<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 9, p. 146-163, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.5.9
</line>
</par><par>
<line>
Pr*posta de Implantação da Ferrame*t* 5s em uma E*pr*sa do S**or Alimentíci* *a Região do
</line>
<line>
A*to Paranaíb*
</line>
<line>
Prop*s*l to Imple*ent the 5s Too* *n a Fo*d Sector C*mpa*y in th* A*to Para*aíba Region
</line>
</par><par>
<line>
Aline Ho*ke* Diorio
</line>
<line>
Graduaç** *m Engenha*ia de Produção p*la Univer*idade Feder*l de Viçosa
</line>
<line>
E-mail: *li*e.diorio@ufv.br
</line>
<line>
J*lia Makra*is *lmeida
</line>
<line>
G**duação *m E*genharia de *r**ução pel* Universidade Fe*e*al de Viço*a
</line>
<line>
E-mail: juli*.makrakis@ufv.br
</line>
<line>
Ma*ia G*briela Mendo*ça P*ix*to
</line>
<line>
Do*torado em *ng*n*aria de Pr*duç*o pela Escola d* Engenharia de São Carlos
</line>
<line>
Profe*sor Adjunto II e *o*r*e*ad*ra da *niv**sidade Federal d* V*çosa
</line>
<line>
*-mail: mgabr*ela@ufv.b*
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Aline Hosken Dior*o
</line>
<line>
Edit*r-*hefe: Dr. To**y *erl*y de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Peter
</line>
<line>
**nry
</line>
<line>
Rolf*,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Camp*s
</line>
<line>
Univers*tári*,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Viçosa - M*, 36570-*00. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: Jú*ia Makrakis Al*eid*
</line>
<line>
A*tigo recebido em 21/0*/2*21. Últi*a
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
*v. Pete*
</line>
<line>
Henry
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
*niver**tário,
</line>
<line>
recebida em 12/03/20*1. Aprova*o em 13/03/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Viçosa - MG, 36*70-900. *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Maria G*bri*l* Men*onça Peixoto
</line>
<line>
*valiado pelo sistema *riple Rev*ew: D*s* Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Peter
</line>
<line>
Henry
</line>
<line>
Rolf*,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
U*iv**sitári*,
</line>
<line>
pelo E*itor-C*e*e; e b) D*uble Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*iço*a - MG, 36570-900. Br*sil.
</line>
<line>
(avaliação ce*a **r d*is avalia*ores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
*evi*ão: Gramatic*l, Normativ*
</line>
<line>
e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de I*pl*nt*ção da Ferramenta 5s em uma Em*resa d* Set*r Alimentício na Região do *lto Parana*ba 1*7
</line>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
A *ida moderna tem construído um *itmo acel**ado no cotidiano da população, * q** te*
</line>
<line>
levado à **dan*as *e **bitos, em e*pecia*, do hábit* alimentar. N*s*e conte*to, a população
</line>
</par><par>
<line>
vem dando m*i*
</line>
<line>
a*enção à alim*ntação fora do l*r *, *o*o **nsequência, b*sca pela a
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e t*mbém *umentou *ignifica*ivamen*e. Diante disso,
</line>
<line>
o objetivo principal
</line>
<line>
de**e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho foi i*entificar característi*a* de quali*ade e apli*a* f*rramentas de qualidade em uma
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa d* s*tor
</line>
<line>
alimentício na r*gião do *l*o Paranaíba, a fim ajudar n* dim*nuição
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
t*mp* de entrega *e pedidos, e* especi*l *a p**duç*o *o **irute. C*mo r*s**tad*, obs*r*ou-
</line>
</par><par>
<line>
s e *ue é
</line>
<line>
n*cessária a *e**ização *e
</line>
<line>
um
</line>
<line>
pl*no
</line>
<line>
de ge**ã* visando à s*tisfação do cliente e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
me*horia contínua. Para
</line>
<line>
isso, é importa*te que a empres busque por ce*tificações,
</line>
</par><par>
<line>
concentrando seus es*orços *a utilização de ferra*entas de q*ali*ade. Al*m *isso, * indicada
</line>
<line>
a implantaçã* *os c*nco sensos *a rotina da em*resa.
</line>
<line>
Palavras-chaves: Gestão da Qualid**e. 5S. TQM. Setor Alim*ntício.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Mod*rn lif* has built an accel*rated rhythm in the daily life *f the po*ula*ion, which has led
</line>
</par><par>
<line>
to cha*ges in
</line>
<line>
h*bits, espec*ally in eat*ng ha*its. I* this c*ntext, the population h*s been
</line>
</par><par>
<line>
paying more a*te*tion to food o*tside the home and, as * consequenc*, the search for *uality
</line>
<line>
has als* increased signifi**ntly. Therefo*e, this paper a*med to identify quali*y *harac*e*istics
</line>
</par><par>
<line>
and apply
</line>
<line>
qual*ty tools, i* a food sector
</line>
<line>
comp*ny l*c**ed in the Alto Pa*anaíb* region,
</line>
<line>
in
</line>
</par><par>
<line>
*rder to *elp in reducing
</line>
<line>
the ord*r
</line>
<line>
d*l*ver* time, espe*ially in the beir*t
</line>
<line>
p*oduc*ion. As a
</line>
</par><par>
<line>
resu*t, i* was o*served t*at *t is necessary t* *arry out * *anagement pla* a*med at cust*mer
</line>
<line>
*at**faction and cont*n*ous improvement. For this, *t is importa*t that the com*any seek*
</line>
<line>
certifica*io*s, fo*using *ts efforts on *he use *f quality tools. In a*diti*n, t*e im*lementatio*
</line>
<line>
of the f*ve se*s*s in the comp*n*'s r*u*ine i* indicate*.
</line>
<line>
Keywords: *uality *anagemen*. 5S. TQM. Food Sector.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 18, n. 5, a*t. 9, p. 146-163, mai. 2021
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Peixoto
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *ida mo**rn* tem construíd* um ritm* **elera*o no coti*iano da população,
</line>
</par><par>
<line>
*ausa*d*
</line>
<line>
mudanç*s *e h*bit*s, tan*o *limentares, como na vida do indiv*duo,
</line>
</par><par>
<line>
principal**nte aumento da jo*nada de trab*lho, *ificu**a*es de locom*ção, centr*s urbanos
</line>
</par><par>
<line>
cada v*z m*is populosos, principalme*te o *umento *a mão de e
</line>
<line>
obr* feminina. D**sa
</line>
</par><par>
<line>
form*, o número *e refe*ções realizadas fora de casa te* cresc**o constante*ente e, *o**
</line>
</par><par>
<line>
*o*s*quên*i*, aumen*o de restaur*nte*, pr**cipalment* o
</line>
<line>
de self-service (YAMAMOTO,
</line>
</par><par>
<line>
2004). *e a*or*o com Lippel et al. (2002), esse ti*o de serviço *em como foco um públic*
</line>
</par><par>
<line>
c*m
</line>
<line>
t*mpo *u orçament* li*ita*o* *ara realizar a* s*as refeições, e norma*mente
</line>
</par><par>
<line>
encontram-se n*s c*n*ros com*rci*is das cid**es.
</line>
</par><par>
<line>
*o *rasil, esti*a-*e que no setor alim*ntí***, **a
</line>
<line>
em cad* cinco refeições seja
</line>
</par><par>
<line>
r*alizada fora de casa, na Europa, uma em ca** seis, e nos E**, u*a cada d*as. Esses *
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero* m**tram
</line>
<line>
q*e *inda po** haver
</line>
<line>
um gr*nde
</line>
<line>
aumento e desenvo*vimento do* *oc*i*
</line>
</par><par>
<line>
que *ealizam refeiçõe* para cons*mo im*diato no paí*. *stes estabe*ecimentos i*cluem
</line>
<line>
unid*des *e p*o*uç*o de diferentes **p*s e portes entr* s*, *omo res*aura*tes *omerci*is,
</line>
<line>
re**a*rantes de h**éis, la**honetes, cozinhas in*ustria*s, f*st food, en*re outros (ARAÚJ*;
</line>
<line>
CARDOSO, 20*2).
</line>
<line>
De acordo c*m *am * Sha*kar (2004), * nece*sário zelar p**a **tisfaç*o do cliente,
</line>
<line>
o ente*dimen*o e a *ensuração *esse i*d*ca**r pod*m ser considerados fa*ore* críticos para
</line>
<line>
* s*ces*o das **ganizaçõe*, tendo ** vist* *ue menor*s *nd*c*s de satisfação pode* afetar
</line>
</par><par>
<line>
negativa**n*e o ne*óc*o, in*lu*nciando no p*de* de *scolh*
</line>
<line>
do c***umidor. E*
</line>
</par><par>
<line>
restauran*es, a *ualidade pode ser atribuída, a partir de divers*s fat*res como, por exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
as refei*ões oferecidas, segun*o Kawasaki (2007). Emric* (2006) com*lementa que,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qual*da** de refe*ç*es é in*luenci*da por in*me*o* f*tore*, como mat*ria-*r*ma, hi*iene dos
</line>
</par><par>
<line>
utensíl*os,
</line>
<line>
manipulado*es en**lvid** n*s pr**essos, c*m* também * monitoramento d*
</line>
</par><par>
<line>
pa*âme*ro* como *em*eratura e tempo.
