<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 11, p. 179-196, *a*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.5.11
</line>
</par><par>
<line>
*iolentas e/ou Violentadas? Trave*t*s, Violênc*a e *ofrim**to Ético-Polít**o
</line>
<line>
Violent Pe*sons and/or V*ctim* o* Violence? *ransvestite*, *iole*ce, and Eth*cal-*oliti*a*
</line>
<line>
Suffer*ng
</line>
</par><par>
<line>
Guilherme José Pa*is* Dias
</line>
<line>
Graduado e* **icologia *ela UNIP
</line>
<line>
E-mail: g*ilherme.p*risipsi@gma*l.com
</line>
<line>
Maria Olívi* Ga*cia Ribeiro Arr*da
</line>
<line>
Doutor* em *eoria e C**tica Li*er*ria pela UNI*A**
</line>
<line>
E-mail: li*garcia@uol.com.br
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Gui*herme José P*risi Dias
</line>
<line>
Editor-C*efe: *r. Tonny Kerle* de A*en*ar
</line>
</par><par>
<line>
UN*SP - Rua Set* de *e*embro, 47, C*ntr* - Tapiratiba,
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
SP. CEP 13.760-000. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Maria Ol*v*a *a*ci* Ribe*ro A**uda
</line>
<line>
Artigo receb*d* em 13/*4/2021. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
**a *reze de Maio, 414, Centro - S*o José *o *io Pardo,
</line>
<line>
r**e*ida *m 28/04/20*1. Aprovado ** 29/04 /202*.
</line>
</par><par>
<line>
SP. CEP 1*.720-000.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liad* pelo sist*ma Tripl* Revie*: Desk Revi** a)
</line>
<line>
pelo Edi*or-Chefe; e b) Dou*le B*i*d Review
</line>
<line>
(avaliação c*g* por doi* avalia**res da *rea).
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, Norm**iva e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. Di*s, M. O. G. R. Ar*uda
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* teóri*o, *nspirado *a perspec*iva *a *sic*logia sócio-h*stórica, objetiva apr*sentar
</line>
<line>
e p*obl*m*tizar *ois recortes da trav*stilidade: * so**imento *tico-p*lític* e * viol*ncia. Esta
</line>
<line>
última é *m el*mento marcante *as vivências tra*e**id*s e é encar*da como uma v*a de *ão
</line>
<line>
dupla - uma *ia edifica * ser travesti, como fruto da vi*lê*ci* estrutural e simbólica,
</line>
<line>
apre*entan*o-se *o cotidiano através da exp*lsão delas *o la*, da escola, *o sistema de saúde
</line>
<line>
e do mercado *e trabalh*; * outra, é um recurso delas, que mu*t** ve*es preci**m fa*er *a**r o
</line>
</par><par>
<line>
uso da v*olênc*a física
</line>
<line>
*ara (sobre)vi*e*em nos a*bientes hostis em que tra*s*t*m,
</line>
</par><par>
<line>
principal*ente nos territ*r**s *a **ostituição. O *onceito de sofrim*nt* étic*-polític*,
</line>
<line>
cunhado p*r Bader *awaia, serve de instrumento para expli**tar que muitos d*s sofrimentos
</line>
<line>
vivenciad*s *elas tra*estis são *r*t*s das condições sociais desta* últimas, *o*s o sofrimento é
</line>
<line>
soci*lmente *e*iado e não um fim em si mesm*.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: *ra*estis. Viol*ncia. Sofri*ento ét*c*-po**tic*.
</line>
<line>
A*S**ACT
</line>
<line>
Thi* the*r**ica* art*c*e aim*, from *ocio-histo*i**l psych*logy, a* presen**n* and
</line>
<line>
proble*atizing two phenomena of*en faced by transvestites: ethical-*olitical suffering and
</line>
</par><par>
<line>
vio*ence. The latter is a prominent fea*ure of *heir experiences as
</line>
<line>
t*ansvesti*es, a*d is it
</line>
</par><par>
<line>
*s*ally *egarded as a two-way str**t: on *he one hand, *iolence is a f*ndamental part of their
</line>
</par><par>
<line>
lives due to sy**olic and structur*l pressures. It affec*s them *n daily basis thro*gh a
</line>
<line>
restrictions on access to * home, ed*cat*on, healthcare, and empl*yment. O* the other h*nd,
</line>
<line>
those su*ject* are l*ft wit* no choice but to rely on *cts of physical vio*en*e to ensure th*ir
</line>
</par><par>
<line>
survival in hosti*e environme*ts, especially *hen it comes
</line>
<line>
to
</line>
<line>
*rostitution areas. ** rely on
</line>
</par><par>
<line>
the "et*ical-politic*l suffering" concept d*v*loped *y *ader Sawaia to clearl* show that
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
significant part *f tr*n**estites\ suffer*ng is d*e to the so*ial con*itions pertaining
</line>
<line>
to
</line>
<line>
t*ei*
</line>
</par><par>
<line>
l*ves, *s sufferi*g is a socially me*ia*ed ex*erience, not *n e*d in i*self.
</line>
</par><par>
<line>
Key*or*s: Transvestite*. *iolence. **hical-politic*l *uffering.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te**sina, v. 18, n. 5, art. 11, *. 1*9-196, mai. 2021 www4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Violentas e/o* Violent*das? Traves*is, *iol*ncia e *ofrimento Ét*co-Pol*tico
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Ter *s t*ave*tis como foc* do noss* olha*
</line>
<line>
n*s obriga, cer*a*en*e, * fala*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
prosti*uição enq*anto um* atividad* atrelada a essas ident*dades, pois *a territ*rialidade é
</line>
<line>
física e si**ólica deste* espaços *ue muitas desenvolvem seus process*s de existe*ciali**çã*
</line>
</par><par>
<line>
(ORNAT, 2008). Ass*m, é na co***vênci* na malha
</line>
<line>
*e sociabilidade
</line>
<line>
d* pros*i*uição q*e
</line>
</par><par>
<line>
*ui*as t*aves*i* aprendem a ser e a construir sua f*minilidade. Vá**as transformaçõ*s que as
</line>
</par><par>
<line>
inic*am n* "unive**o" *a travesti*idade, com* a
</line>
<line>
adoção de um no*e f*minino e as
</line>
</par><par>
<line>
transformaçõe* cor*orais, t*m sua gênese * partir das **lações *ue começ*m a se d*senvolver
</line>
<line>
a partir daí (PELÚCIO, *005a; S**TOS, 2014; NOG*EIRA; L*Ó*, **1*).
</line>
<line>
A*ém do *c*lhime*to existenc*al f*en** à exclusão *e muitas instituições como
</line>
</par><par>
<line>
fam*li*, es*ola, sistemas de saúde (DAVI; BR*NS,
</line>
<line>
2015), os te*ritórios da prostitu*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
m*ita* vezes impõ*m u*a du*a **alidade àquel*s *ue necessitam vende* seu corpo para
</line>
</par><par>
<line>
sobre*iv*r. *ão muit*s e d* diferent** di*e*sões
</line>
<line>
as
</line>
<line>
vio*ê*cias sofridas nes*e
</line>
<line>
co*****o, indo
</line>
</par><par>
<line>
d*sde as
</line>
<line>
perpetradas por
</line>
<line>
*lientes policiais (GARCIA, 2008), brigas **gadas à dem**c*ção e
</line>
</par><par>
<line>
te*ritoria* e i*ici*d** por aq*e*as que p**meiro cheg*ram nele (PELÚCIO 2007), *isputas po*
</line>
<line>
*li*n*es (D*VI; BRUNS, 2015), até a* violênci*s sim*ólicas, que n* *aioria das v*zes
</line>
<line>
obrigam *s travesti* a se*em *o*pu*soriamente rel**a*as ao universo *a **ostitu*ção.
