<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 3, p. 39-57, jan. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.1.3 </line>
</par>
<par>
<line> Prát*cas de Gestão da Produção do Prod*t* Escola de *am*a: O Sho* *urístico do Ca**aval </line>
<line> Carioc* </line>
<line> Production *anag*m*nt Practi*es Escola de S**ba: Th* Carnival *ari*ca Tur*s*ic Show </line>
</par>
<par>
<line> *aria Cristina Angél*co *endonça </line>
<line> Doutor* ** Gestão Ag*oindustrial pe*a Univers*dade de São C*rlos </line>
<line> Professora *a U*iversidade Fed*ral de Lav*as </line>
<line> *-mail: mar**cam@ufl*.br </line>
<line> *renda Julie *a**indo Mac*ado </line>
<line> Graduanda em *d*inistraç*o pela Unive*sidade Federal de *avr*s </line>
<line> E-mail: brend*.mac*ad*@estu*ante.ufla.*r </line>
<line> M*r*a Gabriel* Men*onça Peixoto </line>
<line> D*utora em Engenharia de Produçã* pela Escola de E*g*n*a*ia *e São *arl** </line>
<line> Professora na Un*v*rsid*de Federal *e Viçosa, **m*us Rio Paranaíba </line>
<line> E-mail: m*abrie*a@*fv.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ç*: Mar*a Cristi*a Angélico **ndonça </line>
</par>
<par>
<line> U*iversi*ade </line>
<line> Feder*l de </line>
<line> L*vras </line>
<line>-</line>
<line> UFLA; </line>
<line> *epartam*nto </line>
<line> Ed*tor-Chefe: **. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> Ges*ã* </line>
<line> Agroindustrial, </line>
<line> Cai*a-*ostal: </line>
<line> 3*37, </line>
<line> Cep </line>
<line> R**rigue* </line>
</par>
<par>
<line> 37200-900 - Lavras - Mina* Gerai*. *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Brenda Ju*ie Lauri*do </line>
<line> Machado </line>
<line> Artigo recebi*o em 28/*7/*021. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Un*ver*i*ade </line>
<line> *ederal de </line>
<line> Lav*as </line>
<line>-</line>
<line> UFLA; </line>
<line> Departamento </line>
<line> *ecebida e* 11/0*/2*21. Apr*vado em 12/08/2021. </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> G*stão </line>
<line> Agroi*du**rial, </line>
<line> Ca*xa-pos*al: </line>
<line> 303*, </line>
<line> C*p </line>
</par>
<par>
<line> 372*0-900 - Lavras - Minas *era*s. Brasil. </line>
<line> Avalia*o pelo sistema Tr*p** Re*iew: a) Desk *eview </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: M*ria Gabriel* Mendonça P*ixoto </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*bl* Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Fede*al de </line>
<line> L*vra* </line>
<line>-</line>
<line> UFLA; </line>
<line> Departamento </line>
<line> (avalia*ão cega por *ois *valiador*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> Gestão </line>
<line> Agroindust*ial, </line>
<line> Caixa-**stal: </line>
<line> 3037, </line>
<line> Cep </line>
</par>
<par>
<line> 37200-900 - Lavras - *i**s G*rais. Bra**l. </line>
<line> Re*is*o: **amatical, *ormat*va e de Fo*matação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. *e*donça, B. *. L. Machado, M. G. M. Peixoto </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> R*S*M* </line>
</par>
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<line> Como as esco*as de samba, as em*r**a* t** buscado, nos s*us sistemas de ges*ão, *ncon*rar </line>
<line> uma f*rmula par* produz*r um produto para encantar e satisfaze* *s clientes. Por e*sa razão, </line>
<line> com base em refle*õ*s oriund*s da reali*a*ã* de um projeto de pesquisa, fina*ciada pe*a </line>
<line> *undação de Amparo à P*squisa *e *inas Gerais, FAPEMIG, elab*rou-*e este arti*o c*m o </line>
</par>
<par>
<line> seguint* </line>
<line> objetivo: c*nhecer *s *rá**cas *e *e**ão </line>
<line> apli*ada* n* *ese*vol*i*ento *o pro*uto </line>
</par>
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<line> Escola *e **mba do g*upo es*ecial d* *i* de Janeiro. *specificamente identif*car as práticas </line>
</par>
<par>
<line> de gestão utilizad*s </line>
<line> na concepção e definição </line>
<line> d* produto; na definição das ativida*es, no </line>
</par>
<par>
<line> c*onograma e nos recurs*s necessá*ios *ara a r*a*izaç*o do projeto; na gestão q** man*ém a </line>
<line> comuni*ação e o fluxo *e informações de forma contínua entre ** envolvidos e veri*icar se há </line>
</par>
<par>
<line> alinhamen*o, inte*ração </line>
<line> nas decisõe* e confiança. Para a realização *o proje*o de *esquisa, </line>
</par>
<par>
<line> trabalhou-se, e* relaçã* aos aspect*s metodoló*icos, * pesq*isa qu*litativa com o propósi*o </line>
<line> exploratório. O in*tr*mento de cole*a de dados usado foi o *oteiro de en*revistas. As an*lises </line>
<line> seguira* os pressupostos da **álise de cont*údo. Pelos res*ltados, conheceram-se *s *rátic*s </line>
<line> *e gestão aplicadas no *esenvolv*mento do produto E*col* e **mba, "Desfile", do g*upo </line>
<line> es*ecial do R*o de Jan*iro, permeando entre as *ua*r* áre*s pilares *a Administração, </line>
</par>
<par>
<line> *ar*etin*, produção, </line>
<line> ge*tã* de pe*soas e fi*an*eira, </line>
<line> com uma com**icação, f**xo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informaç*e* e troca de c*nhe*im**to acontecendo, c*n*inuamente </line>
<line> de modo inform*l, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> meio </line>
<line> de *edes sociais. *iante di*so, pode-se a*ir*ar </line>
<line> q*e há in*icativos de </line>
<line> a*inham*nto, </line>
</par>
<par>
<line> integração nas *ecis*es * con*iança. </line>
<line> Palav*as-chav*: Proj*t* de Desenvol*i*en*o *o Pro*uto. Gestã*. Escola de *amba. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> As i*schools of samba, compa*ies have so*ght, in th*ir management systems, ** find a </line>
</par>
<par>
<line> formu*a to prod*ce a product to delight and satisfy c*stomers. As * resul*, </line>
<line> *as*d on </line>
</par>
<par>
<line> reflectio*s arisi** *rom </line>
<line> th* realiza*ion of a </line>
<line> research p*ojec* f*nded by *h* Mi*as G*rais </line>
</par>
<par>
<line> *e*earch Funding Foundation, FAPEM*G, this paper wa* *repared with the *ollowing </line>
<line> ob*ect*ve: to k**w *he managem*nt practi*es applied in th* de*elopment of the Schoolof </line>
<line> S*mba *roduct, *rom the Rio d* Janeiro sp**ial gro*p. Specif*cally, *dentify the management </line>
<line> practi*es use* *n the design *nd def*n***o* o* the p*o*uct; in *he activiti*s de*in**ion, schedu*e </line>
</par>
<par>
<line> and resources needed </line>
<line> to carry *ut *he *roject; in the </line>
<line> management tha* maintains </line>
</par>
<par>
<line> c*mmunication and the i*f*rm*tio* flow conti*uo*sly *e**een those invo*v*d and check for </line>
</par>
<par>
<line> align*ent, integration in d*ci*i*ns and t*ust. *n order to **rr* o*t the resea*c* </line>
<line> project, </line>
</par>
<par>
<line> qualitat*ve r*****ch with </line>
<line> *n exploratory purpose *as used, in relation to methodological </line>
</par>
<par>
<line> **pects. The d**a *ollect*on instr*me*t us*d **s the i*t*rview s**ipt. The ana*yzes followed </line>
<line> the ass*mptions of **nt*n* ana*ysis. The results r*vealed th* mana*ement pract**es applied i* </line>
</par>
<par>
<line> the develop*ent of </line>
<line> the S*hoo* of *a*ba *roduct, "Desfile", ** t*e Rio </line>
<line> de Janeir* s**cial </line>
</par>
<par>
<line> gr*up, pe*mea*ing bet*een t** </line>
