Horta Escolar e Agricultura Familiar de Produção Orgânica: Um Estudo com Docentes em Municípios do Oeste do Paraná / School Vegetable Garden and Family Farming with Organic Production: A Study with Teachers in Municipalities in West of Paraná State

Tatiane Fátima Nandi, Alvori Ahlert

Resumo


A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos professores sobre a importância da horta escolar para a agricultura familiar e orgânica, em municípios da região oeste do Paraná. A metodologia constituiu-se de uma pesquisa exploratória, precedida de pesquisa bibliográfica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa mediante aplicação de questionários em professores da rede pública do ensino infantil, fundamental e especial de diferentes municípios do oeste do Paraná. O estudo atestou que 78% dos professores têm conhecimento sobre o significado da agricultura familiar, que 71% atestam a importância dos produtos orgânicos como alimentos saudáveis e 56% consideram que esse processo auxilia na prevenção ambiental. Pôde-se ver que os professores, em sua maioria, são favoráveis à utilização da horta escolar e que nas escolas atualmente a horta escolar tem como principal função a alimentação saudável dos alunos e diminuição de gastos. Para 52% dos entrevistados o tema Alimentação Saudável é abordado apenas esporadicamente de forma satisfatória com os alunos na escola na qual atuam e para 5% não é abordado de forma satisfatória. Conclui-se que há deficiência nos projetos pedagógicos para vincular a horta escolar com os conteúdos ensinados e aprendidos na escola e que os docentes não percebem a horta escolar como ferramenta de ensino e aprendizagem. 

Palavras Chave: Horta Escolar. Agricultura Familiar. Produção Orgânica.

 

ABSTRACT

 

The objective of the research was to know the perception of the teachers on the importance of the school vegetable garden for the family and organic agriculture, in municipalities of the western region of Paraná State. The methodology consisted of an exploratory research, preceded by bibliographic research. The research, with a qualitative and quantitative approach through the application of questionnaires in teachers of the public network of early childhood education, elementary and special, from different municipalities in the west of Paraná State. The study attested that 78% of teachers are aware of the meaning of family farming, 71% attest to the importance of organic products as healthy foods and 56% consider that this process helps in environmental prevention. It was possible to see that the majority of teachers are favorable to the use of the school vegetable garden and that in schools today the school vegetable garden has as its main function the healthy eating of students and the reduction of expenses. For 52% of respondents the theme Healthy Eating is only sporadically addressed in a satisfactory way with the students in the school in which they work and for 5% it is not addressed in a satisfactory way. It is concluded that there is a deficiency in the pedagogical projects to link the school vegetable garden with the contents taught and learned at school and that teachers do not perceive the school garden as a teaching and learning tool.

 

Keywords: School Vegetable Garden. Family Farming. Organic Production.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AZEVEDO, Francisco Fransualdo; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. O Programa Nacionalidade Fortalecimento da Agricultura Familiar no Brasil: uma análise sobre a situação regional e setorial dos recursos. Sociedade & Natureza, Uberlândia - MG, v. 23 n. 3, 2011, p. 483-496.

BRASIL, Casa Civil. Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, 2006.

CASTELANI, Lilian Montari; SCHABARUM, Laerte José; SCHERER, Kathleen Werlang; ZEISER, Darci. Do campo ao prato: integrando agricultura familiar e alimentação escolar. 2014.

CELESTRINO, Renan Borro; ALMEIDA, Juliano Antoniol de; SILVA, João Pedro Tavares da; LUPPI, Vitor Antônio dos Santos; VIEIRA, Silvia Cristina. Novos olhares para a produção sustentável na agricultura familiar - Avaliação da alface americana cultivada com diferentes tipos de adubações orgânicas. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar vol. 03, n. 01, 2017.

DIAS, Valéria da Veiga; SCHULTZ, Glauco; SCHUSTER, Marcelo da Silva; TALAMINI, Edson; RÉVILLION, Jean Philippe. O mercado de alimentos orgânicos: um panorama quantitativo e qualitativo das publicações internacionais. Revista Ambiente & Sociedade, São Paulo v. 18, n. 1 n p. 161-182, 2015.

EMBRAPA Hortaliças. Agricultura Familiar e a difusa conceituação do termo. Hortaliças em Revista, Ano III, n. 14, 2014.

FREITAS, Helder Ribeiro; GERVÁSIO, Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves; MARINHO, Cristiane Moraes; FONSECA, Alex Sandro Silva; QUIRINO, Anny Karoline Rocha; XAVIER, Kerly Mariana Marques dos Santos; NASCIMENTO, Paulo Vitor Pereira do. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros – Petrolina/PE. Extramuros, Vol. 1, Nº1, 2013.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas.

Marconi, M. de A. e Lakatos, E. M. (2007). Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas,

MARIA, Silvia Zamboni; SANTOS, Roseli Alves dos. Horta escolar agroecológica: reflexão a partir das aulas geográficas com novos olhares para as questões ambientais. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Vol. 1, 2016.

NASCIMENTO, Vanessa Torrezan do; SIMÕES, Willian. Projeto de horta orgânica na educação básica: uma proposta de trabalho para articular educação do campo, educação ambiental, alimentar e os conhecimentos escolares. UFPR, 2012.

NAVARRO, Jander. O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília - DF: Embrapa Informação Tecnológica, vol.1, 2014.

NIEDERLE, Paulo André; SCHUBERT, Maycon Noremberg; SCHNEIDER, Sérgio. Agricultura familiar, desenvolvimento rural e um modelo de mercados múltiplos- A agricultura familiar em face das transformações na dinâmica recente dos mercados. Revista Suprema, 1 ed., v. 1, Viçosa – MG, 2014.

REINHEIMER, Oraci G.; KOWALD, Claídes H.; OLIVEIRA, Claci. Vida Saudável. Cascavel, PR: Assoeste, 2007.

SOUSA, Anete Araújo de; AZEVEDO, Elaine de; LIMA, Elinete Eliete de; SILVA, Ana Paula Ferreira da. Alimentos orgânicos e saúde humana: estudo sobre as controvérsias. Revista Panam Salud Publica, v 31, n 6, 2012.

THOMÉ, Luciano; TROMBIN, Castro Vinícius Gustavo; CONEJERO, Marco Antonio; LOPES, Frederico Fonseca; NEVES, Evaristo Marzabal; NEVES, Marcos Fava; CÔNSOLI, Matheus Alberto; CAMPOS, Everton Molina; CALDEIRA, Marina Aluísio; TAVARES, Letícia Serra. Agronegócios e desenvolvimento Sustentável: uma agenda para liderança mundial na produção de alimentos e bioenergia. São Paulo – SP, Editora Atlas, 2009.

VIEIRA, Silvia Cristina; MARQUES, Maurício Dias; BRAGA JÚNIOR, Sergio Silva. A política pública da logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos e sua interface com o desenvolvimento rural sustentável. International meeting of agrarian science and technology, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)