<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Avali*ção de Desempenho Individual na *d*inistraç*o P*blica: **a Revisão Inte**ativa da </line>
<line> Lit*ratura </line>
<line> Indi*idua* P*rformanc* Assessment i* *ubli* Administ*ati*n: An In*e*rative *iterature </line>
<line> Review </line>
<line> Le*na*do Ferreira Bez***a </line>
<line> Doutor e* Administração *ela Unive*sidade do Gr*nde Rio </line>
<line> E-mail: leo*ar*ofbez@gmail.com </line>
<line> *iego de Ol*ve*ra da Cun** </line>
<line> Doutor*do *m Engenhari* d* *rodução * Sistemas pelo Ce*e* RJ </line>
<line> Mestre *m Administr*ção pela Universi*ade *o Grande Rio </line>
<line> P*ofe*so* do En*ino Básic*, Té*n*co e Tecno*ógi*o no Instituto *ederal do Mato Grosso </line>
<line> E-mail: die*o.cunha@aluno.ce*e*-r*.b* </line>
<line> El* Seve*ian* *únior </line>
<line> Mestre em A*m*nist*ação pela U*iversid**e *o Grande Rio </line>
<line> Professor d* Ensin* B*sico, Técn**o * Tec*ológico *o Institut* *ederal d* Rio de J*neiro </line>
<line> E-ma*l: ely.*everiano@*frj.edu.b* </line>
<line> Debor*h Moraes Z**ain </line>
<line> Douto*a em Engenhari* de P*o*ução pela Universid*d* Federa* do Rio d* </line>
<line> *rofes*ora do Mestrado e Dout*rado e* *dministração da Univers*dade do G*ande Rio </line>
<line> E-mail: deborahzo*ain@gm*i*.com </line>
</par>
<par>
<line> Edito*-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> *e*ley </line>
<line> *e </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Leonardo Ferrei*a Bezerra </line>
<line> *odr*g*es </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade do </line>
<line> Grande R*o - </line>
<line> Rua da Lap*, </line>
<line> 86, </line>
<line> **ntro, </line>
</par>
<par>
<line> CE*: 20021-*80, Rio *e *anei*o/RJ, Brasil. </line>
<line> Artigo *ece*ido em 07/06/2021. *ltima versão </line>
</par>
<par>
<line> End*r**o: D*ego de Oli*eira da Cunh* </line>
<line> rec*bida em 21/06/*021. Aprova*o em 22/06/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Centro </line>
<line> Federal *e E*uc*ção </line>
<line> Tecnológica Celso Sucko* </line>
</par>
<par>
<line> da Fon*eca - *. Gen. Canabarro, 485 - Maracan*. CEP: </line>
<line> Avalia*o pe*o sistema *riple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 202*1-204, Rio d* *aneiro/RJ, Brasil. </line>
<line> pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bl**d Re*ie* </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Ely *everi*no Júnio* </line>
<line> (avaliação c*g* por doi* avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Univ*r*i*ade do </line>
<line> Grand* Rio - </line>
<line> Rua da Lapa, </line>
<line> 8*, </line>
<line> C**t*o, </line>
</par>
<par>
<line> **P: 20021-180, Ri* de Janeiro/RJ, Bras*l. </line>
<line> R*visã*: Gramati*al, Normat*va e de F*rmatação </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Deborah Moraes Zou**n </line>
</par>
<par>
<line> Universidade *o Grande Rio - Rua da Lapa, 86, *e*tro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 2*021-180, Ri* d* J*neiro/RJ, Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Bezerra, D. O. C*nha, E. Sev*r*no júnior, D. M. Zouain </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
<line> O *r*sente artigo tem por obje*ivo *dentifica* as *bordagens *eóricas ma*s utili*a*as ** def*n*r </line>
<line> **aliaçã* de d*s**pen*o in*i*idua* na Ad*inistraçã* P**lica Br*silei*a em art**o* </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*os no evento EnANPAD na e </line>
<line> b*se de dados SPELL, no quinquênio de 2*14 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2018. Para atingir esse o*jetivo, foi usada como metodologi* a revi*ão integrativa, à luz </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Botelho, C*nha; *acedo (*0*6), ten*o como principais </line>
<line> resu**ado* a verifica*ão que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> arti*os </line>
<line> da área de avaliação de desempenho </line>
<line> i**ividual na esfera *ública utilizam, </line>
</par>
<par>
<line> pre*omina*temente, definiçõ*s que tratam esse instrumento </line>
<line> *xclusi*ame*te em nível </line>
</par>
<par>
<line> operaciona*, em uma a*ordagem ma*s clássica *e Rec*rsos *umano*, todavia também </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> abor*agens que posicion*m e*sa ferrament* em </line>
<line> áreas mais </line>
<line> estrat*gicas e comp*rtamentais, </line>
</par>
<par>
<line> em *ma abordagem m*is estratégica. Os r**ultados apre*entados pode* </line>
<line> contribuir para </line>
</par>
<par>
<line> ente*d*mento *e *estores e pesquisado*es de aval*ação de desempenh* na a*m**istração </line>
</par>
<par>
<line> públi*a bras*leira, alé* de serv*r de insumo para outros *rt*g*s qu* queiram </line>
<line> a*ançar </line>
<line> nesse </line>
</par>
<par>
<line> tema, *ri*cipa*mente estud*s e*píri*os que te*te* os resultados o**idos nes** estudo. </line>
<line> Palavr*s-*have: Avali*ção *e D**empenho. Gestão d* P*ssoas. Administração Púb*ica. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> This article *ims to id*ntify the m*st *sed *heore*ical approac*es whe* </line>
<line> defining individu*l </line>
</par>
<par>
<line> per*or*anc* evaluation *n the Br*zili*n *ublic Admin*s*ra*i*n in a*ticles pr*sented at *he </line>
<line> EnAN*AD event a*d in the SPELL database, *n the five-y*ar perio* from 2014 to 2018. To </line>
</par>
<par>
<line> ach**ve this obje*tive, the *ntegrative review was used as metho*ology, in th* light ** a </line>
<line> B*telho, Cunha; Ma*edo (201*), **ving a* main res*lts the verificat*on th*t *he arti*l*s i* the </line>
<line> *rea o* i*dividual performance evaluati*n in the public **here, predominan*ly use defin*tio*s </line>
<line> that **e*t this tool *xclusive*y at the operati*na* level, in a more classical a*pro*ch of Hu*an </line>
<line> Resource*, however, th**e are al*o approa*hes th*t position this tool in more str*tegic **d </line>
<line> behaviora* areas, *n * **r* s*rate*i* appro*ch. The resul*s pr*se**ed may cont*ibute to the </line>
<line> understanding of m*na*er* and performance evaluation *esearchers *n Brazilian public </line>
<line> ad*i*is*rat*on, in addit*on *o se*v**g as input for o*h*r articles that want *o advance in this </line>
<line> the*e, e*p*cially *mpi*ical stud**s t*a* test the re*u*ts obtained in thi* stu**. </line>
<line> ***words: P*rformance Assessment. *eople Management. Public Administrat**n. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**s*na, v. 19, n.*, art. 1, p. 3-2*, ja*. 202* </line>
<line> w**4.fsan*t.*om.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avalia*ão de Desempenho Indi*idual na Ad**ni*t*açã* Pública: Uma Revis*o Integra*iva </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * *usca da efic*ência das or*anizações *úbl*ca* n* Br*sil </line>
<line> pode ser div**i*a em três </line>
</par>
<par>
<line> momen*o*: *riação *o Dep*rta*ento Ad*inis**a*ivo do Serv**o Públ**o (DASP), </line>
<line> em 1938; </line>
</par>
<par>
<line> Promul*ação do *ec*eto-Lei nº *00, de 1967, e publ*cação do Pl*no Diretor d* R*fo*ma d* </line>
<line> Estado, e* 1995. </line>
<line> * DASP foi cria** n* *overno *e Getúlio Vargas (1*30-45), q*e pr*moveu uma n*va </line>
</par>
<par>
<line> vis*o *e o**aniz*ção da administração *úbl*ca, sendo respo*s*vel *or </line>
<line> di**rsas refor*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m**isté**os e depa*t*me*t*s, com o objetivo inic*al de modernizar * *p*rato *dm*nis*ra*ivo, </line>
<line> com foco *a m*ri*ocrac*a e d***nuição d* clienteli*mo (R*BELO, 2011). </line>
<line> O Decreto-lei nº 200, de 1967, inclui for*as de *rganização que ainda são nor*eadoras </line>
