<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 6, p. 91-109, ma*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.5.6 </line>
</par>
<par>
<line> For*ação Continuada do Professor de *i*ncias Nat*ra*s e Rel**ões com a Práti** Docente </line>
<line> Con*inuing Trai*ing o* t*e Natural *ciences Teac**r and *elations *ith *eachi*g *ractic* </line>
</par>
<par>
<line> Caio Veloso </line>
<line> Doutora*do *m Educação pela ***versidad* Federal do Piau* </line>
<line> Professo* do Institut* Federal de Educa*ão, *iência e Tecnol*gia do Mar*nh*o </line>
<line> E-mail: c**o.velos*@if*a.edu.br </line>
<line> José *u**sto de Ca*valho Mendes Sob*i*ho </line>
<line> Doutor *m Educação E*sino de Ciências N*tur*is pela Unive*sid*de *eder*l de Santa *at*r*na </line>
<line> Profes*or d* Programa de Pó*-Graduação em Educação da Unive*sidade Federal *o *i*u* </line>
<line> E-m*il: ja*m@uo*.*om.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Ca*o *elos* </row>
<row> Instituto *ederal d* *d*cação, Ciência e Tecnolo*ia do </row>
<row> M*r*nhão - Camp** C*dó - E*tr. Puraq*e - Zona Rura*, </row>
<row> *odó - MA, 65*00-000, C*dó/MA, Bras*l. </row>
<row> End*reço: José *ugusto d* Carva*ho Mendes </row>
<row> **brinho </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny K*r*ey de Alencar </row>
<row> Rodrig*e* </row>
<row> Artigo *ecebid* *m 17/04/*021. Última versão </row>
<row> rec*bida e* *6/04/2021. Aprovado em 27/04/*021. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade Federal do Piauí, *ampus *i*istro </line>
<line> Ava*iado pelo *ist*m* Tri*le Review: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Petrônio Por*ella, Inin*a, 64*4*-730, Te*esina/PI, Brasil. </line>
<line> pelo *ditor-Chef*; e b) **uble Bl*nd Rev*ew </line>
<line> (ava*i*ção c*ga por dois avalia*ore* da área). </line>
<line> Revisão: *ramatical, Norma*i** e d* Formataç*o </line>
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<par>
<line> C. Veloso, J. A. *. Men*es Sobrinho </line>
<line> *2 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<par>
<line> O o*jetivo do presente estudo fo* an*li*ar as inter-relações existen*es </line>
<line> ent*e a f*rmação </line>
</par>
<par>
<line> continuada e a prát*ca docente *o pr*fessor de *iências Naturais vinculado à *ede munic**al </line>
<line> de ensino de Teresina-PI. No c*m** me*odológi**, tra*a-s* d* *ma pesqui*a qual*tativa </line>
<line> d*scritiva. Os *n*erlocu*ores e o contexto do estud* e*v*lvem dez pro*essores de Ciên*i** </line>
</par>
<par>
<line> N*t**ais que atuam *os anos finais do E*si*o Fun*amental *m cinco es*olas pú*licas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Teresina-PI e que participara* *as atividades d* Formação Continuada ofe*t*das pelo *entro </line>
</par>
<par>
<line> de F*r*a*ão Odilon Nunes. Os dados da pes*uisa for*m </line>
<line> *oletados partir de e*trevis*a * </line>
</par>
<par>
<line> semiestruturada, visand* obt*r informaç*es *cerca da fo*mação cont*nuada e* a*ál**e e s*a* </line>
<line> i**er-rela*ões *o* * prá*ica *o*ente *o âmb*to das Ciên*i** Natura*s. A aná*ise dos **d*s </line>
</par>
<par>
<line> consisti* em descrever e interpret*r o conteúdo das entrevistas por me*o da </line>
<line> análise de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo. Os r*sultados obtidos, de modo geral, mo*tram q*e as atividades de for*ação </line>
<line> cont*nua*a prop*c*am ao* professores de Ciênci** o co*hecimento *obre teorias * estratégias </line>
</par>
<par>
<line> de ensino, facilitam </line>
<line> disc**sões e trocas de ex*eriências por meio d* traba*ho </line>
<line> colaborativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *evam os professores à reflexã* crític*, pos*ibilitando a análise e *eorien*ação </line>
<line> da </line>
<line> prá*ica </line>
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<line> docent* em um *ovim*nto co*stante de ação-reflexã*-ação. </line>
</par>
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<line> Palavras-chav*: Fo*mação Contin*ada de Professores. P*ática Docen*e. Ensino de Ciê*cias </line>
<line> Naturais. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> The aim of t**s study was to *nalyze the in*errelationships bet*e*n cont*n*ing education and </line>
</par>
<par>
<line> the *eaching p*actice of the teac*er o* N**ural Sciences l*nked t* the munic*pal </line>
<line> tea*hing </line>
</par>
<par>
<line> network of Teresi*a-P*. T*e in*erlocuto*s and the context *f t*e stu*y involve te* te*cher* of </line>
<line> Natur*l S*iences who work ** the fina* *ears of elemen*a*y school in *ive *ub**c schools in </line>
<line> Tere*i*a-PI and who participated *n the Contin*ing Educatio* activit*es offered *y t*e Od*lon </line>
</par>
<par>
<line> Nu*es Training C*nter. T*e research data wer* coll*ct*d fr*m </line>
<line> semi-struc*ured in*ervi*w*, </line>
</par>
<par>
<line> aiming to ob*a*n i*f*rmat*on about t*e continu*ng educ*tion in </line>
<line> an*lysis and its </line>
</par>
<par>
<line> interrel*tionships *ith teac*ing practice in the sco** of Natural S*iences. D*ta analysis </line>
<line> consisted of describin* and interp*eting **e c*ntent of the in*erview* **rough *ontent a*alysis. </line>
<line> The result* obta*n*d, in gen*r*l, s*ow t*at th* c*ntinuing education activities *rovide Scienc* </line>
</par>
<par>
<line> *eachers with kno*ledge about *heo*ies an* </line>
<line> *e*ching stra*egies, fac*litate discuss*on* and </line>
</par>
<par>
<line> exchange of experienc*s th*ough co*laborative *ork and lea* *eacher* to criti*al ref*ection, </line>
<line> enabling the analysis a*d reor**ntation of t*achin* p***t*c* in a c*n*tant m*vement of ac*ion- </line>
<line> *ef**ction-acti*n. </line>
<line> Keywords: Continuing Teacher *du*at*on. Teaching Practice. Teachi*g of Natural *ciences. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 1*, n. 5, a*t. 6, p. 91-109, m*i. 2*21 </line>
<line> w*w*.*sanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Continu*da do Professor de Ci*nc*a* Natura*s e R*lações co* * Pr*t*ca Docente </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na soc*eda** ***tempor*nea, é um grande desafio *anter atualizado o conjunto de </line>
<line> profes**res que est* *m *leno e e*etivo ex*rc*cio *a **ofiss*o, *rincip**mente devi*o aos </line>
<line> intensos proces*os de mudan**s c*e*tíf*cas, sociais, econô*icas, cult*rais * políticas n** </line>
<line> quais estam*s inseridos. </line>
<line> *ssim, faz-se *ece*sá*i* um* busca constant* *e*o aperfeiçoam*n** e pela c*nstr*ção </line>
<line> *e novos *onhe**m*ntos pelos **ofess**es, desenvolvendo ne*tes um p*rf*l que aten*a às </line>
<line> necessidad*s atuais e t*abalhe à luz *e *ma *duc*ção tran*form*dora e criado**, e **o mais </line>
<line> b*seado no paradigm* de uma *duc*ção engess*da e tr*n*mi**ora. </line>
<line> N*ssa perspectiva, julg*mos *mprescindíve* a *art*cipa**o dos profe*sores ** Ciên**as </line>
<line> Natur*i* em *t*vidades de formação *ontinuada. Estas **v*m com*or*ar u*a r*lação </line>
<line> essen*ia* e e*treit* com * **mensão d* prática no *oti*iano da escola. A formação continuada </line>
<line> envolve, p*rtan*o, os processos que desencade*am o aprofundamento e * construção de novos </line>
<line> c*nhecime*tos pelo professo*, po* *eio de c*r*os, pal*stras, o*icinas, s*mi*á*i*s e ou*ros, de </line>
<line> mo*o a p*r*itir * desenvolviment* da instituiçã* esco**r, do p**f*ssi**al e do e* p*ofesso*, </line>
<line> como preconiza N*vo* (199*). </line>
<line> De*tart*, es*a pesquisa descritiva de cunho q*ali**t*vo justifica-se *o* sabermos **e, </line>
<line> na formação de p*ofessores, a*nda persiste a d**sociaç*o e*t*e a fo*mação e * pr*t*ca doce*te </line>
</par>
<par>
<line> cotidiana. A res*eito de**a probl**átic*, Libâneo (20*2, *. </line>
<line> 73) afirm* que o apren*er a ser </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe*sor, na for*ação ini*ial o* c*n*inuada, "[...] s* pauta por o*jeti*os de aprendizagem </line>
<line> que inclue* a capacidad* e c*mpe*ênc*as espera*as no e*ercí*io profissional". Sugere ainda </line>
</par>
<par>
<line> que u* b*m programa </line>
<line> de *ormação de </line>
<line> profe*sores "[...] **ria a*uele que contem*las*e </line>
</par>
<par>
<line> melh** no currículo e na </line>
<line> m*tod*logia, o* *rincípios e *rocessos d* aprendizagen* v*lidos </line>
</par>
<par>
<line> para o* alu*o* *as escol*s comuns". Nesse con*exto, é prec*so qu* o p*ofe*sor se utiliz* de </line>
