<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 4, p. 77-95, jun. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.6.4
</line>
</par><par>
<line>
A Nov* Contabilidade Pública Brasile*r* e Sua Apli*aç*o em um* *nstituição Fe**ral de Ensin*
</line>
<line>
Superior do *io de *a*eiro
</line>
<line>
The N*w Brazilian P**lic A*counting *nd i*s Appl*c*tion in * Federal Higher Educ*ti*n
</line>
<line>
Institution i* **o de Janei*o
</line>
<line>
Claudio Luiz d* Oliveira *osta
</line>
<line>
Mestre *m Administração *el* Universidade F*deral Flu*in*nse
</line>
<line>
Admi**strado* na *niversidad* F**eral Flu*inense
</line>
<line>
E-mail: cla*d*oluizoc@g*ail.com
</line>
<line>
Dieg* de Oliveira da Cun*a
</line>
<line>
Do*torado em Eng*nha*ia *e Pro*ução e Sis*em*s *elo Cefet *J
</line>
<line>
Me*tre em Adminis*ração pela Universidade do Gra*de Rio
</line>
<line>
Professo* d* E*s*no *ásic*, Téc**co e Tecnológico *o *nsti*uto Federa* do Mato G**s*o
</line>
<line>
E-mail: diego.cunha@alun*.cefet-*j.*r
</line>
<line>
Gabriel **e*and*e de Oliv*ira Costa
</line>
<line>
G**duado em *iência* Contábei* pela *niversid*de Feder*l Flum*nense
</line>
<line>
E-ma**: gabriela*c1991@gmail.co*
</line>
<line>
Car*o* Alberto Schettini P*n*o
</line>
<line>
Douto*ando em **genha*ia de Produção e Siste*as pel* *efet RJ
</line>
<line>
Mestre em Engenha*ia de Pro*ução e Sistemas pelo Cefe* RJ
</line>
<line>
Pro*e*sor da FGV *nline
</line>
<line>
E-ma*l: ca*l*s.sc*ettini@aluno.*efet-rj.br
</line>
<line>
Clayton Per*ira Gonça*ves
</line>
<line>
*o*tor em *dministração pela U*iversidad* do **ande Ri*
</line>
<line>
Profe*sor da *n*vers*dade Federal de Ro*dôn*a
</line>
<line>
E-mail: clayton.*oncalves@unir.br
</line>
</par><par>
<line>
*n**re*o: Claudio *uiz de Olive*ra C*sta
</line>
<line>
Univers*dade Feder*l Fluminense (COLUNI) - Rua
</line>
</par><par>
<line>
Alex*nd*e
</line>
<line>
M*ura,
</line>
<line>
8
</line>
<line>-</line>
<line>
São
</line>
<line>
Domingos.
</line>
<line>
CEP: 24210-2*0,
</line>
</par><par>
<line>
Nite*ói/R*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Diego de O*iveira da C*nha
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
(CE*ET/RJ) - R. Gen. **nabarro, 485 - Maracanã. CEP:
</line>
<line>
Rodr*g**s
</line>
</par><par>
<line>
2*271-204, R** de J*ne*r*/*J, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*:
</line>
<line>
Gabriel *lexandre de *l*veira C*sta
</line>
<line>
Artigo recebido em 21/*2/*0*1. Última ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* F**e*a* *luminense (CO*UNI) - Rua
</line>
<line>
recebida e* 12/*3/202*. Aprovad* em 13/03/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
Alexa*dre
</line>
<line>
Moura,
</line>
<line>
8
</line>
<line>-</line>
<line>
São
</line>
<line>
Domingos.
</line>
<line>
CEP: 24210-200,
</line>
</par><par>
<line>
N**erói/RJ, Brasil.
</line>
<line>
A*aliado pelo sistema Trip*e *eview: De*k Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*n*e*eço:
</line>
<line>
Carlos Alberto Schettini *into
</line>
<line>
pel* E*itor-Chefe; e b) Double *lind Re*i*w
</line>
</par><par>
<line>
(CEFET/RJ) - R. Gen. Canabarro, *85 - M*racanã. CEP:
</line>
<line>
(*va*iação cega *or dois ava*iadore* d* ár**).
</line>
</par><par>
<line>
202*1-*0*, *io de Ja*eir*/R*, *ras*l.
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço:
</line>
<line>
C*ayto* Pereira Go*ç**ves
</line>
<line>
Rev*são: Gr*matica*, *o*mativa e de *ormatação
</line>
</par><par>
</page><line>
(UNIR) - Av. 02 - Rota*y Clube, Setor 10, Quadra 01,
</line>
<line>
Lote únic* 3756 - Jardim Social. CEP: 7899*-000,
</line>
<line>
Vilhena - RO, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. O. Costa, D. O. *unha, G. *. O. Costa, C. A. S. Pinto, C. P. Go*çalves
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O obj*t*vo
</line>
<line>
de*sa pesquisa é verifica* * ana*isar
</line>
<line>
o grau
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
adoção do pr*cedimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
depreciação na Universi**de Federal Flumin*nse (UFF) e apontar as p*incip*is barreiras
</line>
</par><par>
<line>
enco*tradas na adoção do procedime*to de cá*cul*
</line>
<line>
da depreciação. A metod*logia
</line>
<line>
u*ilizada
</line>
</par><par>
<line>
fo* a pesquisa *ibli*gráf*ca. Alé* disso, utilizou-se a
</line>
<line>
pes*uisa descritiva, po*s d*screve
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
car*cterísticas dos res*ondentes (co*tadores, técni*os de contabil*dade e agentes
</line>
<line>
patr**oniais) quand* ligadas ao co*hecimento da legisla*ã* aplic*d* à Contabilidade Públ*ca
</line>
<line>
refere*te à depreciação n* Ins*i**ição Federal de *nsino *uperior (I*ES). Port*nto, os dados
</line>
<line>
que compõe* a p*s*uis* foram col*tados por meio da *pl*caçã* de question*ri*, tabu*ados na
</line>
</par><par>
<line>
p*an*lha Microsoft E**el e anal**ados à luz
</line>
<line>
da es*a*ística des*rit*va. ** resultados a res*e*to
</line>
</par><par>
<line>
da NBC TSP apontam que 1*,1% não sabem s* a UFF adota o p*ocedime*to de depre*ia*ão
</line>
<line>
r*queri*o pela norma, 8*,2% nem s*biam que a norma exi*tia e *pe*as 3,* afirmaram q*e a
</line>
<line>
conh*cem e * a*licam. Adema*s, *oi *o*síve* notar que * IFES não p*omoveu *ualquer t*po de
</line>
<line>
treinamento para *ualificar *eus serv*dores sobre este assun**. Além disso, f*cou evid*nte que
</line>
<line>
quando se trata da dificulda*e de calcul*r a dep**ci*ção a maioria d*s parti***antes *firmou
</line>
</par><par>
<line>
q*e a
</line>
<line>
falta
</line>
<line>
de inform*ções *r*cisas a *e*pe*to d*s
</line>
<line>
ben* e *e encontrar o valor depreciável
</line>
</par><par>
<line>
*stão entre os m**ores problemas. C*nclui-se que * IFE*, quant* *o *ssunto dep*eciação, p*ra
</line>
</par><par>
<line>
prestar um me*ho* serviço de
</line>
<line>
controle, quali*ade * transp*rência, nece*sita inves**r em
</line>
</par><par>
<line>
tre*namento, *dquir*r softwares capazes de armazen*r e dis**nibilizar i*forma*õ** * r*s*eito
</line>
<line>
*o* ativo* imobilizad*s e, f*na**ente, compa*tilhar essas informações para *od*s o* Setores
</line>
<line>
da Universidade.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: C*ntabilidade Pública. *e*re*iaç*o. Patrimôn*o P*bli*o.