<line> f*ur pillar a**as of A**inistration, market*ng, prod*ct*on, </line>
</par>
<par>
<line> people *anagement and f*nance, with * </line>
<line> communicat*o*, </line>
<line> in*orm*tion flo* and </line>
<line> k*owledge </line>
</par>
<par>
<line> exch**g* *aking p*ace continuously, *n an in*orm*l way throu*h soci*l *et**rks. T*erefore, it </line>
<line> can be said *hat *here are indic*t*ons *f ali**ment, integ*ation ** deci**ons and t*u*t. </line>
<line> K*y*ords: Product Develo*ment Project. Man**e*ent. E*co*a de *am*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. *9, n.1, ar*. 3, p. 3*-**, jan. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
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<line> Práticas de Gestão da Produção do Prod*to Es*ola de Samba: O Show Turístico *o Carnaval Carioca </line>
<line> 41 </line>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> No Brasil, * carnava* se faz muito prese*te * *trai tu*i*tas do *undo to*o. Segund* </line>
</par>
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<line> Ba*a*i*no (20*0), o Carna*al </line>
<line> d * 2 * 1 9 d o * i o d e J an ei ro i m p * ct o u R $ 3 , 8 b i l h õ * s n a </line>
</par>
<par>
<line> e* * n o m i *, * e* d o u * * o v i m en * o * e t u ri s * a co m m ai s d e </line>
<line> u m m i * h ã* e m e* o e, * a r ed * </line>
</par>
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<line> h o * el ei r a, a o cu p aç ão c o rr es p o n d eu * ai s * * a </line>
<line> * 0 % . Fo r a m c r i a d o s , * m * 0 1 8 , m a i s </line>
<line> d * *0 </line>
</par>
<par>
<line> m i l p o s t o s d e t r *b al h o , q u e </line>
<line> g e *a ram u m a ar r e ca * * çã o d e i * p o * t * s d e R $ * 7 9 m i l h * es , </line>
</par>
<par>
<line> *e*do R$ 77 m*lhões de ISS para o *io de Ja**iro. </line>
<line> Na e**imat*va feita pe*a *ssociaç*o Brasilei*a das Empr*sa* de Serviç*s </line>
</par>
<par>
<line> Tercei*izad*s * T*abalho T*mporário, e* 2013, </line>
<line> *s festas de </line>
<line> carnaval realizad*s, em todo </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> pa*s, g*rar*m 25* mil empre*os tem*orár*os. No referido ano, essa cadeia prod*t*va </line>
<line> respondeu *or 3,7% do Produto I*terno **uto (P*B). Em 2014, 6,6 milh*es d* turis**s foram </line>
</par>
<par>
<line> atraídos R$ * </line>
<line> 6,1 b*lhões f**am acrescid*s à economi* </line>
<line> do país, o que re*r*sentou um </line>
</par>
<par>
<line> mo*ime*t* *ntre 6% e 7% *aior que no ano ant*rior. Foi co*stat*do, *ias *pós o carnava* de </line>
<line> 2**5, qu* apenas os viaja*tes bra*ilei*os mov*m**taram R$ 6,6 bilhões no período (BRAGA, </line>
<line> 2015). </line>
<line> Em 2*19, o levan*amento a*ual d* Ministér*o *o Tu*ismo most*ou que o *ar*aval </line>
<line> **jet*u R$5,4 bilhõe* na ec*no**a, send* o *aior impa*to *conômico comparado aos cinco </line>
<line> principais des**n*s de carna*a*s do B*asil (BRASIL, 2019). Po*e-se afirmar q*e o ca*n*val * </line>
<line> *m *mpreendimento **e g*ra renda a **d*s o* e*volvido*, dur*n*e o a*o tod* e nos dia* dos </line>
</par>
<par>
<line> de*files de carnaval. O se*or mais </line>
<line> impact*do é o </line>
<line> tur*smo, uma vez qu* a demanda </line>
<line> *elos </line>
</par>
<par>
<line> ser*iços do* *stabeleciment*s co*erciais, re*es de hotéis, rest*urantes e qu*osque* * alta. </line>
<line> As escolas de samba realizam suas atividades de pr**araç*o pa*a o c*rnaval durante </line>
</par>
<par>
<line> o ano inteiro, </line>
<line> *erand* renda, empregos, oportunidades de in*lus*o s*cia*, est*mulo à pr*tica </line>
</par>
<par>
<line> do voluntar**do, al** *e contr*buir para o en**no-*prendizage* nos diverso* segmentos das </line>
<line> a*tes como plásti*as, cênicas * musi*ais. Elas são or*anizaçõe* cul*urais sem fi*s lucrativ*s, </line>
<line> cuja principa* ativida*e é a *ealização do desfil* durant* o C**na*al (FERN*ND*S, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Pontes (*012) *firma que uma escol* *e samba é uma grande f*br*ca </line>
<line> que produz </line>
</par>
<par>
<line> emoções, po* meio d* uma estr*tu*a complexa, que *e p*rece </line>
<line> uma linha de produção, mas </line>
</par>
<par>
<line> co* o dife*enc*a* de te* *ma gam* d* pr*fissionais **tamente motivados, cr*at*vos e com </line>
</par>
<par>
<line> espírito de e*u*pe. É uma </line>
<line> obra de produç** c*l*tiva que r**ne vár*os profission*is *om </line>
</par>
<par>
<line> diver*as habilid*des e *ompetências distintas que </line>
<line> buscam um mesmo objetivo (JO*AN*, </line>
</par>
<par>
<line> 1996). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*esina PI, *. 19, *. 1, art. 3, p. 39-57, jan. 20*2 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. A. Mend*nça, B. J. L. Macha*o, M. G. M. Peixo*o </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Si*va (2013) r*força afirmando q*e as </line>
<line> *s*ol*s de samba co*s*guem col*boradores </line>
</par>
<par>
<line> que muitas *mpresas desejam, tais co*o p*ofi*si*nais compe*entes e al*amen*e motivados, </line>
<line> com criat*vid*de, espírito de equi*e, l*deres com*ro*etidos com os desafios e re*ultad*s. Sua </line>
<line> administração reúne funções *articipativa*, i*te*dependentes e in*eg*adas. Como *s e*colas de </line>
</par>
<par>
<line> samba, *s </line>
<line> emp**s** têm buscado, nos seus sistem*s de gestão, enco*trar uma fórmula para </line>
</par>
<par>
<line> produzir *m p*oduto pa*a encantar satisfazer os client*s. A área *e ad*inistr**ão e </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> produç*o * operaç*es * a ár*a envolvid* na elab*r*çã* e pr*dução de um produ*o ou serviço, </line>
<line> mas *ão atua isoladamente. Na su* g*stã*, deve ha*er o *nvol*imento d* profiss*o*ais das </line>
<line> demais áreas de Administ*aç*o, *omo *arketing, finan*as, gestão de p*ss*a* e s*us </line>
<line> d*sdo**am*ntos. Ao pr*jet*r um produto, há a nec*ssidade de uma integraç**, sincroni*ação </line>
<line> e alinham*nto *** as demai* ár*as de gestão da empr*sa. </line>
<line> Em vi*tude disso, *om b*se e* re*lexões *riun*as da realização d* um projeto de </line>
<line> pesqui*a finan*iado p*la Fundação de Amparo * Pesquisa de Minas Gerais, FAP*MIG, </line>
</par>
<par>
<line> elabo*ou-se </line>
<line> este artigo s*bre a gestão d* pro*uçã* do p*oduto esco** de samba cario*a. A </line>
</par>
<par>
<line> questão norteadora f*i a seguint*: *uai* são as pr*ticas de </line>
<line> ge*tã* aplica*as </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimento desse *rande espetácu*o que é * D**fi*e </line>
<line> do *rodu** Escola de Samba? O </line>
</par>
<par>
<line> *bje**vo foi conhecer as práticas de gestão *plicadas </line>
<line> no </line>
<line> desenv*lvimento do *roduto Esc*la </line>
</par>
<par>
<line> de Samba do *r*po especi*l do R** de Jan*i*o. Espe*ificamente identifica* a* p****cas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gestão utilizadas *a conce*çã* e definição do prod*to; id*n*ificar as práticas de ges*ão *ue </line>
<line> defin*ra* *s at*vidades, o cronograma e o* recu*s*s necessários para a r*aliza*ão do *rojeto; </line>
<line> iden*i*ic** as pr*tic*s de gestão que mantiveram a comunicaç*o e o f*uxo de inform*ções d* </line>
</par>
<par>
