<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.*.1
</line>
</par><par>
<line>
O Ensi*o Remoto Emergencial nos Cursos *r*senciais: *ma *xperi**cia das Instit**ções
</line>
<line>
Privad*s de Ensino S*peri*r *o Rio De Ja*eiro
</line>
<line>
Emergen** Remo*e Educati*n in *resen*i*l Cours*s: An Experience of Pr*va*e Higher
</line>
<line>
Educat*** Institut*ons in Rio De Jan*iro
</line>
</par><par>
<line>
Cláud*o Marcos Mac*el da Silva
</line>
<line>
Douto* em *dministração p*la Univer*id*de do Gra**e Rio
</line>
<line>
Pr*fe*sor Adjunto *a **iversid*de Federal do Rio *e *aneiro
</line>
<line>
E-m*il: professo*claudiomaciel@gm*il.c*m
</line>
<line>
Jimmy de Oli*eir* Co*rêa
</line>
<line>
D*utorado e* De*e*volvimen*o Lo*al, no Centro Un*versitário Augusto Motta
</line>
<line>
Mest*e em Administra*ã* P*b*ic* pela *und**ão Getúlio Varga*
</line>
<line>
E-*ail: j*mcor@terra.*om.br
</line>
<line>
Oda** d* Souza Cunha Júnior
</line>
<line>
Mest*e em Ad*i*istração **l* Uni*ersidad* do Grande R**
</line>
<line>
Docente *e Admin*stração n* Univ*rsidade C*stelo Br*nco
</line>
<line>
E-m*il: fiorin**unha@uol.c*m.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: C*áud*o *arcos Maciel da Silv*
</line>
<line>
E*itor-Ch*fe: Dr. To**y Kerl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Pedro
</line>
<line>
C*lmon,
</line>
<line>
5** -
</line>
<line>
Cidade
</line>
<line>
Universitária
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal do *io de J*n*iro, Rio de *aneiro -
</line>
</par><par>
<line>
RJ, *194*-9*1. Br*sil.
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 04/06/2021. Últ*ma versão
</line>
</par><par>
<line>
*nde*e*o: Jimm* de Oliveira Corrêa
</line>
<line>
r*cebida em 1*/06/**21. Apro*ado em *8/06/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
*v.
</line>
<line>
Ped*o
</line>
<line>
Calmon,
</line>
<line>
550 -
</line>
<line>
Cidad*
</line>
<line>
Uni*ersitária
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade Feder*l ** Ri* de Janeir*, Rio de Janei*o -
</line>
<line>
Av*liado pelo s*stema Trip*e Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
RJ, 2194*-90*. Br*sil.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Odair de Souza *unha Júnio*
</line>
<line>
(ava*iação ceg* por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
A*.
</line>
<line>
Pedro
</line>
<line>
Cal**n,
</line>
<line>
550 -
</line>
<line>
Cidade
</line>
<line>
Universitária
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*n**er*idade Fe**ral *o R*o ** Janeiro, R*o de Ja*eiro -
</line>
<line>
Rev*são: Gramati*a*, Normat*va e de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
RJ, 2194*-9*1. *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Si*va, J. O. Correa, O. S. C*n** J*n**r
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A pr*posta deste estud* é d* disc*tir como *s Institu*ções de *nsino Superior privadas (IES)
</line>
</par><par>
<line>
utilizar** o ensino remoto *mergencial como solução *
</line>
<line>
q*arenten* imposta
</line>
<line>
p*l*
</line>
<line>
p*ndemia
</line>
</par><par>
<line>
proporcionada pela CO*ID-19. Est* f*i a alternativa enco*trada p*r* evitar a interrupção do
</line>
</par><par>
<line>
c*len*ário acadê*ic*, com
</line>
<line>
a conti*uidade de a*las ao v*v* mi**str*d*s
</line>
<line>
** difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
*l**afo*mas *e *ideo*onfe*ências. Par* i**o, foi re*lizad* uma
</line>
<line>
pes**i*a qualitat*va
</line>
<line>
por meio
</line>
</par><par>
<line>
de entrevista* realizadas com coordenadores
</line>
<line>
de c*rsos
</line>
<line>
presenciais no Estado *o Rio de
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro. As informações co*etada* foram organizadas co* o
</line>
<line>
auxílio
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
pr*grama *t*as TI,
</line>
</par><par>
<line>
*ue auxiliou posterior**nte
</line>
<line>
* análise de *onteúdo. Os re*ultados apontam que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação f** exitosa em
</line>
<line>
virtud* do gerenciamento do* seus r*cursos intangíve*s.
</line>
</par><par>
<line>
Destacam-se: a resiliência
</line>
<line>
do *orpo do*ent*, a padronização de proc*ssos, o u*o de
</line>
</par><par>
<line>
plataf*rmas digit*is, a a*ianç* estra*égica com empresas
</line>
<line>
de t*cnologia e a capaci*ad* de
</line>
</par><par>
<line>
negociaçã* das IES com seu corpo *iscente.
</line>
</par><par>
<line>
Pal*vras-Chave: Ges*ão Universitá*ia. Ensino Remoto Em**gencial. Toma*a de Decisão e*
</line>
<line>
IES.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The stud* p*oposa* i* to discuss
</line>
<line>
how Privat* Higher Ed*cation Instituti*ns (I*S) **ed
</line>
</par><par>
<line>
emergency re*ote te*ching as a *olutio* to the quarantine impo*ed *y *he p*ndemic pr*vided
</line>
<line>
by COVID-19. *hi* was t*e alternati*e f*und t* avoid in*er*upting the acad**ic calen**r,
</line>
</par><par>
<line>
with the cont*n*ity of live
</line>
<line>
*las*es **ught on differen* v*deoconference platform*. For this,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qu*litative res*arch was *arried out *hr*ugh *n attr*bution carri*d out w*th coordinators of *n-
</line>
<line>
sit* co*rse* in the State *f Rio de *anei*o. *he informat*o* co*l*cted *as organi*ed with th*
</line>
<line>
help of *he Atlas T* program, which subsequ*ntly assis*ed in the *ontent analysis. The re**lts
</line>
<line>
show tha* the impl*mentation was successful due to the *anagement *f inta**ib*e resources.
</line>
</par><par>
<line>
Th* highli***s are: t*e resili*nce of the faculty, *he st*n*ardiza*i*n o* pro*esse*, t*e use of
</line>
</par><par>
<line>
digital platforms, a stra*egic alliance **th technology co*panies and t*e ab*lity o* *E*s to
</line>
<line>
negoti*te with th*ir students.
