<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 5, p. 75-90, mai. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.5.5 </line>
</par>
<par>
<line> Hort* Escolar e Agricultura Familiar *e *rodução O*gâ*ica: Um **tudo com Docen**s em </line>
<line> Municíp*os do Oeste d* Para*á </line>
<line> *chool Veg*table Garden **d Fam*ly Farmin* wit* Organ*c *roduct*on: A Study with Teach*rs </line>
<line> *n Municipaliti** *n West of P*raná State </line>
</par>
<par>
<line> Tati*ne Fátima *andi </line>
<line> Mestra*o em Desenvolvim*nt* territorial e r*ral suste*tá*el pela U**versid*de *stadual do O*s** do Paran* </line>
<line> E-mail: thaty_nand*@h*tmail.com </line>
<line> *lvori Ahler* </line>
<line> Pós-Doutor em Educ*ção *ela Universi*ade *o V*le do *io dos Sin*s </line>
<line> D*u*orado em T*olo*ia pela Faculd*de EST </line>
<line> Professor Associado da U*iversidade Est*d*a* d* Oe*te do *ara** </line>
<line> E-mail: alvoriahl*r*@yaho*.com.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Tati**e *átima Nandi </line>
<line> Editor-Chef*: Dr. Ton*y *erley de A**n*ar </line>
</par>
<par>
<line> R. </line>
<line> *niversi*ária, </line>
<line> 1619 </line>
<line>-</line>
<line> U**versitá*io, </line>
<line> Casc*vel </line>
<line>-</line>
<line> PR, </line>
<line> Rod*igue* </line>
</par>
<par>
<line> 85819-110. *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: *lvori Ahl**t </line>
<line> Artigo r*cebido em 31/03/*021. *l*ima versão </line>
</par>
<par>
<line> R. </line>
<line> Univers*t*ria, </line>
<line> 161* </line>
<line>-</line>
<line> Univer**tário, </line>
<line> *ascavel </line>
<line>-</line>
<line> PR, </line>
<line> recebida e* 14/04/2**1. Aprovado em 15/04/2021. </line>
</par>
<par>
<line> 85*19-110. Br*sil. </line>
<line> Avaliado pelo sistem* Tripl* R*view: a) Des* Review </line>
<line> pe*o Ed*t*r-Ch*fe; e b) Double B*ind Review </line>
<line> (avaliação *ega por do*s av*l*adore* da área). </line>
<line> Revisão: Gram*tical, Norm*ti** e de For*ataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. F. Nan*i, *. Ahle*t </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa t*ve como objetiv* conhecer a perce*ç** do* professo*es sobre a im*ort*ncia da </line>
<line> hort* escolar pa*a a agricultura familiar e or*ân*ca, *m municípios da região oeste *o Para*á. </line>
<line> A m*todologia constituiu-se d* uma pesqui*a ex*loratóri*, precedida de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> biblio*ráfica. A </line>
<line> p**quisa, </line>
<line> de </line>
<line> abordagem qualitati*a * *ua*titativ* *edi*nt* a**icação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uesti*nários e* professore* d* rede pú*lica do ensino infantil, f*n*a*ental e espe*ial de </line>
</par>
<par>
<line> diferent*s </line>
<line> **n*c**ios </line>
<line> do oeste d* Paraná. O estudo at*st*u que *8% dos pro*essores t*m </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento sobre o significado da agricul**ra familiar, que *1% atestam a importância d*s </line>
<line> *rodutos *rgânicos *o*o *limentos saudáveis e 56% consi*eram que *s*e processo auxilia n* </line>
</par>
<par>
<line> preven*ã* ambiental. Pôde-se ver que </line>
<line> *s pr*fessores, e* su* maioria, sã* favorávei* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> utili*a*ão ** hor*a *s**lar e qu* nas *s**las *tua*m*nte a *orta </line>
<line> *scolar tem *o** princi*al </line>
</par>
<par>
<line> fun*ão a ali**n*ação saudá*el dos alunos e diminuiçã* de gastos. Para 52% dos entrevistado* </line>
<line> o tema Alimentação Saudáve* é abordado apenas esporadicamen*e de fo*ma satisfatória com </line>
<line> o* alunos na *sco*a na qu*l *tuam * para 5% não é abordado de **rma *atisfatór*a. Conclui-se </line>
</par>
<par>
<line> q*e há deficiência nos projetos </line>
<line> pedagóg**os para vincular a *orta escolar </line>
<line> com os c*nteúd*s </line>
</par>
<par>
<line> ensinados e apre*didos na </line>
<line> escola e </line>
<line> que os docent*s não pe*ceb*m a horta escolar </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> f*rramen*a de ensino * aprendiza*em. </line>
<line> Pa*avra* Chave: *orta Escolar. Agricult*ra Familiar. Produç*o O*gânica. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> The objective of t*e research w*s to know the pe*ception of the *eachers on the impo**ance of </line>
</par>
<par>
<line> the sc*ool vegetabl* garden for the family *n* organ*c *griculture, </line>
<line> in munici*alities </line>
<line> o* t he </line>
</par>
<par>
<line> western regio* of P*r**á State. The meth*dolog* consiste* of an ex*loratory research, </line>
<line> pre*ed*d *y bi*liograph*c research. The re*ea*ch, wi*h a qualitat*ve *nd qu*ntitati*e a*proach </line>
<line> through **e applic**ion of questio*n*ires in tea*her* of **e public network *f *arly childhood </line>
<line> educatio*, elementary *nd special, fr*m differ*nt municip*li*ies *n the w*st of Paraná S*ate. </line>
<line> Th* study attested tha* 78% of *ea*her* are aware of *he mean*ng of *a*ily farming, *1% </line>
</par>
<par>
<line> *tt*s* to th* importan*e of organ*c produ*ts </line>
<line> as heal*hy foods </line>
<line> and 56% conside* that </line>
<line> t hi s </line>
</par>
<par>
<line> p*ocess he*ps in environmental pr**ention. It wa* possibl* to see that the majority of teachers </line>
</par>
<par>
<line> *re favorab*e to th* </line>
