<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 7, p. 133-150, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Co*unicação, Educação e os Entraves *a*a o Desenv*lv*mento **cial do Brasil **ntemporâne* </line>
<line> Communicat*on, Ed*c*tion and B*rriers to the **cial *evelopme*t of *ontem*o*ary Bra*il </line>
</par>
<par>
<line> Roberto Remígio F*or*ncio </line>
<line> Doutorado ** *ducação p*la Universidad* Federal d* Bahia </line>
<line> Mestr* em Educação e Cul*ur* pela Universid*de do Esta*o d* Bahia </line>
<line> Pr**essor d* In*tituto Fede*a* *e Educaç*o do Sertão Perna*b*cano </line>
<line> E-mai*: betoremigi*@yahoo.com </line>
<line> Carlos A*ber*o Batista dos *ant*s </line>
<line> D*utor *m Etnobio*og*a *ela Unive*sid*de Federal Rur*l de Pernambuco </line>
<line> Professor da Un*versidade do Es*a*o *a *ah*a </line>
<line> E-ma*l: ca**batista@yahoo.co*.b* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Robert* Remígio **o*êncio </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. To*ny Ker*e* de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> *u* </line>
<line> São </line>
<line> *ristóvã*, </line>
<line> 50 </line>
<line>-</line>
<line> Petroli**-PE </line>
<line> CEP </line>
<line> 56.*08-045. </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: C*rlos Alb*rto Ba*ista dos S**tos </line>
<line> Artig* recebido em 12/*5/20*1. *ltima versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> São </line>
<line> *r*stóvão, </line>
<line> *0 </line>
<line>-</line>
<line> Petro**na-PE </line>
<line> C*P </line>
<line> 56.308-045. </line>
<line> recebida e* 27/05/2**1. Aprovado em 28/05/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
<line> Aval*ado pelo sistema Triple R*view: D*s* Review a) </line>
<line> p*lo Editor-*hef*; e *) Dou*le Blind Revi*w </line>
<line> (avaliação cega por d*is avalia*ore* d* área). </line>
<line> R*visão: Gramatical, No*mativa e de *or**tação </line>
</par>
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<line> R. *. Florê*cio, C. A. *. S*ntos </line>
<line> *34 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<par>
<line> Baseado *m Re*isão de Literat*ra e Análise Docu*e**al, *s pesquis*s realizada* em m*terial </line>
</par>
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<line> cole*ado de revi*tas, sites e instituições, apr*se*ta* alguns dos </line>
<line> principais probl*mas da </line>
</par>
<par>
<line> *oci*dade brasileira atual no e*frentamen*o da *mposição *ercadológica dos meios de </line>
</par>
<par>
<line> com*nicação. M**iante </line>
<line> as contribuições que as *I* *od*m promov** à ed*ca*ã*, *ão </line>
</par>
<par>
<line> aborda*os tem*s </line>
<line> como o u*o das tecnol*g*as digi*ais e os processos de incl*s*o *igital na </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação pública. P*r **t*o **do, fake news, o *ucateamento das i*st*tuiç*es públi*as de </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação * a </line>
<line> conspiração mercadológica de manut**ção dos monopól*os promovem o </line>
</par>
<par>
<line> movimento c*n*rário pa*a o desenv*l*i*ento social e tecnológico. As c*nclusõe* g*ram </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> torno da probl*mática </line>
<line> *s*ola-comunicação-socieda*e e i*entificam *nt*aves socio*struturai* </line>
</par>
<par>
<line> import*n*es * *ere* e*f**ntados *elo *r**il d*s </line>
<line> no*s*s dia*, entr* </line>
<line> eles estão: * e**lusão </line>
</par>
<par>
<line> s*cial e* uma soc**d*de capital*sta excludente e a necess*dade de democratização das e </line>
</par>
<par>
<line> comun*cações na busca pelos índic*s sociais e tecnológicos necessá*ios </line>
<line> ao *leno </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment* humano, mu*tic*ltura*, </line>
<line> d*mocr*tico e universal que o B**sil *eve ao seu </line>
</par>
<par>
<line> p*vo. </line>
</par>
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<line> Palavras-c*ave: Redes de Comunicação. Inclusão Dig**al.Escola Pública. *ducomunicação. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> Ba*ed on Literature R*view and Document Analysis, th* resear*h ca*ried out on material </line>
</par>
<par>
<line> co*lected *rom magazi*es, website* and i*stit*tions, *resents some of the mai* problems </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> the cur*en* Brazilian so*iety in facing the ma*ket imposit*on of </line>
<line> the media. *hrough the </line>
</par>
<par>
<line> con*ributions that ICT **n promote to e*ucation, topi*s such as the use of dig*t*l tech*o*ogies </line>
</par>
<par>
<line> and the process*s of digit*l </line>
<line> inclusion in pub*ic </line>
<line> e*u**tion are addres*ed. On t*e other ha*d, </line>
</par>
<par>
<line> fake n*ws, the scrapping of </line>
<line> pub* i c </line>
<line> *o*mun*cation in*titutions and th* ma*ket c*nspiracy to </line>
</par>
<par>
<line> *ai*tain *onopoli*s </line>
<line> p*omote the oppos**e moveme** towards socia* a*d technolo*ica* </line>
</par>
<par>
<line> de**lopment. The conc*u*ions revolve around the p*oblematic s*hool-communi*ation-so*iety </line>
<line> and id*nt*fy i*porta*t socio-struc*ural o*stacles to be faced *y Bra*il *oda*, among them a*e: </line>
</par>
<par>
<line> socia* excl*s*on in a capit*l*st *n* excl*ding soci*ty and the </line>
<line> *eed to d*mocratiz* </line>
</par>
<par>
<line> communications in the *earch for i*dexes so*ial and </line>
<line> technological **cessary for *he full </line>
</par>
<par>
<line> h*man, multicultural, democratic and u*iversal de*elopm**t t*at Brazil owes *o its pe***e. </line>
<line> Keyw*rds: Comm*nication Network*. Digi*a* inclus*o*. Pu*lic *choo*. E*ucommunication. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 6, art. 7, p. 13*-*50, jun. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
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<par>
<line> Comu**c*ção, Educaç*o e os Entr*ves para o Desen*ol*imento Social do Brasil Co*tem*orâneo </line>
<line> *35 </line>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
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<line> Desde o s**giment* da telef*nia mó*el no Brasil, </line>
<line> ouviu-se falar sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> demo**atização do *cesso * t***o*o*ia da* t*lecom*nicações an*lóg*ca* *, posterior*ente, </line>
<line> digitais (telefone celula*, li*ha* fixas, banda larga, tecnologi*s G). No entant*, é dramático </line>
</par>
<par>
<line> perceber *u* a t*o so*hada unive*sa*iza*ã* *o acesso à inte*n*t no país </line>
<line> está </line>
<line> cada ve* mais </line>
</par>
<par>
<line> distante da rea*id*d*. Princi*alm*nte das lo**li*a*es mais lon*í*quas dos grandes </line>
<line> c*ntr**, </line>
</par>
<par>
<line> ***o rincõ*s interioranos, aldeia* indígenas, periferias marginalizada* *, consequen**m*nte, </line>
<line> pop*lações p*br*s. </line>
</par>
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<line> A l*v** conco*r*ncia pa** increment* da oferta das </line>
<line> Tecnolo*ia da Infor**çã* e *a </line>
</par>
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<line> Co*unicação (TIC) seri* uma práti*a min*mamente ace**a, não fosse o </line>
<line> *esmonte da </line>
</par>
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<line> i*fraestrut*ra t*cn*l*gi*a nacional e sua **n*a à iniciativa *r**ada, em u*a sup*sta *edução </line>
<line> *o Est**o. * transação **olibe**l cujos valores da ép*ca gira*am *m torno de *00 bilhões de </line>
</par>
<par>
<line> re*is em prédi*s, torres, ant*n*s, c*bos, *nfim, tod* estr*tura naciona*, *u**a caro a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> consumidor atua*, que pa*a va*ores abusi*os por *e*vi**s de b*ixa qualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Govern*s, em *iversos nívei* e *ont*xtos, **m prejudic*ndo o s**tema **mocráti*o *a </line>
