<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 8, p. 144-158, *b*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.04.8
</line>
</par><par>
<line>
*valiação da TPM como Ferramenta *e *elhoria n* De*empen** da Produção: Um **tudo de
</line>
<line>
Caso
</line>
<line>
*PM Evaluati*n as a *o*l for Impr*ving Product**n Per*ormance: A *ase *tudy
</line>
</par><par>
<line>
J*r*anna de *ouza Camargo
</line>
<line>
Gradua*a e* Engenharia de P***ução pela *niversidade Fe*eral de Ca*alão
</line>
<line>
E-mail: j*oscamargo@gmail.*om
</line>
<line>
*ndré Alves de Re*ende
</line>
<line>
Dout*r e* Engenha**a Mecân*ca *ela Univers*d**e Federa* de Uberlândia
</line>
<line>
Pr*f*ssor na Un*versidade F*deral de Catalão
</line>
<line>
E-*ail: *aresende@gma*l.co*
</line>
</par><par>
<line>
En*ereç*: Jordanna *e S*u*a Camargo
</line>
<line>
*dit*r-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Lamarti*e
</line>
<line>
Pinto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Avela*,
</line>
<line>
1*2*.
</line>
<line>
S*to*
</line>
<line>
Rodr*gue*
</line>
</par><par>
<line>
*niversitário - CE*: 7*704-0*0. Catalão-G*. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E**e*eço: André Alves de Resen*e
</line>
<line>
Arti*o *ecebido e* *5/*3/20*1. Última *ersão
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
**martine
</line>
<line>
*into
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*velar,
</line>
<line>
112*.
</line>
<line>
Seto*
</line>
<line>
recebida *m 01/04/20*1. Apro*ado em 02/0*/*021.
</line>
</par><par>
</page><line>
Unive*sitário - CEP: 75*04-0*0. *atalão-GO. Brasil.
</line>
<line>
Ava*i*do pelo *istema **iple R*view: Desk Review a)
</line>
<line>
pel* Edito*-*hefe; e b) Double Blind Revi*w
</line>
<line>
(avalia*ão cega por dois avaliado*es da á*e*).
</line>
<line>
Revisão: G*amatical, *orm*t*va e *e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*valiação da TPM como F*rramenta *e Me*h*ria no *esempenho da Produç*o: Um Estudo *e C**o
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
A M*nuten*ã* Prod*tiva Total (TPM) env*lve *rodução e manut*nção de forma efi*i**te
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eficaz pa*a garantir a *rod*ção
</line>
<line>
conform* a programa*ão. Neste contexto, o objetivo *es*e
</line>
</par><par>
<line>
a*tigo é analisar os cenários a*terio*
</line>
<line>
e po*terior à aplicação da ferr*menta em um* ind*stria
</line>
</par><par>
<line>
aut*mobilística. Foi identificad* que a impl**entação da TPM exigiu baixos i*v**ti*entos e
</line>
<line>
a**ese*to* r**ultados e* pouco *empo. O se*or observad* f*i a área *e solda. Como resultado
</line>
<line>
fo* o*s*rvada uma re*ução de 87,78% na m*n**e*ç** corretiva nã* planejada e uma mé*ia
</line>
<line>
*as pa*adas não *rogramad*s 20 vez*s inferior ao observado anteriorment*. *onclui-se que a
</line>
</par><par>
<line>
T*M,
</line>
<line>
e em particular a
</line>
<line>
manute*ç*o preven*iva, pode b*n*f*ciar a disponibilidade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*iabilid*d* do processo, assim co*o aumen*a* a eficiência da manutenç*o co*o fator
</line>
<line>
est*at*gico.
</line>
<line>
Palav*as-chave: TP*. Dispon*b*li**de. C*n*i**ilidad*. Par*d*. *ese*pen*o.
</line>
<line>
*BSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
To*al Product*v* *ainten*nce (TP*) involv**
</line>
<line>
p*oduction a*d maintenance efficient*y and
</line>
</par><par>
<line>
effectively to guarantee pro*uction according to schedu*e. In this context, the objective of *his
</line>
<line>
ar*icle is to analyze the *cenarios *efo*e and a*t*r the *pplication of the tool ** an a*tomobile
</line>
<line>
i*dustry. It was *dentified that the implementation of **e TPM required low *nvestments and
</line>
</par><par>
<line>
pres*nted r*sults in a short ti*e. The sector observed was the w*lding a*ea. A* a result,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reduction of *7.78% was *bserved in *nplanned c*rrec*ive m*inten*nce and an average of
</line>
<line>
un*cheduled stops 20 t*me* lower than pr*viously observed. It *s concluded *hat TPM, and in
</line>
<line>
p*rticular prev*ntive maintenance, **n benefit the *vailability *nd reliability of the *r*cess, a*
</line>
<line>
w*ll as increase the eff*ciency of *aintenance as a st*ate*i* *actor.
</line>
<line>
Keywords: *PM. Ava*lability. *eliabi*ity. Stop. Performance.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *ere*ina PI, v. 18, *. 04, art. 8, p. 144-158, a*r. 2*21
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Camar*o, A. *. Resende
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
N* *ecorrer da his*ó*ia, entre as *tap*s d* *onstituição do s*t*r automobilístico,
</line>
</par><par>
<line>
desta*a-se a criaçã*
</line>
<line>
do primeiro c*rro expe*imental em *90*, por *enry F*rd. O modelo
</line>
</par><par>
<line>
ve*deu 1.7*8 unidades, e os conc*itos *ti*iza*os na
</line>
<line>
linha d* produç*o rev*l*cionaram
</line>
</par><par>
<line>
o m*n*o. O*z* anos *epois (191*), os irmãos *odge de*envolver*ma sua própria indústr*a
</line>
<line>
automobi*ística, c*m o diferencial de a car**ceria ser to*a em aço, e *0.700 unidades foram
</line>
<line>
vendidas (MENDE* et al. 2017).
</line>
</par><par>
<line>
E* um pro**es*o
</line>
<line>
natural, o des*nvolvi***to no s*gmento a*tomotivo resulto* na
</line>
</par><par>
<line>
bu*c*
</line>
<line>
por
</line>
<line>
téc*i*as
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
p*dess*m
</line>
<line>
*epresentar
</line>
<line>
um
</line>
<line>
diferencial
</line>
<line>
comp*titivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conse**entemente fidel*zação de cli*nte* (JIPM, 2**8). *o Brasil, o p*ocesso a
</line>
<line>
n*o foi
</line>
</par><par>
<line>
diferente. * pa*tir da abertura econômica *o in*cio dos *nos 90, novos *nvestimen**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
indú*trias co*eçara* a ser instalados e melhorias no *etor p**dutivofora* impla*t***s.