</line>
<line>
Key*or*s: University Management. E*erg*ncy Rem*te Learning. *ecision Ma**ng in IE*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O E*sino R*m*** E*e*genc*a* nos Cu*sos Presenc*ais: *ma **periência *as Instituições Privadas
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*UÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O ano de 2020 foi considerad* como um marc* no ensino superior br*s*le*ro. A
</line>
</par><par>
<line>
*ropagação *a c*nta*i**ção
</line>
<line>
do vírus CO*I*-19 no planeta ocasio*ou
</line>
<line>
na decretação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*nd*m*a pela O*gan*zação Mun**al *a *aúde (OMS). Se*u*ndo as recomendaç*es d* ***,
</line>
<line>
*iverso* governos estaduais e p*efeituras decretaram medidas de isol**ento horiz**t*l e,
</line>
<line>
cons*quente, s*sp*nsã* d* *ulas p*e*enciai*.
</line>
<line>
* Organizaç*o das Nações Unidas pa*a a Educaçã*, * Ci*n*ia e *ultura (UNESCO)
</line>
<line>
adv*rtiu os im*acto* trazidos co* * suspensão d* aulas prese*ciais. Em 13/*4/20*0, c*r*a d*
</line>
<line>
1,5 bilhão de alu**s *e 194 países - re*r**entand* mais *e 90% *o total *e mat**c*lados no
</line>
<line>
mu**o - fora* *fetados com a parali*ação de *ul*s. Ao adota* o lema #Learning*everStops,
</line>
<line>
* entidade de*e*de* que *iferent*s med*das devem ser **o**das par* sustentar o model*
</line>
<line>
educa*ion*l, ainda que *econh*ç* a d**igua*dade digital (UNESCO, 2*20).
</line>
<line>
C*m o propósito d* m*nut*nção ** calendári* acadê**co e n* *ontinui*a*e d*s *ulas,
</line>
<line>
o Ministério da *ducação (MEC) perm**i*, por m*io *a Po*ta*ia 343/20, que *s i*st*tuiçõ*s de
</line>
</par><par>
<line>
***ino supe*ior implem*nta*sem
</line>
<line>
o ensino remoto em caráter emergencial. Em u* curt*
</line>
</par><par>
<line>
espaço de tempo, as Instituiç*es de Ensino Superior (*ES) privadas transfor*aram aul*s
</line>
<line>
presenciais em e*co**ros por *e*o de pl*taform*s de vide*co*f*r*ncia*.
</line>
<line>
Evident* que *s*a tra*sformação envol*eu uma reutili*ação ** recu**o* dis**níveis
</line>
</par><par>
<line>
*e*a insti*uição de ensino,
</line>
<line>
c*mo * seu *or*o doc*nt*, ambientes tecnológicos e canai*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c**u*icação entre a I*S * seu corpo **scente. Processo* de gestão ta*bém foram adapt**os
</line>
<line>
para *te*d*r à ne*essida*e d* t*abalho *emoto.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
objetivo d*ste tra**lho é o d* *ebat*r como as IE* p*ivadas g*renciaram *s seus
</line>
</par><par>
<line>
rec*rs*s de forma * atender *s nec*s*i*ades de i*plementaç*o do e*sino remoto emergencial.
</line>
<line>
2 REF*RENCIAL TEÓ*IC*
</line>
<line>
2.1 A*pec*os do ensi*o supe*ior p*ivado no Brasil
</line>
<line>
O ensino superior n* B*asil apresen*ou um consideráv*l cres**ment* nos últimos dez
</line>
</par><par>
<line>
*nos. *esse p**íodo, o
</line>
<line>
número de al*nos *atricu**dos em IES au*entou
</line>
<line>
44,6%. S*o 8,5
</line>
</par><par>
<line>
milhões de *s*udantes mat*icu*a**s no ensi*o superior, sendo q*e mais de 75% *stud*m e*
</line>
<line>
IES *rivadas. Gran*e pa**e de*te crescimento * justif*cado *ela co*s**idação da modalidade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 7, art. 1, p. 4-*7, jul. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Sil*a, J. O. Cor*ea, *. S. Cun** Jún*or
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
do Ensin* à Dis*ân**a (EAD) n* B*asil, repr*se*tando 24,6% do total de matrículas ativas
</line>
<line>
(BRASI*, *0*9).
</line>
<line>
Mesmo no *n*ino p*esencial, se faz pre*ente o uso de p*ataf*r*as d**i*ais
</line>
</par><par>
<line>
educaciona**. A l*gislação **a*il*i*a permit* que *s *ES p*ivad*s possam *ferta* em
</line>
<line>
cursos
</line>
</par><par>
<line>
presenciai*, até 40% das disc*plinas d* grade curric*lar no for*ato à dis*ância (M**ISTÉRIO
</line>
<line>
DA EDUC*ÇÃO, *019). Isto si*nifica que boa pa*te dos aluno* - ainda **e matriculados na
</line>
<line>
modalidade presencial - tem contato c** plat*for*as d*gitais.
</line>
<line>
Uma outra caracterís*ica pe*uliar no Brasil é a presença de grand*s gr*po*
</line>
<line>
edu*aci*nais no e*sino superior, co** a YDU** * a COGNA. *penas estes d**s g*upos
</line>
<line>
educac*onais são re*ponsáveis por m*is de 20% do ensin* superior p*ivad* (INEP, 2018). São
</line>
</par><par>
<line>
c*nstituíd*s po* meio de soci*dades anôn*mas de capital a*erto, com *çõe* negociadas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
bolsa *e valor*s l**al, *onheci*a c*mo B3 (Brasil B*lsa *alcão).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Recursos d** IES privadas
</line>
</par><par>
<line>
Como to*a a*ividade econômica, a uti*izaçã* dos recu*so* de uma IES priv*da *ermite
</line>
<line>
que esta construa uma van*agem c*mpe*i*iva e* *elaçã* a*s s*us concorre**es. No campo da
</line>
<line>
gestão, o *er*nciamento dos recurs*s *e uma organização tem **a *e*ida valor**ação a *artir
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
estu*os *e Wernef*lt (1984) e de *arne* (1991). A evolução
</line>
<line>
da visão baseada em
</line>
</par><par>
<line>
recursos aponta par* a p*ssib*lidad* d* interli*aç*o com outras persp*ctivas, **clusive as de
</line>
<line>
mud*n*as (BAR*EY, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Wan, Ho*kisson, Sho*t e Yiu (*001) prop*em que a
</line>
<line>
diversifi*açã* d*s r*cursos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
em*r*sa enriq*ece a integração de im*lementação de ideias no *am*o da
</line>
<line>
*co*omia
</line>
</par><par>
<line>
organ*zacional, *nsti*ucional e organizaçã* ind*strial. Desta forma, * em*resa pode *rg*nizar
</line>
<line>
seus recursos de for*a que s* posicione devidamente no mercado.
