Lito e Hernando: Análise Semiótica e do Discurso Sobre a Sexualidade no Episódio Especial de Natal da Série Sense8 / Lito and Hernando: A Semiotic and Speech Analysis About Sexuality in Sense8 Christmas Special Episode

Leonardo Rodrigues Maia, Luís Gustavo da Conceição Galego

Resumo


A série Sense8, produzida pela Netflix entre 2015 e 2018, exibiu um especial de Natal em Dezembro de 2016 no qual a relação homossexual entre dois personagens (Lito e Hernando) é apresentada de forma densa. Neste trabalho, discutiu-se essa relação utilizando uma análise cinematográfica das cenas, considerando elementos da gramática do cinema e o discurso dos personagens. As cenas selecionadas incluídas foram aquelas nas quais a relação entre Lito e Hernando era o foco. Nossos resultados indicaram um predomínio de planos mais fechados nas cenas em que questões como preconceito, aceitação e amor eram enfatizados no discurso dos personagens. Além disso, Lito e Hernando não são construídos a partir da perspectiva estereotipada dos homossexuais masculinos afeminados, fato este que pode promover a reflexão sobre as várias formas de se expressar a sexualidade.

 

Palavras-chave: Homossexualidade. Estereótipos. Diversidade Sexual.

 

 

ABSTRACT

 

Sense8 is a tv series, produced by Netflix between 2015 and 2018, featured a Christmas special in December 2016 in which the homosexual relationship between two characters (Lito and Hernando) is showed deeply. In this work, this relation was discussed using a cinematographic analysis of the scenes considering elements of cinema grammar and the verbal discourse of the characters in the scenes in which the Lito and Hernando relationship was the focus. Our results indicated a predominance of closed plans in the scenes in which issues such as prejudice, acceptance and love were the focus of the characters' speech. Furthermore, Lito and Hernando are not constructed from the stereotyped perspective of the effeminate male homosexuals, a fact that can promote the reflection on the various forms of expressing sexuality.

 

Keywords: Homosexuality. Stereotypes. Sexual Diversity.

.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALBUQUERQUE, G.A.; PARENTE, J.S.; BELÉM, J.M.; GARCIA, C.L. Violência psicológica em lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no interior do Ceará, Brasil. Saúde Debate, v. 40, p. 100-111, 2016.

BARRETO, R. C. V. “A HOMOSSEXUALIDADE EM FOCO: DISCUTINDO O PADRÃO MASCULINO DOMINANTE” [online]. [09-07-2018], pp 1-18. Disponível em http://www.ufrgs.br/nucleomulher/arquivos/homosexualidade em foco_rafael.pdf., 2008.

BESSA, K. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade. Cadernos Pagu, v. 28, p. 257-283, 2007.

BORGES, L.S.; CANUTO, A. A. A. Saindo do armário? Uma análise da produção discursiva sobre o grupo LGBT na mídia impressa em Goiás. Comunicação & Informação, v.16(2), p. 123-135, 2013.

BRAGA, I.F.; OLIVEIRA, W.A.; SILVA, J.L.; MELLO, F.C.M.; SILVA, M.A.I. Violência familiar contra adolescentes e jovens gays e lésbicas: um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1295-1303, 2018.

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 151-174, 2007.

BUTLER, J. El marxismo y lo meramente cultural. A New Left Review, v. 2, p. 109-121, 2000.

CASAL, E. B. México: el segundo país más homofóbico del mundo. Disponível em:http://www.etcetera.com.mx/articulo/M%C3%A9xico%3A+el+segundo+pa%C3%ADs+m%C3%A1s+homof%C3%B3bico+del+mundo/39953 . Acesso em: 05 jun. 2017.

COSTA, C.; MACHADO, M. R.; WAGNER, M. F. Percepções do homossexual masculino: sociedade, família e amizades”. Temas em Psicologia, v. 23 (3), p. 777-788, 2015.

CRUZ, B. S.; GALEGO, L. G.C. De um aperto de mão a um beijo roubado: análise semiótica de “Eu não quero voltar sozinho”. Revista Voos Polidisciplinar, v. 7, p. 118-132, 2020.

DARDE, V. W. S. A construção de sentidos sobre a homossexualidade na mídia brasileira. Em Questão, v. 14 (2), p. 223-234, 2008.