<line> c*m*nicação brasileira, *obremaneira nos **t*mos a*os, *uan*o s* cogita ataq*es * li*erdad* </line>
</par>
<par>
<line> de e***essão qu* </line>
<line> nos remete *os </line>
<line> t*mpos de ditadura. Mas, o sucateamento das empres*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*municação governamentais é * fator mais </line>
<line> covarde de*sa política </line>
<line> de desest*bilizaç*o das </line>
</par>
<par>
<line> comunicaçõe* co**nitári*s, *ociai* públic*s. As rede* de * </line>
<line> T*, c*mo a E*ucativa, *ras*l </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> Cult*ra, com infraestr*tura antiquad* e sem **evis**s *e in**stimen*o*, funcio*am em estado </line>
<line> de sa*er*óci* de *eus c*la*oradores e, com isso, amargam índi*es b**x*ssimos de audiê*c*a. </line>
</par>
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<line> Segundo **eira (2017), A Rádio *acional da A*azônia, uma das p**cas fon*es </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *nfor*ação cu*tu*a *ara mil*ões de e </line>
<line> brasileir*s na reg**o de mai* *ifíc*l acesso do *a*s, </line>
</par>
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<line> funcio*a precaria*ente com u* pe*ueno gera*or, em uma *otên*i* q*e não ati*ge 5% de sua </line>
<line> c*paci*ade. Com a crise econômica, agra*ada pela pan*em*a im*ost* pelo Novo *orona*írus, </line>
</par>
<par>
<line> * um a nova </line>
<line> ascensão do neoliberalis*o, *s diversas in*ciativas de comu*icaçã* *úbli*a </line>
</par>
<par>
<line> sofrem direta*ent* o dile** político brasile*ro. E*quanto **so, somos bom*ardeados p*la </line>
<line> programaçã* d* gosto duvid*so e *a**ificado *as televisões com*rciais, alé* da su*re*aci* </line>
<line> de audiência *or u** úni*a rede de televi*ão. </line>
<line> É dir*ito d* todo s*r **mano comunicar-se, expressar ideias e manif*stos, bem c*mo a </line>
</par>
<par>
<line> prer*ogat*va </line>
<line> de </line>
<line> ser i*f*rma*o, inclusi*e, na per*pe*tiva ** ace*so a todos os *eios *e </line>
</par>
<par>
<line> c**unica*ã* que o país *fe*ece através de concessões públicas. Ainda ass**, f*to é que em </line>
</par>
<par>
<line> *e*hum m*mento de </line>
<line> nossa hist*ria, o Brasil o*erec*u *o se* </line>
<line> *o*o o pleno direit* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres**a *I, v. *8, *. 6, art. 7, p. 1*3-15*, j*n. 20*1 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
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<line> R. R. Florêncio, C. A. B. *antos </line>
<line> 136 </line>
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<line> comu*icação e * informação, c*m imparci*lidade, d*mocrac** e acesso univer*ali*ado </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> democ*ático. Governos, e* diversos ní*eis, co**extos e épocas, prejudicam intencionalmente </line>
<line> o sistema ** comu*ica*ão b*asileira pública e gratuita. </line>
<line> *ensan*o assim, o presente manuscrito se jus*ifi*a p*la n*ces*idade de *nalisar alguns </line>
</par>
<par>
<line> d** prin***ais pro*lemas da </line>
<line> comu**ca*ão, na socied*de </line>
<line> brasilei*a da contempora*eidade, </line>
</par>
<par>
<line> entre os *uais estão * alto *ndice de pesso*s à margem *o pr*cesso de com*nicação em *empo </line>
</par>
<par>
<line> real, a </line>
<line> difi*uldade s* ace*so de </line>
<line> comunidades à r*de inte*na**on*l de int*rn*t e os </line>
<line> entrave* </line>
</par>
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<line> par* o exercício eficaz ** Educomunicação nas *sc*las públicas. Como objet*vos do *studo, </line>
</par>
<par>
<line> ap*es*ntamos inform*çõ*s sobre </line>
<line> as contribuições das TIC *o proc*sso *d*caci**al e </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> b*ev* análise dos **ocessos de inclusão d*gi*al na educação públic*. A *etodologia utilizad* </line>
</par>
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<line> *a*a *esquisa s* *aseou *m revisão de li*er*tura esp*cializada *ubli*ada em periódicos a </line>
</par>
<par>
<line> científicos e análise de textos sob*e a *emát*ca </line>
<line> em r*v*stas, sit*s e *ivros. Os resultad*s </line>
</par>
<par>
<line> apres**tam o sucateamen*o *as </line>
<line> ins*ituições púb*icas de com*nicaç*o e a cons*iração </line>
</par>
<par>
<line> mercadoló*ica *e *an*tenção dos m*n*pólios c*mo principais promot*ras para os </line>
<line> entraves </line>
</par>
<par>
<line> ao d*se*vol*im*nto social, *conômico * tecn*lógico do Brasil do sé*ulo *XI, o que contribui </line>
<line> p*ra * exclusão *oc*al e, consequentemente, a ev*são es*olar. É preciso (re)imprimir na </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão o </line>
<line> seu caráte* d*mo*rático e multicu*tu*al, para qu* se *stabeleçam e c*nviv** </line>
</par>
<par>
<line> h**moniosamente os vínculos t*cnológico-cien*ífico e humano-social que o Bras*l d*ve ao seu </line>
<line> *ovo. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Pro*lemas d* Com*nicaçã* *o Br*sil Cont*m*orâneo </line>
</par>
<par>
<line> *o B*asi*, cerca de 12 *ilhões *e *es*oas *om mais de 15 </line>
<line> anos *e idade não </line>
</par>
<par>
<line> cons*guem efetuar </line>
<line> a </line>
<line> comunicaçã* u*ili*ando um* tec*olog*a que aco*panha a h*m*nidade </line>
</par>
<par>
<line> há cerca de 5 mil anos e que *e e*c*ntr* profundamente *nraizada em q*as* t*da* as c*ltu**s </line>
<line> m*ndiais: a e*cri*a. Segundo dados rec*ntes do Instituto Brasi**iro de Geo*rafia e Estatí*tic* </line>
</par>
<par>
<line> (**GE, 2018), 7% </line>
<line> *a p*pulação brasileir* ainda s*fre com o </line>
<line> an*lfa*eti*mo * quase 3*% </line>
</par>
<par>
<line> pode* ser considerados *nalfabetos funcion*is, que é *uando * </line>
<line> pessoa conhece a líng*a </line>
</par>
<par>
<line> escrita, lê e escreve, mas tem *érias dif*culdades para com*reender um te*to, l*mit*-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ompreende* *equenos bilhe*es, segundo o IBGE (2010). So*ando isso o**ros *ados a </line>
<line> al*rmantes, co*o o* 18% de an*lfabet*s totais de Alagoas - a *aior taxa por es*ado - ou *s ** </line>
<line> mi*hõe* de pe**oas em idade esco*ar f**a da escola, pode-se identificar pelo m*nos um sinal </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 18, *. 6, art. 7, p. 133-*50, jun. 2021 ww*4.*sanet.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*n*cação, *ducação e os Entraves pa*a * D****volv*mento Social do Bra*il Cont*mp*râneo </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> claro da i*resp*n*abilidade política para * re*olução d*st* * de o*tros problemas por ele </line>
</par>
<par>
<line> o*asio*a*os: total descaso com a *ducaç*o púb*ica. É certo q*e </line>
<line> * ma**r par*ela *os </line>
</par>
<par>
<line> analfabetos está na idade adulta, os *úmer*s chegam a 44% d* idoso* que não sabem l** ou </line>
<line> *screver. E as di*erenças region*is também são representati*as: de **ase 15% no Nordeste </line>
<line> para menos *e *% na R*gião S*l, em números totais do an*lfabetis*o adulto. Mas, um efei** </line>
<line> devastado* pode estar surgindo do processo de di*tribuição de renda e, conse*uentemente, de </line>
</par>
<par>
<line> informaç*o. A geração nem-nem, como </line>
<line> *em sen*o </line>
<line> chamada a </line>
<line> pa*c*l* **s jo*ens *ntre 15 e </line>
</par>
<par>
<line> *9 anos que não estudam nem trabalham, atingiu a mar*a d*s 8 milhões em um univer*o d* </line>
<line> aproximadamente 50 milhões: **ase 20% d* ***a*. </line>
</par>
<par>