</line>
</par><par>
<line>
*e*se co*t*xto, os *quipamento* e as *et**ologias de *anufatura passam aser mais
</line>
<line>
sof*st*ca*os para conseguir atingir um *aior volume *e produção e com maior
</line>
<line>
*r*vi*ibi*idade de te*po* (SIN*H, **14). Essa combin*ç*o do cumprimento da p*odução
</line>
<line>
programada c*m a *u*omação *os e*uipament** fe*-s* indispens*v*l para a melhoria d*
</line>
<line>
ger*****mento d* manutenção dos equipa*entos a fim de garantir a qualidade da p**dução
</line>
<line>
(SLAC*, *0*2). Assim, *urge o mé*od* de g*s**o Tota* P*odutiv* *aintenanc* (TPM),
</line>
<line>
termo difundido n* Brasil com* *an*t*nçã* ProdutivaTotal.
</line>
<line>
U* dos princ*pais *bjetivos da **M é, por meio d* uma manuten*ão planeja*a e
</line>
<line>
p*og*a*ad*, promover a elim**a*ão das causas d* q**bra e do* defe*tos *os equi*amen**s.
</line>
<line>
*ssa ferram**ta se b**eia no comportament* humano * co*preendeq*e a operação cor*eta,
</line>
<line>
manute*ção eficien*e *e e*uip*mentos e *áqui*as, contribui ** m**horia d* produtividade,
</line>
<line>
cu*tos de *rod*ção baixos, *reços *o*pe**tivo* e qualidade de serviç* (MON*EIRO, 2012).
</line>
<line>
Para *o*dat* (2004), ** aumentos d* efici**cia d**orrente* d* im*l*mentação da
</line>
<line>
TPM têm o*cilado entre 60 e **% e* indú*tr*as j*po*esas. Nuci (20*4) p*r s*a vez r*tra**
</line>
</par><par>
<line>
*obre uma *ndústria d* emb*lagens de papelão ondulado que obteve um aumen*o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
c*pacidade de produção de 11,60%, *ma redução
</line>
<line>
de 78,33% em r*lação às quebras,
</line>
</par><par>
<line>
tota*izando u* rendimento anual *5% m**or que o *n* anter*or.
</line>
<line>
Por s*a vez, a di*po*i*i*idad* e a confi*bil*d*de do* equipamentos sã* essenciais
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a ga**ntia ** e*ros **nos con*t*ntes at*avés de um
</line>
<line>
proces*o d* pre*en*ão a f*lh*
</line>
</par><par>
<line>
(NETTO, 2008). Desse modo, faz-se uso d* ind**a*ores para auxil*a* a gestão d* *peração
</line>
</par><par>
<line>
junto ao* objetivos d* organização. As**m, os pro*es*o*, quan*o
</line>
<line>
alter*do*, n*cessit*m
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 0*, *rt. 8, p. 14*-*58, ab*. 2021
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação da T*M c*mo Ferram*nta de Me*hori* n* D*sempenh* da Produçã*: Um Es*udo de Caso
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
um monitoramen*o dos result*do*, par* que *eja possí*el men*urar * impacto sobre as
</line>
<line>
demais áreas e ind*c*dores, objeti*ando a eficácia e * efici**cia d*s processos da
</line>
<line>
o*gan*zação (**CHECO; MATINS, 2015).
</line>
<line>
*ssi*, este ar**go tem por ob*etivo aval*ar, em uma indús*r*a automobil*sti*a, **
</line>
</par><par>
<line>
cenário* anterior e poster*or à implem*ntaç*o d* TPM *o período de j*nei** de 2*18
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dezembro de *019. Os r*sult*dos se*ã* *edidos por meio de indicadores de manutenç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
os bene*ícios ap*esen*ados.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Posterio**ente, *o sé*ulo *VIII, com a Revolução Industr*al, as t*cnologias evoluíram
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma rápid*, aum*nt*ndo *ind* mais a ne*essidade de ativ**ades ** *onsert* e conservaçã*
</line>
<line>
*os *quipamento* (BIEHL; SELLI*O, 2015).
</line>
<line>
Por sua ve*, apenas na décad* de 50 do séc*lo XX, *os Estados Uni*os, o termo
</line>
</par><par>
<line>
*anu*enção passa
</line>
<line>
* ser difund*do (NETTO, 2008). Ne*se perío*o pó*-guerra, fez-se
</line>
</par><par>
<line>
necess*ria a di*is** da *rea da m*nu*enção da prod*ção *ara que melhorasse * *esempenho
</line>
<line>
do sistem* pr*dutivo, já que se tratava *e uma é*oca de de*en*olvimento tec*ol*gico.
</line>
<line>
2.1 Manutenção corretiva nã* plane*ada
</line>
<line>
*a*a San**s (2013, *. 1*), a m*nutenção co**etiva não planejada r*pr*sentou o
</line>
<line>
princípio em *u* o operador basicamen** c*n*erta o que **tá que*rado, não se pre*cu*ando
</line>
<line>
com *s causas ou *s efe*tos que ocasionaram o defeito.
</line>
<line>
Segundo Kardec e Nascif (2*12, *. 39), es*e tipo *e *tuação t*ab*lha com o intuito
</line>
</par><par>
<line>
d* correç** da falha
</line>
<line>
de manei*a *leató*ia, ou seja, a at*ação opera*ional *rabalha
</line>
</par><par>
<line>
*iretamente no fat* já o*o*ri*o. Essa circu*s*ância co*umente gera altos cus*os,
</line>
<line>
vi s t o que a
</line>
</par><par>
<line>
quebra ine*pe*ada *od*
</line>
<line>
ocasionar *levados c*stos
</line>
<line>
*ndiretos na manutenç*o, di*inuição na
</line>
</par><par>
</page><line>
qualida*e d* produto, d*no* no processo, assim como dan*ficar * equipamento.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 04, art. 8, p. 144-1*8, *br. *021 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Ca*argo, A. A. Resend*
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
2.* *a**tenção Corretiva Planejad*
</line>
<line>
Para Takahashi * Osada (1993, p.177), esse tipo de man*te*ção trab*lha no reparo
</line>
</par><par>
<line>
programado das ava*ias det*cta*as dura**e as *nspeçõe* p*eventi*as *u pr*ditivas,
</line>
<line>
as*im
</line>
</par><par>
<line>
como *s *ep*ros *ue tornam o equip*mento mais fáci* para inspecionar e mais co*f*áve*.
