<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.5.2
</line>
</par><par>
<line>
Evol*ção dos Cursos Tecnológicos da Á*e* de Gestão * Ne*ócios **s Institutos F**erais
</line>
<line>
Evolu*ion of Techn*logi*a* Courses i* the Manageme** and B*siness Ar*a at *he Fed*r*l
</line>
<line>
Insti*utes
</line>
</par><par>
<line>
Florisvaldo Cu*ha *avalcante Júni**
</line>
<line>
*estre em C*ntroladoria pe*a Univers*dade Federa* Rural de Pernamb*co
</line>
<line>
*-mail: junior.cav*lcantte@y*ho*.com.br
</line>
<line>
He**isson Q*ei*oz Neto
</line>
<line>
Mest*e ** Control*doria pela Unive*s*dade Fede*al Rural de P*rnambuco
</line>
<line>
E-mail: he*ris*onqueiroz@ho*mai*.co*
</line>
<line>
Tâni* Nobre Gon*al*e* Ferreira *mor*m
</line>
<line>
Doutora em Ad*inistração/Universidade Fede*al da Paraíba
</line>
<line>
Pr*f*s*o*a A*junt* da U**versidade Feder*l *ural *e Pernambu*o
</line>
<line>
E-mail: t**i*.nobre@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Flori*v*ldo Cunha **v*lca*te Júnio*
</line>
</par><par>
<line>
Universid**e
</line>
<line>
Federa*
</line>
<line>
Rural d*
</line>
<line>
Pernambu*o
</line>
<line>-</line>
<line>
Rua *om
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. T*nny Ke*ley de Ale**ar
</line>
</par><par>
<line>
Manuel *e Medeiros, s/n - D*is I*m*os, CEP: 52171-900,
</line>
<line>
Rodr*g*es
</line>
</par><par>
<line>
Reci*e - PE, Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Herrisson Queiro* Neto
</line>
<line>
A**igo recebido em 25/03/2021. *ltima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Federa*
</line>
<line>
Rural *e
</line>
<line>
*ernambuc*
</line>
<line>-</line>
<line>
Rua Dom
</line>
<line>
re*ebi*a *m 06/*4/2021. Aprova*o em 07/04/2021.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Evolução dos Cursos Te*n**óg*cos da Ár** de G*st*o * *egócios n*s Inst*tutos Fe*erais
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
Os curs*s tecnológicos constitu*m
</line>
<line>
*m *ipo de curso *a educação supe*i** d* s**tema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão profissional b*as*leir* que têm
</line>
<line>
c*escido co*tinuam*nte nos últimos anos, nas
</line>
</par><par>
<line>
instituições **blicas e privad*s, mas nessa última, princi*a*mente. O p*esente es*u*o *em
</line>
<line>
como objetivo geral analis*r o cresc*m*nto na implantação d* cursos *e*nológicos da área de
</line>
</par><par>
<line>
Gest*o e N*gócios, na m*da*idade pres*ncial, nos I*stitut*s *ed**ais
</line>
<line>
*a *e**ão Nord*ste.
</line>
</par><par>
<line>
*e**uis* de n*t*reza *plic*da, abordag*m ** proble*a sob o *étodo q**n*itativo, co*
</line>
</par><par>
<line>
propósito exploratório. * técnica empregada
</line>
<line>
para a coleta do* dados foi a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
docume*tal, realizada através de consult* ao Cat*logo Nacional dos Cur*os Superi*res
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Tecn*l*gia, e* seguida foi realizada **a pe*quisa no Si*tema e-MEC, com *1 Institutos
</line>
<line>
Federais sediados na Reg**o Nordeste. Em rela*ão aos períodos de cr*ação, 2*16 a 2020, foi o
</line>
<line>
que t*ve o maior número de cursos imp*antado* (33%), s*guido de 2000-2005 e 201* a 2015
</line>
<line>
(2*%). Percebeu-s* que entre o* 15 cu*sos i*plant*dos no período de 2000 a *020, Processos
</line>
<line>
Gere*ci*is foi o que se *estacou (20%). Verifico*-se que as cap*tais ainda são *s cidades que
</line>
</par><par>
<line>
o*erecem o maior núme** de cursos (40%). C*nclui-se que o* cursos ofertados
</line>
<line>
por *s*as
</line>
</par><par>
<line>
ins*i*uições são bem avalia*os
</line>
<line>
pelo ME*,
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
quais 47% possu*m o c*n**ito 4 e 13%
</line>
</par><par>
<line>
possue* o conc*ito máxim*, 5.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-chave: Curso Superio*. Ed*c*ção. *estão. Neg*cios. Tecnólogo.