<line> Um em c*d* cin*o brasileiro* *ntre 18 e 2* anos nã* trabal*a n*m estuda. É </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cha*ada "geração nem-nem", dime*siona*a e* estudos da Unive*sidade E*t*dual d* Rio de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro. E*ses jovens são vítimas de um "desalent* estr*tura*", como </line>
<line> a*ali*ou Fernando *e </line>
</par>
<par>
<line> Holand* Fi*ho, professor da Fund*ção Getúlio Vargas, ao jor*al O **obo (16/9). Ou se*a: sã* </line>
</par>
<par>
<line> pess*as *u* d*sis*i*am de procura* trabalho, por**e não t*m qu**e nenhuma qu*lificaçã*, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tampouco quer*m volta* a estu*ar, porque não se sentem atra*d** pela esco*a (ESTA*O DE </line>
<line> SÃO P*ULO, 2*1*). </line>
<line> Sobre a "atração" da escola, fal*re*** adiante, mas o que nos *ntriga nesse moment* é </line>
</par>
<par>
<line> *ue esse "d*salent*", essa "b*m**-re*ógio" </line>
<line> (com* previa *arcy Ribeiro*), esse ***caso em </line>
</par>
<par>
<line> *ível nacional é um f*to </line>
<line> extre*amente preocup*nte pa*a * *aís como um </line>
<line> t odo, </line>
</par>
<par>
<line> i*depen*e*temente de clas*es, pois *eforça e </line>
<line> e*tigmatiza difere*ças sociais, regionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> etá*ias, promove a exclusão e atr*vanca o desenvo*viment* tecnol*gic*, científico, </line>
<line> so*iocu*t*ral. </line>
<line> Pior * que isso acontece ao m*s*o tempo *m que *st*mos vivenciando * período do </line>
</par>
<par>
<line> surgime*to de u* novo tip* de *inguagem de mídia a par*ir da con*ergê*c*a dos mei*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*uni*ação e da possibilidad* d* in*eração si*ultâ*ea de q*alquer lugar do planeta. O* se*a, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto o *u*do se *lurali*a, </line>
<line> s* inf*rma e se reinventa, o *rasil pena para co*seguir </line>
</par>
<par>
<line> manter-*e vivo diante da a*mada de tecnol*g*a que movimenta * mundo. </line>
<line> Não é u* pen*amento fat*list*, *as usando uma analogia de *ma corrida, *oderí**os </line>
</par>
<par>
<line> di*er </line>
<line> que, enquant* os </line>
<line> países rico* (e desenvolvidos) viajam em trens-b*la, sem esforços </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Darcy Riberiro (1922-1997), um dos mais importan**s an**opólogos brasileiros, *ef**dia o *rotagonismo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> juvenil em relação à participação da sociedade no proc*ss* c*vil*zatório de uma *o*iedade, te*do e* vista as </line>
<line> diversas revoluções tec*ológicas empreendidas pelo m*ndo (in: *I*E*RO, Darcy. En*re*ista TV Cultura, 199*. </line>
<line> Disponível **: https://ww*.y*utube.com/w*tch?v=**FzOemlAbg). Então, se a*a*o, houvesse falha nesse </line>
<line> pr*tag*nismo, a sociedade teria um* falh* no proc*sso de d*senvolvimento, seja de maneira local ou em nível </line>
<line> global. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-*50, jun. 2*21 *ww4.fs*n**.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florêncio, C. A. B. Santos </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> *raça*s e em veloc*dad*s i*i*agináveis, o Brasil aparece n* dis*u*a e* sua p**ad* charrete de </line>
<line> o*ro e p**ta, puxa*a por cav*lo* baios *ontados por mestiços, q*e **da queriam dispu*ar. </line>
<line> N*s trens jap*neses ou alemães, os smart*ho*es, *onectados em excelent*s redes wi- </line>
<line> *i, funciona* plenamente durante toda a viag*m. Est*o conv*rgi*os por divers** mídias, </line>
<line> p*ssi*ilitando o usu*rio jogar onlin*, assistir à pr*gramaç*o da TV (no **nal de sua </line>
<line> *referência), ao tempo *m que *nv*a *ensa*en*, textos e áudios ao* seus co**atos * acessa ** </line>
</par>
<par>
<line> noticiários em *íd*as e*cr*tas </line>
<line> o* aud*ovi*uais do mu*do </line>
<line> i*teiro. Sem menc*ona* que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> horário* do* transportes pú*licos são *igorosament* r*speitados e as *nformações estão </line>
<line> d*spost*s digitalmente *m terminais de consu**a. </line>
<line> Na via*em an**ógica da ch*rret* bra*ileir*, sob estrad*s ma* con*ervadas e roteiros </line>
<line> p*e*iam*nte **sobe*ec*dos *ela impont*ali*ade do* *mprev*stos e da bur*craci*, os vi*j**tes </line>
</par>
<par>
<line> dispõem de me*** equi*amentos i**perantes q*e causa a insuficiê*cia na* re*e* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*u**cação onl*ne, além </line>
<line> da "*atural" dif*culdade na compreensão das m*dias. O* serviços </line>
</par>
<par>
<line> ** infor*aç*o são incapazes de e*itar *quív*cos e a inoper*nc*a de alguns setore* atrapalham </line>
</par>
<par>
<line> o proc**imento da </line>
<line> chegada n* </line>
<line> local e t*mpo ex*to. </line>
<line> Chegam*s, mas estamos se*pre </line>
</par>
<par>
<line> atrasados. </line>
<line> A**da que a noção </line>
<line> d* luga* e **mpo *s*e** cam*nha*** para um </line>
<line> abstraci*nismo </line>
</par>
<par>
<line> irremediável. </line>
</par>
<par>
<line> Seg**do Lemos (2017), a "g*obalização v*m desarti*ular fr*nteiras e li*ites". Os </line>
</par>
<par>
<line> locais </line>
<line> não podem m*is ser consid**ados estanques, parali*ados. Nem em espaço nem em </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo. **ra Atta*i, o e-mail e, depois, o nú*ero </line>
<line> de telefone celular, *oram os primeir*s </line>
</par>
<par>
<line> "en*ereços *ão territoriai*". A **bilidade in*ormacional atual se d* </line>
<line> pela interface entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> espaço eletrônico e o espa*o *ísico e que, segu*do Lemos (2017), **t* si*uaçã* *nformacional </line>
<line> do sécu*o X*I encontra-se na cultura da *obil*dade e o seu p*incípi* f*ndamental. </line>
</par>
<par>
<line> A comunicação se es*ab*lece nessa di*âm*c* do </line>
<line> móvel-i*óvel. Comunic**-se </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de**o*ar-se, transpo*-se. A comunicação implica *o*ime*to </line>
<line> de i**ormação e movimento </line>
</par>
<par>
<line> social: saí*a de *i no di*logo *om o ou**o *luxo de mensagens carregadas por dive*s*s e </line>
</par>
<par>
<line> suport*s, daí a </line>
<line> *e*essidad* d* uma siner*ia de meios, m*dias, form*s, informa*ões. </line>
</par>
<par>
<line> A internet então v*m </line>
<line> se* ***amorfos* dessa fluide* soc*al. *omo nômades antigos, a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mobil**ade não é uma novidade e não na*ce com os dispositivos po**áteis d*gitais * *s *e*es </line>
<line> sem fio da s*ciedade *a info*m*çã*. A*tali (200*) *ostra como a mob*li*ade é car*cterística </line>
<line> essencial da nos*a es*écie. O *e*lo*ar-se é próprio do *e* humano, ain*a que, para iss*, *ão </line>
<line> prec*se carre*** seu corpo fís*c*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, Ter*sina, v. 18, n. 6, art. 7, p. *33-*50, jun. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação, Educ**ão e os E*t*ave* pa*a o Desenvolvimento Social d* Brasil Contemporâneo </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O Ne*l*beralism* e o Process* de Obstrução d* Informaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> * poder oligárqu*co das telecomun*ca*ões r*presenta, ao contrário dos dis*u*sos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> democratização e universalida*e apre*entados pelas *r**cipais redes d* TV *acion**s, * uma </line>
<line> grand* afronta * liberdade *e expre**ão. C*s*s de censura, r*pre*sã* e violação dos dire**os </line>
<line> de comunicação * expressão, indiv*dual e coleti*a, têm se *or*ado comuns e* plen* século </line>
</par>
<par>
<line> XXI, </line>
<line> ainda *ai* com processo de desmonte éti*o de est*uturas políticas e judiciárias, o </line>
</par>
<par>
<line> razoavelme*te *on*olidadas pela cultura democrática brasil*ira. </line>
