<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 6, p. 108-127, *b*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.4.6 </line>
</par>
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<line> G*avidez na Adolescência e Concil*a*ão da Mate*ni*ade co* * Vida Escolar </line>
<line> P**gnancy in Ad*lescence an* Conc*l*ation of M*ternity with **hool *ife </line>
</par>
<par>
<line> Josia*e Pe*es Gon*a*ves </line>
<line> Dou*ora em Educação pela *on*ifícia Univers***de Católi*a do Rio Grande d* Sul </line>
<line> profe*sora da Univ*rsidade Federal *e M*to Grosso do Sul </line>
<line> *-mail: josi*ne*eres7@ho**ail.com </line>
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<line> *nd*reço: Josian* P**es Gonça*ves </line>
<line> Editor-Chefe: *r. *onny Kerl*y de Alencar </line>
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<line> *niversidade Fede*al d* Mato Grosso d* Sul, *id*de </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<line> Un*ve*s*tária, Av. C*sta * Silva - Pioneir*s, MS, 79070- </line>
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<line> 900 Brasil. </line>
<line> Artigo rec*bido em 23/03/202*. Ú*t*m* </line>
<line> ve*são </line>
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<line> r*ceb**a em 01/04/2021. Apr*v*do em *2/04/2021. </line>
<line> Av*liado pe** s*stema Triple Review: a) De*k Revi*w </line>
<line> *elo Edito*-*h*fe; e *) Double B*ind Review </line>
<line> (**aliação *ega por *ois avali*dore* da área). </line>
<line> Re*isão: Gra*atica*, Normativ* * de Format*ção </line>
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<line> Gravidez n* Ado*e*cência e Conciliaçã* d* Matern*dade co* * Vida E*colar </line>
<line> 109 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Esta *esqui** tem por finalidade inves*igar e an*lisar a questão da gravid*z na ad*l*scência, a </line>
<line> *onciliaç*o da *a*ern*dade com a vid* escolar e como a escol* lida com e*sa r*a*idade. * </line>
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<line> coleta de dados foi r*alizada me*ia**e a </line>
<line> grav*ção de *ntrev*s*as co* uma adolescente </line>
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<line> g*ávi*a, duas adolesce*tes que já eram mã*s * *oi* gestores *e escolas pú*lic*s. Os </line>
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<line> resulta*os apontam *ue as adolescentes conhecia* e/o* </line>
<line> at* utilizavam métodos </line>
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<line> contrac*ptivo*, mas *cabaram por engravidar, me*mo tendo ac*sso *s informa*ões. A escola </line>
<line> procurava acolhe* as estuda**es, inclusive dando roupas par* o* *eb*s, e consc**nti*an*o ** </line>
<line> demais es*udant*s para nã* discrimina* e *ssim ev*tar a desistência das ado*e*c*ntes grávid*s </line>
<line> ou que tiveram *i**o*. </line>
<line> P**avras-chave: M*es Adolescentes. E*uc*ção S*xual. Esc*la. Gênero. </line>
<line> *BSTRAC* </line>
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<line> This research </line>
<line> aims to investigate and **alyze the issue </line>
<line> *f teenage </line>
<line> pregnancy, the </line>
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<line> r*c*nciliat*on of moth*r*o*d with school life and how the s*hool dea*s *ith this reality. Dat* </line>
<line> collec*i*n was performed by record*ng i*terviews w*th * pregnant a*olescent, t*o adole*c*nt* </line>
<line> *ho w*r* a**eady mo*her* a** two *ubl*c *choo* mana*ers. The res*l** of whic* indic*te that </line>
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<line> **e *dolescent* knew and / or even </line>
<line> used cont*aceptive methods, but eventually b*came </line>
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<line> pregnant, even having a*cess to the information. The schoo* sough* to welcome students, </line>
<line> i*cluding g*vin* cloth*s *o bab*es, and making other stu**nts *ware not to *iscriminate *o as </line>
<line> to avoid giving up pregnant or chil*-*earing adolescen*s. </line>
<line> Keywords: Adolesce*t Moth*rs. Sex Education. S*hool. Genre. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 04, a*t. 6, p. *08-127, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
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<line> J. P. *onçalves </line>
<line> 1*0 </line>
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<line> 1 IN*RODU*ÃO </line>
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<line> A so*iedade atual vem passa*do por diversas tra*sf*rmações, a cad* dia a tecnologia </line>
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<line> tem *e desenvolv*do e se tornado *cessível a um n*mero cada </line>
<line> vez maior ** pessoas. Ness* </line>
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<line> cenário, algu*s </line>
<line> assuntos relativos * s*xuali*a*e, que historicamente *oram ocul*ados de </line>
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<line> crianças e *dol*s**ntes, ultrapass*ram as *sferas fa*iliare* e na atualidade se faze* pr*s*nte* </line>
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<line> na televi*ão, na internet, na* ro*as de *onversas ta*bé* na e </line>
<line> e*cola. Ass*m, f*i necessário </line>
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<line> qu* * escola s* *osicionasse p*r* lidar com t*l si*ua**o, buscando discu*i* as informações </line>
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<line> j unt o </line>
<line> aos *lunos e alun*s </line>
<line> de forma a ed*cá-los, di*erentemen*e d*s te*nolog*as que muitas </line>
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<line> *ezes a*abam influenciand* de ma*ei*a ne*ativa, por pr*pagar </line>
<line> d*fere*t*s formas </line>
<line> de </line>
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<line> i*f*rm*ç*es, se*am elas ed*cativas o* não. </line>
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<line> Dia*te da nece*sidade de abordar disc*ssões rela*ivas à ed*cação sexual em </line>
<line> âmbito </line>
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<line> **colar, na déc*da de 199* o Ministério da Educação (MEC) public*u os Parâme*ros </line>
<line> Cu**ic*lares da Educa*ão para * **sino F*ndament*l (PCNs), sendo que um *eles *e*eria-se </line>
</par>
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<line> * s*xu*lid*de (BR*S*L, 1998). Duas décadas se passaram e * </line>
<line> que se percebe **s escolas </line>
<line> é </line>
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<line> que es*a temática n*o po*e ser m**t* abordada, i*clusive </line>
<line> e*tre os adolesce*te*, apesar de </line>
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<line> muitos deles já v*ven*iarem p*áticas sexu*is precoce**nte. </line>
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<line> Dev*do a essa *nicia*ão sexual precoce, por parte dos *doles**ntes, muitas *ezes a*a** </line>
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<line> *c*r*endo * </line>
<line> g*avide* indesejada </line>
<line> *ue c*st**a resultar *m problemas, principalmente pa*a </line>
<line> a* </line>
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<line> me*inas, visto </line>
<line> que </line>
<line> há preconceit*s relaciona*os a questões de </line>
<line> gêner*, q*an*o </line>
<line> um * </line>
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<line> adolescen*e a*are*e **ávida no espaç* e*colar. </line>
<line> Assim, cabe que*tionar: Como a escola *id* c*m a ques*ão d* educação **xu*l * com </line>
<line> casos d* g*avidez na adolesc*nci* ** **viraí - M*? Para melhor entender e*sa realidade, foi </line>
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<line> realizada uma pesqui** de naturez* *u*litati*a, com o ob*et*vo d* i**estig*r *nalisa* * </line>
<line> a </line>
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<line> questão d* gravidez na adolescê*cia, a </line>
<line> conci**aç*o *a </line>
<line> ma*ernidade com a vid* </line>
<line> escolar, </line>
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<line> q*estõ*s de gênero e **mo a escola l*da com essa r*alidade no *uni*íp*o *e N*viraí - MS. </line>
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<line> Os resu**a*os da pesquisa, *e* *omo a an*lise *o re*erenci*l </line>
<line> teó**c* são aprese**ados </line>
<line> n* </line>
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<line> *equência. </line>
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<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 0*, art. 6, p. 108-*27, abr. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/revista </line>
