<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.7.8 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*icação Econômica da Rodagem Tri*l* em Veícul*s d* Carga: **tudo de Caso </line>
<line> Ec**omic Applic*tion of Axe i* Carg* V*hicles: Ca*e Study </line>
</par>
<par>
<line> Paulo **ulos *ilho </line>
<line> Mest*ado *m Enge*h*ria de P*odução pela Univers*da*e Paulista </line>
<line> Grad***ão em Enge*haria Civil pel* Universi*ade Paulist* </line>
<line> E-mail: pa.boulos@h*tm*il.com </line>
<line> Irenilza *e Alencar *ää* </line>
<line> Doutora ** Engenh*ri* Agrícola pe*a **chigan S*ate University </line>
<line> P*o*essora da *niversidad* Paulista </line>
<line> E-mail: ir*nil*a@gmail.com </line>
</par>
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<line> En*ere*o: P*ulo B*ulos Filh* </line>
<line> Ed*t*r-Chefe: Dr. *onn* Kerley de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Paulista, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
<line> Vista, </line>
<line> Sã* </line>
<line> Paulo - </line>
<line> SP, 01310- </line>
<line> R*d*i*u*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1*0. Bra*il. </row>
<row> E**ereço: Irenilza d* A*enca* Nääs </row>
</column>
<column>
<row> Artig* recebid* *m *4/06/2021. Última versão </row>
</column>
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<line> A*. </line>
<line> Pauli*t*, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
<line> V**t*, </line>
<line> São </line>
<line> *aulo - </line>
<line> SP, 0*310- </line>
<line> recebi** em 27/06/2*21. Apro*ado em 28/0*/2021. </line>
</par>
<par>
<line> *00. Brasil. </line>
<line> *valiado *elo si*tema Trip** Review: a) D*sk Review </line>
<line> pelo *dit*r-*hefe; e b) Double Blind *e*iew </line>
<line> (ava*iação c**a por d*is avaliadores da áre*). </line>
<line> Revis**: Gramatical, Normativa e d* Formata*ão </line>
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<line> P. Boulos Filho, I. A. Nääs </line>
<line> 1*4 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> *ste traba*ho aprese*ta u* e*tud* </line>
<line> de caso para o *esenvolvimento da an*lise comp*rat*v* </line>
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<line> que av*lia um trajeto </line>
<line> de tra*sporte de s*ja **b um asp*cto di*erenc*a*o. Foi *imulada </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> adição d* um p*eu extra ao eixo *uplo padrão prec*n**ad* pelas nor*as brasilei*as e *oi </line>
<line> feito um e*tudo compa*ativo relacionando carga e c*st* do *rete em um trecho pré- </line>
</par>
<par>
<line> identif*cado d* uma *odovia passando pelo esta*o do Mato Gr*sso * Mato Gros*o </line>
<line> do Sul, </line>
</par>
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<line> indo da cidade de Lucas *o Rio Verd* *té a estação ferroviária de Ro*d**óp*lis, rota **tre * </line>
</par>
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<line> pr*d**or e a ferr*via qu* direcio*a a carga ao </line>
<line> p*r*o. Atrav*s dos resultados, foi poss*v*l </line>
</par>
<par>
<line> *ntender que *ste tipo de eixo *o* *o*a**m tripla se to*na interessante n* as*ecto *inancei*o </line>
</par>
<par>
<line> do custo *o trans*orte permitindo, em um mesmo frete, </line>
<line> uma q**ntidade de carg* maior </line>
</par>
<par>
<line> gerando o mesmo dan* a* pavimen*o, sem prej*d*c*r a vida útil do pavimento, inic*almente </line>
<line> *r*jetado para durar de* anos. </line>
<line> Ke*w*rds. Desenvolvimento. Eco*ômi*a. Transpor*e. E*xo. Tripla. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> Thi* work </line>
<line> pr*s*nt* * cas* s*u** to deve*op a *o**ara*ive *n*lysi* that *valuates a *o* </line>
</par>
<par>
<line> *ranspo*tatio* route u**e* a differen* aspect. An extra tire was s*mulated to be added to the </line>
<line> standard *ouble axle recommended by B*azilian norms, and a comparative s*udy wa* made </line>
<line> relating load an* cost frei*ht o* a pre-i*e*tifi*d stretch of highway th**ugh *he state of *ato </line>
<line> Grosso, an* Mato Grosso do Sul, from the city of Luca* *o Rio Verde to the R*ndonópolis </line>
</par>
<par>
<line> train st*tion, t*e route </line>
<line> between th* producer and the railroad tha* direct* the *argo to the </line>
</par>
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<line> port. Throug* the res*lts, it was p*ssible to u*ders*and </line>
<line> t*at thi* type of axle with tripl* </line>
</par>
<par>
<line> wheels becomes int*re*ting in the fi*ancial aspect of the *ost </line>
<line> of trans*ort, allowing, i* the </line>
</par>
<par>
<line> same freig*t, a greater amount o* *oad generati*g the same dam*ge to the pavement, wit*o*t </line>