<line> u** prá*ica docente ref*exiva. P*ra Br*to (200*, p. **), </line>
<line> A reflexão possibilita ao(à) professor(a), com*reensão e *nálise r*cion*l de sua aç*o </line>
<line> *oce*te na pers*ectiva *e m*lhor **ste*atizá-la e op*raci*na**zá-la. P*r*ite, ainda, </line>
<line> *ue *(a) docente desenvolva, a partir de uma postura c**t*ca e da per*e*ção d* </line>
</par>
<par>
<line> natureza da </line>
<line> ação pe*agógica, sabe*es re*a*ivo* *o *eu ofício, consi**ra*do que sua </line>
</par>
<par>
<line> **á*ic*, </line>
<line> p*r seu car*ter *i*uad* hist*rico e so*ial, ex*rapola a mera aplicaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> técnicas e *e transm*ssão de conte*dos. </line>
<line> Quand* falamos *m práti** docente reflex*va, r*ferimo-nos * necessidade </line>
</par>
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<line> ema*cipatória d* profe**or ser capaz de </line>
<line> analisar sua realidade social, cultural **mar e </line>
<line> *m a </line>
</par>
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<line> p*siç*o frente aos acontecimentos *e form* a desenvolver possibilidades de tr*nsf*rm*-la. </line>
<line> R*v. FS*, Teresin* PI, v. 18, n. 5, art. 6, p. 91-**9, mai. ***1 www4.f*anet.com.br/re**st* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. Veloso, J. A. C. *endes Sobri*ho </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cont*xto, para que a pr*tica docen*e se t*rne reflexiva, * preciso q*e os </line>
<line> *rofessores *efinam os o*jetivos pedagó*icos, afa*tem * ideia de serem técni*os que </line>
<line> r*pa**am * saber, e *ja* como mediado*es p*ra a construção/apr**riação do conhecime*to. </line>
<line> * prática docente, na conc*pção d* Souza (20*9), é * dimensão da pr*ti*a pedagógica </line>
<line> direcionada para a* ações *o pr*f*ssor, **aliza*a* no *mbito da sal* *e aula. </line>
</par>
<par>
<line> Compreendemos, *or*anto, que a prática </line>
<line> doc*n*e se caracteriza </line>
<line> pela **a *i*tematiza**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*ncionalidade, *is*ndo </line>
<line> ao de*envolvime*to de *abilidades, conhecimentos e saberes </line>
</par>
<par>
<line> necessários à for*aç*o int*lectu*l * ética do *lu*o. </line>
<line> Ao desenvolver a *ua prát**a docente, o profe*s*r de Ci*ncias Natura*s precisa t*r </line>
<line> clar*za do pap*l e da função socia* des*a *is*iplina. Assi*, é *ossível *stabelecer objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> sobre o </line>
<line> que pretende e o q*e d*sej* qu* os </line>
<line> alunos d*senvolva*. Depe*dendo de tais </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*s, </line>
<line> po*erá auxiliar na for*aç*o de indiv*du*s transformadores e críti*os, em </line>
<line> v*z de, </line>
</par>
<par>
<line> simplesmente, seres passivos e *em condições d* a*ua* em um nível de con*ci*ncia crít*ca * </line>
<line> participativ* na so**e**de. </line>
<line> A necessidade de reorien*ar a prática doc*nte em Ciências Naturais tem pr*pi*iado o </line>
</par>
<par>
<line> (re)*ensar da formação continuada de *rofess*res. *esse co**ext*, formaçã* c*ntinua*a, a </line>
</par>
<par>
<line> *lém *e </line>
<line> possibil*tar o pr*c*ss* de c*escimento pesso*l e de aperfeiço*mento </line>
<line> profissional, </line>
</par>
<par>
<line> envol*e *ma m*dança </line>
<line> d* cul*ura e*colar qu* inclui a *n*erção e a </line>
<line> consolidação de novas </line>
</par>
<par>
<line> p*át*c*s do*entes. </line>
</par>
<par>
<line> A formaçã* continuada c*ra*t*ri*a-se, </line>
<line> *nqu**to *rocesso e* que *eve predominar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*lexão crítica, como uma a**rtura par* o desvelament* e </line>
<line> ex***citação *os *roblemas que </line>
</par>
<par>
<line> ocorr*m no ens*no e </line>
<line> na apre*diz*gem *e C*ências *atur*is. Possibilita </line>
<line> ai*da trocas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> experiê*cias en*re os c*legas, elemento relev*nte para </line>
<line> a ruptura do individ*alismo </line>
</par>
<par>
<line> pe*agógico o que, por </line>
<line> c*nseguinte, le*a ao *ese*cad*amento de u** nova cultura </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissional, a colaborat*va. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre a* *nda*ações qu* motivaram * de*envolv*mento d* estudo, </line>
<line> destacam-se: </line>
</par>
<par>
<line> C*mo a formação co*tinua*a **m s*ndo *fert**a aos professore* de C**ncias Naturais dos </line>
<line> anos finais do Ens*no Fundamental, em T*resina-PI? A f*rmação con*inuada do pro*e*sor de </line>
<line> Ciê*cias **turai* h*bilit*-o para exercer, com compe*ê*c** * *titu*e reflexiva, uma prá*ica </line>
<line> doc*nt* comprometida com a *pren*i*agem do aluno? A partir des*as * de outra* in**gaç*es, </line>
</par>
<par>
<line> levantamos o seguint* prob*e*a de </line>
<line> pesquisa: </line>
<line> quais as *nter-r*laçõ*s existente* e*tr* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> form*ção *ontinuada e a prática docente do profe*sor d* Ciências Nat*rais v*nculado à rede </line>
<line> **ni*ipal de ensino *e Teresina-PI? </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 6, p. 91-*09, ma*. *021 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rma*ão Con*inuada do Professor de C*ências Na*urais e Relações co* * Prática Do*ente </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, tendo como pretens*o contribuir para um estud* reflexivo-crítico sobr* a </line>
</par>
<par>
<line> formação continuada *o prof*ssor de Ciênc*a* N***rai* e, co*sequent*mente, buscar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria do ensinar/aprender dest* di*ciplina, este estudo te* co*o objetivo analisar as inter- </line>
<line> **lações ****t*ntes e*t*e a f*rmação conti**ada e a prá*ica doc*nte do p*of*ssor de Ciênci*s </line>
<line> Naturais vinculado à r*de mun*ci*al de ensino de Te*esina-PI. </line>
<line> *o*preen*emos que essa in*estigação é relevante por trazer à to*a a fo*maçã* </line>
<line> conti*uad* de professo*es no âmb*to *o ensino de Ciências *aturais, temática que car*ce d* </line>
</par>
<par>
<line> *studos </line>
<line> apro*und*dos e* bu*c* d* sol*ç*es que possam *efletir na me**oria d* pro**sso </line>
</par>
<par>
<line> ensino-a*rendizag*m, além de eviden*iar os a*seios *os interlocutores desta pe*q**sa quanto </line>
<line> * dinâm*ca de for*ação. *s *esultados obtidos no estudo *or***ecem a discussão sob*e o tema </line>
</par>
<par>
<line> e possibilit*m * </line>
<line> aperfei*oament* das at*v**ad*s de form*ção con*inuada ofert*das p*** </line>
</par>
<par>
<line> Centro *e Formação Odilon N*nes, </line>
<line> resp*nsável pela for*ação c*n**nuada dos profes*ores </line>
</par>
<par>
<line> v*n*ulados à Secret*ria Mun*cipal de E*ucação de Teresin*-PI. </line>
<line> Com o intuito de encontra*mos respostas para o proble*a de pesquisa fo*mulado * </line>
</par>
<par>
<line> sistem*tiz*rmos o present* estu*o, *strutur*mos este texto em </line>
<line> três *e*ões, alé* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> in*ro*ução, das conside*ações finais e das r*ferên*ias. Em \Fo*ma*ão Continuada e Prátic* </line>
</par>
<par>
<line> Docente *m Ciê*c*as Natur*is: con*rib*ições da </line>
<line> literatura\, ex*u*em*s algumas </line>
</par>
<par>
<line> *onsi*eraçõ*s teóricas que discutem a *em*tica na cont*m*oran*idade; n* \De*ine*mento da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa e*pírica" apresenta*os os aspectos *etodológicos </line>
<line> da *nvestigação; e *a *eção </line>
</par>
<par>
<line> \Formação c*ntinuada </line>
<line> e i*ter-*elações co* a prá**ca </line>
<line> docente do professor d* </line>
<line> Ciências </line>
</par>
<par>
<line> N*turai*\ *oram *iscutidos os d*dos coletados *unto aos professores interlocut*res. </line>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Formação </line>
<line> continuada e prática do**nte ** ciências naturais: con*ri**içõe* da </line>
</par>
<par>
<line> literatura </line>
</par>
<par>
<line> A formação continuada relaciona-se diretamente com a *ra*s*orm*ção </line>
<line> das </line>
<line> prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> *ocentes. N*ssa *erspectiva, julgamos imprescind*vel </line>
<line> a participação dos profes*ores </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> C*ê*cias </line>
<line> em ati*id*des direcionadas a </line>
