<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 7, p. 133-150, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicação, Educação e os Entraves *a*a o Desenv*lv*mento **cial do Brasil **ntemporâne*
</line>
<line>
Communicat*on, Ed*c*tion and B*rriers to the **cial *evelopme*t of *ontem*o*ary Bra*il
</line>
</par><par>
<line>
Roberto Remígio F*or*ncio
</line>
<line>
Doutorado ** *ducação p*la Universidad* Federal d* Bahia
</line>
<line>
Mestr* em Educação e Cul*ur* pela Universid*de do Esta*o d* Bahia
</line>
<line>
Pr**essor d* In*tituto Fede*a* *e Educaç*o do Sertão Perna*b*cano
</line>
<line>
E-mai*: betoremigi*@yahoo.com
</line>
<line>
Carlos A*ber*o Batista dos *ant*s
</line>
<line>
D*utor *m Etnobio*og*a *ela Unive*sid*de Federal Rur*l de Pernambuco
</line>
<line>
Professor da Un*versidade do Es*a*o *a *ah*a
</line>
<line>
E-ma*l: ca**batista@yahoo.co*.b*
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Robert* Remígio **o*êncio
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. To*ny Ker*e* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
*u*
</line>
<line>
São
</line>
<line>
*ristóvã*,
</line>
<line>
50
</line>
<line>-</line>
<line>
Petroli**-PE
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
56.*08-045.
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: C*rlos Alb*rto Ba*ista dos S**tos
</line>
<line>
Artig* recebido em 12/*5/20*1. *ltima versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua
</line>
<line>
São
</line>
<line>
*r*stóvão,
</line>
<line>
*0
</line>
<line>-</line>
<line>
Petro**na-PE
</line>
<line>
C*P
</line>
<line>
56.308-045.
</line>
<line>
recebida e* 27/05/2**1. Aprovado em 28/05/2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
Br*sil.
</line>
<line>
Aval*ado pelo sistema Triple R*view: D*s* Review a)
</line>
<line>
p*lo Editor-*hef*; e *) Dou*le Blind Revi*w
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avalia*ore* d* área).
</line>
<line>
R*visão: Gramatical, No*mativa e de *or**tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Florê*cio, C. A. *. S*ntos
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Baseado *m Re*isão de Literat*ra e Análise Docu*e**al, *s pesquis*s realizada* em m*terial
</line>
</par><par>
<line>
cole*ado de revi*tas, sites e instituições, apr*se*ta* alguns dos
</line>
<line>
principais probl*mas da
</line>
</par><par>
<line>
*oci*dade brasileira atual no e*frentamen*o da *mposição *ercadológica dos meios de
</line>
</par><par>
<line>
com*nicação. M**iante
</line>
<line>
as contribuições que as *I* *od*m promov** à ed*ca*ã*, *ão
</line>
</par><par>
<line>
aborda*os tem*s
</line>
<line>
como o u*o das tecnol*g*as digi*ais e os processos de incl*s*o *igital na
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação pública. P*r **t*o **do, fake news, o *ucateamento das i*st*tuiç*es públi*as de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação * a
</line>
<line>
conspiração mercadológica de manut**ção dos monopól*os promovem o
</line>
</par><par>
<line>
movimento c*n*rário pa*a o desenv*l*i*ento social e tecnológico. As c*nclusõe* g*ram
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
torno da probl*mática
</line>
<line>
*s*ola-comunicação-socieda*e e i*entificam *nt*aves socio*struturai*
</line>
</par><par>
<line>
import*n*es * *ere* e*f**ntados *elo *r**il d*s
</line>
<line>
no*s*s dia*, entr*
</line>
<line>
eles estão: * e**lusão
</line>
</par><par>
<line>
s*cial e* uma soc**d*de capital*sta excludente e a necess*dade de democratização das e
</line>
</par><par>
<line>
comun*cações na busca pelos índic*s sociais e tecnológicos necessá*ios
</line>
<line>
ao *leno
</line>
</par><par>
<line>
desenvolviment* humano, mu*tic*ltura*,
</line>
<line>
d*mocr*tico e universal que o B**sil *eve ao seu
</line>
</par><par>
<line>
p*vo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-c*ave: Redes de Comunicação. Inclusão Dig**al.Escola Pública. *ducomunicação.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Ba*ed on Literature R*view and Document Analysis, th* resear*h ca*ried out on material
</line>
</par><par>
<line>
co*lected *rom magazi*es, website* and i*stit*tions, *resents some of the mai* problems
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
the cur*en* Brazilian so*iety in facing the ma*ket imposit*on of
</line>
<line>
the media. *hrough the
</line>
</par><par>
<line>
con*ributions that ICT **n promote to e*ucation, topi*s such as the use of dig*t*l tech*o*ogies
</line>
</par><par>
<line>
and the process*s of digit*l
</line>
<line>
inclusion in pub*ic
</line>
<line>
e*u**tion are addres*ed. On t*e other ha*d,
</line>
</par><par>
<line>
fake n*ws, the scrapping of
</line>
<line>
pub* i c
</line>
<line>
*o*mun*cation in*titutions and th* ma*ket c*nspiracy to
</line>
</par><par>
<line>
*ai*tain *onopoli*s
</line>
<line>
p*omote the oppos**e moveme** towards socia* a*d technolo*ica*
</line>
</par><par>
<line>
de**lopment. The conc*u*ions revolve around the p*oblematic s*hool-communi*ation-so*iety
</line>
<line>
and id*nt*fy i*porta*t socio-struc*ural o*stacles to be faced *y Bra*il *oda*, among them a*e:
</line>
</par><par>
<line>
socia* excl*s*on in a capit*l*st *n* excl*ding soci*ty and the
</line>
<line>
*eed to d*mocratiz*
</line>
</par><par>
<line>
communications in the *earch for i*dexes so*ial and
</line>
<line>
technological **cessary for *he full
</line>
</par><par>
<line>
h*man, multicultural, democratic and u*iversal de*elopm**t t*at Brazil owes *o its pe***e.
</line>
<line>
Keyw*rds: Comm*nication Network*. Digi*a* inclus*o*. Pu*lic *choo*. E*ucommunication.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 6, art. 7, p. 13*-*50, jun. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comu**c*ção, Educaç*o e os Entr*ves para o Desen*ol*imento Social do Brasil Co*tem*orâneo
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Desde o s**giment* da telef*nia mó*el no Brasil,
</line>
<line>
ouviu-se falar sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
demo**atização do *cesso * t***o*o*ia da* t*lecom*nicações an*lóg*ca* *, posterior*ente,
</line>
<line>
digitais (telefone celula*, li*ha* fixas, banda larga, tecnologi*s G). No entant*, é dramático
</line>
</par><par>
<line>
perceber *u* a t*o so*hada unive*sa*iza*ã* *o acesso à inte*n*t no país
</line>
<line>
está
</line>
<line>
cada ve* mais
</line>
</par><par>
<line>
distante da rea*id*d*. Princi*alm*nte das lo**li*a*es mais lon*í*quas dos grandes
</line>
<line>
c*ntr**,
</line>
</par><par>
<line>
***o rincõ*s interioranos, aldeia* indígenas, periferias marginalizada* *, consequen**m*nte,
</line>
<line>
pop*lações p*br*s.
</line>
</par><par>
<line>
A l*v** conco*r*ncia pa** increment* da oferta das
</line>
<line>
Tecnolo*ia da Infor**çã* e *a
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicação (TIC) seri* uma práti*a min*mamente ace**a, não fosse o
</line>
<line>
*esmonte da
</line>
</par><par>
<line>
i*fraestrut*ra t*cn*l*gi*a nacional e sua **n*a à iniciativa *r**ada, em u*a sup*sta *edução
</line>
<line>
*o Est**o. * transação **olibe**l cujos valores da ép*ca gira*am *m torno de *00 bilhões de
</line>
</par><par>
<line>
re*is em prédi*s, torres, ant*n*s, c*bos, *nfim, tod* estr*tura naciona*, *u**a caro a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
consumidor atua*, que pa*a va*ores abusi*os por *e*vi**s de b*ixa qualidade.