<line> *se *f the school ve*etable ***den an* </line>
<line> that in </line>
<line> s*hools today the sc*ool </line>
</par>
<par>
<line> v*g*table g*r*en *as a* its m*i* function the healthy eating of s*udents and the **duction of </line>
<line> expen*es. For 52% of r*spo*dents **e *heme Healt*y Eating i* only sporadica*ly *ddressed in </line>
</par>
<par>
<line> a satisfactor* way *ith </line>
<line> the *tudents in t*e school in **ich </line>
<line> the* work and *or 5% it *s not </line>
</par>
<par>
<line> addressed in a satisfacto*y way. i* *t </line>
<line> concluded *hat th*r* ** a </line>
<line> *e*icie*c* in the *edagogical </line>
</par>
<par>
<line> *roj*ct* *o link the s*hool vegetable garden with the *on*en*s taught and learned at schoo* and </line>
<line> that tea*hers do not perceive t*e *ch*ol g*rden as a te*ch*ng a*d **arning tool. </line>
<line> Ke*w*rds: School Vegetabl* Garden. Family Farmi*g. O*g*nic Pro*uct*on. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **re*i*a, v. 18, n. 5, art. *, p. *5-90, mai. 2021 </line>
<line> www4.f*ane*.***.*r/revis*a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Horta Escolar e Agric*ltura Familiar de Produção Orgânica: U* *studo com D**e*tes </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> E* vas*a* *egiõe* d* Brasil ** escolas em *equenas e médias cida*es estão ro**ad*s </line>
<line> *e co*unidades rurais c*nstituíd*s de a*ricultores **miliares. Ne*te contexto, *ada vez mai* a </line>
<line> ed*ca*ã* es*olar está desaf**d* a pensar em um a*r**dizado *om me*odo*ogias d*fere**i*das </line>
<line> que val**izem u** alimentação saudáv*l e uma e*uc*ção ambie*tal para a suste*tabilidad*. </line>
<line> Por isso, a es*o*a p*eci*a inovar *a sua *orma de ensin**, f**mando g*upos de estudo em t*rno </line>
<line> de *ema* pertinent*s para * v*da **s alu*os e das futuras geraç*es, p*ra em sala (e for* d*la) </line>
<line> t*abal**ndo de mane*ra coo**rati** para a po*e*ci*l*zação da aprendizag*m, pois é do grupo </line>
<line> q** d*pend* ta*bém * su*esso indivi*ua*. </line>
<line> A m*ioria *as e***las poss*i espaços q*e po*em ser disponibilizados para o plantio de </line>
<line> prod*tos q*e são consumidos posteriorm*nte pelos alunos, incl*ídos na alimentação e*colar, </line>
</par>
<par>
<line> co*o a mandioca, </line>
<line> o milh* ve**e, a abob*i*ha, </line>
<line> tom*tes </line>
<line> e </line>
<line> te*peros </line>
<line> ve*de*. T*l *ção </line>
</par>
<par>
<line> p*tencial*za </line>
<line> o *o*heci*ento e a consciên*ia sobre uma al*ment**ão ad**u*da e **a </line>
</par>
<par>
<line> produ*ã* </line>
<line> orgâni*a e sustentável. A *or*a es*ol*r pod* </line>
<line> co*tribuir com </line>
<line> aprendizagens </line>
</par>
<par>
<line> inte*dis**p*inares </line>
<line> na </line>
<line> escol* e *imultane**ente transforma*-se </line>
<line> em </line>
<line> educaç*o alimentar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> q**lidade *us*e*táve*. </line>
<line> É neste *on*e*to que o* conteúdos de dife*entes d**ciplin** pode* ser trabal*a*os de </line>
<line> for*a interdis*iplinar, c*mo *or exempl*, perímet*o e ár*a *o *onteúdo *struturan*e, núm*ros </line>
<line> e grandezas, os componente* nutriciona*s d*s al*men*os oriund*s da ho*ta es*olar, bem como </line>
<line> a sua ação no organism* a*ravés do índi*e de massa corpór*a (IMC). </line>
</par>
<par>
<line> I**cial*ente apresenta-*e um* </line>
<line> discu**ão introdutória c*m re*erenci**s bibliográ*icos </line>
</par>
<par>
<line> sobre * agricultura f*m*liar, alimen*açã* o**ânica e s*a relação com a hor*a escolar </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> ed*ca*ão p*ra uma alimen*açã* *aud*vel como import*nte ins*rume*to de a*x**io à educação </line>
<line> para a sustentabilidade. </line>
<line> Cons*derando q*e a pesqu*sa fo* realizad* e* esc*las das re*es muni*ip*is e e**adu*is </line>
</par>
<par>
<line> dos munic*pios *in**iros </line>
<line> j*n*o ao Lago I*ai*u, na região oeste do Paraná, o texto traz uma </line>
</par>
<par>
<line> bre** d*scrição d*s*a reg*ão. A partir disso, se*uem os result*dos d* p*squ**a *om </line>
<line> professores * *s d*scussões **b*e a *o*ta escol*r co*o *err*ment* para a ed*cação *mbiental. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 5, ar*. 5, p. 75-90, m*i. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Nandi, A. **lert </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REVISÃ* DE L*TERATURA </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Agricultura fam*liar </line>
</par>
<par>
<line> O tema a*ricul**ra familiar começou a ser estudado no Brasil em meados d* *écad* de </line>
<line> 1*90. I*so ocorreu através de estudo* reali*ados pela Foodand Agriculture Orga*iza*io* </line>
<line> (FAO) *m co*junto co* o Instituto Naci**al de ***onizaç*o e Reforma Ag**ri* (INCRA) </line>
<line> (AZEVE*O; PESSÔA, 201*). </line>
<line> Em 2014, o tema ag*icultura famil*ar foi elei*o pel* Organização d*s Nações U*ida* </line>
<line> (ONU) e, a parti* dessa esco*ha, o segmento ve* sendo ob*eto *e discussões e debat*s. </line>
</par>
<par>
<line> Globa*me**e, n*o exist* um* </line>
<line> definição un*ver*al </line>
<line> sobre agricultu** familiar. O </line>
</par>
<par>
<line> referenc*al *ásico sobre a definição, *iz res*eito uni*am*nte à sua condu*ão, *endo </line>
