<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Avali*ção de Desempenho Individual na *d*inistraç*o P*blica: **a Revisão Inte**ativa da
</line>
<line>
Lit*ratura
</line>
<line>
Indi*idua* P*rformanc* Assessment i* *ubli* Administ*ati*n: An In*e*rative *iterature
</line>
<line>
Review
</line>
<line>
Le*na*do Ferreira Bez***a
</line>
<line>
Doutor e* Administração *ela Unive*sidade do Gr*nde Rio
</line>
<line>
E-mail: leo*ar*ofbez@gmail.com
</line>
<line>
*iego de Ol*ve*ra da Cun**
</line>
<line>
Doutor*do *m Engenhari* d* *rodução * Sistemas pelo Ce*e* RJ
</line>
<line>
Mestre *m Administr*ção pela Universi*ade *o Grande Rio
</line>
<line>
P*ofe*so* do En*ino Básic*, Té*n*co e Tecno*ógi*o no Instituto *ederal do Mato Grosso
</line>
<line>
E-mail: die*o.cunha@aluno.ce*e*-r*.b*
</line>
<line>
El* Seve*ian* *únior
</line>
<line>
Mestre em A*m*nist*ação pela U*iversid**e *o Grande Rio
</line>
<line>
Professor d* Ensin* B*sico, Técn**o * Tec*ológico *o Institut* *ederal d* Rio de J*neiro
</line>
<line>
E-ma*l: ely.*everiano@*frj.edu.b*
</line>
<line>
Debor*h Moraes Z**ain
</line>
<line>
Douto*a em Engenhari* de P*o*ução pela Universid*d* Federa* do Rio d*
</line>
<line>
*rofes*ora do Mestrado e Dout*rado e* *dministração da Univers*dade do G*ande Rio
</line>
<line>
E-mail: deborahzo*ain@gm*i*.com
</line>
</par><par>
<line>
Edito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
*e*ley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Leonardo Ferrei*a Bezerra
</line>
<line>
*odr*g*es
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade do
</line>
<line>
Grande R*o -
</line>
<line>
Rua da Lap*,
</line>
<line>
86,
</line>
<line>
**ntro,
</line>
</par><par>
<line>
CE*: 20021-*80, Rio *e *anei*o/RJ, Brasil.
</line>
<line>
Artigo *ece*ido em 07/06/2021. *ltima versão
</line>
</par><par>
<line>
End*r**o: D*ego de Oli*eira da Cunh*
</line>
<line>
rec*bida em 21/06/*021. Aprova*o em 22/06/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Centro
</line>
<line>
Federal *e E*uc*ção
</line>
<line>
Tecnológica Celso Sucko*
</line>
</par><par>
<line>
da Fon*eca - *. Gen. Canabarro, 485 - Maracan*. CEP:
</line>
<line>
Avalia*o pe*o sistema *riple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
202*1-204, Rio d* *aneiro/RJ, Brasil.
</line>
<line>
pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bl**d Re*ie*
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Ely *everi*no Júnio*
</line>
<line>
(avaliação c*g* por doi* avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Univ*r*i*ade do
</line>
<line>
Grand* Rio -
</line>
<line>
Rua da Lapa,
</line>
<line>
8*,
</line>
<line>
C**t*o,
</line>
</par><par>
<line>
**P: 20021-180, Ri* de Janeiro/RJ, Bras*l.
</line>
<line>
R*visã*: Gramati*al, Normat*va e de F*rmatação
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Deborah Moraes Zou**n
</line>
</par><par>
<line>
Universidade *o Grande Rio - Rua da Lapa, 86, *e*tro,
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 2*021-180, Ri* d* J*neiro/RJ, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Bezerra, D. O. C*nha, E. Sev*r*no júnior, D. M. Zouain
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
<line>
O *r*sente artigo tem por obje*ivo *dentifica* as *bordagens *eóricas ma*s utili*a*as ** def*n*r
</line>
<line>
**aliaçã* de d*s**pen*o in*i*idua* na Ad*inistraçã* P**lica Br*silei*a em art**o*
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*os no evento EnANPAD na e
</line>
<line>
b*se de dados SPELL, no quinquênio de 2*14
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2018. Para atingir esse o*jetivo, foi usada como metodologi* a revi*ão integrativa, à luz
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Botelho, C*nha; *acedo (*0*6), ten*o como principais
</line>
<line>
resu**ado* a verifica*ão que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
arti*os
</line>
<line>
da área de avaliação de desempenho
</line>
<line>
i**ividual na esfera *ública utilizam,
</line>
</par><par>
<line>
pre*omina*temente, definiçõ*s que tratam esse instrumento
</line>
<line>
*xclusi*ame*te em nível
</line>
</par><par>
<line>
operaciona*, em uma a*ordagem ma*s clássica *e Rec*rsos *umano*, todavia também
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
abor*agens que posicion*m e*sa ferrament* em
</line>
<line>
áreas mais
</line>
<line>
estrat*gicas e comp*rtamentais,
</line>
</par><par>
<line>
em *ma abordagem m*is estratégica. Os r**ultados apre*entados pode*
</line>
<line>
contribuir para
</line>
</par><par>
<line>
ente*d*mento *e *estores e pesquisado*es de aval*ação de desempenh* na a*m**istração
</line>
</par><par>
<line>
públi*a bras*leira, alé* de serv*r de insumo para outros *rt*g*s qu* queiram
</line>
<line>
a*ançar
</line>
<line>
nesse
</line>
</par><par>
<line>
tema, *ri*cipa*mente estud*s e*píri*os que te*te* os resultados o**idos nes** estudo.
</line>
<line>
Palavr*s-*have: Avali*ção *e D**empenho. Gestão d* P*ssoas. Administração Púb*ica.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This article *ims to id*ntify the m*st *sed *heore*ical approac*es whe*
</line>
<line>
defining individu*l
</line>
</par><par>
<line>
per*or*anc* evaluation *n the Br*zili*n *ublic Admin*s*ra*i*n in a*ticles pr*sented at *he
</line>
<line>
EnAN*AD event a*d in the SPELL database, *n the five-y*ar perio* from 2014 to 2018. To
</line>
</par><par>
<line>
ach**ve this obje*tive, the *ntegrative review was used as metho*ology, in th* light ** a
</line>
<line>
B*telho, Cunha; Ma*edo (201*), **ving a* main res*lts the verificat*on th*t *he arti*l*s i* the
</line>
<line>
*rea o* i*dividual performance evaluati*n in the public **here, predominan*ly use defin*tio*s
</line>
<line>
that **e*t this tool *xclusive*y at the operati*na* level, in a more classical a*pro*ch of Hu*an
</line>
<line>
Resource*, however, th**e are al*o approa*hes th*t position this tool in more str*tegic **d
</line>
<line>
behaviora* areas, *n * **r* s*rate*i* appro*ch. The resul*s pr*se**ed may cont*ibute to the
</line>
<line>
understanding of m*na*er* and performance evaluation *esearchers *n Brazilian public
</line>
<line>
ad*i*is*rat*on, in addit*on *o se*v**g as input for o*h*r articles that want *o advance in this
</line>
<line>
the*e, e*p*cially *mpi*ical stud**s t*a* test the re*u*ts obtained in thi* stu**.
