<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 11, p. 179-196, *a*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.5.11 </line>
</par>
<par>
<line> *iolentas e/ou Violentadas? Trave*t*s, Violênc*a e *ofrim**to Ético-Polít**o </line>
<line> Violent Pe*sons and/or V*ctim* o* Violence? *ransvestite*, *iole*ce, and Eth*cal-*oliti*a* </line>
<line> Suffer*ng </line>
</par>
<par>
<line> Guilherme José Pa*is* Dias </line>
<line> Graduado e* **icologia *ela UNIP </line>
<line> E-mail: g*ilherme.p*risipsi@gma*l.com </line>
<line> Maria Olívi* Ga*cia Ribeiro Arr*da </line>
<line> Doutor* em *eoria e C**tica Li*er*ria pela UNI*A** </line>
<line> E-mail: li*garcia@uol.com.br </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Gui*herme José P*risi Dias </line>
<line> Editor-C*efe: *r. Tonny Kerle* de A*en*ar </line>
</par>
<par>
<line> UN*SP - Rua Set* de *e*embro, 47, C*ntr* - Tapiratiba, </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> SP. CEP 13.760-000. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Maria Ol*v*a *a*ci* Ribe*ro A**uda </line>
<line> Artigo receb*d* em 13/*4/2021. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> **a *reze de Maio, 414, Centro - S*o José *o *io Pardo, </line>
<line> r**e*ida *m 28/04/20*1. Aprovado ** 29/04 /202*. </line>
</par>
<par>
<line> SP. CEP 1*.720-000. </line>
</par>
<par>
<line> Av*liad* pelo sist*ma Tripl* Revie*: Desk Revi** a) </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; e b) Dou*le B*i*d Review </line>
<line> (avaliação c*g* por doi* avalia**res da *rea). </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, Norm**iva e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. Di*s, M. O. G. R. Ar*uda </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* teóri*o, *nspirado *a perspec*iva *a *sic*logia sócio-h*stórica, objetiva apr*sentar </line>
<line> e p*obl*m*tizar *ois recortes da trav*stilidade: * so**imento *tico-p*lític* e * viol*ncia. Esta </line>
<line> última é *m el*mento marcante *as vivências tra*e**id*s e é encar*da como uma v*a de *ão </line>
<line> dupla - uma *ia edifica * ser travesti, como fruto da vi*lê*ci* estrutural e simbólica, </line>
<line> apre*entan*o-se *o cotidiano através da exp*lsão delas *o la*, da escola, *o sistema de saúde </line>
<line> e do mercado *e trabalh*; * outra, é um recurso delas, que mu*t** ve*es preci**m fa*er *a**r o </line>
</par>
<par>
<line> uso da v*olênc*a física </line>
<line> *ara (sobre)vi*e*em nos a*bientes hostis em que tra*s*t*m, </line>
</par>
<par>
<line> principal*ente nos territ*r**s *a **ostituição. O *onceito de sofrim*nt* étic*-polític*, </line>
<line> cunhado p*r Bader *awaia, serve de instrumento para expli**tar que muitos d*s sofrimentos </line>
<line> vivenciad*s *elas tra*estis são *r*t*s das condições sociais desta* últimas, *o*s o sofrimento é </line>
<line> soci*lmente *e*iado e não um fim em si mesm*. </line>
<line> Pal*vras-chave: *ra*estis. Viol*ncia. Sofri*ento ét*c*-po**tic*. </line>
<line> A*S**ACT </line>
<line> Thi* the*r**ica* art*c*e aim*, from *ocio-histo*i**l psych*logy, a* presen**n* and </line>
<line> proble*atizing two phenomena of*en faced by transvestites: ethical-*olitical suffering and </line>
</par>
<par>
<line> vio*ence. The latter is a prominent fea*ure of *heir experiences as </line>
<line> t*ansvesti*es, a*d is it </line>
</par>
<par>
<line> *s*ally *egarded as a two-way str**t: on *he one hand, *iolence is a f*ndamental part of their </line>
</par>
<par>
<line> lives due to sy**olic and structur*l pressures. It affec*s them *n daily basis thro*gh a </line>
<line> restrictions on access to * home, ed*cat*on, healthcare, and empl*yment. O* the other h*nd, </line>
<line> those su*ject* are l*ft wit* no choice but to rely on *cts of physical vio*en*e to ensure th*ir </line>
</par>
<par>
<line> survival in hosti*e environme*ts, especially *hen it comes </line>
<line> to </line>
<line> *rostitution areas. ** rely on </line>
</par>
<par>
<line> the "et*ical-politic*l suffering" concept d*v*loped *y *ader Sawaia to clearl* show that </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> significant part *f tr*n**estites\ suffer*ng is d*e to the so*ial con*itions pertaining </line>
<line> to </line>
<line> t*ei* </line>
</par>
<par>
<line> l*ves, *s sufferi*g is a socially me*ia*ed ex*erience, not *n e*d in i*self. </line>
</par>
<par>
<line> Key*or*s: Transvestite*. *iolence. **hical-politic*l *uffering. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te**sina, v. 18, n. 5, art. 11, *. 1*9-196, mai. 2021 www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violentas e/o* Violent*das? Traves*is, *iol*ncia e *ofrimento Ét*co-Pol*tico </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Ter *s t*ave*tis como foc* do noss* olha* </line>
<line> n*s obriga, cer*a*en*e, * fala* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> prosti*uição enq*anto um* atividad* atrelada a essas ident*dades, pois *a territ*rialidade é </line>
<line> física e si**ólica deste* espaços *ue muitas desenvolvem seus process*s de existe*ciali**çã* </line>
</par>
<par>
<line> (ORNAT, 2008). Ass*m, é na co***vênci* na malha </line>
<line> *e sociabilidade </line>
<line> d* pros*i*uição q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ui*as t*aves*i* aprendem a ser e a construir sua f*minilidade. Vá**as transformaçõ*s que as </line>
</par>
<par>
<line> inic*am n* "unive**o" *a travesti*idade, com* a </line>
<line> adoção de um no*e f*minino e as </line>
</par>
<par>
<line> transformaçõe* cor*orais, t*m sua gênese * partir das **lações *ue começ*m a se d*senvolver </line>
<line> a partir daí (PELÚCIO, *005a; S**TOS, 2014; NOG*EIRA; L*Ó*, **1*). </line>
<line> A*ém do *c*lhime*to existenc*al f*en** à exclusão *e muitas instituições como </line>
</par>
<par>
<line> fam*li*, es*ola, sistemas de saúde (DAVI; BR*NS, </line>
<line> 2015), os te*ritórios da prostitu*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> m*ita* vezes impõ*m u*a du*a **alidade àquel*s *ue necessitam vende* seu corpo para </line>
</par>
<par>
<line> sobre*iv*r. *ão muit*s e d* diferent** di*e*sões </line>
<line> as </line>
<line> vio*ê*cias sofridas nes*e </line>
<line> co*****o, indo </line>
</par>
<par>
<line> d*sde as </line>
<line> perpetradas por </line>
<line> *lientes policiais (GARCIA, 2008), brigas **gadas à dem**c*ção e </line>
</par>