</line>
<line>
D*sse *odo, est* revi**o *eórica obj**iva in**car, por meio da persp*ctiva d*
</line>
</par><par>
<line>
ps*cologia s*cio-histórica,
</line>
<line>
q*e as várias *imensões da
</line>
<line>
*i*lê*cia *xistent*s no c*tidiano
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
t**v**tis são *ecidas em relação *ialét*ca e *mbricadas *ntre a* r*al**ades *ubjetiva e objetiva,
</line>
<line>
e* que *s travestis sã*, a* mes*o tem**, vítimas e a*entes ** viol**ões. Adem*i*, o c*n*eito
</line>
</par><par>
<line>
de sofrimento é*ico-político, cun**d* por B*de* Saw*ia, *lém de ressa*ta*
</line>
<line>
es*a
</line>
<line>
impo*tan**
</line>
</par><par>
<line>
*imensão *as vivênci*s tr*vestis, serve de instrumento analítico para in*icar *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sofrimento, embora mater*alizado no sujeito, nã* se resume só àquilo qu* é partic*lar a ele,
</line>
<line>
mas é soci*l, h**tórico * d*sigua*, a depen*er dos su*ei*o* q*e sof*em.
</line>
<line>
2 REFE*ENC*A* TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Psicologia *ócio-Históric*
</line>
<line>
A Psi**logi*, *s*im c**o toda e *u*lquer a*ão humanamente p*od*zid*, es*á ins*ri*a
</line>
</par><par>
<line>
numa historicidade; sendo assi*, o
</line>
<line>
re**a*e e a análise das *i*tórias qu* *ssa ciência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*issão tecer*m
</line>
<line>
são indicador** dos val*re* e *as
</line>
<line>
co*cepçõe* qu* a *sicolo*ia deteve,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* *I, v. 18, n. 5, **t. 11, p. *79-196, mai. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. D*as, *. O. G. R. Arrud*
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
aind* deté*, s*b*e seu obj*to de estud*: o Hom*m. O retrospecto histórico apo*ta para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
seg*in*e da*o: es*a discipl*na, des*e seu *nício, num mesmo
</line>
<line>
caminhar de outras *i*ncias,
</line>
</par><par>
<line>
compro*eteu-se com
</line>
<line>
grupo* muito **pecí*icos
</line>
<line>
da malha so*ial (*OCK,19**). Todo esse
</line>
</par><par>
<line>
comprom*tim*nto se d** através de u* processo
</line>
<line>
n*da
</line>
<line>
neutro, em qu* e*sa área do
</line>
</par><par>
<line>
co*hec*m**to se tra*estiu com uma roup*gem cientí*ica p*ra *efe*der os intere*ses **e
</line>
<line>
l h*
</line>
</par><par>
<line>
convinha, contr*buindo, *nclu*ive, pa*a
</line>
<line>
* *atologização de alguns grupos sociais
</line>
</par><par>
<line>
(GUT*ERRES; LOR*ELLO, 202*). Segu*do Bock (19*9), * Psi*ologia, em *uas pro*uç*es,
</line>
</par><par>
<line>
ca**cte*izou-se por
</line>
<line>
r*duzi* fe**menos *u* eram emin*nt*mente sociais ao campo do
</line>
</par><par>
<line>
individual.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasi*, *a*te dessa h*s*ória *anhou novos rumos q*ando, em meado* da dé*a*a de
</line>
</par><par>
<line>
**, d*u-se início, entr* *m
</line>
<line>
g*upo de pro**s*or*s * univers*tár*o* da P*ntif*cia Univ*rsida*e
</line>
</par><par>
<line>
Católica
</line>
<line>
de São Paul* (PUC-SP), a um inte*so proce*so de insatis*ação com a* bases
</line>
</par><par>
<line>
ep*stemol**icas e teóricas *a Ps*cologia So*ial, que até o perí*do eram impo*tadas ** Europa
</line>
<line>
e América do Norte (em sua maioria psicologizant** e apo*ada* em m*todos experimentais) e
</line>
<line>
utili*adas n* contexto brasileiro sem criticida*e; fa*or*s de *rde* polític* também
</line>
</par><par>
<line>
influenc**ram
</line>
<line>
a* **quieta*ões, como o per**do *epressivo i*fluenciado *elo golpe milit*r de
</line>
</par><par>
<line>
1964 (CARVAL*O; SOUZA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A cha*ada "crise da Ps*cologia S*cia*" teve, na figu*a da profes*ora Silvia Lane
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
seus ori*nta*dos, a possibilidade *e uma pr*po**a d* supera*ão *os paradigma* tra*icionais,
</line>
<line>
processo **e levou à constituiç*o d* denominada "Escola de Sã* Paulo *e Psicol*gi* Social".
</line>
<line>
Embora *st* última não tenha se constituído *e modo *omo*ê*eo, a e** foi ce*t*al * adoção
</line>
<line>
do ma**rialismo histórico e *ia*ético como proposta m*t*dológica, além da preo**p*ç*o com
</line>
<line>
a tra**forma*ão social (CARV*LH*; SOUZA, 20*0). Segundo S*waia * Maheirie (2014), a
</line>
<line>
proposta da referida professora tinha *om* obje*ivo de*i*eologiz*r a *sicologia; a parti* dos
</line>
<line>
ano* *0, então, objetivo*-s* "a supe*ação dos refe*encias teó*icos e *etodoló*icos que
</line>
<line>
isolavam * psi*u*sm* da sociedad* e *a histór*a" (p. 1).
</line>
<line>
A união de Silvia L*ne com outros professor*s d* PUC-*P d*saguou na f*rmação de
</line>
<line>
*ma eq*ipe denominada "Equip* de P*icologia Sócio-His*ór*ca" (BOCK; GO*ÇA*VES;
</line>
<line>
ROSA, 2020).
</line>
<line>
Este artigo é *ruto d* recorte de uma pesquisa de Iniciaç*o Científica d*s*nv*lvida
</line>
<line>
pelo prime*ro *utor dest* ar*igo, intitulad* "As tr**e**is sob o enfoque da Psicolog*a Sócio-
</line>
</par><par>
<line>
Históri*a:
</line>
<line>
percursos de um sofrimento ét*co-*olítico". *or isso, pauta-se num referencial
</line>
</par><par>
</page><line>
*rítico *e an*lise em **ico*ogia Soc*a*, embora * Ps*col*gia Sócio-H*stóric* t*nh* sid*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 18, n. 5, art. 11, p. 179-*96, mai. 2021 www4.fsanet.com.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Viol*nta* e/ou V*olentad*s? Traves*i*, Violência e Sofrimento Ético-Po*ít*c*
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
*tilizada mais c*mo um pressup*st* é*ic*-pol*tic*-*pi*temológi*o na *ompreensão da
</line>
<line>
prob*emática proposta do que ** arcabouç* de categorias *nal***cas fixa*.