</line>
<line>
De acordo com Aku*su (2**5) *s UANs, Unidades *e *limentaç** e Nutrição,
</line>
<line>
deter*inam que a qu*lidade está ass**iada a a*pe*t*s car*cterís*ic*s *o alime*to, qualidade
</line>
<line>
nutr*cional * *ensori**, à seg*rança, qual*d*de higiê*ico- sanitá*ias, ao ate*di*ento, rela*ão
</line>
<line>
forne*edor-*l*e*te e ao pr*ço. Com o cre*cime*to do mercado de alimentação, t*rna-se
</line>
</par><par>
<line>
indis*en*áve* cri*r um
</line>
<line>
difer*ncial *ompe*itivo nas organizações, por meio da *e*horia da
</line>
</par><par>
</page><line>
qual*dade dos process*s e ser**ços o*erecidos, para q*e es*e dife**ncial determine q*ais *rão
</line>
<line>
se c**solidar no m*rcado (AKUT*U, 2005).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n. 5, a*t. 9, p. *4*-*63, mai. 20*1 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*post* de *mpl*ntação da Fer*ame**a 5s *m uma Empresa do *etor Al*ment*cio na *e**ão do Alto Paranaíba 149
</line>
<line>
De acordo com a Asso*iação Bra*ileira d*s Ind*strias da *l*men*ação - ABIA,,
</line>
</par><par>
<line>
*ercebe*-se *os
</line>
<line>
úl**mos *nos uma muda*ça do* há**tos al*m*ntares da
</line>
<line>
*op*lação. Sendo
</line>
</par><par>
<line>
assim, ainda de acordo com a ABIA, o m**c*do alimen*í*io te* sofrido um grande
</line>
<line>
c*escimento pe*ante *o* out**s *etores, gerando **lh*res de emp**g*s e *u*rativid*de p*r* o
</line>
</par><par>
<line>
se*or de *limento*. Atual*ente, a relevância des*e mercado para * economi* brasileira
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*rande, fat* que se re*lete, po* *eio dos números *era*os por esse *egmento, visto qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
faturamen*o atin**do em 2018 foi de R$ 656 bilhões, representando 9,6% de Produ** Inte*no
</line>
<line>
B*asi*eiro - PIB (ABIA, 2019).
</line>
<line>
Diante des*a muda*ça de hábitos, a população tem dado ma*s at*nç*o à a*ime*tação
</line>
</par><par>
<line>
fo*a do lar como cons**uênc** *isso, a p*iorização da **al*dade, e segur*nça e,
</line>
<line>
alimen*ar,
</line>
</par><par>
<line>
aumentaram s*gnificativame*te (DEVIDES; *AFFE*; CATANOZI, 2014). *ntretant*,
</line>
</par><par>
<line>
seg*ndo De Almei*a Louzada (2*12), um cenário co*um
</line>
<line>
encon*rad* no mercado de
</line>
</par><par>
<line>
alimen*os,
</line>
<line>
abra*ge * *al*a de org*ni*ação e
</line>
<line>
higien*, má d*stribuição dos mat**iais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
utensílios, en*re *utras deficiências
</line>
<line>
que *fetam *
</line>
<line>
custo
</line>
<line>
do *ro*uto e o tempo de
</line>
</par><par>
<line>
*ro*ução/atendimento.
</line>
</par><par>
<line>
Frente às vári*s meto*olo*i*s exi**entes, *u* po*em ser impla**adas visando à
</line>
<line>
melhor*a d* qualidade em uma empr*s*, a prática do 5S é uma gr**d* a*iada nest* *ontex*o
</line>
</par><par>
<line>
(DE ALMEIDA LO*ZA*A, 2012).
</line>
<line>
Is*o porque, a f*rram*nta foi desenvolvida com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
intuito de transformar as at*tu*es da* pesso*s * os ambie*te* das organizações (*EBELLO,
</line>
<line>
**05). Assim o objeti*o *rinci*al deste trab*lho foi apl*car fe*ramenta* de qualidade, em
</line>
</par><par>
<line>
um* emp*e*a d* setor alime*t*cio na re*ião do Alto Paranaíba, * fim de
</line>
<line>
ajudar na
</line>
</par><par>
<line>
diminui*ão *o te*po *e entrega d* pedidos.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Gest*o da *ualidade no setor d* re*taurante* e n* produção de refeições
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo c*m Falconi (1999), um produto ou serviç* de qualidade é *q*el*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
atende perfe*ta*ente, de fo*ma *onfiável, aces*ível, **g**a e no tempo certo, às necessi*ades
</line>
<line>
dos client*s. Em outras palavras, segundo o a*to*, trata-se *aquele que possui um projeto
</line>
</par><par>
<line>
per*eito, se* def*itos, a u* *ust* acessív*l, *ue gara*ta * seg*rança
</line>
<line>
do cl*ente e s*j*
</line>
</par><par>
<line>
en*reg*e no prazo, local e *uantidade adeq*ados às exigências dos cli*n*es. A *ualida*e de
</line>
</par><par>
<line>
*m pro*uto pode *er julga*a *e diferentes formas e por difere*te* p*sso*s; aspectos
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a P*, v. *8, n. *, art. *, p. 14*-*63, *ai. 2021 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Pe**oto
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
sa*or, apresentaç*o do ***duto, aro*a e *arca, são levados em
</line>
<line>
*onside*ação, confo*me
</line>
</par><par>
<line>
C*iav*na*o (1991).
</line>
</par><par>
<line>
S*gund* Silva (2013), toda ge*tão é uma "atitude"
</line>
<line>
de a*minist*ação
</line>
<line>
v*ltada ao
</line>
</par><par>
<line>
estudo do ris*o, qualquer que seja o procedi*ento estu*ado. Ainda de acord* com o referid*
</line>
<line>
aut*r, co* rel*ção à "quali**de", nesse caso a *nálise do risco está bas*ada no proc**ime*to
</line>
<line>
ou no r*sultado do *ro*edimen*o esper*do. O autor supracita*o afirma, ainda, q*e Gest*o **
</line>
</par><par>
<line>
Qu*lid*de To**l Total Quality M*nag**ent (TQM) é uma -
</line>
<line>
estratégia de administr*ção
</line>
</par><par>
<line>
orientada a cri*r consciênc*a de qualid*de, em todos os *r*cessos or*aniz**ionai*.
</line>
<line>
P*ra Mag*i (2009), Sistema de Gestão *a *u****ade e*volve todos os proc*diment*s
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizados por uma
</line>
<line>
or*aniz*ç*o, grande ou pequena, para g*re*ciar sua* at**ida*es. Dando
</line>
</par><par>
<line>
ênfase à
</line>
<line>
questã* da qu*l*dade dos
</line>
<line>
empreendime*tos
</line>
<line>
vo*tado* para a comen*a*id**e, par*
</line>
</par><par>
<line>
Cho* et al. (2003), o ato de comer e beber junto tr*duz u* momento sing*lar e a *enda de
</line>
<line>
bebida* *ev* grande import*ncia para a indú*tria dos serviços de alimen*ação, **ndo
</line>
<line>
observados assim, os padr*e* de c*nsumo, *anto por parte dos estab*leciment*s, quanto
</line>
<line>
pelos clie**es que irão *valiar a qualidade do estabelecimen*o.
</line>
<line>
No setor da alimentação, o *ontato do serviço com o c*iente externo refere-s* ao
</line>
</par><par>
<line>
mom*nto, no qual as *a*o*** int*raç*es entre
</line>
<line>
*mbos podem ser feitas, os desejos e
</line>
</par><par>
<line>
preferências s*o e*postos de maneira mais *xp*ícita e reverberados de form* *ositiv*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*e*ativa, *e*ini*do
</line>
<line>
em essênci* * percepçã* mais fo*te do co*su*idor sobre o se*viço
</line>
</par><par>
<line>
realizado e a sua sa*isfaç*o p*ssoal. Logo, segun*o Schmen*e* (1995), o *liente define s*a
</line>
<line>
preferência pelos serviços. Confor*e Yük*el e Y*ksel (2*02), s*o levados em *onsider*çã*
</line>
<line>
nove dimensões no pr*cesso de seleção do resta*ran**, por parte do *ons*mido*.
