<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 9, p. 146-163, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.5.9 </line>
</par>
<par>
<line> Pr*posta de Implantação da Ferrame*t* 5s em uma E*pr*sa do S**or Alimentíci* *a Região do </line>
<line> A*to Paranaíb* </line>
<line> Prop*s*l to Imple*ent the 5s Too* *n a Fo*d Sector C*mpa*y in th* A*to Para*aíba Region </line>
</par>
<par>
<line> Aline Ho*ke* Diorio </line>
<line> Graduaç** *m Engenha*ia de Produção p*la Univer*idade Feder*l de Viçosa </line>
<line> E-mail: *li*e.diorio@ufv.br </line>
<line> J*lia Makra*is *lmeida </line>
<line> G**duação *m E*genharia de *r**ução pel* Universidade Fe*e*al de Viço*a </line>
<line> E-mail: juli*.makrakis@ufv.br </line>
<line> Ma*ia G*briela Mendo*ça P*ix*to </line>
<line> Do*torado em *ng*n*aria de Pr*duç*o pela Escola d* Engenharia de São Carlos </line>
<line> Profe*sor Adjunto II e *o*r*e*ad*ra da *niv**sidade Federal d* V*çosa </line>
<line> *-mail: mgabr*ela@ufv.b* </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Aline Hosken Dior*o </line>
<line> Edit*r-*hefe: Dr. To**y *erl*y de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Peter </line>
<line> **nry </line>
<line> Rolf*, </line>
<line> s/n </line>
<line>-</line>
<line> Camp*s </line>
<line> Univers*tári*, </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Viçosa - M*, 36570-*00. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> **dereço: Jú*ia Makrakis Al*eid* </line>
<line> A*tigo recebido em 21/0*/2*21. Últi*a </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> *v. Pete* </line>
<line> Henry </line>
<line> Rolfs, </line>
<line> s/n </line>
<line>-</line>
<line> Campus </line>
<line> *niver**tário, </line>
<line> recebida em 12/03/20*1. Aprova*o em 13/03/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Viçosa - MG, 36*70-900. *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Maria G*bri*l* Men*onça Peixoto </line>
<line> *valiado pelo sistema *riple Rev*ew: D*s* Revie* a) </line>
</par>
<par>
<line> Av. Peter </line>
<line> Henry </line>
<line> Rolf*, </line>
<line> s/n </line>
<line>-</line>
<line> Campus </line>
<line> U*iv**sitári*, </line>
<line> pelo E*itor-C*e*e; e b) D*uble Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *iço*a - MG, 36570-900. Br*sil. </line>
<line> (avaliação ce*a **r d*is avalia*ores da área). </line>
</par>
<par>
<line> *evi*ão: Gramatic*l, Normativ* </line>
<line> e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de I*pl*nt*ção da Ferramenta 5s em uma Em*resa d* Set*r Alimentício na Região do *lto Parana*ba 1*7 </line>
<line> RESUMO </line>
<line> A *ida moderna tem construído um *itmo acel**ado no cotidiano da população, * q** te* </line>
<line> levado à **dan*as *e **bitos, em e*pecia*, do hábit* alimentar. N*s*e conte*to, a população </line>
</par>
<par>
<line> vem dando m*i* </line>
<line> a*enção à alim*ntação fora do l*r *, *o*o **nsequência, b*sca pela a </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e t*mbém *umentou *ignifica*ivamen*e. Diante disso, </line>
<line> o objetivo principal </line>
<line> de**e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho foi i*entificar característi*a* de quali*ade e apli*a* f*rramentas de qualidade em uma </line>
</par>
<par>
<line> *mpresa d* s*tor </line>
<line> alimentício na r*gião do *l*o Paranaíba, a fim ajudar n* dim*nuição </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> t*mp* de entrega *e pedidos, e* especi*l *a p**duç*o *o **irute. C*mo r*s**tad*, obs*r*ou- </line>
</par>
<par>
<line> s e *ue é </line>
<line> n*cessária a *e**ização *e </line>
<line> um </line>
<line> pl*no </line>
<line> de ge**ã* visando à s*tisfação do cliente e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me*horia contínua. Para </line>
<line> isso, é importa*te que a empres busque por ce*tificações, </line>
</par>
<par>
<line> concentrando seus es*orços *a utilização de ferra*entas de q*ali*ade. Al*m *isso, * indicada </line>
<line> a implantaçã* *os c*nco sensos *a rotina da em*resa. </line>
<line> Palavras-chaves: Gestão da Qualid**e. 5S. TQM. Setor Alim*ntício. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Mod*rn lif* has built an accel*rated rhythm in the daily life *f the po*ula*ion, which has led </line>
</par>
<par>
<line> to cha*ges in </line>
<line> h*bits, espec*ally in eat*ng ha*its. I* this c*ntext, the population h*s been </line>
</par>
<par>
<line> paying more a*te*tion to food o*tside the home and, as * consequenc*, the search for *uality </line>
<line> has als* increased signifi**ntly. Therefo*e, this paper a*med to identify quali*y *harac*e*istics </line>
</par>
<par>
<line> and apply </line>
<line> qual*ty tools, i* a food sector </line>
<line> comp*ny l*c**ed in the Alto Pa*anaíb* region, </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> *rder to *elp in reducing </line>
<line> the ord*r </line>
<line> d*l*ver* time, espe*ially in the beir*t </line>
<line> p*oduc*ion. As a </line>
</par>
<par>
<line> resu*t, i* was o*served t*at *t is necessary t* *arry out * *anagement pla* a*med at cust*mer </line>
<line> *at**faction and cont*n*ous improvement. For this, *t is importa*t that the com*any seek* </line>
<line> certifica*io*s, fo*using *ts efforts on *he use *f quality tools. In a*diti*n, t*e im*lementatio* </line>
<line> of the f*ve se*s*s in the comp*n*'s r*u*ine i* indicate*. </line>
<line> Keywords: *uality *anagemen*. 5S. TQM. Food Sector. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 18, n. 5, a*t. 9, p. 146-163, mai. 2021 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Peixoto </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *ida mo**rn* tem construíd* um ritm* **elera*o no coti*iano da população, </line>
</par>
<par>
<line> *ausa*d* </line>
<line> mudanç*s *e h*bit*s, tan*o *limentares, como na vida do indiv*duo, </line>
</par>
<par>
<line> principal**nte aumento da jo*nada de trab*lho, *ificu**a*es de locom*ção, centr*s urbanos </line>
</par>
<par>
<line> cada v*z m*is populosos, principalme*te o *umento *a mão de e </line>
<line> obr* feminina. D**sa </line>
</par>
<par>
<line> form*, o número *e refe*ções realizadas fora de casa te* cresc**o constante*ente e, *o** </line>
</par>
<par>
