<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 2, p. 29-43, jun. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Prof*ssão: Tatuadora - Mulheres Trabal*a*oras em um *un*o (e Mer**do) Eminenteme**e
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
*rofession: F*male *a*too Artis* - Workers in an **inen*ly Male Wo*ld (a*d Mark*t)
</line>
</par><par>
<line>
*enata C*uto de Azevedo de Oli*ei*a
</line>
<line>
Doutora em Adm***stração d* Empresas pela U*iversida*e do Grande R*o
</line>
<line>
E-mail: renataco*to@*ahoo.com
</line>
<line>
Renan G*mes Moura
</line>
<line>
*ou*orado em **minist*aç*o pela Unive*s**ade do Gr*nde Rio
</line>
<line>
Mestre em *d*inistraç*o pela Unive*sidade do Grande R*o
</line>
<line>
E-m*il: renangmou*a@gm*il.*om
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Ren*ta *o*to de Oliv*ira
</line>
<line>
*ditor-Chefe: Dr. *onny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Benj*min Batista, 12/3*1, *a*d*m B*tâni*o - Ri* *e
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Jane*r* - RJ, CE*: 22.461-120. B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
End**e*o: Renan Gomes Moura
</line>
<line>
Arti*o rece*i*o em 20/04/2**1. *lti*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ua Benedit* *a Silva L*mba, 890, *uqueca, Ba*ra do
</line>
<line>
*ecebida e* 05/05/202*. Aprov*do em 06/05/**21.
</line>
</par><par>
<line>
Piraí/R*, CEP. 27140290. B*asi*.
</line>
</par><par>
</page><line>
A*aliado pelo sistema *r*ple Rev*ew: Desk **view a)
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Do*ble Bl**d Review
</line>
<line>
(avaliação cega p*r dois av*liadores da área).
</line>
<line>
Revisão: *ramat*c*l, Normati*a e de Form*taç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Ol*veira, R. G. Mour*
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Neste ensai* teórico d*scu*i*os que*tões referentes ao t*abalho das *ul**res tat*adora*. O
</line>
</par><par>
<line>
merc*d* de ta*uagem é eminentem*nte *asculino, princ*palmente no Bras*l. *
</line>
<line>
*is*ussão
</line>
</par><par>
<line>
sob*e o trabalho *emi*ino torna-se
</line>
<line>
*elevante h*ja vista
</line>
<line>
o recente aumento de *ul*er*s
</line>
</par><par>
<line>
atuando profissionalment* nesse *erc*do, seja como
</line>
<line>
aprendizes, se*a como tatu*dor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar d* ausência de estatísticas ofi*iais, esti**-se com base em inúmeras matéri*s
</line>
<line>
**bl*cadas pe**s mí*ia* i**ressa e on*ine qu* o número *e tatuadora* e *stúdio* de tatuagem
</line>
<line>
nos quais tra*a*h*m apenas mul*eres aumentou n* B**s*l * *ende a contin*ar crescendo nos
</line>
</par><par>
<line>
p*óx*mos a*os. Consi*era-se iss* um refl*xo do Zeitgeist
</line>
<line>
brasileiro, ou seja, da c**juntura
</line>
</par><par>
<line>
cultur*l e intelectual do moment* a*ual, com r*flexos me*c*d*lógicos e trabalhistas.
</line>
<line>
Palav*as-chave: *u*her. Gênero. Tatuador*. Mercad* d* Trabalho.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
In thi* ess*y we discus* is*ues relate* to the work *f femal* t*tt** art*s*s. **e tatto* mar*e* *s
</line>
<line>
ma*nly *a*e, abo*e all *n Brazil. Th* d**cussio* about *omen's w**k *ecomes rel*vant given
</line>
</par><par>
<line>
the recent inc*ease in the number of women working *rofessionally in this mark*t, either
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
apprentices or as tatt*o arti*ts. Despite the absenc* of offici*l st*tisti*s, *t is e*timated based
</line>
<line>
on numer**s ar*icles publ*shed in print *nd online media that the number of tatt** artists and
</line>
<line>
tatto* studios in which onl* women *ork has increased *n Brazil, and will continue to g*ow in
</line>
<line>
th* upc*ming years. This is cons*dered a *eflection *f the Brazi*ian Z*itge*st, tha* is, of the
</line>
<line>
current cultu*al and intellectua* si*uation, with m*rket and labor refle*es.
</line>
<line>
Keywords: *oman. Gender. Fe*ale Tattoot Ar*ist. Labour Market.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-*3, jun. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Profissão: Tatuador* - Mulheres *rabalhadoras em u* Mun*o (* *ercado) Eminent*mente *asculino
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O mercado da tatu*ge* s*mpr* foi emine*temente masculi*o (T*OMPS*N, 2018),
</line>
<line>
ou sej*, ma*cado *ela pres*nç* majoritária de **mens atu**do profission*l*ente como
</line>
<line>
p*opr*et**ios e gerentes de *s*údios de tatuagem, bem com* tatuadores. *arte da "aura"
</line>
</par><par>
<line>
m*sculina *esse merca*o
</line>
<line>
d*cor*e da
</line>
<line>
as*ociação com p*rsona*ens de
</line>
<line>
dom í ni os
</line>
</par><par>
<line>
tra*icio*al*ent* considerad*s mascu*inos, *n*re eles mili*a*es, *o*oque*ros e crim*nosos (DE
</line>
<line>
M*LLO, 200*; ROBERTS, 2*12). Além da associação c*m subcultu*as consi*eradas
</line>
<line>
masculinas, Tho**son (2018) enx*rga um ví*culo entre as tatuagens e os denomin*dos blue
</line>
<line>
co*lar wo**er*, profissionai* que exe***am tra*alhos ma*uais e gozam de men*s pri*i*égios e
</line>
<line>
*e*on*eci*ento *m *posição aos que se dedicam a trab*lhos intelect**is, os white colla*
</line>
<line>
workers (GAB*IEL, *008, p.1**), p*r exemplo, t*abalhado*es da construçã* ci*il,
</line>
<line>
operadores de máquina, m*nta*ores e m*toristas de *aminhão. Is** caract*rizaria * traba*ho
</line>
<line>
do tatuador como masculino e *anual, **m que fossem *ecess*r*** q*a*ific*ç*es int*lectuais
</line>
<line>
pa*a o s*u e**rcício.
</line>
</par><par>
<line>
Inú*eras transformações ocorrem n*ss* me*cado ao longo do tempo, seja
</line>
<line>
pe*a
</line>
</par><par>
<line>
prolifera*ão da tecnologia,
</line>
<line>
desd* o *ur*ime*to
</line>
<line>
da prime*ra *áqu*n* *létrica de tat*a*em,
</line>
</par><par>
<line>
invenção atribuí*a a Samuel O\Reilly, po* vo*t* de 1890 (*DAM*, 2012), seja
</line>
<line>
**la
</line>
</par><par>
<line>
*i*ulgação de *o*mas de biossegura*ça, q** ***e são ca*a
</line>
<line>
vez mais observadas p*los
</line>
</par><par>
<line>
profissionais e conhecidas entre ** consumido**s. * dispon*bilidad* co*erc*a* *e mate*i*is e
</line>
<line>
o au**nto do núme*o de tatuadores, bem co*o o impacto **s r*d*s so*iais na divulgaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
trabal*os e n*
</line>
<line>
captação de **ientes
</line>
<line>
tamb*m são fatore* dignos de
</line>
<line>
n*ta d*nt*e *qu*les que
</line>
</par><par>
<line>
geraram **d*nças. A presenç*
</line>
<line>
d* *ulhere*
</line>
<line>
atua*do c*mo tatu*dora* * a*rendizes t**bém
</line>
</par><par>
<line>
me**ce
</line>
<line>
destaque.