</par>
<par>
<line> da forma de co*duzir a </line>
<line> administraçã* pública </line>
<line> *o Brasil, entre ela* </line>
<line> a s**aração *n*re </line>
</par>
<par>
<line> adm*nistra*ão </line>
<line> diret*, qu* d*v*ria e*ercer fu*çõe* m*nist*riais e previden*iárias, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admi*istr**ão in**r*ta, q** era com*o*ta por a*tarquias, empres*s p*bli*as, *ocie*ad*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> economia mista e fundações, c*m pe**o*alidade jurídi*a *rópria, co* * objetivo de otim*zar a </line>
<line> eficiê*cia da administ**ção. A gr*nd* m*danç* de para*ig*a, *esse mo*ento, foi a alteraç*o </line>
<line> do mod**o de ges**o, do c*ntrole, par* a *upervis*o, do Estado *obre suas *ns*ituições </line>
<line> (*ARBIERI; *ORTA*E, *0*2). </line>
</par>
<par>
<line> Por últ*mo, o Plano D*reto* da Reforma do Estado, </line>
<line> de 1995, id*alizado por *re*ser </line>
</par>
<par>
<line> *ere*ra, foi o </line>
<line> do*ument* base </line>
<line> *ara implementação do conceito de a*m*nistração pú*lica </line>
</par>
<par>
<line> gerencial, q*e de ac**do co* Bresser Pereir* (199*) nasce* *a </line>
<line> necessidade de l*git*mar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> bu**cracia às de*andas da so*iedade, ou seja, * a*ministraçã* púb*i** passou a *er foco nos </line>
<line> result*dos, atende*do as*im * cid*dão-cliente. </line>
<line> N*sse **smo *entido, cada vez *ais exi*e-se q*alida*e ** prestação de serviço </line>
<line> público, logo a área de *ecursos H*manos é p*ça ch*ve nesse c*n*rio, *ois é de su* </line>
<line> incumb*nc*a nor**ar p*líticas e fo*mula* di**trize* e *ormatiza*õe* relacionadas à gestão dos </line>
<line> funcionários públ**o*, que são os *e*pons*veis por assumir um* nova postura *rent* a *ste </line>
</par>
<par>
<line> **v* modelo </line>
<line> de Admin**tr*ção. Assim, * *v*li*ç*o de Dese*pen*o *ndi*idua* (ADI) </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> *er uma *erramenta de auxílio * gestão de pess*as nas in*tituições pú*licas, poi* ela tem p*r </line>
</par>
<par>
<line> objet**o conhecer e med*r de*empenho do* servidores das o </line>
<line> *rganizaçõe*, </line>
<line> compa**ndo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resultado obtido e o apresentado (LOTTA, 2002). O quad** a seg*ir e*emp*ifica os principais </line>
</par>
<par>
<line> marcos l*gais e* relação à criação normatizações e </line>
<line> d* ADI *o â*bit* da A*ministr*ção </line>
</par>
<par>
<line> Pública Bras**eira (***): </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 1, a*t. 1, p. 3-23, jan. 2*22 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Bezerra, D. O. Cun*a, E. Severin* júni*r, D. M. Zouain </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Qu*dro 1 - Marc*s Le*ais da Avali*ção de Dese*penho no Serviç* Público - *dap*ado </row>
<row> Alves (1994) apud (S*CRETAR*A D* *ES*ÃO PÚBL*CA, *013) </row>
</column>
<par>
<line> Ano </line>
<line> Legis*açã* </line>
</par>
<par>
<line> 1960 </line>
<line> Lei n° 3780 - Crit**ios para promoção na *ar*eira </line>
</par>
<par>
<line> 1970 </line>
<line> Lei n° 5.645 - Prog*essão *unciona* po* mérito e antig*id*de </line>
</par>
<par>
<line> 1799 </line>
<line> Decreto n° 80.602 - Progress*o func*ona* m*dian** avali*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> 1*80 </line>
<line> Decreto n° **.664 - Institui critéri*s d* avaliação para progr*s*ão e promoção </line>
</par>
<par>
<line> 1990 </line>
<line> Lei *°*.1*2 - *nstitui R**ime Ju*ídico dos serv*do*es e crit*rios de apr*vaçã* no estágio probatório e avaliação periódica permanen*e </line>
</par>
<par>
<line> 1*95 </line>
<line> MP *° 1.548 - C*i* gratifi*aç*o de desempenho e p*odutiv**ade </line>
</par>
<par>
<line> 1998 </line>
<line> Emenda C*n*tituc*onal nº 19 - Est*belece que * que o s*rvidor p*ra adquirir a esta*ili*a*e d*ve ser aprov*d* em Estág*o Probatório e deve se* avaliado periodicamen*e. </line>
</par>
<par>
<line> 2*08 </line>
<line> L*i n° *1.784 - Insti*ui a nova s*stem*tica para AD </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> Decr*to n° *.133 - Critérios e pro*ed*mentos ge*ai* de AD </line>
</par>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a avaliação *e </line>
<line> dese*penho dos servidores públicos tem *omo marco </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Eme*d* Co*stitucional nº 1*/19*8, que alte*ou * redação do art. *1 da C**s**tuição Federal </line>
<line> de 1988. A ino*ação trazida po* este artigo destaca que a criaç*o d* estágio *robatório como </line>
<line> instrumento de a*aliaçã* nec*ssário **ra a*uisição *e *stabil*da*e e c*iação de um* avalia*ã* </line>
<line> pe*iód*ca do servidor, qu* em caso de insuf*ciente, poderia levar à dem*s*ão. V*le dest*car </line>
<line> *ue es*a última, *pós mais *e *0 anos, ainda não está em vigência *ev*d* ter *ido </line>
<line> regulament*da por Lei com*le*e*ta*. </line>
<line> Nes*e ce**ri*, a ADI na ad*ini*tração pública bra*ileira tem sido tema em d**ersos </line>
</par>
<par>
<line> fór*ns como revist*s, pe***dicos, co*gr*ssos e seminários c*m foco e* </line>
<line> gestão de p*sso*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*mi*istraç*o púb*ica. Apesar de ser u* assunto debatido há *nos, são *scass*s as pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> que pro*uram compreender as definiç*es mais ut*lizadas </line>
<line> ao defini* ADI na área </line>
<line> pú*lic*. </line>
</par>
<par>
<line> Log*, con*ecer as pri**ipais definiç*es e autores mais citado* no referen**al t*órico em </line>
<line> *rtigos des*e t*ma pode *er útil *ara que seja entendi*o, de forma mais c*ara, o e*t**o d* art* </line>
</par>
<par>
<line> e qua** as motivações da *sco**a </line>
<line> de teorias ao se definir e da avaliaç*o de desempenho </line>
</par>
<par>
<line> ind*vidual na AP*. </line>
</par>
<par>
<line> O escopo de*te artigo </line>
<line> est* d*limitado *m tra**lhos a*r*senta*os no Encontro da </line>
</par>
<par>
<line> Associ*ç*o ****onal *e Pós-Graduação e Pe*quisa e* Ad*inistração (EnANPA*) e na b*s* </line>
<line> de dados Scientific Peri*di*als Elec*ro**c Li*rary (SPELL), em função da i*port*n*ia dessas </line>
<line> duas fontes *e arti*os pa*a pesquisad*r*s d* *rea d* Adm*nistração. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa linha, o presente </line>
<line> estu*o, por *eio da seguin*e </line>
<line> ques*ão norteadora: "**ai* as </line>
</par>
<par>
<line> abordagens *ais utilizadas *o definir avaliação de dese*penh* *ndividual na Administração </line>
<line> *ú*lic* Brasi*eira nos artigos aprese*tados no E*ANPAD e na base de da**s SPELL, da á*ea </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 1, p. 3-23, ja*. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliação de Desemp*nho Individual na Admi*istra*ão Pública: Um* R*v***o In*egr*tiva </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> de *dministração pública, no quinquênio de 2014 a 201*? Pa*a se alcançar esse obje*iv*, será </line>
<line> utilizada a metodologi* *a revis** **t*grati*a * luz *e Botelho, Cun**; Macedo (20*6). Deste </line>
<line> *odo, pre*en*e-se, primeiram*nte, selecionar os artig*s que f*ze* parte do escopo, c*mpará- </line>
</par>
<par>
<line> lo* e *nalis*-los </line>
<line> de forma a re*letir sobre seu contexto. Posteriorm*nte, s*rão d*scuti*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *evisados os *onceito* ut*lizados nos artigos *elecionados que envolve* def**ições da </line>
<line> ava*iaç*o de d*se*p*n*o in*i*idual, a parti* dos artigos s**ecion*dos. </line>
