<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> O Ensi*o Remoto Emergencial nos Cursos *r*senciais: *ma *xperi**cia das Instit**ções </line>
<line> Privad*s de Ensino S*peri*r *o Rio De Ja*eiro </line>
<line> Emergen** Remo*e Educati*n in *resen*i*l Cours*s: An Experience of Pr*va*e Higher </line>
<line> Educat*** Institut*ons in Rio De Jan*iro </line>
</par>
<par>
<line> Cláud*o Marcos Mac*el da Silva </line>
<line> Douto* em *dministração p*la Univer*id*de do Gra**e Rio </line>
<line> Pr*fe*sor Adjunto *a **iversid*de Federal do Rio *e *aneiro </line>
<line> E-m*il: professo*claudiomaciel@gm*il.c*m </line>
<line> Jimmy de Oli*eir* Co*rêa </line>
<line> D*utorado e* De*e*volvimen*o Lo*al, no Centro Un*versitário Augusto Motta </line>
<line> Mest*e em Administra*ã* P*b*ic* pela *und**ão Getúlio Varga* </line>
<line> E-*ail: j*mcor@terra.*om.br </line>
<line> Oda** d* Souza Cunha Júnior </line>
<line> Mest*e em Ad*i*istração **l* Uni*ersidad* do Grande R** </line>
<line> Docente *e Admin*stração n* Univ*rsidade C*stelo Br*nco </line>
<line> E-m*il: fiorin**unha@uol.c*m.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: C*áud*o *arcos Maciel da Silv* </line>
<line> E*itor-Ch*fe: Dr. To**y Kerl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Pedro </line>
<line> C*lmon, </line>
<line> 5** - </line>
<line> Cidade </line>
<line> Universitária </line>
<line> da </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Federal do *io de J*n*iro, Rio de *aneiro - </line>
</par>
<par>
<line> RJ, *194*-9*1. Br*sil. </line>
<line> Artigo re*ebido em 04/06/2021. Últ*ma versão </line>
</par>
<par>
<line> *nde*e*o: Jimm* de Oliveira Corrêa </line>
<line> r*cebida em 1*/06/**21. Apro*ado em *8/06/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> *v. </line>
<line> Ped*o </line>
<line> Calmon, </line>
<line> 550 - </line>
<line> Cidad* </line>
<line> Uni*ersitária </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade Feder*l ** Ri* de Janeir*, Rio de Janei*o - </line>
<line> Av*liado pelo s*stema Trip*e Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> RJ, 2194*-90*. Br*sil. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Odair de Souza *unha Júnio* </line>
<line> (ava*iação ceg* por dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> A*. </line>
<line> Pedro </line>
<line> Cal**n, </line>
<line> 550 - </line>
<line> Cidade </line>
<line> Universitária </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *n**er*idade Fe**ral *o R*o ** Janeiro, R*o de Ja*eiro - </line>
<line> Rev*são: Gramati*a*, Normat*va e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> RJ, 2194*-9*1. *rasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. Si*va, J. O. Correa, O. S. C*n** J*n**r </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A pr*posta deste estud* é d* disc*tir como *s Institu*ções de *nsino Superior privadas (IES) </line>
</par>
<par>
<line> utilizar** o ensino remoto *mergencial como solução * </line>
<line> q*arenten* imposta </line>
<line> p*l* </line>
<line> p*ndemia </line>
</par>
<par>
<line> proporcionada pela CO*ID-19. Est* f*i a alternativa enco*trada p*r* evitar a interrupção do </line>
</par>
<par>
<line> c*len*ário acadê*ic*, com </line>
<line> a conti*uidade de a*las ao v*v* mi**str*d*s </line>
<line> ** difere*tes </line>
</par>
<par>
<line> *l**afo*mas *e *ideo*onfe*ências. Par* i**o, foi re*lizad* uma </line>
<line> pes**i*a qualitat*va </line>
<line> por meio </line>
</par>
<par>
<line> de entrevista* realizadas com coordenadores </line>
<line> de c*rsos </line>
<line> presenciais no Estado *o Rio de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro. As informações co*etada* foram organizadas co* o </line>
<line> auxílio </line>
<line> *o </line>
<line> pr*grama *t*as TI, </line>
</par>
<par>
<line> *ue auxiliou posterior**nte </line>
<line> * análise de *onteúdo. Os re*ultados apontam que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação f** exitosa em </line>
<line> virtud* do gerenciamento do* seus r*cursos intangíve*s. </line>
</par>
<par>
<line> Destacam-se: a resiliência </line>
<line> do *orpo do*ent*, a padronização de proc*ssos, o u*o de </line>
</par>
<par>
<line> plataf*rmas digit*is, a a*ianç* estra*égica com empresas </line>
<line> de t*cnologia e a capaci*ad* de </line>
</par>
<par>
<line> negociaçã* das IES com seu corpo *iscente. </line>
</par>
<par>
<line> Pal*vras-Chave: Ges*ão Universitá*ia. Ensino Remoto Em**gencial. Toma*a de Decisão e* </line>
<line> IES. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The stud* p*oposa* i* to discuss </line>
<line> how Privat* Higher Ed*cation Instituti*ns (I*S) **ed </line>
</par>
<par>
<line> emergency re*ote te*ching as a *olutio* to the quarantine impo*ed *y *he p*ndemic pr*vided </line>
<line> by COVID-19. *hi* was t*e alternati*e f*und t* avoid in*er*upting the acad**ic calen**r, </line>
</par>
<par>
<line> with the cont*n*ity of live </line>
<line> *las*es **ught on differen* v*deoconference platform*. For this, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qu*litative res*arch was *arried out *hr*ugh *n attr*bution carri*d out w*th coordinators of *n- </line>
<line> sit* co*rse* in the State *f Rio de *anei*o. *he informat*o* co*l*cted *as organi*ed with th* </line>
<line> help of *he Atlas T* program, which subsequ*ntly assis*ed in the *ontent analysis. The re**lts </line>
<line> show tha* the impl*mentation was successful due to the *anagement *f inta**ib*e resources. </line>
</par>
<par>
<line> Th* highli***s are: t*e resili*nce of the faculty, *he st*n*ardiza*i*n o* pro*esse*, t*e use of </line>
</par>
<par>
<line> digital platforms, a stra*egic alliance **th technology co*panies and t*e ab*lity o* *E*s to </line>
<line> negoti*te with th*ir students. </line>
<line> Key*or*s: University Management. E*erg*ncy Rem*te Learning. *ecision Ma**ng in IE*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O E*sino R*m*** E*e*genc*a* nos Cu*sos Presenc*ais: *ma **periência *as Instituições Privadas </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RO*UÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> O ano de 2020 foi considerad* como um marc* no ensino superior br*s*le*ro. A </line>
</par>
<par>
<line> *ropagação *a c*nta*i**ção </line>
<line> do vírus CO*I*-19 no planeta ocasio*ou </line>