</line>
<line>
Estúdio* cuja eq*ip* é formada *xclusivamente *or mulhere* existem
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
a*g*m
</line>
<line>
t*mpo *o Brasil: * Samp* Tattoo, por ex**p**, foi fun*ado em
</line>
<line>
2015 (VEJA, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Cont*do, c*nsiderar c*mo nov*d*de * *tuaç*o das mulheres como ta*uad*ras é contribu*r *ara
</line>
<line>
* apag**ento da his*ória c**stru**a por div*r*as *a*uadoras que há muito *empo lutam por
</line>
</par><par>
<line>
re**n*ecim*nt* e es*aç* nesse merca*o
</line>
<line>
d* tr*balho. *iff*** (2013) sug*re que a rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
*ntre mulheres e a profissão de tatuadora
</line>
<line>
começ* no Oc*dente com as mulheres que se
</line>
</par><par>
<line>
a*resentavam nos circo*, em feiras, em museus de *uriosid*des e outros event*s. T**uadas
</line>
<line>
p*r *eus pa*s e mari*os, algum*s d*s*a* mulh*res, como *ora *i*debr*ndt, contavam rel*tos
</line>
</par><par>
<line>
fantástic*s e fi**iona** e* sua*
</line>
<line>
*presen*a*ões, ali*entando o imagin*ri* soc*al
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
épo*a
</line>
</par><par>
<line>
(f*nal do século XIX, mais precisame*te 1**2, *egundo MIFFLIN, *0*3, p.10). Por e**mplo,
</line>
</par><par>
<line>
a história d* Nora versav* sobre sua captu**
</line>
<line>
e tortu*a (i*c*uind* aí a tat*ag*m) *elos ín*ios
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, *. *, art. 2, p. 2*-*3, jun. *021
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Ol*veira, R. G. M*ur*
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Sioux, s*b comand* do ch*f* T*uro Sent*ndo, para de*ois d*scobrir que se tornou órfã e se*
</line>
<line>
salva pelo l*ge*dár*o co*onel Geor*e Croo* (MIFF*IN, 2013, p.10).
</line>
<line>
No começo do século XX, al*u*as dessas mul*eres, normalment* casad** com
</line>
</par><par>
<line>
t*tuadores,
</line>
<line>
começ*ram * apren**r a tatuar. "Nessa pr*fis*ão inte**amente comp*titiva,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
h*mens podiam te* s*as mulheres
</line>
<line>
*omo *p**ndizes
</line>
<line>
v*sando impulsiona* os negócio*, sem o
</line>
</par><par>
<line>
*ed* de p*rdê-las para e*túd**s co*correntes" (MIFF*IN, 2013,
</line>
<line>
*.30). Em *907 Ma*d
</line>
</par><par>
<line>
**gner, casada com o tatuador Gus Wagner, começ*u a trabal*ar com a t*cnic* de hand-
</line>
<line>
po*e, *ue c*nsiste na *nserçã* de *inta **b a p*le feita com * ajud* de ** instr*m*nto no qua*
</line>
<line>
um* agulha é fixada. Maud Wagner foi a primeira mul**r *atuadora *o*heci*a na era moderna
</line>
</par><par>
<line>
e as*im como ela
</line>
<line>
ou*ras m*l*ere* *e*xaram suas apre**nt*ções como **t*st*s *e circo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*est*v*is d* curi*sidades *ara as*umir o trabalho de tat*adora integra*mente. A t*ajetória
</line>
<line>
des*as profis*ionais f*z parte ** história da org*niz*ção e das mu*anças que culmin*ram com
</line>
</par><par>
<line>
o que *oje co**encionamos
</line>
<line>
chamar de mercado de tatuagem. Esse mercado * *inda *oje
</line>
</par><par>
<line>
*uit* fragmentado, com pouca coesã* inter*a e regulação, o que impede seu cresci*ent* na
</line>
</par><par>
<line>
*esm* pro*orção ou *om o mesmo alcanc*
</line>
<line>
*ue ou***s indús*rias de modif**aç*o corporal,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo a da cirur*ia plástica (ADA*S, 2012, p.157). Aind* que o cresc*ment* não se compare
</line>
<line>
*o de outro* mer*ados de modi*icação cor*oral, no Brasil o *rescime*to d* mercado de
</line>
</par><par>
<line>
tatuagem *oi expr*ss**o, a*ingind*
</line>
<line>
24,*% entre 2016 e 2*17, s*gundo o SEBARE
</line>
</par><par>
<line>
(INFO**NEY, 2018). Com a virada *o m*lênio e
</line>
<line>
suas novidades, c*mo a in*ernet e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
re*lity shows sob*e t*tuagem, muitas tatuadoras não se *entir*m ma*s *brig**as a ta*u*r c*mo
</line>
</par><par>
<line>
seus cole**s do sexo masculino. Do*s
</line>
<line>
n*mes se
</line>
<line>
destacam
</line>
<line>
nesse *o*texto: a holandesa
</line>
</par><par>
<line>
Ang**i*u* Houtkamp * * norte-*mericana Kat v*n D. *mbas don*s de seus pr*prio* estúdios
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
com visual diferente
</line>
<line>
dos estereótipos asso*ia*os às *atuad*r*s
</line>
<line>
nas déc*da* passadas,
</line>
</par><par>
<line>
Houtkam* e
</line>
<line>
von D e**andiram sua atua*ã* profi*sional, empre*ndendo em á*eas qu* não
</line>
</par><par>
<line>
guar*am relação com o un*ver*o *a t*tuagem (von D *a*ticipou *e programas de TV e é do*a
</line>
<line>
de uma linha de maquiag*m m*ndi*lm*nte famosa; *outkamp é *ona d* seu próprio estúdio,
</line>
<line>
a*ua t*mbém como modelo e c*me*cializa d*ve*sos produtos licenciados *om seu* desenhos).
</line>
</par><par>
<line>
No lastro da renovação do *ovimento femi*i*ta (*ala-se sobre uma
</line>
<line>
q*ar*a onda,
</line>
</par><par>
<line>
dep*is
</line>
<line>
*a que data de 19*0, seg**d* *EREZ; RICOLDI, 2018), muitas ta*uadoras
</line>
</par><par>
<line>
organi*aram-se em estúdios nos quais tr*ba*ham apen*s mulheres, como o SampaTattoo (SP),
</line>
<line>
* Lady Lu*k (RJ) * o Artem** Ink (*R), segund* i*forma m*té*ia d* site Hypen*ss (2018).
</line>
<line>
*o*os *isc*rsos sobre espaç*s de trabalho in*lusivos, tanto para as tatu*d*ras, *uanto p*ra o*
</line>
</par><par>
<line>
clie*tes,
</line>
<line>
bem c*mo o dese*o *e desenvolver uma carreira sóli*a,
</line>
<line>
p*s*ara* a fazer parte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
*ernáculo das *at*a*or*s e f*gur** em *ntrevist*s ve*culadas pelas mídi*s contemporâneas. O
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-4*, jun. ***1 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prof*ssão: Ta*uadora - Mul*ere* Tra*al*adoras *m um M*ndo (e Mercado) Emin*ntemente Masculino
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
preco*ceito * a associação da profi*são ao universo masculino se*uem prese*tes, mas será
</line>
<line>
que há *lgo de novo pa*a es*as t*aba*hadoras?