<line> **sim, o objeti*o deste tr*balho é identif*car as a*ordag*ns teóricas mais utilizada* </line>
<line> a* *efinir av*liaçã* de desem*enho *n*ividual na Administração Pú*li** *rasileira em </line>
<line> artigo* apresentados no EnA*P*D e na bas* de dado* SPELL, *o **in*uênio de *014 a </line>
<line> 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> O presente e*tudo ***a eluci*ar questões relaci*nadas </line>
<line> à "a*aliação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dese*penho" *x**usivamente na ár*a públ*c*. Por meio dos res*ltados *este trab*lho, almeja- </line>
<line> se pree*cher a lacuna teórica da rel*ção entre os dois temas supr*citados, assim f*ram </line>
<line> ide*tifica*os o*to artigos apr*sent*d*s na EnAN*AD e nove artigos na ba*e *e dados *PELL. </line>
</par>
<par>
<line> *s r*sultados obtido* podem contribuir p*ra ent*ndiment* do *rocesso de avaliação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> desempe*ho na *r*a públic*, além d* ser*ir de insumo para outro* a*ti*os que que*ram </line>
<line> a*ançar *esse tema. </line>
<line> O presente trab*lh* está dividi*o *m cin*o seçõe*, al*m de*ta introdução. Na pr*xima, </line>
</par>
<par>
<line> são resgatad*s contribuiçõ*s teóricas sobre *valiação de </line>
<line> de*e*penho dos artig*s </line>
</par>
<par>
<line> seleciona*os. E* seguida, é m*stra** </line>
<line> o percurso metodológico *a pesquisa. *a seçã* </line>
</par>
<par>
<line> *egui*te, são </line>
<line> descrit*s e categoriza*os os artigos do escopo da pesquis*. Depois, serão </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentadas as abordagens mais utilizadas, sen** dis**tidos seus pontos </line>
<line> em co*um </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *iver*ências teóricas. Por fim, são apresentadas as considerações finais d* tr*b*lho. </line>
</par>
<par>
<line> * REFERENCIAL T*Ó*ICO </line>
</par>
<par>
<line> A ADI é *m pr*cesso que se inicia com o planejam*nto e se encerra com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comparaç*o do </line>
<line> ex*c*t*do </line>
<line> com o pla*ej*do. Essa avaliação p*de ser forma* (*scrita) o* </line>
</par>
<par>
<line> i*formal </line>
<line> (não *scri**), a necessidade da for*a*ização está relacionada *om o *amanho da </line>
</par>
<par>
<line> Instituição. (GUI*ARÃE*; NADER; R*MAGEM, 1*98; CUNHA; BEZERRA; PINTO; </line>
<line> ZOUAIN, 2020). De acordo com esses autores, a avali*ção possui duas fac*s: instr*me*to de </line>
<line> d*s**vo*vim*nto de recursos humanos, que os teó*icos *rocuram di*ulg*r m*i* amplamente; </line>
<line> e um mecanismo de *ont*o*e d* empr**ad*s. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, *. 19, n. 1, ar*. 1, p. 3-23, ja*. 20*2 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. *e**rra, D. O. Cunha, E. Sev*rin* júnior, D. M. Z*uain </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Vincular a remuner*çã* ao *esempenho é uma das for*as de maxi*izar os res*ltados </line>
</par>
<par>
<line> esperados pela organiz*ção e *ecomp*nsa* os empregado* *nvolvid*s, en*retanto trans*ere </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> risco da re*uneração par* o colab*rador (RO**IGUES, 200*). A APB também introdu*iu </line>
</par>
<par>
<line> es*a </line>
<line> n*v* sist*má*ica ao </line>
<line> elaborar di*etrize* *a áre* de gest** de pessoas, o Qua*ro * já </line>
</par>
<par>
<line> d*mo*stro* a ev*luç*o históri*a da *DI, mas vale des*aca* o Decreto nº 7.1*3/2*10. De </line>
</par>
<par>
<line> acordo </line>
<line> com *ssa legis*ação, os </line>
<line> valor*s </line>
<line> *e gratificaçã* do servidor devem s*r atri*uídos </line>
</par>
<par>
<line> mediante * alcance de metas de </line>
<line> d**empenh* indi**dual dos se*vido*es e *s meta* </line>
</par>
<par>
<line> instituci*nai* da i*stituição (SECRETAR*A *E GE*TÃO **BLIC*, 20*3). At*almente, 49 </line>
</par>
<par>
<line> *arr*iras t** sua av*liação </line>
<line> de de*empen*o nor*e**a, principalment*, **la me*odologia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *erminolog*as criadas por esse *ecret*. </line>
<line> 3 P*O*EDIMEN*O* *ETODOLÓG*COS </line>
<line> Este e*tudo trata-*e de uma pesquisa qualitativ*, segun*o Flick (20**) esse t*po *e </line>
<line> pesquisa é recent* e oco*reu d* forma simult*ne* em diferentes áre*s, com um embasamen** </line>
<line> teórico próprio, de *cordo co* reali*ades espe*íficas e tipos d* metodologia. Pa** o presente </line>
<line> est*do, ut*l**ou- s* a *é**ica *e Re***ão Integrativa. </line>
<line> A *evisão integrativa é um **po de revisão bi*liográfica q*e objetiv* traçar *ma análise </line>
</par>
<par>
<line> s*bre determinado conheci*ento constru**o por estudos anterior*s, </line>
<line> possibilitando uma </line>
</par>
<par>
<line> sín*ese ** um assu*to já debatido, a part*r de uma revisão da liter*tura (BOTELHO; CU*HA; </line>
<line> M*CEDO, 20*6). </line>
<line> De acordo com B*t**ho, Cunha; Mac*do (2016), a revisão inte*rativa é executada em </line>
</par>
<par>
<line> seis etapas, são elas: (I) </line>
<line> ident*f*cação do tema e s*leção da ques**o *a p*squi**, (II) </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento d* cr*térios de seleção da liter*tura, (*II) identifi*ação </line>
<line> do* e*tudos </line>
</par>
<par>
<line> selecionados, (IV) catego*iz*ção dos estud*s s*l*cionados, (*) análise e int**preta**o </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> resultado* e (VI) apresentação da sínt*s* do r*sulta**. </line>
<line> Nas próximas etapas, à luz </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> met*dol*gia su*raci*ada, se**o *escritas as etapas I a IV da revisão </line>
<line> int*g*ativa nes*a seçã*, </line>
</par>
<par>
<line> p*ocedime*t*s metodol*gicos, e etap*s V e VI na s*ção de aná*ise e interpretação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> res****dos. </line>
</par>
<par>
<line> Etap* I - Identifica*ão d* te*a e seleção da questão *a pesq**sa </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> tema, questão e </line>
<line> objetivos *a pesquisa foram descrit** na intr*dução, s**d* </line>
</par>
<par>
<line> e*colhidos à lu* da ident*ficaç*o *e l*c*nas de es**dos nessa área, u*a v*z que são *scassos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *.1, ar*. 1, p. 3-23, *a*. 20*2 www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava*iação de Dese**enho In*ividual ** *dministraçã* P**lic*: *ma R*visão Integrati*a </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> *s artigos qu* utilizam a met*dologia de revisão integr**iva ao d*b*ter *va*iação de </line>
<line> desempenho individ*al nas organizações públicas. Fo*a* escolhid*s pelo cará*er nacional as </line>
<line> *ases EnANPA* * SPELL, assim com* Duarte et al. (2017), * se*uir u*a breve apresentação </line>
<line> de cada b*s*: </line>
<line> O Encontro Nacional da Associação Nac*onal d* Pós-Graduação * P**quisa em </line>
<line> Admin*st*ação (E**N*AD), de acor*o com seu *ndereço el*trônic* (*NAN*A*, 2019): </line>
</par>
<par>
<line> EnANPAD * </line>
<line> um e*pa*o de interlocução e**re pares e, nesse se*tido, privilegia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estimula o de*ate apr*fu*dado e a inte*ação *ntre os particip*nt*s. Esse debate </line>
<line> torna-se import*nte, uma *ez que todo texto publicado em anais de evento *ie*tí*ico </line>
</par>
<par>
<line> é um texto </line>
<line> provisório - working paper - mes*o que decor*ente de **squisa </line>
</par>
<par>
<line> concluída. A partir *os *ebates e das cr*t*cas </line>
<line> r*ce*idas dura*te o eve*to, o autor </line>
</par>
<par>