<line> *sta dimensã* *ormativ*. C*racteriza-*e, </line>
<line> enq**nto </line>
</par>
<par>
<line> processo em que d*v* predominar a reflexão cr*tic*, como uma abertura para o de*vela*ento </line>
<line> e e*plicit*ção dos problemas que ocorrem no ensino e na aprendizagem de Ciências *aturais. </line>
<line> Silva (2017) *sclare*e q*e a for*a**o c*nti*uada deve estar fundamentada nos </line>
</par>
<par>
<line> *rinc*pios da ref*exi*id*d*; refere-se à reflexão que, atua*men*e, *on*titu*-*e c*mo </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi** PI, v. 18, n. *, art. 6, p. 91-*09, *ai. 202* www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Veloso, J. A. C. Mende* Sob*inho </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> con*eito muito utilizado par* fa*er *eferência às novas ten*ências da *ormação de *rofessores, </line>
<line> partindo do pressu*osto *e que a *efl*xão atua como **emento e*tru*urador do proc*sso </line>
<line> educativo. N*sse sentido, S*hön (199*) propõe o **nceito de *eflexão na ação, defi*indo-* </line>
</par>
<par>
<line> co*o *roce*so *m que os professor*s apren**m a pa*tir da a**lise e interpre*aç*o de </line>
<line> * ua </line>
</par>
<par>
<line> *rópr*a at*vid*de. </line>
</par>
<par>
<line> A refle*ão n* ação consiste, *ntã*, em um conceito </line>
<line> *mp*rtante quando a*alisamos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> formação con*i*uada do profes*or de Ciências Natu*ais, um* vez que as deman*as formativas </line>
</par>
<par>
<line> devem **rtir da* nece**idades doc*ntes *ue e*anam d* própria pr*tic*. Mar*ues, Presich </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Neto (20*7, *. 3) co*rob**am co* es*a af*rmação ao d*fen*erem q**: </line>
</par>
<par>
<line> [...] é nece*sário consi*erar o *nter*s** dos professores </line>
<line> ** *elaç*o às temát**as e </line>
</par>
<par>
<line> modali*ade dos cursos de fo*mação, *ar* e*tão pos*i**litar mom*ntos de fo*mação </line>
<line> cont*nuada a partir das necessida*es apr*sentadas * *ão por *ei* de decisões </line>
<line> impost*s, sem *onsi*erar os inter*ss*s dos principais a*entes desse proce**o. </line>
<line> Nesse ínterim, abo*daremos *lguma* caracter*sticas que se ap*esentam como </line>
</par>
<par>
<line> co**ributos conte*porâ*e** em f*r*a**o co*tin***a com a discussão </line>
<line> *irecionada ao </line>
</par>
<par>
<line> professo* *e Ciências Natu*ais, nosso foc* na pesqui*a em tel*. </line>
</par>
<par>
<line> Preliminar*ente, Silva (2018) destaca q*e a formação c**tinuada não deve </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> pe*sada e reduzida, simplesm*nte, * </line>
<line> *ursos </line>
<line> d* aperfeiçoamento </line>
<line> ou * treinamentos para </line>
</par>
<par>
<line> intr*dução </line>
<line> de novas t*cno*ogias, n*m ser entendida *o** uma ação com*ensatória de </line>
</par>
<par>
<line> fragili*ades identificadas na formação inicial no exerc*c*o de sua função. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, além de at**d*r à* nece**idades formativas do* </line>
<line> pr*fessores de Ciências </line>
</par>
<par>
<line> Natu*ais, a *ormação con*inuada *u*ca contribuir para formar um p*of*ssional inve*ti*a*or da </line>
</par>
<par>
<line> sua p*ópria prátic*, *ropic**n*o a </line>
<line> construçã* de estratégias para supe*a* os p*oblem** do </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano escolar, na educaç*o bá*ica. Al*m dis*o, </line>
<line> as no**s *erspectivas científicas as e </line>
</par>
<par>
<line> diretri*e* relacion*das ao *n*ino de Ci*n*ias devem *star no rada* dessa dim*nsão form*tiva, </line>
<line> com o fito de melh*rar * ***vidade p*ofessoral do *oce*te. </line>
<line> *a formação de profess*res, ai**a persiste a dissociação ent*e a teoria trabalhada e a </line>
</par>
<par>
<line> p**tica co*idiana. * *u*t* comum verifi*armos, no *ontex*o </line>
<line> *a f*r*ação con**nuada, </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s q*e </line>
<line> não con*emplam </line>
<line> a realidade específi*a do* docen*e*, </line>
<line> at*vidades estas </line>
</par>
<par>
<line> co*d*zidas por u* formador que **o conce*e o profe***r como um suje*t* </line>
<line> *tiv* *a su* </line>
</par>
<par>
<line> formação. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse c*nt*xto, é cresce*te a necessida*e de investimentos em ativ**ades de *o*maç*o </line>
<line> c*ntinuada de professores. Tar*if e Lessard (2005) afirmam que é pr*c*so promov*r espaços </line>
</par>
<par>
<line> p*ra que o profes*or </line>
<line> possa ref**tir sobre a sua p*ática em um movim*nt* de aç*o-reflexão- </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. *, art. 6, p. 91-109, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Cont*n**da do Professo* de *iênci** N*turais e R*lações c*m a Prática *ocente </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> açã*, c*mo também pro*ove* um* maior integração e**re a formação que s* realiza </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> unive*sidade </line>
<line> e a prá*ica </line>
<line> das *sc*las. Mendes S*brin*o (2006) corrobora </line>
<line> *om *ardif </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Lessard, ao defender a *mportâ*cia e a necessidade da formação continuada, </line>
<line> de * od* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nsiderar a realidade concreta do professo* e os proble*as com o* *uais ele se depara na sua </line>
<line> pr*ti*a docente. </line>
<line> Ao co*s*dera*mo* a necessi*ade da f*rmação conti*u*da no conh**imen*o </line>
</par>
<par>
<line> pedagógi*o do conteú*o, *om foc* nas *iências Naturai*, Moricone (2*17) contempl* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*preensão de como os conteúdos das discip*ina* estão estruturados e articulados entre si, a </line>
<line> *im de que o* p*ofessor*s *ossam tr*balhar as tem*ticas espe**ficas de *u* unid*de curricula* </line>
<line> e levar seus a*unos a ap*endê-las. Para isso, inclui di*por de formas útei* de r*pr*sentação das </line>
</par>
<par>
<line> ideias; *nalogi*s, i*us*ra*ões, exemplos, explicações; de*o*st*ações da* maneiras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> represent*r e f*rmu*a* o conteúdo, de *od* a torná-l* compre**sível. </line>
</par>
<par>
<line> En*e*demos, então, *ue há um grande número ** temas que co*põem o currícu*o de </line>
<line> Ci*nci*s composto por conteúdos q*e *ecess*tam *e um alto nível *e ab*tração dos al*nos. </line>
</par>
<par>
<line> As**m, o u*o ** *nalo*ias, *l*stra*ões e exemplifica*ões co*sistem em </line>
<line> estratégias sine qua </line>
</par>
<par>
<line> non para faci*itar *s a*rendizagens co*cernen*es ao co*pon*nt* curricular em análi*e. Além </line>
<line> *isso, as demonstrações por meio de aulas *xperimentais, por exemplo, tamb*m fun**onam </line>
</par>
<par>
<line> como facilitadores da apr*ndizagem. É notória a importância </line>
<line> da articulação </line>
<line> do *onteúdo </line>
</par>
<par>
<line> espec*fico c*m os *onhe**me*tos **dagógic*s para o su*esso das práticas docentes. Por isso, </line>
<line> essa articulação dev* fazer parte d* *mago *as estratégia* da formação continuada docente. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Imb**nón (2006), a f*rmaç*o cont**uada *eve apoiar-se em uma </line>
<line> *eflexão dos </line>
</par>
<par>
<line> s*jeitos sobre sua prática doce***, de modo a lhe* *ermitir </line>
<line> examinar suas teo*i*s impl*citas, </line>
</par>
<par>
<line> es*ue*as e atitudes, realizand* um processo constante de autoava*iação. </line>
<line> Ass*m, a fo**ação continuad* deve estender-se ao terreno das c*pacidades, </line>
</par>
<par>
<line> *abilidades atitud*s, questionando *er**nentemente os *alores e as concepçõe* de cad* e </line>
<line> pro*essor * da equipe escolar como u* t*do. Deve ainda propor u* processo ativo que </line>
</par>
<par>
<line> confira ao *ro*essor conhe*imento*, habilidades e atitu*es **ra formar </line>
<line> *ro*issionais </line>
</par>
<par>
<line> *eflex*vo-críticos e investigado*e*. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se sen*id*, pode contri*uir para que o prof**sor *o*sa (re)desco*rir *ua </line>
</par>
<par>
<line> competên*ia profissional; perm*tir * ele acesso ao *onhec*m*nto acadêmico </line>
<line> produz*do n* </line>
</par>
<par>
