<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 2, p. 29-43, jun. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Prof*ssão: Tatuadora - Mulheres Trabal*a*oras em um *un*o (e Mer**do) Eminenteme**e </line>
<line> Masculino </line>
<line> *rofession: F*male *a*too Artis* - Workers in an **inen*ly Male Wo*ld (a*d Mark*t) </line>
</par>
<par>
<line> *enata C*uto de Azevedo de Oli*ei*a </line>
<line> Doutora em Adm***stração d* Empresas pela U*iversida*e do Grande R*o </line>
<line> E-mail: renataco*to@*ahoo.com </line>
<line> Renan G*mes Moura </line>
<line> *ou*orado em **minist*aç*o pela Unive*s**ade do Gr*nde Rio </line>
<line> Mestre em *d*inistraç*o pela Unive*sidade do Grande R*o </line>
<line> E-m*il: renangmou*a@gm*il.*om </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Ren*ta *o*to de Oliv*ira </line>
<line> *ditor-Chefe: Dr. *onny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Benj*min Batista, 12/3*1, *a*d*m B*tâni*o - Ri* *e </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Jane*r* - RJ, CE*: 22.461-120. B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> End**e*o: Renan Gomes Moura </line>
<line> Arti*o rece*i*o em 20/04/2**1. *lti*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ua Benedit* *a Silva L*mba, 890, *uqueca, Ba*ra do </line>
<line> *ecebida e* 05/05/202*. Aprov*do em 06/05/**21. </line>
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<par>
<line> Piraí/R*, CEP. 27140290. B*asi*. </line>
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<line> A*aliado pelo sistema *r*ple Rev*ew: Desk **view a) </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) Do*ble Bl**d Review </line>
<line> (avaliação cega p*r dois av*liadores da área). </line>
<line> Revisão: *ramat*c*l, Normati*a e de Form*taç*o </line>
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<line> *. C. Ol*veira, R. G. Mour* </line>
<line> 30 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Neste ensai* teórico d*scu*i*os que*tões referentes ao t*abalho das *ul**res tat*adora*. O </line>
</par>
<par>
<line> merc*d* de ta*uagem é eminentem*nte *asculino, princ*palmente no Bras*l. * </line>
<line> *is*ussão </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o trabalho *emi*ino torna-se </line>
<line> *elevante h*ja vista </line>
<line> o recente aumento de *ul*er*s </line>
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<line> atuando profissionalment* nesse *erc*do, seja como </line>
<line> aprendizes, se*a como tatu*dor*s. </line>
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<par>
<line> Apesar d* ausência de estatísticas ofi*iais, esti**-se com base em inúmeras matéri*s </line>
<line> **bl*cadas pe**s mí*ia* i**ressa e on*ine qu* o número *e tatuadora* e *stúdio* de tatuagem </line>
<line> nos quais tra*a*h*m apenas mul*eres aumentou n* B**s*l * *ende a contin*ar crescendo nos </line>
</par>
<par>
<line> p*óx*mos a*os. Consi*era-se iss* um refl*xo do Zeitgeist </line>
<line> brasileiro, ou seja, da c**juntura </line>
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<line> cultur*l e intelectual do moment* a*ual, com r*flexos me*c*d*lógicos e trabalhistas. </line>
<line> Palav*as-chave: *u*her. Gênero. Tatuador*. Mercad* d* Trabalho. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In thi* ess*y we discus* is*ues relate* to the work *f femal* t*tt** art*s*s. **e tatto* mar*e* *s </line>
<line> ma*nly *a*e, abo*e all *n Brazil. Th* d**cussio* about *omen's w**k *ecomes rel*vant given </line>
</par>
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<line> the recent inc*ease in the number of women working *rofessionally in this mark*t, either </line>
<line> as </line>
</par>
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<line> apprentices or as tatt*o arti*ts. Despite the absenc* of offici*l st*tisti*s, *t is e*timated based </line>
<line> on numer**s ar*icles publ*shed in print *nd online media that the number of tatt** artists and </line>
<line> tatto* studios in which onl* women *ork has increased *n Brazil, and will continue to g*ow in </line>
<line> th* upc*ming years. This is cons*dered a *eflection *f the Brazi*ian Z*itge*st, tha* is, of the </line>
<line> current cultu*al and intellectua* si*uation, with m*rket and labor refle*es. </line>
<line> Keywords: *oman. Gender. Fe*ale Tattoot Ar*ist. Labour Market. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-*3, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/rev*s*a </line>
</par>
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<par>
<line> Profissão: Tatuador* - Mulheres *rabalhadoras em u* Mun*o (* *ercado) Eminent*mente *asculino </line>
<line> *1 </line>
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<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> O mercado da tatu*ge* s*mpr* foi emine*temente masculi*o (T*OMPS*N, 2018), </line>
<line> ou sej*, ma*cado *ela pres*nç* majoritária de **mens atu**do profission*l*ente como </line>
<line> p*opr*et**ios e gerentes de *s*údios de tatuagem, bem com* tatuadores. *arte da "aura" </line>
</par>
<par>
<line> m*sculina *esse merca*o </line>
<line> d*cor*e da </line>
<line> as*ociação com p*rsona*ens de </line>
<line> dom í ni os </line>
</par>
<par>
<line> tra*icio*al*ent* considerad*s mascu*inos, *n*re eles mili*a*es, *o*oque*ros e crim*nosos (DE </line>
<line> M*LLO, 200*; ROBERTS, 2*12). Além da associação c*m subcultu*as consi*eradas </line>
<line> masculinas, Tho**son (2018) enx*rga um ví*culo entre as tatuagens e os denomin*dos blue </line>
<line> co*lar wo**er*, profissionai* que exe***am tra*alhos ma*uais e gozam de men*s pri*i*égios e </line>
<line> *e*on*eci*ento *m *posição aos que se dedicam a trab*lhos intelect**is, os white colla* </line>
<line> workers (GAB*IEL, *008, p.1**), p*r exemplo, t*abalhado*es da construçã* ci*il, </line>
<line> operadores de máquina, m*nta*ores e m*toristas de *aminhão. Is** caract*rizaria * traba*ho </line>
