<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 4, p. 77-95, jun. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> A Nov* Contabilidade Pública Brasile*r* e Sua Apli*aç*o em um* *nstituição Fe**ral de Ensin* </line>
<line> Superior do *io de *a*eiro </line>
<line> The N*w Brazilian P**lic A*counting *nd i*s Appl*c*tion in * Federal Higher Educ*ti*n </line>
<line> Institution i* **o de Janei*o </line>
<line> Claudio Luiz d* Oliveira *osta </line>
<line> Mestre *m Administração *el* Universidade F*deral Flu*in*nse </line>
<line> Admi**strado* na *niversidad* F**eral Flu*inense </line>
<line> E-mail: cla*d*oluizoc@g*ail.com </line>
<line> Dieg* de Oliveira da Cun*a </line>
<line> Do*torado em Eng*nha*ia *e Pro*ução e Sis*em*s *elo Cefet *J </line>
<line> Me*tre em Adminis*ração pela Universidade do Gra*de Rio </line>
<line> Professo* d* E*s*no *ásic*, Téc**co e Tecnológico *o *nsti*uto Federa* do Mato G**s*o </line>
<line> E-mail: diego.cunha@alun*.cefet-*j.*r </line>
<line> Gabriel **e*and*e de Oliv*ira Costa </line>
<line> G**duado em *iência* Contábei* pela *niversid*de Feder*l Flum*nense </line>
<line> E-ma**: gabriela*c1991@gmail.co* </line>
<line> Car*o* Alberto Schettini P*n*o </line>
<line> Douto*ando em **genha*ia de Produção e Siste*as pel* *efet RJ </line>
<line> Mestre em Engenha*ia de Pro*ução e Sistemas pelo Cefe* RJ </line>
<line> Pro*e*sor da FGV *nline </line>
<line> E-ma*l: ca*l*s.sc*ettini@aluno.*efet-rj.br </line>
<line> Clayton Per*ira Gonça*ves </line>
<line> *o*tor em *dministração pela U*iversidad* do **ande Ri* </line>
<line> Profe*sor da *n*vers*dade Federal de Ro*dôn*a </line>
<line> E-mail: clayton.*oncalves@unir.br </line>
</par>
<par>
<line> *n**re*o: Claudio *uiz de Olive*ra C*sta </line>
<line> Univers*dade Feder*l Fluminense (COLUNI) - Rua </line>
</par>
<par>
<line> Alex*nd*e </line>
<line> M*ura, </line>
<line> 8 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Domingos. </line>
<line> CEP: 24210-2*0, </line>
</par>
<par>
<line> Nite*ói/R*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Diego de O*iveira da C*nha </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> (CE*ET/RJ) - R. Gen. **nabarro, 485 - Maracanã. CEP: </line>
<line> Rodr*g**s </line>
</par>
<par>
<line> 2*271-204, R** de J*ne*r*/*J, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: </line>
<line> Gabriel *lexandre de *l*veira C*sta </line>
<line> Artigo recebido em 21/*2/*0*1. Última ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* F**e*a* *luminense (CO*UNI) - Rua </line>
<line> recebida e* 12/*3/202*. Aprovad* em 13/03/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> Alexa*dre </line>
<line> Moura, </line>
<line> 8 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Domingos. </line>
<line> CEP: 24210-200, </line>
</par>
<par>
<line> N**erói/RJ, Brasil. </line>
<line> A*aliado pelo sistema Trip*e *eview: De*k Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *n*e*eço: </line>
<line> Carlos Alberto Schettini *into </line>
<line> pel* E*itor-Chefe; e b) Double *lind Re*i*w </line>
</par>
<par>
<line> (CEFET/RJ) - R. Gen. Canabarro, *85 - M*racanã. CEP: </line>
<line> (*va*iação cega *or dois ava*iadore* d* ár**). </line>
</par>
<par>
<line> 202*1-*0*, *io de Ja*eir*/R*, *ras*l. </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: </line>
<line> C*ayto* Pereira Go*ç**ves </line>
<line> Rev*são: Gr*matica*, *o*mativa e de *ormatação </line>
</par>
<par>
<line> (UNIR) - Av. 02 - Rota*y Clube, Setor 10, Quadra 01, </line>
<line> Lote únic* 3756 - Jardim Social. CEP: 7899*-000, </line>
<line> Vilhena - RO, Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. O. Costa, D. O. *unha, G. *. O. Costa, C. A. S. Pinto, C. P. Go*çalves </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> *ESU*O </line>
</par>
<par>
<line> O obj*t*vo </line>
<line> de*sa pesquisa é verifica* * ana*isar </line>
<line> o grau </line>
<line> *e </line>
<line> adoção do pr*cedimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> depreciação na Universi**de Federal Flumin*nse (UFF) e apontar as p*incip*is barreiras </line>
</par>
<par>
<line> enco*tradas na adoção do procedime*to de cá*cul* </line>
<line> da depreciação. A metod*logia </line>
<line> u*ilizada </line>
</par>
<par>
<line> fo* a pesquisa *ibli*gráf*ca. Alé* disso, utilizou-se a </line>
<line> pes*uisa descritiva, po*s d*screve </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> car*cterísticas dos res*ondentes (co*tadores, técni*os de contabil*dade e agentes </line>
<line> patr**oniais) quand* ligadas ao co*hecimento da legisla*ã* aplic*d* à Contabilidade Públ*ca </line>
<line> refere*te à depreciação n* Ins*i**ição Federal de *nsino *uperior (I*ES). Port*nto, os dados </line>
<line> que compõe* a p*s*uis* foram col*tados por meio da *pl*caçã* de question*ri*, tabu*ados na </line>
</par>
<par>
<line> p*an*lha Microsoft E**el e anal**ados à luz </line>
<line> da es*a*ística des*rit*va. ** resultados a res*e*to </line>
</par>
<par>
<line> da NBC TSP apontam que 1*,1% não sabem s* a UFF adota o p*ocedime*to de depre*ia*ão </line>
<line> r*queri*o pela norma, 8*,2% nem s*biam que a norma exi*tia e *pe*as 3,* afirmaram q*e a </line>
<line> conh*cem e * a*licam. Adema*s, *oi *o*síve* notar que * IFES não p*omoveu *ualquer t*po de </line>
<line> treinamento para *ualificar *eus serv*dores sobre este assun**. Além disso, f*cou evid*nte que </line>
<line> quando se trata da dificulda*e de calcul*r a dep**ci*ção a maioria d*s parti***antes *firmou </line>
</par>
<par>
<line> q*e a </line>
<line> falta </line>
<line> de inform*ções *r*cisas a *e*pe*to d*s </line>
<line> ben* e *e encontrar o valor depreciável </line>
</par>
<par>
<line> *stão entre os m**ores problemas. C*nclui-se que * IFE*, quant* *o *ssunto dep*eciação, p*ra </line>
</par>
<par>
<line> prestar um me*ho* serviço de </line>
<line> controle, quali*ade * transp*rência, nece*sita inves**r em </line>
</par>
<par>
<line> tre*namento, *dquir*r softwares capazes de armazen*r e dis**nibilizar i*forma*õ** * r*s*eito </line>
<line> *o* ativo* imobilizad*s e, f*na**ente, compa*tilhar essas informações para *od*s o* Setores </line>
<line> da Universidade. </line>
<line> Pal*vras-chave: C*ntabilidade Pública. *e*re*iaç*o. Patrimôn*o P*bli*o. </line>
<line> **STRACT </line>
</par>
<par>
<line> The obj*c*ive of this research *s to verify and analy*e t*e *egree </line>
<line> o* ado*tion </line>
<line> of t h* </line>
</par>
<par>
<line> *ep*e*iation pro*e*ure at the Federal *lum*****e Unive*sity (UFF) and to point ou* the main </line>
</par>
<par>
<line> barriers found </line>
<line> in the adoptio* *f the depre**a*ion cal*ulation *ro*edu*e. **e meth*d*logy </line>
</par>
<par>
<line> us** was biblio*raphic research. In ad*ition, desc**pt*v* res*arch was used, as it *escribes *he </line>
<line> ch*racteristi** of the respo*dents (accou*tants, acco*nti*g t*c*ni*ians and estate **e*ts) </line>
<line> when linked *o **e knowl*dge o* the *egisla*ion a**l*ed to Publi* *ccoun**ng related to </line>
</par>
<par>
<line> deprec*ation i* th* Federal I*stitution of Hi*her Educat*on (IFES). Ther*f*re, </line>
<line> *he d*ta that </line>
</par>
<par>
<line> c*mpos* the research **r* *ollect*d through the appl*catio* of a *uestionna*re, tab*l*te* *n </line>
</par>
<par>
<line> the *icrosoft Excel sprea*she*t and analyzed </line>
<line> *n*er t*e lig** of descrip*ive st**isti**. The </line>
</par>
<par>
<line> resu*t* re*a*ding the NBC TSP show *hat 11.1% do not kno* *f *FF ad*pt* the *ep*eciation </line>
</par>
<par>
<line> pr*ce*ur* requi*ed b* **e standa*d, 85.2% </line>
<line> do not </line>
<line> *ven *now that the standard existed and </line>
</par>
<par>
<line> only 3.7 state* that *hey know and apply it. In addit*on, it was noted that IF*S did not provide </line>