</line>
<line>
***words: P*rformance Assessment. *eople Management. Public Administrat**n.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**s*na, v. 19, n.*, art. 1, p. 3-2*, ja*. 202*
</line>
<line>
w**4.fsan*t.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avalia*ão de Desempenho Indi*idual na Ad**ni*t*açã* Pública: Uma Revis*o Integra*iva
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *usca da efic*ência das or*anizações *úbl*ca* n* Br*sil
</line>
<line>
pode ser div**i*a em três
</line>
</par><par>
<line>
momen*o*: *riação *o Dep*rta*ento Ad*inis**a*ivo do Serv**o Públ**o (DASP),
</line>
<line>
em 1938;
</line>
</par><par>
<line>
Promul*ação do *ec*eto-Lei nº *00, de 1967, e publ*cação do Pl*no Diretor d* R*fo*ma d*
</line>
<line>
Estado, e* 1995.
</line>
<line>
* DASP foi cria** n* *overno *e Getúlio Vargas (1*30-45), q*e pr*moveu uma n*va
</line>
</par><par>
<line>
vis*o *e o**aniz*ção da administração *úbl*ca, sendo respo*s*vel *or
</line>
<line>
di**rsas refor*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m**isté**os e depa*t*me*t*s, com o objetivo inic*al de modernizar * *p*rato *dm*nis*ra*ivo,
</line>
<line>
com foco *a m*ri*ocrac*a e d***nuição d* clienteli*mo (R*BELO, 2011).
</line>
<line>
O Decreto-lei nº 200, de 1967, inclui for*as de *rganização que ainda são nor*eadoras
</line>
</par><par>
<line>
da forma de co*duzir a
</line>
<line>
administraçã* pública
</line>
<line>
*o Brasil, entre ela*
</line>
<line>
a s**aração *n*re
</line>
</par><par>
<line>
adm*nistra*ão
</line>
<line>
diret*, qu* d*v*ria e*ercer fu*çõe* m*nist*riais e previden*iárias, e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
admi*istr**ão in**r*ta, q** era com*o*ta por a*tarquias, empres*s p*bli*as, *ocie*ad*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
economia mista e fundações, c*m pe**o*alidade jurídi*a *rópria, co* * objetivo de otim*zar a
</line>
<line>
eficiê*cia da administ**ção. A gr*nd* m*danç* de para*ig*a, *esse mo*ento, foi a alteraç*o
</line>
<line>
do mod**o de ges**o, do c*ntrole, par* a *upervis*o, do Estado *obre suas *ns*ituições
</line>
<line>
(*ARBIERI; *ORTA*E, *0*2).
</line>
</par><par>
<line>
Por últ*mo, o Plano D*reto* da Reforma do Estado,
</line>
<line>
de 1995, id*alizado por *re*ser
</line>
</par><par>
<line>
*ere*ra, foi o
</line>
<line>
do*ument* base
</line>
<line>
*ara implementação do conceito de a*m*nistração pú*lica
</line>
</par><par>
<line>
gerencial, q*e de ac**do co* Bresser Pereir* (199*) nasce* *a
</line>
<line>
necessidade de l*git*mar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bu**cracia às de*andas da so*iedade, ou seja, * a*ministraçã* púb*i** passou a *er foco nos
</line>
<line>
result*dos, atende*do as*im * cid*dão-cliente.
</line>
<line>
N*sse **smo *entido, cada vez *ais exi*e-se q*alida*e ** prestação de serviço
</line>
<line>
público, logo a área de *ecursos H*manos é p*ça ch*ve nesse c*n*rio, *ois é de su*
</line>
<line>
incumb*nc*a nor**ar p*líticas e fo*mula* di**trize* e *ormatiza*õe* relacionadas à gestão dos
</line>
<line>
funcionários públ**o*, que são os *e*pons*veis por assumir um* nova postura *rent* a *ste
</line>
</par><par>
<line>
**v* modelo
</line>
<line>
de Admin**tr*ção. Assim, * *v*li*ç*o de Dese*pen*o *ndi*idua* (ADI)
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
*er uma *erramenta de auxílio * gestão de pess*as nas in*tituições pú*licas, poi* ela tem p*r
</line>
</par><par>
<line>
objet**o conhecer e med*r de*empenho do* servidores das o
</line>
<line>
*rganizaçõe*,
</line>
<line>
compa**ndo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resultado obtido e o apresentado (LOTTA, 2002). O quad** a seg*ir e*emp*ifica os principais
</line>
</par><par>
<line>
marcos l*gais e* relação à criação normatizações e
</line>
<line>
d* ADI *o â*bit* da A*ministr*ção
</line>
</par><par>
<line>
Pública Bras**eira (***):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 1, a*t. 1, p. 3-23, jan. 2*22
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Bezerra, D. O. Cun*a, E. Severin* júni*r, D. M. Zouain
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
No Brasil, a avaliação *e
</line>
<line>
dese*penho dos servidores públicos tem *omo marco
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Eme*d* Co*stitucional nº 1*/19*8, que alte*ou * redação do art. *1 da C**s**tuição Federal
</line>
<line>
de 1988. A ino*ação trazida po* este artigo destaca que a criaç*o d* estágio *robatório como
</line>
<line>
instrumento de a*aliaçã* nec*ssário **ra a*uisição *e *stabil*da*e e c*iação de um* avalia*ã*
</line>
<line>
pe*iód*ca do servidor, qu* em caso de insuf*ciente, poderia levar à dem*s*ão. V*le dest*car
</line>
<line>
*ue es*a última, *pós mais *e *0 anos, ainda não está em vigência *ev*d* ter *ido
</line>
<line>
regulament*da por Lei com*le*e*ta*.
</line>
<line>
Nes*e ce**ri*, a ADI na ad*ini*tração pública bra*ileira tem sido tema em d**ersos
</line>
</par><par>
<line>
fór*ns como revist*s, pe***dicos, co*gr*ssos e seminários c*m foco e*
</line>
<line>
gestão de p*sso*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*mi*istraç*o púb*ica. Apesar de ser u* assunto debatido há *nos, são *scass*s as pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
que pro*uram compreender as definiç*es mais ut*lizadas
</line>
<line>
ao defini* ADI na área
</line>
<line>
pú*lic*.
</line>
</par><par>
<line>
Log*, con*ecer as pri**ipais definiç*es e autores mais citado* no referen**al t*órico em
</line>
<line>
*rtigos des*e t*ma pode *er útil *ara que seja entendi*o, de forma mais c*ara, o e*t**o d* art*
</line>
</par><par>
<line>
e qua** as motivações da *sco**a
</line>
<line>
de teorias ao se definir e da avaliaç*o de desempenho
</line>
</par><par>
<line>
ind*vidual na AP*.
</line>
</par><par>
<line>
O escopo de*te artigo
</line>
<line>
est* d*limitado *m tra**lhos a*r*senta*os no Encontro da
</line>
</par><par>
<line>
Associ*ç*o ****onal *e Pós-Graduação e Pe*quisa e* Ad*inistração (EnANPA*) e na b*s*
</line>
<line>
de dados Scientific Peri*di*als Elec*ro**c Li*rary (SPELL), em função da i*port*n*ia dessas
</line>
<line>
duas fontes *e arti*os pa*a pesquisad*r*s d* *rea d* Adm*nistração.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa linha, o presente
</line>
<line>
estu*o, por *eio da seguin*e
</line>
<line>
ques*ão norteadora: "**ai* as
</line>
</par><par>
</page><line>
abordagens *ais utilizadas *o definir avaliação de dese*penh* *ndividual na Administração
</line>
<line>
*ú*lic* Brasi*eira nos artigos aprese*tados no E*ANPAD e na base de da**s SPELL, da á*ea
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 1, p. 3-23, ja*. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação de Desemp*nho Individual na Admi*istra*ão Pública: Um* R*v***o In*egr*tiva
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
de *dministração pública, no quinquênio de 2014 a 201*? Pa*a se alcançar esse obje*iv*, será
</line>
<line>
utilizada a metodologi* *a revis** **t*grati*a * luz *e Botelho, Cun**; Macedo (20*6). Deste
</line>
<line>
*odo, pre*en*e-se, primeiram*nte, selecionar os artig*s que f*ze* parte do escopo, c*mpará-
</line>
</par><par>
<line>
lo* e *nalis*-los
</line>
<line>
de forma a re*letir sobre seu contexto. Posteriorm*nte, s*rão d*scuti*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*evisados os *onceito* ut*lizados nos artigos *elecionados que envolve* def**ições da
</line>
<line>
ava*iaç*o de d*se*p*n*o in*i*idual, a parti* dos artigos s**ecion*dos.