<line> na decretação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*nd*m*a pela O*gan*zação Mun**al *a *aúde (OMS). Se*u*ndo as recomendaç*es d* ***, </line>
<line> *iverso* governos estaduais e p*efeituras decretaram medidas de isol**ento horiz**t*l e, </line>
<line> cons*quente, s*sp*nsã* d* *ulas p*e*enciai*. </line>
<line> * Organizaç*o das Nações Unidas pa*a a Educaçã*, * Ci*n*ia e *ultura (UNESCO) </line>
<line> adv*rtiu os im*acto* trazidos co* * suspensão d* aulas prese*ciais. Em 13/*4/20*0, c*r*a d* </line>
<line> 1,5 bilhão de alu**s *e 194 países - re*r**entand* mais *e 90% *o total *e mat**c*lados no </line>
<line> mu**o - fora* *fetados com a parali*ação de *ul*s. Ao adota* o lema #Learning*everStops, </line>
<line> * entidade de*e*de* que *iferent*s med*das devem ser **o**das par* sustentar o model* </line>
<line> educa*ion*l, ainda que *econh*ç* a d**igua*dade digital (UNESCO, 2*20). </line>
<line> C*m o propósito d* m*nut*nção ** calendári* acadê**co e n* *ontinui*a*e d*s *ulas, </line>
<line> o Ministério da *ducação (MEC) perm**i*, por m*io *a Po*ta*ia 343/20, que *s i*st*tuiçõ*s de </line>
</par>
<par>
<line> ***ino supe*ior implem*nta*sem </line>
<line> o ensino remoto em caráter emergencial. Em u* curt* </line>
</par>
<par>
<line> espaço de tempo, as Instituiç*es de Ensino Superior (*ES) privadas transfor*aram aul*s </line>
<line> presenciais em e*co**ros por *e*o de pl*taform*s de vide*co*f*r*ncia*. </line>
<line> Evident* que *s*a tra*sformação envol*eu uma reutili*ação ** recu**o* dis**níveis </line>
</par>
<par>
<line> *e*a insti*uição de ensino, </line>
<line> c*mo * seu *or*o doc*nt*, ambientes tecnológicos e canai* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c**u*icação entre a I*S * seu corpo **scente. Processo* de gestão ta*bém foram adapt**os </line>
<line> para *te*d*r à ne*essida*e d* t*abalho *emoto. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> objetivo d*ste tra**lho é o d* *ebat*r como as IE* p*ivadas g*renciaram *s seus </line>
</par>
<par>
<line> rec*rs*s de forma * atender *s nec*s*i*ades de i*plementaç*o do e*sino remoto emergencial. </line>
<line> 2 REF*RENCIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 A*pec*os do ensi*o supe*ior p*ivado no Brasil </line>
<line> O ensino superior n* B*asil apresen*ou um consideráv*l cres**ment* nos últimos dez </line>
</par>
<par>
<line> *nos. *esse p**íodo, o </line>
<line> número de al*nos *atricu**dos em IES au*entou </line>
<line> 44,6%. S*o 8,5 </line>
</par>
<par>
<line> milhões de *s*udantes mat*icu*a**s no ensi*o superior, sendo q*e mais de 75% *stud*m e* </line>
<line> IES *rivadas. Gran*e pa**e de*te crescimento * justif*cado *ela co*s**idação da modalidade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 7, art. 1, p. 4-*7, jul. 202* </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. Sil*a, J. O. Cor*ea, *. S. Cun** Jún*or </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> do Ensin* à Dis*ân**a (EAD) n* B*asil, repr*se*tando 24,6% do total de matrículas ativas </line>
<line> (BRASI*, *0*9). </line>
<line> Mesmo no *n*ino p*esencial, se faz pre*ente o uso de p*ataf*r*as d**i*ais </line>
</par>
<par>
<line> educaciona**. A l*gislação **a*il*i*a permit* que *s *ES p*ivad*s possam *ferta* em </line>
<line> cursos </line>
</par>
<par>
<line> presenciai*, até 40% das disc*plinas d* grade curric*lar no for*ato à dis*ância (M**ISTÉRIO </line>
<line> DA EDUC*ÇÃO, *019). Isto si*nifica que boa pa*te dos aluno* - ainda **e matriculados na </line>
<line> modalidade presencial - tem contato c** plat*for*as d*gitais. </line>
<line> Uma outra caracterís*ica pe*uliar no Brasil é a presença de grand*s gr*po* </line>
<line> edu*aci*nais no e*sino superior, co** a YDU** * a COGNA. *penas estes d**s g*upos </line>
<line> educac*onais são re*ponsáveis por m*is de 20% do ensin* superior p*ivad* (INEP, 2018). São </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituíd*s po* meio de soci*dades anôn*mas de capital a*erto, com *çõe* negociadas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> bolsa *e valor*s l**al, *onheci*a c*mo B3 (Brasil B*lsa *alcão). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Recursos d** IES privadas </line>
</par>
<par>
<line> Como to*a a*ividade econômica, a uti*izaçã* dos recu*so* de uma IES priv*da *ermite </line>
<line> que esta construa uma van*agem c*mpe*i*iva e* *elaçã* a*s s*us concorre**es. No campo da </line>
<line> gestão, o *er*nciamento dos recurs*s *e uma organização tem **a *e*ida valor**ação a *artir </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> estu*os *e Wernef*lt (1984) e de *arne* (1991). A evolução </line>
<line> da visão baseada em </line>
</par>
<par>
<line> recursos aponta par* a p*ssib*lidad* d* interli*aç*o com outras persp*ctivas, **clusive as de </line>
<line> mud*n*as (BAR*EY, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Wan, Ho*kisson, Sho*t e Yiu (*001) prop*em que a </line>
<line> diversifi*açã* d*s r*cursos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> em*r*sa enriq*ece a integração de im*lementação de ideias no *am*o da </line>
<line> *co*omia </line>
</par>
<par>
<line> organ*zacional, *nsti*ucional e organizaçã* ind*strial. Desta forma, * em*resa pode *rg*nizar </line>
<line> seus recursos de for*a que s* posicione devidamente no mercado. </line>
<line> *o caso das univ*r*id*des, também é poss*ve* encontra* re*ursos que poss*m ger** </line>
<line> v**or para a organização. O uso d*stes recursos t*nto pode ser direcionado para o *lc*nce de </line>
<line> ob*etivos sociais (ZHANG; ZHANG; XI, 20*7), como t*mbé* orient**o pa*a a obten*ã* de </line>
<line> resu*ta*os f*nanceiros * não fin*n*ei*os (S*NCHEZ; ELENA; CAST*ILLO, 2009). </line>
<line> O uso d*stes recursos nas univers*d*des *presen*ou-s* de fo*ma tangí*el ou int*n*ível. </line>
</par>
<par>
<line> A utilização </line>
<line> do recurso tan*ív*l *orr*sponde à </line>
<line> presta*ão do serviço *m s*. O* re*urs*s </line>
</par>
<par>
<line> in**ng*veis pode* </line>
<line> ser *dentificados </line>
<line> atra*és das capacidades </line>
<line> do </line>
<line> co**o docente (*OURER, </line>
</par>
<par>
<line> 2008, AWA*, 201*), **uação </line>
<line> do* di*igentes </line>
<line> e do corpo a*minist*ativo (VIEN* </line>
</par>
<par>