<line> affe*t*ng the pavement's usef*l life, whi*h was initially de*ign*d ** last ten years. </line>
<line> K*yword*. Developm*nt. Econ*mic. Transport. Axle. Tri*le. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, *eresina, v. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, *ul. *021 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/*evis*a </line>
</par>
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<line> Aplica*ão *conômica da Rod**em Tripl* *m Veículos de C*r*a: Estudo de *aso </line>
<line> *25 </line>
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<line> * *NTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> As dem*n*as do cenário econômico m*ndial exige* cada vez mais *timizaç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> custo* ad*qua*ão téc*ica para atin*ir mel*ores resultados, bu*cand* su*erá*it na relaçã* e </line>
<line> custo/*ucro *a *alança come*c*al. *e*te co*texto, apa*eceu a nec*ssidad* de reinve*ção de </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos já co*siderados *onsagra*os </line>
<line> no mercado e estudos **ra adaptaçõ*s mais </line>
</par>
<par>
<line> fa*oráveis as novas demandas. No mercad* de veículo* comer**ai* pode ser encon*rada um* </line>
</par>
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<line> **trutu*a que vem *endo utilizada pa*a tra*s*orte </line>
<line> de *a*ga *á an*s e, fa*e*do uma análise </line>
</par>
<par>
<line> rápida, verificou-*e a possibilid**e de um novo estud* de distribu*ção *e carg* *o *avimento </line>
<line> a*ravés da p*essão exercida *el*s pneus, que, por extensão, be*efi*iaria a *uantidade d* carga </line>
<line> a ser **anspor*ada por u* mesmo *aminhão em um mesmo frete, geran*o o mes** dano no </line>
<line> pavi*ento d* e***u*u*a usu*l *tiliz*da na norma a*ual *e c**ga de balan*a. </line>
</par>
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<line> A norma vigente utiliza um eix* pa*rã* de rodagem dupla com 8,2 e um t </line>
<line> s*ftware </line>
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<line> prec*nizado que trabalha c*m * te*ria *os element*s </line>
<line> f*nit*s **ra verificar a* r*ações das </line>
</par>
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<line> cargas de t*ação e compressão, co*fo*m* os devi*os m*teriais a**ic*d*s, nas camad*s </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> estrutura do pav*men**. </line>
</par>
<par>
<line> * **jetivo *o presente estudo, visa*do uma melhor otimização do frete e dis**ibuição </line>
</par>
<par>
<line> da **r*a sobre * </line>
<line> pavimen*o, f*i re*l**ar um s*m*lado da **ição de mai* um pneu no eixo </line>
</par>
<par>
<line> padrão *dotando um* *im*l*ção *e carga e utilizan*o a teoria *os el*mentos fini**s </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> equações *e fadiga pre*onizadas p*lo D*R/S* e *NI*, para prever os r**u*tados no topo d* </line>
<line> p**imento, *m sua *ida *til e po*sibi**d*des de incr**ento d* *arga. </line>
<line> 1 REFERENCIAL T*ÓRICO </line>
<line> 1.* Te*ria dos el*mentos finitos * validação *a investiga*ã* at*avé* da sua ut*liza*ão </line>
</par>
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<line> Nos padrõe* *c**tos par* </line>
<line> projetos do Depar*ament* Nac*onal de Inf*aestr*t*ra </line>
<line> ** </line>
</par>
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<line> Tran*portes - DNIT </line>
<line> e DNER, sua* rep*esentantes es*a*uai* conf**me o Manual *e </line>
</par>
<par>
<line> Pavi**ntaç** - IPR - 719 (2*0*) ou *P-*E-P00/001 - Projetos de *avimentação a </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> **R/*P, est*be*ece *ue * eixo simple* pa*rã* de rod*s du***s de 80 kN * a pressão d* </line>
</par>
<par>
<line> con*ato pneu/pavimento </line>
<line> de 0,56 MPa. Estes </line>
<line> valores são *btid*s baseados na metodologia </line>
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<line> am*ricana da AASHTO (1993). </line>
</par>
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<line> *s estruturas de um pro*eto de pa*imento foram vali*ad** atravé* </line>
<line> d* </line>
<line> softw*re </line>
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<line> comp*taciona* So*t*a*e Els*m5 - Elast*c Sy*t*m e </line>
<line> os *alores do número * (tráfego </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te**sina, *. *8, *. 7, ar*. *, p. 124-13*, j*l. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
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<line> P. *ou*os Fi*ho, *. A. Nääs </line>
<line> 126 </line>
</par>
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<line> rodovia) serão validad*s po* *q*ações de fadiga </line>
