<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 8, p. 144-158, *b*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.04.8 </line>
</par>
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<line> *valiação da TPM como Ferramenta *e *elhoria n* De*empen** da Produção: Um **tudo de </line>
<line> Caso </line>
<line> *PM Evaluati*n as a *o*l for Impr*ving Product**n Per*ormance: A *ase *tudy </line>
</par>
<par>
<line> J*r*anna de *ouza Camargo </line>
<line> Gradua*a e* Engenharia de P***ução pela *niversidade Fe*eral de Ca*alão </line>
<line> E-mail: j*oscamargo@gmail.*om </line>
<line> *ndré Alves de Re*ende </line>
<line> Dout*r e* Engenha**a Mecân*ca *ela Univers*d**e Federa* de Uberlândia </line>
<line> Pr*f*ssor na Un*versidade F*deral de Catalão </line>
<line> E-*ail: *aresende@gma*l.co* </line>
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<line> En*ereç*: Jordanna *e S*u*a Camargo </line>
<line> *dit*r-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Dr. </line>
<line> Lamarti*e </line>
<line> Pinto </line>
<line> de </line>
<line> Avela*, </line>
<line> 1*2*. </line>
<line> S*to* </line>
<line> Rodr*gue* </line>
</par>
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<line> *niversitário - CE*: 7*704-0*0. Catalão-G*. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**e*eço: André Alves de Resen*e </line>
<line> Arti*o *ecebido e* *5/*3/20*1. Última *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Dr. </line>
<line> **martine </line>
<line> *into </line>
<line> de </line>
<line> *velar, </line>
<line> 112*. </line>
<line> Seto* </line>
<line> recebida *m 01/04/20*1. Apro*ado em 02/0*/*021. </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sitário - CEP: 75*04-0*0. *atalão-GO. Brasil. </line>
<line> Ava*i*do pelo *istema **iple R*view: Desk Review a) </line>
<line> pel* Edito*-*hefe; e b) Double Blind Revi*w </line>
<line> (avalia*ão cega por dois avaliado*es da á*e*). </line>
<line> Revisão: G*amatical, *orm*t*va e *e Formatação </line>
</par>
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<line> *valiação da TPM como F*rramenta *e Me*h*ria no *esempenho da Produç*o: Um Estudo *e C**o </line>
<line> 145 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> A M*nuten*ã* Prod*tiva Total (TPM) env*lve *rodução e manut*nção de forma efi*i**te </line>
<line> * </line>
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<line> eficaz pa*a garantir a *rod*ção </line>
<line> conform* a programa*ão. Neste contexto, o objetivo *es*e </line>
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<line> a*tigo é analisar os cenários a*terio* </line>
<line> e po*terior à aplicação da ferr*menta em um* ind*stria </line>
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<line> aut*mobilística. Foi identificad* que a impl**entação da TPM exigiu baixos i*v**ti*entos e </line>
<line> a**ese*to* r**ultados e* pouco *empo. O se*or observad* f*i a área *e solda. Como resultado </line>
<line> fo* o*s*rvada uma re*ução de 87,78% na m*n**e*ç** corretiva nã* planejada e uma mé*ia </line>
<line> *as pa*adas não *rogramad*s 20 vez*s inferior ao observado anteriorment*. *onclui-se que a </line>
</par>
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<line> T*M, </line>
<line> e em particular a </line>
<line> manute*ç*o preven*iva, pode b*n*f*ciar a disponibilidade e </line>
<line> a </line>
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<line> con*iabilid*d* do processo, assim co*o aumen*a* a eficiência da manutenç*o co*o fator </line>
<line> est*at*gico. </line>
<line> Palav*as-chave: TP*. Dispon*b*li**de. C*n*i**ilidad*. Par*d*. *ese*pen*o. </line>
<line> *BSTR*CT </line>
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<line> To*al Product*v* *ainten*nce (TP*) involv** </line>
<line> p*oduction a*d maintenance efficient*y and </line>
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<line> effectively to guarantee pro*uction according to schedu*e. In this context, the objective of *his </line>
<line> ar*icle is to analyze the *cenarios *efo*e and a*t*r the *pplication of the tool ** an a*tomobile </line>
<line> i*dustry. It was *dentified that the implementation of **e TPM required low *nvestments and </line>
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<line> pres*nted r*sults in a short ti*e. The sector observed was the w*lding a*ea. A* a result, </line>
<line> a </line>
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<line> reduction of *7.78% was *bserved in *nplanned c*rrec*ive m*inten*nce and an average of </line>
<line> un*cheduled stops 20 t*me* lower than pr*viously observed. It *s concluded *hat TPM, and in </line>
<line> p*rticular prev*ntive maintenance, **n benefit the *vailability *nd reliability of the *r*cess, a* </line>
<line> w*ll as increase the eff*ciency of *aintenance as a st*ate*i* *actor. </line>
<line> Keywords: *PM. Ava*lability. *eliabi*ity. Stop. Performance. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *ere*ina PI, v. 18, *. 04, art. 8, p. 144-158, a*r. 2*21 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/r*vist* </line>
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<line> J. S. Camar*o, A. *. Resende </line>
<line> 146 </line>
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<line> 1 IN**ODUÇÃO </line>
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<line> N* *ecorrer da his*ó*ia, entre as *tap*s d* *onstituição do s*t*r automobilístico, </line>
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<line> desta*a-se a criaçã* </line>
<line> do primeiro c*rro expe*imental em *90*, por *enry F*rd. O modelo </line>
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<line> ve*deu 1.7*8 unidades, e os conc*itos *ti*iza*os na </line>
<line> linha d* produç*o rev*l*cionaram </line>
</par>
<par>
<line> o m*n*o. O*z* anos *epois (191*), os irmãos *odge de*envolver*ma sua própria indústr*a </line>
<line> automobi*ística, c*m o diferencial de a car**ceria ser to*a em aço, e *0.700 unidades foram </line>
<line> vendidas (MENDE* et al. 2017). </line>