<line> UNI*ERS*TY,*006) no u*o de p*ocessos de gestão (*EROBA, 2013), infraest*utura </line>
</par>
<par>
<line> (M*URER, 2*08, AWAD, </line>
<line> 2010; PEROBA, 20*3), </line>
<line> parcerias estratégicas (VI*NA </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 18, n. 7, art. *, p. 4-17, jul. 2021 </line>
<line> *ww4.*san*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *nsino Remoto E*ergencial nos Cursos Pr*senciais: U** Exp*riência *as Institu*çõ*s Priva*as </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> UNI*ERSITY,2006) ou na cap*cidade de acomp*nhame*t* *e a*uno* e egr**sos (VIENA </line>
<line> UNIVER*ITY,**06). </line>
<line> 2.3 Ensino Remoto Emergencial </line>
<line> A Por*aria Normativa nº 3*3, de 17 de mar*o de 2020, au*orizou, em car*t*r </line>
<line> excepci*nal, "a **bstit*i*ão das *isciplinas presenciai*, e* a****ento, *or aulas que utiliz*m </line>
<line> meios * te*nologias de inform*ção e *o*unicação, nos limites est*be*ecidos p*la **gis*ação </line>
<line> em vigor". A portaria *ambé* c*ncedeu responsabili*ade pa*a as I*S disponibi*i*ar** as </line>
<line> di*cip*inas ofertadas de forma remota, o uso da* ferr*mentas tecno*ógica* e a realização **s </line>
<line> a*aliações. </line>
<line> De ac*rdo com Hodges e*. al. (2020), a implementação do e*sino **ergencial remoto </line>
<line> deve consi*e*ar a* avali*ções de contexto, entrad*, processo* e produtos. Segundo ** autores, </line>
</par>
<par>
<line> as *valiações de contexto do ensino remo*o "avaliam </line>
<line> necessidades, pr*blemas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades *omo condições context*ais e d*nâmicas rele*a*t**". *s av*lia*ões de en*rada </line>
<line> envolvem o planejamento, orçamento e recurs*s h*manos disponíveis par* a i*plementação </line>
<line> do ensino remot*. </line>
</par>
<par>
<line> *ma disc****o *obre s* a *doç*o de aulas atr**és de ferr*mentas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> video*on*erências seri* uma configuração de mod*lidad* à d*stância é um tema *e debate *a </line>
<line> *estão *as IES. A Associa*ão Brasileira de Mantenedoras de Ens*no Su*erio* (ABMES), *o </line>
<line> in*eresse de ju*tificar * su*tentabilidade econ*mica das IES, teve a preocu*açã* *e diferenci*r </line>
<line> o E*sino *em*t* E*erg*n*ial, consider*ndo os seguin**s tópi*os: o **rário das au*as, </line>
<line> partic*pação docente e *ecurso* tecno*ógicos (ABMES, 2020). </line>
<line> No ensino *e**to emerge*cial, d* acordo c*m a AB*E*, as aulas são ministradas no </line>
<line> h*rá*** das aulas, sem que com *sto prejudique o pla*e*amento a*adêmic* firma*o **tr* a IES </line>
</par>
<par>
<line> e se* corpo d*scente. Além d*sto, a*** é minis*rada pelo mesmo pro*essor da *isciplina a </line>
</par>
<par>
<line> pre*encia*, q** mantém o o </line>
<line> valor d* custo *o*ente, ao não subs*ituir </line>
<line> p*r um tutor, *uja </line>
</par>
<par>
<line> remuneração é *nferior ao do professor uni*ersitário. Além disto, justi*ica a necessida*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cus*os extr*ord*nários em tecn*logi* d* informa*ão para a implementaç*o *e tal at*vida*e. </line>
</par>
<par>
<line> N* entanto, existe </line>
<line> a </line>
<line> *reocupação de que o </line>
<line> *nsino *emoto </line>
<line> de*xe *e ter um caráter </line>
</par>
<par>
<line> emerge*cial e </line>
<line> se*a tra*s*ormado e* mais </line>
<line> u* ins*rumento gerador de eco*o*ia* de escala. </line>
</par>
<par>
<line> *or ex*mplo, é *ecnologicamente viável *ue *m professor </line>
<line> *e *ma di*ciplin* po*e mi*istrar </line>
</par>
<par>
<line> uma aula rem*ta para diversas t*rmas, de difere*tes Campi. Divers*s estudos fora* </line>
<line> r*alizados quant* à precariza*ão d* trabalho d*cent* *m IES privadas (FERREIRA, </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. **, n. 7, ar*. 1, p. 4-17, jul. 2021 *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. Silva, J. O. Correa, O. S. Cu*ha Júnior </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> NASC*MENTO e SALVA, 2014; MARTINS e HONÓRIO, 2014; NOGU**RA e </line>
<line> **IVEIRA, 2015). </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> **r ser * ensino remoto fenômeno emergente nos cursos presenciais, foi neces*ár*o </line>
<line> *m es*udo de caráter *x*loratóri*, com *tilização de análise de conteúdo. * análise de </line>
<line> conteúdo, de acordo *om Bar*i* (2*16), compree*de *rês fases: pré-análi*e, exploraçã* *o </line>
<line> materi*l * tratament* dos r**ultados. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme o q*a*ro apresentado na Figura *, as i*stituições </line>
<line> de ensino sele*iona*as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> fora* escolh*das não apenas pelo seu porte (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2019), mas </row>
<row> também p*la forma de organiz*ção aca*êm*ca (Cen*r* *ni*ers*tário e Universidade). Estas </row>
<row> IES, ju*tas, r*presentam *ais *e 6*% d* número de matrículas presen*iai* n* en*ino s**er*or </row>
<row> privado no *stad* *o Rio de *aneiro (I*EP, *018). </row>
<row> Fi*ura 1 - Perfil da amostra *a **S e seus entrevis*ado* </row>
</column>
<par>
<line> IES </line>
<line> ORGANI*AÇÃO </line>
<line> PORTE </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> UNIVERSIDAD* </line>
<line> GR*ND* PORTE </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
<line> UNIVERSIDADE </line>
<line> M*DIO PORTE </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> UNIVERSID*DE </line>
<line> GRANDE PORTE </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
<line> CENTRO UNIVER*ITAR*O </line>
<line> GRAN*E PO*TE </line>
</par>
<par>
<line> E </line>
<line> CENTRO UN**ERSITAR*O </line>
<line> GR*NDE PORTE </line>
</par>
<par>
<line> F </line>
<line> CEN*RO UNIVERSITAR*O </line>
<line> GRANDE PORT* </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: E*aborado **los Autor*s (2020) </row>
<row> De forma a obte* ques*õe* r*lati*as *o processo de impl*mentaç** e exe*ução de **las </row>
<row> remotas, for*m s*lec*on*dos c*ord*nad*res de cur*os. E*tes são os inte*med*ários das </row>
</column>
</par>
<par>
<line> polí*ic*s traçadas pela *nstituiç*o de Ensino e a *o*unidade acadê*ica (corpo docente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iscen*e). </line>
</par>