<line> forma contínu* *nt*e os envolvido* e verificar se </line>
<line> h* alinhamento, integração na* deci**es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> confiança. </line>
</par>
<par>
<line> Para a realiza*ã* do </line>
<line> p*ojeto *e pesquisa, trabalhou-se, *m relação *os aspectos </line>
</par>
<par>
<line> metodo**gicos, a pes*uisa do tipo qualitativa com o propós*to exploratório e o objeto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Grêmio Recreativo Esco*a de Samba vencedora, em *019, do *rupo especia* d*s ***nav*is d* </line>
<line> Rio de Ja*eiro. O instrumento de coleta de dados usado foi o r*te*ro de entrevistas, as qu*is </line>
</par>
<par>
<line> *oram aplicadas aos profissi**ais </line>
<line> env****d*s na pr*d*ção *os desfiles p** meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vi*eoconf*rência*. As *nálises foram *eitas baseadas nos pres*upost*s d* análise de conte*do </line>
<line> (BARDI*, 2*01; BER*O; NAKANO, 1998; TR*VINÕS, 1987). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. 39-5*, jan. 2*22 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prát*ca* de Gestão da Produçã* do Produto Escola de Samb*: O Sh** Turístico d* Car*aval *ar*o*a </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*F*RENCIAL TEÓR*CAS </line>
</par>
<par>
<line> Estão reu**dos, a s*gui*, *s aspectos r*lacionad*s às teorias que *ervira* </line>
<line> de bas* </line>
</par>
<par>
<line> para as análises dos dados c*l**ados e, ass*m, resp*nder à qu*stão *a *esquisa. Estão reunidas </line>
<line> info*ma***s sobre Desenvolvim*nto de Projeto do Pro*u*o, Proces*o e prát*cas de *e**ão </line>
<line> *plicada* ao dese*volvimento d* prod***. </line>
<line> 2.1 Dese*volvimento de Proj*to do Pro*uto e Processo </line>
<line> D* acord* c** Clark e Fujimoto (*991), o d*s*nvolvimento de *roduto* envolve </line>
<line> u* processo, a partir *o qual a organização transf*rma oportunidades de merca*o e suas </line>
<line> possibi*idades *écnica* em i*formações par* a fab*i*ação de u* produto comercial. Já </line>
</par>
<par>
<line> *o*enfeld *t al. (2*06) *efinem o process* de desenvolviment* </line>
<line> de </line>
<line> pro*uto como *m </line>
</par>
<par>
<line> c*njunto de atividades </line>
<line> q*e, quanto *s nec*s*idades </line>
<line> d* merca*o, da* possibilidades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rest*i*õe* tecnológ*cas, b*scam c*egar às especificações d* pr*jeto de um </line>
<line> pr*d*to e s*u </line>
</par>
<par>
<line> proce*so *e pr*dução, para que a man*fatura seja capaz *e produzi-lo. </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo com Clark e *ujimoto (1991), n* i*ício dos anos 90, *á era </line>
<line> possív*l </line>
</par>
<par>
<line> id*ntificar e*pres** com capacidade efetiva p*ra desenvo*ver pr**utos. *or outro lado, </line>
</par>
<par>
<line> o*tras se defron*avam com elevados custos alcança*os, demora </line>
<line> no </line>
<line> lan*amento, fraco </line>
</par>
<par>
<line> desempenho, problemas de qualid**e ou **é mesmo com a falta de </line>
<line> me*ca** para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> produto desenvolvido. Nesse cenário, ao longo dos anos, algumas mudan*as *o* neg*cios </line>
</par>
<par>
<line> impactar*m * forma de p*ati*ar e gerenciar o PDP: </line>
<line> os níveis elev*dos de concorrência </line>
</par>
<par>
<line> (BAXTER, 19*8; ROZE*F*L* et al., 2006), r*pi*a introdução de pro*utos no merc**o </line>
<line> e o cicl* d* vida mais c*rto d** produtos. </line>
<line> Diante des*e *enário, o planejamento do *rod*to inclui, segundo Baxter (1*98): </line>
</par>
<par>
<line> id*ntific*ção </line>
<line> de u*a oportunidade, pesquisa </line>
<line> de marketing, </line>
<line> análise dos produtos </line>
</par>
<par>
<line> concorre*tes, proposta do nov* produt*, el*boraç*o ** es*eci*icação da oportunidade e a </line>
<line> especi*icaç*o do projet*. Bar*za* e* al. (2009) argumentam que, em ter*os d*s *sp*ctos </line>
</par>
<par>
<line> ** ge*tão do PDP, que *ifer**ciam </line>
<line> "o m*lhor do r*st*", os res*ltados indicam que as </line>
</par>
<par>
<line> m*l**res empresas usa* dif*rentes tip*s de métodos e técnicas pa*a a*oi*r o processo de </line>
<line> desenvo*vimento d* produto. </line>
</par>
<par>
<line> Cl*using (1994) afirma que a diferen*a </line>
<line> ent*e o êxi*o e o *racasso tem o**gem na </line>
</par>
<par>
<line> id*nti*icação das nec*ssidades do cli*nte em relaçã* ao prod*to, na via**lidade de *onceitos </line>
<line> consisten*es, na *ia*i*idad* de *xecução do projet*, na robu**ez da *unção q**lidade, na </line>
<line> Rev. FS*, Te*esi*a P*, v. 19, n. *, art. *, p. 39-*7, jan. 2022 *ww4.*sanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. Mendonça, B. *. L. M*chado, M. G. M. Peixo*o </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> econo*ia de produçã*, n* sucesso da int*gração, na eficácia *o reap*oveitamento e n* </line>
<line> impacto estratégic*. </line>
<line> *otonda*o, Mig**l e Gomes (20*0) des*aca* que é d* fundament*l im*ort*ncia </line>
<line> preparar um pro*e*o de*alh**o e Sc*li*e e N*umann (2015, *. 141) *ndica* *ue o ob*etivo do </line>
</par>
<par>
<line> pro*eto de *roce*s** produtivos é ass***rar q*e o desemp**ho do proje*o seja </line>
<line> adequado ao </line>
</par>
<par>
<line> q*e se es*á t*n*ando al*a**ar. </line>
</par>
<par>
<line> Para mu*tas empre*as, o invest*mento em esforços nessa área * fator *rucial pa** </line>
</par>
<par>
<line> que co*ti*uem atuando </line>
<line> no merc*do. As *mpre*as que aposta* nu*a estratégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*vação, por meio do d**envolvimento </line>
<line> de no*os produ*os, pro*uram </line>
<line> o suc*sso no </line>
</par>
<par>
<line> mercado, u*a utilização ot**izada de recur*os e a *e**vaç*o *a **gan*zaç**. *rata-se, </line>
</par>
<par>
<line> então, de u* processo de negócio cad* *ez mais decisiv* que, segundo R*zenfeld a*. et </line>
<line> (2006), *em se tornan*o vantagem competitiva p*ra as empresa*. </line>
<line> *ssim, Gobe et al. (2004) cor*oboram afirmando que a ge*ênc** de prod*tos se faz </line>
<line> de suma imp*rtância, dado o contexto *e acirramento d* com*etitiv*dade empresari*l * * </line>
<line> aumento da d*versidade dos produt*s ofertados ao mercado. O desempenho do processo </line>
<line> d*p*nde de um modelo * das práticas ** g*st*o, que **igem das empresas um e*fo*ço e o </line>
<line> envolvimento das áre*s fun*ionais de Ad*inistr*ç*o, pois o processo de desenvolv*me*to </line>
<line> de um produ*o n*o * uma ativi*ade rotineir* *, sim, um* *t*vidade que en*olve muitas e </line>
<line> variadas in*o*maç*es, seg**do Resenfeld et al. (2006). Projeto *e pr*duto é *m pro*esso </line>
<line> q** d*screve as etapas no projeto de desenvo*v*mento do p*oduto, *a*a a sua in*r*dução </line>
</par>
<par>
<line> no m*rcado e most*a o ciclo d* vida do pr*duto, desde o projeto a*é su* ***lução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *endas, além do* rec*rs*s gerenciais e técnic*s </line>
<line> no pr**esso de desenvolvimento de </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> projeto. Para que os proje**s dos pr*dutos s**a* e*etivos, deve h*ver uma l*gação *n*re * </line>
<line> q*e a opera**o está tentando *lc*nçar e os *bjetivos de desempenho de se*s pr*cesso* </line>