</line>
<line>
A*ST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
T*chnologica* co*rses *re a type *f h*gher education
</line>
<line>
**urse in t** Brazilian pro*e*sional
</line>
</par><par>
<line>
edu*ati*n s**tem, which has gro*n *teadily in recent years, i* public and p*ivate instit*tions,
</line>
</par><par>
<line>
bu* in the latt*r, m*inl*. This s*udy aims to an*lyze t*e
</line>
<line>
growth in the impl*ment*ti*n
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
*echnologic*l cours*s in t*e *rea of Manag*m*nt *n* Busi*ess, in per*on, at Fede*al Inst*tutes
</line>
<line>
in t*e Northeast Region. Res*arch of an a*plied na*ure, approach to the pro**em, under the
</line>
</par><par>
<line>
*uantita*ive method, with exploratory purpos*. The techni*ue use* *or *ata collectio*
</line>
<line>
was
</line>
</par><par>
<line>
doc***ntary *esearch, *arried out throug* cons*l*ation i* t*e N*tio*al Ca*a*og of Higher
</line>
</par><par>
<line>
Technology Courses, *hen a survey wa* *arried out in the *-MEC System, w*th
</line>
<line>
1* Feder**
</line>
</par><par>
<line>
I*stitutes b*sed in the *ortheast Regio*. In *elation to the creation pe*iod*, 2016 to *020, it
</line>
</par><par>
<line>
was th* one that ha* *he larg*st
</line>
<line>
numbe* of cou*ses implemented (33%), followed by *000-
</line>
</par><par>
<line>
20** and 2011 to 2*15 (27%). I* w** *o*i*ed th*t *mong t*e 15 courses *mpl*me**ed in the
</line>
</par><par>
<line>
pe*iod from 2000 to 2020, Managemen* Pr*ce*ses was the one that stood out (*0%).
</line>
<line>
It
</line>
<line>
was
</line>
</par><par>
<line>
foun* that the capitals are *t*ll *he c*ties that o*fe* the *a**est number of c*u*ses (40%). It is
</line>
<line>
conclude* that the courses off*re* b* these i*sti*utions ar* *el* e*aluated by *h* MEC, where
</line>
<line>
47% have t*e co***** 4 and 13% *ave the maximum concep*, 5.
</line>
<line>
Keywords: Higher Education. Educatio*. *anagement. **s*ness. Te*hnologi*t.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, T**esina *I, *. 18, n. 5, ar*. *, p. 18-30, mai. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. Ca**lc*n*e Jú*ior, H. Queiroz Neto, *. N. G. F. Amori*
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Os **rsos tecnól*gos constit*em um tipo d* cur*o d* e*uc*ção superior do **s*ema de
</line>
<line>
educaçã* p**fissio*al br*sil*iro, que *êm cr**c*do continu**ente n** últimos anos, nas
</line>
<line>
ins*ituiçõ*s p*blicas e p*ivadas, mas ness* última, pri*cipalmente.
</line>
<line>
*a*a F*vre*to e More*to (20*3), a educação s**e**or, no co*texto educaciona*
</line>
<line>
brasi*eir*, tem passad* por tr*n*fo**açõe* e remodelações impor*ant*s nos últimos a*o*.
</line>
<line>
Mui*as de**as envolve*am, e en**lvem, * *ducação *r*fi*s*onal na perspectiva *a educação
</line>
<line>
tecno**g*ca.
</line>
<line>
Pa*a o* mes*os *utores, os cu*so* su*erior*s de ***nologia *anharam no*a fo*ça com
</line>
</par><par>
<line>
a nova LDB, sancionada em 1996, atendendo à*
</line>
<line>
dema*das do mercado de trabalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ocurando adaptar as l*is brasileiras às rec*mendaçõ*s dos organismos m*lt**aterai*.
</line>
</par><par>
<line>
A *esbur*cratiz*ção do
</line>
<line>
en*in* s*p*rior, *eguindo *ma t*n*ênci* mundial dos país*s
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvid*s e em **senv**v*men**, faz com *u* o tempo *e duração seja fa*or
</line>
</par><par>
<line>
*ete*mi*ante *a e*colha pelos cursos de tecnologi*. Ele* *o*am criados
</line>
<line>
para *t*nder
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dem**das atuais e pote*ciais do mer*ado. Sendo o merc**o cícli*o e *i*âmic*, os curs*s
</line>
<line>
t*m*ém têm m*is facilidade par* se adap**r e atua**zar s*as ementas (*E*HO, 2010).
</line>
<line>
A*drade (2009) *firma que *te*dendo às s*as diret*izes * e* n*me da fle*ibilidade *
</line>
<line>
do at*ndimento às demandas do merca*o, os cursos t*cn*lóg*cos *aracteri*am-se f*rtem*nte
</line>
<line>
como face mais visível da diver*i*icação do ens*no superior no Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
No **nto d* vista de Cazaro*ti e *ernar**s (2018), a evolução d*s cu*sos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t**nologia no B*asil sempr* foi marcada pe*o *nteresse
</line>
<line>
de *ran*e* *omentad*res. Desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
época d* 1970, estes *á inc*uí*m os *randes banco* e in**sti*ores interessa*os na mã* de ob*a
</line>
<line>
espe*i**izada, que naquele momento estavam em busca *e profiss*onais co* form*ção
</line>
<line>
super*o* e ha*ilidades *écnica*.