</line>
<line>
Co*o aponta Bock (2002), a *sicolo*ia Sócio-Hi*tór*ca é *ma *erspec*iva c*ítica em
</line>
<line>
Psicolog*a, que se inscreve com* uma pos*ibili*ade de superar as dico*omias tão
</line>
<line>
características n*ssa ciênc*a, tais como intern*/externo, indi*idu*l/so*ial, *tc. Para tal, **
</line>
<line>
fundamenta ep*stemologicamente no ma*erialismo **stó*ico e dia*ético; assi*.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a a Sóci*-Histór*ca, falar do
</line>
<line>
fenômeno
</line>
<line>
*sicológico é ob*igato*i**en*e fa*ar da
</line>
</par><par>
<line>
**ciedade. Falar da *ubj**ividade humana é falar da objetivida*e em que vivem os
</line>
<line>
hom*ns. A compree*são do "mund* interno" exig* a *ompreens*o do "m**do
</line>
<line>
ext*r*o", pois *ão dois aspectos de um me*m* m****ento, *e um processo no qua*
</line>
<line>
o homem *tu* e constrói/modific* o mun*o * este, por sua vez, propicia *s
</line>
<line>
e*ementos *ar* * con*tituição psicológica d* home*. (B*CK, 2002, p.22)
</line>
</par><par>
<line>
A Psicolog*a Sóci*-Hist*rica fundam*n*a-s* *m mui*as
</line>
<line>
c*ntribuições de Vigotski
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ciência (TOA*SA; SO*ZA; RODRIGUES, *019); ta* autor, objetiv**do * superação do
</line>
</par><par>
<line>
P*sitivismo, apro*ria-se do método dialético, p*is es** permite trabalhar subjetiv*d*de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*bjeti*idade enquanto unidade *e contrár*os (SAWAIA; MAHEIRIE, **14). Segundo *guiar
</line>
<line>
(2002), tal perspectiva em Psicol*gia preconiza que, ao se con*iderar a realidade soci*l, abre-
</line>
</par><par>
<line>
se a
</line>
<line>
possibilida*e de co*preender
</line>
<line>
os f*n*m***s qu* são, *oncomit*ntemente, individuais e
</line>
</par><par>
<line>
sociais/históricos.
</line>
<line>
A opç*o p*r uma postura dialétic* na *ompreensão da travestilida**, e neste **** e*
</line>
</par><par>
<line>
espec*a* a su*
</line>
<line>
constituiçã* * relação d* proxim*dade co* as *iversas forma* de violência,
</line>
</par><par>
<line>
advém da ne*essid*de *e alargamento da *isão sob*e *s proc*ssos constitut*vos das múltiplas
</line>
<line>
realidades que con*titu*m o pr*cesso *a vi*a, isto é, da in*erface q*e c*nstitui subjetivid*de e
</line>
<line>
objetividade ao mesm* tem**. Nesse senti*o, se*undo *gu*a* (2*02), p*r* compreender *s
</line>
<line>
fenômenos e* *ua pro*ess**lidade, isto *, enquanto *m processo, a Psi*ologia *ócio-
</line>
<line>
H*stórica postula que se deve *t**tar ao con*unto d*s relaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Com* a *roposta inicial que marca
</line>
<line>
o n*sc***nto e compromisso de*se ramo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Psicologi* é * de compr*ender a *xplor*ç** e d*minação *a socie*ade brasilei*a (SAW***;
</line>
<line>
MAHEIR*E, 2014), este artigo a *legeu co*o pressuposto j*stame*t* *orque pretende i*dicar
</line>
<line>
*s *árias dimensõe* que se a*ticulam n* produção de violê*cias e violações na cotidia*idade
</line>
<line>
da vida de muitas trav*stis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 18, n. 5, ar*. 11, p. *79-196, mai. 2021
</line>
<line>
*ww4.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. Dias, M. O. G. R. A*r*da
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESUL*AD*S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 "T* pensando que trave*ti é ba*unça?!"1
</line>
</par><par>
<line>
A f*as* que atribui materiali*ade a est* tópi*o *os dá, aqu*, a repr*sen*ação de um
</line>
<line>
componente m*r*an*e das vivê*cias *as tra*estis: a violência. Entret*nt*, para melhor *s*
</line>
<line>
dest* concei*o, f*z-se *ecessária uma ampl*ação do que se ente*de por violênc*a e quais suas
</line>
<line>
for*as de expressã*, j* que ao mesmo tem*o ela ora é co*diç*o para a sit*ação **istencial
</line>
<line>
das travestis, *ra é respos*a dela* *rent* aos desafios d* sua vida. Pensa*os, então, a violência
</line>
</par><par>
<line>
como uma via d* mão
</line>
<line>
dupla - uma vi* edifica o ser travesti, como fruto da violênci*
</line>
</par><par>
<line>
*str**ural e simbólica; a outr*, é u* *ecur*o delas (travestis), que muitas vezes precisam fazer
</line>
<line>
valer o uso da viol*nc*a *ísi*a para (sobre)vi*e*em nos amb*ent*s hostis em que transitam,
</line>
</par><par>
<line>
princip*lmente nos territórios
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pro*titui*ã*. D*sse modo, Cr*z N*to e Moreira (1999)
</line>
</par><par>
<line>
po*tulam que a v**lência é [...] "*o*ifórmica, m*ltif**etada, encontrando-s* d*luída na
</line>
<line>
sociedade sob o s*gno *as mais diversas manifest*ções, *ue se in*erliga*, interagem,
</line>
<line>
(re)alimentam-se e se fortalecem" (p. 34); assim como a violência e*trutural, que [...]
</line>
<line>
"fomen*a preco*ce*tos e c*u** da*os m*rais, psicológicos, físicos e a mor*e" (p. 39).
</line>
<line>
*lém do mais, * vio*ên*i* estrutural, apesar de pouco v*sív*l, *es*mpen** fo*tes
</line>
<line>
influênc*as so**e a dinâ*ica dos f*nô*enos s*ciais e, no caso das trav*s**s, a falta de clare*a
</line>
<line>
pa*a se enxerg*r a tonalidade da violênc*a p*rp*trada contra elas se mo*tra um pon*o
</line>
<line>
revelado*, porque a sociedade quase nunca *s vê c*mo vít*mas, *as sempre com* *ausador*s
</line>
<line>
de *roblemas; assi*, [...] "os violentados *assam a ser en*arados *omo os vi**entos" (CRU*
</line>
<line>
NETO; MOREIRA, 1999, p.3*, 1999, *.39).
</line>
<line>
*a*a Mar*a C*cília Minayo (1994), * violên**a est*utural *
</line>
<line>
[...] *quela que ofere*e u* mar*o à *iolê*cia *o co*portamen*o e s* aplica tanto à*
</line>
</par><par>
<line>
est*uturas organi*ad*s e institucion*lizadas d*
</line>
<line>
família como *o* sistemas
</line>
</par><par>
<line>
econ*micos, culturais e p*lític*s e que conduzem * opressão de grupos, n**ões e
</line>
<line>
in*ivíd**s, aos quais *ão ne*ada* as con*uistas da s*cie*ade, *ornando-os mais
</line>
<line>
vuln*r*vei* que **tros *o s*fri*ento e à mor*e (p.8).
</line>
<line>
*erceb** as dif*rentes form*s de vi*lênc*a **mo componentes d* ** mesm* processo
</line>
</par><par>
<line>
**s dá a possi*ilidade de
</line>
<line>
depreen*er a as*oc*a*ão fund*n** entre as f*rmas dive*sas da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Re*órter, da Rede Glob*. No contexto da fra**, Luana se envolve em *m episód*o de vi*lência fí*ica com um
</line>
</par><par>
<line>
"poten*ial"
</line>
<line>
cliente.
</line>
<line>
Pro**ama
</line>
<line>
exibido
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*5/05/2*1*.