<line> *o*s*quên*i*, aumen*o de restaur*nte*, pr**cipalment* o </line>
<line> de self-service (YAMAMOTO, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). *e a*or*o com Lippel et al. (2002), esse ti*o de serviço *em como foco um públic* </line>
</par>
<par>
<line> c*m </line>
<line> t*mpo *u orçament* li*ita*o* *ara realizar a* s*as refeições, e norma*mente </line>
</par>
<par>
<line> encontram-se n*s c*n*ros com*rci*is das cid**es. </line>
</par>
<par>
<line> *o *rasil, esti*a-*e que no setor alim*ntí***, **a </line>
<line> em cad* cinco refeições seja </line>
</par>
<par>
<line> r*alizada fora de casa, na Europa, uma em ca** seis, e nos E**, u*a cada d*as. Esses * </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero* m**tram </line>
<line> q*e *inda po** haver </line>
<line> um gr*nde </line>
<line> aumento e desenvo*vimento do* *oc*i* </line>
</par>
<par>
<line> que *ealizam refeiçõe* para cons*mo im*diato no paí*. *stes estabe*ecimentos i*cluem </line>
<line> unid*des *e p*o*uç*o de diferentes **p*s e portes entr* s*, *omo res*aura*tes *omerci*is, </line>
<line> re**a*rantes de h**éis, la**honetes, cozinhas in*ustria*s, f*st food, en*re outros (ARAÚJ*; </line>
<line> CARDOSO, 20*2). </line>
<line> De acordo c*m *am * Sha*kar (2004), * nece*sário zelar p**a **tisfaç*o do cliente, </line>
<line> o ente*dimen*o e a *ensuração *esse i*d*ca**r pod*m ser considerados fa*ore* críticos para </line>
<line> * s*ces*o das **ganizaçõe*, tendo ** vist* *ue menor*s *nd*c*s de satisfação pode* afetar </line>
</par>
<par>
<line> negativa**n*e o ne*óc*o, in*lu*nciando no p*de* de *scolh* </line>
<line> do c***umidor. E* </line>
</par>
<par>
<line> restauran*es, a *ualidade pode ser atribuída, a partir de divers*s fat*res como, por exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> as refei*ões oferecidas, segun*o Kawasaki (2007). Emric* (2006) com*lementa que, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual*da** de refe*ç*es é in*luenci*da por in*me*o* f*tore*, como mat*ria-*r*ma, hi*iene dos </line>
</par>
<par>
<line> utensíl*os, </line>
<line> manipulado*es en**lvid** n*s pr**essos, c*m* também * monitoramento d* </line>
</par>
<par>
<line> pa*âme*ro* como *em*eratura e tempo. </line>
<line> De acordo com Aku*su (2**5) *s UANs, Unidades *e *limentaç** e Nutrição, </line>
<line> deter*inam que a qu*lidade está ass**iada a a*pe*t*s car*cterís*ic*s *o alime*to, qualidade </line>
<line> nutr*cional * *ensori**, à seg*rança, qual*d*de higiê*ico- sanitá*ias, ao ate*di*ento, rela*ão </line>
<line> forne*edor-*l*e*te e ao pr*ço. Com o cre*cime*to do mercado de alimentação, t*rna-se </line>
</par>
<par>
<line> indis*en*áve* cri*r um </line>
<line> difer*ncial *ompe*itivo nas organizações, por meio da *e*horia da </line>
</par>
<par>
<line> qual*dade dos process*s e ser**ços o*erecidos, para q*e es*e dife**ncial determine q*ais *rão </line>
<line> se c**solidar no m*rcado (AKUT*U, 2005). </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n. 5, a*t. 9, p. *4*-*63, mai. 20*1 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*post* de *mpl*ntação da Fer*ame**a 5s *m uma Empresa do *etor Al*ment*cio na *e**ão do Alto Paranaíba 149 </line>
<line> De acordo com a Asso*iação Bra*ileira d*s Ind*strias da *l*men*ação - ABIA,, </line>
</par>
<par>
<line> *ercebe*-se *os </line>
<line> úl**mos *nos uma muda*ça do* há**tos al*m*ntares da </line>
<line> *op*lação. Sendo </line>
</par>
<par>
<line> assim, ainda de acordo com a ABIA, o m**c*do alimen*í*io te* sofrido um grande </line>
<line> c*escimento pe*ante *o* out**s *etores, gerando **lh*res de emp**g*s e *u*rativid*de p*r* o </line>
</par>
<par>
<line> se*or de *limento*. Atual*ente, a relevância des*e mercado para * economi* brasileira </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *rande, fat* que se re*lete, po* *eio dos números *era*os por esse *egmento, visto qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> faturamen*o atin**do em 2018 foi de R$ 656 bilhões, representando 9,6% de Produ** Inte*no </line>
<line> B*asi*eiro - PIB (ABIA, 2019). </line>
<line> Diante des*a muda*ça de hábitos, a população tem dado ma*s at*nç*o à a*ime*tação </line>
</par>
<par>
<line> fo*a do lar como cons**uênc** *isso, a p*iorização da **al*dade, e segur*nça e, </line>
<line> alimen*ar, </line>
</par>
<par>
<line> aumentaram s*gnificativame*te (DEVIDES; *AFFE*; CATANOZI, 2014). *ntretant*, </line>
</par>
<par>
<line> seg*ndo De Almei*a Louzada (2*12), um cenário co*um </line>
<line> encon*rad* no mercado de </line>
</par>
<par>
<line> alimen*os, </line>
<line> abra*ge * *al*a de org*ni*ação e </line>
<line> higien*, má d*stribuição dos mat**iais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> utensílios, en*re *utras deficiências </line>
<line> que *fetam * </line>
<line> custo </line>
<line> do *ro*uto e o tempo de </line>
</par>
<par>
<line> *ro*ução/atendimento. </line>
</par>
<par>
<line> Frente às vári*s meto*olo*i*s exi**entes, *u* po*em ser impla**adas visando à </line>
<line> melhor*a d* qualidade em uma empr*s*, a prática do 5S é uma gr**d* a*iada nest* *ontex*o </line>
</par>
<par>
<line> (DE ALMEIDA LO*ZA*A, 2012). </line>
<line> Is*o porque, a f*rram*nta foi desenvolvida com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> intuito de transformar as at*tu*es da* pesso*s * os ambie*te* das organizações (*EBELLO, </line>
<line> **05). Assim o objeti*o *rinci*al deste trab*lho foi apl*car fe*ramenta* de qualidade, em </line>
</par>
<par>
<line> um* emp*e*a d* setor alime*t*cio na re*ião do Alto Paranaíba, * fim de </line>
<line> ajudar na </line>
</par>
<par>
<line> diminui*ão *o te*po *e entrega d* pedidos. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFER*NCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Gest*o da *ualidade no setor d* re*taurante* e n* produção de refeições </line>
</par>
<par>
<line> De a*ordo c*m Falconi (1999), um produto ou serviç* de qualidade é *q*el* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> atende perfe*ta*ente, de fo*ma *onfiável, aces*ível, **g**a e no tempo certo, às necessi*ades </line>
<line> dos client*s. Em outras palavras, segundo o a*to*, trata-se *aquele que possui um projeto </line>
</par>
<par>
<line> per*eito, se* def*itos, a u* *ust* acessív*l, *ue gara*ta * seg*rança </line>