<line> do tatuador como masculino e *anual, **m que fossem *ecess*r*** q*a*ific*ç*es int*lectuais </line>
<line> pa*a o s*u e**rcício. </line>
</par>
<par>
<line> Inú*eras transformações ocorrem n*ss* me*cado ao longo do tempo, seja </line>
<line> pe*a </line>
</par>
<par>
<line> prolifera*ão da tecnologia, </line>
<line> desd* o *ur*ime*to </line>
<line> da prime*ra *áqu*n* *létrica de tat*a*em, </line>
</par>
<par>
<line> invenção atribuí*a a Samuel O\Reilly, po* vo*t* de 1890 (*DAM*, 2012), seja </line>
<line> **la </line>
</par>
<par>
<line> *i*ulgação de *o*mas de biossegura*ça, q** ***e são ca*a </line>
<line> vez mais observadas p*los </line>
</par>
<par>
<line> profissionais e conhecidas entre ** consumido**s. * dispon*bilidad* co*erc*a* *e mate*i*is e </line>
<line> o au**nto do núme*o de tatuadores, bem co*o o impacto **s r*d*s so*iais na divulgaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> trabal*os e n* </line>
<line> captação de **ientes </line>
<line> tamb*m são fatore* dignos de </line>
<line> n*ta d*nt*e *qu*les que </line>
</par>
<par>
<line> geraram **d*nças. A presenç* </line>
<line> d* *ulhere* </line>
<line> atua*do c*mo tatu*dora* * a*rendizes t**bém </line>
</par>
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<line> me**ce </line>
<line> destaque. </line>
<line> Estúdio* cuja eq*ip* é formada *xclusivamente *or mulhere* existem </line>
<line> há </line>
</par>
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<line> a*g*m </line>
<line> t*mpo *o Brasil: * Samp* Tattoo, por ex**p**, foi fun*ado em </line>
<line> 2015 (VEJA, 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Cont*do, c*nsiderar c*mo nov*d*de * *tuaç*o das mulheres como ta*uad*ras é contribu*r *ara </line>
<line> * apag**ento da his*ória c**stru**a por div*r*as *a*uadoras que há muito *empo lutam por </line>
</par>
<par>
<line> re**n*ecim*nt* e es*aç* nesse merca*o </line>
<line> d* tr*balho. *iff*** (2013) sug*re que a rel*ção </line>
</par>
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<line> *ntre mulheres e a profissão de tatuadora </line>
<line> começ* no Oc*dente com as mulheres que se </line>
</par>
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<line> a*resentavam nos circo*, em feiras, em museus de *uriosid*des e outros event*s. T**uadas </line>
<line> p*r *eus pa*s e mari*os, algum*s d*s*a* mulh*res, como *ora *i*debr*ndt, contavam rel*tos </line>
</par>
<par>
<line> fantástic*s e fi**iona** e* sua* </line>
<line> *presen*a*ões, ali*entando o imagin*ri* soc*al </line>
<line> *a </line>
<line> épo*a </line>
</par>
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<line> (f*nal do século XIX, mais precisame*te 1**2, *egundo MIFFLIN, *0*3, p.10). Por e**mplo, </line>
</par>
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<line> a história d* Nora versav* sobre sua captu** </line>
<line> e tortu*a (i*c*uind* aí a tat*ag*m) *elos ín*ios </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, *. *, art. 2, p. 2*-*3, jun. *021 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/r*vista </line>
</par>
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<line> R. C. Ol*veira, R. G. M*ur* </line>
<line> 32 </line>
</par>
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<line> Sioux, s*b comand* do ch*f* T*uro Sent*ndo, para de*ois d*scobrir que se tornou órfã e se* </line>
<line> salva pelo l*ge*dár*o co*onel Geor*e Croo* (MIFF*IN, 2013, p.10). </line>
<line> No começo do século XX, al*u*as dessas mul*eres, normalment* casad** com </line>
</par>
<par>
<line> t*tuadores, </line>
<line> começ*ram * apren**r a tatuar. "Nessa pr*fis*ão inte**amente comp*titiva, </line>
<line> os </line>
</par>
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<line> h*mens podiam te* s*as mulheres </line>
<line> *omo *p**ndizes </line>
<line> v*sando impulsiona* os negócio*, sem o </line>
</par>
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<line> *ed* de p*rdê-las para e*túd**s co*correntes" (MIFF*IN, 2013, </line>
<line> *.30). Em *907 Ma*d </line>
</par>
<par>
<line> **gner, casada com o tatuador Gus Wagner, começ*u a trabal*ar com a t*cnic* de hand- </line>
<line> po*e, *ue c*nsiste na *nserçã* de *inta **b a p*le feita com * ajud* de ** instr*m*nto no qua* </line>
<line> um* agulha é fixada. Maud Wagner foi a primeira mul**r *atuadora *o*heci*a na era moderna </line>
</par>
<par>
<line> e as*im como ela </line>
<line> ou*ras m*l*ere* *e*xaram suas apre**nt*ções como **t*st*s *e circo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *est*v*is d* curi*sidades *ara as*umir o trabalho de tat*adora integra*mente. A t*ajetória </line>
<line> des*as profis*ionais f*z parte ** história da org*niz*ção e das mu*anças que culmin*ram com </line>
</par>
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<line> o que *oje co**encionamos </line>
<line> chamar de mercado de tatuagem. Esse mercado * *inda *oje </line>
</par>
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<line> *uit* fragmentado, com pouca coesã* inter*a e regulação, o que impede seu cresci*ent* na </line>
</par>
<par>
<line> *esm* pro*orção ou *om o mesmo alcanc* </line>
<line> *ue ou***s indús*rias de modif**aç*o corporal, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo a da cirur*ia plástica (ADA*S, 2012, p.157). Aind* que o cresc*ment* não se compare </line>
<line> *o de outro* mer*ados de modi*icação cor*oral, no Brasil o *rescime*to d* mercado de </line>
</par>
<par>
<line> tatuagem *oi expr*ss**o, a*ingind* </line>
<line> 24,*% entre 2016 e 2*17, s*gundo o SEBARE </line>
</par>
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<line> (INFO**NEY, 2018). Com a virada *o m*lênio e </line>
<line> suas novidades, c*mo a in*ernet e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> re*lity shows sob*e t*tuagem, muitas tatuadoras não se *entir*m ma*s *brig**as a ta*u*r c*mo </line>