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<line> Gra*i*ez *a Ad*lescênc*a e Co*ciliação da M**e**idade c*m a Vida Escolar </line>
<line> 11* </line>
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<line> 2 REFE*ENC*AL TEÓRICO </line>
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<line> *.1 A fas* d* ad**escê*cia </line>
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<line> A adolescência é u*a fa*e repleta de co*f*ito*, que v** além da mud*nça co**oral, </line>
<line> **sto que d*v*rs*s *contecimentos ao me*mo tempo biológi**s, *sico*óg*cos * so*iais trazem </line>
<line> *m s*nt*mento *e in***urança e *esequilíb*io p*ra as adolescentes, visto que se encontram </line>
</par>
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<line> em um *erío*o transitório, por terem deix*do de ser criança, mas a*nda não </line>
<line> adquiriram </line>
<line> a </line>
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<line> i*entidad* adulta. Assim, "[...] a ado*es**ncia é a *d*de da m*dança, c*mo impli*a a *r*p*ia </line>
</par>
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<line> et*mologia, </line>
<line> *a </line>
<line> pa*a*ra: </line>
<line> ad*lescere </line>
<line> em </line>
<line> la tim </line>
<line> *ignifica </line>
<line> \cres*er\" </line>
<line> (MA**ELLI; </line>
</par>
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<line> **A*ONN**R 1989, p. *1). *ortant*, corresponde ao p*rí*do d* cr*scim*nt* acelerado </line>
<line> entre a infância e a ma*uri**d*. </line>
<line> Diante desse co*t*xto de tra**ição, as pessoas q*e são respon*áveis pela educ**ão dos </line>
<line> a*ol*s*ente*, tanto n* es*e*a famil*ar, no caso dos pais, *uanto n* *sfera e**olar, * cargo dos </line>
<line> p*o*essores, *recisam ta*bém se ada*ta* a essa nov* realida*e. Mas *u*n*o se inic*a a fase </line>
</par>
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<line> da a*oles*ência? Embora podendo variar </line>
<line> d* uma pessoa p*ra *utr* e se*do </line>
<line> mais pr*coce </line>
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<line> e*tre a* meninas (GONÇALVES, 2016), no Brasil o *s*atuto da Cria*ça e do Adolescen*e </line>
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<line> (ECA), e**abel*ce em seu Art. 2º, q*e a </line>
<line> a*olesc**cia corresponde à *aix* etária ** </line>
<line> 12 a </line>
<line> 18 </line>
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<line> anos d* idade. Em ca*os excepciona*s * quando disp*sto *a **i, o estat*to é aplicável até *s 21 </line>
<line> anos de *dade, *om* é o c*so dos Art. 121 * 142 ** ref*rida lei (BRASIL, *990). </line>
<line> Par* Ferr*ira (20*3), * *dolescência pode ser dividia em três fases: *) pré-adole*cência </line>
</par>
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<line> o* adol*scência m*n*r </line>
<line> em *orno dos 1* a 13 ano* pa*a as m**ina*, e 12 a 14 anos *ara </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> me**nos. Es*a *ase é fort*me*te marcada </line>
<line> por mudanças corporais e um aument* *e </line>
<line> *nergia </line>
</par>
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<line> vo*t*da pr*ncipalmente para a *exualidade g*rand* m*ita **r*osidade; b) adole**ên*ia média </line>
<line> e* *o*no *o* 13 aos 15 *nos *a*a as *enin*s e 14 aos *6 anos *ara os meninos, em que h* </line>
<line> uma maturação *exual e a *escoberta do *U psicoló*ico gera*do nece**idade de sua </line>
</par>
<par>
<line> man*fes*ação, atrav*s da autoafirmaç*o; c) adolescê*cia ma**r </line>
<line> ou juventude, na </line>
<line> qual </line>
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<line> compreende o período de 15 a 18 ano* </line>
<line> *ara a* moç*s e 1* a 19 para os rapazes, é também </line>
</par>
<par>
<line> c*amada *e adolescência adulta porque o jove* já s* ap*oxi*a da *armoniz*ção </line>
<line> e </line>
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<line> objetivaçã* *o adu*** trazen*o o fim do desi**il*brio. </line>
</par>
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<line> No enta*to, os confli*os se intensifi*am nessa última *ase, pois, pa*a os p*is, os filhos </line>
</par>
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<line> pa*ecem nunc* cre*cer, costuma* pensar </line>
<line> que *inda não </line>
<line> é idade *dequada *ara * </line>
<line> conversas </line>
</par>
<par>
<line> mais séri*s, como a *ex**li*ade, por *xe*plo. Assim, mui*as v*zes ocorrem enfren**mentos </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na *I, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, ab*. 2021 w*w4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
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<line> J. P. G*nç*lves </line>
<line> 112 </line>
</par>
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<line> entres as partes, visto q*e de um *ado * a*oles**nte pr*c*sa *e autoafirm** como autônomo e </line>
<line> dono d* su* vida, por outro lado, os *a*s ou responsáveis nor**l*e*te não com**eende* o </line>
<line> que parece se* um* rebeldi* do filho (GO*ÇALV*S; DAMKE, 2007). </line>
<line> Contudo, não podemos considerar os comport*me*tos d* fase d* a*olescen*e c*mo </line>
<line> estáticos ou ho*ogêneo*. * estudo realizad* p*r Gonç*lves e Damke (2*07), com a fam*lia </line>
<line> tr*diciona*, evidenciou que a a*ole*c*nc*a vivenciad* p*los pais, *e forma rígida e não ab*rta </line>
<line> a conversas, foi dife*en*e da *ue *ostuma ser *xperienc*ada p*los filhos. Dessa form*, os p*is </line>
<line> devem respeitar * en*ender a vi*ên*ia de seus filhos, principa*mente *e for levada em conta a </line>
<line> quantidade d* informações q*e *s a*olescentes de ho*e t*m acesso. N*ss* sentido, é poss*vel </line>
<line> a**r**r que cada época tem suas pec*liaridades. </line>
<line> Alé* do mais, sabe-se que ambientes on*e e*iste car*nho, paciência e respeito dos </line>
<line> pai* são mai* ade*uados p**a a v*vência d* f*se adol*sc*nte, *em como a di*ponibi*i*ad* de </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo e a flexibili*ade </line>
<line> em aceitar a *pinião do jovem, sem buscar *e* raz*o absol*ta </line>
</par>
<par>
<line> (G*NÇAL*ES; DAMKE, *007). Assi*, p*demos perceber que tanto para os *ai* q*ant* os </line>
<line> professores *m posição de e*uc*d*re*, é pr*cis* *uv*r o que o ad*les*ente tem a dizer, </line>
<line> ate*dendo as suas limitaçõe* * conflito*. Compreender c*da f*** garante *os *ducadores, </line>
</par>
<par>
<line> sejam el*s </line>
<line> pais o* professor*s, ma*or ê*it* em dese*penh*r seu papel evitan*o que </line>
</par>
<par>
<line> equívocos e des*onfort*s acon*eçam, como sinalizam a* autoras mencionadas anteri*rmente. </line>
<line> [...] fi*hos não têm muitas *hances de se c*mun*car *om s*us pais, mui**s destes só </line>
<line> se i*teressam com negócios e *unca arran**m te*po para e*cutar os fi*ho*; outros </line>
<line> *arecem *er medo de se revelar *u de enfrentar o* probl*m** [...] to*a ve* que s** </line>
</par>
<par>
<line> procurados não c*ega* *o diálogo, </line>
<line> porque é horrível conversa* com quem sempre </line>
</par>
<par>
<line> tem *azão. O pai qu* não é acess*vel pode pare*e* indifere*te ao* *lhos d* f*lho, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*to tem efeito gravíssim*. D*s** **rma, o *iálogo entre pais e *ilhos n*o p*ssa de </line>
<line> monólogo, por*ue aq*e*es negam a estes o direito *e t*mbém fal*r, p**fer*m que os </line>
<line> filhos simplesm*nte e*c*tem. Pais e filhos prec*sam se *onhe*er para se am*r * [...] </line>
<line> se* *iálo*o pa*s e filhos nunca se encontrarão (GONÇAL*ES, DA*KE, 2007, p. </line>
<line> 3386). </line>
<line> * comun*cação entre pa** e a*olescentes é i*portante, mas im*or alguma ideia pode </line>
<line> se torn*r num **ande problema, por ser entend*d* por *arte d* adolescente como um </line>
</par>
<par>
<line> enf*entament*, deixando-o ainda ma** relutante *a </line>
<line> busca da afirmação de </line>
<line> suas percepçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, é necessário que ha*a uma compreensão dessa *ase por aqueles que irã* orien*ar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educar ao* a*o***cen*es, a *im de des*mpenhar da melhor forma possível a função educat*va, </line>
<line> *riorizando o bem-estar *os *ovens. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 0*, *rt. 6, p. 10*-***, a*r. 2021 </line>
<line> *w*4.fs*net.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gravid*z na Ado*escênc*a e *onciliação da *aternidade com a Vida Es*olar </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Escola e educaçã* sexual </line>
