As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic

Luís Rodolfo Cabral, Girlane Cardoso da Silva

Resumo


Este artigo analisa, na perspectiva da Teoria Sócio-histórico-cultural, a vivência didática de um professor de línguas maternas e adicional. Inicialmente, realiza-se uma revisão histórica dos principais artefatos da Teoria que vêm embasando os estudos sobre aprendizagem de língua adicional, recorrendo aos estudos de Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani e Sabouri (2017) e Busetti (2020). A partir de uma entrevista semiestruturada de um docente com 19 anos de experiência no ensino de línguas, esse estudo verifica quais crenças, identidades e elementos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) estão presentes no percurso docente desse professor. Os resultados fornecem evidências empíricas que reforçam os registros da literatura especializada quanto às crenças relacionadas ao papel da escola de idiomas, à percepção do uso de língua adicional no cotidiano, e também quanto à indissociabilidade entre emoções e crenças.

 

Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Crenças no Ensino de Línguas. Ensino de Língua Adicional.

 

ABSTRACT

 

This article analyzes, from the perspective of Cultural Socio-historic Theory, the didactic experience of a native and additional language teacher. Initially, it is performed a historical review of the main artifacts of the Theory that has been supporting the studies on additional language learning, resorting to the studies of Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani, and Sabouri (2017) and Busetti (2020). Based on a semi-structured interview of a teacher with 19 years of experience in language teaching, the study ascertains what beliefs, identities, and elements of the Zone of Proximal Development (ZDP) are present in this teacher's teaching journey. The results provide empirical evidence that reinforces the specialized literature on beliefs related to the role of language schools, the perception of the use of additional language in everyday life, and also the inextricability between emotions and beliefs.

 

Keywords: Cultural Socio-Historic Theory. Beliefs in Language Teaching. Teaching and Additional Language.

 

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARAGÃO, R. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 101-120, 2005.

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de; SILVA, Eladyr Maria Norberto da. Os primeiros anos de uma professora de inglês na escola pública: tarefa nada fácil. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 357-394, jul./dez. 2011

BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês.

Linguagem e Ensino, v.9, n.2, p.145-175, 2006.

BATTISTELLA, T, R.; LIMA, M.S. A correção em Língua Estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto. RBLA, v.9, n.1, p. 281-302, 2015.

BUSETTI, D. Crenças e emoções no cotidiano de uma professora de língua inglesa: uma pesquisa sociocultural. 2020. 162f. Tese. (Doutorado)- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.

CUNHA, J. L. O que revelam as narrativas de professores de língua estrangeira sobre sua prática docente? Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

DONATO, R.; MCCORMICK, D. A sociocultural perspective on language learning strategies: The role of mediation. The modern Language Journal, v. 78, n. 4, p. 482-493, 1994.

ELLIS, R. A short history of SLA: Where have we come from and where are we going? Language Teaching, 2020, 1–16.

GILAKJANI, A. P.; SABOURI, N. B. Teachers’ Beliefs in English Language Teaching and Learning: A Review of the Literature, v. 10, n. 4. Published by Canadian Center of Science and Education. doi: 10.5539/elt.v10n4p78 URL: http://doi.org/10.5539/elt.v10n4p78, 2017.

HALL, J. K. Methods for teaching foreign languages. Columbus, Ohio: Merril

Prentice, 2001.

LANTOLF. J. P. The sociocultural approach to second language acquisition: In: ATKINSON, D. (Org.). Alternative approaches to second language acquisition. New York: Routledge, 2011.

LEFFA, V.J. O professor de Língua Estrangeira: construindo a profissão. 2.ed, Pelotas: Eduacat, 2001.

LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2002. v. 1, p. 95-108.

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.

MAGALHÃES, M. C. C. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidades criativas. In: SCHETTINI, R. H. et al. Vygotsky: uma revista no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009, p. 53-78.

MARCUSHI, L. A. A análise da conversação. São Paulo: Editora Ática, 1986.

OLIVEIRA, M.K. de. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento. São Paulo: Scipione, 2010.

PAIVA, V. L. M. de O. Aprendendo inglês no ciberespaço. In.: PAIVA, V. L. M. de. O. e (Org). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte. Faculdade de Letras, UFMG, 2001, p. 270-305.

PESSÔA, A. R. Feedback corretivo na interação oral: uma pesquisa-ação colaborativa com duas professoras de língua inglesa. 163f. Tese. (Doutorado)- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.

RABELLO, C. R. L. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 3, p. 735-760, 2015.

SILVA, S.N. da. Estudo das crenças dos alunos-professores de língua inglesa de uma universidade comunitária catarinense. 93p. Dissertação (Mestrado)- Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma, 2014.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos e professores

de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA -ABRAHÃO,

M. H. (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões.

Campinas, SP: Pontes, 2004, p.131-152.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society- The development of Higher Psychological Processes. Cambridge. Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, L.S. The history of the development of higher mental functions. The collected. New York: Plenum Press, v. 4, 1997.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed, tradução.: J. Cipolla Neto, L.S. M. Barreto. S. C. Afeche. São Paulo: Matins Fontes, 1998a.

WARSCHAUER, M. Computer-mediated collaborative learning: Theory and practice. The modern Language Journal, v. 81, n. 4, p. 470-481, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.9.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)