</par>
<par>
<line> seus cole**s do sexo masculino. Do*s </line>
<line> n*mes se </line>
<line> destacam </line>
<line> nesse *o*texto: a holandesa </line>
</par>
<par>
<line> Ang**i*u* Houtkamp * * norte-*mericana Kat v*n D. *mbas don*s de seus pr*prio* estúdios </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> com visual diferente </line>
<line> dos estereótipos asso*ia*os às *atuad*r*s </line>
<line> nas déc*da* passadas, </line>
</par>
<par>
<line> Houtkam* e </line>
<line> von D e**andiram sua atua*ã* profi*sional, empre*ndendo em á*eas qu* não </line>
</par>
<par>
<line> guar*am relação com o un*ver*o *a t*tuagem (von D *a*ticipou *e programas de TV e é do*a </line>
<line> de uma linha de maquiag*m m*ndi*lm*nte famosa; *outkamp é *ona d* seu próprio estúdio, </line>
<line> a*ua t*mbém como modelo e c*me*cializa d*ve*sos produtos licenciados *om seu* desenhos). </line>
</par>
<par>
<line> No lastro da renovação do *ovimento femi*i*ta (*ala-se sobre uma </line>
<line> q*ar*a onda, </line>
</par>
<par>
<line> dep*is </line>
<line> *a que data de 19*0, seg**d* *EREZ; RICOLDI, 2018), muitas ta*uadoras </line>
</par>
<par>
<line> organi*aram-se em estúdios nos quais tr*ba*ham apen*s mulheres, como o SampaTattoo (SP), </line>
<line> * Lady Lu*k (RJ) * o Artem** Ink (*R), segund* i*forma m*té*ia d* site Hypen*ss (2018). </line>
<line> *o*os *isc*rsos sobre espaç*s de trabalho in*lusivos, tanto para as tatu*d*ras, *uanto p*ra o* </line>
</par>
<par>
<line> clie*tes, </line>
<line> bem c*mo o dese*o *e desenvolver uma carreira sóli*a, </line>
<line> p*s*ara* a fazer parte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ernáculo das *at*a*or*s e f*gur** em *ntrevist*s ve*culadas pelas mídi*s contemporâneas. O </line>
<line> Rev. F**, Teresina, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-4*, jun. ***1 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> Prof*ssão: Ta*uadora - Mul*ere* Tra*al*adoras *m um M*ndo (e Mercado) Emin*ntemente Masculino </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> preco*ceito * a associação da profi*são ao universo masculino se*uem prese*tes, mas será </line>
<line> que há *lgo de novo pa*a es*as t*aba*hadoras? </line>
<line> 2 R**ERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Mulheres Em Profis*ões Social**nte *onsider*das Mascul*na* </line>
<line> Quando *ensamo* sobre profissões e g*nero, podemos ar*ument*r **e e*ist*m </line>
<line> pro**ssões que não pod*m se* *onsideradas "neutras", ou seja, elas são *tribuídas aos home*s </line>
<line> ou às mulhe*es, implíci*a ou explicit*m*nte, levan*o-se e* *onsid*r*ção qu* algumas formas </line>
<line> de traba*h* n****lmen*e exigem caracterí*ticas a*so*iadas à masculinid*de ou *e*inilidade </line>
</par>
<par>
<line> para sua </line>
<line> execu*ão (*LVESSON; *IL**NG, 2*09). Nesse contexto, o merc*do de *r*balho, </line>
</par>
<par>
<line> bem como as </line>
<line> orga*izaçõ*s, é di*idido de aco*d* co* * gêne*o (AL*ESSON; BILLING, </line>
</par>
<par>
<line> 2009; KERGOAT, 2009), ou sej*, a mai*ria dos empre*os é ti*ificada pelo s**o, d*finida </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> "ma*culinos" </line>
<line> ou "femi*inos" </line>
<line> e, portanto, vistos como *atur**s para os homens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mulheres (AL*E*SON; *ILLIN*, 2009; KERGOAT, 2009). A divi*ão sexual *o trabalho é </line>
</par>
<par>
<line> a forma ** divisão </line>
<line> do </line>
<line> *rabalho social decorrente das relaç*es sociais de sexo. Essa for*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> historicamente adap*ada a cada sociedade e t*m por c*racterístic* a *e***naç*o pr*oritári* dos </line>
</par>
<par>
<line> homens à esfera produtiva e </line>
<line> das mulheres à esf*ra *eprodutiva </line>
<line> e, simultan*am*nte, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocupação pelos homens d** funçõe* ** *o*te </line>
<line> val*r *oci*l agregado (po**ticas, rel*giosas, </line>
</par>
<par>
<line> *ilitar*s e*c.) (KERGOAT, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *ergoat (1996) aponta que </line>
<line> a *ivisã* se*ual </line>
<line> do trabalho d*ixou enr*i*ado qu* </line>
</par>
<par>
<line> "naturalmente" e*istem trabalhos de homens e trabalho *e mul*eres, *em com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hi*rarquizaçã* do traba*ho, *u seja, o trabalho do h*mem, em termos de capital, v*le m**s que </line>
</par>
<par>
<line> o traba*ho d* mulh*r. M*s*o *ue m*l*eres tenham s* </line>
<line> inserido em p**fissõ*s so**almente </line>
</par>
<par>
<line> des*inadas a </line>
<line> h*mens isso não si*nifico* uma tr*nsformação das diferenças *x**tentes en*re </line>
</par>
<par>
<line> ele* no mundo *o tra*a*ho. Chies (2010) sugere que essa *ue***o é tão marcante </line>
<line> que s * o </line>
</par>
<par>
<line> termo </line>
<line> identidade p*d*sse ser u*ilizad* para d*t**mi*adas pro*issões, *rande parte d*las </line>
</par>
<par>
<line> g***ariam u*a identidade de gên*ro mascu*ino. O autor obse*va ain*a **e mesmo quando as </line>
<line> *ulher*s *e inserem e pass*m a ocup*r profiss*es socialmente ti*as como masculinas "não </line>
</par>
<par>
<line> apen*s </line>
<line> pela </line>
<line> sua construção histó*ica, mas muitas v*zes pel* demarc*ção *e pré-requisit*s </line>
</par>
<par>
<line> tid*s *omo masc*linos (força, resistên*i* e lider*nça), a *or*a de trabalho des*as mulheres é </line>
<line> conce*ida co*o inferi*r" (C*IES, 2010, p.511). Sendo ass*m, constr*ir em*r*gos como </line>
<line> *ascul*nos * femininos reproduz e r*f*rç* a ideia do* este*eótip*s e o status quo dos homens </line>
<line> *ev. *SA, Teresina *I, *. 18, n. 6, *rt. 2, p. 29-*3, j*n. 20*1 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Oliveir*, R. G. Moura </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> (BIL*ING, 2011). Mediant* esse contexto, *s *rofissões soci*lmente masc*lin*zadas exig*m </line>