<line> *c*itas pelo **R/SP e DNIT (2006). </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo Lin et a*. (2016), o módulo di**mico fo* re*o*heci*o como u*a p*o*riedad* </line>
<line> objetiva e sensív*l do mat**ial par* *roje*ar e avalia* s*stemas d* pavimento. *ara medir *om </line>
</par>
<par>
<line> *recisão o *ódulo el*stic* i* s*tu (Eq. 1) pa*a avaliaçã* da qu*lidade não destrutiva </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> pavi*entos de asf*lt*, med*çõe* de campo d* densi*ade (q) *ia eletromagnética medidor </line>
<line> e </line>
</par>
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<column>
<row> velo*i*ade de onda de *isalhamento (Vs) v*a test* *e ond* de superfície f*ram *xamin**os </row>
<row> por quatro proj*tos *ue abra**em uma varie*ade de mist*ras e cargas de *r*fego. </row>
</column>
<par>
<line> E = 2 (1 + m) qV* 2 </line>
<line> Eq. * </line>
</par>
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<line> O**e E= Modul* elástico , e m=módul* de Poison </line>
</par>
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<line> P*ra Li *t a*. (201*) o modelo Elem*nto* *ini*os captura com s*cesso </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> cara*terís*i**s do modelo constitutivo para cada camada </line>
<line> d* paviment* e a inter*ção e*tre </line>
</par>
<par>
<line> difer*n*es c*madas e co*dições *e l*mite*. *om o *evido desen*olvi*en** de mod*l*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Eleme*to* Finitos, novas pesquisas serão realizadas pa** r*troanáli*e *e mód*los de camada </line>
</par>
<par>
<line> usand* a combinação *e ban*o *e da**s * </line>
<line> partir da análi** de *E direta t**n*ca* e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> inteli*ênc*a *rti*icia*. Kim et al. (*018) de*endem que o efeito de d*ferentes conf*guraçõe* de </line>
<line> tensões no*mais de co*tato sob*e o dese**enho de sulcos d* sob*eposições *e concreto </line>
<line> asfál*ico camadas *e BGS m**ias e rígidas no modelo de Elementos Finitos, baseado em **a </line>
<line> est*utu*a re*l do pavimento gerado, e a cama*a de co*creto asfáltico foi simulada como u* </line>
<line> sis*em* de m*ter*al visco*lástico e viscop**stic*. ** seguin*es inferênci** po*em ser extra*das </line>
<line> dessas s*mulações. </line>
<line> Profu*didade de sulco *a camada de *oncr*to asfáltico s*b normal r*ali*ta tensões d* </line>
<line> contato é c*rca de 1,5 vezes m*ior que a *rof*ndidade do sulco sob *stress* no**al </line>
<line> *niform*me*te distribuí*o; </line>
<line> A d*stribuição do estr**se normal deve depen*er *a localização transver*al com *eu </line>
<line> máxim* na *ireção transv*rs*l centro da área de contato, a fim d* garan*ir a </line>
<line> *r*fund**ade má*i*a d* sulco no cen**o da área de contato; </line>
<line> A m*gn*tude da profundidade *a *otina na camada de con**e*o *sfáltico * *eralm*nte </line>
<line> inversame*te *roporci*nal à rigid*z do C*mada de BGS; </line>
<line> A tensão viscoplástica está localizada na p*rt* infe*ior da *a*ada de co*cr*to </line>
</par>
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<line> asfáltico </line>
<line> quan*o a cama** BGS não está comp*c*ada. A l*calização da *egião se </line>
</par>
<par>
<line> mo*e para * meio do c*ncreto asfáltico *uan*o * ca*ada BGS esti*e* rígida. E*sas </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, jul. 202* ww*4.fs*ne*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplica*ão Ec*nômica da Rodagem Tri*la e* Veículos de Carga: E*tu*o de Caso </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
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<line> s*mulações revelaram que o d*sempe*ho na estrutura de </line>
<line> pavimentos de co*creto </line>
</par>
<par>
<line> asfálti*o *ep*nde fortemente d*s p*opriedad*s d* camada BGS, bem *omo a </line>
<line> **n**guração do contato de estre*se. O desempenho *a camada de concreto asfáltico </line>
<line> * al*erado pe*a variação das propriedades do B*S e da ca*ada *e suble**o. </line>
<line> 1.1. * Agroneg*c*o e o Tra*sp*rte </line>
<line> * modal rodo*iário é * p*in*ipa* meio de transpor*e de cargas no Br*sil. Ao longo das </line>
<line> décadas de *9*0 e 2*00, esse *oda* repr*sentou m*is de 60% d* t*tal de cargas transportadas </line>
</par>
<par>
<line> no p*ís (*P*A, 20*0). Excluindo tra*sporte de fer*o q*e * </line>
<line> oc*rre *or f**ro*ia, </line>
<line> as rodo*ias </line>
</par>
<par>
<line> *espondem por mais d* 70% da carga geral. Na déca** de 50, o mod*l rodoviário r*spo***a </line>
<line> por 38% d* tr*nsporte de cargas n*cionai* (BNDES, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> *ara *ilv* & D\A*osto (20*3), um s*stema de transpor*e eficiente minimiz* custos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aumen*a a competitividade d* soja brasileira no mercado G*obal. Exis*e uma necessidade *e </line>
