<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.9. 3
</line>
<line>
Lito * Hernando: Análise Semiótica e do *i*curso Sob*e a *exual**ade no Episódi* *special de
</line>
<line>
N*tal da Série *ense*
</line>
<line>
L*to and Her*ando: A Semiot** and S*eech Anal*sis *bout S*x*ality i* Sense8 Christmas
</line>
<line>
Sp*ci*l Episode
</line>
</par><par>
<line>
Leona*** Rodrigue* Maia
</line>
<line>
Licenciad* em Ciênci*s Biológica* pela Universida*e F*deral do Triâng*lo Mineir*
</line>
<line>
E-m*il: leoro**iguesm*ia@*mail.com
</line>
<line>
Luí* G**tavo da C*nceição Galego
</line>
<line>
D*u*or em Gené*ica pela Uni*ersidade Estadua* Pau*ista Júlio de *esq*it* Filh*
</line>
<line>
Professo* As*o*iado I pel* Uni*ersidade Fede*al do Triângulo Mineiro
</line>
<line>
E-mail: l*is.galego@uftm.e*u.*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Avaliado pe*o sist*m* Triple Re*iew: Desk R*vie* a)
</line>
<line>
*elo *ditor-Chefe; e *) Double Blind Review
</line>
<line>
(a*aliação c*ga p*r *ois av*liadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramat*ca*, *ormati*a e de F*rmata*ã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Ma*a, L. G. C. Galego
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A *érie Sense8, pro*uzida pela Netfl*x **tr* 2015 e 201*, exibiu um es*eci*l de Natal em
</line>
<line>
*ezembro de *016 no qual a relação homosse*ua* en*re dois personagens (Lito e He*nando) *
</line>
<line>
apr*sentada de forma densa. Nes*e trabalho, *isc*tiu-se ess* relação utilizando uma análi*e
</line>
<line>
cinemat**ráfica das cenas, considerand* e**me*tos da gr**áti*a d* c**ema e o dis*urso d*s
</line>
<line>
person*gens. As cena* s*lecion*das incluídas foram aque*a* n*s quais a rel*ção entre Lito e
</line>
<line>
*e**a*d* *ra o foco. Noss*s resultados indi*ar*m um p*edomíni* de planos *ais fec*ados
</line>
<line>
nas cenas em que questões como pre**nceito, aceitaç*o e amor eram enfatizados *o *iscurso
</line>
</par><par>
<line>
*os person*g*n*. Além disso, Lito e Hernando não *ão const*u*dos a partir
</line>
<line>
da persp*ctiva
</line>
</par><par>
<line>
e*t*reotipada dos homossexu*is m*sculinos a*em*nados, fato *ste que pod* promov*r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
re**exã* s*b** as vári*s fo*m** de s* exp*e*sar a *exua*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*r**-chave: H*mosse*ualida**. E*tereótipo*. Diversidade Sexual.
</line>
</par><par>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
Sense8 is a tv series, produced b* Netflix between 2015 and 20*8, featured a Christmas
</line>
<line>
special in *ecemb*r 2016 in which the hom*sexual re*ati*nship *e*ween *wo characters (Lito
</line>
<line>
and **rna*do) is showe* deeply. In thi* work, this relation was discussed usin* *
</line>
</par><par>
<line>
cinematographic *nalysis
</line>
<line>
of the scene* consi*ering elements of
</line>
<line>
*inema grammar and the
</line>
</par><par>
<line>
verbal d*scours* of t*e characters in the sce*es in wh*ch the Lito *nd Hernand* rela*ions*ip
</line>
</par><par>
<line>
was *he focus. Our results in*icated a predomina*ce *f closed plan* in the
</line>
<line>
scenes in whic*
</line>
</par><par>
<line>
issues such *s prejudice, ac*eptance and lo*e were the focus of
</line>
<line>
t** characters' s*eech.
</line>
</par><par>
<line>
Further*ore, Lito and Hernando *r* not
</line>
<line>
co*s*ructed from the stere*typed per*pective of the
</line>
</par><par>
<line>
eff*min*t* *ale homosexual*, a fact *hat can pr*mote th* reflection on the vari*us *o*ms o*
</line>
<line>
expressi*g sexuality.
</line>
<line>
Keyw*rd*: Homo*exuality. St*re*type*. Sexual D*ve*sity.
</line>
<line>
.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 18, n. *, *rt. 3, p. 47-63, set. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e Herna*d*: Análise Semiótica e do Di*curso Sobre * Sexualidade *o Episód*o Especial
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* internet é um* mídia *igital que agrega n*vos m*do* de s* consumir e s* produz*r
</line>
<line>
con*e*dos (MONTRES*L, *01*). A *acil*dade de ac*sso possi*ilitou *m grande e*paço para
</line>
</par><par>
<line>
que as mídias *ossem mais *opulari*adas, incluindo produç**s audiovisu*is
</line>
<line>
que er*m,
</line>
<line>
até
</line>
</par><par>
<line>
então, restritas à mídia televi*iva e a sua v*icula**o e* horários pré-d*termin***s pela *rade
</line>
<line>
de p*ogramação das emi*sora*. A* empres*s, *ue *nte* perm*n*ciam apenas em rede fechada
</line>
</par><par>
<line>
de te*evisão, hoje es**o oferecendo seu* conteúdos
</line>
<line>
p*ra a*esso o**i*e devido ao *rande
</line>
</par><par>
<line>
púb*ico que prefere *ce*sar os produtos midiático* seg*ndo sua* volições e n*cessidade*. *ssa
</line>
</par><par>
<line>
hib*idizaçã* das mí*ias televisiva e Internet prop*ciou u* *spaço para o *lores*i***t*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
empr*s*s que o*erecem cont*údo* to**lmente onl*ne. Uma dessas empresas é a ameri*an*
</line>
<line>
Ne*flix, com mais de 80 milhões de *ssinantes p*lo mundo e está em prim*i*o l*gar *m acesso
</line>
<line>
po* ad*les*e**es, contando co* 3*% desse público e supe*ando até mesmo o YouT*be * a *V
</line>
<line>
a cabo (*ILY*DOV, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A **tf*i* é uma empre*a *e streaming
</line>
<line>
que
</line>
<line>
di*pon*****za um gr*nde acervo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produçõe* audiovisuais, dentre elas Sense8 (STRA**YNSKI et al., **1*). A série *oi exibi*a
</line>
<line>
o*igi*a**ente e*t*e 2015 e **18 e contou *om duas temporadas or*anizadas e* *m t*t*l de
</line>
<line>
*4 episódios (22 reg*lares e do*s esp*ciais) e seu e**erramento p*ovocou gran*e comoção d*s
</line>
<line>
fã*, so*r*tu*o em virtude das **m*ticas sobre di*e**idade s*xual *ue f*ram abo*dada* *e*a
</line>
</par><par>
<line>
série (MOR**S, 2018). * *rodução é caracteri*ada com* fi*ção dramá*ica e foi escrit*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produzid* por Lilly e L*n* Wa*how*ki e por J. *icha*l Straczynsk*. * e**edo da n*rrativa é
</line>
</par><par>
<line>
constru*do a pa*tir *e oito pers*nagen* q*e
</line>
<line>
e**ão co*ectados mentalmente * com*artilham
</line>
</par><par>
<line>
sent*m*nto* e hab**idades,
</line>
<line>
a de*peito ** não s* *onhecer*m *is*c*mente e
</line>
<line>
nem
</line>
</par><par>
<line>
comparti*harem um mesmo es**ç* geog*áf*co, u*a
</line>
<line>
v*z
</line>
<line>
que cada um *el*s e*tá em
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
ci***e difere*te, a maiori* del*s em países diferentes (IMDB, 2017).