</line>
<line>
**sim, o objeti*o deste tr*balho é identif*car as a*ordag*ns teóricas mais utilizada*
</line>
<line>
a* *efinir av*liaçã* de desem*enho *n*ividual na Administração Pú*li** *rasileira em
</line>
<line>
artigo* apresentados no EnA*P*D e na bas* de dado* SPELL, *o **in*uênio de *014 a
</line>
<line>
20*8.
</line>
</par><par>
<line>
O presente e*tudo ***a eluci*ar questões relaci*nadas
</line>
<line>
à "a*aliação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dese*penho" *x**usivamente na ár*a públ*c*. Por meio dos res*ltados *este trab*lho, almeja-
</line>
<line>
se pree*cher a lacuna teórica da rel*ção entre os dois temas supr*citados, assim f*ram
</line>
<line>
ide*tifica*os o*to artigos apr*sent*d*s na EnAN*AD e nove artigos na ba*e *e dados *PELL.
</line>
</par><par>
<line>
*s r*sultados obtido* podem contribuir p*ra ent*ndiment* do *rocesso de avaliação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
desempe*ho na *r*a públic*, além d* ser*ir de insumo para outro* a*ti*os que que*ram
</line>
<line>
a*ançar *esse tema.
</line>
<line>
O presente trab*lh* está dividi*o *m cin*o seçõe*, al*m de*ta introdução. Na pr*xima,
</line>
</par><par>
<line>
são resgatad*s contribuiçõ*s teóricas sobre *valiação de
</line>
<line>
de*e*penho dos artig*s
</line>
</par><par>
<line>
seleciona*os. E* seguida, é m*stra**
</line>
<line>
o percurso metodológico *a pesquisa. *a seçã*
</line>
</par><par>
<line>
*egui*te, são
</line>
<line>
descrit*s e categoriza*os os artigos do escopo da pesquis*. Depois, serão
</line>
</par><par>
<line>
ap*esentadas as abordagens mais utilizadas, sen** dis**tidos seus pontos
</line>
<line>
em co*um
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*iver*ências teóricas. Por fim, são apresentadas as considerações finais d* tr*b*lho.
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENCIAL T*Ó*ICO
</line>
</par><par>
<line>
A ADI é *m pr*cesso que se inicia com o planejam*nto e se encerra com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comparaç*o do
</line>
<line>
ex*c*t*do
</line>
<line>
com o pla*ej*do. Essa avaliação p*de ser forma* (*scrita) o*
</line>
</par><par>
<line>
i*formal
</line>
<line>
(não *scri**), a necessidade da for*a*ização está relacionada *om o *amanho da
</line>
</par><par>
</page><line>
Instituição. (GUI*ARÃE*; NADER; R*MAGEM, 1*98; CUNHA; BEZERRA; PINTO;
</line>
<line>
ZOUAIN, 2020). De acordo com esses autores, a avali*ção possui duas fac*s: instr*me*to de
</line>
<line>
d*s**vo*vim*nto de recursos humanos, que os teó*icos *rocuram di*ulg*r m*i* amplamente;
</line>
<line>
e um mecanismo de *ont*o*e d* empr**ad*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, *. 19, n. 1, ar*. 1, p. 3-23, ja*. 20*2 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. *e**rra, D. O. Cunha, E. Sev*rin* júnior, D. M. Z*uain
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Vincular a remuner*çã* ao *esempenho é uma das for*as de maxi*izar os res*ltados
</line>
</par><par>
<line>
esperados pela organiz*ção e *ecomp*nsa* os empregado* *nvolvid*s, en*retanto trans*ere
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
risco da re*uneração par* o colab*rador (RO**IGUES, 200*). A APB também introdu*iu
</line>
</par><par>
<line>
es*a
</line>
<line>
n*v* sist*má*ica ao
</line>
<line>
elaborar di*etrize* *a áre* de gest** de pessoas, o Qua*ro * já
</line>
</par><par>
<line>
d*mo*stro* a ev*luç*o históri*a da *DI, mas vale des*aca* o Decreto nº 7.1*3/2*10. De
</line>
</par><par>
<line>
acordo
</line>
<line>
com *ssa legis*ação, os
</line>
<line>
valor*s
</line>
<line>
*e gratificaçã* do servidor devem s*r atri*uídos
</line>
</par><par>
<line>
mediante * alcance de metas de
</line>
<line>
d**empenh* indi**dual dos se*vido*es e *s meta*
</line>
</par><par>
<line>
instituci*nai* da i*stituição (SECRETAR*A *E GE*TÃO **BLIC*, 20*3). At*almente, 49
</line>
</par><par>
<line>
*arr*iras t** sua av*liação
</line>
<line>
de de*empen*o nor*e**a, principalment*, **la me*odologia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*erminolog*as criadas por esse *ecret*.
</line>
<line>
3 P*O*EDIMEN*O* *ETODOLÓG*COS
</line>
<line>
Este e*tudo trata-*e de uma pesquisa qualitativ*, segun*o Flick (20**) esse t*po *e
</line>
<line>
pesquisa é recent* e oco*reu d* forma simult*ne* em diferentes áre*s, com um embasamen**
</line>
<line>
teórico próprio, de *cordo co* reali*ades espe*íficas e tipos d* metodologia. Pa** o presente
</line>
<line>
est*do, ut*l**ou- s* a *é**ica *e Re***ão Integrativa.
</line>
<line>
A *evisão integrativa é um **po de revisão bi*liográfica q*e objetiv* traçar *ma análise
</line>
</par><par>
<line>
s*bre determinado conheci*ento constru**o por estudos anterior*s,
</line>
<line>
possibilitando uma
</line>
</par><par>
<line>
sín*ese ** um assu*to já debatido, a part*r de uma revisão da liter*tura (BOTELHO; CU*HA;
</line>
<line>
M*CEDO, 20*6).
</line>
<line>
De acordo com B*t**ho, Cunha; Mac*do (2016), a revisão inte*rativa é executada em
</line>
</par><par>
<line>
seis etapas, são elas: (I)
</line>
<line>
ident*f*cação do tema e s*leção da ques**o *a p*squi**, (II)
</line>
</par><par>
<line>
estabelecimento d* cr*térios de seleção da liter*tura, (*II) identifi*ação
</line>
<line>
do* e*tudos
</line>
</par><par>
<line>
selecionados, (IV) catego*iz*ção dos estud*s s*l*cionados, (*) análise e int**preta**o
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
resultado* e (VI) apresentação da sínt*s* do r*sulta**.
</line>
<line>
Nas próximas etapas, à luz
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
met*dol*gia su*raci*ada, se**o *escritas as etapas I a IV da revisão
</line>
<line>
int*g*ativa nes*a seçã*,
</line>
</par><par>
<line>
p*ocedime*t*s metodol*gicos, e etap*s V e VI na s*ção de aná*ise e interpretação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
res****dos.