<line> pod*r* aperfeiç**r seu *rabalho e s*bmetê-lo a u* p*riódi*o, da*do sequência </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesso de d*vulgação ci*ntí*ica. Além disso, o EnANPAD proporciona a </line>
</par>
<par>
<line> op*rtu*idade </line>
<line> de interação social entre pares, de mod* a alavanc*r * formaçã* e * </line>
</par>
<par>
<line> fortale*imento de red*s de pesqui**. </line>
</par>
<par>
<line> Desse mo*o, * EnAN*AD é um evento *ue </line>
<line> estimula o *ebate pa*a que haja </line>
</par>
<par>
<line> contribuições pe*tinentes, visando *o av*nç* da ciência, </line>
<line> acolhend* difere*te* po*iç*es </line>
</par>
<par>
<line> teóricas dentro do campo c*e*tí*ico das c*ências administrativ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ra f*n*e de dados foi * bi*lioteca </line>
<line> *letrôn**a Scient*f*c Periodica*s Electronic </line>
</par>
<par>
<line> Library (**ELL). De acord* com seu endere*o elet*ôni*o, uma ferramenta gratuita *u* é </line>
<line> agre*a a p*odução cientí*ica *m periódicos *a área ** Adm*n***raçã* Púb*i*a e de *mpresas, </line>
</par>
<par>
<line> Contabil*dade e *urismo, tem como missão: organizar, </line>
<line> numa única *ase d* da*os, um </line>
</par>
<par>
<line> significa*ivo ace*vo de co*hec*me*to e proporcionar ac*sso li*re a usuários interessados </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produção *ientífica, sendo mostrados 300 *rtig** no total. (SPELL, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Etapa II - Est*belecimento de critérios de seleção da literatura </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *a base EnANPAD, *oi uti*iza*o o te**o c*ave "**aliação *e Desempe*ho na </row>
<row> Administração Pública". Desse modo, os artigos que em s*us títulos, pa**vras-*have e resumo </row>
<row> d*monstraram que estavam alinhado* com a q**stão norte*dora *a pesq**sa fo*am </row>
<row> selecionados. </row>
<row> Na *ase SPELL, for*m utilizados os seguintes par***tros ao real**ar a busca em seu </row>
<row> endereço e*e*rônic*: </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Contenh* no *esumo, palavra-chave ou T*tulo: avaliação de desempenho; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Con*enha no Re*umo: a**inistração púb*ica ou serviço público. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Período d* publicaçã*: janeiro/2014 a deze*bro/2018; </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, *er**ina PI, v. 19, n. 1, ar*. 1, p. 3-23, jan. 2022 www4.fs*net.co*.br/re*ista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> L. *. Bezerra, D. O. Cunha, E. Sever*n* júnior, D. M. Zouain </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Tipo *e Documento: Artigo; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Área de Con*ec*mento: Admin*straçã* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Idioma: Português. </line>
</par>
<column>
<row> Et*pa **I - Identif*ca*ão dos estu*os sel*cionados </row>
<row> Na base EnANPAD, a*ó* ap*icar a *el*ção descrit* na etapa II, foram o**ido* o*to </row>
<row> artigos, *onf*rme segue: </row>
</column>
<column>
<row> 10 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *uadro 2 - Quantitativo *e Ar*igos por Área/*ema de *n*eresse no EnANPAD:aut*r </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Ár*a/Te </line>
<line> ma de Interesse </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> Admini*traç*o P*blica Te*a 08 - Gerenci*mento de Organ*za*ões *úblicas: Fu*çõ*s *eren*iais e Áreas Funcionais </line>
<line> Gest*o d* Pes*oas e *e*ações d* Trabalho Te*a 07 - Proce*sos de Ge*t*o de Pessoa* </line>
</par>
<par>
<line> *014 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> 2*16 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> 2018 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *otal </line>
<line> 3 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<column>
<row> Pod*-se o**ervar que não há uma padro*ização a* *ubmeter u* a*ti*o que te*h* com* </row>
<row> tema central a A*I na APF, pois depende do entendimento d*s au*ores que seu artigo sej* ** </row>
<row> tem* - Gere*ciamento de Org*n*za*ões Públicas: Funções Gerenciais e Áreas Func*o*ais, já </row>
<row> que se trata de um inst*tuição públ*ca, ou *stá *ontido na área de Gestão d* Pesso*s e </row>
<row> Re*ações de *rabal*o, pois ADI, p*ime**amen*e, é uma f*r*am*n*a da ár*a de G*stão *e </row>
<row> Pessoas. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Em relação à b**e SPEL*, a*ós utilizar </line>
<line> o* termos a*ontados na </line>
<line> e*apa, foram </line>
</par>
<par>
<column>
<row> e*contrados 300 artigos, ent*e eles d*ver*os que nã* fazia* pa*te do esco*o, então, de forma </row>
<row> *anual, foram selecion*dos n*ve arti*os alinhados à p*oposta da pesquisa. O quad*o a segu** </row>
<row> most*a o q*antitativo de ar**gos por revista, com o respectiv* conce*t* Qualis - CAPES. </row>
<row> Quadro 3 - Qu**titativo de A*tigos por Periódico SPELL - Autor </row>
</column>
<par>
<line> Ano </line>
<line> Periód*co </line>
<line> Qualis C**ES </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Revista do S*rv**o Público </line>
<line> B2 </line>
</par>
<par>
<line> 2018 </line>
<line> *evista de Carr*i*as * Pe**oa* (ReCa*e) </line>
<line> B4 </line>
</par>
<par>
<line> *017 </line>
<line> *aderno* Gest** Pública e *i*ad*nia (2x) </line>
<line> B2 </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FS*, Te*esi*a, v. 19, n.1, art. 1, p. *-23, jan. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*aliaç*o de Desempe*h* Indivi*ual na Administra*ã* Pública: Uma Revisão *n*egrati*a </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Revis*a de Admin*stra**o Ho*pi*ala* e **ovação em Saúde </line>
<line> B3 </line>
</par>
<par>
<line> *016 </line>
<line> Revista de Car*eiras e Pesso*s (ReCaP*) </line>
<line> B4 </line>
<line> </line>
<line> Revista ** Gestão </line>
<line> B1 </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> Cadernos EB*PE.BR </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> Amazô*ia, Or*anizações e Susten*a*ilidade </line>
<line> B3 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> De **ordo com o q*ad*o supracitad*, pod*m*s ob**rvar q*e o assunto tratado nesse </row>
<row> artigo *em um número m*ito ba*x* d* artigos public*dos, **da*ia, os periódicos são de </row>
<row> qualidad*, como exemplo tem*s o Cadernos EBA**.BR, que * um periódic* A2, *lém disso </row>
<row> temo* um pe*iódico *1, dois periódico* B2 * dois B3. Outro f*tor r**eva*te mostr* que 2017 </row>
<row> f*i o an* *om m*is publicações, *o total de três, * *s Periódic*s Cadernos Gestão Pública e </row>
<row> Ci*adani* e R*vist* de Carreir*s e P*ssoas (ReCaP*), com duas pub*icações cada. </row>
<row> 4 ANÁ*ISE E INT*RPRET*ÇÃ* *OS RESULTADOS </row>
<row> Et*pa ** - Cate*orização dos e**udos selecio*ados </row>
<row> A seguir, no quadr* com ar*igos sel*cionados de *cordo com *s critéri*s na etapa I, </row>
<row> p*de-se *bs*rvar * predom*nân**a da *n*ve*sidade Fe*era* de Santa Cata*ina, pois dos 17 </row>
<row> artigos, cinco são vincula*os a e*ta Instituição. A coluna refer*nte ** *bjetivo cont*xtualiza a </row>
<row> motivação da seleção de cada artigo. </row>
<row> Quadro 4 - Arti*os selecion*dos d* acor*o *om *s critérios do *resente tr*balho </row>
</column>
<par>
<line> **o </line>
<line> N° </line>
<line> Nom* do Art*go </line>
<line> Au*ores </line>
<line> Vinculação </line>
<line> Objetivo *o Art*go </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> Fato**s que explicam a perce*ção d* efetivida*e d* avaliação do estágio *robatório em *ma i*stit*ição pública fede*a* </line>
<line> CRISTINA, L. </line>
<line> UFPE </line>