</line>
<line>
Sense8 discut* vári*s questões importantes, dent*e as quais destaca-se a *iversidade
</line>
<line>
cultural *etafori*ada pelo contexto *o q**l cada u* d*s pers*nagens *xiste (Fi*ur*s * e *):
</line>
<line>
a) Cap*eus "Van D*mme" (*m* Amee*), um motorista de v*n em Nairóbi, Qu*nia; b) **n
</line>
</par><par>
<line>
Bak (**o*a Ba*), *ilha de *m
</line>
<line>
*oderos* empresário de Se*l, C*réi* do *ul, al*m d* vice-
</line>
</par><par>
<line>
presidente e diretora fina*cei**
</line>
<line>
d* empresa; c) Nomi M*r*s (Jamie Cl**ton), mulher
</line>
</par><par>
<line>
trans*ênero ativi*ta e hacker que m**a em São *ra*c*sco, E*tados U*id*s; *) Kala Da*dekar
</line>
</par><par>
<line>
(Tina Desai),
</line>
<line>
f*rmacêu**ca e
</line>
<line>
dev**a Hin*u que vive e* M*mbai, Índ*a; e) Riley Bl*e
</line>
</par><par>
</page><line>
(Tuppenc* Mi*dleton), DJ *slandes* que m*r* e* Londres, *nglaterra; *) Wolf*ang Bogdanow
</line>
<line>
(Max Riemelt), serr*lheiro e arr*mb*dor *rof*ssional d* cofre* em Be*lin, Alemanha; g) Will
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 18, n. 9, art. 3, p. 4*-63, set. 2021 www4.f*anet.c**.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Maia, L. G. C. *ale*o
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
Go**ki (Brian J. Smith), po*ici*l de Chi**go, Estados U*idos; h) Lito *odriguez (Migu*l
</line>
<line>
*ngel Silves*re), a*o* *amoso qu* esconde sua homos*exualidad* e viv* na *ida*e do México,
</line>
<line>
Mé*ico.
</line>
<line>
**gur* 1 - Os oito Sense8.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Di*poní*el em: <h*t**://www.pinterest.co.kr/pin/72170190901021793*/>, acesso em
</line>
<line>
*0/ 08/ 2021.
</line>
<line>
*ifer*ntes mino*i*s sã* retratad*s em Sen*e8, *entr* *las *quelas cons*ituí*as **los
</line>
<line>
ho*o*sexuais. N*ss* sentido, destaca-se, na série, o casal homoafeti** m*sculino c*n*titu*do
</line>
<line>
por Lito Rodrigu*z, um dos sense*, e Her*a*do F**n*es (interpretad* *or *lfonso He**e*a).
</line>
<line>
A *o*ossexua*ida*e *ess* casa* é retrat*da na s*rie, especialmente na *rimeira tempo*ada,
</line>
<line>
como *lgo que deve s*r "escondi*o" da soci*dade, um* *ez que Lito é um a*or m*xicano que
</line>
<line>
*nterpreta perso*agens viris * máscu**s, o que não seria compatível, segundo a percepção do
</line>
</par><par>
<line>
seus **odut*res, *om u*a pessoa gay. Essa metalingua*em pre*ente na série compatível é
</line>
<line>
com uma da* per*pe*tiv*s da *ídia, apr*sentada por Borg** e Can*** (2013, p. 1*4) "como
</line>
</par><par>
<line>
um luga* *e m*nutenção e r*tificação
</line>
<line>
d* sentidos homog*neizantes que i*pedem o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, v. 18, n. 9, ar*. 3, p. 47-63, se*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e Hernand*: Análise *emi*tica e do Discurso So*re a Sex*al**ad* no Epis*di* Especial
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
r*con*ecimento da plural**ade existente no mun*o", d* forma
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
gays não poder*am ser
</line>
</par><par>
<line>
*ásculos * ho*ens másculos n*o p*deriam ser gays. Essa construção *o ser g*y
</line>
<line>
es*á *m
</line>
</par><par>
<line>
con**nânci* c*m a* pressões do* *odelos heteronormat*vo* a que os gays estão exp*s*os
</line>
<line>
(SANTOS; GOMES, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
F**u*a * - Localida**s geog*áficas de cada *m d*s oito Se*se8.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*apta*o a partir de < https://www.pinterest.co.kr/pin/721701909010*17*30/>, ac*sso
</line>
<line>
em *0/*8/2021.
</line>
<line>
Ou*ra *erspectiva da míd*a, també* *presentada por B*r*es e Ca*uto (2013), é que
</line>
<line>
*la possibi*itari* a ressig*ificação de parad*gma* e *o p*oibido, além *e *romover *stratégias
</line>
</par><par>
<line>
de resist*ncia a grupos minoritár*os. *ssa
</line>
<line>
*er*pectiva é c*ncordant* com a *erspectiva de
</line>
</par><par>
<line>
homoss*xua*idade discutida po* Ke*n e Silva (2*09), *ue propõem que a sexualida*e huma*a
</line>
<line>
não é algo a ser tratado de forma in*ividual e rest*i*a, n* sentido da pesso* qu*rer lutar *el*s
</line>
<line>
seus direito*; é alg* *u* *brange muito mais que um ind*víduo, é uma real *ondição humana,
</line>
<line>
social e políti*a.
</line>
<line>
D*rde (2008) *firma que, para a construção de um* socied*de m*is just*, * nec*ssária
</line>
</par><par>
<line>
a *e*constr*çã* de u* dos maiore* tabus e*i*te*tes *a humanidade: a ho*ossexualidade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
\anormal\, um desvio sexual, d*e*ça, p*cado, de*equ*líbr*o emocio*al, e outr*s *enominações
</line>
<line>
com esse cunho nega*iv*. A* inf*rmações que sur*em na socieda*e s*o *ei*ula*as p**os
</line>
<line>
*eios de co*uni*ação e pelas mídias, *ue transmitem as notíci** de acordo *om estratégia*
</line>
<line>
Rev. ***, Teresin* PI, *. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. *021 www*.fsanet.com.*r/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. *aia, L. G. C. *aleg*
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
que podem repre*entar discursos heg*mônico*, de mod* estimular a populaçã* a "criar" a
</line>
</par><par>
<line>
suas próprias perce*ções do qu* está sendo retrat*do (DARDE, 2008). *rat*r
</line>
<line>
co*
</line>
</par><par>
<line>
nat*ralidade a**untos que são g*andes tabus sociais é um* forma pela **al a* mídias p*dem
</line>
<line>
constr*ir *s relaç*es de gê*ero e sexualidade na *tualidade, poré* deve-s* r**sa*tar *ue pa**
</line>
<line>
essa perspectiv* nat**alizante dos sujeitos, as mídias freq*entemente adotam p*drões
</line>
</par><par>
<line>
heter*normativo*, nos quais cas*i*
</line>
<line>
homossex*ais i**ais sã* r*trata*os como monogâmicos,
</line>
</par><par>
<line>
não *f*m****os, po*tadores de poder ec*nômico, *m u* contexto no qual os *eter*s*exuais
</line>
<line>
são tolerantes e o* ho*ossexua*s, t**era*os (DARDE, 2008).