</line>
</par><par>
<line>
Etap* I - Identifica*ão d* te*a e seleção da questão *a pesq**sa
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
tema, questão e
</line>
<line>
objetivos *a pesquisa foram descrit** na intr*dução, s**d*
</line>
</par><par>
</page><line>
e*colhidos à lu* da ident*ficaç*o *e l*c*nas de es**dos nessa área, u*a v*z que são *scassos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *.1, ar*. 1, p. 3-23, *a*. 20*2 www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação de Dese**enho In*ividual ** *dministraçã* P**lic*: *ma R*visão Integrati*a
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
*s artigos qu* utilizam a met*dologia de revisão integr**iva ao d*b*ter *va*iação de
</line>
<line>
desempenho individ*al nas organizações públicas. Fo*a* escolhid*s pelo cará*er nacional as
</line>
<line>
*ases EnANPA* * SPELL, assim com* Duarte et al. (2017), * se*uir u*a breve apresentação
</line>
<line>
de cada b*s*:
</line>
<line>
O Encontro Nacional da Associação Nac*onal d* Pós-Graduação * P**quisa em
</line>
<line>
Admin*st*ação (E**N*AD), de acor*o com seu *ndereço el*trônic* (*NAN*A*, 2019):
</line>
</par><par>
<line>
EnANPAD *
</line>
<line>
um e*pa*o de interlocução e**re pares e, nesse se*tido, privilegia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estimula o de*ate apr*fu*dado e a inte*ação *ntre os particip*nt*s. Esse debate
</line>
<line>
torna-se import*nte, uma *ez que todo texto publicado em anais de evento *ie*tí*ico
</line>
</par><par>
<line>
é um texto
</line>
<line>
provisório - working paper - mes*o que decor*ente de **squisa
</line>
</par><par>
<line>
concluída. A partir *os *ebates e das cr*t*cas
</line>
<line>
r*ce*idas dura*te o eve*to, o autor
</line>
</par><par>
<line>
pod*r* aperfeiç**r seu *rabalho e s*bmetê-lo a u* p*riódi*o, da*do sequência
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso de d*vulgação ci*ntí*ica. Além disso, o EnANPAD proporciona a
</line>
</par><par>
<line>
op*rtu*idade
</line>
<line>
de interação social entre pares, de mod* a alavanc*r * formaçã* e *
</line>
</par><par>
<line>
fortale*imento de red*s de pesqui**.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mo*o, * EnAN*AD é um evento *ue
</line>
<line>
estimula o *ebate pa*a que haja
</line>
</par><par>
<line>
contribuições pe*tinentes, visando *o av*nç* da ciência,
</line>
<line>
acolhend* difere*te* po*iç*es
</line>
</par><par>
<line>
teóricas dentro do campo c*e*tí*ico das c*ências administrativ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ra f*n*e de dados foi * bi*lioteca
</line>
<line>
*letrôn**a Scient*f*c Periodica*s Electronic
</line>
</par><par>
<line>
Library (**ELL). De acord* com seu endere*o elet*ôni*o, uma ferramenta gratuita *u* é
</line>
<line>
agre*a a p*odução cientí*ica *m periódicos *a área ** Adm*n***raçã* Púb*i*a e de *mpresas,
</line>
</par><par>
<line>
Contabil*dade e *urismo, tem como missão: organizar,
</line>
<line>
numa única *ase d* da*os, um
</line>
</par><par>
<line>
significa*ivo ace*vo de co*hec*me*to e proporcionar ac*sso li*re a usuários interessados
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produção *ientífica, sendo mostrados 300 *rtig** no total. (SPELL, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Etapa II - Est*belecimento de critérios de seleção da literatura
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Em relação à b**e SPEL*, a*ós utilizar
</line>
<line>
o* termos a*ontados na
</line>
<line>
e*apa, foram
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A*aliaç*o de Desempe*h* Indivi*ual na Administra*ã* Pública: Uma Revisão *n*egrati*a
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Revis*a de Admin*stra**o Ho*pi*ala* e **ovação em Saúde
</line>
<line>
B3
</line>
</par><par>
<line>
*016
</line>
<line>
Revista de Car*eiras e Pesso*s (ReCaP*)
</line>
<line>
B4
</line>
<line>
</line>
<line>
Revista ** Gestão
</line>
<line>
B1
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
Cadernos EB*PE.BR
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
201*
</line>
<line>
Amazô*ia, Or*anizações e Susten*a*ilidade
</line>
<line>
B3
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. F. Bezer*a, D. O. *unha, E. S**erino j**i*r, D. M. Zouain
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
entes que compõem o Poder Público do est**o de Santa C*tari*a
</line>
<line>
</line>
<line>
3
</line>
<line>
Gest*o de Desempenh*-O Olhar do* Se*vid**es Admin*strativ** da Unidade Regional de um Órg*o Público Federal;
</line>
<line>
*ALAZAR, C. R. D. S.
</line>
<line>
UNISUL
</line>
<line>
V*rif*c*r, a parti* da ótica dos servidores admin**t*ativo* da un**ade regio*al de *m órgão público ***er*l, se a at*al *istem*tica de avalia*ão de **sempenh* adotada possu* os e**men*o* nec*ssários ao desenvolvimento da ge*tão *e d*se*penho.
</line>
<line>
</line>
<line>
4
</line>
<line>
**a**a*ão de Desempenho *a Administração *ú***c* F*deral: u* Estudo *o Instituto Federa* do Norte de Mi*as *erais (IFNMG)
</line>
<line>
DIEGO, A.; DE, A.; OLIVEIRA, *.; ROWE, E.
</line>
<line>
UFBA
</line>
<line>
Examinar * p er cep ção d o s s*r*id*res da reitor*a acerca das polít*cas e prátic*s de av*liação de **sempenho e com*e*ênci*s de*envolvida* *o *FNMG.
</line>
<line>
</line>
<line>
5
</line>
<line>
Avali*ção multic*ité*i* de *esempenh*: * caso de *m Tribun*l d* Justiça
</line>
<line>
ENSS*IN, L. et al.
</line>
<line>
*FSC
</line>
<line>
*ese*volver u* modelo de avaliação de de*empenho, de *cordo com a p e* ce* ção e in*eresses do ges*or.
</line>
</par><par>
<line>
201*
</line>
<line>
6
</line>
<line>
Feed*ac* 36* Graus *as Agênc**s Regula*oras Federa*s
</line>
<line>
ALVES, M. V. B. et al. (ALVES, M. V. *. et *al)
</line>
<line>
FAPEA*
</line>
<line>
Descr*ver o p*oce*so de aval*açã* de desempe*ho d* serv*d*res *ú**ic*s das *g**cia* regulado**s f*derais denominado f*e*back 360 **aus, so* a ótic* *a adaptação da práti*a ao contex*o do Poder E*ecutivo Federa*.
</line>
<line>
</line>
<line>
7
</line>
<line>
Av**iação de Desempenho: Percepção dos F*nc**nários de uma En*idade *ospital*r de Santa Ca*arina
</line>
<line>
FRANCO, M. A. J. et al., 201*)
</line>
<line>
*F*C
</line>
<line>
Identif*car qual é a p e* cep ção d o s fun*ionár*os de uma instituiçã* hospit*l*r do *stado de Santa
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, *.1, art. 1, p. 3-*3, jan. *022
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação de *esem*enho Individ*a* na A*ministração *úb*ica: Uma Revisão *ntegr**i**
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Catarina em rela*ão ao processo de a*alia*ão de *esempenho implementa*o pel* entidade.
</line>
<line>
</line>
<line>
8
</line>
<line>
O Processo d* Avaliação de Des*m*enho no Set*r Pú*lico: A *erc*pção de S*rvidores *e uma cidade do int*rior do Estado do Rio Gra*de do *ul;
</line>
<line>
TAVARES, A. S.; ROS*, J. R. Da; LIMA, L. E. A.