</line>
<line>
En*as (20**) rel*ta que, de uma *orma *er**, os Cur*o* Superior*s d* Tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
(CST) são cursos superiores de
</line>
<line>
curt* *u*ação, dois *u
</line>
<line>
*rês a*os no
</line>
<line>
máximo, com for*ação
</line>
</par><par>
<line>
específ*ca, cu*a *bso**ã* no mercado de tr**al*o está atr**a*a à *s*ecifici*ade *o *lun*.
</line>
</par><par>
<line>
As Di*etrizes *urric*lares para
</line>
<line>
os cursos s*periores de Te*nologia *oram institu*das
</line>
</par><par>
<line>
em 200* e, difere*tement* *os
</line>
<line>
cursos de bac*are*ado que pos*uem uma diretriz *specífica
</line>
</par><par>
<line>
p*ra cad* *urso, é única para todos os cursos tecnológicos (STACE, 20**).
</line>
<line>
Segu*do M*rin, *t al (2019) o Catálogo Nacional *os Cur*os Superiores trata do curso
</line>
</par><par>
<line>
superi*r te*no*ógi*o co*o uma mod*lidade de cursos
</line>
<line>
**erto* *
</line>
<line>
*andida*os que tenham
</line>
</par><par>
</page><line>
**nc*uído o ensin* médio ou equ*valente e tenha* sido classific*dos em proc*sso s*letivo. Os
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, *ai. 2021 www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evo*uçã* dos Cursos Tecnológ*cos da Á*ea ** Ge*tão e Ne*óc*os nos Instit*tos *ederais
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
graduad** ou egressos advindo* do* cursos superiores tecn*lógic*s denomi*am-*e tecnólogos
</line>
<line>
e, *or*anto, formandos de nível superio* com ha*ili*a*ão pa** a prod*ç*o e *ara a gestão **
</line>
<line>
produção de bens e ser*iç*s.
</line>
<line>
A principal diferen*a *ntre os cursos de grad**ç*o *ecnológi**s e os c*rsos
</line>
<line>
tradicio*ai* de gradu*ção é que o d*plom* conferido ao formando será de Tecnólogo, já para
</line>
<line>
os curs*s t*adic*onais *s *iplomas *on*eridos serão de Li*enciat**a ou Bacharelado (*A*IN,
</line>
<line>
et a*., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse
</line>
<line>
co*texto, o
</line>
<line>
est*do se j*stifica *ela necessidade d* aco*p*nh*mento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
evo*u*ão
</line>
<line>
desse* cursos nos instituto* federais, pela sua relev*nc*a, vi*to *ue a formaç*o
</line>
</par><par>
<line>
ocorre e* um pe*íodo mais curto do que *m ba*harelado, por ser ma*s e*pecífica *m s*as
</line>
</par><par>
<line>
respectivas áreas. Torn*-se, ass*m, necessário analisar cresciment* nos instituto* f*de*ais, o
</line>
</par><par>
<line>
por serem
</line>
<line>
gr*tu*tos, impor*an*es por possibi*itar * *c**so de pessoas que não têm con*ições
</line>
</par><par>
<line>
de pagar p*r um curso desde tipo em uma inst*tu*ção part*cular, que são as que mais ofertam
</line>
<line>
*ssa mod*lid*de.
</line>
<line>
Dian** dos *atos apr*s*ntados, *ua* a ev*lução dos C*rsos Su*e*io*es d* Tecnologia,
</line>
<line>
na ár*a de Gestão e Neg*cios, nos Institutos Feder*i* da R*gião No*des*e?
</line>
<line>
A pr*sente pe*quisa te* c*mo objetivo geral analisar o cre*ci*e*to n* implantação de
</line>
</par><par>
<line>
*ursos tecnol*gi*o* da *rea
</line>
<line>
*e Ge**ão * Negócios, *a mo*alidade presencia*, nos Institutos
</line>
</par><par>
<line>
Federai* *a Região N*rdeste.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFER*NCI** *EÓRICO
</line>
<line>
2.* Cu*sos superiores de t*cnolog*a
</line>
</par><par>
<line>
Para Favr*tto *ore*to (*013), os c*rsos *uperiores de tecn*logia são, legalment*, e
</line>
<line>
curso* regul*res de graduação, regu*amentados pelas Diretrizes *urricula*es Nacionais
</line>
<line>
esta*elecidas pel* Con*elh* Nac*onal de Edu**ção e focados n* domínio e na aplicação d*
</line>
</par><par>
<line>
conhecime**os c*entífic*s e tecnoló*ic*s em áre*s de
</line>
<line>
con*ecimentos relacion*dos a uma ou
</line>
</par><par>
<line>
mais *reas p*o**ss*ona*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os m**mos autores, aind* res**ltam que tais cursos têm o objetivo de *romover
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento de co*petências *rofissionai* q*e possibi*item * *tiliz*ç*o da te*nologia.
</line>
</par><par>
<line>
O Catálogo Naci*n*l *** *urso* Superiores de Tecn*logia, l*nç*do
</line>
<line>
em 2006, é um
</line>
</par><par>
</page><line>
guia d* info*m*ções sobre o perfil de com*et*ncias do *ec**log*. Ele apresenta carga a
</line>
<line>
ho*ária *í*ima e a infraestrutur* recom*ndad* para cada cu*s*.