</line>
<line>
*o caso das univ*r*id*des, também é poss*ve* encontra* re*ursos que poss*m ger**
</line>
<line>
v**or para a organização. O uso d*stes recursos t*nto pode ser direcionado para o *lc*nce de
</line>
<line>
ob*etivos sociais (ZHANG; ZHANG; XI, 20*7), como t*mbé* orient**o pa*a a obten*ã* de
</line>
<line>
resu*ta*os f*nanceiros * não fin*n*ei*os (S*NCHEZ; ELENA; CAST*ILLO, 2009).
</line>
<line>
O uso d*stes recursos nas univers*d*des *presen*ou-s* de fo*ma tangí*el ou int*n*ível.
</line>
</par><par>
<line>
A utilização
</line>
<line>
do recurso tan*ív*l *orr*sponde à
</line>
<line>
presta*ão do serviço *m s*. O* re*urs*s
</line>
</par><par>
<line>
in**ng*veis pode*
</line>
<line>
ser *dentificados
</line>
<line>
atra*és das capacidades
</line>
<line>
do
</line>
<line>
co**o docente (*OURER,
</line>
</par><par>
<line>
2008, AWA*, 201*), **uação
</line>
<line>
do* di*igentes
</line>
<line>
e do corpo a*minist*ativo (VIEN*
</line>
</par><par>
<line>
UNI*ERS*TY,*006) no u*o de p*ocessos de gestão (*EROBA, 2013), infraest*utura
</line>
</par><par>
<line>
(M*URER, 2*08, AWAD,
</line>
<line>
2010; PEROBA, 20*3),
</line>
<line>
parcerias estratégicas (VI*NA
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 18, n. 7, art. *, p. 4-17, jul. 2021
</line>
<line>
*ww4.*san*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *nsino Remoto E*ergencial nos Cursos Pr*senciais: U** Exp*riência *as Institu*çõ*s Priva*as
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
UNI*ERSITY,2006) ou na cap*cidade de acomp*nhame*t* *e a*uno* e egr**sos (VIENA
</line>
<line>
UNIVER*ITY,**06).
</line>
<line>
2.3 Ensino Remoto Emergencial
</line>
<line>
A Por*aria Normativa nº 3*3, de 17 de mar*o de 2020, au*orizou, em car*t*r
</line>
<line>
excepci*nal, "a **bstit*i*ão das *isciplinas presenciai*, e* a****ento, *or aulas que utiliz*m
</line>
<line>
meios * te*nologias de inform*ção e *o*unicação, nos limites est*be*ecidos p*la **gis*ação
</line>
<line>
em vigor". A portaria *ambé* c*ncedeu responsabili*ade pa*a as I*S disponibi*i*ar** as
</line>
<line>
di*cip*inas ofertadas de forma remota, o uso da* ferr*mentas tecno*ógica* e a realização **s
</line>
<line>
a*aliações.
</line>
<line>
De ac*rdo com Hodges e*. al. (2020), a implementação do e*sino **ergencial remoto
</line>
<line>
deve consi*e*ar a* avali*ções de contexto, entrad*, processo* e produtos. Segundo ** autores,
</line>
</par><par>
<line>
as *valiações de contexto do ensino remo*o "avaliam
</line>
<line>
necessidades, pr*blemas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades *omo condições context*ais e d*nâmicas rele*a*t**". *s av*lia*ões de en*rada
</line>
<line>
envolvem o planejamento, orçamento e recurs*s h*manos disponíveis par* a i*plementação
</line>
<line>
do ensino remot*.
</line>
</par><par>
<line>
*ma disc****o *obre s* a *doç*o de aulas atr**és de ferr*mentas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
video*on*erências seri* uma configuração de mod*lidad* à d*stância é um tema *e debate *a
</line>
<line>
*estão *as IES. A Associa*ão Brasileira de Mantenedoras de Ens*no Su*erio* (ABMES), *o
</line>
<line>
in*eresse de ju*tificar * su*tentabilidade econ*mica das IES, teve a preocu*açã* *e diferenci*r
</line>
<line>
o E*sino *em*t* E*erg*n*ial, consider*ndo os seguin**s tópi*os: o **rário das au*as,
</line>
<line>
partic*pação docente e *ecurso* tecno*ógicos (ABMES, 2020).
</line>
<line>
No ensino *e**to emerge*cial, d* acordo c*m a AB*E*, as aulas são ministradas no
</line>
<line>
h*rá*** das aulas, sem que com *sto prejudique o pla*e*amento a*adêmic* firma*o **tr* a IES
</line>
</par><par>
<line>
e se* corpo d*scente. Além d*sto, a*** é minis*rada pelo mesmo pro*essor da *isciplina a
</line>
</par><par>
<line>
pre*encia*, q** mantém o o
</line>
<line>
valor d* custo *o*ente, ao não subs*ituir
</line>
<line>
p*r um tutor, *uja
</line>
</par><par>
<line>
remuneração é *nferior ao do professor uni*ersitário. Além disto, justi*ica a necessida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cus*os extr*ord*nários em tecn*logi* d* informa*ão para a implementaç*o *e tal at*vida*e.
</line>
</par><par>
<line>
N* entanto, existe
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*reocupação de que o
</line>
<line>
*nsino *emoto
</line>
<line>
de*xe *e ter um caráter
</line>
</par><par>
<line>
emerge*cial e
</line>
<line>
se*a tra*s*ormado e* mais
</line>
<line>
u* ins*rumento gerador de eco*o*ia* de escala.
</line>
</par><par>
<line>
*or ex*mplo, é *ecnologicamente viável *ue *m professor
</line>
<line>
*e *ma di*ciplin* po*e mi*istrar
</line>
</par><par>
</page><line>
uma aula rem*ta para diversas t*rmas, de difere*tes Campi. Divers*s estudos fora*
</line>
<line>
r*alizados quant* à precariza*ão d* trabalho d*cent* *m IES privadas (FERREIRA,
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. **, n. 7, ar*. 1, p. 4-17, jul. 2021 *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silva, J. O. Correa, O. S. Cu*ha Júnior
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
NASC*MENTO e SALVA, 2014; MARTINS e HONÓRIO, 2014; NOGU**RA e
</line>
<line>
**IVEIRA, 2015).
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
**r ser * ensino remoto fenômeno emergente nos cursos presenciais, foi neces*ár*o
</line>
<line>
*m es*udo de caráter *x*loratóri*, com *tilização de análise de conteúdo. * análise de
</line>
<line>
conteúdo, de acordo *om Bar*i* (2*16), compree*de *rês fases: pré-análi*e, exploraçã* *o
</line>
<line>
materi*l * tratament* dos r**ultados.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme o q*a*ro apresentado na Figura *, as i*stituições
</line>
<line>
de ensino sele*iona*as
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
polí*ic*s traçadas pela *nstituiç*o de Ensino e a *o*unidade acadê*ica (corpo docente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iscen*e).