</par>
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<line> E* um pro**es*o </line>
<line> natural, o des*nvolvi***to no s*gmento a*tomotivo resulto* na </line>
</par>
<par>
<line> bu*c* </line>
<line> por </line>
<line> téc*i*as </line>
<line> *ue </line>
<line> p*dess*m </line>
<line> *epresentar </line>
<line> um </line>
<line> diferencial </line>
<line> comp*titivo </line>
<line> e </line>
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<line> conse**entemente fidel*zação de cli*nte* (JIPM, 2**8). *o Brasil, o p*ocesso a </line>
<line> n*o foi </line>
</par>
<par>
<line> diferente. * pa*tir da abertura econômica *o in*cio dos *nos 90, novos *nvestimen**s </line>
<line> e </line>
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<line> indú*trias co*eçara* a ser instalados e melhorias no *etor p**dutivofora* impla*t***s. </line>
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<line> *e*se co*t*xto, os *quipamento* e as *et**ologias de *anufatura passam aser mais </line>
<line> sof*st*ca*os para conseguir atingir um *aior volume *e produção e com maior </line>
<line> *r*vi*ibi*idade de te*po* (SIN*H, **14). Essa combin*ç*o do cumprimento da p*odução </line>
<line> programada c*m a *u*omação *os e*uipament** fe*-s* indispens*v*l para a melhoria d* </line>
<line> ger*****mento d* manutenção dos equipa*entos a fim de garantir a qualidade da p**dução </line>
<line> (SLAC*, *0*2). Assim, *urge o mé*od* de g*s**o Tota* P*odutiv* *aintenanc* (TPM), </line>
<line> termo difundido n* Brasil com* *an*t*nçã* ProdutivaTotal. </line>
<line> U* dos princ*pais *bjetivos da **M é, por meio d* uma manuten*ão planeja*a e </line>
<line> p*og*a*ad*, promover a elim**a*ão das causas d* q**bra e do* defe*tos *os equi*amen**s. </line>
<line> *ssa ferram**ta se b**eia no comportament* humano * co*preendeq*e a operação cor*eta, </line>
<line> manute*ção eficien*e *e e*uip*mentos e *áqui*as, contribui ** m**horia d* produtividade, </line>
<line> cu*tos de *rod*ção baixos, *reços *o*pe**tivo* e qualidade de serviç* (MON*EIRO, 2012). </line>
<line> Para *o*dat* (2004), ** aumentos d* efici**cia d**orrente* d* im*l*mentação da </line>
<line> TPM têm o*cilado entre 60 e **% e* indú*tr*as j*po*esas. Nuci (20*4) p*r s*a vez r*tra** </line>
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<line> *obre uma *ndústria d* emb*lagens de papelão ondulado que obteve um aumen*o </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> c*pacidade de produção de 11,60%, *ma redução </line>
<line> de 78,33% em r*lação às quebras, </line>
</par>
<par>
<line> tota*izando u* rendimento anual *5% m**or que o *n* anter*or. </line>
<line> Por s*a vez, a di*po*i*i*idad* e a confi*bil*d*de do* equipamentos sã* essenciais </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a ga**ntia ** e*ros **nos con*t*ntes at*avés de um </line>
<line> proces*o d* pre*en*ão a f*lh* </line>
</par>
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<line> (NETTO, 2008). Desse modo, faz-se uso d* ind**a*ores para auxil*a* a gestão d* *peração </line>
</par>
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<line> junto ao* objetivos d* organização. As**m, os pro*es*o*, quan*o </line>
<line> alter*do*, n*cessit*m </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 0*, *rt. 8, p. 14*-*58, ab*. 2021 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> Ava*iação da T*M c*mo Ferram*nta de Me*hori* n* D*sempenh* da Produçã*: Um Es*udo de Caso </line>
<line> 147 </line>
</par>
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<line> um monitoramen*o dos result*do*, par* que *eja possí*el men*urar * impacto sobre as </line>
<line> demais áreas e ind*c*dores, objeti*ando a eficácia e * efici**cia d*s processos da </line>
<line> o*gan*zação (**CHECO; MATINS, 2015). </line>
<line> *ssi*, este ar**go tem por ob*etivo aval*ar, em uma indús*r*a automobil*sti*a, ** </line>
</par>
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<line> cenário* anterior e poster*or à implem*ntaç*o d* TPM *o período de j*nei** de 2*18 </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> dezembro de *019. Os r*sult*dos se*ã* *edidos por meio de indicadores de manutenç*o </line>
<line> e </line>
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<line> os bene*ícios ap*esen*ados. </line>
</par>
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<column>
<row> O pre*e*te a*tigo just*fica-se *or *vide**iar *a prática co*o a im*le**ntaçã* </row>
<row> e*truturad* da *anutenção Produtiva Total influencia posit**a*ente nos i*d*cado*es de </row>
<row> manutenção e r*sultados da e*pres*. T*mbé* *e*virá de referên**a p*ra outras **e*s d* </row>
<row> e*presa co*pre*n*er c*mo a f*rrament* é capa* de melhorar os result*dos do setor. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> R*FERENCI*L TEÓRICO </line>
<line> A pa*tir do séc*lo XVII, c*m o avan** tecnológico, a m*nut*nção surge *omo uma </line>
</par>
<column>
<row> necessid*de das indús*rias p**a manterem os equipamentos em funcionamento. </row>
</column>
</par>
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<line> Posterio**ente, *o sé*ulo *VIII, com a Revolução Industr*al, as t*cnologias evoluíram </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> forma rápid*, aum*nt*ndo *ind* mais a ne*essidade de ativ**ades ** *onsert* e conservaçã* </line>
<line> *os *quipamento* (BIEHL; SELLI*O, 2015). </line>
<line> Por sua ve*, apenas na décad* de 50 do séc*lo XX, *os Estados Uni*os, o termo </line>
</par>
<par>
<line> *anu*enção passa </line>
<line> * ser difund*do (NETTO, 2008). Ne*se perío*o pó*-guerra, fez-se </line>
</par>
<par>
<line> necess*ria a di*is** da *rea da m*nu*enção da prod*ção *ara que melhorasse * *esempenho </line>
<line> do sistem* pr*dutivo, já que se tratava *e uma é*oca de de*en*olvimento tec*ol*gico. </line>
<line> 2.1 Manutenção corretiva nã* plane*ada </line>
<line> *a*a San**s (2013, *. 1*), a m*nutenção co**etiva não planejada r*pr*sentou o </line>
<line> princípio em *u* o operador basicamen** c*n*erta o que **tá que*rado, não se pre*cu*ando </line>