<line> universidade; socializar viv*ncia* or*undas do *rabalho diá*io consideran*o, a*sim, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> professor *om* p*odut*r e multiplicador de diferen*es *abe*es. </line>
</par>
<par>
<line> Mo*i*one (201*) defende que *s profess*res, quan*o *ratados co** aprendizes at*vos, </line>
<line> engajam-se mais * de maneira *ais **odutiva nas tarefas da do*ência. Po* *sso, é nece*s*ri* </line>
<line> Rev. FSA, *e*esi*a PI, v. 18, n. 5, art. 6, p. *1-109, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Ve*oso, J. A. C. Mendes Sobrinh* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> que, *o mom*nto de planejar * f*rm*ção, executá-la </line>
<line> e avaliar os seus resultados, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *r*fessores participem de tod* o processo </line>
<line> e </line>
<line> *uas o*ini*es sejam consideradas. Se*undo </line>
</par>
<par>
<line> I*bern*n (2010), a f*rmaçã* deve parti* de d**tro, o* seja, en*o*ve* a* situa*ões </line>
</par>
<par>
<line> p*oble*áticas que </line>
<line> afetam </line>
<line> os </line>
<line> pr**essor*s *m determinad* context* e não estar f*cada em </line>
</par>
<par>
<line> prá*icas formadoras baseadas *m proce*sos *e especi*lista* \in*alíveis\. </line>
</par>
<par>
<line> H*, então, a tendênc*a de que as ações de for*ação *ontinu*da tenham </line>
<line> como f*co </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escola </line>
<line> e suas necessi*ades, fo**alec*ndo * legitimando o es**ço escolar como lócus </line>
</par>
<par>
<line> privileg*ado, co*f*rme defendem Gatti et al (**19). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, * importante que os professores de Ciências *aturais, no **e tange </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão </line>
<line> **ntinuada, sejam a*rendizes ativ*s, *ar*ic**an*o da d*fin*ção *as dema*das </line>
</par>
<par>
<line> e**ecíficas *e *et*rminado conte*to *sco*ar, de forma qu* os formandos </line>
<line> trabalhem </line>
</par>
<par>
<line> c*njuntament* aos fo*madores e </line>
<line> qu* a </line>
<line> *efiniç*o das </line>
<line> atividades f*r*ativas considere </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *r*fessor*s e seus an*eios. </line>
</par>
<par>
<line> Outr* cara**erí*ti*a pr*m**sora dos processo* de formação conti*uada diz resp*ito ao </line>
<line> t*abalho em e**ipe. Para isso, é necessário *romo*er um* cultu*a pau*ada em uma reflexão </line>
<line> *a*eada na parti**pação, não r*gi*ez, metas comu*s, au*o*val**ção, me*odologia de formação </line>
<line> centrada e* casos, trocas, *eitur*s * t*abalhos em grup*. </line>
<line> Pro**pi* et al (2010) afirmam que a rede de co*aboração é funda*ental para a </line>
<line> ref**xão, po*que, dentre o*tr*s aspectos: rec*pera * prátic* para a iniciação *e u*a reflexão </line>
<line> sob*e/e na **áti*a; torna o* educador*s met**ogn*tivos sobre sua* ações ao se def**irem sobre </line>
</par>
<par>
<line> * que sabem, o que sentem, o </line>
<line> que faz*m por e </line>
<line> *ue *azem; * permite au*oex*lorar a ação </line>
</par>
<par>
<line> *rofissiona* estudar o pensame*to e os di*emas d* pr**essor a partir de *ua **rspe*tiva. e </line>
<line> Permite, ** suma, que os pr*fessores possam troc*r info*mações e *xperiência*. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo S*lva e Pacc* (2011), trabal*ar em *ru*o não * simple*. Na v**dad*, n*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *imples de *efi*ir, nem de faze*, tampouco de conduzir. Esse trabalho não é *xata*ente um </line>
</par>
<par>
<line> curso, com caminhos e mé*odo* </line>
<line> **finidos </line>
<line> pelo *rofessor, mas um </line>
<line> processo na qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de negociação *e cada membr* infl*enci* a *or*a e o conteúdo. </line>
<line> T*abalhar a f*rmaçã* *ontin*ada de *rofe*sores em grupo é promissor, *endo *m vista </line>
</par>
<par>
<line> q** pode favorecer a narr*tiva * negociaçã*; pr*sta-se bem ao exercíci* da cidadania * a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*nstr*ção da autonomia t*o *esejada para esses pr*fiss*onais. </line>
</par>
<par>
<line> Imber*ón (2010) ratif**a essa ideia ao afirmar ser **ces*ário desen*olv*r uma cul*ura </line>
<line> colabo*ativa na forma*ã* como pr*nc*pio e como meto*olo*ia *o* me*o do rompim*nto com </line>
<line> o i*di*idu*lismo *a f*r*ação; considerar a colaboração como c*le**ali*a*e e também mais </line>
</par>
<par>
<line> co*o ideolog*a do que </line>
<line> *omo estratégia de gestão; não entender colab*ração como uma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. 5, a*t. 6, p. 91-109, m*i. *021 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fo*maç*o Continuada *o Pr*fessor ** Ciênci** N*turais e Relações com a Prática Docente </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> tecnologi* *ue se ensin*, mas, s*m, como </line>
<line> u* </line>
<line> processo de </line>
<line> pa*ticipaçã*, im*lic**ão, </line>
</par>
<par>
<line> aprop*iação e p**tencimento; e partir do respe*to e do reconhecim*nto do poder e da </line>
<line> capa*ida*e *e todos o* professores. </line>
<line> Assim, quando a fo**a*ão con*inua** de profes*ores *e Ciências Natu***s é *mbasad* </line>
<line> nu*a cult*ra colaborati*a, fav**ece o des*nvolvimento d*s pr**ica* d*cen*es dos indivíduos </line>
<line> envolvidos. O di*log* e a *ro*a de exp**i**c*as enriquecem as *tividades forma*i***, l*v*ndo </line>
</par>
<par>
<line> os p*ofesso*es a analisar as prá*icas metodol*gi*as que </line>
<line> utilizam para ensinar Ciê*cias, </line>
</par>
<par>
<line> fazendo com que *bandonem o que n*o *un*iona e aprimo*em as práticas doc*ntes que ger*m </line>
<line> bons *esultado*. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> P*r* a rea*iza*ão deste es**d*, optamos por *esenvolve* uma </line>
<line> *e*qu*sa qualit**iva </line>
</par>
<par>
<line> des*ritiva. S*gu*do Triviños (1*92, p. 110), p*squ*sa q*alitati*a descritiva pretende "[...] a </line>
</par>
<par>
<line> d*screver co* exatidão os f*to* e fenôm*nos </line>
<line> de uma dete*minad* reali*ad*". Te*, pois, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo inter**se princ*pal fazer co* que o pesquisador conhe*a a *ealidad* pesqu*sada p*ra, </line>
<line> d*ssa forma, *bte* conclusõe* sig*ific*t*vas. </line>
<line> *s**m, e*tend*m** que * pesquisa **al*tativa descritiva s*j* eficaz p**a desv*lar as </line>
</par>
<par>
<line> **rrelações </line>
<line> entre for*ação conti*uada práti*a e </line>
<line> docente na </line>
<line> pe*spe**iva do professor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ciências Natura*s d** anos finais do e*sino f*ndament*l da rede mun*cipal de ensino </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Teresi**-P*. </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* ao lócus, a pes*uisa foi desen*olvid* em cinco escolas púb*icas vi*c*lad*s </line>
<line> à Secretaria Municipa* de E*ucaç*o, locali*adas *a zo*a urb*na do município d* Teresina-PI. </line>
<line> Pa*tici*aram como int*r*ocu*ores desta in*es*igação dez prof*ssore* *u* *tenderam </line>
</par>
<par>
<line> aos segui*tes critérios: ser*m doc*ntes *fetivos da rede munici*al </line>
<line> de </line>
<line> *nsino de Teresina-PI, </line>
</par>
<par>
<line> mi*istrarem a disci*l*na Ciência* Nat*rais e* tur*as dos an*s finais d* Ensino Fundament*l </line>
<line> (6º ao 9º ano), e serem grad*ados *m Ciências Bioló*icas, Física ou Quími*a. Cada profe*s*r </line>
</par>
<par>
<line> confi*mou a *articip*ção po* meio </line>
<line> da assin*tura de *m Termo d* Consentimento Li*re </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> E*clare*ido (TCLE). </line>
</par>
<par>
<line> Para ass*gurarmos o ano**mato dos interloc*tores, utilizamos uma c*difi*açã* própria </line>
</par>
<par>
<line> para identificarmos cada um deles. Para </line>
<line> isso, escolhemos n*mes de p*squisad*r*s que </line>
</par>
<par>
<line> contribuíram de fo*ma *fetiva *ara o de*envol*i*ento da **odução cient*fica no Br*s*l. </line>
<line> Eles fo*am, então, denom*nados: Bertha Lutz (biól**a r*co*hecida intern**ionalmente </line>
</par>
<par>
<line> pe*as vali*sas *ontrib*ições na pesquisa zoológ*ca, e*peci*i*amen*e *ob*e </line>
<line> anfíbios </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 18, n. 5, art. 6, p. **-10*, mai. 2021 w*w4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. V*loso, J. *. C. Mende* Sob*inho </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> brasilei*os); *arlos Cha*as (*édico sa*itarist* que de*cob*iu a doença q*e le*a o se* n*me e </line>
