<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 6, p. 108-127, *b*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.4.6
</line>
</par><par>
<line>
G*avidez na Adolescência e Concil*a*ão da Mate*ni*ade co* * Vida Escolar
</line>
<line>
P**gnancy in Ad*lescence an* Conc*l*ation of M*ternity with **hool *ife
</line>
</par><par>
<line>
Josia*e Pe*es Gon*a*ves
</line>
<line>
Dou*ora em Educação pela *on*ifícia Univers***de Católi*a do Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
profe*sora da Univ*rsidade Federal *e M*to Grosso do Sul
</line>
<line>
*-mail: josi*ne*eres7@ho**ail.com
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: Josian* P**es Gonça*ves
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. *onny Kerl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Fede*al d* Mato Grosso d* Sul, *id*de
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Un*ve*s*tária, Av. C*sta * Silva - Pioneir*s, MS, 79070-
</line>
</par><par>
<line>
900 Brasil.
</line>
<line>
Artigo rec*bido em 23/03/202*. Ú*t*m*
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
</page><line>
r*ceb**a em 01/04/2021. Apr*v*do em *2/04/2021.
</line>
<line>
Av*liado pe** s*stema Triple Review: a) De*k Revi*w
</line>
<line>
*elo Edito*-*h*fe; e *) Double B*ind Review
</line>
<line>
(**aliação *ega por *ois avali*dore* da área).
</line>
<line>
Re*isão: Gra*atica*, Normativ* * de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gravidez n* Ado*e*cência e Conciliaçã* d* Matern*dade co* * Vida E*colar
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Esta *esqui** tem por finalidade inves*igar e an*lisar a questão da gravid*z na ad*l*scência, a
</line>
<line>
*onciliaç*o da *a*ern*dade com a vid* escolar e como a escol* lida com e*sa r*a*idade. *
</line>
</par><par>
<line>
coleta de dados foi r*alizada me*ia**e a
</line>
<line>
grav*ção de *ntrev*s*as co* uma adolescente
</line>
</par><par>
<line>
g*ávi*a, duas adolesce*tes que já eram mã*s * *oi* gestores *e escolas pú*lic*s. Os
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os apontam *ue as adolescentes conhecia* e/o*
</line>
<line>
at* utilizavam métodos
</line>
</par><par>
<line>
contrac*ptivo*, mas *cabaram por engravidar, me*mo tendo ac*sso *s informa*ões. A escola
</line>
<line>
procurava acolhe* as estuda**es, inclusive dando roupas par* o* *eb*s, e consc**nti*an*o **
</line>
<line>
demais es*udant*s para nã* discrimina* e *ssim ev*tar a desistência das ado*e*c*ntes grávid*s
</line>
<line>
ou que tiveram *i**o*.
</line>
<line>
P**avras-chave: M*es Adolescentes. E*uc*ção S*xual. Esc*la. Gênero.
</line>
<line>
*BSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This research
</line>
<line>
aims to investigate and **alyze the issue
</line>
<line>
*f teenage
</line>
<line>
pregnancy, the
</line>
</par><par>
<line>
r*c*nciliat*on of moth*r*o*d with school life and how the s*hool dea*s *ith this reality. Dat*
</line>
<line>
collec*i*n was performed by record*ng i*terviews w*th * pregnant a*olescent, t*o adole*c*nt*
</line>
<line>
*ho w*r* a**eady mo*her* a** two *ubl*c *choo* mana*ers. The res*l** of whic* indic*te that
</line>
</par><par>
<line>
**e *dolescent* knew and / or even
</line>
<line>
used cont*aceptive methods, but eventually b*came
</line>
</par><par>
<line>
pregnant, even having a*cess to the information. The schoo* sough* to welcome students,
</line>
<line>
i*cluding g*vin* cloth*s *o bab*es, and making other stu**nts *ware not to *iscriminate *o as
</line>
<line>
to avoid giving up pregnant or chil*-*earing adolescen*s.
</line>
<line>
Keywords: Adolesce*t Moth*rs. Sex Education. S*hool. Genre.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 04, a*t. 6, p. *08-127, abr. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. *onçalves
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A so*iedade atual vem passa*do por diversas tra*sf*rmações, a cad* dia a tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
tem *e desenvolv*do e se tornado *cessível a um n*mero cada
</line>
<line>
vez maior ** pessoas. Ness*
</line>
</par><par>
<line>
cenário, algu*s
</line>
<line>
assuntos relativos * s*xuali*a*e, que historicamente *oram ocul*ados de
</line>
</par><par>
<line>
crianças e *dol*s**ntes, ultrapass*ram as *sferas fa*iliare* e na atualidade se faze* pr*s*nte*
</line>
</par><par>
<line>
na televi*ão, na internet, na* ro*as de *onversas ta*bé* na e
</line>
<line>
e*cola. Ass*m, f*i necessário
</line>
</par><par>
<line>
qu* * escola s* *osicionasse p*r* lidar com t*l si*ua**o, buscando discu*i* as informações
</line>
</par><par>
<line>
j unt o
</line>
<line>
aos *lunos e alun*s
</line>
<line>
de forma a ed*cá-los, di*erentemen*e d*s te*nolog*as que muitas
</line>
</par><par>
<line>
*ezes a*abam influenciand* de ma*ei*a ne*ativa, por pr*pagar
</line>
<line>
d*fere*t*s formas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*f*rm*ç*es, se*am elas ed*cativas o* não.
</line>
</par><par>
<line>
Dia*te da nece*sidade de abordar disc*ssões rela*ivas à ed*cação sexual em
</line>
<line>
âmbito
</line>
</par><par>
<line>
**colar, na déc*da de 199* o Ministério da Educação (MEC) public*u os Parâme*ros
</line>
<line>
Cu**ic*lares da Educa*ão para * **sino F*ndament*l (PCNs), sendo que um *eles *e*eria-se
</line>
</par><par>
<line>
* s*xu*lid*de (BR*S*L, 1998). Duas décadas se passaram e *
</line>
<line>
que se percebe **s escolas
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que es*a temática n*o po*e ser m**t* abordada, i*clusive
</line>
<line>
e*tre os adolesce*te*, apesar de
</line>
</par><par>
<line>
muitos deles já v*ven*iarem p*áticas sexu*is precoce**nte.
</line>
</par><par>
<line>
Dev*do a essa *nicia*ão sexual precoce, por parte dos *doles**ntes, muitas *ezes a*a**
</line>
</par><par>
<line>
*c*r*endo *
</line>
<line>
g*avide* indesejada
</line>
<line>
*ue c*st**a resultar *m problemas, principalmente pa*a
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
me*inas, visto
</line>
<line>
que
</line>
<line>
há preconceit*s relaciona*os a questões de
</line>
<line>
gêner*, q*an*o
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
adolescen*e a*are*e **ávida no espaç* e*colar.
</line>
<line>
Assim, cabe que*tionar: Como a escola *id* c*m a ques*ão d* educação **xu*l * com
</line>
<line>
casos d* g*avidez na adolesc*nci* ** **viraí - M*? Para melhor entender e*sa realidade, foi
</line>
</par><par>
<line>
realizada uma pesqui** de naturez* *u*litati*a, com o ob*et*vo d* i**estig*r *nalisa* *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questão d* gravidez na adolescê*cia, a
</line>
<line>
conci**aç*o *a
</line>
<line>
ma*ernidade com a vid*
</line>
<line>
escolar,
</line>
</par><par>
<line>
q*estõ*s de gênero e **mo a escola l*da com essa r*alidade no *uni*íp*o *e N*viraí - MS.
</line>
</par><par>
<line>
Os resu**a*os da pesquisa, *e* *omo a an*lise *o re*erenci*l
</line>
<line>
teó**c* são aprese**ados
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
*equência.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 0*, art. 6, p. 108-*27, abr. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gra*i*ez *a Ad*lescênc*a e Co*ciliação da M**e**idade c*m a Vida Escolar
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*ENC*AL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A fas* d* ad**escê*cia
</line>
</par><par>
<line>
A adolescência é u*a fa*e repleta de co*f*ito*, que v** além da mud*nça co**oral,
</line>
<line>
**sto que d*v*rs*s *contecimentos ao me*mo tempo biológi**s, *sico*óg*cos * so*iais trazem
</line>
<line>
*m s*nt*mento *e in***urança e *esequilíb*io p*ra as adolescentes, visto que se encontram
</line>
</par><par>
<line>
em um *erío*o transitório, por terem deix*do de ser criança, mas a*nda não
</line>
<line>
adquiriram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*entidad* adulta. Assim, "[...] a ado*es**ncia é a *d*de da m*dança, c*mo impli*a a *r*p*ia
</line>
</par><par>
<line>
et*mologia,
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
pa*a*ra:
</line>
<line>
ad*lescere
</line>
<line>
em
</line>
<line>
la tim
</line>
<line>
*ignifica
</line>
<line>
\cres*er\"
</line>
<line>
(MA**ELLI;
</line>
</par><par>
<line>
**A*ONN**R 1989, p. *1). *ortant*, corresponde ao p*rí*do d* cr*scim*nt* acelerado
</line>
<line>
entre a infância e a ma*uri**d*.
</line>
<line>
Diante desse co*t*xto de tra**ição, as pessoas q*e são respon*áveis pela educ**ão dos
</line>
<line>
a*ol*s*ente*, tanto n* es*e*a famil*ar, no caso dos pais, *uanto n* *sfera e**olar, * cargo dos
</line>
<line>
p*o*essores, *recisam ta*bém se ada*ta* a essa nov* realida*e. Mas *u*n*o se inic*a a fase
</line>
</par><par>
<line>
da a*oles*ência? Embora podendo variar
</line>
<line>
d* uma pessoa p*ra *utr* e se*do
</line>
<line>
mais pr*coce
</line>
</par><par>
<line>
e*tre a* meninas (GONÇALVES, 2016), no Brasil o *s*atuto da Cria*ça e do Adolescen*e
</line>
</par><par>
<line>
(ECA), e**abel*ce em seu Art. 2º, q*e a
</line>
<line>
a*olesc**cia corresponde à *aix* etária **
</line>
<line>
12 a
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
anos d* idade. Em ca*os excepciona*s * quando disp*sto *a **i, o estat*to é aplicável até *s 21
</line>
<line>
anos de *dade, *om* é o c*so dos Art. 121 * 142 ** ref*rida lei (BRASIL, *990).