</line>
<line>
No *u* c*nce*n* às dimensões *a qualidade d* *etor, a*nda ** acordo com Y*ksel e
</line>
<line>
Yük*el (2002), foram en*ontrad*s as di*ensões: qualidade de serviç*s, **alidade d*
</line>
</par><par>
<line>
produ*o, divers*dade *o *ardápio, higiene, conveniênc*a e ***alização, barulho, te*po
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
serviço,
</line>
<line>
preço e *a*or, facil*dades e *tmosf*r*. *ar* Téboul (1*99), a mel*or forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
me*iar a ***lidade *o serviço
</line>
<line>
prestado * conhece* a percepção que *lient* t** do que o
</line>
</par><par>
<line>
você faz, o* do val*r *ue ele lhe conce*e. A aval*ação feit* pelo cliente dura*te ou após se
</line>
<line>
dá através da co*paração entre o que ele espe*ava e o que ele pe*cebeu d* serviç* pre*tado,
</line>
<line>
segundo G*anes* e *orrêa (19*6).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, *rt. 9, p. 14*-163, m*i. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propost* de Imp*antação *a F*rramenta 5s em uma Empr*sa do Set*r Ali*e*tício na *egião *o Al*o Paranaíba 151
</line>
<line>
2.2 Ferr*m*nt*s da quali*ade n* setor *e restaurantes e na produ*ão *e refeições
</line>
</par><par>
<line>
*o*es (20*7) afirm* qu* as e*presas que buscam m*lhoria a
</line>
<line>
contínua *e seus
</line>
</par><par>
<line>
process*s produtivos e ad*tam a satisfaç*o *e seus clientes *omo meta pri*cip*l, garantem
</line>
</par><par>
<line>
*ais e**aço no mercado. Cada empre*a, não impor*a o seu
</line>
<line>
**rte o* sua
</line>
<line>
história, s*gundo
</line>
</par><par>
<line>
Pinto (20*3), deve ter um programa abrangente *ara desenvolve* e melhorar o desempenho.
</line>
<line>
O TQM, sugerido pelo me**o au**r, é um processo para se c*ia* *m amb*ente, no qual
</line>
</par><par>
<line>
gerência e clientes internos se esforçam para
</line>
<line>
produzir *ma *u*lid*de que está sen*o
</line>
</par><par>
<line>
*onstante*ent* melhorada para, assim, alcançar al*os padrões possíveis da quali*ade, em
</line>
<line>
*e*v*ços e produ*os, *entro da organizaç*o.
</line>
<line>
Cada organ**ação pos*u* um fluxo de *roce**os que se repete diar*a*ente, para
</line>
<line>
Lopes (2017), é nec*ssá*io ter esses processos bem *apea*os e pad*onizad*s dentro de toda
</line>
<line>
organização, para que seja possível planejar a forma m*is eficiente de se r*alizar *s t*refas,
</line>
<line>
*e**lt*ndo *ssim em um produto final mais segu*o e es*ável. Um mét*do s*mp*e* e eficaz é o
</line>
<line>
5S, método que, de ac*rdo *h*ur*sia (2**6), p*ssui aplicaç*o sim**es e env*lve sens*
</line>
<line>
co*um, foc*do em promover e manter *l** qualidade no ser*iço * limpeza. Se*undo Yadav
</line>
</par><par>
<line>
et al.
</line>
<line>
(2011), 5S é o
</line>
<line>
*om*ço *e uma vida
</line>
<line>
produtiva pa*a todos, e é *m princípi* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhoria da produtivida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Atu*lment*, par* Kendangamuw* (*015), a ado*ão
</line>
<line>
d* 5S como porta d*
</line>
<line>
entrada
</line>
</par><par>
<line>
para a m*lhoria da qua*idade é *em aceit* *or muitas *rganizações. Rose (20*1) afi*ma *u*
</line>
</par><par>
<line>
o 5S é *ma *erramenta muito
</line>
<line>
p*derosa, **ssív*l
</line>
<line>
de imp**ntar,
</line>
<line>
de baixo in*es*ime*to, *ue
</line>
</par><par>
<line>
me*hor* o de*empenho o*gan*zacional
</line>
<line>
nos a*pec*os
</line>
<line>
de oportuni*ad*s econômicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*stentabi*idade ambien*a*, que incluem
</line>
<line>
os
</line>
<line>
*enefícios
</line>
<line>
de
</line>
<line>
quali*ade, pr*dutividade,
</line>
</par><par>
<line>
seg*rança, custo, ambient* *e traba*ho e r**ução de res*duos.
</line>
<line>
*ara *opes (2*17), a qualid*de d* sis*ema de produção de um* e*pre*a po** ser
</line>
</par><par>
<line>
a*al*ada
</line>
<line>
*dotando-se *s no*mas de**ritas *as Normas IS*. Ao ado*ar a I*O **01 como
</line>
</par><par>
<line>
forma
</line>
<line>
de g***ão, a e*presa est* *arantindo *ara o cliente a segu*ança n*
</line>
<line>
ho*a *a compr*,
</line>
</par><par>
<line>
c**tribuind* para que h*ja uma maio* facilidade de fidelização d*les (AB*T, 2000). Sen**
</line>
</par><par>
<line>
assim, *
</line>
<line>
ad*ção de um sistema de *estã* de qu*lidade é uma
</line>
<line>
d*ci*ão estratégica de *ma
</line>
</par><par>
<line>
organização qu* *usca autoafirmaçã* da quali*ade de *eu gerenc*amento (ABNT, 201*).
</line>
<line>
Além destas fer**mentas, Carpin*tti (2*1*) *fir*a *u* *xis*em o***as, como é o
</line>
<line>
caso do *iagrama de relações, ess* *iagrama objeti*a determinar *elações d* causal*dade
</line>
</par><par>
<line>
entre d*ferentes fatores, consti*uindo-se
</line>
<line>
de um **pa de relações de causa * efeito
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
efeito ind*sej**el em es*udo e as
</line>
<line>
suas causas f*ndamentais é normalmen*e usada para e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresin* PI, v. 18, n. 5, art. 9, p. 1*6-**3, mai. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. Diorio, J. M. Almeida, M, G. M. Peixoto
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
levantament* d* possíveis caus*s-raízes de um **o*le*a, na f**e de análise de um proc*ss*
</line>
<line>
de melhoria.
</line>
<line>
2.3 Contextual*zaçã* do setor ter*iário d* r*staurantes e produção de refe*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
Segundo a As*oc*a*ão Brasil*ira de Bares e **staur**t*s - Abrasel, em 2*08
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil possuía um mil*ã*
</line>
<line>
de b*res e r**taurantes em todos os municípi*s br*silei*os,
</line>
</par><par>
<line>
ge*ando c** i*so, seis milhões de empregos no país (ABR*S*L, 2012). O nú*ero de
</line>
<line>
*s*abeleci*e*tos do seg*ento, bares e *estauran*es, é propo*cional ao cresciment*
</line>
<line>
pop****ional e e*onômico soci*l, so*re*udo pelo fato de a alim*ntaçã* *uprir as
</line>
</par><par>
<line>
necessidades mais b*sicas e fisiológicas
</line>
<line>
dos **divídu*s, confo**e *s*abelece Masl*w
</line>
</par><par>
<line>
(1954), ao *lassi*i*ar * h*erarqui* *as necessidade* hu*anas.
</line>
<line>
Est*dos indicam que o setor de ser*iço* cresc* e* qu*se todas as econo*i*s
</line>
</par><par>
<line>
mundiais, *obretudo em p**ses
</line>
<line>
des*nvolvid** *m desenvolvi*e**o. O s**or d* serviços, e
</line>
</par><par>
<line>
em 200*, já *orrespondi* quase a dois te*ços do valor do PIB anual no **ndo, ou s*j*, 64%
</line>
<line>
s*me*te em serviços. O Brasil també* tem se firmado como uma economia *e *erviços; o
</line>
<line>
*rincipal f*tor que impuls*onou o setor ** serviços na eco*omia mundial tev* in*luên*ias de
</line>
<line>
políticas governament*i*, mudanças sociais, tendências de negóc*os, ava*ços em tecnolo*i*
</line>
<line>
*a informação e *a g*obali**ç*o (LOVELOC* et al., 201*).
</line>
<line>
Conforme d*dos do I**tit*t* Brasileiro d* Geo*ra*ia e Estatística - IB** (2008), as
</line>
<line>
empresas d* setor de serviço* de alimentaç*o corre*po*diam a aprox*mada*ente 22,7%
</line>
<line>
entre to*as *s empresas brasileiras, e emp*egavam *erca de 1,2 milhões de pessoas. Segundo
</line>
<line>
a ABIA (20*9), p*r m*io da Pesquisa Conjuntural da Indústria de *limentos, n* último **o
</line>
</par><par>
<line>
o setor teve
</line>
<line>
um aumento de
</line>
<line>
*,88%, *onsiderando o *a*uram*nt* total. Alé* disso,
</line>
<line>
q*ando
</line>
</par><par>
<line>
compara*o *o período ** jane*ro março, a
</line>
<line>
d*s anos de 20*8 * 2019, o *lti*o teve um
</line>
</par><par>
<line>
aumento *e aproxima*amente 4,44%, e* rel*ção ao ano anterior.