</par>
<par>
<line> E*b*ra a tr*nsformação do c*rpo e manifestações da sexualidade o*orra* com m*ior </line>
<line> fr*quê*cia na fase d* adolesc*nc*a, o processo de educa*ão sexual deve ser inicia*o na **is </line>
<line> tenra ida*e, vi*ando *an*r *s *uri*s*dades e forma*do assim indi**duos s*gur**, esclarecid*s, </line>
</par>
<par>
<line> livres d* preconceitos, d*vidas, t*aumas *abus, que podem desencadear * </line>
<line> e* *roblemas *a </line>
</par>
<par>
<line> vida *dulta. </line>
</par>
<par>
<line> A e*ucaç*o *exual deve começar logo na ed*ca*** infantil, quando os p*imeiros sinais </line>
</par>
<par>
<line> de cu*i*sidade </line>
<line> c*meçam a *e mani*e**ar. *eralmen*e, nossa *eação de bloq*eio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ***strang*mento é automática *uando no* deparamos com </line>
<line> s*tuaçõ*s ** </line>
<line> que as crianças </line>
</par>
<par>
<line> d*monst*a* curiosidades e* relaçã* ao seu pró*rio corpo ou ao cor*o de outra criança ou </line>
</par>
<par>
<line> pessoa *aior. Muitas vezes, as crianç*s são repreendi*as e os a*ultos e*ita* falar sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*sunt*, p*dendo se* internalizado já des*e * infânc*a que * ne*essário ocultar * curiosidade </line>
<line> ou des*jos se*uais, por *e e*tender que se trata de a*go feio e *nade*u*do para o *úblic* </line>
<line> inf*ntil (MONTARDO, 2008). Ass*m, *m a*olescent* que f*i repr*endido na infância poder* </line>
<line> se *entir const*a*gido *o comen*ar *obr* seus anseios e dúvi*as inerentes à sex*alidade. </line>
<line> Para G*nçalves (2016), a de*coberta da sex*a*idade ocorre en*re 3 e 6 anos d* ida*e, </line>
</par>
<par>
<line> que corre*pond* *ase da segunda infância. A *riança per*ebe se** órgã*s genitais e te* à </line>
</par>
<par>
<line> necessidade *e tocá-los, pois se diverte e sente p*azer enquanto </line>
<line> d*scobre o próprio corpo. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, não é necessár** </line>
<line> lim**ar a criança, impedindo-* de **plor*r e se conhecer, pois os </line>
</par>
<par>
<line> pequenos não percebem a sexualidade de forma e*ót*c* com* o adulto, mas si* e*tende com* </line>
<line> alg* normal, como todas as outras parte* de seu corpo. </line>
<line> No caso da educaçã* escol*r, *a*emos que ex*st*m algumas barreira* e dificulda**s, </line>
</par>
<par>
<line> não sen*o </line>
<line> *ntendido c*mo fá**l para os professore* q*e, além de lidar com salas l*tad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tantas outras exigênci*s, ain*a terem *ue se re*ponsabilizar por mais essa atividade </line>
</par>
<par>
<line> relacionada à </line>
<line> educação sexual. * ideal então seria h*ver a un*ão * inter*ç** en*re p*is ou </line>
</par>
<par>
<line> responsáveis e professores, *as mu*tas famíli*s es*ão *e *entindo incapazes </line>
<line> de realiz*r es*a </line>
</par>
<par>
<line> *ar*fa ed**at*va e </line>
<line> então env*am se** filhos * </line>
<line> escola </line>
<line> r*pl*tos de *abus, preconceitos, </line>
</par>
<par>
<line> sen*i**nto de culpa e dúv*das, *ue podem de*encadear numa série de es*ol*as *nadequadas, </line>
<line> gerando pr*blemas ps*cossociai* em suas vidas adultas (MONTARDO, *008). </line>
<line> M*s a esc*la t*mbém tem suas **ficulda*es, v*sto que em gera* os professores *ão se </line>
<line> sentem p*eparad*s para tr**alhar sob*e a educação sexual, p*r não *er*m *eceb*do * formação </line>
</par>
<par>
<line> necessá*ia, </line>
<line> pode**o </line>
<line> ain*a trans**tir crenças ou p*ec*nce*to* que p*dem *tra*alhar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 18, *. 04, a*t. 6, p. 108-127, abr. *02* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Gonçalves </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> *ormação dos es*udantes. Nesse sent*do, Mai* (2004, p. 174) desta*a que existe "[...] a </line>
<line> consta**ção de q*e o de**reparo e os *alor*s pr*conce*idos e irre*let*dos *os professores </line>
<line> pode*i*m le*ar q**lque* at*vid*de de educa*ão s*xual a **rnar-s* inoperante - *o melh*r dos </line>
<line> *a**s - e, muito provave***nte d*sastrosa". </line>
<line> **mbém Monta*do (2008) menciona qu*, difer*nt*m*nte dos *a**liares, os </line>
<line> *rofissio*ais da educ*ção não devem se basear no sen*o comu* e tampouc* *ransf*ri* para as </line>
</par>
<par>
<line> crianças e a*oles*ente* seus </line>
<line> valores *or*is ou religiosos. É *reciso haver um pr**esso </line>
</par>
<par>
<line> formativo par* que seja *ossív*l educar o* alunos sobre a s*xualidade de ma**ira correta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*o com *a** </line>
<line> em t*a*m** </line>
<line> pes*oai* * *piniões inadequ*das que em </line>
<line> nada contribu** para o </line>
</par>
<par>
<line> processo *ducativo dos *studante*. </line>
<line> Ao refl*tir sobre a e*ucação escolar, Altmann (2*01) destaca qu* *or meio dos </line>
<line> Parâmetros *urriculares Nacionais (B*ASI*, *998), a in*tituição escolar fo* reconhecida </line>
</par>
<par>
<line> oficialme*te como apta par* a fu*ção </line>
<line> de e*ucadora sexual *o* *ovens, sendo *onsiderada </line>
</par>
<par>
<line> como um es*aço adequado para discussões, a fim de garantir a d*g*idade, igualdad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> direitos, s**i*ar*edad* * respeito. O objetivo d* es*ola deve ser </line>
<line> não só informa*, mas </line>
</par>
<par>
<line> c*nscientiza* sobre o </line>
<line> *u*ocuidado com o corpo e prevenç*o d* </line>
<line> doenças sexu*lm*n*e </line>
</par>
<par>
<line> transmi*síveis (DSTs). </line>
</par>
<par>
<line> D**sa for**, c*be à escola cr*ar vínculos com os adoles*e*tes, * fim de **nscientizá- </line>
<line> los sobre o risco de *ont*minaç*o por *oença* *e*ualmente transmissíveis, bem como o ri*c* </line>
<line> de uma gra*idez n*o *lanejad*. A* temática* relativas à *aúde sexu*l e reprod*tiva devem ser </line>
<line> trabal*ada* ** *scola ju*tamente com o* dem*is *onteúdos curricular*s, em fo**a de projetos </line>
<line> ou ainda por mei* de parcerias com órgãos p**licos d* área da **ú*e. </line>
</par>
<par>
<line> * necessário c*nsidera* que </line>
<line> ap*n*s i*f*rmar aos **unos não mudará *eu* </line>
</par>
<par>
<line> comport*mentos, pois </line>
<line> os adolescentes *esm* saben*o *ua*s métodos podem e*i*ar a </line>
</par>
<par>
<line> gravid*z ou a contami**ção por *oenças s***almente tran*m**sív**s, ai*da deixam de usá-l*s. </line>
<line> P*ra que haja m*danças, Montar*o (2008) sugere que ocorram d**ates so*r* as d*fi*uldades </line>
</par>
<par>
<line> em usar esses método* ao invés </line>
<line> de palestras intimidan*e* alertand* sobre </line>
<line> risc*s ao praticar </line>
</par>
<par>
<line> r*lações sexu**s. </line>
</par>
<par>
<line> Os PCNs orient*m professores a s*re* medi*dores do assunto, não devendo p*o*bir ou </line>
<line> punir os alunos, mas produzir suj*itos a*todisciplina*o*, *onscientes da *ua *iberd**e *exual e </line>
</par>
<par>
<line> do* cuidado* a serem tom*dos, </line>
<line> zel**do p*l* saúde de seus *orp*s e *entes, respeitando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *endo respeitados. </line>
</par>
<par>
<line> *ocar nesse assun*o não se trata *e taref* fá*il, até mesmo *ara o* pais, mas é precis* </line>
</par>
<par>
<line> ga*antir que a </line>
<line> informação chegu* </line>
<line> ao adol*scente. Essa informação, se bem planejada, fará </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, *eresina, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, abr. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **avidez na Adolescência e C*nc*liação da Mate*n*dade *om * Vida Esco*ar </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> c*m que esses jo*e*s tenham r**acio*amentos af*tivos e uma *i*a sexu*l co* menos traumas </line>
</par>
<par>
<line> ou *onsequênc*as ruins que *ode* vir em forma de doenças sexualmente tran*mis*íveis </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> uma gravidez não planejada. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Gravi*ez na adol*s*ência e r*l*ções de g*nero </line>
</par>
<par>
<line> Histori*amente no B**sil foi c*n*truí*a a ideia de qu* as mulheres s* realiza* por </line>
</par>
<par>
<line> meio da maternidade e es*a imposição socia*, ass*ci*da à </line>
<line> falta </line>
<line> de </line>
<line> educaçã* sexual, *od*m </line>
</par>
<par>
<line> r*su*tar em gravidez na adolescên*i*. Ad*mais, o co*texto cultural, em que a* pes*oas *s*ão </line>