</line>
<line>
Par* Ferr*ira (20*3), * *dolescência pode ser dividia em três fases: *) pré-adole*cência
</line>
</par><par>
<line>
o* adol*scência m*n*r
</line>
<line>
em *orno dos 1* a 13 ano* pa*a as m**ina*, e 12 a 14 anos *ara
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
me**nos. Es*a *ase é fort*me*te marcada
</line>
<line>
por mudanças corporais e um aument* *e
</line>
<line>
*nergia
</line>
</par><par>
<line>
vo*t*da pr*ncipalmente para a *exualidade g*rand* m*ita **r*osidade; b) adole**ên*ia média
</line>
<line>
e* *o*no *o* 13 aos 15 *nos *a*a as *enin*s e 14 aos *6 anos *ara os meninos, em que h*
</line>
<line>
uma maturação *exual e a *escoberta do *U psicoló*ico gera*do nece**idade de sua
</line>
</par><par>
<line>
man*fes*ação, atrav*s da autoafirmaç*o; c) adolescê*cia ma**r
</line>
<line>
ou juventude, na
</line>
<line>
qual
</line>
</par><par>
<line>
compreende o período de 15 a 18 ano*
</line>
<line>
*ara a* moç*s e 1* a 19 para os rapazes, é também
</line>
</par><par>
<line>
c*amada *e adolescência adulta porque o jove* já s* ap*oxi*a da *armoniz*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
objetivaçã* *o adu*** trazen*o o fim do desi**il*brio.
</line>
</par><par>
<line>
No enta*to, os confli*os se intensifi*am nessa última *ase, pois, pa*a os p*is, os filhos
</line>
</par><par>
<line>
pa*ecem nunc* cre*cer, costuma* pensar
</line>
<line>
que *inda não
</line>
<line>
é idade *dequada *ara *
</line>
<line>
conversas
</line>
</par><par>
</page><line>
mais séri*s, como a *ex**li*ade, por *xe*plo. Assim, mui*as v*zes ocorrem enfren**mentos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, ab*. 2021 w*w4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. G*nç*lves
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
entres as partes, visto q*e de um *ado * a*oles**nte pr*c*sa *e autoafirm** como autônomo e
</line>
<line>
dono d* su* vida, por outro lado, os *a*s ou responsáveis nor**l*e*te não com**eende* o
</line>
<line>
que parece se* um* rebeldi* do filho (GO*ÇALV*S; DAMKE, 2007).
</line>
<line>
Contudo, não podemos considerar os comport*me*tos d* fase d* a*olescen*e c*mo
</line>
<line>
estáticos ou ho*ogêneo*. * estudo realizad* p*r Gonç*lves e Damke (2*07), com a fam*lia
</line>
<line>
tr*diciona*, evidenciou que a a*ole*c*nc*a vivenciad* p*los pais, *e forma rígida e não ab*rta
</line>
<line>
a conversas, foi dife*en*e da *ue *ostuma ser *xperienc*ada p*los filhos. Dessa form*, os p*is
</line>
<line>
devem respeitar * en*ender a vi*ên*ia de seus filhos, principa*mente *e for levada em conta a
</line>
<line>
quantidade d* informações q*e *s a*olescentes de ho*e t*m acesso. N*ss* sentido, é poss*vel
</line>
<line>
a**r**r que cada época tem suas pec*liaridades.
</line>
<line>
Alé* do mais, sabe-se que ambientes on*e e*iste car*nho, paciência e respeito dos
</line>
<line>
pai* são mai* ade*uados p**a a v*vência d* f*se adol*sc*nte, *em como a di*ponibi*i*ad* de
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo e a flexibili*ade
</line>
<line>
em aceitar a *pinião do jovem, sem buscar *e* raz*o absol*ta
</line>
</par><par>
<line>
(G*NÇAL*ES; DAMKE, *007). Assi*, p*demos perceber que tanto para os *ai* q*ant* os
</line>
<line>
professores *m posição de e*uc*d*re*, é pr*cis* *uv*r o que o ad*les*ente tem a dizer,
</line>
<line>
ate*dendo as suas limitaçõe* * conflito*. Compreender c*da f*** garante *os *ducadores,
</line>
</par><par>
<line>
sejam el*s
</line>
<line>
pais o* professor*s, ma*or ê*it* em dese*penh*r seu papel evitan*o que
</line>
</par><par>
<line>
equívocos e des*onfort*s acon*eçam, como sinalizam a* autoras mencionadas anteri*rmente.
</line>
<line>
[...] fi*hos não têm muitas *hances de se c*mun*car *om s*us pais, mui**s destes só
</line>
<line>
se i*teressam com negócios e *unca arran**m te*po para e*cutar os fi*ho*; outros
</line>
<line>
*arecem *er medo de se revelar *u de enfrentar o* probl*m** [...] to*a ve* que s**
</line>
</par><par>
<line>
procurados não c*ega* *o diálogo,
</line>
<line>
porque é horrível conversa* com quem sempre
</line>
</par><par>
<line>
tem *azão. O pai qu* não é acess*vel pode pare*e* indifere*te ao* *lhos d* f*lho,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*to tem efeito gravíssim*. D*s** **rma, o *iálogo entre pais e *ilhos n*o p*ssa de
</line>
<line>
monólogo, por*ue aq*e*es negam a estes o direito *e t*mbém fal*r, p**fer*m que os
</line>
<line>
filhos simplesm*nte e*c*tem. Pais e filhos prec*sam se *onhe*er para se am*r * [...]
</line>
<line>
se* *iálo*o pa*s e filhos nunca se encontrarão (GONÇAL*ES, DA*KE, 2007, p.
</line>
<line>
3386).
</line>
<line>
* comun*cação entre pa** e a*olescentes é i*portante, mas im*or alguma ideia pode
</line>
<line>
se torn*r num **ande problema, por ser entend*d* por *arte d* adolescente como um
</line>
</par><par>
<line>
enf*entament*, deixando-o ainda ma** relutante *a
</line>
<line>
busca da afirmação de
</line>
<line>
suas percepçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, é necessário que ha*a uma compreensão dessa *ase por aqueles que irã* orien*ar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educar ao* a*o***cen*es, a *im de des*mpenhar da melhor forma possível a função educat*va,
</line>
<line>
*riorizando o bem-estar *os *ovens.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 0*, *rt. 6, p. 10*-***, a*r. 2021
</line>
<line>
*w*4.fs*net.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gravid*z na Ado*escênc*a e *onciliação da *aternidade com a Vida Es*olar
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
2.* Escola e educaçã* sexual
</line>
</par><par>
<line>
E*b*ra a tr*nsformação do c*rpo e manifestações da sexualidade o*orra* com m*ior
</line>
<line>
fr*quê*cia na fase d* adolesc*nc*a, o processo de educa*ão sexual deve ser inicia*o na **is
</line>
<line>
tenra ida*e, vi*ando *an*r *s *uri*s*dades e forma*do assim indi**duos s*gur**, esclarecid*s,
</line>
</par><par>
<line>
livres d* preconceitos, d*vidas, t*aumas *abus, que podem desencadear *
</line>
<line>
e* *roblemas *a
</line>
</par><par>
<line>
vida *dulta.
</line>
</par><par>
<line>
A e*ucaç*o *exual deve começar logo na ed*ca*** infantil, quando os p*imeiros sinais
</line>
</par><par>
<line>
de cu*i*sidade
</line>
<line>
c*meçam a *e mani*e**ar. *eralmen*e, nossa *eação de bloq*eio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
***strang*mento é automática *uando no* deparamos com
</line>
<line>
s*tuaçõ*s **
</line>
<line>
que as crianças
</line>
</par><par>
<line>
d*monst*a* curiosidades e* relaçã* ao seu pró*rio corpo ou ao cor*o de outra criança ou
</line>
</par><par>
<line>
pessoa *aior. Muitas vezes, as crianç*s são repreendi*as e os a*ultos e*ita* falar sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*sunt*, p*dendo se* internalizado já des*e * infânc*a que * ne*essário ocultar * curiosidade
</line>
<line>
ou des*jos se*uais, por *e e*tender que se trata de a*go feio e *nade*u*do para o *úblic*
</line>
<line>
inf*ntil (MONTARDO, 2008). Ass*m, *m a*olescent* que f*i repr*endido na infância poder*
</line>
<line>
se *entir const*a*gido *o comen*ar *obr* seus anseios e dúvi*as inerentes à sex*alidade.
</line>
<line>
Para G*nçalves (2016), a de*coberta da sex*a*idade ocorre en*re 3 e 6 anos d* ida*e,
</line>
</par><par>
<line>
que corre*pond* *ase da segunda infância. A *riança per*ebe se** órgã*s genitais e te* à
</line>
</par><par>
<line>
necessidade *e tocá-los, pois se diverte e sente p*azer enquanto
</line>
<line>
d*scobre o próprio corpo.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, não é necessár**
</line>
<line>
lim**ar a criança, impedindo-* de **plor*r e se conhecer, pois os
</line>
</par><par>
<line>
pequenos não percebem a sexualidade de forma e*ót*c* com* o adulto, mas si* e*tende com*
</line>
<line>
alg* normal, como todas as outras parte* de seu corpo.