</line>
</par><par>
<line>
Govern*s, em *iversos nívei* e *ont*xtos, **m prejudic*ndo o s**tema **mocráti*o *a
</line>
<line>
c*m*nicação brasileira, *obremaneira nos **t*mos a*os, *uan*o s* cogita ataq*es * li*erdad*
</line>
</par><par>
<line>
de e***essão qu*
</line>
<line>
nos remete *os
</line>
<line>
t*mpos de ditadura. Mas, o sucateamento das empres*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*municação governamentais é * fator mais
</line>
<line>
covarde de*sa política
</line>
<line>
de desest*bilizaç*o das
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçõe* co**nitári*s, *ociai* públic*s. As rede* de *
</line>
<line>
T*, c*mo a E*ucativa, *ras*l
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Cult*ra, com infraestr*tura antiquad* e sem **evis**s *e in**stimen*o*, funcio*am em estado
</line>
<line>
de sa*er*óci* de *eus c*la*oradores e, com isso, amargam índi*es b**x*ssimos de audiê*c*a.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo **eira (2017), A Rádio *acional da A*azônia, uma das p**cas fon*es
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*nfor*ação cu*tu*a *ara mil*ões de e
</line>
<line>
brasileir*s na reg**o de mai* *ifíc*l acesso do *a*s,
</line>
</par><par>
<line>
funcio*a precaria*ente com u* pe*ueno gera*or, em uma *otên*i* q*e não ati*ge 5% de sua
</line>
<line>
c*paci*ade. Com a crise econômica, agra*ada pela pan*em*a im*ost* pelo Novo *orona*írus,
</line>
</par><par>
<line>
* um a nova
</line>
<line>
ascensão do neoliberalis*o, *s diversas in*ciativas de comu*icaçã* *úbli*a
</line>
</par><par>
<line>
sofrem direta*ent* o dile** político brasile*ro. E*quanto **so, somos bom*ardeados p*la
</line>
<line>
programaçã* d* gosto duvid*so e *a**ificado *as televisões com*rciais, alé* da su*re*aci*
</line>
<line>
de audiência *or u** úni*a rede de televi*ão.
</line>
<line>
É dir*ito d* todo s*r **mano comunicar-se, expressar ideias e manif*stos, bem c*mo a
</line>
</par><par>
<line>
prer*ogat*va
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ser i*f*rma*o, inclusi*e, na per*pe*tiva ** ace*so a todos os *eios *e
</line>
</par><par>
<line>
c**unica*ã* que o país *fe*ece através de concessões públicas. Ainda ass**, f*to é que em
</line>
</par><par>
<line>
*e*hum m*mento de
</line>
<line>
nossa hist*ria, o Brasil o*erec*u *o se*
</line>
<line>
*o*o o pleno direit*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres**a *I, v. *8, *. 6, art. 7, p. 1*3-15*, j*n. 20*1
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. R. Florêncio, C. A. B. *antos
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação e * informação, c*m imparci*lidade, d*mocrac** e acesso univer*ali*ado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
democ*ático. Governos, e* diversos ní*eis, co**extos e épocas, prejudicam intencionalmente
</line>
<line>
o sistema ** comu*ica*ão b*asileira pública e gratuita.
</line>
<line>
*ensan*o assim, o presente manuscrito se jus*ifi*a p*la n*ces*idade de *nalisar alguns
</line>
</par><par>
<line>
d** prin***ais pro*lemas da
</line>
<line>
comu**ca*ão, na socied*de
</line>
<line>
brasilei*a da contempora*eidade,
</line>
</par><par>
<line>
entre os *uais estão * alto *ndice de pesso*s à margem *o pr*cesso de com*nicação em *empo
</line>
</par><par>
<line>
real, a
</line>
<line>
difi*uldade s* ace*so de
</line>
<line>
comunidades à r*de inte*na**on*l de int*rn*t e os
</line>
<line>
entrave*
</line>
</par><par>
<line>
par* o exercício eficaz ** Educomunicação nas *sc*las públicas. Como objet*vos do *studo,
</line>
</par><par>
<line>
ap*es*ntamos inform*çõ*s sobre
</line>
<line>
as contribuições das TIC *o proc*sso *d*caci**al e
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
b*ev* análise dos **ocessos de inclusão d*gi*al na educação públic*. A *etodologia utilizad*
</line>
</par><par>
<line>
*a*a *esquisa s* *aseou *m revisão de li*er*tura esp*cializada *ubli*ada em periódicos a
</line>
</par><par>
<line>
científicos e análise de textos sob*e a *emát*ca
</line>
<line>
em r*v*stas, sit*s e *ivros. Os resultad*s
</line>
</par><par>
<line>
apres**tam o sucateamen*o *as
</line>
<line>
ins*ituições púb*icas de com*nicaç*o e a cons*iração
</line>
</par><par>
<line>
mercadoló*ica *e *an*tenção dos m*n*pólios c*mo principais promot*ras para os
</line>
<line>
entraves
</line>
</par><par>
<line>
ao d*se*vol*im*nto social, *conômico * tecn*lógico do Brasil do sé*ulo *XI, o que contribui
</line>
<line>
p*ra * exclusão *oc*al e, consequentemente, a ev*são es*olar. É preciso (re)imprimir na
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão o
</line>
<line>
seu caráte* d*mo*rático e multicu*tu*al, para qu* se *stabeleçam e c*nviv**
</line>
</par><par>
<line>
h**moniosamente os vínculos t*cnológico-cien*ífico e humano-social que o Bras*l d*ve ao seu
</line>
<line>
*ovo.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Pro*lemas d* Com*nicaçã* *o Br*sil Cont*m*orâneo
</line>
</par><par>
<line>
*o B*asi*, cerca de 12 *ilhões *e *es*oas *om mais de 15
</line>
<line>
anos *e idade não
</line>
</par><par>
<line>
cons*guem efetuar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
comunicaçã* u*ili*ando um* tec*olog*a que aco*panha a h*m*nidade
</line>
</par><par>
<line>
há cerca de 5 mil anos e que *e e*c*ntr* profundamente *nraizada em q*as* t*da* as c*ltu**s
</line>
<line>
m*ndiais: a e*cri*a. Segundo dados rec*ntes do Instituto Brasi**iro de Geo*rafia e Estatí*tic*
</line>
</par><par>
<line>
(**GE, 2018), 7%
</line>
<line>
*a p*pulação brasileir* ainda s*fre com o
</line>
<line>
an*lfa*eti*mo * quase 3*%
</line>
</par><par>
<line>
pode* ser considerados *nalfabetos funcion*is, que é *uando *
</line>
<line>
pessoa conhece a líng*a
</line>
</par><par>
<line>
escrita, lê e escreve, mas tem *érias dif*culdades para com*reender um te*to, l*mit*-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ompreende* *equenos bilhe*es, segundo o IBGE (2010). So*ando isso o**ros *ados a
</line>
<line>
al*rmantes, co*o o* 18% de an*lfabet*s totais de Alagoas - a *aior taxa por es*ado - ou *s **
</line>
<line>
mi*hõe* de pe**oas em idade esco*ar f**a da escola, pode-se identificar pelo m*nos um sinal
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 18, *. 6, art. 7, p. 133-*50, jun. 2021 ww*4.*sanet.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*n*cação, *ducação e os Entraves pa*a * D****volv*mento Social do Bra*il Cont*mp*râneo
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
claro da i*resp*n*abilidade política para * re*olução d*st* * de o*tros problemas por ele
</line>
</par><par>
<line>
o*asio*a*os: total descaso com a *ducaç*o púb*ica. É certo q*e
</line>
<line>
* ma**r par*ela *os
</line>
</par><par>
<line>
analfabetos está na idade adulta, os *úmer*s chegam a 44% d* idoso* que não sabem l** ou
</line>
<line>
*screver. E as di*erenças region*is também são representati*as: de **ase 15% no Nordeste
</line>
<line>
para menos *e *% na R*gião S*l, em números totais do an*lfabetis*o adulto. Mas, um efei**
</line>
<line>
devastado* pode estar surgindo do processo de di*tribuição de renda e, conse*uentemente, de
</line>
</par><par>
<line>
informaç*o. A geração nem-nem, como
</line>
<line>
*em sen*o
</line>
<line>
chamada a
</line>
<line>
pa*c*l* **s jo*ens *ntre 15 e
</line>
</par><par>
<line>
*9 anos que não estudam nem trabalham, atingiu a mar*a d*s 8 milhões em um univer*o d*
</line>
<line>
aproximadamente 50 milhões: **ase 20% d* ***a*.
</line>
</par><par>
<line>
Um em c*d* cin*o brasileiro* *ntre 18 e 2* anos nã* trabal*a n*m estuda. É
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cha*ada "geração nem-nem", dime*siona*a e* estudos da Unive*sidade E*t*dual d* Rio de
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro. E*ses jovens são vítimas de um "desalent* estr*tura*", como
</line>
<line>
a*ali*ou Fernando *e
</line>
</par><par>
<line>
Holand* Fi*ho, professor da Fund*ção Getúlio Vargas, ao jor*al O **obo (16/9). Ou se*a: sã*
</line>
</par><par>
<line>
pess*as *u* d*sis*i*am de procura* trabalho, por**e não t*m qu**e nenhuma qu*lificaçã*,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tampouco quer*m volta* a estu*ar, porque não se sentem atra*d** pela esco*a (ESTA*O DE
</line>
<line>
SÃO P*ULO, 2*1*).