</line>
<line>
Re*. *SA, Te*esi*a PI, v. 18, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021 www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C*valca*te Júnior, H. Que**oz *eto, T. N. G. F. Amori*
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
Referência p*ra estudantes, educadores, i*stit**ções de ensino tecnológico e *ú*lic*
</line>
</par><par>
<line>
em ger*l, serve de
</line>
<line>
base também pa*a o Exame N*cional de Desempen** dos Estuda*tes
</line>
</par><par>
<line>
(Enade) e para os processos de regul*ção e supervisão da educaç*o tecnológica. (BRASIL,
</line>
<line>
20*6).
</line>
<line>
Para Cazarotti e Bern*rdes (2*18), o Catálogo *a*i***l de *urs*s Superi*res de
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologia, publicado pelo Ministério de E*uc*ção - MEC, em meados
</line>
<line>
de 200*,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
g*stado
</line>
</par><par>
<line>
com a participação da c**unidad* ***c*ciona*, é * doc*mento-guia
</line>
<line>
de **erta de cu*sos de
</line>
</par><par>
<line>
g*aduaçã* em *ecnologia.
</line>
</par><par>
<line>
Na t*rceira edição do Catálo*o Naci*na* dos Cursos Super*ores de T*c*ologi*,
</line>
</par><par>
<line>
publicada em 20*6,
</line>
<line>
constam os seguintes cursos,
</line>
<line>
na área *e Ges*ão e N*gócio*: Com*rcio
</line>
</par><par>
<line>
Exteri*r, Gestão *om*rcial, Comunicação I*stitucional, Gestão da Qu*lid**e, Gestão de
</line>
</par><par>
<line>
C*ope*ativ*s, G*s*ã*
</line>
<line>
de R*c*rsos Humanos, *estão Financ**ra, Ges*ão P**lica, Logíst*ca,
</line>
</par><par>
<line>
Market*ng, Negócios Imo*iliári*s, Proc*ssos Gerenciais e Secretar*a**.
</line>
<line>
Na visão d* Cazar*tti e Ber*arde* (2*18), com relação ao aspecto con*ei***l, as
</line>
<line>
críticas que se f*zem ao ensino de curs*s *uperior*s tecno*ógico*, d* *or*a geral, c*ntinua*
</line>
<line>
a fazer parte *as pr***upaçõe* dos teóricos conte*porâneo*.
</line>
<line>
Concordamos qu* é prec*s* *ormar um trabalh*dor po*i*alente, capaz de *daptar-*e
</line>
</par><par>
<line>
no mundo *o trabalho, capaz d* cumprir múltiplas e
</line>
<line>
difere*tes funções, ser
</line>
</par><par>
<line>
autônomo, em *posição à educa*ão tecn*cista, u*ili*arista e bancá*ia. En*r*tanto,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*eciso
</line>
<line>
saber se formam*s *m traba*hado* cr*tico ou completa*ente despolitizad*
</line>
</par><par>
<line>
como q*erem org*ni*mos internacionais co*o o Banco *undi*l. * o que nos
</line>
<line>
*istin*ue d*ssas propostas. Também *o* op*mos à lógi*a das *ompet*ncias voltada
</line>
<line>
apenas par* o m*rcado de tra*a*ho, fr*gmenta*do * con*ecimento (GADOTTI,
</line>
<line>
2 * 1 2 , p . 3 ).
</line>
<line>
Para Stace (20*4), a legislação *ue regulamenta o* cursos tecnol*g*cos determina q*e
</line>
</par><par>
<line>
os critéri*s pa*a planejam*nto e * *rganização dos cursos o
</line>
<line>
s*periores d* tecno**gia d*vem
</line>
</par><par>
<line>
ser o atend*mento às deman*as dos cidadãos, do mercado de trab*lho e
</line>
<line>
da socieda*e;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conciliação das demandas identificadas c** a vo**ção da instituição de e*si** e as s*as reais
</line>
<line>
condições de viabilização; a identificação de perfis profi*si*n*is p*óprios para ca*a *urso, em
</line>
</par><par>
<line>
fu*ção *as demandas e em sintonia com as po*íticas de promoção
</line>
<line>
do desenvo*vimen*o
</line>
</par><par>
<line>
*u*tentável d* Pa*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, os cursos
</line>
<line>
p*ecisam esta* *linhado* à* necessida*es do **rcado de trabalho e à*
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições das instituiçõe*
</line>
<line>
que *s oferecem,
</line>
<line>
para que sejam e*icie*tes, efi*azes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetitivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evolução *os Curs*s T*cnoló*i**s d* Áre* de Gestão e Negócios nos Institut*s Fed*rais
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
3 ME*ODO*OG*A
</line>
</par><par>
<line>
* presente pesquisa tem como o*jet*v* an*lisa* * ev*lução na impl*ntaç** de curs*s
</line>
<line>
tecnol*gi*os em I*stitutos Federais da R*g**o Nordeste. Do pon*o de *ista de sua *atureza, a
</line>
<line>
pesquisa se cla*si*ic* como aplicada. Para Kau*rk, Manhãe* e Medeiros (*010, p. 26), este
</line>
<line>
tipo de pesquisa "ob*etiv* gerar *onh*cimentos par* *plicaçã* prá*ica, dirigida à *olução de
</line>
<line>
probl*mas específi*os. Envo*ve verda**s e intere*ses locais".