<line> do cl*ente e s*j* </line>
</par>
<par>
<line> en*reg*e no prazo, local e *uantidade adeq*ados às exigências dos cli*n*es. A *ualida*e de </line>
</par>
<par>
<line> *m pro*uto pode *er julga*a *e diferentes formas e por difere*te* p*sso*s; aspectos </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a P*, v. *8, n. *, art. *, p. 14*-*63, *ai. 2021 ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Pe**oto </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> sa*or, apresentaç*o do ***duto, aro*a e *arca, são levados em </line>
<line> *onside*ação, confo*me </line>
</par>
<par>
<line> C*iav*na*o (1991). </line>
</par>
<par>
<line> S*gund* Silva (2013), toda ge*tão é uma "atitude" </line>
<line> de a*minist*ação </line>
<line> v*ltada ao </line>
</par>
<par>
<line> estudo do ris*o, qualquer que seja o procedi*ento estu*ado. Ainda de acord* com o referid* </line>
<line> aut*r, co* rel*ção à "quali**de", nesse caso a *nálise do risco está bas*ada no proc**ime*to </line>
<line> ou no r*sultado do *ro*edimen*o esper*do. O autor supracita*o afirma, ainda, q*e Gest*o ** </line>
</par>
<par>
<line> Qu*lid*de To**l Total Quality M*nag**ent (TQM) é uma - </line>
<line> estratégia de administr*ção </line>
</par>
<par>
<line> orientada a cri*r consciênc*a de qualid*de, em todos os *r*cessos or*aniz**ionai*. </line>
<line> P*ra Mag*i (2009), Sistema de Gestão *a *u****ade e*volve todos os proc*diment*s </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizados por uma </line>
<line> or*aniz*ç*o, grande ou pequena, para g*re*ciar sua* at**ida*es. Dando </line>
</par>
<par>
<line> ênfase à </line>
<line> questã* da qu*l*dade dos </line>
<line> empreendime*tos </line>
<line> vo*tado* para a comen*a*id**e, par* </line>
</par>
<par>
<line> Cho* et al. (2003), o ato de comer e beber junto tr*duz u* momento sing*lar e a *enda de </line>
<line> bebida* *ev* grande import*ncia para a indú*tria dos serviços de alimen*ação, **ndo </line>
<line> observados assim, os padr*e* de c*nsumo, *anto por parte dos estab*leciment*s, quanto </line>
<line> pelos clie**es que irão *valiar a qualidade do estabelecimen*o. </line>
<line> No setor da alimentação, o *ontato do serviço com o c*iente externo refere-s* ao </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto, no qual as *a*o*** int*raç*es entre </line>
<line> *mbos podem ser feitas, os desejos e </line>
</par>
<par>
<line> preferências s*o e*postos de maneira mais *xp*ícita e reverberados de form* *ositiv* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *e*ativa, *e*ini*do </line>
<line> em essênci* * percepçã* mais fo*te do co*su*idor sobre o se*viço </line>
</par>
<par>
<line> realizado e a sua sa*isfaç*o p*ssoal. Logo, segun*o Schmen*e* (1995), o *liente define s*a </line>
<line> preferência pelos serviços. Confor*e Yük*el e Y*ksel (2*02), s*o levados em *onsider*çã* </line>
<line> nove dimensões no pr*cesso de seleção do resta*ran**, por parte do *ons*mido*. </line>
<line> No *u* c*nce*n* às dimensões *a qualidade d* *etor, a*nda ** acordo com Y*ksel e </line>
<line> Yük*el (2002), foram en*ontrad*s as di*ensões: qualidade de serviç*s, **alidade d* </line>
</par>
<par>
<line> produ*o, divers*dade *o *ardápio, higiene, conveniênc*a e ***alização, barulho, te*po </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> serviço, </line>
<line> preço e *a*or, facil*dades e *tmosf*r*. *ar* Téboul (1*99), a mel*or forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> me*iar a ***lidade *o serviço </line>
<line> prestado * conhece* a percepção que *lient* t** do que o </line>
</par>
<par>
<line> você faz, o* do val*r *ue ele lhe conce*e. A aval*ação feit* pelo cliente dura*te ou após se </line>
<line> dá através da co*paração entre o que ele espe*ava e o que ele pe*cebeu d* serviç* pre*tado, </line>
<line> segundo G*anes* e *orrêa (19*6). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, *rt. 9, p. 14*-163, m*i. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propost* de Imp*antação *a F*rramenta 5s em uma Empr*sa do Set*r Ali*e*tício na *egião *o Al*o Paranaíba 151 </line>
<line> 2.2 Ferr*m*nt*s da quali*ade n* setor *e restaurantes e na produ*ão *e refeições </line>
</par>
<par>
<line> *o*es (20*7) afirm* qu* as e*presas que buscam m*lhoria a </line>
<line> contínua *e seus </line>
</par>
<par>
<line> process*s produtivos e ad*tam a satisfaç*o *e seus clientes *omo meta pri*cip*l, garantem </line>
</par>
<par>
<line> *ais e**aço no mercado. Cada empre*a, não impor*a o seu </line>
<line> **rte o* sua </line>
<line> história, s*gundo </line>
</par>
<par>
<line> Pinto (20*3), deve ter um programa abrangente *ara desenvolve* e melhorar o desempenho. </line>
<line> O TQM, sugerido pelo me**o au**r, é um processo para se c*ia* *m amb*ente, no qual </line>
</par>
<par>
<line> gerência e clientes internos se esforçam para </line>
<line> produzir *ma *u*lid*de que está sen*o </line>
</par>
<par>
<line> *onstante*ent* melhorada para, assim, alcançar al*os padrões possíveis da quali*ade, em </line>
<line> *e*v*ços e produ*os, *entro da organizaç*o. </line>
<line> Cada organ**ação pos*u* um fluxo de *roce**os que se repete diar*a*ente, para </line>
<line> Lopes (2017), é nec*ssá*io ter esses processos bem *apea*os e pad*onizad*s dentro de toda </line>
<line> organização, para que seja possível planejar a forma m*is eficiente de se r*alizar *s t*refas, </line>
<line> *e**lt*ndo *ssim em um produto final mais segu*o e es*ável. Um mét*do s*mp*e* e eficaz é o </line>
<line> 5S, método que, de ac*rdo *h*ur*sia (2**6), p*ssui aplicaç*o sim**es e env*lve sens* </line>
<line> co*um, foc*do em promover e manter *l** qualidade no ser*iço * limpeza. Se*undo Yadav </line>
</par>
<par>
<line> et al. </line>
<line> (2011), 5S é o </line>
<line> *om*ço *e uma vida </line>
<line> produtiva pa*a todos, e é *m princípi* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria da produtivida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Atu*lment*, par* Kendangamuw* (*015), a ado*ão </line>
<line> d* 5S como porta d* </line>
<line> entrada </line>
</par>
<par>
<line> para a m*lhoria da qua*idade é *em aceit* *or muitas *rganizações. Rose (20*1) afi*ma *u* </line>
</par>
<par>