</line>
<line>
**STRACT
</line>
</par><par>
<line>
The obj*c*ive of this research *s to verify and analy*e t*e *egree
</line>
<line>
o* ado*tion
</line>
<line>
of t h*
</line>
</par><par>
<line>
*ep*e*iation pro*e*ure at the Federal *lum*****e Unive*sity (UFF) and to point ou* the main
</line>
</par><par>
<line>
barriers found
</line>
<line>
in the adoptio* *f the depre**a*ion cal*ulation *ro*edu*e. **e meth*d*logy
</line>
</par><par>
<line>
us** was biblio*raphic research. In ad*ition, desc**pt*v* res*arch was used, as it *escribes *he
</line>
<line>
ch*racteristi** of the respo*dents (accou*tants, acco*nti*g t*c*ni*ians and estate **e*ts)
</line>
<line>
when linked *o **e knowl*dge o* the *egisla*ion a**l*ed to Publi* *ccoun**ng related to
</line>
</par><par>
<line>
deprec*ation i* th* Federal I*stitution of Hi*her Educat*on (IFES). Ther*f*re,
</line>
<line>
*he d*ta that
</line>
</par><par>
<line>
c*mpos* the research **r* *ollect*d through the appl*catio* of a *uestionna*re, tab*l*te* *n
</line>
</par><par>
<line>
the *icrosoft Excel sprea*she*t and analyzed
</line>
<line>
*n*er t*e lig** of descrip*ive st**isti**. The
</line>
</par><par>
<line>
resu*t* re*a*ding the NBC TSP show *hat 11.1% do not kno* *f *FF ad*pt* the *ep*eciation
</line>
</par><par>
<line>
pr*ce*ur* requi*ed b* **e standa*d, 85.2%
</line>
<line>
do not
</line>
<line>
*ven *now that the standard existed and
</line>
</par><par>
<line>
only 3.7 state* that *hey know and apply it. In addit*on, it was noted that IF*S did not provide
</line>
<line>
any t*aining t* qualify its emplo*ee* *n this s*b*ect. Fu*thermo*e, it was e*id*n* t*at wh*n it
</line>
<line>
come* to t*e *iffi*ulty of calculat*ng depreciati*n, mos* *arti**p*nts **ated th*t *he lack *f
</line>
<line>
accurate infor*at*on a*ou* asse*s a*d finding depreciable value are *mon* *h* biggest
</line>
<line>
proble*s. *t is concl**ed that IFES, in re*ation to dep*eciation, to pro**de a bet*er *e*vice *f
</line>
</par><par>
<line>
contr*l,
</line>
<line>
q*a*ity and *ransparency, need* to inve** in trai**ng, ac*uire softw*r*
</line>
<line>
capable *f
</line>
</par><par>
</page><line>
storing a*d making a*ai*able info*mation r*gard*n* f*xed asse*s and, final*y, sha*ing this
</line>
<line>
information for all U*iversity Se*to*s.
</line>
<line>
Ke*wor*s: Public A*count*ng. De*reciation. Public Heritage.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 18, n. 6, a*t. 4, p. 77-95, jun. 2021 *ww4.fs**et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nov* Con*abili**de Pública Brasil*ira * Sua Apl**ação em uma I*stituição *ederal de Ensi*o *uperior
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTR*D**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Cont*bilidade Pública *rasileira *em pa*sa*do p*r um processo *e mu**nça* no
</line>
<line>
decorrer dos *ltimos *nos p*ra mel*o* *tender às entidades, aos profissionais e ao *úblico
</line>
</par><par>
<line>
in*eressad*
</line>
<line>
nas d*monstraç*e* con*ábeis. Nes*e conte*to,
</line>
<line>
*iant* *e
</line>
<line>
um* economia ca*a vez
</line>
</par><par>
<line>
*ai* *lobal*z*da da cres*en*e cobrança por informações, faz-se necessária * *o*vergênci* e
</line>
<line>
*a Con*abilidade brasile*ra aos padrõe* inte*n*cio**i* para tornar as d**on*trações c**t*be*s
</line>
<line>
*ais tran*par*n*es, r*leva*tes e com*aráve*s. Devido às peculiari*ades nacionai*, este
</line>
<line>
imp*rtante proce*so de harm*nização *os proc**imentos e técni*as c*ntábeis vi*a adaptar as
</line>
<line>
leis * normas bras*leira* *s normas internacionais. Para Rosa (2011, p. 01), "a harmoniza**o
</line>
<line>
dev* ser *eit*, em primeiro lugar, intername*te, med*ante redução das diferenças das nor*as
</line>
<line>
c*nt*bei* int*rnas e pa*ronização dos pr**edim***os, técn*cas e polític** co*tábeis".
</line>
<line>
Dian*e deste cená*io, por meio da po*taria nº 184/08, o *inistério *a Faz*nda decidiu
</line>
<line>
da* início ao *roc*sso de conve*gência da C*ntabilidade Pú*lica bra*ile*ra às Normas
</line>
<line>
Interna*ionais *e C**ta*ilidad* ap*icadas ao Set*r Pú*lico ou Internatio**l Public Sector
</line>
</par><par>
<line>
Acco*nt*ng Standards (IPSAS),
</line>
<line>
edit*das pe*a Federa*ão *nternacional *e C*ntabilidade,
</line>
</par><par>
<line>
também conhecida c*mo Int*rna*i*nal F**erati*n *f A*countants (I**C). Desse modo,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
seu art. *º, a *ortaria determina qu* a *ecretaria do Tesouro **c*o*al (STN), órg** centr*l do
</line>
</par><par>
<line>
Sistema
</line>
<line>
de *on*abilida*e Federal, d*ve pr*mover ações no sentido de convergir as IPSAS
</line>
</par><par>
<line>
publicada* pe*o IFA* às Nor*a* Brasile*ra* de Contabilidade *plicad** ao Setor Público
</line>
<line>
(*B*ASP), pu*licadas pelo *onselho Fe*eral d* Contabi*idade (CFC).
</line>
<line>
Além dis*o, em *0*8, o *FC publicou, *o* meio das *esoluções CFC 1128/08 *
</line>
<line>
1137/08, as primeiras dez *or*as d* Co*tabilidad* aplicada* ao Se*or Público com objeti*o
</line>
<line>
de *romover o reconhec*me*to, mensur*çã* e evidenciação dos atos e f*tos pr*ticados pelos
</line>
</par><par>
<line>
agentes públicos. De*tre essas norm*s *e e*contra a NBC T16.9, *ue *efine cri*ér*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procedime*tos p**a * *álculo e registro da deprec*ação, amortizaç*o e exaustão.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, no *no
</line>
<line>
*e 2011, o C*C, por meio
</line>
<line>
da resolução 1366/11,
</line>
<line>
pu*licou s*a
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
norma, a **C T1*.11.
</line>
</par><par>
<line>
Em 28 d* s*tembro *e 2*17, o *FC publico* por mei* d* Di*rio *ficial da União
</line>
<line>
(D*U) a NBC aplicada *o Setor Público, NBC TSP 07, r*f*ren*e ao tra*ame*to co*tábil do*
</line>
</par><par>
<line>
ativos i*o*ilizados. A nova norma
</line>
<line>
que tem por *ef*r*nci* a IPSAS 17
</line>
<line>
passo* a ser vigente
</line>
</par><par>
<line>
*m 0*/0*/20*9 e s*bst**ui* a antiga N*C T1*.9. Portanto, a NBC TSP *7 conceitua
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
depreciaç** como a alo*ação sistemát*ca d* **lor depr*ci*vel de ativo ao long* da sua v*da
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na P*, v. 1*, n. 6, art. 4, *. 77-95, *un. 2021 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. O. Co*ta, D. O. Cu*ha, G. A. O. *osta, C. A. S. Pinto, C. P. Gonç*lves
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
útil e estabelece que *s métodos *ara cálculo da dep*eciação deve* ser * lin*ar, o *os saldos
</line>
<line>
d**rescentes e o d*s unidades produzidas.
</line>
<line>
S*ndo assim, a **oçã* do proce*so de mensu*aç*o e reco*hecime*to da depreciação
</line>
<line>
pe*as entidades do *etor p*b**co *emo*stra * *udança de foco qu* se d** nos últimos anos.
</line>
</par><par>
<line>
Essa transformação, *lém de tornar as inf*rmações con*ábeis mais *ompletas e pr*p*cias
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise, t**bém ev*d*ncia m*ior transparência por p*r*e *** *esto*es e entidades.
</line>
</par><par>
<line>
Nest* contex*o, o *resente artigo vis* resp*n*er ao seguinte problema d* pe*quisa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*be*: *té q*e ponto o procedimento d* depr*c*ação, conforme previs*o pela *BC TS* 07,
</line>
<line>
tem sido a*l*ca** pela *niv*rsidade Federal Fluminense (UFF)?
</line>
<line>
No toc*nte a* objetivo ger*l, este *rtigo busca ve**fi*ar e analisar o *rau de adoção do
</line>
<line>
*rocedimento de depreciaçã* na UF*, *té o mês de julho de 2019. Para q*e *e al*ance e*te
</line>
<line>
objetivo geral, é nece*sário que *ejam alcançados os **guintes ob*etivos específicos, a saber:
</line>
<line>
descreve* a depreciação e suas carac*erísticas a fim de demon*trar sua relevância na *rea
</line>
<line>
pú*lica e aponta* o* p***cip*is ó*ices enc*ntrados na adoção do procedimento de cálculo da
</line>
<line>
d*pr*ciação na referida IFE*.