</line>
<line>
No caso da educaçã* escol*r, *a*emos que ex*st*m algumas barreira* e dificulda**s,
</line>
</par><par>
<line>
não sen*o
</line>
<line>
*ntendido c*mo fá**l para os professore* q*e, além de lidar com salas l*tad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tantas outras exigênci*s, ain*a terem *ue se re*ponsabilizar por mais essa atividade
</line>
</par><par>
<line>
relacionada à
</line>
<line>
educação sexual. * ideal então seria h*ver a un*ão * inter*ç** en*re p*is ou
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis e professores, *as mu*tas famíli*s es*ão *e *entindo incapazes
</line>
<line>
de realiz*r es*a
</line>
</par><par>
<line>
*ar*fa ed**at*va e
</line>
<line>
então env*am se** filhos *
</line>
<line>
escola
</line>
<line>
r*pl*tos de *abus, preconceitos,
</line>
</par><par>
<line>
sen*i**nto de culpa e dúv*das, *ue podem de*encadear numa série de es*ol*as *nadequadas,
</line>
<line>
gerando pr*blemas ps*cossociai* em suas vidas adultas (MONTARDO, *008).
</line>
<line>
M*s a esc*la t*mbém tem suas **ficulda*es, v*sto que em gera* os professores *ão se
</line>
<line>
sentem p*eparad*s para tr**alhar sob*e a educação sexual, p*r não *er*m *eceb*do * formação
</line>
</par><par>
<line>
necessá*ia,
</line>
<line>
pode**o
</line>
<line>
ain*a trans**tir crenças ou p*ec*nce*to* que p*dem *tra*alhar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 18, *. 04, a*t. 6, p. 108-127, abr. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Gonçalves
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
*ormação dos es*udantes. Nesse sent*do, Mai* (2004, p. 174) desta*a que existe "[...] a
</line>
<line>
consta**ção de q*e o de**reparo e os *alor*s pr*conce*idos e irre*let*dos *os professores
</line>
<line>
pode*i*m le*ar q**lque* at*vid*de de educa*ão s*xual a **rnar-s* inoperante - *o melh*r dos
</line>
<line>
*a**s - e, muito provave***nte d*sastrosa".
</line>
<line>
**mbém Monta*do (2008) menciona qu*, difer*nt*m*nte dos *a**liares, os
</line>
<line>
*rofissio*ais da educ*ção não devem se basear no sen*o comu* e tampouc* *ransf*ri* para as
</line>
</par><par>
<line>
crianças e a*oles*ente* seus
</line>
<line>
valores *or*is ou religiosos. É *reciso haver um pr**esso
</line>
</par><par>
<line>
formativo par* que seja *ossív*l educar o* alunos sobre a s*xualidade de ma**ira correta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*o com *a**
</line>
<line>
em t*a*m**
</line>
<line>
pes*oai* * *piniões inadequ*das que em
</line>
<line>
nada contribu** para o
</line>
</par><par>
<line>
processo *ducativo dos *studante*.
</line>
<line>
Ao refl*tir sobre a e*ucação escolar, Altmann (2*01) destaca qu* *or meio dos
</line>
<line>
Parâmetros *urriculares Nacionais (B*ASI*, *998), a in*tituição escolar fo* reconhecida
</line>
</par><par>
<line>
oficialme*te como apta par* a fu*ção
</line>
<line>
de e*ucadora sexual *o* *ovens, sendo *onsiderada
</line>
</par><par>
<line>
como um es*aço adequado para discussões, a fim de garantir a d*g*idade, igualdad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
direitos, s**i*ar*edad* * respeito. O objetivo d* es*ola deve ser
</line>
<line>
não só informa*, mas
</line>
</par><par>
<line>
c*nscientiza* sobre o
</line>
<line>
*u*ocuidado com o corpo e prevenç*o d*
</line>
<line>
doenças sexu*lm*n*e
</line>
</par><par>
<line>
transmi*síveis (DSTs).
</line>
</par><par>
<line>
D**sa for**, c*be à escola cr*ar vínculos com os adoles*e*tes, * fim de **nscientizá-
</line>
<line>
los sobre o risco de *ont*minaç*o por *oença* *e*ualmente transmissíveis, bem como o ri*c*
</line>
<line>
de uma gra*idez n*o *lanejad*. A* temática* relativas à *aúde sexu*l e reprod*tiva devem ser
</line>
<line>
trabal*ada* ** *scola ju*tamente com o* dem*is *onteúdos curricular*s, em fo**a de projetos
</line>
<line>
ou ainda por mei* de parcerias com órgãos p**licos d* área da **ú*e.
</line>
</par><par>
<line>
* necessário c*nsidera* que
</line>
<line>
ap*n*s i*f*rmar aos **unos não mudará *eu*
</line>
</par><par>
<line>
comport*mentos, pois
</line>
<line>
os adolescentes *esm* saben*o *ua*s métodos podem e*i*ar a
</line>
</par><par>
<line>
gravid*z ou a contami**ção por *oenças s***almente tran*m**sív**s, ai*da deixam de usá-l*s.
</line>
<line>
P*ra que haja m*danças, Montar*o (2008) sugere que ocorram d**ates so*r* as d*fi*uldades
</line>
</par><par>
<line>
em usar esses método* ao invés
</line>
<line>
de palestras intimidan*e* alertand* sobre
</line>
<line>
risc*s ao praticar
</line>
</par><par>
<line>
r*lações sexu**s.
</line>
</par><par>
<line>
Os PCNs orient*m professores a s*re* medi*dores do assunto, não devendo p*o*bir ou
</line>
<line>
punir os alunos, mas produzir suj*itos a*todisciplina*o*, *onscientes da *ua *iberd**e *exual e
</line>
</par><par>
<line>
do* cuidado* a serem tom*dos,
</line>
<line>
zel**do p*l* saúde de seus *orp*s e *entes, respeitando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*endo respeitados.
</line>
</par><par>
<line>
*ocar nesse assun*o não se trata *e taref* fá*il, até mesmo *ara o* pais, mas é precis*
</line>
</par><par>
<line>
ga*antir que a
</line>
<line>
informação chegu*
</line>
<line>
ao adol*scente. Essa informação, se bem planejada, fará
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, *eresina, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, abr. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**avidez na Adolescência e C*nc*liação da Mate*n*dade *om * Vida Esco*ar
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
c*m que esses jo*e*s tenham r**acio*amentos af*tivos e uma *i*a sexu*l co* menos traumas
</line>
</par><par>
<line>
ou *onsequênc*as ruins que *ode* vir em forma de doenças sexualmente tran*mis*íveis
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
uma gravidez não planejada.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Gravi*ez na adol*s*ência e r*l*ções de g*nero
</line>
</par><par>
<line>
Histori*amente no B**sil foi c*n*truí*a a ideia de qu* as mulheres s* realiza* por
</line>
</par><par>
<line>
meio da maternidade e es*a imposição socia*, ass*ci*da à
</line>
<line>
falta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
educaçã* sexual, *od*m
</line>
</par><par>
<line>
r*su*tar em gravidez na adolescên*i*. Ad*mais, o co*texto cultural, em que a* pes*oas *s*ão
</line>
<line>
inseridas, *ef*ne os pap*is que d**em ser de*e*penhados po* meninas e meninos ou m**heres
</line>
</par><par>
<line>
e home*s, os quais deve* se com*ort*r
</line>
<line>
de acordo com o que é esper*d*
</line>
<line>
para o *eu s*xo
</line>
</par><par>
<line>
biológico. (G*NÇA*VES, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Em re*ação à **xua*i***e, por *xem*l*, é mai* cobrado na socied*de que * mulher é
</line>
<line>
que deve se cuidar para evitar uma gr*vide* in*esejada, pois el* é que te*á maior*s
</line>
</par><par>
<line>
co*se*uências. Ocorre que, n* caso
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
meninas adolescentes, nem sempre elas *ncontram
</line>
</par><par>
<line>
abertura e apoio para *dqui**r anticoncepcionais ou preser*ativos, por se sentirem
</line>
<line>
constrangidas. Muitas vezes *s meninas não r*cebem *poi* de se** pa*cei**s sexuai* quanto à
</line>
<line>
p*evenção e tampouco podem pedir auxílio aos seus pais para *dquirirem es**s mét*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Dependend* de
</line>
<line>
alguns costumes culturais, o se*o ante* *o casament* é
</line>
<line>
vis*o como **go
</line>
</par><par>
<line>
pe*aminoso e assim as j*vens prefere* não se expor para não evidenci** *ue já possue* *ma
</line>
<line>
vida sexual ativa.
</line>
<line>
Cabe s*l*entar *ue, como a *ex*alidade é entendia como *ormal e necessária aos seres
</line>
</par><par>
<line>
huma*os, ela não *eve s** ignorada e
</line>
<line>
nem
</line>
<line>
r*primida. Em contrapartida, a grav*dez na
</line>
</par><par>
<line>
adol*scência não pode se* vista ou tradad* co** algo normal e a*equado, tanto em relaç*o ao
</line>
<line>
co*po da *enina *ue ainda não concluiu su* t*tal fase de formação, q*anto do ponto de vista
</line>
</par><par>
<line>
psicoló*ic* social. Para *chiro e *oller (2013), grande pr*bl**a da sexua*id*de, mais
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*pecif*camente
</line>
<line>
das meninas, refer*-s* à f*lta de *er*pectivas e p*ucas oportunidad** de
</line>
</par><par>
<line>
r*a*ização, faz*ndo *om que elas b*squem mediante a mate*nid*de um papel na *ocied*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, da mes*a fo*ma em que as meninas aprendem m*tern*r c*idando a
</line>
</par><par>
<line>
*as bonecas, a* se
</line>
<line>
deparar com *ma *rav*dez
</line>
<line>
na adol*sc*n*ia, so*iedade espera que a
</line>
</par><par>
<line>
desempen*em
</line>
<line>
*em a *unçã* m*terna. N* entanto, as p*ssoas não *ostumam *e*letir se as
</line>
</par><par>
<line>
**ninas possuem *ificuldades para
</line>
<line>
d*sempenhar *ape* *e mãe precocemente, tendo *
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
vista **e também s*o *ri*nças. Pa*e*e at* causar mais imp*cto e reprovação ver a adolescente
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 18, n. 04, art. 6, p. ***-127, *br. 20*1 www4.fsanet.co*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. Gonçalves
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
não desempenhar adequa*a*ente o seu papel de mãe, do que * fato de esta* gráv*da o* ter um
</line>
<line>
bebê com tão pouca i*ade.