<par>
<line> Foram selecio*ados inicialmente s**e coord*nado**s de instit*içõe* de e*sino p*ivadas </line>
<line> par* a re*liz*ção de entrevistas. N* e*tan*o, o p**ido d* re*upe*ação judic*al d* uma da* *ES </line>
<line> sel*cionas fez c*m que f*sse r*t**ada da amostra da ***quis*, uma vez qu* *uestões re*erentes </line>
<line> ao fato oco*rido p*ss*m *omprom*t** as respos*as do entr*vistado. </line>
</par>
<par>
<line> As *ntrevistas foram realizada* com o a*xílio </line>
<line> da P**tafor*a Z*om no período </line>
</par>
<par>
<line> corre*pond*do en*re 20 de </line>
<line> abril * 15 *e maio de 2020, resp*itando todas as me**das </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> isolamento s*cial ori*ntado *elo Gover*o do Estado do Ri* de Janeiro. Cada **trevista duro* </line>
<line> em to*n* *e 40 *i*u**s, se*do q** *lgumas, ao ultrap*ssar esse tempo, devido à **mitação ao </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 7, art. 1, p. 4-*7, jul. 20*1 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino Re*oto Emergenc**l nos Cursos Presencia*s: Uma Experiência das Ins*itu**ões Pri*adas </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> uso da platafo*ma, foram complementada* com outro encon*ro p*ra resp*nder às questõe* </line>
<line> p**postas. </line>
<line> Os da*os foram tratados com * auxílio do software Atlas TI que buscou identifi*a* </line>
<line> códigos necess*rios para a an**i*e d* cont**do praticado no perío*o p*sterior da pesquisa. </line>
<line> Inici*lmen*e foram esco*hidos t*ê* grandes grupos citados na rev*sã* da literatur*: Co*p* </line>
<line> Docente (C*pacitação, Ex**riênc** e *rática Docen*e), Estrutura da IES (Proces*o* </line>
<line> Ger*nciai* * Infraestrutura) e Relacioname*tos (*elaci*name*to com **u*os e Parcerias </line>
</par>
<par>
<line> Estratégicas). No entant*, n* fase de tr*tamen*o *os dados *a* entrevis*as, novos </line>
<line> cód*gos </line>
</par>
<par>
<line> podem *er identi*icados e incorporado* na a****se do tem*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁLISE E DI*CUS*ÃO *OS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Período pr*-pande**a e planejamento </line>
</par>
<par>
<line> Embora já ho*vesse a expectativa de su**enção d* aulas, a **i*r*a dos entrevi*tados </line>
<line> in*ormou *u* as *E* não tinh** um planejament* qu* previa u*a resposta à suspensão das </line>
<line> au*as p*esenc*a*s. A*enas a IES A, perte*c*nte a um gra*de grupo educ**ional, o*ganizou </line>
</par>
<par>
<line> *** força tarefa *n**lve**o 90* funcionários du*an*e o fim de sem*na posterior </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *eterminação da paralisaç** das aul*s. </line>
</par>
<par>
<line> "*á ha*ia *m comunicado da IES de que ind*pendente do que de fato </line>
</par>
<par>
<line> acontece*s* de imposi*ão de quare*tena ou </line>
<line> restri*ões de sala d* *ula, foi </line>
</par>
<par>
<line> comunic*do que haveria um *la*o de a*ão para esta situação (...). O pensam*n*o era </line>
</par>
<par>
<line> de dar uma continuidade nas aulas (...). *o sába*o foi feito uma </line>
<line> *r**de reunião </line>
</par>
<par>
<line> onl*ne *om a pa**i*ipação de *00 profe*sores, coor*enador** e ge*t*res regionai*, </line>
<line> qua*do *oi passado que a pla**forma virtual uti*izada nesta reun*ão seria util*zada </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a* aulas. Em um i*terv*lo </line>
<line> entre sexta-fe*ra *ara segunda foi feita uma </line>
</par>
<par>
<line> mob*lizaçã* institucional de retomada das aulas". (Coorden*do* da *ES A). </line>
<line> Nesta IES, ficou acordado que o modelo de *ulas remot*s seria **otado já a partir da </line>
<line> próxim* se*unda-feira, com *s* de um* fe*ramenta j* utiliz*da nas teleco*f*rências d* </line>
<line> *oord*nadores e f*ncionário* d* difer*nte* Campi das IES. </line>
<line> Qua*to às demai* IES, a suspen*ão d* aulas durou cerca de uma semana para que o* </line>
</par>
<par>
<line> seu* gestores </line>
<line> adotassem uma solução. Em alguns </line>
<line> ca*os, teve a n*c*ssidade *e *eríodo d* </line>
</par>
<par>
<line> recesso ante*ipado para **equação * a*uste* a serem adota*os, como o que a*onteceu *a IES </line>
<line> B. </line>
</par>
<par>
<line> "Tivemos uma antecipa*ão do recesso de ju*ho, a*é p*ra </line>
<line> preparar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Instit*ição pa*a e*sa *ud*nça (...) A Instituição começou a t*r *m m*delo, a pa*tir </line>
<line> da observação de ex*eri*nci*s *dotadas por o*tr*s IES. O re*esso fo* *undamen*a* </line>
<line> para alinha*mos as medidas a serem **otadas com d*centes e corpo *dmini*tra*ivo". </line>
<line> (Coordenador da IES B). </line>
<line> Re*. F*A, Tere*ina *I, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-*7, ju*. 2021 www4.fsa*et.com.**/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. M. Si*va, J. *. C*rrea, *. S. Cunha Júnior </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Organ*zação dos Recursos da IES </line>
</par>
<par>
<line> Todos os entrevist*dos d*st*caram a capacid*de de re*iliênc*a do* se*s docentes na </line>
<line> implem*ntaçã* do trabalho remoto. Pelo que foi observa*o nas entrevistas, menos de 10% do* </line>
<line> doce**es apresentaram problemas rea*s de adaptação ao uso de aulas teletransmitidas ao v*vo </line>
<line> com suas tur*as. </line>
<line> Ao a*ali*ar a F**ur* 2, ve**ficam-se *rês códig*s associados à atuação do corpo </line>
<line> docente: Capacitação, Resi*iência e Prát**a Doc*nte. A capacita*ão foi o mecanismo que as </line>
<line> IES utili*aram p**a aperfeiç*ar o c*rpo do**nte n* uso de plataformas *igitais e, ass*m, tornar </line>
</par>
<par>
<line> o processo de ensino-a***ndizagem ma** próximo da modalidade pre*e*cial. S*gundo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*or*enador da IES C, a mediaçã* da coordenação pedagógica foi fu*damental *ara "a**icular </line>
<line> a tecnol*gia ofertada pela IES com a metod*logia prat*cada no ensino pres*ncial". </line>
<line> A Resiliê*ci* (*qui entendida *omo a capacidade de ad*ptaçã* do co*po doc*nte) </line>
<line> contribuiu para a im*l*mentação do ensino re*oto em um curto espaço de tempo. *e a*ordo </line>
<line> com rel*to de to*os os coordenadores, *m p**cas seman*s a *odalidade *oi imp*ementada </line>