</line>
<line>
UNIPAM*A
</line>
<line>
Detectar a * e* cep ção * e ser*idores p*blico* do município *e Quara*-RS a resp*ito da avaliação d* dese*penho *tilizada pela Pr*feitura Munic**al.
</line>
<line>
</line>
<line>
8
</line>
<line>
Avaliação de D*sempenho no Setor Públ*co: o C*so d* Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa-MG;
</line>
<line>
SEDIYAM*, G. A. S.; FIA*HO, C. M.; SIL*A, *. C.
</line>
<line>
UFV
</line>
<line>
Examina como se dá a *va*iação d* desemp*nho na *d*inistr**ão pública lo*al, a fim de *d*ntifica* como este proc*sso está instituciona**za*o, c*mo ele ocorre n* *rática e qual a * er cep ç*o d o * envolv*dos em relação à sua efeti*ida*e.
</line>
<line>
</line>
<line>
10
</line>
<line>
A*a*iaçã* m*lt*critério de des*mpenho do servidor públi**: O c*so do pode* judic*ári*
</line>
<line>
GAVAZINI, A. A.; DU*RA, A.
</line>
<line>
UF*C
</line>
<line>
Const*uir *m mod*lo de avalia*ão *e desempe*ho *ara os se*vidores *e uma i*sti*uição públi*a a p*rtir *a* p er cep çõ es e valores do gestor * a ár ea.
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
11
</line>
<line>
Avaliaç*o de *esempenho hum*no na esfera pública: estad* da *rte na literatura int*rnacional e nacion*l
</line>
<line>
REYNAUD, P. D. ; TODES*A*, M.
</line>
<line>
UFSC
</line>
<line>
Analis*r a *rodução cien*íf*ca publicada *m *er*ódi*o* *ef*rentes *o tem* de avaliação de desempenho hu*an* no setor p*bl*co.
</line>
<line>
</line>
<line>
12
</line>
<line>
Remuneração p** *e**mpen*o * Produt*vi*ade no *etor *úblico: Uma Re**sã* Bi**io*étrica da Pro*ução *nt*rnaci*nal;
</line>
<line>
ARMOND; L.; JUNIOR, F.; *ÔRTES, F.G.
</line>
<line>
U*B
</line>
<line>
Identificar * panorama recente *os estud*s so*re r*muneração por desempenho no setor púb*ico em nível internacional, desc*even*o *s métodos ut*lizado* pelos
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina P*, *. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Bezerra, D. O. Cunh*, E. Severino júnior, D. M. Zouain
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
pesquis*d*r*s na execuç*o de *eus e*tudos.
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
Contradi*õ*s na avaliação de d*sempenho dos *ervid*res técnico-adm*nistr*ti*o* em *duc**ã* *a universidade *ública
</line>
<line>
PINTO, J. d* F.; BEHR, R. *.
</line>
<line>
UFMG/UFE*
</line>
<line>
C**preender, a partir do ente*dimento dos servidores *écnic*- ad*inistrativos em educação e das chefias imediatas, como oc*r*e a avalia*ão d* des*mpenh* n* Un*versid*de Federal do Espírito S*nto (*FES).
</line>
<line>
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
*valiação d* Dese*pen*o In*ividual: Diret*izes para construi* u* Instrumento de Gestão Estr*tégica de Pe*soas par* o **stitu*o do P*trimônio Históric* Naci**al (IPHAN);
</line>
<line>
***OR, L. D.; VILLAR*I, B. Q.
</line>
<line>
*FRRJ
</line>
<line>
Identi*icar diretrizes pa*a a elaboração de um instr*mento de avaliação *e *esempenho individual pe*tinente à reali*ade d* IPH*N
</line>
<line>
</line>
<line>
15
</line>
<line>
Des*nvolvimento de *etodologia para Avaliar C**p*t*n*ias de Servi*ores ***lico* Federai*
</line>
<line>
RAMOS, C. *. et al.
</line>
<line>
U*PA
</line>
<line>
De*envo*v*r um* met*dologia para avaliar as competênc**s dos servidores de uma in**ituição federal de ensino superior baseada no modelo de av*l*açã* 360º
</line>
</par><par>
<line>
2014
</line>
<line>
16
</line>
<line>
Sistema De Avalia*ão Do Estági* Prob*tório: * ca** da Pref*itura Mu*ici*al D* Sarandi-RS;
</line>
<line>
(*IC*GNA et al.
</line>
<line>
UFSM
</line>
<line>
A**lisar o sistema *e avaliação do estágio probatór*o da Prefe*tura Municipal de Sara*di-RS
</line>
<line>
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
***liação de desempen*o: desafi*s e dific*ldades na *ti*ização d* ferr*menta no setor p*blico
</line>
<line>
HE NE M ANN, J. S.; GONÇA*VES, G. C.
</line>
<line>
*nivers*da*e L* Salle - *anoa*
</line>
<line>
Conhe*er o atual proces*o de avalia*ã* de desempenho dos s**vidores públicos de um órgão público ** Jus*iça do Trab*lh*, * fim de identi*icar os **safios e dificuldades exi*t**tes no res*ectivo pr*cesso
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 19, n.1, art. 1, p. 3-23, jan. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avali*ção d* Desempe*** Indi*idual na Administração Públ*ca: Uma *evisão Integrativa
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Etapa V - Análi*e e interpretação dos *esultad**
</line>
</par><par>
<line>
Após a seleção dos ar*igos,
</line>
<line>
indiv*du*lmente, foram analisados a introdução
</line>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**ferenci*l teóri*o ** bus*a de aborda*ens r*lacionadas à definição da av*liação d*
</line>
<line>
de**mp*nho in*ividual. Diante disso, foram e*contradas ** ob*as difer*ntes utilizad*s ao se
</line>
<line>
*ef*nir avali*ç*o de desem*e*h*. Apesar de o *scopo ter como foco a ár** púb*ica, os autores
</line>
<line>
selecion*do* apresenta* *o*cei**s *ue, mu*tas *ezes s* s*brepõem à área pública. * quadro a
</line>
<line>
se*uir *o*tra, de for*a ger*l, os autores * o quantit*tivo de cita*õe*.
</line>
<line>
Quadro 5 - Quantitativo de ci*ações po* *utor utilizad*s *ara definir ADI - autor
</line>
</par><par>
<line>
A*tor
</line>
<line>
Quan**tativo de Citaç*es
</line>
</par><par>
<line>
Lucena (1977), (1992) e (1995); Pontes (19*6), (2008) e (20*0)
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Ber**mini (201*) e (1998); B*andã* & G**marães (2001); Dutr* (2011) * (201*);
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ot (2011), Berg*e (*0*0), Bertero (2004), Chia*enato (**0*), Sameera Begum, Sarila e Sumalatha (2015), Ensslin (2007), *uffman, Ver*oy e *ernoy (2003), Lavo* e *ill**di (*0*5), Lott* (2002), MAIA; BASTOS, (2014), Marr*s (2009), Miranda (2014), Odellius (20*0), Reis (*010), Wood & C*l**s (*99*)
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
* p*rtir do quadro supracit**o, pe*cebe-s* a suprem*cia de auto*es "clás*icos" d*ssa
</line>
</par><par>
<line>
área como L*cena e Pontes. Nos
</line>
<line>
parágra*os poste*iores *erão
</line>
<line>
explicados d* forma mais
</line>
</par><par>
<line>
an*lític*
</line>
<line>
a* princ*pai* **ferências teó*icas utiliz*das ao defi*ir ADI oriundas
</line>
<line>
dos a*tigos
</line>
</par><par>
<line>
se*ecionad*s, conforme segue:
</line>
<line>
N* artigo de Ensslin et al. (2*17) é *itado o própr*o Ens*lin (2007) q*e d*fi*e
</line>
<line>
a*aliação de desempenho como *m proce*so para con*truir co*hecimento n* decisor,
</line>
</par><par>
<line>
bus*ando identificar, orga*izar medir os e
</line>
<line>
a*pect*s
</line>
<line>
necessár*os para a gest*o do co*text*,
</line>
</par><par>
<line>
permitind* *isual*zar gráfic* e numeri*am**te os im*actos da* ações. O ar*igo acrescenta
</line>
</par><par>
<line>
**nda a abordagem de Br**dão & Guimarães
</line>
<line>
(2001) que associa a*alia* a compa*ar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
res*ltados *bt**os com *s resultados *s*er*do*.