<line> o 5S é *ma *erramenta muito </line>
<line> p*derosa, **ssív*l </line>
<line> de imp**ntar, </line>
<line> de baixo in*es*ime*to, *ue </line>
</par>
<par>
<line> me*hor* o de*empenho o*gan*zacional </line>
<line> nos a*pec*os </line>
<line> de oportuni*ad*s econômicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*stentabi*idade ambien*a*, que incluem </line>
<line> os </line>
<line> *enefícios </line>
<line> de </line>
<line> quali*ade, pr*dutividade, </line>
</par>
<par>
<line> seg*rança, custo, ambient* *e traba*ho e r**ução de res*duos. </line>
<line> *ara *opes (2*17), a qualid*de d* sis*ema de produção de um* e*pre*a po** ser </line>
</par>
<par>
<line> a*al*ada </line>
<line> *dotando-se *s no*mas de**ritas *as Normas IS*. Ao ado*ar a I*O **01 como </line>
</par>
<par>
<line> forma </line>
<line> de g***ão, a e*presa est* *arantindo *ara o cliente a segu*ança n* </line>
<line> ho*a *a compr*, </line>
</par>
<par>
<line> c**tribuind* para que h*ja uma maio* facilidade de fidelização d*les (AB*T, 2000). Sen** </line>
</par>
<par>
<line> assim, * </line>
<line> ad*ção de um sistema de *estã* de qu*lidade é uma </line>
<line> d*ci*ão estratégica de *ma </line>
</par>
<par>
<line> organização qu* *usca autoafirmaçã* da quali*ade de *eu gerenc*amento (ABNT, 201*). </line>
<line> Além destas fer**mentas, Carpin*tti (2*1*) *fir*a *u* *xis*em o***as, como é o </line>
<line> caso do *iagrama de relações, ess* *iagrama objeti*a determinar *elações d* causal*dade </line>
</par>
<par>
<line> entre d*ferentes fatores, consti*uindo-se </line>
<line> de um **pa de relações de causa * efeito </line>
<line> entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> efeito ind*sej**el em es*udo e as </line>
<line> suas causas f*ndamentais é normalmen*e usada para e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresin* PI, v. 18, n. 5, art. 9, p. 1*6-**3, mai. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. H. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Peixoto </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> levantament* d* possíveis caus*s-raízes de um **o*le*a, na f**e de análise de um proc*ss* </line>
<line> de melhoria. </line>
<line> 2.3 Contextual*zaçã* do setor ter*iário d* r*staurantes e produção de refe*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> Segundo a As*oc*a*ão Brasil*ira de Bares e **staur**t*s - Abrasel, em 2*08 </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil possuía um mil*ã* </line>
<line> de b*res e r**taurantes em todos os municípi*s br*silei*os, </line>
</par>
<par>
<line> ge*ando c** i*so, seis milhões de empregos no país (ABR*S*L, 2012). O nú*ero de </line>
<line> *s*abeleci*e*tos do seg*ento, bares e *estauran*es, é propo*cional ao cresciment* </line>
<line> pop****ional e e*onômico soci*l, so*re*udo pelo fato de a alim*ntaçã* *uprir as </line>
</par>
<par>
<line> necessidades mais b*sicas e fisiológicas </line>
<line> dos **divídu*s, confo**e *s*abelece Masl*w </line>
</par>
<par>
<line> (1954), ao *lassi*i*ar * h*erarqui* *as necessidade* hu*anas. </line>
<line> Est*dos indicam que o setor de ser*iço* cresc* e* qu*se todas as econo*i*s </line>
</par>
<par>
<line> mundiais, *obretudo em p**ses </line>
<line> des*nvolvid** *m desenvolvi*e**o. O s**or d* serviços, e </line>
</par>
<par>
<line> em 200*, já *orrespondi* quase a dois te*ços do valor do PIB anual no **ndo, ou s*j*, 64% </line>
<line> s*me*te em serviços. O Brasil també* tem se firmado como uma economia *e *erviços; o </line>
<line> *rincipal f*tor que impuls*onou o setor ** serviços na eco*omia mundial tev* in*luên*ias de </line>
<line> políticas governament*i*, mudanças sociais, tendências de negóc*os, ava*ços em tecnolo*i* </line>
<line> *a informação e *a g*obali**ç*o (LOVELOC* et al., 201*). </line>
<line> Conforme d*dos do I**tit*t* Brasileiro d* Geo*ra*ia e Estatística - IB** (2008), as </line>
<line> empresas d* setor de serviço* de alimentaç*o corre*po*diam a aprox*mada*ente 22,7% </line>
<line> entre to*as *s empresas brasileiras, e emp*egavam *erca de 1,2 milhões de pessoas. Segundo </line>
<line> a ABIA (20*9), p*r m*io da Pesquisa Conjuntural da Indústria de *limentos, n* último **o </line>
</par>
<par>
<line> o setor teve </line>
<line> um aumento de </line>
<line> *,88%, *onsiderando o *a*uram*nt* total. Alé* disso, </line>
<line> q*ando </line>
</par>
<par>
<line> compara*o *o período ** jane*ro março, a </line>
<line> d*s anos de 20*8 * 2019, o *lti*o teve um </line>
</par>
<par>
<line> aumento *e aproxima*amente 4,44%, e* rel*ção ao ano anterior. </line>
<line> Alves (2012) afirma que * aum*nto da alimentação fora de casa em regiões ur*anas </line>
<line> cres*e *nualmen*e. *egundo o *BGE, com os res*ltados obt**os pela P*s*uisa *e </line>
</par>
<par>
<line> Orçamentos *amiliares - PO*, o valor m*nsal </line>
<line> que as famílias brasil*iras destinaram </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> a*im*ntação fora de casa s*biu de 2*,1% (P*F 2*02-*003) para 33,1% (POF 2008-2009). </line>
<line> Des*a *or*a, os rest*urantes da sociedade m*der*a es*ã* surgindo par* su*rir o nov* padrão </line>
<line> ** consumo *o* brasileiro*, que em muitas das veze* *ão possuem t*mpo para o prep*ro de </line>
<line> s*as r*feições. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, *. 5, art. 9, *. 146-*63, mai. 2021 www*.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pro**sta *e ***lant*ção *a *erra*enta 5s em uma Empr*sa do S*tor Alimentício na Região do Alto Paranaíba *53 </line>
<line> 3 M*TO*OLOGIA </line>
<line> O trabal*o desen*olvido *ode *er *lassificado como se*do uma *esquisa descritiva </line>
</par>
<par>
<line> de natureza quali-q*antitativa, por se fundamentar *a apu**ção das inconformidades </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> lay*ut da cozinha, com foco no atraso das entregas dos pro*utos e levando </line>
<line> *m cont* as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndiç**s d* tra**lho dos f*ncionári*s, e como o ambiente interfere na qualidade e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> tempo do pro*esso. Segundo **llti* et al. (1965), uma p*squisa descritiva busca retrata* um </line>
<line> fen**eno ou situ*ção e* detal**, espe*ialmente o que está *correndo, per*itindo abranger, </line>