<line> com sucesso. Este *u*es*o tamb*m é *reditado à P*ática Docente, que **rmi*i* que </line>
<line> profes*ore* experiente* em sala de aula supera*sem *s limitações *a util*z*ção de plataformas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> di*ita*s. Todos os coordenadores rela*aram *ur*resos co* a adesão ao m*delo de </row>
<row> remoto. </row>
<row> *ig*ra 2 - *ódigos ide*ti*i*ados *a atuação do Corpo Docente po* IE* </row>
<row> CAP*CITA*Ã* (A,D,E) </row>
<row> COR*O DOCENTE RE*ILIÊNCIA (*,B,C,D,E e F) </row>
<row> P*Á*ICA DOCENT* </row>
<row> (*,D,E,F) </row>
<row> Fonte: Elab*rado pelos Autores *om auxilio *o At**s T.I.(2020) </row>
</column>
<column>
<row> ensino </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Cabe dest*car o pap** dos funci*n*ri*s admin*s*rat*vos, principalm*nte os de </line>
<line> Tecnologia de Informação (TI). E*tes *uncionários foram det***ina*tes p*ra a implementa*ã* </line>
<line> do *odelo de ensino, conforme relato do coordenad*r *a IES E: </line>
<line> "Os funcionários admi*istrativos *oram *oss*s braços. Trabalhar de for*a </line>
<line> remo*a de u*a hora pa*a outr* não é algo f*cil **ra o d*cente. A *r*a d* T* deu um </line>
<line> *upor*e mui*o grande não só no curso **s aula*, m*s na montagem *e provas, </line>
<line> *uporte ao us* do ambient* virtual, apoio no horário d*s aulas *emo*as. Inclu*ive, </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, j*l. 2021 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O En*ino Remoto Emer*encial nos Cursos Presen*iais: Um* *xper*ênc*a das Instituiçõ** Privadas </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> isto contribuiu pa*a a red*ç*o das reclamações de alu**s quanto ao </line>
<line> ac*mpanhamento pedagógico". (coordenador da IE* E). </line>
<line> A Figura 3 **resenta códig*s r**evantes quanto a* uso da estrutu*a *a I*S p**a a </line>
<line> *mple*ent*ção *o ensin* remo**. Os coorde*a*or*s apontaram o u*o d* Pla*aformas Digi*ais, </line>
<line> a Padronização dos Pr*cessos e a Si*plifi*ação de Roti*a*. </line>
<line> Figura * - Códigos identifi*a*os no uso da Estrutur* d* IES </line>
</par>
<par>
<line> PAD*ONIZAÇÃO *E </line>
</par>
<par>
<line> PROCESS*S (A,C,D * *) </line>
<line> PLA*AF*RMA* D**ITAIS </line>
<line> ESTRUTURA D* IES </line>
<line> (A,B,C,D,E e F) </line>
</par>
<par>
<line> SIMPL*FICAÇÃO DE </line>
</par>
<par>
<line> PR*CESSOS (*e F) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El**orado pelos Autores com au*ílio *o Atl*s T.I.(20*0) </line>
<line> Qua*to à escolha de recu*s*s tecnológic** a serem ado*ad*s, boa parte da* IES *á </line>
<line> *inh** parce*ias já estabelecidas com empres*s de tecnolog*a, como *o* e*emplo o uso de e- </line>
<line> m*il c**po*ativo e transferência de docume*tos eletrônicos. *iversos coorde**dores </line>
</par>
<par>
<line> *onfessaram *ue </line>
<line> * IES já dispunh* de ta*s recur*os, mas eram subut*li*ados, ou por </line>
</par>
<par>
<column>
<row> des*onhe**men*o, ou até m*smo pela i*adeq**ção *o projeto pedag*gico vigente. </row>
<row> E**re as plata*ormas utilizadas pelas IES, as *itada* fo*am, de *cordo com a *igu*a 4: </row>
<row> Figura 4 - P*ataforma pr*ferencial utiliz*da pelas *ES nas *ul** Remotas </row>
</column>
<par>
<line> I ES </line>
<line> PORT* </line>
<line> PL**AFOR*A PREFERENCIA* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> GRANDE PORTE </line>
<line> *icrosoft Teams </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
<line> MÉDI* PORTE </line>
<line> *o o m </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> GRA*DE PORTE </line>
<line> Goo*le Meet </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
<line> G*ANDE PORT* </line>
<line> Microsoft T*ams </line>
</par>
<par>
<line> E </line>
<line> *ÉD*O POR*E </line>
<line> Micro*oft **ams </line>
</par>
<column>
<row> *o*te: *laborado *elo* Autores (2020) </row>
<row> * simplificação de processos gerenciais *ambé* foi realizada, dado que ativid*des ** </row>
<row> *ecretaria ac*dêmica deveriam ser adaptadas para o trabalho remoto. Isto l*vou ao </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina P*, v. *8, n. *, art. 1, p. 4-17, jul. 2*21 </line>
<line> www4.fsa*et.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. S*lva, J. *. Correa, O. S. Cunha Júnior </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> q*esti*namento ** uma série de procedim*ntos *ealizados *ur*craticamente por fun*ionários </line>
<line> adm*nis*rati*os, conforme depoi*e*to do coordenador da I*S F. </line>
<line> "Fi*a mais claro *ue alguns pro**ssos eram redundantes. Alg**as c*isas </line>
<line> que pr*cis*vam de du*s ou três in*tâncias para s*r*m aprov*da*, hoje se resolv* por </line>
<line> *-ma*l (...) *oj* estes proc*ssos estã* en*urt*dos, e v* co* m*is clareza que muitos </line>
<line> processos pode*ia* *er e*c*rtados". (Coordena*or da IES F). </line>
<line> *utro po*to importante é o relacionamento da IES, espe*ificamente na comu*icação </line>
<line> com os alun*s. De acordo *o* o re*a*o dos entrevist**os, a *ai*ria *os alunos acr*dit*u que </line>
</par>
<par>
<line> se **atava d* *m* paralisação efêmera. O papel dos coordenadores </line>
<line> foi d* *menizar a </line>
</par>
<par>
<line> a*sied*de do co*po discente na *ossibili*ad* da v**bilidad* do ensin* *emoto emergencial. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo *om a Figura 5, pode-s* destacar quanto aos *ipo* d* </line>
<line> relacio*amento das </line>
</par>
<par>
<column>
<row> IES os seguintes có**g*s rela*ados **los coord*nado*es: Parcerias Es***té*icas, Ne*oc*ação, </row>
<row> P*dronização de *nfor**ções e Cu*tomização. </row>
<row> Fig*ra 5 - **pos *e *ela*ionamento das IES no uso Aulas Rem*tas </row>
</column>
<par>
<line> *AR*ER*AS ESTR**É**C*S </line>
<line> PADRONIZAÇÃO D* </line>
</par>
<par>
<line> (A,B,C,D ,E e F) </line>
<line> INFORMA*Õ** (*,E) </line>
</par>
<column>
<row> *E*ACIONA*ENTO DA* IES </row>
<row> NEGOCIAÇÃO (B,C e *) CUSTOMIZAÇÃ* (A,B) </row>
<row> *onte: Elaborado pelos Autores (20*0) </row>
<row> A implementação da* aulas remotas n*o *oi *ealizada de f*rma uniformizada *e </row>
<row> acordo com *elato *os coorde**dores. Foi fund*m*ntal * est*belecimen** d* parcerias c*m </row>
<row> empresas *ue p*s*uí*m platafo**as de te*nologia *ar* implementaç*o do ensi*o re*oto. </row>