</line>
<line>
Essa po*íti*a exe*uta ativ*dades co*o *elhoria em sistemas de seguranç*, ap*r*eiç*amento
</line>
</par><par>
<line>
no siste*a de lubrific*çã*, r*du*ão n*s ri**os *e
</line>
<line>
acident* e el*minação de agentes
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
contaminação.
</line>
</par><par>
<line>
Kardec e **scif (2012, *. 58) destacam qu* a ca***terísti*a p*incipal da manuten*ão
</line>
<line>
corr*tiva plane*ada * a fu*çã* da qual*dade *e informação forn*cida peloacompanha*ento do
</line>
<line>
*quipa*ento. Nota-se, portanto, *ue a maior vantagem da manute*ção plane*ada sobre a não
</line>
<line>
pla*ejada se deve * dis*oni*ili*ade do equi**mento, já que o a*ompanhamento das variá*eis
</line>
<line>
torna p**sív*l que o re*aro ocorra *e f*rma pla*ejada.
</line>
<line>
2.* Manutenção Prevent*va
</line>
<line>
Costa (2013) af*rma qu* a* *tu*çõe* com m**utenção prevent*va j**tamente com a
</line>
<line>
corretiva não planejad* exercem majoritar*amente o per*entual de a*ividades exe*u*adas nas
</line>
<line>
e*pres** no Bra*i*. Segun*o Kardec e Nascif (2012, p. 4*), m*n****ção p*eventiva é
</line>
</par><par>
<line>
baseada
</line>
<line>
*m inter*al*s de tempo, de forma a *eduz*r *ueda no desempenho e evit*r f*lhas a
</line>
</par><par>
<line>
co*fo**e um *lano previamente elabo*ado. E*s* plano de trabalho é fe*to a pa*tir d*s
</line>
<line>
informaçõ*s *o f**rica*te, d* conhecimento técnico e do relatório h*stór*co do equipam*nto.
</line>
<line>
Yo*hicazem (2002), c**tu*o, ressalta a re*evância deste j* que o aperfeiçoamento
</line>
<line>
das t*cnic** existentes na manutenção pr*v*nti*a deu o*igem ao TPM, objetivando * falha
</line>
</par><par>
<line>
zer* dos processos, dos
</line>
<line>
e**ipamentos * redução de perda. Por sua vez, a manuten*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
planejada é um dos 8 pila*es da Manutenção Produt*va Total.
</line>
<line>
2.4 Manutenção *rodut*va total
</line>
<line>
A for*u*a*** e a i*ple*entação *e estratégias baseadas na manutenção produtiva
</line>
<line>
*ot*l (TPM) resultam em um aum*nt* eminente no desempenho da ma**tenção (****,
</line>
<line>
2*14). Seg*n*o Mo*teiro (2012), as **ividades *essa fe*rament*co*centram em mel*orias do
</line>
<line>
ativo industri*l, com p*eç*s competitivos, c*stos de p*o*ução b*ixos e equipe de *rodução
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 8, *. 144-1*8, abr. *021 ww*4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*ia*ão da TPM como Ferram*nta de Melhoria no Desemp*nho ** Produção: Um *stu*o de C*so
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
f*cad* e *otivada nos r*sultados a fi* *e mini*iza* *varias, abor*ar o ciclo *e vida dos
</line>
<line>
equip*mentos, *ciden*es com danos patrimoniais e *e**oais e def*itos d* produçã*.
</line>
<line>
Biel* (2*15) retrata que, para que se con*ig** *tingir os objetivos *a eficiência
</line>
<line>
máxima *a *erramen*a, é nece*sário *u* *e e*imine tu*o que re*uza a eficáci*, ou se**, *s
</line>
<line>
perda*. As principais perd*s que dev*m ser extintas s*o clas*i**cas para Nuci (201*) como:
</line>
</par><par>
<line>
q*e*a de rendimento
</line>
<line>
*oturno, *efugos e r*trabalhos, tempos *e espera, tempo de setup e
</line>
</par><par>
<line>
que*ras.
</line>
</par><par>
<line>
Para que se consiga evit*-las, Carrijo (200*) aprese*ta os 8 p*lar*s da TPM em:
</line>
<line>
manu*ençã* a*tônoma; m*lhorias específicas; *a*utençã* plan*ja*a; manutenção de
</line>
<line>
q*alidade; segurança, *aúde e *eio ambi*nt*; educação e treinament*; melhori* dos
</line>
<line>
p*o*essos ad*inist*ati*os.
</line>
<line>
2.5 Indicador de disp*n*bi*idade
</line>
<line>
Mor*es (20*4) defi*e o indicador de disponib*li*ade como sen*o *m dos *rincip*is
</line>
<line>
*bje*ivos da gestão da ma*utenção. Ele é cara*terizado pelo *eríodo em que a má*uina está
</line>
</par><par>
<line>
disp*n*vel para funcio*amento conf*rme
</line>
<line>
* programad*, logo **anto maior for esse
</line>
</par><par>
<line>
perce*tual melho*. O índi** pode *er encontrado * partir da Equa*ão (1):
</line>
<line>
(1)
</line>
</par><par>
<line>
Sendo que a unidade utilizad* foi horas, em que *P é o tempo total programado com
</line>
<line>
base na demand* *a pr**ução; PP são as paradas p*an**adas, *u seja, intervalos para almoço,
</line>
<line>
reuniões e manutenção planejada; e PNP *ão *s *ara*as não planeja*a*, como manu*enç*o de
</line>
<line>
emergência.
</line>
<line>
2.6 Indicador de co*fiabilidade
</line>
<line>
Na gestão da Manu*enção, * c*n*iabilidad* po*e ser definida como * probabilid**e
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
dese*p*nho adequa*o, em u* *eterminado
</line>
<line>
período *e *empo, por sistemas, cadeia*
</line>
</par><par>
<line>
pro*utivas e máquinas. Essa
</line>
<line>
pod* ser r*alizad*
</line>
<line>
atravé* do histórico de funcionamento dos
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos e de sua estimativa d* atividades futura*(LOPES, 2*17).