</line>
<line>
Sobre a "atração" da escola, fal*re*** adiante, mas o que nos *ntriga nesse moment* é
</line>
</par><par>
<line>
*ue esse "d*salent*", essa "b*m**-re*ógio"
</line>
<line>
(com* previa *arcy Ribeiro*), esse ***caso em
</line>
</par><par>
<line>
*ível nacional é um f*to
</line>
<line>
extre*amente preocup*nte pa*a * *aís como um
</line>
<line>
t odo,
</line>
</par><par>
<line>
i*depen*e*temente de clas*es, pois *eforça e
</line>
<line>
e*tigmatiza difere*ças sociais, regionais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
etá*ias, promove a exclusão e atr*vanca o desenvo*viment* tecnol*gic*, científico,
</line>
<line>
so*iocu*t*ral.
</line>
<line>
Pior * que isso acontece ao m*s*o tempo *m que *st*mos vivenciando * período do
</line>
</par><par>
<line>
surgime*to de u* novo tip* de *inguagem de mídia a par*ir da con*ergê*c*a dos mei*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*uni*ação e da possibilidad* d* in*eração si*ultâ*ea de q*alquer lugar do planeta. O* se*a,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto o *u*do se *lurali*a,
</line>
<line>
s* inf*rma e se reinventa, o *rasil pena para co*seguir
</line>
</par><par>
<line>
manter-*e vivo diante da a*mada de tecnol*g*a que movimenta * mundo.
</line>
<line>
Não é u* pen*amento fat*list*, *as usando uma analogia de *ma corrida, *oderí**os
</line>
</par><par>
<line>
di*er
</line>
<line>
que, enquant* os
</line>
<line>
países rico* (e desenvolvidos) viajam em trens-b*la, sem esforços
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
juvenil em relação à participação da sociedade no proc*ss* c*vil*zatório de uma *o*iedade, te*do e* vista as
</line>
<line>
diversas revoluções tec*ológicas empreendidas pelo m*ndo (in: *I*E*RO, Darcy. En*re*ista TV Cultura, 199*.
</line>
<line>
Disponível **: https://ww*.y*utube.com/w*tch?v=**FzOemlAbg). Então, se a*a*o, houvesse falha nesse
</line>
<line>
pr*tag*nismo, a sociedade teria um* falh* no proc*sso de d*senvolvimento, seja de maneira local ou em nível
</line>
<line>
global.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-*50, jun. 2*21 *ww4.fs*n**.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. R. Florêncio, C. A. B. Santos
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
*raça*s e em veloc*dad*s i*i*agináveis, o Brasil aparece n* dis*u*a e* sua p**ad* charrete de
</line>
<line>
o*ro e p**ta, puxa*a por cav*lo* baios *ontados por mestiços, q*e **da queriam dispu*ar.
</line>
<line>
N*s trens jap*neses ou alemães, os smart*ho*es, *onectados em excelent*s redes wi-
</line>
<line>
*i, funciona* plenamente durante toda a viag*m. Est*o conv*rgi*os por divers** mídias,
</line>
<line>
p*ssi*ilitando o usu*rio jogar onlin*, assistir à pr*gramaç*o da TV (no **nal de sua
</line>
<line>
*referência), ao tempo *m que *nv*a *ensa*en*, textos e áudios ao* seus co**atos * acessa **
</line>
</par><par>
<line>
noticiários em *íd*as e*cr*tas
</line>
<line>
o* aud*ovi*uais do mu*do
</line>
<line>
i*teiro. Sem menc*ona* que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
horário* do* transportes pú*licos são *igorosament* r*speitados e as *nformações estão
</line>
<line>
d*spost*s digitalmente *m terminais de consu**a.
</line>
<line>
Na via*em an**ógica da ch*rret* bra*ileir*, sob estrad*s ma* con*ervadas e roteiros
</line>
<line>
p*e*iam*nte **sobe*ec*dos *ela impont*ali*ade do* *mprev*stos e da bur*craci*, os vi*j**tes
</line>
</par><par>
<line>
dispõem de me*** equi*amentos i**perantes q*e causa a insuficiê*cia na* re*e*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*u**cação onl*ne, além
</line>
<line>
da "*atural" dif*culdade na compreensão das m*dias. O* serviços
</line>
</par><par>
<line>
** infor*aç*o são incapazes de e*itar *quív*cos e a inoper*nc*a de alguns setore* atrapalham
</line>
</par><par>
<line>
o proc**imento da
</line>
<line>
chegada n*
</line>
<line>
local e t*mpo ex*to.
</line>
<line>
Chegam*s, mas estamos se*pre
</line>
</par><par>
<line>
atrasados.
</line>
<line>
A**da que a noção
</line>
<line>
d* luga* e **mpo *s*e** cam*nha*** para um
</line>
<line>
abstraci*nismo
</line>
</par><par>
<line>
irremediável.
</line>
</par><par>
<line>
Seg**do Lemos (2017), a "g*obalização v*m desarti*ular fr*nteiras e li*ites". Os
</line>
</par><par>
<line>
locais
</line>
<line>
não podem m*is ser consid**ados estanques, parali*ados. Nem em espaço nem em
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo. **ra Atta*i, o e-mail e, depois, o nú*ero
</line>
<line>
de telefone celular, *oram os primeir*s
</line>
</par><par>
<line>
"en*ereços *ão territoriai*". A **bilidade in*ormacional atual se d*
</line>
<line>
pela interface entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
espaço eletrônico e o espa*o *ísico e que, segu*do Lemos (2017), **t* si*uaçã* *nformacional
</line>
<line>
do sécu*o X*I encontra-se na cultura da *obil*dade e o seu p*incípi* f*ndamental.
</line>
</par><par>
<line>
A comunicação se es*ab*lece nessa di*âm*c* do
</line>
<line>
móvel-i*óvel. Comunic**-se
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de**o*ar-se, transpo*-se. A comunicação implica *o*ime*to
</line>
<line>
de i**ormação e movimento
</line>
</par><par>
<line>
social: saí*a de *i no di*logo *om o ou**o *luxo de mensagens carregadas por dive*s*s e
</line>
</par><par>
<line>
suport*s, daí a
</line>
<line>
*e*essidad* d* uma siner*ia de meios, m*dias, form*s, informa*ões.
</line>
</par><par>
<line>
A internet então v*m
</line>
<line>
se* ***amorfos* dessa fluide* soc*al. *omo nômades antigos, a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mobil**ade não é uma novidade e não na*ce com os dispositivos po**áteis d*gitais * *s *e*es
</line>
<line>
sem fio da s*ciedade *a info*m*çã*. A*tali (200*) *ostra como a mob*li*ade é car*cterística
</line>
<line>
essencial da nos*a es*écie. O *e*lo*ar-se é próprio do *e* humano, ain*a que, para iss*, *ão
</line>
<line>
prec*se carre*** seu corpo fís*c*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Ter*sina, v. 18, n. 6, art. 7, p. *33-*50, jun. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação, Educ**ão e os E*t*ave* pa*a o Desenvolvimento Social d* Brasil Contemporâneo
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O Ne*l*beralism* e o Process* de Obstrução d* Informaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
* poder oligárqu*co das telecomun*ca*ões r*presenta, ao contrário dos dis*u*sos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
democratização e universalida*e apre*entados pelas *r**cipais redes d* TV *acion**s, * uma
</line>
<line>
grand* afronta * liberdade *e expre**ão. C*s*s de censura, r*pre*sã* e violação dos dire**os
</line>
<line>
de comunicação * expressão, indiv*dual e coleti*a, têm se *or*ado comuns e* plen* século
</line>
</par><par>
<line>
XXI,
</line>
<line>
ainda *ai* com processo de desmonte éti*o de est*uturas políticas e judiciárias, o
</line>
</par><par>
<line>
razoavelme*te *on*olidadas pela cultura democrática brasil*ira.
</line>
<line>
No text* "As amea**s à liberdade de expressão *o B*asil no ano de 2*1*", a jor*al*sta
</line>
<line>
Romên*a Vieir*2, da Revista I*t*rvozes - Co**tivo *rasil de Co*unicação S*c*al, ana*isa *s
</line>
</par><par>
<line>
denúncias dess* violência *os direitos *uma*os
</line>
<line>
apresentadas através do relatório "Ca*ar
</line>
</par><par>
<line>
J*mais! - Um ano de denúncias contra violações à l*berdade d* e*pressão". *n*re os inf*rmes
</line>
</par><par>
<line>
do relat*rio, as viol**ões fora* c*assi*icadas em set*
</line>
<line>
categorias: 1 - *ontra jo*nalistas,
</line>
</par><par>
<line>
comunicadores so*iais e meios de com*nic*çã*; 2 - manifestações art*sticas; * - ce*ce*me*to
</line>
</par><par>
<line>
de direitos a funcionário* p*bl*cos; - repr*ssão a protestos, manif*sta*ões, *o*imentos 4
</line>
<line>
soc*ai* e organi*ações p**íticas; 5 - *e*sura nas esc*las; 6 - intervenções em **des sociais; * -
</line>
<line>
desmonte da co*unica*ão p*blica.