<line> Ident*fica* que fatores *xplicam a p er **p ção d a efetividade da ava**açã* do estágio *rob*tório </line>
</par>
<par>
<line> 20*8 </line>
<line> 2 </line>
<line> Compara*ivo entre os Mo*e*os de av*li*ção de Desempe*ho d*s S*r*id*res dos Pod*res do Est*do *e Sa*ta Cat*ri*a </line>
<line> *AVAZINI, A. A. </line>
<line> UFSC </line>
<line> Comparar os sistemas *e i**nti*i*ação, operaciona*ização e m*nsuraç*o de critérios que permitam a avaliação do de*empenho dos servid*res dos </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, *. 1, *rt. 1, *. 3-*3, jan. 2022 www4.f**net.*om.*r/re*ista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Bezer*a, D. O. *unha, E. S**erino j**i*r, D. M. Zouain </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> entes que compõem o Poder Público do est**o de Santa C*tari*a </line>
<line> </line>
<line> 3 </line>
<line> Gest*o de Desempenh*-O Olhar do* Se*vid**es Admin*strativ** da Unidade Regional de um Órg*o Público Federal; </line>
<line> *ALAZAR, C. R. D. S. </line>
<line> UNISUL </line>
<line> V*rif*c*r, a parti* da ótica dos servidores admin**t*ativo* da un**ade regio*al de *m órgão público ***er*l, se a at*al *istem*tica de avalia*ão de **sempenh* adotada possu* os e**men*o* nec*ssários ao desenvolvimento da ge*tão *e d*se*penho. </line>
<line> </line>
<line> 4 </line>
<line> **a**a*ão de Desempenho *a Administração *ú***c* F*deral: u* Estudo *o Instituto Federa* do Norte de Mi*as *erais (IFNMG) </line>
<line> DIEGO, A.; DE, A.; OLIVEIRA, *.; ROWE, E. </line>
<line> UFBA </line>
<line> Examinar * p er cep ção d o s s*r*id*res da reitor*a acerca das polít*cas e prátic*s de av*liação de **sempenho e com*e*ênci*s de*envolvida* *o *FNMG. </line>
<line> </line>
<line> 5 </line>
<line> Avali*ção multic*ité*i* de *esempenh*: * caso de *m Tribun*l d* Justiça </line>
<line> ENSS*IN, L. et al. </line>
<line> *FSC </line>
<line> *ese*volver u* modelo de avaliação de de*empenho, de *cordo com a p e* ce* ção e in*eresses do ges*or. </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> 6 </line>
<line> Feed*ac* 36* Graus *as Agênc**s Regula*oras Federa*s </line>
<line> ALVES, M. V. B. et al. (ALVES, M. V. *. et *al) </line>
<line> FAPEA* </line>
<line> Descr*ver o p*oce*so de aval*açã* de desempe*ho d* serv*d*res *ú**ic*s das *g**cia* regulado**s f*derais denominado f*e*back 360 **aus, so* a ótic* *a adaptação da práti*a ao contex*o do Poder E*ecutivo Federa*. </line>
<line> </line>
<line> 7 </line>
<line> Av**iação de Desempenho: Percepção dos F*nc**nários de uma En*idade *ospital*r de Santa Ca*arina </line>
<line> FRANCO, M. A. J. et al., 201*) </line>
<line> *F*C </line>
<line> Identif*car qual é a p e* cep ção d o s fun*ionár*os de uma instituiçã* hospit*l*r do *stado de Santa </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, *.1, art. 1, p. 3-*3, jan. *022 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliação de *esem*enho Individ*a* na A*ministração *úb*ica: Uma Revisão *ntegr**i** </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Catarina em rela*ão ao processo de a*alia*ão de *esempenho implementa*o pel* entidade. </line>
<line> </line>
<line> 8 </line>
<line> O Processo d* Avaliação de Des*m*enho no Set*r Pú*lico: A *erc*pção de S*rvidores *e uma cidade do int*rior do Estado do Rio Gra*de do *ul; </line>
<line> TAVARES, A. S.; ROS*, J. R. Da; LIMA, L. E. A. </line>
<line> UNIPAM*A </line>
<line> Detectar a * e* cep ção * e ser*idores p*blico* do município *e Quara*-RS a resp*ito da avaliação d* dese*penho *tilizada pela Pr*feitura Munic**al. </line>
<line> </line>
<line> 8 </line>
<line> Avaliação de D*sempenho no Setor Públ*co: o C*so d* Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa-MG; </line>
<line> SEDIYAM*, G. A. S.; FIA*HO, C. M.; SIL*A, *. C. </line>
<line> UFV </line>
<line> Examina como se dá a *va*iação d* desemp*nho na *d*inistr**ão pública lo*al, a fim de *d*ntifica* como este proc*sso está instituciona**za*o, c*mo ele ocorre n* *rática e qual a * er cep ç*o d o * envolv*dos em relação à sua efeti*ida*e. </line>
<line> </line>
<line> 10 </line>
<line> A*a*iaçã* m*lt*critério de des*mpenho do servidor públi**: O c*so do pode* judic*ári* </line>
<line> GAVAZINI, A. A.; DU*RA, A. </line>
<line> UF*C </line>
<line> Const*uir *m mod*lo de avalia*ão *e desempe*ho *ara os se*vidores *e uma i*sti*uição públi*a a p*rtir *a* p er cep çõ es e valores do gestor * a ár ea. </line>
</par>
<par>
<line> 2016 </line>
<line> 11 </line>
<line> Avaliaç*o de *esempenho hum*no na esfera pública: estad* da *rte na literatura int*rnacional e nacion*l </line>
<line> REYNAUD, P. D. ; TODES*A*, M. </line>
<line> UFSC </line>
<line> Analis*r a *rodução cien*íf*ca publicada *m *er*ódi*o* *ef*rentes *o tem* de avaliação de desempenho hu*an* no setor p*bl*co. </line>
<line> </line>
<line> 12 </line>
<line> Remuneração p** *e**mpen*o * Produt*vi*ade no *etor *úblico: Uma Re**sã* Bi**io*étrica da Pro*ução *nt*rnaci*nal; </line>
<line> ARMOND; L.; JUNIOR, F.; *ÔRTES, F.G. </line>
<line> U*B </line>
<line> Identificar * panorama recente *os estud*s so*re r*muneração por desempenho no setor púb*ico em nível internacional, desc*even*o *s métodos ut*lizado* pelos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina P*, *. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 202* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Bezerra, D. O. Cunh*, E. Severino júnior, D. M. Zouain </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> pesquis*d*r*s na execuç*o de *eus e*tudos. </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> 1* </line>
<line> Contradi*õ*s na avaliação de d*sempenho dos *ervid*res técnico-adm*nistr*ti*o* em *duc**ã* *a universidade *ública </line>
<line> PINTO, J. d* F.; BEHR, R. *. </line>
<line> UFMG/UFE* </line>
<line> C**preender, a partir do ente*dimento dos servidores *écnic*- ad*inistrativos em educação e das chefias imediatas, como oc*r*e a avalia*ão d* des*mpenh* n* Un*versid*de Federal do Espírito S*nto (*FES). </line>
<line> </line>
<line> 1* </line>
<line> *valiação d* Dese*pen*o In*ividual: Diret*izes para construi* u* Instrumento de Gestão Estr*tégica de Pe*soas par* o **stitu*o do P*trimônio Históric* Naci**al (IPHAN); </line>
<line> ***OR, L. D.; VILLAR*I, B. Q. </line>
<line> *FRRJ </line>
<line> Identi*icar diretrizes pa*a a elaboração de um instr*mento de avaliação *e *esempenho individual pe*tinente à reali*ade d* IPH*N </line>
<line> </line>
<line> 15 </line>
<line> Des*nvolvimento de *etodologia para Avaliar C**p*t*n*ias de Servi*ores ***lico* Federai* </line>
<line> RAMOS, C. *. et al. </line>
<line> U*PA </line>
<line> De*envo*v*r um* met*dologia para avaliar as competênc**s dos servidores de uma in**ituição federal de ensino superior baseada no modelo de av*l*açã* 360º </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 16 </line>
<line> Sistema De Avalia*ão Do Estági* Prob*tório: * ca** da Pref*itura Mu*ici*al D* Sarandi-RS; </line>
<line> (*IC*GNA et al. </line>
<line> UFSM </line>
<line> A**lisar o sistema *e avaliação do estágio probatór*o da Prefe*tura Municipal de Sara*di-RS </line>
<line> </line>
<line> *7 </line>
<line> ***liação de desempen*o: desafi*s e dific*ldades na *ti*ização d* ferr*menta no setor p*blico </line>
<line> HE NE M ANN, J. S.; GONÇA*VES, G. C. </line>
<line> *nivers*da*e L* Salle - *anoa* </line>
<line> Conhe*er o atual proces*o de avalia*ã* de desempenho dos s**vidores públicos de um órgão público ** Jus*iça do Trab*lh*, * fim de identi*icar os **safios e dificuldades exi*t**tes no res*ectivo pr*cesso </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 19, n.1, art. 1, p. 3-23, jan. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avali*ção d* Desempe*** Indi*idual na Administração Públ*ca: Uma *evisão Integrativa </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Etapa V - Análi*e e interpretação dos *esultad** </line>