</line>
<line>
*isp*n*v**
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
h*tps://***boplay.globo.com/*/1270323/?s=0s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 18, n. 5, art. 11, p. *79-196, mai. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Viol*ntas e/ou Violentadas? Tra*estis, Violên**a e Sofrimento Ético-Po*ítico
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
violência, dado *ue u** está
</line>
<line>
co*dicionada existênc*a da outra. A travesti, em a*guns à
</line>
</par><par>
<line>
contexto*, só é *iolent* porque foi viol*n**da no proces*o de construção de si. N*sse sentido,
</line>
<line>
Carrieri, Souza e Aguiar (2014) têm post*l*do que os níveis *icro estrutu**l, *ep*esen**do
</line>
</par><par>
<line>
pela violência int*rp*ssoal, e macroestrutural, r*pres*ntado pela v*olênci* s*mbólica, são o
</line>
<line>
interdependent*s e *nterconecta*os.
</line>
<line>
*.2 *iolência *strutural pe**ersa
</line>
<line>
A **o*ência estrut*ral constrói não só as for*a* com* as ins**tuições sociais operam e
</line>
<line>
artic*lam *uas fo*mas d* poder, **s *difica também o subjetivo das travest*s; *sso porqu* um
</line>
<line>
suj*i*o nunca é *m *ujeito em *i mesmo, mas s*mpre aloc*do dentro *e relações mais ampla*,
</line>
<line>
que *** *ravadas *o seio da soci*dad*. As*im, o fenômeno da trave*tilid**e, nos moldes em
</line>
<line>
que conhecemo* hoje - sofrendo violência **trafam*liar e e**o*a* (Martha SOUZA *t al.,
</line>
<line>
2015), *iolên*i* po*i*ial (CAVA**ANTI; BARBOZA; BI*AL*O, 2018) al*a violência letal
</line>
<line>
(CARRARA; VI*NNA, *006), vi*l*nc*a no mundo da pros*i*uição (DAVI; *RUNS, 2015,
</line>
</par><par>
<line>
201*), *iolênc*a no aces** *
</line>
<line>
saúde (FERREI*A ** al., 2**7),
</line>
<line>
vi*lência autoprov*ca*a,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
constru*ão corporal (PE*ÚCIO, 2005b),
</line>
<line>
violência simb**ica que *s *arr*m d* mercado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho formal (A*SIS; SOARES; MOTTA, 2018), entre tant*s *utras - exi*te em funçã* do
</line>
<line>
atravessam*nto das rela**es de poder pres*nte nas violênci*s e*trut*ral e simbólica.
</line>
<line>
Elemento impo*t*nte a ser considerado, que não constitu* uma fo*ma de violênci*
</line>
<line>
c**creta, mas faz p*rt* de um p**c*sso viole*tíssimo * legitimad*r de tod** as o*t*as formas
</line>
</par><par>
<line>
de v*olê*ci*, é ideologia, fenôme** a
</line>
<line>
auxiliar da viol*ncia estrutural * simbólica. Se*undo
</line>
</par><par>
<line>
Ch*uí (*008), a aliena*ão é b*se de toda consci*nc*a, visto que os homens colocam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
respon*abilidade de produção da vida social,
</line>
<line>
da cultu*a e *a t*ansformação da natureza
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
mãos de tercei*os e não com*reende* * si mesmos como produtores *es*as realidades. *s*im,
</line>
<line>
o f*to *a alienaç*o ser ba*e da consciên*i* permite a **istê*cia da ideo*ogia; esta ú*t*ma, por
</line>
</par><par>
<line>
* ua
</line>
<line>
v*z, é responsável p*r fazer com *ue as ideias
</line>
<line>
*are*am
</line>
<line>
anteriores e deslocadas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
materiali*ade, *al como um conjunto que comanda, de modo autôn*mo, a ação d*s *omens.
</line>
<line>
De*o*re deste *rocesso o car*ter perver** deste ti*o *e vio*ência, pois a s*ciedade,
</line>
<line>
atra*és do pro*esso ideológico que seleti*amente dá a humani*ade * al*uns e nega a outros,
</line>
</par><par>
<line>
nã* é capaz *e p*rc*be* noções e situações que viola* o*
</line>
<line>
di*eitos da* travestis,
</line>
</par><par>
<line>
principalm*nte * dir*i*o a
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
vida di*na. *esta man*ira, "con**ruindo e *e*itimando es*a
</line>
</par><par>
</page><line>
leitura naturaliza** do mundo, enc*ntramos o exer*ício d* pod*r simbólico". (CARRIERI;
</line>
<line>
SOUZ*; A*UIAR, 2*14, p. *3).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, n. 5, art. 11, p. *79-196, **i. 20*1 ***4.fsa*et.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. Dias, M. O. G. R. A*ruda
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
O preconceito que caracteriza a exclusão d*quel*s q*e se distanciam
</line>
<line>
* o p ad r ã* d e
</line>
</par><par>
<line>
norm*lid*de *ocial é
</line>
<line>
talvez a mani*estaç*o mais insidiosa da violência simbólic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta-se no paradoxo que *efin* *al violência, impedindo-nos
</line>
<line>
de v*r o que
</line>
</par><par>
<line>
não vemos, ou seja, impossibilita ao sujeito id*ntificar os li*ites d* sua *rópr**
</line>
<line>
pe*cep**o da real*dade, "atua *cultando razões que justificam determinadas formas
</line>
<line>
de i*teriorizaçõ** hist*ricas, natural*zadas por seus mecanismos" (Prado &
</line>
<line>
M*chado, *. *7) (CARRIERI; *OUZA; *GUIAR, **14, p. 8*).
</line>
<line>
É no interior da fam*lia, institui*ão empenhada na manutenção da ***em social
</line>
</par><par>
<line>
(MI**OLCI, 2005), que as primeiras *o*mas de *iolênci* - co*creta, psicológica,
</line>
<line>
físi*a ou
</line>
</par><par>
<line>
verbal - são dirigidas àquelas *ue têm com* prop**ta de vida a trav*stilidade. O pontapé
</line>
<line>
inicial par* as aversiv*s reações dos famil*ares, principal*en** do pai, decorre *a percepção
</line>
</par><par>
<line>
que esse g*upo te* do
</line>
<line>
us* de ele*entos da
</line>
<line>
cultura femini*a *or garotos afeminado*, como
</line>
</par><par>
<line>
adornos e feminilidade. P*in*ipalmente q*ando su*gem mudanças corpor*is, ** travesti*
</line>
<line>
co*eçam a sofr*r opre*são e discriminação intra*a*il*ar (SOU*A e* al., 2015). Assi*, "a
</line>
</par><par>
<line>
descoberta da se**ali*a*e é momento *m qu* convivem co* surras, insultos e o
</line>
<line>
re*eiç*es
</line>
</par><par>
<line>
familiare*". (SOUZA *t *l., 2015, p.770). Ainda segu*do S*uza et al (2015), "não estar nos
</line>
<line>
pad*ões d* gê*ero espe*ados pela fa*ília é um dos pr*me*ros *bstáculos *iv*n*iado* pelas
</line>
<line>
travestis" [...] (p. 770). Além do *ai*, os t*pos d* v*olênci* são dos mais *ariados, m*dando
</line>
<line>
de *x*ressão con**rme vários fat*res, tais como a visã* de mundo da *amí**a. Para Peres
</line>
<line>
(2005), "na maior*a das vez**, essas pes*o*s s*o agred*d*s ve*bal e fisicamen*e, sendo muitas
</line>
<line>
vezes expulsas de suas c*sas" [...] (*. 54)
</line>
<line>
Ainda para Peres (200*), ** dad*s de v*olência famili*r *vi*enciam "uma trajetória de
</line>
</par><par>
<line>
exclusões
</line>
<line>
que tem se* i*ício
</line>
<line>
na família." (p.54). Deste mo*o, pode-se fal*r num *fei*o
</line>
</par><par>
<line>
dominó, pois os processo* respo*sáve*s por alo*ar as t*avestis às *arg**s são *ncadea*o*,
</line>
</par><par>
<line>
is*o *, estão *nter*igad*s, pois além de serem
</line>
<line>
ori**tados *e*as noções heg*mônicas *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e tem sobre *las, são
</line>
<line>
várias as portas qu* vão se f*cha*do, sobra*do ela* a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ossibili*ade de pertenci*ento restrita a algun* loca*s, como o* territórios da *rostituição.