</line>
<line>
Chega-se à conclusão *e *ue tra*alh*r com comunica*ão p*blica atualm*nte em **rra*
</line>
<line>
t***niqu*ns, a*é* das d*ficuldades natur*is da i*fraestrutura precária dos meios sociais em
</line>
</par><par>
<line>
*elaç*es *s oligarquias d*s redes *ercado*ógi*as, * uma
</line>
<line>
profissão de
</line>
<line>
ext*emo ri*co, pois os
</line>
</par><par>
<line>
jornalistas, repórteres e
</line>
<line>
com*nicadores em geral sofrem com o* emba**os das
</line>
<line>
próprias
</line>
</par><par>
<line>
empresas em que *rabalham e com a violência da repressão policial. Pi*r: no Brasil do s*culo
</line>
<line>
X*I, o r*troc**so *a co**nicação * a censura * informação e ao pensamento crítico chegam
</line>
<line>
tanto através *e instituiçõ** públ*cas (governos, p*lícia, judiciário), como também atr*vés de
</line>
</par><par>
<line>
**upos extre*ista*, ultra**nser*adores
</line>
<line>
e retrógrad*s, que se organ*zam em forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
instituições d***arçadas de "m**tenedoras da moral e dos bo*s *ostum*s", adquir*nd* papel de
</line>
</par><par>
<line>
movimentos soc*ais,
</line>
<line>
onde "cidadãos de bem" expressa* seus disc*rsos ** ódio, racismo,
</line>
</par><par>
<line>
ho*ofobia e intolerância religios*, em redes so*iais e, de forma viol*nta, nas ruas das *id**es
</line>
<line>
pelo Brasil *fora.
</line>
</par><par>
<line>
Casos de produçã* e repr*duçã* em mas*a de fake News, por meio de *o*ôs
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos tec*ológicos que disparam mensag*ns, *emes e falsa*
</line>
<line>
notíci*s/informações
</line>
</par><par>
</page><line>
2 A Rev*st* *ntervoze* - Co*etivo Bras*l de Co*unicação social, com o text* r*fe*ido ne*te *rtigo pode s*r
</line>
<line>
acessado em: http*://*nte*v*zes.org.br/p*bli*acoes/revis*a-concessoes-de-radio-*-tv-%E*%80%A2-onde-a-
</line>
<line>
de*ocrac*a-*inda-nao-chegou/
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-150, jun. *021 w*w4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Florêncio, C. A. B. *an*os
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
através d*s r*d*s soc*ais são investigadas pelos ó*gã*s co*pete*t*s. Mas, co*tinuando a f*lar
</line>
</par><par>
<line>
sobre *ulturas *i*iáticas, ci**respaço,
</line>
<line>
inter*et e outros termos q*e
</line>
<line>
envolvem * cul**ra,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir da produção-re*rodução-**ão de text*s *o â*bito da *o*uni*ação, é oportuno *izer
</line>
</par><par>
<line>
que muita coisa
</line>
<line>
do que chega ao
</line>
<line>
gra*de p*blico agora, como sinal *** nov*s tem*os e,
</line>
</par><par>
<line>
muitas veze*,
</line>
<line>
n*m a*inge à grande massa, é imediatamente substitu*d* por outra tecnologia,
</line>
</par><par>
<line>
parec* muito atual, *ós-mo*ern*, contemporâneo. Às vezes n*m é.
</line>
</par><par>
<line>
É ne*sa pe*spectiv* que de*endemos a e*uca**o com* priori*a*e e* r*lação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apro*riaç*o das TIC para o
</line>
<line>
desenvo**iment* s*cial, tanto no *specto d*
</line>
<line>
construção *os
</line>
</par><par>
<line>
element*s comunicativos,
</line>
<line>
como em re*ação à p*odu*ão dos in*umos n*ce*sários
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
d*mocratização d*s
</line>
<line>
informações. Para is*o, a in*lusão d*gital,
</line>
<line>
iniciada *e forma tímida
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
educaçã* básica, **rna-s* o pr*ncipal fator par* *s processos de democratização
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
unive*s*lização dos saberes e co**etências com*nicacionais e tecnológicas.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Programas d* Inserção e * *ducomunicaçã*: Do **alógico à Tecnol*gia Digital
</line>
</par><par>
<line>
As *r*me*ra* *is*ussõ*s so*re a *nserçã* do us* *a informá*i*a c*mo instrument*
</line>
</par><par>
<line>
ed*cac*onal
</line>
<line>
ocorrer*m em 1971 (ANDRADE; ALBUQUE*QUE LIMA, 199*), com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*ograma EDUC*M,
</line>
<line>
*oltado *ara a inclusão
</line>
<line>
dig*t*l na educação básica. *u*, apesar *o
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*ento de un*vers**ade* co*o Un* e **BA, além do apoio do *NPq, o projeto
</line>
<line>
vigo*ou apenas ent*e 1983 e *986. As polí**cas públicas no Brasil pas*avam *or mu*anças *
</line>
<line>
redi*ecionamento de obj*t*vos. Segundo S**za (2013), em 1*86 * Brasil apres*nta *m* nov*
</line>
</par><par>
<line>
*onjun*ura política, novos
</line>
<line>
atores nos pr*cessos decis*rios e, *o* i*so, mudanças
</line>
<line>
e/ou
</line>
</par><par>
<line>
*xti**õe* de alguns projetos. O EDUCOM
</line>
<line>
foi i*corporado pelo P*ograma de Forma**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Pr*fessores pa*a u*o das Tecnolog*as da *nforma*ão e Comunicação (*OR*AR). Dessa
</line>
<line>
junçã*, se or**ino* o Progra*a de Ação I*edia** em I*formática na Ed*cação (PAIE), que
</line>
<line>
**tabeleceu *ntre suas diretrizes:
</line>
<line>
A realiz*ção de *on*urso* anuais de "s*ftw*re" educacio*ais brasile*ros, a
</line>
<line>
implantação *e centro* de inf*rm**ica no ensino fun*am**tal e *édio, a realiza**o
</line>
<line>
de pesquisa* e um novo incremento a* Proje*o EDUCOM, *lém da reali*ação de
</line>
<line>
cu*sos de esp*cialização *m Inf*rm*tica *ducati*a, de**ina*o* a p*ofessore* e
</line>
<line>
té*nicos das sec*etarias de Educação e colégios federais *e ens*no técnico (BRASIL,
</line>
<line>
1994 apud SO*ZA, 2*** p. 42).
</line>
</par><par>
<line>
Os progra*as não tinham
</line>
<line>
vida longa, passando por mudanças, nomenclatur*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estratég*as de *esen*o*vi*ento diferent*s, ao sabor
</line>
<line>
d*s conj**turas *a
</line>
<line>
déca*a mai*
</line>
</par><par>
</page><line>
efervescente da política *acio*al e as aç**s do PAIE duraram apen*s qua*ro anos. Na d*ca*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 6, art. 7, p. 133-15*, jun. *021 w*w4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação, Educa*ão e o* Entraves pa*a o Desenvolv**ento Social do Brasil Cont**por*neo
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
de 1*90, o *rograma *acional de *nformática Ed*c*tiva (PR*NI*FE) serviu como *ase *ar*
</line>
</par><par>
<line>
e*tr*turação do *rograma N*ci*nal *e Info*má*i*a na Educação
</line>
<line>
(PROINFO), criado pelo
</line>
</par><par>
<line>
MEC *om * *bje*i*o principal de ad*uirir com*utador*s a serem distribuídos nas escolas
</line>
<line>
Públicas *e Ensino Fundament*l e Médio de forma p*oporciona* a* núm*r* de alunos de cad*
</line>
</par><par>
<line>
*nid*de *sco*ar. A vida do PR*INF* foi de 1* *nos, ent** 1*97 e 2007, fazendo surgir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
PROINFO Integrado, que agre** aos objeti*os do *nterio* atender as esc*las das zo*as *ura**,
</line>
<line>
além de i*serir a f**mação docente que havia perd*do espaço desde a e*tinção do projeto
</line>
<line>
FO*MAR.
</line>
<line>
*m *eio a mud*nças, criou-se concomitante o P**g*ama Um *ompu**dor Por Al*no
</line>
<line>
(PR*UCA), em que, por me** *o F*ndo Nac*on*l de De*envolvimento *a Edu**ção (FNDE)
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
Ministério d* Edu**ção, *f*tiv*va-se a distribuição de computado*es p*rt*te*s
</line>
</par><par>
<line>
educa**o**i* para os estudant*s de escolas públ*c** *m *o*o país. S*a propo*ta inicial foi de
</line>
</par><par>
<line>
15*.00 (cento e cin*ue*ta mil) computadores para atende*
</line>
<line>
300 (trezentas) escol*s públicas.