</par>
<par>
<line> formulação *e pl*nos *str*tégicos de **nhecimento da* </line>
<line> demandas e investiment*s </line>
<line> para este </line>
</par>
<par>
<line> **ste*a. Para Sa*tos Pereir* (20*9), o segm*nto de s*ja como commodities *grícolas se e </line>
<line> de*taca s*n** de *und*ment** importância par* set**es industriais, de alimentação, e gera*ão </line>
<line> de energia. Foi ve*ificado que *s fluxos de *xportação de *o*a concent*am-se **s moda*s </line>
<line> *odovi*rio, ferroviário e hidro*i*r** **e se i*terligam aos recin*os alfa*de*ários portuários. </line>
</par>
<par>
<line> A*sis e* a* (2019) citam </line>
<line> os obstáculos *xi*tentes n* pr**ess* </line>
<line> de escoamento do </line>
</par>
<par>
<line> agrone*ócio, *x*mplificando os custo* </line>
<line> como o *rans*orte como se*d* o a**nte r*dut*r </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> competitividade nas exportações. *á War*er (2015) cita </line>
<line> q* e a </line>
<line> heg*monia do Brasi* *om* </line>
</par>
<par>
<line> maior exporta*or de soja do mun*o está ameaçada devido ao cu*to e à </line>
<line> **cassez de </line>
<line> planos </line>
</par>
<par>
<line> sustentáve*s *e tr*nspor*e. O transporte de carga b*asileiro * feito em grande par** </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> caminh*es e os pneus têm uma vida útil (N) que var*a. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Uma verifi*ação comparativa </line>
<line> foi re*lizada </line>
<line> através </line>
<line> de </line>
<line> uma v*são cu*to/capacidad* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c***a, qu*ndo *oi feita *ma simulação de valores de frete de </line>
<line> uma viagem de </line>
<line> u* ve*culo de </line>
</par>
<par>
<line> carga. Para este *st*do, foram levados em consider**ão os se****t*s fato*e*: </line>
<line> Tra*eto (km); </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 1*, n. 7, art. 8, *. 124-136, *ul. *021 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. Boulos F*lho, I. A. *ää* </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Valor do fret* (R$); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Valor n*m*nal da *arga transport*da (t); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Valor de carga de balança oficial *ara o *eícu*o (t); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Val*r de *arga calcul*do neste *ro*eto (t). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme os val*res encontrados com o uso *e um* *erceira rod* for*ando *m e*x* </line>
<line> t*ipl*, o *studo verifi*ou que, para at**gir um *esm* *úmero de sol*citações *o eixo padrão </line>
<line> pe*mitido, *xiste *ma equivalência de 42% em rel*ç** ao número * (que se *elacion* à vid* </line>
<line> ú*il do pneu) e 15% em relação à cap*ci***e de sobrecarga apli*ada à carga de projet* p*ra </line>
<line> dez an*s. Sendo *ssim, p*o**e-s* uma simu*ação de *ma viagem de u* cami***o com um* </line>
</par>
<par>
<line> carga de soja que vi*ja de Luc*s do Rio Verde, no *stado </line>
<line> *o **to Grosso, até o po*to de </line>
</par>
<par>
<line> R*n*onópolis, també* </line>
<line> no esta*o Mato </line>
<line> Gro*so (Figura 1), </line>
<line> onde fi*a o terminal ferroviário </line>
</par>
<par>
<line> qu* liga o estado ao Porto de San*os, no estado de S*o Paulo. </line>
<line> *igura 1 - *raj*to proposto pa*a a si*u*ação de c*rga com eixo duplo e ei*o *riplo. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: G*og*e Maps (2020) </line>
<line> Foram *onsiderados o cust* de fre*e por ton*la*a e a distância (Figura 2). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esin*, v. *8, n. 7, art. 8, *. 124-13*, jul. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicaçã* Econ*mica d* Rodagem Tripla em Veícul*s d* Carga: Estud* d* Caso </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 2 - *reç* do frete por tonela*a. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: Fretebras (*020) </row>
<row> Para a simu*ação, foram efetu*dos os cálculo* d* inserção de uma *erceira rod* ao e*xo </row>
<row> padrão d* roda**m dupla. Utilizou-se, para t*nto, a teori* dos el**ento* finitos. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> RESU*TADOS E DISCUS*ÃO </line>
<line> Segundo o estudo no item número *, na comparação e*tre os valores de sobrecarga no </line>
</par>
</par>
<par>
<line> eixo com rodag** tri**a obteve-se o mesmo valo* de *,*5 x </line>
<line> 10* apresentado no eixo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rodagem dupla </line>
<line> com uma sobrecarga de 15%, </line>