<line> que **ueles que as exercem seja* capazes de *culta* *s sof*imentos gerad*s e impostos pe*a </line>
</par>
<par>
<line> organização do trabalho, pois so*rimentos </line>
<line> como m*do, compaixão, conflito moral e dúvida </line>
</par>
<par>
<line> são impu**dos * *eminilidade como uma m*rc* "*atur*l" da </line>
<line> inferioridade (MOLINIER; </line>
</par>
<par>
<line> WELZER-LANG, 2009). Sendo assim, todos os in*iv*d*os f*mininos que </line>
<line> al*e*am </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> tra*etó*ia </line>
<line> profissional valorizada </line>
<line> deve* aderir às características </line>
<line> as*ociad*s * v*rilidade, </line>
</par>
<par>
<line> a*di*ando ou até mesmo de*construind* *uas femi*i*idades (MOL*NIER; **LZER-LANG, </line>
<line> 2009; SANTO*; A*TUNES, 2013). </line>
<line> Os empregos qu* são *ocialmente tidos masculi*os sã* altame*te valo*izados, </line>
</par>
<par>
<line> recompensados socialmente e proporcionam aos trabalhadore* desafio, entusiasm* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> segur*nç*, espec*a**en*e em *omparação às trabalhadoras femi*inas *ue exercem * mes*a </line>
<line> f*n*ão (THOMPSON, 2015). Os trabalho* mas*u*in*zado* *cu*am posições d* supe**oridad* </line>
<line> e autori*ad*, estão *ssociados ao poder e in*l**nciam a atmosfer* cul*ural, fazen*o com que </line>
</par>
<par>
<line> possa ser </line>
<line> descon*or*áv*l ou desagradável para *s mulhere* atuar prof*ssionalmente em tais </line>
</par>
<par>
<line> searas, de *cord* com Th*mps*n (2015). A autor* *bserva t*mbé* que em ambient*s assim </line>
<line> o assédi* às mulheres é *omum, co*o maneir* *e testar s*a resiliência em um a*bien*e h*s*il </line>
</par>
<par>
<line> e m*sc*linizado. Desde a d*cada de **70, </line>
<line> as *ulhere* *ngressam expon*nc*alm*nt* em </line>
</par>
<par>
<line> pr*fis*ões *onsidera*as c*mo não tradici*nai*. Apesar disso, o *ss*dio e a discrimi*ação não </line>
<line> d*ixaram de oco*r*r, principalme*te em ambientes de t*abalh* tradicionalme*te associados ao </line>
<line> uni**rso mas*ulin*. </line>
<line> * important* dest*car *ue a re*ação da mul*er c*m o u*iverso da tatuagem, s*j* com* </line>
<line> tat**da, se*a c*mo t*tuadora, se*pre *oi per**ada po* questões qu* dizem *espe*t* * gênero, </line>
<line> autodete***naçã* e estereó**pos sociai*. Até hoje mulheres t*tuada* sã* "a*aliada*" </line>
<line> s**ialmente, *ependend* do número d* tatuagens que possuem, do des*nho de*sas tatua**ns </line>
</par>
<par>
<line> e da *xt*nsão que ocupam em s*u cor*o, o qu* sugere </line>
<line> que o c*rp* feminino ainda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzido discursi**mente </line>
<line> dentro de par*metros s*cialm*nte estab*lecidos. Por exe*plo, </line>
</par>
<par>
<line> tatuagens p**uenas, delicad*s e qu* n** são *i*í**is e* amb***tes de trabalho, p*r exemplo, </line>
<line> tendem a ser ma** aceitas e até en*aradas como s*mbolo de f*minili*ade, enquant* tatuagens </line>
</par>
<par>
<line> em cores </line>
<line> vibra*tes e que cobr** extensas e visíveis ár*as do corpo podem ser caus* de </line>
</par>
<par>
<line> r**eição e* ambientes laborais. *s tatuadoras parecem en*rentar duplame*te o *stigma *ocial: </line>
</par>
<par>
<line> primeiro, </line>
<line> *o**ue geralmen*e também são mulheres *atuadas; segundo, porque são mulheres </line>
</par>
<par>
<line> trabalhand* e* ambientes masc*linizados. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *S*, Te*esin*, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-43, jun. 20*1 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*fiss*o: Tatuadora - *ulhere* T*abalhadoras em um Mundo (e Merc*do) *minentement* Ma*c*lino </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> 3 R*SULTADOS E DI**USSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> *.1 *atuadoras no *undo do trabalho </line>
</par>
<par>
<line> No âmbit* d* Adm*nistr**ão, existem trabalhos que versa* sob*e aspe*tos s*mbóli**s </line>
<line> *a tatuagem, conectando-a às questões id*n*itárias (e.*: OLIVE*R*; TROCOLI; *L*AF, </line>
<line> 2012; OL*VEIRA; AYROS*, 2016) como *ambém à es*era do trabalho, mais </line>
<line> e*pec****amente s*bre a trajetó*ia p*of*ssional no campo da ta*uagem (*.*.: DELUCA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Muitos trabalho* também </line>
<line> versam sobre a rel**ão </line>
<line> entr* mulher**, s*u* corpos e tatu*gem, </line>
</par>
<par>
<line> como, *or exe*p*o, P*t*erson e E**iott (2003), sobre *s a*siedade* enfrentadas pelas mulheres </line>
<line> *ste*sivam*n*e t*tuadas em relaçã* a*s ideais de *eleza tradic**nais; e P*tterson * **hroeder </line>
<line> (2010), *o**e co** a pe*e (em especial, a fe*in*na) desponta *omo uma aborda*em relevante </line>
<line> para as pesqu**as sobr* c*ltu*a d* consumo. Apesar das inúmeras *atérias em mídias diversas </line>
<line> (site*, r*vistas, re*es sociais) *obre como tatu*doras estão **dando o mercado *e tatuagem e </line>
</par>
<par>
<line> a est*ti*a dos *stúdios, trabalhos acadêmico* s*bre mulher como profissional de tatua*em a </line>
</par>
<par>
<line> (ou *eja, como tatua*o**) não foram enco*tr*dos. Is** p*de </line>
<line> sinali*ar que o t*abalho de </line>
</par>
<par>
<line> t*tuador **nda * p*edominantem*nte </line>
<line> *nc*rado </line>
<line> como um trabal** masculino. E, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> c*nsequência, tal s*lêncio revel* a impor*ân*ia desta pes*uisa, *rincipalmente p*ra *sclarecer </line>
<line> quais são os senti*os dess* trabalho para a profissional de tatuagem. </line>
<line> É im*or*an*e destacar que apesar do recente destaque m*diático, as *atuado**s não são </line>
<line> um fenômeno conte*po*âneo no mercad* d* tatu*ge*. O livro de *ifflin (*013) nos guia </line>
