line> 4 *ON*IDERAÇÕES F*NAIS </line>
<line> O Brasil enfrenta, na temática da produção *a colheita de testemunho e declara**es </line>
</par>
<par>
<line> de crianças * </line>
<line> *dol**ce*tes, a pr*blemática </line>
<line> do gra*de *úmer* *e c*sos de viol*ncias co**ra </line>
</par>
<par>
<line> el*s nã* n*t*cia*as *s auto*id*d*s públ*cas. Noutra vertente, quando há not*cia da ocorr*ncia </line>
<line> de *atos dessa n*tureza, mu*tas vezes as vítimas são infl*gi*as pela violên*ia i*sti*u*io**l, </line>
</par>
<par>
<line> oriund* do *esprepar* dos fun*ionário* dos serviços *e saúde, d* assistê*c*a social, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*urança pública * do pró**io poder ju*iciári*. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei 13.431/2017 foi editad* p*r* consti*uir um sis*ema de garantias às **ia*ças e </line>
</par>
<par>
<line> a*ol*s*entes vítimas ou *es*emunh** </line>
<line> de vi*lê*cia, int*oduzindo in*vaç**s legislativas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *rdenamento </line>
<line> j*rídi*o </line>
<line> pá**io, dentre as *uais con*t*to*-se espec*al *e*evânci* ao </line>
<line> âmbit* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso *enal br*sileiro, as seguintes: o princípio *a "li*re narrati*a", o de*oi*e*to espe*i*l </line>
<line> e * escu*a espe*ializada. Contudo, a problemática referente ao direito ao si*ê*cio, as*egurado </line>
<line> * criança e ad*lescent* vítima ou testemunha de violê**ia e a ex*gência *o comparec***n*o, </line>
</par>
<par>
<line> media*te intimaçã*, de </line>
<line> vít*mas e testemun*as no âmbi*o </line>
<line> do processo penal sã* fatores q*e </line>
</par>
<par>
<line> *odem mitigar a produção d* prova e imp*ctar *a reconstrução históric* do fa*o de*it*oso. </line>
<line> Também buscou-se compreender as garan*ias proc**su*is do réu inerent*s à </line>
</par>
<par>
<line> obs*rvância do </line>
<line> *evido </line>
<line> *r*cesso legal, </line>
<line> que com*õem a </line>
<line> *ase do Es*ado D*moc*ático de </line>
</par>
<par>
<line> Direi**. Ass*m s*ndo, * Lei 13.*31/20*7 t*m o d*ver </line>
<line> d* não macular os </line>
<line> princí**os da </line>
</par>
<par>
<line> presunção de não *ulpab*lida*e, do in dubi* *ro reo, da *ari*a** de ar*as, do cont*a*i**rio e </line>
<line> d* ampl* *efe*a. Nã* obstante, o conju*to de gara*tias co*s*itucio*ais * assegur*d* pela Lei </line>
</par>
<par>
<line> do D**oimento E*p*ci*l em *uas disposições. Isso </line>
<line> porque *a* le*, al*m de co*tribuir *o </line>
</par>
<par>
<line> co*bate às violênci*s contra *eus dest*natários, tam*ém im*ac*a positivamente *a construção </line>
<line> de um **oce*so penal mais justo, garanti*ta, **ritá*io e, também, à segurança ju*ídi**. </line>
</par>
<par>
<line> C ont udo, </line>
<line> é necessá*ia a efetiva apli*ação de suas di*posições n* âmbit* do jud**iário </line>
</par>
<par>
<line> nac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, na c*nte*tualizaç*o da* *ire**izes da Lei 13.431/2*17 veri*ico*-se que ai*da </line>
</par>
<par>
<line> há u* l*ngo cam**** para completa *udança n* form* c*mo o sis**ma a </line>
<line> de *eguranç* </line>
</par>
<par>
<line> pública e do poder judiciário abordam a co*heita </line>
<line> d*s de*la**ç*es dos destinatári*s *a </line>
<line> Lei </line>
</par>
<par>
<line> 13.431/2017, rogando urgente adequação às diretrizes da referida l*i. </line>
<line> Rev. *S*, T*resina, *. *8, *. 04, art. 4, p. *8-8*, ab*. 2*2* www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovações da Lei 13.431/2017 na Prod*ção da P*o*a Penal e seus Impactos n* Defesa do Réu </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> RE**R*NCIAS </line>
</par>
<par>