</line>
</par><par>
<line>
*ara Alves et al (2016), a f*na*idade da *erramen*a vincula-*e à remune*ação do
</line>
<line>
servidor avaliado. Os gestores do a*to escal** estão expressame*te *xcluídos d*sse proc*sso e
</line>
<line>
re*ebem *eus salários in*egr**ment*, ref*rç*ndo o **aço personalista da g**tão à brasileira
</line>
</par><par>
<line>
propo*ta
</line>
<line>
por Ber*ero (2**4) e
</line>
<line>
co*tribui**o pa*a o cenário da
</line>
<line>
"mudança para **glês ver"
</line>
</par><par>
<line>
(WOOD; CAL*AS, 1*98), r*fer*nte à importação de práticas admini*trativas, p**ncipalment*
</line>
<line>
quand* *on*id***dos os perc*ntu*is das avaliações a*e*idas com a nota máxim* - *0 po*tos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Te*esina P*, v. *9, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2022
</line>
<line>
www4.f**net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Bezerra, D. O. Cunha, E. S**er*no *únior, *. M. Zou*i*
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
**anco et al. (*01*) se d*bruça* na *erspecti*a *e Huff*an, Ve*noy e Vernoy
</line>
<line>
(20**), que defin*m avaliaçã* de desempe*ho como um pro*esso ut*lizado pelas
</line>
<line>
o*ga*iza*ões ao avaliar o desemp*nho multidi**nsional dos fu***onários, somando is*o, por
</line>
<line>
mei* da avaliação é **ssível co*p*e*n*er a din*m*ca comp*r*ament*l, as t*refas realizadas *
</line>
</par><par>
<line>
o am**ente o*ganizaciona*
</line>
<line>
(BERGAMINI; RAMOS, 1998). Os autor*s se aprofundam na
</line>
</par><par>
<line>
defin*çã*,
</line>
<line>
consolidando os ent*ndiment** de Lu**na (1992), Ponte* (1996), Berg*min*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ramos (*998) e Reis (201*),
</line>
<line>
na q*al
</line>
<line>
av**i*ção é
</line>
<line>
um i*str*ment* que proporcio*a o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento dos recu*sos *uman*s; a
</line>
<line>
medi*ão
</line>
<line>
de resultado* desejado* e obti*os; e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acomp*nhamento p**ma*e*te do *esempenh* d*s co*abor*dores. Fr*n*o et al. (*017)
</line>
</par><par>
<line>
*oncluem trazendo à bai*a uma def*nição mais
</line>
<line>
contemp*rânea de a*a*iação, na qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
av**iaç*o nã* é somente c*mpr*ender * processo de comp*rar objetivo estabelecido e ch*gar
</line>
<line>
a um resultado *ositivo ou negativo (LUCENA, 1995; BRANDÃO; GUIMARÃ*S, 200*),
</line>
</par><par>
<line>
mas ent*nder as variá*ei* mais
</line>
<line>
complexas e di*âmica* como: papel do avaliado* *
</line>
<line>
e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
a*aliado, os métod*s utilizados, r*s*ltados *sperados, objetiv*s pr*postos, o feedback, *entre
</line>
<line>
o*tros (SANTOS; FEUERSCHÜTTE, 2012).
</line>
<line>
Rey*aud e Todesca* (**16), ao defi*ir a*aliação, uti*izam Bergamini e Ber*l**
</line>
<line>
(2010), qu* expli**m que ADI *mplica co*hece* * din*mica comp*rt**ental própria de cada
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*rabalha na organizaç*o, o traba*ho a ser *eit* por aquela pessoa e o
</line>
<line>
**bi*nte
</line>
</par><par>
<line>
organizacional em que essas ações se passam, e utilizam Dutra (*011) que define *esempenho
</line>
</par><par>
<line>
individual *omo um conj*nto de entregas *esu*ta*os e
</line>
<line>
para a or*anização,
</line>
<line>
devendo ser
</line>
</par><par>
<line>
consideradas três dimen*ões: desenvolvimento, esforço e com**rtamento.
</line>
<line>
Para **yot (**11), * método *e avaliação de de*em*enho * *ti*izado como *m
</line>
</par><par>
<line>
instru**nto d* aum*n*o
</line>
<line>
*e pr*du*ivida*e e *e
</line>
<line>
*resci*ento profissional (RAMOS et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
201*)
</line>
</par><par>
<line>
Oliveira e R*we (2018) *e debruçam e* Lavor e Vi*lardi (2015) para definir que
</line>
<line>
a*al*ação de desemp*nho * uma *e*ra**nta de pl*ne*amento e d*senvol*imento d* gestão de
</line>
<line>
pes*oas que t*m como fu*d*mentos a melh*ria dos resulta*os da o**anização e *ua inte*ração
</line>
<line>
com os objetivos do i*d*v*duo. Ele* acrescen*am que o processo de **al*ação é *m r*t*ato do
</line>
<line>
grau de mat*ri*ade da **stão *e p*ssoas n* instituiçã*. Des** modo, o verdadeiro *entido da
</line>
</par><par>
<line>
ava*iaçã* mai** é
</line>
<line>
do que uma s*mples fo*m* de *ontrole *dm*n*strati*o,
</line>
<line>
pois el* deve te*
</line>
</par><par>
<line>
res*ltados *a
</line>
<line>
atuação organizacional, repres*nta*do
</line>
<line>
um desdo*rame*to *o *rocess*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*scie*tizaç*o da sociedade em avaliar constantemente o serviço público *e *aneir*
</line>
<line>
geral.
</line>
</par><par>
<line>
(DU*RA, 2016; MAIA; *ASTOS, 20*4, Apud OLIVEIRA, ROWE ,2018)).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresi*a, v. 19, n.1, *rt. 1, p. 3-23, ja*. **2* www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*aliação de Des*mpenho In*ividual na Administr*ção Públi*a: *ma Revisão Integrativa
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Sediyama, F*alho * Silva (2017) utilizam Berg*e (201*) par* de*inir avaliação de
</line>
<line>
desempenho, conforme se*ue:
</line>
<line>
Porém, ** an*lisar esses mode*os, Ber*ue (2010) afi*ma que, *e *orma geral: eles
</line>
<line>
"ass*mem c*mo foco a *emun*raç*o", podendo tant* *rem*ar *omo *unir o
</line>
<line>
*unci*ná*io; o *roce*so se dá com o uso de "fer**menta adquirida no me*cado", q*e
</line>
<line>
mui*as vezes po** não corr*spo*d** à rea*idade e à n*c*s**dade d* orga**zaç*o
</line>
</par><par>
<line>
av*liada;
</line>
<line>
os modelos *ssumem
</line>
<line>
um *aráter "*í*ido", ond* as p*ssoas te*t*m se
</line>
</par><par>
<line>
adaptar * *les e não o *o*tr*rio; * avaliação é
</line>
<line>
realizada a part*r *e
</line>
<line>
"c*it*rios
</line>
</par><par>
<line>
f*chados d* ava*iação", que embora *usque a o*jetivid*de, impõe o lim*te de *az*r
</line>
</par><par>
<line>
ter que enquadr*r o avaliado neste **ité*ios; e, por fim, "estimula a comp*ra**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*petição", em função dos par*met**s e escalas numéri*as utilizadas pa*a avaliar o
</line>
</par><par>
<line>
fun*ionário, o q*e nem s*mpre é **sto
</line>
<line>
como b*nefício (BERGUE*, 201*, p. 286-
</line>
</par><par>
<line>
2 8 7 ).