</line>
<line>
Alves (2012) afirma que * aum*nto da alimentação fora de casa em regiões ur*anas
</line>
<line>
cres*e *nualmen*e. *egundo o *BGE, com os res*ltados obt**os pela P*s*uisa *e
</line>
</par><par>
<line>
Orçamentos *amiliares - PO*, o valor m*nsal
</line>
<line>
que as famílias brasil*iras destinaram
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
a*im*ntação fora de casa s*biu de 2*,1% (P*F 2*02-*003) para 33,1% (POF 2008-2009).
</line>
<line>
Des*a *or*a, os rest*urantes da sociedade m*der*a es*ã* surgindo par* su*rir o nov* padrão
</line>
<line>
** consumo *o* brasileiro*, que em muitas das veze* *ão possuem t*mpo para o prep*ro de
</line>
<line>
s*as r*feições.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *8, *. 5, art. 9, *. 146-*63, mai. 2021 www*.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro**sta *e ***lant*ção *a *erra*enta 5s em uma Empr*sa do S*tor Alimentício na Região do Alto Paranaíba *53
</line>
<line>
3 M*TO*OLOGIA
</line>
<line>
O trabal*o desen*olvido *ode *er *lassificado como se*do uma *esquisa descritiva
</line>
</par><par>
<line>
de natureza quali-q*antitativa, por se fundamentar *a apu**ção das inconformidades
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
lay*ut da cozinha, com foco no atraso das entregas dos pro*utos e levando
</line>
<line>
*m cont* as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndiç**s d* tra**lho dos f*ncionári*s, e como o ambiente interfere na qualidade e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
tempo do pro*esso. Segundo **llti* et al. (1965), uma p*squisa descritiva busca retrata* um
</line>
<line>
fen**eno ou situ*ção e* detal**, espe*ialmente o que está *correndo, per*itindo abranger,
</line>
</par><par>
<line>
com exatidão, **
</line>
<line>
*aracteríst**as de um indivíduo, uma situ*ç*o, ou um *rupo, bem *om*
</line>
</par><par>
<line>
desvendar a relação ent*e os eventos. Sendo assim, os tratam*ntos quan*itat**os e
</line>
<line>
qualitativ*s dos resultados podem ser compl*mentares, e*riquecendo a análi*e e as
</line>
<line>
discussõe* fi**is (MINAYO, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
* análise do objeto
</line>
<line>
de e*tudo c*mpre*ndeu u*a empresa do setor alime*t*cio,
</line>
</par><par>
<line>
voltada para a pro*ução de lanches, pizzas, pratos *ei*os, massas di*ersas, p*tiscos e afins,
</line>
<line>
além d* be**das alcoó*ic*s e não alco*licas *ontendo, dessa forma, um div*r*if*cado m*x d*
</line>
<line>
produtos em *eu cardápio. Local**ada *a *esorregiã* do T*iângulo Min*iro e Alto
</line>
<line>
Paranaíba, n* est*do de Minas Ge*ais, a e*p*esa oferece aos seus c*ien*es produtos variados,
</line>
</par><par>
<line>
feitos g*nuin*me*te por el*s, de forma qu* o recorte dest* es*udo *nvolveu a
</line>
<line>
p*od*ç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
b*irutes de carne. Com isso, de ac*rd* com * Figu*a * foram s*lecionadas *s ferrame*tas e o
</line>
<line>
es*u*ma a ser seg**do para a metod*logia do projeto.
</line>
<line>
Fi*ura 1- Etapa* do C**nograma da Metodologia d* Pesquis*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*s*na *I, v. 18, n. 5, *r*. 9, p. 1*6-163, mai. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. Diorio, J. M. Alm*ida, *, G. M. Peixoto
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
Inicial***te, f*i fei*o um reconhecim*n*o d* processo produtivo do lanche
</line>
<line>
supracitado, a p*r*ir de coleta de dados e infor*ações relev*ntes, *ara *azer o seu
</line>
</par><par>
<line>
mapeamento. A co*eta de *ados *e deu por *eio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ntrevista* com ** cola*orador*s *,
</line>
</par><par>
<line>
pr*n*ipalm*nte, p*r mei* de observação direta. S**undo G*l (*999), a observa*ão "const*tui
</line>
<line>
element* fundament*l para a pesquisa", pois é a pa*tir del* que * possíve* delin*ar *s etapas
</line>
<line>
d* um estudo: formu*ar o problema, constru*r a hi*ótese, d*finir variávei*, coletar dados, etc.
</line>
<line>
Em segu*da, foi r**liza*a co* o gerente uma ent**vista, com o intuito de verifica* se
</line>
</par><par>
<line>
a em*r*sa coloca em prática con**nto de o
</line>
<line>
norma* técnicas que estabelecem diretrizes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pad*ões, para a p**posição de um s*st**a de gestão da qua*idade, ou seja, s* a *rg*ni**çã*
</line>
<line>
está *m co*for*idade c*m a no**a ISO 9000 * t*mb*m com a metodol*gi* est*pulada pelo
</line>
<line>
T*M. Segundo Mello et al. (2009), * padronizaç*o ISO 9*00 é conheci*a *omo uma *orma
</line>
</par><par>
<line>
genérica de s*s*ema de gestão. De acor*o * Associ*ção Brasi*eira de No*mas T**nic*s
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
A*NT (2*0*), *enérico signific* que a mesma norma p*de ser aplica*a a qual*uer tipo de
</line>
<line>
**ganização, grande ou peque*a, sej* qual *or o se* prod*to.
</line>
<line>
Além da ISO 9000, p*d*mos citar tam**m a ISO 9001 *ue *usca garanti* e ot*m*zar
</line>
<line>
**ocess*s com maior agilidade no desenvo*vimento do pr*duto a *i* d* satisfazer os c*ien**s
</line>
</par><par>
<line>
e *lcançar o sucesso sustentado. A I*O 9001 (2015),
</line>
<line>
afirm* que com a certif**ação d*sta
</line>
</par><par>
<line>
norma, po*e-s* trazer potenc*ais
</line>
<line>
b*nefíci*s através da impl*me*tação de um Sis*ema d*
</line>
</par><par>
<line>
*est*o de Qual*dade (SGQ), p*inci**lme*te, a capacidade *e fornecer pro**tos
</line>
<line>
de form*
</line>
</par><par>
<line>
consistente e serviços que at*ndam a* cl*ente * aos requis*tos *statutário* e regulamen*ares
</line>
<line>
aplicáveis; f*cilitan*o opor*un**ades para aument*r a **tisf*ção do cliente; **ordando risc*s
</line>
</par><par>
<line>
e oportunidades ass*ciada *o seu con*exto e objet*vos;
</line>
<line>
a capa*idade de d*monstrar
</line>
</par><par>
<line>
co*form*da*e com * especi*ica**, con*o*me *equisito* do S*Q (SÁ et al, 2020).
</line>
<line>
*pós essa análise introdutória, foi reali*ado u* levantamento de informações *ue
</line>
<line>
f***m necessária* para a elaboração de um diagrama de relações, que teve como pr*ncipal
</line>
<line>
obje*ivo, i*enti*i*ar *s causas que le*am ao probl*ma do a**aso na *repar*ção d* produto, na
</line>
<line>
cozinha. Segund* Carp*netti (20**), o diagrama de relaçõe* é nor*almente ut*li*ado para o
</line>
<line>
levantamen*o de possívei* cau*as-ra*zes de um problema *a *ase de análise de um pr*cess*
</line>
<line>
de melhoria. *sta ferramen** pode ser utilizada como al**rna*iva, ou comp*eme*to ao
</line>
<line>
dia*rama de Ish*kawa, pois as re*a*ões de c*us* e efeito podem *er e*id*n*ia*as de forma
</line>
<line>
*inda mais *la*a.
</line>
<line>
Po* fim, em *ir*u*e de todos os métodos e práticas infor*ad** e re*l*zadas
</line>
</par><par>
<line>
anteriorm*nte, foi de*envolv*da uma proposta de melhorias
</line>
<line>
ao proprietári* de implantação
</line>
</par><par>
</page><line>
da f*rramenta 5S na emp*esa, uma vez *u* ess* m*todologia deix* *lar* qu* a co*vivência
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, *. *8, n. 5, art. *, *. 1*6-163, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de I**lantação d* Ferr*menta 5* em uma Empresa *o Setor Al*me*tíc** na Regiã* do Alto P**anaíba 155
</line>
<line>
dos colaboradore* da empresa com os c*nco sensos, os leva a p*rce*e* de forma *ais efetiva
</line>
<line>
a sua relevância d**t*o da or*aniz**ão, tornan*o-os p*ças-chave para o ***an*e dos
</line>
</par><par>
<line>
re*ul*ados, i*centivando ta*bém
</line>
<line>
a **mpreens*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
que é preci*o se**ir
</line>
<line>
r*g*as
</line>
<line>
e *er
</line>
</par><par>
<line>
disciplinado, mesmo quando não *e es*á s*nd* cobrad*.