</line>
<line>
Desta form*, o pre*e*te trabalho teve como *bjeti*o pri*cipal anali*a* a e**ress*o da
</line>
</par><par>
<line>
*exualidade do casal homossexual masc*lino *a Sense8 (Lito * Herna*do) a partir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c**em*tografia
</line>
<line>
de ce*as da série, além *e se discutir paralelos exi*tent** entre ficção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
realidade na c*n*tru*ão des*a relação homoafetiva.
</line>
<line>
2 *ETODOLOG*A
</line>
<line>
O presente trabal** foi desenv*lvido por meio de pesquisa qualitati*a na qual o
</line>
<line>
corpus utilizad* foi obtido a partir da se*eção de cenas do episód*o espe*ial de Natal d* s*r**
</line>
</par><par>
<line>
*ens*8
</line>
<line>
(WA*HOWSKI,
</line>
<line>
2*16) que apresentavam questões relativas à
</line>
<line>
homoss*xu*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
Esse episódio f*i e*colhido em virtude do enfoqu* *m uma da* ***r*tivas *e* a tr*nsformação
</line>
</par><par>
<line>
d* *elação ho*oafeti*a secre*a d* Lito e Hernand* em algo amplamente divu*gado
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
m*dias. Além disso, a *strutur* n*rrati*a em três atos, em *m único episódio, típica de curtas
</line>
<line>
e lo*gas m*trag*ns per*ite *ma análise d* começo, m*io * fim dessa história.
</line>
<line>
U*a vez selecionadas as cen*s, fo* *ealizada a t*ans*riçã* de*u*a*a de *a*a uma delas
</line>
<line>
(ma*erial suplem**tar), de*cre**ndo além dos *iálogos t*aduzidos para o *ortugu*s, os
</line>
<line>
el*mentos cinematográficos (p*a**s, ilumina*ão, ang*lação de *âmer*, e*c.) com os quais elas
</line>
</par><par>
<line>
foram cons*ru***s, segundo
</line>
<line>
critérios *presentados por Gal*g* e Pereir* (2020) e
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
apli*a**o a*resenta*a por Cr*z e Galego (202*) e Gal*** e Costa (*021), na
</line>
<line>
qual são
</line>
</par><par>
<line>
util*zadas
</line>
<line>
tr*s categorias de *nális*, i**piradas na semió*ica
</line>
<line>
de *e*rce: primeirida*e,
</line>
</par><par>
<line>
secun*idade e te*ceiridade.
</line>
<line>
As cate*orias de análise foram ajus*adas ao corpus por meio da pr*posta de anális* de
</line>
<line>
text*s verba*s e n*o verbais de Di*s (201*), e *ua aplic*ção por Vieira e Dias (2*1*). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
c*so, a p*im*iridade refere-s* ao nível mais imedi*to do s*ntido ge*ad* pelo objeto; para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
noss* corpus, c*nsid*r*mos os
</line>
<line>
di*erent*s
</line>
<line>
el*mentos da gramática ci*e*at*gráfica (p*anos,
</line>
</par><par>
<line>
*nquad*amentos, iluminação, etc.) o* qu*is aqui deno*i*amos *e índic*s; e* rel*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, *et. 2021 www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e Hernand*: A*álise Semiótic* e do Discurs* Sob*e a Sexuali*ade n* *pisódio Especial
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
secu*didade, o se*tido é **rado *a relação do ob*eto com o sujei*o, aqui denominada
</line>
<line>
narrativa; por f*m, a terceiridad* refere-se à geração do sentido a partir da rela**o do **jeto
</line>
<line>
com o mundo, a qual n*s a**i den*minamos contexto.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados da análise semiótica e sua relação c*m o* d*álo*os
</line>
<line>
das cenas fo*a*
</line>
</par><par>
<line>
então con*ron*ados com as construções culturai* brasileiras a respeito da hom*ssexu*l*d*de e
</line>
<line>
discut*do* em uma perspectiva *tnográfica.
</line>
<line>
* *ESULTAD*S * DISCUSSÃO
</line>
<line>
* homo**exualidade foi foco *e *eis cenas do episódio esp*cia* de natal de Sense8;
</line>
</par><par>
<line>
Essas ce*as ap*esenta*am dife*entes planos de
</line>
<line>
enquadramento utilizados
</line>
<line>
no episódio
</line>
</par><par>
<line>
"Especial de Na*al"
</line>
<line>
de Sense8, que inc*uem os f*ch*dos (de*a**e, c*ose-*p e médio) e os
</line>
</par><par>
<line>
abertos (americano, co*junt* e geral). Hou*e um *re*o*ínio de planos fechados, sobr*tud*
</line>
<line>
c*os*-ups (4*%) * mé*ios (22%), sendo q*e a so**tória d*s planos *ai* abert*s representou
</line>
<line>
menos de *0% **s tomadas.
</line>
<line>
A prime*ra c*na retrata * exposição de uma foto rev*la*or* da intimidade de Lito e
</line>
</par><par>
<line>
*ernando d*rante uma a*la deste na Universidade em que *le tr*balha. *á, ne*sa cena,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empr**o de dive*sos *lanos de enqua*ramento e o efei*o da angulaçã* e da ilu*inação. O
</line>
</par><par>
<line>
**quadrame*to close-up, que
</line>
<line>
é
</line>
<line>
muit* util*za*o *uran*e t*da a cena, permite p*rceber
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*moçã*
</line>
<line>
que Her**ndo está sentin*o
</line>
<line>
e *sso *ri* uma e*pat*a co* o persona*em, u*a
</line>
</par><par>
<line>
sensação de i*tim*dade,
</line>
<line>
de se colo*ar *o lugar dele e se*tir o mesm* que ele sente. * c*na
</line>
</par><par>
<line>
permite um e*ercício de alterid*de, uma *ez que o expecta*or sente-se praticam**te na me*te
</line>
<line>
de **rnando.
</line>
<line>
Os p*anos *édi*s, inte*calados co* pla*os c*njuntos em enquadra*e*to s*bje**vo,
</line>
</par><par>
<line>
sã* ut*liz*dos em
</line>
<line>
cons*nân*ia com * *om
</line>
<line>
de s*riedade nas *alas e *mpli*m **pressão do a
</line>
</par><par>
<line>
expe***dor
</line>
<line>
e* vivencia* * experiênc*a de Hernando. Além d*sso, as *ng*l*ções em *â**ra
</line>
</par><par>
<line>
baixa e*altecem H*rnando, de f*rma a nos remeter que
</line>
<line>
ele cons*gue, me*mo em meio
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*umilh*çã*, reverter a situaçã* de ex*osiç*o de sua intim*da*e e provocar uma re*lexão sobre
</line>
<line>
o prec**ceito relacionado *o amor en*re doi* homens.