</line>
<line>
Ao *bord*r sobre a *ravid*z na adoles*ênc** e rel*ções de *ê*er*, é *mport*nte
</line>
<line>
c*nsid*rar que os meninos cost**am ter *e*os cobranças *m relaçã* ao tornarem-*e pais.
</line>
<line>
Eles *ão têm problemas com a esco*a, por nã* ter *ma barri*a de ge*ta*te, que é tã* evidente,
</line>
<line>
muito* continuam vivendo da *esma *aneira *ue antes, enquan*o que, no caso das meninas,
</line>
</par><par>
<line>
a *ida mud* *ompl*tam*nte. Assim, é possí**l afirmar que
</line>
<line>
as meninas grávid*s são a* q*e
</line>
</par><par>
<line>
mais têm prejuízos psi**ssociais em r*lação à maternidade não planejada, e após
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
n*scimento
</line>
<line>
d* *eus bebês,
</line>
<line>
as di*ic**dades se intensi*icam ainda mai*, p*is *la* *êm *ue se
</line>
</par><par>
<line>
*edi*ar a*s cuida*os da **iança, pro*e*an*o por um bom tem*o o* pla*os para a sua p*ópria
</line>
<line>
vida, inclusive de e*colarizaçã*. De aco*do com Schir* e *oller (2*13), o primeiro desa*i* da
</line>
<line>
gravidez na adole*c*ncia co*eça com a m*dança fís*ca da **nin*, qu* sen*e **rgonha de seu
</line>
<line>
corp* e, após o parto, o beb* geralmente é *riado p*la mãe, evid**ciando assim as limitaçõe*
</line>
<line>
que a *ovem *ãe ter* para *ontinuar os estudo* e *onsequentem**te sua carr*ir* profissiona*
</line>
<line>
pod*r* ser **ejudi*ada.
</line>
<line>
No que se refere à gravidez na *dolescência * conte*t* e*colar, é necessá*io c**si*erar
</line>
<line>
que a escola tem forte influ*ncia sobre a vida *os adolescente*, *ma vez *ue eles pass*m u*
</line>
<line>
tempo relativ*ment* longo n* espaço escolar e *s p*ofessores são *s pri**ipa*s formad*res de
</line>
<line>
opi*ião. P**a Al*mann (2001, p. 575), o* jovens deveri** ter inform*ções sobre sexualidade,
</line>
</par><par>
<line>
mas en*ontra*-se
</line>
<line>
*aren*es dessas i*for*ações, princ*palmente as *eninas, e o problem*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que "Qua*to men*r o **vel de escolarid*de * *nstr*ção, maior será * *ndice de grav*dez e/ou
</line>
<line>
contaminação *or doe*ças sexu*lmente tran*missívei*" A autora t*mbém salien*a que:
</line>
<line>
*m a*tigo *ublica*o no **rna* F*lh* de S. Paulo *ê-se: "* melhor métod*
</line>
</par><par>
<line>
anticoncepcional para as adolescentes * a esc*la:
</line>
<line>
quanto maior a escolaridad*,
</line>
</par><par>
<line>
men** *
</line>
<line>
fecundidade * maior a proteção contra doenças sexualmente
</line>
</par><par>
<line>
transmissíve*s". A escola é a*onta*a com* u* im*ortante instr*mento para *eicul**
</line>
</par><par>
<line>
infor*ações *obre *ormas de evitar a gravidez *
</line>
<line>
de se *roteger ** doenças
</line>
</par><par>
<line>
sexualmente *rans*issíveis, c*eg*ndo-se a ponto de afirm*r que quanto m*is b*ixa a
</line>
<line>
*scolaridade, maio* o *ndice de gravidez ent*e ado*escentes (AL*MANN, 2001, p.
</line>
<line>
5 7 * ).
</line>
<line>
*s meninas pertencentes a c**sse* econômica* de b*ixa rend* costumam t*r prejuízos
</line>
</par><par>
<line>
ai*d* maiore* ao *e depararem co* a gr*vi*e* na *dolescênc*a,
</line>
<line>
devido à* di*icu*dades
</line>
<line>
*ar*
</line>
</par><par>
<line>
c*iarem seus bebês e consequentemente *ua **da e*c*lar será afetada. *s profess*res pod*m
</line>
<line>
proporcionar a essas adolescentes uma nov* visão de mundo, para *ue elas ampliem su*s
</line>
<line>
perspect*v*s em *e*ação ao seu futu** pro*is*ion*l, social e seu *em-e*tar psi**lógico.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-127, abr. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Grav*dez na A*olescência e C*nciliaçã* da *ate**idade co* a Vida Es**lar
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
As adolescentes que j* estão grávidas, ou *iveram bebês recent*men*e, *recisam *er
</line>
<line>
acompanhadas e amparadas p**a *ue não *band**em a escol*. Muit*s delas assumem ***el
</line>
<line>
*e mãe e e*po*a, se de*icando às tare*as do **r. Outras *e sentem enver*onh**as a *e*orn*rem
</line>
<line>
por medo de sofrerem discrimi*açã*.
</line>
<line>
O f*to * que ess* *a** t*o difícil para a a*olescente vai pa*s**, * e*s* tempo n*o pode
</line>
</par><par>
<line>
s*r simplesmente des*erdiçado. A me*in* sente necessidade a
</line>
<line>
de apoio de s*a família e da
</line>
</par><par>
<line>
escola *ara que não aban*o*e s*as atividade*. Precisa também qu* seu bebê sej* cuida*o
</line>
<line>
enquant* *la estuda e se p*e*ara p*ra a *ida adulta.
</line>
</par><par>
<line>
** d*ficuldades * a falta
</line>
<line>
de r*cur*o* ta*bém acaba**o afeta*do o dese*vo*vimento e
</line>
</par><par>
<line>
bem-*star do b*bê, p*r is*o é neces*ário
</line>
<line>
que haja
</line>
<line>
preocupaçã* e providên*ia de meios
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
a*enizar *sses danos. Ass*m, tend* passa*o e*sa *ase in*cial de a**ptação a *aternidade, *ãe
</line>
<line>
e filho poderão ter um* vi*a digna.
</line>
<line>
D*vemos *eflet*r so*re como aj*dar *ssas menin*s a t*rnar *s*e ev*n** nu*a mol*
</line>
<line>
p**pul*ora para r**om*çar e alcançar sua re*l*zação co** pesso*, busca**o extrair dessas
</line>
<line>
viv*ncias um ap*endizado p*ra a vida, garant*ndo **e não haja reincidência de gravidez *ão
</line>
<line>
**anejada, mas sim * bom de*envolvi*ento na sua v*da profissional, social, a**t*va e famil*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Entendemo*
</line>
<line>
que é importan*e have* maior investimento *o que se *e*ere * educação
</line>
</par><par>
<line>
sexual, para
</line>
<line>
qu* os a*oles*entes co*heça* seu* corp*s, entendam os ris*os relacionad*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
um* gravidez pre*o*e e t*ansmissão de *oe*ças, a fim de que a *nicia**o * *ida sexual seja
</line>
</par><par>
<line>
pos*tiva, sem correr o r*sco
</line>
<line>
d* ter c*nsequências que
</line>
<line>
poder*o com*rometer o futuro
</line>
<line>
desse*
</line>
</par><par>
<line>
jovens em desenv*l*imento.
</line>
</par><par>
<line>
3 ME*ODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
O *res*nte trab*lho se car*cteriza como uma p*squisa de natureza qual*tati*a,
</line>
<line>
realizada a par*ir do levantamento d* referencia* t*órico e *esqu*sa de cam*o. De ac*rdo com
</line>
</par><par>
<line>
Godoy (*995, p.
</line>
<line>
62),
</line>
<line>
"*s estudo* denominados
</line>
<line>
qual*tati*os têm *omo preocupação
</line>
</par><par>
<line>
*undamental o e**udo e a análise do m*ndo empírico em seu amb*ente *atu*al". Nesse tipo de
</line>
<line>
pesquisa, é permitido ao pesquisador inserir-se no *mbient* real da s*t*ação que está sendo
</line>
</par><par>
<line>
prob*em*tizada. *ara Chi*zotti (*0*3,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
221), "[...] a **squisa quali*ativa rec*b*e, hoje,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*ampo transdis*iplinar, envolvendo as **ên*ia* humanas e soci**s [...] e adotando
</line>
<line>
mu*timéto*os d* invest*gação para o estudo de um f*nôm*no si*u*do no *o*al *m que ocorre".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 04, art. *, *. 10*-127, abr. 20*1
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. Gon*alves
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a a re*lização da c*le*a de dados, *oi *eita
</line>
<line>
a
</line>
<line>
op*ão
</line>
<line>
por ut*lizar *omo *nstrumento
</line>
</par><par>
<line>
*nve*tiga*i*o, um roteiro de entrevista semi*struturado, visto que *
</line>
<line>
des*rição dos dado*
</line>
</par><par>
<line>
coletados proporciona ao *es*uisador uma visão amp*a do assunto
</line>
<line>
proble*atizado. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
com *a*e na pesquisa *ib*iográfica, fo* el*borado um rot*i*o c*m di*e**as *ergunt*s
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*erviu de base para a gravação d*s e*trevista*, de *orma
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as pessoas ***r**ista*a*
</line>
</par><par>
<line>
pudess*m
</line>
<line>
t*r libe*dade *ara expor seu **te*di**nt* e experiênci* sobr* a t*mátic*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisada. Segundo *odoy "[...], os da*os coletados a*arecem sob a forma *e transc*içã* de
</line>
</par><par>
<line>
e*trevistas" e contribuem
</line>
<line>
para a "[...] compree*são
</line>
<line>
ampla do fenômeno que está se*do
</line>
</par><par>
<line>
es*u*ado", visto qu* todos o* dados *a rea*idade são c**siderados important*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consequent*mente de*em ser analisados. "O *mbiente e as pessoas nele ins*ridas de*e* s*r
</line>
<line>
olhados h*lis*icam*nte: não são r*duzidos a *a*iáveis, mas observ*dos como um to*o".