<line> aprese*ta*o* no g*áfico a seguir, *u*os dados </line>
</par>
<par>
<line> f*ram *oletados das Tabelas 1 e 2. Pode-se a*icionar uma tolerância de 7,5% p*evist* n* l*i, o </line>
<line> que gera*ia *6,12%. Aplicando o val*r médio de pr**o de fret* R$*7,50 por ton*lada </line>
</par>
<par>
<line> **resentada na Figura *, t*m-se duas situações disti*tas *erem a </line>
<line> analisadas: (1) no prim*iro </line>
</par>
<par>
<line> c*so, o don* da carg* possui seu próprio transporte, fato que resultaria no incremento de </line>
<line> 1*,12% de carga líquida *o camin*ão *m um me*m* *re*e. </line>
<line> (2) N* segundo caso, o frete sendo tercei*izad*, o agente tr*nsp*rt*d*r poderia </line>
<line> acrescer, ao mesmo f*ete, * q*an*idad* *e 1*,12% a mais em to*elad* * recebe*ia este v*lo* a </line>
<line> mais *o pagamento. Ressalta-s* q** o dono da carga ta*bém *eria favor*cido, pois teria mais </line>
<line> soja *m p*so * cada viagem. </line>
<line> Nas Tabela* 1 e 2 encon*ram-se os re*ultados obtidos, comparando-se *s res*ltado* de </line>
<line> n*mero N e a sobr**arga adi*ion*da de 5 em 5 % para * eixo padrão e o e*xo de tripla </line>
<line> r*dagem. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter**ina, v. 18, n. 7, *rt. 8, p. 124-136, jul. 2021 </line>
<line> *ww4.f*an*t.*om.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> P. Boulos Filho, *. A. Nääs </row>
</column>
<column>
<row> V**. 10 ye*r </row>
</column>
<column>
<row> 130 </row>
<row> Ta**la 1. Resultados (*ix* Pad*ão) </row>
<row> *aria*ão </row>
</column>
<column>
<row> V*ria*ão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Peso </line>
<line> Pe*o </line>
<line> De*le </line>
<line> Life </line>
<line> Dano </line>
<line> h </line>
<line> V*da Ú*il Danva(r1./ </line>
<line> o </line>
<line> v </line>
<line> V*da *til </line>
<line> Dano(1/10 </line>
</par>
<par>
<line> Sob*ecarga </line>
<line> To*al </line>
<line> Total </line>
<line> xão D*f*exão Extensio* </line>
<line> (1/10 </line>
<line> (x10- </line>
<line> h </line>
<line> 10 </line>
<line> v </line>
</par>
<par>
<line> (%) </line>
<line> Eixo </line>
<line> Ro*a </line>
<line> (x10- N*dm (% Ref. </line>
<line> ano </line>
<line> 4cm/c </line>
<line> D*f. Horiz. </line>
<line> (x10- </line>
<line> Def. Horiz. </line>
<line> **r. vida </line>
<line> N* d m </line>
<line> vi** </line>
<line> Nadm </line>
<line> 2mm) </line>
<line> (Re*. ESRD </line>
<line> *cm/c*) </line>
<line> (Ref. ES*D </line>
<line> útil) </line>
<line> (kgf) </line>
<line> (k*f) </line>
<line> ES*D </line>
<line> va*.) </line>
<line> m) </line>
<line> útil) </line>
<line> 8,2tf) </line>
<line> 8,2tf) </line>
<line> 8,2tf) </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 4* </line>
<line> 7,55*+07 </line>
<line> 1 ,* * </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 2 ,* 3 7 </line>
<line> *,47E+*6 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 2 ,8 * 8 </line>
<line> 4,2*E+07 </line>
<line> 1 ,0 * </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> 8 .2 0 * </line>
<line> 2.050,00 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 44 </line>
<line> 5,*0E+07 </line>
<line> 0 ,* 7 </line>
<line> 1 ,3 0 </line>
<line> * ,2 * * </line>
<line> 7,36E+06 </line>
<line> 0 ,8 7 </line>
<line> 1 ,1 5 </line>
<line> 3 ,0 * * </line>
<line> *,41E+0* </line>
<line> 0 ,8 0 </line>
<line> 1 ,2 5 </line>
<line> 8 .6 * * </line>
<line> 2.152,50 </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
<line> 4* </line>
<line> 4,50E+07 </line>
<line> 0 ,6 0 </line>
<line> 1 ,6 8 </line>
<line> 2 ,3 0 9 </line>
<line> *,45E+06 </line>
<line> * ,7 6 </line>
<line> * ,3 * </line>
<line> 3 ,1 8 0 </line>
<line> 2,7*E+** </line>
<line> 0 ,6 4 </line>
<line> 1 ,5 6 </line>
<line> 9 .0 * 0 </line>
<line> 2.255,00 </line>
</par>
<par>
<line> 1* </line>
<line> 48 </line>
<line> 3,54E+07 </line>
<line> 0 ,* 7 </line>
<line> 2 ,1 4 </line>
<line> 2 ,3 9 3 </line>
<line> 5,69E+06 </line>
<line> 0 ,6 7 </line>
<line> 1 ,4 9 </line>
<line> 3 ,3 2 1 </line>
<line> *,23E+07 </line>
<line> * ,5 2 </line>
<line> 1 ,9 1 </line>
<line> 9 .4 3 * </line>
<line> *.357,50 </line>
</par>
<par>
<line> *0 </line>
<line> 5* </line>
<line> 2,51E+07 </line>
<line> 0 ,3 3 </line>
<line> 3 ,0 1 </line>
<line> 2 ,4 7 4 </line>
<line> *,07E+0* </line>
<line> 0 ,6 0 </line>
<line> 1 ,* 7 </line>
<line> 3 ,4 6 1 </line>
<line> 1,83E+07 </line>
<line> * ,4 3 </line>
<line> * ,3 3 </line>
<line> 9 .8 4 0 </line>
<line> 2.460,00 </line>
</par>
<par>
<line> 25 </line>
<line> 5* </line>
<line> 2,01E+07 </line>
<line> 0 ,2 7 </line>
<line> 3 ,7 5 </line>
<line> 2 ,5 5 * </line>
<line> *,53E+06 </line>
<line> 0 ,5 3 </line>
<line> 1 ,8 7 </line>