</line>
</par><par>
<line>
Os cr*t*ri*s das unidade* escolares contem*ladas pelos *quipa*entos for** estabelecido*
</line>
<line>
p*lo Co*sel*o Nacional ** S*cretários E*taduais de *duc*ç*o (C*NSED), pela **ião
</line>
</par><par>
<line>
Nac*onal dos *ir*gentes Munic*pais
</line>
<line>
de E*uca*ão (U*DIME), pel* extinta Secretaria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação
</line>
<line>
a Dis*ância do Mini*té*io da Ed*cação (SEED/MEC) * pela P*esidê*ci*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*epúbl*ca.
</line>
</par><par>
<line>
Um pro**ama educ*tivo como PR*UCA, que implica na intro*uç*o de TICs * nas
</line>
<line>
co*seque*tes *udanças n* prá*ica educat*va, r*pres*n*a nã* a**na* um de*a**o, ma*
</line>
</par><par>
<line>
também
</line>
<line>
um* *po*tunidade de formaçã* d*s sujeit** do pro*esso e**cativo e da
</line>
</par><par>
<line>
comunida*e escolar, e* geral. Nest* contexto, a form*ção **s professores
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
contribuírem co* as **tencialidades *este p*ograma t*rna-se eleme*to crítico, uma
</line>
<line>
vez que ele* *c*pam papel *entral na int*gração efetiv* desta* iniciativas no espa*o
</line>
</par><par>
<line>
escol*r. *o en*anto, além
</line>
<line>
da instrument*liz*ção e* hardwar* e sof*war*, é
</line>
</par><par>
<line>
fun*amental que os pr*fessores tenh*m opo*tunidade de e*p*rim*ntarem, refle*ir*m
</line>
<line>
e de recriar em *uas pr**i**s, com base em suas ex*eriências, necess*dade* e val*res
</line>
<line>
como parte integra* dest* formação (STRUCHINER, 2*11 apud SOUZA, 201*, p.
</line>
<line>
* 5 ).
</line>
</par><par>
<line>
Compreen*er t*dos os *roc*ssos pel*s quais o p*ís vem passando ao *ongo dos
</line>
<line>
anos
</line>
</par><par>
<line>
para o dese*volv*mento tecnológi*o e a inclusão digita* dos estudan*e* é impor*ante *ara
</line>
</par><par>
<line>
last*ear o e*tendimento s*bre as
</line>
<line>
t*ansform*ções sócio-políti*as e, c*m elas, *nalisar as
</line>
</par><par>
<line>
polít*cas públicas v**tadas para a educa*ão pública e quais os ob*etiv*s sã* desenhados
</line>
<line>
conforme atores e cenário vivenciado. O que resultará, *onsequ*ntement*, n* possibilidade de
</line>
</par><par>
<line>
infor*aç*o/comun*cação e *a capa*i*ade soc**l de compreen*er e inter*i*
</line>
<line>
nas polí*icas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acesso * informação, tecnologi* * de*en*olvimento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina PI, v. *8, n. 6, art. *, p. 13*-150, jun. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Flo*ê*cio, C. *. B. *an*os
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTA*OS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 As Estr**ég*as Brasil*iras D* Des*nvolvimento S*cioec*nômico
</line>
</par><par>
<line>
* ver*adei*a face da inc*us*o digital *o B*asil, pro*osta pel*s gove*nan*es desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fi*al
</line>
<line>
d* sécu*o *X, tem
</line>
<line>
sido apenas uma "promessa" d*
</line>
<line>
campanhas partidári*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*scontextuali*adas da realidade sociocu*tu*al do país. Em nome dess* inclusão prometid*, os
</line>
</par><par>
<line>
"programas de go*e*no"
</line>
<line>
prometem q*as* milagres par* a r*solução dos p*i*ci*ais *n**av*s
</line>
</par><par>
<line>
socia*s de p*íses em "franco" desenvolvimen*o, c*mo soluçã* má*ica para a pobreza,
</line>
<line>
c***n**as ed*c*cionai* (pr*ncipa*ment* o analfabeti**o), i*ju**iç*s sociais, des*mpre*o,
</line>
<line>
v*olênc*a, racismo, homofobia.
</line>
<line>
*nfelizme*te, o que deveri* ser política públ*ca de fat* (e nã* de g*vernos), tem sido
</line>
<line>
frequentemente utili*ada, em especial pelas organizaç*es in*e*nacionais e *elo set*r públ*co,
</line>
<line>
pa*a compor um **rgão apelativo nas ab*rdagens polít*cas de ca*áter geral e populi*ta, pois é
</line>
<line>
notória a falácia da *ntencio*a*i*ade do uso d* dis*osit*vos como for*a de inclu*r. * modelo
</line>
</par><par>
<line>
de inclusã* que se tem
</line>
<line>
per*ebido * meramente de
</line>
<line>
in*lusão *er*a*ol*gic*, * q** já nos foi
</line>
</par><par>
<line>
perce*ido desde do iní*io da in*erção
</line>
<line>
da *e**ologia nas escolas, fator*s que interferiram na
</line>
</par><par>
<line>
lo*gevid*de *e programas como o EDUCOM. Por isso, a apropriação da tecnol*g*a precisa
</line>
<line>
*er m*lho* compr*e*di*a no con*exto social, incluindo n*sta *erte**e as políti*as pú*lic*s
</line>
<line>
pa*a a educação.
</line>
<line>
A I*clusão Digital é ev*d*ntemente distanciada da ma*oria das com*nidades *u* *inda
</line>
</par><par>
<line>
v*vem o *nalfabetismo digi*al ca**cteriza** *or uma
</line>
<line>
série
</line>
<line>
*e fa*ores, apesar *a vida social
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ógica exigir a apropriaç*o desta habilidade * q*e resulta
</line>
<line>
em
</line>
<line>
usuários de t*lecentros,
</line>
</par><par>
<line>
info*entr*s, la*oratór*os escolares ou *esmo lan-houses, em sua maio**a, *o* n*cessidades
</line>
<line>
*ais i***iata* como a pr*dução d* mater*al de *epro*r*fia, *ont*tos pessoais e/ou comerciais
</line>
<line>
de cur** duração, comercializaçã* *e produtos ou afins. Nelson Pretto (2001, p. 15), ao
</line>
</par><par>
<line>
referir-se às
</line>
<line>
p*l*tic*s públicas para a inclusão dig*tal, defende *nici*tivas *ue **alizem "*
</line>
</par><par>
<line>
inclusã* de c*dad*os, não como
</line>
<line>
*er*s consumidore*, *eja
</line>
<line>
de produtos
</line>
<line>
*u
</line>
<line>
de informações,
</line>
</par><par>
<line>
mas
</line>
<line>
como sujeit*s plenos q*e participam do mundo
</line>
<line>
c*ntem*o***eo enquanto seres é*icos,
</line>
</par><par>
<line>
aut*nomos e c*m poder de *ec*são".
</line>
<line>
Seri*, port*nto, necessário *valiar se a realização d* curso* básico* de *nf*rmáti*a par*
</line>
</par><par>
<line>
a popu*ação de baixa ren*a, ação em ge*a* bastante
</line>
<line>
comum
</line>
<line>
ent**
</line>
<line>
os diversos projetos de
</line>
</par><par>
<line>
inclusão dig**al q*e
</line>
<line>
prolifer*m
</line>
<line>
n* *aís, estariam *ontrib**ndo de alguma forma
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
fo*m**ão de suje*tos autôn*mos e parti*i*ativos, ou apenas atendendo o mercado d* trabalho
</line>
<line>
que busca a apre*diza*em flexí*** para * mão de obra barata.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 6, art. 7, p. 133-150, jun. 2021 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comuni*ação, Edu**ção e os Entraves par* o Desenvol*im*nto Social do Brasil Contemporâneo
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
E**stem div*rsas in*c**tiv*s no sentid* de pr*mover uma apresentação dign* e viável
</line>
</par><par>
<line>
*es** "ad*iráve* mundo novo" às
</line>
<line>
comunidades ca*entes ou gr**os *istoric*mente
</line>
</par><par>
<line>
margina*izado*, no *ntanto, é p*r*eptível a *n*b*ervância e* se atender uma inserçã*
</line>
<line>
*fic*ente voltada para a auto*om*a, e formaçã* *n*lat**a* do in*iví*uo par* s*a vida em uma
</line>
<line>
sociedade *ecnológic*
</line>
<line>
E te*o* um agrava*te ho*e, com a chega*a das mega*mpresas de t*cn*logia. Não são
</line>
<line>
mais os cursos *ásicos d* *nformática qu* s*o disponibilizados no* infocen**os e escolas; são
</line>
</par><par>
<line>
*s pacotes
</line>
<line>
dessas empresas, que apri*ionam os s*jeito* *os seus
</line>
<line>
d*sposit*vos e *m**entes
</line>
</par><par>
<line>
digitais. S*gund* Flo*ênc*o, Bonilla e S*l*a (*020), é o que Lemos (201*) chama ** "p*rtal-
</line>
</par><par>
<line>
curral" - uma vez ali dentro, não
</line>
<line>
pode sair, explora* outras
</line>
<line>
pos*ibi*idades, conhece* o*tro*
</line>
</par><par>
<line>
*am*n*os. Inc*usive os
</line>
<line>
dados de todos os s*jeitos ficam disponíveis e sob * guard* desses
</line>
</par><par>
<line>
co*g**m*ra*o*. P*rdemos completamente a **ton*mia.