</line>
<line>
No que se r*fere * ab*r*agem *o p*oblema, foi utiliz*do o mét**o qua*titati**, com
</line>
<line>
propósito e*pl*rat*ri*. Para *aua*k, Ma*hães, Mede*ros (*010, p. 27) a pesqu*sa q*antitativa
</line>
</par><par>
<line>
"li*a c*m fatos, tudo aqu*lo que pod*
</line>
<line>
se tornar obj*t*vo através da o*servação sistemát*ca;
</line>
</par><par>
<line>
eve*to bem especifi*ado, delimitado e men**rável".
</line>
<line>
B*uren **. al. (2003, p. 80) *esta*am q*e "por m*io do estud* exp*ora*ório, busca-se
</line>
</par><par>
<line>
conhec*r
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
m*ior **ofun*id*de o *ssunto, de m*do a *orná-l* *ais cl*ro
</line>
<line>
ou constr*ir
</line>
</par><par>
<line>
que*tões *m**rtantes para a co***usão *a pesquis*." *ervo, Bervi*n e Silva (2007),
</line>
<line>
compl*menta* qu* "a *esquis* e**loratóri* realiza d*scrições p*ecisas da situação e quer
</line>
<line>
des*obrir *s relaçõe* *xiste*te* entre seus element*s com*onen*es".
</line>
<line>
A técnica e*pr*gada para a coleta *os dados foi a pesq**sa documental. A pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
doc*menta* é muito pa*ecida com a bibl*ográfica, contu** a diferença es*á
</line>
<line>
na n*t**eza *a*
</line>
</par><par>
<line>
f**tes, *ois ***a forma vale-se de *ateriais que não recebe**m ainda um trata*ento analíti*o
</line>
<line>
(GIL, 2008).
</line>
<line>
*rimeir*, foi realiza*a uma consulta ao Catálog* Nacional dos **rsos Superiores de
</line>
</par><par>
<line>
Tec*ologia, última edição, pub*ica** em 2016 *
</line>
<line>
listados todos os CS*s na área de Gestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Negó*ios, que totaliz*ram *3 curso*: Comércio Exter*o*, *estão Comer*ial, Comunicação
</line>
<line>
Inst*tucional, Gestão da Qualidade, Gestão de Cooperat*v*s, Gestão de Recu*sos Humanos,
</line>
<line>
G**t*o F*nanc**ra, Gestão Pública, Log*st*ca, Marketing, Negócios Imo*iliá*ios, Process*s
</line>
<line>
Geren*i*is e Secretariado.
</line>
<line>
Em seguida, f*i r*alizada uma p*sq*i*a no Siste*a e-MEC, do Mini**ério d*
</line>
<line>
*d*cação (2020), at*avés do Cadastro Naciona* d* Cur*os e In**ituições de Educação
</line>
</par><par>
<line>
Superior, *ada*tro
</line>
<line>
e-M*C,
</line>
<line>
com *1 Inst**u*os Federais sediados na Região Nordes*e,
</line>
</par><par>
<line>
*presenta*os no q*a*ro 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina P*, v. 18, n. 5, art. 2, p. *8-30, mai. 20*1
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. Ca*alc**** Júnior, H. *ueiroz Neto, T. *. G. F. A*or*m
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Institui*ões un**erso do estudo
</line>
</par><par>
<line>
UF
</line>
<line>
INSTITUIÇÃ*
</line>
<line>
SIGLA
</line>
</par><par>
<line>
AL
</line>
<line>
Instituto Feder** de Educ*ção, Ciê**i* e *ecnologia de *lagoas
</line>
<line>
I*AL
</line>
</par><par>
<line>
BA
</line>
<line>
I*s*it*t* Federal ** Educação, Ciênc*a e *ecnolog*a da Bahia
</line>
<line>
IFBA
</line>
<line>
</line>
<line>
Instituto Fed*ral *e Educ*ç*o, C*ência e Tecnolog*a *aiano
</line>
<line>
IFBA*ANO
</line>
</par><par>
<line>
CE
</line>
<line>
Instit**o Feder*l de Educ***o, Ciência e Te*n**ogi* *o Ce*rá
</line>
<line>
IFCE
</line>
</par><par>
<line>
MA
</line>
<line>
Instit*to *ederal de Ed*cação, Ciência * Tecnologia do Maranhão
</line>
<line>
IF**
</line>
</par><par>
<line>
PB
</line>
<line>
Inst*t*to F*de*al de Educação, Ciência e Tecn*logia da Paraíba
</line>
<line>
IFPB
</line>
</par><par>
<line>
PE
</line>
<line>
Institu*o *ederal de *ducação, Ci*ncia e Tecnolo*ia de Pernam**co
</line>
<line>
IFPE
</line>
<line>
</line>
<line>
Institu*o Federal de Educ*çã*, Ciên*ia e Tecnologia do Sertão Pern*m*ucano
</line>
<line>
IFSERTÃO-PE
</line>
</par><par>
<line>
PI
</line>
<line>
Instituto Federa* de Edu*ação, Ciência e *e**ologia do Piau*
</line>
<line>
IF*I
</line>
</par><par>
<line>
RN
</line>
<line>
In**i*uto Feder*l de Educ*ção, Ciênci* e Tecno**gia *o *io Grande do N*rte
</line>
<line>
*FR*
</line>
</par><par>
<line>
SE
</line>
<line>
Instituto Feder** de Educação, Ciênc*a e Tecnologia de *ergipe
</line>
<line>
IFS
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elab*ra*o pelo autor, *ados *a pesquisa (2020).