<line> No text* "As amea**s à liberdade de expressão *o B*asil no ano de 2*1*", a jor*al*sta </line>
<line> Romên*a Vieir*2, da Revista I*t*rvozes - Co**tivo *rasil de Co*unicação S*c*al, ana*isa *s </line>
</par>
<par>
<line> denúncias dess* violência *os direitos *uma*os </line>
<line> apresentadas através do relatório "Ca*ar </line>
</par>
<par>
<line> J*mais! - Um ano de denúncias contra violações à l*berdade d* e*pressão". *n*re os inf*rmes </line>
</par>
<par>
<line> do relat*rio, as viol**ões fora* c*assi*icadas em set* </line>
<line> categorias: 1 - *ontra jo*nalistas, </line>
</par>
<par>
<line> comunicadores so*iais e meios de com*nic*çã*; 2 - manifestações art*sticas; * - ce*ce*me*to </line>
</par>
<par>
<line> de direitos a funcionário* p*bl*cos; - repr*ssão a protestos, manif*sta*ões, *o*imentos 4 </line>
<line> soc*ai* e organi*ações p**íticas; 5 - *e*sura nas esc*las; 6 - intervenções em **des sociais; * - </line>
<line> desmonte da co*unica*ão p*blica. </line>
<line> Chega-se à conclusão *e *ue tra*alh*r com comunica*ão p*blica atualm*nte em **rra* </line>
<line> t***niqu*ns, a*é* das d*ficuldades natur*is da i*fraestrutura precária dos meios sociais em </line>
</par>
<par>
<line> *elaç*es *s oligarquias d*s redes *ercado*ógi*as, * uma </line>
<line> profissão de </line>
<line> ext*emo ri*co, pois os </line>
</par>
<par>
<line> jornalistas, repórteres e </line>
<line> com*nicadores em geral sofrem com o* emba**os das </line>
<line> próprias </line>
</par>
<par>
<line> empresas em que *rabalham e com a violência da repressão policial. Pi*r: no Brasil do s*culo </line>
<line> X*I, o r*troc**so *a co**nicação * a censura * informação e ao pensamento crítico chegam </line>
<line> tanto através *e instituiçõ** públ*cas (governos, p*lícia, judiciário), como também atr*vés de </line>
</par>
<par>
<line> **upos extre*ista*, ultra**nser*adores </line>
<line> e retrógrad*s, que se organ*zam em forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instituições d***arçadas de "m**tenedoras da moral e dos bo*s *ostum*s", adquir*nd* papel de </line>
</par>
<par>
<line> movimentos soc*ais, </line>
<line> onde "cidadãos de bem" expressa* seus disc*rsos ** ódio, racismo, </line>
</par>
<par>
<line> ho*ofobia e intolerância religios*, em redes so*iais e, de forma viol*nta, nas ruas das *id**es </line>
<line> pelo Brasil *fora. </line>
</par>
<par>
<line> Casos de produçã* e repr*duçã* em mas*a de fake News, por meio de *o*ôs </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos tec*ológicos que disparam mensag*ns, *emes e falsa* </line>
<line> notíci*s/informações </line>
</par>
<par>
<line> 2 A Rev*st* *ntervoze* - Co*etivo Bras*l de Co*unicação social, com o text* r*fe*ido ne*te *rtigo pode s*r </line>
<line> acessado em: http*://*nte*v*zes.org.br/p*bli*acoes/revis*a-concessoes-de-radio-*-tv-%E*%80%A2-onde-a- </line>
<line> de*ocrac*a-*inda-nao-chegou/ </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-150, jun. *021 w*w4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Florêncio, C. A. B. *an*os </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> através d*s r*d*s soc*ais são investigadas pelos ó*gã*s co*pete*t*s. Mas, co*tinuando a f*lar </line>
</par>
<par>
<line> sobre *ulturas *i*iáticas, ci**respaço, </line>
<line> inter*et e outros termos q*e </line>
<line> envolvem * cul**ra, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir da produção-re*rodução-**ão de text*s *o â*bito da *o*uni*ação, é oportuno *izer </line>
</par>
<par>
<line> que muita coisa </line>
<line> do que chega ao </line>
<line> gra*de p*blico agora, como sinal *** nov*s tem*os e, </line>
</par>
<par>
<line> muitas veze*, </line>
<line> n*m a*inge à grande massa, é imediatamente substitu*d* por outra tecnologia, </line>
</par>
<par>
<line> parec* muito atual, *ós-mo*ern*, contemporâneo. Às vezes n*m é. </line>
</par>
<par>
<line> É ne*sa pe*spectiv* que de*endemos a e*uca**o com* priori*a*e e* r*lação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apro*riaç*o das TIC para o </line>
<line> desenvo**iment* s*cial, tanto no *specto d* </line>
<line> construção *os </line>
</par>
<par>
<line> element*s comunicativos, </line>
<line> como em re*ação à p*odu*ão dos in*umos n*ce*sários </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> d*mocratização d*s </line>
<line> informações. Para is*o, a in*lusão d*gital, </line>
<line> iniciada *e forma tímida </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* básica, **rna-s* o pr*ncipal fator par* *s processos de democratização </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> unive*s*lização dos saberes e co**etências com*nicacionais e tecnológicas. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Programas d* Inserção e * *ducomunicaçã*: Do **alógico à Tecnol*gia Digital </line>
</par>
<par>
<line> As *r*me*ra* *is*ussõ*s so*re a *nserçã* do us* *a informá*i*a c*mo instrument* </line>
</par>
<par>
<line> ed*cac*onal </line>
<line> ocorrer*m em 1971 (ANDRADE; ALBUQUE*QUE LIMA, 199*), com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*ograma EDUC*M, </line>
<line> *oltado *ara a inclusão </line>
<line> dig*t*l na educação básica. *u*, apesar *o </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*ento de un*vers**ade* co*o Un* e **BA, além do apoio do *NPq, o projeto </line>
<line> vigo*ou apenas ent*e 1983 e *986. As polí**cas públicas no Brasil pas*avam *or mu*anças * </line>
<line> redi*ecionamento de obj*t*vos. Segundo S**za (2013), em 1*86 * Brasil apres*nta *m* nov* </line>
</par>
<par>
<line> *onjun*ura política, novos </line>
<line> atores nos pr*cessos decis*rios e, *o* i*so, mudanças </line>
<line> e/ou </line>
</par>
<par>
<line> *xti**õe* de alguns projetos. O EDUCOM </line>
<line> foi i*corporado pelo P*ograma de Forma**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pr*fessores pa*a u*o das Tecnolog*as da *nforma*ão e Comunicação (*OR*AR). Dessa </line>
<line> junçã*, se or**ino* o Progra*a de Ação I*edia** em I*formática na Ed*cação (PAIE), que </line>
<line> **tabeleceu *ntre suas diretrizes: </line>
<line> A realiz*ção de *on*urso* anuais de "s*ftw*re" educacio*ais brasile*ros, a </line>
<line> implantação *e centro* de inf*rm**ica no ensino fun*am**tal e *édio, a realiza**o </line>
<line> de pesquisa* e um novo incremento a* Proje*o EDUCOM, *lém da reali*ação de </line>
<line> cu*sos de esp*cialização *m Inf*rm*tica *ducati*a, de**ina*o* a p*ofessore* e </line>
<line> té*nicos das sec*etarias de Educação e colégios federais *e ens*no técnico (BRASIL, </line>
<line> 1994 apud SO*ZA, 2*** p. 42). </line>
</par>
<par>
<line> Os progra*as não tinham </line>
<line> vida longa, passando por mudanças, nomenclatur*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estratég*as de *esen*o*vi*ento diferent*s, ao sabor </line>
<line> d*s conj**turas *a </line>
<line> déca*a mai* </line>
</par>
<par>
<line> efervescente da política *acio*al e as aç**s do PAIE duraram apen*s qua*ro anos. Na d*ca*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 6, art. 7, p. 133-15*, jun. *021 w*w4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação, Educa*ão e o* Entraves pa*a o Desenvolv**ento Social do Brasil Cont**por*neo </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> de 1*90, o *rograma *acional de *nformática Ed*c*tiva (PR*NI*FE) serviu como *ase *ar* </line>
</par>
<par>
<line> e*tr*turação do *rograma N*ci*nal *e Info*má*i*a na Educação </line>
<line> (PROINFO), criado pelo </line>
</par>
<par>
<line> MEC *om * *bje*i*o principal de ad*uirir com*utador*s a serem distribuídos nas escolas </line>
<line> Públicas *e Ensino Fundament*l e Médio de forma p*oporciona* a* núm*r* de alunos de cad* </line>
</par>
<par>
<line> *nid*de *sco*ar. A vida do PR*INF* foi de 1* *nos, ent** 1*97 e 2007, fazendo surgir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> PROINFO Integrado, que agre** aos objeti*os do *nterio* atender as esc*las das zo*as *ura**, </line>