<line> com *s causas ou *s efe*tos que ocasionaram o defeito. </line>
<line> Segundo Kardec e Nascif (2*12, *. 39), es*e tipo *e *tuação t*ab*lha com o intuito </line>
</par>
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<line> d* correç** da falha </line>
<line> de manei*a *leató*ia, ou seja, a at*ação opera*ional *rabalha </line>
</par>
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<line> *iretamente no fat* já o*o*ri*o. Essa circu*s*ância co*umente gera altos cus*os, </line>
<line> vi s t o que a </line>
</par>
<par>
<line> quebra ine*pe*ada *od* </line>
<line> ocasionar *levados c*stos </line>
<line> *ndiretos na manutenç*o, di*inuição na </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e d* produto, d*no* no processo, assim como dan*ficar * equipamento. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 04, art. 8, p. 144-1*8, *br. *021 www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
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<line> J. *. Ca*argo, A. A. Resend* </line>
<line> 148 </line>
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<line> 2.* *a**tenção Corretiva Planejad* </line>
<line> Para Takahashi * Osada (1993, p.177), esse tipo de man*te*ção trab*lha no reparo </line>
</par>
<par>
<line> programado das ava*ias det*cta*as dura**e as *nspeçõe* p*eventi*as *u pr*ditivas, </line>
<line> as*im </line>
</par>
<par>
<line> como *s *ep*ros *ue tornam o equip*mento mais fáci* para inspecionar e mais co*f*áve*. </line>
<line> Essa po*íti*a exe*uta ativ*dades co*o *elhoria em sistemas de seguranç*, ap*r*eiç*amento </line>
</par>
<par>
<line> no siste*a de lubrific*çã*, r*du*ão n*s ri**os *e </line>
<line> acident* e el*minação de agentes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> contaminação. </line>
</par>
<par>
<line> Kardec e **scif (2012, *. 58) destacam qu* a ca***terísti*a p*incipal da manuten*ão </line>
<line> corr*tiva plane*ada * a fu*çã* da qual*dade *e informação forn*cida peloacompanha*ento do </line>
<line> *quipa*ento. Nota-se, portanto, *ue a maior vantagem da manute*ção plane*ada sobre a não </line>
<line> pla*ejada se deve * dis*oni*ili*ade do equi**mento, já que o a*ompanhamento das variá*eis </line>
<line> torna p**sív*l que o re*aro ocorra *e f*rma pla*ejada. </line>
<line> 2.* Manutenção Prevent*va </line>
<line> Costa (2013) af*rma qu* a* *tu*çõe* com m**utenção prevent*va j**tamente com a </line>
<line> corretiva não planejad* exercem majoritar*amente o per*entual de a*ividades exe*u*adas nas </line>
<line> e*pres** no Bra*i*. Segun*o Kardec e Nascif (2012, p. 4*), m*n****ção p*eventiva é </line>
</par>
<par>
<line> baseada </line>
<line> *m inter*al*s de tempo, de forma a *eduz*r *ueda no desempenho e evit*r f*lhas a </line>
</par>
<par>
<line> co*fo**e um *lano previamente elabo*ado. E*s* plano de trabalho é fe*to a pa*tir d*s </line>
<line> informaçõ*s *o f**rica*te, d* conhecimento técnico e do relatório h*stór*co do equipam*nto. </line>
<line> Yo*hicazem (2002), c**tu*o, ressalta a re*evância deste j* que o aperfeiçoamento </line>
<line> das t*cnic** existentes na manutenção pr*v*nti*a deu o*igem ao TPM, objetivando * falha </line>
</par>
<par>
<line> zer* dos processos, dos </line>
<line> e**ipamentos * redução de perda. Por sua vez, a manuten*ão </line>
</par>
<par>
<line> planejada é um dos 8 pila*es da Manutenção Produt*va Total. </line>
<line> 2.4 Manutenção *rodut*va total </line>
<line> A for*u*a*** e a i*ple*entação *e estratégias baseadas na manutenção produtiva </line>
<line> *ot*l (TPM) resultam em um aum*nt* eminente no desempenho da ma**tenção (****, </line>
<line> 2*14). Seg*n*o Mo*teiro (2012), as **ividades *essa fe*rament*co*centram em mel*orias do </line>
<line> ativo industri*l, com p*eç*s competitivos, c*stos de p*o*ução b*ixos e equipe de *rodução </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 8, *. 144-1*8, abr. *021 ww*4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava*ia*ão da TPM como Ferram*nta de Melhoria no Desemp*nho ** Produção: Um *stu*o de C*so </line>
<line> *4* </line>
</par>
<par>
<line> f*cad* e *otivada nos r*sultados a fi* *e mini*iza* *varias, abor*ar o ciclo *e vida dos </line>
<line> equip*mentos, *ciden*es com danos patrimoniais e *e**oais e def*itos d* produçã*. </line>
<line> Biel* (2*15) retrata que, para que se con*ig** *tingir os objetivos *a eficiência </line>
<line> máxima *a *erramen*a, é nece*sário *u* *e e*imine tu*o que re*uza a eficáci*, ou se**, *s </line>
<line> perda*. As principais perd*s que dev*m ser extintas s*o clas*i**cas para Nuci (201*) como: </line>
</par>
<par>
<line> q*e*a de rendimento </line>
<line> *oturno, *efugos e r*trabalhos, tempos *e espera, tempo de setup e </line>
</par>
<par>
<line> que*ras. </line>
</par>
<par>
<line> Para que se consiga evit*-las, Carrijo (200*) aprese*ta os 8 p*lar*s da TPM em: </line>
<line> manu*ençã* a*tônoma; m*lhorias específicas; *a*utençã* plan*ja*a; manutenção de </line>
<line> q*alidade; segurança, *aúde e *eio ambi*nt*; educação e treinament*; melhori* dos </line>
<line> p*o*essos ad*inist*ati*os. </line>
<line> 2.5 Indicador de disp*n*bi*idade </line>
<line> Mor*es (20*4) defi*e o indicador de disponib*li*ade como sen*o *m dos *rincip*is </line>
<line> *bje*ivos da gestão da ma*utenção. Ele é cara*terizado pelo *eríodo em que a má*uina está </line>
</par>
<par>
<line> disp*n*vel para funcio*amento conf*rme </line>
<line> * programad*, logo **anto maior for esse </line>
</par>
<par>
<line> perce*tual melho*. O índi** pode *er encontrado * partir da Equa*ão (1): </line>
<line> (1) </line>
</par>
<par>
<line> Sendo que a unidade utilizad* foi horas, em que *P é o tempo total programado com </line>
<line> base na demand* *a pr**ução; PP são as paradas p*an**adas, *u seja, intervalos para almoço, </line>
<line> reuniões e manutenção planejada; e PNP *ão *s *ara*as não planeja*a*, como manu*enç*o de </line>
<line> emergência. </line>
<line> 2.6 Indicador de co*fiabilidade </line>