<par>
<line> te*ritoria* e i*ici*d** por aq*e*as que p**meiro cheg*ram nele (PELÚCIO 2007), *isputas po* </line>
<line> *li*n*es (D*VI; BRUNS, 2015), até a* violênci*s sim*ólicas, que n* *aioria das v*zes </line>
<line> obrigam *s travesti* a se*em *o*pu*soriamente rel**a*as ao universo *a **ostitu*ção. </line>
<line> D*sse *odo, est* revi**o *eórica obj**iva in**car, por meio da persp*ctiva d* </line>
</par>
<par>
<line> ps*cologia s*cio-histórica, </line>
<line> q*e as várias *imensões da </line>
<line> *i*lê*cia *xistent*s no c*tidiano </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> t**v**tis são *ecidas em relação *ialét*ca e *mbricadas *ntre a* r*al**ades *ubjetiva e objetiva, </line>
<line> e* que *s travestis sã*, a* mes*o tem**, vítimas e a*entes ** viol**ões. Adem*i*, o c*n*eito </line>
</par>
<par>
<line> de sofrimento é*ico-político, cun**d* por B*de* Saw*ia, *lém de ressa*ta* </line>
<line> es*a </line>
<line> impo*tan** </line>
</par>
<par>
<line> *imensão *as vivênci*s tr*vestis, serve de instrumento analítico para in*icar *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento, embora mater*alizado no sujeito, nã* se resume só àquilo qu* é partic*lar a ele, </line>
<line> mas é soci*l, h**tórico * d*sigua*, a depen*er dos su*ei*o* q*e sof*em. </line>
<line> 2 REFE*ENC*A* TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Psicologia *ócio-Históric* </line>
<line> A Psi**logi*, *s*im c**o toda e *u*lquer a*ão humanamente p*od*zid*, es*á ins*ri*a </line>
</par>
<par>
<line> numa historicidade; sendo assi*, o </line>
<line> re**a*e e a análise das *i*tórias qu* *ssa ciência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*issão tecer*m </line>
<line> são indicador** dos val*re* e *as </line>
<line> co*cepçõe* qu* a *sicolo*ia deteve, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* *I, v. 18, n. 5, **t. 11, p. *79-196, mai. 2*2* </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. D*as, *. O. G. R. Arrud* </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> aind* deté*, s*b*e seu obj*to de estud*: o Hom*m. O retrospecto histórico apo*ta para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> seg*in*e da*o: es*a discipl*na, des*e seu *nício, num mesmo </line>
<line> caminhar de outras *i*ncias, </line>
</par>
<par>
<line> compro*eteu-se com </line>
<line> grupo* muito **pecí*icos </line>
<line> da malha so*ial (*OCK,19**). Todo esse </line>
</par>
<par>
<line> comprom*tim*nto se d** através de u* processo </line>
<line> n*da </line>
<line> neutro, em qu* e*sa área do </line>
</par>
<par>
<line> co*hec*m**to se tra*estiu com uma roup*gem cientí*ica p*ra *efe*der os intere*ses **e </line>
<line> l h* </line>
</par>
<par>
<line> convinha, contr*buindo, *nclu*ive, pa*a </line>
<line> * *atologização de alguns grupos sociais </line>
</par>
<par>
<line> (GUT*ERRES; LOR*ELLO, 202*). Segu*do Bock (19*9), * Psi*ologia, em *uas pro*uç*es, </line>
</par>
<par>
<line> ca**cte*izou-se por </line>
<line> r*duzi* fe**menos *u* eram emin*nt*mente sociais ao campo do </line>
</par>
<par>
<line> individual. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasi*, *a*te dessa h*s*ória *anhou novos rumos q*ando, em meado* da dé*a*a de </line>
</par>
<par>
<line> **, d*u-se início, entr* *m </line>
<line> g*upo de pro**s*or*s * univers*tár*o* da P*ntif*cia Univ*rsida*e </line>
</par>
<par>
<line> Católica </line>
<line> de São Paul* (PUC-SP), a um inte*so proce*so de insatis*ação com a* bases </line>
</par>
<par>
<line> ep*stemol**icas e teóricas *a Ps*cologia So*ial, que até o perí*do eram impo*tadas ** Europa </line>
<line> e América do Norte (em sua maioria psicologizant** e apo*ada* em m*todos experimentais) e </line>
<line> utili*adas n* contexto brasileiro sem criticida*e; fa*or*s de *rde* polític* também </line>
</par>
<par>
<line> influenc**ram </line>
<line> a* **quieta*ões, como o per**do *epressivo i*fluenciado *elo golpe milit*r de </line>
</par>
<par>
<line> 1964 (CARVAL*O; SOUZA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A cha*ada "crise da Ps*cologia S*cia*" teve, na figu*a da profes*ora Silvia Lane </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> seus ori*nta*dos, a possibilidade *e uma pr*po**a d* supera*ão *os paradigma* tra*icionais, </line>
<line> processo **e levou à constituiç*o d* denominada "Escola de Sã* Paulo *e Psicol*gi* Social". </line>
<line> Embora *st* última não tenha se constituído *e modo *omo*ê*eo, a e** foi ce*t*al * adoção </line>
<line> do ma**rialismo histórico e *ia*ético como proposta m*t*dológica, além da preo**p*ç*o com </line>
<line> a tra**forma*ão social (CARV*LH*; SOUZA, 20*0). Segundo S*waia * Maheirie (2014), a </line>
<line> proposta da referida professora tinha *om* obje*ivo de*i*eologiz*r a *sicologia; a parti* dos </line>
<line> ano* *0, então, objetivo*-s* "a supe*ação dos refe*encias teó*icos e *etodoló*icos que </line>
<line> isolavam * psi*u*sm* da sociedad* e *a histór*a" (p. 1). </line>
<line> A união de Silvia L*ne com outros professor*s d* PUC-*P d*saguou na f*rmação de </line>
<line> *ma eq*ipe denominada "Equip* de P*icologia Sócio-His*ór*ca" (BOCK; GO*ÇA*VES; </line>
<line> ROSA, 2020). </line>
<line> Este artigo é *ruto d* recorte de uma pesquisa de Iniciaç*o Científica d*s*nv*lvida </line>
<line> pelo prime*ro *utor dest* ar*igo, intitulad* "As tr**e**is sob o enfoque da Psicolog*a Sócio- </line>
</par>
<par>
<line> Históri*a: </line>
<line> percursos de um sofrimento ét*co-*olítico". *or isso, pauta-se num referencial </line>
</par>
<par>
<line> *rítico *e an*lise em **ico*ogia Soc*a*, embora * Ps*col*gia Sócio-H*stóric* t*nh* sid* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 18, n. 5, art. 11, p. 179-*96, mai. 2021 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Viol*nta* e/ou V*olentad*s? Traves*i*, Violência e Sofrimento Ético-Po*ít*c* </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> *tilizada mais c*mo um pressup*st* é*ic*-pol*tic*-*pi*temológi*o na *ompreensão da </line>
<line> prob*emática proposta do que ** arcabouç* de categorias *nal***cas fixa*. </line>
<line> Co*o aponta Bock (2002), a *sicolo*ia Sócio-Hi*tór*ca é *ma *erspec*iva c*ítica em </line>
<line> Psicolog*a, que se inscreve com* uma pos*ibili*ade de superar as dico*omias tão </line>
<line> características n*ssa ciênc*a, tais como intern*/externo, indi*idu*l/so*ial, *tc. Para tal, ** </line>