</line>
<line>
2 R**ERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Mulheres Em Profis*ões Social**nte *onsider*das Mascul*na*
</line>
<line>
Quando *ensamo* sobre profissões e g*nero, podemos ar*ument*r **e e*ist*m
</line>
<line>
pro**ssões que não pod*m se* *onsideradas "neutras", ou seja, elas são *tribuídas aos home*s
</line>
<line>
ou às mulhe*es, implíci*a ou explicit*m*nte, levan*o-se e* *onsid*r*ção qu* algumas formas
</line>
<line>
de traba*h* n****lmen*e exigem caracterí*ticas a*so*iadas à masculinid*de ou *e*inilidade
</line>
</par><par>
<line>
para sua
</line>
<line>
execu*ão (*LVESSON; *IL**NG, 2*09). Nesse contexto, o merc*do de *r*balho,
</line>
</par><par>
<line>
bem como as
</line>
<line>
orga*izaçõ*s, é di*idido de aco*d* co* * gêne*o (AL*ESSON; BILLING,
</line>
</par><par>
<line>
2009; KERGOAT, 2009), ou sej*, a mai*ria dos empre*os é ti*ificada pelo s**o, d*finida
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
"ma*culinos"
</line>
<line>
ou "femi*inos"
</line>
<line>
e, portanto, vistos como *atur**s para os homens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mulheres (AL*E*SON; *ILLIN*, 2009; KERGOAT, 2009). A divi*ão sexual *o trabalho é
</line>
</par><par>
<line>
a forma ** divisão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*rabalho social decorrente das relaç*es sociais de sexo. Essa for*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
historicamente adap*ada a cada sociedade e t*m por c*racterístic* a *e***naç*o pr*oritári* dos
</line>
</par><par>
<line>
homens à esfera produtiva e
</line>
<line>
das mulheres à esf*ra *eprodutiva
</line>
<line>
e, simultan*am*nte,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocupação pelos homens d** funçõe* ** *o*te
</line>
<line>
val*r *oci*l agregado (po**ticas, rel*giosas,
</line>
</par><par>
<line>
*ilitar*s e*c.) (KERGOAT, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
*ergoat (1996) aponta que
</line>
<line>
a *ivisã* se*ual
</line>
<line>
do trabalho d*ixou enr*i*ado qu*
</line>
</par><par>
<line>
"naturalmente" e*istem trabalhos de homens e trabalho *e mul*eres, *em com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hi*rarquizaçã* do traba*ho, *u seja, o trabalho do h*mem, em termos de capital, v*le m**s que
</line>
</par><par>
<line>
o traba*ho d* mulh*r. M*s*o *ue m*l*eres tenham s*
</line>
<line>
inserido em p**fissõ*s so**almente
</line>
</par><par>
<line>
des*inadas a
</line>
<line>
h*mens isso não si*nifico* uma tr*nsformação das diferenças *x**tentes en*re
</line>
</par><par>
<line>
ele* no mundo *o tra*a*ho. Chies (2010) sugere que essa *ue***o é tão marcante
</line>
<line>
que s * o
</line>
</par><par>
<line>
termo
</line>
<line>
identidade p*d*sse ser u*ilizad* para d*t**mi*adas pro*issões, *rande parte d*las
</line>
</par><par>
<line>
g***ariam u*a identidade de gên*ro mascu*ino. O autor obse*va ain*a **e mesmo quando as
</line>
<line>
*ulher*s *e inserem e pass*m a ocup*r profiss*es socialmente ti*as como masculinas "não
</line>
</par><par>
<line>
apen*s
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
sua construção histó*ica, mas muitas v*zes pel* demarc*ção *e pré-requisit*s
</line>
</par><par>
</page><line>
tid*s *omo masc*linos (força, resistên*i* e lider*nça), a *or*a de trabalho des*as mulheres é
</line>
<line>
conce*ida co*o inferi*r" (C*IES, 2010, p.511). Sendo ass*m, constr*ir em*r*gos como
</line>
<line>
*ascul*nos * femininos reproduz e r*f*rç* a ideia do* este*eótip*s e o status quo dos homens
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina *I, *. 18, n. 6, *rt. 2, p. 29-*3, j*n. 20*1 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Oliveir*, R. G. Moura
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
(BIL*ING, 2011). Mediant* esse contexto, *s *rofissões soci*lmente masc*lin*zadas exig*m
</line>
<line>
que **ueles que as exercem seja* capazes de *culta* *s sof*imentos gerad*s e impostos pe*a
</line>
</par><par>
<line>
organização do trabalho, pois so*rimentos
</line>
<line>
como m*do, compaixão, conflito moral e dúvida
</line>
</par><par>
<line>
são impu**dos * *eminilidade como uma m*rc* "*atur*l" da
</line>
<line>
inferioridade (MOLINIER;
</line>
</par><par>
<line>
WELZER-LANG, 2009). Sendo assim, todos os in*iv*d*os f*mininos que
</line>
<line>
al*e*am
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
tra*etó*ia
</line>
<line>
profissional valorizada
</line>
<line>
deve* aderir às características
</line>
<line>
as*ociad*s * v*rilidade,
</line>
</par><par>
<line>
a*di*ando ou até mesmo de*construind* *uas femi*i*idades (MOL*NIER; **LZER-LANG,
</line>
<line>
2009; SANTO*; A*TUNES, 2013).
</line>
<line>
Os empregos qu* são *ocialmente tidos masculi*os sã* altame*te valo*izados,
</line>
</par><par>
<line>
recompensados socialmente e proporcionam aos trabalhadore* desafio, entusiasm*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
segur*nç*, espec*a**en*e em *omparação às trabalhadoras femi*inas *ue exercem * mes*a
</line>
<line>
f*n*ão (THOMPSON, 2015). Os trabalho* mas*u*in*zado* *cu*am posições d* supe**oridad*
</line>
<line>
e autori*ad*, estão *ssociados ao poder e in*l**nciam a atmosfer* cul*ural, fazen*o com que
</line>
</par><par>
<line>
possa ser
</line>
<line>
descon*or*áv*l ou desagradável para *s mulhere* atuar prof*ssionalmente em tais
</line>
</par><par>
<line>
searas, de *cord* com Th*mps*n (2015). A autor* *bserva t*mbé* que em ambient*s assim
</line>
<line>
o assédi* às mulheres é *omum, co*o maneir* *e testar s*a resiliência em um a*bien*e h*s*il
</line>
</par><par>
<line>
e m*sc*linizado. Desde a d*cada de **70,
</line>
<line>
as *ulhere* *ngressam expon*nc*alm*nt* em
</line>
</par><par>
<line>
pr*fis*ões *onsidera*as c*mo não tradici*nai*. Apesar disso, o *ss*dio e a discrimi*ação não
</line>
<line>
d*ixaram de oco*r*r, principalme*te em ambientes de t*abalh* tradicionalme*te associados ao
</line>
<line>
uni**rso mas*ulin*.