<line> Na gestão da Manu*enção, * c*n*iabilidad* po*e ser definida como * probabilid**e </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> dese*p*nho adequa*o, em u* *eterminado </line>
<line> período *e *empo, por sistemas, cadeia* </line>
</par>
<par>
<line> pro*utivas e máquinas. Essa </line>
<line> pod* ser r*alizad* </line>
<line> atravé* do histórico de funcionamento dos </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos e de sua estimativa d* atividades futura*(LOPES, 2*17). </line>
<line> (*) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T**es*na P*, v. 18, n. 04, art. 8, p. 144-158, abr. 2021 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Ca*a*go, A. A. Resende </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> Em que se tra*a da *a*a d* falh*, *u s*ja, inverso do *empo **dio ent*e o </line>
<line> falha* </line>
</par>
<par>
<line> (MT*F) e t o t*mpo em horas de projeçã* q** deseja analisar. </line>
</par>
<par>
<line> * MET*DOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O e*tudo de caso foi realizad* po* me*o da análise dos indica*ores de pe*formance </line>
</par>
<par>
<line> d*s horas de atendimentos às manu*ençõ*s prev*nti*as e corretiv**, indicad*res </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> disponibili*ade e confiabil*dade, averigu*ndo a fr*quência **m que as pa*adas indesejadas </line>
<line> oc*rria* e q*a*s sua* po*síveis consequên*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Os d**os ap*esenta**s foram coletad*s a*rav*s d*s </line>
<line> reg*str*s ge*ados pelo *ist*rico </line>
</par>
<par>
<line> da empres*, por *eio do softwar* En*eman, ordem de se*viço manu*l, ordem de ser*i*o </line>
</par>
<par>
<line> sistêmica e h*lp desk, </line>
<line> que são os do*ument*s oficiais de in*ut no software que po**m </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> co*vert**os para pla*ilha* do E*cel. O i*tervalo de *nál*se f*i de 24 meses (compree*d*do </line>
<line> d* jan**ro de *01* a de*embro de 20*9). O s*tor an**isado *oi o de solda, *endo d*vidi*a* </line>
<line> *uas linhas de pro***ão em *olda de Ca**ne, Solda de *arroceria, Fechame*to de P*rt*s * </line>
<line> Acabam*n** de Cabine. </line>
<line> * averigua*ão e o estud* dos dados coletados foram di*idido* em dois mo**ntos. O </line>
</par>
<par>
<line> *ri*eiro </line>
<line> consiste na an*lise *nter*or implement*çã* da TPM de janeiro a *ezembro de à </line>
</par>
<par>
<line> 2018, e * *egundo, consequent*mente, no *ós-imp*antação d* janeiro a </line>
<line> dezem*ro de 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Para a**os, foi realiza*a a se*u**te s*q*ê**ia d* tar***s: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Indicador de D*stribuição das Ativida**s: obtenção no ba*co de </line>
<line> da dos da </line>
</par>
<par>
<line> *mpresa, an*lisand* os percentu*is do total das horas real*zadas pela ma**tenção; </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Indicadores d* Paradas: obtenção no banc* de d**os da em*resa,analisando a </line>
</par>
<par>
<line> qu*ntidade de paradas acum*lativas em cada *ês; </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> *ndicad*res de Confiabi*i**de e Disponi*ilidade: </line>
<line> obtenção das *nformações </line>
</par>
<par>
<line> através do software Engeman, utiliza*o *ela empresa; </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Av*liação e anal**e *os *ndic**ores através das info*ma*ões coletadas </line>
</par>
<par>
<line> anteriorme*te; </line>
<line> É i*portante ev*dencia* q*e essas etapas foram realizad*s p*ra ambos os pe*ío*o* de </line>
<line> anális*, portanto a co**ta de d**o* e a aplicação *os indicadores foram exe*u*ada* de for** </line>
<line> análoga para os dois momentos. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teres*na, v. 1*, n. 04, ar*. *, p. *44-158, abr. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *valiação *a TPM c*m* Ferrame*t* de Melhor*a no Desempe*ho da Prod*ção: Um Est*do de Caso </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULT*DOS * ***CUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> *ara uma melho* vis*al*zação e interpretaçã* dos re**ltados, eles serão dispostos *m </line>
<line> forma de gráfico. Os dado* *e 2018 s* refere* *o *e*íodo anterio* à implem*ntaçã*, e *s </line>
<line> d*d*s de 2019 ** referem ao perí*do *pós a imp*ementação daTPM. </line>
<line> 4.1 Indicado* de d*strib*i*ão *e atividades </line>
<line> Ess* i*dicador fo* responsável **r mensu*ar os res***ados dos perc*n**ais **s </line>
<line> at*vidades executa*as *ela manuten*ão. O gráfico mo*tra a distribuição da manu**nção </line>
</par>
<par>
<line> pr*v*nti*a, a *anutenção </line>
<line> corretiva não pla*ejada, a manutenção corretiva pr*g*amada, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> i*stalações * outros serviç*s. A Figura 1 a**esenta os resul*ados percentuai* da* ativ*dades </row>
<row> executadas pela manute*ç*o antes da implementação da TPM (ano de 2*18). </row>
<row> Fig*ra 1 - Distribui*ã* *as atividades *e m*nuten**o *nterior à *mplemen*ação </row>
<row> da TPM (*no de20**) </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Out*o* </row>
<row> 22,75% </row>
</column>
<column>
<row> Prevent*va </row>
<row> 3*,00% </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> *nstalação </row>
<row> 21,25% </row>
<row> Cor**tiva Não </row>
<row> Planejad* </row>
<row> 2,50% </row>
<row> Fonte: Elabor*do pelos auto*es (2020) </row>
</column>
<column>
<row> *or*etiva Progr*mada </row>
<row> *3,50% </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ao analisar o *rá*ico, foi constatado um número *lto de e*ecução </line>
<line> de </line>
<line> tarefas </line>
</par>
<par>
<line> necessárias, mas que não agr*ga*am </line>
<line> *alor às atividades da manutenção, sendo est*s </line>
</par>
<par>
<line> classifi*adas co** Outros Serviços. Este repr*se*ta 22,75% do tota* a*ual, e*tr* Shutdown*, </line>
</par>
<par>
<line> preenc*imento de Ord*n* de Serviç*, </line>
<line> *tart *p, deslocam*nto para op*r*ção, de*loc*mento </line>