<line> estritamente familiar (EMB*APA, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> No *r*sil, o **ma agr*c*lt*ra familiar * *egulamentado pela Le* nº *1.326, de 24 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> julho 200*, q*e define como agricul**r *a*iliar o in**víduo *ue pratica ati*id*de no mei* </line>
<line> rural, que n*o det*nha mais que quatro módulos fiscais, que utilize predom*na*teme*te mão </line>
</par>
<par>
<line> *e *bra fami*ia* nas atividades ec*nômica* *o </line>
<line> estabelecimen*o, *ue ten*a renda </line>
<line> famil*ar </line>
</par>
<par>
<line> predomi*antem*nte orig*nada das atividad*s ec*n*mi*as vinculad*s *o estabe*ecimento e que </line>
<line> dirija *eu estabelecimento com *ua *amí*ia. </line>
<line> * agricultu*a familia* enco*tra-se integrada a div*rsa* formas de produção * co*sumo. </line>
<line> Algu*s c*nstituem do modelo de prod*ção he*dado dos anos crescentes de modern*zação, </line>
<line> com a uti*i*aç*o de avançada tec*ol*gia, outro*, ao *ontrário, emer*em ju**a**nte para uma </line>
<line> forma de produç*o mais simplifi*ada, devido à vulnerabilidade e*on*mica e so*ial que atinge </line>
<line> grande parte das f*mílias *ura*s. Sobre**do n*stes cas*s * reconh*ci*ent* e o suporte * novos </line>
<line> c*r*ui*os d* produção e consu*o constituem um* alternativa que, por um lad*, r*que* </line>
</par>
<par>
<line> incent*vos *or pa*te da açã* estatal *, p*r outro, exige </line>
<line> esforços analític*s p*r *art* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> estudos rur*is (NIEDERLE e* al., *0*4). </line>
</par>
<par>
<line> I*cen*ivo* * ag*icultura *ami*iar são realizados *elo </line>
<line> governo, como o caso d* * </line>
</par>
<par>
<line> Programa *acional de For*ale***ento </line>
<line> da A*ri*ultura Familiar - PR*NAF, que *inancia </line>
</par>
<par>
<line> pr*jet*s ao *eq*eno pro*utor *ural, que só tem ace*so ao programa se o pr*dutor a*resen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Declaração </line>
<line> de Apti*ão ao PRONAF (DAP), emitida pela* institui*ões e órgãos </line>
<line> autor*zados </line>
</par>
<par>
<line> pelo go*ern*, que *om </line>
<line> o *ocumento r**onhecem o </line>
<line> cará*er familiar da propried*de </line>
</par>
<par>
<line> (EMBRAPA, **14). </line>
</par>
<par>
<line> P*líticas *úblicas ta*bé* foram c*iadas v*sando beneficiar os *gricultores fa*iliar*s. </line>
<line> **v. F*A, Te*esin*, *. 18, n. 5, art. 5, p. 75-90, m*i. 20** www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Horta Esco*ar e Agricultura Fa*iliar de Pro*ução Orgân*ca: Um Estudo c*m *ocentes </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Essa* *olíti*a* vão de*de o acesso a linhas de cr*d*t* ***a a pr*dução e investimen*o agríc*la </line>
<line> (*RONAF), até a obrigat*ried*d* na aquisição de alimento* da *gricult*ra **mil*ar pelas </line>
<line> escolas públic*s (PNA*). </line>
<line> 2.* Alimentação orgânic* </line>
</par>
<par>
<line> Sousa *t al. (2*12), definem o* </line>
<line> a*im**tos o*gân*cos como sendo alimentos que são </line>
</par>
<par>
<line> oriun*os de *m sistema de p*oduçã* baseado em téc**ca* que dispensam * uso de insumos </line>
<line> c*mo pesticidas sintéticos, f*rtil**antes químicos, medicamento* v*ter*nário*, organismos </line>
<line> geneticame*te modifi*ados, conservantes, **itivos e ir*adiação. </line>
<line> Dias et al. (2015), descreve em su* pesquisa que alimentos or*anicamente produzidos </line>
</par>
<par>
<line> *esultam de um sistema d* produ*ão de aliment*s *u* **clu* sin*éticos </line>
<line> e *rodutos químicos </line>
</par>
<par>
<line> em todas as suas etapas, o que con*eq*entemente, tem como pro*ut* </line>
<line> final, alimentos mais </line>
</par>
<par>
<line> saudáv**s, livre* ** </line>
<line> *e*ticid*s, *onc*rdando com os *% *os profes*ores qu* </line>
<line> deram c*mo </line>
</par>
<par>
<line> *esposta que ag*icultura orgânica é pro*uzir e *on*umir alimentos s*udáveis. </line>
<line> * m*rcado *e alimentos org*nicos encontra-se em ascensão no mund* (NAVA*RO, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4). No Br*sil * </line>
<line> consolidaç*o do merc*do *e orgânicos ocorreu *epois de episódios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*ami**ções por agr*tóx*cos, a* qu*i* p*opo*c*onaram uma mu*ança no compo**ament* </line>
<line> dos **nsumidores *ue passar*m a valorizar a s*guranç* dos al*mentos (THOMÉ et al., 2007). </line>
<line> Entr*t**to, o Brasi* ainda *epresen*ou no* ú*timos anos um dos maiores con*um***res </line>
</par>
<par>
<line> mundiais de agro*óxicos, o que reverbe*a *onsider*veis pr*blema* d* *aú*e públic*, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inter*ere diretame*te no ***envolv*mento rural susten*ável (VIE*RA et al., 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A pr*dução *r**nica nacional en*ontra-*e *ncorada na Lei n* 10.831/2*03 (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> *003) regulamentad* pelo Decreto nº 6.323/2007 (BR*SIL, 2007) e a identificação </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> produtos cert*ficado*, possui *ínc*lo à Instrução *orma*i*a nº 50 de *5 de novembro de 2009 </line>
<line> q*e *nstitu* o sel* of*cial do Sistema B*asileiro de Avalia*ão da C*nformid*de *rgânica </line>
<line> (SisOrg) (BRASIL, *009). </line>
</par>
<par>
<line> A ole*icul*u*a (cultiv* de hor*ali*as) é </line>
<line> a </line>