<line> (S*AL*CE; NEUMANN, 2015). </line>
<line> N* d*senvolvim*nto e execuçã* *o proje*o do prod*** e processo e, p*r* *raç** </line>
</par>
<par>
<line> est*atégias diferen*ia*as, é necessá*io o envolvime*to não só </line>
<line> da empresa, mas tam**m de </line>
</par>
<par>
<line> tod*s *s ag*nt*s incluindo fornecedores, cl*entes, parceiros e </line>
<line> outros, que rep*e*entam um </line>
</par>
<par>
<line> p*pel na ativ*dade da empres*. Os autores B**ault, Desprese e *utler (1996) demon*tr*m que </line>
<line> * relacionamento com os fornec*d*res e a sua participação, durante o proc*sso, fa* com que a </line>
</par>
<par>
<line> empre*a **nha foco nos cu*to*, já nas **i*eiras </line>
<line> eta*as do pro*eto, </line>
<line> pois sã* evitad** mui*o* </line>
</par>
<par>
<line> custos de man*fat*ra, *ela execução de pro**tos mais adaptado* à realidade da pr*dução. </line>
<line> A evolu*ão das a*or*agens ao Pro*esso *e Desenvolvimen*o d* Produto (PDP) está </line>
</par>
<par>
<line> relacionad* com o de*envolvimento de novos sistemas de </line>
<line> gerenciam*nt* e e*genharia nas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 3*-57, jan. 2022 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Práticas d* Ge*tão da Produçã* d* Prod*to *scola de S*mba: O Sh*w Turístico d* C*rnaval Ca**oca </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> empresas </line>
<line> d* manufatur*, n* decor*er d* tempo. Envolve ta*bém um plan*jamento </line>
</par>
<par>
<line> est*até*ico e o </line>
<line> acompanhamento do processo de pro*uçã* (STARK, 2006; WOMACK; </line>
</par>
<par>
<line> JONES; ROOS, 1992). De acordo c*m Santos e *o*cellini (*0*5) e Santo*, Forcellini </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ieckbusch (**06), os mod*l*s de r*ferências pa*a o Processo d* Desenvo*vimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Produto (PDP) pode* auxiliar as empre*as a *is*alizarem como e quan*o os for*ec*do*es </line>
<line> *oderão ser envolvidos no PDP. </line>
</par>
<par>
<line> *i*nt* disso, Ro*enfeld et </line>
<line> al. (2006) consi*era* que * f*tor primordi*l n* PDP </line>
<line> é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão ser **nduzida *o* um fluxo de i*formações e decisões **tre as áreas *uncionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*minis*raç*o em uma empresa de forma co*p*rtilh*da e *ntegrada. Segu*do o* mesmos </line>
<line> autor*s, a int**raç*o *** todo* os p*o*esso* e funções, receben*o e for*ecendo informações </line>
<line> e compartilhando conhe*imen*os * atividade são a *have do *ucesso. </line>
<line> *.2 Pr*ti*as de gestão aplicad*s ao de*envolvimento do produto e processo </line>
</par>
<par>
<line> A ár*a de </line>
<line> administração da produção *pera**es a área </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> é </line>
<line> envolvida na elabor*ção </line>
</par>
<par>
<line> de um produto ou serviço, mas não é a única. O planej*mento da área é *e suma *mpo*tânc** </line>
<line> e, s*gun** Slack, Ch*mbers e Jo*nston (2009, p. 32), entre os diversos aspectos envolvidos, </line>
</par>
<par>
<line> des*aca-se: Estrut**a de P*oduto que pode *er definida como um diagrama que </line>
<line> i*entif**a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> descrev* os co*ponen**s de u* produto final. Conf*rme Corrêa, Gi*nesi e Caon (2001), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma como as </line>
<line> ***ruturas de </line>
<line> p**duto são </line>
<line> definidas, além ob*i*mente </line>
<line> *as carac*er*sticas </line>
</par>
<par>
<line> inerentes ao pro*uto em questão, determina a quanti*ade de nív*is e d* *omponentes por </line>
<line> *ível que as estruturas apresent*rão; Roteir* de Produção que det*rmina o melhor m*to** de </line>
</par>
<par>
<line> produção da* peças, dos subconjunt*s e </line>
<line> das *onta*ens do* vários produtos acabad*s *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fábrica produz. De *cordo com Arnold (2012), o contro*e d* atividade d* produç*o necessita </line>
</par>
<par>
<line> dessa </line>
<line> in*or**ção, a fim d* es*abelecer p*iorid*des </line>
<line> adequadas e responder *s *ue*tões s*br* </line>
</par>
<par>
<line> entregas, re*uções e sobre </line>
<line> stat** </line>
<line> dos *e*idos, e a Cro*ome*ragem, que é d* grande </line>
</par>
<par>
<line> importância a* con*role da produ*ão, bas*i*-se em conhecimento do *emp* </line>
<line> necessário para </line>
</par>
<par>
<line> cada tarefa e *ara c*da *peração. *egundo Leme (*974, p. 23), a noção *e t*mpo* </line>
<line> cronometr*do*, d* acor*o com a designação clássica, e*tá *sso*iada * d*is conc*itos básico*: </line>
<line> o método d* execuçã* d* trabalho e * *empo padrão. </line>
</par>
<par>
<line> Na* projeções do desen*olvimento </line>
<line> *e um **oduto de seu processo, dev* haver e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **volvimen*o *e p*ofissi*n*is d*s áreas funcion*is da empresa, como marketing, produção * </line>
<line> ope*ações, finanças, gestão ** *uma*os, et*. O projeto do pro*u*o e *rocesso vêm recebendo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 1, *rt. 3, p. 39-57, jan. 2022 www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. *. Men*onça, B. J. L. Machado, M. G. M. Peix*to </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> d*staq*e, ao long* dos an*s, por exigi* uma **tegr*ção sin*r*ni*a*a, alin*ada e *onst*nte de </line>
<line> toda a empresa. Pa** sua ex*c*ção, é necessá*ia a form*ção de equip*s e líderes. </line>
<line> *e acordo com Hislop et al. (20*0) e Katz*nba*h e Smith (*995), eq*ip*s são </line>
<line> cons*ituídas, quando *rofissionais de dife*ente* especi*lidades trabal*am próximos e </line>
<line> intensivam*nte no p**jeto, *nte*agindo durante d**erminado período de tempo e se </line>
<line> r*spons*b*lizando mutuamente pel** resultados q*e produzem. </line>
<line> Clark e Fujimoto (1991) e Sobek II, W*rd e Liker (1**9) defendem que * lí**r assume </line>
</par>
<par>
<line> o contro*e do cronogram* d* pr*je**, da* prin*ipa*s es*ecific*ções **cnicas e d*s *et*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> custo, poré* a r*zão *ão a centrali*ação total dessas decisõ*s, mas a respo*sabil*dade é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alg*é* dentro *a equipe </line>
<line> em relaçã* </line>
<line> a*s aspectos fundamen*a*s do pro*eto. Para C*ark </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Fuji*oto (1**1), os *íd*res *e **ojeto possuem det*rminadas habilid*des, o conheci*ento da* </line>
</par>
<par>
<line> estrutura* * dos sistemas da </line>
<line> empresa </line>
<line> pa*a dar *upor*e </line>
<line> às eq*ipes </line>
<line> *e desenvolvimento </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *rodutos. Os lí**res se comu*ic*m de forma ext*nsi*a, *nfl**ncian*o todas as áreas </line>
</par>
<par>
<line> funcionais para *iabilizar de*envol*i*e*to integrado. Cu*uma** (20*0) o </line>
<line> destaca também </line>
</par>
<par>
<line> que o líder faz * controle do temp*, o compartilham**to de u*a visão clar* so*re o projeto e </line>
<line> s*as me*as, a res*onsabilidade de *od*s e autonomia, a *riaç** de u*a lingua*em comum à </line>
<line> *omun**açã*. </line>