</par>
<par>
<line> com ferram*ntas e mate*iais e acomp*nha*ento da manutenção. As Instalações </line>
<line> corre*pon*em a 21,25% e são atendidas tanto equipamentos *e produçã* c*mo neces*i*ades </line>
<line> não *inculadas a e*ta. </line>
<line> As Manut**ções Cor*e*ivas *rogramadas s*maram um valo* de 23,5% do *otal dos </line>
<line> chamados da manute*ção, resultante do *úme*o d* preventivas com nec*ssidad*s d* sp*re </line>
<line> *arts e ocupações originária* d*s c*rretiva* imediatas. Açõespreve*tiv*s re*u*taram 30% das </line>
<line> R*v. F*A, Teresi*a PI, v. 18, *. *4, art. 8, p. 1*4-*58, abr. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Camargo, A. *. Resende </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> at*vidad*s to*ais realizadas na manuten*ã*, distr*buí*as entre mecân*ca, e*étrica, limpe*a e </line>
<line> lub**fic*ç**. *or fi*, com *,5% *stá a *anutenção corret*va não *lanejada, que são </line>
<line> intervenções que diminuem * conf*ab*lidade do proce*so e aum*ntam os *ust*s d* produção. </line>
</par>
<par>
<line> Na Figura 2, *stão r*presentadas as distribuições das ativ*dades posteriores </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<column>
<row> implement*ção d* *anutenção Produtiva Total dur*nte os meses de janeiro a dezembro no </row>
<row> ano de 2019. A par*ir desse gráfi*o, será *oss*vel i**nt*fic** as melho*ias promo*idas pela </row>
<row> TPM. </row>
<row> Figura 2 - Distribuição das atividades de man*tenção após a **plem*ntação da TPM </row>
<row> (a*o de 2019) </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Instalação </row>
<row> 15,24% </row>
</column>
<column>
<row> Outros </row>
<row> 3,*1% </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Corr**iva Não </row>
<row> Pla*ejad* </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 0,32% </row>
</column>
<column>
<row> Pr**enti*a </row>
<row> 44,04% </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> Corretiva </line>
<line> Pr*gramada </line>
<line> 37,00% </line>
<line> *onte: Elaborado pelos autores (***0). </line>
<line> As iniciat**as focadas em reestrutura*ã* do dep*rtament* de *anutenção com a </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tação da </line>
<line> TPM na fábrica resultara* na diminu*ção d** atividades </line>
<line> que *ão </line>
</par>
<par>
<line> agregavam valor, definida ant*riormente </line>
<line> *omo Outros, de 22,75% p*ra 3,41%. Resultad* </line>
</par>
<par>
<line> co**eniente </line>
<line> com o q*e foi retratado por Bi*lh (201*), enfa*izand*-se que, com a execução </line>
</par>
<par>
<line> da M*n*tenção Produtiva Tot*l, tende-se </line>
<line> a eliminar tudo que r*du*a a eficácia *ara que *e </line>
</par>
<par>
<line> atinjam os objetiv*s c** eficiênc*a. E*se efeito r*percu*e diretamente na redistri*u*çã* de </line>
</par>
<par>
<line> tar*fa *m </line>
<line> atividade* </line>
<line> essenciais, decor**ndo, </line>
<line> *o* </line>
<line> exemplo, no </line>
<line> *ume*to percentu*l do total </line>
</par>
<par>
<line> das prevent*vas *ealizadas de *0% para *4,*4% com relação aos seus *esp*ctivos períodos. </line>
<line> As corretiva* prog*am*das que n*cessitam de *ntervenção, se*a e*a ap*s uma </line>
<line> corre*ão *r*vent*va ou imediata, sofre um aumen*o c*mo u* refl*x* positi*o das mudanç*s </line>
<line> geradas. *s corret*v*s não plane**das para o perí*do de 2019 foram aba*xo de 1% de </line>
<line> oc*rrê**ias, tendo redução de 87,78% *om relaç** a 2018. Amb*s *s a*teraçõ*s *efl*tem em </line>
<line> disponib*lidade e confiabilidade de equipamen*o e d*sempenho técnico, conf***e af*rmad* </line>
<line> por Kardec e Nas*i* (20*2). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 8, p. 144-158, abr. 202* w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava*iação da TPM *omo F*rra*enta de Melhoria no Desem*enho d* Prod*ção: Um Es*udo de *aso </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 I*dic**or de *arada </line>
</par>
<par>
<line> N* f*gu*a *, são </line>
<line> ap*esen*ados *s dados de parada acumu**da men*a*mente para os </line>
</par>
<par>
<line> *nos de 20*8 e 2019. O Ind*cador de pa*ada foi responsável pelo p*râmetr* em h*ras do </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo d* te*po em que o *etor </line>
<line> da s ol d a </line>
<line> fi*ou sem execução </line>
<line> de ati*idad*s. Por </line>
</par>
<par>
<line> co*seguinte, essa f*lha é </line>
<line> um grande gerador de *erdas n* *rodu*ivi*ade, </line>
<line> confiabilid**e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disponibilidade do process*. Logo, q*a*to menor for esse períod* *e tempo com pa*adas, </line>
</par>
<par>
<line> melhor será </line>
<line> a eficácia do sistema prod*tivo. Isso s* *eve </line>
<line> porque as f*rm**as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> disponibil*dade e confiab*l*da*e s** di*etam*nte *fet*das pel* quan**dade e fre*u*nc*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> paradas. </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ur* 3 - Re*ação do Indic*dor de parada anterior e p*s a implemen*ação d* </line>
</par>
<par>
<line> TPM (ano de 20*8 -*019) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 03:5* </row>
<row> 03:21 </row>
<row> 02:52 </row>
<row> 02:24 </row>
<row> 01:5* </row>
<row> 0*:26 </row>
<row> 00:57 </row>
</column>
<column>
<row> Paradas Acum*l*tivas m*nsais 201* </row>
<row> 03:33 </row>
<row> 02:43 </row>
<row> *2:20 </row>
<row> 0*:*2 </row>
<row> 00:*0 </row>
</column>
<column>
<row> P*rad*s **umulativas mensa*s 2019 </row>
<row> 01:44 </row>
<row> 00:27 00:*7 00:34 </row>
</column>
<column>
<row> Benchm*rk </row>
<row> 00:39 *0:43 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 00:28 </line>
<line> 00:** </line>
<line> 00:00 </line>
<line> 00:00 </line>
<line> 00:00 00:00 00:00 </line>
<line> 00:*0 00:0* </line>
<line> 00:00 </line>
<line> *0:00 </line>
<line> 00:*0 </line>
</par>
<par>
<line> 00:0* </line>
</par>
<par>
<line> JAN </line>
<line> FEV </line>