</line>
</par><par>
<line>
*e **o*do com Gomes (1998), * uso do 5S como sus*e***ç*o *ara os
</line>
<line>
p*ocesso*
</line>
</par><par>
<line>
produtivos, tem sid* de grande val*a, i*so
</line>
<line>
porque o 5S tende a moldar a org*nização,
</line>
</par><par>
<line>
gerando um a*biente favoráv*l *ar* a realização *os processos, cons*guindo o eng*jamen*o
</line>
<line>
de todos ** busca pela qua*i*ade e *sta*elecendo a **s*a em busca da *ua "excelên*ia".
</line>
<line>
4 *E*UL*ADOS E DIS**SSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a a imple*en*ação da metod*logia 5S
</line>
<line>
*a em*res*, em
</line>
<line>
um pri*eiro momento
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
apres*ntados ao p*oprietário e *os *uncion*rios, o conceit* da met*dolog*a s*a e
</line>
</par><par>
<line>
*tilid*de. Poste**ormente, * partir de re*isão bibliográfica, que*ti*nário ap*icado *o gest*r e
</line>
<line>
r*teiro de e*tre*istas com o* fun*ioná*i*s, fo*a* *ax*dos o* p**tos *ríticos p**a o *ontrole
</line>
<line>
de qualidad* n* produçã* *o lanc*e beir**e. Mediante os dados r*colhidos f*i possível
</line>
<line>
*dentificar que * mão-**-obra é uma restrição à qualidade do p*od**o final, a qual po*sui
</line>
<line>
in*meras ca*acterístic*s que podem ser melhorada* *o* a metodol*gia proposta.
</line>
<line>
*om o objetivo d* anali*ar as práticas do TQM * da ISO 9*0*, que *ão realizadas na
</line>
<line>
empres*, pod*-se no*ar que es*a enx*rga *omo "q*alidade" o atendi*ento de padrõe* de bo*
</line>
<line>
conduta, por u* m*nua* já existente. *o c*so do Beirute, qu* é um do* *r**os mais pedidos
</line>
<line>
no l*cal, para que seja f*ito e *ervi*o com qualidade, ele dev* segu*r os ingredientes,
</line>
</par><par>
<line>
conf*rme conta
</line>
<line>
no card*p*o, estando t*dos *resco*, lim*os, com a d*vida temp*ratura,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aparênci* desejada, além de ser fei*o em u*
</line>
<line>
local limpo e are*ado. Porém, é possível
</line>
</par><par>
<line>
*erceber que * v*são da e*pres* não está *omple*amente
</line>
<line>
alinh*da com
</line>
<line>
a* TQM, ou à
</line>
</par><par>
<line>
I*O9000, visto que es*á lig*da ape*as ao atendiment* das especific**ões ligadas à visã* do
</line>
<line>
cliente, da cozinha p*ra fo*a.
</line>
<line>
Po*e-se citar também que, apesar de haver uma padronização das especif*cações
</line>
</par><par>
<line>
*cerca de *o*o deve ser
</line>
<line>
realizado o pr*to, *onform* a recei*a e os i*g*edient** do
</line>
<line>
t i po
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
bei*ute escol*i*o, não exi*te nenhuma uti*ização de ferramenta d* *on*ro*e da qualidade, **
</line>
<line>
de indicadore*. A empre*a nã* se util*za de ferramentas estatí*tic*s par* a*alia* o *ív*l de
</line>
<line>
desperdíci* do seu processo produtiv*, * qu* vai contr* os pri*cíp*os do TQM. Em rel*ção à
</line>
</par><par>
<line>
p*eocupa*ão c*m cli*nte, a o
</line>
<line>
empre*a s* propõe a p*op*rcionar *elhor ex*eriên*ia, m*s a
</line>
</par><par>
</page><line>
por outro *ado, * núme*o *e reclamações de atrasos, ou dem*ra do pedido, é recorre*te.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 5, art. 9, p. 146-163, mai. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. Diorio, J. M. Almei*a, M, G. M. Peixoto
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
E*b*ra ocorram at*as*s, o restauran*e v*loriza muito * o*in*ão d*s **ie*tes em
</line>
<line>
r*laçã* aos pratos, sendo abertos para *ee*backs, bem *om* buscam tomar ações ***e**as
</line>
<line>
ne*s* retorn*, o q*e está *linh*do a um dos pri**íp*os ** TQ*. Caso algum cl*ente *el*te
</line>
<line>
um p*oblema com o pedido, e*e é imedia*amente refeit*, de acordo com as es*ecifica*ões
</line>
<line>
*est*.
</line>
<line>
Entretanto, a empresa não possui metas, *u tolerâncias mínimas, com relaç*o aos
</line>
</par><par>
<line>
*e*eitos
</line>
<line>
de pro*ução, ou
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
di*inui* retrabalh*, * que o
</line>
<line>
indica falha no p*anejamento
</line>
</par><par>
<line>
es*ratégic* ou um gargalo entre *s setores
</line>
<line>
da
</line>
<line>
empresa. Como por *xemplo, a *o*m* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pedid* é an*tado * como este é p*ssado até *h*gar à cozinha para *er preparado, *essa f*rma
</line>
<line>
indo contra * SGQ e n*o s*g*in*o a p**r**ização da ISO 90*1, como citado an*eriorm*nte,
</line>
</par><par>
<line>
busc*n** uma produção
</line>
<line>
otimizada, t*ndo
</line>
<line>
uma maior
</line>
<line>
agilidade *o dese*vo*vimento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
produto em busca da satisfação do cliente
</line>
<line>
Em re*a*ão à gestã* de p*sso*s, o loc*l *os*ui uma a*ta rotatividade, prejud*can*o a
</line>
<line>
mo**vação dos f*ncio*ári*s ex*stentes, além d* ter que se treinar u* f*ncionário novo a todo
</line>
</par><par>
<line>
momen*o, atrapalha*do o rend*m**to
</line>
<line>
e an*amen*o da o
</line>
<line>
empresa. Sobre *s for**cedores,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**colha é base*da n*s produtos
</line>
<line>
o*erecidos pelos mer*ados da região, e no preço,
</line>
<line>
p*rém
</line>
</par><par>
<line>
alguns ingredi*n*es têm os seus fornecedor*s fixos. Ocorre t*mbém * ten*ativa d* manter um
</line>
</par><par>
<line>
relac*onamento de longo prazo co* *s *e*m*s, visto que a *egiã*
</line>
<line>
**de o r*stauran*e está
</line>
</par><par>
<line>
i*serid* não a*rang* u*a
</line>
<line>
va*ta
</line>
<line>
g*ma
</line>
<line>
de
</line>
<line>
concorrentes em relação aos f**necedores,
</line>
</par><par>
<line>
aumentando as**m, a confiança na qualidade dos produtos adquiridos.
</line>
<line>
Embora *ã* haj* um controle de demanda fixo, a e*presa busca *stip*lar es*a, e*
</line>
</par><par>
<line>
*elação * demanda* pas*ada*, para
</line>
<line>
que nã*
</line>
<line>
oc*rra falta de ne**um tipo de ingre*iente. O
</line>
</par><par>
<line>
restaurante não conta co* uma manut*nção preventiva de máq*inas *q***amentos, além e
</line>
</par><par>
<line>
de mu*tas veze*, se
</line>
<line>
utili*ar um mesm* eq*ipament* sem i*tervalos de tem*o e,
</line>
<line>
caso esse
</line>
</par><par>
<line>
apresente a*gum de*eito, nã* po*su*m um eq*ipam*nto re*erva, como é o caso, *or exemplo
</line>
</par><par>
<line>
*o *icro-ondas, sendo fu**ão do próprio funcionário observar e **ert*r
</line>
<line>
caso ocor*a a**um
</line>
</par><par>
<line>
problema c*m os equ**amentos.
</line>
</par><par>
<line>
O processo de prep*r**ão do reco*te escolh*do encontr*-s* representado na Figura 2.