<line> any t*aining t* qualify its emplo*ee* *n this s*b*ect. Fu*thermo*e, it was e*id*n* t*at wh*n it </line>
<line> come* to t*e *iffi*ulty of calculat*ng depreciati*n, mos* *arti**p*nts **ated th*t *he lack *f </line>
<line> accurate infor*at*on a*ou* asse*s a*d finding depreciable value are *mon* *h* biggest </line>
<line> proble*s. *t is concl**ed that IFES, in re*ation to dep*eciation, to pro**de a bet*er *e*vice *f </line>
</par>
<par>
<line> contr*l, </line>
<line> q*a*ity and *ransparency, need* to inve** in trai**ng, ac*uire softw*r* </line>
<line> capable *f </line>
</par>
<par>
<line> storing a*d making a*ai*able info*mation r*gard*n* f*xed asse*s and, final*y, sha*ing this </line>
<line> information for all U*iversity Se*to*s. </line>
<line> Ke*wor*s: Public A*count*ng. De*reciation. Public Heritage. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 18, n. 6, a*t. 4, p. 77-95, jun. 2021 *ww4.fs**et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Nov* Con*abili**de Pública Brasil*ira * Sua Apl**ação em uma I*stituição *ederal de Ensi*o *uperior </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTR*D**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Cont*bilidade Pública *rasileira *em pa*sa*do p*r um processo *e mu**nça* no </line>
<line> decorrer dos *ltimos *nos p*ra mel*o* *tender às entidades, aos profissionais e ao *úblico </line>
</par>
<par>
<line> in*eressad* </line>
<line> nas d*monstraç*e* con*ábeis. Nes*e conte*to, </line>
<line> *iant* *e </line>
<line> um* economia ca*a vez </line>
</par>
<par>
<line> *ai* *lobal*z*da da cres*en*e cobrança por informações, faz-se necessária * *o*vergênci* e </line>
<line> *a Con*abilidade brasile*ra aos padrõe* inte*n*cio**i* para tornar as d**on*trações c**t*be*s </line>
<line> *ais tran*par*n*es, r*leva*tes e com*aráve*s. Devido às peculiari*ades nacionai*, este </line>
<line> imp*rtante proce*so de harm*nização *os proc**imentos e técni*as c*ntábeis vi*a adaptar as </line>
<line> leis * normas bras*leira* *s normas internacionais. Para Rosa (2011, p. 01), "a harmoniza**o </line>
<line> dev* ser *eit*, em primeiro lugar, intername*te, med*ante redução das diferenças das nor*as </line>
<line> c*nt*bei* int*rnas e pa*ronização dos pr**edim***os, técn*cas e polític** co*tábeis". </line>
<line> Dian*e deste cená*io, por meio da po*taria nº 184/08, o *inistério *a Faz*nda decidiu </line>
<line> da* início ao *roc*sso de conve*gência da C*ntabilidade Pú*lica bra*ile*ra às Normas </line>
<line> Interna*ionais *e C**ta*ilidad* ap*icadas ao Set*r Pú*lico ou Internatio**l Public Sector </line>
</par>
<par>
<line> Acco*nt*ng Standards (IPSAS), </line>
<line> edit*das pe*a Federa*ão *nternacional *e C*ntabilidade, </line>
</par>
<par>
<line> também conhecida c*mo Int*rna*i*nal F**erati*n *f A*countants (I**C). Desse modo, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> seu art. *º, a *ortaria determina qu* a *ecretaria do Tesouro **c*o*al (STN), órg** centr*l do </line>
</par>
<par>
<line> Sistema </line>
<line> de *on*abilida*e Federal, d*ve pr*mover ações no sentido de convergir as IPSAS </line>
</par>
<par>
<line> publicada* pe*o IFA* às Nor*a* Brasile*ra* de Contabilidade *plicad** ao Setor Público </line>
<line> (*B*ASP), pu*licadas pelo *onselho Fe*eral d* Contabi*idade (CFC). </line>
<line> Além dis*o, em *0*8, o *FC publicou, *o* meio das *esoluções CFC 1128/08 * </line>
<line> 1137/08, as primeiras dez *or*as d* Co*tabilidad* aplicada* ao Se*or Público com objeti*o </line>
<line> de *romover o reconhec*me*to, mensur*çã* e evidenciação dos atos e f*tos pr*ticados pelos </line>
</par>
<par>
<line> agentes públicos. De*tre essas norm*s *e e*contra a NBC T16.9, *ue *efine cri*ér*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> procedime*tos p**a * *álculo e registro da deprec*ação, amortizaç*o e exaustão. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, no *no </line>
<line> *e 2011, o C*C, por meio </line>
<line> da resolução 1366/11, </line>
<line> pu*licou s*a </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> norma, a **C T1*.11. </line>
</par>
<par>
<line> Em 28 d* s*tembro *e 2*17, o *FC publico* por mei* d* Di*rio *ficial da União </line>
<line> (D*U) a NBC aplicada *o Setor Público, NBC TSP 07, r*f*ren*e ao tra*ame*to co*tábil do* </line>
</par>
<par>
<line> ativos i*o*ilizados. A nova norma </line>
<line> que tem por *ef*r*nci* a IPSAS 17 </line>
<line> passo* a ser vigente </line>
</par>
<par>
<line> *m 0*/0*/20*9 e s*bst**ui* a antiga N*C T1*.9. Portanto, a NBC TSP *7 conceitua </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> depreciaç** como a alo*ação sistemát*ca d* **lor depr*ci*vel de ativo ao long* da sua v*da </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na P*, v. 1*, n. 6, art. 4, *. 77-95, *un. 2021 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. O. Co*ta, D. O. Cu*ha, G. A. O. *osta, C. A. S. Pinto, C. P. Gonç*lves </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> útil e estabelece que *s métodos *ara cálculo da dep*eciação deve* ser * lin*ar, o *os saldos </line>
<line> d**rescentes e o d*s unidades produzidas. </line>
<line> S*ndo assim, a **oçã* do proce*so de mensu*aç*o e reco*hecime*to da depreciação </line>
<line> pe*as entidades do *etor p*b**co *emo*stra * *udança de foco qu* se d** nos últimos anos. </line>
</par>
<par>
<line> Essa transformação, *lém de tornar as inf*rmações con*ábeis mais *ompletas e pr*p*cias </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise, t**bém ev*d*ncia m*ior transparência por p*r*e *** *esto*es e entidades. </line>
</par>
<par>
<line> Nest* contex*o, o *resente artigo vis* resp*n*er ao seguinte problema d* pe*quisa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*be*: *té q*e ponto o procedimento d* depr*c*ação, conforme previs*o pela *BC TS* 07, </line>
<line> tem sido a*l*ca** pela *niv*rsidade Federal Fluminense (UFF)? </line>
<line> No toc*nte a* objetivo ger*l, este *rtigo busca ve**fi*ar e analisar o *rau de adoção do </line>
<line> *rocedimento de depreciaçã* na UF*, *té o mês de julho de 2019. Para q*e *e al*ance e*te </line>
<line> objetivo geral, é nece*sário que *ejam alcançados os **guintes ob*etivos específicos, a saber: </line>
<line> descreve* a depreciação e suas carac*erísticas a fim de demon*trar sua relevância na *rea </line>
<line> pú*lica e aponta* o* p***cip*is ó*ices enc*ntrados na adoção do procedimento de cálculo da </line>
<line> d*pr*ciação na referida IFE*. </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte do exposto, o presente tra**lho se j****f*ca por *r*tar-*e </line>
<line> de uma norma </line>
</par>
<par>
<line> **tremamen*e impor*ante e r*ce*te na Contabil*dade Pública e por verif*car e a*al*sar o grau </line>
</par>
<par>
<line> de adoç*o do proc*d*mento *e depreciação e* uma IFES, sediada no Estado do Rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ja*eiro, *em co*o das d*fic*ldades enco*tradas n* su* aplicação. Além </line>
<line> diss*, com as </line>
</par>
<par>
<line> recentes mudanças *a Co**abilidade q*e im*lica*am * m*n*ura*ã* e reconhecim*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> deprec**ção po* par** dos entes pú*licos tor*am as informaçõ*s contá*eis ai*da mais úteis à </line>
<line> análise e ao p*o**sso decis*rio. Po* fim, a Con*abil*d*de aplicada no setor público * de ***a </line>
<line> importância para o *ontrole e execução d* o*çamento, *eração *e info*m**ão * para a to*ada </line>
<line> de d*cisão. Nesse s*ntid*, * *la quem *ubsidia a tomada de *ecisão d* gestor público. *ssim, </line>
<line> d*a**e da crescente co*rança *e*o controle de ga*tos púb*icos e por *nformações úteis, </line>
</par>
<par>