</par>
<par>
<line> com exatidão, ** </line>
<line> *aracteríst**as de um indivíduo, uma situ*ç*o, ou um *rupo, bem *om* </line>
</par>
<par>
<line> desvendar a relação ent*e os eventos. Sendo assim, os tratam*ntos quan*itat**os e </line>
<line> qualitativ*s dos resultados podem ser compl*mentares, e*riquecendo a análi*e e as </line>
<line> discussõe* fi**is (MINAYO, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> * análise do objeto </line>
<line> de e*tudo c*mpre*ndeu u*a empresa do setor alime*t*cio, </line>
</par>
<par>
<line> voltada para a pro*ução de lanches, pizzas, pratos *ei*os, massas di*ersas, p*tiscos e afins, </line>
<line> além d* be**das alcoó*ic*s e não alco*licas *ontendo, dessa forma, um div*r*if*cado m*x d* </line>
<line> produtos em *eu cardápio. Local**ada *a *esorregiã* do T*iângulo Min*iro e Alto </line>
<line> Paranaíba, n* est*do de Minas Ge*ais, a e*p*esa oferece aos seus c*ien*es produtos variados, </line>
</par>
<par>
<line> feitos g*nuin*me*te por el*s, de forma qu* o recorte dest* es*udo *nvolveu a </line>
<line> p*od*ç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> b*irutes de carne. Com isso, de ac*rd* com * Figu*a * foram s*lecionadas *s ferrame*tas e o </line>
<line> es*u*ma a ser seg**do para a metod*logia do projeto. </line>
<line> Fi*ura 1- Etapa* do C**nograma da Metodologia d* Pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*s*na *I, v. 18, n. 5, *r*. 9, p. 1*6-163, mai. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. H. Diorio, J. M. Alm*ida, *, G. M. Peixoto </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> Inicial***te, f*i fei*o um reconhecim*n*o d* processo produtivo do lanche </line>
<line> supracitado, a p*r*ir de coleta de dados e infor*ações relev*ntes, *ara *azer o seu </line>
</par>
<par>
<line> mapeamento. A co*eta de *ados *e deu por *eio </line>
<line> de </line>
<line> *ntrevista* com ** cola*orador*s *, </line>
</par>
<par>
<line> pr*n*ipalm*nte, p*r mei* de observação direta. S**undo G*l (*999), a observa*ão "const*tui </line>
<line> element* fundament*l para a pesquisa", pois é a pa*tir del* que * possíve* delin*ar *s etapas </line>
<line> d* um estudo: formu*ar o problema, constru*r a hi*ótese, d*finir variávei*, coletar dados, etc. </line>
<line> Em segu*da, foi r**liza*a co* o gerente uma ent**vista, com o intuito de verifica* se </line>
</par>
<par>
<line> a em*r*sa coloca em prática con**nto de o </line>
<line> norma* técnicas que estabelecem diretrizes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pad*ões, para a p**posição de um s*st**a de gestão da qua*idade, ou seja, s* a *rg*ni**çã* </line>
<line> está *m co*for*idade c*m a no**a ISO 9000 * t*mb*m com a metodol*gi* est*pulada pelo </line>
<line> T*M. Segundo Mello et al. (2009), * padronizaç*o ISO 9*00 é conheci*a *omo uma *orma </line>
</par>
<par>
<line> genérica de s*s*ema de gestão. De acor*o * Associ*ção Brasi*eira de No*mas T**nic*s </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> A*NT (2*0*), *enérico signific* que a mesma norma p*de ser aplica*a a qual*uer tipo de </line>
<line> **ganização, grande ou peque*a, sej* qual *or o se* prod*to. </line>
<line> Além da ISO 9000, p*d*mos citar tam**m a ISO 9001 *ue *usca garanti* e ot*m*zar </line>
<line> **ocess*s com maior agilidade no desenvo*vimento do pr*duto a *i* d* satisfazer os c*ien**s </line>
</par>
<par>
<line> e *lcançar o sucesso sustentado. A I*O 9001 (2015), </line>
<line> afirm* que com a certif**ação d*sta </line>
</par>
<par>
<line> norma, po*e-s* trazer potenc*ais </line>
<line> b*nefíci*s através da impl*me*tação de um Sis*ema d* </line>
</par>
<par>
<line> *est*o de Qual*dade (SGQ), p*inci**lme*te, a capacidade *e fornecer pro**tos </line>
<line> de form* </line>
</par>
<par>
<line> consistente e serviços que at*ndam a* cl*ente * aos requis*tos *statutário* e regulamen*ares </line>
<line> aplicáveis; f*cilitan*o opor*un**ades para aument*r a **tisf*ção do cliente; **ordando risc*s </line>
</par>
<par>
<line> e oportunidades ass*ciada *o seu con*exto e objet*vos; </line>
<line> a capa*idade de d*monstrar </line>
</par>
<par>
<line> co*form*da*e com * especi*ica**, con*o*me *equisito* do S*Q (SÁ et al, 2020). </line>
<line> *pós essa análise introdutória, foi reali*ado u* levantamento de informações *ue </line>
<line> f***m necessária* para a elaboração de um diagrama de relações, que teve como pr*ncipal </line>
<line> obje*ivo, i*enti*i*ar *s causas que le*am ao probl*ma do a**aso na *repar*ção d* produto, na </line>
<line> cozinha. Segund* Carp*netti (20**), o diagrama de relaçõe* é nor*almente ut*li*ado para o </line>
<line> levantamen*o de possívei* cau*as-ra*zes de um problema *a *ase de análise de um pr*cess* </line>
<line> de melhoria. *sta ferramen** pode ser utilizada como al**rna*iva, ou comp*eme*to ao </line>
<line> dia*rama de Ish*kawa, pois as re*a*ões de c*us* e efeito podem *er e*id*n*ia*as de forma </line>
<line> *inda mais *la*a. </line>
<line> Po* fim, em *ir*u*e de todos os métodos e práticas infor*ad** e re*l*zadas </line>
</par>
<par>
<line> anteriorm*nte, foi de*envolv*da uma proposta de melhorias </line>
<line> ao proprietári* de implantação </line>
</par>
<par>
<line> da f*rramenta 5S na emp*esa, uma vez *u* ess* m*todologia deix* *lar* qu* a co*vivência </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, *. *8, n. 5, art. *, *. 1*6-163, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de I**lantação d* Ferr*menta 5* em uma Empresa *o Setor Al*me*tíc** na Regiã* do Alto P**anaíba 155 </line>
<line> dos colaboradore* da empresa com os c*nco sensos, os leva a p*rce*e* de forma *ais efetiva </line>
<line> a sua relevância d**t*o da or*aniz**ão, tornan*o-os p*ças-chave para o ***an*e dos </line>
</par>
<par>
<line> re*ul*ados, i*centivando ta*bém </line>
<line> a **mpreens*o </line>
<line> de </line>
<line> que é preci*o se**ir </line>
<line> r*g*as </line>
<line> e *er </line>
</par>
<par>
<line> disciplinado, mesmo quando não *e es*á s*nd* cobrad*. </line>
</par>
<par>
<line> *e **o*do com Gomes (1998), * uso do 5S como sus*e***ç*o *ara os </line>
<line> p*ocesso* </line>
</par>
<par>
<line> produtivos, tem sid* de grande val*a, i*so </line>
<line> porque o 5S tende a moldar a org*nização, </line>