</line>
</par><par>
<line>
S*diy**a, Fi**ho e Silva (2017) tam*ém apre*ent*m o texto *e Same*r* Begum,
</line>
<line>
S****a e Sumalatha (2*15), que ut*liza* u*a defin**ão mai* restrit*:
</line>
</par><par>
<line>
Uma interação formal estruturada entre u* subord*nad* e u* *u*ervisor,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
geralm*n*e assume a forma de uma entrevista periódica (anual ou semestral), na qual
</line>
</par><par>
<line>
* dese*p*n*o do tra**l*o do subo*di*ad* é *x*minado e di*cutido, com vistas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identificar pontos fracos e p*ntos fo*t*s, bem como oportunidade* de melhoria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ese**o*vimento de *abi*idades (SAMEE** BEGU*, S*RILA e SUMALATHA,
</line>
<line>
**1*, p. *5, tra*ução dos autores).
</line>
<line>
P*ra Pon*es (2008), de aco*do c*m Tavare*, Rosa e L*ma (2017), a av*liação *e
</line>
</par><par>
<line>
desemp*nho trata-se
</line>
<line>
de uma metodologi* na qu*l se almeja, co*t**uamen*e, estabelecer um
</line>
</par><par>
<line>
*ontrato com o* funcionários referente* aos *esultados
</line>
<line>
desej*dos * es*erados p*la
</line>
</par><par>
<line>
organização, *companha* os *esa*ios propo*to*, co*rigir os rumos quando f*r pr*ciso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
avalia* o* resultados conseguidos. O* autores, *in*a com*l*mentam, introdu*indo Mira*da
</line>
<line>
(2014), que des*reve *ue ADI é um potente in*trumento de ge*tão, já que po*e ser ut*lizada
</line>
<line>
durante t*do o cic*o, for*ecendo s*bs*dios *o planejamen**, *laboração d* inter*enção,
</line>
<line>
a*ompanhame*to das ações e suas co*sequ*ncia* *ara sua ma*uten*ão, aperfeiçoamento,
</line>
<line>
mud*nça *e rumo ou i*t*rvenç*o.
</line>
</par><par>
<line>
La*o* e V*llard* (2015) utilizam Lu*e*a (1977) para
</line>
<line>
defini* ADI co*o um
</line>
</par><par>
<line>
instrumento de plan*jam*nto e dese*volvi*ento do* recursos h*manos den*ro da orga*ização
</line>
<line>
apoia*a em dois princípios: (1º) ser i*strumen*o p*ra a melhoria *o desempenho e, *ara tanto,
</line>
<line>
proporcionar o desenvolvimento de fa*ores motivacionais; e (2º) es*abelecer integração ent*e
</line>
<line>
os objetivos do indivíd*o e da organiza*ã*.
</line>
<line>
Figueiro (20*4) **iliza o conceito de Ch*avenato (*009), para este aut*r *val**ção do
</line>
</par><par>
<line>
de*emp*nho é uma *preciação sistemá*ica do desemp*nh*
</line>
<line>
do o**pan*e *o
</line>
<line>
*a*** e seu
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina *I, *. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, *an. 2022
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/*e*is**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Bezerra, D. *. Cunha, E. Se*e*i*o jún*or, D. M. *ou*in
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
p*tencia* de cr**cim*nto. É um processo q** e*vo**e o avaliado, *
</line>
<line>
ge*ent*, *ep**sentando
</line>
</par><par>
<line>
uma té*nica de direç*o *a a*ivid*de *dmi*istrativa.
</line>
</par><par>
<line>
Hene*ann e *onçal*e* (2*14) *itam ipsis l*tteris a definição de Bohlan*er e *cott
</line>
<line>
(2011, p. 299): "(...) *s ava*iações de desempenho são uma das *erram*ntas mai* ve*sáteis de
</line>
<line>
que os gerent*s d*spõem. Elas servem a v*rios propósi*os que beneficiam tant* a empre*a
</line>
<line>
*uanto o funcionário *ujo desempen*o *stá s*ndo avaliado".
</line>
<line>
P*r fim, He**mann * Go*çalves (20*4) c*tam a*n*a as *ef*nições de outro* a*to**s,
</line>
<line>
como: Lo**a (20**), que define ava*iação de *es**penho i*divid*al com* um mecanismo que
</line>
</par><par>
<line>
busca identificar e mensurar o desempenho *as
</line>
<line>
*ess*** na org*nização, estabelec*n** um
</line>
</par><par>
<line>
co*p*r*tivo
</line>
<line>
en*re o *esempen*o esperado e o apresentad*; O*e*li*s (2000), que a*resenta
</line>
</par><par>
<line>
ADI como um co**unt* d* dire*rize* e proce*sos qu* possibilitam um diagnóst*c* e a gest*o
</line>
</par><par>
<line>
do c*nheciment*, dis*oni*ili*ando informa*õe*
</line>
<line>
par* outros si*tema de *nc*ntivos; Marras
</line>
</par><par>
<line>
(*009) estabelece *ue ADI tem
</line>
<line>
por
</line>
<line>
**ilidade acom*anhar o desenvolvimento cognitivo dos
</line>
</par><par>
<line>
colaborado**s durante sua permanência n* orga*iz*ção, bem
</line>
<line>
co*o mensurar seu n*vel de
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento,
</line>
<line>
habil*dade e atitudes. Por fim, o auto* cita Pon*es (20*0), que considera
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Ava*ia*ão d* De*empenho Ind*vidual na *dministr*ção Públic*: Uma R*visão Integrat*va
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Ao aplicar a técnica supracitada para *na*isa* as três abordagen* mai* *til*zadas:
</line>
</par><par>
<line>
"acompan*amen*o do desempenho *ndivi*ual",
</line>
<line>
"comparação do resul**do es*erado *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
atingid*" e, por *ltimo, "a*inhamento dos objetivo* *nstit*cionais e individua*s", chego*-se
</line>
</par><par>
<line>
ao* seguin*es resultados: as duas primeiras a*ordagens têm um foco ma*s
</line>
<line>
em *ível
</line>
</par><par>
<line>
*peraciona*, na qua* a avaliação de desemp*nho é apenas um in**rum***o desenvolvido pela
</line>
</par><par>
<line>
área
</line>
<line>
de gestão de *essoas, utiliz*da pelo sup*rior *ierárquico do serv*dor para *companhar
</line>
</par><par>
<line>
*e* ren*imen*o
</line>
<line>
profissional. Es*e t*po de a*ordagem vem
</line>
<line>
evoluind* ao long* dos an*s e*
</line>
</par><par>
<line>
direç*o à terceira abo*d*gem, qu* já mostr* um foc* relacionado a* planeja**nto *stratégico,
</line>
</par><par>
<line>
na qual a A*I é um instrument* com
</line>
<line>
impor**ncia *straté**ca,
</line>
<line>
p*i s
</line>
<line>
a*inha
</line>
<line>
os obj**ivos
</line>
</par><par>
<line>
in*titucio**is aos *ndivi**ais. Deste *odo, faz com qu* toda a org*niza**o trabalhe d* f*r*a
</line>
<line>
mai* ali*hada e harmoniosa, n*rteada pelo seu pl*nejamento estr*tégico.