</line>
<line>
* important* dest*car *ue a re*ação da mul*er c*m o u*iverso da tatuagem, s*j* com*
</line>
<line>
tat**da, se*a c*mo t*tuadora, se*pre *oi per**ada po* questões qu* dizem *espe*t* * gênero,
</line>
<line>
autodete***naçã* e estereó**pos sociai*. Até hoje mulheres t*tuada* sã* "a*aliada*"
</line>
<line>
s**ialmente, *ependend* do número d* tatuagens que possuem, do des*nho de*sas tatua**ns
</line>
</par><par>
<line>
e da *xt*nsão que ocupam em s*u cor*o, o qu* sugere
</line>
<line>
que o c*rp* feminino ainda
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*oduzido discursi**mente
</line>
<line>
dentro de par*metros s*cialm*nte estab*lecidos. Por exe*plo,
</line>
</par><par>
<line>
tatuagens p**uenas, delicad*s e qu* n** são *i*í**is e* amb***tes de trabalho, p*r exemplo,
</line>
<line>
tendem a ser ma** aceitas e até en*aradas como s*mbolo de f*minili*ade, enquant* tatuagens
</line>
</par><par>
<line>
em cores
</line>
<line>
vibra*tes e que cobr** extensas e visíveis ár*as do corpo podem ser caus* de
</line>
</par><par>
<line>
r**eição e* ambientes laborais. *s tatuadoras parecem en*rentar duplame*te o *stigma *ocial:
</line>
</par><par>
<line>
primeiro,
</line>
<line>
*o**ue geralmen*e também são mulheres *atuadas; segundo, porque são mulheres
</line>
</par><par>
<line>
trabalhand* e* ambientes masc*linizados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, Te*esin*, *. 18, n. 6, art. 2, p. 29-43, jun. 20*1
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*fiss*o: Tatuadora - *ulhere* T*abalhadoras em um Mundo (e Merc*do) *minentement* Ma*c*lino
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
3 R*SULTADOS E DI**USSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
*.1 *atuadoras no *undo do trabalho
</line>
</par><par>
<line>
No âmbit* d* Adm*nistr**ão, existem trabalhos que versa* sob*e aspe*tos s*mbóli**s
</line>
<line>
*a tatuagem, conectando-a às questões id*n*itárias (e.*: OLIVE*R*; TROCOLI; *L*AF,
</line>
<line>
2012; OL*VEIRA; AYROS*, 2016) como *ambém à es*era do trabalho, mais
</line>
<line>
e*pec****amente s*bre a trajetó*ia p*of*ssional no campo da ta*uagem (*.*.: DELUCA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Muitos trabalho* também
</line>
<line>
versam sobre a rel**ão
</line>
<line>
entr* mulher**, s*u* corpos e tatu*gem,
</line>
</par><par>
<line>
como, *or exe*p*o, P*t*erson e E**iott (2003), sobre *s a*siedade* enfrentadas pelas mulheres
</line>
<line>
*ste*sivam*n*e t*tuadas em relaçã* a*s ideais de *eleza tradic**nais; e P*tterson * **hroeder
</line>
<line>
(2010), *o**e co** a pe*e (em especial, a fe*in*na) desponta *omo uma aborda*em relevante
</line>
<line>
para as pesqu**as sobr* c*ltu*a d* consumo. Apesar das inúmeras *atérias em mídias diversas
</line>
<line>
(site*, r*vistas, re*es sociais) *obre como tatu*doras estão **dando o mercado *e tatuagem e
</line>
</par><par>
<line>
a est*ti*a dos *stúdios, trabalhos acadêmico* s*bre mulher como profissional de tatua*em a
</line>
</par><par>
<line>
(ou *eja, como tatua*o**) não foram enco*tr*dos. Is** p*de
</line>
<line>
sinali*ar que o t*abalho de
</line>
</par><par>
<line>
t*tuador **nda * p*edominantem*nte
</line>
<line>
*nc*rado
</line>
<line>
como um trabal** masculino. E,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
c*nsequência, tal s*lêncio revel* a impor*ân*ia desta pes*uisa, *rincipalmente p*ra *sclarecer
</line>
<line>
quais são os senti*os dess* trabalho para a profissional de tatuagem.
</line>
<line>
É im*or*an*e destacar que apesar do recente destaque m*diático, as *atuado**s não são
</line>
<line>
um fenômeno conte*po*âneo no mercad* d* tatu*ge*. O livro de *ifflin (*013) nos guia
</line>
<line>
a*r*vés da his**ria d*s tatuador*s, demonstr*n*o que e*sas *rofissionais en*rentaram q*estões
</line>
</par><par>
<line>
simi*are* às que outras mulheres, em outras searas, t*mbé* vivenciaram: "questões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
separatismo, compe*ição e o ti*o
</line>
<line>
*e determ*n*smo biol*gico que suge*e que uma mu**er
</line>
</par><par>
<line>
corre, *o*a ou d*senha (como um *atuador home* descrev*u o estilo de sua aprendiz) \co*o
</line>
</par><par>
<line>
uma garota\". Contu*o, se*un*o
</line>
<line>
afirma Mifflin (201*, p.7), a bat*lh* po*
</line>
<line>
ig*aldade
</line>
<line>
salarial
</line>
</par><par>
<line>
foi a única q*e *s t*tuadora* não precisaram enfren*ar.
</line>
<line>
C*mo v*s*o na contextu*li*ação, o co*eço da t**jetória *r*fissional d*s mulheres
</line>
<line>
tatuadora* *oi associad* à de seus marid*s. Com e*es, e*as aprenderam o ofício e, ao *o*go do
</line>
<line>
t*mpo, *stabeleceram-*e co*o donas de seu* própr**s ne*ó***s. Mil*red *u*l tra*ou uma rota
</line>
</par><par>
<line>
difere*te das *emais, pois não desenvolveu
</line>
<line>
seu trabalho em a*soci*çã* a nenhum homem
</line>
</par><par>
</page><line>
(n*m marid*, nem nam*rad*). Ao *ongo dos seus 25 anos *e carr*ira, Hull foi tão respeitada
</line>
<line>
quanto ridi*ularizada por seu sucesso e em u*a dec**ração à Foto Magazine, reproduz*da por
</line>
<line>
Mifflin (2013, p.32) em seu livro, ela comenta:
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. *8, n. 6, ar*. 2, p. 2*-43, ju*. *02* www*.*sanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Oliveira, R. G. Moura
</line>
<line>
36
</line>
<line>
Você sabe como homens são em qualqu*r negócio. Sem**e mei* ciumentos se u*a
</line>
<line>
mulher faz tão bem [o trabalho] qua*to ele*. *lguns dos t*tuad*res ho**ns ao *ongo
</line>
<line>
do Bowery estã* diminuindo s*us preços numa tentativa de me ***ar do mercad*,
</line>
</par><par>
<line>
*as eu tenho bastante clien*e* de tod* jeito - 14 *u 1* por dia.
</line>
<line>
Eu acho que os
</line>
</par><par>
<line>
hom*ns gostam mais de ter uma mulher ta*uando-os. E*es ac**m que uma mulher *
</line>
<line>
mais cuidadosa. (MIFFLIN, 2013, p.32)
</line>
<line>
*ull foi pio*eira em experiment*r com a tatuagem *ar* *ins cosmético* (fez uma
</line>
</par><par>
<line>
tatuagem que s*mulav*
</line>
<line>
cabe*o em um *omem careca) e também com *i*tas em cores
</line>
</par><par>
<line>
próximas *os tons de pele na esperança de *em*ver cicatri*es e mar*as de nascença
</line>
</par><par>
<line>
(MIFFL*N, 2**3, p.33). A efe*ve*cência dos *nos de *960 e
</line>
<line>
1970 mudou a cena para
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*at*adora*. Mu*tas delas ga*haram destaque, co** Vyv*n *azonga, que *ome*ou sua carre*ra
</line>
<line>
como aprendiz em Se*tle, *m 1976 e decla*ou que "*s *rimeiros anos foram ó*imo*. Todo
</line>
<line>
mundo pensava que era alg* sem i*ua* ter uma j*vem mulher t*tuando" (MIFFLI*, 20*3,
</line>
<line>
p.3*). Contudo, La*on*a *ogo p*rcebeu que tal contexto não e*a t*o po*itiv* a* ser pre*erida
</line>
<line>
em pro*oções e fo*çada a us*r *áquinas de ** qualidade, ape*ar de customizadas *om
</line>
<line>
pedras b*ilh**as pelo dono do estúdio. A p*ópria La**nga suger*u *ue *aquela *p*ca n*o
</line>
</par><par>
<line>
entendia o mov*mento feminista, mas guardou rancor de *odo* os problemas que teve