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte do exposto, o presente tra**lho se j****f*ca por *r*tar-*e
</line>
<line>
de uma norma
</line>
</par><par>
<line>
**tremamen*e impor*ante e r*ce*te na Contabil*dade Pública e por verif*car e a*al*sar o grau
</line>
</par><par>
<line>
de adoç*o do proc*d*mento *e depreciação e* uma IFES, sediada no Estado do Rio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ja*eiro, *em co*o das d*fic*ldades enco*tradas n* su* aplicação. Além
</line>
<line>
diss*, com as
</line>
</par><par>
<line>
recentes mudanças *a Co**abilidade q*e im*lica*am * m*n*ura*ã* e reconhecim*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
deprec**ção po* par** dos entes pú*licos tor*am as informaçõ*s contá*eis ai*da mais úteis à
</line>
<line>
análise e ao p*o**sso decis*rio. Po* fim, a Con*abil*d*de aplicada no setor público * de ***a
</line>
<line>
importância para o *ontrole e execução d* o*çamento, *eração *e info*m**ão * para a to*ada
</line>
<line>
de d*cisão. Nesse s*ntid*, * *la quem *ubsidia a tomada de *ecisão d* gestor público. *ssim,
</line>
<line>
d*a**e da crescente co*rança *e*o controle de ga*tos púb*icos e por *nformações úteis,
</line>
</par><par>
<line>
*ransparentes, comparáveis *or parte de contadores, audi*ores, governos
</line>
<line>
e *ocieda*e,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
info*maç*o contábil nun*a foi *ã* requisi*ada.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓ*I*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A Co*tabi*id*de Pública e a Con*ergência às IPSAS
</line>
</par><par>
<line>
A *ontab*lidade p*de *er conceituada como a c*ência qu* por m*i* de técni*as,
</line>
<line>
nor*as e *rincípios registra e c*n*ro*a toda ati*idad* econô*ico-financeira de uma ent*da*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 1*, n. 6, art. 4, *. 77-*5, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nova C*ntabilidade P*blica Brasileir* e Sua Aplicaçã* e* uma Instituiçã* Federal de E*sin* Superior
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Dess* *aneira, a Contabilidade t*m como obje*ivo o c**trol* do patrimônio *e uma entidade
</line>
<line>
*, por isso, seu objeto é o patrimônio. *e acordo com Her*mann (1972, p. 58):
</line>
<line>
Contabilidade é a ciência que es**da o **trimônio à disposição *as **iend*s, em seus
</line>
<line>
aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por me*o d* f*rmu*as
</line>
</par><par>
<line>
racionalme*t* deduzida*, os e*eitos da administração sobre
</line>
<line>
a fo*mação e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
distribuição dos réd*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Em *o*p*ementação * es*e pensamento, Iudíc*bus et al. (199*, *. 21) afirm*m *ue "o
</line>
<line>
objeti*o bás**o da Contabilidade s* r*sume no fornecimento de i*for*ações econômicas para
</line>
<line>
os v*rios *suário*, de form* que propiciem decisões racionais".
</line>
<line>
A Contabilidade Pública ou Govern*mental é uma das mui*as rami*ic*ções q*e *
</line>
<line>
*iê*cia *ontábil possui, sendo a Contabili*ade a*licada ao S*tor *úb*i*o o ramo responsável
</line>
<line>
pelo con*rol* e *xe*ução ** or*amento. Silva (*014, p. **) define * Contabi*id*de Púb*ica
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
o "ramo da Conta*i**dade que coleta, r*gis*ra e contro*a os atos e fatos
</line>
<line>
da Fazend* Pú*li*a,
</line>
</par><par>
<line>
mostra o patrimônio p*blico e su*s variaçõe*, bem como acompanha e demonstra * exec*ção
</line>
<line>
do *rça*ento".
</line>
<line>
Ainda, se**ndo Silv* (201*, p. 01), "a Contabil*dade Pública, al*m de registra* todos
</line>
<line>
o* fatos co**ábeis, pre*cupa-se com os atos pr*tica*os *e*o ges*or *úblico, pois estes *odem
</line>
<line>
al**rar o *atrimô**o em seus aspect*s q*ant*ta*ivos * qua*ita*ivos".
</line>
<line>
Dess* for*a, foi por meio d* Lei *.320, criada em 1* de *arço de 1964, que *oram
</line>
</par><par>
<line>
esta*elecidas as n*r*as de Direito F*nanceiro para elab*ração * controle dos or*amentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
balanços d* *nião, do *istr**o Federal, d*s Est*dos * dos Mu*icípios, o q*e re*res*ntou um
</line>
<line>
grande avanç* p*ra o *ont**le e e*ec*ção *o orçament* bra*ileir*. *esse s*ntido, Mota
</line>
<line>
(2*09, p. 22*) afir*a **e:
</line>
</par><par>
<line>
Essa lei
</line>
<line>
estabe***e mui*os dos pro**dimentos e *unções que
</line>
<line>
são exer*idas p*la
</line>
</par><par>
</page><line>
*o*tabili*a** pública. N*o basta co*hecer os pr*ncípios e técnicas contábei*
</line>
<line>
profu*damente, f**-se mis*er *ambém ter a compree*são d*s det*rminações co*ti*as
</line>
<line>
na legislação r*lativa à Administ**ção Pública.
</line>
<line>
Portan*o, a Conta*ilida*e aplicad* ao Setor Públic* (CASP), seja em qua* *or o ente da
</line>
<line>
fed*raçã*, d**ant* m*i** tem*o te** *omo foco o contro*e e a execução do orçamen**, deixando
</line>
<line>
de lad* seu objeto qu* é o patrim*nio. Seg*ndo o Manual *e Contabilidade Aplicad* ao Setor
</line>
<line>
Públ**o (MCASP):
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 6, art. 4, p. 77-95, jun. 20*1 ww**.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. O. Cos*a, D. O. Cunha, G. A. O. Costa, C. A. S. P*nto, C. P. Gonçalve*
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
[...] o *rçamen*o público ganho* s**nificativa *mportância no Brasil. *omo
</line>
<line>
consequência, as normas relativas a registro* e *emonstrações c*ntábeis, vige**e*
</line>
<line>
at* hoje, **abaram por dar enfoqu*, so*retudo aos conceitos orça*entá*ios, em
</line>
<line>
detri*ento da *v*denciação dos aspectos patri*on*ais (2019, p. 18).
</line>
<line>
D*ss* m*do, foi dev*do às transfo**ações **o*ridas nos últ*mos anos no cenário
</line>
<line>
econô*i*o mu*dial e ** acelerada globalização que o M*nis*ério d* Faze*da (MF), e* *0*8,
</line>
<line>
lançou a portaria nº 184 com o objetiv* d* adequar a *ontab*l*dade Púb*i*a brasile*ra às Normas
</line>
</par><par>
<line>
*nternaci*nais de Co*tabilidade aplicada* ao S**** Público. *ara
</line>
<line>
tornar re*lid*de *ssa
</line>
</par><par>
<line>
convergência, o MF
</line>
<line>
*eterm**ou que a Secretaria do Tesour* Nacional (STN) adotasse os
</line>
</par><par>
<line>
**ocedim*ntos ci**d*s *a portaria nº *84/2008, c*nform* d*sc*i*o a segui*:
</line>
<line>
*. Identificar as *ec*ssidade* de convergência às normas in*ern*ciona*s *e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntabilidade pub*i*adas pela I*AC às normas B**sileir*s editad** *elo e
</line>
<line>
CFC;
</line>
</par><par>
<line>
II. Ed*t** nor**tiv*s, manuais, instru*õe* de procedim*ntos contábei*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Plano de Contas Nacional, **jetiva*d* a el*bo*ação e publicação de
</line>
</par><par>
<line>
demonst*ações contábeis consolidadas, e* c*nsonânci* com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pron*nciamentos da *FAC e com
</line>
<line>
as n**mas do Conselho *ederal de
</line>
</par><par>
<line>
Contab*li*ade, a*licadas ao setor público;
</line>
<line>
III. A*o*ar os procedimentos necessários para *tingi* os objetivos d*
</line>
<line>
c**vergência est*be*ecido ** â*bito do Co*itê Gest*r da Conver*ência n*
</line>
<line>
*ras*l, *nstituído pe*a Re*ol*ção CFC n° 1.103, de 28 d* *etembro de 2007.
</line>
<line>
Ar*. 2° A Secretaria do *esouro Nacio*al prom*ve*á o acompanh*ment*
</line>
<line>
continuo das nor*as *ontábeis aplicadas ao setor *úblico *ditadas pela IFAC
</line>
</par><par>
<line>
e pelo Conselho Federal de C*nt*bi*idade, de modo a garantir que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Princípios F*ndamentai* de Cont**ilidade sejam respeitado* no *mbito
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
setor *ú*lico.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
aplica. *n*ende-se, de um* forma mais superfici**, o patrimôni* como o
</line>
<line>
conjunt* de ben*,
</line>
</par><par>
<line>
dir*itos e obrigação pertence*t*s a uma *ess*a física ou jur*dic*. Kohama (2006, p. *73)
</line>
</par><par>
<line>
def**e o p*t***ônio *a Co*t*bili*ade Pública como o "[...] * conju*to de bens, direitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, a*t. 4, p. 7*-95, *un. 2021 www4.fsa*et.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A No*a C*ntabilidade Públic* Brasi*eira e Sua Aplicação em uma Instituição *ederal de Ensino Superior
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
ob*igaç**s avaliáveis em moeda corrente, *as entidades que
</line>
<line>
compõem a Administração
</line>
</par><par>
<line>
Pública".