<line> Outro fator imp*rtante ao dese**olvimento *e um produto e seu processo são *s meio* </line>
<line> de *omun*cação que p*opi*iam o fluxo e * qualidade n* transmissão e ent*ndiment* das </line>
<line> in*or**ções, tornando po*sí**l a in*egração dos me**ros das equip*s de projeto e a execuç*o </line>
</par>
<par>
<line> e coo*denação *e tarefas si*ultâneas. *egundo a a*ordagem dos *utor*s C*ark F*jimoto * </line>
</par>
<par>
<line> (199*) * Lee*d*rs, *ngelen e K*atz*r (2003), o fluxo *as informações requer meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunica*ão qu* devem incluir tanto os contat*s fo***is como reuni*es </line>
<line> periódicas, </line>
<line> quanto </line>
</par>
<par>
<line> os contatos informais, realizados por *eio de redes *e rel*cion*m*nt* pessoal. </line>
</par>
<par>
<line> A perf*rmance do </line>
<line> d*senvo**iment* do pro*uto, r*sultante da sua organizaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ge*enciame**o, em paralelo à estrat*gia m*rcadológi*a d* empresa, é considerad*, juntamente </line>
<line> c*m ou*ros f*tores, o aspecto de*e*minante da competiti*idad* (CLARK; FUJIM*TO, 1991). </line>
<line> A qual**ade é outro fator importan** do p*ojeto do pr*dut*, porém nã* será satis*atória </line>
<line> se a equ*p* de proj*to *onviver com ba*rei*as *s *ud*nças. Confo*me Clark e *he*lwr*ght </line>
<line> (19*3), o *r*meiro passo a ser dado, no início do pro*es** de d*s*nvolvimento de p*odutos, é </line>
<line> a *efiniç*o de um mapa com os diferentes tipos de projet* de desenvolviment* de produtos da </line>
<line> emp*esa. Segund* o* aut*r*s, definir esses **pos *e p*oje*o gera import*nte* inform**ões que </line>
</par>
<par>
<line> **r*cionam as operações </line>
<line> e a alocação dos recursos organi**cionais pa*a o pr*cesso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to de prod*to*. Ess** recurso* </line>
<line> podem se* *ecessidade do treinamento a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, jan. 2*22 </line>
<line> w*w*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Práticas de Gestã* *a *roduç*o do P**duto Esco*a de S*mba: O Show Turís***o d* Carnav*l C*rioca </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> habilidades *spec**icas dos *rofissionais </line>
<line> *nvo**ido*, a *ece*sidade de líderes e da </line>
</par>
<par>
<line> composição *e ti*es *e d*senvol**m**t* ou ainda os meios *e comunicação di*p***v*i*. </line>
</par>
<par>
<line> As equi*es de de*envolvimento de pr*dutos, dado o </line>
<line> a*ru*amento </line>
<line> de profissionais </line>
</par>
<par>
<line> detent*res de conhecimento * especialidade* r*la*ivas </line>
<line> ao conte*to dos projetos, </line>
<line> cr*am </line>
</par>
<par>
<line> ambiente *ropíc*o à comuni**ção e, conseque*t*ment*, à ap*endizagem * * i*ovação, </line>
<line> poss*bilitando *os p*o*is*ionais qu* *s const*tuem som*re* os seus conhe*imentos *m pr*l </line>
<line> do *esenvol*imento de um produto (LEEN*ERS; ENGELE*; KRATZER, 2003; *OB*K II; </line>
<line> SON*, 1997). </line>
<line> Segundo K*tzenb*ch e Sm*th (*99*), o dese*penho do **abalho d*s equipes re*uer </line>
</par>
<par>
<line> sincronismo, cooper*çã*, </line>
<line> confian*a e coo*denaç*o, in*ependent*men*e do tamanh* da </line>
</par>
<par>
<line> e*uipe, </line>
<line> *b*ind* c**in*o ao p*p** dos *íderes de **oj*to e aos meios de comu*i*ação </line>
</par>
<par>
<line> dis**nívei* para o **ocesso de desenvolv*mento inte*rado de pro*utos. </line>
</par>
<par>
<line> Luhmann (20*0, p. 1**) e Zucker (1986, p. 54) definem a confianç* co** </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> conjunto de e*pecta*ivas com*artilhadas *or parceiros de interaçã*, *o*o aceitaç*o </line>
</par>
<par>
<line> voluntária * antecipada de *m inve*timento de risco, </line>
<line> pel* </line>
<line> abdica*ã* </line>
<line> de m*canismos </line>
</par>
<par>
<line> contratuais e*plí*itos *e segura*ça e d* con*role *ontra comportam*ntos </line>
<line> oportuni*tas, n* </line>
</par>
<par>
<line> expectativa *e *ue a *utra parte nã* ag*rá dessa forma. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Mar**i, **ssanego Junior e Wi*tmann (2012), a confi*nça é *m ati*o intangível </line>
<line> para os co*pone*tes da rede, visto que, em *empos atuais, a ef*c*ência dos p*oce*sos in*ern*s </line>
</par>
<par>
<line> e a apre*dizagem </line>
<line> o*ganizacional ten*em a </line>
<line> resultar em atuação </line>
<line> *ompe*itiva e </line>
<line> na criaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> valores, como maio* facilidade *e *cesso </line>
<line> a*s for*ecedore*, reduç*o de custo de e*toque </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *aior fac*lidade de aquisiç*o de e*uipam*ntos e tecnologi*s. </line>
<line> 3 RESULTADOS * *ISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Prát*cas de gestão aplicada* no de*env*lvimento do produto e processo da escola de </line>
<line> samba </line>
</par>
<par>
<line> Em relação às prá*icas de *estão do *r*cesso e desenvolviment* do *roduto, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> import*nte ha*e* o </line>
<line> envol**mento de prof*ssionais *a* demais á*eas de gestão n*s </line>
</par>
<par>
<line> organizações. É impor**nt* qu* haja comparti**amento de aspe*tos rel*cio*ados à g*stão </line>
</par>
<par>
<line> entre a área de Produ*ão e </line>
<line> *pera*õ*s e ta*b*m M*rketing, Finanç*s, Gestão de humanos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seus **sd*bramento*. Assim, *nfo*mações sobre g*stão f*ram col*tad*s par* apresentar *om* </line>
<line> isso acon*ec* na gremi*ção estu*ada. Ta*s in*ormações fo*am c*leta*a*, por meio de pesquisa </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, ja*. 2022 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. Mendon*a, B. *. L. Machado, M. G. M. Peixoto </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> documental no est*tuto da escola de s*m*a, nos sites of*ci*is da Gremiaç*o e *ntrevistas c*m </line>
<line> * ag*nte *e**mi*ado aqu* de M. </line>
</par>
<par>
<line> E* sua apresentação, o entrevist*do *elatou: at*al*ente eu sou vice-pre***e**e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*o*etos </line>
<line> es*ec*ais, is*o no o*ganograma da **co*a c**o u* todo e, no carn*val, e* so* </line>
</par>
<par>
<line> membr* do conselho de carna*al. Além de*ses cargos, ele *nformou </line>
<line> que: parti*ipo </line>
<line> desd* </line>
</par>
<par>
<line> 197*, pas * ando </line>
<line> por </line>
<line> várias etapas de componentes </line>
<line> *e ala até membro da diretoria. Já </line>
</par>
<par>
<line> o*upei * v*ce-presidên*ia admi*istra*iva e *ice-presid**cia de conselho delib*rativo. </line>
<line> Com tal *elato, po*e-se afirmar que o en*revistado está colaborando *a escola *o* 4* </line>
<line> anos, poden*o-se *onsi*erar que tem *onhecime*t* e experiência sob*e o negócio tr*tado. </line>
<line> N* sequência, cons*deran*o o* r*la*os d* *n**evistado M, estã* reunidas as </line>
<line> inf*rmaçõe* sobre as *r**icas de gestão da produçã* do produto "Desfile" da es*ola de *am*a. </line>
<line> 3.2 Área de MKT: concepção do produto </line>
<line> A área de Marketing é a *e*ponsável *or c*pta* infor*a*õe* no merc*do para </line>
</par>
<par>