<line> 3 ,6 0 0 </line>
<line> 1,*2E+07 </line>
<line> 0 ,3 6 </line>
<line> * ,8 1 </line>
<line> 10.2*0 </line>
<line> 2.562,50 </line>
</par>
<par>
<line> 3* </line>
<line> 55 </line>
<line> 1,63E+07 </line>
<line> 0 ,2 2 </line>
<line> 4 ,6 * </line>
<line> 2 ,6 3 2 </line>
<line> 4,08E+06 </line>
<line> 0 ,4 8 </line>
<line> * ,* 8 </line>
<line> 3 ,7 4 0 </line>
<line> 1,27E+07 </line>
<line> 0 ,* 0 </line>
<line> 3 ,3 7 </line>
<line> *0.**0 </line>
<line> 2.6*5,*0 </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> 57 </line>
<line> 1,*3E+0* </line>
<line> * ,* 8 </line>
<line> 5 ,6 7 </line>
<line> 2 ,7 0 8 </line>
<line> 3,69E+06 </line>
<line> * ,4 4 </line>
<line> 2 ,3 0 </line>
<line> 3 ,8 7 9 </line>
<line> 1,07E+07 </line>
<line> 0 ,2 5 </line>
<line> 4 ,0 * </line>
<line> *1.070 </line>
<line> 2.767,50 </line>
</par>
<par>
<line> 40 </line>
<line> 5* </line>
<line> 1,10E+07 </line>
<line> 0 ,1 4 </line>
<line> 6 ,9 * </line>
<line> 2 ,7 8 2 </line>
<line> 3,35E+*6 </line>
<line> 0 ,4 0 </line>
<line> 2 ,5 * </line>
<line> 4 ,0 1 8 </line>
<line> 9,01E+06 </line>
<line> * ,2 1 </line>
<line> 4 ,7 4 </line>
<line> 11.480 </line>
<line> 2.870,00 </line>
</par>
<par>
<line> 45 </line>
<line> 61 </line>
<line> 9,*6E+06 </line>
<line> 0 ,1 2 </line>
<line> 8 ,3 4 </line>
<line> 2 ,* * 4 </line>
<line> 3,07E+06 </line>
<line> 0 ,3 6 </line>
<line> 2 ,7 6 </line>
<line> 4 ,1 5 6 </line>
<line> 7,6*E+06 </line>
<line> 0 ,1 8 </line>
<line> 5 ,5 7 </line>
<line> 11.890 </line>
<line> 2.972,50 </line>
</par>
<par>
<line> 5* </line>
<line> 63 </line>
<line> 7,**E+06 </line>
<line> 0 ,1 0 </line>
<line> * 0 ,0 1 </line>
<line> 2 ,9 2 4 </line>
<line> 2,82E+06 </line>
<line> 0 ,3 3 </line>
<line> 3 ,* 1 </line>
<line> 4 ,2 9 4 </line>
<line> 6,57E+06 </line>
<line> 0 ,1 5 </line>
<line> 6 ,5 0 </line>
<line> 12.3*0 </line>
<line> 3.075,00 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: O* aut*res (202*) </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin*, v. **, n. 7, art. 8, p. 124-*36, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
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<line> Aplicação Econômica da Rodagem Tr*p*a em Veículos de *arga: Estudo d* *a*o </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
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<line> Tab**a 2. Resultados (Eixo Ro*ag*m Tripla) </line>
<line> Va r . 1 0 </line>
</par>
<par>
<line> year </line>
<line> Variaç*o </line>
<line> Var*ação </line>
<line> Dano( </line>
</par>
<par>
<line> Pe*o </line>
<line> Peso </line>
<line> L*f* </line>
<line> Dano </line>
<line> o </line>
<line> v </line>
</par>
<par>
<line> Sobre </line>
<line> Deflexão </line>
<line> h </line>
<line> Total </line>
<line> *ot*l </line>
<line> Deflexão </line>
<line> Ex*en*i* </line>
<line> (1/10 </line>
<line> h </line>
<line> Vida *til Danva(r1./ </line>
<line> V**a Útil </line>
<line> */*0 </line>
<line> *0 </line>
<line> (x10- </line>
<line> v </line>
</par>
<par>
<line> carga </line>
<line> (x*0- </line>
<line> (x10- </line>
<line> Def. Horiz. </line>
<line> Def. Horiz. </line>
<line> v*r. </line>
<line> *ixo </line>
<line> *oda </line>
<line> Na * * </line>
<line> n </line>
<line> ano </line>
<line> Nadm </line>
<line> vida </line>
<line> 4cm/c </line>
<line> Nadm </line>
</par>
<par>
<line> (%) </line>
<line> 2mm) </line>
<line> 4cm/*m) </line>
<line> (Re*. ESRD </line>
<line> (R*f. ESR* </line>
<line> vida </line>
<line> (k**) </line>
<line> (k*f) </line>
<line> (% Ref. </line>
<line> var.) </line>
<line> útil) </line>
<line> m) </line>
<line> 8,2tf) </line>
<line> 8,2tf) </line>
<line> útil) </line>
<line> ESRD </line>
<line> 8,2tf)) </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 3* </line>
<line> 1,81E+08 </line>
<line> 2 ,4 * </line>
<line> 0 ,4 2 </line>
<line> 1 ,7 * 8 </line>
<line> *,86E+07 </line>
<line> 2 ,2 * </line>
<line> 0 ,* 6 </line>
<line> 2 ,1 2 4 </line>
<line> 1,88*+08 </line>
<line> 4 ,3 9 </line>
<line> 0 ,2 3 </line>
<line> 8 .2 * 0 </line>
<line> 1.366,67 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> *8 </line>
<line> 1,33E+08 </line>
<line> 1 ,* 7 </line>
<line> 0 ,5 7 </line>
<line> 1 ,7 6 0 </line>
<line> 1,67E+07 </line>
<line> 1 ,9 8 </line>
<line> 0 ,* 1 </line>
<line> 2 ,2 * * </line>
<line> *,*9E+08 </line>
<line> 3 ,5 0 </line>
<line> * ,2 9 </line>
<line> 8 .6 1 0 </line>
<line> 1.435,0* </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
<line> 4* </line>
<line> 9,9*E+07 </line>
<line> 1 ,3 2 </line>
<line> 0 ,7 6 </line>
<line> 1 ,8 1 1 </line>
<line> 1,52E+0* </line>
<line> 1 ,7 9 </line>
<line> 0 ,5 * </line>
<line> * ,3 3 2 </line>
<line> 1,20E+08 </line>
<line> 2 ,8 1 </line>
<line> 0 ,3 6 </line>