<line> fundamenta ep*stemologicamente no ma*erialismo **stó*ico e dia*ético; assi*. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a a Sóci*-Histór*ca, falar do </line>
<line> fenômeno </line>
<line> *sicológico é ob*igato*i**en*e fa*ar da </line>
</par>
<par>
<line> **ciedade. Falar da *ubj**ividade humana é falar da objetivida*e em que vivem os </line>
<line> hom*ns. A compree*são do "mund* interno" exig* a *ompreens*o do "m**do </line>
<line> ext*r*o", pois *ão dois aspectos de um me*m* m****ento, *e um processo no qua* </line>
<line> o homem *tu* e constrói/modific* o mun*o * este, por sua vez, propicia *s </line>
<line> e*ementos *ar* * con*tituição psicológica d* home*. (B*CK, 2002, p.22) </line>
</par>
<par>
<line> A Psicolog*a Sóci*-Hist*rica fundam*n*a-s* *m mui*as </line>
<line> c*ntribuições de Vigotski </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ciência (TOA*SA; SO*ZA; RODRIGUES, *019); ta* autor, objetiv**do * superação do </line>
</par>
<par>
<line> P*sitivismo, apro*ria-se do método dialético, p*is es** permite trabalhar subjetiv*d*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *bjeti*idade enquanto unidade *e contrár*os (SAWAIA; MAHEIRIE, **14). Segundo *guiar </line>
<line> (2002), tal perspectiva em Psicol*gia preconiza que, ao se con*iderar a realidade soci*l, abre- </line>
</par>
<par>
<line> se a </line>
<line> possibilida*e de co*preender </line>
<line> os f*n*m***s qu* são, *oncomit*ntemente, individuais e </line>
</par>
<par>
<line> sociais/históricos. </line>
<line> A opç*o p*r uma postura dialétic* na *ompreensão da travestilida**, e neste **** e* </line>
</par>
<par>
<line> espec*a* a su* </line>
<line> constituiçã* * relação d* proxim*dade co* as *iversas forma* de violência, </line>
</par>
<par>
<line> advém da ne*essid*de *e alargamento da *isão sob*e *s proc*ssos constitut*vos das múltiplas </line>
<line> realidades que con*titu*m o pr*cesso *a vi*a, isto é, da in*erface q*e c*nstitui subjetivid*de e </line>
<line> objetividade ao mesm* tem**. Nesse senti*o, se*undo *gu*a* (2*02), p*r* compreender *s </line>
<line> fenômenos e* *ua pro*ess**lidade, isto *, enquanto *m processo, a Psi*ologia *ócio- </line>
<line> H*stórica postula que se deve *t**tar ao con*unto d*s relaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Com* a *roposta inicial que marca </line>
<line> o n*sc***nto e compromisso de*se ramo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Psicologi* é * de compr*ender a *xplor*ç** e d*minação *a socie*ade brasilei*a (SAW***; </line>
<line> MAHEIR*E, 2014), este artigo a *legeu co*o pressuposto j*stame*t* *orque pretende i*dicar </line>
<line> *s *árias dimensõe* que se a*ticulam n* produção de violê*cias e violações na cotidia*idade </line>
<line> da vida de muitas trav*stis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 18, n. 5, ar*. 11, p. *79-196, mai. 2021 </line>
<line> *ww4.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. Dias, M. O. G. R. A*r*da </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESUL*AD*S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 "T* pensando que trave*ti é ba*unça?!"1 </line>
</par>
<par>
<line> A f*as* que atribui materiali*ade a est* tópi*o *os dá, aqu*, a repr*sen*ação de um </line>
<line> componente m*r*an*e das vivê*cias *as tra*estis: a violência. Entret*nt*, para melhor *s* </line>
<line> dest* concei*o, f*z-se *ecessária uma ampl*ação do que se ente*de por violênc*a e quais suas </line>
<line> for*as de expressã*, j* que ao mesmo tem*o ela ora é co*diç*o para a sit*ação **istencial </line>
<line> das travestis, *ra é respos*a dela* *rent* aos desafios d* sua vida. Pensa*os, então, a violência </line>
</par>
<par>
<line> como uma via d* mão </line>
<line> dupla - uma vi* edifica o ser travesti, como fruto da violênci* </line>
</par>
<par>
<line> *str**ural e simbólica; a outr*, é u* *ecur*o delas (travestis), que muitas vezes precisam fazer </line>
<line> valer o uso da viol*nc*a *ísi*a para (sobre)vi*e*em nos amb*ent*s hostis em que transitam, </line>
</par>
<par>
<line> princip*lmente nos territórios </line>
<line> da </line>
<line> pro*titui*ã*. D*sse modo, Cr*z N*to e Moreira (1999) </line>
</par>
<par>
<line> po*tulam que a v**lência é [...] "*o*ifórmica, m*ltif**etada, encontrando-s* d*luída na </line>
<line> sociedade sob o s*gno *as mais diversas manifest*ções, *ue se in*erliga*, interagem, </line>
<line> (re)alimentam-se e se fortalecem" (p. 34); assim como a violência e*trutural, que [...] </line>
<line> "fomen*a preco*ce*tos e c*u** da*os m*rais, psicológicos, físicos e a mor*e" (p. 39). </line>
<line> *lém do mais, * vio*ên*i* estrutural, apesar de pouco v*sív*l, *es*mpen** fo*tes </line>
<line> influênc*as so**e a dinâ*ica dos f*nô*enos s*ciais e, no caso das trav*s**s, a falta de clare*a </line>
<line> pa*a se enxerg*r a tonalidade da violênc*a p*rp*trada contra elas se mo*tra um pon*o </line>
<line> revelado*, porque a sociedade quase nunca *s vê c*mo vít*mas, *as sempre com* *ausador*s </line>
<line> de *roblemas; assi*, [...] "os violentados *assam a ser en*arados *omo os vi**entos" (CRU* </line>
<line> NETO; MOREIRA, 1999, p.3*, 1999, *.39). </line>
<line> *a*a Mar*a C*cília Minayo (1994), * violên**a est*utural * </line>
<line> [...] *quela que ofere*e u* mar*o à *iolê*cia *o co*portamen*o e s* aplica tanto à* </line>
</par>
<par>
<line> est*uturas organi*ad*s e institucion*lizadas d* </line>
<line> família como *o* sistemas </line>
</par>
<par>
<line> econ*micos, culturais e p*lític*s e que conduzem * opressão de grupos, n**ões e </line>
<line> in*ivíd**s, aos quais *ão ne*ada* as con*uistas da s*cie*ade, *ornando-os mais </line>
<line> vuln*r*vei* que **tros *o s*fri*ento e à mor*e (p.8). </line>
<line> *erceb** as dif*rentes form*s de vi*lênc*a **mo componentes d* ** mesm* processo </line>
</par>
<par>
<line> **s dá a possi*ilidade de </line>
<line> depreen*er a as*oc*a*ão fund*n** entre as f*rmas dive*sas da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Fra*e de Luana Muniz, que ficou con*ecida *pós a trav**ti car*oc* participar do prog*ama t*levi*ivo Profissã* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Re*órter, da Rede Glob*. No contexto da fra**, Luana se envolve em *m episód*o de vi*lência fí*ica com um </line>
</par>
<par>
<line> "poten*ial" </line>
<line> cliente. </line>
<line> Pro**ama </line>