<row> *lgumas I*S permitiram, inicialmen*e, uma liber*ade total de a*ua*ão do do*ente. A </row>
<row> diversi*ade de *rátic*s d* en*ino re*oto apre**ntadas f*z com que uma *eterminada IES </row>
<row> alinhas*e p*sterior*ente a *tuaçã* dos *eus docen*es. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> "N* início, ess* boa *onta*e *o pr*f**so* </line>
<line> de en*r**ar m*is para o </line>
</par>
<par>
<line> a**no, *caba passando do pon*o(...) *em profe**or que *ria gr**o no WhatsApp, mas </line>
</par>
<par>
<line> não *ncluiu tod*s os alunos *o </line>
<line> grupo...Tinha pr*fes**r usando Zoom, Professor </line>
</par>
<par>
<line> usando Live *o I**tagram...profess*r grav*ndo víde* no youtube. T*nha alunos que </line>
</par>
<par>
<line> trocavam d* *m* platafor*a </line>
<line> para outra p*ra assistir às *ulas.(...) E *ssim tivemos </line>
</par>
<par>
<line> que, pos*eriorm*n*e, pa*ronizar no uso de apenas *ma p*ataf*rma, </line>
<line> evit*ndo </line>
</par>
<par>
<line> r*cla*açõe* de diferença de q*alidade no for*ato d*s aulas. (coord*n*dor *a IES F) </line>
<line> . </line>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 18, n. 7, art. 1, *. 4-17, ju*. *0** www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino Rem*to Em*rgen*ial nos Cursos Presenc*ais: U*a Experiência das Inst*tuições Privada* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> O uso de com*nic*ção pe*as R*des Soci*is (princi*almente Facebook * Instagram) foi </line>
<line> uma impor*ante *erramenta na pad*onização da informa*ão divulgad* p*la IES. A* post*gens </line>
<line> rea*izada* nestas redes *ociais *irimira* a preocupação do c*rpo d*scent* que a suspensão </line>
<line> d*s aulas presen**ais afetasse o cum*rimento do calendário *cadê*ico. </line>
<line> *m virtude de incertezas no mercado de trabalho e no prosseguiment* dos est*dos dos </line>
<line> a*u*os, a capacidade de negoc*aç*o da IES *eve se f*zer pr*s*nte. Os c**rdenadores d*s IES </line>
</par>
<par>
<line> B e D d*m*nstrara* especial </line>
<line> preo*upação com tema. Embora ** me*sa*idades das IES * </line>
</par>
<par>
<line> *studadas não </line>
<line> t*vessem *ido *eduzid*s, </line>
<line> as IES abriram a possibi*ida*e de r*n*goci*ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pagamento caso * caso, como forma de reduzi* * ev*são e a ina*implê*cia. </line>
<line> *ma das princip*is pre*cupaçõ*s co* o cor*o discente é * po*sibilida*e d* acesso à* </line>
<line> aulas re*otas, u*a ve* que alguns p*rte*cem à* c*asses C/D ou mesmo bolsistas per*encentes </line>
<line> a linhas ofi*iai* de financiame*to estudantil (como o PROUN* e o *IES). No entanto, </line>
</par>
<par>
<line> segund* relato dos </line>
<line> entrevi*tados, adesão às a </line>
<line> a*l*s foi superio* a 7*% a partir da se*un*a </line>
</par>
<par>
<line> semana de im*l*me*taç*o ** mo*elo. </line>
</par>
<par>
<line> Ist* não e*clui o fato de existirem aluno* qu* tiveram d*fi*uldades </line>
<line> na obtençã* ** </line>
</par>
<par>
<line> r**urso* t*cnológ*co* para o *comp*nhamento das **la*. Pa** is*o, era </line>
<line> necessá*ia </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> cu*tomiz*ção do serviço educa*ional pre*tado pela IES. N* maioria dos casos, *oram </line>
<line> aut*riz*dos * uso de estudos dirigidos para alunos q*e realmente não tinham condiçõe* de </line>
</par>
<par>
<line> ac*s*o recursos t*cnológ*cos. No *ntan*o, a </line>
<line> todos os **ordenadores ressalv*ram, que apesar </line>
</par>
<par>
<line> *o públic*-alvo, a solução de ut*lização de tais estudos foi r*sidual. </line>
<line> A*n*a *uanto à cus*omi*ação, *abe destaca* especial *r*ocupação do coord*nador da </line>
</par>
<par>
<line> IES A </line>
<line> *e eluc*dar a possibili*ade de *da*t*çã* do e**i** remoto da IES pa*a portadores de </line>
</par>
<par>
<line> *ecessi*ades esp*c**is. </line>
</par>
<par>
<line> Um </line>
<line> ponto importante qu* foi detectado nas </line>
<line> entre*istas * a r*lação inversa entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> prazo de migração para o ensino remo*o * o grau de s*tis*açã* dos al*n*s. Q*anto ma*s cedo </line>
<line> a IES implementou * ens*no re**to, maior o g*au de *des*o e s*tisfação por p*rte do corpo </line>
<line> discen*e *e que as suas aulas não seria* interrompi*as. </line>
</par>
<par>
<line> Na apl*c**ão das *vali*ções, o relato dos co*rden**ores con***giu em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pr*ocu*ação em comu*. De fato, houve um rec*io dos coordenadores de f*rma a evitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comun*c*ção entre os alunos na res*osta das questõ*s pro*ost*s. Assim, *uestões de múlt*pla </line>
<line> escolha ou de resposta **j*t*v* foram evita*as. Es***os de *asos que *á const*vam na *nter*et </line>
</par>
<par>
<line> ta*b*m fo*am o*ientados a serem evitados. Embora r**onhecessem que não seria **ável </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> verificação da autoria das atividades propostas, a a*o*ão d* resenhas e de estudos de casos *oi </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 18, *. 7, a**. 1, p. 4-17, j*l. 2021 ww*4.fs*net.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. M. Silva, J. O. Corr**, O. S. Cunha Júnior </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> implementada, avaliando, assim, * capacida*e de argumentação e enc*deam*n** *e ideias </line>
<line> sobre um de*erminad* tema. </line>
<line> 4.3 C*nários pa*a o *nsino pr*senc*al </line>
<line> Todos os coor*enadores de curso recon*ecera* que, ape*ar *e o *nsino *emot* ser um </line>
</par>
<par>
<line> *ecurso utilizad* de forma </line>
<line> ex*r*ordinária, permiti** pelo regulatório do MEC, haverá uma </line>
</par>
<par>
<line> tr**sfo*mação no en*in* *resencial. Ac*editam **e o uso de </line>
<line> teleconferência* </line>
<line> t**nsformar* </line>
</par>
<par>
<line> também o e*sino </line>
<line> à </line>
<line> dist*n*ia, dado que haverá uma cobrança futura *or parte do corpo </line>
</par>
<par>
<line> discent* na ut*lização ** *ais r*cursos. </line>
<line> De fato, a permissão pa*a a ins*rção de disciplinas virtuais na mod*lidade presencial </line>
</par>
<par>
<line> fo* ampliad* *e 20% para </line>
<line> 40% </line>