</par>
<par>
<line> mapeou a carta </line>
<line> epidemiológ*ca da Floresta Amazôn*ca); D*ília de Mello (a*trônoma </line>
</par>
<par>
<line> brasileira que cu*da *e projetos da NASA e de*cobriu a estrela su*ernova 1997D); Elis* F*ota </line>
<line> (física qu* in*roduziu a téc*ic* de emulsões n*c*ea*es n* B**si*); Grazie*a Mac*el (botânica </line>
<line> considerada a mai*r c*talogado*a d* plantas do Brasil); M***a **sé (pa*a*itolog*st* que mu*to </line>
<line> co*tribuiu para * *aú*e p**li*a do país atra*és da *rr*dicaç*o de epidemias); Marta *annucci </line>
</par>
<par>
<line> (b*óloga, </line>
<line> uma das m*is renomadas pesq*isadora* de m*ngu*zais do mundo); Neusa Amato </line>
</par>
<par>
<line> (física que tr*balhou com a detecção </line>
<line> de raios có*mico* d* alta energi*); Mauríc*o Roch* </line>
</par>
<par>
<line> (quím*co que desc**riu a bradicinina, usa*a no tratament* e contro*e </line>
<line> da </line>
<line> hipertensão); </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> O*waldo Cruz (cientista que err*dicou do*n*a* endêmicas *omo * pest* bubônica e a *aríola). </line>
<line> Co*o *écnica de coleta d* dados, utiliz*mos a e*trevista semie*trutu*ad*, p*r p*rmi**r </line>
</par>
<par>
<line> **e os investigad*s tenham uma cer*a liber*ade para *e**tar suas experiências e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esquisador, a partir das *espos*as *btidas, poder alterar a sequência dos questionamentos ou </line>
</par>
<par>
<line> *t* aprofund*r as *nfo*maçõe* p*r m*io </line>
<line> de no*as perguntas, desde que d*ntr* do fo** </line>
</par>
<par>
<line> pretendid*. </line>
</par>
<par>
<line> As en*rev*sta* semiestrutur*das foram realizad*s *ndividualmente, em local e h*rário </line>
<line> defin*dos pelo* i**erloc*tore* e permitiram que el*s fal**sem sobr* ** contribuiç*es d* </line>
<line> Formação Co*tinuada desenvolv*da pelo Centro de Formaçã* Professor Odilon N*n*s, </line>
<line> instituição inaugurad* em maio de 2007, h*je re*pon*ável pe*a oferta de ativ*dades formativas </line>
<line> aos prof**s*r*s *inculados à *ecre***ia Mu*icipal d* Educaç*o de Te*esin*-PI. </line>
<line> Os *a*os f*ram *nalisados mediante as seguintes f**es: pré-análise, descrição **alítica </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> por fim, a interpretação inferencial, que </line>
<line> consist*u *m re*letir, de modo a se estabelecer </line>
</par>
<par>
<line> *elações ent*e a re*lidad* pe**uisada, *azendo </line>
<line> a* inf*rên*ias possív*is, *onforme Bardi* </line>
</par>
<par>
<line> (*011). </line>
</par>
<par>
<line> O estudo seg*iu as normas e procedimentos éti*os da Reso*ução nº 466/2012 e </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> ap*ovad* p*** Comitê de Ética </line>
<line> em P*squisa l*cal - CEP (C*AE 387145*4.3.*000.5214), </line>
</par>
<par>
<line> *pós a*torização prév*a da Secretaria Municip*l de Ed*cação d* Te*es*na-PI e *a dir*ção da* </line>
<line> instituições en*olvidas. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 18, n. 5, ar*. *, p. 91-109, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rmação Con*in**da do Profess*r de Ciê**ias Naturais e Relações co* a **ática Doc*nte </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTADOS E *I*CUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Formação continuada e inter-*elações com a prática doc*nte d* profess** *e </line>
<line> ciê*cias naturais </line>
<line> Compreendemo* por fo*mação continuada os processos que d*sencadeiam o </line>
<line> aprofun*amento e * *onstrução de novos c*nheciment*s p*lo professor, por meio de cursos, </line>
<line> palest*a*, *ficinas, *eminár*o* * out*os, de modo a *ermi*ir o desenvolvimento da inst*tuição </line>
<line> e*co**r, d* profi*sional e do eu professor. </line>
<line> A for*ação conti**ad*, além de s*r essencial pa*a a mel*or*a da quali*a*e do ensin* </line>
</par>
<par>
<line> e *a *prendizag*m nas escolas, deve ter o**eti*os para além da atualiza*ão *e conteúdo* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*áti**s, *omo </line>
<line> e*cla*ece Im*e*nón (2010, p. 11): "A formação *ontinuada *os p*o*essores, </line>
</par>
<par>
<line> m*is do *ue atualizá-*os, deve se* capaz </line>
<line> de cri*r e*paços de formação, de pesqui*a, de </line>
</par>
<par>
<line> inov**ão, de imaginaç*o, *tc., e os formadores de pr*fessore* *evem saber cria* tais espaços </line>
<line> para passarem do ensi*ar ao apre*der". </line>
<line> Ac**ditamos *ue, para * form*ç** continuada, de fa*o, pro*ici*r es*aço de pesqu*s*, </line>
</par>
<par>
<line> i*ovação e imaginaçã* defen**d* por Imbernón, faz-se necessário que as </line>
<line> atividades </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvida* pel*s Centros de For*a*ão a**nd*m *os ans*ios dos cursistas e sejam p*utadas </line>
<line> no trabalho colaborati*o. </line>
<line> Ness* perspect*v*, * p*rt*r *o* dados emergidos da pesq**sa e*píric*, buscamo* </line>
</par>
<par>
<line> compreend*r impor*ância *a formação con*inuada e as suas contribu*ções na p*rspec*iva a </line>
<line> dos professo*es sujeitos d*ssa in*e*tigaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A p***ir </line>
<line> das falas do* docentes, ob*ivemos opi*iões que instigam no*sa discu*são </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> res*eito da formação c*ntinuada, no que concern* à su* importância * corr*lações co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*át*ca *ocente. Assim, dispomos exce*tos, nos *uais os par*ícipes e*boçam suas o*iniões, </line>
<line> quan*o questionados sobre a *mportância da p*rtic*pação dos p*ofessores em *tivid*des d* </line>
<line> formação c**tinua*a: </line>
<line> [...] é importa*te sim! Eu *ou **ofesso* de Ciênc*as... a ciênc*a nunca para, ela **tá </line>
<line> sempre evoluindo * * gente tem que ficar sempre se rec*clan*o, pois a* novidad*s </line>
<line> estão *í, s**pre ch*gando. Então é *e*es*ár** estar sempre partici*an*o de </line>
<line> form*ções vin*uladas ao *osso trab*lho. (Carlos Chagas) </line>
</par>
<par>
<line> [...] eu mesma, </line>
<line> como professor*, não tenh* *uito tempo de esta* na *nternet </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*squisan*o livro* para *stimular as cri*nça*. *orqu* ciê*ci*, como **cê sabe, a </line>
<line> não está para**, ela muda, está sempre so*rendo mut*ção, e**á sem*re acon**cen*o </line>
<line> coisa nova. E como a gente n** tem muito tempo p*ra i*so, p*r tr*balhar os três </line>
</par>
<par>
<line> turnos, com essas form*ções temos * *portunidad* de alg**m q*e </line>
<line> j* **m esse </line>
</par>
<par>
<line> conh*cim*nto maior, poder pas*a* isso para a gente; vam** adq*irin** mais </line>
<line> c*nhecim*n*o. (Marta Vannucci) </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina *I, v. 18, n. 5, art. 6, p. 91-109, mai. 2021 www4.fs**et.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. V*l*so, *. *. C. Mendes S*br*nho </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> Nas *al*s anterio*m*nte ex*osta*, observamos qu* *s interlo*utores da p*squisa </line>
<line> con*ideram impor*ante a f*rmação contin*ad* de p*ofessores. Dentre as ju*tificativa* </line>
<line> *presentadas p** *les, destaca-se a de q*e a forma*ão continuada **opicia a a*u*l*z*ção </line>
<line> cie*t*fica. </line>
<line> A j*s*ifica*iva d* que a ciência não é *stá**ca e qu*, por esse moti*o, é necessário </line>
</par>
<par>
<line> estarmos const*ntemente nos atualizan*o f*cou clara </line>
<line> nas falas d* profess** Carl** Chagas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> da pr*fessora M*rta *annucc*, o que denota a *dei* de qu* *o*mação co*tin*ada d* a </line>
<line> professores *isa à atualização de conteúd*s. Ou*ros i*terloc*tores também co*roboram c*m </line>
<line> essa *pinião, com* a professo** Gr*z*ela M*ciel, ao af*r*ar q*e "[...] tod* profiss*o*al </line>
</par>
<par>
<line> pre*isa *star sempre procurand* novas </line>
<line> in*ormações para melh*rar o seu t*a*alho" e o </line>
</par>
<par>
<line> professo* *swa*do C*uz que cons*der* as ati*idades de formaç*o continuada importantes </line>
<line> porq*e nelas "[...] novas info*mações são lançadas, propiciando enriquecer o co*heci*ento". </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bém é bastant* re*orrente nas falas d*s inte*locutores a visão, segu**o a qu*l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação con*inuada de prof*s*ores pr*picia o conhecime*to s*bre novas estraté*ias de </line>