</line>
<line>
(1995, *. 62).
</line>
<line>
A pesquisa de *ampo t*ve *n*ci* com * *r**ura e escolha do* participantes, *u seja,
</line>
<line>
a*olescen*e* *ertencentes à escola da r*de pública de Naviraí - MS *ue est*va* grávidas ou
</line>
<line>
que eram mães, bem como os gestores das escolas *u* essas alu*as e*tud*vam. De*s* fo*ma,
</line>
</par><par>
<line>
a pes*uisa contou
</line>
<line>
com a partic*paç*o de c**co pessoas, *ujas *ara*ter*sticas, durant*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realização da col*t* de dados, no mês de maio de 201*, eram:
</line>
</par><par>
<line>
1. Adole*cente (Ad. *): M**her, 16 *nos, c*rsava o 2º ano do Ens*no Mé**o, estava ***
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
meses e mei* de g*stação, mora*a com a mãe e o irmão.
</line>
</par><par>
<line>
2. *dolescente (Ad. 2): Mulher, 16 *nos, cursava o 9º ano *o *nsino Fundamental, já tin*a
</line>
</par><par>
<line>
um bebê com
</line>
<line>
um a*o e tr*s me*es de id*de, morava
</line>
<line>
com os *ais e vivia matrimonialme**e
</line>
</par><par>
<line>
*o* o *ai da crianç*.
</line>
<line>
3. Ado***cent* (Ad. 3): Mulh*r, 15 ano*, 7º ano *o Ens*no Fu*d*men*al E*A, tinha um bebê
</line>
<line>
com um ano e um 1 mês, mo**va com os pais.
</line>
<line>
4. Gestor: Hom**, 41 anos, Graduado em Geografia e História, atuava há 24 anos n* á*ea d*
</line>
<line>
educação e há 2 anos e meio como *iretor na es*ola p*squis*da.
</line>
</par><par>
<line>
*. *estora: *ulher, qu*
</line>
<line>
pre*eri* não falar a *da*e, formada em Pe**gogia, Letras e f*z
</line>
</par><par>
<line>
especialização em Gestão Esco*ar, atuava *á 29 anos na área da educ*ção e *5 ***s somente
</line>
<line>
na escola *tual. Nos *ltimos 3 *nos ocupo* o c*rgo de di*etor*.
</line>
<line>
Na sequência, ap*esentam-se trechos tran*crito* das fal*s d*s s*jeito* e a an*lise e
</line>
</par><par>
<line>
*iscussão dos dad*s coletado*,
</line>
<line>
b*m como suas experiê**ias e conceitos sobre assuntos
</line>
</par><par>
</page><line>
relac**nad*s à sexuali*ad*, *aternidade e*ucação, ** modo a encontrar resposta* s**re e
</line>
<line>
como o*orre a gra*idez e a mat*r*idade na fase escolar dos adolescente*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, a*t. 6, p. 1*8-127, abr. ***1 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gravid*z na Ad*lescência e Conciliação da Materni*ade com a Vida Escolar
</line>
<line>
*19
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU**ADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Du*ante a real*za*ão das entrevistas, foi possível notar *u* *s três ad*lescen*e*
</line>
<line>
*ntr*vistadas m*rava* com seus familiares: a Ad. 1 nun*a se caso*; a A*. *, ap*sar de *er
</line>
<line>
casada com o pai do bebê, mor*va no fundo ** ca*a dos pai*; já a Ad. 3 foi cas*da por *m
</line>
<line>
t*mpo, com o p*i *o bebê, mas *e *e*arou e volt*u para a casa dos pais.
</line>
</par><par>
<line>
Ap**ar d* todas afirmarem que sua* fa*ílias conv**s*vam **b*e sex* com *las,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*e*s relatos indicavam qu* esse assun*o er* v*sto como u* tabu * não era trat*do pelos p*is
</line>
<line>
abertame*te. * Ad. 1 assim afirmou: "[...] minha mãe..., *ipo, todo **ndo sempre fal*v* as
</line>
<line>
coisas, sabe? me alert*ndo!" Já a A*. * considera que r*cebia um pouco de atenção por parte
</line>
<line>
*o pai: "Entã* era..., ti** assim, co*o a minh* mãe t*m **oblema psicológ*co, en*ão e*a ma*s
</line>
<line>
o meu pai, qu* e*a *eio pai e mãe da gent*, mas el* *i*ha um tabu sobre esse assunto". A Ad.
</line>
<line>
3 comentou sobre a t*nsão dos pa*s e o *ntendimento er*ô*eo s**re *e*o: "Minh* mãe sempre
</line>
<line>
falava para tom*r cuidado e tal". Os relatos das mã*s adol*scentes s*n**i*am *u*, p*ra muitas
</line>
<line>
famílias, cont**ua s*ndo co*strange*or falar so*re sexo *, nesse *ontexto, Monta*do (2008, p.
</line>
</par><par>
<line>
162) destaca que "[...] o* pais se c*nvenc*ram de sua incapac*dade e
</line>
<line>
da nece*sidad* d*
</line>
</par><par>
<line>
terce*riz***m a educação se*ual de seus f*lhos, levan*o-os a confirmarem
</line>
<line>
em *esquisa*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
pref*rem que a escola as*uma essa função".
</line>
</par><par>
<line>
As adole*cen*es reconhece* que n*o tiveram *ib*rd*de *ara falar sobre sexo com seu*
</line>
</par><par>
<line>
pais e e*tão obtive*am infor*ações fora d* casa, até viv*nciar
</line>
<line>
as primeiras exp*riências
</line>
</par><par>
<line>
sexua*s. Ass*m, a Ad. 1 depo*itou toda sua *onfia*ça em *eu parceir*: "*empre *ui fechada,
</line>
<line>
*té que eu *iz **a pergu*ta para e*e, né. Eu che*uei a perguntar ** algum dia, se eu ficas**
</line>
</par><par>
<line>
grávida, se
</line>
<line>
ele ia ficar comigo. Aí
</line>
<line>
*cont*ceu que
</line>
<line>
*le sumiu, *uando s*ub* *a grav*dez". A
</line>
</par><par>
<line>
Ad. 2 menc*o*ou *ue * *ouco de atenção que
</line>
<line>
re*eb*u,
</line>
<line>
foi de s*a tia: "Ent*o, acho que *oi
</line>
</par><par>
<line>
mais co* a minha tia, que ela é assistente social". A Ad. * comento* *ue uma amiga, uma
</line>
<line>
mu*he* mais velha, *onversa*a com el* e que *osteriormente *cab** se to*nan*o s*a sog**:
</line>
<line>
"Foi com a minha sogra. E** vivia falando..., aí depoi* eu comece* a nam**ar co* o filho
</line>
</par><par>
<line>
**la". P*rcebe-se, dessa forma, que po* *ão se sentirem
</line>
<line>
co*for*áve*s co*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
pais, as
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes sempre busc*vam inform**ão fora de ca*a, norm**me*te
</line>
<line>
*** alguém
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*ran*mitia confiança, ga*a*tindo, dessa forma, qu* *igi*o sob** a vida *exual a*i*a, se o
</line>
<line>
mantivesse seguro.
</line>
<line>
Tod** as a*olescentes afirmaram que iniciar** a v*da *exual *os 14 *n*s d* *dade e os
</line>
<line>
p*is *os b*bês ti*ha* entre 18 e *1 *nos. Ap*nas a *d. 2 disse que nã* *sava nenh*m meio
</line>
</par><par>
<line>
cont*aceptivo. A *d. 3 usava pres*rvativ* e pílula
</line>
<line>
antic*nc*pci*nal, enquanto que a Ad. 1
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi** PI, v. 18, n. 04, art. 6, *. **8-127, abr. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. Go**alves
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
*a*b*m *azia us* d* pílula: "*u *omava *eméd*o, né, e engravidei t*man** reméd*o. Então é
</line>
<line>
porq*e, tipo assim, eu sempre tomava o *emédio de manhã e a gente *ez *e madrugada,
</line>
</par><par>
<line>
entende*? Acho que **i iss*!" *ercebe-se que *s mães
</line>
<line>
ado*esc*ntes qu* tomavam pílu*a,
</line>
</par><par>
<line>
fa*iam u** d* forma eq*ivo*ada, s*m muita respon*abilidade, ou então diziam qu* tom*vam
</line>
<line>
p*ra não s*rem criticadas. *or meio de *m estu*o realizad* com adoles**nt*, S*hiro * Koller
</line>
</par><par>
<line>
(20*3, *. 452) *bser*aram que: "*u*nto ao*
</line>
<line>
pad*ões de utilização de co*tracepç*o,
</line>
</par><par>
<line>
constatou-se que o* meninos t*n*em relatar mais a **sên*ia d* seu uso que *s me*inas. E*sa
</line>
<line>
diferença dec*rreria da perspectiva de que a m*nina é que teria a r*sponsabilidade de evitar a
</line>
<line>
gravidez".