</line>
<line>
O d*scurso proferi*o por Hernando f**nte à situação, *ssoc*a** aos *l*m**tos
</line>
</par><par>
<line>
*ine***ográficos utili*ados na
</line>
<line>
cena, desencadei* *m processo
</line>
<line>
de su*eração do pre*onceito.
</line>
</par><par>
<line>
A* final d* Cena nº 01, ap*s o discurso de Hernando, L*to entra na ce** e deixa claro que eles
</line>
</par><par>
<line>
e*tão juntos nesse process* de s**eração. * utilização de plano* detalhes nessa cena
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fu*damental para a *erc*pção de*sa cumplicidad* e **ssa forte
</line>
<line>
li*ação entre esses
</line>
<line>
doi s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2021
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Maia, L. G. C. Ga**g*
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
*erso**gens, enfatizada pela *ti*ização de planos detalhes. *erna*do, poeticam*nte, pro*e*e:
</line>
<line>
"você vê exatamente aquilo qu* vo*ê quer ver [...] por*ue * a* que a rela*ão entre suje**o e
</line>
</par><par>
<line>
obj**o *e inverte. A re*íproca se torna
</line>
<line>
verdadei*a. * o qu* foi vi**o... Agora revela
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
observador. Por*ue o
</line>
<line>
*bserv*dor e*contr* *ã* apenas a beleza, mas também
</line>
</par><par>
<line>
superficia*i*ade, feiur*, confu*ã*, preconc*i*o. Ou seja, o *bservador s*mpre verá * que quer
</line>
</par><par>
<line>
v*r [...]". O argumento de Herna*do
</line>
<line>
f****e aos com*ntários da cl*sse *et*foriza o que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
homofob*a tent* *or vezes camuflar: o autojulg*mento do preconceituoso **ante da*uilo qu*
</line>
<line>
* i*c*moda em si mes*o. De fato, *arret* (2*08) *f*rma que a **clusão ocorre s*mp*e que
</line>
</par><par>
<line>
ide*tidades estão ligadas ao pap*l re*resen*a*iv* social
</line>
<line>
e pelo rec*i* de sofrer a*gum
</line>
</par><par>
<line>
preconce**o, as pes*oas ocul*** sua verdadei*a **ent**ade *ara poder partic*pa* de um grupo
</line>
<line>
s*cial; logo, o ser *umano, de um modo geral, tent* *e encai*a* em "p*dr*es", contradizendo
</line>
<line>
sua própri* natureza, pois é o caminho "mais fá*i*". O process* de se recon*ecer no comum é
</line>
<line>
*enos desgas**nte do que contr*dizê-lo, mesmo que *or *ezes *sso resulte em um eclipse do
</line>
<line>
qu* v*cê de fato é.
</line>
</par><par>
<line>
A renegação da sua
</line>
<line>
própria n*turez* pode resultar
</line>
<line>
*m ** sujeito que se *ut*mutil*.
</line>
</par><par>
<line>
*o*ém, apesar *esse pro*esso produ*ir uma m**ela*e* do sujeito em *rol *e u* padrão pré-
</line>
<line>
definid* * o seu sofrimento p*la abnegação, é po*sível que o in*ivíduo *up*re esse está*io e
</line>
<line>
b*sque a autoaceit*çã* e, com ela, o fortalecimento pa*a enfre*tar qualquer tipo de sofrimento
</line>
<line>
advindo da ex*re*sã* de sua própria natureza, que é algo sentido e *ão escolhi*o. Herna**o
</line>
</par><par>
<line>
afirma que "se você aceita *s s*us
</line>
<line>
defeitos, nã* t*m com* ni*guém te of*nder co* eles".
</line>
</par><par>
<line>
Claro, aq*i *ão estamo* *rata*do a homoss*xualidade *o*o defe*to e *em assim o deseja*os;
</line>
</par><par>
<line>
o intuit* é o contrári*, ou s*ja,
</line>
<line>
entendermos
</line>
<line>
que ser homossexual tão n*rma* quanto ser é
</line>
</par><par>
<line>
heterossexual; a diferença é que *m é mal com*r*endido e* v*rtude da *mposição do o*tro.
</line>
</par><par>
<line>
Costa, M**hado e Wa*n*r
</line>
<line>
(201*) e Frigo et al. (2*14) afirmam qu* revelar * orientação
</line>
</par><par>
<line>
sexual causa pa*or em relação a com* tal *at* será recebido pela f*mília e *am*ém *el*
</line>
<line>
sociedade, pois existe ainda *m* an*ústia em *rustrar a construção s*cio*ult*r*l, sendo assim,
</line>
<line>
* ho*em heter*ssexua* *everia s* r*afirmar em u*a sociedade racional**adora, patri*rcal,
</line>
</par><par>
<line>
higieniz*da ded*cad* a e
</line>
<line>
banir qualquer tipo
</line>
<line>
de a*e*ça adv*nda *e
</line>
<line>
grupos minor*tár*os,
</line>
</par><par>
<line>
reforçand* os pad**es h*t***norm*tiv*s *igen*es.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
partir da segu*da cen*, a mídia é retratada como a
</line>
<line>
principal respons*vel p*r
</line>
</par><par>
</page><line>
d*sseminar notíc*as sobr* a homos*exu*li*ade de Lito e, por cons*quênc*a, a invasão da sua
</line>
<line>
privacidade. Lito é fam*so pelas produções cinematogr*fica* *as quais seus personagens são
</line>
<line>
h*terossexuais, viris e sex symbol para mulheres. O est*anhamento pro*ocado *elo
</line>
<line>
"*arad**o" e*tre **rsonage*s viris/Li*o gay retrata a hegemonia do pensamento machista no
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 18, *. *, art. 3, *. 47-63, set. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e Her*ando: A**lise Semió*ica e *o Disc**so So*re a Sexualidade no *pisódio Espe*ial
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
qual
</line>
<line>
homens cisgênero s** *iris e heter**sexuais, com
</line>
<line>
a
</line>
<line>
sexualidade *e*firma*a
</line>
</par><par>
<line>
consta*te*ente. No contexto da séri*, a imagem
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Lito enquanto "galante*dor" e
</line>
<line>
"home*
</line>
</par><par>
<line>
cobi**do pelas mulher*s", é transformada para a de "o promí*cuo" e "o imor*l" durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exposiç*o de sua homosse*ua**dade para a soc*edade.