</line>
<line>
Positivamente, destaca-se a utilizaç*o *e definições mais mode*n*s e gerenciais, como
</line>
<line>
"Dinâmica Comport*ment*l", **e fo* a*o*da*a e* qu*tro artigos, na qual a a*a*ia*ão é u*
</line>
<line>
instrumento de poder que direciona o c*mp*rtamento dos funcionários (PHILAD*LPHO;
</line>
<line>
MAC**O, 2007) confor** citado por *i*to e Beh* (2015). Outra *bor*agem lembra*a ao
</line>
<line>
defi*ir AD* *oi a de "Melh*ria da *rodutiv*dade", *ti*izad* em tr*s momentos, *sso demo**ra
</line>
<line>
a ev*lução do con*eito d* A*I, já que se pode infer*r q*e há uma *finid*de com o conce*t* de
</line>
</par><par>
<line>
produtividad*. *or
</line>
<line>
*l*imo, a ab*rd*g*m de "Cres*imento Profissional" *ostra que a ADI,
</line>
</par><par>
<line>
p**a *s au**r*s de*se cam*o do con**cimento, também pode ser *til para o cre*ci*ento dos
</line>
<line>
servidores dentr* de sua car*ei*a pública.
</line>
<line>
Po* ou*ro l*do, conc*itos m*is rígidos como: "Polít*ca d* Rem*neraçã*", três *ezes, e
</line>
</par><par>
<line>
"Cump*imen** de Exi*ência L*gal", um*
</line>
<line>
vez, t*m*ém figura*am *ntre os *eferen*iais mais
</line>
</par><par>
<line>
utilizados. Para Bergue (20*0), *m S**i*ama, Fi*lho
</line>
<line>
e Si*va (2017), AD*, muitas vezes,
</line>
</par><par>
<line>
assume como foco a remuner*ção, podendo *u*i* ou p*emiar o co*aborado*, *á Modesto
</line>
<line>
(2007) e Ficagna et al. (20*4) e Pinto e *eh* (2015) defi*em que ADI é uma mer* ex*g*nc*a
</line>
<line>
formal, sem *ua**u*r influência si*nificati*a na vida p*ofissional do serv*d*r. Esses c**cei*os
</line>
</par><par>
<line>
mais *ígido* re*e**ram
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
esse instrumento ainda **m
</line>
<line>
um *aminho a percorrer p*r* sa*r
</line>
</par><par>
<line>
definit*vamente da *s*era operacional para o ca*po estr*tégico, nas organizações.
</line>
</par><par>
<line>
Outros co*ceito*, com menor expressivida*e *uan*itativa, como
</line>
<line>
"Co*trole
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Sociedad*" e "Feedbac*", quando **batidos sob * pers*ec*iva da APB podem *er relevantes.
</line>
</par><par>
<line>
A pri*e*ra est* relacionada
</line>
<line>
com o contr*le da socied*de em relação ao d*s*m*enho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
re**ltados dos s*rvidores públicos; a s*gunda está re*aci*nada co* a retroa*imentaçã* do
</line>
<line>
r*sul*a*o, ou sej*, o s*rvidor av*liado ter ciê*cia *ormalmente *os *esultad*s *e s*a avaliaçã*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 19, n. 1, art. 1, p. 3-23, jan. 2*22 www*.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Bezerra, D. *. *u*ha, E. Severino júnior, *. M. *ou*in
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
para que possa apri*ora* o serviço prestado por el*, q*e se reflete em u* s*rviço *úblico de
</line>
<line>
qualidade à sociedade.
</line>
<line>
5 CON*IDERAÇ*ES F*NAIS
</line>
<line>
O presente artigo **v* *om* norte o seguinte objet**o: iden*ific*r as abo*dage*s
</line>
<line>
teó*icas *ais utili*adas ao defini* avaliação de desempenho i*d*vidual na Administ*ação
</line>
<line>
Pública Brasil*ira em a*tigos *pres*nt*dos no En*NP*D * na base de d*do* S*ELL, no
</line>
<line>
qui*q*ê*io de 2014 a 2018. Desse modo, pod*-se con**uir que a* abordagens:
</line>
</par><par>
<line>
"acomp**h*mento do d**e*pe*ho individual", "compara*ão *o re*ultado esper*d* *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*tingido" e, po* *ltimo, "a*i*hamento dos
</line>
<line>
objetivo* institucionais e ind*vi*ua*s" foram
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
ab*rda*ens ma*s *tilizad*s ao s* definir ADI na esf*ra públi*a, m*strando que e*sa*
</line>
</par><par>
<line>
defini*ões da
</line>
<line>
ava*iação a*nda est*o de *orma predominante em ní*el
</line>
<line>
operac*onal, entret*nto
</line>
</par><par>
<line>
também há abo*dagens *u* *onside*am esse instr***nt* ma*s estratégico. *utr*s a*ordagens
</line>
</par><par>
<line>
encontrada* no estudo como: "Dinâm*ca Comportame*ta*" "Melhoria e
</line>
<line>
*a Produtivid*de"
</line>
</par><par>
<line>
também mer*ce* destaque, pois *em*nstrar** o*tras definições util*zadas ao *efi*i*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conceito de ADI na APB.
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* exp*st*, a leitura d* presente artigo po*e auxiliar pesquis*dores da área de
</line>
<line>
gestão *e pessoas a compreende*em *elh*r como a academia vem aborda*do ADI na APB,
</line>
<line>
bem como sua evol*ção teórica. O esc**o deste trabalh* **resentou artigos atuais, do
</line>
<line>
quinquên*o 2014-2018, assim, com base nas definiçõ*s recentes sobre * referido te*a,
</line>
</par><par>
<line>
e*tud*ntes da
</line>
<line>
área p*dem se debruçar nas c*nclusões dess* *rtigo *a** avançarem em **u*
</line>
</par><par>
<line>
es**dos. Também podem
</line>
<line>
s*r feitas pesquisa* e*pír*cas *o* os re*ultados deste estud*,
</line>
</par><par>
<line>
i*vest*ga*do s* a opinião *os servidor*s está alin*ada com as definiçõ*s de *DI apresen*adas
</line>
<line>
no* resultados d* pres*n*e estudo.
</line>
<line>
REFERÊ*CIAS
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do
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Desempenh*.
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Brasí*ia,
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<line>
v.
</line>
<line>
1,
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p.
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1-70,
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no
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</line>
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*E**RRA, *. F; *UNHA, *. O; SEVERINO *ÚNI*R, E; ZO*AIN, D. M; *valiaç*o *e
</line>
<line>
Dese*p*nh* Indi*idual na Administraçã* Pública: Uma Re*isão Inte*rativ* do Re*erencial T*órico
</line>
<line>
da *ro***ão Acadêmi*a no Q*inq*ê*io de 2014 a *0**. Rev. FSA, Teresi*a, v.1*, n. 1, art. 1, p. 3-
</line>
<line>
23, jan. 2*22.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
L. F. Bez*rra
</line>
<line>
D. O. Cun**
</line>
<line>
*. Se*erino júni*r
</line>
<line>
D. M. Zo*ain
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * *lanejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) a*ál*se e inte*pret*çã* d*s dado*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oraçã* d* rascunh* ou n* revisão crít*ca *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rticipação na aprovação da ver*ão f*nal *o *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 1, *rt. 1, p. 3-23, jan. 20*2
</line>
<line>
*w*4.fs*net.*o*.b*/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)