<line> exibido </line>
<line> em </line>
<line> *5/05/2*1*. </line>
<line> *isp*n*v** </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> h*tps://***boplay.globo.com/*/1270323/?s=0s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 18, n. 5, art. 11, p. *79-196, mai. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Viol*ntas e/ou Violentadas? Tra*estis, Violên**a e Sofrimento Ético-Po*ítico </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> violência, dado *ue u** está </line>
<line> co*dicionada existênc*a da outra. A travesti, em a*guns à </line>
</par>
<par>
<line> contexto*, só é *iolent* porque foi viol*n**da no proces*o de construção de si. N*sse sentido, </line>
<line> Carrieri, Souza e Aguiar (2014) têm post*l*do que os níveis *icro estrutu**l, *ep*esen**do </line>
</par>
<par>
<line> pela violência int*rp*ssoal, e macroestrutural, r*pres*ntado pela v*olênci* s*mbólica, são o </line>
<line> interdependent*s e *nterconecta*os. </line>
<line> *.2 *iolência *strutural pe**ersa </line>
<line> A **o*ência estrut*ral constrói não só as for*a* com* as ins**tuições sociais operam e </line>
<line> artic*lam *uas fo*mas d* poder, **s *difica também o subjetivo das travest*s; *sso porqu* um </line>
<line> suj*i*o nunca é *m *ujeito em *i mesmo, mas s*mpre aloc*do dentro *e relações mais ampla*, </line>
<line> que *** *ravadas *o seio da soci*dad*. As*im, o fenômeno da trave*tilid**e, nos moldes em </line>
<line> que conhecemo* hoje - sofrendo violência **trafam*liar e e**o*a* (Martha SOUZA *t al., </line>
<line> 2015), *iolên*i* po*i*ial (CAVA**ANTI; BARBOZA; BI*AL*O, 2018) al*a violência letal </line>
<line> (CARRARA; VI*NNA, *006), vi*l*nc*a no mundo da pros*i*uição (DAVI; *RUNS, 2015, </line>
</par>
<par>
<line> 201*), *iolênc*a no aces** * </line>
<line> saúde (FERREI*A ** al., 2**7), </line>
<line> vi*lência autoprov*ca*a, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> constru*ão corporal (PE*ÚCIO, 2005b), </line>
<line> violência simb**ica que *s *arr*m d* mercado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho formal (A*SIS; SOARES; MOTTA, 2018), entre tant*s *utras - exi*te em funçã* do </line>
<line> atravessam*nto das rela**es de poder pres*nte nas violênci*s e*trut*ral e simbólica. </line>
<line> Elemento impo*t*nte a ser considerado, que não constitu* uma fo*ma de violênci* </line>
<line> c**creta, mas faz p*rt* de um p**c*sso viole*tíssimo * legitimad*r de tod** as o*t*as formas </line>
</par>
<par>
<line> de v*olê*ci*, é ideologia, fenôme** a </line>
<line> auxiliar da viol*ncia estrutural * simbólica. Se*undo </line>
</par>
<par>
<line> Ch*uí (*008), a aliena*ão é b*se de toda consci*nc*a, visto que os homens colocam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> respon*abilidade de produção da vida social, </line>
<line> da cultu*a e *a t*ansformação da natureza </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> mãos de tercei*os e não com*reende* * si mesmos como produtores *es*as realidades. *s*im, </line>
<line> o f*to *a alienaç*o ser ba*e da consciên*i* permite a **istê*cia da ideo*ogia; esta ú*t*ma, por </line>
</par>
<par>
<line> * ua </line>
<line> v*z, é responsável p*r fazer com *ue as ideias </line>
<line> *are*am </line>
<line> anteriores e deslocadas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> materiali*ade, *al como um conjunto que comanda, de modo autôn*mo, a ação d*s *omens. </line>
<line> De*o*re deste *rocesso o car*ter perver** deste ti*o *e vio*ência, pois a s*ciedade, </line>
<line> atra*és do pro*esso ideológico que seleti*amente dá a humani*ade * al*uns e nega a outros, </line>
</par>
<par>
<line> nã* é capaz *e p*rc*be* noções e situações que viola* o* </line>
<line> di*eitos da* travestis, </line>
</par>
<par>
<line> principalm*nte * dir*i*o a </line>
<line> um a </line>
<line> vida di*na. *esta man*ira, "con**ruindo e *e*itimando es*a </line>
</par>
<par>
<line> leitura naturaliza** do mundo, enc*ntramos o exer*ício d* pod*r simbólico". (CARRIERI; </line>
<line> SOUZ*; A*UIAR, 2*14, p. *3). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, n. 5, art. 11, p. *79-196, **i. 20*1 ***4.fsa*et.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. Dias, M. O. G. R. A*ruda </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> O preconceito que caracteriza a exclusão d*quel*s q*e se distanciam </line>
<line> * o p ad r ã* d e </line>
</par>
<par>
<line> norm*lid*de *ocial é </line>
<line> talvez a mani*estaç*o mais insidiosa da violência simbólic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta-se no paradoxo que *efin* *al violência, impedindo-nos </line>
<line> de v*r o que </line>
</par>
<par>
<line> não vemos, ou seja, impossibilita ao sujeito id*ntificar os li*ites d* sua *rópr** </line>
<line> pe*cep**o da real*dade, "atua *cultando razões que justificam determinadas formas </line>
<line> de i*teriorizaçõ** hist*ricas, natural*zadas por seus mecanismos" (Prado & </line>
<line> M*chado, *. *7) (CARRIERI; *OUZA; *GUIAR, **14, p. 8*). </line>
<line> É no interior da fam*lia, institui*ão empenhada na manutenção da ***em social </line>
</par>
<par>
<line> (MI**OLCI, 2005), que as primeiras *o*mas de *iolênci* - co*creta, psicológica, </line>
<line> físi*a ou </line>
</par>
<par>
<line> verbal - são dirigidas àquelas *ue têm com* prop**ta de vida a trav*stilidade. O pontapé </line>
<line> inicial par* as aversiv*s reações dos famil*ares, principal*en** do pai, decorre *a percepção </line>
</par>
<par>
<line> que esse g*upo te* do </line>
<line> us* de ele*entos da </line>
<line> cultura femini*a *or garotos afeminado*, como </line>
</par>
<par>
<line> adornos e feminilidade. P*in*ipalmente q*ando su*gem mudanças corpor*is, ** travesti* </line>
<line> co*eçam a sofr*r opre*são e discriminação intra*a*il*ar (SOU*A e* al., 2015). Assi*, "a </line>
</par>
<par>
<line> descoberta da se**ali*a*e é momento *m qu* convivem co* surras, insultos e o </line>
<line> re*eiç*es </line>
</par>
<par>
<line> familiare*". (SOUZA *t *l., 2015, p.770). Ainda segu*do S*uza et al (2015), "não estar nos </line>
<line> pad*ões d* gê*ero espe*ados pela fa*ília é um dos pr*me*ros *bstáculos *iv*n*iado* pelas </line>
<line> travestis" [...] (p. 770). Além do *ai*, os t*pos d* v*olênci* são dos mais *ariados, m*dando </line>
<line> de *x*ressão con**rme vários fat*res, tais como a visã* de mundo da *amí**a. Para Peres </line>