</line>
</par><par>
<line>
Foram selecio*ados inicialmente s**e coord*nado**s de instit*içõe* de e*sino p*ivadas
</line>
<line>
par* a re*liz*ção de entrevistas. N* e*tan*o, o p**ido d* re*upe*ação judic*al d* uma da* *ES
</line>
<line>
sel*cionas fez c*m que f*sse r*t**ada da amostra da ***quis*, uma vez qu* *uestões re*erentes
</line>
<line>
ao fato oco*rido p*ss*m *omprom*t** as respos*as do entr*vistado.
</line>
</par><par>
<line>
As *ntrevistas foram realizada* com o a*xílio
</line>
<line>
da P**tafor*a Z*om no período
</line>
</par><par>
<line>
corre*pond*do en*re 20 de
</line>
<line>
abril * 15 *e maio de 2020, resp*itando todas as me**das
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
isolamento s*cial ori*ntado *elo Gover*o do Estado do Ri* de Janeiro. Cada **trevista duro*
</line>
<line>
em to*n* *e 40 *i*u**s, se*do q** *lgumas, ao ultrap*ssar esse tempo, devido à **mitação ao
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 7, art. 1, p. 4-*7, jul. 20*1 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino Re*oto Emergenc**l nos Cursos Presencia*s: Uma Experiência das Ins*itu**ões Pri*adas
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
uso da platafo*ma, foram complementada* com outro encon*ro p*ra resp*nder às questõe*
</line>
<line>
p**postas.
</line>
<line>
Os da*os foram tratados com * auxílio do software Atlas TI que buscou identifi*a*
</line>
<line>
códigos necess*rios para a an**i*e d* cont**do praticado no perío*o p*sterior da pesquisa.
</line>
<line>
Inici*lmen*e foram esco*hidos t*ê* grandes grupos citados na rev*sã* da literatur*: Co*p*
</line>
<line>
Docente (C*pacitação, Ex**riênc** e *rática Docen*e), Estrutura da IES (Proces*o*
</line>
<line>
Ger*nciai* * Infraestrutura) e Relacioname*tos (*elaci*name*to com **u*os e Parcerias
</line>
</par><par>
<line>
Estratégicas). No entant*, n* fase de tr*tamen*o *os dados *a* entrevis*as, novos
</line>
<line>
cód*gos
</line>
</par><par>
<line>
podem *er identi*icados e incorporado* na a****se do tem*.
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁLISE E DI*CUS*ÃO *OS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Período pr*-pande**a e planejamento
</line>
</par><par>
<line>
Embora já ho*vesse a expectativa de su**enção d* aulas, a **i*r*a dos entrevi*tados
</line>
<line>
in*ormou *u* as *E* não tinh** um planejament* qu* previa u*a resposta à suspensão das
</line>
<line>
au*as p*esenc*a*s. A*enas a IES A, perte*c*nte a um gra*de grupo educ**ional, o*ganizou
</line>
</par><par>
<line>
*** força tarefa *n**lve**o 90* funcionários du*an*e o fim de sem*na posterior
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*eterminação da paralisaç** das aul*s.
</line>
</par><par>
<line>
"*á ha*ia *m comunicado da IES de que ind*pendente do que de fato
</line>
</par><par>
<line>
acontece*s* de imposi*ão de quare*tena ou
</line>
<line>
restri*ões de sala d* *ula, foi
</line>
</par><par>
<line>
comunic*do que haveria um *la*o de a*ão para esta situação (...). O pensam*n*o era
</line>
</par><par>
<line>
de dar uma continuidade nas aulas (...). *o sába*o foi feito uma
</line>
<line>
*r**de reunião
</line>
</par><par>
<line>
onl*ne *om a pa**i*ipação de *00 profe*sores, coor*enador** e ge*t*res regionai*,
</line>
<line>
qua*do *oi passado que a pla**forma virtual uti*izada nesta reun*ão seria util*zada
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a* aulas. Em um i*terv*lo
</line>
<line>
entre sexta-fe*ra *ara segunda foi feita uma
</line>
</par><par>
<line>
mob*lizaçã* institucional de retomada das aulas". (Coorden*do* da *ES A).
</line>
<line>
Nesta IES, ficou acordado que o modelo de *ulas remot*s seria **otado já a partir da
</line>
<line>
próxim* se*unda-feira, com *s* de um* fe*ramenta j* utiliz*da nas teleco*f*rências d*
</line>
<line>
*oord*nadores e f*ncionário* d* difer*nte* Campi das IES.
</line>
<line>
Qua*to às demai* IES, a suspen*ão d* aulas durou cerca de uma semana para que o*
</line>
</par><par>
<line>
seu* gestores
</line>
<line>
adotassem uma solução. Em alguns
</line>
<line>
ca*os, teve a n*c*ssidade *e *eríodo d*
</line>
</par><par>
<line>
recesso ante*ipado para **equação * a*uste* a serem adota*os, como o que a*onteceu *a IES
</line>
<line>
B.
</line>
</par><par>
<line>
"Tivemos uma antecipa*ão do recesso de ju*ho, a*é p*ra
</line>
<line>
preparar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Instit*ição pa*a e*sa *ud*nça (...) A Instituição começou a t*r *m m*delo, a pa*tir
</line>
<line>
da observação de ex*eri*nci*s *dotadas por o*tr*s IES. O re*esso fo* *undamen*a*
</line>
<line>
para alinha*mos as medidas a serem **otadas com d*centes e corpo *dmini*tra*ivo".
</line>
<line>
(Coordenador da IES B).