</line>
<line>
(*)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T**es*na P*, v. 18, n. 04, art. 8, p. 144-158, abr. 2021
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Ca*a*go, A. A. Resende
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
Em que se tra*a da *a*a d* falh*, *u s*ja, inverso do *empo **dio ent*e o
</line>
<line>
falha*
</line>
</par><par>
<line>
(MT*F) e t o t*mpo em horas de projeçã* q** deseja analisar.
</line>
</par><par>
<line>
* MET*DOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O e*tudo de caso foi realizad* po* me*o da análise dos indica*ores de pe*formance
</line>
</par><par>
<line>
d*s horas de atendimentos às manu*ençõ*s prev*nti*as e corretiv**, indicad*res
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
disponibili*ade e confiabil*dade, averigu*ndo a fr*quência **m que as pa*adas indesejadas
</line>
<line>
oc*rria* e q*a*s sua* po*síveis consequên*ias.
</line>
</par><par>
<line>
Os d**os ap*esenta**s foram coletad*s a*rav*s d*s
</line>
<line>
reg*str*s ge*ados pelo *ist*rico
</line>
</par><par>
<line>
da empres*, por *eio do softwar* En*eman, ordem de se*viço manu*l, ordem de ser*i*o
</line>
</par><par>
<line>
sistêmica e h*lp desk,
</line>
<line>
que são os do*ument*s oficiais de in*ut no software que po**m
</line>
<line>
se r
</line>
</par><par>
<line>
co*vert**os para pla*ilha* do E*cel. O i*tervalo de *nál*se f*i de 24 meses (compree*d*do
</line>
<line>
d* jan**ro de *01* a de*embro de 20*9). O s*tor an**isado *oi o de solda, *endo d*vidi*a*
</line>
<line>
*uas linhas de pro***ão em *olda de Ca**ne, Solda de *arroceria, Fechame*to de P*rt*s *
</line>
<line>
Acabam*n** de Cabine.
</line>
<line>
* averigua*ão e o estud* dos dados coletados foram di*idido* em dois mo**ntos. O
</line>
</par><par>
<line>
*ri*eiro
</line>
<line>
consiste na an*lise *nter*or implement*çã* da TPM de janeiro a *ezembro de à
</line>
</par><par>
<line>
2018, e * *egundo, consequent*mente, no *ós-imp*antação d* janeiro a
</line>
<line>
dezem*ro de 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Para a**os, foi realiza*a a se*u**te s*q*ê**ia d* tar***s:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Indicador de D*stribuição das Ativida**s: obtenção no ba*co de
</line>
<line>
da dos da
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa, an*lisand* os percentu*is do total das horas real*zadas pela ma**tenção;
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Indicadores d* Paradas: obtenção no banc* de d**os da em*resa,analisando a
</line>
</par><par>
<line>
qu*ntidade de paradas acum*lativas em cada *ês;
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
*ndicad*res de Confiabi*i**de e Disponi*ilidade:
</line>
<line>
obtenção das *nformações
</line>
</par><par>
<line>
através do software Engeman, utiliza*o *ela empresa;
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Av*liação e anal**e *os *ndic**ores através das info*ma*ões coletadas
</line>
</par><par>
<line>
anteriorme*te;
</line>
<line>
É i*portante ev*dencia* q*e essas etapas foram realizad*s p*ra ambos os pe*ío*o* de
</line>
<line>
anális*, portanto a co**ta de d**o* e a aplicação *os indicadores foram exe*u*ada* de for**
</line>
<line>
análoga para os dois momentos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teres*na, v. 1*, n. 04, ar*. *, p. *44-158, abr. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*valiação *a TPM c*m* Ferrame*t* de Melhor*a no Desempe*ho da Prod*ção: Um Est*do de Caso
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULT*DOS * ***CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
*ara uma melho* vis*al*zação e interpretaçã* dos re**ltados, eles serão dispostos *m
</line>
<line>
forma de gráfico. Os dado* *e 2018 s* refere* *o *e*íodo anterio* à implem*ntaçã*, e *s
</line>
<line>
d*d*s de 2019 ** referem ao perí*do *pós a imp*ementação daTPM.
</line>
<line>
4.1 Indicado* de d*strib*i*ão *e atividades
</line>
<line>
Ess* i*dicador fo* responsável **r mensu*ar os res***ados dos perc*n**ais **s
</line>
<line>
at*vidades executa*as *ela manuten*ão. O gráfico mo*tra a distribuição da manu**nção
</line>
</par><par>
<line>
pr*v*nti*a, a *anutenção
</line>
<line>
corretiva não pla*ejada, a manutenção corretiva pr*g*amada,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Ao analisar o *rá*ico, foi constatado um número *lto de e*ecução
</line>
<line>
de
</line>
<line>
tarefas
</line>
</par><par>
<line>
necessárias, mas que não agr*ga*am
</line>
<line>
*alor às atividades da manutenção, sendo est*s
</line>
</par><par>
<line>
classifi*adas co** Outros Serviços. Este repr*se*ta 22,75% do tota* a*ual, e*tr* Shutdown*,
</line>
</par><par>
<line>
preenc*imento de Ord*n* de Serviç*,
</line>
<line>
*tart *p, deslocam*nto para op*r*ção, de*loc*mento
</line>
</par><par>
</page><line>
com ferram*ntas e mate*iais e acomp*nha*ento da manutenção. As Instalações
</line>
<line>
corre*pon*em a 21,25% e são atendidas tanto equipamentos *e produçã* c*mo neces*i*ades
</line>
<line>
não *inculadas a e*ta.
</line>
<line>
As Manut**ções Cor*e*ivas *rogramadas s*maram um valo* de 23,5% do *otal dos
</line>
<line>
chamados da manute*ção, resultante do *úme*o d* preventivas com nec*ssidad*s d* sp*re
</line>
<line>
*arts e ocupações originária* d*s c*rretiva* imediatas. Açõespreve*tiv*s re*u*taram 30% das
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresi*a PI, v. 18, *. *4, art. 8, p. 1*4-*58, abr. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Camargo, A. *. Resende
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
at*vidad*s to*ais realizadas na manuten*ã*, distr*buí*as entre mecân*ca, e*étrica, limpe*a e
</line>
<line>
lub**fic*ç**. *or fi*, com *,5% *stá a *anutenção corret*va não *lanejada, que são
</line>
<line>
intervenções que diminuem * conf*ab*lidade do proce*so e aum*ntam os *ust*s d* produção.