<line> principal respon*á*el *ela utili*ação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> adub*s orgânicos no Brasil (TRA*I, </line>
<line> e* al., 2013), send* q*e, a pr*dução </line>
<line> d* me*ma c*m </line>
</par>
<par>
<line> manejo de adubaçã* orgânica tem gran*es vantagens c*mo: aumento da pro*utividade, sol*s </line>
<line> *érteis/quimica*ente equili*rad*s e aliment*s mai* *audáveis (CELESTRINO et a*., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres**a PI, v. *8, n. 5, art. 5, p. 75-90, *ai. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. F. Nandi, A. Ahler* </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Horta esco*ar no contexto da agricultura familiar de pro**ção **gânica </line>
</par>
<par>
<line> Historicament*, a z**a rur*l é conhecida como um espaço rustico, arcaico e isso pode </line>
</par>
<par>
<line> ocorrer devi*o à *u*ênc*a de políticas *ú*licas no m*io, e *s </line>
<line> escolas dessas regiões, </line>
<line> hoj e </line>
</par>
<par>
<line> con*ecidas como escolas de </line>
<line> campo, </line>
<line> e*am vis*a* c*mo local ut*li*ado </line>
<line> apenas para </line>
</par>
<par>
<line> alf*betização (a**ender a l*r, *screver e c*ntar), **reditava-se que o que *o*se além disso, </line>
<line> como por exe*plo *uidar do plantio, deveria a*rend*r em cas* (NASCIM*NTO; SIMÕES, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, a escola no meio rural não é apenas um lugar *e </line>
<line> alfabetização, é u* </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e p*opici* p**a o *ese*volvimento dos alunos, professor*s, dos *ais e da com*nid*de </line>
<line> *m *eral na discussão e aprendiz*gem *e *ss*ntos **mo * alimentação *audá**l, o que p*de </line>
</par>
<par>
<line> envol*er *s prod*tos orgânicos e a agric*l**ra familiar, pode*do s*r utilizad* como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta de en*in* as *ortas escolares (CASTE*ANI et al., 2*14). </line>
</par>
<par>
<line> Indepen*ente do tema, a utilização da rel*ção e*tre te*ria * prática pode **xiliar m*ito </line>
</par>
<par>
<line> *o ensino. Na agr*cultura famili*r, devido ao </line>
<line> av*nço de t*cnicas e **uipament*s, </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos tra*icio*ai*, c*mo po* ex*mplo a produção or*ânica a**bou s* perden**. A </line>
<line> horta escolar *od* ser *ti*izad* par* ess* resgate (M*RIA; *ANTOS, 2016). </line>
<line> Seg*ndo *reitas (2013), a h*rt* escolar é um amb*ente ecol*gicamente am*l*, com </line>
<line> infinitas *ossibilidades, per*itind* debater sobre d*versos temas como: al**entos, </line>
<line> b*odiv**sidade, agr*ecol*gia, *ecicl*gem, produç*o or*âni*a, técnicas de planti*, e*tre *utr**. </line>
<line> 3 MET*DO*OGI* </line>
<line> Foi utiliz*da a *esqui** de tip* descritiva *ue, con*orme *i* (*008, p.28), são estud** </line>
</par>
<par>
<line> *ue "tê* como obje**vo primord*al a descrição de ca*acter*st*c*s </line>
<line> de det*r**nada popu*ação </line>
</par>
<par>
<line> ou fe*ômeno ou es*abelecimento de relações en*re </line>
<line> as v*riáveis". </line>
<line> S**undo e*te *utor, as </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas d*scri*ivas, *om uma aborda*em *e pesquisa de camp*, podem ir além da si**les </line>
</par>
<par>
<line> descrição de da*os ou lev*ntame*to de poss*veis relações e*istentes entre **riáveis, e, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> pr*cura* d**vel*r * n**ure*a de***s relações, se apr*ximam muito das pesquis** de natureza </line>
<line> exp*icativa (GIL, 2*08). </line>
<line> A análi*e dos da*os foi reali*ada com abordagem qualit*tiva e quanti**tiva. Este tipo </line>
<line> de pesqu*sa requer uma coleta de da*os, s**undo Ma*coni e Lakatos (2007), c*m a finalidade </line>
<line> de "levant*r informações e/*u co*hecime*tos em relação a *e**rminado pro*lema, por meio </line>
</par>
<par>
<line> da colet* </line>
<line> de dados referentes a um determinado fenômeno, ta* c*mo ele se aprese*ta </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**i*a, v. *8, n. 5, a**. 5, p. 75-90, mai. 2021 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Horta Esco*ar e A*ricultura F*miliar *e *rodução Orgânica: Um Estudo co* Do*entes </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> espo*ta*e*mente. Con*udo, não se pod* *onfun**r * pesquisa de c*mpo com a mera coleta </line>
<line> dos d*d*s, po*s exig*-*e controles adequados e objeti*os p*é-defi*idos *ue ori**t*m o que e </line>
<line> como se deve coletar" (MARCONI; LA*A*OS, 2007, p. 1*5). </line>
<line> Para * c*leta de d*d*s foi util*zado um ques*ionário, n* qual, logo *pós o aceite do </line>
</par>
<par>
<line> docent* em r****ndê-lo, </line>
<line> en*ontrava-se o T*rmo *e C*nsentimento Livre e E*clare**do, no </line>
</par>
<par>
<line> qual constava todo o pro*edimento e normas do estu**, esclar*cendo </line>
<line> a* *o*m*s legais de </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisas c*m sere* h*ma*o*, conform* * determinado pe*o C*mitê de É*ica da UNIOESTE. </line>
</par>
<par>
<line> A amostragem *os p*ofess*r*s n*s escolas foi fei*a *e forma ale*tória, onde os </line>
<line> **óprios </line>
</par>
<par>
<line> *rofesso*** se oferecera* p**a pa**ici*ar da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *el*mitação da a*ostra </line>
</par>
<par>
<line> Para a de*erminação da população, in**ialmen*e *ete*mi*ou-se uma área geral de </line>
