Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente / Continuing Training of the Natural Sciences Teacher and Relations with Teaching Practice

Caio Veloso, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar as inter-relações existentes entre a formação continuada e a prática docente do professor de Ciências Naturais vinculado à rede municipal de ensino de Teresina-PI. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas públicas de Teresina-PI e que participaram das atividades de Formação Continuada ofertadas pelo Centro de Formação Odilon Nunes. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, visando obter informações acerca da formação continuada em análise e suas inter-relações com a prática docente no âmbito das Ciências Naturais. A análise dos dados consistiu em descrever e interpretar o conteúdo das entrevistas por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, de modo geral, mostram que as atividades de formação continuada propiciam aos professores de Ciências o conhecimento sobre teorias e estratégias de ensino, facilitam discussões e trocas de experiências por meio do trabalho colaborativo e levam os professores à reflexão crítica, possibilitando a análise e reorientação da prática docente em um movimento constante de ação-reflexão-ação.

 

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Prática Docente. Ensino de Ciências Naturais.

 

ABSTRACT

 

The aim of this study was to analyze the interrelationships between continuing education and the teaching practice of the teacher of Natural Sciences linked to the municipal teaching network of Teresina-PI. The interlocutors and the context of the study involve ten teachers of Natural Sciences who work in the final years of elementary school in five public schools in Teresina-PI and who participated in the Continuing Education activities offered by the Odilon Nunes Training Center. The research data were collected from semi-structured interviews, aiming to obtain information about the continuing education in analysis and its interrelationships with teaching practice in the scope of Natural Sciences. Data analysis consisted of describing and interpreting the content of the interviews through content analysis. The results obtained, in general, show that the continuing education activities provide Science teachers with knowledge about theories and teaching strategies, facilitate discussions and exchange of experiences through collaborative work and lead teachers to critical reflection, enabling the analysis and reorientation of teaching practice in a constant movement of action-reflection-action.

 

Keywords: Continuing Teacher Education. Teaching Practice. Teaching of Natural Sciences.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.6

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