</line>
</par><par>
<line>
Na Figura 2, *stão r*presentadas as distribuições das ativ*dades posteriores
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</par>
<column>
<row>
Corr**iva Não
</row>
<row>
Pla*ejad*
</row>
</column><par>
</par>
<par>
<line>
Corretiva
</line>
<line>
Pr*gramada
</line>
<line>
37,00%
</line>
<line>
*onte: Elaborado pelos autores (***0).
</line>
<line>
As iniciat**as focadas em reestrutura*ã* do dep*rtament* de *anutenção com a
</line>
</par><par>
<line>
impleme*tação da
</line>
<line>
TPM na fábrica resultara* na diminu*ção d** atividades
</line>
<line>
que *ão
</line>
</par><par>
<line>
agregavam valor, definida ant*riormente
</line>
<line>
*omo Outros, de 22,75% p*ra 3,41%. Resultad*
</line>
</par><par>
<line>
co**eniente
</line>
<line>
com o q*e foi retratado por Bi*lh (201*), enfa*izand*-se que, com a execução
</line>
</par><par>
<line>
da M*n*tenção Produtiva Tot*l, tende-se
</line>
<line>
a eliminar tudo que r*du*a a eficácia *ara que *e
</line>
</par><par>
<line>
atinjam os objetiv*s c** eficiênc*a. E*se efeito r*percu*e diretamente na redistri*u*çã* de
</line>
</par><par>
<line>
tar*fa *m
</line>
<line>
atividade*
</line>
<line>
essenciais, decor**ndo,
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
exemplo, no
</line>
<line>
*ume*to percentu*l do total
</line>
</par><par>
</page><line>
das prevent*vas *ealizadas de *0% para *4,*4% com relação aos seus *esp*ctivos períodos.
</line>
<line>
As corretiva* prog*am*das que n*cessitam de *ntervenção, se*a e*a ap*s uma
</line>
<line>
corre*ão *r*vent*va ou imediata, sofre um aumen*o c*mo u* refl*x* positi*o das mudanç*s
</line>
<line>
geradas. *s corret*v*s não plane**das para o perí*do de 2019 foram aba*xo de 1% de
</line>
<line>
oc*rrê**ias, tendo redução de 87,78% *om relaç** a 2018. Amb*s *s a*teraçõ*s *efl*tem em
</line>
<line>
disponib*lidade e confiabilidade de equipamen*o e d*sempenho técnico, conf***e af*rmad*
</line>
<line>
por Kardec e Nas*i* (20*2).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 8, p. 144-158, abr. 202* w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação da TPM *omo F*rra*enta de Melhoria no Desem*enho d* Prod*ção: Um Es*udo de *aso
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
4.2 I*dic**or de *arada
</line>
</par><par>
<line>
N* f*gu*a *, são
</line>
<line>
ap*esen*ados *s dados de parada acumu**da men*a*mente para os
</line>
</par><par>
<line>
*nos de 20*8 e 2019. O Ind*cador de pa*ada foi responsável pelo p*râmetr* em h*ras do
</line>
</par><par>
<line>
pe*íodo d* te*po em que o *etor
</line>
<line>
da s ol d a
</line>
<line>
fi*ou sem execução
</line>
<line>
de ati*idad*s. Por
</line>
</par><par>
<line>
co*seguinte, essa f*lha é
</line>
<line>
um grande gerador de *erdas n* *rodu*ivi*ade,
</line>
<line>
confiabilid**e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
disponibilidade do process*. Logo, q*a*to menor for esse períod* *e tempo com pa*adas,
</line>
</par><par>
<line>
melhor será
</line>
<line>
a eficácia do sistema prod*tivo. Isso s* *eve
</line>
<line>
porque as f*rm**as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
disponibil*dade e confiab*l*da*e s** di*etam*nte *fet*das pel* quan**dade e fre*u*nc*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
paradas.
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 3 - Re*ação do Indic*dor de parada anterior e p*s a implemen*ação d*
</line>
</par><par>
<line>
TPM (ano de 20*8 -*019)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
00:28
</line>
<line>
00:**
</line>
<line>
00:00
</line>
<line>
00:00
</line>
<line>
00:00 00:00 00:00
</line>
<line>
00:*0 00:0*
</line>
<line>
00:00
</line>
<line>
*0:00
</line>
<line>
00:*0
</line>
</par><par>
<line>
00:0*
</line>
</par><par>
<line>
JAN
</line>
<line>
FEV
</line>
<line>
MAR
</line>
<line>
ABR
</line>
<line>
MAI
</line>
<line>
J*N
</line>
<line>
*UL
</line>
<line>
AGO
</line>
<line>
SET
</line>
<line>
OUT
</line>
<line>
**V
</line>
<line>
DEZ
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *la*orado pelos a*tor*s (*020)
</line>
<line>
** prime*ro mês de 2018, é possível visuali*ar que o somat*rio re*u*t*u em zero,
</line>
<line>
decorr*nte **s f*rias coletivas que a empresa sit*ava. O valor do ben*hmark já havia s**o
</line>
<line>
pré-e*tabelecido *nt*riormente e fo* forn*cido pe*a empresa em anál*se, *endo de 3:23 hor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Not*-*e um* variaçã* alta dura*te o p**íod* anterior à impl*mentação da
</line>
<line>
fe**amenta,
</line>
</par><par>
<line>
des*acando o mês de maio, em que indi*ador a*re*enta *m valor sup*rio* ao limite o
</line>
<line>
e*tipulado.
</line>
<line>
Po*teriormente, em 20*9, é notór*a a mud*nç* *e comportamento *á c** a
</line>
<line>
imp*ementação da M**utenção Prod*tiva Total, em que a var*ação d* tempo de *aradas
</line>
<line>
acum*lativas f*i signifi*antemente i*feri*r à *o ano *nterio*. Res**lta-*e *ue * valor lim*te
</line>
</par><par>
<line>
d* benchmark nã* foi alterado de um ano para o
</line>
<line>
outro. Compar*ndo o* dois anos das
</line>
</par><par>
</page><line>
interrupções oc*rri***, em 2019 teve u*a redução nas paradas de 94,36%. Observa-se uma
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 04, art. *, p. 144-*58, ab*. 2*21 *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Camar**, A. A. Res*nde
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão prática do aumento das a*ivid*des da Ma**tenção Preventiva To*al co* a redução
</line>
<line>
d*s p*radas e consequentem*nte perdas ge*ada* por e*tas em concordânc*a *om o afirmado
</line>
<line>
por Cost* (2013).