<line> a*r*vés da his**ria d*s tatuador*s, demonstr*n*o que e*sas *rofissionais en*rentaram q*estões </line>
</par>
<par>
<line> simi*are* às que outras mulheres, em outras searas, t*mbé* vivenciaram: "questões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> separatismo, compe*ição e o ti*o </line>
<line> *e determ*n*smo biol*gico que suge*e que uma mu**er </line>
</par>
<par>
<line> corre, *o*a ou d*senha (como um *atuador home* descrev*u o estilo de sua aprendiz) \co*o </line>
</par>
<par>
<line> uma garota\". Contu*o, se*un*o </line>
<line> afirma Mifflin (201*, p.7), a bat*lh* po* </line>
<line> ig*aldade </line>
<line> salarial </line>
</par>
<par>
<line> foi a única q*e *s t*tuadora* não precisaram enfren*ar. </line>
<line> C*mo v*s*o na contextu*li*ação, o co*eço da t**jetória *r*fissional d*s mulheres </line>
<line> tatuadora* *oi associad* à de seus marid*s. Com e*es, e*as aprenderam o ofício e, ao *o*go do </line>
<line> t*mpo, *stabeleceram-*e co*o donas de seu* própr**s ne*ó***s. Mil*red *u*l tra*ou uma rota </line>
</par>
<par>
<line> difere*te das *emais, pois não desenvolveu </line>
<line> seu trabalho em a*soci*çã* a nenhum homem </line>
</par>
<par>
<line> (n*m marid*, nem nam*rad*). Ao *ongo dos seus 25 anos *e carr*ira, Hull foi tão respeitada </line>
<line> quanto ridi*ularizada por seu sucesso e em u*a dec**ração à Foto Magazine, reproduz*da por </line>
<line> Mifflin (2013, p.32) em seu livro, ela comenta: </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. *8, n. 6, ar*. 2, p. 2*-43, ju*. *02* www*.*sanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Oliveira, R. G. Moura </line>
<line> 36 </line>
<line> Você sabe como homens são em qualqu*r negócio. Sem**e mei* ciumentos se u*a </line>
<line> mulher faz tão bem [o trabalho] qua*to ele*. *lguns dos t*tuad*res ho**ns ao *ongo </line>
<line> do Bowery estã* diminuindo s*us preços numa tentativa de me ***ar do mercad*, </line>
</par>
<par>
<line> *as eu tenho bastante clien*e* de tod* jeito - 14 *u 1* por dia. </line>
<line> Eu acho que os </line>
</par>
<par>
<line> hom*ns gostam mais de ter uma mulher ta*uando-os. E*es ac**m que uma mulher * </line>
<line> mais cuidadosa. (MIFFLIN, 2013, p.32) </line>
<line> *ull foi pio*eira em experiment*r com a tatuagem *ar* *ins cosmético* (fez uma </line>
</par>
<par>
<line> tatuagem que s*mulav* </line>
<line> cabe*o em um *omem careca) e também com *i*tas em cores </line>
</par>
<par>
<line> próximas *os tons de pele na esperança de *em*ver cicatri*es e mar*as de nascença </line>
</par>
<par>
<line> (MIFFL*N, 2**3, p.33). A efe*ve*cência dos *nos de *960 e </line>
<line> 1970 mudou a cena para </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *at*adora*. Mu*tas delas ga*haram destaque, co** Vyv*n *azonga, que *ome*ou sua carre*ra </line>
<line> como aprendiz em Se*tle, *m 1976 e decla*ou que "*s *rimeiros anos foram ó*imo*. Todo </line>
<line> mundo pensava que era alg* sem i*ua* ter uma j*vem mulher t*tuando" (MIFFLI*, 20*3, </line>
<line> p.3*). Contudo, La*on*a *ogo p*rcebeu que tal contexto não e*a t*o po*itiv* a* ser pre*erida </line>
<line> em pro*oções e fo*çada a us*r *áquinas de ** qualidade, ape*ar de customizadas *om </line>
<line> pedras b*ilh**as pelo dono do estúdio. A p*ópria La**nga suger*u *ue *aquela *p*ca n*o </line>
</par>
<par>
<line> entendia o mov*mento feminista, mas guardou rancor de *odo* os problemas que teve </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> **bie*te de *rabalho envolv*n*o p*econceito e sexismo (MIFFLIN, 2013, p.33). </line>
</par>
<par>
<line> Questõe* r*lacionadas </line>
<line> ao trabalho das *atuadoras e *eu es*aço *o mercado indicam </line>
</par>
<par>
<line> grande* mudan*as ao *ongo das *écada*. Ruth Marte*, por **empl*, aprend*u *oz*n*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tat*ar e a*uou p*ofissionalmente no fi**l da dé*a*a de 1970 </line>
<line> em No*a Iorque, *uando tatua* </line>
</par>
<par>
<line> era ilegal </line>
<line> *a cidade (a ilegalidade per*urou en*re </line>
<line> 1*61 e 1997). *ua cli*nt*la era </line>
</par>
<par>
<line> maj*ritariamente d* homens, </line>
<line> gays e héteros, * ela a*redita*a que os homens </line>
<line> p*eferiam ser </line>
</par>
<par>
<line> tatuados por *ulhere*. *m 197* May *aake, ex-aprendiz ** tatuador Bert Grimm, abriu seu </line>
<line> p*imeir* e*túdio somente para mulh**es (MIFFLIN, 20*3, p.65). Nas décadas seguintes, </line>
</par>
<par>
<line> muitas das tatu*doras entr**am no mercado s*zi**as, sem associaçõ*s com namorado* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ar*do* *ue *osse* do m*io (i*em, p.66) e, *egun** Mifflin (2*1*, p.6*), sequer consti*uí*m </line>
</par>
<par>
<line> um* subcultura d*ntro da subcultura da tat*agem, nem mes*o esta*am unidas em *r*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma *ausa ou estavam ci*n*es </line>
<line> da existência de o*t*as tatu*doras. Ain*a durante </line>
<line> *s ano* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 19*0 m*ita* d** tatuadoras eram p*eteridas em prol d* seus colegas *omens, p*rdendo esp**o </line>
</par>
<par>
<line> como, </line>
<line> por exemplo, juradas *m con*urso* de tat*agem </line>
<line> (*escritos como "tend*n*iosos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> degra**ntes", sendo *IF*LIN, 2013, p.98), o* mes*o *rec**ando e*por seu corpo em roupas </line>
</par>
<par>
<line> revelado*as para figur*r nas p*g*n*s das revistas </line>
<line> e*pec**li*adas em tatuagem (e que </line>
</par>
<par>
<line> divulgava* os profissionai* </line>
<line> da área, seus tra**lhos f*rnecedores), *nq*anto tatuador*s e </line>
</par>
<par>