</line>
</par><par>
<line>
P*r outra perspe*tiva, B*zer*a Fil** (20*6, p. 1**) entende *ue "o patri*ônio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado constitui o conjunto de bens, valores, crédi*os e obrigaçõ** de co*teúdo econômi*o e
</line>
<line>
avaliáveis em moeda, que a Fazen*a Públ**a possui e u*iliz* na con**cuçã* dos seus
</line>
<line>
objetivos".
</line>
<line>
*lém disso, o pa*rimônio das entidades públic** *ode ser anal**ado sob dois aspectos,
</line>
<line>
a sab*r: *ualit*tivos e q*an*itativos (BEZERRA FILHO, *006, p. 150). O aspecto qualitativo
</line>
<line>
se *efere aos *ompo**ntes que integr*m o patrimônio e que auxiliam as e*tidades a
</line>
<line>
a*cançarem seus obje*ivos sem levar e* co**ideração o val*r monetário e se class*ficam *m
</line>
</par><par>
<line>
ben* de uso *omum, bens de
</line>
<line>
uso especia* e *ens dominiais. A Lei no
</line>
<line>
*0.406 que trata do
</line>
</par><par>
<line>
Código Civil *ra*ileiro, em se* art. 98, d*fine os bens público* co** sendo:
</line>
<line>
Os d* us* comum do po*o, tais *omo rios, mares, estradas, ru*s * pr*ças;
</line>
<line>
Os *e u*o especial, t*is como edifícios ** ter*e*os destina*os a *erviço ou
</line>
<line>
es*abelecimento da admi*ist*ação federal, *stadu*l, *erritorial ou munici*al,
</line>
<line>
i*clusive os de suas autarquias;
</line>
<line>
*s dom*ni*ais, que c*nstituem o p*trimônio das p*ss*as j*rídicas de *ir*i*o
</line>
<line>
púb*ico, como objeto de direito pe*so*l, ou *eal, d* c*da uma d*ssas
</line>
<line>
entida*es.
</line>
</par><par>
<line>
Portan*o, os bens *e *so comum sã* *queles sob o do*ínio público que nã* são e
</line>
<line>
aprop*iad** ao patrimônio estatal, se*do eles n**urais ou a*t*fi*iais. Os *a*ura*s constituem as
</line>
</par><par>
<line>
*raias, rios etc. Já os artificiais repre*ent*m ação do homem, como rua*, **tra*as a
</line>
<line>
e*c.
</line>
</par><par>
<line>
Embora não est*j*m n* ativo da entidade,
</line>
<line>
as obrigações decorrentes *e*ses bens integram o
</line>
</par><par>
<line>
passivo. *ssim sendo,
</line>
<line>
p*ra a C*nta*ilidade os bens naturais *ossue* as se*uintes
</line>
</par><par>
<line>
c*racte*ísticas: nã* são
</line>
<line>
**ntab*lizado*, n*o s*o *nvent*riad*s/ava*iados, não podem ser
</line>
</par><par>
<line>
ali**ados/p*n*orados e seu u*o pode se* gratuito ou *neroso (COS*A et al., 2020a; COSTA
</line>
<line>
et al. 202*b).
</line>
<line>
No toc*nte *os bens d* uso es*ec*al, eles sã* destinados à ma*utenção das entidade*
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas, sen*o eles os móveis * utensílios, os veículos, o* prédio*, *s ter*eno* urbanos
</line>
<line>
etc.
</line>
</par><par>
</page><line>
Além **sso, eles possuem as seguintes c*racte*í*ticas: são contabilizad**, são inventar*ados e
</line>
<line>
avaliados, são inalienáveis/penhorá*eis e estão **cluídos no pat*im**io (CUNHA;
</line>
<line>
SEVERIA*O JUNIOR, 2018).
</line>
<line>
P*r *im, *s b**s d*mini*is, e*bor* consti*uam p**te do patr*m*ni* estatal, ainda *ão
</line>
<line>
*ive*am nenhuma de*tinação/alienação. Como e*emplo, há os p*édios *esativados. *o*o
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 6, *r*. 4, p. 77-95, jun. 2021 www4.*s*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. O. Costa, D. *. Cunh*, *. A. O. C*st*, C. A. S. *i**o, C. P. Gonçalves
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
c*racterísticas sã* contabiliza*os, são i*ventariad**/avaliados, são alienáveis * pode*/gera*
</line>
<line>
renda.
</line>
<line>
* resp*ito do aspecto quan*i*ativo, pode se* *ntendido c*mo *m agrupament* dos
</line>
<line>
*a*ore* *o patr*mônio, sendo eles o Ativo, o Passiv* e o Patrimôni* líqui*o. *a*a a
</line>
<line>
Contabilida*e, o A**vo * constituído de bens e direitos d*s entidades. Beze*ra Filho (2006, p.
</line>
<line>
1**), conce*tua o ativo c*mo *endo o:
</line>
<line>
Conjunt* dos e*emento* representativo* da* aplicações de *ecur**s or*amentár*os e
</line>
<line>
extra*rçam**tár*os, ou seja, const*tui os bens e di**itos da ent*dade. Possuem três
</line>
</par><par>
<line>
caracterís*icas: s*o
</line>
<line>
d* prop*iedade da e*tid*de; mensuráv*is em moeda c*rrente;
</line>
</par><par>
<line>
capazes de *erar ben*fício* fu**ros.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lad*, Pa**ivo é * conjunto de el**entos que rep*esentam obrigações d* o
</line>
</par><par>
<line>
enti*ade com t*rceiros, pos*uindo as s*guintes c*racterísti*as, a s*be*: são d* obriga*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
imob*lizado repres*n*a um ite* qu* "é mantido para * uso *a p*o*uç*o
</line>
<line>
ou fornec*mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
b*ns *u se*viços, *ar* a*uguel a terceiros, ou para fins admini*tr**ivo*; e *e espera utiliza* por
</line>
<line>
mais d* um perí*do contábil" (NBC TSP07, 2017, p. 4). Devido ao desga*te gerado pelo uso
</line>
<line>
c*ntínuo, por ação da *atureza ou *e*o fa*o *e o bem se tornar **tra*as*ado *ecnologicam*nte,
</line>
<line>
* que se a**ica a de**e*iação.
</line>
<line>
Sendo assim, a depreciação representa a reduçã* *o valor de u* ativ* imobil*zado.
</line>
<line>
Marion (19*8, p. 176) ent*nd* que "** bens do i*obiliza**, com o passar do tempo, em virtu*e
</line>
<line>
do uso, vão sofren*o deterioração físi*a, pe*d*ndo sua e*iciência funcional. Esse desg**t*
</line>
<line>
ocorr*do no **ríodo é co*tabi*izado como desp*** co* deprec*aç*o". Para *ouza (2016, p.
</line>
<line>
223):
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, *eresina, *. 18, n. 6, art. 4, p. 77-9*, jun. **21
</line>
<line>
w*w*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nova Contabili*ade *úb*ic* Brasil**r* * S*a Aplicação em um* Instituição Fed*r** *e *n*ino Sup*rior
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
depreciação do ati*o se inicia qu*nd* este está disponível para uso, ou *eja,
</line>
</par><par>
<line>
quando está no lo*al e em condição *e *un*ionamento na *orma pretendida p*la
</line>
<line>
administ*ação e *eve cessa* *a data em que o a*i*o é cl*ssi*icado como **n*ido
</line>
<line>
para ven*a ou, ainda, n* dat* e* qu* o ativo é b**xado, o q*e ocorre* pr*meiro.
</line>
<line>
Em rela*ão às ret*nçõ*s, em *1 de nove*bro de 2008 entrou em vigo* a Norma
</line>
<line>
Bra*ileira de Con*ab*lidade *écnica 16.9 - Dep*eciaç*o, Amor*iz*çã* e Exau*tão, de fo**a
</line>
<line>
facult*tiva a parti* de sua publicação, mas ob*ig*tória a p*rtir d* 1ª de j*nei*o de 2010. A
</line>
</par><par>
<line>
*efe*ida norma
</line>
<line>
v*sav* dar t*a*ame*t* *os *tivo* i**bil*zados, est**el*cendo critérios e
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*dimento* *ara o r*gistr* *ontábil da deprecia*ão. Consequ*ntemente, a *esolução CFC
</line>
<line>
nº *136/** retrata que esta norma estabelece c*it**ios e procedime*tos pa*a o regis*ro contábil
</line>
<line>
*a depreciação, da amortiz**ã* e da exaus*ão.