</line>
</par><par>
<line>
A cena apresent*, ainda, * "saíd* do arm*rio" do personagem. A "saíd* d* armário" é
</line>
</par><par>
<line>
o processo d* aceitação de sexualidade pel* pr*prio indiví*uo e par* os demais (famílias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*mi**s) que é car*ct*rizado
</line>
<line>
com* um rit* de passagem significativ* p*ra *ndiví*uo* que
</line>
</par><par>
<line>
estão no *rocesso de constr**r su* i*entidade h*mos*exual; é ness* fase
</line>
<line>
que se aprende
</line>
</par><par>
<line>
va*ore* e comportame*tos qu* a *ultura gay possui, ass*m co*o é um processo no qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identi*ade h*mo*sexual é *evelada tan*o para
</line>
<line>
si como p*ra * soc*edade (PERE*RA;
</line>
</par><par>
<line>
*Y*OSA; O*IMA 2006).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
segunda
</line>
<line>
cena
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
co*st*uíd*
</line>
<line>
majo*i*ariame*te
</line>
<line>
por
</line>
<line>
close*-up,
</line>
<line>
planos
</line>
</par><par>
<line>
*inemato*r*ficos que e**atizam a intim*dade do personagem,
</line>
<line>
*ornando o e*pec**dor alguém
</line>
</par><par>
<line>
próximo, segui*o
</line>
<line>
de plan** médios
</line>
<line>
qu* c*ra*teriza* o* mom*ntos
</line>
<line>
de serieda*e e tensão
</line>
</par><par>
<line>
presentes na cena. As falas ob*erv*das nessa cena ilustra* * "*uti*g", o "sa*r do armário", e
</line>
<line>
as *o*se*uências dessa tomada de decisão. Lito se conec*a * Nomi, a personagem transexu*l
</line>
</par><par>
<line>
da série, po*s amb*s ap*esentam questões sobre
</line>
<line>
s*as ide*tida*es sexua*s. A que*tão do "se
</line>
</par><par>
<line>
as*umi*
</line>
<line>
*ay" pr*domina*t* na *e*a. Ques*ão es*a que *em é cogitada é
</line>
<line>
por um i n** ví duo
</line>
</par><par>
<line>
*e*erossexual, q*e nunca a*sume essa co*dição, e nem * colocado "no armário". Turke, *aula
</line>
</par><par>
<line>
e M*ist*o (2015) co*stata*am *ue
</line>
<line>
a comun*dade
</line>
<line>
LGBTQI+ sof*e um tipo de
</line>
<line>
agressão
</line>
</par><par>
<line>
c*amad* de prec*nceito velado,
</line>
<line>
n* qual os comportamentos a*esar de **o ace*tos, *as são
</line>
</par><par>
<line>
em alguma m**ida tolerados.
</line>
</par><par>
<line>
A autoaceitação * uma et*p* fundamental no process* *e "sair do armá*io", situação
</line>
<line>
vivida publicamente por Lito n* série. Sobr* * autoaceitaçã*, Fr**o et al. (2014) ponde*am
</line>
</par><par>
<line>
que desde
</line>
<line>
ce*o *
</line>
<line>
ho*os**xu*l inc*rpo*a em *uas prá*icas **tidianas * a*it*de de se
</line>
<line>
calar
</line>
</par><par>
<line>
q*an*o a s*a sexualidad* para ser aceito na socied*de e ser excl*ído do *ol de pessoa* q*e são
</line>
</par><par>
<line>
ob*eto de julgamento* e
</line>
<line>
*reconceitos. A autoa*e*tação p*de promov*r a supera*ão de**e
</line>
</par><par>
<line>
es*ad* de "s* c**ar", experiência es*a vivida por Lito.
</line>
<line>
L*to também se c*necta a *utra sense*: *ala. Os diálogos entre os se*se8, e*quan*o
</line>
</par><par>
<line>
Kala *nter*ge com marido, ilust*a* o posicionam**to o
</line>
<line>
dela em *el*ção ao precon*eit*
</line>
</par><par>
<line>
s*fri** por Li*o,
</line>
<line>
que não entende o porquê uma man*festação de a*or sof*e* t*manha
</line>
</par><par>
</page><line>
retaliaç*o da **ci*dade. A reação da mídia da socieda*e em relação a Lit* é esperada, e e
</line>
<line>
se**ndo Tu*ke, Paula e Ma*st*o (2015), as quest*es so*re sexu*lidade incorpor*m v*lores ou
</line>
<line>
conce*tos f**had*s, pré-con*truídos e *ompa**ilh*dos pelas insti*uições sociai*. *ito ainda
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 4*-63, set. *02* www4.*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Maia, L. *. C. Galego
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
r*ssalta sua conste*nação di*nte da *it**ção: "[...] Por
</line>
<line>
que isso é *ot**ia? Qu*m se
</line>
<line>
importa
</line>
</par><par>
<line>
co* *uem eu transo?". *ala complementa: "Esta*os no S*culo XXI, *ente". A quest*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"ser ga*" nem dever*a ser pauta, c*nsid*ra*do o q*anto te*a é d**ati*o, *nc*usive pel*s o
</line>
<line>
m*dias. Porém, co*forme apontado por Virgens (2013), a homoss*xual*dade ainda é um tabu
</line>
<line>
da socieda*e, e t** *abu tende a pe*passar para os mais diversos campos sociais, incidindo até
</line>
<line>
m*smo na arte.
</line>
<line>
A *arra*iva d* t*rc*ira cena é cara*terizada p*lo pro**sso de *utoac*itaç*o de Lito,
</line>
<line>
no qual o sentimen*o de a*ívio do p**sonagem é escancarad*. Pere*ra, Ayrosa e *ji*a (2006),
</line>
<line>
em sua pesquisa *obre estigma*, con*umo e *dentidade gay, con*t*taram que os indivídu*s
</line>
</par><par>
<line>
gay* entrevista*os por eles de**revem sua vivência em dois **ndo*, antes e dep*is
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
criarem *ua identid*de homossexua*. O *rimeir*, ca*acterizado po*
</line>
<line>
uma *ea*i*ad*
</line>
</par><par>
<line>
influenci*da pelos p*dr*es h*teron*rm*t*vos, e o último, pela superação desses p*dr**s. Es*e*
</line>
</par><par>
<line>
padrões heteron*rmativos *onside*am a heterossexualidade única sexualidade *
</line>
<line>
possível e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
homoss*xualidade seria c*ntrária à "n*t*ral*d*de imposta" e, por**nto, *ão *eve*ia ser aceita
</line>
</par><par>
<line>
*oci*lmente
</line>
<line>
(**BUQUER**E *t al., 2016). A despeito dessa pressão contrária
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
homoss**ualidade, T*evis*n (2018) a*irma que a iden*idade
</line>
<line>
do i*di*ídu* *omossex*al
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
cons**idada e
</line>
<line>
construída após a aut*aceitação do indi*íduo e pode ser refor*ada *u*ndo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gru*o social imediato (família,
</line>
<line>
ami**s, *tc.) no q*al o i**ivíduo tr*nsit* também o aceita,
</line>
</par><par>
<line>
***mo *ue uma e*fe*a soci*l mais ampla (tr*balh*, *airro, et*.) o rejeite.
</line>
<line>
A ide*tid**e ho*o*sex*al surge, nesse contexto, como opos*ção * se*ua*idade
</line>
</par><par>
<line>
h**e**s*exual
</line>
<line>
dominante, *endo construída * p***i* d* questõ*s
</line>
<line>
cultu*ais sociais ela
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionadas (S*NT*S; GOMES, 2011). Nesse contexto iden*itário, a Teoria Quee*
</line>
</par><par>
<line>
questiona a exi*t*nc*a de uma única *dentidade sexual (*eterossexu*lidad*), afirma e
</line>
<line>
q**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
homossexual*d*de é u*a ou*ra possibi**d*de de relaci*namento qu* dev* s*r a*eita
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
res**itada c*mo outra *os*ibilidade de *e viver a *exu*lid*de (BUTLE*, 2000, 2007; PINO,
</line>
<line>
2007; SANTO*; GOMES, 2011).