<line> além de i*serir a f**mação docente que havia perd*do espaço desde a e*tinção do projeto </line>
<line> FO*MAR. </line>
<line> *m *eio a mud*nças, criou-se concomitante o P**g*ama Um *ompu**dor Por Al*no </line>
<line> (PR*UCA), em que, por me** *o F*ndo Nac*on*l de De*envolvimento *a Edu**ção (FNDE) </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> Ministério d* Edu**ção, *f*tiv*va-se a distribuição de computado*es p*rt*te*s </line>
</par>
<par>
<line> educa**o**i* para os estudant*s de escolas públ*c** *m *o*o país. S*a propo*ta inicial foi de </line>
</par>
<par>
<line> 15*.00 (cento e cin*ue*ta mil) computadores para atende* </line>
<line> 300 (trezentas) escol*s públicas. </line>
</par>
<par>
<line> Os cr*t*ri*s das unidade* escolares contem*ladas pelos *quipa*entos for** estabelecido* </line>
<line> p*lo Co*sel*o Nacional ** S*cretários E*taduais de *duc*ç*o (C*NSED), pela **ião </line>
</par>
<par>
<line> Nac*onal dos *ir*gentes Munic*pais </line>
<line> de E*uca*ão (U*DIME), pel* extinta Secretaria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação </line>
<line> a Dis*ância do Mini*té*io da Ed*cação (SEED/MEC) * pela P*esidê*ci* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *epúbl*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Um pro**ama educ*tivo como PR*UCA, que implica na intro*uç*o de TICs * nas </line>
<line> co*seque*tes *udanças n* prá*ica educat*va, r*pres*n*a nã* a**na* um de*a**o, ma* </line>
</par>
<par>
<line> também </line>
<line> um* *po*tunidade de formaçã* d*s sujeit** do pro*esso e**cativo e da </line>
</par>
<par>
<line> comunida*e escolar, e* geral. Nest* contexto, a form*ção **s professores </line>
<line> p ar a </line>
</par>
<par>
<line> contribuírem co* as **tencialidades *este p*ograma t*rna-se eleme*to crítico, uma </line>
<line> vez que ele* *c*pam papel *entral na int*gração efetiv* desta* iniciativas no espa*o </line>
</par>
<par>
<line> escol*r. *o en*anto, além </line>
<line> da instrument*liz*ção e* hardwar* e sof*war*, é </line>
</par>
<par>
<line> fun*amental que os pr*fessores tenh*m opo*tunidade de e*p*rim*ntarem, refle*ir*m </line>
<line> e de recriar em *uas pr**i**s, com base em suas ex*eriências, necess*dade* e val*res </line>
<line> como parte integra* dest* formação (STRUCHINER, 2*11 apud SOUZA, 201*, p. </line>
<line> * 5 ). </line>
</par>
<par>
<line> Compreen*er t*dos os *roc*ssos pel*s quais o p*ís vem passando ao *ongo dos </line>
<line> anos </line>
</par>
<par>
<line> para o dese*volv*mento tecnológi*o e a inclusão digita* dos estudan*e* é impor*ante *ara </line>
</par>
<par>
<line> last*ear o e*tendimento s*bre as </line>
<line> t*ansform*ções sócio-políti*as e, c*m elas, *nalisar as </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas públicas v**tadas para a educa*ão pública e quais os ob*etiv*s sã* desenhados </line>
<line> conforme atores e cenário vivenciado. O que resultará, *onsequ*ntement*, n* possibilidade de </line>
</par>
<par>
<line> infor*aç*o/comun*cação e *a capa*i*ade soc**l de compreen*er e inter*i* </line>
<line> nas polí*icas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acesso * informação, tecnologi* * de*en*olvimento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina PI, v. *8, n. 6, art. *, p. 13*-150, jun. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Flo*ê*cio, C. *. B. *an*os </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTA*OS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 As Estr**ég*as Brasil*iras D* Des*nvolvimento S*cioec*nômico </line>
</par>
<par>
<line> * ver*adei*a face da inc*us*o digital *o B*asil, pro*osta pel*s gove*nan*es desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fi*al </line>
<line> d* sécu*o *X, tem </line>
<line> sido apenas uma "promessa" d* </line>
<line> campanhas partidári*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*scontextuali*adas da realidade sociocu*tu*al do país. Em nome dess* inclusão prometid*, os </line>
</par>
<par>
<line> "programas de go*e*no" </line>
<line> prometem q*as* milagres par* a r*solução dos p*i*ci*ais *n**av*s </line>
</par>
<par>
<line> socia*s de p*íses em "franco" desenvolvimen*o, c*mo soluçã* má*ica para a pobreza, </line>
<line> c***n**as ed*c*cionai* (pr*ncipa*ment* o analfabeti**o), i*ju**iç*s sociais, des*mpre*o, </line>
<line> v*olênc*a, racismo, homofobia. </line>
<line> *nfelizme*te, o que deveri* ser política públ*ca de fat* (e nã* de g*vernos), tem sido </line>
<line> frequentemente utili*ada, em especial pelas organizaç*es in*e*nacionais e *elo set*r públ*co, </line>
<line> pa*a compor um **rgão apelativo nas ab*rdagens polít*cas de ca*áter geral e populi*ta, pois é </line>
<line> notória a falácia da *ntencio*a*i*ade do uso d* dis*osit*vos como for*a de inclu*r. * modelo </line>
</par>
<par>
<line> de inclusã* que se tem </line>
<line> per*ebido * meramente de </line>
<line> in*lusão *er*a*ol*gic*, * q** já nos foi </line>
</par>
<par>
<line> perce*ido desde do iní*io da in*erção </line>
<line> da *e**ologia nas escolas, fator*s que interferiram na </line>
</par>
<par>
<line> lo*gevid*de *e programas como o EDUCOM. Por isso, a apropriação da tecnol*g*a precisa </line>
<line> *er m*lho* compr*e*di*a no con*exto social, incluindo n*sta *erte**e as políti*as pú*lic*s </line>
<line> pa*a a educação. </line>
<line> A I*clusão Digital é ev*d*ntemente distanciada da ma*oria das com*nidades *u* *inda </line>
</par>
<par>
<line> v*vem o *nalfabetismo digi*al ca**cteriza** *or uma </line>
<line> série </line>
<line> *e fa*ores, apesar *a vida social </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ógica exigir a apropriaç*o desta habilidade * q*e resulta </line>
<line> em </line>
<line> usuários de t*lecentros, </line>
</par>
<par>
<line> info*entr*s, la*oratór*os escolares ou *esmo lan-houses, em sua maio**a, *o* n*cessidades </line>
<line> *ais i***iata* como a pr*dução d* mater*al de *epro*r*fia, *ont*tos pessoais e/ou comerciais </line>
<line> de cur** duração, comercializaçã* *e produtos ou afins. Nelson Pretto (2001, p. 15), ao </line>
</par>
<par>
<line> referir-se às </line>
<line> p*l*tic*s públicas para a inclusão dig*tal, defende *nici*tivas *ue **alizem "* </line>
</par>
<par>
<line> inclusã* de c*dad*os, não como </line>
<line> *er*s consumidore*, *eja </line>
<line> de produtos </line>
<line> *u </line>
<line> de informações, </line>
</par>
<par>
<line> mas </line>
<line> como sujeit*s plenos q*e participam do mundo </line>
<line> c*ntem*o***eo enquanto seres é*icos, </line>
</par>
<par>
<line> aut*nomos e c*m poder de *ec*são". </line>
<line> Seri*, port*nto, necessário *valiar se a realização d* curso* básico* de *nf*rmáti*a par* </line>
</par>
<par>
<line> a popu*ação de baixa ren*a, ação em ge*a* bastante </line>
<line> comum </line>
<line> ent** </line>
<line> os diversos projetos de </line>
</par>
<par>
<line> inclusão dig**al q*e </line>
<line> prolifer*m </line>
<line> n* *aís, estariam *ontrib**ndo de alguma forma </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*m**ão de suje*tos autôn*mos e parti*i*ativos, ou apenas atendendo o mercado d* trabalho </line>
<line> que busca a apre*diza*em flexí*** para * mão de obra barata. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 6, art. 7, p. 133-150, jun. 2021 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comuni*ação, Edu**ção e os Entraves par* o Desenvol*im*nto Social do Brasil Contemporâneo </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> E**stem div*rsas in*c**tiv*s no sentid* de pr*mover uma apresentação dign* e viável </line>
</par>
<par>
<line> *es** "ad*iráve* mundo novo" às </line>
<line> comunidades ca*entes ou gr**os *istoric*mente </line>
</par>
<par>