</line>
<line>
*.3 Indicador *e Disponibil**ade
</line>
<line>
A disponibilidade, com* *ess*ltado ante*ior*ente, é es*encial no p*anejamento da
</line>
<line>
*e*tão da m*nu*enção, afinal e*a é r*sp*n*áv*l pelo temp* em que o ma*ui*ári* está e*
</line>
</par><par>
<line>
es*a*o operacional ou alinhado para solic*ta**es d* t*abalho. Dessa
</line>
<line>
for*a, a falta d*
</line>
</par><par>
<line>
planej*mento é causa de manutenções desorganizada* e indisponibilida*es na produção. Na
</line>
<line>
f*gura 4 a seg*i*, é po*s*vel visualizar ** var*aç*es d*sse indicado*.
</line>
<line>
Fig*ra 4 - Var**ção do i**i*ador de disponibilidade anterior e posterior
</line>
<line>
imple**ntação da T*M (ano*e 2018 - 2*19)
</line>
</par><par>
<line>
Disponibil*dade 2019 (%)
</line>
<line>
*sp*rad* (%)
</line>
<line>
*isponib*lidade 2**8 (%)
</line>
</par><par>
<line>
99,92
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
99,78
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
*00
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
1*0,00
</line>
<line>
100,00
</line>
<line>
99,75
</line>
<line>
99,75
</line>
</par><par>
<line>
9*,50
</line>
<line>
9*,6*
</line>
<line>
99,64 99,6*
</line>
</par><par>
<line>
99,00
</line>
<line>
99,42
</line>
<line>
99,03
</line>
</par><par>
<line>
98,50
</line>
<line>
98,69
</line>
<line>
98,48
</line>
</par><par>
<line>
9*,*0
</line>
<line>
*8,01
</line>
</par><par>
<line>
97,*0
</line>
</par><par>
<line>
JAN
</line>
<line>
**V
</line>
<line>
MAR
</line>
<line>
ABR
</line>
<line>
M*I
</line>
<line>
JUN
</line>
<line>
*UL
</line>
<line>
AGO
</line>
<line>
SET
</line>
<line>
OUT
</line>
<line>
NO*
</line>
<line>
**Z
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Ela*or*do pel*s autores (2020)
</line>
<line>
*á var**ções sig*ificativas no *eco**er d* a*o de *018, chegando à baixa de 98,01%.
</line>
</par><par>
<line>
Essas *var*as *or*m causa**s **r *roblemas como fa*ta de peças,
</line>
<line>
tempo *e ***o*o*ão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
id*ntific*ção
</line>
<line>
do problema até *
</line>
<line>
conserto do e*ui*amento, falta
</line>
<line>
de ferramenta, limp*za
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de a*aptação. Confor*e *it*do, Takahashi *sada (1993) e
</line>
<line>
afirma* que esse
</line>
</par><par>
</page><line>
tip* de fal*a pode ser **entificado du*a*te as *nsp*ções preve**i*as ou predit*vas.
</line>
<line>
Em conc*rdâ*c*a c*m a releva**e dimin*ição da M*nu*enção Não Pro*ramada e *
</line>
<line>
aum*nto *a Manute*ção Programada, gerou-se u*a crescent* notável na di*po*ibilid*de dos
</line>
<line>
equipam*ntos e *stabi*id*de *o indi*ador. Ess* *ator se d* em razão de o *companhamento
</line>
<line>
das alte*aç*es e o rep*ro ser*m exec*tad*s pós-horá*io p*odutivo e a *ual*dade *o* dad*s
</line>
<line>
**v. F*A, Ter*s**a, v. 1*, n. 04, art. 8, p. **4-1*8, abr. 2021 www4.fsane*.c*m.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aval*ação d* *PM como Ferramenta d* Melhoria n* Desempenh* da Produção: Um E*tud* *e Caso
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
operacionais passarem a s*r m**s precisos quan*o acom*anhados *iariamente, *onforme
</line>
<line>
evidenciado por **r*ec e Nasci* (2012).
</line>
<line>
4.4 Indic*dor de confiab*lidad*
</line>
<line>
Sob as condições exp*stas, o c*m*ara*ivo a partir do indicado* de c*nfia*ilidade *erá
</line>
<line>
f*nda*enta*. Ele servirá para *ensurar a prob*bili*ade do setor e*e*uta* suas ativida*es
</line>
<line>
*em falhas, confo*me elu**d**o a seguir.