</line>
<line>
*ssa questão é *ef*rçada n* terceira cena: *s pess*as que *ra*al*am com *ito
</line>
<line>
prop**m que ele *sconda a sua *exualidade e argumenta* qu* mentir é *m comp*nente
</line>
<line>
*und*mental da *rof*ssão de ato*. Seg*ndo o *a*ioc*n** do* prod*t**es d* Lito, ment** so*re
</line>
<line>
ser gay não seria u* p*oblema. L**o, por s*a vez, d**onstra que já se acei*ara como in*ivíduo
</line>
<line>
gay *e maneira que ag*ria **nforme seus princípios, independen*e d** opiniões da míd*a, dos
</line>
<line>
p*odutore* e mesmo dos s*us fãs. A autoaceitação da **m*ssexuali*ade aqui é car*cterizada
</line>
<line>
pel* compr*ensão do ser o que é, e q*e ser di*e*ent* não significa ser infer*or e *ue o d*sejo
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esi*a, v. 18, *. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2*21 www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e *e*nan*o: Análise Sem*ót*ca e do Discurso *obre a **x**lidade no Episódio *special
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
por pes*oas d* mesm* sexo é somente uma das m*ltip*as facetas que constit*em o ser
</line>
<line>
humano.
</line>
<line>
A t*r*eira cena i*ici*-se com *ma p*rsonage* dizendo q*e Lito ser gay era a*enas
</line>
<line>
um problema de imag*m e qu* ninguém poderia *rovar a veracidade d* foto que esp*l*aram
</line>
<line>
de*e com *ernando. *utro p*rsonagem afi*ma que o *mportan*e é que todos enten*am qu* a
</line>
<line>
foto * violação de priv*cidade e que a m**culinidade do ato* não deveria ser questi*nada *m
</line>
</par><par>
<line>
vi*tude dos personagens "machões" que ator interpreta. A homossexuali*ade de L*to não o
</line>
</par><par>
<line>
s*r*a economicamente inter*ss*nte par* a
</line>
<line>
produ*ora,
</line>
<line>
po*s *erderi* *inheiro e con*ratos.
</line>
</par><par>
<line>
Por*m, *ito demo*stra estar can*ado de viver
</line>
<line>
mentiras e **ta* di*posto a assumi* *ua
</line>
</par><par>
<line>
identidade *omosse*ual, *ue é des*acado com as seguintes o
</line>
<line>
p*rgu*tas v*n*as
</line>
<line>
da *r*du*ão:
</line>
</par><par>
<line>
"Isso é fala de *lgum filme?", "Você é ator. É pa** pa*a viver me*tiras".
</line>
<line>
*m in*ivíduo homoss*xual p*de, por v*zes, *ante* sua orienta*ão "*ormente e*
</line>
<line>
al*umas sit*ações so*iais (P*REI*A; AYROSA; OJI*A. 20*6). Lit* a*ivava sua identidade
</line>
<line>
homossex*al quando estava a sós *om H*rnando, mas a ma*tinha silenciada no seu am*ie*te
</line>
<line>
de trabalho. Nessa c*na, Lito assume a sua *dentidade homoss*x*al de forma in*eg*al, o que
</line>
</par><par>
<line>
gera u*a c*nsequência
</line>
<line>
n* q*ar*a ce*a, **an*o Lito t*m seu* bens confiscados pela
</line>
</par><par>
<line>
Associ*çã*
</line>
<line>
de Condom*ni*s e filmada em angul***o **ta,
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
g*ra
</line>
<line>
uma i*pr*ssão d*
</line>
</par><par>
<line>
infe*iorização.
</line>
<line>
A q**rt* ce** re*rata o retorn* de Li*o e *ernan*o ao apartamento no q*al morava*
</line>
<line>
e o impediment* de sua entrada na p*rtaria, o *ue l*va L*to a arrombar a porta e adentrar no
</line>
<line>
espa*o agora vazio da sala. O predomíni* de pl*n*s conjunto r*ssalta *sse va*io e n*sse
</line>
</par><par>
<line>
moment* *a cena há constatação
</line>
<line>
*os motivos que *evaram L*to e Hernando ao des*ejo:
</line>
</par><par>
<line>
"violação às leis do condo*ínio" e "ca*o* c*mprovados *e co*port*mento imora*". Daniela,
</line>
<line>
a*i*a que acompanhava * casal, reforç* que el*s estão no Méxic* e que a* co*s*s p*der**m
</line>
</par><par>
<line>
**orar. De fato, o Mé*ico ocupa o segu*do luga* no mundo, *e**is do Brasil,
</line>
<line>
em crimes
</line>
</par><par>
<line>
con*ra a comunidade LGBTQI+, c*m pred*mí*io de ataques contra homossexuais masculinos
</line>
</par><par>
<line>
(CASAL, 2017). *s*a violênc*a
</line>
<line>
é u* dos *atore* r*sp*nsávei* por manter muitos
</line>
</par><par>
<line>
homos*exu*is no "**mário",
</line>
<line>
além *e pre*sõe* fam*liares e socia*s o e
</line>
<line>
sentimento de n*o
</line>
</par><par>
<line>
*ertencimento um a
</line>
<line>
grupo (BRA*A al., 2018; SAN*OS et al., e*
</line>
<line>
2**8; GOME*; FELI*,
</line>
</par><par>
<line>
2019).
