Aplicação Econômica da Rodagem Tripla em Veículos de Carga: Estudo de Caso / Economic Application of Axe in Cargo Vehicles: Case Study

Paulo Boulos Filho, Irenilza de Alencar Nääs

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso para o desenvolvimento da análise comparativa que avalia um trajeto de transporte de soja sob um aspecto diferenciado. Foi simulada a adição de um pneu extra ao eixo duplo padrão preconizado pelas normas brasileiras e foi feito um estudo comparativo relacionando carga e custo do frete em um trecho pré-identificado de uma rodovia passando pelo estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, indo da cidade de Lucas do Rio Verde até a estação ferroviária de Rondonópolis, rota entre o produtor e a ferrovia que direciona a carga ao porto. Através dos resultados, foi possível entender que este tipo de eixo com rodagem tripla se torna interessante no aspecto financeiro do custo do transporte permitindo, em um mesmo frete, uma quantidade de carga maior gerando o mesmo dano ao pavimento, sem prejudicar a vida útil do pavimento, inicialmente projetado para durar dez anos.

 

Keywords. Desenvolvimento. Econômica. Transporte. Eixo. Tripla.

 ABSTRACT

This work presents a case study to develop a comparative analysis that evaluates a soy transportation route under a different aspect. An extra tire was simulated to be added to the standard double axle recommended by Brazilian norms, and a comparative study was made relating load and cost freight on a pre-identified stretch of highway through the state of Mato Grosso, and Mato Grosso do Sul, from the city of Lucas do Rio Verde to the Rondonópolis train station, the route between the producer and the railroad that directs the cargo to the port. Through the results, it was possible to understand that this type of axle with triple wheels becomes interesting in the financial aspect of the cost of transport, allowing, in the same freight, a greater amount of load generating the same damage to the pavement, without affecting the pavement's useful life, which was initially designed to last ten years.

 

Keywords. Development. Economic. Transport. Axle. Triple.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.7.8

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