<line> MAR </line>
<line> ABR </line>
<line> MAI </line>
<line> J*N </line>
<line> *UL </line>
<line> AGO </line>
<line> SET </line>
<line> OUT </line>
<line> **V </line>
<line> DEZ </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *la*orado pelos a*tor*s (*020) </line>
<line> ** prime*ro mês de 2018, é possível visuali*ar que o somat*rio re*u*t*u em zero, </line>
<line> decorr*nte **s f*rias coletivas que a empresa sit*ava. O valor do ben*hmark já havia s**o </line>
<line> pré-e*tabelecido *nt*riormente e fo* forn*cido pe*a empresa em anál*se, *endo de 3:23 hor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Not*-*e um* variaçã* alta dura*te o p**íod* anterior à impl*mentação da </line>
<line> fe**amenta, </line>
</par>
<par>
<line> des*acando o mês de maio, em que indi*ador a*re*enta *m valor sup*rio* ao limite o </line>
<line> e*tipulado. </line>
<line> Po*teriormente, em 20*9, é notór*a a mud*nç* *e comportamento *á c** a </line>
<line> imp*ementação da M**utenção Prod*tiva Total, em que a var*ação d* tempo de *aradas </line>
<line> acum*lativas f*i signifi*antemente i*feri*r à *o ano *nterio*. Res**lta-*e *ue * valor lim*te </line>
</par>
<par>
<line> d* benchmark nã* foi alterado de um ano para o </line>
<line> outro. Compar*ndo o* dois anos das </line>
</par>
<par>
<line> interrupções oc*rri***, em 2019 teve u*a redução nas paradas de 94,36%. Observa-se uma </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 04, art. *, p. 144-*58, ab*. 2*21 *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Camar**, A. A. Res*nde </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão prática do aumento das a*ivid*des da Ma**tenção Preventiva To*al co* a redução </line>
<line> d*s p*radas e consequentem*nte perdas ge*ada* por e*tas em concordânc*a *om o afirmado </line>
<line> por Cost* (2013). </line>
<line> *.3 Indicador *e Disponibil**ade </line>
<line> A disponibilidade, com* *ess*ltado ante*ior*ente, é es*encial no p*anejamento da </line>
<line> *e*tão da m*nu*enção, afinal e*a é r*sp*n*áv*l pelo temp* em que o ma*ui*ári* está e* </line>
</par>
<par>
<line> es*a*o operacional ou alinhado para solic*ta**es d* t*abalho. Dessa </line>
<line> for*a, a falta d* </line>
</par>
<par>
<line> planej*mento é causa de manutenções desorganizada* e indisponibilida*es na produção. Na </line>
<line> f*gura 4 a seg*i*, é po*s*vel visualizar ** var*aç*es d*sse indicado*. </line>
<line> Fig*ra 4 - Var**ção do i**i*ador de disponibilidade anterior e posterior </line>
<line> imple**ntação da T*M (ano*e 2018 - 2*19) </line>
</par>
<par>
<line> Disponibil*dade 2019 (%) </line>
<line> *sp*rad* (%) </line>
<line> *isponib*lidade 2**8 (%) </line>
</par>
<par>
<line> 99,92 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
<line> 99,78 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
<line> *00 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> 1*0,00 </line>
<line> 100,00 </line>
<line> 99,75 </line>
<line> 99,75 </line>
</par>
<par>
<line> 9*,50 </line>
<line> 9*,6* </line>
<line> 99,64 99,6* </line>
</par>
<par>
<line> 99,00 </line>
<line> 99,42 </line>
<line> 99,03 </line>
</par>
<par>
<line> 98,50 </line>
<line> 98,69 </line>
<line> 98,48 </line>
</par>
<par>
<line> 9*,*0 </line>
<line> *8,01 </line>
</par>
<par>
<line> 97,*0 </line>
</par>
<par>
<line> JAN </line>
<line> **V </line>
<line> MAR </line>
<line> ABR </line>
<line> M*I </line>
<line> JUN </line>
<line> *UL </line>
<line> AGO </line>
<line> SET </line>
<line> OUT </line>
<line> NO* </line>
<line> **Z </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ela*or*do pel*s autores (2020) </line>
<line> *á var**ções sig*ificativas no *eco**er d* a*o de *018, chegando à baixa de 98,01%. </line>
</par>
<par>
<line> Essas *var*as *or*m causa**s **r *roblemas como fa*ta de peças, </line>
<line> tempo *e ***o*o*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> id*ntific*ção </line>
<line> do problema até * </line>
<line> conserto do e*ui*amento, falta </line>
<line> de ferramenta, limp*za </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de a*aptação. Confor*e *it*do, Takahashi *sada (1993) e </line>
<line> afirma* que esse </line>
</par>
<par>
<line> tip* de fal*a pode ser **entificado du*a*te as *nsp*ções preve**i*as ou predit*vas. </line>
<line> Em conc*rdâ*c*a c*m a releva**e dimin*ição da M*nu*enção Não Pro*ramada e * </line>
<line> aum*nto *a Manute*ção Programada, gerou-se u*a crescent* notável na di*po*ibilid*de dos </line>
<line> equipam*ntos e *stabi*id*de *o indi*ador. Ess* *ator se d* em razão de o *companhamento </line>
<line> das alte*aç*es e o rep*ro ser*m exec*tad*s pós-horá*io p*odutivo e a *ual*dade *o* dad*s </line>
<line> **v. F*A, Ter*s**a, v. 1*, n. 04, art. 8, p. **4-1*8, abr. 2021 www4.fsane*.c*m.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aval*ação d* *PM como Ferramenta d* Melhoria n* Desempenh* da Produção: Um E*tud* *e Caso </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> operacionais passarem a s*r m**s precisos quan*o acom*anhados *iariamente, *onforme </line>
<line> evidenciado por **r*ec e Nasci* (2012). </line>
<line> 4.4 Indic*dor de confiab*lidad* </line>
<line> Sob as condições exp*stas, o c*m*ara*ivo a partir do indicado* de c*nfia*ilidade *erá </line>
<line> f*nda*enta*. Ele servirá para *ensurar a prob*bili*ade do setor e*e*uta* suas ativida*es </line>
<line> *em falhas, confo*me elu**d**o a seguir. </line>
<line> Figura 5 - R*lação do indicado* de co*fiab*lidade do período ante*ior e *ós a </line>
<line> implementação da T*M(ano de 2018 - 2019) </line>
<line> *o*fiabilida*e 20*8 (%) Conf*abi*idade 20*9 (%) </line>
<line> 100% </line>
<line> 90% </line>
</par>
<par>
<line> 95,*9% </line>
<line> 90,03% 90,03% </line>
<line> 91,94% </line>
<line> 93,*0% </line>
</par>
<par>
<line> 80% </line>
<line> 84,52% 86,32% </line>
<line> 81,03% </line>
</par>
<par>
<line> 70% </line>
<line> 71,3*% </line>
</par>
<par>
<line> 60% </line>
<line> 64,*2% </line>
</par>
<par>
<line> 50% </line>
<line> 59,01% </line>
</par>
<par>
<line> 40% </line>