</line>
<line>
N* it*m Consulta Avançada, em cada i*stitut*, foram analisados se havia CST
</line>
<line>
implantados, be* co*o o *no de sua implantação, conceito de curso, ent*e outras
</line>
<line>
in*ormaçõ**. A pesquisa foi realizada n* pe*íodo de janeir* a *arço *e 2*21. Os dado*
</line>
<line>
coleta*os foram tabu*a*os, analis**os e e*tão aprese*tados em gr*f*cos, na *róx*ma seção.
</line>
<line>
4 RESULT*DOS E DISCU*SÃO
</line>
</par><par>
<line>
Segundo * Min*stério da Educação (2020), através do Siste*a e-M*C,
</line>
<line>
dos 11
</line>
</par><par>
<line>
Institutos Federais sediados na Reg*ão Nordes*e, * (63,633%) im*l*ntaram c*rsos superio*es
</line>
<line>
tecnoló**cos.
</line>
<line>
O cad*s*ro e-M*C, regulament*do pela Porta*ia Norma*iva nº 21, de 21/12/2017, é
</line>
<line>
base d* dados oficial dos *urs*s e *nstituições de Educ*ção Sup*ri*r - I*S,
</line>
<line>
i*dependentemente de Sistema *e *ns*no. Os dad*s do Cadastro e-MEC deve* gua*dar
</line>
<line>
*o*formidade co* os *tos auto*izativ** dos curs*s * das IES, edit*dos pelo Poder Públic* *u
</line>
<line>
órgão comp*tente das inst*tuiçõ*s no* limites do exercício de su* a*tonom*a.
</line>
<line>
A r*gularidade do* cur*os e institui*ões de**nde *a ***idad* dos *e*pect*vos atos
</line>
<line>
autoriza*ivos e *a tempestividade de protocolo dos processo* regu*at*rios de manuten*ão da
</line>
<line>
au*orizaç*o pa*a o *uncionamento da ins*ituiç*o e oferta dos cursos (MINISTÉRIO DA
</line>
<line>
EDUC*ÇÃO, 2020).
</line>
<line>
Na pesquisa com todos o* Inst**utos Federais de Educação, Ciên*ia e Tecnologia da
</line>
</par><par>
<line>
Região Nordeste, foram encontrad*s 15 (quinze) cur*os de G*adu*ção n* *re* de G**tão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Neg*cios, entr* as instituições pesquisadas, apenas o IFAL, IFBA, IFCE e IFS*RTÃO-PE,
</line>
</par><par>
<line>
ainda, **o ofe*tam esse tipo d* curso. O gráfico 1, mostra as instit*ições * *uantidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
cur*os ofe**ados.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, m*i. 2021 www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*volução dos **rsos Tecnológicos da Área *e *estão * Negócio* no* Institutos Federais
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
*ráfico 1 - Instituições e quantida*e de curso* ofer**dos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado pelo autor, dados da pesquisa (*020).
</line>
<line>
O IFRN e * IFPI são os que ofer*am em maior núme*o e**a modalidade d* curso com
</line>
<line>
26,66% e 20%, res*ectiv*ment*. Entre *s ofertantes, o IFBAIANO * I*S são os que ofertam o
</line>
<line>
m*nor número, um curso cada. Os per*od*s de criação *esses c*rsos constam no gráf*co *.
</line>
<line>
*ráfico 2 - P*rí*do de Criaç*o dos C*rsos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelo *u*or, *ados d* pe*quisa (2020).
</line>
<line>
O *eríodo mais recen**, 201* a *020, foi o qu* tev* o maior núme*o de cursos
</line>
<line>
implantad*s (33%), *eguido de 200*-2005 e *0*1 a 2015 (27%). Esses resul*ado* nos
</line>
<line>
mostram que há duas década* esse* cu*sos já vê* sendo impla*tados, mas sua i*te*sif*cação
</line>
<line>
ocor*eu *o* últi*os anos e vem só evoluindo. Val* re*sal*ar qu* o *rimeir* curso impla*tado
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a *I, v. 18, n. 5, art. *, *. 18-30, mai. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. Cava*can** Júnior, H. Queiroz Neto, T. N. G. *. Amorim
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
*oi o Tecnó*o*o e* Secret*r*ado, *o IFPI, em 2001. No *ue se refere aos cursos implantados,
</line>
<line>
os *cha*os constam no gráfico 3.