</par>
<par>
<line> intere*se, sendo essa as cidades lindeir*s *ue tivera* impactos d*retos e/ou indi*etos com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in**dação gerada pe*a barragem do Lag* de *taip*. </line>
</par>
<par>
<line> Em seguida realizou-se um leva*t*mento das características de cada cid*de atr*vés </line>
</par>
<par>
<line> das pesqui*a* *ealizadas e </line>
<line> pu*li*adas p**o *BGE - Insti*uto Bras*leiro de Ge*grafia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *sta*í*tica, e </line>
<line> um brev* lev*nt*mento histórico, on** foram consultado* os sites oficiai* da </line>
</par>
<par>
<line> prefeitur* de cada *id*de. </line>
<line> As escola*, fora* escolhidas por p*ss*írem em sua área alguma horta *scolar, *ara </line>
<line> isso, entrou-se em contato com a prefeitura *e c*da *unicípio, para saber se havia horta </line>
<line> escolar *as escolas. *a Figur* * estão apresentados os mun*cí*ios que não apr*s*ntar*m h*rta </line>
<line> em sua* escola* e os que apres*n*aram hort*. </line>
<line> *igur* 1 - Municípi*s que apres*n*aram e *ão a*resentaram hort* na escola </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Os autor*s, 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 5, art. 5, p. 75-90, mai. *021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. F. Nandi, A. Ahlert </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo c*m *s respos*a* montou-s* o mapa de visi*as e permis**es para a* d*vida* </line>
<line> autorizaçõe* (impressas ou *ão), quand* necessárias, para a pesquis*, no mesmo momento </line>
</par>
<par>
<line> a*rov*it*u-se para perguntar s*bre a es*ol* es*ad*al do estado se saberia infor*a* so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hort* </line>
<line> escolar, geralmente a c*mun*caç*o *conteceu com *ec*etaria d* educaç** de cada a </line>
</par>
<par>
<line> *u*icípio. Quan*o afirmativas as resp**tas para esc*las estaduais, *ntrou-*e em *ontato com </line>
<line> o núcleo region*l *e educ*ção *esponsável po* cad* munícipio (Fo* do Igu**u e T*l***). </line>
<line> A pes*uis* f*i rea*izada numa região *onhec*da como Munícipios lindeiros ao Lago </line>
<line> Itaipu, *onfo*me * Figura 2 abaixo: </line>
<line> *igura 2 - *idades *ind*ir*s ao Lago Itaipu </line>
</par>
<par>
<line> a - Foz *o Igua*u ; b - Santa Terezinha de Itaipu; c - São Migue* do Iguaçu; d - Continuação Foz do I*uaçu; * - </line>
<line> *taipulândia; f - Medianeira; g - Mis*al; h - Santa Helena; i - Diamante do Oeste; j - São José das Pa*meiras; k - </line>
<line> Entre *ios do *est*; l - Pat* *ra*ado; * - *arechal *andido Ro*don; n - Mercedes; o - Guaíra; p - Terra </line>
<line> Roxa; q - Matelândia. </line>
<line> Fonte: LIM*ERGUER, 2007. </line>
<line> A* *idad*s escolhidas e*contram-se marcadas no mapa (Figur* 2|) com u* *sterisco, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo e*as: Foz </line>
<line> ** Igua*u (a+d); Santa Terezinh* de Itaipu (b); Sã* Miguel do Iguaçu (c); </line>
</par>
<par>
<line> Itaipulând** (*); Medianeira (*); *issal (g); Santa Helena (h); Mare*h*l Cand*do Rondo* (m); </line>
<line> G*aíra (o) e Matelândia (esse *unicípio exclusivamente, não é um *unicípio *lass**icado </line>
<line> como lind*iro ao Lago Itaipu, porém sofreu i*pactos ind*retos com a formaçã* da represa e </line>
<line> pos*ui **a escola com ho*ta escolar premiada i*cluin*o a me*endei*a da escola). </line>
<line> Em seguida, fo*a* realizadas visitas n*s escolas municipais e/ou esta*ua*s dos </line>
<line> municí*ios: Mis*al, uma escola munici*al * *ma estadu*l c*m horta esc*lar; It*ipulândia, </line>
</par>
<par>
<line> uma escola com h*r*a e*colar; *ed*aneira, uma e*cola municipal e </line>
<line> u** est*d*al; Santa </line>
</par>
<par>
<line> He*ena, *uas escolas *staduais e uma munici*al; F*z do Iguaçu, um* escol* m*nicipal, uma </line>
<line> estadual * uma *scola especial que utiliza a h*rta p*ra *uas ativ*dades; Santa *erezinha de </line>
<line> Re*. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 5, *rt. *, p. *5-90, m*i. 2021 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ort* Esco*a* e Agric*ltura Famil*ar de Prod*ção Orgâ*i*a: Um Estudo **m Docentes </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> I*aipu, um escola esta*ual; Guaíra, *ma e**ola municipal; Marechal C*ndido Ro**on, uma </line>
<line> esc*l* es*adual e *m* mun*cipal; Matelând*a, uma escola municipal e uma estadual. </line>
<line> F*gur* 3 - Imagens das visitas r***iza*as na* hortas das esco*a* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Os autores, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na *a*ela 1 estão apresentadas as *espostas do* prof*sso*es em relação ao signific*do </line>
<line> de a*ricu*tura fam*liar n* opinião do* mes**s. </line>
<line> Tab*la 1 - Res*o*ta* d*s prof*ssor*s em r*lação ao significado d* *gricu*t*ra familiar. </line>
</par>
<par>
<line> O *ue é agri*ultura fami*iar pra voc*? </line>
<line> Professores (%) </line>
</par>
<par>
<line> Pequena área *antida *om m*o de obra *amili*r </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Produzir * consumir alime*tos em casa (horta fami*iar) </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> Cultiv*s de pequenos pr*prietários (produtores) </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Produz * *ásic* e co*ercializa o exce**nte </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Produção sustentável e s*udáve* </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Os autores, 2020. </line>