<line> *ransparentes, comparáveis *or parte de contadores, audi*ores, governos </line>
<line> e *ocieda*e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> info*maç*o contábil nun*a foi *ã* requisi*ada. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*I*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 A Co*tabi*id*de Pública e a Con*ergência às IPSAS </line>
</par>
<par>
<line> A *ontab*lidade p*de *er conceituada como a c*ência qu* por m*i* de técni*as, </line>
<line> nor*as e *rincípios registra e c*n*ro*a toda ati*idad* econô*ico-financeira de uma ent*da*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 1*, n. 6, art. 4, *. 77-*5, ju*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Nova C*ntabilidade P*blica Brasileir* e Sua Aplicaçã* e* uma Instituiçã* Federal de E*sin* Superior </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Dess* *aneira, a Contabilidade t*m como obje*ivo o c**trol* do patrimônio *e uma entidade </line>
<line> *, por isso, seu objeto é o patrimônio. *e acordo com Her*mann (1972, p. 58): </line>
<line> Contabilidade é a ciência que es**da o **trimônio à disposição *as **iend*s, em seus </line>
<line> aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por me*o d* f*rmu*as </line>
</par>
<par>
<line> racionalme*t* deduzida*, os e*eitos da administração sobre </line>
<line> a fo*mação e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> distribuição dos réd*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Em *o*p*ementação * es*e pensamento, Iudíc*bus et al. (199*, *. 21) afirm*m *ue "o </line>
<line> objeti*o bás**o da Contabilidade s* r*sume no fornecimento de i*for*ações econômicas para </line>
<line> os v*rios *suário*, de form* que propiciem decisões racionais". </line>
<line> A Contabilidade Pública ou Govern*mental é uma das mui*as rami*ic*ções q*e * </line>
<line> *iê*cia *ontábil possui, sendo a Contabili*ade a*licada ao S*tor *úb*i*o o ramo responsável </line>
<line> pelo con*rol* e *xe*ução ** or*amento. Silva (*014, p. **) define * Contabi*id*de Púb*ica </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> o "ramo da Conta*i**dade que coleta, r*gis*ra e contro*a os atos e fatos </line>
<line> da Fazend* Pú*li*a, </line>
</par>
<par>
<line> mostra o patrimônio p*blico e su*s variaçõe*, bem como acompanha e demonstra * exec*ção </line>
<line> do *rça*ento". </line>
<line> Ainda, se**ndo Silv* (201*, p. 01), "a Contabil*dade Pública, al*m de registra* todos </line>
<line> o* fatos co**ábeis, pre*cupa-se com os atos pr*tica*os *e*o ges*or *úblico, pois estes *odem </line>
<line> al**rar o *atrimô**o em seus aspect*s q*ant*ta*ivos * qua*ita*ivos". </line>
<line> Dess* for*a, foi por meio d* Lei *.320, criada em 1* de *arço de 1964, que *oram </line>
</par>
<par>
<line> esta*elecidas as n*r*as de Direito F*nanceiro para elab*ração * controle dos or*amentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> balanços d* *nião, do *istr**o Federal, d*s Est*dos * dos Mu*icípios, o q*e re*res*ntou um </line>
<line> grande avanç* p*ra o *ont**le e e*ec*ção *o orçament* bra*ileir*. *esse s*ntido, Mota </line>
<line> (2*09, p. 22*) afir*a **e: </line>
</par>
<par>
<line> Essa lei </line>
<line> estabe***e mui*os dos pro**dimentos e *unções que </line>
<line> são exer*idas p*la </line>
</par>
<par>
<line> *o*tabili*a** pública. N*o basta co*hecer os pr*ncípios e técnicas contábei* </line>
<line> profu*damente, f**-se mis*er *ambém ter a compree*são d*s det*rminações co*ti*as </line>
<line> na legislação r*lativa à Administ**ção Pública. </line>
<line> Portan*o, a Conta*ilida*e aplicad* ao Setor Públic* (CASP), seja em qua* *or o ente da </line>
<line> fed*raçã*, d**ant* m*i** tem*o te** *omo foco o contro*e e a execução do orçamen**, deixando </line>
<line> de lad* seu objeto qu* é o patrim*nio. Seg*ndo o Manual *e Contabilidade Aplicad* ao Setor </line>
<line> Públ**o (MCASP): </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 6, art. 4, p. 77-95, jun. 20*1 ww**.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. O. Cos*a, D. O. Cunha, G. A. O. Costa, C. A. S. P*nto, C. P. Gonçalve* </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> [...] o *rçamen*o público ganho* s**nificativa *mportância no Brasil. *omo </line>
<line> consequência, as normas relativas a registro* e *emonstrações c*ntábeis, vige**e* </line>
<line> at* hoje, **abaram por dar enfoqu*, so*retudo aos conceitos orça*entá*ios, em </line>
<line> detri*ento da *v*denciação dos aspectos patri*on*ais (2019, p. 18). </line>
<line> D*ss* m*do, foi dev*do às transfo**ações **o*ridas nos últ*mos anos no cenário </line>
<line> econô*i*o mu*dial e ** acelerada globalização que o M*nis*ério d* Faze*da (MF), e* *0*8, </line>
<line> lançou a portaria nº 184 com o objetiv* d* adequar a *ontab*l*dade Púb*i*a brasile*ra às Normas </line>
</par>
<par>
<line> *nternaci*nais de Co*tabilidade aplicada* ao S**** Público. *ara </line>
<line> tornar re*lid*de *ssa </line>
</par>
<par>
<line> convergência, o MF </line>
<line> *eterm**ou que a Secretaria do Tesour* Nacional (STN) adotasse os </line>
</par>
<par>
<line> **ocedim*ntos ci**d*s *a portaria nº *84/2008, c*nform* d*sc*i*o a segui*: </line>
<line> *. Identificar as *ec*ssidade* de convergência às normas in*ern*ciona*s *e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntabilidade pub*i*adas pela I*AC às normas B**sileir*s editad** *elo e </line>
<line> CFC; </line>
</par>
<par>
<line> II. Ed*t** nor**tiv*s, manuais, instru*õe* de procedim*ntos contábei* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Plano de Contas Nacional, **jetiva*d* a el*bo*ação e publicação de </line>
</par>
<par>
<line> demonst*ações contábeis consolidadas, e* c*nsonânci* com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pron*nciamentos da *FAC e com </line>
<line> as n**mas do Conselho *ederal de </line>
</par>
<par>
<line> Contab*li*ade, a*licadas ao setor público; </line>
<line> III. A*o*ar os procedimentos necessários para *tingi* os objetivos d* </line>
<line> c**vergência est*be*ecido ** â*bito do Co*itê Gest*r da Conver*ência n* </line>
<line> *ras*l, *nstituído pe*a Re*ol*ção CFC n° 1.103, de 28 d* *etembro de 2007. </line>
<line> Ar*. 2° A Secretaria do *esouro Nacio*al prom*ve*á o acompanh*ment* </line>
<line> continuo das nor*as *ontábeis aplicadas ao setor *úblico *ditadas pela IFAC </line>
</par>
<par>
<line> e pelo Conselho Federal de C*nt*bi*idade, de modo a garantir que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Princípios F*ndamentai* de Cont**ilidade sejam respeitado* no *mbito </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> setor *ú*lico. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *eg*indo o que *oi dete*minado pela p*r*aria nº 18*, *nual*ente a STN e*ita o MCASP </row>
<row> *a*a nort*ar o *rabalho dos cont*dores públ*cos em relaç*o às *ormas editadas pelo CFC. </row>
<row> Atualmente o MCA*P se *ncontra na 8ª edição, que contempla em sua seg*nda parte </row>
<row> *e*ominada *e *rocedim*ntos Contábe*s Patrimon**is, a mais *e*ente *BC aplicada a* setor </row>
<row> públic* que trat* dos ativos imobilizados, a N*C TSP 07 e, por sua ve*, a de*re*iação que é o </row>
<row> objeto d* presen*e p*sq*is*. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> O Patrimônio das Entidade* P*bl*cas </line>
<line> O pat*imônio representa o ob*eto *a Co*t*bilidade sej* em *ual for o *amo a qu* *e </line>
</par>
</par>
<par>
<line> aplica. *n*ende-se, de um* forma mais superfici**, o patrimôni* como o </line>
<line> conjunt* de ben*, </line>
</par>
<par>
<line> dir*itos e obrigação pertence*t*s a uma *ess*a física ou jur*dic*. Kohama (2006, p. *73) </line>
</par>
<par>