<line> da grade c*rricular, d* ac*rdo com a Portaria 2117, de 6 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dezembro *e **19. </line>
</par>
<par>
<line> Quant* ao perf*l ** doc*nte de ensi*o sup*rior, cabe destacar estudo re*lizado p*r </line>
</par>
<par>
<line> K**L e*. al. (201*), </line>
<line> ao apontar que, por parte da av*liação do c**po *iscente, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> competência* Postu*a, D*dática e R*l*cionamen*o *o*suíam uma m*dia superior </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> compet**cia* Experiência Prática e C*nh*cimento Te**i*o do **c*nte. G*and* parte *o* </line>
</par>
<par>
<line> coordenadores entrev*stados con*ord*m *om a valor*zaçã* de aspectos *ntangíve*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e d*cente como a empatia e motiv*ção em sa** de aula. </line>
</par>
<par>
<line> De acor*o *om o relato do coordena*or da IES *. </line>
</par>
<par>
<line> "*s docentes não a*enas têm que ser dotados do conheci*ento, vão t*r que </line>
</par>
<par>
<line> l**ar com as *ecnolo*ias, b*m **mo ser um profess*r men*or, </line>
<line> n* pod*r do </line>
</par>
<par>
<line> aconsel*a*e*to, assessoria e mot*vação ** a*uno (...). Nas últimas contratações </line>
<line> tenho enxergado isso. *ontratamo* um p*ofessor que enc*n*ou n* *ro*a *e aula, </line>
<line> *ois além de lecionar Matem*tica Financeira também dava pa*estra *obre Feli*i**d*. </line>
<line> Es*e * o *ovo perfil. Além de técni**, tam*ém hum*no" (Coord*nador da IE* D) . </line>
</par>
<par>
<line> O coor*enado* da IES F acredi*a que o quadro de docentes </line>
<line> *eva ser r*duzid*, </line>
</par>
<par>
<line> esperando que ass*m um profissi*nal se*a *oliva*ent*, **m múltiplas fo*mações e gra*uações, </line>
</par>
<par>
<line> cre*enciando para lecio*ar em </line>
<line> dif*rentes m*térias do mesmo ca*po de </line>
<line> conhecimento. Esta </line>
</par>
<par>
<line> *orm*ção polivale*te ta*bém é rati*ic*da *el*s demais coordenadores. </line>
<line> 5 CO*SIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> *iversas *tividades e*onômicas na *rea de serviços que sus*enderam seus ne*ócio*, </line>
</par>
<par>
<line> em virtude *o isolamento *ocial, *iver*m perdas na **recad*ção. </line>
<line> A princ*pio, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*em**tação d* ensino r*moto pela* IES </line>
<line> privadas fo* * solução </line>
<line> emergencia* *ncontrada </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. *, art. 1, *. 4-17, jul. *021 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino Remo*o *me*ge**ial nos Cursos Presen*ia*s: Uma Exp*riência *as Instit*ições Pri*adas </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> para a continuidade do </line>
<line> calendário *cadêmic*, </line>
<line> *em </line>
<line> como </line>
<line> a </line>
<line> sustenta*il*dade econô*ica dos </line>
</par>
<par>
<line> s*us negó*ios. A *ecessidade em d*fer**ciar *nsi*o o </line>
<line> *emot* *mergencial do Ensino </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *istância pode ser uma j*stificat*va de **nute*ção dos **eço* das mensalidades (dado que * </line>
<line> *alor da mensalid*de d* mod*lid*de EAD é inferior à presencial). </line>
<line> A conc*usão deste **tudo é que o u*o adeq**do *os ***ursos das I*S fo* fundamental </line>
</par>
<par>
<line> para a *m*lementação do Ensin* *emo*o Eme**encia*. Dentre *s *ecursos intangíveis </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> org**iza*ão, destacam-se: a resiliência do cor** do*en*e, a pad*oniz*ç*o d* *rocessos, * us* </line>
</par>
<par>
<line> de p*atafo*ma* digitais, </line>
<line> * </line>
<line> a*iança *stra*égica com empr**as de tecn*logia e a ca*acidade de </line>
</par>
<par>
<line> *egociação da* IES com *eus estudante*. </line>
<line> No *nta*to, a adesão verificada *anto por par** da atuação do c***o docente quanto na </line>
</par>
<par>
<line> *articip*ção do corpo di**ente visl*m*r* </line>
<line> u*a possi*i*idade r*a* </line>
<line> de ser *m rec*rso a ser </line>
</par>
<par>
<line> adotado n* per**do pós *andemia. O gra* de inclusão dependerá, no enta*to, de autorização </line>
<line> do mar*o r*gulatório sobre o en*ino pres**cial. ** fato, o ensino *emoto pos*ibi*ita o us* de </line>
<line> tecnologi*s na *ala d* *u*a virtua* que *odem *nriquecer o pr*cesso de ensino aprendizage*, </line>
<line> com* o uso *e quizz*s e interação on*ine entre *s alun*s numa mesm* plataform*. </line>
<line> *a a*á*ise d*s entrevi*t*s do* coor*enadore*, f*i dete*tad* implicitamente em seu* </line>
<line> relatos, *ue a IES A foi um exem*lo de Benc*m*rking. Por esta IE* *pre*ent*r uma estru*ura </line>
</par>
<par>
<line> *e grup* educacional e </line>
<line> ag*lidade na gestão </line>
<line> empresarial, a *mplementação do e*sino remoto </line>
</par>
<par>
<line> foi imediata. </line>
<line> Inclusive, esta IES apro*eito* este pi*neirismo ao d*vu*gar o feito da </line>
</par>
<par>
<line> imple*entaç*o do ensino remoto - no fo**ato d* uma página inte*ra - na edição de *o*ingo </line>
<line> no *ornal com maior ti*age* impressa e assina*ura ele*rônica no Estado do Rio de Janeiro. </line>
<line> T*mbém não pode ***xar de ser *eba*ido o uso dos *ireitos autoriais d* d**ente, </line>
</par>
<par>
<line> co*sider**do que su*s </line>
<line> aulas sã* grav**as e </line>
<line> *isponíve*s p**a serem assistidas pe*o cor*o </line>
</par>
<par>
<line> discente. Esta pode s*r uma sug*stão pa*a es*udos futuros sobre o **ma. </line>
<line> *utro ponto a ser destacado é a demanda por novas competências de p*áticas docent*s </line>
</par>
<par>
<line> nas IES. O uso de aulas r*motas requ*r um conhecimen*o </line>
<line> do* </line>
<line> re*ursos dispo*íveis a serem </line>
</par>
<par>
<line> explorados </line>
<line> da plataforma utiliz*da, como </line>
<line> também uma capacidade dinâ**ca de intercal** </line>
</par>
<par>
<line> ade**ad*mente o *empo para minist*aç*o de c**te*dos e o uso d*sado </line>
<line> de </line>
<line> p**tica* de </line>
</par>
<par>
<line> p*r*i*ipa*ão *iscen*e n* a*la. Tai* competências vão ao encontro de e*tudos anter*ores já </line>
<line> *ealizados s*bre o tema (*ÜHL et. al., 2013; POPKOVA, BOGOVI*; LI*VINOVA, 2019). </line>
<line> Pa*a ap*ofu*d*me**o da disc*ss*o, também é *undame*tal a rea*ização de pes*uisas </line>