</line>
<line>
Primeiramen*e, se não houver batata fri*a pro*ta, coloc*-** a por*ão para fritar, pois,
</line>
<line>
segundo o* funci*nários, o tempo de preparo do Beirute * concordante ao tempo *ue a bata**
</line>
</par><par>
<line>
leva para ficar
</line>
<line>
pron*a. Então, se p*ga * pão já cortado, pois todos os pães são
</line>
<line>
co*t**os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
sepa*ados em *r**os d* 5 unidades, *om o i*tuito de agilizar a montagem. *m seguid*, se
</line>
<line>
**ss* o catu*iry em uma metade do pão e, por c*ma, coloca-s* *lf*ce e três *atias de tomat*,
</line>
<line>
quand* en*ão o bife d* f*ango, ou o f*l* d* boi, é coloc*do na chapa para fritar, **sim *omo o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, *rt. 9, p. 146-16*, *a*. 202* *w*4.fsa*et.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Implant*ção da Ferr*men*a *s em uma Em*resa *o Setor Alim*ntício na *egião do Alt* Pa*anaíba 157
</line>
</par><par>
<line>
queijo com a cebo*a picada ** cima, para que o
</line>
<line>
*u*ijo derreta. Assim, une-s* o queijo **
</line>
</par><par>
<line>
pão e, do mesmo mo*o, quando o filé de frango ou de carne *ncontra-s* pront*, *ste tamb*m
</line>
<line>
é colo*ado n* p**.
</line>
<line>
Figura 2 - Process* de mo*tag*m do *anche beiru*e
</line>
</par><par>
<line>
* d*agrama de relações, *ostra** n* Figura 3, foi elaborado buscando-se entender
</line>
<line>
as caus*s desse pro*lem* principal, foca*d*-se e**ec*a*mente *o objeto de estudo escolhi*o,
</line>
<line>
o beirute.
</line>
<line>
Figura 3 - Diagrama de *elaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
A partir *a* *i*it*s, *ã* foi difícil notar a conf**ão d*s cozi*heiras n* hora de faz*r
</line>
</par><par>
<line>
o pedi*o e, com *ais cuidado, fo* observado o
</line>
<line>
que poderia g*rar este *roble*a na área
</line>
</par><par>
<line>
produtiv* do estabelec*mento. *o*ou-se q*e nã* ** uma divisão de *arefas entr* os
</line>
<line>
cozinhe*ros, portanto quando *m pedido *hega, a pe*soa que estiver me*os sobrecarregada
</line>
<line>
fica *nca*regada de rea*izá-l*.
</line>
<line>
Além diss*, ou*ro *on*o relevante nesse contexto *oi a dif*culdade qu* eles têm *e
</line>
<line>
encontrar * identifica* os materiais necessár*os para determi*ada a*ividade e, a*é mesmo, as
</line>
</par><par>
<line>
mat*rias p*imas. *sso ocorre **rque h* excesso de *mbalage*s n* *mbient*,
</line>
<line>
os alime*tos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, *. *, art. 9, p. 146-163, mai. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. Dior*o, J. M. A*meida, M, *. M. Peixot*
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
par*ci**s não
</line>
<line>
p*ssuem qualqu*r *de*ti**cação, para tipos de qu*ij*s, por exe*plo, e iss*
</line>
</par><par>
<line>
acaba
</line>
<line>
ger*ndo uma co*fusão possível erro. Outro principal moti*o para es** confusão e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que nã* ex*ste um luga* específ*co para *uard*r todos os objet*s, ma**riai*, emb*la*ens e **
</line>
<line>
matérias primas, port**to elas ficam espalhad*s no ambie*te, ca**ando *lvoroç* * per*a de
</line>
<line>
tempo.
</line>
<line>
Em outro context*, *iu-se que os funci*nár*os s*o ex*ostos a condições
</line>
<line>
questionáveis de *rabalho, o l**al não possu* circu**çã* co***ta, não há pr*sen*a de janela e,
</line>
</par><par>
<line>
pelo
</line>
<line>
co*s*ante uso do fogão, a te**era*ura
</line>
<line>
a**iente *e torna *l*vada. Além disso,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cozinhei**s nã* usam a vestimenta correta, o que pod* *mp*ic*r acid*ntes, *i*to * *onstante
</line>
<line>
*so *e ól*os e ma*ej* de objeto* q*entes, *o loc*l.
</line>
<line>
Outro proble** que ficou *laro foi o a*úmulo de su*eira no chão e, *rincip*lmente,
</line>
<line>
na pia; n*o e*ist* um funcionário encarr*gado da orga**zação desta, po* **so a louça suja é
</line>
<line>
acu*ulada, at* que alguém int**rompe o se*v*ç* e *ai lava*. I*so acar*e*a em um *mbie*te
</line>
<line>
desorganizado, *ue p**e acab*r afetando a p*odutividade dos cozinheiros, *lém do tempo
</line>
</par><par>
<line>
que será
</line>
<line>
per*id* quando for necessár*o parar o **rviç*, *ara lavar um u*ensílio q*e
</line>
<line>
se*ia
</line>
</par><par>
<line>
prec*so naquela at*vid*de. A p**t*r dos pro*edi*ento* levantados an*eriormente foi possível
</line>
<line>
ide*tif*car a*guns re*ultados que pod*m ser apli*ados e* cada um dos * sensos.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Se**o d* U*iliz*ção
</line>
<line>
De aco*d* com *arpi*etti (201*), e*te sen*o te* por objetivo a retirad* de exces*os
</line>
</par><par>
<line>
de matérias e obj*tos do amb*e*te de trabalho,
</line>
<line>
os **ais *ão s*o utilizad*s pe*os
</line>
</par><par>
<line>
tra*alhadores, além d*sso, auxilia na identificação d* objetos, materiai* e utensílios que serão
</line>
<line>
utilizados como uma escal* de ne*essida*e. Recomenda-s* à e*presa a retirada do *xcess*
</line>
</par><par>
<line>
de embalagens dispost** em ci*a dos fornos e
</line>
<line>
ge*adeiras, a fim d*
</line>
<line>
e*itar ac*dentes
</line>
</par><par>
<line>
envolvend* que*as de objetos sobr* os trab*lhadores, como também
</line>
<line>
evitar o
</line>
<line>
depó*ito de
</line>
</par><par>
<line>
embala***s vazias, q*e di*icultam a de*ecção
</line>
<line>
dos objetos pr*c**ados,
</line>
<line>
no *ecorr** do
</line>
</par><par>
<line>
exped*ente.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Sen*o de O**ena*ão
</line>
<line>
Neste s*ns*, *egundo Silva (2004), são *efin*dos o local correto e o*
</line>
<line>
critéri*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
est*cag*m, guardar ou dispor m**er*ais, ferramentas, utensílios, informações e dados, a fim
</line>
<line>
de manusea*, de forma facil*tada, assim como otimiz*r a procura * a localização d* qua*qu*r
</line>
<line>
item. É suge*ido que os alimentos fiquem dispostos seguind* uma ordem de utilização, como
</line>
</par><par>
<line>
deixa* *odos os temper** jun**s e* um mesm* espaço, a matéria- *ri*a uti**za*a para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres**a, v. 18, *. 5, ar*. 9, *. 1*6-16*, ma*. 2021 w*w4.*s*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Implantaç*o da Ferrame*ta 5s em *ma Empresa d* Setor Ali*entício na Região do Alto Par*na*ba 159
</line>
<line>
preparo *o be*rut* s*pa**da da mat*ri*- prima das *izzas, a*ém de dei*ar todos os al*mentos
</line>
<line>
s*parados *a* embalagens d*stinadas ao ser*iço de **livery, a fi* de evit*r contaminações e
</line>
<line>
demora n* l*c*lizaçã* dos mater*ais necessários pa** a e*ecuçã* de *e*erminado pedido.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Se*so de L**peza
</line>
<line>
*st* senso c*nsiste em fa*er a **mpeza
</line>
<line>
do local e id*ntificar as f*ntes *e su**ira,
</line>
</par><par>
<line>
para evi*á-las fut*r*me*te e, trat*nd*-s* de um am*iente de *roduçã* ali*entíci*, evita-se
</line>
<line>
também o aparecimento de *nse*os e animai*. Ao se *li*i*ar a suj*i*a n* seto* de tra*alho,
</line>
<line>
passa-se uma boa impressão do ambiente e, consequenteme*t*, vincu*a aos col*boradores e
</line>
<line>
*os clien*es, um sentimento de satisfaçã*, *rente a* ambien*e limpo da e***e*a (VANTI,
</line>
<line>
*999). No ambie*te est*dado, foi obser*ado o acúm*lo de louças sujas esp*lhadas po* t*do
</line>