<line> def**e o p*t***ônio *a Co*t*bili*ade Pública como o "[...] * conju*to de bens, direitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, a*t. 4, p. 7*-95, *un. 2021 www4.fsa*et.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A No*a C*ntabilidade Públic* Brasi*eira e Sua Aplicação em uma Instituição *ederal de Ensino Superior </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> ob*igaç**s avaliáveis em moeda corrente, *as entidades que </line>
<line> compõem a Administração </line>
</par>
<par>
<line> Pública". </line>
</par>
<par>
<line> P*r outra perspe*tiva, B*zer*a Fil** (20*6, p. 1**) entende *ue "o patri*ônio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado constitui o conjunto de bens, valores, crédi*os e obrigaçõ** de co*teúdo econômi*o e </line>
<line> avaliáveis em moeda, que a Fazen*a Públ**a possui e u*iliz* na con**cuçã* dos seus </line>
<line> objetivos". </line>
<line> *lém disso, o pa*rimônio das entidades públic** *ode ser anal**ado sob dois aspectos, </line>
<line> a sab*r: *ualit*tivos e q*an*itativos (BEZERRA FILHO, *006, p. 150). O aspecto qualitativo </line>
<line> se *efere aos *ompo**ntes que integr*m o patrimônio e que auxiliam as e*tidades a </line>
<line> a*cançarem seus obje*ivos sem levar e* co**ideração o val*r monetário e se class*ficam *m </line>
</par>
<par>
<line> ben* de uso *omum, bens de </line>
<line> uso especia* e *ens dominiais. A Lei no </line>
<line> *0.406 que trata do </line>
</par>
<par>
<line> Código Civil *ra*ileiro, em se* art. 98, d*fine os bens público* co** sendo: </line>
<line> Os d* us* comum do po*o, tais *omo rios, mares, estradas, ru*s * pr*ças; </line>
<line> Os *e u*o especial, t*is como edifícios ** ter*e*os destina*os a *erviço ou </line>
<line> es*abelecimento da admi*ist*ação federal, *stadu*l, *erritorial ou munici*al, </line>
<line> i*clusive os de suas autarquias; </line>
<line> *s dom*ni*ais, que c*nstituem o p*trimônio das p*ss*as j*rídicas de *ir*i*o </line>
<line> púb*ico, como objeto de direito pe*so*l, ou *eal, d* c*da uma d*ssas </line>
<line> entida*es. </line>
</par>
<par>
<line> Portan*o, os bens *e *so comum sã* *queles sob o do*ínio público que nã* são e </line>
<line> aprop*iad** ao patrimônio estatal, se*do eles n**urais ou a*t*fi*iais. Os *a*ura*s constituem as </line>
</par>
<par>
<line> *raias, rios etc. Já os artificiais repre*ent*m ação do homem, como rua*, **tra*as a </line>
<line> e*c. </line>
</par>
<par>
<line> Embora não est*j*m n* ativo da entidade, </line>
<line> as obrigações decorrentes *e*ses bens integram o </line>
</par>
<par>
<line> passivo. *ssim sendo, </line>
<line> p*ra a C*nta*ilidade os bens naturais *ossue* as se*uintes </line>
</par>
<par>
<line> c*racte*ísticas: nã* são </line>
<line> **ntab*lizado*, n*o s*o *nvent*riad*s/ava*iados, não podem ser </line>
</par>
<par>
<line> ali**ados/p*n*orados e seu u*o pode se* gratuito ou *neroso (COS*A et al., 2020a; COSTA </line>
<line> et al. 202*b). </line>
<line> No toc*nte *os bens d* uso es*ec*al, eles sã* destinados à ma*utenção das entidade* </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas, sen*o eles os móveis * utensílios, os veículos, o* prédio*, *s ter*eno* urbanos </line>
<line> etc. </line>
</par>
<par>
<line> Além **sso, eles possuem as seguintes c*racte*í*ticas: são contabilizad**, são inventar*ados e </line>
<line> avaliados, são inalienáveis/penhorá*eis e estão **cluídos no pat*im**io (CUNHA; </line>
<line> SEVERIA*O JUNIOR, 2018). </line>
<line> P*r *im, *s b**s d*mini*is, e*bor* consti*uam p**te do patr*m*ni* estatal, ainda *ão </line>
<line> *ive*am nenhuma de*tinação/alienação. Como e*emplo, há os p*édios *esativados. *o*o </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 6, *r*. 4, p. 77-95, jun. 2021 www4.*s*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. O. Costa, D. *. Cunh*, *. A. O. C*st*, C. A. S. *i**o, C. P. Gonçalves </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> c*racterísticas sã* contabiliza*os, são i*ventariad**/avaliados, são alienáveis * pode*/gera* </line>
<line> renda. </line>
<line> * resp*ito do aspecto quan*i*ativo, pode se* *ntendido c*mo *m agrupament* dos </line>
<line> *a*ore* *o patr*mônio, sendo eles o Ativo, o Passiv* e o Patrimôni* líqui*o. *a*a a </line>
<line> Contabilida*e, o A**vo * constituído de bens e direitos d*s entidades. Beze*ra Filho (2006, p. </line>
<line> 1**), conce*tua o ativo c*mo *endo o: </line>
<line> Conjunt* dos e*emento* representativo* da* aplicações de *ecur**s or*amentár*os e </line>
<line> extra*rçam**tár*os, ou seja, const*tui os bens e di**itos da ent*dade. Possuem três </line>
</par>
<par>
<line> caracterís*icas: s*o </line>
<line> d* prop*iedade da e*tid*de; mensuráv*is em moeda c*rrente; </line>
</par>
<par>
<line> capazes de *erar ben*fício* fu**ros. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lad*, Pa**ivo é * conjunto de el**entos que rep*esentam obrigações d* o </line>
</par>
<par>
<line> enti*ade com t*rceiros, pos*uindo as s*guintes c*racterísti*as, a s*be*: são d* obriga*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nti*a*e a*quiridas *o pa*sado, são mens*ráveis em moeda corrente e podem gerar um </row>
<row> *esem*olso no futuro. </row>
<row> Finalmente, o Pa*rim***o representa * diferença entra o Ativo e o Passivo e pode </row>
<row> apresentar o segui*te resultad*: ativ* líqu*d*, qu*ndo o ativo é ma*or que o pas*ivo; pa**ivo a </row>
<row> d*scobe*to, se * passivo for maior que o ati*o; nul*, quando o **ivo é igual ao passivo. </row>
</column>
<par>
<line> * .3 </line>
<line> A De*reciação n* Se*or Público </line>
<line> O ativo imo*ilizado repr*sen*a um g*upo de itens que sã* c*assificados como móv*is e </line>
</par>
<column>
<row> i*óveis. Esses *tens auxilia* *s entidades a realizarem s**s at*vidades di*ria*. Ademais, * ativo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> imob*lizado repres*n*a um ite* qu* "é mantido para * uso *a p*o*uç*o </line>
<line> ou fornec*mento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> b*ns *u se*viços, *ar* a*uguel a terceiros, ou para fins admini*tr**ivo*; e *e espera utiliza* por </line>
<line> mais d* um perí*do contábil" (NBC TSP07, 2017, p. 4). Devido ao desga*te gerado pelo uso </line>
<line> c*ntínuo, por ação da *atureza ou *e*o fa*o *e o bem se tornar **tra*as*ado *ecnologicam*nte, </line>
<line> * que se a**ica a de**e*iação. </line>
<line> Sendo assim, a depreciação representa a reduçã* *o valor de u* ativ* imobil*zado. </line>
<line> Marion (19*8, p. 176) ent*nd* que "** bens do i*obiliza**, com o passar do tempo, em virtu*e </line>
<line> do uso, vão sofren*o deterioração físi*a, pe*d*ndo sua e*iciência funcional. Esse desg**t* </line>
<line> ocorr*do no **ríodo é co*tabi*izado como desp*** co* deprec*aç*o". Para *ouza (2016, p. </line>
<line> 223): </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, *eresina, *. 18, n. 6, art. 4, p. 77-9*, jun. **21 </line>
<line> w*w*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Nova Contabili*ade *úb*ic* Brasil**r* * S*a Aplicação em um* Instituição Fed*r** *e *n*ino Sup*rior </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> depreciação do ati*o se inicia qu*nd* este está disponível para uso, ou *eja, </line>
</par>
<par>
<line> quando está no lo*al e em condição *e *un*ionamento na *orma pretendida p*la </line>
<line> administ*ação e *eve cessa* *a data em que o a*i*o é cl*ssi*icado como **n*ido </line>
<line> para ven*a ou, ainda, n* dat* e* qu* o ativo é b**xado, o q*e ocorre* pr*meiro. </line>
<line> Em rela*ão às ret*nçõ*s, em *1 de nove*bro de 2008 entrou em vigo* a Norma </line>
<line> Bra*ileira de Con*ab*lidade *écnica 16.9 - Dep*eciaç*o, Amor*iz*çã* e Exau*tão, de fo**a </line>
<line> facult*tiva a parti* de sua publicação, mas ob*ig*tória a p*rtir d* 1ª de j*nei*o de 2010. A </line>
</par>
<par>
<line> *efe*ida norma </line>