</line>
<line>
Re*. F*A, Tere*ina *I, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-*7, ju*. 2021 www4.fsa*et.com.**/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. M. Si*va, J. *. C*rrea, *. S. Cunha Júnior
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
4.* Organ*zação dos Recursos da IES
</line>
</par><par>
<line>
Todos os entrevist*dos d*st*caram a capacid*de de re*iliênc*a do* se*s docentes na
</line>
<line>
implem*ntaçã* do trabalho remoto. Pelo que foi observa*o nas entrevistas, menos de 10% do*
</line>
<line>
doce**es apresentaram problemas rea*s de adaptação ao uso de aulas teletransmitidas ao v*vo
</line>
<line>
com suas tur*as.
</line>
<line>
Ao a*ali*ar a F**ur* 2, ve**ficam-se *rês códig*s associados à atuação do corpo
</line>
<line>
docente: Capacitação, Resi*iência e Prát**a Doc*nte. A capacita*ão foi o mecanismo que as
</line>
<line>
IES utili*aram p**a aperfeiç*ar o c*rpo do**nte n* uso de plataformas *igitais e, ass*m, tornar
</line>
</par><par>
<line>
o processo de ensino-a***ndizagem ma** próximo da modalidade pre*e*cial. S*gundo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*or*enador da IES C, a mediaçã* da coordenação pedagógica foi fu*damental *ara "a**icular
</line>
<line>
a tecnol*gia ofertada pela IES com a metod*logia prat*cada no ensino pres*ncial".
</line>
<line>
A Resiliê*ci* (*qui entendida *omo a capacidade de ad*ptaçã* do co*po doc*nte)
</line>
<line>
contribuiu para a im*l*mentação do ensino re*oto em um curto espaço de tempo. *e a*ordo
</line>
<line>
com rel*to de to*os os coordenadores, *m p**cas seman*s a *odalidade *oi imp*ementada
</line>
<line>
com sucesso. Este *u*es*o tamb*m é *reditado à P*ática Docente, que **rmi*i* que
</line>
<line>
profes*ore* experiente* em sala de aula supera*sem *s limitações *a util*z*ção de plataformas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Cabe dest*car o pap** dos funci*n*ri*s admin*s*rat*vos, principalm*nte os de
</line>
<line>
Tecnologia de Informação (TI). E*tes *uncionários foram det***ina*tes p*ra a implementa*ã*
</line>
<line>
do *odelo de ensino, conforme relato do coordenad*r *a IES E:
</line>
<line>
"Os funcionários admi*istrativos *oram *oss*s braços. Trabalhar de for*a
</line>
<line>
remo*a de u*a hora pa*a outr* não é algo f*cil **ra o d*cente. A *r*a d* T* deu um
</line>
<line>
*upor*e mui*o grande não só no curso **s aula*, m*s na montagem *e provas,
</line>
<line>
*uporte ao us* do ambient* virtual, apoio no horário d*s aulas *emo*as. Inclu*ive,
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, *. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, j*l. 2021 www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O En*ino Remoto Emer*encial nos Cursos Presen*iais: Um* *xper*ênc*a das Instituiçõ** Privadas
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
isto contribuiu pa*a a red*ç*o das reclamações de alu**s quanto ao
</line>
<line>
ac*mpanhamento pedagógico". (coordenador da IE* E).
</line>
<line>
A Figura 3 **resenta códig*s r**evantes quanto a* uso da estrutu*a *a I*S p**a a
</line>
<line>
*mple*ent*ção *o ensin* remo**. Os coorde*a*or*s apontaram o u*o d* Pla*aformas Digi*ais,
</line>
<line>
a Padronização dos Pr*cessos e a Si*plifi*ação de Roti*a*.
</line>
<line>
Figura * - Códigos identifi*a*os no uso da Estrutur* d* IES
</line>
</par><par>
<line>
PAD*ONIZAÇÃO *E
</line>
</par><par>
<line>
PROCESS*S (A,C,D * *)
</line>
<line>
PLA*AF*RMA* D**ITAIS
</line>
<line>
ESTRUTURA D* IES
</line>
<line>
(A,B,C,D,E e F)
</line>
</par><par>
<line>
SIMPL*FICAÇÃO DE
</line>
</par><par>
<line>
PR*CESSOS (*e F)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El**orado pelos Autores com au*ílio *o Atl*s T.I.(20*0)
</line>
<line>
Qua*to à escolha de recu*s*s tecnológic** a serem ado*ad*s, boa parte da* IES *á
</line>
<line>
*inh** parce*ias já estabelecidas com empres*s de tecnolog*a, como *o* e*emplo o uso de e-
</line>
<line>
m*il c**po*ativo e transferência de docume*tos eletrônicos. *iversos coorde**dores
</line>
</par><par>
<line>
*onfessaram *ue
</line>
<line>
* IES já dispunh* de ta*s recur*os, mas eram subut*li*ados, ou por
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina P*, v. *8, n. *, art. 1, p. 4-17, jul. 2*21
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. S*lva, J. *. Correa, O. S. Cunha Júnior
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
q*esti*namento ** uma série de procedim*ntos *ealizados *ur*craticamente por fun*ionários
</line>
<line>
adm*nis*rati*os, conforme depoi*e*to do coordenador da I*S F.
</line>
<line>
"Fi*a mais claro *ue alguns pro**ssos eram redundantes. Alg**as c*isas
</line>
<line>
que pr*cis*vam de du*s ou três in*tâncias para s*r*m aprov*da*, hoje se resolv* por
</line>
<line>
*-ma*l (...) *oj* estes proc*ssos estã* en*urt*dos, e v* co* m*is clareza que muitos
</line>
<line>
processos pode*ia* *er e*c*rtados". (Coordena*or da IES F).