<line> ho*ens era* fotografados co*pl*tamente vesti*os (MI**LIN, *013, p.97). </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. **, n. 6, a*t. 2, p. 29-43, jun. 202* www4.fsanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*ofissão: Tatuadora - Mulheres T*abalh*do*as em *m Mundo (e Me*cad*) Eminenteme*te Masculin* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> O mercado da tat*agem atu*lment* é c**stituído por mui*as **lher*s tatuadoras q** </line>
</par>
<par>
<line> são reconhec*das por seus pares e po*suem u*a client*la grande fi*l. Algumas *eúnem-se e </line>
<line> *m estúdios n*s qua*s a *quip* é forma*a ap**as p*r *ul*eres, enqu*nto *utras são don*s de </line>
</par>
<par>
<line> seus próprios estúdios, divulgando s*u </line>
<line> tra*alho através das redes sociai* </line>
<line> (pri***palmente </line>
</par>
<par>
<line> atr*vés do Instagram). Pegando carona no Zeitgeist pontuado pelo* discursos e*anci*atór*o*, </line>
<line> fe*inistas e de re*istência, a*gumas **s tatu*doras *riar*m espaços comerciais com p*opos*as </line>
<line> inclu**vas e não se privam da e*posi*ão e defesa *e s*as crenças publicame*te. Um exemplo </line>
<line> * o Ni*e Tat*oo Parlor, citado e* m*téria do New York Time* (2018), * descrito co*o "um </line>
</par>
<par>
<line> estúdio </line>
<line> c** um </line>
<line> time de tatuadoras que t** </line>
<line> com* missão tor*ar a *xperiên*ia da tatua*em </line>
</par>
<par>
<line> mais gentil *a*a clien*es * também para mu*her*s q*e *en*am avançar *m um negóc*o m*ita* </line>
</par>
<par>
<line> vezes *ar*a*o pelo comportamento machista e pelo *ra**men*o *exista" </line>
<line> (NEW YORK </line>
</par>
<par>
<line> T*MES, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> N*sse cen*rio destaca-se a luta contra o assédio e a disc*iminação, que ainda *ão </line>
</par>
<par>
<line> comuns e por vez*s são apree*d*dos *o*o "testes de sobr**ivê*ci*" (THO*PSON, </line>
<line> 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Ara*jo, C*trib e L**a (2019) o**e*vam que por conta disso as tatuadoras têm demonstrad* </line>
<line> *olidaried*de um* para co* as outras, em bu*ca de empo*er*men**, o que se r*flete nã* *ó na </line>
<line> elaboração da identidad* profissional, bem *omo na do pessoal, com * sor*r*dade exe*cendo </line>
</par>
<par>
<line> papel de destaque. As </line>
<line> aut**a* relat*m </line>
<line> ain** que uma da* barr*iras enfrentad** *el*s </line>
</par>
<par>
<line> tatua*or*s cons*ste no reconhe*imen** de suas c*mpetências po* seu* *are* e *lie*tes, </line>
<line> poi s </line>
</par>
<par>
<line> essas trabalhadoras sem*re t*m s*a c*pacida** e **o*issionalismo qu*stionados </line>
<line> atrav*s </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *o*p*rações *ue toma* por base seus pares *asculinos (AR*ÚJ*; CATRIB; LIMA, 2019). </line>
<line> Thompson (2015) a*onta que as mulheres *ue entram em um e*p*ço *e trabalho </line>
<line> hi*toricamente hipe*-masculino a*abam n*gociando ** maneiras como *e *pres*nta*, pois </line>
<line> podem **c*ntrar barre*ras para se *sta*e*ec*rem, dentr* *s quais * discrim*na*ão exercida </line>
</par>
<par>
<line> p*los próp*ios *ole*as mascu*inos no ambiente de traba*ho. </line>
<line> A autora *bserva </line>
<line> ainda *ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e físico de tra*alho n* qual a*ua* os *atuad*res tamb** é mascul*nizado, porq*e a </line>
<line> indústria da tatuage* fo* constru*da com* uma ar*na m*sculina e, *ort*nto, fazend* com *ue </line>
</par>
<par>
<line> ta* a*bie*t* *ef*ita t*l **nte*to. Nesses </line>
<line> **pa*os a presença de tatu*d*ras pode **iar </line>
</par>
<par>
<line> di*sonân**a, pois os corpos das m*lheres tor*am-se exces*ivamente visív*is e **xualizados, o </line>
<line> que por vezes pode culm*na* *m assédio e disc*imina*ão (THOMP*ON, 2015). A atu*ção das </line>
<line> mulheres como tat**d*ras compl*ca-se ainda pe*o fato de a prof*ssão n*o ser regulamentada </line>
<line> *o Brasi*. S* iss* já tem impacto para os ta*uad*res, a*redita-s* que a*eta *s tat*adoras </line>
</par>
<par>
<line> duplamen*e: além de atuar*m </line>
<line> pro*issionalmen*e *m um *ercado assoc*ad* </line>
<line> ao universo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter**i** PI, v. 18, n. 6, art. 2, p. 29-43, *un. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Oliveira, R. G. Moura </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> mas*ulino, não existem meio* formais, com fulc*o *as leis tra*alh*stas, d* com*ater </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di*criminaç*o sexual no ambien*e de trabalho (THOMPSON, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *atuadoras Brasi*eiras </line>
</par>
<par>
<line> Ser tatuadora *o Brasil par*c* ser mui*o des*fiador p*ra as m*lheres que es*olhem t*l </line>
</par>
<par>
<line> profis*ão. Há alguns estúd*os qu* empre*am apenas mulher*s, como Lady Luc* * </line>
<line> Tattoo, </line>
</par>
<par>
<line> primeiro e*túdio brasileiro do gê*ero. U* est*dio cujo staff é composto apenas por mulheres </line>
<line> não é apenas estraté*ia de ma*keting, m*s *m modo de combater a desi*ua*dade de *ênero n* </line>
<line> merca*o *e traba**o: </line>
<line> Sentimos na *ele a desi*u*ldade no *ercado de trab*lho, de forma geral, em re**çã* </line>
<line> à m*lher. E, por isso, **solvemos cria* uma emp*esa *ue nos v*lorizasse e colocasse </line>
</par>
<par>
<line> a m*lhe* em </line>
<line> po*i*ão de *e*ta*ue, não por atrib*tos físicos, ou coisa seme**an*e, </line>
</par>
<par>
<line> mas pela *ossa q*ali*ade, capacidad* e prof*ssiona*ism*. (LADY *UCK, 2020) </line>
<line> A ma*ér*a publica*a n* R7 Pop (20*5) traz o e*emplo *o es*údio Sampa T*tto*, </line>
<line> form*d* só por mulheres como resultado *a ausência de incenti*os p*ra atuar </line>
<line> profi*sionalmente e também da re*ei*ão por seus pares. Uma d*s tatuadoras decla*a que um de </line>
<line> seus col*g*s homens lhe d*ss* que seu lugar *ra *impando chão * o*tr* con*a **e u* client*, </line>