<line> v*sav* dar t*a*ame*t* *os *tivo* i**bil*zados, est**el*cendo critérios e </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*dimento* *ara o r*gistr* *ontábil da deprecia*ão. Consequ*ntemente, a *esolução CFC </line>
<line> nº *136/** retrata que esta norma estabelece c*it**ios e procedime*tos pa*a o regis*ro contábil </line>
<line> *a depreciação, da amortiz**ã* e da exaus*ão. </line>
<line> Porém, devi*o ao contínuo p*ocess* de convergência e ad*ptação *a* NBC*SP às </line>
</par>
<par>
<line> IPSAS, em 1ª de janei*o de </line>
<line> *019 e*trou </line>
<line> em v*gor n*va N*C apl*cada ao Setor Púb*ico, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> NBC TSP0* Ativ* Imobilizado, *u* sub*tituiu a norm* an*erior, NBC T09, qu* trata** d* </line>
</par>
<par>
<line> *epreciação, amorti*ação exaustão, e </line>
<line> te*do co*o ref*rência a IPSAS 17, edita*a pel* The </line>
</par>
<par>
<column>
<row> International Pub*ic Sector Accoun*i*g Standard* Boa*d (IPSA*B) ou *onselho *nternaci*nal </row>
<row> de Normas Cont*beis do Setor Público. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .3 .* </line>
<line> Os Mé*odos para o Cálcu*o da Depreciação </line>
<line> De a*ordo com o MC*S* e a NBC T*P 07, o *étodo de *eprec*ação deve ref*etir o </line>
</par>
<column>
<row> p*drão em q*e os benefícios ec*nômi*os fut*ros ou potencial *e serviços do a**vo devem ser </row>
</column>
</par>
<par>
<line> consu*idos pela entidade. Ain*a, de a*ord* com NBC TSP 07, vários métodos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> depreciação podem ser aplicados p*ra calc*lar o val*r *a depreciação, tais como * mé*odo </line>
<line> lin*ar, o mét*do dos *a*dos dec**scentes e o mé*odo de uni*a*es produ*idas. </line>
<line> De acordo *om Iudícibus et al. (2010, *. *50), "*al*ular a depreci**ão de ativos </line>
<line> im*biliza*os n*m sempr* é uma tarefa fácil, pois ex*ste* difi*u*dade*, a *ab*r: primeira: </line>
<line> esti*ação da vida útil e segund*: *sc*lha do mét*do". </line>
<line> A re*pei*o da vida, ela de*ende d* duas ca*sas: *ísic*s e funciona*s. A *rimeira s* dá </line>
<line> *evido à u*ilizaçã* do ati*o, ou *eja, desgast* nat*ral o* a*ão da natureza. A segunda causa </line>
<line> d*z respeito ao obsolet*smo, *u seja, quando o *tivo se torna ultrapassad* te*nologicamente. </line>
<line> De aco*do com Iudícibus e. a*. (2010, p. 250), "essas ca*s*s atuam sempr* em *onjunto, de </line>
<line> ma*ei*a que é difíci*, s*nã* imp*s**ve*, separa* os ef*itos de cada uma delas". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 18, *. 6, a*t. 4, p. 77-95, jun. 2021 </line>
<line> ww**.*s**et.co*.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. *. Costa, *. O. Cun*a, G. A. O. Costa, C. A. *. *in*o, C. *. *on*alves </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> Além *isso, *eg*ndo o p*óprio Iudícibus et a*. (2010, p. 250), "*uando não havi* </line>
<line> progresso tecnol*gico tão *cen*uad* as causas físicas eram as únicas deter*inantes da vida </line>
<line> útil dos objetos. *edia*t* um estudo es*atísti*o, a vid* útil *ra estimad* *om alguma </line>
<line> precisão". </line>
<line> A r*speito dos mét*dos de de*reciação adotados *ela Contabilidade, existem o *étodo </line>
</par>
<par>
<line> da* q*o*as constan*es, o *étod* </line>
<line> dos saldos d*crescent*s * o método das unida*es </line>
</par>
<par>
<line> produzida*. O méto*o das quotas con*tante* é a*u*le *ue d**t**bui </line>
<line> o </line>
<line> custo do at*vo em </line>
</par>
<par>
<line> função do t*mpo. Por *ausa da s*a **mplicidade, esta fórmula * vastamente utilizada. A </line>
<line> *igura * ap*esenta a fórmula para o cálculo dos métodos das quotas con*t*ntes. </line>
<line> Figu*a 1 - M*tod* das qu*t*s c*nstant*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Iudícibus et al. (2*10, p. *51). </line>
<line> O m**odo dos sal*os de*res*ent*s consiste em m*ltiplicar um perce*t*al fixo sobre o </line>
<line> valor contáb*l que vai dim*nuindo n* d**orrer *os an*s. Esse método possu* como **ntagem </line>
</par>
<par>
<line> f***al o </line>
<line> fato de q*e, co*o as primeir*s quotas são maiore*, logo o imposto a ser pago s*rá </line>
</par>
<par>
<line> menor, em compens*ç*o ao final da vida útil do a*ivo o contrário *corr*. Ade*ais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> va*tagem </line>
<line> desse mét*do é que a maioria dos bens n**e*s*t* de manutenç*o e re***o, por*m </line>
</par>
<par>
<line> isso é m*is susc*tível *uand* os be*s *e to*nam *ais velhos. Entretanto, o aumento de </line>
<line> **spesas com manutenção é c**pensado pela diminuição do valor de depreciação. A figura </line>
<line> 2 *p*ese*ta a fórmula para o cálculo do m*todo dos sal*os de*resce*te*. </line>
<line> *igura 2 - *étodo do* sal*os d*crescente* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Iudícibus e* *l. (2010, p. 253). </line>
<line> O mét*do das unidades produzidas esti*a que uma d*terminada máquina pos*a pro*u*** </line>
<line> um número x de unida*es e, conf*rme este *tivo é uti*iz*do, é gera*o o va*or de depreciaç*o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, *rt. 4, p. 7*-95, jun. 2*21 *ww*.fsane*.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Nova Contabil*dade Públi*a *rasileira e Sua Apl**ação em uma Instituição Federal de En**no S*perior </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> e, *om **so, a diminuiç*o da vid* *til do bem. Por outro lado, ca*o **o haja pro*ução, a vid* </line>
<line> útil perma*e*e estática. </line>
<line> Figura 3 - Método das unidade* produzidas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Iudíci*us et *l. (2010, p. 2**). </line>
<line> * poss*vel observar que dentre os tr*s méto*os mencionados pela NBC TSP 07, o </line>
<line> méto*o das quotas constant*s é o mais **mples, fácil de ser ap*icado e ana*is*do, pois a quota </line>
<line> de depreciação assim co*o * *axa em to*os os pe*í**os é *mutável, a n*o ser *ue o valor </line>
<line> residual sofra alt*ração. </line>
<line> A r*sp**to *o segu*do método, ele apresenta um gr*u de dificu**ad* mais ace*tuado, </line>
<line> pois o cá*culo é *ea*izado por *e*o da fórmu*a *u* exige um va*or residual. Embora a ta** </line>
<line> apl*cada sobre o valor depre*iá*el seja con**a*te t**t* no mé*odo *os sal*o* decrescentes </line>
</par>
<par>
<line> como no m*todo das qu*tas *o*stantes, é *ossí*el notar que * valor da d*preciação n*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *onstante como no primeiro m*todo, mas **crescente. </line>
</par>
<par>
<line> Por *i*, o terceiro e último mét*do, o das u**dades produzid*s, muito utilizado </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> área industri*l, possui f*cil ap**cação e a*álise, c*ntud*, d**erente dos demai* méto*os, t*m </line>
<line> su* vida útil es*i*a*a no total de unidad*s que o **u*pamento poderá produzir. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Esta seção p*ocura expl*car *omo a pesquisa f*i *ese**ol*i*a e que *eios foram </line>
<line> utilizados par* alcançar os resultados. Portan*o, a pes*uisa foi d*v**i*a e* d*i* critérios: </line>
<line> quantos aos f**s e q*anto a*s meios. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto aos fi*s, o pres*nte tr*balho utilizo* de pesquisa </line>
<line> descritiva, p*rque tev* o </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo de verificar e *e analisar o g*au de a*o*ão do p*oce***ento de deprec*ação na UFF. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto aos me*os, a pesquisa é class*ficada c*mo bibli*gráfica, porque </line>
<line> fo*am utilizados </line>
</par>
<par>
<line> livros, ar*igo* e legislaçõe* na re*isão de li*er*tu*a. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém disso, utilizou-se, como in*trumen*o de coleta *e </line>