<line> Os d**os acima ates*am que 78 % dos professores têm conhecimento *obre agric**tura </line>
<line> familiar, *en** em vista que todo* eles consider*r*m a *de** de *ma pe*uen* áre* maneja*a </line>
<line> por **a família *e *or*a sustentável, * qu* est* de acordo com * Lei nº 11.326/2006. </line>
<line> Na Tabel* 2 estão as re*posta* dos docente* e* relaçã* ao significado de *g*icultura </line>
<line> orgânica. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 18, *. 5, art. 5, p. 75-*0, mai. **21 </line>
<line> w*w4.*san*t.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. F. Nan*i, A. Ahlert </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tabel* 2 - Respostas d*s profe*sores em re**ção ao significado da agri*ultu*a org*nica. </row>
</column>
<par>
<line> O *ue é a*ricultura orgânic* p*a você? </line>
<line> Profes**res (%) </line>
</par>
<par>
<line> Quando *ão *e faz uso de ag*otó*i*os </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> *roduz*r e consumir alimentos saudávei* </line>
<line> 7 </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Os aut*res, 20*0. </row>
<row> *b*erva-se que todo* os p**fe*sores entrevistados têm algum c*nhecimento sobr* as </row>
<row> característ**as de u* produto org*ni*o. 93 % dos profes*ores *espond*ram que a agricul*ur* </row>
<row> orgânica é a pr*duçã* *eal*zada sem * uso de agr*tóxi**s e a*enas com a utili*ação de adubo </row>
<row> e **rtilizant*s de origem natural, o que é conf*rmado *or *ousa *t al. (2012) e D*as e* al. </row>
<row> (2015). </row>
<row> No Gr*fico 1 são ap*esentadas as resp*stas dos *ocent*s e* *elação à importâ*ci* *os </row>
<row> pr*dutos orgânic** em sua percep*ão. </row>
<row> Gráfico 1 - Resposta *os pro*essores *m relação à i*portânci* dos produ*os orgânico* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: Os *utor*s, 2020. </line>
<line> P*lo G**fic* 1 *od*-se observ*r qu* as principai* motivações para os professores em </line>
<line> consu*ir al*mentos orgânicos é a saúde e o m*io a***ente. Para 71% o* produtos orgânicos </line>
<line> são alimentos saudáveis e 56% acreditam *ue esse tipo *e pro*esso *u*il*a na prevenção </line>
<line> *mbiental, o* seja, g**a um me*or imp*cto n*gativo no meio ambiente. Co* 32% ap*receu a </line>
<line> r**posta "representam um* poss*bilidade n*va *e produtos", essas porc*ntagens pode* ser </line>
</par>
<par>
<line> *m ind*cativo de preocup*ç*o </line>
<line> com a alimentação, en*reta*to em nenhum *omento citam * </line>
</par>
<par>
<line> *mportância desses produt** na a*ricultura *ami*iar, o que *ostra </line>
<line> a fal*a também </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*ação do* pr*fessores. </line>
</par>
<par>
<line> A pre*cup*çã* c*m o *onsumo de a*imentos s*ud*vei* se con*ir*a *o Gráfico 2, onde </line>
</par>
<par>
<line> pode-se </line>
<line> observar que m*is **% dos </line>
<line> *n*revistados, cons*mem produ*os orgâ*icos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 5, p. 75-90, mai. 20*1 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Horta Esco*ar e Agricu*t*ra F*m*liar de Produçã* *rgâ*ic*: Um E*tudo com Doce*tes </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> diari**ente, 19% **a*e que diariamente, 29% às vezes e apenas 18% responderam **ramente </line>
<line> co*sumi* alimen*os orgânicos. </line>
<line> G*áfico 2 - Re*po*ta d** profess*res em re**ção à frequência no consumo d* produtos </line>
<line> orgânic*s dos mesmos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: Os *uto*e*, 2020. </row>
<row> Ess* preocupação com o consumo de a**m*ntos s*udáv**s e que ger*m um m*nor </row>
<row> impacto ao m*** am*iente, m*st*a que é *ossível se res*atar * *gricult*ra familiar or*âni** </row>
<row> poi* h* mer*ado para isso, porém, é necessário u* mai*r c*nh*ciment* *o**e * assunto pelos </row>
<row> pr*fessores para qu* o* **s*o* instru*m seus a*unos. </row>
<row> Na Tabela 3 est*o apresentad*s a* respostas dos professores em re*ação ao papel que </row>
<row> atu*lmente a horta e*c*la* exerce na esc*la em que lecionam. </row>
<row> *abela 3 - Resp*stas d*s profess**es em relação a* p*pel d* hor*a escolar e* *u* escola </row>
</column>
<par>
<line> Qual * papel da Ho*ta e*c*la* em sua esc**a para v*cê? </line>
<line> Profe*so*es </line>
</par>
<par>
<line> Alimentaç*o Saudáv*l </line>
<line> 43% </line>
</par>
<par>
<line> *nte*dimento *obre desenvolvimento su*tentável e *limentos org*ni*os </line>
<line> 23% </line>
</par>
<par>
<line> Ap*ender a cultiv*r na es*ola e a*li*ar *m casa </line>
<line> *7% </line>
</par>
<par>
<line> Intera**r e apren*er </line>
<line> 10% </line>
</par>
<par>
<line> Não tem*s horta ainda (apenas pro*et* de horta) </line>
<line> *% </line>
</par>
<par>
<line> Ferra*enta e*tra *ara o apre*diz*do </line>
<line> 1% </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: O* aut*res, 2*2*. </row>
<row> Ver*f**a-s* que p*r* *3% do* professo**s a *orta escolar tem com* p*incipal **nção a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *limen**ção saudável dos alu*os, o que é um *ator muito *ositivo, tendo e* vis** que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade vem sofrendo com o cr*sc**ento da urbaniz*ção qu* acaba ge*ando mudanç*s nos </line>
</par>