</par>
<par>
<line> Após a seleção dos ar*igos, </line>
<line> indiv*du*lmente, foram analisados a introdução </line>
<line> * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **ferenci*l teóri*o ** bus*a de aborda*ens r*lacionadas à definição da av*liação d* </line>
<line> de**mp*nho in*ividual. Diante disso, foram e*contradas ** ob*as difer*ntes utilizad*s ao se </line>
<line> *ef*nir avali*ç*o de desem*e*h*. Apesar de o *scopo ter como foco a ár** púb*ica, os autores </line>
<line> selecion*do* apresenta* *o*cei**s *ue, mu*tas *ezes s* s*brepõem à área pública. * quadro a </line>
<line> se*uir *o*tra, de for*a ger*l, os autores * o quantit*tivo de cita*õe*. </line>
<line> Quadro 5 - Quantitativo de ci*ações po* *utor utilizad*s *ara definir ADI - autor </line>
</par>
<par>
<line> A*tor </line>
<line> Quan**tativo de Citaç*es </line>
</par>
<par>
<line> Lucena (1977), (1992) e (1995); Pontes (19*6), (2008) e (20*0) </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Ber**mini (201*) e (1998); B*andã* & G**marães (2001); Dutr* (2011) * (201*); </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ot (2011), Berg*e (*0*0), Bertero (2004), Chia*enato (**0*), Sameera Begum, Sarila e Sumalatha (2015), Ensslin (2007), *uffman, Ver*oy e *ernoy (2003), Lavo* e *ill**di (*0*5), Lott* (2002), MAIA; BASTOS, (2014), Marr*s (2009), Miranda (2014), Odellius (20*0), Reis (*010), Wood & C*l**s (*99*) </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> * p*rtir do quadro supracit**o, pe*cebe-s* a suprem*cia de auto*es "clás*icos" d*ssa </line>
</par>
<par>
<line> área como L*cena e Pontes. Nos </line>
<line> parágra*os poste*iores *erão </line>
<line> explicados d* forma mais </line>
</par>
<par>
<line> an*lític* </line>
<line> a* princ*pai* **ferências teó*icas utiliz*das ao defi*ir ADI oriundas </line>
<line> dos a*tigos </line>
</par>
<par>
<line> se*ecionad*s, conforme segue: </line>
<line> N* artigo de Ensslin et al. (2*17) é *itado o própr*o Ens*lin (2007) q*e d*fi*e </line>
<line> a*aliação de desempenho como *m proce*so para con*truir co*hecimento n* decisor, </line>
</par>
<par>
<line> bus*ando identificar, orga*izar medir os e </line>
<line> a*pect*s </line>
<line> necessár*os para a gest*o do co*text*, </line>
</par>
<par>
<line> permitind* *isual*zar gráfic* e numeri*am**te os im*actos da* ações. O ar*igo acrescenta </line>
</par>
<par>
<line> **nda a abordagem de Br**dão & Guimarães </line>
<line> (2001) que associa a*alia* a compa*ar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> res*ltados *bt**os com *s resultados *s*er*do*. </line>
</par>
<par>
<line> *ara Alves et al (2016), a f*na*idade da *erramen*a vincula-*e à remune*ação do </line>
<line> servidor avaliado. Os gestores do a*to escal** estão expressame*te *xcluídos d*sse proc*sso e </line>
<line> re*ebem *eus salários in*egr**ment*, ref*rç*ndo o **aço personalista da g**tão à brasileira </line>
</par>
<par>
<line> propo*ta </line>
<line> por Ber*ero (2**4) e </line>
<line> co*tribui**o pa*a o cenário da </line>
<line> "mudança para **glês ver" </line>
</par>
<par>
<line> (WOOD; CAL*AS, 1*98), r*fer*nte à importação de práticas admini*trativas, p**ncipalment* </line>
<line> quand* *on*id***dos os perc*ntu*is das avaliações a*e*idas com a nota máxim* - *0 po*tos. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Te*esina P*, v. *9, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2022 </line>
<line> www4.f**net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Bezerra, D. O. Cunha, E. S**er*no *únior, *. M. Zou*i* </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> **anco et al. (*01*) se d*bruça* na *erspecti*a *e Huff*an, Ve*noy e Vernoy </line>
<line> (20**), que defin*m avaliaçã* de desempe*ho como um pro*esso ut*lizado pelas </line>
<line> o*ga*iza*ões ao avaliar o desemp*nho multidi**nsional dos fu***onários, somando is*o, por </line>
<line> mei* da avaliação é **ssível co*p*e*n*er a din*m*ca comp*r*ament*l, as t*refas realizadas * </line>
</par>
<par>
<line> o am**ente o*ganizaciona* </line>
<line> (BERGAMINI; RAMOS, 1998). Os autor*s se aprofundam na </line>
</par>
<par>
<line> defin*çã*, </line>
<line> consolidando os ent*ndiment** de Lu**na (1992), Ponte* (1996), Berg*min* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ramos (*998) e Reis (201*), </line>
<line> na q*al </line>
<line> av**i*ção é </line>
<line> um i*str*ment* que proporcio*a o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento dos recu*sos *uman*s; a </line>
<line> medi*ão </line>
<line> de resultado* desejado* e obti*os; e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acomp*nhamento p**ma*e*te do *esempenh* d*s co*abor*dores. Fr*n*o et al. (*017) </line>
</par>
<par>
<line> *oncluem trazendo à bai*a uma def*nição mais </line>
<line> contemp*rânea de a*a*iação, na qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> av**iaç*o nã* é somente c*mpr*ender * processo de comp*rar objetivo estabelecido e ch*gar </line>
<line> a um resultado *ositivo ou negativo (LUCENA, 1995; BRANDÃO; GUIMARÃ*S, 200*), </line>
</par>
<par>
<line> mas ent*nder as variá*ei* mais </line>
<line> complexas e di*âmica* como: papel do avaliado* * </line>
<line> e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> a*aliado, os métod*s utilizados, r*s*ltados *sperados, objetiv*s pr*postos, o feedback, *entre </line>
<line> o*tros (SANTOS; FEUERSCHÜTTE, 2012). </line>
<line> Rey*aud e Todesca* (**16), ao defi*ir a*aliação, uti*izam Bergamini e Ber*l** </line>
<line> (2010), qu* expli**m que ADI *mplica co*hece* * din*mica comp*rt**ental própria de cada </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> que </line>
<line> *rabalha na organizaç*o, o traba*ho a ser *eit* por aquela pessoa e o </line>
<line> **bi*nte </line>
</par>
<par>
<line> organizacional em que essas ações se passam, e utilizam Dutra (*011) que define *esempenho </line>
</par>
<par>
<line> individual *omo um conj*nto de entregas *esu*ta*os e </line>
<line> para a or*anização, </line>
<line> devendo ser </line>
</par>
<par>
<line> consideradas três dimen*ões: desenvolvimento, esforço e com**rtamento. </line>
<line> Para **yot (**11), * método *e avaliação de de*em*enho * *ti*izado como *m </line>
</par>
<par>
<line> instru**nto d* aum*n*o </line>
<line> *e pr*du*ivida*e e *e </line>
<line> *resci*ento profissional (RAMOS et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 201*) </line>
</par>
<par>
<line> Oliveira e R*we (2018) *e debruçam e* Lavor e Vi*lardi (2015) para definir que </line>
<line> a*al*ação de desemp*nho * uma *e*ra**nta de pl*ne*amento e d*senvol*imento d* gestão de </line>
<line> pes*oas que t*m como fu*d*mentos a melh*ria dos resulta*os da o**anização e *ua inte*ração </line>
<line> com os objetivos do i*d*v*duo. Ele* acrescen*am que o processo de **al*ação é *m r*t*ato do </line>
<line> grau de mat*ri*ade da **stão *e p*ssoas n* instituiçã*. Des** modo, o verdadeiro *entido da </line>
</par>
<par>
<line> ava*iaçã* mai** é </line>
<line> do que uma s*mples fo*m* de *ontrole *dm*n*strati*o, </line>
<line> pois el* deve te* </line>
</par>
<par>
<line> res*ltados *a </line>
<line> atuação organizacional, repres*nta*do </line>
<line> um desdo*rame*to *o *rocess* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*scie*tizaç*o da sociedade em avaliar constantemente o serviço público *e *aneir* </line>
<line> geral. </line>
</par>
<par>