<line> inseridas, *ef*ne os pap*is que d**em ser de*e*penhados po* meninas e meninos ou m**heres </line>
</par>
<par>
<line> e home*s, os quais deve* se com*ort*r </line>
<line> de acordo com o que é esper*d* </line>
<line> para o *eu s*xo </line>
</par>
<par>
<line> biológico. (G*NÇA*VES, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Em re*ação à **xua*i***e, por *xem*l*, é mai* cobrado na socied*de que * mulher é </line>
<line> que deve se cuidar para evitar uma gr*vide* in*esejada, pois el* é que te*á maior*s </line>
</par>
<par>
<line> co*se*uências. Ocorre que, n* caso </line>
<line> d*s </line>
<line> meninas adolescentes, nem sempre elas *ncontram </line>
</par>
<par>
<line> abertura e apoio para *dqui**r anticoncepcionais ou preser*ativos, por se sentirem </line>
<line> constrangidas. Muitas vezes *s meninas não r*cebem *poi* de se** pa*cei**s sexuai* quanto à </line>
<line> p*evenção e tampouco podem pedir auxílio aos seus pais para *dquirirem es**s mét*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Dependend* de </line>
<line> alguns costumes culturais, o se*o ante* *o casament* é </line>
<line> vis*o como **go </line>
</par>
<par>
<line> pe*aminoso e assim as j*vens prefere* não se expor para não evidenci** *ue já possue* *ma </line>
<line> vida sexual ativa. </line>
<line> Cabe s*l*entar *ue, como a *ex*alidade é entendia como *ormal e necessária aos seres </line>
</par>
<par>
<line> huma*os, ela não *eve s** ignorada e </line>
<line> nem </line>
<line> r*primida. Em contrapartida, a grav*dez na </line>
</par>
<par>
<line> adol*scência não pode se* vista ou tradad* co** algo normal e a*equado, tanto em relaç*o ao </line>
<line> co*po da *enina *ue ainda não concluiu su* t*tal fase de formação, q*anto do ponto de vista </line>
</par>
<par>
<line> psicoló*ic* social. Para *chiro e *oller (2013), grande pr*bl**a da sexua*id*de, mais </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*pecif*camente </line>
<line> das meninas, refer*-s* à f*lta de *er*pectivas e p*ucas oportunidad** de </line>
</par>
<par>
<line> r*a*ização, faz*ndo *om que elas b*squem mediante a mate*nid*de um papel na *ocied*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, da mes*a fo*ma em que as meninas aprendem m*tern*r c*idando a </line>
</par>
<par>
<line> *as bonecas, a* se </line>
<line> deparar com *ma *rav*dez </line>
<line> na adol*sc*n*ia, so*iedade espera que a </line>
</par>
<par>
<line> desempen*em </line>
<line> *em a *unçã* m*terna. N* entanto, as p*ssoas não *ostumam *e*letir se as </line>
</par>
<par>
<line> **ninas possuem *ificuldades para </line>
<line> d*sempenhar *ape* *e mãe precocemente, tendo * </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> vista **e também s*o *ri*nças. Pa*e*e at* causar mais imp*cto e reprovação ver a adolescente </line>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 18, n. 04, art. 6, p. ***-127, *br. 20*1 www4.fsanet.co*.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. Gonçalves </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> não desempenhar adequa*a*ente o seu papel de mãe, do que * fato de esta* gráv*da o* ter um </line>
<line> bebê com tão pouca i*ade. </line>
<line> Ao *bord*r sobre a *ravid*z na adoles*ênc** e rel*ções de *ê*er*, é *mport*nte </line>
<line> c*nsid*rar que os meninos cost**am ter *e*os cobranças *m relaçã* ao tornarem-*e pais. </line>
<line> Eles *ão têm problemas com a esco*a, por nã* ter *ma barri*a de ge*ta*te, que é tã* evidente, </line>
<line> muito* continuam vivendo da *esma *aneira *ue antes, enquan*o que, no caso das meninas, </line>
</par>
<par>
<line> a *ida mud* *ompl*tam*nte. Assim, é possí**l afirmar que </line>
<line> as meninas grávid*s são a* q*e </line>
</par>
<par>
<line> mais têm prejuízos psi**ssociais em r*lação à maternidade não planejada, e após </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> n*scimento </line>
<line> d* *eus bebês, </line>
<line> as di*ic**dades se intensi*icam ainda mai*, p*is *la* *êm *ue se </line>
</par>
<par>
<line> *edi*ar a*s cuida*os da **iança, pro*e*an*o por um bom tem*o o* pla*os para a sua p*ópria </line>
<line> vida, inclusive de e*colarizaçã*. De aco*do com Schir* e *oller (2*13), o primeiro desa*i* da </line>
<line> gravidez na adole*c*ncia co*eça com a m*dança fís*ca da **nin*, qu* sen*e **rgonha de seu </line>
<line> corp* e, após o parto, o beb* geralmente é *riado p*la mãe, evid**ciando assim as limitaçõe* </line>
<line> que a *ovem *ãe ter* para *ontinuar os estudo* e *onsequentem**te sua carr*ir* profissiona* </line>
<line> pod*r* ser **ejudi*ada. </line>
<line> No que se refere à gravidez na *dolescência * conte*t* e*colar, é necessá*io c**si*erar </line>
<line> que a escola tem forte influ*ncia sobre a vida *os adolescente*, *ma vez *ue eles pass*m u* </line>
<line> tempo relativ*ment* longo n* espaço escolar e *s p*ofessores são *s pri**ipa*s formad*res de </line>
<line> opi*ião. P**a Al*mann (2001, p. 575), o* jovens deveri** ter inform*ções sobre sexualidade, </line>
</par>
<par>
<line> mas en*ontra*-se </line>
<line> *aren*es dessas i*for*ações, princ*palmente as *eninas, e o problem* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> que "Qua*to men*r o **vel de escolarid*de * *nstr*ção, maior será * *ndice de grav*dez e/ou </line>
<line> contaminação *or doe*ças sexu*lmente tran*missívei*" A autora t*mbém salien*a que: </line>
<line> *m a*tigo *ublica*o no **rna* F*lh* de S. Paulo *ê-se: "* melhor métod* </line>
</par>
<par>
<line> anticoncepcional para as adolescentes * a esc*la: </line>
<line> quanto maior a escolaridad*, </line>
</par>
<par>
<line> men** * </line>
<line> fecundidade * maior a proteção contra doenças sexualmente </line>
</par>
<par>
<line> transmissíve*s". A escola é a*onta*a com* u* im*ortante instr*mento para *eicul** </line>
</par>
<par>
<line> infor*ações *obre *ormas de evitar a gravidez * </line>
<line> de se *roteger ** doenças </line>
</par>
<par>
<line> sexualmente *rans*issíveis, c*eg*ndo-se a ponto de afirm*r que quanto m*is b*ixa a </line>
<line> *scolaridade, maio* o *ndice de gravidez ent*e ado*escentes (AL*MANN, 2001, p. </line>
<line> 5 7 * ). </line>
<line> *s meninas pertencentes a c**sse* econômica* de b*ixa rend* costumam t*r prejuízos </line>
</par>
<par>
<line> ai*d* maiore* ao *e depararem co* a gr*vi*e* na *dolescênc*a, </line>
<line> devido à* di*icu*dades </line>
<line> *ar* </line>
</par>
<par>
<line> c*iarem seus bebês e consequentemente *ua **da e*c*lar será afetada. *s profess*res pod*m </line>
<line> proporcionar a essas adolescentes uma nov* visão de mundo, para *ue elas ampliem su*s </line>
<line> perspect*v*s em *e*ação ao seu futu** pro*is*ion*l, social e seu *em-e*tar psi**lógico. </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Grav*dez na A*olescência e C*nciliaçã* da *ate**idade co* a Vida Es**lar </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> As adolescentes que j* estão grávidas, ou *iveram bebês recent*men*e, *recisam *er </line>
<line> acompanhadas e amparadas p**a *ue não *band**em a escol*. Muit*s delas assumem ***el </line>
<line> *e mãe e e*po*a, se de*icando às tare*as do **r. Outras *e sentem enver*onh**as a *e*orn*rem </line>
<line> por medo de sofrerem discrimi*açã*. </line>
<line> O f*to * que ess* *a** t*o difícil para a a*olescente vai pa*s**, * e*s* tempo n*o pode </line>
</par>
<par>
<line> s*r simplesmente des*erdiçado. A me*in* sente necessidade a </line>
<line> de apoio de s*a família e da </line>
</par>
<par>
<line> escola *ara que não aban*o*e s*as atividade*. Precisa também qu* seu bebê sej* cuida*o </line>
<line> enquant* *la estuda e se p*e*ara p*ra a *ida adulta. </line>
</par>
<par>
<line> ** d*ficuldades * a falta </line>
<line> de r*cur*o* ta*bém acaba**o afeta*do o dese*vo*vimento e </line>
</par>
<par>
<line> bem-*star do b*bê, p*r is*o é neces*ário </line>
<line> que haja </line>
<line> preocupaçã* e providên*ia de meios </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> a*enizar *sses danos. Ass*m, tend* passa*o e*sa *ase in*cial de a**ptação a *aternidade, *ãe </line>
<line> e filho poderão ter um* vi*a digna. </line>
<line> D*vemos *eflet*r so*re como aj*dar *ssas menin*s a t*rnar *s*e ev*n** nu*a mol* </line>
<line> p**pul*ora para r**om*çar e alcançar sua re*l*zação co** pesso*, busca**o extrair dessas </line>
<line> viv*ncias um ap*endizado p*ra a vida, garant*ndo **e não haja reincidência de gravidez *ão </line>
<line> **anejada, mas sim * bom de*envolvi*ento na sua v*da profissional, social, a**t*va e famil*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Entendemo* </line>