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
**bie*te de *rabalho envolv*n*o p*econceito e sexismo (MIFFLIN, 2013, p.33).
</line>
</par><par>
<line>
Questõe* r*lacionadas
</line>
<line>
ao trabalho das *atuadoras e *eu es*aço *o mercado indicam
</line>
</par><par>
<line>
grande* mudan*as ao *ongo das *écada*. Ruth Marte*, por **empl*, aprend*u *oz*n*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tat*ar e a*uou p*ofissionalmente no fi**l da dé*a*a de 1970
</line>
<line>
em No*a Iorque, *uando tatua*
</line>
</par><par>
<line>
era ilegal
</line>
<line>
*a cidade (a ilegalidade per*urou en*re
</line>
<line>
1*61 e 1997). *ua cli*nt*la era
</line>
</par><par>
<line>
maj*ritariamente d* homens,
</line>
<line>
gays e héteros, * ela a*redita*a que os homens
</line>
<line>
p*eferiam ser
</line>
</par><par>
<line>
tatuados por *ulhere*. *m 197* May *aake, ex-aprendiz ** tatuador Bert Grimm, abriu seu
</line>
<line>
p*imeir* e*túdio somente para mulh**es (MIFFLIN, 20*3, p.65). Nas décadas seguintes,
</line>
</par><par>
<line>
muitas das tatu*doras entr**am no mercado s*zi**as, sem associaçõ*s com namorado*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ar*do* *ue *osse* do m*io (i*em, p.66) e, *egun** Mifflin (2*1*, p.6*), sequer consti*uí*m
</line>
</par><par>
<line>
um* subcultura d*ntro da subcultura da tat*agem, nem mes*o esta*am unidas em *r*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma *ausa ou estavam ci*n*es
</line>
<line>
da existência de o*t*as tatu*doras. Ain*a durante
</line>
<line>
*s ano*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
19*0 m*ita* d** tatuadoras eram p*eteridas em prol d* seus colegas *omens, p*rdendo esp**o
</line>
</par><par>
<line>
como,
</line>
<line>
por exemplo, juradas *m con*urso* de tat*agem
</line>
<line>
(*escritos como "tend*n*iosos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
degra**ntes", sendo *IF*LIN, 2013, p.98), o* mes*o *rec**ando e*por seu corpo em roupas
</line>
</par><par>
<line>
revelado*as para figur*r nas p*g*n*s das revistas
</line>
<line>
e*pec**li*adas em tatuagem (e que
</line>
</par><par>
<line>
divulgava* os profissionai*
</line>
<line>
da área, seus tra**lhos f*rnecedores), *nq*anto tatuador*s e
</line>
</par><par>
</page><line>
ho*ens era* fotografados co*pl*tamente vesti*os (MI**LIN, *013, p.97).
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. **, n. 6, a*t. 2, p. 29-43, jun. 202* www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*ofissão: Tatuadora - Mulheres T*abalh*do*as em *m Mundo (e Me*cad*) Eminenteme*te Masculin*
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
O mercado da tat*agem atu*lment* é c**stituído por mui*as **lher*s tatuadoras q**
</line>
</par><par>
<line>
são reconhec*das por seus pares e po*suem u*a client*la grande fi*l. Algumas *eúnem-se e
</line>
<line>
*m estúdios n*s qua*s a *quip* é forma*a ap**as p*r *ul*eres, enqu*nto *utras são don*s de
</line>
</par><par>
<line>
seus próprios estúdios, divulgando s*u
</line>
<line>
tra*alho através das redes sociai*
</line>
<line>
(pri***palmente
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés do Instagram). Pegando carona no Zeitgeist pontuado pelo* discursos e*anci*atór*o*,
</line>
<line>
fe*inistas e de re*istência, a*gumas **s tatu*doras *riar*m espaços comerciais com p*opos*as
</line>
<line>
inclu**vas e não se privam da e*posi*ão e defesa *e s*as crenças publicame*te. Um exemplo
</line>
<line>
* o Ni*e Tat*oo Parlor, citado e* m*téria do New York Time* (2018), * descrito co*o "um
</line>
</par><par>
<line>
estúdio
</line>
<line>
c** um
</line>
<line>
time de tatuadoras que t**
</line>
<line>
com* missão tor*ar a *xperiên*ia da tatua*em
</line>
</par><par>
<line>
mais gentil *a*a clien*es * também para mu*her*s q*e *en*am avançar *m um negóc*o m*ita*
</line>
</par><par>
<line>
vezes *ar*a*o pelo comportamento machista e pelo *ra**men*o *exista"
</line>
<line>
(NEW YORK
</line>
</par><par>
<line>
T*MES, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
N*sse cen*rio destaca-se a luta contra o assédio e a disc*iminação, que ainda *ão
</line>
</par><par>
<line>
comuns e por vez*s são apree*d*dos *o*o "testes de sobr**ivê*ci*" (THO*PSON,
</line>
<line>
2015).
</line>
</par><par>
<line>
Ara*jo, C*trib e L**a (2019) o**e*vam que por conta disso as tatuadoras têm demonstrad*
</line>
<line>
*olidaried*de um* para co* as outras, em bu*ca de empo*er*men**, o que se r*flete nã* *ó na
</line>
<line>
elaboração da identidad* profissional, bem *omo na do pessoal, com * sor*r*dade exe*cendo
</line>
</par><par>
<line>
papel de destaque. As
</line>
<line>
aut**a* relat*m
</line>
<line>
ain** que uma da* barr*iras enfrentad** *el*s
</line>
</par><par>
<line>
tatua*or*s cons*ste no reconhe*imen** de suas c*mpetências po* seu* *are* e *lie*tes,
</line>
<line>
poi s
</line>
</par><par>
<line>
essas trabalhadoras sem*re t*m s*a c*pacida** e **o*issionalismo qu*stionados
</line>
<line>
atrav*s
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*o*p*rações *ue toma* por base seus pares *asculinos (AR*ÚJ*; CATRIB; LIMA, 2019).
</line>
<line>
Thompson (2015) a*onta que as mulheres *ue entram em um e*p*ço *e trabalho
</line>
<line>
hi*toricamente hipe*-masculino a*abam n*gociando ** maneiras como *e *pres*nta*, pois
</line>
<line>
podem **c*ntrar barre*ras para se *sta*e*ec*rem, dentr* *s quais * discrim*na*ão exercida
</line>
</par><par>
<line>
p*los próp*ios *ole*as mascu*inos no ambiente de traba*ho.
</line>
<line>
A autora *bserva
</line>
<line>
ainda *ue
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e físico de tra*alho n* qual a*ua* os *atuad*res tamb** é mascul*nizado, porq*e a
</line>
<line>
indústria da tatuage* fo* constru*da com* uma ar*na m*sculina e, *ort*nto, fazend* com *ue
</line>
</par><par>
<line>
ta* a*bie*t* *ef*ita t*l **nte*to. Nesses
</line>
<line>
**pa*os a presença de tatu*d*ras pode **iar
</line>
</par><par>
<line>
di*sonân**a, pois os corpos das m*lheres tor*am-se exces*ivamente visív*is e **xualizados, o
</line>
<line>
que por vezes pode culm*na* *m assédio e disc*imina*ão (THOMP*ON, 2015). A atu*ção das
</line>
<line>
mulheres como tat**d*ras compl*ca-se ainda pe*o fato de a prof*ssão n*o ser regulamentada
</line>
<line>
*o Brasi*. S* iss* já tem impacto para os ta*uad*res, a*redita-s* que a*eta *s tat*adoras
</line>
</par><par>
<line>
duplamen*e: além de atuar*m
</line>
<line>
pro*issionalmen*e *m um *ercado assoc*ad*
</line>
<line>
ao universo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**i** PI, v. 18, n. 6, art. 2, p. 29-43, *un. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Oliveira, R. G. Moura
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
mas*ulino, não existem meio* formais, com fulc*o *as leis tra*alh*stas, d* com*ater
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
di*criminaç*o sexual no ambien*e de trabalho (THOMPSON, 2*15).
</line>
</par><par>
<line>
3.1 *atuadoras Brasi*eiras
</line>
</par><par>
<line>
Ser tatuadora *o Brasil par*c* ser mui*o des*fiador p*ra as m*lheres que es*olhem t*l
</line>
</par><par>
<line>
profis*ão. Há alguns estúd*os qu* empre*am apenas mulher*s, como Lady Luc* *
</line>
<line>
Tattoo,
</line>
</par><par>
<line>
primeiro e*túdio brasileiro do gê*ero. U* est*dio cujo staff é composto apenas por mulheres
</line>
<line>
não é apenas estraté*ia de ma*keting, m*s *m modo de combater a desi*ua*dade de *ênero n*
</line>
<line>
merca*o *e traba**o:
</line>
<line>
Sentimos na *ele a desi*u*ldade no *ercado de trab*lho, de forma geral, em re**çã*
</line>
<line>
à m*lher. E, por isso, **solvemos cria* uma emp*esa *ue nos v*lorizasse e colocasse
</line>
</par><par>
<line>
a m*lhe* em
</line>
<line>
po*i*ão de *e*ta*ue, não por atrib*tos físicos, ou coisa seme**an*e,
</line>
</par><par>
<line>
mas pela *ossa q*ali*ade, capacidad* e prof*ssiona*ism*. (LADY *UCK, 2020)
</line>
<line>
A ma*ér*a publica*a n* R7 Pop (20*5) traz o e*emplo *o es*údio Sampa T*tto*,
</line>
<line>
form*d* só por mulheres como resultado *a ausência de incenti*os p*ra atuar
</line>
<line>
profi*sionalmente e também da re*ei*ão por seus pares. Uma d*s tatuadoras decla*a que um de
</line>
<line>
seus col*g*s homens lhe d*ss* que seu lugar *ra *impando chão * o*tr* con*a **e u* client*,
</line>
<line>
após *er tatuado, comentou que a tatu*ge* tinha fic*do *ão boa, que nem parec** *e* *ido f*i*a
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
um* mu*her. Sa*anth* Sam, dona do Sa**a T*tt**, de*taca que muit*s tat*ad*ras
</line>
</par><par>
<line>
pa*savam pelo aprendiz*do, mas só c*nseguiam tatu*r em casa ou indo at* a casa do *lie*te,
</line>
<line>
p*rque os estúdios não davam espaço. A tat*adora abriu também uma escola só *ara m*l*eres
</line>
<line>
e as mel*ores al*nas sã* conv*dadas a tra**lhar no estúdio por um *eríodo pré-det*rminado.