<line> margina*izado*, no *ntanto, é p*r*eptível a *n*b*ervância e* se atender uma inserçã* </line>
<line> *fic*ente voltada para a auto*om*a, e formaçã* *n*lat**a* do in*iví*uo par* s*a vida em uma </line>
<line> sociedade *ecnológic* </line>
<line> E te*o* um agrava*te ho*e, com a chega*a das mega*mpresas de t*cn*logia. Não são </line>
<line> mais os cursos *ásicos d* *nformática qu* s*o disponibilizados no* infocen**os e escolas; são </line>
</par>
<par>
<line> *s pacotes </line>
<line> dessas empresas, que apri*ionam os s*jeito* *os seus </line>
<line> d*sposit*vos e *m**entes </line>
</par>
<par>
<line> digitais. S*gund* Flo*ênc*o, Bonilla e S*l*a (*020), é o que Lemos (201*) chama ** "p*rtal- </line>
</par>
<par>
<line> curral" - uma vez ali dentro, não </line>
<line> pode sair, explora* outras </line>
<line> pos*ibi*idades, conhece* o*tro* </line>
</par>
<par>
<line> *am*n*os. Inc*usive os </line>
<line> dados de todos os s*jeitos ficam disponíveis e sob * guard* desses </line>
</par>
<par>
<line> co*g**m*ra*o*. P*rdemos completamente a **ton*mia. </line>
<line> Ma*, quais sã* suas expec*ativas, *uais s*o suas limitaç*es e possibilidades? </line>
<line> Ente*dendo is*o, pode-*e ver como a tecnol*gia pode ajud*r a res*l*er alg*ns d** </line>
<line> *roblemas que a *scola apres*nta, e de que *aneira se pode intro*uzir a te*nologia </line>
</par>
<par>
<line> *a escola para que e*a realmente responda as *ece*sidades próp*ias d* lugar. </line>
<line> É </line>
</par>
<par>
<line> pr*ci*o i*ve*ter a questão, é preciso sabe* o que po*emos </line>
<line> fazer *ara o est*dante, </line>
</par>
<par>
<line> para o *ujeito, para *evar a pessoa a interag*r; saber do que ne*essi*am os estud*ntes </line>
<line> e como a t*cnolo*ia po*e colabora* *ara a s*a satisfaç*o (GÓMEZ, 1*98, *. *0). </line>
<line> Diant* desse de*ate, Fígar* (2010) acrescent* *ue a escola está pera**e um embate. Por </line>
<line> um lado, as TIC são i*seri*as no co*texto es*olar em*ut**as nos *alores capit*l*st*s, </line>
<line> e**cando por uma formaçã* pa*tada na c*mpetiti*idade e re*firmando * apego ao mercado. </line>
</par>
<par>
<line> P or </line>
<line> outro lado, é possível *e pensar **ma formação human*st*ca, democrá*ica, com </line>
</par>
<par>
<line> o*ortuni*ades *ara todos. Para a *uto** são, p*rta*to, *uas p**spectivas distintas, **s com a </line>
<line> possibilidade d* se constr*ir um **uilí*rio. Fíg**o (20*0) defende que as TIC precis** ser </line>
<line> ressemantiz*das *ela *duc*ção e não apenas vistas a partir dess* dicotomia. </line>
<line> **be ao campo c*munic**ão/*du***ão reconhe*er a *mportância do adve*t* das </line>
</par>
<par>
<line> novas tecnologi** de </line>
<line> c*muni**ção, po*s </line>
<line> elas n*o *odem ficar do lado de fora da </line>
</par>
<par>
<line> **col*. Mas cabe </line>
<line> prioritariamente a </line>
<line> este c**po *es*atura*izar *e*a l**ica da </line>
</par>
<par>
<line> for*aç*o hu*aníst*ca, *a ação par* a *ducaç*o e a c*dadania </line>
<line> (FÍGAR*, *010, p. </line>
</par>
<par>
<line> 1 1 ). </line>
</par>
<par>
<line> Fi*a evidente *ue o uso das *IC faz sentid* no espa*o escolar, a par*ir *e ou*ra </line>
</par>
<par>
<line> compreensão </line>
<line> sobre e*as, que perpa**a por desconst***r a lógica do mero co*sumo. Num* </line>
</par>
<par>
<line> outra lógica d* *onstruçã* d* c*n*eúdos, r*p*nsar o u*o *as </line>
<line> tec*olog*as voltando-se par* </line>
</par>
<par>
<line> cul**ra, par* cidadania, pa*a o conhecimento compartilha*o, para solidariedade e n*o a*enas </line>
<line> para a reproduç*o de form**os e c**teúdos das mí*ias conve*cio*ais. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. 18, *. 6, art. *, *. 1*3-150, jun. *021 *ww4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florêncio, C. A. B. Santos </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> (...) a p*ssib*lidade *e introduzir no *enário es*olar o* temas ante* abordados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *es*o*der a *les de man*i*a ad*quad* no que di* r*speit* às t*refas a serem </line>
<line> desenvol*idas pel* corpo docente, bem c*mo a postu*a * ser adotada pelo </line>
</par>
<par>
<line> **ofe*sor/*ediador qu*nto *os con*eúdos curricula*es, às atividades didáticas e às </line>
</par>
<par>
<line> *ormas de avaliaçã* (FÍGARO, 2010, p. 11). </line>
</par>
<par>
<line> Pretto (2001), ao referir-se às polít*cas p*blicas *ara a inclusã* di*ital, defende </line>
<line> inici*tivas *ue realizem a inclusão ** cida*ãos, não como mer*s consumidore*, s*ja de </line>
<line> pr*dutos ou de inform*çõe*, mas como sujeitos *lenos q*e participam do mundo </line>
<line> contemporân*o enquanto se*** éticos, au*ôno*os e com pode* de decisão. </line>
<line> 3.2 Educaç*o * *omunic*ção pa** Além do D*senvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> **tes </line>
<line> *e </line>
<line> adentra* no* *esafios para Educomu*icaç*o com a presença da Web *.0, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> neces*ário de*tac*r algumas </line>
<line> questões s**re * entendimento de alguns autores sobre essa </line>
</par>
<par>
<line> prática na escola, alg* ainda muito tr*nsversal. Além disso, é i*teressant* o posicionamen*o </line>
</par>
<par>
<line> de *lg*ns desses au*ores, que desmistificam a presença </line>
<line> das TIC na es*ola necessariamente </line>
</par>
<par>
<line> como o sucess* *o </line>
<line> estudante ou * *alv**ão *a educa*ão. A Educomunica*ão, *m sua </line>
</par>
<par>
<line> **li*ação práti*a, é um </line>
<line> cam** que, d*ntr* o*t*os a*pe*tos, se *ol*a *ara ne*essidade de a </line>
</par>
<par>
<line> suprir a demanda da s*ciedade por *onheci*ento pautad* na autono*ia. Isto implica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> participa*ão *os </line>
<line> atores envo*vid*s no *r*ce**o de cont*xt* de constr*ção do s*ber, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso de ensi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Neste s*ntido, se*u*do Soares (201*), a Educomunicaç*o se co**ca diante d* escola </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partir de três âmbitos: </line>
</par>
<par>
<line> Ges*ã* e*colar, d*sta forma *onvida a escola a id**ti*icar e, *e p*s*ível, rever suas </line>
<line> p*át*cas co**nica*iv*s que ca*acterizam e *ort**am as relações ent*e a direção, os </line>
<line> *rofe*sor** e os alunos, n* ambient* e*uc*tivo. No â*bi*o *iscipl*nar faz s*gestõe* </line>
<line> que * comuni*ação, enquanto linguagem, process* e pr*duto cultu*al se *ra*s*orme </line>
<line> em *o*te*do di*cipli*ar, isto é, objeto específico do currículo da área "Linguagens, </line>
<line> *ó*igos e *uas tecn*logias.". E, âmb*to trans*isciplinar propondo que os ed**andos </line>
<line> s* apoder*m das lingu***n* midiát*cas, ao fazer *so sol*dário dos recu*sos de </line>
</par>
<par>
<line> com*nicação, tanto para ap*ofundar o *o*hecimento quanto para </line>
<line> de*enhar </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégi*s de transformação das co*diçõ*s de *id* (SOARES, 2011, p. 19). </line>
</par>
<par>
<line> Vale ressaltar que a escol* e os educ**do* a quem o autor se r*fere s*o aqueles </line>
<line> m*rgina*i*ados, no que diz resp*ito a* acesso a *ens c*ltu*ais, informaçõ**. O au*or </line>
<line> *cre*centa *ue mu*to* des*es jo*ens se deparam com uma **cola que não diz muito *obre s*a </line>
<line> rea*idade e, se d**, é de form* tra*s**rsal, *ois os con*e*d** não fa*em mu**o se*tid* para </line>
<line> esses estud*ntes, é nec*ssário *o*struir *m se*timento *e *ertencimen**, atender a *e*li*ade </line>
<line> *xtra muros escolares. </line>