</line>
<line>
Figura 5 - R*lação do indicado* de co*fiab*lidade do período ante*ior e *ós a
</line>
<line>
implementação da T*M(ano de 2018 - 2019)
</line>
<line>
*o*fiabilida*e 20*8 (%) Conf*abi*idade 20*9 (%)
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
90%
</line>
</par><par>
<line>
95,*9%
</line>
<line>
90,03% 90,03%
</line>
<line>
91,94%
</line>
<line>
93,*0%
</line>
</par><par>
<line>
80%
</line>
<line>
84,52% 86,32%
</line>
<line>
81,03%
</line>
</par><par>
<line>
70%
</line>
<line>
71,3*%
</line>
</par><par>
<line>
60%
</line>
<line>
64,*2%
</line>
</par><par>
<line>
50%
</line>
<line>
59,01%
</line>
</par><par>
<line>
40%
</line>
<line>
49,81%
</line>
<line>
4*,55%
</line>
<line>
47,82%
</line>
<line>
42,92%
</line>
</par><par>
<line>
30%
</line>
<line>
39,83%
</line>
</par><par>
<line>
3*,85% 34,88%
</line>
</par><par>
<line>
20%
</line>
<line>
26,*1%
</line>
<line>
*1,77% 21,7*% 21,63%
</line>
</par><par>
<line>
*0%
</line>
<line>
12,99%
</line>
</par><par>
<line>
Ja*
</line>
<line>
Fev
</line>
<line>
Ma*
</line>
<line>
Abr
</line>
<line>
Mai
</line>
<line>
Jun
</line>
<line>
Ju*
</line>
<line>
Ago
</line>
<line>
Set
</line>
<line>
*ut
</line>
<line>
Nov
</line>
<line>
De*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado p*los a*tores (*020)
</line>
<line>
Exceto em jan*iro de 2018 em q** houve férias cole*ivas, em ambos os anos fo*am
</line>
</par><par>
<line>
tr*bal*adas 180 horas semanais e a projeção utilizada para calcular o ind*cador
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
confiab*l*dade de cada mês foi de 45 *or*s. Ainda *m 2018, n* mês fe*e*eiro, o i**icador
</line>
<line>
apres*ntou uma p*o*abilida*e do setor de so*da funcionar conforme **as *sp*cificações de
</line>
<line>
**enas 12,99% e uma *áxima e* dez*mbro de *7,82%. Nota-se uma crescente
</line>
</par><par>
<line>
*rob*bilí*t*ca de*i*o à *iminuição de
</line>
<line>
fr*quência de falhas no deco**er *o ano. Isso *e
</line>
<line>
dá
</line>
</par><par>
<line>
de*ido * confiabilida*e se tr*tar
</line>
<line>
de u* ind*cado* acumulativ*. Co*tudo, essa *re*cente é
</line>
</par><par>
<line>
m*ito mais *centu*da n*
</line>
<line>
ano de 2019 j* que *eve a*e*as duas falhas, contrário ao ano
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
2018 com 32 pausas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Qu*ndo *omparados os d*sempenhos da disponibili*ad* e da confiabilidade n*
</line>
<line>
mesmo período de 20*8, percebe-se um com*o*tamento comu* de *nstabilidad*,ca*sador de
</line>
<line>
falh*s * pe*das *o **oc*sso pro*utiv*, reação já sustentada anterio*me*te por Net*o (2*08).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina **, *. 1*, *. 04, ar*. 8, *. 144-158, *br. *021 ww*4.fsa*et.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Ca**rg*, A. A. Resende
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
É rel*va*te sal*entar que, durante es*e ano com g*andes oscilaç*es, também há um
</line>
<line>
per*entual a*to d* ati*idades nomeadas como Outros, assim com* Instalações e Manutenção
</line>
<line>
Corre*iva N*o *lanejada.
</line>
</par><par>
<line>
Co*trário *o ano a*teri*r, o
</line>
<line>
indicad**
</line>
<line>
em 2019
</line>
<line>
apresentou um*
</line>
<line>
atuação estáv*l no
</line>
</par><par>
<line>
deco*rer dos meses, exibi*do uma variação, exclusivame*te nos me*e*
</line>
<line>
d* janeiro e a*ril,
</line>
</par><par>
<line>
*endo *ue mantiver*m às 180 ho*a* trabalhadas mens*is. Ao compara* os com*ortamentos
</line>
</par><par>
<line>
ent*e 2018 * 20*9,
</line>
<line>
*om * red**t**buição das ativ*dades da
</line>
<line>
manute*ção, sal*enta-se u*a
</line>
</par><par>
<line>
**ação já expressa por Mont*iro (2012), que, ao empregar-*e
</line>
<line>
a TPM, *ar*ntindo
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*nser*ão da Manutenção
</line>
<line>
Pr*duti** Total re***cute
</line>
<line>
durant* o pr*cesso produ*ivo em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
indústri* automobilística. A quest*o do trabalho foi re*p*ndida por meio
</line>
<line>
de uma aval*ação
</line>
</par><par>
<line>
de cenário*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
de*orr*r
</line>
<line>
de jan*iro a dezembro d* 2018 e posteriormente, de j**e*r*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ezembro de 2*19, qu* **rres*onde ao p*ríodo a*terio* e pos*erio* à *mpl*men*ação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta.
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-se a im**rtância deste trabalho p** sua compreensão e aprofundamento no
</line>
<line>
tema da Manutenção Pr*d*tiv* Total de forma prática. Atravé* dele, foi pos*ível *isual*za* *
</line>
<line>
relevâ*cia do en*olv*men*o de toda pi*âm*de hierárquic* *a disseminação *o conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
e boas práticas p*ra a
</line>
<line>
geraç*o da manutenção autôno*a e pe*f***ance satisfatória, *ssim
</line>
</par><par>
<line>
com* avaliar * emprego d* En*enheira *e Pro*ução na melhora *o desempenho produtivo *
</line>
<line>
análi*e dos re*ul*ad*s, por m*iode *ma fer*amenta simples e *testada ef*c*z.
</line>
<line>
Por sua vez, os obje**vos projetados inicialmente foram a**anç*dos como
</line>
<line>
ev*de**iado na análi*e dos re**ltados. Os principais desf*c**s foram a d*minuição *as
</line>
</par><par>
<line>
ativida*e* que
</line>
<line>
não agregavam valor - mas que são
</line>
<line>
nec*ssárias - de 22,75% para 3,41%,
</line>
</par><par>
<line>
r*perc*tindo na ***istr*buição das tarefas essencia*s como * aumento percentual do total das
</line>
<line>
pre*entivas de 30% para 44,0*%. Outro po**o a ser evidenciado é *ue, com a uti*iz*ção da
</line>
</par><par>
<line>
TPM, houve a redução
</line>
<line>
d e 8 7 ,7 8 %
</line>
<line>
das at*v**ades cor*etivas *m**iat*s e de 94,36% n*s
</line>
</par><par>
</page><line>
par*das indesejadas comparado a*ano ante*io*, *ef*etind* positivamente nos indicado*es de
</line>
<line>
dispo**bi*idade e c*nfiabilidade.
</line>
<line>
*ev. FSA, *er*sina, v. 18, n. *4, *rt. 8, p. 144-1*8, *b*. 2021 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava**açã* da TPM como Ferramenta d* Me*horia no De**m*enh* *a *rodu*ão: U* Estud* d* Caso
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
Logo se consta*a que a TPM p*de s*r *tilizada *omo u* fator estra*égico por *er-se
</line>
</par><par>
<line>
mostra*o e*iciente nas
</line>
<line>
atividades da m*nutençã* * consequentem*n*e podendo gerar um
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso prod**ivo mais compet*tivo. Tem-se, contudo, como sugestão, a *nálise da*
</line>
</par><par>
<line>
reduç**s de defe*tos nos *rodu*o*
</line>
<line>
*abricados poste*ior à *mpl*men*ação da ferr*m*n*a, já
</line>
</par><par>
<line>
que a redução de *uebra* *e *áquinas e o aumento na confiabilidade podem ter ger*do
</line>
<line>
reflexo* com* a ampliação na q*a*ida** do *r*duto.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
<line>
BIEHL, N. C; SELLIT*O, M. A. TPM e manutenção autônoma: e*tudo d* caso em um*
</line>
</par><par>
<line>
e**r*sa
</line>
<line>
*a *n*ústria metal- mecânica. M**ute*ção Pr*dutiva T*tal, Revist* Cienti*ica
</line>
</par><par>
<line>
El*trônica de Eng*nhariade Produção, 2015. D*sponíve* em: pro*ucaoonline.org.br. *cesso
</line>
<line>
em: 8 out. *019.