</line>
<line>
Ao mesmo pas*o da fam**ia, a e*col* é uma importante **stituição do processo de
</line>
<line>
socia*izaçã* d* pessoa humana. E, em conso**ncia com o que *em feito a família - instituição
</line>
</par><par>
<line>
socializad*ra primári*
</line>
<line>
- * escola também
</line>
<line>
*em ** caraterizado po*
</line>
<line>
práticas de of*r*a d*
</line>
</par><par>
<line>
vi**ên*ias à* tra*est*s. Quant* a iss*, *ouza et al. (*0*5) e* trabalho etno*rá*ico *ealizado
</line>
<line>
com *ravestis, têm dito que, "pel*s relatos da* inter*ocutoras, pe*c*be-se qu* as agressões se
</line>
<line>
in*c*am no contexto da fam*l*a nucle*r e têm seg*imento no *mbie**e es*ol*r, fa*e**o com
</line>
<line>
que abandone* esses espaços". (p. 77*)
</line>
<line>
O modo de func*onamen*o da escola **quanto instituição socia* é em s* uma f*rma de
</line>
</par><par>
<line>
*iolê*cia simbólica, pois *p*esenta suas p**ticas e
</line>
<line>
val*re* como
</line>
<line>
naturai* e
</line>
<line>
un*v*rsa**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, ma*. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Violentas */ou V**le*tadas? Travestis, Violência e Sof*imento Ético-Pol*tico
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
(BOURDI**, 1970 a*ud SOUZA et a*., 20*5). Por isso, "[...] se ap*esen*a como u*a
</line>
<line>
instituição in*ap*z de lidar com a *ifer**ça e * plurali*ade, funci*na co** uma *as principais
</line>
<line>
i*stituições gu**diãs das no*mas de gênero e produtora da he*eross*xu*lida*e". (BENTO,
</line>
<line>
201*, p. 55*). Além do mais, * convívio no *mbiente escolar é *otado de "*edo" e "p*vo*"
</line>
<line>
*or meninos afemi*ad**, ante* mesmo deles in**iarem suas tr*nsformações corpora*s rumo *
</line>
<line>
travest*lidade. (SOUZ* et al., 2015)
</line>
<line>
* intensid*de da discri*inaç*o e *o des*espeit* aos **ais *s *ra*estis são *xpo*tas
</line>
<line>
nas escol*s em que desejam estudar leva, na maioria d*s vez*s, a reações de
</line>
<line>
agressividade e *evo***, ocasionando * abandono dos estudos ou a expulsão da
</line>
<line>
escola, o que consequen*emente cont*ibui *ara a *a*gi*alização [...] (PERE*, 2009,
</line>
<line>
p. 245).
</line>
<line>
A*uelas **e exce*em as n*rmas *ígidas do binarismo de gên*ro so*rem, no am**ente
</line>
</par><par>
<line>
escolar, violênc*as ma*s indireta* e i*stitucionais, que est*o sempre atua*tes
</line>
<line>
*esse* espaços.
</line>
</par><par>
<line>
Informaç*o *orroborada por Barre*o
</line>
<line>
et a*. (2018), que sal*entam que [...] "cor**s travestis
</line>
</par><par>
<line>
precisam enfr**tar *odo o tempo *itu*ções est*belecidas *elo biopoder q*e *e mater*al*za em
</line>
<line>
formulár*os c*m c*m*os *e sexo/gêne*o e/ou sem c*mp*s pa*a o nom* so*i*l, divisão binária
</line>
<line>
dos espaços" [...] (p. 329), en*re **tro*.
</line>
<line>
O*tra instituição *omponent* da comp*exidade da realidade social, também
</line>
</par><par>
<line>
empreen*ida na tarefa de des*egitimar o modo de
</line>
<line>
*ida das tra*e*tis, * S*stema de Saúde. o
</line>
</par><par>
<line>
**se S*st*ma, a*sim como as in*tit*ições v**ladora* *á *itadas, faz parte de uma rede que tem
</line>
<line>
expertise em pato**gizar, disc*imin*r e marg*nalizar aquel*s que foge* às *egr** institu*das
</line>
<line>
hist**icamente.
</line>
</par><par>
<line>
Situação frequent*mente relatada pe*as travestis é a inab*lid*d*
</line>
<line>
dos prof*ssionais de
</line>
</par><par>
<line>
saúde em tratá-las **r *eus no*es so**ais e pelo *rtig* feminino, pois
</line>
<line>
n** *ns*ituiçõ*s d*
</line>
</par><par>
<line>
saúde *ão geralmente *efer**as pelo n*me de registro (*ULL**; KNA*T*, 200*);
</line>
<line>
conjuntura que gera, sem dúvida, ve*gon*a e *um*lhação **e**e *os outros sujeit*s presentes
</line>
<line>
ness*s ***a*o*. A assoc*ação co*pulsória entre tra*estis e AIDS é *ut*a faceta desse violento
</line>
<line>
process* de estigmatização d* tais identidad*s *el* sistema de sa*de (MULLER; KNAUTH,
</line>
<line>
2*08), pois se re*ume um *rupo soci** a uma doença qu* n*o exi*te e* função des** g*upo,
</line>
<line>
reitera*do um estig*a qu* a*ti*ula as sex**lidade* não hete*os*exuais (e as id*ntidade* tra*s,
</line>
<line>
qu* também c*rregam a abjeção na própr*a carne) à Ai*s desde o surg*me*to da ep*demia
</line>
<line>
(MISKOLC*, 2007; Z*CCHI, P*IV*, FR*NÇA JÚ*IOR, 2013).
</line>
<line>
**sim, [...] "ser t*avesti em no*sa sociedade é a obtençã* de *m salvo c*nduto *ara os
</line>
</par><par>
<line>
*erv*ços
</line>
<line>
de saú*e fa*erem uso de *iol*ncia, *o*que \*a**ra*ment*\ é **gad* às traves**s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. *, art. 11, p. 1**-196, ma*. 2021
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. Dias, M. *. G. R. Arruda
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
passaporte de *ida**nia". (FERREIRA et al., 2017, p. 1031). O resul*ad* *ue emana daí é
</line>
<line>
um* rede, f*rmada po* várias inst*tuições, que se empenha em **g*r direito* fundamentai* a
</line>
<line>
sujeitos esp*cífic*s.