<line> 9 .0 2 0 </line>
<line> 1.503,3* </line>
</par>
<par>
<line> 15 </line>
<line> 42 </line>
<line> 7,55E+07 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
<line> 1 ,8 6 1 </line>
<line> 1,**E+07 </line>
<line> 1 ,6 3 </line>
<line> * ,6 2 </line>
<line> 2 ,4 3 6 </line>
<line> *,*7*+0* </line>
<line> 2 ,2 9 </line>
<line> 0 ,4 4 </line>
<line> 9 .4 3 0 </line>
<line> 1.*71,67 </line>
</par>
<par>
<line> 20 </line>
<line> 4* </line>
<line> 6,61E+0* </line>
<line> 0 ,* 7 </line>
<line> 1 ,* 4 </line>
<line> * ,9 0 9 </line>
<line> 1,26E+** </line>
<line> 1 ,4 9 </line>
<line> 0 ,6 7 </line>
<line> 2 ,5 4 0 </line>
<line> 8,01*+07 </line>
<line> * ,8 7 </line>
<line> 0 ,5 3 </line>
<line> 9 .8 * 0 </line>
<line> 1.640,00 </line>
</par>
<par>
<line> 25 </line>
<line> 45 </line>
<line> 5,10E+07 </line>
<line> 0 ,6 8 </line>
<line> 1 ,4 8 </line>
<line> 1 ,* 5 6 </line>
<line> 1,*6E+07 </line>
<line> 1 ,* 6 </line>
<line> * ,7 3 </line>
<line> * ,6 4 4 </line>
<line> 6,61E+07 </line>
<line> 1 ,5 5 </line>
<line> 0 ,6 * </line>
<line> 1*.250 </line>
<line> 1.708,33 </line>
</par>
<par>
<line> *0 </line>
<line> 47 </line>
<line> 3,99E+07 </line>
<line> 0 ,5 * </line>
<line> * ,8 9 </line>
<line> 2 ,0 0 1 </line>
<line> *,07E+07 </line>
<line> 1 ,2 * </line>
<line> * ,* 9 </line>
<line> 2 ,7 4 8 </line>
<line> 5,50E+07 </line>
<line> * ,2 * </line>
<line> * ,7 8 </line>
<line> 1*.*60 </line>
<line> 1.*76,67 </line>
</par>
<par>
<line> 35 </line>
<line> 48 </line>
<line> 3,54E+07 </line>
<line> * ,4 7 </line>
<line> * ,1 4 </line>
<line> 2 ,0 4 6 </line>
<line> 9,87E+*6 </line>
<line> 1 ,1 7 </line>
<line> 0 ,8 6 </line>
<line> 2 ,8 5 2 </line>
<line> 4,*1E+07 </line>
<line> 1 ,0 8 </line>
<line> 0 ,9 3 </line>
<line> 11.070 </line>
<line> 1.845,00 </line>
</par>
<par>
<line> 4* </line>
<line> *0 </line>
<line> 2,80E+0* </line>
<line> 0 ,* 7 </line>
<line> 2 ,6 * </line>
<line> 2 ,0 * 9 </line>
<line> 9,17E+06 </line>
<line> 1 ,0 8 </line>
<line> 0 ,9 2 </line>
<line> 2 ,9 5 6 </line>
<line> 3,89E+07 </line>
<line> 0 ,* 1 </line>
<line> 1 ,1 0 </line>
<line> 11.480 </line>
<line> 1.913,33 </line>
</par>
<par>
<line> 45 </line>
<line> 52 </line>
<line> 2,24E+07 </line>
<line> 0 ,3 * </line>
<line> 3 ,* 7 </line>
<line> 2 ,1 3 1 </line>
<line> 8,56*+06 </line>
<line> 1 ,0 1 </line>
<line> 0 ,9 9 </line>
<line> 3 ,* 6 0 </line>
<line> 3,30E+07 </line>
<line> 0 ,7 7 </line>
<line> 1 ,* 0 </line>
<line> 11.890 </line>
<line> 1.981,** </line>
</par>
<par>
<line> 50 </line>
<line> 54 </line>
<line> 1,81E+07 </line>
<line> 0 ,2 4 </line>
<line> * ,1 7 </line>
<line> 2 ,1 7 2 </line>
<line> 8,00E+06 </line>
<line> 0 ,9 * </line>
<line> 1 ,0 * </line>
<line> 3 ,1 6 4 </line>
<line> *,81E+07 </line>
<line> 0 ,6 6 </line>
<line> 1 ,5 2 </line>
<line> 12.300 </line>
<line> 2.050,00 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *s autores (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, a*t. 8, p. 12*-136, jul. 2021 </line>
<line> ww*4.**anet.com.br/rev*st* </line>
</par>
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<line> P. Boul** F*lho, I. A. Nää* </line>
<line> 132 </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina, *. 18, n. 7, ar*. *, p. 12*-1*6, jul. 2021 </line>
<line> www*.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
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<line> Aplic**ão Econômica da Ro*agem Tripla em Ve*culos de Carg*: Estudo *e C*so </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> No est*do do *ixo triplo (Tabel* 1), f*i verificada a existência de </line>
<line> *m incre*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 42,22% no número N e 15% de acréscimo de sob*ec*rg* para o mesmo dano potencialmente </line>
<line> gerado no *avimento. </line>
</par>
<par>
<line> A *igura 3 **dica a comparação de danos * vi*a útil (número N) *m *elaç*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *obrecarg* para </line>
<line> pn*us duplos de </line>
<line> e*x* único e pn**s tri*los de eixo </line>
<line> *nico, devid* à </line>
<line> *arga </line>
</par>
<par>
<line> p*drã* no eixo. Verifica-*e que, se uti*izado com a r*dag*m tripla, consegue-se maior vida </line>
<line> útil de pn*us, u*ilizando a carga padrão no eixo. Enquanto a Fi*ura 4 ilus*r* a compar*ç*o de </line>
</par>
<par>
<line> dano* à vida útil (nú*ero N) para a **brecarg* </line>
<line> p*ra pn*us duplos de e*xo </line>
<line> único e pne*s </line>
</par>
<par>
<line> triplo* de eixo único utilizando a c*rga legal no eixo (n*rma *o e*xo brasileiro). Em amb*s os </line>
<line> cas*s d* ca*ga* simuladas, os gráficos mostr*m * va*tagem do *so de pneus triplos em e*xo </line>
<line> ú*ico, *m* vez que a curv* re*resenta*do este **nário es*á *cima daquel* de eixo único com </line>