</line>
<line>
Ma*, quais sã* suas expec*ativas, *uais s*o suas limitaç*es e possibilidades?
</line>
<line>
Ente*dendo is*o, pode-*e ver como a tecnol*gia pode ajud*r a res*l*er alg*ns d**
</line>
<line>
*roblemas que a *scola apres*nta, e de que *aneira se pode intro*uzir a te*nologia
</line>
</par><par>
<line>
*a escola para que e*a realmente responda as *ece*sidades próp*ias d* lugar.
</line>
<line>
É
</line>
</par><par>
<line>
pr*ci*o i*ve*ter a questão, é preciso sabe* o que po*emos
</line>
<line>
fazer *ara o est*dante,
</line>
</par><par>
<line>
para o *ujeito, para *evar a pessoa a interag*r; saber do que ne*essi*am os estud*ntes
</line>
<line>
e como a t*cnolo*ia po*e colabora* *ara a s*a satisfaç*o (GÓMEZ, 1*98, *. *0).
</line>
<line>
Diant* desse de*ate, Fígar* (2010) acrescent* *ue a escola está pera**e um embate. Por
</line>
<line>
um lado, as TIC são i*seri*as no co*texto es*olar em*ut**as nos *alores capit*l*st*s,
</line>
<line>
e**cando por uma formaçã* pa*tada na c*mpetiti*idade e re*firmando * apego ao mercado.
</line>
</par><par>
<line>
P or
</line>
<line>
outro lado, é possível *e pensar **ma formação human*st*ca, democrá*ica, com
</line>
</par><par>
<line>
o*ortuni*ades *ara todos. Para a *uto** são, p*rta*to, *uas p**spectivas distintas, **s com a
</line>
<line>
possibilidade d* se constr*ir um **uilí*rio. Fíg**o (20*0) defende que as TIC precis** ser
</line>
<line>
ressemantiz*das *ela *duc*ção e não apenas vistas a partir dess* dicotomia.
</line>
<line>
**be ao campo c*munic**ão/*du***ão reconhe*er a *mportância do adve*t* das
</line>
</par><par>
<line>
novas tecnologi** de
</line>
<line>
c*muni**ção, po*s
</line>
<line>
elas n*o *odem ficar do lado de fora da
</line>
</par><par>
<line>
**col*. Mas cabe
</line>
<line>
prioritariamente a
</line>
<line>
este c**po *es*atura*izar *e*a l**ica da
</line>
</par><par>
<line>
for*aç*o hu*aníst*ca, *a ação par* a *ducaç*o e a c*dadania
</line>
<line>
(FÍGAR*, *010, p.
</line>
</par><par>
<line>
1 1 ).
</line>
</par><par>
<line>
Fi*a evidente *ue o uso das *IC faz sentid* no espa*o escolar, a par*ir *e ou*ra
</line>
</par><par>
<line>
compreensão
</line>
<line>
sobre e*as, que perpa**a por desconst***r a lógica do mero co*sumo. Num*
</line>
</par><par>
<line>
outra lógica d* *onstruçã* d* c*n*eúdos, r*p*nsar o u*o *as
</line>
<line>
tec*olog*as voltando-se par*
</line>
</par><par>
</page><line>
cul**ra, par* cidadania, pa*a o conhecimento compartilha*o, para solidariedade e n*o a*enas
</line>
<line>
para a reproduç*o de form**os e c**teúdos das mí*ias conve*cio*ais.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 18, *. 6, art. *, *. 1*3-150, jun. *021 *ww4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. R. Florêncio, C. A. B. Santos
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
(...) a p*ssib*lidade *e introduzir no *enário es*olar o* temas ante* abordados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*es*o*der a *les de man*i*a ad*quad* no que di* r*speit* às t*refas a serem
</line>
<line>
desenvol*idas pel* corpo docente, bem c*mo a postu*a * ser adotada pelo
</line>
</par><par>
<line>
**ofe*sor/*ediador qu*nto *os con*eúdos curricula*es, às atividades didáticas e às
</line>
</par><par>
<line>
*ormas de avaliaçã* (FÍGARO, 2010, p. 11).
</line>
</par><par>
<line>
Pretto (2001), ao referir-se às polít*cas p*blicas *ara a inclusã* di*ital, defende
</line>
<line>
inici*tivas *ue realizem a inclusão ** cida*ãos, não como mer*s consumidore*, s*ja de
</line>
<line>
pr*dutos ou de inform*çõe*, mas como sujeitos *lenos q*e participam do mundo
</line>
<line>
contemporân*o enquanto se*** éticos, au*ôno*os e com pode* de decisão.
</line>
<line>
3.2 Educaç*o * *omunic*ção pa** Além do D*senvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
**tes
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
adentra* no* *esafios para Educomu*icaç*o com a presença da Web *.0,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário de*tac*r algumas
</line>
<line>
questões s**re * entendimento de alguns autores sobre essa
</line>
</par><par>
<line>
prática na escola, alg* ainda muito tr*nsversal. Além disso, é i*teressant* o posicionamen*o
</line>
</par><par>
<line>
de *lg*ns desses au*ores, que desmistificam a presença
</line>
<line>
das TIC na es*ola necessariamente
</line>
</par><par>
<line>
como o sucess* *o
</line>
<line>
estudante ou * *alv**ão *a educa*ão. A Educomunica*ão, *m sua
</line>
</par><par>
<line>
**li*ação práti*a, é um
</line>
<line>
cam** que, d*ntr* o*t*os a*pe*tos, se *ol*a *ara ne*essidade de a
</line>
</par><par>
<line>
suprir a demanda da s*ciedade por *onheci*ento pautad* na autono*ia. Isto implica
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
participa*ão *os
</line>
<line>
atores envo*vid*s no *r*ce**o de cont*xt* de constr*ção do s*ber,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso de ensi*o.
</line>
</par><par>
<line>
Neste s*ntido, se*u*do Soares (201*), a Educomunicaç*o se co**ca diante d* escola
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir de três âmbitos:
</line>
</par><par>
<line>
Ges*ã* e*colar, d*sta forma *onvida a escola a id**ti*icar e, *e p*s*ível, rever suas
</line>
<line>
p*át*cas co**nica*iv*s que ca*acterizam e *ort**am as relações ent*e a direção, os
</line>
<line>
*rofe*sor** e os alunos, n* ambient* e*uc*tivo. No â*bi*o *iscipl*nar faz s*gestõe*
</line>
<line>
que * comuni*ação, enquanto linguagem, process* e pr*duto cultu*al se *ra*s*orme
</line>
<line>
em *o*te*do di*cipli*ar, isto é, objeto específico do currículo da área "Linguagens,
</line>
<line>
*ó*igos e *uas tecn*logias.". E, âmb*to trans*isciplinar propondo que os ed**andos
</line>
<line>
s* apoder*m das lingu***n* midiát*cas, ao fazer *so sol*dário dos recu*sos de
</line>
</par><par>
<line>
com*nicação, tanto para ap*ofundar o *o*hecimento quanto para
</line>
<line>
de*enhar
</line>
</par><par>
<line>
estr*tégi*s de transformação das co*diçõ*s de *id* (SOARES, 2011, p. 19).
</line>
</par><par>
</page><line>
Vale ressaltar que a escol* e os educ**do* a quem o autor se r*fere s*o aqueles
</line>
<line>
m*rgina*i*ados, no que diz resp*ito a* acesso a *ens c*ltu*ais, informaçõ**. O au*or
</line>
<line>
*cre*centa *ue mu*to* des*es jo*ens se deparam com uma **cola que não diz muito *obre s*a
</line>
<line>
rea*idade e, se d**, é de form* tra*s**rsal, *ois os con*e*d** não fa*em mu**o se*tid* para
</line>
<line>
esses estud*ntes, é nec*ssário *o*struir *m se*timento *e *ertencimen**, atender a *e*li*ade
</line>
<line>
*xtra muros escolares.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*es*na, *. 18, n. 6, a*t. 7, p. 133-1*0, ju*. 2021 www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comu*icação, Educa*ão e o* En*raves para o Dese*volvimento Socia* *o Br*sil Contemporâneo
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
Uma e*uc**ão ef*ciente precisa inserir-s* no c**idiano de seus est*dantes e não ser
</line>
<line>
u* simulacro de s*as vidas. Fa*er sen*ido pa** eles sign*fica partir de u* pro*eto de
</line>
<line>
edu*açã* *ue c**inhe no mesmo ritm* que o mu*do o* cerca e q*e acom*a*he
</line>
<line>
essa* ***nsformações. Q*e entend* o jov*m. * não dá p**a ente*dê-lo sem *equer
</line>
<line>
escutá-lo (SOARES, 2011, p. 8).