<line> que é importan*e have* maior investimento *o que se *e*ere * educação </line>
</par>
<par>
<line> sexual, para </line>
<line> qu* os a*oles*entes co*heça* seu* corp*s, entendam os ris*os relacionad*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> um* gravidez pre*o*e e t*ansmissão de *oe*ças, a fim de que a *nicia**o * *ida sexual seja </line>
</par>
<par>
<line> pos*tiva, sem correr o r*sco </line>
<line> d* ter c*nsequências que </line>
<line> poder*o com*rometer o futuro </line>
<line> desse* </line>
</par>
<par>
<line> jovens em desenv*l*imento. </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME*ODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> O *res*nte trab*lho se car*cteriza como uma p*squisa de natureza qual*tati*a, </line>
<line> realizada a par*ir do levantamento d* referencia* t*órico e *esqu*sa de cam*o. De ac*rdo com </line>
</par>
<par>
<line> Godoy (*995, p. </line>
<line> 62), </line>
<line> "*s estudo* denominados </line>
<line> qual*tati*os têm *omo preocupação </line>
</par>
<par>
<line> *undamental o e**udo e a análise do m*ndo empírico em seu amb*ente *atu*al". Nesse tipo de </line>
<line> pesquisa, é permitido ao pesquisador inserir-se no *mbient* real da s*t*ação que está sendo </line>
</par>
<par>
<line> prob*em*tizada. *ara Chi*zotti (*0*3, </line>
<line> p. </line>
<line> 221), "[...] a **squisa quali*ativa rec*b*e, hoje, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *ampo transdis*iplinar, envolvendo as **ên*ia* humanas e soci**s [...] e adotando </line>
<line> mu*timéto*os d* invest*gação para o estudo de um f*nôm*no si*u*do no *o*al *m que ocorre". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 04, art. *, *. 10*-127, abr. 20*1 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. Gon*alves </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a a re*lização da c*le*a de dados, *oi *eita </line>
<line> a </line>
<line> op*ão </line>
<line> por ut*lizar *omo *nstrumento </line>
</par>
<par>
<line> *nve*tiga*i*o, um roteiro de entrevista semi*struturado, visto que * </line>
<line> des*rição dos dado* </line>
</par>
<par>
<line> coletados proporciona ao *es*uisador uma visão amp*a do assunto </line>
<line> proble*atizado. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> com *a*e na pesquisa *ib*iográfica, fo* el*borado um rot*i*o c*m di*e**as *ergunt*s </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *erviu de base para a gravação d*s e*trevista*, de *orma </line>
<line> que </line>
<line> as pessoas ***r**ista*a* </line>
</par>
<par>
<line> pudess*m </line>
<line> t*r libe*dade *ara expor seu **te*di**nt* e experiênci* sobr* a t*mátic* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisada. Segundo *odoy "[...], os da*os coletados a*arecem sob a forma *e transc*içã* de </line>
</par>
<par>
<line> e*trevistas" e contribuem </line>
<line> para a "[...] compree*são </line>
<line> ampla do fenômeno que está se*do </line>
</par>
<par>
<line> es*u*ado", visto qu* todos o* dados *a rea*idade são c**siderados important*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consequent*mente de*em ser analisados. "O *mbiente e as pessoas nele ins*ridas de*e* s*r </line>
<line> olhados h*lis*icam*nte: não são r*duzidos a *a*iáveis, mas observ*dos como um to*o". </line>
<line> (1995, *. 62). </line>
<line> A pesquisa de *ampo t*ve *n*ci* com * *r**ura e escolha do* participantes, *u seja, </line>
<line> a*olescen*e* *ertencentes à escola da r*de pública de Naviraí - MS *ue est*va* grávidas ou </line>
<line> que eram mães, bem como os gestores das escolas *u* essas alu*as e*tud*vam. De*s* fo*ma, </line>
</par>
<par>
<line> a pes*uisa contou </line>
<line> com a partic*paç*o de c**co pessoas, *ujas *ara*ter*sticas, durant* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização da col*t* de dados, no mês de maio de 201*, eram: </line>
</par>
<par>
<line> 1. Adole*cente (Ad. *): M**her, 16 *nos, c*rsava o 2º ano do Ens*no Mé**o, estava *** </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> meses e mei* de g*stação, mora*a com a mãe e o irmão. </line>
</par>
<par>
<line> 2. *dolescente (Ad. 2): Mulher, 16 *nos, cursava o 9º ano *o *nsino Fundamental, já tin*a </line>
</par>
<par>
<line> um bebê com </line>
<line> um a*o e tr*s me*es de id*de, morava </line>
<line> com os *ais e vivia matrimonialme**e </line>
</par>
<par>
<line> *o* o *ai da crianç*. </line>
<line> 3. Ado***cent* (Ad. 3): Mulh*r, 15 ano*, 7º ano *o Ens*no Fu*d*men*al E*A, tinha um bebê </line>
<line> com um ano e um 1 mês, mo**va com os pais. </line>
<line> 4. Gestor: Hom**, 41 anos, Graduado em Geografia e História, atuava há 24 anos n* á*ea d* </line>
<line> educação e há 2 anos e meio como *iretor na es*ola p*squis*da. </line>
</par>
<par>
<line> *. *estora: *ulher, qu* </line>
<line> pre*eri* não falar a *da*e, formada em Pe**gogia, Letras e f*z </line>
</par>
<par>
<line> especialização em Gestão Esco*ar, atuava *á 29 anos na área da educ*ção e *5 ***s somente </line>
<line> na escola *tual. Nos *ltimos 3 *nos ocupo* o c*rgo de di*etor*. </line>
<line> Na sequência, ap*esentam-se trechos tran*crito* das fal*s d*s s*jeito* e a an*lise e </line>
</par>
<par>
<line> *iscussão dos dad*s coletado*, </line>
<line> b*m como suas experiê**ias e conceitos sobre assuntos </line>
</par>
<par>
<line> relac**nad*s à sexuali*ad*, *aternidade e*ucação, ** modo a encontrar resposta* s**re e </line>
<line> como o*orre a gra*idez e a mat*r*idade na fase escolar dos adolescente*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, a*t. 6, p. 1*8-127, abr. ***1 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gravid*z na Ad*lescência e Conciliação da Materni*ade com a Vida Escolar </line>
<line> *19 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU**ADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Du*ante a real*za*ão das entrevistas, foi possível notar *u* *s três ad*lescen*e* </line>
<line> *ntr*vistadas m*rava* com seus familiares: a Ad. 1 nun*a se caso*; a A*. *, ap*sar de *er </line>
<line> casada com o pai do bebê, mor*va no fundo ** ca*a dos pai*; já a Ad. 3 foi cas*da por *m </line>
<line> t*mpo, com o p*i *o bebê, mas *e *e*arou e volt*u para a casa dos pais. </line>
</par>
<par>
<line> Ap**ar d* todas afirmarem que sua* fa*ílias conv**s*vam **b*e sex* com *las, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *e*s relatos indicavam qu* esse assun*o er* v*sto como u* tabu * não era trat*do pelos p*is </line>
<line> abertame*te. * Ad. 1 assim afirmou: "[...] minha mãe..., *ipo, todo **ndo sempre fal*v* as </line>
<line> coisas, sabe? me alert*ndo!" Já a A*. * considera que r*cebia um pouco de atenção por parte </line>
<line> *o pai: "Entã* era..., ti** assim, co*o a minh* mãe t*m **oblema psicológ*co, en*ão e*a ma*s </line>
<line> o meu pai, qu* e*a *eio pai e mãe da gent*, mas el* *i*ha um tabu sobre esse assunto". A Ad. </line>
<line> 3 comentou sobre a t*nsão dos pa*s e o *ntendimento er*ô*eo s**re *e*o: "Minh* mãe sempre </line>
<line> falava para tom*r cuidado e tal". Os relatos das mã*s adol*scentes s*n**i*am *u*, p*ra muitas </line>
<line> famílias, cont**ua s*ndo co*strange*or falar so*re sexo *, nesse *ontexto, Monta*do (2008, p. </line>
</par>
<par>
<line> 162) destaca que "[...] o* pais se c*nvenc*ram de sua incapac*dade e </line>
<line> da nece*sidad* d* </line>
</par>
<par>
<line> terce*riz***m a educação se*ual de seus f*lhos, levan*o-os a confirmarem </line>
<line> em *esquisa* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> pref*rem que a escola as*uma essa função". </line>
</par>
<par>
<line> As adole*cen*es reconhece* que n*o tiveram *ib*rd*de *ara falar sobre sexo com seu* </line>
</par>
<par>
<line> pais e e*tão obtive*am infor*ações fora d* casa, até viv*nciar </line>
<line> as primeiras exp*riências </line>
</par>
<par>
<line> sexua*s. Ass*m, a Ad. 1 depo*itou toda sua *onfia*ça em *eu parceir*: "*empre *ui fechada, </line>
<line> *té que eu *iz **a pergu*ta para e*e, né. Eu che*uei a perguntar ** algum dia, se eu ficas** </line>
</par>
<par>
<line> grávida, se </line>
<line> ele ia ficar comigo. Aí </line>
<line> *cont*ceu que </line>
<line> *le sumiu, *uando s*ub* *a grav*dez". A </line>
</par>
<par>
<line> Ad. 2 menc*o*ou *ue * *ouco de atenção que </line>
<line> re*eb*u, </line>
<line> foi de s*a tia: "Ent*o, acho que *oi </line>
</par>
<par>
<line> mais co* a minha tia, que ela é assistente social". A Ad. * comento* *ue uma amiga, uma </line>
<line> mu*he* mais velha, *onversa*a com el* e que *osteriormente *cab** se to*nan*o s*a sog**: </line>
<line> "Foi com a minha sogra. E** vivia falando..., aí depoi* eu comece* a nam**ar co* o filho </line>