</line>
<line>
3.4 Violência como u* recurs* à *obr*vivência
</line>
</par><par>
<line>
O modus operan*i da *ida t*avesti é *unda*ent*lmen*e influenciado p*r
</line>
<line>
essas
</line>
</par><par>
<line>
violên*ias q*e as travesti* s*fre*, inclusive os *ec*rsos que se util*zam pa** s**reviver
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
neste últ*mo caso, são elas as *ausa*oras *e outros tipos de violê*cia. A *iolência estrutural,
</line>
<line>
e*tão, precisa ser e*c*rada como c*pro*utora *a vi*lência i*terpesso*l e autoinflingid*, que
</line>
<line>
muitas vezes as trav*stis *tilizam para lid*r com os desafios da v*da, principa*m*nte da v*da
</line>
<line>
no*urna. Ass*m, as fo*mas macroest*uturai* da violê*cia simbólica e es*rutu*al pro*uzem não
</line>
</par><par>
<line>
só o ser t*avesti, mas tam**m as artimanhas qu* elas elaboram para a ma*uten*ão
</line>
<line>
d* suas
</line>
</par><par>
<line>
próprias
</line>
<line>
existências. Um dos efeitos desse processo é um cicl* que se r*troalim*n*a. A
</line>
</par><par>
<line>
violência estrutura* in*ita
</line>
<line>
as t*avesti* a come*e*em outr** violências (e*tas últim*s *ão
</line>
</par><par>
<line>
comet*das, pois essa é *ma das poucas opções qu* *es*am * elas) e, deste mo**, perpetua-se o
</line>
<line>
e*tigma d* que *ravest* é perigosa e fora da lei po* nat*reza. *ã* se re*e*a, a*sim, o caráter
</line>
<line>
so*ial e perverso da violênc** es*rutural.
</line>
<line>
À *oite, a *ros*ituição e as tr*vesti*, que mui*as v*zes u*ilizam esse* es*aços para
</line>
</par><par>
<line>
*az*r a vida, t*m truque* e regr*s
</line>
<line>
qu* orientam o m*do c*mo as *e*ações se
</line>
<line>
dão nesses
</line>
</par><par>
<line>
espaços. As t*avestis, então, quando *ubm*rsas no mundo d* prostituição, muitas veze*
</line>
<line>
ut*lizam artimanhas par* se posicionar e con*uistar respeito n* m*ndo da prosti*ui*ão rueira.
</line>
<line>
Nes*e s*ntido, Ornat (2*0*) te* exp*i**ta*o a impo*tânc*a da apropriação do territóri* pa*a a
</line>
</par><par>
<line>
constr*çã* da travestilidade; ***
</line>
<line>
p**avra* d*le, "é nes*es *spaço* apro*riados
</line>
<line>
que el**
</line>
</par><par>
<line>
co*se**em *mpor conduta* cons*ns*ais no *rupo e desta forma, in*tituem
</line>
<line>
os *erritórios da
</line>
</par><par>
<line>
*rostituição trav*sti" (p. 50).
</line>
</par><par>
<line>
T*l af*rma*ão encontra consonância com Pelúcio (2*05b), ao dizer que "a \noite\[...] é
</line>
<line>
cheia de *ódig*s * regras e as t*avesti* apren*em lo*o que, nas mu**as surpresas da noite, *ão
</line>
</par><par>
<line>
há impunida*e" (p.247). A
</line>
<line>
d*sputa territorial, *o mundo da
</line>
<line>
prostituição, reve*a um dos
</line>
</par><par>
<line>
r*c*r*os que são t*adi*iona*mente acion*dos para s* o*ganizar o modo com* essa ativida*e
</line>
<line>
será *esenvolvida pe*as pro*is*i*na*s do **x*. *egundo Davi e Br*ns (2015),
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. 18, n. 5, art. *1, *. *79-196, mai. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Violenta* e/ou Vi*le*tadas? Travestis, Violência e Sofrimento Ético-Político
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
*á toda uma *ema*caç*o de te*r*tó*ios den*ro do mercado do sexo: div*são *e
</line>
<line>
rel**iona com o c*pita* cor*ora* de quem divide *s espaços e marca id*n*idades que
</line>
<line>
são classificadas *or categori*s e hiera*q**as bas*adas *o poder econômico e *a
</line>
<line>
vio**ncia. (p.52*)
</line>
<line>
* *isputa terr*tor*al, de acordo *om Pelúcio (2005a), é m*rcada por regras que se
</line>
</par><par>
<line>
or*entam
</line>
<line>
pela ordem de *h*gada aos pontos de prosti*uição, onde gera*ment* as m*is
</line>
</par><par>
<line>
expe*ientes em cada t*rritório instituem o "pedá**o", *a*o* cobrado àqu*las q** *hega*
</line>
</par><par>
<line>
posteri*rmente * esses *spaç*s. Alé* d* mai*, seg*ndo Davi Bruns (2015), "algumas e
</line>
<line>
situa**es violentas são, inclusi**, entendidas pelas próprias travestis como a única solução
</line>
<line>
*a*a um *mpasse (BENEDETTI, 2005), princi*almente, qua*do ex*stem d*sp**as de po*tos e
</line>
<line>
de c*ien*es" [...] (p. *27).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
violên*ia *uto-inflingid* *ambém é uma cons*ante na vida
</line>
<line>
das travestis. Muita*
</line>
</par><par>
<line>
vezes o re*urso que muitas delas u*iliz*m ***a se manter no sofri*o mundo d* prostit*ição é o
</line>
</par><par>
<line>
us* de *rogas. Da*i e Br*ns (2015)
</line>
<line>
explici*am os perigos que o conte*to da v*da notu*na
</line>
</par><par>
<line>
*fe*ta àqu*las q*e ali e*ercem a atividad* da prostit*i*ão através
</line>
<line>
do relat*
</line>
<line>
*e uma travesti
</line>
</par><par>
<line>
participante de sua pe**uis*, que expres*a a **tuação ao diz*r que "en**o eu acho que se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gente tive*s* *m trabalh* de dia a ge*te teria qu* a*é a droga e gente na prostituição
</line>
</par><par>
<line>
ir
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*oga vem até a gente" (p. 526).
</line>
</par><par>
<line>
Os *enti*entos
</line>
<line>
ad***dos d* desfiliação social que expe*iment*m
</line>
<line>
as travestis e,
</line>
</par><par>
<line>
conforme Pelúcio (20*5a), a expulsão do conví*io famil**r, a discriminação e a *olidão a qu*
</line>
</par><par>
<line>
es*ão sujeitas contribuem para
</line>
<line>
que a drog* s**a vista c*mo um pi*a* *ue a*uda a suste*tar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*otina da vida noturna. Além do *ais, segu*do **rc*a (2008), * fator renda também impacta
</line>
</par><par>
<line>
n*sse proces**, já
</line>
<line>
*ue trave*tis de baixa re*da est*o m*is sujeit*s * cometer r*u*o *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
envolver-*e com o tráfico de droga*.
</line>
<line>
*utr* modo de violência insti*uí*a por si pró**i*s em **u* corp*s sã* as téc*i*as que
</line>
</par><par>
<line>
muitas travesti* utilizam n* aut*c*nstrução *orpo*al, como o uso
</line>
<line>
*e silicon* líquido
</line>
</par><par>
<line>
ind*st*ial, produto aplicado de mod*
</line>
<line>
caseiro * *ontraindicad* a*
</line>
<line>
uso humano, que pode
</line>
</par><par>
<line>
aca*retar sé**os problemas de *aúde, inclusive a morte (PINTO et al., 2*17).