</line>
<line>
*utro po*to importante é o relacionamento da IES, espe*ificamente na comu*icação
</line>
<line>
com os alun*s. De acordo *o* o re*a*o dos entrevist**os, a *ai*ria *os alunos acr*dit*u que
</line>
</par><par>
<line>
se **atava d* *m* paralisação efêmera. O papel dos coordenadores
</line>
<line>
foi d* *menizar a
</line>
</par><par>
<line>
a*sied*de do co*po discente na *ossibili*ad* da v**bilidad* do ensin* *emoto emergencial.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo *om a Figura 5, pode-s* destacar quanto aos *ipo* d*
</line>
<line>
relacio*amento das
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
"N* início, ess* boa *onta*e *o pr*f**so*
</line>
<line>
de en*r**ar m*is para o
</line>
</par><par>
<line>
a**no, *caba passando do pon*o(...) *em profe**or que *ria gr**o no WhatsApp, mas
</line>
</par><par>
<line>
não *ncluiu tod*s os alunos *o
</line>
<line>
grupo...Tinha pr*fes**r usando Zoom, Professor
</line>
</par><par>
<line>
usando Live *o I**tagram...profess*r grav*ndo víde* no youtube. T*nha alunos que
</line>
</par><par>
<line>
trocavam d* *m* platafor*a
</line>
<line>
para outra p*ra assistir às *ulas.(...) E *ssim tivemos
</line>
</par><par>
<line>
que, pos*eriorm*n*e, pa*ronizar no uso de apenas *ma p*ataf*rma,
</line>
<line>
evit*ndo
</line>
</par><par>
</page><line>
r*cla*açõe* de diferença de q*alidade no for*ato d*s aulas. (coord*n*dor *a IES F)
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 18, n. 7, art. 1, *. 4-17, ju*. *0** www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino Rem*to Em*rgen*ial nos Cursos Presenc*ais: U*a Experiência das Inst*tuições Privada*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
O uso de com*nic*ção pe*as R*des Soci*is (princi*almente Facebook * Instagram) foi
</line>
<line>
uma impor*ante *erramenta na pad*onização da informa*ão divulgad* p*la IES. A* post*gens
</line>
<line>
rea*izada* nestas redes *ociais *irimira* a preocupação do c*rpo d*scent* que a suspensão
</line>
<line>
d*s aulas presen**ais afetasse o cum*rimento do calendário *cadê*ico.
</line>
<line>
*m virtude de incertezas no mercado de trabalho e no prosseguiment* dos est*dos dos
</line>
<line>
a*u*os, a capacidade de negoc*aç*o da IES *eve se f*zer pr*s*nte. Os c**rdenadores d*s IES
</line>
</par><par>
<line>
B e D d*m*nstrara* especial
</line>
<line>
preo*upação com tema. Embora ** me*sa*idades das IES *
</line>
</par><par>
<line>
*studadas não
</line>
<line>
t*vessem *ido *eduzid*s,
</line>
<line>
as IES abriram a possibi*ida*e de r*n*goci*ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pagamento caso * caso, como forma de reduzi* * ev*são e a ina*implê*cia.
</line>
<line>
*ma das princip*is pre*cupaçõ*s co* o cor*o discente é * po*sibilida*e d* acesso à*
</line>
<line>
aulas re*otas, u*a ve* que alguns p*rte*cem à* c*asses C/D ou mesmo bolsistas per*encentes
</line>
<line>
a linhas ofi*iai* de financiame*to estudantil (como o PROUN* e o *IES). No entanto,
</line>
</par><par>
<line>
segund* relato dos
</line>
<line>
entrevi*tados, adesão às a
</line>
<line>
a*l*s foi superio* a 7*% a partir da se*un*a
</line>
</par><par>
<line>
semana de im*l*me*taç*o ** mo*elo.
</line>
</par><par>
<line>
Ist* não e*clui o fato de existirem aluno* qu* tiveram d*fi*uldades
</line>
<line>
na obtençã* **
</line>
</par><par>
<line>
r**urso* t*cnológ*co* para o *comp*nhamento das **la*. Pa** is*o, era
</line>
<line>
necessá*ia
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
cu*tomiz*ção do serviço educa*ional pre*tado pela IES. N* maioria dos casos, *oram
</line>
<line>
aut*riz*dos * uso de estudos dirigidos para alunos q*e realmente não tinham condiçõe* de
</line>
</par><par>
<line>
ac*s*o recursos t*cnológ*cos. No *ntan*o, a
</line>
<line>
todos os **ordenadores ressalv*ram, que apesar
</line>
</par><par>
<line>
*o públic*-alvo, a solução de ut*lização de tais estudos foi r*sidual.
</line>
<line>
A*n*a *uanto à cus*omi*ação, *abe destaca* especial *r*ocupação do coord*nador da
</line>
</par><par>
<line>
IES A
</line>
<line>
*e eluc*dar a possibili*ade de *da*t*çã* do e**i** remoto da IES pa*a portadores de
</line>
</par><par>
<line>
*ecessi*ades esp*c**is.
</line>
</par><par>
<line>
Um
</line>
<line>
ponto importante qu* foi detectado nas
</line>
<line>
entre*istas * a r*lação inversa entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
prazo de migração para o ensino remo*o * o grau de s*tis*açã* dos al*n*s. Q*anto ma*s cedo
</line>
<line>
a IES implementou * ens*no re**to, maior o g*au de *des*o e s*tisfação por p*rte do corpo
</line>
<line>
discen*e *e que as suas aulas não seria* interrompi*as.
</line>
</par><par>
<line>
Na apl*c**ão das *vali*ções, o relato dos co*rden**ores con***giu em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pr*ocu*ação em comu*. De fato, houve um rec*io dos coordenadores de f*rma a evitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comun*c*ção entre os alunos na res*osta das questõ*s pro*ost*s. Assim, *uestões de múlt*pla
</line>
<line>
escolha ou de resposta **j*t*v* foram evita*as. Es***os de *asos que *á const*vam na *nter*et
</line>
</par><par>
<line>
ta*b*m fo*am o*ientados a serem evitados. Embora r**onhecessem que não seria **ável
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
verificação da autoria das atividades propostas, a a*o*ão d* resenhas e de estudos de casos *oi
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 18, *. 7, a**. 1, p. 4-17, j*l. 2021 ww*4.fs*net.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. M. Silva, J. O. Corr**, O. S. Cunha Júnior
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
implementada, avaliando, assim, * capacida*e de argumentação e enc*deam*n** *e ideias
</line>
<line>
sobre um de*erminad* tema.
</line>
<line>
4.3 C*nários pa*a o *nsino pr*senc*al
</line>
<line>
Todos os coor*enadores de curso recon*ecera* que, ape*ar *e o *nsino *emot* ser um
</line>
</par><par>
<line>
*ecurso utilizad* de forma
</line>
<line>
ex*r*ordinária, permiti** pelo regulatório do MEC, haverá uma
</line>
</par><par>
<line>
tr**sfo*mação no en*in* *resencial. Ac*editam **e o uso de
</line>
<line>
teleconferência*
</line>
<line>
t**nsformar*
</line>
</par><par>
<line>
também o e*sino
</line>
<line>
à
</line>
<line>
dist*n*ia, dado que haverá uma cobrança futura *or parte do corpo
</line>
</par><par>
<line>
discent* na ut*lização ** *ais r*cursos.
</line>
<line>
De fato, a permissão pa*a a ins*rção de disciplinas virtuais na mod*lidade presencial
</line>
</par><par>
<line>
fo* ampliad* *e 20% para
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
da grade c*rricular, d* ac*rdo com a Portaria 2117, de 6
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dezembro *e **19.