<line> subsidiar a conc*pçã* do pr**uto nas org*niza*ões. *ess* </line>
<line> perspectiva, s*gundo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entrevista*o *, quem tem esse papel formal, c*nforme most*a o estat*t* *a grem*ação, * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conselho de carna*al. A c**rdenaçã* **ontece pelo *ire*or Carnaval*sco que tem </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ades </line>
<line> de supervisão da equ*pe de criação, desen*o*vimento do enredo da esco*a para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> carnava*, elab*raç*o de pes*uisas sobre o te*a, sob sua responsabilidad*. *p*s*r *e estar </line>
</par>
<par>
<line> form*liza** *o </line>
<line> est*tuto, seg*ndo o en*revis*ado M, *odo o *o*ime*to p*ra conceber </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enredo/tema do carnav** decidido de forma compar**lhada "pela diretoria, membros é </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> escola, carnavalesco e pa*r*cin*dores, e esse projeto, na verdad*, ele tem vári*s mom*ntos; </line>
<line> e*sa **trutur* é uma man*ira *omo *ós operamo*, é u* grupo de pesso** que trabalham o </line>
<line> *arnaval da escola. É um formato qu* eles cost*mam usar em relação a de*isõe* i***rtantes </line>
<line> a serem tom*das. </line>
<line> 3.3 Ár*a produç*o e operaç*es </line>
<line> *a área de *rodu*ão e operações s*o realizados os process*s de pr*dução e *eu </line>
<line> *la*ejame*to in*cia-se *ós concepção do p*oduto Desf*l* definida. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme * *ntrevistado M, para a produção do prod**o De*file, </line>
<line> são pr*du**dos </line>
</par>
<par>
<line> alguns su*produt** que são: você tem bateria, vo*ê **m fantasi*, você tem o *amba, você t*m </line>
<line> * casal de mestre-sala e porta-bandeira, v*cê tem uma comissão de fre*te, o p*óprio en***o. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, *an. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Práticas *e Gestão da Produção d* Produto **cola de Samba: O Show T*rístico do *ar*aval Carioca </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> A partir o enredo, você m*n** tuas ale*orias, t*a* *ant*sias, teu sa*ba. Tu*o isso é </line>
<line> trabalhado pra você f*zer um bo* ca**av*l. </line>
</par>
<par>
<line> Os tr*balhos iniciam-se com a coord*nação do Di**to* Carnava*esco que tem </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *tivid*de* de desenv*l*imento de *r*q*is das fant*sias e coordenação </line>
<line> dos **oje*os para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção. Pode-s* di*er que é o Di**t*r Ca**a*ales*o o l*der de *o*o processo. </line>
<line> Os processo* envolvido* são: *e*ragem, car*inta*ia, escultur*, laminaçã*, pintura e </line>
</par>
<par>
<line> ai*da *xiste o </line>
<line> processo de pós-prod*ção ceno**cnica e testes *o*trolados. Ocorrem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*ução de f**tasias e adereç*s, carros alegóricos, criação e prep*ração dos </line>
<line> *lemen**s </line>
</par>
<par>
<line> musica*s que sã* o sam*a-**redo e a bateria e, *or úl*imo, *ria*ão e prepara*ã* d*s </line>
<line> performances e co*eogra**a* das alas. </line>
</par>
<par>
<line> A partir da definição do tema e das fontes de *ecursos fi*anc*iros, inicia-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r*ces** pr*d*tivo n*s barracões. Segundo o entr*vistado M, "são feitos os desenho* dos </line>
<line> fi*urinos e o *a**o *le*ó*i*o é apresentado com plan** bai*a. Mas d*pende, te* </line>
</par>
<par>
<line> carnavale*co que </line>
<line> u*a assi*, tem carnavale*co </line>
<line> que não usa assim, tem ca*navales*o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> c*ega com uma pegada *ais </line>
<line> hitec, tem *utros </line>
<line> *u* fazem *a mã*, **senham; </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> car*avalesco qu* </line>
<line> não desenh* e que alguém faz pra e*e; cada lu*ar é de um* forma, cada </line>
</par>
<par>
<line> pessoa * de uma forma". </line>
</par>
<par>
<line> O processo d* pro*ução das aleg*rias * fantasia* oc*rr* no *arracão da </line>
<line> escola, na </line>
</par>
<par>
<line> Cidade *o Samba * em ateliês *ituados *o centro da c*dade, contra*ados especificamente *ara </line>
</par>
<par>
<line> essa finali*ade, d*ferente </line>
<line> do *ue acontecia *o pass*do, </line>
<line> qu*ndo os próp**os int*grantes da* </line>
</par>
<par>
<line> escolas *on**cciona*am as fan*asias. Seg*ndo o entrevist**o M: </line>
<line> o </line>
<line> barracão tem uma </line>
</par>
<par>
<line> **trutura que todas as escolas rec*bera*, barrac*es basta*te simi*ar**, isto é, *emos espaço </line>
<line> f*s*co * es**uturação, cada uma faz *s s*us arran*os. </line>
</par>
<par>
<line> No cas* das quadr*s, </line>
<line> são espa*os em que ocorrem as reuniões, os ensaios pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> grand* *esfile, os concurs*s d* samba, fest*s e ensai*s das es*olas *e samba. Normalm*nte </line>
<line> **as tê* um p*lc*, um ba*, *m espaço para dança e c**arotes para a acomodaç*o dos </line>
<line> memb*os da **reto*ia, conv**ado* e pessoas ilustres. E, segun** o entrevistado M, * qua*ra, </line>
<line> c*da u*a tem um tipo de utilização. Normalme*te a quadra ** envolve na q*estão ** </line>
<line> pr*du*** do carnava*, na d*sputa do samba enre*o * nos ensaios que acon**cem. * gent* *az </line>
</par>
<par>
<line> ens*io de ru* q*e é mais próximo do que gente **i tr*balhar no desfile em si. Tem </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensa** té*ni*o na </line>
<line> Sa*ucaí, *a* vo** não leva t*da* as s*rpres*s </line>
<line> q*e vai leva*, n*o gast* </line>
</par>
<par>
<line> toda* as suas, é novid**es. Você va* pra lá trei*ar no campo *e jogo, fazer u* trabal*o a </line>
<line> par t i r daí . </line>
<line> R*v. F*A, Te*esina PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, jan. 2022 ww**.fsanet.com.br/r***sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. Mendonça, B. J. *. Machado, *. G. M. Peixoto </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> E* *elação às *o*p*a* dos rec*r*os mate*i*is e pa*rimo*iais, que são os rec*rso* </line>
</par>
<par>
<line> *ísico* de </line>
<line> produção u*ilizados, o entrevistado M rel*tou: </line>
<line> essa coisa de equipa*en*os, </line>
</par>
<par>
<line> depende, tem coisa* que você **rcei**za, tem coisas *ue você te* no b*rracão, *em coisas que </line>
<line> *ocê *sa em **f*rentes f*ses. *m rel*ção às compras *e matéria-prima, elas são real*zad*s em </line>
</par>
<par>
<line> g*ande qu*ntidade com vis*a à reduçã* dos cu*tos finais * com fornec**or*s *ixos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> forneced*r*s es*orád*cos e ass*m *elato* o en*revistado: a gente vai a*rás do qu* todo mundo </line>
<line> tem que f*zer, busca* b*ns preços, bons pr**os e *ons *rodutos. </line>
<line> No *aso *o enre*o, a aquisição pod* acontecer com fornecedores ex*erno ou interno. </line>
</par>
<par>
<line> O e*trevistado M relatou </line>
<line> que: o </line>
<line> enredo, em si, pode ser ap*esen*ado por *ualquer pess*a, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo eu falei, pode ser *m enre*o patrocinado ou não, el* *ai se* analisado e vai *e ver se </line>