</line>
<line>
*utra questão enfre*tada por tatuadoras é o asséd*o sexual *o *m*iente de tr*bal*o.
</line>
<line>
Uma *as tatuador*s que atua*m*nte trabalha no Sa*pa Tattoo con*a sobr* o assédio sofri*o
</line>
<line>
por u* co*e*a h*mem:
</line>
</par><par>
<line>
** t**balhava em um es*údio com dois me*inos [...] um *os tatua*o**s tentou
</line>
<line>
me
</line>
</par><par>
</page><line>
agarrar à forç*, aproveitando a oportun*dade d* es*armos sozinhos ali. Eu tive que
</line>
<line>
pedir demissão por causa di*s*. Então, ago*a eu *enh* a cert*z* qu* estou s*gura
</line>
<line>
(R7 POP, 2015)
</line>
<line>
Os estúd*os n*s qua** trabalham *pena* mul*ere* buscam criar u*a esfera amigável e
</line>
<line>
*i*re de assédios para as mulhe*es que almej*m tatuar * s**em tat*adas. * assédio também é
</line>
<line>
um *robl**a para mu***res que busc*m os *erviços dos *stúdios. O clima de s*roridade fez
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. 2, p. 29-4*, j*n. 2021 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Profissã*: Tatu*dor* - Mulher*s Trabalhadora* em um Mundo (e Mercado) Emine**e*e*t* Masculino
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
com q** *atua*oras de B*lo Hori*onte c*iass*m uma *a*til*a pa*a ensinar às clientes mulheres
</line>
</par><par>
<line>
com* *vitar o assédio sexual no* *stúdios e denunciá-lo, caso ocorra, evitando assim
</line>
<line>
que o
</line>
</par><par>
<line>
agre*s*r co*tinue atuando profissionalm*nte (FRRRKGU*S, 201*). Outra* in**iativa*, como
</line>
</par><par>
<line>
o Fe*tiv*l Mu*heres Tatu*do*as, criado por L** Mainá, com o intu*to de "quebrar fluxo o
</line>
<line>
muitas veze* opressor *o universo da tatuagem" (*ATRA*A ***RE, 2019), sinalizam o*
</line>
<line>
desafio* enfrent*dos pelas *at*adoras e *s est*atégias adotad*s por elas para enfrentá-*os.
</line>
<line>
5 CO*SIDERA*ÕE* FI*AIS
</line>
<line>
É i*port*nte ev*denciar que ante*ior à inser*ã* das mulheres no mun** da tatuagem
</line>
<line>
como profissionais, essa* *á er*m estigmat*za**s socialment*, caso po**uíssem tatuagens em
</line>
<line>
seus c*r**s. Diferen*e de seus p*res mascul*n*s, as mulheres tatuadas eram comumente *istas
</line>
</par><par>
<line>
como anormais, atua*do co*o atraçã* **rcen*e ao lado de outras pessoas em *hows
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
variedade (conhecidos como "freak sh*ws"). Com o passar do temp*, as mulhe**s se
</line>
</par><par>
<line>
inseriram como t*abalhador*s
</line>
<line>
n* subcultura da tatuagem. Contudo, essa i*s**ção
</line>
<line>
não f*i
</line>
</par><par>
<line>
amist*s*, *ma v*z que esse t*po de
</line>
<line>
*rabalho era tido como eminen*emente m*sc**in*. Essa
</line>
</par><par>
<line>
a*imosidade experimentada pe*as tatuado**s e*tá enrai*ada na divisão *exual *o t*abalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*s*o que essa* t*a*alhadoras *ompessem barreiras so**ais * profissionais, a animos*da*e
</line>
</par><par>
<line>
persisti* * p*rsi**e
</line>
<line>
*té ho*e, at*avés d* d*scriminação sexual no *mbiente de *rab*l*o, do
</line>
</par><par>
<line>
asséd*o dos *ares e dos cl*entes, do d*scrédito em *el*ção ao seu trabalho, por exem*lo.
</line>
<line>
Segun** o sítio Find Ta*t*o (2018), as mulheres repr*sentam n* *rasil cerca de 4*%
</line>
<line>
dos profissionais que trabalham c*m tatuage*. Apesa* *a cresce*te inse*ção n*s** mercado e
</line>
</par><par>
<line>
da orga*izaç*o em *stú*ios cuja equ*p* é *ormada apenas por m*lhere*, *s *atuadoras
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
enfrentam o preconceito de seus pa*es e, por vez*s, do* próprios clien*e* (Ara**o e* a*li,
</line>
</par><par>
<line>
201*). Aos tradicionais estigma* associados à profissão de tatu*dor (ma*ginaliza*ã* *a*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*s*o*iação com subculturas c**o mo*oquei*os e crim*nosos, por e*emplo; c*ráter
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
profissão "se*undária", o que a afasta de p*ofissõe* recon*ecidas como white *ollar), outros
</line>
</par><par>
<line>
*e soma*
</line>
<line>
q*ando u*a mu***r atua profiss*onalmente
</line>
<line>
n*sse univer*o (Araújo alli., 2019, et
</line>
</par><par>
<line>
*.7): assédi* pratica*o por clientes mas*ulinos e questionament* da c*edibilidade *o tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
(Araú*o e*
</line>
<line>
al*i., 2*19, pp.10-11) estão entre os pro*lemas a*ontados pe*as profi*sionais.
</line>
</par><par>
<line>
Ape*ar de todas a* mudanças que impulsio*aram o mercado, i*clus*ve a popula*ização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pro*issão *e tat*ador, as mul**res ai*da sofrem d*scrimin*çã* *os pare* e
</line>
<line>
client*s. Isso
</line>
</par><par>
</page><line>
sin*liza que, ao cont**rio do que o senso com** apregoa, o estigma vinculado à ta*uage* e à
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 18, *. 6, a**. 2, p. 29-4*, jun. 2021 www4.*s*ne*.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Oliveira, *. G. M*ura
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissão d* tatuador *egue exis*indo e, ao que parece, ainda é mais acentuado *o caso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**lheres que abraça* a t*tuagem com* profiss*o.