<line> CONS*LHO *ACIONAL DE JU**IÇA. M*m*ros do pacto sobr* *e*o*ment* especial </line>
<line> decidem *luxo p*ra denúncia d* vio*ência. Br*sília: C*J - Portal de *otícia*, 27/08/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
<line> https://www.cnj.ju*.br/me*bros-do-pacto-*o**e-depo*mento-especial- </line>
</par>
<par>
<line> d*cidem-fluxo-p*ra-denuncia-de-violencia/. *ces*o em 14 dez. 2020. </line>
<line> CO*SEL*O N*CIONAL D* JUSTIÇA. Resolu*ão nº 33 de *3/1*/201*. Recomend* ao* </line>
<line> tr*bunais a criação de ser*iço* espe*ializa*o* para escuta de crianças e a*olescen*es *ítim*s </line>
<line> *u testemunhas d* violênci* nos processos *udic*ais. Depoimento Espe*ial. Brasília: D*E/CNJ </line>
</par>
<par>
<line> nº </line>
<line> 215/ 2*10, </line>
<line> de </line>
<line> 25/ *1/ 2010, </line>
<line> p. </line>
<line> 33-34. </line>
<line> Disp*nível </line>
<line> e*: </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> http*://atos.cnj.*us.*r/ato*/detalhar/878>. ***sso em 10 fev. *021. </line>
</par>
<par>
<line> CO*SELHO N*CIONAL DE </line>
<line> J*STIÇA; UNIVERSIDADE *E FOR*ALEZ*. *elatório </line>
</par>
<par>
<line> *nalí*ico Propositivo Justiç* Pes*uisa. A Oit*v* </line>
<line> de Cri*nça* n* Po*er Jud*ciário </line>
</par>
<par>
<line> Brasilei*o *om foco na impleme*tação *a Recomendação n. 33/2010 *o CN* e da Lei n. </line>
<line> 1*.431/20*7. Brasí*ia: CNJ, 2019. </line>
<line> *INISTÉRI* PÚBLICO D* MINAS GERAIS. *pós 30 anos de vigência, ECA a*nda </line>
</par>
<par>
<line> desa*ia *ociedade a </line>
<line> tr*tar crianças e *dolescentes como sujeitos de direitos. Imprens* </line>
</par>
<par>
<line> oficial </line>
<line> do </line>
<line> MPMG. </line>
<line> Disponíve* </line>
<line> em: </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> https://www.mpmg.mp.br/com*nicacao/campanhas/apos-3*-anos-de-vigenc*a-*ca-ainda- </line>
<line> des*f**-sociedade-a-tratar-cr*ancas-e-a*olescentes-como-*u*eit**-de-direi*o.ht*>. Acesso e* </line>
<line> 20 jan. 2021. </line>
<line> NUCCI, G. S. *anual de proc*ss* e ex**uçã* p*n*l. **. *d. rev. atual. Sã* *aulo: R*v*sta </line>
<line> dos Tribun*is, 2013. </line>
<line> *ANTO*, G. V. C; NUNES, E. *. O *al** p*obatório *o testemu*h* i*fant*l no p*oc*sso </line>
<line> pe*al. Revi*ta do **nis*ério Público do Es**d* de **iás: Goiânia, *no *XII, *. *8, p. **-34, </line>
<line> jul./dez. 2019. </line>
<line> B*ASIL. Superio* T*ib*nal D* Ju*tiç* (6. Turma). Recurso *m Hab*as Cor*u* n* 11*.070 - </line>
<line> MG (2019/0*20871-0). </line>
</par>
<par>
<line> WILLIAMS, L. C. A et al. Inv*sti*ação de Suspei*a de A*uso Sexual Infantojuvenil: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro*ocolo *ICHD. Tem*s e* Psicologia. [online], 201*. vo*. 22. n.2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 04, art. *, p. 68-82, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Reis Júnior, *. V. Sousa </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> Com* R*fere*ciar este Arti*o, confo**e ABN*: </line>
<line> RE*S JÚNIOR, A. *; SO*SA, G. V. *n*vaç*es *a Lei 13.431/2017 *a *ro**ção da Pr**a Pe**l e </line>
<line> Seus Impact*s na Defe*a d* *éu. Rev. F*A, Tere*ina, v.1*, n. 04, art. 4, p. 68-82, abr. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> A. S. Reis Jún*or </line>
<line> *. V. So*** </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) anál*s* e *nterpr*taç*o dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*h* o* na *evisão crí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa**ici*a*ão na *prov*ção da v*rsão f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, *. 18, n. 0*, art. 4, p. 68-82, *br. 2*21 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
</document>

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