<line> (2005), "na maior*a das vez**, essas pes*o*s s*o agred*d*s ve*bal e fisicamen*e, sendo muitas </line>
<line> vezes expulsas de suas c*sas" [...] (*. 54) </line>
<line> Ainda para Peres (200*), ** dad*s de v*olência famili*r *vi*enciam "uma trajetória de </line>
</par>
<par>
<line> exclusões </line>
<line> que tem se* i*ício </line>
<line> na família." (p.54). Deste mo*o, pode-se fal*r num *fei*o </line>
</par>
<par>
<line> dominó, pois os processo* respo*sáve*s por alo*ar as t*avestis às *arg**s são *ncadea*o*, </line>
</par>
<par>
<line> is*o *, estão *nter*igad*s, pois além de serem </line>
<line> ori**tados *e*as noções heg*mônicas *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e tem sobre *las, são </line>
<line> várias as portas qu* vão se f*cha*do, sobra*do ela* a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ossibili*ade de pertenci*ento restrita a algun* loca*s, como o* territórios da *rostituição. </line>
<line> Ao mesmo pas*o da fam**ia, a e*col* é uma importante **stituição do processo de </line>
<line> socia*izaçã* d* pessoa humana. E, em conso**ncia com o que *em feito a família - instituição </line>
</par>
<par>
<line> socializad*ra primári* </line>
<line> - * escola também </line>
<line> *em ** caraterizado po* </line>
<line> práticas de of*r*a d* </line>
</par>
<par>
<line> vi**ên*ias à* tra*est*s. Quant* a iss*, *ouza et al. (*0*5) e* trabalho etno*rá*ico *ealizado </line>
<line> com *ravestis, têm dito que, "pel*s relatos da* inter*ocutoras, pe*c*be-se qu* as agressões se </line>
<line> in*c*am no contexto da fam*l*a nucle*r e têm seg*imento no *mbie**e es*ol*r, fa*e**o com </line>
<line> que abandone* esses espaços". (p. 77*) </line>
<line> O modo de func*onamen*o da escola **quanto instituição socia* é em s* uma f*rma de </line>
</par>
<par>
<line> *iolê*cia simbólica, pois *p*esenta suas p**ticas e </line>
<line> val*re* como </line>
<line> naturai* e </line>
<line> un*v*rsa** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, ma*. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violentas */ou V**le*tadas? Travestis, Violência e Sof*imento Ético-Pol*tico </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> (BOURDI**, 1970 a*ud SOUZA et a*., 20*5). Por isso, "[...] se ap*esen*a como u*a </line>
<line> instituição in*ap*z de lidar com a *ifer**ça e * plurali*ade, funci*na co** uma *as principais </line>
<line> i*stituições gu**diãs das no*mas de gênero e produtora da he*eross*xu*lida*e". (BENTO, </line>
<line> 201*, p. 55*). Além do mais, * convívio no *mbiente escolar é *otado de "*edo" e "p*vo*" </line>
<line> *or meninos afemi*ad**, ante* mesmo deles in**iarem suas tr*nsformações corpora*s rumo * </line>
<line> travest*lidade. (SOUZ* et al., 2015) </line>
<line> * intensid*de da discri*inaç*o e *o des*espeit* aos **ais *s *ra*estis são *xpo*tas </line>
<line> nas escol*s em que desejam estudar leva, na maioria d*s vez*s, a reações de </line>
<line> agressividade e *evo***, ocasionando * abandono dos estudos ou a expulsão da </line>
<line> escola, o que consequen*emente cont*ibui *ara a *a*gi*alização [...] (PERE*, 2009, </line>
<line> p. 245). </line>
<line> A*uelas **e exce*em as n*rmas *ígidas do binarismo de gên*ro so*rem, no am**ente </line>
</par>
<par>
<line> escolar, violênc*as ma*s indireta* e i*stitucionais, que est*o sempre atua*tes </line>
<line> *esse* espaços. </line>
</par>
<par>
<line> Informaç*o *orroborada por Barre*o </line>
<line> et a*. (2018), que sal*entam que [...] "cor**s travestis </line>
</par>
<par>
<line> precisam enfr**tar *odo o tempo *itu*ções est*belecidas *elo biopoder q*e *e mater*al*za em </line>
<line> formulár*os c*m c*m*os *e sexo/gêne*o e/ou sem c*mp*s pa*a o nom* so*i*l, divisão binária </line>
<line> dos espaços" [...] (p. 329), en*re **tro*. </line>
<line> O*tra instituição *omponent* da comp*exidade da realidade social, também </line>
</par>
<par>
<line> empreen*ida na tarefa de des*egitimar o modo de </line>
<line> *ida das tra*e*tis, * S*stema de Saúde. o </line>
</par>
<par>
<line> **se S*st*ma, a*sim como as in*tit*ições v**ladora* *á *itadas, faz parte de uma rede que tem </line>
<line> expertise em pato**gizar, disc*imin*r e marg*nalizar aquel*s que foge* às *egr** institu*das </line>
<line> hist**icamente. </line>
</par>
<par>
<line> Situação frequent*mente relatada pe*as travestis é a inab*lid*d* </line>
<line> dos prof*ssionais de </line>
</par>
<par>
<line> saúde em tratá-las **r *eus no*es so**ais e pelo *rtig* feminino, pois </line>
<line> n** *ns*ituiçõ*s d* </line>
</par>
<par>
<line> saúde *ão geralmente *efer**as pelo n*me de registro (*ULL**; KNA*T*, 200*); </line>
<line> conjuntura que gera, sem dúvida, ve*gon*a e *um*lhação **e**e *os outros sujeit*s presentes </line>
<line> ness*s ***a*o*. A assoc*ação co*pulsória entre tra*estis e AIDS é *ut*a faceta desse violento </line>
<line> process* de estigmatização d* tais identidad*s *el* sistema de sa*de (MULLER; KNAUTH, </line>
<line> 2*08), pois se re*ume um *rupo soci** a uma doença qu* n*o exi*te e* função des** g*upo, </line>
<line> reitera*do um estig*a qu* a*ti*ula as sex**lidade* não hete*os*exuais (e as id*ntidade* tra*s, </line>
<line> qu* também c*rregam a abjeção na própr*a carne) à Ai*s desde o surg*me*to da ep*demia </line>
<line> (MISKOLC*, 2007; Z*CCHI, P*IV*, FR*NÇA JÚ*IOR, 2013). </line>
<line> **sim, [...] "ser t*avesti em no*sa sociedade é a obtençã* de *m salvo c*nduto *ara os </line>
</par>
<par>
<line> *erv*ços </line>
<line> de saú*e fa*erem uso de *iol*ncia, *o*que \*a**ra*ment*\ é **gad* às traves**s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. *, art. 11, p. 1**-196, ma*. 2021 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. Dias, M. *. G. R. Arruda </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> passaporte de *ida**nia". (FERREIRA et al., 2017, p. 1031). O resul*ad* *ue emana daí é </line>
<line> um* rede, f*rmada po* várias inst*tuições, que se empenha em **g*r direito* fundamentai* a </line>
<line> sujeitos esp*cífic*s. </line>
<line> 3.4 Violência como u* recurs* à *obr*vivência </line>
</par>
<par>
<line> O modus operan*i da *ida t*avesti é *unda*ent*lmen*e influenciado p*r </line>
<line> essas </line>
</par>
<par>