</line>
<line>
Porém, devi*o ao contínuo p*ocess* de convergência e ad*ptação *a* NBC*SP às
</line>
</par><par>
<line>
IPSAS, em 1ª de janei*o de
</line>
<line>
*019 e*trou
</line>
<line>
em v*gor n*va N*C apl*cada ao Setor Púb*ico, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
NBC TSP0* Ativ* Imobilizado, *u* sub*tituiu a norm* an*erior, NBC T09, qu* trata** d*
</line>
</par><par>
<line>
*epreciação, amorti*ação exaustão, e
</line>
<line>
te*do co*o ref*rência a IPSAS 17, edita*a pel* The
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
consu*idos pela entidade. Ain*a, de a*ord* com NBC TSP 07, vários métodos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
depreciação podem ser aplicados p*ra calc*lar o val*r *a depreciação, tais como * mé*odo
</line>
<line>
lin*ar, o mét*do dos *a*dos dec**scentes e o mé*odo de uni*a*es produ*idas.
</line>
<line>
De acordo *om Iudícibus et al. (2010, *. *50), "*al*ular a depreci**ão de ativos
</line>
<line>
im*biliza*os n*m sempr* é uma tarefa fácil, pois ex*ste* difi*u*dade*, a *ab*r: primeira:
</line>
<line>
esti*ação da vida útil e segund*: *sc*lha do mét*do".
</line>
<line>
A re*pei*o da vida, ela de*ende d* duas ca*sas: *ísic*s e funciona*s. A *rimeira s* dá
</line>
<line>
*evido à u*ilizaçã* do ati*o, ou *eja, desgast* nat*ral o* a*ão da natureza. A segunda causa
</line>
<line>
d*z respeito ao obsolet*smo, *u seja, quando o *tivo se torna ultrapassad* te*nologicamente.
</line>
<line>
De aco*do com Iudícibus e. a*. (2010, p. 250), "essas ca*s*s atuam sempr* em *onjunto, de
</line>
<line>
ma*ei*a que é difíci*, s*nã* imp*s**ve*, separa* os ef*itos de cada uma delas".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 18, *. 6, a*t. 4, p. 77-95, jun. 2021
</line>
<line>
ww**.*s**et.co*.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. *. Costa, *. O. Cun*a, G. A. O. Costa, C. A. *. *in*o, C. *. *on*alves
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
Além *isso, *eg*ndo o p*óprio Iudícibus et a*. (2010, p. 250), "*uando não havi*
</line>
<line>
progresso tecnol*gico tão *cen*uad* as causas físicas eram as únicas deter*inantes da vida
</line>
<line>
útil dos objetos. *edia*t* um estudo es*atísti*o, a vid* útil *ra estimad* *om alguma
</line>
<line>
precisão".
</line>
<line>
A r*speito dos mét*dos de de*reciação adotados *ela Contabilidade, existem o *étodo
</line>
</par><par>
<line>
da* q*o*as constan*es, o *étod*
</line>
<line>
dos saldos d*crescent*s * o método das unida*es
</line>
</par><par>
<line>
produzida*. O méto*o das quotas con*tante* é a*u*le *ue d**t**bui
</line>
<line>
o
</line>
<line>
custo do at*vo em
</line>
</par><par>
<line>
função do t*mpo. Por *ausa da s*a **mplicidade, esta fórmula * vastamente utilizada. A
</line>
<line>
*igura * ap*esenta a fórmula para o cálculo dos métodos das quotas con*t*ntes.
</line>
<line>
Figu*a 1 - M*tod* das qu*t*s c*nstant*s
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Iudícibus et al. (2*10, p. *51).
</line>
<line>
O m**odo dos sal*os de*res*ent*s consiste em m*ltiplicar um perce*t*al fixo sobre o
</line>
<line>
valor contáb*l que vai dim*nuindo n* d**orrer *os an*s. Esse método possu* como **ntagem
</line>
</par><par>
<line>
f***al o
</line>
<line>
fato de q*e, co*o as primeir*s quotas são maiore*, logo o imposto a ser pago s*rá
</line>
</par><par>
<line>
menor, em compens*ç*o ao final da vida útil do a*ivo o contrário *corr*. Ade*ais,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
va*tagem
</line>
<line>
desse mét*do é que a maioria dos bens n**e*s*t* de manutenç*o e re***o, por*m
</line>
</par><par>
<line>
isso é m*is susc*tível *uand* os be*s *e to*nam *ais velhos. Entretanto, o aumento de
</line>
<line>
**spesas com manutenção é c**pensado pela diminuição do valor de depreciação. A figura
</line>
<line>
2 *p*ese*ta a fórmula para o cálculo do m*todo dos sal*os de*resce*te*.
</line>
<line>
*igura 2 - *étodo do* sal*os d*crescente*
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: Iudícibus e* *l. (2010, p. 253).
</line>
<line>
O mét*do das unidades produzidas esti*a que uma d*terminada máquina pos*a pro*u***
</line>
<line>
um número x de unida*es e, conf*rme este *tivo é uti*iz*do, é gera*o o va*or de depreciaç*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, *rt. 4, p. 7*-95, jun. 2*21 *ww*.fsane*.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nova Contabil*dade Públi*a *rasileira e Sua Apl**ação em uma Instituição Federal de En**no S*perior
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
e, *om **so, a diminuiç*o da vid* *til do bem. Por outro lado, ca*o **o haja pro*ução, a vid*
</line>
<line>
útil perma*e*e estática.
</line>
<line>
Figura 3 - Método das unidade* produzidas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Iudíci*us et *l. (2010, p. 2**).
</line>
<line>
* poss*vel observar que dentre os tr*s méto*os mencionados pela NBC TSP 07, o
</line>
<line>
méto*o das quotas constant*s é o mais **mples, fácil de ser ap*icado e ana*is*do, pois a quota
</line>
<line>
de depreciação assim co*o * *axa em to*os os pe*í**os é *mutável, a n*o ser *ue o valor
</line>
<line>
residual sofra alt*ração.
</line>
<line>
A r*sp**to *o segu*do método, ele apresenta um gr*u de dificu**ad* mais ace*tuado,
</line>
<line>
pois o cá*culo é *ea*izado por *e*o da fórmu*a *u* exige um va*or residual. Embora a ta**
</line>
<line>
apl*cada sobre o valor depre*iá*el seja con**a*te t**t* no mé*odo *os sal*o* decrescentes
</line>
</par><par>
<line>
como no m*todo das qu*tas *o*stantes, é *ossí*el notar que * valor da d*preciação n*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*onstante como no primeiro m*todo, mas **crescente.
</line>
</par><par>
<line>
Por *i*, o terceiro e último mét*do, o das u**dades produzid*s, muito utilizado
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
área industri*l, possui f*cil ap**cação e a*álise, c*ntud*, d**erente dos demai* méto*os, t*m
</line>
<line>
su* vida útil es*i*a*a no total de unidad*s que o **u*pamento poderá produzir.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Esta seção p*ocura expl*car *omo a pesquisa f*i *ese**ol*i*a e que *eios foram
</line>
<line>
utilizados par* alcançar os resultados. Portan*o, a pes*uisa foi d*v**i*a e* d*i* critérios:
</line>
<line>
quantos aos f**s e q*anto a*s meios.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto aos fi*s, o pres*nte tr*balho utilizo* de pesquisa
</line>
<line>
descritiva, p*rque tev* o
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivo de verificar e *e analisar o g*au de a*o*ão do p*oce***ento de deprec*ação na UFF.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto aos me*os, a pesquisa é class*ficada c*mo bibli*gráfica, porque
</line>
<line>
fo*am utilizados
</line>
</par><par>
<line>
livros, ar*igo* e legislaçõe* na re*isão de li*er*tu*a.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém disso, utilizou-se, como in*trumen*o de coleta *e
</line>
<line>
dados, u* questionár*o
</line>
</par><par>
<line>
elaborado *elos próprios autores *espeito da depr*ciaç*o de a
</line>
<line>
acord* com a NBC TSP 0*
</line>
</par><par>
</page><line>
aplic*da ao *etor Públi** que, co*o visto, tra*a dos ati*os **obiliz*dos. Como *ão poucas *s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi** PI, v. 18, n. 6, art. 4, p. 77-95, j**. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. O. Cos*a, D. O. Cun*a, G. A. O. Cos*a, C. A. S. Pi*to, *. *. Gonça*ves
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
IFES no *s*ad* do **o de Janeiro, foi escol*id* a UFF por *e tratar *e fácil ac*sso e
</line>
<line>
faci*idade de contato com os pesquisadores.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e modo, o q**stionário foi apl*ca*o de forma a*ônima pa*a prese*var
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*dentidade dos s*rvi**res d* UFF * ev*tar q**lquer tipo de inconve**ente. Portanto,
</line>
<line>
este
</line>
</par><par>
<line>
que*tionário *ossu* *m tot*l de set*
</line>
<line>
*ues*ões fechadas (variáveis do **tudo) de múltipla
</line>
</par><par>
<line>
*sco*ha, e*abo*adas de forma clara e objetiva. Além d*sso, tem por **jetivo apon*ar os
</line>
<line>
p**nc*pa** *bices enco*tra*os na adoção do proc*d*mento de cálculo da d**rec*ação ** setor
</line>
<line>
*úblico * q*al o grau de adoção do proced**ent* de depreciação na Instituição.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *ue *os*e
</line>
<line>
feit*
</line>
<line>
a col*t* do* *ados, foi s*li*ita*a a Sup*ri*tendênci*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Tecno*ogia *a Informação (S**) a
</line>
<line>
lista co*tendo os e-m*ils de todo* os Técnicos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Contab*lidade e Bacha*éi* em C*ntabilidade, a fim de en*iar o questi**ário. Além diss*, **i
</line>
</par><par>
<line>
enviado,
</line>
<line>
no grupo d* WhatsAp* dos agentes pa**imoniais, * q*e*t*onário, *á *ue esse*
</line>
</par><par>
<line>
a*entes *arti*ipam do inventári* anu** dos be*s permanente* que subsidia a realização anu*l
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
depreciação
</line>
<line>
pela Un*ve*sidade. Portanto, o un*verso da **squi** foi composto *e 78
</line>
</par><par>
<line>
servi*ore* formad*s nessas área* e 99 *gent** p*trimoni*is, p*rfaz*ndo
</line>
<line>
um total
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*77
</line>
</par><par>
<line>
profissionais desse univ*rso.