<line> Rev. FSA, *e*es*na, *. 18, n. 6, a*t. 7, p. 133-1*0, ju*. 2021 www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comu*icação, Educa*ão e o* En*raves para o Dese*volvimento Socia* *o Br*sil Contemporâneo </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> Uma e*uc**ão ef*ciente precisa inserir-s* no c**idiano de seus est*dantes e não ser </line>
<line> u* simulacro de s*as vidas. Fa*er sen*ido pa** eles sign*fica partir de u* pro*eto de </line>
<line> edu*açã* *ue c**inhe no mesmo ritm* que o mu*do o* cerca e q*e acom*a*he </line>
<line> essa* ***nsformações. Q*e entend* o jov*m. * não dá p**a ente*dê-lo sem *equer </line>
<line> escutá-lo (SOARES, 2011, p. 8). </line>
<line> Nessa persp*ctiva, a*gum*s d** c*ntribuições da Edu*o*unicação já podem ser vistas </line>
</par>
<par>
<line> através de políticas públicas por meio de *rogr*m*s *overna**n*ais, como * ca*o d* é </line>
<line> *r*grama Mais *ducação, do MEC. Através deste programa, as escolas *fertam *m* série de </line>
<line> atividades em f*rma de oficin*s pa** o* estudante* no t*rno oposto ao ** estu*o *egular, com </line>
<line> a fina**d*d* de pr*mover uma educaçã* integ*al. O estudant* par*icipa de *tivida*es cultura*s, </line>
<line> de laz*r, com aco*panhamento pedagógico em tod*s as d*sciplinas, at*v**ades d*senvolvidas </line>
</par>
<par>
<line> por *embros da </line>
<line> com*nidade, com competência t*cni*a para desenvolv*r a m*ni*oria. E, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ixo comunicaçã*, uso de míd*as * cul*ura digit*l e *ec*ológicas que podem ser *mpl*ntad*s </line>
<line> na esc*l*, atendendo diversidades e *eculiar*da*es. As *t*vidades propos*as pelo ma*ual </line>
</par>
<par>
<line> sugerem te*as </line>
<line> co*o: "Educação em Direit*s Humanos, Prom*ção da Saúde, </line>
<line> * temas </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionados à Éti*a e Cida*ania" (*RASIL, 20*3, p. *). </line>
<line> O tra*alho de monit***a deverá ser *esemp*nhado, p*eferencia*mente, por </line>
</par>
<par>
<line> estudante* univ*rsit**ios de for*ação </line>
<line> *specífica nas áreas de d*sen*olviment* d*s </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dad*s *u p*ssoas *a comunidade. Alé* d*sso, poderão desem*enhar * função </line>
<line> de monitoria, de a*ord* com suas c*mpetê*cias e h*bilidades, *studante* de EJA e </line>
<line> es*udantes do en*ino médio. (BRASIL, 2013, p. 23). </line>
</par>
<par>
<line> Pe*cebendo *s r*mos da políti*a de inserção d*s TIC nas escolas, assim como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> advento de um campo *eórico-prático inclinado *ntender como se dá esta po*ítica, os a </line>
<line> desafios coloc*dos para a Educ*m*nicação se v*l**m em compreender as po*sibilid*des desta </line>
<line> interf*c* a pa**ir dos us*s da* TIC, sobr*tudo no atual momen*o da Web 2.0. Por *ss*, é </line>
<line> in**res*a*t* c***reender as te**ologi*s *omo possibili*ades pa*a edu*ação. </line>
<line> Comun*c*çã*/*d*cação ser*e para con*e*e* melh*r, ler *e m*neira *ais com*eten** </line>
<line> o mu*do que nos chega ed**a*o. S**ve também pa*a d*r no**s s**tidos e novos us*s </line>
<line> às chamadas *e*no*ogia* de *nfo*mação e comunic*ção (F*GARO, 2*1*, p. *). </line>
<line> So*re a questão *esenvolvimento, vale destac*r al*umas contribu*ções *e Perrot (1994), </line>
<line> que aponta contrad*ções d*ste disc*rs*. Para a autora, o que está *m j*go são duas concepçõ*s </line>
<line> de desenvol*imento. A primeira, um se*tido re*l *ue revela a incoerên*ia deste disc*r*o, poi* </line>
</par>
<par>
<line> ele se faz a par*ir de </line>
<line> um* *ógic* ca*italista * co*onia*i*ta, c*m e*eito de tornar o* m*do* *e </line>
</par>
<par>
<line> vida ho**gên**s, vazios de sen*idos e si*ni**cações. *m segu*do lug*r, a autora diz que este </line>
</par>
<par>
<line> discurso é carregado ainda de um senti*o i*eal, ***s é alg* a </line>
<line> ser atingido por t*d**, tend* </line>
</par>
<par>
<line> c*m* parâme*ro o* países d* América do Norte e da Euro*a *c*de*tal. A autor* destaca que a </line>
<line> Rev. FSA, T**esi*a *I, v. 18, *. 6, art. *, p. 133-15*, jun. 20*1 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Florên*io, C. A. *. Santos </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> *duc*ção *ara * desenvolvim*nt* é aq*ela pensa*a para a*in*ir o patamar de*tes países, que </line>
</par>
<par>
<line> e*tá voltada a "d**erminar açõe* pedagógicas suscetíveis de transmitir aos </line>
<line> atores **ciais do </line>
</par>
<par>
<line> Sul, os valores, as té*nica*, as *errament*s consideradas *omo indispe*sáveis à prom*ção do </line>
<line> desenvolvimento" (PERR*T, 1994, p. 1*2). </line>
<line> Ela *hama atenção para que, e*bora o discurs* *a educaçã* par* * desenvolv**ento </line>
<line> seja direcion*do para ques*ões s*ciai* e cul*urais, na verd*d* e*e es*á ce*trado tão some*te na </line>
</par>
<par>
<line> q*estão econ*mica. Nesse se*tido, pa*a que </line>
<line> os países d* Sul </line>
<line> at**jam o patamar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv**en*o dos pa*se* do Nor*e, é necessário ou que e*tes reduzam drasticame*te s*u </line>
<line> nív*l de con*umo, ou que os países do Sul *um*n*e* consideravelmente seu nível de </line>
</par>
<par>
<line> con*umo, s*n*o que est* segu*da premissa, para Per*ot (1994), * um </line>
<line> "patamar impossíve*". </line>
</par>
<par>
<line> P *nt * </line>
<line> *ue evide*cia a contrad*ção do discurso </line>
<line> d* *esenvolvimento e ** </line>
<line> e*ucação para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento. </line>
</par>
<par>
<line> Com iss*, Perrot (199*) propõe que se a*andone esta per*pe*tiva de edu*ação par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvime*t* * sug*re pensar numa edu*açã* a partir da pers**ctiva intercultural, que s* </line>
</par>
<par>
<line> faç* **gundo *u* própria origem e a o*igem </line>
<line> d* outro. *ara se construir essa </line>
<line> compreensão </line>
</par>
<par>
<line> intercultural é necessário consid**ar o hibridismo cu*t*ral, a exist*ncia </line>
<line> de socieda*es *m </line>
</par>
<par>
<line> co*st*ntes mudanç*s, romper c*m um model* tradicion*l ou m*delo moderno, ho*ogêneo ou </line>
<line> homogeneizador da educação. </line>
<line> Nest* me*mo v*és de pensamento, S*dré (**12) n*s convida pens*r a te*nologia a parti* </line>
<line> de out*a lógica. Para o autor, o us* *as TI* na edu*ação pode *er vo*tado pa*a compreensão </line>
<line> de um mund* *ivers*, que ressalte seus as*ectos c*ltur*is. </line>
<line> Uma e*ucação compatível para a diversi*ade cultural e com sens*riu* afim * </line>
<line> novíssima *ecnol*gia da informação e co*unicação não ser* *que** *ue se paute </line>
<line> exclusivamente pelo uso i*strumental da *ídia ou de o*jeto* técnicos avançado* - </line>
<line> logo, o qu* importa nã* é * div*rsid*de de conteúdos cu*tu*ais a s*rem acessados - e </line>
<line> sim a c*munica*ão que *nc*rpore *edagogicament* a *imens*o do sent*r, a mes*a </line>
<line> que conforma * mundo vi**l (SO*RÉ, 2012, p. 186). </line>
<line> O autor se *efere, prioritar*amente, à i**ortâ*cia da d**ers*dad* cultural, q** para el* é </line>
</par>
<par>
<line> possív** a part*r de um* </line>
<line> *olítica d* promoção de r*lações di*lógi**s entre o Est*d*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ocie*ade *lobal e formas plur*is de existência. P*ra atingir tal o*jetivo, a educação deve ser </line>
</par>
<par>
<line> central nesta pol*t*ca, assim, </line>
<line> levanta a crít*c* do mero uso da natureza técnica dos </line>
</par>
<par>
<line> di*posi*i**s, qu* m*i*as *ez*s n*o leva em consideraçã* a *im*nsão *umana "dos modos de </line>
<line> transmissão do conh*ci*ento" (SODRÉ, 2012, p. 185). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 6, a**. 7, p. 133-150, jun. **21 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comu*ica*ão, Educação * os Entra*es pa** o Desenvol*iment* Social d* Bras*l C*ntem*orân*o </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buições **mo de P*rrot (1994) e S*dré (20*2) *orroboram a crítica *e G*mez </line>
