Habilidades Empreendedoras e Competências Gerenciais em Empresas de Prestação de Serviços / Entrepreneurial Abilities and Management Competencies in Service Companies

Marivane Vestena Rossato, Sabrina Letícia Neuenschwander, Jaqueline Oliveira Felin, Cristiane Krüger

Resumo


No atual mercado, as empresas sofrem com a concorrência. Perante isso, é necessário que elas, por meio de seus conhecimentos, busquem por diferenciais empreendedores para se manterem competitivas. Atentando-se para os municípios brasileiros, as empresas de prestação de serviços são as principais contribuintes para o crescimento das cidades. Diante desse fato, este estudo teve por objetivo analisar a relação das habilidades empreendedoras e o grau de importância atribuído às competências gerenciais para suas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, de levantamento, com a aplicação de questionários. Como resultado, verificou-se que a habilidade de motivação para realização demonstrou-se importante para explicar a avaliação atribuída à competência gerencial de operação/produção para as empresas pesquisadas, sendo que as demais habilidades não exerceram efeito significativo sobre tal avaliação. A investigação trouxe evidências de que devido ao fato de os empreendedores avaliarem que as competências gerenciais são importantes para as empresas, a não possibilidade de associação às habilidades empreendedoras pode estar sendo explicada em função do baixo, e até mesmo mediano, desenvolvimento destas junto aos empreendedores.

 

Palavras-chave: Comportamento Empreendedor. Autoconhecimento. Prestadores de Serviços.

 

ABSTRACT

In the current market, companies suffer from competition. Given this, it is necessary that they, through their knowledge, search for entrepreneurial differentials to remain competitive. Paying attention to Brazilian municipalities, service providers are the main contributors to the growth of cities. Given this fact, this study objective to analyze the relationship of entrepreneurial skills on the degree of importance attributed to managerial skills for their companies. For this, a quantitative, descriptive, survey was conducted, with the application of questionnaires. It was found that the motivation to perform skill proved to be important to explain the evaluation attributed to the managerial operation/production competence for the companies surveyed, with the other skills having no significant effect on such evaluation. The investigation brought evidence that because entrepreneurs evaluate that managerial skills are important for companies, the non-possibility of association with entrepreneurial skills may be explained due to the low, and even average, development of these with entrepreneurs.

 

Keywords: Entrepreneurial Behavior. Self-knowledge. Service Providers.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.6.1

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