<line> pneu* *uplos. </line>
<line> Figur* 3 - Comparação d* danos * vid* útil (número N) vs. sobrecarg* p*ra pne*s </line>
<line> du*los de eixo úni*o e p*eus triplos d* eixo ú**co d*v*** à car*a pa*r*o no e*xo. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autore* (2020) </line>
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<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, art. 8, p. 124-136, jul. 2021 </line>
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<line> P. B*ulos Fi*ho, I. A. Nä*s </line>
<line> 13* </line>
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<line> Fi*ura 4 - Comparação de d*nos à v*da útil (número N) vs. sobrecarga para pneu* </line>
<line> duplos de eixo único e triplo de *ixo ú**co devido à carga legal no eixo b*asileiro. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores (2020) </line>
<line> Estes resultados in*icam que é poss*vel re*uzi* o imp**to *os p**imentos * o custo </line>
</par>
<par>
<line> re*ativo de transporte, considerando a utilização de pneu tr*plo </line>
<line> de eixo ún**o. Tor*es et al. </line>
</par>
<par>
<line> (2017) ci*am que o valor </line>
<line> de transporte da soj* depen** muito do cu*to do *rete e **rega*os </line>
</par>
<par>
<column>
<row> comprometendo a *argem de lucr*. Machado et al. (2019) analisaram ** *ustos de fre** da </row>
<row> soja e valor praticado d*f*culta*do a lucr* na *hegada aos portos para d*stribuição. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> Este est*do de **so, usando a simu*ação, examinou a estratégia de vi*bilidade d* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> custos baseando-se *a adição </line>
<line> de um a </line>
<line> t*rc**ra roda ao eixo *adrão de rodagem dupl* </line>
</par>
<par>
<line> preco*izad* pelo D*partamento de Estradas *e *odagem - DER/SP e Depart*mento Nacional </line>
<line> de Infraestru*ur* de Transpor*es - DNIT. *oi proposta a distri*ui**o de carga *o p*vimento, </line>
</par>
<par>
<line> ad*ciona*do-se um </line>
<line> pneu extra ao eixo d* r*da*em dup*a d* caminhão, tr*nsformando-o em </line>
</par>
<par>
<line> ro**gem </line>
<line> *r*pla, o que fo* com*rovado </line>
<line> atra*és </line>
<line> da teoria dos eleme*tos *initos. Confo*me </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*i*ão bibliográfica apr*sen*ada, a preocupação com </line>
<line> o </line>
<line> transp*rte d* co*moditie* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expor*ação no Brasil, *om* a so*a, exige cad* </line>
<line> ve* m*is es*udos de </line>
<line> viabilidade econômi*a </line>
</par>
<par>
<line> e*tra*égic*s *ara man*er a competi*ividade e * eficáci* d* produção. </line>
</par>
<par>
<line> N**ta rota de 547,6 *m via BR-163, mas cons*derada 670 *m en**e as cidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Lucas do Ri* Verde a R**donópoli*, d* on*e </line>
<line> parte* o* </line>
<line> tre*s para o porto, o c*minhão de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, art. 8, p. *24-1*6, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.c**.*r/re*ista </line>
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<par>
<line> *plicação Econô*i*a d* Rodagem Tripla em Veículos de Carga: Estudo de *a*o </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> soja poderá transport*r a quantida*e de 1*,125 % * mais de carga, aumentando *ssim t*nto a </line>
<line> *uantida*e de ca*ga por fret*, bem **mo o v*lor tra*s*or*a*o, bene*icia*do o c*ntratante e ou </line>
<line> o transp**tador. *o*siderando um* análise *e sustentab*lidade, pod*-se inferir que haverá </line>
<line> meno* desgas*e de *aviment*s. </line>
<line> REFE*ÊN*IAS </line>
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<line> C*mo Refe*enciar *ste Artigo, conform* ABNT: </line>
<line> BOULOS F*LH*, P; NÄÄS, I. A. Aplicação Econômica da *odagem Tripla em Veí*ulos de Carga: </line>
<line> Es*u*o d* Caso. Rev. FSA, T*resina, v.18, n. 7, art. 8, *. 124-136, jul. 2*21. </line>
</par>
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<line> Con*ribuição **s Autores </line>
<line> P. Bou*o* Filh* </line>
<line> I. A. N*äs </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep**o * planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e i*t*rp*etação do* *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elabora*ão *o rascunho ou *a revisã* crí*ica *o conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apr*vação da ve*são final do m*nu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. *, art. 8, p. *24-*36, *ul. 202* </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
</document>

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