</line>
</par><par>
<line>
Dentr* as no*idades que pode* tra**r mud*nça* si*nifi**tivas para o trabalho **s
</line>
</par><par>
<line>
mulheres tatuadoras *stá a modi*icaç** do ap*endiza**
</line>
<line>
da p*ofissão. Tradicionalment*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado lev*va a*os p*ra s*r concluído e
</line>
<line>
tratava-se de uma funçã* baseada em **
</line>
</par><par>
<line>
vínculo de a*izade,
</line>
<line>
**o
</line>
<line>
t*ab***ista. O
</line>
<line>
apre*diz*do não envolvia qua*q*er tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
remuneraç** ou c*rtif**ado. At*alment* m*itos tatuadores e tatuador** ofe*ecem cursos
</line>
<line>
"profissionalizantes", **s s*m q*alque* form*l*za**o (certifi*ad*s re*onhec*do* no mercad*,
</line>
</par><par>
<line>
p*r exem*lo). Al*m de aulas de de**nho,
</line>
<line>
os can*idatos a ta*uador apre*dem técnicas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
bioss*gurança e pass*m p*r es*ágios em estúdios esta*elecidos, ge**lmente com os t***adores
</line>
</par><par>
<line>
que ministr*ram o cur*o. Ainda não é po**ível aval*a* i*p*cto des*e* cursos *a*a as o
</line>
<line>
t*tuad*ras neófitas no me*cad*, *as mui*os deles são m*nistrados por profissionais *ue já
</line>
</par><par>
<line>
estão estabelecid*s e *iram uma janela
</line>
<line>
de op*rtunida**
</line>
<line>
para **netizar com b*se nas
</line>
</par><par>
<line>
mud*nça* mercad*lógicas (por e*emp*o, o ac**s* facilit*do à* máqu*nas e materiai*, que
</line>
</par><par>
<line>
além de qualitativament* mel*ores,
</line>
<line>
*stão ma*s baratos). Acred*ta-se que t*is cur*os
</line>
</par><par>
<line>
contrib*em também p**a q*e *ais m*lheres se *n*ira* prof*ssional*e*te com *ais *iberdade
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
facilidade, *ois não p*ecisam passar por a*rendizad*s *om tatuadores ho**ns e *m
</line>
</par><par>
<line>
am*ientes mas*uli*izado*, que oferecem os d*safios apontados ao longo do te*to.
</line>
<line>
Lembramos que m*itas questões envolvendo mulheres tatuadoras p*dem s*r mais
</line>
<line>
c*muns no Brasi* do *ue em outros países, *ma vez *ue no exterior a indúst**a se d*versificou
</line>
<line>
e mu*tos tatuadore* s* empenh*m em promover ambi*nte* (estúdios) inclusi*os, segu*do
</line>
<line>
Mifflin (2013, p.115). Por exemplo, a t*tuadora Roxx, *** trabalha *m Sã* Francisco d*sde a
</line>
<line>
década de 1980, s* v**e de seu *ackgr**nd e expe*iência en*uant* "*uts*der" (ela é l*sb**a e
</line>
</par><par>
<line>
mestiça, segundo MI*FLIN, *013, p.115) para abraçar *ma clien*ela mai* amp*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diversificada. Ai**a a*sim, nos sites visitados e com base nos relatos das tatuadoras
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileiras,
</line>
<line>
predo*ina o
</line>
<line>
discurso de união *ontra um am*iente de trabal*o ma*cu*inizado,
</line>
</par><par>
<line>
con*ra o estigma e contra práticas discriminatóri*s.
</line>
</par><par>
<line>
Dada a complexidade e o dinamismo ** mercado
</line>
<line>
de tat**gem, **re*ita-se q*e uma
</line>
</par><par>
<line>
discussão a*ro*unda** so*re as novid*des e des**ios q*e se *p*e*ent*m à *ulher *at*a*ora só
</line>
<line>
*erá possível através de uma pesqu*sa que inves*igue em *rofundidad* o fenômen*. Sugere-
</line>
</par><par>
<line>
se, portanto, uma inves*ig*ção qualitati*a,
</line>
<line>
in*erp*e*at**a e com
</line>
<line>
ba*e e* entrevis*as em
</line>
</par><par>
<line>
pr*fundida*e para apurar *s desafi*s e
</line>
<line>
demai* q*estões que se *presentam para *ssas
</line>
</par><par>
</page><line>
p**fissionai*. Acredi*a-se que a análise crítica d* d*s*urso (FA*RCLOUGH, 1*92), por
</line>
<line>
exemplo, pode **r u*a form* in*e*essante de anali*ar *ados p**duzi*os *m pesqu*sas futuras,
</line>
<line>
*ev. F**, Teresina, v. 18, n. 6, ar*. 2, p. 29-43, jun. 20*1 www*.fsa**t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Profi*s*o: T*tuadora - *ul*e*es Trab*lhadora* em um Mu*do (e *ercado) *minentemente Masculino
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
dada a *atu*alização d*s tem*s
</line>
<line>
q*e *ercam o *e*ôm*no. Vi*lumbr*-se o potencial
</line>
<line>
us o de
</line>
</par><par>
<line>
teorias feministas e queer na análise d* d*dos fu*urament* produzidos. *eixa-se t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
como sugestão para pesqu**as futu*as comp*eender sen***o *o traba*ho para mulh*res qu* o
</line>
<line>
atuam no ramo *a tatuage*, bem como investigar o *ercado da *a*uagem como um mercado
</line>
</par><par>
<line>
fei*o por
</line>
<line>
homen* para *omens. Outro tema interes*ante *ara *es*uisa é o sistema de e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado no mercad* de traba**o d* tatuagem e como o* curso* de formaçã* de tat*a*ores
</line>
<line>
impactaram es*e sis*ema e o pr*prio *erc*do, para homens * *ulh*re*.
</line>
<line>
REF*RÊNCI*S
</line>
<line>
ADA*S, J. *lea*ing u* the dirty work: profes**onalization and the m*nagem*nt of *tigma in
</line>
<line>
th* *osmetic *urg*r* *nd ta*too indus*r*e*. *evian* Beha**or, v. *3, n. 3, *. 149-167, January
</line>
<line>
2*12.
</line>
</par><par>
<line>
ALVESS*N, M; BILL*N*, Y. D. Unde*sta*ding Gen*e*
</line>
<line>
and Organiz**ions. Lond*n:
</line>
</par><par>
<line>
*ag*, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
ARAÚJO, R. A; CATRIB, I. C; LIMA, T. C. B. A*t* na *el*: const*ução da
</line>
<line>
i*ent*dade
</line>
</par><par>
<line>
profission*l e estig*a de mulh*res na profis*ão ta*ua*ora. In: EnANPAD, XL*II Encontro da
</line>
<line>
ANP**, São *aulo/SP, 2019, Anais [...].
</line>
</par><par>
<line>
BILLING, Y. *. Ar* *omen *n Management Victims of t*e Ph**tom
</line>
<line>
of the Male Nor*?
</line>
</par><par>
<line>
Gender, Work and O*ganization. v. 1*, n. 3, p. 298-317, *anuar* 2011.
</line>
</par><par>
<line>
C**RACA LIVR*. Evento reúne mu*her*s para tat*ar, b**er e **ocar experiência*,
</line>
<line>
2019. Di*pon*vel em: ht*ps://cat*a*alivre.***.*r/agenda/event*-reune-mu*here*-p*ra-tatu**-
</line>
<line>
beber-*-trocar-e*periencias/. Acesso em: 04 jan, 2020.
</line>
<line>
CHIES, P. V. I*entida*e de *ên**o * identidade profis*i*nal no campo de trabalho. Estudos
</line>
<line>
Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 2, 507-5*8, mai*-a*o*to, 2010.
</line>
<line>
** M*LLO, M. A Cu*tu*al *i*t*ry of the Mo*ern Tattoo Community. Durham, NC:
</line>
<line>
Duke University P*ess, 200*.
</line>
<line>
F*IRCLOGUH, N. Discourse an* Social Chang*. Pol**y *ress. Cambr*dge: *K, 1992.
</line>
<line>
FIND TA**OO. Sa*b* como mulheres ta**a*o*as es*ão ganhando cada v*z mais *spaço,
</line>
</par><par>
<line>
2018
</line>
<line>
Di*pon*vel
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
ht*ps://find*attoo.com.b*/inspir*cao-para-*atuagem/saiba-como-
</line>
</par><par>
<line>
mulheres-t*tuad*ras-estao-gan*a**o-cada-*ez-mais-espaco/ . Ac*sso em: 21 de ja*., 2020.