<line> ele é in*e*essant* para a escola ou nã*. </line>
</par>
<par>
<line> No p*ocesso de produçã* do prod*to final, o "Desfile", existem as alas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comunidade e ***ercial. As *ant*sias das ala* a </line>
<line> da comunidade são r*s**nsabil*dade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *gremiaç*o, produzi*as no **ópr*o barracã* e d**das aos seus integran*es, re*peitando </line>
<line> critérios p*óprios. E*as são c*nfe*cionadas nos galpõe* *a C*dade do Samba ou em ateliês e </line>
<line> as das alas comerciais em ateliês ou n*s residências *os responsáveis pelas *las. </line>
<line> Termin*do o desfile, ent*ega *o p*oduto que en*olve a razão e a emoção na avenida, </line>
<line> a equipe reini*ia tudo, com nova concepção do produ**, readequação d** pro**to* do prod*to </line>
</par>
<par>
<line> e do processo p*ra * próx**o a*o. Há </line>
<line> um desm*nche de t**os os *ubp*o*u*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ea*rovei*am*n*o de tu*o que foi utilizado para o próximo *esfile de ca*naval. </line>
<line> 3.* Cronograma * atividad*s necessários para a produçã* do *roduto escola *e sa*ba </line>
<line> p*o*et**o </line>
<line> Em rela*ão *o cronogr*ma, o ent*evistad* M relatou: voc* tem todo *m cronog*a*a </line>
<line> de trabalho, *ocê tem toda uma *voluç** de trabalh*. O crono*rama de atividades é a gent* </line>
</par>
<par>
<line> q*e *stabel*ce e </line>
<line> distr*bui as atividades a* *on*o do an* pa*a *e produzir o </line>
<line> desf*le. *sse </line>
</par>
<par>
<line> cr**ogra*a s* divide *m quatro par*es: p**dução de fantasia* e adereços, pr*duçã* de c**ros </line>
<line> alegóri*os, criaç*o * pr*paração *os *l*mentos *usicais, *ue são o *amb*-enredo * a bateria </line>
<line> e, por último, criação e pr*par*ção das per*orma*ce*, c*reogra*i*s d*s ala*. </line>
<line> Os pro*ótipos das fantasias que são produzidas pelas costureiras *o *arrac*o são </line>
</par>
<par>
<line> ela*orados, ao lo*go dos me*es </line>
<line> de maio e junho, juntamente </line>
<line> c** os proj*tos dos *arros </line>
</par>
<par>
<line> aleg***c*s. Em ago*to, inicia-se * proce*so de confecçã* das fanta*ias, cuja responsabil*dade </line>
<line> pass* a *er dos chefes das alas. </line>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 19, n.*, art. 3, p. 39-57, jan. 2022 www4.f*anet.*om.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Práticas de Gestão da Produção do Pro*uto Esco** de *amba: O Show Turís*ico do *arnaval Ca*ioca </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> O* carros alegóricos *icam *ob a resp*nsab*lid*de do Diretor d* *arr*cã*. </line>
<line> Ini*ialme*te, en*re *s me*es de *arço e maio, é feito o de**onte dos carros, selec*onand* o </line>
<line> mat*rial a ser r**proveit*do. E* j**ho, in*cia-se o pr*c*s** de mon*agem **s no*as a*egorias, </line>
<line> envolve*do difere*tes pro*i*sionai* que, *m grande *a*te, são contr**ados em re*i*e </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo*ário. Desde </line>
<line> o início da montag*m *té * pr*duto f*nal, </line>
<line> segu*m-se *árias etapas: </line>
</par>
<par>
<line> ins*alação d* ferrage*s, montagem de *arpi*ta*ia, criação das es*ulturas, pintura, </line>
<line> a**reç*mento, instalações elétric*s, d* *feit*s especiais e mecânicos. </line>
<line> J*nto ** desenrolar dos pr*cessos, são reali*adas as anális*s e control* de cus*os de </line>
<line> t**po, quanti*ade de recursos, *e de*empenho, o *emp* *odo. **bre isso o entrevi*tado M </line>
<line> r*lat*u que: é fe*to por *o*os. Tudo *** *stá sendo real*zado tem *ue se* f*ito o ma** </line>
<line> corre*o possív*l, porque, segundo o entrevistado, na produç*o do Des*ile: *ão **m *ecall, se </line>
<line> tiver erra*o *ai errado...não vai adiar o dia...tocou a campainha pra entrar e não entrou </line>
<line> cê *omeç* p*r*e o carn**a*. </line>
<line> 3.5 Área d* fi*an*a* </line>
<line> T*da a produç*o do produto "Desfile" da escola de samba segue um pl*nejame*t* </line>
<line> que abrange a previsão o*çamentária e * pat**c*nio. Assim, o* rec*rsos finance**os, co*f*rme </line>
<line> o entrevista** M: *e* de vá*ias fontes como da* cotas *a TV; ela vem da *iga *as escol*s de </line>
</par>
<par>
<line> sam*a; vinha ant*gament*, quando t*nha prefeito </line>
<line> decente da prefe*tura *o governo do e </line>
</par>
<par>
<line> *s**do tam*ém já veio; vem de p*ojetos incen*ivados e em algumas escol*s vê* de patrocínio </line>
</par>
<par>
<line> de *nre*os *atrocin*dos. A captação d* </line>
<line> patrocín*o s* </line>
<line> ini*ia logo ap*s o *ar*aval e se </line>
</par>
<par>
<line> estende até me*dos *e jul*o. </line>
</par>
<par>
<line> As out*a* fontes identificadas dos *ecursos *in*ncei*o*, são: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Realização *e shows e e*entos particu*ares; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> * venda de produtos co* a marca da esco*a, tais como: b*nés e ca*isetas; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A realiza*ão de ev*ntos *a quadra *a e*cola; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> * venda de CDs c** *ambas-enred*s da es*ola; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A </line>
<line> ve*da de fanta*ias para a participa*ão no </line>
<line> *esfi** e patrocí*ios d* empresas </line>
</par>
<par>
<line> parceiras. </line>
<line> Alé* dis*o, a escola, *e* como t*das *s *sc*las de *amba pertencent*s * Liga das </line>
<line> Escolas d* Samba (*IESA), têm direito à parti*ipa*ão nos rec*rsos f*nancei*os obtidos *om: </line>
<line> Venda d*s ingress*s do sambódro*o; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, a*t. 3, p. 39-57, *an. *022 www4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. Mendonça, B. J. L. Machado, M. G. M. Peixoto </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> Direito* de imagem dos desfiles, com * venda de material audiov*sual realizada </line>
</par>
<par>
<line> pela Liga *oda a comercia*i*ação e </line>
<line> de pro*u**s </line>
<line> ou serviços concern*ntes ao </line>
</par>
<par>
<line> c*rnaval realizad* p*la L**sa. </line>
</par>
<par>
<line> Prêmi*s em *inheiro *oncedidos pela Lie*a, de acordo co* su*s cl**sif*c*ç*e* </line>
<line> ** carnaval; </line>
</par>
<par>
<line> Sub**dio fi*a*ceiro concedi*o pela p*efei*ura para au*i*ia* *a *ealizaçã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> carnav*l; </line>
</par>
<par>
<line> *a*bém s*o rea*iz*das pa*cerias *om em**esa* patrocinadoras i**e*es**das na </line>
<line> divul*aç*o de **as **rcas. </line>
<line> 3.5 Área de G*stão de Pesso*s: *qu*pe de *ra*alh* </line>
<line> Em relação aos t*abal*os, são *e*l*za*os numa maio*ia em equipe de colaboradore* </line>
<line> con*ratados e terc*iriz*dos. A seleção de colaboradores é *eita d* seguint* fo*ma, conforme o </line>
<line> entrevis*ad* M: hoje, em termos form*is, tá tendo mu*to a utilização do MEI, t*m as pes*o*s </line>
<line> que constroem uma h*stória e a gen*e *abe q*e são boas e cha*a e fica* * cont*nu*m </line>
<line> trabalh*nd*. Essa* c*isa* vã* acontecendo. </line>
<line> Co*o *oi **ncionad*, *xis**m colaborador*s Fixos e *er**irizad*s e ain*a os </line>
</par>
<par>
<line> lí*eres de equipes. Os colaboradores que participam </line>