</par><par>
<line>
o ambiente,
</line>
<line>
assim como b*ldes
</line>
<line>
com su*eira* e gorduras, além de pontos *e suj*ira
</line>
</par><par>
<line>
*cu*ulados no chão. Os funcionários da cozinha,
</line>
<line>
*or serem ** re*ponsáveis tanto *ela
</line>
</par><par>
<line>
pr*dução do al*mento
</line>
<line>
*u*nto pela limpeza, nã* poss*em tempo *ábil *ara *anutenção a
</line>
</par><par>
<line>
de**a ao *on*o da *oite.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*enso *e S*úde
</line>
<line>
*ste s*nso denota a preocupa**o com a saúde do trabal*ador, e* níve* físico,
</line>
</par><par>
<line>
men**l e emoci*nal. *i**ific*, ainda, a ma*u*e**ão de u* ambi**te n*o ag*essivo e livre de
</line>
<line>
*gentes po*uentes */o* contam*nan*es, mante*d* boas condiç**s sanitár*a*, se*und* Tavares
</line>
</par><par>
<line>
(2004). Em relação ao
</line>
<line>
am*i*nt* es*udado, *ecomend*-se o *so de vestuário a*equado,
</line>
</par><par>
<line>
p*ezando-s* pela
</line>
<line>
integri*ade
</line>
<line>
f*si*a do funcionário *ue está exposto a
</line>
<line>
a**as t*mperaturas,
</line>
</par><par>
<line>
propenso a resp*ng**
</line>
<line>
de ól*o quente, risco de cortes, a*ém d* *rezar e
</line>
<line>
pela integ*idade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
aliment* manuseado, evi*ando-se ass*m
</line>
<line>
poss*vel co**aminação *o mesmo. Além dis*o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
s*gerido qu* haj* *aio* *irculação de ar, um* vez que * sis*ema de ex*ustão *a *hapa nã*
</line>
<line>
***nde nem mesmo a *emanda d* tal.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*e*so da Au**disci*lina
</line>
<line>
De a*ordo com Costa e Rosa (2002), esse senso signi*ica o ap*rfe*ço**e*to de ideias
</line>
</par><par>
<line>
difere*t*s, fazendo com que os colaboradores façam seus trabalhos diários, melho*ando *a*a
</line>
<line>
*ez mais * *e*acionam*nt* en*r* e*tes. É impor*ante, também, estimular os funcionários a se
</line>
</par><par>
<line>
senti*em resp*n*áveis pelos processos, d* maneira que p*ssa* *a* sugestões, * fim
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
melhorar o p**cess*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, *. *8, *. 5, *rt. 9, p. *46-163, mai. 2021 www*.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. D*orio, J. M. A*meida, M, *. M. Peixoto
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
Frent* a isto, su*ere-se que o gestor acompanhe, d* form* mais rotinei*a, *
</line>
</par><par>
<line>
*uncio*amento da cozinh*, buscando-se d*tectar se o trabalho está *end* feito como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
prev*ame*te *efinido *o manual de proc*ssos, uma v*z q*e ex*ste grand* ro*at*vidade neste
</line>
<line>
cargo e os *rod*tos, p*r conse*u*ncia, podem sofrer alteraç*es em sua *ua*idad* f*nal.
</line>
<line>
Além de pass*r a existi* uma cobrança n* que d*z respeito à vestime*ta dos colabor*dores.
</line>
<line>
5 CONC*USÕES
</line>
<line>
N*ste trabalho, tor*ou-se po*síve* analisa* o p*oces*o de produção ** *anche
</line>
</par><par>
<line>
Beiru*e, em um* empres* do setor de *rodução de alimento* e ide*tifi**r
</line>
<line>
gargalo* na su*
</line>
</par><par>
<line>
produção, mediante o uso *e fe*ramentas *a *ualid*de. A *o*in*a do
</line>
<line>
es*abelecimento fo*
</line>
</par><par>
<line>
e*plorada, a partir d* obser*ações diretas, mapeamen*o do *rocesso d* produ*ão do la*che
</line>
<line>
Beirut*, elaboraç*o de uma ma*riz de relaçõ*s para a demora na entrega do *edido e u*o d*
</line>
<line>
metodologia *S.
</line>
<line>
Sendo assim, d* acordo com os dados apresentados e levando em co*sideração as
</line>
<line>
entrevistas *ealizadas, pode-se conclu*r que é necessária a reali*ação de um plan* d* gestão
</line>
<line>
visa*d* * satisfação do client* e a melho*ia contínua. Para *s*o, é i**ortante *ue a *mpresa
</line>
</par><par>
<line>
b*sque por certifica*ões, concentr*nd* seu* *sfo*ç*s
</line>
<line>
*a ***lização de fe**ament*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade. Al*m disso, *
</line>
<line>
indi*ada a impla*t*çã* *o* cinco sen*os na roti*a *a *mpre*a,
</line>
</par><par>
<line>
vis*o q*e essa *rática *esul**rá n*ma maior produtiv**a*e, m**hores condi*õe* de t**ba**o
</line>
<line>
para os colabo*adores e dimi*u*çã* de de*pe*díc*os.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*BIA- A*socia*ã* B*as*leira
</line>
<line>
das in*ústrias de
</line>
<line>
alimentação. Pesq*isa *onjuntural da
</line>
</par><par>
<line>
*ndús*ria de Alimentos. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
ABNT. Site o*icial *a ABNT, di* re*peito à obtenção de um c*rt*ficado ISO. Disponív*l em:
</line>
<line>
Acesso em: *9 de Outubro de 2019.
</line>
<line>
ABR*SEL. (201*). N*tícias do 20º congre*so AbraseL.
</line>
<line>
AL*E*, Robe*ta. Simulação d* dinâmi** oper*ci*nal de um r*st*uran*e *niv*rs*tário de
</line>
</par><par>
<line>
pequen* p*rt*: *m estudo **
</line>
<line>
cas*.
</line>
<line>
*012. Trabalho
</line>
<line>
d* Conclus*o d* *urso. Un*versi*ade
</line>
</par><par>
<line>
Te*nológica Federal do Paraná.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 9, p. 146-*63, *ai. 2***
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r**osta *e *m*lantaç*o da *erramen*a 5s em uma Empresa do Seto* A*i*en*ício na Reg*ão do Alto Paranaíba 1**
</line>
<line>
ARA*J*, W. M. C; C*RDOS*, L. Quali*ade do* alimentos comercializad*s *o Distr*to
</line>
</par><par>
<line>
Fe*eral no per*odo *e 19*7-20*1. Dissertaçã* (Me*tra*o). Brasíli*: Univer*id*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Brasília; *002.
</line>
</par><par>
<line>
CAMPOS, R al. (2*05). A ferramen** 5S e suas impl*cações na Gestão da Qualidade et
</line>
<line>
Total. ResearchGat*, *2.
</line>
<line>
CARPINETTI, L. C.R. Gestão da q*alid*de: *onceitos * técnicas. 2. ed. Sã* Paulo: Atlas,
</line>
<line>
*012.
</line>
<line>
CHENG, L. C e* al. (1994). Desafios da Qualidad* e Produt*vida*e. Produção, 14.
</line>
<line>
CHOURASI*, R; NEMA, Dr Archa**n. Review o* imp**mentation ** 5S methodology in
</line>
<line>
t*e service se*tor. I*tern*tion*l Research Jo*r*a* of E*gin*ering and Tech*ology, *. 3,
</line>
<line>
n. 4, p. 1245-1*49, 2016.
</line>
<line>
COSTA, *. C. (2014). S*stema de Gestão *a Qual**ade: Impulsionando a Melho**a n*s
</line>
<line>
Proce*so* de uma *ndústria Gráfica. UFJ*, 83.
</line>
<line>
DE ALMEIDA LOUZADA, T; D* OLI*EIRA, *. F. Aplic*ção do Programa 5S e da
</line>
</par><par>
<line>
Mel*or*a *o*tínua em
</line>
<line>
uma Empresa Engarrafadora *e Águ* M*neral Na*ural.
</line>
</par><par>
<line>
*rabalhos de Conclus*o de Cur*o do DEP, v. 8, n. 1, 2012.
</line>
<line>
DEVI*E*, G. G. *; *AFFEI, D. F; *ATANOZI, M. P. L. M. *ocioeconomic an*
</line>
</par><par>
<line>
*rofessional
</line>
<line>
prof**e *f food
</line>
<line>
handlers and the positive impac* of a traini*g course on Goo*
</line>
</par><par>
<line>
Manufacturing *ra*tices. Braz*lian
</line>
<line>
Jou*nal of *ood Tech*o**gy, v. *7, n. 2, p. 166-176,
</line>
</par><par>
<line>
2014.
</line>
</par><par>
<line>
E*ERI*H N. E, VIÇOSA A. L, CR** A. G. Boas práticas de fabric*ção ** *ozinh*s
</line>
<line>
*ospitalares: um est*do com*arati*o. Hig Aliment. 2006; 20(144):15-24.
</line>
<line>
FALCONI, VICENTE CAMPOS; TQC - Controle da Qu**idade Total (no est*l* Japonês).
</line>
<line>
8. e*. Belo Horizonte: *DG, *999.