</par>
<par>
<line> **la". P*rcebe-se, dessa forma, que po* *ão se sentirem </line>
<line> co*for*áve*s co* </line>
<line> os </line>
<line> pais, as </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes sempre busc*vam inform**ão fora de ca*a, norm**me*te </line>
<line> *** alguém </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *ran*mitia confiança, ga*a*tindo, dessa forma, qu* *igi*o sob** a vida *exual a*i*a, se o </line>
<line> mantivesse seguro. </line>
<line> Tod** as a*olescentes afirmaram que iniciar** a v*da *exual *os 14 *n*s d* *dade e os </line>
<line> p*is *os b*bês ti*ha* entre 18 e *1 *nos. Ap*nas a *d. 2 disse que nã* *sava nenh*m meio </line>
</par>
<par>
<line> cont*aceptivo. A *d. 3 usava pres*rvativ* e pílula </line>
<line> antic*nc*pci*nal, enquanto que a Ad. 1 </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi** PI, v. 18, n. 04, art. 6, *. **8-127, abr. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. Go**alves </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> *a*b*m *azia us* d* pílula: "*u *omava *eméd*o, né, e engravidei t*man** reméd*o. Então é </line>
<line> porq*e, tipo assim, eu sempre tomava o *emédio de manhã e a gente *ez *e madrugada, </line>
</par>
<par>
<line> entende*? Acho que **i iss*!" *ercebe-se que *s mães </line>
<line> ado*esc*ntes qu* tomavam pílu*a, </line>
</par>
<par>
<line> fa*iam u** d* forma eq*ivo*ada, s*m muita respon*abilidade, ou então diziam qu* tom*vam </line>
<line> p*ra não s*rem criticadas. *or meio de *m estu*o realizad* com adoles**nt*, S*hiro * Koller </line>
</par>
<par>
<line> (20*3, *. 452) *bser*aram que: "*u*nto ao* </line>
<line> pad*ões de utilização de co*tracepç*o, </line>
</par>
<par>
<line> constatou-se que o* meninos t*n*em relatar mais a **sên*ia d* seu uso que *s me*inas. E*sa </line>
<line> diferença dec*rreria da perspectiva de que a m*nina é que teria a r*sponsabilidade de evitar a </line>
<line> gravidez". </line>
<line> Nota-se, nas c*loca*ões da A*. 1, que toda sua *on*iança estava sobre * parce*ro "[...] </line>
</par>
<par>
<line> eu tinha </line>
<line> mais </line>
<line> medo de ** pega* uma doença, uma A*DS [...] mas </line>
<line> dava aqu*l* voto de </line>
</par>
<par>
<line> *onfiança. Aí, tipo a*sim, *u fiz os exames, não *eu nada, *raças a Deus". Ao abordar sobre o </line>
</par>
<par>
<line> iníc*o da vida sexu** *os adoles*ent*s e relações *e gênero, Schiro e Kol*e* (*013, p. </line>
<line> 45*) </line>
</par>
<par>
<line> enfat**am que: </line>
</par>
<par>
<line> [...] cu*turalmen*e, ten** a se* valoriza*o o **sempenho sexual do me*ino e </line>
<line> *ue, por isso, a sua inici*ção sexu*l seria *iss*ciada dos afetos e ma** </line>
<line> fr*quentemente ocorreria com uma amiga; enquanto as meninas tender*am </line>
<line> iniciar-se s*xualmente em um contex*o afetivo e, *ssim, o namorado *end* a </line>
<line> s*r mais frequ*ntemente citado. </line>
<line> Todos os pais dos bebês, das ado*escentes entrevistadas, eram maio**s de idade, mas </line>
<line> a**da a**im *s menin*s e os bebês receb*am *poio ** se*s familiar*s. Contud*, * sent*men*o </line>
</par>
<par>
<line> *e *ban*on* é dest*ca*o *ela Ad. *, ao admitir que o </line>
<line> pai do bebê se abst*ve de qualqu*r </line>
</par>
<par>
<line> respo*sabilidade: </line>
</par>
<par>
<line> *ozinha, só *u e minha mãe né, e o apoio da esc*la. *ntão muita gen*e </line>
<line> co*ver*a *om**o. Mas, por *xe*plo, se eu e*tou na m*sma rua, e*e desvia. </line>
</par>
<par>
<line> Ele f*lou que </line>
<line> n*o era o pa*, q*e eu estava "pe*ando" os amigos d*le. Mas </line>
</par>
<par>
<line> **po assim, eu *unca ia *azer isso mãe tem a certeza! * e*e *isse qu* não era </line>
<line> o p*i, que não ia assumir * *u t*mbém n*o v*u *icar dando satis*aç*o, né. Já </line>
<line> **e ele *ão *uer... (AD. 1). </line>
</par>
<par>
<line> *s mães </line>
<line> adole*cen**s afirmam que grav*dez não foi de*ejad*, mas ** alguns a </line>
</par>
<par>
<line> mom*ntos dem*n*tr*ram cont*ad*ç*es, como *enciona*o pela A*. 1: "En*ão, eu se*pre quis </line>
<line> engravidar, mas não agora *é, ti*o assim, eu q*eria *er*i*ar o Ens*n* Mé*io e a*ho que *oi..., </line>
<line> não desejada, né. Agora hoje em dia eu estou mais consciente, *g*ra tá d* boa". A Ad. 1 *ão </line>
</par>
<par>
<line> usava nen*um </line>
<line> métod* contraceptivo e demostrou se**rança e* sua res*osta ao afi***r *ue </line>
</par>
<par>
<line> sabi* do risco que *orria: "*h! Quando eu est*va me rela*ionando sexualmente *om ele, eu j* </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. *, p. 108-127, ab*. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ravi*ez n* Ad*lescência e Conciliação da Maternidade c*m a Vida E**ol*r </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> sabia, né". E a A*. 1 come*tou que: "Não *ueria [* g*avidez]. Foi aquele s*sto! N*o </line>
<line> acredi*ei!" </line>
<line> As *ntr*vistadas most**ram *ue *s ca*os de g*avid*z p*eco*e são *lgo muito comum, </line>
<line> visto **e suas mães ou mulhere* das fa*ília* também for** mães mui*o jo*e**. Dess* forma, </line>
<line> a Ad. * d*s** que su* mãe t**bém *oi m*e aos 16 anos, enqu*nto que a A*. 3 comen*o* que </line>
<line> sua *ãe t*mbém foi *ã* aos 14 anos. E**s também f*l*ra* de t*as e parentes que foram mães </line>
</par>
<par>
<line> j*v*ns, *vi*encia*do que ta* exp*riência continu* se </line>
<line> perpe*uando. As*im, parece que *ssas </line>
</par>
<par>
<line> *ul*eres, como as adol*scentes entrevis**das, *uas mães, tias, primas..., não pos*uí** outr* </line>
<line> perspectiva de vida, se nã* a ma**rnidade, o casamen*o e a família. Segu*do Fávero e Mel*o </line>
</par>
<par>
<line> (1997, </line>
<line> p. </line>
<line> 131), *o sist*ma col**ial brasi*eiro, a imagem da *ulh*r associa*a so**nte </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *aternidade e cuid*dos da c*sa f*i muito a*entua*a * este pa****rcado "[...] torna cl*ro como </line>
</par>
<par>
<line> f*i neg*d* mulher **a à </line>
<line> voz *tiva </line>
<line> for* das paredes de sua casa onde se esperava qu* </line>
</par>
<par>
<line> desemp*nha*se * *a*el de "santa mãezinh*\" [...] c*ja principal tarefa era a criação da prole". </line>
<line> O que se percebe é que na atual*dade *i*d* perman**e* os vestí*io* de*s* s*stema que s* </line>
<line> perpetua por gerações. </line>
</par>
<par>
<line> Quando questionado sobre </line>
<line> *uais er*m *uas atividades </line>
<line> cotidia*as, antes e dep*is d* </line>
</par>
<par>
<line> *a*ernidade, a *d. 1 r*spondeu: "Fico ** casa * a*udo a cuidar do me* *r*ã*. Quan*o minha </line>
</par>
<par>
<line> mãe está be* de boa, </line>
<line> *u saio, vou cas* do m*u a </line>
<line> pai. Ti*o assim, *u </line>
<line> saía sabe, *ara ir </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> festa, ma* eu nunca fui de ficar tarde na r*a, sem*re fui de boa". A *d. * *nfati*ou: "Ah, às </line>
</par>
<par>
<line> vezes a ge*te sai, para co*er </line>
<line> um a </line>
<line> pizza nós três, toma* um s*rvete, ficar um po*qui*ho *a </line>
</par>
<par>
<line> praça, p*ssear um pouco, s*mpre nós t*ês. *nte* eu era mai* ca*ei*a, assistia filme, jogav*...". </line>
<line> A Ad. * rela*ou que "[...] n* p*rte da manhã, eu acordo faço * serviço *ar* minh* m*e, fico </line>
<line> com o nené*. Na parte d* tarde, eu brinc* com e*e, faço o serviço [...] Ante* de eu estudar, </line>
</par>
<par>
<line> f*cava </line>
<line> trabal*ando na *anchonete </line>
<line> da viz*nha". Per*ebe-s* que o pap*l d* mães *e família se </line>
</par>
<par>
<line> s***essai às out*as dim*nsões d* </line>
<line> vida dessa* </line>
<line> adolescentes que o f*to se *epet*, * </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> ocor*eu co* suas mães, demostrando q*e tr*tam-se de p*d*ões so*iai* q*e s*o repa*sados por </line>
<line> geraçõ*s. *esse sentido, Fáve*o e Mel*o (1997, p. 133) apontam que "[...] s*r mã* pode dar </line>
<line> o*igem a *ma font* de gratifi*ações, se c*nsiderar*os o papel da m*lher e a representação da </line>
</par>
<par>
<line> ma*ernidad* na </line>
<line> *ossa socieda*e, </line>
<line> de modo que a m*ternidade pode ser algo </line>
<line> ao qual as </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes *spiram". </line>
</par>
<par>
<line> As adolescentes en*rentaram algumas dificu*dades </line>
<line> após a descoberta d* gravidez, </line>
</par>
<par>
<line> prin*i*almente na v*d* *essoal. A Ad. 1 disse que *ecebeu m*ito apoio </line>
<line> da dire*o*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p**fessore* de s*a escola, *as foi abandonada e *riticada por *eu *arc**ro, s*a* a*i*** e até </line>