</line>
<line>
Nota-se, nas c*loca*ões da A*. 1, que toda sua *on*iança estava sobre * parce*ro "[...]
</line>
</par><par>
<line>
eu tinha
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
medo de ** pega* uma doença, uma A*DS [...] mas
</line>
<line>
dava aqu*l* voto de
</line>
</par><par>
<line>
*onfiança. Aí, tipo a*sim, *u fiz os exames, não *eu nada, *raças a Deus". Ao abordar sobre o
</line>
</par><par>
<line>
iníc*o da vida sexu** *os adoles*ent*s e relações *e gênero, Schiro e Kol*e* (*013, p.
</line>
<line>
45*)
</line>
</par><par>
<line>
enfat**am que:
</line>
</par><par>
<line>
[...] cu*turalmen*e, ten** a se* valoriza*o o **sempenho sexual do me*ino e
</line>
<line>
*ue, por isso, a sua inici*ção sexu*l seria *iss*ciada dos afetos e ma**
</line>
<line>
fr*quentemente ocorreria com uma amiga; enquanto as meninas tender*am
</line>
<line>
iniciar-se s*xualmente em um contex*o afetivo e, *ssim, o namorado *end* a
</line>
<line>
s*r mais frequ*ntemente citado.
</line>
<line>
Todos os pais dos bebês, das ado*escentes entrevistadas, eram maio**s de idade, mas
</line>
<line>
a**da a**im *s menin*s e os bebês receb*am *poio ** se*s familiar*s. Contud*, * sent*men*o
</line>
</par><par>
<line>
*e *ban*on* é dest*ca*o *ela Ad. *, ao admitir que o
</line>
<line>
pai do bebê se abst*ve de qualqu*r
</line>
</par><par>
<line>
respo*sabilidade:
</line>
</par><par>
<line>
*ozinha, só *u e minha mãe né, e o apoio da esc*la. *ntão muita gen*e
</line>
<line>
co*ver*a *om**o. Mas, por *xe*plo, se eu e*tou na m*sma rua, e*e desvia.
</line>
</par><par>
<line>
Ele f*lou que
</line>
<line>
n*o era o pa*, q*e eu estava "pe*ando" os amigos d*le. Mas
</line>
</par><par>
<line>
**po assim, eu *unca ia *azer isso mãe tem a certeza! * e*e *isse qu* não era
</line>
<line>
o p*i, que não ia assumir * *u t*mbém n*o v*u *icar dando satis*aç*o, né. Já
</line>
<line>
**e ele *ão *uer... (AD. 1).
</line>
</par><par>
<line>
*s mães
</line>
<line>
adole*cen**s afirmam que grav*dez não foi de*ejad*, mas ** alguns a
</line>
</par><par>
<line>
mom*ntos dem*n*tr*ram cont*ad*ç*es, como *enciona*o pela A*. 1: "En*ão, eu se*pre quis
</line>
<line>
engravidar, mas não agora *é, ti*o assim, eu q*eria *er*i*ar o Ens*n* Mé*io e a*ho que *oi...,
</line>
<line>
não desejada, né. Agora hoje em dia eu estou mais consciente, *g*ra tá d* boa". A Ad. 1 *ão
</line>
</par><par>
<line>
usava nen*um
</line>
<line>
métod* contraceptivo e demostrou se**rança e* sua res*osta ao afi***r *ue
</line>
</par><par>
</page><line>
sabi* do risco que *orria: "*h! Quando eu est*va me rela*ionando sexualmente *om ele, eu j*
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. *, p. 108-127, ab*. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ravi*ez n* Ad*lescência e Conciliação da Maternidade c*m a Vida E**ol*r
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
sabia, né". E a A*. 1 come*tou que: "Não *ueria [* g*avidez]. Foi aquele s*sto! N*o
</line>
<line>
acredi*ei!"
</line>
<line>
As *ntr*vistadas most**ram *ue *s ca*os de g*avid*z p*eco*e são *lgo muito comum,
</line>
<line>
visto **e suas mães ou mulhere* das fa*ília* também for** mães mui*o jo*e**. Dess* forma,
</line>
<line>
a Ad. * d*s** que su* mãe t**bém *oi m*e aos 16 anos, enqu*nto que a A*. 3 comen*o* que
</line>
<line>
sua *ãe t*mbém foi *ã* aos 14 anos. E**s também f*l*ra* de t*as e parentes que foram mães
</line>
</par><par>
<line>
j*v*ns, *vi*encia*do que ta* exp*riência continu* se
</line>
<line>
perpe*uando. As*im, parece que *ssas
</line>
</par><par>
<line>
*ul*eres, como as adol*scentes entrevis**das, *uas mães, tias, primas..., não pos*uí** outr*
</line>
<line>
perspectiva de vida, se nã* a ma**rnidade, o casamen*o e a família. Segu*do Fávero e Mel*o
</line>
</par><par>
<line>
(1997,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
131), *o sist*ma col**ial brasi*eiro, a imagem da *ulh*r associa*a so**nte
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*aternidade e cuid*dos da c*sa f*i muito a*entua*a * este pa****rcado "[...] torna cl*ro como
</line>
</par><par>
<line>
f*i neg*d* mulher **a à
</line>
<line>
voz *tiva
</line>
<line>
for* das paredes de sua casa onde se esperava qu*
</line>
</par><par>
<line>
desemp*nha*se * *a*el de "santa mãezinh*\" [...] c*ja principal tarefa era a criação da prole".
</line>
<line>
O que se percebe é que na atual*dade *i*d* perman**e* os vestí*io* de*s* s*stema que s*
</line>
<line>
perpetua por gerações.
</line>
</par><par>
<line>
Quando questionado sobre
</line>
<line>
*uais er*m *uas atividades
</line>
<line>
cotidia*as, antes e dep*is d*
</line>
</par><par>
<line>
*a*ernidade, a *d. 1 r*spondeu: "Fico ** casa * a*udo a cuidar do me* *r*ã*. Quan*o minha
</line>
</par><par>
<line>
mãe está be* de boa,
</line>
<line>
*u saio, vou cas* do m*u a
</line>
<line>
pai. Ti*o assim, *u
</line>
<line>
saía sabe, *ara ir
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
festa, ma* eu nunca fui de ficar tarde na r*a, sem*re fui de boa". A *d. * *nfati*ou: "Ah, às
</line>
</par><par>
<line>
vezes a ge*te sai, para co*er
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
pizza nós três, toma* um s*rvete, ficar um po*qui*ho *a
</line>
</par><par>
<line>
praça, p*ssear um pouco, s*mpre nós t*ês. *nte* eu era mai* ca*ei*a, assistia filme, jogav*...".
</line>
<line>
A Ad. * rela*ou que "[...] n* p*rte da manhã, eu acordo faço * serviço *ar* minh* m*e, fico
</line>
<line>
com o nené*. Na parte d* tarde, eu brinc* com e*e, faço o serviço [...] Ante* de eu estudar,
</line>
</par><par>
<line>
f*cava
</line>
<line>
trabal*ando na *anchonete
</line>
<line>
da viz*nha". Per*ebe-s* que o pap*l d* mães *e família se
</line>
</par><par>
<line>
s***essai às out*as dim*nsões d*
</line>
<line>
vida dessa*
</line>
<line>
adolescentes que o f*to se *epet*, *
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
ocor*eu co* suas mães, demostrando q*e tr*tam-se de p*d*ões so*iai* q*e s*o repa*sados por
</line>
<line>
geraçõ*s. *esse sentido, Fáve*o e Mel*o (1997, p. 133) apontam que "[...] s*r mã* pode dar
</line>
<line>
o*igem a *ma font* de gratifi*ações, se c*nsiderar*os o papel da m*lher e a representação da
</line>
</par><par>
<line>
ma*ernidad* na
</line>
<line>
*ossa socieda*e,
</line>
<line>
de modo que a m*ternidade pode ser algo
</line>
<line>
ao qual as
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes *spiram".
</line>
</par><par>
<line>
As adolescentes en*rentaram algumas dificu*dades
</line>
<line>
após a descoberta d* gravidez,
</line>
</par><par>
<line>
prin*i*almente na v*d* *essoal. A Ad. 1 disse que *ecebeu m*ito apoio
</line>
<line>
da dire*o*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
p**fessore* de s*a escola, *as foi abandonada e *riticada por *eu *arc**ro, s*a* a*i*** e até
</line>
<line>
mesmo fa**liare* s* afastaram del*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na PI, v. 18, n. 0*, a*t. 6, *. *0*-127, abr. 20*1 www4.fsa*e*.c*m.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
A *d. 2 c***u que r*cebeu apoio de seus *r**esso*e*, m*s teve d*fic*ldade fi*anceiras,
</line>
<line>
pois, após entra* n* f*cu*dade, o pai d* bebê precisou fazer e**ági* e *ntão *imin*iu a ren*a
</line>
<line>
fami*iar. Ela também demonstrou *n*atisfa*ão co* a ditadura *e be*eza *u do *orpo padrão,
</line>
<line>
q*e f*z co* que as men*nas sof*am *iscriminaçõe*: "Meus professor*s compreende**m, eles
</line>
<line>
até me a*udaram, compraram roupinhas, essas coisas. Mas os alu**s em si..., até hoje eu sofro
</line>
<line>
algu*s bul*yi*g, com meu c*rpo, sabe? Já cheg*ram a falar q*e meu peito er* caído, essas
</line>
</par><par>
<line>
coisas, que eu era *ordinha..." (*D. 2). Ap*sar de ter
</line>
<line>
passado
</line>
<line>
por u*a separação do **i do
</line>
</par><par>
<line>
bebê, a *d. 3 d**tacou que a **ior dificuldade fo* a gravidez d* risc* e o fa*o de s*u bebê ter
</line>
<line>
fic*d* d*ent*. Fat* que atrapalho* sua co*centração *os estudos.