<line> 49,81% </line>
<line> 4*,55% </line>
<line> 47,82% </line>
<line> 42,92% </line>
</par>
<par>
<line> 30% </line>
<line> 39,83% </line>
</par>
<par>
<line> 3*,85% 34,88% </line>
</par>
<par>
<line> 20% </line>
<line> 26,*1% </line>
<line> *1,77% 21,7*% 21,63% </line>
</par>
<par>
<line> *0% </line>
<line> 12,99% </line>
</par>
<par>
<line> Ja* </line>
<line> Fev </line>
<line> Ma* </line>
<line> Abr </line>
<line> Mai </line>
<line> Jun </line>
<line> Ju* </line>
<line> Ago </line>
<line> Set </line>
<line> *ut </line>
<line> Nov </line>
<line> De* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado p*los a*tores (*020) </line>
<line> Exceto em jan*iro de 2018 em q** houve férias cole*ivas, em ambos os anos fo*am </line>
</par>
<par>
<line> tr*bal*adas 180 horas semanais e a projeção utilizada para calcular o ind*cador </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> confiab*l*dade de cada mês foi de 45 *or*s. Ainda *m 2018, n* mês fe*e*eiro, o i**icador </line>
<line> apres*ntou uma p*o*abilida*e do setor de so*da funcionar conforme **as *sp*cificações de </line>
<line> **enas 12,99% e uma *áxima e* dez*mbro de *7,82%. Nota-se uma crescente </line>
</par>
<par>
<line> *rob*bilí*t*ca de*i*o à *iminuição de </line>
<line> fr*quência de falhas no deco**er *o ano. Isso *e </line>
<line> dá </line>
</par>
<par>
<line> de*ido * confiabilida*e se tr*tar </line>
<line> de u* ind*cado* acumulativ*. Co*tudo, essa *re*cente é </line>
</par>
<par>
<line> m*ito mais *centu*da n* </line>
<line> ano de 2019 j* que *eve a*e*as duas falhas, contrário ao ano </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 2018 com 32 pausas. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo *omparados os d*sempenhos da disponibili*ad* e da confiabilidade n* </line>
<line> mesmo período de 20*8, percebe-se um com*o*tamento comu* de *nstabilidad*,ca*sador de </line>
<line> falh*s * pe*das *o **oc*sso pro*utiv*, reação já sustentada anterio*me*te por Net*o (2*08). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina **, *. 1*, *. 04, ar*. 8, *. 144-158, *br. *021 ww*4.fsa*et.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Ca**rg*, A. A. Resende </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> É rel*va*te sal*entar que, durante es*e ano com g*andes oscilaç*es, também há um </line>
<line> per*entual a*to d* ati*idades nomeadas como Outros, assim com* Instalações e Manutenção </line>
<line> Corre*iva N*o *lanejada. </line>
</par>
<par>
<line> Co*trário *o ano a*teri*r, o </line>
<line> indicad** </line>
<line> em 2019 </line>
<line> apresentou um* </line>
<line> atuação estáv*l no </line>
</par>
<par>
<line> deco*rer dos meses, exibi*do uma variação, exclusivame*te nos me*e* </line>
<line> d* janeiro e a*ril, </line>
</par>
<par>
<line> *endo *ue mantiver*m às 180 ho*a* trabalhadas mens*is. Ao compara* os com*ortamentos </line>
</par>
<par>
<line> ent*e 2018 * 20*9, </line>
<line> *om * red**t**buição das ativ*dades da </line>
<line> manute*ção, sal*enta-se u*a </line>
</par>
<par>
<line> **ação já expressa por Mont*iro (2012), que, ao empregar-*e </line>
<line> a TPM, *ar*ntindo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> manutenção planejada e compromisso humanoco*i*ente, mani*est* a di*inuiç*o *e f*lhas, </row>
<row> au*ento da qualidade no pro*ess* e mel**ria na prod*tivi*ade. </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> CON*IDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> O objetivo desse *r*igo foi explorar, através de *ndicadores *e desemp*n**, como a </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *nser*ão da Manutenção </line>
<line> Pr*duti** Total re***cute </line>
<line> durant* o pr*cesso produ*ivo em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> indústri* automobilística. A quest*o do trabalho foi re*p*ndida por meio </line>
<line> de uma aval*ação </line>
</par>
<par>
<line> de cenário* </line>
<line> no </line>
<line> de*orr*r </line>
<line> de jan*iro a dezembro d* 2018 e posteriormente, de j**e*r* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ezembro de 2*19, qu* **rres*onde ao p*ríodo a*terio* e pos*erio* à *mpl*men*ação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta. </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-se a im**rtância deste trabalho p** sua compreensão e aprofundamento no </line>
<line> tema da Manutenção Pr*d*tiv* Total de forma prática. Atravé* dele, foi pos*ível *isual*za* * </line>
<line> relevâ*cia do en*olv*men*o de toda pi*âm*de hierárquic* *a disseminação *o conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> e boas práticas p*ra a </line>
<line> geraç*o da manutenção autôno*a e pe*f***ance satisfatória, *ssim </line>
</par>
<par>
<line> com* avaliar * emprego d* En*enheira *e Pro*ução na melhora *o desempenho produtivo * </line>
<line> análi*e dos re*ul*ad*s, por m*iode *ma fer*amenta simples e *testada ef*c*z. </line>
<line> Por sua vez, os obje**vos projetados inicialmente foram a**anç*dos como </line>
<line> ev*de**iado na análi*e dos re**ltados. Os principais desf*c**s foram a d*minuição *as </line>
</par>
<par>
<line> ativida*e* que </line>
<line> não agregavam valor - mas que são </line>
<line> nec*ssárias - de 22,75% para 3,41%, </line>
</par>
<par>
<line> r*perc*tindo na ***istr*buição das tarefas essencia*s como * aumento percentual do total das </line>
<line> pre*entivas de 30% para 44,0*%. Outro po**o a ser evidenciado é *ue, com a uti*iz*ção da </line>
</par>
<par>
<line> TPM, houve a redução </line>
<line> d e 8 7 ,7 8 % </line>
<line> das at*v**ades cor*etivas *m**iat*s e de 94,36% n*s </line>
</par>
<par>
<line> par*das indesejadas comparado a*ano ante*io*, *ef*etind* positivamente nos indicado*es de </line>
<line> dispo**bi*idade e c*nfiabilidade. </line>
<line> *ev. FSA, *er*sina, v. 18, n. *4, *rt. 8, p. 144-1*8, *b*. 2021 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava**açã* da TPM como Ferramenta d* Me*horia no De**m*enh* *a *rodu*ão: U* Estud* d* Caso </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> Logo se consta*a que a TPM p*de s*r *tilizada *omo u* fator estra*égico por *er-se </line>