</line>
<line>
***fic* 3 - Cur*os Implantados
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: *laborado pelo autor, dados da pesquisa (2020).
</line>
<line>
Do* 1* cursos implantados no perí*do de 2000 a 2*20, Pr*ces*os Gerenciais foi o que
</line>
<line>
ma*s se de*taco* (20%), ofert*dos pe*o IFMA, IFPE * IFP*; *egui*o pelo c*r*o d* L*gísti*a
</line>
<line>
(13%), o*erta*o pelo IFRN e IFS e Gestã* *úblic* c*m o mesmo perc*ntual, of*recido pelo
</line>
<line>
*FMA e IFRN. D*s 13 cursos que constam na t*rceira *diç*o do Catá*ogo Na*io*al dos
</line>
<line>
Cur*os Superiores d* Tecnologia, publicad* em 20*6, na áre* de Gestão e Negó*ios, apenas
</line>
<line>
Comunicação I*stituc**nal e *est*o Financeira não **ram encontrados nas instituiç*es
</line>
<line>
pes*u*sadas. No que se refere à l**alização dos *ursos, os dados estão expostos no gráfico 4.
</line>
<line>
G*áfico 4 - Loc**ização dos Cur*os
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Elaborado pe*o autor, dados d* p*sq*is* (*02*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esi*a, v. 18, n. 5, *rt. 2, p. **-30, mai. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ev*lução dos Cur*os Tecnológicos da Área d* Gestão e Neg*cios n*s Instituto* F*derais
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
As capitais aind* s*o as cidades que ofer*c*m o maio* número de *ursos (40%), s*
</line>
<line>
cons**era*mo* as C*p**ais e Regiões Metr*politanas, esse nú*ero se eleva p*ra 67%. O
</line>
<line>
i*terior, res**nde apenas por 33% dessa dem*nda. S* cons*derar*os qu* a maioria do campus
</line>
</par><par>
<line>
*e*ses institut**
</line>
<line>
estão no in*er*or, percebe-se *ue h* u*a ce**a disc*epância entre capital
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interio*. No que se refe*e ao Co*c*i*o de Curso, os ach*dos **tã* expostos no gráfico 5.
</line>
<line>
Gráfico 5 - C*nceito dos Curso* Pesquisados
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elab*rado pelo au*or, *ados da pesqui*a (202*).
</line>
<line>
Perceb*-se claramente qu* os *ursos ofertad*s por **sas *nstitui*ões são be*
</line>
</par><par>
<line>
aval**dos *elo MEC, dos quai*
</line>
<line>
47% possuem o co**eito 4 e 13% p*ssuem o conceito
</line>
</par><par>
<line>
máximo, 5. Nenh*m curs* fo* aval*ado com con*eit* 1 ou 2. Cerca d* 27% dos curso* estão
</line>
<line>
sem conceit*, ainda, po* serem *ur**s novos.
</line>
<line>
O Conceit* de **rso (C*) é a nota final d* *ualidade dad* pelo MEC aos cursos de
</line>
<line>
*radua*ão das in*tituições d* ensino su*erior no B*asil. Este co*ceit* fi*al é f*ito a pa*tir **
</line>
<line>
uma *v*li*ção prese*cia* dos cursos pe*os técnicos do MEC e pode confirmar ou mod*fica* o
</line>
<line>
CPC. Cursos que receberam not* 1 ou * ** CPC automati*amente são avaliados in loco pelo
</line>
</par><par>
<line>
MEC. Já cursos com nota igua* ou superior * 3 pod*m dec*d*r s* querem
</line>
<line>
ou não r*ceber
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vis*ta dos **aliad*res. Ca*o não *ptem pela avaliação prese*cial, * CPC é o co**eito de
</line>
<line>
qualidade que *ale (M*NISTÉRIO D* ED*CAÇÃO, 2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 5, *rt. 2, *. 18-30, *ai. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. Cavalc*nte J*nior, H. Queir*z Neto, T. N. G. F. Am**im
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA**
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo gera* des*e estudo *oi analisa* crescimento n* i*planta*ão *e o
</line>
<line>
cursos
</line>
</par><par>
<line>
tecn*lóg*co* d* ár*a de Gestão * Negócios, *a m*dal*dade p*es*n*ial, nos Institutos Federais
</line>
<line>
da Regiã* No**est*.
</line>
<line>
I*icialmente, perc*beu-se que *ntre os *1 Institutos Federais de Educação, Ciência e
</line>
<line>
*ecnologia da Regiã* Nordeste foram en*ontrados 1* (q*inz*) c*rsos de Graduaç** na Á*ea
</line>
</par><par>
<line>
*e Ge*tão e Negócio*. Ent*e as ins**tuiçõe* *e*quisadas, apenas o IFAL, IFBA, IFCE
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
IFSERTÃO-PE, ainda, n** ofertam es*e tip* de curs*.