</par>
<par>
<line> gerando um a*biente favoráv*l *ar* a realização *os processos, cons*guindo o eng*jamen*o </line>
<line> de todos ** busca pela qua*i*ade e *sta*elecendo a **s*a em busca da *ua "excelên*ia". </line>
<line> 4 *E*UL*ADOS E DIS**SSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a a imple*en*ação da metod*logia 5S </line>
<line> *a em*res*, em </line>
<line> um pri*eiro momento </line>
</par>
<par>
<line> foram </line>
<line> apres*ntados ao p*oprietário e *os *uncion*rios, o conceit* da met*dolog*a s*a e </line>
</par>
<par>
<line> *tilid*de. Poste**ormente, * partir de re*isão bibliográfica, que*ti*nário ap*icado *o gest*r e </line>
<line> r*teiro de e*tre*istas com o* fun*ioná*i*s, fo*a* *ax*dos o* p**tos *ríticos p**a o *ontrole </line>
<line> de qualidad* n* produçã* *o lanc*e beir**e. Mediante os dados r*colhidos f*i possível </line>
<line> *dentificar que * mão-**-obra é uma restrição à qualidade do p*od**o final, a qual po*sui </line>
<line> in*meras ca*acterístic*s que podem ser melhorada* *o* a metodol*gia proposta. </line>
<line> *om o objetivo d* anali*ar as práticas do TQM * da ISO 9*0*, que *ão realizadas na </line>
<line> empres*, pod*-se no*ar que es*a enx*rga *omo "q*alidade" o atendi*ento de padrõe* de bo* </line>
<line> conduta, por u* m*nua* já existente. *o c*so do Beirute, qu* é um do* *r**os mais pedidos </line>
<line> no l*cal, para que seja f*ito e *ervi*o com qualidade, ele dev* segu*r os ingredientes, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rme conta </line>
<line> no card*p*o, estando t*dos *resco*, lim*os, com a d*vida temp*ratura, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aparênci* desejada, além de ser fei*o em u* </line>
<line> local limpo e are*ado. Porém, é possível </line>
</par>
<par>
<line> *erceber que * v*são da e*pres* não está *omple*amente </line>
<line> alinh*da com </line>
<line> a* TQM, ou à </line>
</par>
<par>
<line> I*O9000, visto que es*á lig*da ape*as ao atendiment* das especific**ões ligadas à visã* do </line>
<line> cliente, da cozinha p*ra fo*a. </line>
<line> Po*e-se citar também que, apesar de haver uma padronização das especif*cações </line>
</par>
<par>
<line> *cerca de *o*o deve ser </line>
<line> realizado o pr*to, *onform* a recei*a e os i*g*edient** do </line>
<line> t i po </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> bei*ute escol*i*o, não exi*te nenhuma uti*ização de ferramenta d* *on*ro*e da qualidade, ** </line>
<line> de indicadore*. A empre*a nã* se util*za de ferramentas estatí*tic*s par* a*alia* o *ív*l de </line>
<line> desperdíci* do seu processo produtiv*, * qu* vai contr* os pri*cíp*os do TQM. Em rel*ção à </line>
</par>
<par>
<line> p*eocupa*ão c*m cli*nte, a o </line>
<line> empre*a s* propõe a p*op*rcionar *elhor ex*eriên*ia, m*s a </line>
</par>
<par>
<line> por outro *ado, * núme*o *e reclamações de atrasos, ou dem*ra do pedido, é recorre*te. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 5, art. 9, p. 146-163, mai. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. H. Diorio, J. M. Almei*a, M, G. M. Peixoto </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> E*b*ra ocorram at*as*s, o restauran*e v*loriza muito * o*in*ão d*s **ie*tes em </line>
<line> r*laçã* aos pratos, sendo abertos para *ee*backs, bem *om* buscam tomar ações ***e**as </line>
<line> ne*s* retorn*, o q*e está *linh*do a um dos pri**íp*os ** TQ*. Caso algum cl*ente *el*te </line>
<line> um p*oblema com o pedido, e*e é imedia*amente refeit*, de acordo com as es*ecifica*ões </line>
<line> *est*. </line>
<line> Entretanto, a empresa não possui metas, *u tolerâncias mínimas, com relaç*o aos </line>
</par>
<par>
<line> *e*eitos </line>
<line> de pro*ução, ou </line>
<line> *ara </line>
<line> di*inui* retrabalh*, * que o </line>
<line> indica falha no p*anejamento </line>
</par>
<par>
<line> es*ratégic* ou um gargalo entre *s setores </line>
<line> da </line>
<line> empresa. Como por *xemplo, a *o*m* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pedid* é an*tado * como este é p*ssado até *h*gar à cozinha para *er preparado, *essa f*rma </line>
<line> indo contra * SGQ e n*o s*g*in*o a p**r**ização da ISO 90*1, como citado an*eriorm*nte, </line>
</par>
<par>
<line> busc*n** uma produção </line>
<line> otimizada, t*ndo </line>
<line> uma maior </line>
<line> agilidade *o dese*vo*vimento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> produto em busca da satisfação do cliente </line>
<line> Em re*a*ão à gestã* de p*sso*s, o loc*l *os*ui uma a*ta rotatividade, prejud*can*o a </line>
<line> mo**vação dos f*ncio*ári*s ex*stentes, além d* ter que se treinar u* f*ncionário novo a todo </line>
</par>
<par>
<line> momen*o, atrapalha*do o rend*m**to </line>
<line> e an*amen*o da o </line>
<line> empresa. Sobre *s for**cedores, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **colha é base*da n*s produtos </line>
<line> o*erecidos pelos mer*ados da região, e no preço, </line>
<line> p*rém </line>
</par>
<par>
<line> alguns ingredi*n*es têm os seus fornecedor*s fixos. Ocorre t*mbém * ten*ativa d* manter um </line>
</par>
<par>
<line> relac*onamento de longo prazo co* *s *e*m*s, visto que a *egiã* </line>
<line> **de o r*stauran*e está </line>
</par>
<par>
<line> i*serid* não a*rang* u*a </line>
<line> va*ta </line>
<line> g*ma </line>
<line> de </line>
<line> concorrentes em relação aos f**necedores, </line>
</par>
<par>
<line> aumentando as**m, a confiança na qualidade dos produtos adquiridos. </line>
<line> Embora *ã* haj* um controle de demanda fixo, a e*presa busca *stip*lar es*a, e* </line>
</par>
<par>
<line> *elação * demanda* pas*ada*, para </line>
<line> que nã* </line>
<line> oc*rra falta de ne**um tipo de ingre*iente. O </line>
</par>
<par>
<line> restaurante não conta co* uma manut*nção preventiva de máq*inas *q***amentos, além e </line>
</par>
<par>
<line> de mu*tas veze*, se </line>
<line> utili*ar um mesm* eq*ipament* sem i*tervalos de tem*o e, </line>
<line> caso esse </line>
</par>
<par>
<line> apresente a*gum de*eito, nã* po*su*m um eq*ipam*nto re*erva, como é o caso, *or exemplo </line>
</par>
<par>
<line> *o *icro-ondas, sendo fu**ão do próprio funcionário observar e **ert*r </line>
<line> caso ocor*a a**um </line>