<par>
<line> hábitos alimentare* *e*ido à corr*ria do dia-a-di*, o que vem geran*o bras*leiros obesos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*n* PI, v. *8, n. 5, art. 5, p. 75-90, mai. 2021 w*w4.f*anet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Nan*i, A. Ah*ert </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> estressad*s. Entretanto, c*nsid*rando seu pap*l *e ed*cadores, é pre*cu*ante que apenas *0% </line>
<line> afir**m **a potencialidade p*ra o aprendizado e * inte*ação *om os conteúdos e apena* 1% a </line>
<line> co*sideram como um instru*ento de aprendiz*d*. </line>
<line> Estes dado* apo*tam pa*a um* precari*dade desd* o processo de form*ção dos </line>
<line> docentes sobre e*tes t*mas e a ausência d* um planejamento ped*gógico que i*c*ua esta </line>
</par>
<par>
<line> *emát*ca tão fu*damen*al para o dese*volvim*nto sust*ntável, a qualidad* </line>
<line> de vi *a e a </line>
<line> bo* </line>
</par>
<par>
<line> saúde </line>
<line> decorrent* de uma aliment**ão saudável a part*r da produção de alimen*os </line>
<line> or*âni*os. </line>
</par>
<par>
<line> Tal ausência também demonstra uma clara </line>
<line> desconexão da escola c*m o seu e*torno so*i*l, </line>
</par>
<par>
<line> constituído por comun*da*es rura*s de agr*cultu*a *amilia*. </line>
<line> *o Gráfico 3, es*ão expres*a* as porce*tagens das per*epções dos professore* *m </line>
<line> r*la*ão aos interes**s dos alunos so*re alim*nta*ão saud*vel. </line>
<line> Gráfico 3 - Proporção d* pro*esso*e* que a*r*di*am no interesse *os alunos sobre o </line>
<line> tema Ali**nt*ção Saudá*el </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Os *utores, 2020. </line>
<line> Pe*o Gráf*co 3, ver*fic*u-se q*e a maioria d*s d*centes en*re*istados (*6%) entend* </line>
<line> que o i*ter*sse dos alun*s pe*o tem* A*imentação Saudável é relativa*ente muito bom, 26% </line>
<line> bom, 8% *xce*ente. Somando e*ses valores relativament* po*itivos com um total de *0%, que </line>
<line> permite concl*ir que os alunos de*o*stram intere*se *elo tema Alim*nt*ção Saudável. *s*es </line>
<line> *ado* d**os*ram que * tema *limentação orgânica tem boa a*ei*ação entr* os *lunos, </line>
<line> faltando ape*** u* *lane*a*ento de *ns*no par* esse *ssunto. </line>
<line> No Grá**co *, es** ex*ressa a opini*o dos *ro*essor*s em relação ao tema A*imentaçã* </line>
<line> Saudável, se o m*smo vem sendo abor*ado de fo*ma s*tis*atória com os alunos na escola que </line>
<line> atua. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 5, p. 75-90, *ai. 20*1 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ho*ta Es*olar e Agri**ltura Familiar de Pro*ução Orgânica: *m Estudo *om Docentes </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> Gráf*co 4 - Opinião dos docentes sob*e a abord*g*m *atisfatór*a do *ema A*imentação </line>
<line> S*udável </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Os autores, 2020. </line>
<line> Se*undo a opiniã* dos do*entes, em que 52% a*estam *ue * t*ma *lim**t**ão </line>
</par>
<par>
<line> Saudável é ab*rdado apenas es*oradic*mente de *o**a satisfatória com </line>
<line> os alu*os na escola </line>
</par>
<par>
<line> na qual atua* e para *% nã* é abordado de forma satisfatória. Isso coaduna que a perce*ç*o </line>
<line> levanta*a na *abe*a 3 na q*a* fa*tam pro*etos pedagógicos e vínc*los *a hor** escolar co* os </line>
<line> co*teú*os e*sinados e apre*didos na escola. Os d*c*ntes não percebem a horta es*olar como </line>
</par>
<par>
<line> fe*ramenta </line>
<line> *e **sino e *pren*izagem. Já 43% acham q*e o te** é </line>
<line> aborda** *e forma </line>
</par>
<par>
<line> sati*fat*ria, o que con*lita com os dados </line>
<line> da *abela 3 e demonstra dific*ldades </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> compreen*ã* do tema com transversali*ade nos conteúd*s lec*ona*os pelo* mesmos. </line>
<line> Estes re*ultados reforçam a necess**a*e *e *m planejame*to pe***ógic*s nas esc*las </line>
</par>
<par>
<line> par* uma me*hor a*orda*e* dos *ema* relacionados com os alimentos org**icos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> agricultura famil**r e a riqueza da horta escolar como ferramenta de ensino e ap*e*diz*gem. </line>
</par>
<par>
<line> 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A e*cola no meio *ural *ode ut*li**r ferra*entas pa*a au*ili*r especial*en*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> agricultur* *amiliar orgâni*a, o que </line>
<line> está ligado diretamente c*m a alimen*ação saudável dos </line>
</par>
<par>
<line> alun*s e a s*a ***tura junto com suas *amílias. *este con*exto, a hor*a e*colar é u*a opç*o de </line>
<line> ferramenta *ara esse caso, sendo que n*s esco*as o esp*lh* do* aluno* são s*us pro*essores, </line>
<line> por isso * importânc*a *e se conhecer a perc**ção e costumes alimentares dos docen**s. </line>
<line> Di*nte disso, n*ss* *esquisa ates*ou que 7* % *os professores têm conhec*m**to </line>
</par>
<par>
<line> sobre o *ignifica*o da agricu*t*ra familiar e que 71% atestam importânc*a dos produtos a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 18, n. 5, ***. 5, p. 75-*0, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Nandi, A. Ahlert </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> orgânicos como al*mentos saudáveis, enq*anto que **% consideram que esse *rocesso au*il*a </line>