</par>
<par>
<line> e*sino, favorecendo o </line>
<line> desenvolvimen*o da prática d***nte, como é *bse*vado nos </line>
</par>
<par>
<line> pos*cionamentos das pro*e**oras El*sa Fro** e Bertha *utz: </line>
<line> É impo*tant*, *orq*e a formaç*o c**tinuada vem nos mostr*r o qu* há de novo, </line>
</par>
<par>
<line> uma nova prá*ica, uma n*va abor*age*, uma nova técnica. Ent**, ac*o que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> professor participar de </line>
<line> uma formação continuada é válido, *orque ele, de ce*ta </line>
</par>
<par>
<line> forma, estará se reav*liando, tra*sformando a sua *rát*ca. (*lisa Frota) </line>
</par>
<par>
<line> C*m certeza, porque a gente tem que estar sempre se *reparando </line>
<line> para essa nova </line>
</par>
<par>
<line> geração q** está vindo. A qu**tão **s t*cnolog*as, por exemplo, é p*ec*so </line>
<line> ac**pa*har a evolu*ão das te**olog*as d* c*n*eci*en*o, temo* qu* e*tar se*pre </line>
<line> nos atualizando no sentido de *rocurar as m*lhores *ormas de ens*nar. (Berth* Lutz) </line>
</par>
<par>
<line> Qualquer </line>
<line> profissão tem *ue *er formação co*tin*ada, *r*nc**almente * pr*fessor. </line>
</par>
<par>
<line> Nã* só pela *uestão d*s novas técni*as, porqu* eu, por ex*m*lo, busco isso *esmo </line>
<line> não estand* na esc**a. Em qualqu*r lugar *stou buscando informação. *ã* é *uito </line>
<line> pe*a questão *a novidade, mas é a qu**tã* até co*o t*r*pia para quem est* </line>
</par>
<par>
<line> co*versa**o, par* qu*m está v*ndo o que </line>
<line> o ou*ro e**á enfrentando, se e*tá </line>
</par>
<par>
<line> enfrentan*o um p*obl**a igual ao me* [...]. A formaç*o * um* terapia, *la *e *á </line>
</par>
<par>
<line> uma </line>
<line> in*eção de â*imo par* a sa*a de aul*. Traz uma energia nova que contagi* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*te e eu gost* dess* di*â*ica. (Mar*a *os*) </line>
</par>
<par>
<line> Os fr*gment*s </line>
<line> explicitam o </line>
<line> entendimento das interlocutoras acerca da r*l*ção </line>
</par>
<par>
<line> ex*stente e*tre a formaç*o contin*ada e o desenvolvimento de est**tégias *e ensin* e recursos </line>
<line> ***á*icos. De*tarte, sabem*s que a *ormação conti*uada de pr*fessores, mesmo propi*iando a </line>
</par>
<par>
<line> co*s*rução </line>
<line> de novos conhecime*tos cientí*icos * o desenvolvimento das pr*tica* doc*nt*s, </line>
</par>
<par>
<line> como foi defendido pelos docentes, tem em *eu cerne **nt*mplar a reflexão *obre o *aber e o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*s*na, v. 18, n. 5, art. 6, p. 91-10*, mai. 2*21 </line>
<line> www4.f*anet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Forma**o Co*ti*uad* do Pro*esso* de *iên*ias N*turais e Relações com * *rática Docente </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> sa*er-faz*r do p*ofessor, po**ibilita*do t*a**form*ções na in*t*t**ção es*olar, **mo a*irm* </line>
<line> Mendes Sobrinho (*006). </line>
<line> Segun*o Morei*a (*002), a fo*maç*o contin*a*a deve propo* *ovas meto*o*og*as e </line>
<line> *olocar os professores em con*a*o c*m a* discu*sões teó*ica* atuais, visando m*lhorar a *ção </line>
<line> peda*ógica na esco*a, com* fo* defendido pelos *nterlocutores. </line>
<line> A f**maç*o continuada faz-se necessá*ia **las c*ntribuições ao desenvol*ime**o de </line>
<line> novas estraté*ias de ensino, pel*s discussões t*óricas qua*to aos *onteú**s científ*cos e pela </line>
<line> socia*iza*ão de expe*iên**as e**re docentes. Entre*anto, Ta*dif * Lessard (*005) de*e*dem </line>
<line> que *** *eve promover e*paços pa*a que * p*ofesso* *eflit* sobre a s*a prática docente em um </line>
<line> movimento constan*e de açã*-ref*ex**-a*ão. </line>
<line> Imbernón (2006) co*p*ementa que a formação continuada deve apoiar-se em uma </line>
<line> reflexão do prof*ssor *o*r* a sua pr**i*a docent*, de *od* a *e*mitir-lhe a*alisar suas teorias, </line>
</par>
<par>
<line> esquemas e atitudes, realiza*do um pr*c*sso constante de autoav*liação. A </line>
<line> prof*sso** E*isa </line>
</par>
<par>
<line> Frota, a* afi*mar </line>
<line> que a part**ipaç*o *m </line>
<line> atividades de f**m*ç*o con*inuada é válida po* </line>
</par>
<par>
<line> propi*iar reavalia*ão e *ransfor*ação da *rática doc*nte, cor*obora co* essa ideia. </line>
<line> Também merece dest*que n*sta análise, a *a** da pro*essora Maria Jos*, quando diz </line>
<line> qu* "[...] a formação é uma terapia, e*a te *á uma injeção de â*imo *ar* a sala de *ula. Traz </line>
<line> uma ene*gia nova q*e c*nta*ia a gente * eu *os*o dessa dinâmica". Essa f*la v*i ao e*contro </line>
</par>
<par>
<line> *o *ensamento de Selles (2002) d* que a for*aç*o </line>
<line> con*i*uada deve </line>
<line> visar </line>
<line> *o aumento *a </line>
</par>
<par>
<line> autoestima d* prof*ssor, medida em que pe*mite o conheci*ento sobre n*vas teo*ias e à </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> troca de e*periên*ia en*re os par*s. </line>
</par>
<par>
<line> A* ativ*dades de form***o, quando bem *lanej*das, ten*em a levar o* cursistas a uma </line>
<line> refl*xão s*bre a **a prática *ocen*e e o desejo de melhorar c*nti*uamente p*d* ser </line>
</par>
<par>
<line> ev*den*i*do. *ermit*m ao professor re*s*gnificar a sua </line>
<line> prá*ica do*ente </line>
<line> com vistas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> constr*ção *e conheci*ento p*lo alun*, põem em prá*ica os nov*s aprendi*ados e procur*m </line>
</par>
<par>
<line> sanar </line>
<line> as inquietações típ*cas do tr*ba*ho docente. Ne*sa perspectiv*, Soares e Mendes </line>
</par>
<par>
<line> Sobrinho (2013) defendem que refl*xão a </line>
<line> pode abrir novas poss*bilidades para a ação, </line>
</par>
<par>
<line> pro*iciando o melhoramento d* prática docen*e. </line>
<line> *hama bastan*e **enção nos relatos, a im*ortânci* considerada por *m* par**la </line>
<line> signi*ica*iva dos i*terlocutores ao tr*balho colabo*at*vo n* *orm*ç*o *o***nuada. Mesmo s** </line>
</par>
<par>
<line> usar o *e*mo </line>
<line> \trabalho co*aborat*vo\, co*vergem par* a *ef**a *e uma form*ção pauta*a *o </line>
</par>
<par>
<line> *raba*ho em *qu*pe, apr*sentan*o seu* *ene*ícios: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**n* PI, *. *8, n. 5, art. 6, p. 91-*09, *ai. 2**1 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Velos*, J. *. C. M*ndes *ob*inh* </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> [...] O que é bom é q*e a ge*te enc*n*r* as *essoas e par*ilha as dificuldades. Às </line>
</par>
<par>
<line> veze*, a ge*te encontra um *rofe*sor que faz alguma coisa diferen*e e </line>
<line> aca* a </line>
</par>
<par>
<line> aprend*nd* também. (Duília de Mello) </line>
</par>
<par>
<line> *im, *uito importante. Lá n* formação que *u tive no Odilon Nunes a*rendi m*i*o </line>
<line> porque socializam*s com os coleg*s. [...] *ínha*os a oportunid*de de co**arti*ha* </line>
<line> experiên*ia*, podí*m*s ve* a r*alidade de vári*s *sc**as. Com ce**eza ** aprendi </line>
</par>
<par>
<line> muito. *or isso q*e a* </line>
<line> *ormaçõ*s cont*nuada* são importantes, muita coisa </line>
</par>
<par>
<line> trabalhada dava para aplicar e* sa*a de ***a, outr*s não, mas, enfim, temo* c**tato </line>
<line> *o* o*tras re*lid*des, comp*rtilhamos com os colegas. (*e*s* Am*to) </line>
</par>
<par>
<line> A profes*ora Duília de Mello de**nde *u*, nas a*ivid*des de f*rmaçã* </line>
<line> continuada, </line>
</par>
<par>
<line> existe a oport*n*dade de *ncon*rar outros *rof*sso*es </line>
<line> d* Ciências Nat*ra*s, o q*e permite </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> discus*ão *obre as dificu*dades com as qua*s se deparam </line>
<line> n* *otidiano </line>
<line> esc*lar. Além disso, </line>
</par>
<par>
<line> afirma </line>
<line> que, com as discussões, conhece* *ais sobre os procedimentos *etod*ló*icos </line>
</par>
<par>
<line> adot*dos pelos coleg*s de profiss*o, propiciand* o conhecimento acerca de nov*s método* e </line>
<line> téc*icas de ensino. </line>
<line> O relato *m tela vai ao en**ntro do pe*sam**to da profe**ora Neusa Amato, qua*do </line>
<line> diz que na* ativ*dade* de fo*mação contin*a*a, *s do*ent*s têm a oportun*dade d* </line>
<line> compartil*ar experiênc*as por m*io do contato co* reali**des de outras escolas. A pro**ss*ra </line>