</line>
</par><par>
<line>
Quant* ao perf*l ** doc*nte de ensi*o sup*rior, cabe destacar estudo re*lizado p*r
</line>
</par><par>
<line>
K**L e*. al. (201*),
</line>
<line>
ao apontar que, por parte da av*liação do c**po *iscente,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
competência* Postu*a, D*dática e R*l*cionamen*o *o*suíam uma m*dia superior
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
compet**cia* Experiência Prática e C*nh*cimento Te**i*o do **c*nte. G*and* parte *o*
</line>
</par><par>
<line>
coordenadores entrev*stados con*ord*m *om a valor*zaçã* de aspectos *ntangíve*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e d*cente como a empatia e motiv*ção em sa** de aula.
</line>
</par><par>
<line>
De acor*o *om o relato do coordena*or da IES *.
</line>
</par><par>
<line>
"*s docentes não a*enas têm que ser dotados do conheci*ento, vão t*r que
</line>
</par><par>
<line>
l**ar com as *ecnolo*ias, b*m **mo ser um profess*r men*or,
</line>
<line>
n* pod*r do
</line>
</par><par>
<line>
aconsel*a*e*to, assessoria e mot*vação ** a*uno (...). Nas últimas contratações
</line>
<line>
tenho enxergado isso. *ontratamo* um p*ofessor que enc*n*ou n* *ro*a *e aula,
</line>
<line>
*ois além de lecionar Matem*tica Financeira também dava pa*estra *obre Feli*i**d*.
</line>
<line>
Es*e * o *ovo perfil. Além de técni**, tam*ém hum*no" (Coord*nador da IE* D) .
</line>
</par><par>
<line>
O coor*enado* da IES F acredi*a que o quadro de docentes
</line>
<line>
*eva ser r*duzid*,
</line>
</par><par>
<line>
esperando que ass*m um profissi*nal se*a *oliva*ent*, **m múltiplas fo*mações e gra*uações,
</line>
</par><par>
<line>
cre*enciando para lecio*ar em
</line>
<line>
dif*rentes m*térias do mesmo ca*po de
</line>
<line>
conhecimento. Esta
</line>
</par><par>
<line>
*orm*ção polivale*te ta*bém é rati*ic*da *el*s demais coordenadores.
</line>
<line>
5 CO*SIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
*iversas *tividades e*onômicas na *rea de serviços que sus*enderam seus ne*ócio*,
</line>
</par><par>
<line>
em virtude *o isolamento *ocial, *iver*m perdas na **recad*ção.
</line>
<line>
A princ*pio,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*em**tação d* ensino r*moto pela* IES
</line>
<line>
privadas fo* * solução
</line>
<line>
emergencia* *ncontrada
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. *, art. 1, *. 4-17, jul. *021
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino Remo*o *me*ge**ial nos Cursos Presen*ia*s: Uma Exp*riência *as Instit*ições Pri*adas
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
para a continuidade do
</line>
<line>
calendário *cadêmic*,
</line>
<line>
*em
</line>
<line>
como
</line>
<line>
a
</line>
<line>
sustenta*il*dade econô*ica dos
</line>
</par><par>
<line>
s*us negó*ios. A *ecessidade em d*fer**ciar *nsi*o o
</line>
<line>
*emot* *mergencial do Ensino
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*istância pode ser uma j*stificat*va de **nute*ção dos **eço* das mensalidades (dado que *
</line>
<line>
*alor da mensalid*de d* mod*lid*de EAD é inferior à presencial).
</line>
<line>
A conc*usão deste **tudo é que o u*o adeq**do *os ***ursos das I*S fo* fundamental
</line>
</par><par>
<line>
para a *m*lementação do Ensin* *emo*o Eme**encia*. Dentre *s *ecursos intangíveis
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
org**iza*ão, destacam-se: a resiliência do cor** do*en*e, a pad*oniz*ç*o d* *rocessos, * us*
</line>
</par><par>
<line>
de p*atafo*ma* digitais,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
a*iança *stra*égica com empr**as de tecn*logia e a ca*acidade de
</line>
</par><par>
<line>
*egociação da* IES com *eus estudante*.
</line>
<line>
No *nta*to, a adesão verificada *anto por par** da atuação do c***o docente quanto na
</line>
</par><par>
<line>
*articip*ção do corpo di**ente visl*m*r*
</line>
<line>
u*a possi*i*idade r*a*
</line>
<line>
de ser *m rec*rso a ser
</line>
</par><par>
<line>
adotado n* per**do pós *andemia. O gra* de inclusão dependerá, no enta*to, de autorização
</line>
<line>
do mar*o r*gulatório sobre o en*ino pres**cial. ** fato, o ensino *emoto pos*ibi*ita o us* de
</line>
<line>
tecnologi*s na *ala d* *u*a virtua* que *odem *nriquecer o pr*cesso de ensino aprendizage*,
</line>
<line>
com* o uso *e quizz*s e interação on*ine entre *s alun*s numa mesm* plataform*.
</line>
<line>
*a a*á*ise d*s entrevi*t*s do* coor*enadore*, f*i dete*tad* implicitamente em seu*
</line>
<line>
relatos, *ue a IES A foi um exem*lo de Benc*m*rking. Por esta IE* *pre*ent*r uma estru*ura
</line>
</par><par>
<line>
*e grup* educacional e
</line>
<line>
ag*lidade na gestão
</line>
<line>
empresarial, a *mplementação do e*sino remoto
</line>
</par><par>
<line>
foi imediata.
</line>
<line>
Inclusive, esta IES apro*eito* este pi*neirismo ao d*vu*gar o feito da
</line>
</par><par>
<line>
imple*entaç*o do ensino remoto - no fo**ato d* uma página inte*ra - na edição de *o*ingo
</line>
<line>
no *ornal com maior ti*age* impressa e assina*ura ele*rônica no Estado do Rio de Janeiro.
</line>
<line>
T*mbém não pode ***xar de ser *eba*ido o uso dos *ireitos autoriais d* d**ente,
</line>
</par><par>
<line>
co*sider**do que su*s
</line>
<line>
aulas sã* grav**as e
</line>
<line>
*isponíve*s p**a serem assistidas pe*o cor*o
</line>
</par><par>
<line>
discente. Esta pode s*r uma sug*stão pa*a es*udos futuros sobre o **ma.