</line>
</par><par>
<line>
*uant* à amost*a,
</line>
<line>
decidiu-se que *omente os *62 ser*idores da a*iva respon**ri*m
</line>
</par><par>
<line>
*o que*tionário, *o*s ti*eram
</line>
<line>
*cesso às *e*entes *uda*ças quanto à depreciaç*o de bens,
</line>
</par><par>
<line>
*mposta pela legisl*ção atual. *e*se
</line>
<line>
total, 103 serv**ore* res*onderam à p*squ*sa.
</line>
</par><par>
<line>
Fin*lmente, para cole*a dos dados foi enviado, por
</line>
<line>
e-mai* e WhatsApp, o quest*onário
</line>
</par><par>
<line>
hospedado no Google Docs, que ficou dispon*vel p*ra resp*sta no períod* de *4 de junho a
</line>
<line>
08 de jul*o de 20*9. No quadro 1 se encontr* * ques*ionário e suas v*riáveis.
</line>
<line>
Quadr* 1 - *uestio*ário sobre deprec*açã* em uma IFES
</line>
</par><par>
<line>
1)
</line>
<line>
Você c*nhece a *BC TSP 07, nova norma que entrou em vi*or em 01/01/201* * *stabelec* o tr*tamento con*ábil para ativos imo*i**zados? ( ) S*m ( ) Não
</line>
</par><par>
<line>
2)
</line>
<line>
* *niversi*ade Feder*l Flu**nen*e adota o p*oc**imento de depreciaçã* de ac*rdo com o previsto na N*C TSP 07? ( ) S*m ( ) Não ( ) Nã* sei
</line>
</par><par>
<line>
*)
</line>
<line>
A Instituição em que **cê *rabalha promoveu algum tipo de treinamento para melhor atender *os requisitos *razidos pela NBT TSP 07? ( ) *im ( ) Não ( ) Não s*i
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 6, *rt. 4, p. 77-95, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nova Contabil*dade Pública Brasileira e Sua Apli**ção em uma Inst**uiç** Fe*eral de *nsino Superior
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
4)
</line>
<line>
E* sua o**ni*o, qual é a ma*or dific**dade *nco*t*a*a na *or* calcu*ar * d*preci*ção? ( ) Complexidade da norma ( ) Despre*aro dos prof*ssiona*s ( ) Falta de in*ormações *recisas a respeito dos bens ( ) E*co*trar o valor de*rec*áve* ( ) O*tr* ( ) *enhum
</line>
</par><par>
<line>
5)
</line>
<line>
A *es*eito do pr*cesso d* depreci*ção, é possíve* afirmar *ue a depr*c*ação de um ati*o inicia quando *ste es** disponíve* para us*, ou seja, quando está no loca* e *m *ondiçã* de funcio*amento na forma pre**nd*da pel* ad*i*istração? ( ) Sim ( ) Não ( ) *ão *ei
</line>
</par><par>
<line>
6)
</line>
<line>
De**re os *ár*os méto*os existent*s, a I**S em que você traba*ha utiliza qu* méto*o pa** calcular a d*preciaç*o? ( ) *uo*as const*nt*s *u linea* ( ) Saldos d*cresce*tes ( ) *nidade* produzidas ( ) Somas dosdígitos ( ) Out*o ( ) Nã* sei
</line>
</par><par>
<line>
7)
</line>
<line>
Saber*a inf*rm*r *om que f*e*uê*cia é *alcul*da a depreciação? ( ) Mensal ( ) Semestral ( ) Anual ( ) Outra ( ) Não sei
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *l*borad* pelos pr*prios autor*s.
</line>
<line>
Os dado* da pesquisa que compõem a seçã* *uatro f*ram ana*isados med***t* anális*
</line>
<line>
quantitati*a visa*do conhecer at* que ponto * UFF adotou os procedi*entos exi*i*os pela
</line>
</par><par>
<line>
nova norma, a dific*ldade dos p*ofis*ionais de Contabilidade *m ent*nde* e r*alizar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
procedimento de
</line>
<line>
depreciação e co*o está se**o r*alizado o cálcul* da dep*eciação
</line>
</par><par>
<line>
at*almen*e.
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E DISCU*SÕES
</line>
<line>
* institu*ção s*lec*onada para a re**iza*ão *a pe*quisa *oi a U*iv*rsi*ade F*deral
</line>
</par><par>
<line>
Fluminense (UFF), **diada no Estado do Rio *e Jane*ro, em *iterói,
</line>
<line>
por** possui v*ria*
</line>
</par><par>
<line>
u**dade* espalhad*s *o* *io das *stra*, *aca*, Vol*a Redonda, Mirace*a, entre ou*ras.
</line>
<line>
Ass*m, * que lev*u à e*colha da *F* para ser rea**zada a pes*u*sa *e dá *elo fato de esta
</line>
<line>
instituição *c*pa* a t*igési*a tercei*a po*ição entre as mel*ores Uni*ersidad*s da América
</line>
</par><par>
<line>
L*tina, *e a*ordo com a Times H*gher Education (20**). O
</line>
<line>
se*undo ponto
</line>
<line>
é que os
</line>
</par><par>
</page><line>
pesquisa*or** têm f*cilidade de comunicação *om o* *ervidores envolv*dos na pesquisa.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 6, art. *, p. 77-95, *un. 202* *ww4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. O. Co*ta, D. O. Cunh*, G. A. O. **sta, *. *. S. Pinto, C. P. Gonçalv*s
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
D* acord* com a tabela 1, * pos*ível obs*rvar
</line>
<line>
qu* a maior par*e dos pa*ticipan*es,
</line>
</par><par>
<line>
aproximadamente 63%, não têm *onhe*imento da nov* n**ma que *stabelece o trat*mento
</line>
<line>
contáb*l para ativos imobilizad*s e q*e passou a ser obr*gat*ri* a partir *o momento em que
</line>
<line>
*ntrou em v*go*, pre*isamente, *1 d* ja*eiro de 2019.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda q*est*o foi *specíf*c* sobre a adoção do procedim*nto
</line>
<line>
de de*re*iaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo com o pre*isto na NB* TSP 07, cujos re*ulta*os foram apresentad*s na tabela 2.
</line>
<line>
Ta*ela 2 - A UFF e a *doção d* NBC TSP 07
</line>
</par><par>
<line>
A Unive*sidade *eder*l Flumin*ns* adot* o procedimen** *e depreciaç*o de ac*rdo com * previsto n* NBC TSP 07?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Sim
</line>
<line>
3 ,7 %
</line>
</par><par>
<line>
Não
</line>
<line>
1 * ,1 %
</line>
</par><par>
<line>
Não *ei
</line>
<line>
8 5 ,* %
</line>
</par><par>
<line>
*onte: elab*rado *elos próprios autores.
</line>
<line>
A *egu*da questã* r*trata *m as*u*to *mport*nte e a maioria do* p*rticipantes, 85,2%,
</line>
<line>
n*o soub*ram informar se a UFF ado*a o p*ocedimen*o de de*reciaç*o de acordo *om a NBC
</line>
</par><par>
<line>
TS* 07, 11,1% dos *articipante* afirmaram que a IFES não ado*a o proce*im*nto e
</line>
<line>
apenas
</line>
</par><par>
<line>
3,*% afirmaram que *im, o que mostra que há uma dificuldade por parte d* UFF em divulgar
</line>
<line>
o que vem re*lizando nesta área.
</line>
<line>
No que *iz respeito ao treinamen*o oferecido pe*a *nstituição *m **lação à NBT TSP
</line>
<line>
07, foi p*rguntad* aos servidores s* j* par**ciparam *e al*um trein*mento referente a e*ta
</line>
<line>
norma e os r*su*tad** for*m *s *e***ntes, conform* * tabel* 3.