<line> Mari* Jo*é corr*bora com Neusa Amato q*ando afirma que a formaç*o co*tinu*da é mui*o </line>
<line> importante "[...] para quem es*á v*n*o * que o outro está enfrentando, se está *nfre*t*ndo um </line>
<line> pr*blem* igual ao meu". </line>
<line> Destart*, ao afir*ar que "[...] as interações c*m *s c**egas são *e grande impo*tância </line>
<line> para enri**ecer o conhecimen**", o *rofessor Oswaldo Cruz sintetiza as op*niões expo*tas </line>
</par>
<par>
<line> pelos dema*s </line>
<line> interlocutor*s, c*nfirmando * ideia de *rocóp*o et al (20*0) ** que * rede </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> colaboraç*o é f*ndamental para * *eflexão, pois torna os prof*sso*** metac*g*itivos sobre </line>
<line> suas a*ões, pe*mite e*plorar a sua ação profissional, estudar os dilemas do professor a parti* </line>
<line> *a sua perspectiva *, p*incipalme*te, permite que o* pr*fes*or*s possam tro*ar inform*ções e </line>
<line> exp*riências. </line>
</par>
<par>
<line> A*redi*amos que trabal*ar a formação de professores </line>
<line> de modo colabo*at*vo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *romissor por favo*ece* * con*trução da auto*omia *ão almejada par* esses *rofissionais. As </line>
<line> discus**es em *rupo a*xiliam a r*flex*o críti*a, enriquecem as ativida**s form*tivas, levam à </line>
</par>
<par>
<line> anális* e poste*ior a*rimora*ento de procedimentos metodológ*cos, de modo a permitir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ons*ante *elhoria do *nsino *e Ciências Naturais. </line>
</par>
<par>
<line> P*steriormente, ao **est***armos os interlocutores a respeito d*s contribuiçõ*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o con*inuada desenvolvi*a no Cent*o de Formaç*o *dil*n Nun*s e as relações des*a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmaçã* com a prática docente, *arlos C*agas d*st*cou qu* </line>
<line> contribuiu pos*t*vamen*e "Na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 18, n. 5, art. 6, *. 91-109, ma*. *021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação Cont*nuada do P**fess*r de Ciê**ias *atu*ais e Relaç**s com a P*ática Do**nte </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> quest** </line>
<line> de aprend*r mais para ve*cular na e*cola, **var novidad*s [...]". *r*ziel* Mac*el </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Oswaldo Cruz co*roboraram com Car*os Chagas </line>
<line> ao afi*marem, respectivamente, que </line>
</par>
<par>
<line> contribuiu "[...] em </line>
<line> al*u*as atividades prática* r*alizadas; aprendi novas estratégias *ara </line>
</par>
<par>
<line> t*a**lha* a*g*ns *on*eú*os, de forma mais dinâm*c*" e "C*ntri*uiu como ferramenta </line>
<line> importante para o *es*nvolvimento dos trabalhos em sala *e aula". </line>
<line> Ca**os Chagas, Gra**ela Maciel * O*waldo C*uz conside*am q*e a formação *m </line>
<line> anális* cont**buiu com a p*ática *ocente p*r ter *ro*icia*o o co*hecimento *xperime**os </line>
<line> prá*icos que des*ncade*r*m o aperfeiçoamento *as *ulas. </line>
<line> De*tarte, *óvoa (1995) def*n*e que conhecer no**s t*o*ias e no*as *e*odologi*s faz </line>
</par>
<par>
<line> parte do process* de construção p**f*ssi**a*, mas *ão bas*a, se est** não possibilitarem </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessor rela*io*á-las com seu conhecimento *rático, co*st*uído </line>
<line> no dia a *ia. * for*ação </line>
</par>
<par>
<line> co*tinua*a deve, então, propor di*cus*ões *ue poss*m env*lver os pro*esso**s com n*vas </line>
</par>
<par>
<line> met*dolog*as de *n*ino de mod* co*tribui* para as *udanças que se fazem necessárias a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *e*ho**a *a ação </line>
<line> *ocente *a escola e, *onsequentemente, da educação. Contudo, i*so não </line>
</par>
<par>
<line> pode s*r *e*to d* cima para *aixo, ou s**a, a técnica não pode ser levada </line>
<line> p*ra a sala d* au*a </line>
</par>
<par>
<line> em desat*nção à sua realida*e e*p*cí*ica, daí a nec*ss**a*e de a opinião do *rofessor *er </line>
<line> consid*rada. </line>
<line> Com base nos re*a*os a segu**, pod*mos obs*rvar q*e a *i**ussã* e consequente </line>
<line> adaptação **s at*vidades ocorriam co* f*eq*ência no c*rso de form*ç*o em estudo: </line>
<line> [...]. Essa formação *briu ma*s a minha mente para eu procurar alg* novo, a* </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar um conteúdo p*o*ura* que tem de novid*de sobre aquele te*a. Outra o </line>
<line> c*isa que **rendi foi a b*scar * qu* o aluno já sabe, q*ais os conheciment*s *révio* </line>
</par>
<par>
<line> dele </line>
<line> em relação ao conte*do trabalha*o em sala. Além de a*g*m*s prátic** e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> discussã* com os professores de *omo trabalha* det*rminad* conteúd*, porque es*a </line>
</par>
<par>
<line> fo*maç*o *ontinu*da *eve muito *isso, a troca e*tre *s professor*s, t*abalho o </line>
<line> *o*et*vo. (Elisa Fr*ta) </line>
<line> Na verda*e, *uase tudo que foi aplicad* eu já a*lic*va na *ala. Eu nunca gostei de </line>
<line> a**a *arada... Mas foi bom por*u* a g*nt* ouvia outros profes*ore* que trabalhavam </line>
</par>
<par>
<line> da mesma *o*ma, ou de outras, d*í * </line>
<line> gente *prendeu muito, observamos práticas </line>
</par>
<par>
<line> d*centes *uit* boas, isso fascinava. En**o, ** ve*es, uma pessoa não tinha **stume </line>
<line> *e faz*r algum* ativ*dade, *as vi* o outro fa*endo ou contan*o a experiência, e aí a </line>
<line> gente *a*sava a fazer também * dava certo. (Duília de *ello) </line>
</par>
<par>
<line> [...] aj*dou a g*nte a *az*r um plan* me*h*r das aulas. *ua*d* a gente </line>
<line> fa*i* o* </line>
</par>
<par>
<line> grupos, eram elaboradas propo*tas de **ividade* e depois discutía**s *azendo as </line>
<line> **e*ua*ões até que ficassem bo*s. O* for*adores sempr* p**i*m para a gent* *alar </line>
<line> so*r* as nossas experiênci*s, essa foi uma contrib*iç*o m*ito boa. (M*rt* </line>
<line> Van*ucci) </line>
</par>
<par>
<line> A *a*a da prof*ssor* Elisa Frota, além d* ratific*r </line>
<line> a* contribuiçõ*s e*altada* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> Carlo* Chagas, *raziel* Mac*el e Oswaldo Cruz, atesta, *m consonâ*cia com as pr*fessoras </line>
<line> Rev. FSA, *eresin* P*, *. 18, n. 5, ar*. 6, p. 91-109, mai. 2*** ww*4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Ve*oso, J. A. C. Mendes Sobrin*o </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Duília de Mello * Marta Vannucc*, qu* durante as *ormações, as d*scussões e ex*os*ções de </line>
</par>
<par>
<line> experi*nc*as pelo* *r*fessores estiveram m*ito </line>
<line> pres*nte*. D**lia de Mello, em seu </line>
</par>
<par>
<line> depoimento, *xpl*ci*a que ficav* fascinada ao ouvir *s experiências dos *olegas, experiências </line>
<line> e*sas que contribuíam pa*a q*e el* passasse a realizar ativid*des que antes da formação não </line>
<line> *esenvolvia em su** aulas. A importâ***a do trabalho colaborativo fica, entã*, mais uma vez </line>
<line> evidente na fala dos docen*es. </line>
</par>
<par>
<line> A esse respeit*, Imbernón (20*0) d*fen*e uma cultura *e formação continua*a, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> qual os </line>
<line> pro**ssore* d**em ser vistos **m* pr**agonistas ativos *a formação, além de *e </line>
</par>
<par>
<line> *sta*ele*e*em es*aços </line>
<line> de reflexão e pa*t*cipa*ão, *ara *ue aquele* partam das n*cessidade* </line>
</par>
<par>
<line> democráticas do co*eti*o, a fim de es*abelec*r um novo proc*sso q*e *ossibilite o es*udo d* </line>
<line> vida na sala de aula, nas inst*t*ições educaciona*s e o trabalho cola*orativ*. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda </line>
<line> no ****to *a prof**sora *arta Va*nucci, perce*emos que muitas *ro*o*tas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *tivi*a*es apli*áveis e* s*la de au*a eram co*st*uída* em *onjunto * que as a*aptações er*m </line>
<line> propostas **l* grup* até que se adeq*as*e* a cad* reali**de. Além dis*o, esclar*ce *ue havia </line>
<line> mome*t*s d* p*odução * disc*ss*o dos plan*s de aula, ativ**a** *e suma *mportân*i* ** ação </line>
<line> docente. </line>
</par>
<par>
<line> O* resultados obt*dos neste </line>
<line> estu*o con*ergem *ara os r*sultados *p*e*ent*d*s por </line>
</par>
<par>