</line>
<line>
3.5 Sofr*mento **ico-polí*ico
</line>
</par><par>
<line>
A op*ão de *a*
</line>
<line>
*mportante ênfas*, nest* art*go, a* conceito de *o*r*mento ético-
</line>
</par><par>
<line>
políti*o advé* *a
</line>
<line>
*ecessidade sentida de se reconhecer a humanidade
</line>
<line>
d*s travesti*, que
</line>
</par><par>
</page><line>
*uitas vezes lhe* é *ega**. Pa*a *al, o co*ceito cunhado por Bader Sa*aia (1999) serve de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 5, art. 11, p. *7*-*9*, ma*. 2*2* www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. *ias, M. O. *. R. Arruda
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
instrum*nto par* resga*armos o caráte*
</line>
<line>
dos sofrimentos vivenci*dos
</line>
<line>
pela* trave*tis, além de
</line>
</par><par>
<line>
aponta* dimensão sóc*o-hist*r*ca des*e so***r, sua a
</line>
<line>
gênese e
</line>
<line>
*eus tension*mentos. Faz-*e
</line>
</par><par>
<line>
necessário, também, *ndicar a *mportân*ia de que outros es*udos deem ênfase a essa d*men*ão
</line>
<line>
da experiê*cia s*bjetiva, v*st* qu* há *ouca produção científica q*e versa *obre a afet*vidade
</line>
<line>
d*s travestis.
</line>
<line>
*egundo Bert*ni (2014), o sofrimento ét*co-político é um* conc*ituação qu* representa
</line>
<line>
a *nterf*ce en*re subjeti**dade e *ociedade; a*sim, se ap*ia ** uma vis*o dialét*ca, histór*ca,
</line>
<line>
materialist* * social. Além do mais, o **o de dar realce a essa dimensão da *ivên*ia trav*sti
</line>
</par><par>
<line>
reve*a nossa *re**upaçã* em resgatar d*m*ns*es
</line>
<line>
**quecidas pelos estud*s d* temátic* da
</line>
</par><par>
<line>
trave*tilidade, *ois acred*tamos ser "necessária a presença
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma pos*ura étic* *e
</line>
</par><par>
<line>
rompimento com
</line>
<line>
o *es*ompromiss* polític* frente
</line>
<line>
*o sof*imento
</line>
<line>
do outro" (*OCH*;
</line>
</par><par>
<line>
*ASTI*LIO*I, 2*05, p. 1**).
</line>
<line>
O sofrimento é, sobret**o, mediado e não um fim em *i mesmo; te* prof**da re*ação
</line>
<line>
co* * lug*r social daquele que sofre *, *este modo, "não é só *síq*ico" (*ERT*NI, 2014, p.
</line>
</par><par>
<line>
68). Ele é fruto da mediação en*re as deter**nações
</line>
<line>
obje*ivas - c**o a* ci***ias, que
</line>
</par><par>
<line>
pat*log*zam a travestilida*e, *s instituições soci**s - is*o é, fa**lia, es*ola, mer*a*o de
</line>
<line>
trabalho formal que a re**gam - *nfim, dos valores macroestruturai* *ue *mp*ram na
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*z*çã* *ocial e a d*nâ*ica *ubjet*va, *ue é viven*i*da de f*rmas *iversas,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
se**imentos a*vindos da t*ansfobia, d* vergonha e hu*ilhaçã* perante o soci*l, e *té m*smo
</line>
<line>
da precoce experiê*cia de morte (**ológica e tamb** *imbólica).
</line>
<line>
A distinç*o feita p*r Sawaia (2000), a**iada em Ag*e* H*l*er, entr* d*r e sofr*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
é e*empl*ficadora da escol*a (de**, em cun*ar o termo, e no*sa em pensar que seu
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
perti*ente para o estudo
</line>
<line>
da tra*es*ilidade) de
</line>
<line>
classifi*ar em éti**-polí**co
</line>
<line>
um t i po de
</line>
</par><par>
<line>
s*frimento *ue é *rienta*o pela conduç*o da *eali**d* social. A *or é *lgo i*evitável, cois*
</line>
<line>
que todo humano está sujeito * sen*ir, já "*ofrime*to é a dor mediad* pelas inj*stiça* sociais"
</line>
</par><par>
<line>
(SA*AIA, 2000, p. 1**). As*i*,
</line>
<line>
para *ós, o ser tr*v*sti * dor, s*ja nos vi*l*ntos
</line>
</par><par>
<line>
p*oce*imentos estéticos
</line>
<line>
que *ealizam *o corpo, seja
</line>
<line>
nas vio*ências
</line>
<line>
co*r*queiras perpetr**as
</line>
</par><par>
<line>
p*r cl*entes e pol*cia*s no co*texto da prostit*ição, mas é, especialmente, sofri*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Sofrimento e*te que se orienta pelos valores que a sociedade co*stru*u e elab*rou sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*ve*tilidade, sobre a ab*eção q*e impera na carne na exi**ênci* delas; enfim, não *
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno
</line>
<line>
der*v*do do qu* cada travesti faz *ubj*tivamente, mas pri*cipalm*nte do olhar
</line>
</par><par>
</page><line>
social que se propõe a l*-las e ditar o q** *odem e o qu* não, *s espaços qu* devem habitar
</line>
<line>
ou não, *e **o deten*oras d* *umanida*e ou não, en*re ou**as c*isas. Segu*do **der Sawaia
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, ma*. 2021 www*.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Violentas e/** Vi*lentadas? Travestis, Violência e Sofrimento Ético-Político
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
(2*00), "é o indivídu* que sofre, porém, esse so*rimento nã* tem gênese nele, * sim *m
</line>
<line>
i*tersubjeti*idades delineadas socialmente" (p. 99).
</line>
<line>
As travest*s não experienciam um sofrimento s**ilar ao de outr** ato**s s*ciais, e*as
</line>
</par><par>
<line>
experimentam * so*rime**o q*e o ser trav*sti, nas c**diçõ*s co*c*e*as
</line>
<line>
d * vi *a
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
marg*na*i*ação, e*tigmatização, violências - encerr*. O gênero, que *o caso d*las é vivido *e
</line>
</par><par>
<line>
modo amb*guo e produtor de questionam*nt*s, é um importan*e ma*cad*r *oc**l
</line>
<line>
que di t *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*m desse so*rer. Ass*m, "ele2 va*ia historica*ente, de a*ordo com * m*diação prior*zada no
</line>
</par><par>
<line>
process* de exc**são social: *aça, gên*ro, idade e
</line>
<line>
classe." (SAWAIA, 20*0, *. 1*4). No
</line>
</par><par>
<line>
ent*nto, é impo*tante salientar qu*
</line>
<line>
*ão * apena* o g*n*ro
</line>
<line>
das travestis * de*ermin**te do
</line>
</par><par>
<line>
*ur*o do sof*imento, pois *ão m**tiplos os marcado*es engendrad*s no p*oce**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
margina*ização e *x*lu*ão socia*; o f*c* no gêne*o se dá, po*s, a noss* ver, *uando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade pensa "travesti", a associ*ção *ue se faz es*á rel*ci*n*da à amb*g*id*de de*ses
</line>
<line>
co*pos. Neste sentido, para Carvalho (2019), a desigualdade de gêne*o *ambém *esempen*a
</line>
<line>
influênci* na dinâm*ca do sofrimento das travesti*, *ois mui*os dos e*tigmas rel***o*ados às
</line>
<line>
*ulheres tam*ém se v*ltam contra el*s (as trave*tis).