<line> na prevenção ambiental. </line>
<line> Por outro lad*, e**a propor*ão demo*s**a qu* apenas 10% a*irma* sua potencialidade </line>
</par>
<par>
<line> para o ap*endizad* </line>
<line> e i**er*ção co* os conteúdos e apenas 1% a cons*deram como ** a </line>
</par>
<par>
<line> i*strumen*o de aprendiza*o. Tais *ad*s nos leva* a *oncluir q*e *á *ma precari*dade desde </line>
</par>
<par>
<line> o processo d* *orm*ção dos </line>
<line> docentes sobre e*te* temas e a </line>
<line> au**n*ia d* *m *lane*ame*to </line>
</par>
<par>
<line> ped*g*gico nas escolas que in*lua esta te*áti*a *ão fundam*ntal *ara o desenv*lvimento </line>
</par>
<par>
<line> *ustentável, * qu*lidade de vida a boa saúde e </line>
<line> d*corrent** de uma aliment*ç*o saudável </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir da p*odução d* *limentos orgân*cos. Tal ausência também aponta uma *lara desc*nexão </line>
<line> **s escola* de educ*ção b*s**a na região pesqu*sada *om o *eu e*torno socia*, c*n*tituída por </line>
<line> comuni*ades r**a*s de agricultura familiar. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa também atesto* que 52% acre*ita* </line>
<line> que o tema Alime*t*ção **ud*v*l </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> abo*dado apenas esporadicame*te e, por isso, de forma apenas sat*sfató*ia, com os a*u**s *as </line>
</par>
<par>
<line> *s*o*as na quais atuam, e para 5% **m ab*rdado *e forma s*tisfatóri*. Isso no* leva é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> concluir que a *ercepção levantada na Ta*ela na qu*l dete*tamos que faltam 3 </line>
<line> *rojetos </line>
</par>
<par>
<line> peda*ógico* e *íncul*s da ***ta escolar com *s conteúdos *nsinados e *prendidos na escola. </line>
</par>
<par>
<line> *onseque*temente, *s docentes não per*ebem a horta escolar com* fer*amenta de ens*no </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizag*m. </line>
</par>
<par>
<line> J* co* re*ação aos 43% que acreditam qu* o tema é *bordado </line>
<line> de *orma sat*sfatória, </line>
</par>
<par>
<line> co*cluímos que *sta posição conflita c*m os dados da Tab*la 3 e *emonstra d*ficuldades n* </line>
<line> compr*ensã* do tema com* *ma tra*sversalid*de nos co*te**os leci*nados pe*os mesmos. </line>
<line> *oncluindo, veri**cou-se a pouca utiliz**ão da horta escolar como objetiv* de </line>
</par>
<par>
<line> in*entiva* a agricu*tura fa*il**r orgâ*ica, mas que </line>
<line> há *n*er*ss* *or parte dos docentes *el* </line>
</par>
<par>
<line> temátic* abordad*, faltando *m maior pl*nejamento pedagógico nas escolas voltad* para as </line>
</par>
<par>
<line> q**stões </line>
<line> pertinente* ao *ntorno soc*al das es*olas a q*alid*de de vida naqui*o qu* *la e </line>
</par>
<par>
<line> d*pen*e </line>
<line> d* uma a**mentação saudável qu* *ode ser produzida no am*iente ond* vive* *s </line>
</par>
<par>
<line> pes*oas env**vid*s com o processo de formaçã*. </line>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
<line> AZEV*DO, F. *; PES*ÔA, V. *. S. O Programa Nacionalidade Fortale*imento da </line>
<line> A**icultura Fa*iliar ** Br*si*: **a análise s*bre * situação regional * s*torial dos recursos. </line>
<line> **cie*ade & N**ureza, *berlân*i* - MG, v. 23 n. 3, 2011, p. 483-496. </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, *ere*ina, v. 18, n. 5, art. 5, p. 75-90, mai. 2021 </line>
<line> www4.f**ne*.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> H*r*a E**olar e Agr*cu*tur* Famil*ar *e Produçã* O*gânic*: Um Es*udo com Docent** </line>
<line> 89 </line>
</par>
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<line> BRASIL, *asa Civil. </line>
<line> L*i nº 11.326 d* 24 de julho de </line>
<line> *006. Est*belece as dire*ri*es p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> formulação da Polí*ica Naciona* *a Agricultura ***iliar e Empreendim*ntos Fam*liares </line>
<line> Rurais. **ário Ofic*a* d* U*ião, 200*. </line>
<line> C*STELAN*, L. *. et al. D* camp* ao prato: integran*o ag**cultu*a familiar e a*imentação </line>
<line> escolar. 2014. </line>
<line> CELES*RINO, R. B. et al. Novos olhar*s p*ra a produção susten*ável na a**icul**ra familiar </line>
<line> - A*aliação d* alf*ce amer*cana cultiva*a co* dife**n*es tipos *e ad*baçõ*s orgânicas. </line>
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<line> sustentáv*l. Interna*i*nal meeting of agrarian s*ience and t*chno*ogy, 2016. </line>
<line> Como Referencia* este *rti*o, c*nforme ABNT: </line>
<line> NANDI, T. F; AHLERT, A. Horta Escola* e Agricu**ur* Familiar de Prod*ção Or*ânica: Um Es*udo </line>
<line> co* D*centes em Municípi*s do O*ste do Pa*aná. R*v. FS*, Teresina, v.18, n. *, *rt. 5, *. 75-*0, </line>
<line> ma*. 2021. </line>
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<line> C*ntri*ui*ão d*s Aut*res </line>
<line> T. F. Nandi </line>
<line> A. Ahlert </line>
</par>
<par>
<line> 1) **ncepção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e interpre**ção dos d*dos. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *labo*ação do ra*c*n** ou na r*visã* *rít*ca d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação *a aprov*ç*o da ver*ão f*nal do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. **A, Teresin*, v. *8, n. *, art. *, p. 75-90, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/re*is*a </line>
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