</line>
<line>
CA*R*JO, J. R. S. *dap***ões do modelo d* referência *o Total Pro*uctive
</line>
</par><par>
<line>
Maintenance *ara empr*sas bras*leiras. Tese apres*ntada
</line>
<line>
ao Programa de Pós *rad*ação
</line>
</par><par>
<line>
em Engen*aria *e Produçã*. Fa*ul*ad*
</line>
<line>
de Engenharia Arquitetura * Urbani*mo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade M*todista de P*racicaba. Sa*ta Bárbara doOeste, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, M. A. - Gestão *stra*égica de ma*utenção: uma o*ortun*dade
</line>
<line>
*ara melhor**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resu*tado opera*ional. 20*3. 1** f. Traba*ho de con*lusão de c*rso(Graduação e* *ngenharia
</line>
<line>
de Produç**) -Universidade Federal de Juiz de *ora, J*izde Fo*a, 2013.
</line>
<line>
JI*M. Japan *ns**tute o* Plant Mainte*a*ce *ol**ions Companhy Limite*. JI*M-S.
</line>
<line>
Dispo*ível em: w*w.jipm.or.j*/en/home Ac*sso em: 10 out. 2019
</line>
<line>
KARDEC, A; NASCIF, J. Manuten*ao: Funçã* *stratégica. 4º. ed. r*v. Q*alitymark,
</line>
<line>
*012.
</line>
<line>
LOPE*, N. R. Impl*ntaç*o do indicador o*era** equi*men* ef*ecti**ness (oee) numa
</line>
</par><par>
<line>
empresa ** indústria alimentíci*.
</line>
<line>
Overall E*uipm**t Eff*ctiven**s, EN*ONTRO
</line>
</par><par>
<line>
NACIONAL DEENGENHA**A DE PRODUCAO, 201*.
</line>
<line>
MEN*ES, C. *; SIE*ON, F. B; CAMPOS, M. M. Estudos de caso da ind*stria 4.0
</line>
</par><par>
<line>
ap**cados
</line>
<line>
em
</line>
<line>
uma *mpres* *ut*mo***ística. Ind*str*a Automobilística *.0, *OSGERE,
</line>
</par><par>
<line>
2017.
</line>
</par><par>
<line>
MONTEIR*, *.; MON*EIRO, *.; *OTTA, D.; *ILVA, D. P*o*osta de aumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
eficiênc** fab*il por meio da manutenção produtiv* *ot*l e* uma em*resa *a*ri**nte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
emb*la*em
</line>
<line>
d* alumí*io. *NCONTRO N*C*ONAL D* ENGE*HARIA DE PRODU**O.
</line>
</par><par>
<line>
Anais.. Be*to Gonçalv*s: ABEPRO, 20*2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *8, n. 04, art. 8, p. 144-*58, *br. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
J. S. Cama**o, A. A. Resende
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
**CI, R. C. Implantação d* metodol*gia tpm em uma i**ústria de *m*a*a*ens de
</line>
<line>
p*p*lão ond*l*do. Ges*ão da *anutenção, Univer*ida** São Fr*ncisco, 2 dez. 2*15.
</line>
<line>
Disponível em: lyceumonlin*.usf.edu.br. Acesso em: 22 ou*. 20*9.
</line>
<line>
NETTO, W. A. C. A importâ*cia e a ap**cabi**dade da manut*nção prod*tiv* total
</line>
<line>
(T*M) nas indústr*as. M*nute**ã*Produti*a To*al, UN*VERSIDADE FED*RAL DE JUIZ
</line>
<line>
DE FORA, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
PACHE*O, D.
</line>
<line>
A. *; MART*NS, M. Aná*ise da sistemát*ca de gest*o dos i*dicadores *e
</line>
</par><par>
<line>
desempen** na *n*ústr*a automot*v*.Ges*ão do* Indicad*r*s, Revi*ta I*geniería Indústrial,
</line>
<line>
2*15.
</line>
<line>
SLACK, *.; CHAMBERS, S.; JOHNSTO*, R. Adminis*r*ção da Produção. S** Pau*o:
</line>
<line>
At*as, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
TAK*HAS*I,
</line>
<line>
Y; OSA*A, T. Manutenção Pr*dutiva Total. 2.ed. São Paulo: Inst*tuo
</line>
</par><par>
<line>
IMAN, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
TOND*TO, R. Manutenção produtiva
</line>
<line>
total: estudo de caso na *ndús*ria
</line>
<line>
grá*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Disserta*ão *e Mestrado em Engen*aria d* Produção. Porto Alegre: **iver*idade Federal d*
</line>
<line>
Rio Grande do S*l, *004.
</line>
<line>
SIN*H, M.; SACHDEVA, A.; BHAR*WAJ, *. An interpretive s*ructur*l modelling
</line>
</par><par>
<line>
approach for analysin* barriers in t***l product*ve m*intenance
</line>
<line>
i*plementation.
</line>
</par><par>
<line>
Inter*a**onal Jo*rnal o* *ndústri*l and Syst*ms En**nee*ing, v.16, n.4, *. 43*-*50, 2014.
</line>
<line>
YOSHICAZEM, O. M*nute*ção produtiva total. S*o Paulo: I*AN, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
*omo *eferenciar este Art**o, c*nforme ABNT:
</line>
<line>
CAMARGO, J. S; RESENDE, A. A. Avaliação da TPM como Ferramen*a de Melhoria n*
</line>
<line>
Desempenho da Produçã*: Um Estudo d* Caso. Rev. FSA, Ter*sin*, v.1*, n. 04, art. 8, p. 14*-158,
</line>
<line>
abr. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
J. S. Camar*o
</line>
<line>
A. A. Resende
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * *nte**re*ação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*çã* do ra**un*o ou na revi*ão críti** do co*teú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) par*ic*pação *a a*r*vação *a versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 18, n. 04, *rt. 8, p. 144-158, *br. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)