<line> (199*), estud*oso de Educom*n*cação, que critic** fo*t*mente a *ol*t*ca de ins*rção das TIC </line>
<line> nas escol*s mexicanas, pro**v*da p**o *ini*tério *a Educa**o daquele país. Assim com* em </line>
</par>
<par>
<line> outros paí*es *atino-americanos, a inserç*o das TIC s* </line>
<line> de* nas escolas *e </line>
<line> g*stã* públic* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part*r de uma política com a*oio *e or*anismo* inte*nacionais, *omo a **esco, e *nvolta *um </line>
</par>
<par>
<line> dis*urso *e *esenvolv*me*to, sem, n* entant*, conforme destaca o autor, </line>
<line> dialogar c*m *s </line>
</par>
<par>
<line> a**r*s do es*aço esc*lar. </line>
</par>
<par>
<line> Gómez (*998) destaca que, na visão dos gestores de*tas polític*s, * e*col* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compree*dida com* *ma instituição atrasada e que p*ecisa da t*cn*logia par* se atualizar </line>
<line> dian*e d*s *ud*nças na soci*da**. P*ra ele, esta é uma *isão equi*ocada, poi* condiciona a </line>
</par>
<par>
<line> uma ed*c*ção depe**ent* da </line>
<line> tecn*logia. *ar* o **tor, e*cola sobretudo os atores **e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compõem, é que devem s*r * ce*tro, e não a *ecnologia. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ende-se que a tecnologia é *ecessá*ia, que é através dela que a informaç*o está </line>
<line> *a escola, que ela oferece *o*sib*lidades de dest*eza comunicativa, *estreza </line>
</par>
<par>
<line> c*gnocit**a. Mas, quais s*o sua* ex*ectativas, quai* são suas limitaçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ossib*lidades? Entendendo iss*, pode-se ver c*mo a tecnologia p*d* a*udar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**lver alguns *os </line>
<line> problemas que a esc*la apresenta, * de q*e manei*a se pode </line>
</par>
<par>
<line> *ntroduzi* a te*nol*g*a na esc*la *ara que el* realmente re*pon*a as necessi*ad*s </line>
<line> própri*s *o l*gar. É preci*o inverter * q*estão, é preciso saber o qu* podem*s fa*er </line>
<line> pa*a o estudante, para o suj**t*, para levar a pessoa a *n*er*gi*; saber do que </line>
</par>
<par>
<line> necessi*am o* estudantes e como a tecno*o*ia </line>
<line> pode colabor*r *ara a s*a satisfação </line>
</par>
<par>
<line> (GÓMEZ, 1998, p. 80). </line>
</par>
<par>
<line> A socieda*e tecno*ógi*a se apresenta de forma **c**iv*, e a escola como espaço d* </line>
</par>
<par>
<line> *ormaç*o </line>
<line> não *ode ser *lhei* a rea*idad* que norte*a e por que não d*zer </line>
<line> cerceia o pleno </line>
</par>
<par>
<line> exercí*i* da cidadania dos jo*ens em idade escolar, *ão se po*e atri*uir a *ec*ologia t*do * </line>
<line> m*rito forma*iv*, m*s por outr* l*d*, não se pode negar a importânci* deste ** process* de </line>
<line> formação para a **n*trução de ** i*di*íduo autônomo e produt*vo *oci*lmente. </line>
<line> 4 CONS*D**A*ÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A**lisar c*m*nicação em todos os se*s vieses algo extrema*en*e i*quietan*e, é </line>
<line> *rin*ipalm*n*e por se p*nsar *o Brasil por suas c*ndições *óc*o-territoria*s, m*lticul*uralismo </line>
<line> * de fort* perfil *api*alista e eurocêntrico. A *omunicaç*o pública en*renta obstáculo*, desde </line>
<line> a *i**rsidad* vocabular oc***on*da *ela riqueza cu*tur*l d* um povo formada por di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> povos, até o f*tídico, mas rea* fa*or da </line>
<line> não </line>
<line> ap*opriação da p*ópria comuni*aç*o escrita. É </line>
</par>
<par>
<line> des*fi*nte tam**m *orque é necessário pe*sar crit*cam*n** em inclusão digital: algo que f*i </line>
<line> Re*. FS*, Teresina P*, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-150, *un. 2021 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florên*io, C. A. B. Santos </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> releg*do * seg*ndo plano por governos e est*dos que não </line>
<line> propuseram essa i*ovação </line>
</par>
<par>
<line> irrevers**el na cultura do ***do e, atualmente em franca desvantage*, precisamos vencer os </line>
</par>
<par>
<line> entraves tecnol*gicos para a verd*deira opera*io*ali*ação </line>
<line> das TIC n* escola pública. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Pretto (2001), **mos (20*7) * *s demais estu**o*os **ilizados nesse ma*uscrito, </line>
<line> sociedad* d*git*l é u*a *eali*ade que não pode ser i*n*rada, * qu* por *ais que te*hamos </line>
</par>
<par>
<line> disco*rido sobre *s </line>
<line> diversos program*s de *nserção te*nológi*a nas escolas *úbli*a* de </line>
</par>
<par>
<line> educação bás*ca, a i*eficiência destes em atend*r *s necessidades da *omunidade escola* </line>
<line> ainda é *ma reali****. </line>
<line> In*epend**te de *ivermo* em uma socie*ade capitalist* e i*e*iatis*a, em q*e *ossos </line>
<line> j*vens, em *u* grande *aioria, s*o h*doni*ta*, buscam o *razer i*ediato, como *e apresenta </line>
</par>
<par>
<line> **f*etid* na </line>
<line> geração Z e n* fo*m*ção d*stes, </line>
<line> c**hecidos co*o geraçã* ne*-nem, as mídias </line>
</par>
<par>
<line> *i*it*i* têm dit*do a v*da *e todos, jo*ens, idosos, cr**n***, homen* e mulher*s, ***unidades </line>
<line> isol*das e periferia* marginalizad*s. Ess* fator *orna ma*s urgente * a*r*pri*ç*o e ad**tação </line>
<line> de*tas *ídias de forma * *ossibili*ar a redução das desigualdades soc*ais que se asseveram </line>
<line> frente a es*e *ovo panorama comunicat*vo. </line>
</par>
<par>
<line> * *nclusão digi*a*, o papel da escola e principalmente o </line>
<line> acesso estes por a </line>
<line> meio d* </line>
</par>
<par>
<line> toda a comun*d*de é prepond**ante, os *abre*t** do analfabetismo *igital *recisam ser </line>
</par>
<par>
<line> *u*bra*os, a Educ*mu*icação necessit* ser *m* *e*lid*** *efletida, dial*g*da </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> principalme*te inclusiva, por *ei* da esc*l* pública e que ate*da a uma forma*ão </line>
</par>
<par>
<line> **svinculada das po*íticas merca*ológicas que *rivam e </line>
<line> encarce*am os sonhos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipalmente a* poss*b*lidad*s de as cham*das minorias prog*edirem, desenv**ve*em-se, </line>
<line> *ncluírem-se. </line>
<line> Para *sso, a tríade comunicaç**-informa*ão-educ*ção dev* estar a serviço da </line>
</par>
<par>
<line> popular*zação das t*cn*logias digitais, *arat*ando custos, construindo e </line>
<line> *p*rf***oando </line>
</par>
<par>
<line> s*stem*s no intuito da demo*ra*ização e do a*e*so universal à informação * comunica*ão. </line>
<line> **en*i*icar os maiores *n*ra*e* que impossibilitam o desenvolvime*to social e *ecnológ**o do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil é * med*da ini*ial pa*a se colocar como principa* </line>
<line> proble*át*ca a ser discutida </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *olucionada pela *scola brasileira no sécu*o XXI. </line>
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<line> Contribuição *os Aut*re* </line>
<line> R. R. Florên**o </line>
<line> C. *. B. Sant*s </line>
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<line> *) co*cep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpret*ção dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab*ração *o r*scunho ou na r*visão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articip*ção na apr*vaç*o da versã* fi*al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 6, art. *, p. 1*3-150, jun. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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