Práticas de Gestão da Produção do Produto Escola de Samba: O Show Turístico do Carnaval Carioca / Production Management Practices Escola de Samba: The Carnival Carioca Turistic Show

Maria Cristina Angélico Mendonça, Brenda Julie Laurindo Machado, Maria Gabriela Mendonça Peixoto

Resumo


Como as escolas de samba, as empresas têm buscado, nos seus sistemas de gestão, encontrar uma fórmula para produzir um produto para encantar e satisfazer os clientes. Por essa razão, com base em reflexões oriundas da realização de um projeto de pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, FAPEMIG, elaborou-se este artigo com o seguinte objetivo: conhecer as práticas de gestão aplicadas no desenvolvimento do produto Escola de Samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Especificamente identificar as práticas de gestão utilizadas na concepção e definição do produto; na definição das atividades, no cronograma e nos recursos necessários para a realização do projeto; na gestão que mantém a comunicação e o fluxo de informações de forma contínua entre os envolvidos e verificar se há alinhamento, integração nas decisões e confiança. Para a realização do projeto de pesquisa, trabalhou-se, em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa qualitativa com o propósito exploratório. O instrumento de coleta de dados usado foi o roteiro de entrevistas. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo. Pelos resultados, conheceram-se as práticas de gestão aplicadas no desenvolvimento do produto Escola e Samba, "Desfile", do grupo especial do Rio de Janeiro, permeando entre as quatro áreas pilares da Administração, marketing, produção, gestão de pessoas e financeira, com uma comunicação, fluxo de informações e troca de conhecimento acontecendo, continuamente de modo informal, por meio de redes sociais. Diante disso, pode-se afirmar que há indicativos de alinhamento, integração nas decisões e confiança.

 

Palavras-chave: Projeto de Desenvolvimento do Produto. Gestão. Escola de samba.

 

ABSTRACT

 As inschools of samba, companies have sought, in their management systems, to find a formula to produce a product to delight and satisfy customers. As a result, based on reflections arising from the realization of a research project funded by the Minas Gerais Research Funding Foundation, FAPEMIG, this paper was prepared with the following objective: to know the management practices applied in the development of the Schoolof Samba product, from the Rio de Janeiro special group. Specifically, identify the management practices used in the design and definition of the product; in the activities definition, schedule and resources needed to carry out the project; in the management that maintains communication and the information flow continuously between those involved and check for alignment, integration in decisions and trust. In order to carry out the research project, qualitative research with an exploratory purpose was used, in relation to methodological aspects. The data collection instrument used was the interview script. The analyzes followed the assumptions of content analysis. The results revealed the management practices applied in the development of the School of Samba product, “Desfile”, of the Rio de Janeiro special group, permeating between the four pillar areas of Administration, marketing, production, people management and finance, with a communication, information flow and knowledge exchange taking place continuously, in an informal way through social networks. Therefore, it can be said that there are indications of alignment, integration in decisions and trust.

 

Keywords: Product Development Project. Management. Escola de Samba.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais: uma introdução. Tradução Celso Rimoli e Lenita R. Esteves. 10. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

BARCZAK, G.; GRIFFIN, A.; KAHN, K. B. Perspectiva: tendências e impulsionadores do sucesso nas práticas de NPD: resultados do estudo de práticas recomendadas de 2003 PDMA. Journal of Product Innovation Management, New York, v. 26, n. 1, p. 3-23, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2001.

BAXTER, M. Product design: a practical guide to systematic methods of new product development. Brunel: Chapman & Hall, 2002. 308 p.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos

produtos. São Paulo: Blucher, 1998.

BERNHOEFT, R. Escola de samba é referência de gestão no Brasil. O portal da Administração. 6 fev. 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/ negocios/escola-de-samba-e-referencia-de-gestao-no-brasil/68678/. Acesso em: 23 mar. 2015.

BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. Metodologia da pesquisa e a Engenharia de produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ENEGEP, 18; INTERNATIONAL CONGRESS OF INDUSTRIAL ENGINEERING – ICIE, 4., 1998, Niterói. Anais […] Niterói: ABEPRO, 1998.

BIDAULT, F.; DESPRES, C.; BUTLER, C. New Product development and Early Supplier Involvement ESI): the drivers of ESI adoption. In: THE PRODUCT DEVELOPMENT MANAGEMENT ASSOCIATION INTERNATIONAL CONFERENCE, 1996, Orlando. Proceedings […] Orlando: 1996.

BRAGA, G. H. Turismo brasileiro comemora números do Carnaval. Brasília: Ministério do Turismo, 2015. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_ noticias/20150223_2.html./. Acesso em: 31 mar. 2015.

BRASIL. Ministério do Turismo. Assessoria de Comunicação Social (ASCOM). Brasil se prepara para o maior carnaval da história. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/ turismo/noticias/todas_noticias/20140225-2.html//. Acesso em: 31 mar. 2019.

CLARK, K. B.; FUJIMOTO, T. Product development performance: strategy, organization and management in the world auto industry. Boston: Harvard Business School Press, 1991.

CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development: text and cases. Boston: Harvard Business School Press, 1993.

CLAUSING, D. P. Total quality development. Mechanical Engineering, New York, v. 116, n. 3, p. 94-96, 1994.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2001. v. 1.

CUSUMANO, M. A. Making large teams work like small teams: product development at microsoft. In: JÜRGENS, U. (ed.). New product development and production networks. Berlin: Springer-Verlag, 2000.

FERNANDES, R. Diretor de carnaval do GRES Unidos de Vila Isabel. Entrevista concedida em 12 abr. 2009. Rio de Janeiro, 2009.

FUJIMOTO, T. Shortening lead time through early problem-solving: a new round of capability building competition in the auto industry. In: JÜRGENS, U. (ed.). New product development and production networks. Berlin: Springer-Verlag, 2000.

GOBE, A. C. Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva Educação, 2004.

HALE, A.; KIRWAN, B.; KJELLÉN, U. Safe by design: where are we now? Safety Science, Amsterdam, v. 45, n. 1/2, p. 305-327, 2007.

HISLOP, D. et al. Innovation processes and the management of Knowledge. 2000. Disponível em: http://bprc.warwick. ac.uk/km063.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

JOHANN, S. L. O modelo brasileiro de gestão organizacional. São Leopoldo: UNISINOS, 1996.

KATZENBACH, J. R.; SMITH, D. K. The discipline of teams. In: CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. (ed.). The product development challenge: competing through speed, quality and creativity. Boston: Harvard Business School Press, 1995.

LEENDERS, R. T. H. A. J.; ENGELEN, J. M. L.; KRATZER, J. Virtuality, communication and new product team creativity: a social network perspective. Journal of Engineering and Technology Management, Amsterdam, v. 20, n. 1/2, p. 69-92, 2003.

LEME, R. A. S. Controles na produção.2. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.

LOPES, C. A.; MALAIA, M. C. B. T.; VINHAIS, J. C. Administração em Escolas de Samba: os bastidores do sucesso do Carnaval carioca. Disponível em: http://www.aedb.br/ seget/arquivos/artigos09/401_401Administracao%20em%20escolas%20de%20samba%20%20os%20bastidores%20do%20sucesso%20do%20Carnaval%20carioca.pdf//. Acesso em: 01 abr. 2015.

LUHMANN, N. Familiarity, confidence, trust: problems and alternatives. Trust: Making and Breaking Cooperative Relations, Berlin, v. 6, p. 94-107, 2000.

MARCHI, J. J.; CASSANEGO JUNIOR, P.; WITTMANN, M. L. Troca e criação de valor: possibilidades competitivas advindas da estratégia de redes. Revista de Administração, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 180-196, 2012.

PONTES, M. C. A gestão do samba. HSM Management, São Paulo, v. 92, p. 59-64, 2012.

ROTONDARO, G. R.; MIGUEL, P. A. C.; GOMES, L. A. V. Projeto do produto e do processo. São Paulo: Atlas, 2010.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referencia para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANTOS, A. C.; FORCELLINI, F. A. Avaliação do envolvimento do fornecedor no processo de desenvolvimento de produto (PDP) com base em um modelo de referência para a indústria de alimentos. Produto Gestão e Desenvolvimento, Apucarana, v. 3, n. 1, p. 49-53, 2005.

SANTOS, A. C.; FORCELLINI, F. A. Effects of product development decision-making process on the supply chain. Product Management and Development, Apucarana, v. 7, n. 1, p. 39-46, 2009.

SANTOS, J. M. Estratégia de gestão para o sucesso: o caso do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/ paper/adm/adm_2351.pdf//. Acesso em: 01 abr. 2015.

SCALICE, R.; NEUMANN, C. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

SILVA, L. A. M. Um olhar administrativo no mundo do samba a partir da gestão de projetos. In: ENANGRAD, 24., 2013, Florianopolis. Anais [...]. Florianópolis: Uni-Facef, 2013.

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

SOBEK II, D. K.; WARD, A.; LIKER, J. K. Toyota's principles of set-based concurrent engineering. Sloan Management Review, Cambridge, v. 40, n. 2, p. 67-83, 1999.

SOHLENIUS, G. Concurrent engineering. Annals of the CIRP, Paris, v. 41, n. 2, p. 645-655, 1992.

SONG, M.; MONTOYA-WEISS, M. M.; SCHMIDT, J. B. Antecedents and consequences of cross functional cooperation: a comparison of R&D, manufacturing, and marketing perspectives. Journal of Product Innovation Management, New York, v. 14, n. 1, p. 35-47, 1997.

STARK, J. Product lifecycle management: 21st century paradigm for product realization. London: Springer, 2006. 411 p.

TRIVINOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. cap. 2, p. 30-79.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. 12. ed. Tradução Ivo Korytwki. Rio de Janeiro: Campus, 1992. p. 347.

ZUCKER, L. G. Production of trust: institutional sources of economic structure 1840-1920.

In: STAW, B. M.; CUMMINGS, B. M. Research in organization behavior. Greenwich: JAI, 1986. p. 53-111.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.1.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)