<line> do process* de *rod***o, no re*ato </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> entrevistad* M: **je é a*g* p*ofissi*nal. * primeir* colaborador contratado * o *a*na*alesco </line>
<line> que *em como responsabili**de a *o*cepç*o do p*oduto d*sfile. *lém disso, ele é responsáve* </line>
<line> p*la coor*enaç*o de equipe* que *rab*lha* com as etapas *e p*odu*ão de fant*sias e c*rr*s </line>
<line> alegóricos. F*ca sob a respons*bilidade do c**navalesco a e*colha dos profissionais </line>
</par>
<par>
<line> especializados, para </line>
<line> a equ**e de </line>
<line> produção, </line>
<line> que é formada p*r: fer*ei*os, marcen*iros, </line>
</par>
<par>
<line> carpintei*os, escultor*s, eletricist*s, iluminadores, desenhistas, *enógraf*s, fig*rinistas, </line>
<line> aderecistas, *ostureiras, bo**adeiras, v*dra**iros, pinto**s, ceramistas e deco*adores. </line>
<line> Além *o car*aval*sco, e*istem os chef*s *e *las *ue n*o só contratam *ostur*iras e </line>
</par>
<par>
<line> ader*cistas, para a *onfecç*o </line>
<line> das fantasias *dereç**, como também assumem a tare** de * </line>
</par>
<par>
<line> comerc*al*zação *as fantasias. </line>
</par>
<par>
<line> O entrev*stado M relatou para fin*liz*r que: *inda </line>
<line> ex*stem aqueles colaborado*es </line>
</par>
<par>
<line> *o*u*tários que independe de </line>
<line> ganhar dinh*iro o* n*o, eles qu*rem e*tar na produção do </line>
</par>
<par>
<line> de*file, te* uma paixão louca ... mas a *u*st** é você re*lmente traba*har com quem você </line>
<line> **redita e confia. </line>
<line> Re*. *S*, Teresina, v. 19, n.1, art. 3, p. 39-57, jan. 2022 www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prát*cas de Gestão da *ro*ução do Pro*uto Esco*a de Sa*ba: O Show *u**sti*o do Carnaval Cari*ca </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> 3.6 Comunicação * *ível de confiança existen*e en*** os env*l*idos no processo. </line>
</par>
<par>
<line> A c*munic*ção en*re os colaboradores, para ocorrer a troca de informações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coordenação **tre as equipes env*l*idas no pro*esso de produçã* do *rod*to *esfile da </line>
<line> es*ola de sam*a, é feita n* momento da *istr*buição dos trab*lhos, segundo o entrevistado M </line>
<line> e depois: cada *m e* sua *rea...não tem assim u*a gr**de r*união pra defi*ir nã*. </line>
<line> A troca de conhe*iment*, dentro das escolas de sa**a, seg*ndo o e*trevista*o M: </line>
<line> el*s são de *odas as formas, uma reuni** é nece*sária quando aconte*e a iden*ific*ção de </line>
<line> a*guma coisa feita desalinhada, mas *contece informal, é sem*re n* sent*do de que se </line>
<line> *rabal*a contra o tempo e você *em que dar conta. </line>
</par>
<par>
<line> P** ess** *esultados, pode-se afirmar que há rela*ões de </line>
<line> confian*a entre os </line>
</par>
<par>
<line> i*tegr*ntes no processo de *rodução. * indicativ* d*sso * a inf*rmalidade na comu*ic*ção e </line>
<line> t*oca de conhecimentos *ue é fei*a info*ma*mente, *or meio de redes *o*iais, e*tre todo* os </line>
</par>
<par>
<line> col*boradores, </line>
<line> pod* gerar al**ham*nto e comprometiment* que pode resulta* no êxito d* </line>
</par>
<par>
<line> *remi*ção. </line>
</par>
<par>
<line> 4. CO**IDE*AÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Po**-se conc*uir que f** possí*el con**cer as prá*icas de gestã* </line>
<line> aplicada* ao </line>
</par>
<par>
<line> de**nvolviment* d* p*odut* Esc*la e Samba, "Desfile", d* grupo especial do *io de Janeiro. </line>
</par>
<par>
<line> Na *rea de marketing, a </line>
<line> concepção </line>
<line> e definição do t*m*/enredo é feita após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ne*o*iação entre os possíveis patrocinad*res </line>
<line> e *i**tor *a*n*va*es*o. S* não conseguir o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> patr*c*ni*, os me*bros da diretoria da escola de samba de*in*m o conceito por eles mesmos. </line>
</par>
<par>
<line> Na área *e produç**, após a defini**o </line>
<line> do tema/en*e*o, que é c*nsiderado, *est* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, co*o a base p*ra a p**dução do pr*duto e *as fonte* de re*ur*os fi*ance*ros, é que </line>
<line> se *nicia o p**cesso *rodutivo no* barra*õ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na área de gestão </line>
<line> de *es*oas, as f*rmas m*is comuns de t*a*alhos desenvolv**os </line>
</par>
<par>
<line> *e*os cola*or*d*res </line>
<line> da es*ola de samba são em </line>
<line> equ*pe, mas existe al**m *ndi**d*al. E*iste </line>
</par>
<par>
<line> u*a profi**ionalização entre todo*. </line>
</par>
<par>
<line> Na área finan*ei*a, os recursos financeiros *êm </line>
<line> das cot*s d* TV; LIESA; </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*ef*itu*a do gov*rno e </line>
<line> d* estado; </line>
<line> projetos ince*tiv*dos * de patr*cíni* de enredos. * </line>
</par>
<par>
<line> capt**ão de p*trocín*o se in*cia l*g* após o Car*av*l e se es*ende at* meados de julho. Outras </line>
<line> fontes são pe*a *ea**z*ção de *hows e e*entos par*iculares; a venda de produtos com a marca </line>
<line> *a escola, tai* c*m*: bon*s e camise*as; a real**ação de eventos na quadra da esc*la; a venda </line>
<line> *ev. *SA, Teresi*a PI, v. 19, n. 1, art. 3, p. 39-*7, j*n. *02* www4.fsanet.*om.**/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. A. Mendo*ça, B. J. L. Mac*ado, M. G. M. Pe*xoto </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> de CDs com sa*b*s-enredo ** esc*la; a ven*a de fa*ta*i** para * participação no desfile * </line>
<line> *atr*cínios de empresas p*r*ei*as. Os trab*lhos segue* u* rígido cronograma. </line>
</par>
<par>
<line> Em rel*ção à co*unicação, o fluxo de informações e a *roca </line>
<line> d* conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> acontece* p*ra a* equipes e </line>
<line> nas eq*ipes entre os envo*vidos e co*tinuam**te de modo </line>
</par>
<par>
<line> in*orma* po* meio de redes so*iais. </line>
<line> Pode se dizer q*e *á indi*ativos de alinhamento, i*tegração na* decisões e confi*n*a. </line>
<line> *EFERÊNC**S </line>
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<line> *omo Refere*ciar este Artigo, con*orme A*NT: </line>
<line> MENDONÇA, M. C. A; MACH*DO, *. *. L; PEIXOTO, M. *. M. Práticas de *estão da Produ**o </line>
<line> do Prod*to Escola d* Samba: O Show Turístico do Carnaval Ca*ioca. Re*. FSA, Teresina, v.19, n. 1, </line>
<line> *rt. 3, *. 39-57, jan. *022. </line>
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<line> Contribuição *os Aut*res </line>
<line> M. C. A. Me*donça </line>
<line> B. J. L. M*c*ado </line>
<line> M. G. M. *e*xoto </line>
</par>
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<line> *) *oncepção e planejam*n*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e interpretaçã* dos *a*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascunho o* na re*isão crítica *o con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação da ver*ã* f*nal do ma*uscr*t*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T**esin* PI, v. 19, n. 1, a**. 3, p. 39-57, jan. 2022 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/re*ista </line>
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