<line> dados, u* questionár*o </line>
</par>
<par>
<line> elaborado *elos próprios autores *espeito da depr*ciaç*o de a </line>
<line> acord* com a NBC TSP 0* </line>
</par>
<par>
<line> aplic*da ao *etor Públi** que, co*o visto, tra*a dos ati*os **obiliz*dos. Como *ão poucas *s </line>
<line> Rev. FSA, Teresi** PI, v. 18, n. 6, art. 4, p. 77-95, j**. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. O. Cos*a, D. O. Cun*a, G. A. O. Cos*a, C. A. S. Pi*to, *. *. Gonça*ves </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> IFES no *s*ad* do **o de Janeiro, foi escol*id* a UFF por *e tratar *e fácil ac*sso e </line>
<line> faci*idade de contato com os pesquisadores. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e modo, o q**stionário foi apl*ca*o de forma a*ônima pa*a prese*var </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dentidade dos s*rvi**res d* UFF * ev*tar q**lquer tipo de inconve**ente. Portanto, </line>
<line> este </line>
</par>
<par>
<line> que*tionário *ossu* *m tot*l de set* </line>
<line> *ues*ões fechadas (variáveis do **tudo) de múltipla </line>
</par>
<par>
<line> *sco*ha, e*abo*adas de forma clara e objetiva. Além d*sso, tem por **jetivo apon*ar os </line>
<line> p**nc*pa** *bices enco*tra*os na adoção do proc*d*mento de cálculo da d**rec*ação ** setor </line>
<line> *úblico * q*al o grau de adoção do proced**ent* de depreciação na Instituição. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *ue *os*e </line>
<line> feit* </line>
<line> a col*t* do* *ados, foi s*li*ita*a a Sup*ri*tendênci* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Tecno*ogia *a Informação (S**) a </line>
<line> lista co*tendo os e-m*ils de todo* os Técnicos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Contab*lidade e Bacha*éi* em C*ntabilidade, a fim de en*iar o questi**ário. Além diss*, **i </line>
</par>
<par>
<line> enviado, </line>
<line> no grupo d* WhatsAp* dos agentes pa**imoniais, * q*e*t*onário, *á *ue esse* </line>
</par>
<par>
<line> a*entes *arti*ipam do inventári* anu** dos be*s permanente* que subsidia a realização anu*l </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> depreciação </line>
<line> pela Un*ve*sidade. Portanto, o un*verso da **squi** foi composto *e 78 </line>
</par>
<par>
<line> servi*ore* formad*s nessas área* e 99 *gent** p*trimoni*is, p*rfaz*ndo </line>
<line> um total </line>
<line> de </line>
<line> *77 </line>
</par>
<par>
<line> profissionais desse univ*rso. </line>
</par>
<par>
<line> *uant* à amost*a, </line>
<line> decidiu-se que *omente os *62 ser*idores da a*iva respon**ri*m </line>
</par>
<par>
<line> *o que*tionário, *o*s ti*eram </line>
<line> *cesso às *e*entes *uda*ças quanto à depreciaç*o de bens, </line>
</par>
<par>
<line> *mposta pela legisl*ção atual. *e*se </line>
<line> total, 103 serv**ore* res*onderam à p*squ*sa. </line>
</par>
<par>
<line> Fin*lmente, para cole*a dos dados foi enviado, por </line>
<line> e-mai* e WhatsApp, o quest*onário </line>
</par>
<par>
<line> hospedado no Google Docs, que ficou dispon*vel p*ra resp*sta no períod* de *4 de junho a </line>
<line> 08 de jul*o de 20*9. No quadro 1 se encontr* * ques*ionário e suas v*riáveis. </line>
<line> Quadr* 1 - *uestio*ário sobre deprec*açã* em uma IFES </line>
</par>
<par>
<line> 1) </line>
<line> Você c*nhece a *BC TSP 07, nova norma que entrou em vi*or em 01/01/201* * *stabelec* o tr*tamento con*ábil para ativos imo*i**zados? ( ) S*m ( ) Não </line>
</par>
<par>
<line> 2) </line>
<line> * *niversi*ade Feder*l Flu**nen*e adota o p*oc**imento de depreciaçã* de ac*rdo com o previsto na N*C TSP 07? ( ) S*m ( ) Não ( ) Nã* sei </line>
</par>
<par>
<line> *) </line>
<line> A Instituição em que **cê *rabalha promoveu algum tipo de treinamento para melhor atender *os requisitos *razidos pela NBT TSP 07? ( ) *im ( ) Não ( ) Não s*i </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 6, *rt. 4, p. 77-95, ju*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Nova Contabil*dade Pública Brasileira e Sua Apli**ção em uma Inst**uiç** Fe*eral de *nsino Superior </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> 4) </line>
<line> E* sua o**ni*o, qual é a ma*or dific**dade *nco*t*a*a na *or* calcu*ar * d*preci*ção? ( ) Complexidade da norma ( ) Despre*aro dos prof*ssiona*s ( ) Falta de in*ormações *recisas a respeito dos bens ( ) E*co*trar o valor de*rec*áve* ( ) O*tr* ( ) *enhum </line>
</par>
<par>
<line> 5) </line>
<line> A *es*eito do pr*cesso d* depreci*ção, é possíve* afirmar *ue a depr*c*ação de um ati*o inicia quando *ste es** disponíve* para us*, ou seja, quando está no loca* e *m *ondiçã* de funcio*amento na forma pre**nd*da pel* ad*i*istração? ( ) Sim ( ) Não ( ) *ão *ei </line>
</par>
<par>
<line> 6) </line>
<line> De**re os *ár*os méto*os existent*s, a I**S em que você traba*ha utiliza qu* méto*o pa** calcular a d*preciaç*o? ( ) *uo*as const*nt*s *u linea* ( ) Saldos d*cresce*tes ( ) *nidade* produzidas ( ) Somas dosdígitos ( ) Out*o ( ) Nã* sei </line>
</par>
<par>
<line> 7) </line>
<line> Saber*a inf*rm*r *om que f*e*uê*cia é *alcul*da a depreciação? ( ) Mensal ( ) Semestral ( ) Anual ( ) Outra ( ) Não sei </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *l*borad* pelos pr*prios autor*s. </line>
<line> Os dado* da pesquisa que compõem a seçã* *uatro f*ram ana*isados med***t* anális* </line>
<line> quantitati*a visa*do conhecer at* que ponto * UFF adotou os procedi*entos exi*i*os pela </line>
</par>
<par>
<line> nova norma, a dific*ldade dos p*ofis*ionais de Contabilidade *m ent*nde* e r*alizar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> procedimento de </line>
<line> depreciação e co*o está se**o r*alizado o cálcul* da dep*eciação </line>
</par>
<par>
<line> at*almen*e. </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS E DISCU*SÕES </line>
<line> * institu*ção s*lec*onada para a re**iza*ão *a pe*quisa *oi a U*iv*rsi*ade F*deral </line>
</par>
<par>
<line> Fluminense (UFF), **diada no Estado do Rio *e Jane*ro, em *iterói, </line>
<line> por** possui v*ria* </line>
</par>
<par>
<line> u**dade* espalhad*s *o* *io das *stra*, *aca*, Vol*a Redonda, Mirace*a, entre ou*ras. </line>
<line> Ass*m, * que lev*u à e*colha da *F* para ser rea**zada a pes*u*sa *e dá *elo fato de esta </line>
<line> instituição *c*pa* a t*igési*a tercei*a po*ição entre as mel*ores Uni*ersidad*s da América </line>
</par>
<par>
<line> L*tina, *e a*ordo com a Times H*gher Education (20**). O </line>
<line> se*undo ponto </line>
<line> é que os </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa*or** têm f*cilidade de comunicação *om o* *ervidores envolv*dos na pesquisa. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 6, art. *, p. 77-95, *un. 202* *ww4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. O. Co*ta, D. O. Cunh*, G. A. O. **sta, *. *. S. Pinto, C. P. Gonçalv*s </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Em r*laç*o ao conh*cimen*o *os serv****es a respeito d* NBC TSP 0*, foi p*r*untado </row>
<row> **s resp*ndentes *e eles conheciam a norma que estabelece o t*atamen*o co*tá**l *ara ativos </row>
<row> imobili*a*os e que passou a vigorar em 01 de janeiro de 2019, o que está explicitado n*s </row>
<row> res*l*a*os apon**d*s pela ta*el* 1. </row>
<row> T*b*l* 1 - Conhecim*nto da NBC TSP 07 </row>
</column>
<par>
<line> Você conhece a NBC TSP 07, nova norm* que ent*o* em vigor em 01/01/2019 e es*abelece o tra*ame**o *ontábil pa*a at*vos imobiliz**os? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Si* </line>
<line> 3*% </line>
</par>
<par>
<line> Não </line>
<line> 63% </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: elab**a*o *elos *róprios autores. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> D* acord* com a tabela 1, * pos*ível obs*rvar </line>