</line>
</par><par>
</page><line>
A quinta cena a*rese**a o preco***ito contra L*to n* esfera virt*al: mensagens como
</line>
<line>
"V*i se matar? Agradeço!" povoa* sua rede social vir*u*l. Essa conduta na interne* contribui
</line>
<line>
e ref*rça u*a so*iedade *etrógrada e pre*onceituosa. Matsuura (2016) **r*s*n*a dados que
</line>
<line>
i*dica* **e cer*a de 84% da* mençõe* em red*s vir*uais *o*re t*mas *omo racismo, política
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2**1 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Maia, L. G. C. Galego
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
e homossex*a*ida*e são negativas. Lito,
</line>
<line>
no entant*, apesar dos c*nstr*ngime*to* *ue as
</line>
</par><par>
<line>
me*sagens h*mof*bic*s provocar*m, s*ntia-se mais pr**cupado com a rea*ão de sua mãe
</line>
<line>
frente à revelação d* sua homos*exualidade. Segundo Fr*go et *l. (***4), em pesquisa acerc*
</line>
</par><par>
<line>
da carac*erizaçã* sociodem*gr*ficas de *omos*exuais, constat*ram que o preconceito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*scrim*nação n* am*ie*te fam*liar *hegav* a 30% dos entrevis*ados, o que é *m *ontraponto
</line>
</par><par>
<line>
a impor**ncia da aceitação
</line>
<line>
da família no proce**o de *e autoassu*ir
</line>
<line>
**mossexual pa*a si
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa** a sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
A mãe, ao contrá*i* *o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
ele e*perava, de*onstra ins*t*sfação quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
problematização cria*a pelas pessoas próximas *m rel*ção à sex***idad* de Lito e o orgulho
</line>
<line>
que ela sen*e de el* ter se aceitado gay, conforme é mostr*do na sexta, e última, ce*a. Nela,
</line>
</par><par>
<line>
Li** encontra-se apreens*vo com a
</line>
<line>
pos*ív*l reação da mãe em relação a sua
</line>
</par><par>
<line>
homosse*u**idade, o q*e se int*n**fic* quando ele *erce*e jornais e revistas com as no*ícias
</line>
<line>
so*re **a "s*ída do *rmário" na mesinha do centro d* sala da cas* *e s*a mãe. A mã* de Lito
</line>
</par><par>
<line>
aceito* a homo*se*ualidade
</line>
<line>
*o *ilho, agin*o *o* naturalid*de
</line>
<line>
e sem contestações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**lga*entos, compatível com as *on*iderações ** T*rke, **u*a e Ma*str* (2015), s*b*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
homossexuliade
</line>
<line>
não *er
</line>
<line>
uma opçã* e ne* u*a questão *e esc*lha, e sim, uma *ondição d*
</line>
</par><par>
<line>
pessoa.
</line>
</par><par>
<line>
O enq*ad*amento dessa cena foi reali*ado pred**inantemente p*r *lose-ups,
</line>
</par><par>
<line>
essenciais pa*a a geraç** de empatia e
</line>
<line>
per*epção dos sentimentos dos
</line>
<line>
persona*ens, segui*o
</line>
</par><par>
<line>
por p**nos médi*s nos mo*ento* d* *ensão, como ocorr* quan*o Li*o en*ra na casa de *u*
</line>
</par><par>
<line>
m*e chamando por ela e *ambém **a*do
</line>
<line>
ela aparece em cena. O
</line>
<line>
plano médio utilizado em
</line>
</par><par>
<line>
tai* momentos p*rmi*e perceber a rea*ã* dos **rs*n*gens, a*sim como sua expressão e aç*o.
</line>
<line>
O episódio "Especial de Natal" t*m uma c*nstrução *i**r*nt* d* r*stante da série,
</line>
</par><par>
<line>
sendo re**iza*o no fo*mato
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u* filme cine*atográ*ico, pr*ncipalmente
</line>
<line>
p*la estrutura
</line>
</par><par>
<line>
narrativa d*
</line>
<line>
começo, m*io e fi* que se autossuste*ta, além da con*truçã* d*s elem*nto*
</line>
</par><par>
<line>
**nematográfic*s. A questão d* homossexu*lidade de Lito e Hern*ndo é nar*ada de fo*ma não
</line>
<line>
convencion*l, diferente daquela apr*sen*ada por Virge*s (201*), na qual o u*iv*rs*
</line>
<line>
ho*oafetivo no cinema é caract*rizado *or uma hist*ria que e*a marcada po* invisibili*ades,
</line>
</par><par>
<line>
estereótipo e lim*tações
</line>
<line>
de abord*gem, a*sim como a m*ior parte das *roduç*es co*
</line>
</par><par>
<line>
personage**/temát*cas
</line>
<line>
homoss*xuais ai*da *
</line>
<line>
*ermead* pelos es*ereótipo*, pelo riso e pelo*
</line>
</par><par>
<line>
*inais trágicos, apes** desse cenário estar se modifica*do de*de os an*s 90.
</line>
</par><par>
<line>
A rep*esenta*ão
</line>
<line>
**
</line>
<line>
homos*exualidade e* S*ns*8, s**undo pesquisa sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ep*esentaç*o da
</line>
<line>
homo*sexualid*de
</line>
<line>
nessa s*rie realizada por Vitvaszyn, Marinho e Nun*s
</line>
</par><par>
</page><line>
(2016), é c**siderada bem elab*ra*a por 75% dos *articip*ntes da *esqu*sa, porém há uma
</line>
<line>
R*v. FS*, *eres*na, v. *8, n. *, art. 3, *. *7-63, set. 2021 www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e He*nando: Aná*ise S**ióti*a e do Di**urs* Sobre a Sexualidade no Epi**dio Especial
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
d*vis*o da* opi*iões entre considerar a construção *os persona**ns homossex*ais pr**im* da
</line>
</par><par>
<line>
***lidade e nã* est*reotipada e,
</line>
<line>
em rela*ã* a Lito, estereotipad* *m vi*tude ** profi*são de
</line>
</par><par>
<line>
a*o*. Além disso, Moraes
</line>
<line>
(2018) apon** que, *pesar desse conflito de opiniões, u* *os
</line>
</par><par>
<line>
*ot*vos da *érie *e*se* *er conqui*ta*o o p*blico *GB*QI+ no Bras*l * o fato *o núc*eo
</line>
<line>
latino da sé**e prioriz*r a homosse*ualidade d* Lito.
</line>
<line>
Essa mud*nça nas *epresentaçõe* de *omo*sexuais em produções a*diovisuais * *ma
</line>
<line>
tendência q** *e iniciou nos anos 9* do sécul* XX. Bessa (2007) a**rma que em *9*0 *c*rreu
</line>
<line>
um *o*m de fes*i*ais ga*s e qu*, em grande parte, os *ilm** apres*ntados eram v*ltados para
</line>
<line>
assuntos de discr*minação, solidão e desaf*os, *ssim como a questão p*r trás do "**sumi*-*e",
</line>
<line>
que é um assu*to delica*o e q*e assom*ra muitos da c*mun*dade **B*QI+. Um das *azõ*s
</line>
</par><par>
<line>
da r*alização dess*s festivais
</line>
<line>
era poder
</line>
<line>
repres*nta* de mo*o
</line>
<line>
posit*vo e até mesmo
</line>
<line>
be*
</line>
</par><par>
<line>
humorado *s ques*ões sobre o *niverso ho**ss*x*al. Se*undo Sarm*t * Bal*ar (20*6),
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
novo *e*mo par* o ci*ema com temáticas rela*ionadas *s sexualidades das *inorias é * "n*vo
</line>
<line>
cinema queer". E**e no*o ci*ema agrega * con*unto d* filmes e cineast*s gays e lésbicas que,
</line>
<line>
no início d* 1990, produziram u* novo modo de fazer cinema, usando de ousadia e esti*ismo*
</line>
<line>
provoc*ntes para as p*od*ções.