</line>
<line>
As *dolesc*ntes parecem fi*ar div**idas entre a vontade de ded**ar-*e apena* à
</line>
<line>
m*terni*ade, aos cuidados com a *amília e sua vida escola* e pr*fiss*onal. El*s não pretendem
</line>
<line>
parar de e*tu*a* e *êm planos para o futuro. As adolescen*es 1 e * p*etendem, *lém d* cuidar
</line>
</par><par>
<line>
de seus bebês, *azer cu*so de Direito. Já a Ad. 3 q*e* es**dar Medi*ina Veteriná*ia ou o
</line>
</par><par>
<line>
Pedagogia. **ra Fávero
</line>
<line>
e Mello (1**7, *.
</line>
<line>
131) "[...] uma gravidez ocorrida durante a
</line>
</par><par>
<line>
ad*lescência *arece funcion*r como um corte a*ru*to na vida d* adolesc*nte, qu* é obriga*a
</line>
<line>
* *ssu*ir de uma hora para *utr* um novo papel [...] qu* *caba por se incompatibili*ar c** *
</line>
<line>
papel *e *studante".
</line>
<line>
Em relaçã* às opi*iões d*s gestores escolares sobre a gravidez na adolescência, foi
</line>
<line>
possível no**r que, segundo eles, *s *asos de men*nas grávidas na *sc*la v*m d*minuindo ao
</line>
</par><par>
<line>
*ongo nos
</line>
<line>
ú*timos ano*.
</line>
<line>
O Gestor re*atou *ue, em sua experi*ncia profissional, presenciou
</line>
</par><par>
<line>
diversas si*ua*ões: "*im. Já vários casos *e gr**ide* na adolescênc*a né, q*e motivaram até
</line>
</par><par>
<line>
*rojet*s na escola. Em outras épo**s,
</line>
<line>
eu
</line>
<line>
a*ho que *ouve mais
</line>
<line>
*asos *e gravi*ez
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
adolescência,
</line>
<line>
pelo **nos
</line>
<line>
no *mbiente onde eu trab*lho dim*nuiu *astant* os casos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gravidez na adolescên*ia". Quanto ao perfil das *ães *dole*centes, ele *ssim a*alisou:
</line>
</par><par>
<line>
Crianças cuid*ndo
</line>
<line>
de outras cri**ças, *** de famílias
</line>
<line>
desestruturadas [...]
</line>
</par><par>
</page><line>
menino* com idade em to*no de 16 ano* e men*nas em torno de 11 an*s [...]
</line>
<line>
Famíli* desestrut*r*da, s*m con*ecimento ou matur*da*e para *izer não.
</line>
<line>
Influência d* amigos, *exo, be*id*, músic*s com letras eró*i*as (GES*OR).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 18, n. 04, art. 6, *. 108-127, a**. 202* www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gravidez na A*olescênc** e Con*iliaçã* *a Ma*ern*dade com a V**a Escol*r
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
Cab* *estac*r que, c**forme Sch*ro e Koller (20*3, p. 448), a gr*vide* *a
</line>
</par><par>
<line>
adolescên*i* p*de oc*rre* em todas as classes *ociais, tendo em vi*ta
</line>
<line>
que: "Outro asp*cto
</line>
</par><par>
<line>
associado à gravidez durante a adolescê*c*a é o contexto psicosso*i*l em que tende a ocorrer,
</line>
</par><par>
<line>
frequentemen*e ass*c**da
</line>
<line>
à *o*r*za, *ai*a e*colaridade,
</line>
<line>
desempre*o *u e*preg*". No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, as autoras enfatizam que: "[...] é n*ce*sário considerar que a gravidez du*ante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ad**escência não **orre em um g*u*o homog*neo de pess*as, m*s em context*s partic*lare*
</line>
<line>
*om caracte*ístic*s especí*icas" (*. 44*). A Ges*ora c*mentou que:
</line>
<line>
*ão namor** muito *recoces, a ge*te obs*r*a né, e sem muita preoc*pa*ão
</line>
<line>
de te* cuida*os. Existe um a*o* muito grande nes** hi*t*ria, de a*or *u*to
</line>
<line>
grand* e a não necessidade de *uidados, né. A pri**i*a co**a *ue e*es fal*m:
</line>
<line>
"Não pr**iso, porque eu sou fiel e e*a é fiel". A pala*ra *erta é a paixão, né:
</line>
<line>
"Então eu n*o me relac*on* com mais nin*ué* por*ue ela é *inha p*ixão!".
</line>
<line>
E da parte da meni*a ex*ste *ambém a *renç* de "Nunca va* acon**cer
</line>
<line>
co*igo". Aqu*la cre*ça de "*u*ca vai aco*te*er comi*o" e outr* coisa, que
</line>
</par><par>
<line>
apareceu muito interessa*t*, a h**t*ria é
</line>
<line>
d* pílula *o dia segu*nte. Eu acho
</line>
</par><par>
<line>
que a partir do momento que us* a pílula do d*a *e*uin*e, também d*ixou a
</line>
<line>
mu**er muito livre, a menina muito li*re, né. Entã*, o u*o desenfr*ado dessa
</line>
<line>
pílula, a*ho *u* pr*judicou mui*o.
</line>
<line>
A* *n*lisar sobre as q*estões de *ênero, ou c*mo são tratados e se *o*portam o*
</line>
<line>
*eni*os e as m*ninas *pó* a **scob*rta da gravidez, o Gestor a**nta *obre a diferenciaçã*
</line>
</par><par>
<line>
q*e é *eita entr* os gêneros *e*inino e masculino,
</line>
<line>
em que a *enina r*cebe a culpa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade, pe*de sua *magem atraente, dando es*a*o a i*agem materna do *uidado.
</line>
<line>
Enquanto o *enino não *ofre gr**des mudança*.
</line>
<line>
As fa*íl*as têm um entend*mento machista. Ape*a* de que, *ela lei, a
</line>
<line>
família do meni*o é a mais res*onsabilizada no *a*o *e uma gra**dez, mas
</line>
<line>
os me*inos são soltos. As fam*lias das meni*as, d* certa f*rma, tent*m abrir
</line>
</par><par>
<line>
o j*go, m*s gr*v*dez um d*se*o da mulhe* [...] As meninas pa*sam * é
</line>
<line>
admirar a q*e e*tá grávi*a, *ui*am e proteg*m. Os menino* r*speitam, mas a
</line>
<line>
menina perd* a figu*a de *ossí*el parceira (GESTOR).
</line>
<line>
No c**o *a Gestora, ela perceb*u *ue, *ed*ante um trabalho de c*nsc*entização e
</line>
</par><par>
<line>
envolviment* e*tre alunos esco*a, * possí*el lidar com os casos de gravidez no am*iente e
</line>
<line>
*sco*ar, para que as meninas n** s**ra* discriminação e seus e**udos n*o sej*m preju*icad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Em o*tras *pocas, a ge*te
</line>
<line>
via assim mu*to distanciamento né, das p*ó*rias
</line>
</par><par>
<line>
amigas com rel*ção à menina. "Ela engr*vidou? E*tão el* que r*so*va essa
</line>
</par><par>
<line>
s*tu*ç*o sozinha!" E *s m*n*nos també* s* d*stanciavam. Então, a
</line>
<line>
gente
</line>
</par><par>
<line>
sent*a que p**cisava r*aproximar essa me**n*, reaproxi**r * pr*pria família,
</line>
<line>
né. E muita* ve*es, a *enina deixav* d* *s*udar, causav* *uito pr*j*ízo
</line>
<line>
para a menina. Hoje * situação é diferente, *o s*nt*do assim, *a
</line>
</par><par>
</page><line>
a*rox*mação, *a *olidari*dade *os próprios menin*s também. *á a*nda e
</line>
<line>
algumas *it*ações m*chistas, n*. "Não, o pr*blema é *ela! *la que se cuide!
</line>
<line>
Ela que se *ire! " Ainda *á situações *ssim, mas é bem men*s (GESTO*A).
</line>
<line>
**v. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, *rt. *, p. 1*8-127, abr. 2021 w*w4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. Gon*alves
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
Torna-se ev*dente que o mac*is*o permanec* muito forte n* meio escolar * fa*iliar,
</line>
</par><par>
<line>
como des*ac* Fávero * *e*lo (1997, p. 131) sobre as
</line>
<line>
c*branças *oci*i* *m relação à vida
</line>
</par><par>
<line>
sexual femini*a: "[...] sã*
</line>
<line>
co*ocadas em e*idência
</line>
<line>
a
</line>
<line>
indissoc*ação entre os conce*tos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maternidade e de *ulher, e sua articulaçã* co* a qu*stão da vida sexual feminin*, o valor da
</line>
<line>
virgindade e o conc*ito de honra".