<line> violên*ias q*e as travesti* s*fre*, inclusive os *ec*rsos que se util*zam pa** s**reviver </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> neste últ*mo caso, são elas as *ausa*oras *e outros tipos de violê*cia. A *iolência estrutural, </line>
<line> e*tão, precisa ser e*c*rada como c*pro*utora *a vi*lência i*terpesso*l e autoinflingid*, que </line>
<line> muitas vezes as trav*stis *tilizam para lid*r com os desafios da v*da, principa*m*nte da v*da </line>
<line> no*urna. Ass*m, as fo*mas macroest*uturai* da violê*cia simbólica e es*rutu*al pro*uzem não </line>
</par>
<par>
<line> só o ser t*avesti, mas tam**m as artimanhas qu* elas elaboram para a ma*uten*ão </line>
<line> d* suas </line>
</par>
<par>
<line> próprias </line>
<line> existências. Um dos efeitos desse processo é um cicl* que se r*troalim*n*a. A </line>
</par>
<par>
<line> violência estrutura* in*ita </line>
<line> as t*avesti* a come*e*em outr** violências (e*tas últim*s *ão </line>
</par>
<par>
<line> comet*das, pois essa é *ma das poucas opções qu* *es*am * elas) e, deste mo**, perpetua-se o </line>
<line> e*tigma d* que *ravest* é perigosa e fora da lei po* nat*reza. *ã* se re*e*a, a*sim, o caráter </line>
<line> so*ial e perverso da violênc** es*rutural. </line>
<line> À *oite, a *ros*ituição e as tr*vesti*, que mui*as v*zes u*ilizam esse* es*aços para </line>
</par>
<par>
<line> *az*r a vida, t*m truque* e regr*s </line>
<line> qu* orientam o m*do c*mo as *e*ações se </line>
<line> dão nesses </line>
</par>
<par>
<line> espaços. As t*avestis, então, quando *ubm*rsas no mundo d* prostituição, muitas veze* </line>
<line> ut*lizam artimanhas par* se posicionar e con*uistar respeito n* m*ndo da prosti*ui*ão rueira. </line>
<line> Nes*e s*ntido, Ornat (2*0*) te* exp*i**ta*o a impo*tânc*a da apropriação do territóri* pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> constr*çã* da travestilidade; *** </line>
<line> p**avra* d*le, "é nes*es *spaço* apro*riados </line>
<line> que el** </line>
</par>
<par>
<line> co*se**em *mpor conduta* cons*ns*ais no *rupo e desta forma, in*tituem </line>
<line> os *erritórios da </line>
</par>
<par>
<line> *rostituição trav*sti" (p. 50). </line>
</par>
<par>
<line> T*l af*rma*ão encontra consonância com Pelúcio (2*05b), ao dizer que "a \noite\[...] é </line>
<line> cheia de *ódig*s * regras e as t*avesti* apren*em lo*o que, nas mu**as surpresas da noite, *ão </line>
</par>
<par>
<line> há impunida*e" (p.247). A </line>
<line> d*sputa territorial, *o mundo da </line>
<line> prostituição, reve*a um dos </line>
</par>
<par>
<line> r*c*r*os que são t*adi*iona*mente acion*dos para s* o*ganizar o modo com* essa ativida*e </line>
<line> será *esenvolvida pe*as pro*is*i*na*s do **x*. *egundo Davi e Br*ns (2015), </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 18, n. 5, art. *1, *. *79-196, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violenta* e/ou Vi*le*tadas? Travestis, Violência e Sofrimento Ético-Político </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> *á toda uma *ema*caç*o de te*r*tó*ios den*ro do mercado do sexo: div*são *e </line>
<line> rel**iona com o c*pita* cor*ora* de quem divide *s espaços e marca id*n*idades que </line>
<line> são classificadas *or categori*s e hiera*q**as bas*adas *o poder econômico e *a </line>
<line> vio**ncia. (p.52*) </line>
<line> * *isputa terr*tor*al, de acordo *om Pelúcio (2005a), é m*rcada por regras que se </line>
</par>
<par>
<line> or*entam </line>
<line> pela ordem de *h*gada aos pontos de prosti*uição, onde gera*ment* as m*is </line>
</par>
<par>
<line> expe*ientes em cada t*rritório instituem o "pedá**o", *a*o* cobrado àqu*las q** *hega* </line>
</par>
<par>
<line> posteri*rmente * esses *spaç*s. Alé* d* mai*, seg*ndo Davi Bruns (2015), "algumas e </line>
<line> situa**es violentas são, inclusi**, entendidas pelas próprias travestis como a única solução </line>
<line> *a*a um *mpasse (BENEDETTI, 2005), princi*almente, qua*do ex*stem d*sp**as de po*tos e </line>
<line> de c*ien*es" [...] (p. *27). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> violên*ia *uto-inflingid* *ambém é uma cons*ante na vida </line>
<line> das travestis. Muita* </line>
</par>
<par>
<line> vezes o re*urso que muitas delas u*iliz*m ***a se manter no sofri*o mundo d* prostit*ição é o </line>
</par>
<par>
<line> us* de *rogas. Da*i e Br*ns (2015) </line>
<line> explici*am os perigos que o conte*to da v*da notu*na </line>
</par>
<par>
<line> *fe*ta àqu*las q*e ali e*ercem a atividad* da prostit*i*ão através </line>
<line> do relat* </line>
<line> *e uma travesti </line>
</par>
<par>
<line> participante de sua pe**uis*, que expres*a a **tuação ao diz*r que "en**o eu acho que se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gente tive*s* *m trabalh* de dia a ge*te teria qu* a*é a droga e gente na prostituição </line>
</par>
<par>
<line> ir </line>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*oga vem até a gente" (p. 526). </line>
</par>
<par>
<line> Os *enti*entos </line>
<line> ad***dos d* desfiliação social que expe*iment*m </line>
<line> as travestis e, </line>
</par>
<par>
<line> conforme Pelúcio (20*5a), a expulsão do conví*io famil**r, a discriminação e a *olidão a qu* </line>
</par>
<par>
<line> es*ão sujeitas contribuem para </line>
<line> que a drog* s**a vista c*mo um pi*a* *ue a*uda a suste*tar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *otina da vida noturna. Além do *ais, segu*do **rc*a (2008), * fator renda também impacta </line>
</par>
<par>
<line> n*sse proces**, já </line>
<line> *ue trave*tis de baixa re*da est*o m*is sujeit*s * cometer r*u*o * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> envolver-*e com o tráfico de droga*. </line>
<line> *utr* modo de violência insti*uí*a por si pró**i*s em **u* corp*s sã* as téc*i*as que </line>
</par>
<par>
<line> muitas travesti* utilizam n* aut*c*nstrução *orpo*al, como o uso </line>
<line> *e silicon* líquido </line>
</par>
<par>
<line> ind*st*ial, produto aplicado de mod* </line>
<line> caseiro * *ontraindicad* a* </line>
<line> uso humano, que pode </line>
</par>
<par>
<line> aca*retar sé**os problemas de *aúde, inclusive a morte (PINTO et al., 2*17). </line>
<line> 3.5 Sofr*mento **ico-polí*ico </line>
</par>
<par>
<line> A op*ão de *a* </line>
<line> *mportante ênfas*, nest* art*go, a* conceito de *o*r*mento ético- </line>
</par>
<par>
<line> políti*o advé* *a </line>
<line> *ecessidade sentida de se reconhecer a humanidade </line>
<line> d*s travesti*, que </line>