</line>
</par><par>
<line>
O cinema passa, *ntão, s*r um a
</line>
<line>
lugar de represen**ção L*BTQI+ que atua
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
condutor
</line>
<line>
de c*n*ecimen*o acerca de
</line>
<line>
questõ*s re*ativas ao ser gay, a* "sair do
</line>
<line>
*rmário",
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
processo
</line>
<line>
de autoaceitaç*o e à discussã* ** homofobi*. Nes*e sentido, es*udo de Turke, o
</line>
</par><par>
<line>
Paula
</line>
<line>
e *a**tro (201*) apont** que a fal*a de
</line>
<line>
conhe*imen**s e i*formaçõe* so**e os
</line>
</par><par>
<line>
diferentes gêner*s e or*entações sexuais, pod*m levar a* pessoa* a se*em preconceituosas, *
</line>
</par><par>
<line>
*ue
</line>
<line>
*orna o cinema outras produções audiovisuais e
</line>
<line>
meios adequados d* se promover aç*es
</line>
</par><par>
<line>
de educação para a se*ualidade e *e superação de p*eco*ce*tos.
</line>
<line>
A constr*ção das cenas que retratam a homossexualidade * seu processo de aceitação
</line>
<line>
no espec**l de natal da sé**e Se**e8 * caract*rizada pela natu*al*zaçã* *a h*mossexual*dade a
</line>
</par><par>
<line>
de**eito *e to*o* o* fat*re* que at*am
</line>
<line>
*o*tra es*a naturalização (homofobia, inter*sses
</line>
</par><par>
<line>
econôm*cos, des*onheciment*, etc.), de for*a a produzir essa percepção p*lo *úblico. Os
</line>
<line>
disc*rso* pre*e*te* *as cenas *na*isadas sã* aprese*tados de *orma não disc*iminató*ia, anti-
</line>
<line>
h*m*fóbica e pouc* estereotipada, *obret**o nas falas *os prot*gonistas, o que poderia tor*a*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*érie
</line>
<line>
um *nstrumen*o de
</line>
<line>
redução da disc**mi*ação e *a h*m*fobia. Um indicat*vo *essa
</line>
</par><par>
<line>
p**sibi*id*de é que * série apres*nta ** vasto e diverso pú*lico, não só de*ido à *lat**orma
</line>
<line>
de dist*ibuição, *a* ta*bém a mul*ip*i*idades *e divers*dades q*e a s*rie apr*senta.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, ar*. 3, p. 4*-63, set. 2021
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Mai*, L. G. C. Ga*ego
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O "Especial de Natal" de Sense8 a*r*senta * constru*ão da homoss*xualida*e de Lito,
</line>
</par><par>
<line>
e sua relação
</line>
<line>
homoafe**va
</line>
<line>
com H*rnando, *e uma manei** *i*erente
</line>
<line>
*aquela que
</line>
<line>
a* mídia*
</line>
</par><par>
<line>
costumeirame*te aprese*tam: homossexuais mas*ulinos co* e*tereótipos afeminados q*e e
</line>
</par><par>
<line>
constit*em os *úcleos cômicos das trama*, o que
</line>
<line>
*oss*bi*ita uma reflexão dos
</line>
<line>
expectadores
</line>
</par><par>
<line>
sobre a *iversid**e d* manifestações d* homos*exualidad*.
</line>
<line>
Essa s*p*ração do estereóti*o gay *feminad* que a *éri* concretiza no* *ers*na*ens
</line>
<line>
*e Lito * Hern*nd* a ap*oxim* da proposta da Teoria **eer, na qual a utilizaç*o dos r*tulo*
</line>
</par><par>
<line>
sobre sexu**idade de*eri* s** subs*ituída pe*a *e**epção *e
</line>
<line>
que **se a*pec*o da existência
</line>
</par><par>
<line>
h*mana é mui*o mais d* q*e isso. A*esa* de Lito e *e*nando se ide**ificarem *o*o g*ys, o
</line>
</par><par>
<line>
*ótulo aqui é utilizado muito *a*s
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
um* persp*ctiva de *uta *or direito, do
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*implesm*nte um es*ereótipo con*truí*o s*bre conceitos pr*conceituosos.
</line>
</par><par>
<line>
Lit* * um p*rsonagem heteronormativo *m
</line>
<line>
u** alma *ay, fruto do seu contexto
</line>
</par><par>
<line>
c*ltu**l machista, tanto
</line>
<line>
e* virtude das pres*ões exercidas *ela socied*de mex*cana, q**nto
</line>
</par><par>
<line>
pelas *xpectativas de *eus *rodutore* em r**açã* *o seu trabalho com* ator qu* des*mpenha
</line>
</par><par>
<line>
p*péis d* h*mens vi*** *ensuais para m*lheres. N* epis*d*o e
</line>
<line>
espe**al de N*tal de Se*se8,
</line>
</par><par>
<line>
Lito consegue superar uma condição si*e qua no* por *ei* *o *rocesso de autoace*t*ção que
</line>
<line>
vivencia, e da aceitação da família, representada pela mãe, e pelo* amig*s *a*s próxi**s (*s
</line>
<line>
demais *en*e8). *s*e *rocesso nã* é apresentado para Hernando, mas é possível se inf*rir que
</line>
<line>
*l* já saíra do armário há te*pos, e a questã* da a**i*ação não er* mai* uma problemá**ca.
</line>
<line>
A a*o*dagem da série em **l*ç*o à ho*ossexualidade é n*tural*zante, pois a q*est*o é
</line>
<line>
retra*ada de m*neira a se r*speita* a divers*dade das manifestações sobre * sexu*lidade. Além
</line>
<line>
d*s**, apres*nta um discurso a*ti-homofóbic*, que possibilita, a quem as*ist*, refletir sobre a
</line>
<line>
*omo*ob*a e sobre * sofrimento que *omossexu*is *ass*m ao se aut*ac*it*rem, processo esse
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
i*exi*te na *ondiçã*
</line>
<line>
h*terossexual. A utilização *e
</line>
<line>
planos *ai* fech*d*s constitui um
</line>
</par><par>
<line>
e*emento se*iótico fundam*ntal *ara gerar empatia pe*os personagen* pelo públic*.
</line>
<line>
Por fim, *á uma belíssima t*atrali*ação *o proces*o d* auto*ceitação que ***oria a
</line>
</par><par>
<line>
dos ho*ossex*ais viv*m, e como ess* processo
</line>
<line>
é estritam*nte d*pend**te do
</line>
</par><par>
<line>
amad*reci*ento e autopercepção do *ndi*íduo sobr* s* mesmo, *em c*m* do *poio f*miliar e
</line>
<line>
dos amig*s *ue convivem, como s* fosse *m aval de seguir em frent*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 18, n. *, art. 3, p. 4*-63, set. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lito e Her*ando: Análise Semiótica e do *iscurso *ob*e a Sexualida*e no Episódio E*pecial
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
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L. G. C. Ga*ego
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1) co*cep*ão e planejamento.
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2) a**l**e e *nterpretação dos dado*.
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<line>
*
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X
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<line>
3) ela*oraç*o do ras*unho *u na r*visã* crítica d* conteúdo.
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<line>
X
</line>
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X
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<line>
4) p*rticipação na aprovação d* v*rsão final do manus*rito.
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X
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Rev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 9, art. *, p. 47-6*, se*. 2021
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www*.fs*n*t.com.br/rev*st*
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