DIAS. A.T.B.B.B. Semiótica Peirceana: método de análise em pesquisa qualitativa. Revista Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p.884-895, 2013.

FRIGO, J. ZOCCHE, D. A.; VIDORI, J.; MARIN, S. M.; PRADO, G. P.; KLEIN, M. L. Políticas públicas de saúde frente às necessidades dos homoafetivos: reflexão da práxis de enfermagem. Brazilian Journal Of Surgery And Clinical Research, v. 6 (1), p. 28-33, 2014.

GALEGO, L. G. C.; PEREIRA, F. L. Planos, sequências e abstrações: a cinematografia e a educação. In: Formação de Professores: perspectivas teóricas e práticas na formação docente 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020.

GALEGO, L. G. C.; COSTA, S. C. A evolução biológica em produções audiovisuais na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Research, Society and Development, v. 10, p. 1-10, 2021.

GOMES, R.; FELIX, B. In the closet: a grounded theory of the silence of gays and lesbians in the workplace. Cad. EBAPE.br, v.17(2), 2019.

GILYADOV, A. Netflix more popular than youtube, cable TV among teens. Disponível em: . Acesso em: 09/07/2018, 2016.

IMDB. Sense8. Disponível em: . Acesso em: 09/07/2018.

KERN, F. A.; SILVA, A. L. A homossexualidade de frente para o espelho. Psico, v. 40 (4), p. 508-515, 2009.

MATSUURA, S. Brasil cultiva discurso de ódio nas redes sociais, mostra pesquisa. Disponível em: . Acesso em: 09/07/2018, 2016.

MERREL, F. A Semiótica de Charles S. Peirce Hoje. Ijuí, Ed. Unijuí, 2012.

MONTRESOL, E. C. O receptor das mídias digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 6 (2), p. 20-35, 2010.

MORAES, R. R. Juntos até o fim: afeto e ativismo de fã a partir da intertextualidade narrativa da série Sense8. Temática, v.14 (9), p. 114-127, 2018.

NETFLIX. Como funciona a Netflix? Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017.

PEREIRA, B.; AYROSA, E. A. T.; OJIMA, S. Consumo entre gays: compreendendo a construção de identidade homossexual através do consumo. Cadernos Ebape, v. 4 (2), p. 1-16, 2006.

PINO, N.P. A teoria queer e os intersex: experiências invisíveis de corpos des-feitos. Cad. Pagu, v.28, p. 149-174, 2007.

SANTOS, A.P.; GOMES, S.H.A. Comunidades gays do Orkut: encontros, confrontos e (re)construção de identidades. Comunicação & Informação, v. 15(2). p. 96-119, 2011

SANTOS, H.L.; MAIA, M.; TENÓRIO, L.; FERREIRA, M. Vidas em “armários”: um diálogo entre Teoria das Representações Sociais e as interações socioafetivas na perspectiva de gays e lésbicas em Recife-PE. Hum@nae, v.12(1), 2018.

SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo, Editora Contexto, 2011.

STRACZYNSKI, J.M.; WACHOWSKI, L.; WACHOWSKI, L. Sense8. Série televisiva, Netflix, 2015.

TREVISAN, J.S. Devassos no paraíso. 4ª Edição. São Paulo: Objetiva, 2018.

TURKE, N. H.; PAULA, C. P. de; MAISTRO, V. I. A. Relações de gênero e diversidade sexual: utilizando o cinema na desmistificação de tabus e preconceitos. Simpósio Internacional de Educação Sexual [online]. 2015. [04/06/2017]. Disponível em http://www.sies.uem.br/trabalhos/2015/636.pdf

VIEIRA, L.; DIAS, A. T. B. B. B. Análise semiótica de capa de livros didáticos. Comunicação & Informação, v. 17(2), p. 38-54, 2014.

VIRGENS, A. R. A. A homossexualidade no cinema brasileiro contemporâneo: o ponto de vista do mercado. Revista Universitária do Audiovisual [online], (2013), [05-06-2017], Disponível em http://www.rua.ufscar.br/a-ho mossexualidade-no-cinema-brasileiro-contemporaneo-o-ponto-de-vista-do-mercado/.

VITVASZYN, A. F.; MARINHO, J. A. G.; NUNES, M. S. Gênero e Sexualidade na série Sense8. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. [online]. (2016). [23/05/2017]. pp. 1-15. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2016/resumos/R50-1575-1.pdf.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.9.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)