</par>
<par>
<line> *uitas vezes lhe* é *ega**. Pa*a *al, o co*ceito cunhado por Bader Sa*aia (1999) serve de </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 5, art. 11, p. *7*-*9*, ma*. 2*2* www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. *ias, M. O. *. R. Arruda </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> instrum*nto par* resga*armos o caráte* </line>
<line> dos sofrimentos vivenci*dos </line>
<line> pela* trave*tis, além de </line>
</par>
<par>
<line> aponta* dimensão sóc*o-hist*r*ca des*e so***r, sua a </line>
<line> gênese e </line>
<line> *eus tension*mentos. Faz-*e </line>
</par>
<par>
<line> necessário, também, *ndicar a *mportân*ia de que outros es*udos deem ênfase a essa d*men*ão </line>
<line> da experiê*cia s*bjetiva, v*st* qu* há *ouca produção científica q*e versa *obre a afet*vidade </line>
<line> d*s travestis. </line>
<line> *egundo Bert*ni (2014), o sofrimento ét*co-político é um* conc*ituação qu* representa </line>
<line> a *nterf*ce en*re subjeti**dade e *ociedade; a*sim, se ap*ia ** uma vis*o dialét*ca, histór*ca, </line>
<line> materialist* * social. Além do mais, o **o de dar realce a essa dimensão da *ivên*ia trav*sti </line>
</par>
<par>
<line> reve*a nossa *re**upaçã* em resgatar d*m*ns*es </line>
<line> **quecidas pelos estud*s d* temátic* da </line>
</par>
<par>
<line> trave*tilidade, *ois acred*tamos ser "necessária a presença </line>
<line> de </line>
<line> uma pos*ura étic* *e </line>
</par>
<par>
<line> rompimento com </line>
<line> o *es*ompromiss* polític* frente </line>
<line> *o sof*imento </line>
<line> do outro" (*OCH*; </line>
</par>
<par>
<line> *ASTI*LIO*I, 2*05, p. 1**). </line>
<line> O sofrimento é, sobret**o, mediado e não um fim em *i mesmo; te* prof**da re*ação </line>
<line> co* * lug*r social daquele que sofre *, *este modo, "não é só *síq*ico" (*ERT*NI, 2014, p. </line>
</par>
<par>
<line> 68). Ele é fruto da mediação en*re as deter**nações </line>
<line> obje*ivas - c**o a* ci***ias, que </line>
</par>
<par>
<line> pat*log*zam a travestilida*e, *s instituições soci**s - is*o é, fa**lia, es*ola, mer*a*o de </line>
<line> trabalho formal que a re**gam - *nfim, dos valores macroestruturai* *ue *mp*ram na </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*z*çã* *ocial e a d*nâ*ica *ubjet*va, *ue é viven*i*da de f*rmas *iversas, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> se**imentos a*vindos da t*ansfobia, d* vergonha e hu*ilhaçã* perante o soci*l, e *té m*smo </line>
<line> da precoce experiê*cia de morte (**ológica e tamb** *imbólica). </line>
<line> A distinç*o feita p*r Sawaia (2000), a**iada em Ag*e* H*l*er, entr* d*r e sofr*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> é e*empl*ficadora da escol*a (de**, em cun*ar o termo, e no*sa em pensar que seu </line>
<line> us o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> perti*ente para o estudo </line>
<line> da tra*es*ilidade) de </line>
<line> classifi*ar em éti**-polí**co </line>
<line> um t i po de </line>
</par>
<par>
<line> s*frimento *ue é *rienta*o pela conduç*o da *eali**d* social. A *or é *lgo i*evitável, cois* </line>
<line> que todo humano está sujeito * sen*ir, já "*ofrime*to é a dor mediad* pelas inj*stiça* sociais" </line>
</par>
<par>
<line> (SA*AIA, 2000, p. 1**). As*i*, </line>
<line> para *ós, o ser tr*v*sti * dor, s*ja nos vi*l*ntos </line>
</par>
<par>
<line> p*oce*imentos estéticos </line>
<line> que *ealizam *o corpo, seja </line>
<line> nas vio*ências </line>
<line> co*r*queiras perpetr**as </line>
</par>
<par>
<line> p*r cl*entes e pol*cia*s no co*texto da prostit*ição, mas é, especialmente, sofri*ento. </line>
</par>
<par>
<line> Sofrimento e*te que se orienta pelos valores que a sociedade co*stru*u e elab*rou sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*ve*tilidade, sobre a ab*eção q*e impera na carne na exi**ênci* delas; enfim, não * </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno </line>
<line> der*v*do do qu* cada travesti faz *ubj*tivamente, mas pri*cipalm*nte do olhar </line>
</par>
<par>
<line> social que se propõe a l*-las e ditar o q** *odem e o qu* não, *s espaços qu* devem habitar </line>
<line> ou não, *e **o deten*oras d* *umanida*e ou não, en*re ou**as c*isas. Segu*do **der Sawaia </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, ma*. 2021 www*.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violentas e/** Vi*lentadas? Travestis, Violência e Sofrimento Ético-Político </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> (2*00), "é o indivídu* que sofre, porém, esse so*rimento nã* tem gênese nele, * sim *m </line>
<line> i*tersubjeti*idades delineadas socialmente" (p. 99). </line>
<line> As travest*s não experienciam um sofrimento s**ilar ao de outr** ato**s s*ciais, e*as </line>
</par>
<par>
<line> experimentam * so*rime**o q*e o ser trav*sti, nas c**diçõ*s co*c*e*as </line>
<line> d * vi *a </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> marg*na*i*ação, e*tigmatização, violências - encerr*. O gênero, que *o caso d*las é vivido *e </line>
</par>
<par>
<line> modo amb*guo e produtor de questionam*nt*s, é um importan*e ma*cad*r *oc**l </line>
<line> que di t * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*m desse so*rer. Ass*m, "ele2 va*ia historica*ente, de a*ordo com * m*diação prior*zada no </line>
</par>
<par>
<line> process* de exc**são social: *aça, gên*ro, idade e </line>
<line> classe." (SAWAIA, 20*0, *. 1*4). No </line>
</par>
<par>
<line> ent*nto, é impo*tante salientar qu* </line>
<line> *ão * apena* o g*n*ro </line>
<line> das travestis * de*ermin**te do </line>
</par>
<par>
<line> *ur*o do sof*imento, pois *ão m**tiplos os marcado*es engendrad*s no p*oce**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> margina*ização e *x*lu*ão socia*; o f*c* no gêne*o se dá, po*s, a noss* ver, *uando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ociedade pensa "travesti", a associ*ção *ue se faz es*á rel*ci*n*da à amb*g*id*de de*ses </line>
<line> co*pos. Neste sentido, para Carvalho (2019), a desigualdade de gêne*o *ambém *esempen*a </line>
<line> influênci* na dinâm*ca do sofrimento das travesti*, *ois mui*os dos e*tigmas rel***o*ados às </line>
<line> *ulheres tam*ém se v*ltam contra el*s (as trave*tis). </line>
<line> Não há dúvidas de q*e a existe*c*alização das travestis a*relada à ma*gina*idade e à </line>