</par>
<par>
<line> mostra*o e*iciente nas </line>
<line> atividades da m*nutençã* * consequentem*n*e podendo gerar um </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso prod**ivo mais compet*tivo. Tem-se, contudo, como sugestão, a *nálise da* </line>
</par>
<par>
<line> reduç**s de defe*tos nos *rodu*o* </line>
<line> *abricados poste*ior à *mpl*men*ação da ferr*m*n*a, já </line>
</par>
<par>
<line> que a redução de *uebra* *e *áquinas e o aumento na confiabilidade podem ter ger*do </line>
<line> reflexo* com* a ampliação na q*a*ida** do *r*duto. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> BIEHL, N. C; SELLIT*O, M. A. TPM e manutenção autônoma: e*tudo d* caso em um* </line>
</par>
<par>
<line> e**r*sa </line>
<line> *a *n*ústria metal- mecânica. M**ute*ção Pr*dutiva T*tal, Revist* Cienti*ica </line>
</par>
<par>
<line> El*trônica de Eng*nhariade Produção, 2015. D*sponíve* em: pro*ucaoonline.org.br. *cesso </line>
<line> em: 8 out. *019. </line>
<line> CA*R*JO, J. R. S. *dap***ões do modelo d* referência *o Total Pro*uctive </line>
</par>
<par>
<line> Maintenance *ara empr*sas bras*leiras. Tese apres*ntada </line>
<line> ao Programa de Pós *rad*ação </line>
</par>
<par>
<line> em Engen*aria *e Produçã*. Fa*ul*ad* </line>
<line> de Engenharia Arquitetura * Urbani*mo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade M*todista de P*racicaba. Sa*ta Bárbara doOeste, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, M. A. - Gestão *stra*égica de ma*utenção: uma o*ortun*dade </line>
<line> *ara melhor** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resu*tado opera*ional. 20*3. 1** f. Traba*ho de con*lusão de c*rso(Graduação e* *ngenharia </line>
<line> de Produç**) -Universidade Federal de Juiz de *ora, J*izde Fo*a, 2013. </line>
<line> JI*M. Japan *ns**tute o* Plant Mainte*a*ce *ol**ions Companhy Limite*. JI*M-S. </line>
<line> Dispo*ível em: w*w.jipm.or.j*/en/home Ac*sso em: 10 out. 2019 </line>
<line> KARDEC, A; NASCIF, J. Manuten*ao: Funçã* *stratégica. 4º. ed. r*v. Q*alitymark, </line>
<line> *012. </line>
<line> LOPE*, N. R. Impl*ntaç*o do indicador o*era** equi*men* ef*ecti**ness (oee) numa </line>
</par>
<par>
<line> empresa ** indústria alimentíci*. </line>
<line> Overall E*uipm**t Eff*ctiven**s, EN*ONTRO </line>
</par>
<par>
<line> NACIONAL DEENGENHA**A DE PRODUCAO, 201*. </line>
<line> MEN*ES, C. *; SIE*ON, F. B; CAMPOS, M. M. Estudos de caso da ind*stria 4.0 </line>
</par>
<par>
<line> ap**cados </line>
<line> em </line>
<line> uma *mpres* *ut*mo***ística. Ind*str*a Automobilística *.0, *OSGERE, </line>
</par>
<par>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> MONTEIR*, *.; MON*EIRO, *.; *OTTA, D.; *ILVA, D. P*o*osta de aumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> eficiênc** fab*il por meio da manutenção produtiv* *ot*l e* uma em*resa *a*ri**nte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> emb*la*em </line>
<line> d* alumí*io. *NCONTRO N*C*ONAL D* ENGE*HARIA DE PRODU**O. </line>
</par>
<par>
<line> Anais.. Be*to Gonçalv*s: ABEPRO, 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *8, n. 04, art. 8, p. 144-*58, *br. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Cama**o, A. A. Resende </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> **CI, R. C. Implantação d* metodol*gia tpm em uma i**ústria de *m*a*a*ens de </line>
<line> p*p*lão ond*l*do. Ges*ão da *anutenção, Univer*ida** São Fr*ncisco, 2 dez. 2*15. </line>
<line> Disponível em: lyceumonlin*.usf.edu.br. Acesso em: 22 ou*. 20*9. </line>
<line> NETTO, W. A. C. A importâ*cia e a ap**cabi**dade da manut*nção prod*tiv* total </line>
<line> (T*M) nas indústr*as. M*nute**ã*Produti*a To*al, UN*VERSIDADE FED*RAL DE JUIZ </line>
<line> DE FORA, 2008. </line>
</par>
<par>
<line> PACHE*O, D. </line>
<line> A. *; MART*NS, M. Aná*ise da sistemát*ca de gest*o dos i*dicadores *e </line>
</par>
<par>
<line> desempen** na *n*ústr*a automot*v*.Ges*ão do* Indicad*r*s, Revi*ta I*geniería Indústrial, </line>
<line> 2*15. </line>
<line> SLACK, *.; CHAMBERS, S.; JOHNSTO*, R. Adminis*r*ção da Produção. S** Pau*o: </line>
<line> At*as, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> TAK*HAS*I, </line>
<line> Y; OSA*A, T. Manutenção Pr*dutiva Total. 2.ed. São Paulo: Inst*tuo </line>
</par>
<par>
<line> IMAN, 2000. </line>
</par>
<par>
<line> TOND*TO, R. Manutenção produtiva </line>
<line> total: estudo de caso na *ndús*ria </line>
<line> grá*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Disserta*ão *e Mestrado em Engen*aria d* Produção. Porto Alegre: **iver*idade Federal d* </line>
<line> Rio Grande do S*l, *004. </line>
<line> SIN*H, M.; SACHDEVA, A.; BHAR*WAJ, *. An interpretive s*ructur*l modelling </line>
</par>
<par>
<line> approach for analysin* barriers in t***l product*ve m*intenance </line>
<line> i*plementation. </line>
</par>
<par>
<line> Inter*a**onal Jo*rnal o* *ndústri*l and Syst*ms En**nee*ing, v.16, n.4, *. 43*-*50, 2014. </line>
<line> YOSHICAZEM, O. M*nute*ção produtiva total. S*o Paulo: I*AN, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> *omo *eferenciar este Art**o, c*nforme ABNT: </line>
<line> CAMARGO, J. S; RESENDE, A. A. Avaliação da TPM como Ferramen*a de Melhoria n* </line>
<line> Desempenho da Produçã*: Um Estudo d* Caso. Rev. FSA, Ter*sin*, v.1*, n. 04, art. 8, p. 14*-158, </line>
<line> abr. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> J. S. Camar*o </line>
<line> A. A. Resende </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejam**to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * *nte**re*ação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*çã* do ra**un*o ou na revi*ão críti** do co*teú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) par*ic*pação *a a*r*vação *a versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 18, n. 04, *rt. 8, p. 144-158, *br. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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