<line> mesmo fa**liare* s* afastaram del*. </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na PI, v. 18, n. 0*, a*t. 6, *. *0*-127, abr. 20*1 www4.fsa*e*.c*m.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> J. P. *onçal*es </row>
</column>
<column>
<row> 122 </row>
<row> M*itas **íti*as. Por exemplo, o ne**c*o d* *ente me julg*r p*r eu **r n**a, </row>
<row> por eu não cont*r quem é o pai, f*c*r f*land* qu* é um, *ue é outro... muita </row>
<row> *ente *e afas*o* s*be, *essoas que e*am próximas e isso magoa né, po*que..., </row>
<row> *ipo assim, falo* que i* estar comigo na melhor e na pior e *o nada *ome. E </row>
<row> diz*m q*e eram amigas né. Minha m*e f*lou que na gravidez v*cê descobre </row>
<row> q*em são suas amigas, quem *stá com *o*ê e até mesmo meus par*ntes </row>
<row> também p*r*ram d* falar comigo. A*ho que é **r con*a d* idade, por*ue </row>
<row> *ingu*m *spe*av* eu engravidar c*m *5a**s. Meu pai **o es** conversando </row>
<row> c*migo, ach* qu* *ambém p*rque e*e semp*e me segurou muito né. Para ele </row>
<row> está sendo um choque até agora (A*. 1). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A *d. 2 c***u que r*cebeu apoio de seus *r**esso*e*, m*s teve d*fic*ldade fi*anceiras, </line>
<line> pois, após entra* n* f*cu*dade, o pai d* bebê precisou fazer e**ági* e *ntão *imin*iu a ren*a </line>
<line> fami*iar. Ela também demonstrou *n*atisfa*ão co* a ditadura *e be*eza *u do *orpo padrão, </line>
<line> q*e f*z co* que as men*nas sof*am *iscriminaçõe*: "Meus professor*s compreende**m, eles </line>
<line> até me a*udaram, compraram roupinhas, essas coisas. Mas os alu**s em si..., até hoje eu sofro </line>
<line> algu*s bul*yi*g, com meu c*rpo, sabe? Já cheg*ram a falar q*e meu peito er* caído, essas </line>
</par>
<par>
<line> coisas, que eu era *ordinha..." (*D. 2). Ap*sar de ter </line>
<line> passado </line>
<line> por u*a separação do **i do </line>
</par>
<par>
<line> bebê, a *d. 3 d**tacou que a **ior dificuldade fo* a gravidez d* risc* e o fa*o de s*u bebê ter </line>
<line> fic*d* d*ent*. Fat* que atrapalho* sua co*centração *os estudos. </line>
<line> As *dolesc*ntes parecem fi*ar div**idas entre a vontade de ded**ar-*e apena* à </line>
<line> m*terni*ade, aos cuidados com a *amília e sua vida escola* e pr*fiss*onal. El*s não pretendem </line>
<line> parar de e*tu*a* e *êm planos para o futuro. As adolescen*es 1 e * p*etendem, *lém d* cuidar </line>
</par>
<par>
<line> de seus bebês, *azer cu*so de Direito. Já a Ad. 3 q*e* es**dar Medi*ina Veteriná*ia ou o </line>
</par>
<par>
<line> Pedagogia. **ra Fávero </line>
<line> e Mello (1**7, *. </line>
<line> 131) "[...] uma gravidez ocorrida durante a </line>
</par>
<par>
<line> ad*lescência *arece funcion*r como um corte a*ru*to na vida d* adolesc*nte, qu* é obriga*a </line>
<line> * *ssu*ir de uma hora para *utr* um novo papel [...] qu* *caba por se incompatibili*ar c** * </line>
<line> papel *e *studante". </line>
<line> Em relaçã* às opi*iões d*s gestores escolares sobre a gravidez na adolescência, foi </line>
<line> possível no**r que, segundo eles, *s *asos de men*nas grávidas na *sc*la v*m d*minuindo ao </line>
</par>
<par>
<line> *ongo nos </line>
<line> ú*timos ano*. </line>
<line> O Gestor re*atou *ue, em sua experi*ncia profissional, presenciou </line>
</par>
<par>
<line> diversas si*ua*ões: "*im. Já vários casos *e gr**ide* na adolescênc*a né, q*e motivaram até </line>
</par>
<par>
<line> *rojet*s na escola. Em outras épo**s, </line>
<line> eu </line>
<line> a*ho que *ouve mais </line>
<line> *asos *e gravi*ez </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> adolescência, </line>
<line> pelo **nos </line>
<line> no *mbiente onde eu trab*lho dim*nuiu *astant* os casos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gravidez na adolescên*ia". Quanto ao perfil das *ães *dole*centes, ele *ssim a*alisou: </line>
</par>
<par>
<line> Crianças cuid*ndo </line>
<line> de outras cri**ças, *** de famílias </line>
<line> desestruturadas [...] </line>
</par>
<par>
<line> menino* com idade em to*no de 16 ano* e men*nas em torno de 11 an*s [...] </line>
<line> Famíli* desestrut*r*da, s*m con*ecimento ou matur*da*e para *izer não. </line>
<line> Influência d* amigos, *exo, be*id*, músic*s com letras eró*i*as (GES*OR). </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 18, n. 04, art. 6, *. 108-127, a**. 202* www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gravidez na A*olescênc** e Con*iliaçã* *a Ma*ern*dade com a V**a Escol*r </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> Cab* *estac*r que, c**forme Sch*ro e Koller (20*3, p. 448), a gr*vide* *a </line>
</par>
<par>
<line> adolescên*i* p*de oc*rre* em todas as classes *ociais, tendo em vi*ta </line>
<line> que: "Outro asp*cto </line>
</par>
<par>
<line> associado à gravidez durante a adolescê*c*a é o contexto psicosso*i*l em que tende a ocorrer, </line>
</par>
<par>
<line> frequentemen*e ass*c**da </line>
<line> à *o*r*za, *ai*a e*colaridade, </line>
<line> desempre*o *u e*preg*". No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, as autoras enfatizam que: "[...] é n*ce*sário considerar que a gravidez du*ante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ad**escência não **orre em um g*u*o homog*neo de pess*as, m*s em context*s partic*lare* </line>
<line> *om caracte*ístic*s especí*icas" (*. 44*). A Ges*ora c*mentou que: </line>
<line> *ão namor** muito *recoces, a ge*te obs*r*a né, e sem muita preoc*pa*ão </line>
<line> de te* cuida*os. Existe um a*o* muito grande nes** hi*t*ria, de a*or *u*to </line>
<line> grand* e a não necessidade de *uidados, né. A pri**i*a co**a *ue e*es fal*m: </line>
<line> "Não pr**iso, porque eu sou fiel e e*a é fiel". A pala*ra *erta é a paixão, né: </line>
<line> "Então eu n*o me relac*on* com mais nin*ué* por*ue ela é *inha p*ixão!". </line>
<line> E da parte da meni*a ex*ste *ambém a *renç* de "Nunca va* acon**cer </line>
<line> co*igo". Aqu*la cre*ça de "*u*ca vai aco*te*er comi*o" e outr* coisa, que </line>
</par>
<par>
<line> apareceu muito interessa*t*, a h**t*ria é </line>
<line> d* pílula *o dia segu*nte. Eu acho </line>
</par>
<par>
<line> que a partir do momento que us* a pílula do d*a *e*uin*e, também d*ixou a </line>
<line> mu**er muito livre, a menina muito li*re, né. Entã*, o u*o desenfr*ado dessa </line>
<line> pílula, a*ho *u* pr*judicou mui*o. </line>
<line> A* *n*lisar sobre as q*estões de *ênero, ou c*mo são tratados e se *o*portam o* </line>
<line> *eni*os e as m*ninas *pó* a **scob*rta da gravidez, o Gestor a**nta *obre a diferenciaçã* </line>
</par>
<par>
<line> q*e é *eita entr* os gêneros *e*inino e masculino, </line>
<line> em que a *enina r*cebe a culpa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade, pe*de sua *magem atraente, dando es*a*o a i*agem materna do *uidado. </line>
<line> Enquanto o *enino não *ofre gr**des mudança*. </line>
<line> As fa*íl*as têm um entend*mento machista. Ape*a* de que, *ela lei, a </line>
<line> família do meni*o é a mais res*onsabilizada no *a*o *e uma gra**dez, mas </line>
<line> os me*inos são soltos. As fam*lias das meni*as, d* certa f*rma, tent*m abrir </line>
</par>
<par>
<line> o j*go, m*s gr*v*dez um d*se*o da mulhe* [...] As meninas pa*sam * é </line>
<line> admirar a q*e e*tá grávi*a, *ui*am e proteg*m. Os menino* r*speitam, mas a </line>
<line> menina perd* a figu*a de *ossí*el parceira (GESTOR). </line>
<line> No c**o *a Gestora, ela perceb*u *ue, *ed*ante um trabalho de c*nsc*entização e </line>
</par>
<par>
<line> envolviment* e*tre alunos esco*a, * possí*el lidar com os casos de gravidez no am*iente e </line>
<line> *sco*ar, para que as meninas n** s**ra* discriminação e seus e**udos n*o sej*m preju*icad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Em o*tras *pocas, a ge*te </line>
<line> via assim mu*to distanciamento né, das p*ó*rias </line>
</par>
<par>
<line> amigas com rel*ção à menina. "Ela engr*vidou? E*tão el* que r*so*va essa </line>
</par>
<par>
<line> s*tu*ç*o sozinha!" E *s m*n*nos també* s* d*stanciavam. Então, a </line>
<line> gente </line>
</par>
<par>
<line> sent*a que p**cisava r*aproximar essa me**n*, reaproxi**r * pr*pria família, </line>
<line> né. E muita* ve*es, a *enina deixav* d* *s*udar, causav* *uito pr*j*ízo </line>
<line> para a menina. Hoje * situação é diferente, *o s*nt*do assim, *a </line>
</par>
<par>
<line> a*rox*mação, *a *olidari*dade *os próprios menin*s também. *á a*nda e </line>
<line> algumas *it*ações m*chistas, n*. "Não, o pr*blema é *ela! *la que se cuide! </line>