</line>
<line>
*IA*ESI, I. G. N.; CORR*A, H. L. Admin*stração e*tratégica *e ser*iços: operações *ara
</line>
<line>
a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, *99*. 233 *.
</line>
<line>
GIL, A. C. Métodos e té*nic** de p*squisa social. *.ed. Sã* Paulo: Atlas, 199*.
</line>
</par><par>
<line>
INSTI*UTO BRASILEIRO DE GEOGR**IA E E*TATÍS*ICA. Pesqu*sa an*al
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*viços: relatório. Rio de J**eiro, v. *0, p.1-205, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
INTERNA*IONAL O*GANI*ATION F*R STARDIZATION. ABNT NBR ISO 9001,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Dezembro de 2000. Dispõ* sob*e sis*emas de ges*ão da q*alidade - requisitos.
</line>
</par><par>
<line>
I*O 9000. (2015). Quali** man***ment systems: Fundamentals and vocab*lary. Internat*onal
</line>
<line>
Organ*zati*n for Standardizat*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina P*, v. *8, n. 5, *rt. 9, p. *46-163, mai. 2021
</line>
<line>
www*.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. Diorio, J. *. Almeid*, M, G. M. Pe*xo*o
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
K*WASAKI V. M, CYRIL*O *. C, Mach*do FMS. Si*temat*zação de dados *e tempo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**mpe*atura para avaliação *a segurança higi*nico-sani**ria, e* unidad**
</line>
<line>
de a*ime*tação e
</line>
</par><par>
<line>
nut**ção. Hig *liment. 2**7; 21(14*):35-40.
</line>
</par><par>
<line>
K**DANGAMUW*, K. W. C. U. et al. Fac*ors Contr*buti** to
</line>
<line>
the Susta*n*b*lity *f 5S
</line>
</par><par>
<line>
*rogrammes in Gover*ment Hospitals in *egional Direct*r of Health Services Area
</line>
<line>
Kurunegala. Intern*t*onal Journal of Scient*f*c & Technology Research, v. 4, n. 03, 2015.
</line>
<line>
LAM, *. Y; SHA*K**, V; ER*A*I*LI, *. K.; M*RT*Y, B. (2004).
</line>
</par><par>
<line>
CUSTOMER VALU*, S*TI*FACT*ON, loyalty, and switching costs: an
</line>
<line>
illu*tr*tion
</line>
</par><par>
<line>
from a business-to-business se*vice con**xt. Journal of **e Academy o* M*rketin* Science,
</line>
<line>
32 (*), 293-*11. doi: 10.117*/0092070*0426**30.
</line>
<line>
LIPPEL, I. * et al. G*stão de c*stos *m r*stau*ante*: utilizaçã* do métod* *BC. 200*.
</line>
</par><par>
<line>
LOPES, Júlio. *estão *e *ualidade e
</line>
<line>
seguranç* al*mentar *m unid*des produtor*s *e
</line>
</par><par>
<line>
refeições. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
**VE*O*K, C al. (20*1). M*r*eting et
</line>
<line>
*e serviços: pessoas, te*nologias e estr**é*ias.
</line>
</par><par>
<line>
**o *aul*: Pears*n Prent**e Hall.
</line>
</par><par>
<line>
MAEKAWA, R et al. (201*). Um estudo sob*e a *ertificação ISO 9001 no Br*sil:
</line>
<line>
mapea*en*o de motivaç*es, *ene*ícios e *ificu*dades. G&P, 18.
</line>
<line>
MASLOW, A. H. (1*54). M*tiv*tion an* pers*nality. New *ork: H**per & Br*thers.
</line>
<line>
M*LLO, Ca*los H*n*ique Pere*ra *t al. ISO *001:200*, Sistema de Gestão da Qualidade
</line>
<line>
para *p*ra**e* de Pro*ução e S*rviços. Sã* Paulo: Atlas,2009.
</line>
<line>
PALADINI, E. P. (2012). Gestã* da Qualidad*: T*o*ia e *asos. Camp*s. Pereir*, *. G.
</line>
<line>
(2017). Dez passos para produzir *rtigo cie*tí*ico de suc*sso. Comunicação C*en*í*ic*, 4.
</line>
<line>
PINTO, S. L. M. C*nt**l* dinâmico na pro*ução de re*eições. 20*3.
</line>
<line>
REBELLO, M. A. F. R. Impl*n*ação do P**gra*a 5S par* a conq*is*a ** um am*iente de
</line>
<line>
qualidade na bib**ote*a do Hospital Univer*i*ár*o da Unive*sidade de S*o *aulo. RDBCI:
</line>
<line>
Revista Digit*l de Bib*ioteconomia e Ciência da Informaç*o, v. 3, n. 2, *. 165-182, 2005.
</line>
<line>
ROSE, A. M. N et a*. L*an m*nufacturing be*t practices in SME*;2011
</line>
<line>
SÁ, J. C. *t al. A mo**l of integra*ion I*O 9*01 with Lean six *igma and main benef*t*
</line>
<line>
achie*ed. Total Quality Manage*ent & Busines* Excellence, p. 1-25, *0*0.
</line>
<line>
*ILVA, C. E. I**lantação do *rograma de Qualidade *S em Empresa d* Con*ecções,
</line>
<line>
*017.
</line>
<line>
SILV*, J. M. 5s - O Amb*ent* da Q*a*idade. 2* ed. *elo Horiz*nte. Líttera M*cie*, 1994.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 18, *. 5, *rt. *, p. 146-163, ma*. 2021
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Propost* de Imp*ant*ção d* Ferramenta 5s em uma Em**e*a do Setor Alimentíc*o *a R*gi*o do Alto Paranaíba 1*3
</line>
<line>
SI*VA, T. R et al. (2014). Gestão da q*a*idade como estr*t*gia de *ompetitividade: caso da
</line>
<line>
baixada flum*nense. E*ege*, 20.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, V. B. Gestão da qu**i**de *os serviços prestados ** bares *esta*rantes *a e
</line>
<line>
Pr*ia da *edin*a (Natal-RN). *013. Trabalho d* Conclusão de Curso. Univer*i*ade Federal
</line>
<line>
do Rio G*ande do Norte.
</line>
<line>
SCHMEN*ER, R. W. Se*vice o*erat*on* managem*nt. *e* Jersey: Pre*ti*e *all. 1995.
</line>
<line>
4*5 *.
</line>
<line>
S*LLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. M*todos ** pesquis* das relações
</line>
<line>
soci**s. *ão Paulo: H**d*r, 1*65.
</line>
<line>
TAVARES, D. G; FERREIRA, *. D. O; *ROM, *. Programa da Q*a**d*de 5 S. VIII
</line>
<line>
En**ntro La*i*o Americano, 2004.
</line>
<line>
TÉBO*L, J. A era dos serviços: u*a n*va *bordage* de *ere*ciame*t*. Rio de Ja*eiro:
</line>
<line>
*ualitymark, 1999. 2*5 p.
</line>
<line>
VANTI, *. Am*iente de qual*da*e em uma *ibliotec* univer*itária: *pli*ação do 5S e de
</line>
<line>
um estilo p*rticipat*vo de admini*tração. Ci. Inf., set./*ez. 1999, *o*.*8, no.3, p.3*3-339.
</line>
</par><par>
<line>
YAMAMOT* *. *
</line>
<line>
et *l. C*racterização *as c*nd*ções higiênico-sanit*rias dos
</line>
</par><par>
<line>
restaurant*s \fast food\ de d*is \*hopping- ce*ters\ em difer*ntes regiões *o m*nicípio
</line>
<line>
de São *au*o. Hig Al**e*t. 2004; 18(122):14-20.
</line>
<line>
Y. YAD*V, G. YADAV, *. CHA*H**, "Implementation of 5S in Banks," *nte*na*ional
</line>
<line>
Jour*al of Research in Co*merce, Economics & Ma*agement, Volume No: 1 (201*), Issue
</line>
<line>
No. 2 (June).
</line>
<line>
Como Ref*re*cia* este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
D*ORIO, A. H; ALMEIDA, J. M; PEIXOTO, M, G. *. Proposta de Impl**tação da Ferram***a 5s em
</line>
<line>
uma Empresa do Setor Alimentíc*o na Região do Alto Paranaíba. Rev. FSA, Te*esina, v.18, n. 5, art.
</line>
<line>
9, *. 146-163, mai. 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
*ont*ibuição dos A*tores
</line>
<line>
A. H. Diorio
</line>
<line>
J. M . Al*eida
</line>
<line>
M, G. M. Peixo**
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*p**o e planejame**o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) *nálise e interpre*ação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) e*abo*açã* d* rasc*nho ou na revisão crí*i*a do c*nt*údo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na ap*ovação da v*rsão final do manus*rit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 18, n. 5, art. 9, *. 146-1*3, *ai. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)