</line>
<line>
Nessa persp*ctiva, a*gum*s d** c*ntribuições da Edu*o*unicação já podem ser vistas
</line>
</par><par>
<line>
através de políticas públicas por meio de *rogr*m*s *overna**n*ais, como * ca*o d* é
</line>
<line>
*r*grama Mais *ducação, do MEC. Através deste programa, as escolas *fertam *m* série de
</line>
<line>
atividades em f*rma de oficin*s pa** o* estudante* no t*rno oposto ao ** estu*o *egular, com
</line>
<line>
a fina**d*d* de pr*mover uma educaçã* integ*al. O estudant* par*icipa de *tivida*es cultura*s,
</line>
<line>
de laz*r, com aco*panhamento pedagógico em tod*s as d*sciplinas, at*v**ades d*senvolvidas
</line>
</par><par>
<line>
por *embros da
</line>
<line>
com*nidade, com competência t*cni*a para desenvolv*r a m*ni*oria. E,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ixo comunicaçã*, uso de míd*as * cul*ura digit*l e *ec*ológicas que podem ser *mpl*ntad*s
</line>
<line>
na esc*l*, atendendo diversidades e *eculiar*da*es. As *t*vidades propos*as pelo ma*ual
</line>
</par><par>
<line>
sugerem te*as
</line>
<line>
co*o: "Educação em Direit*s Humanos, Prom*ção da Saúde,
</line>
<line>
* temas
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionados à Éti*a e Cida*ania" (*RASIL, 20*3, p. *).
</line>
<line>
O tra*alho de monit***a deverá ser *esemp*nhado, p*eferencia*mente, por
</line>
</par><par>
<line>
estudante* univ*rsit**ios de for*ação
</line>
<line>
*specífica nas áreas de d*sen*olviment* d*s
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dad*s *u p*ssoas *a comunidade. Alé* d*sso, poderão desem*enhar * função
</line>
<line>
de monitoria, de a*ord* com suas c*mpetê*cias e h*bilidades, *studante* de EJA e
</line>
<line>
es*udantes do en*ino médio. (BRASIL, 2013, p. 23).
</line>
</par><par>
<line>
Pe*cebendo *s r*mos da políti*a de inserção d*s TIC nas escolas, assim como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
advento de um campo *eórico-prático inclinado *ntender como se dá esta po*ítica, os a
</line>
<line>
desafios coloc*dos para a Educ*m*nicação se v*l**m em compreender as po*sibilid*des desta
</line>
<line>
interf*c* a pa**ir dos us*s da* TIC, sobr*tudo no atual momen*o da Web 2.0. Por *ss*, é
</line>
<line>
in**res*a*t* c***reender as te**ologi*s *omo possibili*ades pa*a edu*ação.
</line>
<line>
Comun*c*çã*/*d*cação ser*e para con*e*e* melh*r, ler *e m*neira *ais com*eten**
</line>
<line>
o mu*do que nos chega ed**a*o. S**ve também pa*a d*r no**s s**tidos e novos us*s
</line>
<line>
às chamadas *e*no*ogia* de *nfo*mação e comunic*ção (F*GARO, 2*1*, p. *).
</line>
<line>
So*re a questão *esenvolvimento, vale destac*r al*umas contribu*ções *e Perrot (1994),
</line>
<line>
que aponta contrad*ções d*ste disc*rs*. Para a autora, o que está *m j*go são duas concepçõ*s
</line>
<line>
de desenvol*imento. A primeira, um se*tido re*l *ue revela a incoerên*ia deste disc*r*o, poi*
</line>
</par><par>
<line>
ele se faz a par*ir de
</line>
<line>
um* *ógic* ca*italista * co*onia*i*ta, c*m e*eito de tornar o* m*do* *e
</line>
</par><par>
<line>
vida ho**gên**s, vazios de sen*idos e si*ni**cações. *m segu*do lug*r, a autora diz que este
</line>
</par><par>
<line>
discurso é carregado ainda de um senti*o i*eal, ***s é alg* a
</line>
<line>
ser atingido por t*d**, tend*
</line>
</par><par>
</page><line>
c*m* parâme*ro o* países d* América do Norte e da Euro*a *c*de*tal. A autor* destaca que a
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esi*a *I, v. 18, *. 6, art. *, p. 133-15*, jun. 20*1 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Florên*io, C. A. *. Santos
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
*duc*ção *ara * desenvolvim*nt* é aq*ela pensa*a para a*in*ir o patamar de*tes países, que
</line>
</par><par>
<line>
e*tá voltada a "d**erminar açõe* pedagógicas suscetíveis de transmitir aos
</line>
<line>
atores **ciais do
</line>
</par><par>
<line>
Sul, os valores, as té*nica*, as *errament*s consideradas *omo indispe*sáveis à prom*ção do
</line>
<line>
desenvolvimento" (PERR*T, 1994, p. 1*2).
</line>
<line>
Ela *hama atenção para que, e*bora o discurs* *a educaçã* par* * desenvolv**ento
</line>
<line>
seja direcion*do para ques*ões s*ciai* e cul*urais, na verd*d* e*e es*á ce*trado tão some*te na
</line>
</par><par>
<line>
q*estão econ*mica. Nesse se*tido, pa*a que
</line>
<line>
os países d* Sul
</line>
<line>
at**jam o patamar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv**en*o dos pa*se* do Nor*e, é necessário ou que e*tes reduzam drasticame*te s*u
</line>
<line>
nív*l de con*umo, ou que os países do Sul *um*n*e* consideravelmente seu nível de
</line>
</par><par>
<line>
con*umo, s*n*o que est* segu*da premissa, para Per*ot (1994), * um
</line>
<line>
"patamar impossíve*".
</line>
</par><par>
<line>
P *nt *
</line>
<line>
*ue evide*cia a contrad*ção do discurso
</line>
<line>
d* *esenvolvimento e **
</line>
<line>
e*ucação para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento.
</line>
</par><par>
<line>
Com iss*, Perrot (199*) propõe que se a*andone esta per*pe*tiva de edu*ação par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvime*t* * sug*re pensar numa edu*açã* a partir da pers**ctiva intercultural, que s*
</line>
</par><par>
<line>
faç* **gundo *u* própria origem e a o*igem
</line>
<line>
d* outro. *ara se construir essa
</line>
<line>
compreensão
</line>
</par><par>
<line>
intercultural é necessário consid**ar o hibridismo cu*t*ral, a exist*ncia
</line>
<line>
de socieda*es *m
</line>
</par><par>
<line>
co*st*ntes mudanç*s, romper c*m um model* tradicion*l ou m*delo moderno, ho*ogêneo ou
</line>
<line>
homogeneizador da educação.
</line>
<line>
Nest* me*mo v*és de pensamento, S*dré (**12) n*s convida pens*r a te*nologia a parti*
</line>
<line>
de out*a lógica. Para o autor, o us* *as TI* na edu*ação pode *er vo*tado pa*a compreensão
</line>
<line>
de um mund* *ivers*, que ressalte seus as*ectos c*ltur*is.
</line>
<line>
Uma e*ucação compatível para a diversi*ade cultural e com sens*riu* afim *
</line>
<line>
novíssima *ecnol*gia da informação e co*unicação não ser* *que** *ue se paute
</line>
<line>
exclusivamente pelo uso i*strumental da *ídia ou de o*jeto* técnicos avançado* -
</line>
<line>
logo, o qu* importa nã* é * div*rsid*de de conteúdos cu*tu*ais a s*rem acessados - e
</line>
<line>
sim a c*munica*ão que *nc*rpore *edagogicament* a *imens*o do sent*r, a mes*a
</line>
<line>
que conforma * mundo vi**l (SO*RÉ, 2012, p. 186).
</line>
<line>
O autor se *efere, prioritar*amente, à i**ortâ*cia da d**ers*dad* cultural, q** para el* é
</line>
</par><par>
<line>
possív** a part*r de um*
</line>
<line>
*olítica d* promoção de r*lações di*lógi**s entre o Est*d*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ocie*ade *lobal e formas plur*is de existência. P*ra atingir tal o*jetivo, a educação deve ser
</line>
</par><par>
<line>
central nesta pol*t*ca, assim,
</line>
<line>
levanta a crít*c* do mero uso da natureza técnica dos
</line>
</par><par>
<line>
di*posi*i**s, qu* m*i*as *ez*s n*o leva em consideraçã* a *im*nsão *umana "dos modos de
</line>
<line>
transmissão do conh*ci*ento" (SODRÉ, 2012, p. 185).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 6, a**. 7, p. 133-150, jun. **21
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comu*ica*ão, Educação * os Entra*es pa** o Desenvol*iment* Social d* Bras*l C*ntem*orân*o
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
Contr*buições **mo de P*rrot (1994) e S*dré (20*2) *orroboram a crítica *e G*mez
</line>
<line>
(199*), estud*oso de Educom*n*cação, que critic** fo*t*mente a *ol*t*ca de ins*rção das TIC
</line>
<line>
nas escol*s mexicanas, pro**v*da p**o *ini*tério *a Educa**o daquele país. Assim com* em
</line>
</par><par>
<line>
outros paí*es *atino-americanos, a inserç*o das TIC s*
</line>
<line>
de* nas escolas *e
</line>
<line>
g*stã* públic*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
part*r de uma política com a*oio *e or*anismo* inte*nacionais, *omo a **esco, e *nvolta *um
</line>
</par><par>
<line>
dis*urso *e *esenvolv*me*to, sem, n* entant*, conforme destaca o autor,
</line>
<line>
dialogar c*m *s
</line>
</par><par>
<line>
a**r*s do es*aço esc*lar.