</line>
<line>
Ao se* *ndagado se há ac***elhamento por parte dos pais do bebê, o *estor ressaltou:
</line>
</par><par>
<line>
"Não! Os pais dos menino* não se envolvem. O* pais das men*na* pro*uram a
</line>
<line>
escola *uma
</line>
</par><par>
<line>
tentativa de bus*ar ajuda". Parec*
</line>
<line>
*ue as a*o**scentes não
</line>
<line>
p**s*m p** tantas dificulda*es
</line>
</par><par>
<line>
durante o perío*o *a gr*vid*z, * gran*e desafio começa com * n*scim*nt* do b*bê, como
</line>
<line>
de*tacou o Gest*r: "As menina* que engravidam pos*uem *oas notas. S* a gravi*ez for
</line>
</par><par>
<line>
saudáv*l, ela* c*ntinuam
</line>
<line>
com o ri*mo bo*. Mas após o nascimento, fica d*f*cil para dar
</line>
</par><par>
<line>
conti*uidade nos estudo*". Já a Ges*ora reco**** qu*:
</line>
</par><par>
<line>
Ao lon** dess*s quase *rinta
</line>
<line>
a nos , a
</line>
<line>
*ente acompanho* mu*t* desis*ênci*,
</line>
</par><par>
<line>
n*. A menin* ela dei*a *a escol*, abandon* a e*cola * vo*ta um ano, *ois
</line>
<line>
ano* depois para *etomar os es**d*s. O ca*o que nós temos *go*a *a esc*la
</line>
<line>
[de u** adolescen*e grávid*], a m*nina está est*d*nd* t*anquil*ment*. Po*
</line>
<line>
enquanto *la ainda está **r***tando *ue vai te*m***r os estudos. El* diz: "Eu
</line>
<line>
já vou con*eguir vaga na c*eche!". *ntão, e*a acred*ta que vai..., *l* q*er
</line>
<line>
c*n*luir ** estudos (*EST*RA).
</line>
</par><par>
<line>
Nas escolas ** que os Ges*ores entrevistados atuavam, o tema *obre sexo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prevenção costuma s*r *rabalhado pelos profes*or** de Ciências o* p*ofissionais da saúde que
</line>
<line>
visitam a escola. O Gestor entende q*e há um aband*n* para com os a**lescen*es, po* p**te
</line>
<line>
da administraç*o públi*a e do órgão r*s*ons*veis, que *ev*riam conscienti*ar a* f**í*ias. *
</line>
<line>
***tora preocupa-*e *om os alunos de su* escola, ela diz qu* "[...] nó* temos *u* desenvolver
</line>
<line>
tod*s os lados do a*un*, * social, o afetivo... E*tão é necessá*io se preocup*r com esse lado,
</line>
<line>
p*ra o resultado fi*al, que é o que n*s que*e*os".
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
Diante do e*tudo realizad*, *oi *ossí*el notar que os se*es humanos são constit**dos a
</line>
<line>
par*ir da Ed*cação p*ra viver em sociedade, que o*orre em mei* à f*mília e escola. Ju*to a
</line>
</par><par>
<line>
d*versas áreas, destaca-se a E*u*aç** *exual, q*e é mu*to importante para *ue *s erros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pos*í*eis situações de perigo se*am evitad*s, m** qu* p*rece não recebe* t*nt* i*portância da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 0*, art. 6, p. 108-1*7, abr. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gravi*ez na Adolescência e Conci*iação d* Ma*ernidade com a Vida *scolar
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
parte *as famílias, o que acaba fi*ando apenas nas mãos da escol*, a*sim ela precisa oco*r*r
</line>
<line>
l*vre de *abus e preconceitos.
</line>
<line>
Na pr*tica, o que encontra*o* foi a *a*ta de instruçã* vinda do* lares, o* resul*a*os da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *ro*x*ram à *ona que as adole*cen*es conhecia*
</line>
<line>
e/ou até
</line>
<line>
*t*lizava* mé*od*s
</line>
</par><par>
<line>
contrace*t*vos, ma* a*a*aram
</line>
<line>
*or en*ravid*r,
</line>
<line>
evi*enciando que ut*liza*am d* forma er*ada
</line>
</par><par>
<line>
*or
</line>
<line>
fal*a ins*ruç**. Essa falta *e *nstrução mostra que os c*sos de
</line>
<line>
gravid** precoce s*
</line>
</par><par>
<line>
perpetuam *as *vós, mães e tias *a* famí*ias *as meninas ent*evistadas.
</line>
<line>
*p*sar de *sta**m vi*enciando situações difíc**s, as três m*e* ad*lescentes t*nham
</line>
</par><par>
<line>
planos
</line>
<line>
*ar* o **turo e *rete*diam cursar o e*sino superior,
</line>
<line>
demostrando *ue
</line>
<line>
quand* ocorre
</line>
</par><par>
<line>
desistência escolar não é *or v*ntade das meninas, *as que **esa* *e sonharem com a vida
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nal,
</line>
<line>
a*nda ficam
</line>
<line>
divididas em *e*ação à vida *e don*s d* casa que *e*
</line>
<line>
meio socia*
</line>
</par><par>
<line>
im*õe a e*as. Es*a **posiç** se dá em nossa cultur*, tra* as discussões s*bre a diferenciação
</line>
<line>
d* papéis feitos aos g*neros masc*lino * fem*nino, *a qual re*ume a m*lhe* à ma*ernidade e
</line>
<line>
vi*a de d**as de *asa, * cobra os p*drõ** estéticos do corpo, faz*ndo com que *ssa* menin*s
</line>
<line>
al*m *e l*darem com a g*avidez e vi*a esco*ar, com * alteração do corpo pa*ron*zado, ainda
</line>
</par><par>
<line>
sofram
</line>
<line>
confli*os *sico*óg*cos e di*crimi*açã*, en**anto o menino continua sua *ida
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
a*t*rações, assi* percebemos que tod* a carga do *uidado e re*ponsa**lidad* do be*ê acaba
</line>
</par><par>
<line>
f*ca*do para a *enina *am***a mater*a, vist* que somente *ma das adolescentes e
</line>
<line>
*onviv*
</line>
</par><par>
<line>
com o pai do b*bê, as demais *oram e recebem ajuda de suas fa*íli*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na busca de amen*zar os prob*emas sobre *exualidade q*e ocorrem nas e*cola*, toda a
</line>
</par><par>
<line>
eq*ipe escolar procura a*olh*r
</line>
<line>
as meni*as grávidas e até ajudam fazendo doaç*es e dando
</line>
</par><par>
<line>
aconselham**to *os *ais. O* professores de Ciências buscam *rabalh*r *om o tema Ed*cação
</line>
</par><par>
<line>
Sexual em suas aulas, *a*bém os profissionais da saúde re*liz*m
</line>
<line>
pa*estras *as escolas
</line>
</par><par>
<line>
*esquis*das e**inando sobre prev*nção de *STs e grav*dez preco*e.
</line>
</par><par>
<line>
*oi **rcebid*, *or *eio d* relato d*s gestores, a preocupaç*o *m não de*xar que casos
</line>
</par><par>
<line>
de dis*riminação
</line>
<line>
conscientizando os *em*is
</line>
<line>
estudantes para que as meni*as não sejam
</line>
</par><par>
</page><line>
de*motivadas e *ba*donem * escola. Em suma, percebemos q*e ape*ar d* dif*cil concili*ção
</line>
<line>
de papéis de ser mãe e ser estud*nte, ag*avada* pelas c*n*epçõ*s socioculturai* sob** gên*ro
</line>
<line>
e a *uestão da id*nt*dad* feminina e o papel *a mulher em no*sa *ociedade, a p*rma*ênc*a ou
</line>
<line>
desistência escola* depen*erá do a*o*o f*miliar, escolar e social.
</line>
<line>
RE*ERÊN*I*S
</line>
<line>
AL*MA*N. H. Orie*taçã* Sexual Nos Par*metros Curriculares Naci**ais. Es**do*
</line>
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Femin*stas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 575, jul./dez, 20*1.
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina PI, *. 18, n. 04, art. 6, p. 1*8-127, abr. *021 www4.*s*ne*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
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J. P. Go*çalves
</line>
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**6
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BRASIL. Le*
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8.069, ** 13 de Julho de 199*. E*tatut* *a Criança do Ad*lescente. e
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*ras*lia: Mini*tério da Justiça, 1990.
</line>
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BRASIL. Se*retaria de Educaç*o Fun*amen**l. P*râme**os *urriculares Na*ionais:
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tercei*o e qua*to *iclos: apr**en*ação d*s *em*s tr*nsversais. Brasília: MECSEF, 1998.
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CHIZZOTT*, A. A pesqui*a qual*tat*va em c*ên*ias humanas e *ociais: e*olução e desafios.
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Re*ista por*uguesa de *duc*ção, v. 16, n. 2, *. 22*-236, Universidade do Ni*ho, Braga,
</line>
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<line>
Portugal,
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200*.
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Di*ponível
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e*:
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<http://www.grupodec.net.br/*p-
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E*co*tro Nacional *e *t*ndimento ao Escolar Hospitala*. Ana*s..., Cu*i*iba - PR:
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Cult*ra. v. 13. n. 1 *a*./j*n. 2008.
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</page><line>
Rev. **A, *ere*i*a, *. *8, n. 0*, *rt. 6, p. 108-127, abr. 20**
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www*.fsane*.com.br/revis*a
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</document><par>
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G*avi*ez ** Adolescência e Co*ciliação da *atern*dade com a Vida Escolar
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127
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SCHIR*. E. D. B., KO**ER, S. H. S*r ad*lescente e s*r p*i/mãe: Gravidez adolescente *m
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uma amostra brasilei*a. Est*dos *e Psi*olo*ia. Maring*, v. 18, n. 3, p. 447-*55, jul./set.
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2013.
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*om* Referenciar este Artigo, con*orme A*NT:
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*ONÇALVES, J. P; Gravide* na Adolescência e Concil*açã* da Mater*idade com a Vi** Escolar.
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<line>
Rev. FSA, Teresi**, v.18, n. 04, a*t. 6, p. 10*-127, abr. 2*21.
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*ontribui**o dos Autores
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J . P. G*nçal**s
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1) concepção e plane*amento.
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X
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<line>
2) análise e *nterpretaç** *os dados.
</line>
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X
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3) elabora*ã* do rascunh* ou na revisão cr*tica d* conteúdo.
</line>
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X
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4) p*rticipação na apr*va*ão d* versão final *o manus**ito.
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X
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 04, art. 6, p. 108-1*7, abr. 2021
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*ww*.*sanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)