</par>
<par>
<line> problema c*m os equ**amentos. </line>
</par>
<par>
<line> O processo de prep*r**ão do reco*te escolh*do encontr*-s* representado na Figura 2. </line>
<line> Primeiramen*e, se não houver batata fri*a pro*ta, coloc*-** a por*ão para fritar, pois, </line>
<line> segundo o* funci*nários, o tempo de preparo do Beirute * concordante ao tempo *ue a bata** </line>
</par>
<par>
<line> leva para ficar </line>
<line> pron*a. Então, se p*ga * pão já cortado, pois todos os pães são </line>
<line> co*t**os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sepa*ados em *r**os d* 5 unidades, *om o i*tuito de agilizar a montagem. *m seguid*, se </line>
<line> **ss* o catu*iry em uma metade do pão e, por c*ma, coloca-s* *lf*ce e três *atias de tomat*, </line>
<line> quand* en*ão o bife d* f*ango, ou o f*l* d* boi, é coloc*do na chapa para fritar, **sim *omo o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, *rt. 9, p. 146-16*, *a*. 202* *w*4.fsa*et.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Implant*ção da Ferr*men*a *s em uma Em*resa *o Setor Alim*ntício na *egião do Alt* Pa*anaíba 157 </line>
</par>
<par>
<line> queijo com a cebo*a picada ** cima, para que o </line>
<line> *u*ijo derreta. Assim, une-s* o queijo ** </line>
</par>
<par>
<line> pão e, do mesmo mo*o, quando o filé de frango ou de carne *ncontra-s* pront*, *ste tamb*m </line>
<line> é colo*ado n* p**. </line>
<line> Figura 2 - Process* de mo*tag*m do *anche beiru*e </line>
</par>
<par>
<line> * d*agrama de relações, *ostra** n* Figura 3, foi elaborado buscando-se entender </line>
<line> as caus*s desse pro*lem* principal, foca*d*-se e**ec*a*mente *o objeto de estudo escolhi*o, </line>
<line> o beirute. </line>
<line> Figura 3 - Diagrama de *elaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> A partir *a* *i*it*s, *ã* foi difícil notar a conf**ão d*s cozi*heiras n* hora de faz*r </line>
</par>
<par>
<line> o pedi*o e, com *ais cuidado, fo* observado o </line>
<line> que poderia g*rar este *roble*a na área </line>
</par>
<par>
<line> produtiv* do estabelec*mento. *o*ou-se q*e nã* ** uma divisão de *arefas entr* os </line>
<line> cozinhe*ros, portanto quando *m pedido *hega, a pe*soa que estiver me*os sobrecarregada </line>
<line> fica *nca*regada de rea*izá-l*. </line>
<line> Além diss*, ou*ro *on*o relevante nesse contexto *oi a dif*culdade qu* eles têm *e </line>
<line> encontrar * identifica* os materiais necessár*os para determi*ada a*ividade e, a*é mesmo, as </line>
</par>
<par>
<line> mat*rias p*imas. *sso ocorre **rque h* excesso de *mbalage*s n* *mbient*, </line>
<line> os alime*tos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, *. *, art. 9, p. 146-163, mai. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. H. Dior*o, J. M. A*meida, M, *. M. Peixot* </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> par*ci**s não </line>
<line> p*ssuem qualqu*r *de*ti**cação, para tipos de qu*ij*s, por exe*plo, e iss* </line>
</par>
<par>
<line> acaba </line>
<line> ger*ndo uma co*fusão possível erro. Outro principal moti*o para es** confusão e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> que nã* ex*ste um luga* específ*co para *uard*r todos os objet*s, ma**riai*, emb*la*ens e ** </line>
<line> matérias primas, port**to elas ficam espalhad*s no ambie*te, ca**ando *lvoroç* * per*a de </line>
<line> tempo. </line>
<line> Em outro context*, *iu-se que os funci*nár*os s*o ex*ostos a condições </line>
<line> questionáveis de *rabalho, o l**al não possu* circu**çã* co***ta, não há pr*sen*a de janela e, </line>
</par>
<par>
<line> pelo </line>
<line> co*s*ante uso do fogão, a te**era*ura </line>
<line> a**iente *e torna *l*vada. Além disso, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cozinhei**s nã* usam a vestimenta correta, o que pod* *mp*ic*r acid*ntes, *i*to * *onstante </line>
<line> *so *e ól*os e ma*ej* de objeto* q*entes, *o loc*l. </line>
<line> Outro proble** que ficou *laro foi o a*úmulo de su*eira no chão e, *rincip*lmente, </line>
<line> na pia; n*o e*ist* um funcionário encarr*gado da orga**zação desta, po* **so a louça suja é </line>
<line> acu*ulada, at* que alguém int**rompe o se*v*ç* e *ai lava*. I*so acar*e*a em um *mbie*te </line>
<line> desorganizado, *ue p**e acab*r afetando a p*odutividade dos cozinheiros, *lém do tempo </line>
</par>
<par>
<line> que será </line>
<line> per*id* quando for necessár*o parar o **rviç*, *ara lavar um u*ensílio q*e </line>
<line> se*ia </line>
</par>
<par>
<line> prec*so naquela at*vid*de. A p**t*r dos pro*edi*ento* levantados an*eriormente foi possível </line>
<line> ide*tif*car a*guns re*ultados que pod*m ser apli*ados e* cada um dos * sensos. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Se**o d* U*iliz*ção </line>
<line> De aco*d* com *arpi*etti (201*), e*te sen*o te* por objetivo a retirad* de exces*os </line>
</par>
<par>
<line> de matérias e obj*tos do amb*e*te de trabalho, </line>
<line> os **ais *ão s*o utilizad*s pe*os </line>
</par>
<par>
<line> tra*alhadores, além d*sso, auxilia na identificação d* objetos, materiai* e utensílios que serão </line>
<line> utilizados como uma escal* de ne*essida*e. Recomenda-s* à e*presa a retirada do *xcess* </line>
</par>
<par>
<line> de embalagens dispost** em ci*a dos fornos e </line>
<line> ge*adeiras, a fim d* </line>
<line> e*itar ac*dentes </line>
</par>
<par>
<line> envolvend* que*as de objetos sobr* os trab*lhadores, como também </line>
<line> evitar o </line>
<line> depó*ito de </line>
</par>
<par>
<line> embala***s vazias, q*e di*icultam a de*ecção </line>
<line> dos objetos pr*c**ados, </line>
<line> no *ecorr** do </line>
</par>
<par>
<line> exped*ente. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Sen*o de O**ena*ão </line>
<line> Neste s*ns*, *egundo Silva (2004), são *efin*dos o local correto e o* </line>
<line> critéri*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> est*cag*m, guardar ou dispor m**er*ais, ferramentas, utensílios, informações e dados, a fim </line>
<line> de manusea*, de forma facil*tada, assim como otimiz*r a procura * a localização d* qua*qu*r </line>
<line> item. É suge*ido que os alimentos fiquem dispostos seguind* uma ordem de utilização, como </line>
</par>
<par>