<line> qu* a maior par*e dos pa*ticipan*es, </line>
</par>
<par>
<line> aproximadamente 63%, não têm *onhe*imento da nov* n**ma que *stabelece o trat*mento </line>
<line> contáb*l para ativos imobilizad*s e q*e passou a ser obr*gat*ri* a partir *o momento em que </line>
<line> *ntrou em v*go*, pre*isamente, *1 d* ja*eiro de 2019. </line>
</par>
<par>
<line> A segunda q*est*o foi *specíf*c* sobre a adoção do procedim*nto </line>
<line> de de*re*iaçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo com o pre*isto na NB* TSP 07, cujos re*ulta*os foram apresentad*s na tabela 2. </line>
<line> Ta*ela 2 - A UFF e a *doção d* NBC TSP 07 </line>
</par>
<par>
<line> A Unive*sidade *eder*l Flumin*ns* adot* o procedimen** *e depreciaç*o de ac*rdo com * previsto n* NBC TSP 07? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Sim </line>
<line> 3 ,7 % </line>
</par>
<par>
<line> Não </line>
<line> 1 * ,1 % </line>
</par>
<par>
<line> Não *ei </line>
<line> 8 5 ,* % </line>
</par>
<par>
<line> *onte: elab*rado *elos próprios autores. </line>
<line> A *egu*da questã* r*trata *m as*u*to *mport*nte e a maioria do* p*rticipantes, 85,2%, </line>
<line> n*o soub*ram informar se a UFF ado*a o p*ocedimen*o de de*reciaç*o de acordo *om a NBC </line>
</par>
<par>
<line> TS* 07, 11,1% dos *articipante* afirmaram que a IFES não ado*a o proce*im*nto e </line>
<line> apenas </line>
</par>
<par>
<line> 3,*% afirmaram que *im, o que mostra que há uma dificuldade por parte d* UFF em divulgar </line>
<line> o que vem re*lizando nesta área. </line>
<line> No que *iz respeito ao treinamen*o oferecido pe*a *nstituição *m **lação à NBT TSP </line>
<line> 07, foi p*rguntad* aos servidores s* j* par**ciparam *e al*um trein*mento referente a e*ta </line>
<line> norma e os r*su*tad** for*m *s *e***ntes, conform* * tabel* 3. </line>
<line> *abela 3 - Treina*ento of*reci*o pela UFF </line>
</par>
<par>
<line> A *n*ti**i*ão em que v*cê trabal*a *r*move* algu* ti*o de tr*inamen*o par* *elh*r atender aos requ**i*os **azidos pela *BT *SP 0*? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> *im </line>
<line> * * ,6 % </line>
</par>
<par>
<line> Não </line>
<line> 4 4 ,5 % </line>
</par>
<par>
<line> Não sei </line>
<line> * 9 ,6 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elab*r*do *elos *ró*rio* autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 18, *. 6, *r*. 4, p. *7-95, jun. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A No*a Co*tabilidade Pú*lica *rasileira e Sua Aplicação em uma *nstit*ição Fed*ra* de Ensino Superior </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> O*se*va-se na tabela 3 a inc*rteza entre o* participantes a respe*to de tr*i*amento </line>
<line> promovido pe*a UFF, ou seja, 4*,5% *firm*ram que a IFES n*o promo**u qua*qu*r tipo de </line>
<line> t*ei*amen*o, *9,6% n*o s*uberam informa* e *5,9% **tão de ac**do q** a IFES promove* </line>
<line> treinam*nt* *ara cap*citar *eus se*vidores. Diante desse resultado, é possível dizer que mais </line>
</par>
<par>
<line> de *4% d*s re***ndent*s não sabem </line>
<line> informa* c** prec*s*o *e houve *lgu* tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*pacitação que instruíss* </line>
<line> o* s*rv*dores da UF* em relação às novas no**as a*l*cada* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dep*eciaçã* no set*r público. </line>
<line> Com relação à dif*c*ldade e* se ca*cular a dep*eci*ção, *s re*pondentes di*se*am o </line>
<line> *eguinte, c*nforme *pr*sentado na tab*la 4. </line>
<line> Tabela 4 - Dif*culdade para **lcular a depr*ciação </line>
</par>
<par>
<line> Em sua opinião, qual é a maior dificuldade enc**trada na hora calcular a dep*ecia*ão? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> *omplexid*de da norma </line>
<line> 1 4 ,8 % </line>
</par>
<par>
<line> D*spreparo do* profissiona*s </line>
<line> 1 4 ,8 % </line>
</par>
<par>
<line> Falta de informações pr*cisas a r*spei*o dos bens </line>
<line> 4 4 ,4 % </line>
</par>
<par>
<line> Encontra* o valor deprec**vel </line>
<line> 2 5 ,9 % </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> N**hum </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Fonte: e**borado pelos própr*os autores. </line>
<line> O *abel* 4 evi*enci* a divergênci* e*t*es o* par*icipantes qua*do se t*ata da difi*uldade </line>
</par>
<par>
<line> de se c*lcular *epreciação. Mai* a </line>
<line> da me**de </line>
<line> dos participantes, apro**ma*amente *0,3%, </line>
</par>
<par>
<line> *ptara* por falta de informaç*es precisas a respeito d*s be*s e en*ontrar * valor depreciável. </line>
<line> Outro* 14,*% a*r*ditam que os profissionais estejam *espr*p*rados e o*tros *4,8% entendem </line>
<line> que a com*lexida*e da norma dificulta s*a *pl**ação. </line>
<line> Em r*lação ao iníc*o do processo de d**reciação, foi perg**t*do aos servidores se </line>
<line> sabiam quando a de*reciação s* inicia. O resul*ado pode ser vis*o n* tabela 5. </line>
<line> Ta*ela 5 - Iní*io do p*ocesso d* d**rec*ação </line>
</par>
<par>
<line> A respeito do *roc*sso de deprecia**o, é possível afirmar que a d*pre***ção de *m *tivo inicia quando *ste es*á disp*nível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamen** na forma pretendi*a *ela admini*tração? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Sim </line>
<line> 81% </line>
</par>
<par>
<line> Nã* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Nã* sei </line>
<line> *9% </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: elabora*o pelos pr*prios aut*res. </line>
<line> Quanto * ques*ão que trata do i*ício do processo de depreciação, tal como es*ab*lec*do </line>
<line> pela NBC TSP 07, 8*,5% do* *art*cipantes estã* alin*ados com a deter*inaçã* da norma. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. 18, *. 6, art. 4, *. 77-95, jun. 2*21 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. O. Costa, *. *. Cunha, *. A. O. Costa, C. A. S. Pinto, C. P. *onçalv*s </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> E*quanto *8,5% dos participantes não soubera* responder se o enuncia*o nã* está *e acordo </line>
<line> co* o desc*ito na norma. </line>
<line> Ainda sob*e a depreciação, f** que***onado sobre qual método a UFF adota pa*a </line>
<line> calcular a de*reciação, o *ue po*e ser visto na tabel* 6. </line>
<line> Tabela * - Método ado*a*o pe*a UFF </line>
</par>
<par>
<line> *m sua opinião, qual * a m*ior di*iculdade encontrada *a hora c*lcula* a d*preci*ção? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Quotas cons*a*tes ou *inear </line>
<line> 5 5 ,* % </line>
</par>
<par>
<line> Saldo* decrescentes </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *nidades **odu*idas </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Somas dos dígito* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Outro </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Não sei </line>
<line> 4 4 ,4 % </line>
</par>
<par>
<line> *onte: elab**ado p*los pró**ios *uto*es. </line>
<line> A norma d**ermina *ue o méto** das qu*tas co**tantes, sa*dos decresce*tes e unid*des </line>
<line> p**duzidas pod*m *e* apli*ado* sem prejuízo. Porta*to, essa questão de*xou claro que gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> parte dos participantes, 44,4%, não sabem qu*l * método que a UFF adota p*r* calcular </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> depreciação dos seus bens, *nqua*t* *5,6% a*i*m*ra* se* o m*todo das quotas const*n*es </line>
<line> *dota*o pela IFES. O método das quotas constan*es * o mais simples de ser aplicado e </line>
<line> ana*isado, po** calcula a dep**ciação com *a*e na vid* útil, por is*o ac*edita-se que *oi o mais </line>
<line> *itad* *omo respos*a. </line>