</line>
<line>
*abela 3 - Treina*ento of*reci*o pela UFF
</line>
</par><par>
<line>
A *n*ti**i*ão em que v*cê trabal*a *r*move* algu* ti*o de tr*inamen*o par* *elh*r atender aos requ**i*os **azidos pela *BT *SP 0*?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
*im
</line>
<line>
* * ,6 %
</line>
</par><par>
<line>
Não
</line>
<line>
4 4 ,5 %
</line>
</par><par>
<line>
Não sei
</line>
<line>
* 9 ,6 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elab*r*do *elos *ró*rio* autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 18, *. 6, *r*. 4, p. *7-95, jun. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A No*a Co*tabilidade Pú*lica *rasileira e Sua Aplicação em uma *nstit*ição Fed*ra* de Ensino Superior
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
O*se*va-se na tabela 3 a inc*rteza entre o* participantes a respe*to de tr*i*amento
</line>
<line>
promovido pe*a UFF, ou seja, 4*,5% *firm*ram que a IFES n*o promo**u qua*qu*r tipo de
</line>
<line>
t*ei*amen*o, *9,6% n*o s*uberam informa* e *5,9% **tão de ac**do q** a IFES promove*
</line>
<line>
treinam*nt* *ara cap*citar *eus se*vidores. Diante desse resultado, é possível dizer que mais
</line>
</par><par>
<line>
de *4% d*s re***ndent*s não sabem
</line>
<line>
informa* c** prec*s*o *e houve *lgu* tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*pacitação que instruíss*
</line>
<line>
o* s*rv*dores da UF* em relação às novas no**as a*l*cada*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dep*eciaçã* no set*r público.
</line>
<line>
Com relação à dif*c*ldade e* se ca*cular a dep*eci*ção, *s re*pondentes di*se*am o
</line>
<line>
*eguinte, c*nforme *pr*sentado na tab*la 4.
</line>
<line>
Tabela 4 - Dif*culdade para **lcular a depr*ciação
</line>
</par><par>
<line>
Em sua opinião, qual é a maior dificuldade enc**trada na hora calcular a dep*ecia*ão?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
*omplexid*de da norma
</line>
<line>
1 4 ,8 %
</line>
</par><par>
<line>
D*spreparo do* profissiona*s
</line>
<line>
1 4 ,8 %
</line>
</par><par>
<line>
Falta de informações pr*cisas a r*spei*o dos bens
</line>
<line>
4 4 ,4 %
</line>
</par><par>
<line>
Encontra* o valor deprec**vel
</line>
<line>
2 5 ,9 %
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
N**hum
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Fonte: e**borado pelos própr*os autores.
</line>
<line>
O *abel* 4 evi*enci* a divergênci* e*t*es o* par*icipantes qua*do se t*ata da difi*uldade
</line>
</par><par>
<line>
de se c*lcular *epreciação. Mai* a
</line>
<line>
da me**de
</line>
<line>
dos participantes, apro**ma*amente *0,3%,
</line>
</par><par>
<line>
*ptara* por falta de informaç*es precisas a respeito d*s be*s e en*ontrar * valor depreciável.
</line>
<line>
Outro* 14,*% a*r*ditam que os profissionais estejam *espr*p*rados e o*tros *4,8% entendem
</line>
<line>
que a com*lexida*e da norma dificulta s*a *pl**ação.
</line>
<line>
Em r*lação ao iníc*o do processo de d**reciação, foi perg**t*do aos servidores se
</line>
<line>
sabiam quando a de*reciação s* inicia. O resul*ado pode ser vis*o n* tabela 5.
</line>
<line>
Ta*ela 5 - Iní*io do p*ocesso d* d**rec*ação
</line>
</par><par>
<line>
A respeito do *roc*sso de deprecia**o, é possível afirmar que a d*pre***ção de *m *tivo inicia quando *ste es*á disp*nível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamen** na forma pretendi*a *ela admini*tração?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Sim
</line>
<line>
81%
</line>
</par><par>
<line>
Nã*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Nã* sei
</line>
<line>
*9%
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: elabora*o pelos pr*prios aut*res.
</line>
<line>
Quanto * ques*ão que trata do i*ício do processo de depreciação, tal como es*ab*lec*do
</line>
<line>
pela NBC TSP 07, 8*,5% do* *art*cipantes estã* alin*ados com a deter*inaçã* da norma.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* *I, v. 18, *. 6, art. 4, *. 77-95, jun. 2*21
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. O. Costa, *. *. Cunha, *. A. O. Costa, C. A. S. Pinto, C. P. *onçalv*s
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
E*quanto *8,5% dos participantes não soubera* responder se o enuncia*o nã* está *e acordo
</line>
<line>
co* o desc*ito na norma.
</line>
<line>
Ainda sob*e a depreciação, f** que***onado sobre qual método a UFF adota pa*a
</line>
<line>
calcular a de*reciação, o *ue po*e ser visto na tabel* 6.
</line>
<line>
Tabela * - Método ado*a*o pe*a UFF
</line>
</par><par>
<line>
*m sua opinião, qual * a m*ior di*iculdade encontrada *a hora c*lcula* a d*preci*ção?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Quotas cons*a*tes ou *inear
</line>
<line>
5 5 ,* %
</line>
</par><par>
<line>
Saldo* decrescentes
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*nidades **odu*idas
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Somas dos dígito*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Outro
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Não sei
</line>
<line>
4 4 ,4 %
</line>
</par><par>
<line>
*onte: elab**ado p*los pró**ios *uto*es.
</line>
<line>
A norma d**ermina *ue o méto** das qu*tas co**tantes, sa*dos decresce*tes e unid*des
</line>
<line>
p**duzidas pod*m *e* apli*ado* sem prejuízo. Porta*to, essa questão de*xou claro que gr*nde
</line>
</par><par>
<line>
parte dos participantes, 44,4%, não sabem qu*l * método que a UFF adota p*r* calcular
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
depreciação dos seus bens, *nqua*t* *5,6% a*i*m*ra* se* o m*todo das quotas const*n*es
</line>
<line>
*dota*o pela IFES. O método das quotas constan*es * o mais simples de ser aplicado e
</line>
<line>
ana*isado, po** calcula a dep**ciação com *a*e na vid* útil, por is*o ac*edita-se que *oi o mais
</line>
<line>
*itad* *omo respos*a.
</line>
<line>
Com r*lação à p*riod*ci*ade d* depr*ciação, os r*sponden**s info*maram o segu*nte,
</line>
<line>
co*f*rme o tabela 7.
</line>
<line>
Tabela * - Pe*iodici*ade do *álculo da dep*e*iação
</line>
</par><par>
<line>
Saberia in**rm*r *om que f*eq*ê*cia é cal*ulada a depreciação?
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
M*nsal
</line>
<line>
6 6 ,7 %
</line>
</par><par>
<line>
Semest**l
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*nua*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*u*ra
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
N*o sei
</line>
<line>
3 * ,3 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **aborado pelos próprios *utores.
</line>
<line>
Quant* à p*riodicidade, a maioria dos *articipa*te*, precisamen*e 6*,7%, ma*caram q*e
</line>
<line>
a dep*eciação é calculada d* for*a me*sal, enq*anto *3,3% não sabe* com q** frequ*ncia a
</line>
<line>
d*preci*ção é *a*culada. Se*un*o a norm*, a apura*ão da depreciação deve ser mensal qu*n*o
</line>
<line>
o **i*o esti*er em co*dição de u*o e que a depreciação deve ser feita até q*e o seu valor *í*u*do
</line>
<line>
c*ntábil se*a igual a* *alor residual.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 18, n. 6, art. 4, *. 77-*5, jun. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A N*va Contabil*da** P*blica Brasilei*a e Sua Apl*cação em u*a Instituição Fede*a* de Ensin* *upe*ior
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSID*RA*Õ** FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
A depreciação aplicada ** set*r público é de suma im*o*tâ*cia para q*alquer ent*d*de,
</line>
<line>
pois por meio dela é pos*ível vi*ualizar a forma como os ativos imob*lizad*s estão tratados e
</line>
</par><par>
<line>
onde e*t*o se*do empregados d* acordo
</line>
<line>
com a sua fi*alidade, t*rnado o **ocesso mais
</line>
</par><par>
<line>
*rans*ar*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo *eve como objetivo v*r*ficar * analisar o grau de adoçã* do procedim*nto de
</line>
<line>
depreciaç*o *a *niversi**de Federal F*uminense (UFF), sediada *o Estado do Ri* de J*neiro.
</line>
<line>
P*ra tal, fo*am demons*rad*s a r*l*vância * as *aracterí*ticas da depr*cia*ão no setor p*bl*co
</line>
<line>
e, por m*i* do *uestionár*o aplicado, *o* possível apontar os prin*ipais *bic*s enc*ntrados na
</line>
<line>
adoção do pr**e*imento de cálculo da *e*re*ia*ão neste setor.