<line> após *er tatuado, comentou que a tatu*ge* tinha fic*do *ão boa, que nem parec** *e* *ido f*i*a </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> um* mu*her. Sa*anth* Sam, dona do Sa**a T*tt**, de*taca que muit*s tat*ad*ras </line>
</par>
<par>
<line> pa*savam pelo aprendiz*do, mas só c*nseguiam tatu*r em casa ou indo at* a casa do *lie*te, </line>
<line> p*rque os estúdios não davam espaço. A tat*adora abriu também uma escola só *ara m*l*eres </line>
<line> e as mel*ores al*nas sã* conv*dadas a tra**lhar no estúdio por um *eríodo pré-det*rminado. </line>
<line> *utra questão enfre*tada por tatuadoras é o asséd*o sexual *o *m*iente de tr*bal*o. </line>
<line> Uma *as tatuador*s que atua*m*nte trabalha no Sa*pa Tattoo con*a sobr* o assédio sofri*o </line>
<line> por u* co*e*a h*mem: </line>
</par>
<par>
<line> ** t**balhava em um es*údio com dois me*inos [...] um *os tatua*o**s tentou </line>
<line> me </line>
</par>
<par>
<line> agarrar à forç*, aproveitando a oportun*dade d* es*armos sozinhos ali. Eu tive que </line>
<line> pedir demissão por causa di*s*. Então, ago*a eu *enh* a cert*z* qu* estou s*gura </line>
<line> (R7 POP, 2015) </line>
<line> Os estúd*os n*s qua** trabalham *pena* mul*ere* buscam criar u*a esfera amigável e </line>
<line> *i*re de assédios para as mulhe*es que almej*m tatuar * s**em tat*adas. * assédio também é </line>
<line> um *robl**a para mu***res que busc*m os *erviços dos *stúdios. O clima de s*roridade fez </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. 2, p. 29-4*, j*n. 2021 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Profissã*: Tatu*dor* - Mulher*s Trabalhadora* em um Mundo (e Mercado) Emine**e*e*t* Masculino </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> com q** *atua*oras de B*lo Hori*onte c*iass*m uma *a*til*a pa*a ensinar às clientes mulheres </line>
</par>
<par>
<line> com* *vitar o assédio sexual no* *stúdios e denunciá-lo, caso ocorra, evitando assim </line>
<line> que o </line>
</par>
<par>
<line> agre*s*r co*tinue atuando profissionalm*nte (FRRRKGU*S, 201*). Outra* in**iativa*, como </line>
</par>
<par>
<line> o Fe*tiv*l Mu*heres Tatu*do*as, criado por L** Mainá, com o intu*to de "quebrar fluxo o </line>
<line> muitas veze* opressor *o universo da tatuagem" (*ATRA*A ***RE, 2019), sinalizam o* </line>
<line> desafio* enfrent*dos pelas *at*adoras e *s est*atégias adotad*s por elas para enfrentá-*os. </line>
<line> 5 CO*SIDERA*ÕE* FI*AIS </line>
<line> É i*port*nte ev*denciar que ante*ior à inser*ã* das mulheres no mun** da tatuagem </line>
<line> como profissionais, essa* *á er*m estigmat*za**s socialment*, caso po**uíssem tatuagens em </line>
<line> seus c*r**s. Diferen*e de seus p*res mascul*n*s, as mulheres tatuadas eram comumente *istas </line>
</par>
<par>
<line> como anormais, atua*do co*o atraçã* **rcen*e ao lado de outras pessoas em *hows </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> variedade (conhecidos como "freak sh*ws"). Com o passar do temp*, as mulhe**s se </line>
</par>
<par>
<line> inseriram como t*abalhador*s </line>
<line> n* subcultura da tatuagem. Contudo, essa i*s**ção </line>
<line> não f*i </line>
</par>
<par>
<line> amist*s*, *ma v*z que esse t*po de </line>
<line> *rabalho era tido como eminen*emente m*sc**in*. Essa </line>
</par>
<par>
<line> a*imosidade experimentada pe*as tatuado**s e*tá enrai*ada na divisão *exual *o t*abalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*s*o que essa* t*a*alhadoras *ompessem barreiras so**ais * profissionais, a animos*da*e </line>
</par>
<par>
<line> persisti* * p*rsi**e </line>
<line> *té ho*e, at*avés d* d*scriminação sexual no *mbiente de *rab*l*o, do </line>
</par>
<par>
<line> asséd*o dos *ares e dos cl*entes, do d*scrédito em *el*ção ao seu trabalho, por exem*lo. </line>
<line> Segun** o sítio Find Ta*t*o (2018), as mulheres repr*sentam n* *rasil cerca de 4*% </line>
<line> dos profissionais que trabalham c*m tatuage*. Apesa* *a cresce*te inse*ção n*s** mercado e </line>
</par>
<par>
<line> da orga*izaç*o em *stú*ios cuja equ*p* é *ormada apenas por m*lhere*, *s *atuadoras </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> enfrentam o preconceito de seus pa*es e, por vez*s, do* próprios clien*e* (Ara**o e* a*li, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). Aos tradicionais estigma* associados à profissão de tatu*dor (ma*ginaliza*ã* *a*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *s*o*iação com subculturas c**o mo*oquei*os e crim*nosos, por e*emplo; c*ráter </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> profissão "se*undária", o que a afasta de p*ofissõe* recon*ecidas como white *ollar), outros </line>
</par>
<par>
<line> *e soma* </line>
<line> q*ando u*a mu***r atua profiss*onalmente </line>
<line> n*sse univer*o (Araújo alli., 2019, et </line>
</par>
<par>
<line> *.7): assédi* pratica*o por clientes mas*ulinos e questionament* da c*edibilidade *o tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> (Araú*o e* </line>
<line> al*i., 2*19, pp.10-11) estão entre os pro*lemas a*ontados pe*as profi*sionais. </line>
</par>
<par>
<line> Ape*ar de todas a* mudanças que impulsio*aram o mercado, i*clus*ve a popula*ização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pro*issão *e tat*ador, as mul**res ai*da sofrem d*scrimin*çã* *os pare* e </line>
<line> client*s. Isso </line>
</par>
<par>
<line> sin*liza que, ao cont**rio do que o senso com** apregoa, o estigma vinculado à ta*uage* e à </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 18, *. 6, a**. 2, p. 29-4*, jun. 2021 www4.*s*ne*.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Oliveira, *. G. M*ura </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissão d* tatuador *egue exis*indo e, ao que parece, ainda é mais acentuado *o caso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **lheres que abraça* a t*tuagem com* profiss*o. </line>
</par>
<par>