<line> exclusão social *esem*enh* fo*ça sobre o adoecimento psíquico, aos trans*ornos de**es*ivos, </line>
</par>
<par>
<line> uso abusivo *e drog*s e ideação *uicid* d*las (ZUCCHI al., 2019). P*rém, é *mportan*e et </line>
</par>
<par>
<line> s*lie*tar que o sofri**nto * ex*eri*nciad* tamb*m n* cot*dian* de formas </line>
<line> negativas, m** </line>
</par>
<par>
<line> com outras dimensões, *omo é o *aso d* impossibi**dade de s* sen*i**m seg*ras ao sai* à *u* </line>
<line> *o sol, d* freq**nta* alg*ns espaços, de ter *cesso ao m*rcado d* t*abalho *orm*l, entre t*n*os </line>
<line> outros. Sa**ia (1995) ap*d *aw*ia (2*00) tem versado sobre isso ao f*l*r q*e o *ofrim*nto </line>
<line> étic*-pol*tico </line>
<line> [...] revela a ton*lidade é*ica da vi*ência cotidi*na da *es*gualdade social, *a </line>
<line> negação imposta **cia*mente às possibilidades da *ai**ia ap*opriar-se da produção </line>
<line> mat*ria*, *ultural e social d* sua época, de se mo*imentar no esp*ço público * de </line>
<line> exp*essar **sejo e afe*o. (p. 105) </line>
<line> Sawaia (20*0) pr*põe-se a ut*liz** de u* *enômeno chamado "b*nzo" par* </line>
<line> exe*plifica* o conc*i*o de sof****nto ético-polí*ico na pr*tica. "*a*zo" é o no** dado a *ma </line>
<line> "doenç*" que matava o negro brasileiro, mas não tinh* uma exp*ica*ão **d*ca; assim, esse </line>
<line> fenôm*n* pode "indicar que um sofrimento psicossocial pode redundar em morte bi*lógi*a" </line>
</par>
<par>
<line> (*A*AIA, 200*, *. 1*4). Ele é re*ul*ad* d*s *entimento* de tristeza </line>
<line> advindos de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> 2 O sofrimento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* P*, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, mai. *021 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. J. P. *ias, *. O. G. R. Arruda </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*z*ção social que de**m*e*ha so*re um grupo/etnia u* poder *iolento que </line>
<line> e*pro*ria </line>
</par>
<par>
<line> sua h*manida*e e os deixa *ais sus*etíveis *o sofrimento social e à morte. E *or di*sertar </line>
<line> sobre *o**e, cabe *izer que a expect*tiva de vida d* 35 anos das travestis (ALM*IDA; </line>
<line> *ASCONCELLOS, 201*) é um* fa*e exempl*ficadora empír*ca de como * so*rim*nto ético- </line>
</par>
<par>
<line> *ol*ti*o </line>
<line> atua no </line>
<line> cotidiano da t*ave*tili*ade; ade*a*s, tal dado escancara a </line>
<line> perv*rsidade *a </line>
</par>
<par>
<line> s*cied*d*, que reiteradam*nte o natu*aliza. </line>
<line> 4 CONSID*RAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> Compreende* a travestilid*de é uma tare*a compl*xa, visto que este *enômen* se </line>
</par>
<par>
<line> re*aciona a *ui*os fa*ores, sendo ma*** e microssoc*ais, </line>
<line> su*jetivo* e objetivo*, </line>
<line> históricos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociai*. Assi*, opto*-*e por colo*ar co*o foco central deste art*go d*is recort*s *mport*nte* </line>
<line> d*s v*vênci*s travestis, quai* s*jam, a violência e o *ofrim*nto ético-político. </line>
<line> Obje*iva*do uma vis*o mais *mpla ca*az de abarc*r as diver*as dimens*es da </line>
<line> violênc*a, esta foi pensada a partir d* diferen*es *ticas, permit*ndo-se desvela* que as travestis </line>
</par>
<par>
<line> são violentas, em muitos contex*os, justamente </line>
<line> porque seus *rocessos de subjetivaçã* são </line>
</par>
<par>
<line> tecidos através do co*vívio com muit*s *iolações, se*d* *egadas a elas experiê*cias bás*cas </line>
<line> de vida, como a *o*viv**cia fami*iar * acesso à *scolarização, saúd* e ao trabalho *or*al. </line>
<line> S** mui*o* o* d***ursos existe**es na s*c*edade, inclusi*e de vár*os ra*os da ciênc*a, </line>
<line> *ue, ** p*etensão d* compreen*e* a *eali*ade, s*cu*bem à d*mensão *ocia* *as v*olências e </line>
<line> dos sof**m*nt**, processo qu* id*olo**ca**nte desagua em c*mpreensões r*d*ci*nist*s e *- </line>
</par>
<par>
<line> his*óricas sobre </line>
<line> os *enôm*nos; pe*s*n*o a *artir daí, es*e artigo pretendeu deixar ní*ido </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> hábito social *egem*nicamente </line>
<line> criado </line>
<line> de enxergarem-*e </line>
<line> apen*s as viol*nc*as que muitas </line>
</par>
<par>
<line> vezes as t*av*stis </line>
<line> são compelidas * perpetrar, be* como o </line>
<line> escamoteamento *as muit*s </line>
</par>
<par>
<line> *iolações a que estão *ujeitas, proc*s*o que *egitima a perv*rsidad* *a vio*ên*ia </line>
<line> simból*ca/*stru*u*al a* na*uralizar as vio*a*õe* *ue estes **jei**s sofrem. </line>
<line> Porta*to, acred*ta-** que, ao s* desve*arem a* dimensões simbólica e estrutural da </line>
<line> violência, as travesti* pa*sam * **r pens*das como seres que r*i**rada*e*t* têm sua* his*órias </line>
<line> vi*ladas. Esta postura teóri*a * c*pa* de encaixa* as múltiplas dimensõ** que *a*em pa*te da </line>
</par>
<par>
<line> *ealida*e conc*eta, além de </line>
<line> permitir respo*d*r ao que*tion*mento que </line>
<line> i*tit*la e*te </line>
<line> t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> As tra*es*is n*o </line>
<line> são dico*omicam*nt* </line>
<line> violentas ou v*olentadas, </line>
<line> pois *stes são movi**ntos </line>
</par>
<par>
<line> imbrica*os, impossíveis </line>
<line> de </line>
<line> existir sem uma relação de interf**e. Assim, postula-se que as </line>
</par>
<par>
<line> tra*esti* se*am violen*as e violentada* concomitan*emente. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-19*, mai. 2021 *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vio*entas e/ou Viol**tadas? Tra*est**, Violência * *ofrimento Ético-Po*ítico </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> Cu*hado *or Ba*er Sa*aia, o conceit* d* s*fri*ent* ético-polític*, mais d* que um </line>
<line> mero *ecurso de aná*ise, é us*do de modo a afir*ar nos** compromisso em desvelar a* </line>
<line> *er*adeira* co*figur*ções responsáveis pe*a produção de sofriment* e ad*ecim*nto nas </line>
<line> *ivências travestis, isto *, a d*m*n*ão social mediadora do sofrimento. </line>
<line> R*FERÊ*C*AS </line>
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<line> 3) e**boração do rascun*o ou na revisã* crítica do co*teúdo. </line>
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