</line>
</par><par>
<line>
No tocante ao n*mero de cu*so*, con**atou-se q*e o IFRN e * *FPI são os que ofertam
</line>
<line>
em maio* número essa modal*dade, com 26,66% e 20%, res*ect*v*mente. En*re as ofertantes,
</line>
<line>
o IFBAIANO e I** s*o os qu* ofer**m o menor n*mero, *m curso cada.
</line>
<line>
Em r***çã* aos per*od*s de cr*ação, o mais rec*nte, 2**6 a 2020, f*i o que apresen*ou
</line>
<line>
o **ior *ú*ero *e cursos implantados (33%), seguido d* 200*-20*5 e *011 a 20** (2*%).
</line>
<line>
*s*es resultados no* mostram que há du*s ***a*a* esses c*rsos já *êm sendo implantad*s,
</line>
<line>
mas sua inte*si*icação ocorreu nos últimos anos * vem só evoluindo.
</line>
<line>
Per*ebeu-se que entr* o* 15 *ursos implan*ados no período de *000 a 2020, Pr*cesso*
</line>
</par><par>
<line>
Gerencia** foi o que se des*a*ou (20%),
</line>
<line>
*mpl*ntado no IF**, I*PE e IFPI; seg*ido
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
cu*so d* l*gí*tica (13%), IF** e IFS e G*stão Púb*ic* com o mesmo
</line>
<line>
pe*centual, *FMA
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
IFR*. Dos 13 Cu*sos que constam na tercei*a edição do *atálogo Naci*na* dos Cur*os
</line>
<line>
Superiores *e Tecn*logia, *ub*ic*do em 2*16, na áre* *e Gestão * Negócios, ap*nas
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação Instit*ci*nal e Ges*ão Fin*nceir* não *oram enco*tra*os
</line>
<line>
nas inst*tui*ões
</line>
</par><par>
<line>
p*s*uis*d**.
</line>
</par><par>
<line>
Ve*ific*u-** que *s capitai* *in*a são as cidades que o*e*ecem o ma**r núme*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cu**os (40%). Se considerarm*s as Capita*s e Regiões *etropolitanas, *sse **mero se eleva
</line>
</par><par>
<line>
para 67%. O interior resp*nd* *penas por
</line>
<line>
33 %
</line>
<line>
des*a dema*da. Se con*iderarmos q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maioria
</line>
<line>
do campus dess** i*stitutos *stão no inter*or, percebe-se q*e há
</line>
<line>
um* certa
</line>
</par><par>
<line>
discrepância *ntre ca*i*al e *nterior.
</line>
</par><par>
<line>
Percebeu-se que *s cu*sos o*ertados *or es*as i*stit*ições são
</line>
<line>
bem ava*iados
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
MEC, *os qu*is 47% possuem * c*nce*to 4 e 13% possu*m o *onceito máximo, *. Nenhu*
</line>
<line>
*u**o foi avaliado com c*nceito 1 ou 2. Cerca *e 27% d*s cur*os estão sem conceito, a*nda,
</line>
<line>
p*r serem cursos novos.
</line>
<line>
Co*o limitações do e*t*do, ressalt*-se o *ato de *ere* sido pes*uisados a*enas cursos
</line>
</par><par>
<line>
na áre* de Gestão Negócios, não a*rang*ndo cursos, por ex*mplo, como Agronegóc*os e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. *8, n. 5, a*t. 2, p. 18-30, *ai. 202* www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evol*ção dos Cursos Tec*ológ*cos da *rea de Gestão e Ne*ócios nos Inst**utos Federais
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
G*stão de Turismo, pois no *atál*go N*cional de Cursos Tecnológicos pertencem a outras
</line>
<line>
áreas.
</line>
<line>
Como suge*tões de *uturos e*t*dos, propõe-se analisar a *vo*ução de*ses cur*os em
</line>
<line>
I*s*itutos **derais de Edu*ação de ou*r*s regiõe* do país, bem com* estender a universida**s,
</line>
<line>
a *im *e se ter uma vis** mais abrangen*e da evo*uçã* dessa m*dalidade de curso nas
</line>
<line>
ins*itu*ções *ú*lica*.
</line>
</par><par>
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Tecnológicos da Á*ea de G*stão e Negócios nos Institutos Fede*ais. Rev. FSA, Teresina, v.*8, n. 5,
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art. 2, *. *8-30, mai. 2021.
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Contrib*ição dos Au*or*s
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F. C. Cavalcante Júnior
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H. Queiroz Neto
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T. *. G. *. *morim
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1) c*ncepçã* e **ane*amento.
</line>
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X
</line>
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X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
*) anál*se e interpretação dos dados.
</line>
<line>
*
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<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
3) elab*ra**o d* rascu*ho ou na revisão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) **rt*cipação *a aprovação da *ersão *in*l do manus*r*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. *S*, T*resina, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021
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ww**.fsa*et.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)