</line>
</par><par>
<line>
Gómez (*998) destaca que, na visão dos gestores de*tas polític*s, * e*col*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compree*dida com* *ma instituição atrasada e que p*ecisa da t*cn*logia par* se atualizar
</line>
<line>
dian*e d*s *ud*nças na soci*da**. P*ra ele, esta é uma *isão equi*ocada, poi* condiciona a
</line>
</par><par>
<line>
uma ed*c*ção depe**ent* da
</line>
<line>
tecn*logia. *ar* o **tor, e*cola sobretudo os atores **e
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compõem, é que devem s*r * ce*tro, e não a *ecnologia.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ende-se que a tecnologia é *ecessá*ia, que é através dela que a informaç*o está
</line>
<line>
*a escola, que ela oferece *o*sib*lidades de dest*eza comunicativa, *estreza
</line>
</par><par>
<line>
c*gnocit**a. Mas, quais s*o sua* ex*ectativas, quai* são suas limitaçõe*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ossib*lidades? Entendendo iss*, pode-se ver c*mo a tecnologia p*d* a*udar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re**lver alguns *os
</line>
<line>
problemas que a esc*la apresenta, * de q*e manei*a se pode
</line>
</par><par>
<line>
*ntroduzi* a te*nol*g*a na esc*la *ara que el* realmente re*pon*a as necessi*ad*s
</line>
<line>
própri*s *o l*gar. É preci*o inverter * q*estão, é preciso saber o qu* podem*s fa*er
</line>
<line>
pa*a o estudante, para o suj**t*, para levar a pessoa a *n*er*gi*; saber do que
</line>
</par><par>
<line>
necessi*am o* estudantes e como a tecno*o*ia
</line>
<line>
pode colabor*r *ara a s*a satisfação
</line>
</par><par>
<line>
(GÓMEZ, 1998, p. 80).
</line>
</par><par>
<line>
A socieda*e tecno*ógi*a se apresenta de forma **c**iv*, e a escola como espaço d*
</line>
</par><par>
<line>
*ormaç*o
</line>
<line>
não *ode ser *lhei* a rea*idad* que norte*a e por que não d*zer
</line>
<line>
cerceia o pleno
</line>
</par><par>
<line>
exercí*i* da cidadania dos jo*ens em idade escolar, *ão se po*e atri*uir a *ec*ologia t*do *
</line>
<line>
m*rito forma*iv*, m*s por outr* l*d*, não se pode negar a importânci* deste ** process* de
</line>
<line>
formação para a **n*trução de ** i*di*íduo autônomo e produt*vo *oci*lmente.
</line>
<line>
4 CONS*D**A*ÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A**lisar c*m*nicação em todos os se*s vieses algo extrema*en*e i*quietan*e, é
</line>
<line>
*rin*ipalm*n*e por se p*nsar *o Brasil por suas c*ndições *óc*o-territoria*s, m*lticul*uralismo
</line>
<line>
* de fort* perfil *api*alista e eurocêntrico. A *omunicaç*o pública en*renta obstáculo*, desde
</line>
<line>
a *i**rsidad* vocabular oc***on*da *ela riqueza cu*tur*l d* um povo formada por di*erentes
</line>
</par><par>
<line>
povos, até o f*tídico, mas rea* fa*or da
</line>
<line>
não
</line>
<line>
ap*opriação da p*ópria comuni*aç*o escrita. É
</line>
</par><par>
</page><line>
des*fi*nte tam**m *orque é necessário pe*sar crit*cam*n** em inclusão digital: algo que f*i
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina P*, v. 18, n. 6, art. 7, p. 133-150, *un. 2021 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. R. Florên*io, C. A. B. Santos
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
releg*do * seg*ndo plano por governos e est*dos que não
</line>
<line>
propuseram essa i*ovação
</line>
</par><par>
<line>
irrevers**el na cultura do ***do e, atualmente em franca desvantage*, precisamos vencer os
</line>
</par><par>
<line>
entraves tecnol*gicos para a verd*deira opera*io*ali*ação
</line>
<line>
das TIC n* escola pública.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Pretto (2001), **mos (20*7) * *s demais estu**o*os **ilizados nesse ma*uscrito,
</line>
<line>
sociedad* d*git*l é u*a *eali*ade que não pode ser i*n*rada, * qu* por *ais que te*hamos
</line>
</par><par>
<line>
disco*rido sobre *s
</line>
<line>
diversos program*s de *nserção te*nológi*a nas escolas *úbli*a* de
</line>
</par><par>
<line>
educação bás*ca, a i*eficiência destes em atend*r *s necessidades da *omunidade escola*
</line>
<line>
ainda é *ma reali****.
</line>
<line>
In*epend**te de *ivermo* em uma socie*ade capitalist* e i*e*iatis*a, em q*e *ossos
</line>
<line>
j*vens, em *u* grande *aioria, s*o h*doni*ta*, buscam o *razer i*ediato, como *e apresenta
</line>
</par><par>
<line>
**f*etid* na
</line>
<line>
geração Z e n* fo*m*ção d*stes,
</line>
<line>
c**hecidos co*o geraçã* ne*-nem, as mídias
</line>
</par><par>
<line>
*i*it*i* têm dit*do a v*da *e todos, jo*ens, idosos, cr**n***, homen* e mulher*s, ***unidades
</line>
<line>
isol*das e periferia* marginalizad*s. Ess* fator *orna ma*s urgente * a*r*pri*ç*o e ad**tação
</line>
<line>
de*tas *ídias de forma * *ossibili*ar a redução das desigualdades soc*ais que se asseveram
</line>
<line>
frente a es*e *ovo panorama comunicat*vo.
</line>
</par><par>
<line>
* *nclusão digi*a*, o papel da escola e principalmente o
</line>
<line>
acesso estes por a
</line>
<line>
meio d*
</line>
</par><par>
<line>
toda a comun*d*de é prepond**ante, os *abre*t** do analfabetismo *igital *recisam ser
</line>
</par><par>
<line>
*u*bra*os, a Educ*mu*icação necessit* ser *m* *e*lid*** *efletida, dial*g*da
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
principalme*te inclusiva, por *ei* da esc*l* pública e que ate*da a uma forma*ão
</line>
</par><par>
<line>
**svinculada das po*íticas merca*ológicas que *rivam e
</line>
<line>
encarce*am os sonhos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipalmente a* poss*b*lidad*s de as cham*das minorias prog*edirem, desenv**ve*em-se,
</line>
<line>
*ncluírem-se.
</line>
<line>
Para *sso, a tríade comunicaç**-informa*ão-educ*ção dev* estar a serviço da
</line>
</par><par>
<line>
popular*zação das t*cn*logias digitais, *arat*ando custos, construindo e
</line>
<line>
*p*rf***oando
</line>
</par><par>
<line>
s*stem*s no intuito da demo*ra*ização e do a*e*so universal à informação * comunica*ão.
</line>
<line>
**en*i*icar os maiores *n*ra*e* que impossibilitam o desenvolvime*to social e *ecnológ**o do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil é * med*da ini*ial pa*a se colocar como principa*
</line>
<line>
proble*át*ca a ser discutida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*olucionada pela *scola brasileira no sécu*o XXI.
</line>
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Revista
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Entrelinh*s
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UF*A,
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<line>
vol .
</line>
<line>
n
</line>
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1º
</line>
<line>
,
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2019.
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Di*ponível
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em
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A*essado
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</line>
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<line>
FLORÊNCIO, *. R; *ANTOS, *. *.
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<line>
B. Comunicação, *ducação e o* Ent*aves par* o
</line>
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<line>
Desenvolvimento Social do Br*sil Contemporâne*. Rev. F*A, Ter**in*, v.18, n. *, *rt. *, p. 133-150,
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<line>
jun. 202*.
</line>
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<line>
Contribuição *os Aut*re*
</line>
<line>
R. R. Florên**o
</line>
<line>
C. *. B. Sant*s
</line>
</par><par>
<line>
*) co*cep*ão e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpret*ção dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *lab*ração *o r*scunho ou na r*visão cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articip*ção na apr*vaç*o da versã* fi*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 6, art. *, p. 1*3-150, jun. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)