<line> deixa* *odos os temper** jun**s e* um mesm* espaço, a matéria- *ri*a uti**za*a para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres**a, v. 18, *. 5, ar*. 9, *. 1*6-16*, ma*. 2021 w*w4.*s*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Implantaç*o da Ferrame*ta 5s em *ma Empresa d* Setor Ali*entício na Região do Alto Par*na*ba 159 </line>
<line> preparo *o be*rut* s*pa**da da mat*ri*- prima das *izzas, a*ém de dei*ar todos os al*mentos </line>
<line> s*parados *a* embalagens d*stinadas ao ser*iço de **livery, a fi* de evit*r contaminações e </line>
<line> demora n* l*c*lizaçã* dos mater*ais necessários pa** a e*ecuçã* de *e*erminado pedido. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Se*so de L**peza </line>
<line> *st* senso c*nsiste em fa*er a **mpeza </line>
<line> do local e id*ntificar as f*ntes *e su**ira, </line>
</par>
<par>
<line> para evi*á-las fut*r*me*te e, trat*nd*-s* de um am*iente de *roduçã* ali*entíci*, evita-se </line>
<line> também o aparecimento de *nse*os e animai*. Ao se *li*i*ar a suj*i*a n* seto* de tra*alho, </line>
<line> passa-se uma boa impressão do ambiente e, consequenteme*t*, vincu*a aos col*boradores e </line>
<line> *os clien*es, um sentimento de satisfaçã*, *rente a* ambien*e limpo da e***e*a (VANTI, </line>
<line> *999). No ambie*te est*dado, foi obser*ado o acúm*lo de louças sujas esp*lhadas po* t*do </line>
</par>
<par>
<line> o ambiente, </line>
<line> assim como b*ldes </line>
<line> com su*eira* e gorduras, além de pontos *e suj*ira </line>
</par>
<par>
<line> *cu*ulados no chão. Os funcionários da cozinha, </line>
<line> *or serem ** re*ponsáveis tanto *ela </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução do al*mento </line>
<line> *u*nto pela limpeza, nã* poss*em tempo *ábil *ara *anutenção a </line>
</par>
<par>
<line> de**a ao *on*o da *oite. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *enso *e S*úde </line>
<line> *ste s*nso denota a preocupa**o com a saúde do trabal*ador, e* níve* físico, </line>
</par>
<par>
<line> men**l e emoci*nal. *i**ific*, ainda, a ma*u*e**ão de u* ambi**te n*o ag*essivo e livre de </line>
<line> *gentes po*uentes */o* contam*nan*es, mante*d* boas condiç**s sanitár*a*, se*und* Tavares </line>
</par>
<par>
<line> (2004). Em relação ao </line>
<line> am*i*nt* es*udado, *ecomend*-se o *so de vestuário a*equado, </line>
</par>
<par>
<line> p*ezando-s* pela </line>
<line> integri*ade </line>
<line> f*si*a do funcionário *ue está exposto a </line>
<line> a**as t*mperaturas, </line>
</par>
<par>
<line> propenso a resp*ng** </line>
<line> de ól*o quente, risco de cortes, a*ém d* *rezar e </line>
<line> pela integ*idade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> aliment* manuseado, evi*ando-se ass*m </line>
<line> poss*vel co**aminação *o mesmo. Além dis*o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> s*gerido qu* haj* *aio* *irculação de ar, um* vez que * sis*ema de ex*ustão *a *hapa nã* </line>
<line> ***nde nem mesmo a *emanda d* tal. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *e*so da Au**disci*lina </line>
<line> De a*ordo com Costa e Rosa (2002), esse senso signi*ica o ap*rfe*ço**e*to de ideias </line>
</par>
<par>
<line> difere*t*s, fazendo com que os colaboradores façam seus trabalhos diários, melho*ando *a*a </line>
<line> *ez mais * *e*acionam*nt* en*r* e*tes. É impor*ante, também, estimular os funcionários a se </line>
</par>
<par>
<line> senti*em resp*n*áveis pelos processos, d* maneira que p*ssa* *a* sugestões, * fim </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> melhorar o p**cess*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, *. *8, *. 5, *rt. 9, p. *46-163, mai. 2021 www*.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. H. D*orio, J. M. A*meida, M, *. M. Peixoto </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> Frent* a isto, su*ere-se que o gestor acompanhe, d* form* mais rotinei*a, * </line>
</par>
<par>
<line> *uncio*amento da cozinh*, buscando-se d*tectar se o trabalho está *end* feito como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> prev*ame*te *efinido *o manual de proc*ssos, uma v*z q*e ex*ste grand* ro*at*vidade neste </line>
<line> cargo e os *rod*tos, p*r conse*u*ncia, podem sofrer alteraç*es em sua *ua*idad* f*nal. </line>
<line> Além de pass*r a existi* uma cobrança n* que d*z respeito à vestime*ta dos colabor*dores. </line>
<line> 5 CONC*USÕES </line>
<line> N*ste trabalho, tor*ou-se po*síve* analisa* o p*oces*o de produção ** *anche </line>
</par>
<par>
<line> Beiru*e, em um* empres* do setor de *rodução de alimento* e ide*tifi**r </line>
<line> gargalo* na su* </line>
</par>
<par>
<line> produção, mediante o uso *e fe*ramentas *a *ualid*de. A *o*in*a do </line>
<line> es*abelecimento fo* </line>
</par>
<par>
<line> e*plorada, a partir d* obser*ações diretas, mapeamen*o do *rocesso d* produ*ão do la*che </line>
<line> Beirut*, elaboraç*o de uma ma*riz de relaçõ*s para a demora na entrega do *edido e u*o d* </line>
<line> metodologia *S. </line>
<line> Sendo assim, d* acordo com os dados apresentados e levando em co*sideração as </line>
<line> entrevistas *ealizadas, pode-se conclu*r que é necessária a reali*ação de um plan* d* gestão </line>
<line> visa*d* * satisfação do client* e a melho*ia contínua. Para *s*o, é i**ortante *ue a *mpresa </line>
</par>
<par>
<line> b*sque por certifica*ões, concentr*nd* seu* *sfo*ç*s </line>
<line> *a ***lização de fe**ament*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade. Al*m disso, * </line>
<line> indi*ada a impla*t*çã* *o* cinco sen*os na roti*a *a *mpre*a, </line>
</par>
<par>
<line> vis*o q*e essa *rática *esul**rá n*ma maior produtiv**a*e, m**hores condi*õe* de t**ba**o </line>
<line> para os colabo*adores e dimi*u*çã* de de*pe*díc*os. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> das in*ústrias de </line>
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<line> *) *nálise e interpre*ação dos dados. </line>
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<line> *) e*abo*açã* d* rasc*nho ou na revisão crí*i*a do c*nt*údo. </line>
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<line> 4) parti*ipação na ap*ovação da v*rsão final do manus*rit*. </line>
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