<line> Dentr* as no*idades que pode* tra**r mud*nça* si*nifi**tivas para o trabalho **s </line>
</par>
<par>
<line> mulheres tatuadoras *stá a modi*icaç** do ap*endiza** </line>
<line> da p*ofissão. Tradicionalment* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado lev*va a*os p*ra s*r concluído e </line>
<line> tratava-se de uma funçã* baseada em ** </line>
</par>
<par>
<line> vínculo de a*izade, </line>
<line> **o </line>
<line> t*ab***ista. O </line>
<line> apre*diz*do não envolvia qua*q*er tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> remuneraç** ou c*rtif**ado. At*alment* m*itos tatuadores e tatuador** ofe*ecem cursos </line>
<line> "profissionalizantes", **s s*m q*alque* form*l*za**o (certifi*ad*s re*onhec*do* no mercad*, </line>
</par>
<par>
<line> p*r exem*lo). Al*m de aulas de de**nho, </line>
<line> os can*idatos a ta*uador apre*dem técnicas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> bioss*gurança e pass*m p*r es*ágios em estúdios esta*elecidos, ge**lmente com os t***adores </line>
</par>
<par>
<line> que ministr*ram o cur*o. Ainda não é po**ível aval*a* i*p*cto des*e* cursos *a*a as o </line>
<line> t*tuad*ras neófitas no me*cad*, *as mui*os deles são m*nistrados por profissionais *ue já </line>
</par>
<par>
<line> estão estabelecid*s e *iram uma janela </line>
<line> de op*rtunida** </line>
<line> para **netizar com b*se nas </line>
</par>
<par>
<line> mud*nça* mercad*lógicas (por e*emp*o, o ac**s* facilit*do à* máqu*nas e materiai*, que </line>
</par>
<par>
<line> além de qualitativament* mel*ores, </line>
<line> *stão ma*s baratos). Acred*ta-se que t*is cur*os </line>
</par>
<par>
<line> contrib*em também p**a q*e *ais m*lheres se *n*ira* prof*ssional*e*te com *ais *iberdade </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> facilidade, *ois não p*ecisam passar por a*rendizad*s *om tatuadores ho**ns e *m </line>
</par>
<par>
<line> am*ientes mas*uli*izado*, que oferecem os d*safios apontados ao longo do te*to. </line>
<line> Lembramos que m*itas questões envolvendo mulheres tatuadoras p*dem s*r mais </line>
<line> c*muns no Brasi* do *ue em outros países, *ma vez *ue no exterior a indúst**a se d*versificou </line>
<line> e mu*tos tatuadore* s* empenh*m em promover ambi*nte* (estúdios) inclusi*os, segu*do </line>
<line> Mifflin (2013, p.115). Por exemplo, a t*tuadora Roxx, *** trabalha *m Sã* Francisco d*sde a </line>
<line> década de 1980, s* v**e de seu *ackgr**nd e expe*iência en*uant* "*uts*der" (ela é l*sb**a e </line>
</par>
<par>
<line> mestiça, segundo MI*FLIN, *013, p.115) para abraçar *ma clien*ela mai* amp*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diversificada. Ai**a a*sim, nos sites visitados e com base nos relatos das tatuadoras </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileiras, </line>
<line> predo*ina o </line>
<line> discurso de união *ontra um am*iente de trabal*o ma*cu*inizado, </line>
</par>
<par>
<line> con*ra o estigma e contra práticas discriminatóri*s. </line>
</par>
<par>
<line> Dada a complexidade e o dinamismo ** mercado </line>
<line> de tat**gem, **re*ita-se q*e uma </line>
</par>
<par>
<line> discussão a*ro*unda** so*re as novid*des e des**ios q*e se *p*e*ent*m à *ulher *at*a*ora só </line>
<line> *erá possível através de uma pesqu*sa que inves*igue em *rofundidad* o fenômen*. Sugere- </line>
</par>
<par>
<line> se, portanto, uma inves*ig*ção qualitati*a, </line>
<line> in*erp*e*at**a e com </line>
<line> ba*e e* entrevis*as em </line>
</par>
<par>
<line> pr*fundida*e para apurar *s desafi*s e </line>
<line> demai* q*estões que se *presentam para *ssas </line>
</par>
<par>
<line> p**fissionai*. Acredi*a-se que a análise crítica d* d*s*urso (FA*RCLOUGH, 1*92), por </line>
<line> exemplo, pode **r u*a form* in*e*essante de anali*ar *ados p**duzi*os *m pesqu*sas futuras, </line>
<line> *ev. F**, Teresina, v. 18, n. 6, ar*. 2, p. 29-43, jun. 20*1 www*.fsa**t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Profi*s*o: T*tuadora - *ul*e*es Trab*lhadora* em um Mu*do (e *ercado) *minentemente Masculino </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> dada a *atu*alização d*s tem*s </line>
<line> q*e *ercam o *e*ôm*no. Vi*lumbr*-se o potencial </line>
<line> us o de </line>
</par>
<par>
<line> teorias feministas e queer na análise d* d*dos fu*urament* produzidos. *eixa-se t*mbém </line>
</par>
<par>
<line> como sugestão para pesqu**as futu*as comp*eender sen***o *o traba*ho para mulh*res qu* o </line>
<line> atuam no ramo *a tatuage*, bem como investigar o *ercado da *a*uagem como um mercado </line>
</par>
<par>
<line> fei*o por </line>
<line> homen* para *omens. Outro tema interes*ante *ara *es*uisa é o sistema de e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado no mercad* de traba**o d* tatuagem e como o* curso* de formaçã* de tat*a*ores </line>
<line> impactaram es*e sis*ema e o pr*prio *erc*do, para homens * *ulh*re*. </line>
<line> REF*RÊNCI*S </line>
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<line> Como Re*erenc*ar este Artigo, confor*e ABNT: </line>
<line> OLIVEIRA, R. *; *OUR*. *. *. Profissão: Tatuadora - Mulheres Traba*hadoras em um M*ndo (e </line>
<line> Merca*o) Emi*entemente Masculi*o. Rev. FSA, *eresina, v.1*, n. *, art. *, p. 29-4*, jun. 2021. </line>
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<line> Contribu*çã* dos Au*ores </line>
<line> R. C. Oliveira </line>
<line> R. G. Mo*ra </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção * pl*nejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * i*terpr*tação do* dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascun** ou n* revisão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na a**ovaç*o da ver**o fi*al d* manuscrit*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* *I, v. 18, n. *, art. 2, p. **-43, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

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