</line>
<line>
*utro ponto a ser destacado é a demanda por novas competências de p*áticas docent*s
</line>
</par><par>
<line>
nas IES. O uso de aulas r*motas requ*r um conhecimen*o
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
re*ursos dispo*íveis a serem
</line>
</par><par>
<line>
explorados
</line>
<line>
da plataforma utiliz*da, como
</line>
<line>
também uma capacidade dinâ**ca de intercal**
</line>
</par><par>
<line>
ade**ad*mente o *empo para minist*aç*o de c**te*dos e o uso d*sado
</line>
<line>
de
</line>
<line>
p**tica* de
</line>
</par><par>
<line>
p*r*i*ipa*ão *iscen*e n* a*la. Tai* competências vão ao encontro de e*tudos anter*ores já
</line>
<line>
*ealizados s*bre o tema (*ÜHL et. al., 2013; POPKOVA, BOGOVI*; LI*VINOVA, 2019).
</line>
<line>
Pa*a ap*ofu*d*me**o da disc*ss*o, também é *undame*tal a rea*ização de pes*uisas
</line>
</par><par>
<line>
qu* busquem * p*rcepção por p*rte de docentes
</line>
<line>
* de alu**s sobre o us* do Ensi*o Remoto,
</line>
</par><par>
</page><line>
principalmente n* s*a *doção e* cursos de *estão (Administraç**, Ci*ncias *on*á*eis,
</line>
<line>
Turismo e tec*ól*gos de **eas a*in*).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *8, n. 7, **t. 1, p. 4-17, jul. 2021 ww*4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. *. Silva, J. O. Cor*ea, O. S. Cun*a *ún*or
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊ*C*AS
</line>
<line>
ABME*. Associa*ão Bras*lei*a de Man*enedoras de Ensino Superior. Posi*ion*mento
</line>
<line>
ABME* sobr* au*a* remota*. D*sp*níve* em < htt*s://abmes.org.br/noticias/detalhe/3700>
</line>
<line>
Acesso em 10 mai. 2020
</line>
<line>
AWA*, F. *. A estr*turação * a gestão do c*pital in*electual na Universidade de P**so
</line>
<line>
Fund*: uma aná*ise a parti* ** m*delo de *avegador de *tewar*. Dissertação d* Mestrado.
</line>
<line>
*NIJUI. Ijuí, 2010.
</line>
<line>
BARDI*, L. Análise *e *onteúdo. 1a ed. São Paulo: Ed*ções 70, 201*.
</line>
<line>
BARN*Y, J. Firm resources and sus*aine* com*et*tive advantage. Journal of Management
</line>
<line>
v.17, *. 99-120, 19**
</line>
<line>
BO*KURT, A; SHARMA R.C. E*ergen*y remote te*ching *n * time of global cris*s due *o
</line>
<line>
Corona*irus *and*mic. Asian Jour**l of *is*anc* Educa*ion. V*l.1* 202*
</line>
</par><par>
<line>
BRAS*L. Instituto
</line>
<line>
Nacional ** Estudos e Pesquisas E*ucaci*nais *nísio Teix**ra (Inep).
</line>
</par><par>
<line>
C*nso *a **ucaç*o Superio* 2*1*: *otas e*tatí**ica*. Bra*ília, 2019.
</line>
<line>
CAMACH*, A. C. L. F et al. * tutori* n* educaç*o à d*stância *m *empos de COV**-19:
</line>
<line>
orient*ç*es *ele*antes. Research, Society and D*v*lo*me*t, v. 9, n.5. *020.
</line>
<line>
FERR*IRA, *. C. A. D. S.; NASCIMENTO, *. P.; SALVÁ, M. *. R. Profes*or: profissão
</line>
<line>
*e ris*o. U*a análise do impa*to da gestão de IES **iva*as sobre o trabalho docente.
</line>
<line>
*oc**dade, *ontabilidade e Gestão, v. 9, *. 2, p. 1**-171, 2014.
</line>
<line>
INEP. Sino*ses Estatística* da Educação Su*erior. 2018
</line>
<line>
*ÜHL, M. R.; *AÇANE**O, M. B.; CUNHA, *. C.; CUNHA, S. K. O valo* das
</line>
<line>
*ompetênc*as d**ent** no ensino da Admin*straçã*. Rev*sta de Ad*inist*a*ão, v. 48, n. *,
</line>
<line>
*. **3-799, 2013.
</line>
<line>
McCA*TIN, L. Pri*riti*i*g Curri**lum Du*ing Emer*ency Remote Teaching. Teaching,
</line>
<line>
Learning & A*sessme*t. CE*L V**e* Library 37. Univers*t* of Northern Colorado. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
</line>
<line>
Portaria Normativa *43 de *7 *e *arço de **2*. Dispõe
</line>
</par><par>
<line>
s*br* a s*b*t*tuição das *ulas presenciais
</line>
<line>
por aulas em meios digitais enq*anto du*a*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situação de pandemia d* Novo Coronav*rus - **V*D-19.
</line>
<line>
___________________________. Portar*a No*mativa 2117 d* * de de*e*bro de 2019. sobre
</line>
<line>
* *f*r*a de c*rga horária na mod*lidad* de Ensino a Di*tân*ia - EaD em *ursos d* graduação
</line>
</par><par>
<line>
*resenc*ais ofer*ados por Instituições de Educ*ção S*perior - IES
</line>
<line>
pe*t**cente* ao Sistema
</line>
</par><par>
<line>
Feder*l de Ensino.
</line>
</par><par>
<line>
NO*UEIRA, A. F. M.; OLIVEIRA, M. A. G. Me*can*ilização e relaç*es d* tr*balho no
</line>
<line>
*nsino superior *rasileir*. Re*ist* Ciências *dm*ni*trativas, v. 21, n. 2, p. 335-36*, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*n*, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O Ensino Remot* Emergenc*al nos Cursos P*esen*iais: Uma Experiênci* das Instituiç*es Privadas
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Co*o Referenciar este Art*go, *onforme ABNT:
</line>
<line>
SILVA, C. *. M; CORRÊA, J. O; CU*HA JÚNIOR, O. S. O Ensino Re*oto Eme*g*ncial nos
</line>
<line>
Cursos Pre*enciais: Uma E*p*riên*ia das Institu*ções Pr**adas *e E*sino Supe*io* no Ri* D* Jan*ir*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v.*8, n. *, *rt. 1, p. 4-17, **l. 20**.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *os Autor*s
</line>
<line>
C. *. *. Silva
</line>
<line>
J. *. Corrê*
</line>
<line>
O. S. Cun*a Júnior
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpre*aç*o do* **dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ras*u**o ou n* r*v*são crí*ica *o conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*o*a*ão *a versão fi*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, *e*esin* PI, v. 1*, n. 7, art. 1, *. 4-17, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)