</line>
<line>
Não há dúvidas de q*e a existe*c*alização das travestis a*relada à ma*gina*idade e à
</line>
<line>
exclusão social *esem*enh* fo*ça sobre o adoecimento psíquico, aos trans*ornos de**es*ivos,
</line>
</par><par>
<line>
uso abusivo *e drog*s e ideação *uicid* d*las (ZUCCHI al., 2019). P*rém, é *mportan*e et
</line>
</par><par>
<line>
s*lie*tar que o sofri**nto * ex*eri*nciad* tamb*m n* cot*dian* de formas
</line>
<line>
negativas, m**
</line>
</par><par>
<line>
com outras dimensões, *omo é o *aso d* impossibi**dade de s* sen*i**m seg*ras ao sai* à *u*
</line>
<line>
*o sol, d* freq**nta* alg*ns espaços, de ter *cesso ao m*rcado d* t*abalho *orm*l, entre t*n*os
</line>
<line>
outros. Sa**ia (1995) ap*d *aw*ia (2*00) tem versado sobre isso ao f*l*r q*e o *ofrim*nto
</line>
<line>
étic*-pol*tico
</line>
<line>
[...] revela a ton*lidade é*ica da vi*ência cotidi*na da *es*gualdade social, *a
</line>
<line>
negação imposta **cia*mente às possibilidades da *ai**ia ap*opriar-se da produção
</line>
<line>
mat*ria*, *ultural e social d* sua época, de se mo*imentar no esp*ço público * de
</line>
<line>
exp*essar **sejo e afe*o. (p. 105)
</line>
<line>
Sawaia (20*0) pr*põe-se a ut*liz** de u* *enômeno chamado "b*nzo" par*
</line>
<line>
exe*plifica* o conc*i*o de sof****nto ético-polí*ico na pr*tica. "*a*zo" é o no** dado a *ma
</line>
<line>
"doenç*" que matava o negro brasileiro, mas não tinh* uma exp*ica*ão **d*ca; assim, esse
</line>
<line>
fenôm*n* pode "indicar que um sofrimento psicossocial pode redundar em morte bi*lógi*a"
</line>
</par><par>
<line>
(*A*AIA, 200*, *. 1*4). Ele é re*ul*ad* d*s *entimento* de tristeza
</line>
<line>
advindos de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
2 O sofrimento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* P*, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-196, mai. *021
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. J. P. *ias, *. O. G. R. Arruda
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*z*ção social que de**m*e*ha so*re um grupo/etnia u* poder *iolento que
</line>
<line>
e*pro*ria
</line>
</par><par>
<line>
sua h*manida*e e os deixa *ais sus*etíveis *o sofrimento social e à morte. E *or di*sertar
</line>
<line>
sobre *o**e, cabe *izer que a expect*tiva de vida d* 35 anos das travestis (ALM*IDA;
</line>
<line>
*ASCONCELLOS, 201*) é um* fa*e exempl*ficadora empír*ca de como * so*rim*nto ético-
</line>
</par><par>
<line>
*ol*ti*o
</line>
<line>
atua no
</line>
<line>
cotidiano da t*ave*tili*ade; ade*a*s, tal dado escancara a
</line>
<line>
perv*rsidade *a
</line>
</par><par>
<line>
s*cied*d*, que reiteradam*nte o natu*aliza.
</line>
<line>
4 CONSID*RAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
Compreende* a travestilid*de é uma tare*a compl*xa, visto que este *enômen* se
</line>
</par><par>
<line>
re*aciona a *ui*os fa*ores, sendo ma*** e microssoc*ais,
</line>
<line>
su*jetivo* e objetivo*,
</line>
<line>
históricos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sociai*. Assi*, opto*-*e por colo*ar co*o foco central deste art*go d*is recort*s *mport*nte*
</line>
<line>
d*s v*vênci*s travestis, quai* s*jam, a violência e o *ofrim*nto ético-político.
</line>
<line>
Obje*iva*do uma vis*o mais *mpla ca*az de abarc*r as diver*as dimens*es da
</line>
<line>
violênc*a, esta foi pensada a partir d* diferen*es *ticas, permit*ndo-se desvela* que as travestis
</line>
</par><par>
<line>
são violentas, em muitos contex*os, justamente
</line>
<line>
porque seus *rocessos de subjetivaçã* são
</line>
</par><par>
<line>
tecidos através do co*vívio com muit*s *iolações, se*d* *egadas a elas experiê*cias bás*cas
</line>
<line>
de vida, como a *o*viv**cia fami*iar * acesso à *scolarização, saúd* e ao trabalho *or*al.
</line>
<line>
S** mui*o* o* d***ursos existe**es na s*c*edade, inclusi*e de vár*os ra*os da ciênc*a,
</line>
<line>
*ue, ** p*etensão d* compreen*e* a *eali*ade, s*cu*bem à d*mensão *ocia* *as v*olências e
</line>
<line>
dos sof**m*nt**, processo qu* id*olo**ca**nte desagua em c*mpreensões r*d*ci*nist*s e *-
</line>
</par><par>
<line>
his*óricas sobre
</line>
<line>
os *enôm*nos; pe*s*n*o a *artir daí, es*e artigo pretendeu deixar ní*ido
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
hábito social *egem*nicamente
</line>
<line>
criado
</line>
<line>
de enxergarem-*e
</line>
<line>
apen*s as viol*nc*as que muitas
</line>
</par><par>
<line>
vezes as t*av*stis
</line>
<line>
são compelidas * perpetrar, be* como o
</line>
<line>
escamoteamento *as muit*s
</line>
</par><par>
<line>
*iolações a que estão *ujeitas, proc*s*o que *egitima a perv*rsidad* *a vio*ên*ia
</line>
<line>
simból*ca/*stru*u*al a* na*uralizar as vio*a*õe* *ue estes **jei**s sofrem.
</line>
<line>
Porta*to, acred*ta-** que, ao s* desve*arem a* dimensões simbólica e estrutural da
</line>
<line>
violência, as travesti* pa*sam * **r pens*das como seres que r*i**rada*e*t* têm sua* his*órias
</line>
<line>
vi*ladas. Esta postura teóri*a * c*pa* de encaixa* as múltiplas dimensõ** que *a*em pa*te da
</line>
</par><par>
<line>
*ealida*e conc*eta, além de
</line>
<line>
permitir respo*d*r ao que*tion*mento que
</line>
<line>
i*tit*la e*te
</line>
<line>
t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
As tra*es*is n*o
</line>
<line>
são dico*omicam*nt*
</line>
<line>
violentas ou v*olentadas,
</line>
<line>
pois *stes são movi**ntos
</line>
</par><par>
<line>
imbrica*os, impossíveis
</line>
<line>
de
</line>
<line>
existir sem uma relação de interf**e. Assim, postula-se que as
</line>
</par><par>
</page><line>
tra*esti* se*am violen*as e violentada* concomitan*emente.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, art. 11, p. 179-19*, mai. 2021 *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vio*entas e/ou Viol**tadas? Tra*est**, Violência * *ofrimento Ético-Po*ítico
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
Cu*hado *or Ba*er Sa*aia, o conceit* d* s*fri*ent* ético-polític*, mais d* que um
</line>
<line>
mero *ecurso de aná*ise, é us*do de modo a afir*ar nos** compromisso em desvelar a*
</line>
<line>
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1*6
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**n*rib****o dos Autores
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G. *. P. *ias
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<line>
M. O. G. R. Arruda
</line>
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<line>
1) *oncepção e plane*am*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*lise e interpret*ção dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e**boração do rascun*o ou na revisã* crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na aprova*ão da versão f*nal d* m*nuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 5, ar*. 11, p. 179-196, mai. **21
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*ww4.f*anet.com.br/revis*a
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