<line> Com r*lação à p*riod*ci*ade d* depr*ciação, os r*sponden**s info*maram o segu*nte, </line>
<line> co*f*rme o tabela 7. </line>
<line> Tabela * - Pe*iodici*ade do *álculo da dep*e*iação </line>
</par>
<par>
<line> Saberia in**rm*r *om que f*eq*ê*cia é cal*ulada a depreciação? </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> M*nsal </line>
<line> 6 6 ,7 % </line>
</par>
<par>
<line> Semest**l </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *nua* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *u*ra </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> N*o sei </line>
<line> 3 * ,3 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **aborado pelos próprios *utores. </line>
<line> Quant* à p*riodicidade, a maioria dos *articipa*te*, precisamen*e 6*,7%, ma*caram q*e </line>
<line> a dep*eciação é calculada d* for*a me*sal, enq*anto *3,3% não sabe* com q** frequ*ncia a </line>
<line> d*preci*ção é *a*culada. Se*un*o a norm*, a apura*ão da depreciação deve ser mensal qu*n*o </line>
<line> o **i*o esti*er em co*dição de u*o e que a depreciação deve ser feita até q*e o seu valor *í*u*do </line>
<line> c*ntábil se*a igual a* *alor residual. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 18, n. 6, art. 4, *. 77-*5, jun. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A N*va Contabil*da** P*blica Brasilei*a e Sua Apl*cação em u*a Instituição Fede*a* de Ensin* *upe*ior </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSID*RA*Õ** FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> A depreciação aplicada ** set*r público é de suma im*o*tâ*cia para q*alquer ent*d*de, </line>
<line> pois por meio dela é pos*ível vi*ualizar a forma como os ativos imob*lizad*s estão tratados e </line>
</par>
<par>
<line> onde e*t*o se*do empregados d* acordo </line>
<line> com a sua fi*alidade, t*rnado o **ocesso mais </line>
</par>
<par>
<line> *rans*ar*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo *eve como objetivo v*r*ficar * analisar o grau de adoçã* do procedim*nto de </line>
<line> depreciaç*o *a *niversi**de Federal F*uminense (UFF), sediada *o Estado do Ri* de J*neiro. </line>
<line> P*ra tal, fo*am demons*rad*s a r*l*vância * as *aracterí*ticas da depr*cia*ão no setor p*bl*co </line>
<line> e, por m*i* do *uestionár*o aplicado, *o* possível apontar os prin*ipais *bic*s enc*ntrados na </line>
<line> adoção do pr**e*imento de cálculo da *e*re*ia*ão neste setor. </line>
<line> Porta*to, c*nforme as respostas apur*d*s pelo question*r*o apli*ado, ficou claro que a </line>
<line> maior parte dos p*rticip*nte* não tem conhecimento d* *o** no*ma que trata da depreci**ão, a </line>
<line> NB* TSP 0*, ou seja, *3% não *onhe*em a r*ferida no*ma. Além disso, f*i possível notar que </line>
</par>
<par>
<line> de aco*d* com grande </line>
<line> parte do* respondentes, </line>
<line> preci*amente *4,4%, a IF*S não *ro*oveu </line>
</par>
<par>
<line> nen*um *i*o de treina*en*o *ara melho* q*a*ificar seus servidores, enqua*to 29,6% **o sabiam </line>
<line> * outros 25,9% disser** q*e sabiam. A**d* so*re o questionário, fico* ev*den*e que quando </line>
<line> s* t**t* da dificuld**e de cal*u*ar a depreciação a mai*ria dos participante* af*rm*u que a fa*ta </line>
</par>
<par>
<line> *e in*ormaç*e* precisa* a res*eito dos </line>
<line> bens e </line>
<line> enc*ntrar o v*lo* depreciável *st*o </line>
<line> entre *s </line>
</par>
<par>
<line> maiores *roblem*s. </line>
</par>
<par>
<line> Desse *odo, * problema de pesquisa, ou *eja, até qu* ponto o proc*dimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> depre*iação, c*n**rme pre*isto pela NBC *** 07, *em *ido aplicado p*la U*iv*rsidade Federal </line>
</par>
<par>
<line> Flum*nense (UFF), </line>
<line> pode ser re*pondido da seg*in*e maneira: a *aioria </line>
<line> dos re*pondentes, </line>
</par>
<par>
<line> 82,*%, nã* souberam resp*nd*r em que **a* está sendo adotado o p*ocedime*to </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> d**reciação de acordo com o que a N*C TS* 07 *revê. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *ssim, por tudo o que f*i dito e de acordo co* o que os servidores res*onderam, </line>
</par>
<par>
<line> a IFES estudad*, qu*nto *o assunto </line>
<line> depreciação, é pre*iso mais observância às </line>
<line> norm*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> legislação. Pa** prestar um melh** *erviço de controle, qualidade e trans*arência, é preciso </line>
<line> que se invista em sof*wares capazes de *rmazenar e d*sp*nib*lizar inform*ções a respeito dos </line>
</par>
<par>
<line> a*ivos imobiliz**os com*a**ilhar essas i**o*ma**es para todos os se*ores da Universid*d* e </line>
</par>
<par>
<line> qu* tra*a*ham </line>
<line> d*reta </line>
<line> ou indiretamen*e *om de*re*iaç*o, promove* eventos e tr*inamentos </line>
</par>
<par>
<line> *ara </line>
<line> capacitar os se*vid*res sempre *ue nova* normas forem *dita*a* pelo CFC e órgão* </line>
</par>
<par>
<line> regu*adores e adotar integralme*t* as normas exigida* pela legislação, p*ra que a *nformaç** </line>
<line> **nt*bil es**ja se*pre pad*onizada e tr*nsparente para *od*s *s seto*es da *o*iedade. </line>
<line> *ev. FSA, T*r*sina PI, *. 18, n. 6, art. *, p. 7*-95, ju*. 20*1 www4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. *. Costa, D. O. Cun**, G. *. O. Cos*a, C. A. S. Pinto, C. P. G*nç*l*es </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, **turamente, *m novas p*sq*isas, recomen*a*-se *s*udos ma*s apr*fu*dados </line>
</par>
<par>
<line> a re*peito da depr**i***o no se*or </line>
<line> públi*o, </line>
<line> ***s o assunto é po*co explorado </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> universidade* bras*leira* e se tra*a de uma no*m* n*va, p*r* que s* *ossa ent*o de*envolver </line>
<line> com m**or clarez* e especificidade um comparativo d*s decisões das gestões e os impa*t*s de </line>
<line> tais processos na in*or**ção e na gestã* d*stas instituições. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> . Ministério da </line>
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<line> . Portari* nº 184, de 25 de ag*sto de 2008. Dispõ* sobre as dire*rize* a *erem </line>
<line> o*servadas n* setor público qua*to aos procedi**nt*s, prá*icas, elaboração * divulgação das </line>
<line> demons**ações co*tábeis, *e forma * torná-los convergentes co* as Normas I*te*nacionais de </line>
<line> Con*abil*dade Aplicadas ao Setor Pú*l*co. ***poníve* em: ht*p://www.fazenda.gov.br/*ce*so- </line>
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<line> Sal*ador: Juspodivm, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Como Refer*nc*ar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> C*STA, C. L. O; CUNHA, D. *; COSTA, G. A. O; PI*TO, *. A. S; GON*ALVES, C. P; A Nova </line>
<line> Contabilida*e Púb*ica *ras*leira e Sua A*licação em uma Instituição Feder*l de En*ino Su*erior d* </line>
<line> R*o de J*neiro. Rev. FSA, Ter*sin*, *.18, n. *, art. 4, *. 77-95, jun. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tri*uição dos Autores </line>
<line> *. L. O. Costa </line>
<line> D. O. Cu*ha </line>
<line> *. A. O. Costa </line>
<line> C. A. S. *int* </line>
<line> C. P. G*nçalves </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e pl*nejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) a*ál*se e interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) e*abo*aç*o do ras*unho *u na revisão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa**icipa**o n* aprov*ção da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*sina PI, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 77-95, *un. 2021 </line>
<line> w*w4.fsane*.c*m.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

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