<line> (DU*RA, 2016; MAIA; *ASTOS, 20*4, Apud OLIVEIRA, ROWE ,2018)). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresi*a, v. 19, n.1, *rt. 1, p. 3-23, ja*. **2* www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*aliação de Des*mpenho In*ividual na Administr*ção Públi*a: *ma Revisão Integrativa </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Sediyama, F*alho * Silva (2017) utilizam Berg*e (201*) par* de*inir avaliação de </line>
<line> desempenho, conforme se*ue: </line>
<line> Porém, ** an*lisar esses mode*os, Ber*ue (2010) afi*ma que, *e *orma geral: eles </line>
<line> "ass*mem c*mo foco a *emun*raç*o", podendo tant* *rem*ar *omo *unir o </line>
<line> *unci*ná*io; o *roce*so se dá com o uso de "fer**menta adquirida no me*cado", q*e </line>
<line> mui*as vezes po** não corr*spo*d** à rea*idade e à n*c*s**dade d* orga**zaç*o </line>
</par>
<par>
<line> av*liada; </line>
<line> os modelos *ssumem </line>
<line> um *aráter "*í*ido", ond* as p*ssoas te*t*m se </line>
</par>
<par>
<line> adaptar * *les e não o *o*tr*rio; * avaliação é </line>
<line> realizada a part*r *e </line>
<line> "c*it*rios </line>
</par>
<par>
<line> f*chados d* ava*iação", que embora *usque a o*jetivid*de, impõe o lim*te de *az*r </line>
</par>
<par>
<line> ter que enquadr*r o avaliado neste **ité*ios; e, por fim, "estimula a comp*ra**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*petição", em função dos par*met**s e escalas numéri*as utilizadas pa*a avaliar o </line>
</par>
<par>
<line> fun*ionário, o q*e nem s*mpre é **sto </line>
<line> como b*nefício (BERGUE*, 201*, p. 286- </line>
</par>
<par>
<line> 2 8 7 ). </line>
</par>
<par>
<line> S*diy**a, Fi**ho e Silva (2017) tam*ém apre*ent*m o texto *e Same*r* Begum, </line>
<line> S****a e Sumalatha (2*15), que ut*liza* u*a defin**ão mai* restrit*: </line>
</par>
<par>
<line> Uma interação formal estruturada entre u* subord*nad* e u* *u*ervisor, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> geralm*n*e assume a forma de uma entrevista periódica (anual ou semestral), na qual </line>
</par>
<par>
<line> * dese*p*n*o do tra**l*o do subo*di*ad* é *x*minado e di*cutido, com vistas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identificar pontos fracos e p*ntos fo*t*s, bem como oportunidade* de melhoria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ese**o*vimento de *abi*idades (SAMEE** BEGU*, S*RILA e SUMALATHA, </line>
<line> **1*, p. *5, tra*ução dos autores). </line>
<line> P*ra Pon*es (2008), de aco*do c*m Tavare*, Rosa e L*ma (2017), a av*liação *e </line>
</par>
<par>
<line> desemp*nho trata-se </line>
<line> de uma metodologi* na qu*l se almeja, co*t**uamen*e, estabelecer um </line>
</par>
<par>
<line> *ontrato com o* funcionários referente* aos *esultados </line>
<line> desej*dos * es*erados p*la </line>
</par>
<par>
<line> organização, *companha* os *esa*ios propo*to*, co*rigir os rumos quando f*r pr*ciso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> avalia* o* resultados conseguidos. O* autores, *in*a com*l*mentam, introdu*indo Mira*da </line>
<line> (2014), que des*reve *ue ADI é um potente in*trumento de ge*tão, já que po*e ser ut*lizada </line>
<line> durante t*do o cic*o, for*ecendo s*bs*dios *o planejamen**, *laboração d* inter*enção, </line>
<line> a*ompanhame*to das ações e suas co*sequ*ncia* *ara sua ma*uten*ão, aperfeiçoamento, </line>
<line> mud*nça *e rumo ou i*t*rvenç*o. </line>
</par>
<par>
<line> La*o* e V*llard* (2015) utilizam Lu*e*a (1977) para </line>
<line> defini* ADI co*o um </line>
</par>
<par>
<line> instrumento de plan*jam*nto e dese*volvi*ento do* recursos h*manos den*ro da orga*ização </line>
<line> apoia*a em dois princípios: (1º) ser i*strumen*o p*ra a melhoria *o desempenho e, *ara tanto, </line>
<line> proporcionar o desenvolvimento de fa*ores motivacionais; e (2º) es*abelecer integração ent*e </line>
<line> os objetivos do indivíd*o e da organiza*ã*. </line>
<line> Figueiro (20*4) **iliza o conceito de Ch*avenato (*009), para este aut*r *val**ção do </line>
</par>
<par>
<line> de*emp*nho é uma *preciação sistemá*ica do desemp*nh* </line>
<line> do o**pan*e *o </line>
<line> *a*** e seu </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina *I, *. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, *an. 2022 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/*e*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Bezerra, D. *. Cunha, E. Se*e*i*o jún*or, D. M. *ou*in </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> p*tencia* de cr**cim*nto. É um processo q** e*vo**e o avaliado, * </line>
<line> ge*ent*, *ep**sentando </line>
</par>
<par>
<line> uma té*nica de direç*o *a a*ivid*de *dmi*istrativa. </line>
</par>
<par>
<line> Hene*ann e *onçal*e* (2*14) *itam ipsis l*tteris a definição de Bohlan*er e *cott </line>
<line> (2011, p. 299): "(...) *s ava*iações de desempenho são uma das *erram*ntas mai* ve*sáteis de </line>
<line> que os gerent*s d*spõem. Elas servem a v*rios propósi*os que beneficiam tant* a empre*a </line>
<line> *uanto o funcionário *ujo desempen*o *stá s*ndo avaliado". </line>
<line> P*r fim, He**mann * Go*çalves (20*4) c*tam a*n*a as *ef*nições de outro* a*to**s, </line>
<line> como: Lo**a (20**), que define ava*iação de *es**penho i*divid*al com* um mecanismo que </line>
</par>
<par>
<line> busca identificar e mensurar o desempenho *as </line>
<line> *ess*** na org*nização, estabelec*n** um </line>
</par>
<par>
<line> co*p*r*tivo </line>
<line> en*re o *esempen*o esperado e o apresentad*; O*e*li*s (2000), que a*resenta </line>
</par>
<par>
<line> ADI como um co**unt* d* dire*rize* e proce*sos qu* possibilitam um diagnóst*c* e a gest*o </line>
</par>
<par>
<line> do c*nheciment*, dis*oni*ili*ando informa*õe* </line>
<line> par* outros si*tema de *nc*ntivos; Marras </line>
</par>
<par>
<line> (*009) estabelece *ue ADI tem </line>
<line> por </line>
<line> **ilidade acom*anhar o desenvolvimento cognitivo dos </line>
</par>
<par>
<line> colaborado**s durante sua permanência n* orga*iz*ção, bem </line>
<line> co*o mensurar seu n*vel de </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento, </line>
<line> habil*dade e atitudes. Por fim, o auto* cita Pon*es (20*0), que considera </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> avali*ção como uma da* *errament*s ma** important** da gestão de pessoa*, pois assegu*a à </row>
<row> or*aniz*ção o *umprimento d* s*a* met*s e g*rante sua conc*etiza*ão. </row>
<row> Etapa VI - *presentação *a sínte*e do conhecimen*o </row>
<row> Com o* *esultados obtidos, para au**li*r na org*ni*ação d* demonstração da anál*se, </row>
<row> foi elaborado um quad*o co* abor*agens m*is utilizadas, juntament* co* o* r*spectivos </row>
<row> quantitativos, conforme *egue: </row>
<row> *u*dro 6 - Abo*dage*s mais utilizadas pa*a defin*r ADI -autor </row>
</column>
<par>
<line> Abordagem </line>
<line> *u*nt**ativo </line>
</par>
<par>
<line> Ac*mpanhamento *o desempenho ind**idual </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Comparaçã* *n*re o resultado esperado e o obtido </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Ali*hamento de *bjetivos Inst*tucionais e Ind*vi*uais </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Dinâ*ica Comp*rtame*tal </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Cre*c**ent* Profissional </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Me*hor*a da Produtivid**e </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Política de Remuneraçã* </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Su***dio pa*a *utros Processos </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> C*ntrol* da Soc*edade </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Feedback </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Cumprimento de Exigência Legal </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *.1, art. 1, p. 3-23, jan. 202* w*w4.fsanet.c*m.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava*ia*ão d* De*empenho Ind*vidual na *dministr*ção Públic*: Uma R*visão Integrat*va </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Ao aplicar a técnica supracitada para *na*isa* as três abordagen* mai* *til*zadas: </line>