<line> Ela que se *ire! " Ainda *á situações *ssim, mas é bem men*s (GESTO*A). </line>
<line> **v. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, *rt. *, p. 1*8-127, abr. 2021 w*w4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. Gon*alves </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> Torna-se ev*dente que o mac*is*o permanec* muito forte n* meio escolar * fa*iliar, </line>
</par>
<par>
<line> como des*ac* Fávero * *e*lo (1997, p. 131) sobre as </line>
<line> c*branças *oci*i* *m relação à vida </line>
</par>
<par>
<line> sexual femini*a: "[...] sã* </line>
<line> co*ocadas em e*idência </line>
<line> a </line>
<line> indissoc*ação entre os conce*tos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maternidade e de *ulher, e sua articulaçã* co* a qu*stão da vida sexual feminin*, o valor da </line>
<line> virgindade e o conc*ito de honra". </line>
<line> Ao se* *ndagado se há ac***elhamento por parte dos pais do bebê, o *estor ressaltou: </line>
</par>
<par>
<line> "Não! Os pais dos menino* não se envolvem. O* pais das men*na* pro*uram a </line>
<line> escola *uma </line>
</par>
<par>
<line> tentativa de bus*ar ajuda". Parec* </line>
<line> *ue as a*o**scentes não </line>
<line> p**s*m p** tantas dificulda*es </line>
</par>
<par>
<line> durante o perío*o *a gr*vid*z, * gran*e desafio começa com * n*scim*nt* do b*bê, como </line>
<line> de*tacou o Gest*r: "As menina* que engravidam pos*uem *oas notas. S* a gravi*ez for </line>
</par>
<par>
<line> saudáv*l, ela* c*ntinuam </line>
<line> com o ri*mo bo*. Mas após o nascimento, fica d*f*cil para dar </line>
</par>
<par>
<line> conti*uidade nos estudo*". Já a Ges*ora reco**** qu*: </line>
</par>
<par>
<line> Ao lon** dess*s quase *rinta </line>
<line> a nos , a </line>
<line> *ente acompanho* mu*t* desis*ênci*, </line>
</par>
<par>
<line> n*. A menin* ela dei*a *a escol*, abandon* a e*cola * vo*ta um ano, *ois </line>
<line> ano* depois para *etomar os es**d*s. O ca*o que nós temos *go*a *a esc*la </line>
<line> [de u** adolescen*e grávid*], a m*nina está est*d*nd* t*anquil*ment*. Po* </line>
<line> enquanto *la ainda está **r***tando *ue vai te*m***r os estudos. El* diz: "Eu </line>
<line> já vou con*eguir vaga na c*eche!". *ntão, e*a acred*ta que vai..., *l* q*er </line>
<line> c*n*luir ** estudos (*EST*RA). </line>
</par>
<par>
<line> Nas escolas ** que os Ges*ores entrevistados atuavam, o tema *obre sexo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prevenção costuma s*r *rabalhado pelos profes*or** de Ciências o* p*ofissionais da saúde que </line>
<line> visitam a escola. O Gestor entende q*e há um aband*n* para com os a**lescen*es, po* p**te </line>
<line> da administraç*o públi*a e do órgão r*s*ons*veis, que *ev*riam conscienti*ar a* f**í*ias. * </line>
<line> ***tora preocupa-*e *om os alunos de su* escola, ela diz qu* "[...] nó* temos *u* desenvolver </line>
<line> tod*s os lados do a*un*, * social, o afetivo... E*tão é necessá*io se preocup*r com esse lado, </line>
<line> p*ra o resultado fi*al, que é o que n*s que*e*os". </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕE* FINAIS </line>
<line> Diante do e*tudo realizad*, *oi *ossí*el notar que os se*es humanos são constit**dos a </line>
<line> par*ir da Ed*cação p*ra viver em sociedade, que o*orre em mei* à f*mília e escola. Ju*to a </line>
</par>
<par>
<line> d*versas áreas, destaca-se a E*u*aç** *exual, q*e é mu*to importante para *ue *s erros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pos*í*eis situações de perigo se*am evitad*s, m** qu* p*rece não recebe* t*nt* i*portância da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 0*, art. 6, p. 108-1*7, abr. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gravi*ez na Adolescência e Conci*iação d* Ma*ernidade com a Vida *scolar </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> parte *as famílias, o que acaba fi*ando apenas nas mãos da escol*, a*sim ela precisa oco*r*r </line>
<line> l*vre de *abus e preconceitos. </line>
<line> Na pr*tica, o que encontra*o* foi a *a*ta de instruçã* vinda do* lares, o* resul*a*os da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *ro*x*ram à *ona que as adole*cen*es conhecia* </line>
<line> e/ou até </line>
<line> *t*lizava* mé*od*s </line>
</par>
<par>
<line> contrace*t*vos, ma* a*a*aram </line>
<line> *or en*ravid*r, </line>
<line> evi*enciando que ut*liza*am d* forma er*ada </line>
</par>
<par>
<line> *or </line>
<line> fal*a ins*ruç**. Essa falta *e *nstrução mostra que os c*sos de </line>
<line> gravid** precoce s* </line>
</par>
<par>
<line> perpetuam *as *vós, mães e tias *a* famí*ias *as meninas ent*evistadas. </line>
<line> *p*sar de *sta**m vi*enciando situações difíc**s, as três m*e* ad*lescentes t*nham </line>
</par>
<par>
<line> planos </line>
<line> *ar* o **turo e *rete*diam cursar o e*sino superior, </line>
<line> demostrando *ue </line>
<line> quand* ocorre </line>
</par>
<par>
<line> desistência escolar não é *or v*ntade das meninas, *as que **esa* *e sonharem com a vida </line>
</par>
<par>
<line> profissi*nal, </line>
<line> a*nda ficam </line>
<line> divididas em *e*ação à vida *e don*s d* casa que *e* </line>
<line> meio socia* </line>
</par>
<par>
<line> im*õe a e*as. Es*a **posiç** se dá em nossa cultur*, tra* as discussões s*bre a diferenciação </line>
<line> d* papéis feitos aos g*neros masc*lino * fem*nino, *a qual re*ume a m*lhe* à ma*ernidade e </line>
<line> vi*a de d**as de *asa, * cobra os p*drõ** estéticos do corpo, faz*ndo com que *ssa* menin*s </line>
<line> al*m *e l*darem com a g*avidez e vi*a esco*ar, com * alteração do corpo pa*ron*zado, ainda </line>
</par>
<par>
<line> sofram </line>
<line> confli*os *sico*óg*cos e di*crimi*açã*, en**anto o menino continua sua *ida </line>
<line> se* </line>
</par>
<par>
<line> a*t*rações, assi* percebemos que tod* a carga do *uidado e re*ponsa**lidad* do be*ê acaba </line>
</par>
<par>
<line> f*ca*do para a *enina *am***a mater*a, vist* que somente *ma das adolescentes e </line>
<line> *onviv* </line>
</par>
<par>
<line> com o pai do b*bê, as demais *oram e recebem ajuda de suas fa*íli*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na busca de amen*zar os prob*emas sobre *exualidade q*e ocorrem nas e*cola*, toda a </line>
</par>
<par>
<line> eq*ipe escolar procura a*olh*r </line>
<line> as meni*as grávidas e até ajudam fazendo doaç*es e dando </line>
</par>
<par>
<line> aconselham**to *os *ais. O* professores de Ciências buscam *rabalh*r *om o tema Ed*cação </line>
</par>
<par>
<line> Sexual em suas aulas, *a*bém os profissionais da saúde re*liz*m </line>
<line> pa*estras *as escolas </line>
</par>
<par>
<line> *esquis*das e**inando sobre prev*nção de *STs e grav*dez preco*e. </line>
</par>
<par>
<line> *oi **rcebid*, *or *eio d* relato d*s gestores, a preocupaç*o *m não de*xar que casos </line>
</par>
<par>
<line> de dis*riminação </line>
<line> conscientizando os *em*is </line>
<line> estudantes para que as meni*as não sejam </line>
</par>
<par>
<line> de*motivadas e *ba*donem * escola. Em suma, percebemos q*e ape*ar d* dif*cil concili*ção </line>
<line> de papéis de ser mãe e ser estud*nte, ag*avada* pelas c*n*epçõ*s socioculturai* sob** gên*ro </line>
<line> e a *uestão da id*nt*dad* feminina e o papel *a mulher em no*sa *ociedade, a p*rma*ênc*a ou </line>
<line> desistência escola* depen*erá do a*o*o f*miliar, escolar e social. </line>
<line> RE*ERÊN*I*S </line>
<line> AL*MA*N. H. Orie*taçã* Sexual Nos Par*metros Curriculares Naci**ais. Es**do* </line>
<line> Femin*stas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 575, jul./dez, 20*1. </line>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, *. 18, n. 04, art. 6, p. 1*8-127, abr. *021 www4.*s*ne*.co*.br/revista </line>
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<line> *om* Referenciar este Artigo, con*orme A*NT: </line>
<line> *ONÇALVES, J. P; Gravide* na Adolescência e Concil*açã* da Mater*idade com a Vi** Escolar. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v.18, n. 04, a*t. 6, p. 10*-127, abr. 2*21. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribui**o dos Autores </line>
<line> J . P. G*nçal**s </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e plane*amento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpretaç** *os dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ã* do rascunh* ou na revisão cr*tica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipação na apr*va*ão d* versão final *o manus**ito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-1*7, abr. 2021 </line>
<line> *ww*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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