</line>
<line>
FRRRK G. É lançada car*ilh* para combater as*édi* se*ual em es*údios e clínica* de
</line>
<line>
pierci*g, 2*19. D*sponível *m: h*tp://*ww.frrrkguys.com.br/e-la*cad*-cart*lha-par*-
</line>
<line>
c*mbater-assedio-sexual-em-e*tudios-e-*li*icas-*e-*iercing/. Acesso *m: 20 de jan., *020
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 18, n. 6, art. 2, p. 29-43, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Ol*veira, R. G. Moura
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
*ABRIEL, *. Orga*izing wo*ds: * crit*cal thesauru* **r social and *rgani*aiton s*udies.
</line>
<line>
Oxfo*d, UK: Oxford Universi*y Pre*s, 200*.
</line>
<line>
*NFOMONEY. *atua*em cresce 24,1% nos último* ano* e tema gee* é *m dos m*is
</line>
<line>
p*o*ur*dos, 20*8. Disponível em: <h*t*s://www.infomoney.co*.br/neg*cios/noticias-
</line>
<line>
corporat*vas/*oticia/76*9985/t*tuagem-*resce-241-n*s-ultimos-*nos-e-tema-*eek-e-um-dos-
</line>
<line>
ma*s-populares>. Acesso em: 25 de a*ost., 2019.
</line>
<line>
*EG*ART, D. Relaçõe* sociais de sex* e divisão sexual do trabalho. In: LOPES, Marta Juli*
</line>
<line>
Marques; MEYER, Dagmar Este*mann; WALDOW, Vera Rergina. (*rgs.) Gênero e Saúde.
</line>
<line>
Porto A*egre: Artes Méd*c*s, 1996.
</line>
<line>
____________. Divis*o **xual do trabalho e rel*ções soc*ais de sexo. In: HIR*T*, Hel**a;
</line>
<line>
LABORI*, Fra*çoise; LE *OARÉ, Helenè; KEOGAR*, Danièle (orgs). *ic*oná**o cr*t*c*
</line>
<line>
d* **minismo. SP: Ed. **ESP, 20*9, *7-75.
</line>
<line>
LADY LUCKY. * primei*o est*dio femini*o *e t**t*o e pierci*g do Brasi*. D*s*onív*l
</line>
<line>
em: h*tp://*ww.lad*luckta*too.c**.br/o-*ady-luck/. Acesso em: ** d* ja*., *020.
</line>
<line>
MIFFLIN, *. Bo*ies ** Su**ersion: A secret *istory of wom*n *nd *atto*. Br*okl*n, New
</line>
<line>
York: House *ooks, *013.
</line>
</par><par>
<line>
MO*I*I*R, P; *ELZER-LANG, D. *eminilidade, masculinidade,
</line>
<line>
*iri*idade. In: HIRAT*,
</line>
</par><par>
<line>
Hele*a; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hel*nè; KEO*ART, Dani*le (*rgs). Dicionário
</line>
<line>
crític* do *eminismo. SP: Ed. UNESP, *009, 101-106.
</line>
<line>
NE* YORK TIMES. How women ar* rethin*i*g the tattoo parlor, 2*18. Disponíve* e*:
</line>
<line>
http*://www.nytimes.co*/2018/02/**/styl*/wo*en-tattoo-*rt*sts.h*m*. Ace*so *m: 15 de
</line>
<line>
agost., 201*.
</line>
<line>
O*IV**RA, M. J; TRO**OLI, *. *; ALTAF, J. G. Eu Est*ndido e T*tu**em: Um As*ecto
</line>
</par><par>
<line>
I*entit*rio no
</line>
<line>
Comportamento do Consumidor. Pensamento & Realidade. R*vi*ta d*
</line>
</par><par>
<line>
**ogram* de Estudos Pós-Grad*a**s em A*m*n*straçã*-FEA, *7(1), 98-117, *012.
</line>
<line>
OLIVEIRA, R. C. A; AYROSA, E. *. T. * c*le*ionador de *atuagens: consumo cur**ori*l *
</line>
</par><par>
<line>
iden*idad*. Revist* Pensa*ento Contemporâneo em Adm*n*straçã*, 10, 11*-123,
</line>
<line>
2016,
</line>
</par><par>
<line>
20*6.
</line>
</par><par>
</page><line>
PE*EZ, O. *; RIC*LDI, A. M. A quart* on*a do *eminismo ? *eflexõ*s s*bre movimento*
</line>
<line>
feministas con*emporâneos. 2**8; Disponível *m: https://www.anpocs.com/index.php/papers-
</line>
<line>
40-encontro-3/**-31/gt08-27/11177-a-quarta-ond*-do-fe*in*smo-refle*oes-sobre-
</line>
<line>
movim*ntos-femini*tas-contempo*aneos/file. Acesso em: 10 de jan., *020.
</line>
<line>
R7 Po*. Mulh*res querem desabafar e *cabam fazendo * *stúdio de *ivã, **15.
</line>
<line>
Disponí**l em: https://diversao.*7.com/pop/est*dio-d*-tatu*gem-s*-de-mulheres-c*m*a*e-o-
</line>
<line>
m*chi*mo-com-arte-051*2017. A*esso em: 30 d* jan., 2020.
</line>
<line>
ROBE*TS, D. J. Se*ret ink: tattoo\s *lace i* *ontemporary culture. The J**rn*l of
</line>
<line>
Ame*ic*n Cult*re 35(2): 153-65, 2012.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. 6, art. 2, p. 2*-43, j*n. 202* www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Profis*ão: *a*u*dora - Mulheres Trabalhadoras em um M*ndo (e *e*cado) Emi*ente*ente Masculino
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
SA*TOS, J. C. S; *NTUNES, E. D. Relações de *ê*er** e lidera*ça nas organi*ações: rumo
</line>
<line>
a um es**lo andrógino de ge**ã*. Gestão Contemporânea, 10(14), 35-60, 2013.
</line>
<line>
S*LVA, M. P; SIMÕ*S, J. M. O estudo do *entido do traba*ho: *ontribuiç*es e desa*ios pa*a
</line>
<line>
as orga*i**çõe* contemporâneas. R*vis*a Capital Cient**ico - Eletrônica (RCCe), 13(3),
</line>
<line>
13*-151, ***5.
</line>
</par><par>
<line>
TATT*O*Á. Aspectos legais d*s estú*ios de *atuagem. Disponível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
https://www.tattooja.com.br/aspectos-legais-dos-es**dios-de-tatuagem . A*e*so em janei*o de
</line>
<line>
2020.
</line>
</par><par>
<line>
THOMPS*N,
</line>
<line>
B. *. Cov*re* in ink: Tatto*s, women an* the polit*cs of the bo*y. NYU:
</line>
</par><par>
<line>
*ress, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
__________________. Women *overed in ink: tattoo collecting as serious *ei*ure.
</line>
<line>
*nternational Jou*nal ** the *ociology of Le*sure, *-15, 2018.
</line>
<line>
VEJA. Sam*a Tatt*o é o primeiro estúdio de **tuag*m form*do apenas *or pr*fissio*ais
</line>
<line>
do sexo feminino, 201*. *ispon*vel em: https://vejasp.a*ril.com.*r/cid*des/sam*a-tattoo-
</line>
<line>
estudio-tatuagem-sexo-fe*inino-mulheres/ . Acesso *m: 22 *e jan., *020.
</line>
<line>
Como Re*erenc*ar este Artigo, confor*e ABNT:
</line>
<line>
OLIVEIRA, R. *; *OUR*. *. *. Profissão: Tatuadora - Mulheres Traba*hadoras em um M*ndo (e
</line>
<line>
Merca*o) Emi*entemente Masculi*o. Rev. FSA, *eresina, v.1*, n. *, art. *, p. 29-4*, jun. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*çã* dos Au*ores
</line>
<line>
R. C. Oliveira
</line>
<line>
R. G. Mo*ra
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção * pl*nejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * i*terpr*tação do* dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascun** ou n* revisão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na a**ovaç*o da ver**o fi*al d* manuscrit*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* *I, v. 18, n. *, art. 2, p. **-43, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)