<line> **ares (201*) na s*a dissertação ** Mestrado, *ermitindo-nos atestar que, quanto à *ormação </line>
</par>
<par>
<line> continuada, os profess*r*s a consideram necessár*a, p** reconhecere* q*e </line>
<line> permite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aquisição de novas práticas que facilitam o trab*lho em sala d* a*la. </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, S**ön (2000) *efen*e **e a formação do pro*essor d*ve capacitá-*o * ref*etir </line>
</par>
<par>
<line> cri*ic*mente sobre </line>
<line> suas *çõe*; c**s*der* *** a teoria é insu*i*iente para orien*ar a prática </line>
</par>
<par>
<line> doce*te, *ois o p*o*essor não deve se* o especialis*a q** aplica o conhecim*nto, mas um </line>
<line> prá*ico reflexiv*, alguém que age e *oma decisões, ava*iando os prob*emas *u* surge* no </line>
<line> decorre* do seu trabalho em *ala de aula. Por**nt*, sua p*ática deve ser re*laborada, em </line>
<line> função do m**imento a*ão-refl*xão-açã*, que ocorre antes, durante e *epois de su* at*ação, </line>
<line> com o objeti*o de s*perar os problemas cotidi*n*s. </line>
<line> 5 ***SIDERA*ÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Por meio das an*li*es, diante do* </line>
<line> r*latos dos interlocutores *o present* es**do, </line>
</par>
<par>
<line> *p*esentamos algu*a* co*s*derações a respeito do que foi possí*el </line>
<line> percebe*mos dura**e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nossa jor*ada *nvest*gativ*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. *, p. 91-109, *ai. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formaç*o Continuada do Professo* de Ciências Naturais e Relaç*e* com a Prática Docen*e </line>
<line> *07 </line>
</par>
<par>
<line> *onsid*ramos a formação continu*da como um processo *r*miss*r *apaz de gerar </line>
</par>
<par>
<line> m*danças n* ensino *e Ciên*i*s Naturais, hoj* vo*t*do em *emasia para o ac*mul* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reproduç*o de con*e*imento*, de *od* a permitir * a*uisiç*o *e *ompe*ênci*s e sab*res q*e </line>
<line> possibilitem *o alu*o ap*ender, be* com* refle*ir cr*tic**ente sobre * m*ndo e nele agir com </line>
<line> auton*mia. </line>
<line> Tomando c**o referên*ia o pensam*nt* dos interlocu*o*es de*ta p*squisa, </line>
<line> consta*amos, inici*l*ente, e* con**nân*ia com os teóricos que comp**m o nosso r*f*re*cial </line>
<line> teóric*, que a formaç*o c*n**nuada * impr*scindível à at*alização científica, sendo *apaz de </line>
<line> g*rar conhecimentos acerca de novo* pro*edimentos metodo*ógico* *e en**no, favorecendo a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria da q*alid*de das aulas; propiciar * a*mento da au*oest*ma </line>
<line> *o profes*o*; promover </line>
</par>
<par>
<line> e*pa*os de *efle*ã*, *erand* * movimento ação-refl*xão-*ção; e permitir a* docente analisar </line>
<line> sua* teorias, atitudes, r*alizando u* proc*sso *onst*nte de au*oaval*açã*. </line>
<line> Ver*ficamos aind* que a **scus*ão d* ideias e a *xpo**ção de experiências é c*ndição </line>
<line> ind*spe*sável *o de*e*vo*vimento das *ráticas do*entes *os pro*essores envolvidos n* </line>
</par>
<par>
<line> for*ação continuada. O diálog* e a </line>
<line> *roca *e </line>
<line> e*periên*ias en*iqu*ce* *s atividades </line>
</par>
<par>
<line> formativas, l*vando *s *r*fessores, em *special os de Ciênc*as Natura*s, a aprimor*rem su** </line>
<line> práti*as em *rol da me*ho*ia da qua*idade *o e***no e da a*rendi*agem. </line>
<line> É impor*ante considerar que, a*esar d*s constante* avanços da c*ência e da tecnologia, </line>
</par>
<par>
<line> o ensino *e Ci*ncias Naturais </line>
<line> p*rmanece, na *aioria das *ezes, restrit* a aulas exposi*ivas </line>
</par>
<par>
<line> *om mínim* participação do alun*, fat* este que *os leva a afirmar que a formação </line>
<line> conti*uada deve ocorrer em u* *on*ín*o, pro*iciando o desenvolvimento pess*al, </line>
</par>
<par>
<line> prof*s*ional e org*nizacional, como é </line>
<line> defendi*o *or Nóvoa, </line>
<line> de m odo a </line>
<line> contribuir </line>
</par>
<par>
<line> pos*tiv*men*e para o *esenvolvi*ento da *ráti** docente. </line>
</par>
<par>
<line> Em linhas *erais, o* resultad*s deste es*u*o n** permit** ra*ific*r a impor*ância </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> formação cont*n*ada par* os professores de C*ências Naturais, haja vista </line>
<line> que *os * i bi l i t a a </line>
</par>
<par>
<line> ressignificação da *rática docent*, </line>
<line> à medida que </line>
<line> *er*ite a c*nstrução de novos </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*ntos *eór*cos * práticos, </line>
<line> o d*álogo, a troca de experiências, a re*oluçã* de </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemas e, *r*ncip*lmente, a reflexã* crí**ca, q*e ger* o movimento *çã*-ref*exão-ação. O </line>
<line> desenv*lvimento da p*át*ca docente, p*r su* vez, *efletirá positivament* na apr*ndizag*m *os </line>
<line> *iscentes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, *. 5, *rt. 6, *. 91-*09, mai. 2*21 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> C. Veloso, J. A. C. Mendes **brinh* </line>
<line> *08 </line>
<line> *EFERÊ*CIAS </line>
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<line> prática d*cente. *rien*adora: Anto*ia Edna B*it*. **17. </line>
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<line> Tese (Dou*orad* em E*u*ação) - Progr*m* *e Pós-Graduaçã* em E*ucação. Universi*ade </line>
<line> Federal do Piauí. Teresina, 2017. </line>
<line> *ILVA, M. O. L. F***aç*o continua*a de pr*fessores dos an** iniciais *o ensino </line>
<line> *un*amental: *ontr*bu*ç*es par* *eelabor*ção da* p*áticas p*dag*gicas em Ciên*ia* </line>
<line> Naturais. Ori*n*a*or: José Augusto de Carvalho Men*es S*bri*h*, 2018. Tese (Doutora*o </line>
<line> em Educaçã*) - Program* de Pós-Graduaç*o *m *duc*ção. *n*v*rsidade Federal do Pia*í. </line>
<line> Tere**n*, 2*18. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, Teresi*a, v. 18, n. 5, art. 6, p. 91-**9, mai. 2021 </line>
<line> w**4.f**n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rmação C**tinuada do **ofessor de Ci*ncias Na*urais e Relações com a Práti*a *ocente </line>
<line> 109 </line>
</par>
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<line> *ILVA, E. L.; PACC*, J. L. A. Al*umas im*l*caçõe* do tra*alho c*letivo na forma*ão </line>
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<line> S*ARES, A. *. F. Ação docen*e e* ciê*ci** naturais: discuti*do a mobiliz*ção de *aberes </line>
<line> experienciais. Orientad*r: José **gusto *e Ca*valho Mende* So*rinho. 2010. 227f. </line>
<line> Dissertaçã* (Mestrado em Educação) - U*PI/Pr*gra*a de P*s-Gr*duação em *ducação, </line>
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<line> SOA*ES, *. M. F.; MENDES SOBRINHO, J. A. C. A form*ção do *ro*essor de Ciências </line>
<line> Na*urais: rediscutindo a prá*ica *eflexiv*. In: MENDES SOB**NHO, J. A. de C. (Org.). </line>
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<line> SOUZA, J. F. Práti*a pedagógica e form*ção de profe***res. Organizadores: *o*é Batista </line>
<line> N*to e Eliete Sant*ago. Re*ife: Universi*ária da UFPE, 2009. </line>
<line> T*RD*F, M.; L*SSARD, C. O trab*lho doc**te. São Paulo: Vozes, 2005. </line>
<line> TRIVIÑOS, A. N. S. Intro*ução à pes*ui** em Ciências Sociais: * pesquisa q*alita*iva e* </line>
<line> educação. S*o Paul*: Atla*, 1992. </line>
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<line> Como Referenciar este Ar*igo, *o*forme AB*T: </line>
<line> VELOSO, C; MENDES SOBRINHO, J. *. C. Formação Con*inuada do Pro*essor *e Ciênc*as </line>
<line> ***urais e Relações com a Prática Docente. Rev. *SA, Ter*sin*, v.18, n. 5, *rt. 6, p. 9*-109, mai. </line>
<line> 2021. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuição dos Autores </line>
<line> C. Veloso </line>
<line> J. A. C. Me*des Sobr*nho </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção * p**nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpre*ação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) el*bora**o d* rascu*ho ou na revis*o crític* do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na aprova*ão da ver*ã* final do man*scr*t*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 5, ar*. 6, p. 91-109, mai. 2*21 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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