</par>
<par>
<line> "acompan*amen*o do desempenho *ndivi*ual", </line>
<line> "comparação do resul**do es*erado * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> atingid*" e, por *ltimo, "a*inhamento dos objetivo* *nstit*cionais e individua*s", chego*-se </line>
</par>
<par>
<line> ao* seguin*es resultados: as duas primeiras a*ordagens têm um foco ma*s </line>
<line> em *ível </line>
</par>
<par>
<line> *peraciona*, na qua* a avaliação de desemp*nho é apenas um in**rum***o desenvolvido pela </line>
</par>
<par>
<line> área </line>
<line> de gestão de *essoas, utiliz*da pelo sup*rior *ierárquico do serv*dor para *companhar </line>
</par>
<par>
<line> *e* ren*imen*o </line>
<line> profissional. Es*e t*po de a*ordagem vem </line>
<line> evoluind* ao long* dos an*s e* </line>
</par>
<par>
<line> direç*o à terceira abo*d*gem, qu* já mostr* um foc* relacionado a* planeja**nto *stratégico, </line>
</par>
<par>
<line> na qual a A*I é um instrument* com </line>
<line> impor**ncia *straté**ca, </line>
<line> p*i s </line>
<line> a*inha </line>
<line> os obj**ivos </line>
</par>
<par>
<line> in*titucio**is aos *ndivi**ais. Deste *odo, faz com qu* toda a org*niza**o trabalhe d* f*r*a </line>
<line> mai* ali*hada e harmoniosa, n*rteada pelo seu pl*nejamento estr*tégico. </line>
<line> Positivamente, destaca-se a utilizaç*o *e definições mais mode*n*s e gerenciais, como </line>
<line> "Dinâmica Comport*ment*l", **e fo* a*o*da*a e* qu*tro artigos, na qual a a*a*ia*ão é u* </line>
<line> instrumento de poder que direciona o c*mp*rtamento dos funcionários (PHILAD*LPHO; </line>
<line> MAC**O, 2007) confor** citado por *i*to e Beh* (2015). Outra *bor*agem lembra*a ao </line>
<line> defi*ir AD* *oi a de "Melh*ria da *rodutiv*dade", *ti*izad* em tr*s momentos, *sso demo**ra </line>
<line> a ev*lução do con*eito d* A*I, já que se pode infer*r q*e há uma *finid*de com o conce*t* de </line>
</par>
<par>
<line> produtividad*. *or </line>
<line> *l*imo, a ab*rd*g*m de "Cres*imento Profissional" *ostra que a ADI, </line>
</par>
<par>
<line> p**a *s au**r*s de*se cam*o do con**cimento, também pode ser *til para o cre*ci*ento dos </line>
<line> servidores dentr* de sua car*ei*a pública. </line>
<line> Po* ou*ro l*do, conc*itos m*is rígidos como: "Polít*ca d* Rem*neraçã*", três *ezes, e </line>
</par>
<par>
<line> "Cump*imen** de Exi*ência L*gal", um* </line>
<line> vez, t*m*ém figura*am *ntre os *eferen*iais mais </line>
</par>
<par>
<line> utilizados. Para Bergue (20*0), *m S**i*ama, Fi*lho </line>
<line> e Si*va (2017), AD*, muitas vezes, </line>
</par>
<par>
<line> assume como foco a remuner*ção, podendo *u*i* ou p*emiar o co*aborado*, *á Modesto </line>
<line> (2007) e Ficagna et al. (20*4) e Pinto e *eh* (2015) defi*em que ADI é uma mer* ex*g*nc*a </line>
<line> formal, sem *ua**u*r influência si*nificati*a na vida p*ofissional do serv*d*r. Esses c**cei*os </line>
</par>
<par>
<line> mais *ígido* re*e**ram </line>
<line> q*e </line>
<line> esse instrumento ainda **m </line>
<line> um *aminho a percorrer p*r* sa*r </line>
</par>
<par>
<line> definit*vamente da *s*era operacional para o ca*po estr*tégico, nas organizações. </line>
</par>
<par>
<line> Outros co*ceito*, com menor expressivida*e *uan*itativa, como </line>
<line> "Co*trole </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Sociedad*" e "Feedbac*", quando **batidos sob * pers*ec*iva da APB podem *er relevantes. </line>
</par>
<par>
<line> A pri*e*ra est* relacionada </line>
<line> com o contr*le da socied*de em relação ao d*s*m*enho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re**ltados dos s*rvidores públicos; a s*gunda está re*aci*nada co* a retroa*imentaçã* do </line>
<line> r*sul*a*o, ou sej*, o s*rvidor av*liado ter ciê*cia *ormalmente *os *esultad*s *e s*a avaliaçã* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2*22 www*.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Bezerra, D. *. *u*ha, E. Severino júnior, *. M. *ou*in </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> para que possa apri*ora* o serviço prestado por el*, q*e se reflete em u* s*rviço *úblico de </line>
<line> qualidade à sociedade. </line>
<line> 5 CON*IDERAÇ*ES F*NAIS </line>
<line> O presente artigo **v* *om* norte o seguinte objet**o: iden*ific*r as abo*dage*s </line>
<line> teó*icas *ais utili*adas ao defini* avaliação de desempenho i*d*vidual na Administ*ação </line>
<line> Pública Brasil*ira em a*tigos *pres*nt*dos no En*NP*D * na base de d*do* S*ELL, no </line>
<line> qui*q*ê*io de 2014 a 2018. Desse modo, pod*-se con**uir que a* abordagens: </line>
</par>
<par>
<line> "acomp**h*mento do d**e*pe*ho individual", "compara*ão *o re*ultado esper*d* * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *tingido" e, po* *ltimo, "a*i*hamento dos </line>
<line> objetivo* institucionais e ind*vi*ua*s" foram </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> ab*rda*ens ma*s *tilizad*s ao s* definir ADI na esf*ra públi*a, m*strando que e*sa* </line>
</par>
<par>
<line> defini*ões da </line>
<line> ava*iação a*nda est*o de *orma predominante em ní*el </line>
<line> operac*onal, entret*nto </line>
</par>
<par>
<line> também há abo*dagens *u* *onside*am esse instr***nt* ma*s estratégico. *utr*s a*ordagens </line>
</par>
<par>
<line> encontrada* no estudo como: "Dinâm*ca Comportame*ta*" "Melhoria e </line>
<line> *a Produtivid*de" </line>
</par>
<par>
<line> também mer*ce* destaque, pois *em*nstrar** o*tras definições util*zadas ao *efi*i* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conceito de ADI na APB. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* exp*st*, a leitura d* presente artigo po*e auxiliar pesquis*dores da área de </line>
<line> gestão *e pessoas a compreende*em *elh*r como a academia vem aborda*do ADI na APB, </line>
<line> bem como sua evol*ção teórica. O esc**o deste trabalh* **resentou artigos atuais, do </line>
<line> quinquên*o 2014-2018, assim, com base nas definiçõ*s recentes sobre * referido te*a, </line>
</par>
<par>
<line> e*tud*ntes da </line>
<line> área p*dem se debruçar nas c*nclusões dess* *rtigo *a** avançarem em **u* </line>
</par>
<par>
<line> es**dos. Também podem </line>
<line> s*r feitas pesquisa* e*pír*cas *o* os re*ultados deste estud*, </line>
</par>
<par>
<line> i*vest*ga*do s* a opinião *os servidor*s está alin*ada com as definiçõ*s de *DI apresen*adas </line>
<line> no* resultados d* pres*n*e estudo. </line>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
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<line> L. F. Bez*rra </line>
<line> D. O. Cun** </line>
<line> *. Se*erino júni*r </line>
<line> D. M. Zo*ain </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * *lanejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál*se e inte*pret*çã* d*s dado*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oraçã* d* rascunh* ou n* revisão crít*ca *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p*rticipação na aprovação da ver*ão f*nal *o *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 1, *rt. 1, p. 3-23, jan. 20*2 </line>
<line> *w*4.fs*net.*o*.b*/revista </line>
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</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)