</line>
<line>
Porta*to, c*nforme as respostas apur*d*s pelo question*r*o apli*ado, ficou claro que a
</line>
<line>
maior parte dos p*rticip*nte* não tem conhecimento d* *o** no*ma que trata da depreci**ão, a
</line>
<line>
NB* TSP 0*, ou seja, *3% não *onhe*em a r*ferida no*ma. Além disso, f*i possível notar que
</line>
</par><par>
<line>
de aco*d* com grande
</line>
<line>
parte do* respondentes,
</line>
<line>
preci*amente *4,4%, a IF*S não *ro*oveu
</line>
</par><par>
<line>
nen*um *i*o de treina*en*o *ara melho* q*a*ificar seus servidores, enqua*to 29,6% **o sabiam
</line>
<line>
* outros 25,9% disser** q*e sabiam. A**d* so*re o questionário, fico* ev*den*e que quando
</line>
<line>
s* t**t* da dificuld**e de cal*u*ar a depreciação a mai*ria dos participante* af*rm*u que a fa*ta
</line>
</par><par>
<line>
*e in*ormaç*e* precisa* a res*eito dos
</line>
<line>
bens e
</line>
<line>
enc*ntrar o v*lo* depreciável *st*o
</line>
<line>
entre *s
</line>
</par><par>
<line>
maiores *roblem*s.
</line>
</par><par>
<line>
Desse *odo, * problema de pesquisa, ou *eja, até qu* ponto o proc*dimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
depre*iação, c*n**rme pre*isto pela NBC *** 07, *em *ido aplicado p*la U*iv*rsidade Federal
</line>
</par><par>
<line>
Flum*nense (UFF),
</line>
<line>
pode ser re*pondido da seg*in*e maneira: a *aioria
</line>
<line>
dos re*pondentes,
</line>
</par><par>
<line>
82,*%, nã* souberam resp*nd*r em que **a* está sendo adotado o p*ocedime*to
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d**reciação de acordo com o que a N*C TS* 07 *revê.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo *ssim, por tudo o que f*i dito e de acordo co* o que os servidores res*onderam,
</line>
</par><par>
<line>
a IFES estudad*, qu*nto *o assunto
</line>
<line>
depreciação, é pre*iso mais observância às
</line>
<line>
norm*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
legislação. Pa** prestar um melh** *erviço de controle, qualidade e trans*arência, é preciso
</line>
<line>
que se invista em sof*wares capazes de *rmazenar e d*sp*nib*lizar inform*ções a respeito dos
</line>
</par><par>
<line>
a*ivos imobiliz**os com*a**ilhar essas i**o*ma**es para todos os se*ores da Universid*d* e
</line>
</par><par>
<line>
qu* tra*a*ham
</line>
<line>
d*reta
</line>
<line>
ou indiretamen*e *om de*re*iaç*o, promove* eventos e tr*inamentos
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
capacitar os se*vid*res sempre *ue nova* normas forem *dita*a* pelo CFC e órgão*
</line>
</par><par>
</page><line>
regu*adores e adotar integralme*t* as normas exigida* pela legislação, p*ra que a *nformaç**
</line>
<line>
**nt*bil es**ja se*pre pad*onizada e tr*nsparente para *od*s *s seto*es da *o*iedade.
</line>
<line>
*ev. FSA, T*r*sina PI, *. 18, n. 6, art. *, p. 7*-95, ju*. 20*1 www4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. *. Costa, D. O. Cun**, G. *. O. Cos*a, C. A. S. Pinto, C. P. G*nç*l*es
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, **turamente, *m novas p*sq*isas, recomen*a*-se *s*udos ma*s apr*fu*dados
</line>
</par><par>
<line>
a re*peito da depr**i***o no se*or
</line>
<line>
públi*o,
</line>
<line>
***s o assunto é po*co explorado
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
universidade* bras*leira* e se tra*a de uma no*m* n*va, p*r* que s* *ossa ent*o de*envolver
</line>
<line>
com m**or clarez* e especificidade um comparativo d*s decisões das gestões e os impa*t*s de
</line>
<line>
tais processos na in*or**ção e na gestã* d*stas instituições.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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Acesso em *9 de *u**o *e 20**.
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http://www1.cfc.org.*r/sisweb/SRE/d*cs/**CTSP07.pdf. Acesso *m 10 de junho d* 2019.
</line>
<line>
. Portari* nº 184, de 25 de ag*sto de 2008. Dispõ* sobre as dire*rize* a *erem
</line>
<line>
o*servadas n* setor público qua*to aos procedi**nt*s, prá*icas, elaboração * divulgação das
</line>
<line>
demons**ações co*tábeis, *e forma * torná-los convergentes co* as Normas I*te*nacionais de
</line>
<line>
Con*abil*dade Aplicadas ao Setor Pú*l*co. ***poníve* em: ht*p://www.fazenda.gov.br/*ce*so-
</line>
<line>
a-informa*a*/institucional/legislaca*/portaria*-mi**st*r*ais/2008/portar*a*84. *c*sso em 25
</line>
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de maio de 2019.
</line>
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BEZERRA FILH*, J. E. Contabi*idade Pú**ica: Teoria, t*cni*a de el*boraç*o de Balanços
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Disponível em: htt*://w*w.p*analt*.gov.br/ccivil_03/leis/2002/*10406.htm. Acesso em *0 *e
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COST*, C. L. *.; C**HA, D. O.; B*ZERR*, L. F.; OLIVEIRA, F. L.; *ALE JÚNIOR, J.
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R*v. FSA, *eresina, v. 18, n. 6, art. 4, p. 77-*5, *un. 2021
</line>
<line>
www*.fsan*t.c*m.br/revi*t*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Nova Cont*bi*idad* Públ*c* *rasil**ra e Sua Aplicação em *ma I*stituição Fede*al de Ensino Superior
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, C. L; CUNHA, O. D.; S*VERIANO JÚ*IOR, E.; *ALE *ÚNIO*, J. S.; GOMES,
</line>
<line>
*. S. O Con*rol* Int*rno Atua de Ac*rdo c** A Leg*sla*ão? Estudo *e Ca** da Prefeitura
</line>
<line>
Municip*l de Sabará. *ev. F*A, Tere*ina, *.1*, n. 1*, art. 5, p. 96-117, *ez. 2020b.
</line>
<line>
CU*HA, D. O.; S*VERIA*O JUNIOR, E. O Uso do Trat*men*o de Esgoto Sustentável: O
</line>
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*st*do da *rt* das Wet*ands. R*vis*a d* *ecnologia Aplicada, v. 7, n. 3, p. *0-35, 20*8.
</line>
<line>
*U*ÍCIBUS, Serg*o de et al. Equipe de p*ofessore* da FEA/USP S. *ontab**idade
</line>
<line>
*ntro*utória. 1*. ed. *ão Paulo: *tlas, 2*10.
</line>
</par><par>
<line>
***ÍCIBUS, *ergio *e
</line>
<line>
et al. Equip*
</line>
<line>
de professores da FEA/*SP S. Te*ria da
</line>
</par><par>
<line>
Conta*ilidade. 4. ed. *ão Paulo: Atlas, 1995.
</line>
</par><par>
<line>
IUDÍCIBUS, *erg*o de
</line>
<line>
et al. Manual d* Contabili*ade Societ*ria: aplicáve* a todas as
</line>
</par><par>
<line>
soci*dade* de acord* com as normas interna*ion*is e do CP*. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
</line>
<line>
MARION, J. C. Con*abilidade Básica. São **ul*: At*as, 19*8.
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</line>
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</line>
<line>
ROSA, M. B. Contabilidade do *eto* Púb*ico. São *aulo: Atlas, *011.
</line>
<line>
SIL*A, J. A. F. **ntabilidade Públ*ca. 1ª ed. *io de Jane*ro: Elsevi*r, *01*.
</line>
<line>
*OUZA, S. A. **nt*bili*ade gera* 3D: básica, intermediár*a * avança*a. 3. ed. rev. e atual.
</line>
<line>
Sal*ador: Juspodivm, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nc*ar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
C*STA, C. L. O; CUNHA, D. *; COSTA, G. A. O; PI*TO, *. A. S; GON*ALVES, C. P; A Nova
</line>
<line>
Contabilida*e Púb*ica *ras*leira e Sua A*licação em uma Instituição Feder*l de En*ino Su*erior d*
</line>
<line>
R*o de J*neiro. Rev. FSA, Ter*sin*, *.18, n. *, art. 4, *. 77-95, jun. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tri*uição dos Autores
</line>
<line>
*. L. O. Costa
</line>
<line>
D. O. Cu*ha
</line>
<line>
*. A. O. Costa
</line>
<line>
C. A. S. *int*
</line>
<line>
C. P. G*nçalves
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl*nejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) a*ál*se e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) e*abo*aç*o do ras*unho *u na revisão cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa**icipa**o n* aprov*ção da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *er*sina PI, v. 1*, n. 6, art. 4, p. 77-95, *un. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsane*.c*m.b*/re*ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)