</par>
<par>
<line> qu* busquem * p*rcepção por p*rte de docentes </line>
<line> * de alu**s sobre o us* do Ensi*o Remoto, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente n* s*a *doção e* cursos de *estão (Administraç**, Ci*ncias *on*á*eis, </line>
<line> Turismo e tec*ól*gos de **eas a*in*). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. *8, n. 7, **t. 1, p. 4-17, jul. 2021 ww*4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. *. Silva, J. O. Cor*ea, O. S. Cun*a *ún*or </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> REF*RÊ*C*AS </line>
<line> ABME*. Associa*ão Bras*lei*a de Man*enedoras de Ensino Superior. Posi*ion*mento </line>
<line> ABME* sobr* au*a* remota*. D*sp*níve* em < htt*s://abmes.org.br/noticias/detalhe/3700> </line>
<line> Acesso em 10 mai. 2020 </line>
<line> AWA*, F. *. A estr*turação * a gestão do c*pital in*electual na Universidade de P**so </line>
<line> Fund*: uma aná*ise a parti* ** m*delo de *avegador de *tewar*. Dissertação d* Mestrado. </line>
<line> *NIJUI. Ijuí, 2010. </line>
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<line> BARN*Y, J. Firm resources and sus*aine* com*et*tive advantage. Journal of Management </line>
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<line> BO*KURT, A; SHARMA R.C. E*ergen*y remote te*ching *n * time of global cris*s due *o </line>
<line> Corona*irus *and*mic. Asian Jour**l of *is*anc* Educa*ion. V*l.1* 202* </line>
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<line> BRAS*L. Instituto </line>
<line> Nacional ** Estudos e Pesquisas E*ucaci*nais *nísio Teix**ra (Inep). </line>
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<line> C*nso *a **ucaç*o Superio* 2*1*: *otas e*tatí**ica*. Bra*ília, 2019. </line>
<line> CAMACH*, A. C. L. F et al. * tutori* n* educaç*o à d*stância *m *empos de COV**-19: </line>
<line> orient*ç*es *ele*antes. Research, Society and D*v*lo*me*t, v. 9, n.5. *020. </line>
<line> FERR*IRA, *. C. A. D. S.; NASCIMENTO, *. P.; SALVÁ, M. *. R. Profes*or: profissão </line>
<line> *e ris*o. U*a análise do impa*to da gestão de IES **iva*as sobre o trabalho docente. </line>
<line> *oc**dade, *ontabilidade e Gestão, v. 9, *. 2, p. 1**-171, 2014. </line>
<line> INEP. Sino*ses Estatística* da Educação Su*erior. 2018 </line>
<line> *ÜHL, M. R.; *AÇANE**O, M. B.; CUNHA, *. C.; CUNHA, S. K. O valo* das </line>
<line> *ompetênc*as d**ent** no ensino da Admin*straçã*. Rev*sta de Ad*inist*a*ão, v. 48, n. *, </line>
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<line> Learning & A*sessme*t. CE*L V**e* Library 37. Univers*t* of Northern Colorado. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. </line>
<line> Portaria Normativa *43 de *7 *e *arço de **2*. Dispõe </line>
</par>
<par>
<line> s*br* a s*b*t*tuição das *ulas presenciais </line>
<line> por aulas em meios digitais enq*anto du*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> situação de pandemia d* Novo Coronav*rus - **V*D-19. </line>
<line> ___________________________. Portar*a No*mativa 2117 d* * de de*e*bro de 2019. sobre </line>
<line> * *f*r*a de c*rga horária na mod*lidad* de Ensino a Di*tân*ia - EaD em *ursos d* graduação </line>
</par>
<par>
<line> *resenc*ais ofer*ados por Instituições de Educ*ção S*perior - IES </line>
<line> pe*t**cente* ao Sistema </line>
</par>
<par>
<line> Feder*l de Ensino. </line>
</par>
<par>
<line> NO*UEIRA, A. F. M.; OLIVEIRA, M. A. G. Me*can*ilização e relaç*es d* tr*balho no </line>
<line> *nsino superior *rasileir*. Re*ist* Ciências *dm*ni*trativas, v. 21, n. 2, p. 335-36*, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*n*, v. 18, n. 7, art. 1, p. 4-17, jul. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino Remot* Emergenc*al nos Cursos P*esen*iais: Uma Experiênci* das Instituiç*es Privadas </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
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<row> SÁNCH*Z, M.P., ELENA, S.; CASTR*LLO, R. In*elle*tual cap*ta* dyna*ics in univer***ies: </row>
<row> a report*ng mod*l, Journ*l of Intell*ctual Capital, Vol. 10 *o. 2, pp. *07-32*. *009 </row>
<row> SERGI, *.S., POP*OVA, E.G., BOGOVIZ, A.V., LITVIN*VA, T.*., SERGI, B.S., </row>
<row> P*P*OVA, E.G., *OGO*I*, A.V.; *ITVIN*VA, T.N., "Map of Compe*e*ces for </row>
<row> Represent*tives *f Future Professions in *duc*tion", Unde*stand*ng Indu*try 4.0: AI, th* </row>
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<line> VIENNA UNIVERSIT* Wissensbilan* V*enna Univer*i** 2015. </line>
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<row> WAN, W et al. Resour*e-Based T*eory and Corpora*e *ive**ificati*n. Jo*rnal of </row>
<row> M*nagement. n.37, v.5, p. 13*5-68, 2011. </row>
<row> WERN*RF*LT, B. * *eso*r*e-*a*** View of the Fi**. Strat*g*c Management J*urnal, </row>
<row> v * l . 5 , p .1 * 1 - 1 8 0 . 1 9 8 4 . </row>
<row> Z*A*G, L., **A*G, X.; XI, Y. The *ociality *f *e*ourc*s: Und*rs*andin* organi*atio**l </row>
<row> co*petitive advanta** f*om * *ocial persp*ct*ve. A**a P** J Manag 34, 619-64*. 2017. </row>
<row> SILVA, V. R.; *I*AN*A, G. J.; P*RE*RA, J. *. ENADE e Propost* Curr*cular *o *F*: </row>
<row> um *studo em Cur*os Brasileiros de Ciências C*ntá*eis. Revista de *duca*ão e Pesquisa </row>
<row> em Contabilidade, v. *1, n. 3, p. 2*1-275, 201* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Co*o Referenciar este Art*go, *onforme ABNT: </line>
<line> SILVA, C. *. M; CORRÊA, J. O; CU*HA JÚNIOR, O. S. O Ensino Re*oto Eme*g*ncial nos </line>
<line> Cursos Pre*enciais: Uma E*p*riên*ia das Institu*ções Pr**adas *e E*sino Supe*io* no Ri* D* Jan*ir*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v.*8, n. *, *rt. 1, p. 4-17, **l. 20**. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Autor*s </line>
<line> C. *. *. Silva </line>
<line> J. *. Corrê* </line>
<line> O. S. Cun*a Júnior </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpre*aç*o do* **dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ras*u**o ou n* r*v*são crí*ica *o conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*o*a*ão *a versão fi*al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, *e*esin* PI, v. 1*, n. 7, art. 1, *. 4-17, ju*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
</document>

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